MISE-EN-SCÈNE!! Gosto bastante de discussões relacionadas a esse tema. Quanto mais se aprofunda com o cinema, mais a pessoa fica encantada por essa arte. Esse entendimento da Mise-en-Scène é FUNDAMENTAL para quem é cinéfilo e pra quem é cineasta. Digo isso porque antes de conhecer esse conceito, eu achava que pra fazer filme, bastava "apontar a câmera" pra ator e cenário e SÓ. Quando na verdade, vai MUITO além disso. Conteúdo muito bom do canal!!
Excelente vídeo Fernando!! a mise-en-scène do Conacine é muito boa. Você tem as luzes para demonstrar o conhecimento, a parede em formato de tijolos para representar a construção de um novo conceito que está criando no espectador e o vermelho da paixão sua pelo cinema haha. Adoro seus vídeos e as palestras do Conacine. Valeu e sucesso!!!
Melhor vídeo do Canal até o momento. Cada vez mais a vontade com a câmera... estou preparando um material sobre a mis en scene de a Lista de Schindler e é certo que essa vídeo será fonte de estudo. Parabéns
Entra nesse grupo facebook.com/groups/525820540936422/?ref=bookmarks , e divulga seu canal la, tem mais de 80 000 membros e o foco é sobre cinema. É o grupo da pagina pseudo cinefilos caso tu conheça. Eu compartilhei o canal la, mas nao tive muita repercussão, entao acharia legal tu tentar. Abraço e boa sorte, cara
Mais um ótimo vídeo! Canal sensacional! Qual vai ser o próximo sobre conceitos cinematográficos? E sobre história do cinema, pretendem fazer algo? Abraço!
Acho que você confundiu mise-en-scène com semiótica. O conceito "mise-en-scène" tem origem no teatro, e era sobre atuação. E depois que foi trazido pro cinema (carregando essa herança do teatro), inclui ainda tudo o que significava no teatro, mais acrescentando alguns outros recursos, como movimento de câmera, que não existia no teatro e nem no início do cinema, e que quando passou a ser usado, é o diretor que escolhe o que vamos ver. Além disso, o conceito de mise-en-scène varia demais de autor pra autor. Alguns consideram atuação, iluminação... Outros consideram tudo o que está na cena e a maneira como esses elementos interagem uns com os outros. Essa análise de significado de objetos, cores, etc, é muito mais semiótica do que mise-en-scène.
Oi Marina. Obrigado pelo comentário, e você está certa sim, sob certo aspecto. Mas tem um detalhe importante nesta diferenciação. No caso do teatro a mise-en-scène significa exatamente isso, o posicionamento dos atores e dos objetos no palco, e sua movimentação. É esta a tradução literal da expressão, inclusive: posicionamento em cena, ou posicionamento no palco. Quando ANALISAMOS a mise-en-scène, fazemos isso análise sob várias perspectivas, entre elas a perspectiva da semiótica. A semiótica é basicamente o estudo dos símbolos, metáforas, analogias etc, verbais e especialmente não-verbais, e este estudo acontece DEPOIS que a mise-en-scène é acontece. Para resumir a semiótica analisa a mise-en-scène. Para usar um dos exemplos que eu usei no vídeo: em Raging Bull, o Scorsese escolhe colocar a chuva em cena no enquadramento X, mas não no enquadramento Y. Isso é parte do processo de mise-en-scène, feito pelo diretor. Semiótica é o que nós fazemos quando analisamos o trabalho de mise-en-scène do diretor. Mas semiótica é só um nome bonito para este tipo de estudo/análise, é como eu ensinasse a tabuada para alguém e você dissesse que está errado porque eu não usei a palavra matemática. Espero ter deixado claro, e obrigado pelo comentário inteligente.
Você não tem noção do quanto o Conacine faz parte dos meus estudos sobre cinema. Estou cada vez mais apaixonado por tudo isso. Obrigado ❤
Que ótimo ouvir isso, Dayvisson. Valeu por acompanhar a gente :)
Seu entusiasmo tá me animando à estudar um poquito de cinema!!!!!!!
Que bom, Taís! Estude um muitão! :)
Adorei 👏👏👏👏
Parabéns pelo excelente trabalho...um dos melhores canais de cinema que já vi...tô vendo todos os conceitos cinematográficos que tu explica muito bem.
O cenário diz tanto quanto o próprio personagem. Está pra reforçar a mensagem que a cena quer passar.
MISE-EN-SCÈNE!! Gosto bastante de discussões relacionadas a esse tema. Quanto mais se aprofunda com o cinema, mais a pessoa fica encantada por essa arte. Esse entendimento da Mise-en-Scène é FUNDAMENTAL para quem é cinéfilo e pra quem é cineasta. Digo isso porque antes de conhecer esse conceito, eu achava que pra fazer filme, bastava "apontar a câmera" pra ator e cenário e SÓ. Quando na verdade, vai MUITO além disso.
Conteúdo muito bom do canal!!
Verdade, Thiago. Comigo aconteceu a mesma coisa. Abraço!
Muito bom ouvir sobre cinema, ainda mais a partir da perspectiva técnica. Excelente vídeo!
Amo esse tema. O melhor estudo 😍
Obrigada
Valeu, Mell. Que bom que você curtiu
Parabéns pelo vídeo, Fernando! Foi a melhor explicação de Mise-en-scene que já vi pelo youtube!
Valeu, Alan :) Fico feliz que tenha curtido tanto. Abraço!
Maravilhoso!!! Amei
Excelente vídeo Fernando!! a mise-en-scène do Conacine é muito boa. Você tem as luzes para demonstrar o conhecimento, a parede em formato de tijolos para representar a construção de um novo conceito que está criando no espectador e o vermelho da paixão sua pelo cinema haha. Adoro seus vídeos e as palestras do Conacine. Valeu e sucesso!!!
hahaha obrigado, Willian :) Adorei a interpretação. Abraço!
Melhor vídeo do Canal até o momento. Cada vez mais a vontade com a câmera... estou preparando um material sobre a mis en scene de a Lista de Schindler e é certo que essa vídeo será fonte de estudo.
Parabéns
Valeu, Fernando! :) Ansioso por esse seu vídeo :)
MUITO BOM!
Perfeito!!!
Cara, canal aprovadíssimo!! Muito bom seus vídeos.
Valeu, Ton
Massa. Lembrei que, antes da Charlie perder a cabeça em Hereditário, o Ari Aster mostra um poste.
parabens fernando
Valeu, Lucas. Feliz de vc estar curtindo o canal. Abraço! :)
Entra nesse grupo facebook.com/groups/525820540936422/?ref=bookmarks , e divulga seu canal la, tem mais de 80 000 membros e o foco é sobre cinema. É o grupo da pagina pseudo cinefilos caso tu conheça. Eu compartilhei o canal la, mas nao tive muita repercussão, entao acharia legal tu tentar. Abraço e boa sorte, cara
Valeu, Lucas. Obrigado por ajudar na divulgação. Abraço
quero mais videos? sim. ❤
:) Então pode ficar tranquila que vai ter sempre!
😍😍😍😍 oh coisa boa
Show de vídeo! :)
Mais um ótimo vídeo! Canal sensacional!
Qual vai ser o próximo sobre conceitos cinematográficos? E sobre história do cinema, pretendem fazer algo?
Abraço!
Obrigado, Gabriel. Pretendemos fazer sobre a história do cinema no futuro sim. Abraço! :)
Acho que você confundiu mise-en-scène com semiótica.
O conceito "mise-en-scène" tem origem no teatro, e era sobre atuação. E depois que foi trazido pro cinema (carregando essa herança do teatro), inclui ainda tudo o que significava no teatro, mais acrescentando alguns outros recursos, como movimento de câmera, que não existia no teatro e nem no início do cinema, e que quando passou a ser usado, é o diretor que escolhe o que vamos ver.
Além disso, o conceito de mise-en-scène varia demais de autor pra autor. Alguns consideram atuação, iluminação... Outros consideram tudo o que está na cena e a maneira como esses elementos interagem uns com os outros.
Essa análise de significado de objetos, cores, etc, é muito mais semiótica do que mise-en-scène.
Oi Marina. Obrigado pelo comentário, e você está certa sim, sob certo aspecto. Mas tem um detalhe importante nesta diferenciação.
No caso do teatro a mise-en-scène significa exatamente isso, o posicionamento dos atores e dos objetos no palco, e sua movimentação. É esta a tradução literal da expressão, inclusive: posicionamento em cena, ou posicionamento no palco. Quando ANALISAMOS a mise-en-scène, fazemos isso análise sob várias perspectivas, entre elas a perspectiva da semiótica.
A semiótica é basicamente o estudo dos símbolos, metáforas, analogias etc, verbais e especialmente não-verbais, e este estudo acontece DEPOIS que a mise-en-scène é acontece. Para resumir a semiótica analisa a mise-en-scène.
Para usar um dos exemplos que eu usei no vídeo: em Raging Bull, o Scorsese escolhe colocar a chuva em cena no enquadramento X, mas não no enquadramento Y. Isso é parte do processo de mise-en-scène, feito pelo diretor. Semiótica é o que nós fazemos quando analisamos o trabalho de mise-en-scène do diretor.
Mas semiótica é só um nome bonito para este tipo de estudo/análise, é como eu ensinasse a tabuada para alguém e você dissesse que está errado porque eu não usei a palavra matemática.
Espero ter deixado claro, e obrigado pelo comentário inteligente.
Entendido!
Obrigada pelo esclarecimento
Colaborou pros meus estudos, inclusive minha monografia
Sucesso pra vocês!
creio que o conceito do mise en scene, tem muito haver com o jogo do inconsciente humano e como pode ser manipulado
100%, Leonardo.
cuidado com o celular perto do mic...
O que aconteceu? Ruído? Interferência?
CONACINE - Congresso Nacional de Cinema sim eu percebi acho q em dois vídeos q eu vi em um momento cada mas acho q só eu noto esse tipo de coisa
Será que tô muito velho pra ouvir? hahaha É um barulho agudo?
O Fernando Henrique tem uma biblioteca de livros atrás na sua foto de presidente, o do Lula deveria ter um boteco, kkk.
Kkkkkk