Ressalto: Na lei judaica - Halakhá - existem critérios para que possa ser feito o retorno de descendentes, ou a conversão e cada caso é um caso. Na minha visão, obviamente, a lei deve ser respeitada, mas para que isto aconteça devemos ter Tribunais rabínicos atuantes e capacitados, tanto do ponto de vista legal, quanto do ponto de vista histórico, para que possam fazer valer a verdadeira lei judaica.
Rabino desde pequena que sei que sou descendente de judeus meu avõ Serveriano José dos Santos ele foi o alicerce do judaísmo em casa filho de marranos, mas que passou para sues filhos e netos proximo sobre o amor do único Deus e faz 4 anos que estudo sozinha sobre o que é judaísmo e alguns costumes que eu não sabia. Meu desejo é que um dia aqui em Maceió -Al tenha um sinagoga para poder estuda mais a Torá. e claro agradeço a Hashem por tem lhe colocado no meu caminho mesmo não lhe conhecendo pessoalmente aprendi muito pela internet com o senhor Rabino. Bentido seja o Eterno que usa o senhor como instrumento. E não esquecendo a d. jac com seus ensinamentos na cozinha.
Eu sei que existem critérios para que possa ser feito o retorno de descendentes, ou a conversão espero um dia poder retorna legalmente ao judaísmo pelo Tribunal rabínico. E quanto isso vou fazendo minhas orações e preces e estudando conforme as Leis do Eterno e Thalmd e pedindo sabedoria e que ele mostre o caminho correto para toda minha família.
Carla Fidelis Oi Carla!!! Eu tenho grande probabilidade de ter ascendência judaica pelos sobrenomes da minha família, local de nascimento dos meus bisavós e alguns costumes...mas é difícil provar isso né.
Em minha familia há traços e costumes Hebraicos, moro no sudoeste da Bahia, gostaria de saber se o governo Judaico disponibiliza algum tipo de recursos financeiros para fazer o teste de DNA?
Muito bom o comentário mas para quem não conhece a fundo nossa história recomendo "A estrela Oculta do Sertão' com muitos fatos e provas contundentes de que realmente o Nordestino tem sangue judaico e com certeza faz parte de Jacó. "Israel".
Minha avó nasceu em Caruaru e tem sobrenome Cabral. Muitos dos costumes judeus como abater a galinha e enterrar o sangue na terra, não contar as estrelas, tomar banho e trocar as roupas ao voltar do cemitério, lavar as mãos sempre que chegava em casa, eram repetidos por minha mãe, aprendidos de minha avó. Minha avó também nunca foi praticante da igreja católica. Outra coisa interessante é a maioria dos meus tios tem nomes bíblicos, dados por minha avó. Os que não tem, é porque foram dados por meu avô. Quando surgiu em mim a curiosidade de conhecer minhas origens, fui me lembrando automaticamente de todas estas práticas. Como disse uma amiga minha, israelense-brasileira, citando um rabino ao conversar co.m a mae dela: "o sangue chama as origens" Acho que é isto que está acontecendo comigo, porém o que mais me chamou a atenção mesmo, foi um sonho que tive em 15/08/15, onde eu via uma grande multidão e alguém anunciava em alta voz para que todos pudessem ouvir: "é hora de todos subirem à Israel". Eu ficava no meio de todo aquele povo que ia passando e eu também queria ir, pois tinha certeza dentro de mim que pertencia a eles, mas não tinha como provar e ficava parado sem saber o que fazer".
Minha história e parecida com a sua, eu me perguntava qual sería a crença correta, quando em 2010, tive um sonho de com uma presença que não posso descrever e com um simbolo ,a estrela de Davi e com escrita hebraica circundando a estrela que dizia " o Deus dos judeus" e eu nao sei como sei oque estava escrito porque não falo hebraico. Acordei muito assustado. E hoje busco o Judaismo.
Que engraçado, aconteceu algo parecido comigo. Em 2017 sonhei que estava caminhando, e de repente 2 judeus bem altos loiros me pegavam pelo braço e me levavam pra dentro da igreja deles. Lá detro tinha uma mulher judia e ela me dava um livro (parecia uma bíblia, mas não tinha nome na capa). E quando eu abria o livro, estava tudo em hebraico, não entendia nada. Depois eu olhei para a mulher e perguntava: O que é isso? E ela respondia - é a Torá. Depois eu acordei e fiquei com esse sonho na cabeça, comecei a assistir os ensinamentos do 'ministrando em Sião'... Em dezembro fiz um teste de dna genealógico e dia 16 desse mês saiu o meu resultado do dna. Descobri que tenho 2% judeu ashkenazi.
Na cidade no nordeste em que nasci tinham vários costumes que seguíamos e não sabíamos que eram judaicos, tais como: maneira de matar animais e deixar o sangue escorrer, não apontar estrelas ( nascia verrugas nos dedos), varrer a casa da sala para a cozinha ( para o lixo não passar na frente do mezuzah ) em uma estrada se tivesse alguma cruz colocar pedras sobre a mesma, cobrir espelhos quando se morria alguém na casa e passar alguns dias sem comer carne, não cozinhar carne com leite, pedir a benção, etc. eu mesmo segui muitos destes costumes mesmo sem saber seu significado. Hoje aos 67 anos estou sendo esclarecido, através de estudos, leituras e pesquisas. Graça e Paz.
Descobri que tbm sou anussim. Não tenho religiao mas sempre tive carinho e compaixão por esse povo.
10 ปีที่แล้ว +4
Assunto interessante. Durante algum tempo, busquei algum tipo de identificação minha nesse sentido. Mas, não tenho conhecimento e, ainda que tivesse, na prática, não haveria qualquer tipo de reconhecimento oficial - e nem de autoconhecimento, creio. O que interessa é que isso, para com todos aqueles que de fato possuem tais raízes, deve ser melhor conhecido e discutido entre diferentes pessoas. A história de um grupo interfere, claro, na história de todos os outros nordestinos e brasileiros. E é sempre bom que todos nós, judeus e cristãos, conheçamos.
Eu sou no Ceará atualmente moro nos eua e minha mãe tbm prepara frango kosher e temos muitos costumes e descobri os nomes dos meus bisas no livro da Branca Dias.
Muitos invejosos ainda ousam oprimir o povo judeu, ovacionando a Maligna Inquisição católica, apesar que o mundo estão cheios de idiotas, mas para reflexão e verifica~ção no LIVRO dos livros: Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados. Salmos 37:22 Povo escolhido... pois a mão de D-us paira sobre o povo judeu...
Algo interessante que descobri, o chapéu de couro do vaqueiro nordestino era um símbolo que fazia parte do criptojudaísmo, pois o chapéu é muito pequeno e não oferece nenhuma segurança ao vaqueiro, era apenas uma maneira do cristão novo se identificar, com o passar dos anos esta mensagem ficou esquecida e ficou apenas a tradição.
Portugal foi fundado pelos cavaleiros do templo. Em antiga Jerusalém é aqui no. Nosso sítio sou Adeodato carneiro Fontenelle cidade granja Ceará nos visitem
Sou de Origem Judaica, meus antepassados, chegaram no Brasil no Nordeste, os marranos, convertidos pela Inquisição. Hoje posso dizer que as raízes e a ligação com o Eterno estão ficando mais solidas. E o retorno em minha vida Gloria ao D ´us Vivo de Israel.
Alguém inteligente na internet! Ufa! Venho dizendo isso há anos Beto... Outro ponto importante, foi o Tratado de Tordesilhas, que foi assinado antes do tal "descobrimento". Shalom!
“ SE OS CÉUS EM CIMA PUDEREM SER MEDIDOS, E OS ALICERCES DA TERRA EMBAIXO PUDEREM SER SONDADOS, ENTÃO EU REJEITAREI OS DESCENDENTES DE ISRAEL, POR CAUSA DE TUDO O QUE ELES TÊM FEITO", DIZ O SENHOR" JR 31.37
Depois de ver nos jornais os sobrenomes Brito tavares alves e lopes numa lista de uma lei espanhola para reparar o erro histórico de expulsão dos sefaradims, fiquei interessado e curioso e acabei constatando em conversas com meus idosos pais que eles tinham todos esses costumes estranhos que são atribuídos aos judeus marranos. estou com a pulga atras da orelha e gostaria de saber que passos tenho que tomar para tentar saber se sou marrano ou não . alguma dica ?
Como a gente descobre as coisas. Quando criança ouvia meu pai contar algumas práticas em sua cidade. O que mas me chamava atenção, e relembrando me faz crer que minha ascendência pode ser judaica que é enterrar as pessoas em mortalhas e não em caixões. Acho que nem meu pai sabia disso.
Não lembro extamente onde li, mas algo faz muito sentido q a guerra dos bois ( azul e vermelho) tem origem judaica, lembra o fato de qdo os judeus provavelmente em Simchat Tora saiam dançando c as Torots na rua, e se vc analisar a festa tem a rainha que representaria a Sherrina e ai por diante . Vale a pena pesquisar! muito bacana ver a miscigenação das culturas a partir da origem.
+Lucélia Schirrmann בס"ד Aprenda essa: Muitos que tentam ingressar no judaísmo, o fazem por conveniência (penso que talvez imaginas ao que me refiro)... fora o fato de que o tema gera uma visível disputa vaidosa por parte tanto de certos grupos de conversos como de não-conversos, os quais tendenciosamente pretendem ''monopolizar'' a causa judaico-marrana no Brasil, sustentando opiniões do tipo: o norte brasileiro é mais judaico do que o resto do país, etc... Outra: Os tais costumes mencionados acima não nos dão a garantia plena (por diversas razões) de que seus praticantes possuam qualquer ascendência judaica. Muito possivelmente, alguém em alguma década e num determinado século, possa ter lido e se interessado muito (ou vice-versa) pela curiosa história da presença dos cristãos-novos em solo nordestino (como no caso em questão), e a partir daí ter transmitido esta informação a um outro alguém, que por sua vez esse a divulgou ainda mais, e assim sucessivamente. É ''quase'' que impossível preservar ALGUMAS DEZENAS de ritos e costumes ditos marranos (muito menos no decorrer de 5 séculos), sem que os mesmos não estejam bem ou ligeiramente mesclados a elementos da tradição indígena, uma vez que o nordestino em geral, é quase que predominantemente mestiço (sobretudo indígena), da mesma forma que a sua cultura é também essencialmente indígena. Como um parâmetro, queria dizer que vivo há mais de uma década ininterrupta em Israel, aonde os latino-americanos estão se deslocando cada vez mais, chegando eu a crer que todos os anos entram no país famílias e indivíduos colombianos e peruanos em massa. Assim como muitíssimos vão para diversos países do mundo, muitos também vêem para Israel ao longo das últimas décadas, pois com o advento da globalização e com toda a acessibilidade massiva da Internet nos últimos anos a nível mundial, essa importante rede de comunicação de mídia digital ocasionou a propagação da informação de maneira dinâmica. Com isso, difundiu-se também determinadas informações, de cujos conteúdos eram até àquele momento largamente desconhecidos pelo público em geral e que hoje são muito valiosos e da mais suma importância para que milhares de latino-americanos possam tirar proveito das mesmas. Uma dessas informações, tem por origem, o fato histórico respectivo às perseguições contra os judeus na península ibérica... fato do qual, IRONICAMENTE, cada vez mais indivíduos oriúndos sobretudo do Peru e da Colômbia, ou mais ainda, do Chile e do Equador, os quais, psicologicamente, sentem em comum a necessidade de se autoafirmar; muitos chegam simplesmente a alegar descaradamente, sem a mínima concreção, serem (de fato) descendentes dos denominados ''cristãos-novos'' ou ''marranos'', com o único propósito de convencer a si mesmos a se converterem ao judaísmo e através dessa conversão, usufruírem da cidadania israelense, obtendo por conseguinte, inúmeros benefícios e vantagens, bem como uma série de auxílios sociais. Estão aos milhares como ratas em praticamente toda a Europa e oriente médio, com o único propósito de adquirir a cidadania desses países, tendo muitos deles(tanto os homens quanto as mulheres) a pretensão de se casar ou se relacionar com as mulheres e homens desses países, visto que eles sentem uma enorme rejeição de suas próprias etnias e às vezes de sua própria cultura ou mais ainda, de suas classes sociais. Onde quer que estejam, tanto em seus países quanto fora deles, discriminam e até praticam o racismo extremista contra os pobres dos negros, são visíveis pelo baixo nível, são os homens e mulheres de forma igual bastardos, infiéis, mal-caráter e vigaristas. Há poucos anos, um futebolista brasileiro afrodescendente foi vítima de injúria racial perpetrada por milhares de torcedores peruanos, os quais emitiam sons de característica simiesca ao mesmo tempo em que enunciavam termos de caráter racista, quando a equipe brasileira na qual o jogador atuava esteve no Peru. Entendeu um pouco do porquê que hoje em dia a Rabanut é rígida no tocante a conversões, e afins? Outra: o fato de não ingerir carne suína ou de não criar porcos, é uma questão absolutamente irrelevante no tocante a uma suposta descendência ou ascendência judaica (sefardita). Muitos cripto-judeus em épocas passadas criaram porcos ou até mesmo os ''comiam''! A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, e municípios do interior como a antiga São José do Rio Preto, etc, alcançaram há bem poucos séculos atrás (exatos três) o seu ápice de efervescência na vida social, cultural e religiosa judaico-portuguesa na São Sebastião do Rio de Janeiro de então, a maior cidade do Brasil e capital da colónia. Contudo, essas lembranças foram sendo apagadas e desapareceram por completo e de forma natural dos seios das famílias cariocas e fluminenses ao longo de gerações. KD os costumes sefarditas dentro das famílias do RJ??? Obviamente nao os encontrará mais, pois não há! Sou um historiador das religiões monoteístas, linguista e formado em ciências sociais pela Universidade Hebraica de Jerusalém e um especialista em civilizações do oriente médio, em especial da história, cultura geral, como também religiosa e linguística do povo judeu. Shalom.
Minas não! Os marranos estão concentrados no nordeste, pois a capitania das Minas Gerais surgiu muito depois do "galut" marrano. Minas Gerais foi fundada por bandeirantes paulistas e posteriormente recebeu uma maciça imigração portuguesa em meados do século 18. No século seguinte, foram a vez dos imigrantes italianos, pois Minas Gerais foi o terceiro estado do país que mais recebeu imigrantes daquele país. Em suma, Minas até pelo contexto histórico não tem origens marranas como os estados do nordeste.
Fale apenas o que você conhece sem desconstruir as informações alheia ao seu conhecimento. Minas foi o local escolhidos por muitos descendentes do Deus único. Minas é sim um dos principais lugares que o povo sofrido e perseguido se instalaram, principalmente pela difícil geografia e fuga da região costeira. Por onde os Inquisitore da igreja católica chegavam, ou seja pelo mar. E eles ficavam apenas na região costeira. Minha família passou por tudo isto. Somos mineiros UAI, ou seja o nome do ETERNO ao contrario, mais um segredo das confrarias judaicas cheias de criptos comunicações. Muito mais do que vc imagina. Os livro não contam tudo, isto posso te afirmar, e tem muita coisa que nem dá para falar aqui
NÃO TENHO CERTEZA SE EXISTE HOJE JUDEU TOTALMENTE JUDEU. JA ERA UMA MISTURADA TÃO GRANDE, DESDE O TEMPO DE NEEMIAS OU ESDRAS, QUE ELES TIVERAM QUE EXPULSAR OS SEUS PROPRIOS FILHOS PARA SABE-SE LÁ AONDE. DIGO PARA TODOS QUE O MAIS IMPORTANTE É A PESSOA TER O SANGUE DE JESUS CRISTO COMO O UNICO MEIO PARA SER SALVA. JESUS CRISTO DIZ QUE QUEM CRÊ NELE AINDA QUE ESTEJA MORTO VIVERÁ. ELE PODE PROMETER ISSO PORQUE ELE MORREU MAS AO TERCEIRO DIA RESSUSCITOU.
As vezes as pessoas falam da inquisição e fatalmente vem seguida de "católica" como se a inquisição não existisse no protestantismo. Acho que deveriam estudar mais a respeito desse assunto antes de dar suas opiniões. Não quero dizer que a inquisição foi uma coisa boa , inclusive nem sou católico. O problema é que as pessoas vem tudo de modo muito superficial e tira suas próprias conclusões.
+tulius silvestre Só por curiosidade, qual historiador confiável posso consultar para saber mais sobre a inquisição protestante? Para assim poder comparar com a inquisição católica em número de mortos e intensidade. Obrigado
+Thais Liscio proprio lutero escreveu livros horiveis como" Sobre os judeus e suas mentiras" Sobre os Judeus e Suas Mentiras (do alemão Von den Juden und ihren Lügen) é um tratado escrito em Janeiro de 1543 pelo teólogo protestante Martinho Lutero, em que defende a perseguição dos Judeus, a destruição dos seus bens religiosos, assim como o confisco do seu dinheiro. Lutero se baseia no conceito germânico de liberdade, contra a imposição de se reverenciar líderes estrangeiros.[1] Ainda que, inicialmente, Lutero tenha tido uma visão mais favorável dos Judeus, a recusa destes em se converter ao movimento protestante que se iniciara levou Lutero a adaptar diversas acusações e incentivar um anti-semitismo, juntamente com outras obras e ideais.
Na verdade muitas famílias de cristãos-novos povoaram o Nordeste, suspeito que minha ascendência também seja judaica devido a costumes judaicos na família, mas afirmar jamais, só se algum dia eu fizer testes que indicam realmente que sou de ascendência judaica, já tive acesso a alguns estudos sobre a presença de judeus na minha cidade chamada Sobral e em uma cidade vizinha chamada Groaíras, a região Norte do Ceará tem uma forte influência de práticas de cristãos-novos, sobretudo na zona rural. Um dia vi uma estrela de Davi na infância na casa da minha bisavó, eles também não comiam porco, mas ainda assim acho que são informações muito escassas pra afirmar que sou judeu ou que tenho ascendência judaica, é possível, mas eu só acredito nos testes biológicos neste ponto, não em registros históricos sem querer desmerecer a história
sou filho de cearense tenho tenho sobrenome FERREIRA minha tem sobrenome FERREIRA e meu pai Soares quero descobrir se sou descendente de judeu mas não pra se converter ao judaísmo pois creio que Jesus é o messias.
Eu também sou descendente de Cristãos Novos e descobri isso pesquisando minha genealogia eu descobri que a família Ferreira Lima que é a do meu pai é descendente de judeus espanhóis que viviam no reino de Leão durante a Idade Média e sou descendente também por parte da minha mãe que também soube através de genealogias e o que me instigou a pesquisar em registros foi também costumes como os citados nesse vídeo e pelo fato de haver muitas estrelas de David desenhadas nas casas de membros da minha família que moravam na zona rural de Reriutaba no Ceará e fiquei me perguntando porque havia esse costume
Ferreira é um sobrenome muito comum não estou falando que você não seja, mas se você diz ser só por causa do sobrenome você não pode ter tanta certeza. Há cerca de 3 milhões de anussim no Brasil, mas se for olhar quantas pessoas tem o sobrenome Ferreira, Oliveira, Etc.. Passa muito desse número. Então ter o sobrenome não significa que você seja descendente.
Minha família paterna é do interior da Paraíba, e meu paí e avô tinham características físicas supostamente judaicas( pele branca,nariz, orelha...) poderiam ser eles descendentes de judeus ?
Amigo há um fato estranho na minha Família, que sempre foi contado e passado dos mais velhos para os mais novos; Tudo começa com os meus tataravós, o nome do meu tataravô era Melquídes chamado de "Pai Velho" por todos aqui de casa, já minha tataravó era Dorcas chamada de "Mãe Velha", o mais estranho esta por vir, seus filhos não receberam nomes comuns, exemplo: Francisca Maria da Conceição, o nome da minha bisavô, nota-se no batistério (documento) algumas peculiaridades Nomes dos Padrinhos: São Francisco e Imaculada Conceição de Maria, Veja que o nome dela é a junção dos seus padrinhos de batismo, outro fato, existia um baú de cedro com duas argolas laterais, muito pesado, que ninguém podia tocar, dentro continha: Moedas de Portugal, do Brasil Império, varias moedas de todas as épocas e cédulas, documentos e fotos antigas, copos e talheres de prata, sementes de plantas, livros de orações, joias, instrumentos cirúrgicos antigo e cordões umbilicais. Outros atos inusitados são manterem suas roupas sempre em malas junto com seus talheres (pratos e copos) e algum alimento (rapadura e farinha) e guardar sempre suas roupas de sepultamento (Lençóis brancos e roupas brancas) e todos foram sepultados direto no chão das sepulturas dispensando o uso de caixões! Tudo isso para mim soa no minimo estranho, pois ainda cheguei ao vê-los com vida e amava-os! Por favor amigo peço que tenha o mesmo entusiasmo pela a história da minha Família como eu tenho, somos RODRIGUES da COSTA, tenho ainda em mãos todos estes documentos, eu só queria que alguém solucionasse isto para nós, a minha família acredita que somos Judeus Sefarditas! Ps: A minha bisavô sempre orava ao entardecer, em silencio, ao ar livre em sua cadeira de balanço, eu pedia pra ela me ensinar ela dizia: "Eu não posso, aprendi com meus pais um segredo, se contar minha oração ela perde o efeito... E dizia: "Olha a minha mão... Ver ela tem o selo de salomão em suas linhas, nada pode me fazer mal" Aguardo respostas, grato!
+Detetive Macedo , a unica coisa a se fazer é pesquisar sua arvore genealógica até chegares ao possível Judeu ou Judeu Converso a Cristão de sua família isso com documentos de Igrejas ou Cartórios
Em João Pessoa na Paraíba não temos sinagogas judaicas não temos judeus aqui pq??? Recife tem muitos mas em João Pessoa não!!!!! 😥😥😥😥😥😥 Só temos os costumes mas eles não 😥😥😥😥😥😥
recebi esse chamado do Eterno para ser judeu espiritual, tenho fortes hábitos que não são normais em Igrejas convencionais. e por este motivo eu passei por massacresnestes lugares, parece um pouco com o que o povo judeu passa até hoje, O Eterno inplantou as suas leis e mandamentos em meu ser e derrepente eu já estava praticando os costumes judeus em casa e na Igreja que congregava, mas muita perseguição me fizera afastar destes lugares, o obdervar as leis da torá e o Tanak e a brit hadadha precisamos de comunidades Judaica, em toda parte do Brasil e do mundo, os acesdentes ao judaísmo estar surgindo, fomos enchertados pelo Yeshua hamashia, na Oliveira que é Israel não inporta nossa nacionalidade, estamos espalhados, e estamos sendo trago de volta às nossas origens espiritual, o Etetno tem buscado o seu povo.
Eu e Minha casa voltamo para Nossas Raízes que o Judaísmo.. Largamos o Cristianismo e a gora estamos praticando o Judaísmo em casa pois na Minha cidade não tem Sinagoga ...
Edivaldo Ferreira, desculpe por me atrever! O nome do SANTO DE ISRAEL É YASHUA HAMASHIA! E NÃO Jesus Cristo, sugiro que você pesquise sobre o Messiânismo, procure no TH-cam mesmo o canal de Roeh Dr. Javier Palacio Celorio, shalom 132, e Ricardo Mogica, vai te ajudar muito a se achegar à suas raízes. Shalom.
Acho que você confunde judeu com judaísmo. Judeu é um indivíduo com ideologias, ações, etc. O Judaísmo é o modo de vida que surge da Torá escrita e oral. Existem judeus que observam o judaísmo e outros que, infelizmente, não o fazem.
@Shaul Avraham Responde pra mim como se eu fosse um bbzinho de anos kkkk Daniel 9 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; Veja a ordem profética e histórica dessa profecia de Daniel já cumprida.
1- Jerusalém restaurada(Esdras e Neemias) 2-Messias veio e foi tirado. 3- O templo foi destruído( General Tito 70 a.c). Daniel mentiu ? Com a palavra os rabinos O judaísmo vai acabar, quando o messias que vcs tanto esperam governar esse mundo por uma semana de anos(7 anos)..e se assentar no lugar Santo do qual falou o profeta Daniel. Ele se proclamara também encarnação de Gautama, Krishina, Visnu e por incrível que parece dira também que vem em nome de Alah....As religiões, inclusive o judaísmo, se fundiram numa só, em torno de uma só pessoa...O Senhor Maytrea...O messias dos judeus será ecumênico será Deus para todos.... Pra vc Jesus é um profeta ou um falso profeta?
MALDITO: Não acuses o servo diante de seu senhor, para que não te amaldiçoe e tu fiques o culpado. Provérbios 30:10 Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como denunciarei, quando o Senhor não denuncia? Números 23:8
Meu caro a Inquisição cometeu muitos crimes, contra Judeus, Templários e outros inocentes. Quanto aos judeus ela queria ficar com os bens do nosso povo, assim como fez o Bastardo do Hitler. Hoje Israel e uma promessa de D´us, uma nação de prontidão que somente se defende. Para que possa entender Israel obrigado pela ONU, tenta a paz com quer vare-la do mapa, os seguidores do Islã que em grande parte de seus ensinamentos pregar a morte aos Judeus e Cristão. Isto não ocorrerá porque Adonai, não dorme nem tosqueneja o guarda de Israel
Boa!!! Ter sangue de índio não significa que vc voltará pro mato e ficará com a bunda de fora comendo formiga. Esses babacas desses Bnei Anussim são motivo de chacota pra comunidade judaica. O rabinato quer eles o mais longe possível da sinagoga. Eles jamais serão aceitos e gozarão de direitos de um judeu. Essa gente na maioria dos casos são pessoas humildes do nordeste que caem em contos da carochinha pra elevar a autoestima. Parabéns pelo comentário sóbrio.
O sertão é um berço do judaísmo grande parte da população vem da origem dos marranos, por exemplo a minha família do interior do Ceará tem muitas prática semelhantes dos judeus... acredito que o Brasil é um país mais judaico que português, os brasileiros devem defender Israel, porque conta a história de uma grande parte de brasileiros... que pena, que as escolas ou melhor, a verdadeira história do Brasil não é contato nas escolas, muitos brasileiros não se identificam com os sobrenomes portugueses e nem sabem o motivo.
+rosivaldo gomes , acho que deves rever seus conceitos, os Judeus eram comuns na Ibérica muitas vezes conhecidos como Hebraicos, eles fazem parte da formação do Povo Português quanto ao Espanhol,normal que por lá tenha muito sangue Berbere ( Árabe ) e Judeu .
Fala sério, já estamos cansados dessa história, minha família NÃO TEM nenhum costume judeus, pelo o amor de Deus, pára de infernizar a mente do povo brasileiro!
🤣🤣🤣🤣😂😂look at the "judeus" face..olha para cara dos judeus? misericórdia, se fosse silvio santos,paulo amorim..aquele tal la do bacci,reporter,aquele outro repórter do parana..eu ate que entendia..que sao sefardis e marranos,mas estes ai..
Ressalto:
Na lei judaica - Halakhá - existem critérios para que possa ser feito o retorno de descendentes, ou a conversão e cada caso é um caso.
Na minha visão, obviamente, a lei deve ser respeitada, mas para que isto aconteça devemos ter Tribunais rabínicos atuantes e capacitados, tanto do ponto de vista legal, quanto do ponto de vista histórico, para que possam fazer valer a verdadeira lei judaica.
Rabino desde pequena que sei que sou descendente de judeus meu avõ Serveriano José dos Santos ele foi o alicerce do judaísmo em casa filho de marranos, mas que passou para sues filhos e netos proximo sobre o amor do único Deus e faz 4 anos que estudo sozinha sobre o que é judaísmo e alguns costumes que eu não sabia. Meu desejo é que um dia aqui em Maceió -Al tenha um sinagoga para poder estuda mais a Torá. e claro agradeço a Hashem por tem lhe colocado no meu caminho mesmo não lhe conhecendo pessoalmente aprendi muito pela internet com o senhor Rabino. Bentido seja o Eterno que usa o senhor como instrumento. E não esquecendo a d. jac com seus ensinamentos na cozinha.
Eu sei que existem critérios para que possa ser feito o retorno de descendentes, ou a conversão espero um dia poder retorna legalmente ao judaísmo pelo Tribunal rabínico. E quanto isso vou fazendo minhas orações e preces e estudando conforme as Leis do Eterno e Thalmd e pedindo sabedoria e que ele mostre o caminho correto para toda minha família.
Concordo com o senhor...mas acho q vou ter q ir pra Portugal pra reconhecerem minha ascendência judaica no Brasil acho difícil isso acontecer.
Carla Fidelis Oi Carla!!! Eu tenho grande probabilidade de ter ascendência judaica pelos sobrenomes da minha família, local de nascimento dos meus bisavós e alguns costumes...mas é difícil provar isso né.
Em minha familia há traços e costumes Hebraicos, moro no sudoeste da Bahia, gostaria de saber se o governo Judaico disponibiliza algum tipo de recursos financeiros para fazer o teste de DNA?
Muito bom o comentário mas para quem não conhece a fundo nossa história recomendo "A estrela Oculta do Sertão' com muitos fatos e provas contundentes de que realmente o Nordestino tem sangue judaico e com certeza faz parte de Jacó. "Israel".
Minha avó nasceu em Caruaru e tem sobrenome Cabral. Muitos dos costumes judeus como abater a galinha e enterrar o sangue na terra, não contar as estrelas, tomar banho e trocar as roupas ao voltar do cemitério, lavar as mãos sempre que chegava em casa, eram repetidos por minha mãe, aprendidos de minha avó. Minha avó também nunca foi praticante da igreja católica. Outra coisa interessante é a maioria dos meus tios tem nomes bíblicos, dados por minha avó. Os que não tem, é porque foram dados por meu avô.
Quando surgiu em mim a curiosidade de conhecer minhas origens, fui me lembrando automaticamente de todas estas práticas.
Como disse uma amiga minha, israelense-brasileira, citando um rabino ao conversar co.m a mae dela: "o sangue chama as origens"
Acho que é isto que está acontecendo comigo, porém o que mais me chamou a atenção mesmo, foi um sonho que tive em 15/08/15, onde eu via uma grande multidão e alguém anunciava em alta voz para que todos pudessem ouvir: "é hora de todos subirem à Israel". Eu ficava no meio de todo aquele povo que ia passando e eu também queria ir, pois tinha certeza dentro de mim que pertencia a eles, mas não tinha como provar e ficava parado sem saber o que fazer".
Na minha família se trocava a roupa depois entrar no cemitério, não contava as estrelas mas o sangue era consumido.
Minha história e parecida com a sua, eu me perguntava qual sería a crença correta, quando em 2010, tive um sonho de com uma presença que não posso descrever e com um simbolo ,a estrela de Davi e com escrita hebraica circundando a estrela que dizia " o Deus dos judeus" e eu nao sei como sei oque estava escrito porque não falo hebraico. Acordei muito assustado. E hoje busco o Judaismo.
Que engraçado, aconteceu algo parecido comigo. Em 2017 sonhei que estava caminhando, e de repente 2 judeus bem altos loiros me pegavam pelo braço e me levavam pra dentro da igreja deles. Lá detro tinha uma mulher judia e ela me dava um livro (parecia uma bíblia, mas não tinha nome na capa). E quando eu abria o livro, estava tudo em hebraico, não entendia nada. Depois eu olhei para a mulher e perguntava:
O que é isso?
E ela respondia - é a Torá.
Depois eu acordei e fiquei com esse sonho na cabeça, comecei a assistir os ensinamentos do 'ministrando em Sião'... Em dezembro fiz um teste de dna genealógico e dia 16 desse mês saiu o meu resultado do dna. Descobri que tenho 2% judeu ashkenazi.
Quando chovia minha mãe tirava os espetos ou tampava com pano
Espelhos corrigindo
Tenho feito descobertas também! Acredito que um retorno será bastante dificil mas, o que importa é o que o Eterno colocou em nossos corações!
Quando eu perguntava desses costumes pro meu pai ele só respondia que faz mal! fazer ou deixar de fazer tal coisa rsrsrsrs.
Precisamos criar a Nova Israel no Sertão
Parabéns ao pessoal entrevistado, moreh Ventura e o programa Mosaico na Tv, muito boa matéria!!!!
Excelente More Ventura, bjão em seu coração!
Na cidade no nordeste em que nasci tinham vários costumes que seguíamos e não sabíamos que eram judaicos, tais como: maneira de matar animais e deixar o sangue escorrer, não apontar estrelas ( nascia verrugas nos dedos), varrer a casa da sala para a cozinha ( para o lixo não passar na frente do mezuzah ) em uma estrada se tivesse alguma cruz colocar pedras sobre a mesma, cobrir espelhos quando se morria alguém na casa e passar alguns dias sem comer carne, não cozinhar carne com leite, pedir a benção, etc. eu mesmo segui muitos destes costumes mesmo sem saber seu significado. Hoje aos 67 anos estou sendo esclarecido, através de estudos, leituras e pesquisas. Graça e Paz.
Descobri que tbm sou anussim. Não tenho religiao mas sempre tive carinho e compaixão por esse povo.
Assunto interessante. Durante algum tempo, busquei algum tipo de identificação minha nesse sentido. Mas, não tenho conhecimento e, ainda que tivesse, na prática, não haveria qualquer tipo de reconhecimento oficial - e nem de autoconhecimento, creio. O que interessa é que isso, para com todos aqueles que de fato possuem tais raízes, deve ser melhor conhecido e discutido entre diferentes pessoas. A história de um grupo interfere, claro, na história de todos os outros nordestinos e brasileiros. E é sempre bom que todos nós, judeus e cristãos, conheçamos.
Existem comunidades de "ascendência" judaica no nordeste. Ascendência é quem veio antes de mim. Descendência é quem vem depois de mim.
Obg srsr
Eu sou no Ceará atualmente moro nos eua e minha mãe tbm prepara frango kosher e temos muitos costumes e descobri os nomes dos meus bisas no livro da Branca Dias.
Muitos invejosos ainda ousam oprimir o povo judeu, ovacionando a Maligna Inquisição católica, apesar que o mundo estão cheios de idiotas, mas para reflexão e verifica~ção no LIVRO dos livros:
Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados. Salmos 37:22
Povo escolhido... pois a mão de D-us paira sobre o povo judeu...
Algo interessante que descobri, o chapéu de couro do vaqueiro nordestino era um símbolo que fazia parte do criptojudaísmo, pois o chapéu é muito pequeno e não oferece nenhuma segurança ao vaqueiro, era apenas uma maneira do cristão novo se identificar, com o passar dos anos esta mensagem ficou esquecida e ficou apenas a tradição.
Portugal foi fundado pelos cavaleiros do templo. Em antiga Jerusalém é aqui no. Nosso sítio sou Adeodato carneiro Fontenelle cidade granja Ceará nos visitem
Sou de Origem Judaica, meus antepassados, chegaram no Brasil no Nordeste, os marranos, convertidos pela Inquisição. Hoje posso dizer que as raízes e a ligação com o Eterno estão ficando mais solidas. E o retorno em minha vida Gloria ao D ´us Vivo de Israel.
Vai lá na sinagoga e diz isso. O rabino chutará a tua bunda e vc voltará correndo pra tua igreja pentecostal.
Não foi 500 anos antes do Descobrimento,foi dois.O decreto do Rei Manoel foi em 1498.
Alguém inteligente na internet! Ufa! Venho dizendo isso há anos Beto... Outro ponto importante, foi o Tratado de Tordesilhas, que foi assinado antes do tal "descobrimento". Shalom!
Que Lindo !!!
Lendo " Imigrantes judeus " relatos, Crônicas e Perfis.Estef Educs
Moysés Eizirick.
Encontrei este livro num sebo.
Sou Adventista do Sétimo Dia, sou israelita espiritual.
Sou da família Pereira tem minha bisavó era Pereira mãe Pereira e pai também Pereira meu avô também é Pereira será s a origem e judeus ?
gostaria de entender o "temos muito critério, para quem é dos nossos" referido pelo rapaz
“ SE OS CÉUS EM CIMA PUDEREM SER MEDIDOS, E OS ALICERCES DA TERRA EMBAIXO PUDEREM SER SONDADOS, ENTÃO EU REJEITAREI OS DESCENDENTES DE ISRAEL, POR CAUSA DE TUDO O QUE ELES TÊM FEITO", DIZ O SENHOR" JR 31.37
Depois de ver nos jornais os sobrenomes Brito tavares alves e lopes numa lista de uma lei espanhola para reparar o erro histórico de expulsão dos sefaradims, fiquei interessado e curioso e acabei constatando em conversas com meus idosos pais que eles tinham todos esses costumes estranhos que são atribuídos aos judeus marranos. estou com a pulga atras da orelha e gostaria de saber que passos tenho que tomar para tentar saber se sou marrano ou não . alguma dica ?
Como a gente descobre as coisas. Quando criança ouvia meu pai contar algumas práticas em sua cidade. O que mas me chamava atenção, e relembrando me faz crer que minha ascendência pode ser judaica que é enterrar as pessoas em mortalhas e não em caixões. Acho que nem meu pai sabia disso.
Que tipo de critério??
Também foi formar meu timinho judiaria e Almouraria do meu bairro
2019 e eu aqui percebendo a etiqueta pendurada debaixo do suvaco de um dos entrevistados.kkkkkkk
Kkkkkkkkkkk
Não lembro extamente onde li, mas algo faz muito sentido q a guerra dos bois ( azul e vermelho) tem origem judaica, lembra o fato de qdo os judeus provavelmente em Simchat Tora saiam dançando c as Torots na rua, e se vc analisar a festa tem a rainha que representaria a Sherrina e ai por diante . Vale a pena pesquisar! muito bacana ver a miscigenação das culturas a partir da origem.
Legal, são rituais interessantes!
+Lucélia Schirrmann בס"ד
Aprenda essa: Muitos que tentam ingressar no judaísmo, o fazem por conveniência (penso que talvez imaginas ao que me refiro)... fora o fato de que o tema gera uma visível disputa vaidosa por parte tanto de certos grupos de conversos como de não-conversos, os quais tendenciosamente pretendem ''monopolizar'' a causa judaico-marrana no Brasil, sustentando opiniões do tipo: o norte brasileiro é mais judaico do que o resto do país, etc... Outra: Os tais costumes mencionados acima não nos dão a garantia plena (por diversas razões) de que seus praticantes possuam qualquer ascendência judaica. Muito possivelmente, alguém em alguma década e num determinado século, possa ter lido e se interessado muito (ou vice-versa) pela curiosa história da presença dos cristãos-novos em solo nordestino (como no caso em questão), e a partir daí ter transmitido esta informação a um outro alguém, que por sua vez esse a divulgou ainda mais, e assim sucessivamente. É ''quase'' que impossível preservar ALGUMAS DEZENAS de ritos e costumes ditos marranos (muito menos no decorrer de 5 séculos), sem que os mesmos não estejam bem ou ligeiramente mesclados a elementos da tradição indígena, uma vez que o nordestino em geral, é quase que predominantemente mestiço (sobretudo indígena), da mesma forma que a sua cultura é também essencialmente indígena. Como um parâmetro, queria dizer que vivo há mais de uma década ininterrupta em Israel, aonde os latino-americanos estão se deslocando cada vez mais, chegando eu a crer que todos os anos entram no país famílias e indivíduos colombianos e peruanos em massa. Assim como muitíssimos vão para diversos países do mundo, muitos também vêem para Israel ao longo das últimas décadas, pois com o advento da globalização e com toda a acessibilidade massiva da Internet nos últimos anos a nível mundial, essa importante rede de comunicação de mídia digital ocasionou a propagação da informação de maneira dinâmica. Com isso, difundiu-se também determinadas informações, de cujos conteúdos eram até àquele momento largamente desconhecidos pelo público em geral e que hoje são muito valiosos e da mais suma importância para que milhares de latino-americanos possam tirar proveito das mesmas. Uma dessas informações, tem por origem, o fato histórico respectivo às perseguições contra os judeus na península ibérica... fato do qual, IRONICAMENTE, cada vez mais indivíduos oriúndos sobretudo do Peru e da Colômbia, ou mais ainda, do Chile e do Equador, os quais, psicologicamente, sentem em comum a necessidade de se autoafirmar; muitos chegam simplesmente a alegar descaradamente, sem a mínima concreção, serem (de fato) descendentes dos denominados ''cristãos-novos'' ou ''marranos'', com o único propósito de convencer a si mesmos a se converterem ao judaísmo e através dessa conversão, usufruírem da cidadania israelense, obtendo por conseguinte, inúmeros benefícios e vantagens, bem como uma série de auxílios sociais. Estão aos milhares como ratas em praticamente toda a Europa e oriente médio, com o único propósito de adquirir a cidadania desses países, tendo muitos deles(tanto os homens quanto as mulheres) a pretensão de se casar ou se relacionar com as mulheres e homens desses países, visto que eles sentem uma enorme rejeição de suas próprias etnias e às vezes de sua própria cultura ou mais ainda, de suas classes sociais. Onde quer que estejam, tanto em seus países quanto fora deles, discriminam e até praticam o racismo extremista contra os pobres dos negros, são visíveis pelo baixo nível, são os homens e mulheres de forma igual bastardos, infiéis, mal-caráter e vigaristas. Há poucos anos, um futebolista brasileiro afrodescendente foi vítima de injúria racial perpetrada por milhares de torcedores peruanos, os quais emitiam sons de característica simiesca ao mesmo tempo em que enunciavam termos de caráter racista, quando a equipe brasileira na qual o jogador atuava esteve no Peru. Entendeu um pouco do porquê que hoje em dia a Rabanut é rígida no tocante a conversões, e afins? Outra: o fato de não ingerir carne suína ou de não criar porcos, é uma questão absolutamente irrelevante no tocante a uma suposta descendência ou ascendência judaica (sefardita). Muitos cripto-judeus em épocas passadas criaram porcos ou até mesmo os ''comiam''! A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, e municípios do interior como a antiga São José do Rio Preto, etc, alcançaram há bem poucos séculos atrás (exatos três) o seu ápice de efervescência na vida social, cultural e religiosa judaico-portuguesa na São Sebastião do Rio de Janeiro de então, a maior cidade do Brasil e capital da colónia. Contudo, essas lembranças foram sendo apagadas e desapareceram por completo e de forma natural dos seios das famílias cariocas e fluminenses ao longo de gerações. KD os costumes sefarditas dentro das famílias do RJ??? Obviamente nao os encontrará mais, pois não há! Sou um historiador das religiões monoteístas, linguista e formado em ciências sociais pela Universidade Hebraica de Jerusalém e um especialista em civilizações do oriente médio, em especial da história, cultura geral, como também religiosa e linguística do povo judeu. Shalom.
Opa que Deus abençoe sempre os judeus
Os assassinos de Jesus Cristo? Sério?
Nossa na casa da minha mãe nem TV se assiste.
Minas Gerais e Nordeste é onde se tem mais descendentes
Minas não! Os marranos estão concentrados no nordeste, pois a capitania das Minas Gerais surgiu muito depois do "galut" marrano.
Minas Gerais foi fundada por bandeirantes paulistas e posteriormente recebeu uma maciça imigração portuguesa em meados do século 18. No século seguinte, foram a vez dos imigrantes italianos, pois Minas Gerais foi o terceiro estado do país que mais recebeu imigrantes daquele país.
Em suma, Minas até pelo contexto histórico não tem origens marranas como os estados do nordeste.
@@alexc3606 alex os bandeirantes sao filhos de João Ramalho um judeu convertido genro de Tibiriçá ... pai de Bartira . João Ramalho é pai dos paulitas
Fale apenas o que você conhece sem desconstruir as informações alheia ao seu conhecimento. Minas foi o local escolhidos por muitos descendentes do Deus único. Minas é sim um dos principais lugares que o povo sofrido e perseguido se instalaram, principalmente pela difícil geografia e fuga da região costeira. Por onde os Inquisitore da igreja católica chegavam, ou seja pelo mar. E eles ficavam apenas na região costeira. Minha família passou por tudo isto. Somos mineiros UAI, ou seja o nome do ETERNO ao contrario, mais um segredo das confrarias judaicas cheias de criptos comunicações. Muito mais do que vc imagina. Os livro não contam tudo, isto posso te afirmar, e tem muita coisa que nem dá para falar aqui
E mais "marrano" é uma ofensa do papado católico pois siguinifica "porco branco" 🐖
Só uma observação, sou Cristão e sou observador e guardador do shabat.
Deve ser um adventista...
Até porquê, Yeshua não veio revogar a Lei e nem os profetas, mas sim, cumpríi-los! Parabéns!
Mateus 28:19-20 "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo"
O resto é vaidade.
O melhor comentário que li nesse fórum.
Idolatria esse jejé.
Realmente tem muitos costumes judaicos no nordeste.
Temos que fazer o retorno espiritual!!!! A conversão ortodoxa é apenas para controlar imigração.
Amo eles e queria te-los aqui
Quais são os documentos que comprovem que Padre José de Anchieta era neto de rabino e o outros ???
o entrevistado de kipa vermelho ta com a etiqueta da camisa debaixo do braço ka gafeeeeeee
Parabens aos anussim do nordeste.... muita brachot chaverim
NÃO TENHO CERTEZA SE EXISTE HOJE JUDEU TOTALMENTE JUDEU. JA ERA UMA MISTURADA TÃO GRANDE, DESDE O TEMPO DE NEEMIAS OU ESDRAS, QUE ELES TIVERAM QUE EXPULSAR OS SEUS PROPRIOS FILHOS PARA SABE-SE LÁ AONDE.
DIGO PARA TODOS QUE O MAIS IMPORTANTE É A PESSOA TER O SANGUE DE JESUS CRISTO COMO O UNICO MEIO PARA SER SALVA. JESUS CRISTO DIZ QUE QUEM CRÊ NELE AINDA QUE ESTEJA MORTO VIVERÁ. ELE PODE PROMETER ISSO PORQUE ELE MORREU MAS AO TERCEIRO DIA RESSUSCITOU.
MEU PAI MANOEL NUNES DE QUEIROZ
As vezes as pessoas falam da inquisição e fatalmente vem seguida de "católica" como se a inquisição não existisse no protestantismo. Acho que deveriam estudar mais a respeito desse assunto antes de dar suas opiniões. Não quero dizer que a inquisição foi uma coisa boa , inclusive nem sou católico. O problema é que as pessoas vem tudo de modo muito superficial e tira suas próprias conclusões.
+tulius silvestre Só por curiosidade, qual historiador confiável posso consultar para saber mais sobre a inquisição protestante? Para assim poder comparar com a inquisição católica em número de mortos e intensidade. Obrigado
+Thais Liscio proprio lutero escreveu livros horiveis como" Sobre os judeus e suas mentiras"
Sobre os Judeus e Suas Mentiras (do alemão Von den Juden und ihren Lügen) é um tratado escrito em Janeiro de 1543 pelo teólogo protestante Martinho Lutero, em que defende a perseguição dos Judeus, a destruição dos seus bens religiosos, assim como o confisco do seu dinheiro. Lutero se baseia no conceito germânico de liberdade, contra a imposição de se reverenciar líderes estrangeiros.[1]
Ainda que, inicialmente, Lutero tenha tido uma visão mais favorável dos Judeus, a recusa destes em se converter ao movimento protestante que se iniciara levou Lutero a adaptar diversas acusações e incentivar um anti-semitismo, juntamente com outras obras e ideais.
A fé e tudo em um único Deus verdadeiro de Israel
Dizem o nome do estado do Maranhão tem esse nome por causa dos marranos
Na verdade muitas famílias de cristãos-novos povoaram o Nordeste, suspeito que minha ascendência também seja judaica devido a costumes judaicos na família, mas afirmar jamais, só se algum dia eu fizer testes que indicam realmente que sou de ascendência judaica, já tive acesso a alguns estudos sobre a presença de judeus na minha cidade chamada Sobral e em uma cidade vizinha chamada Groaíras, a região Norte do Ceará tem uma forte influência de práticas de cristãos-novos, sobretudo na zona rural. Um dia vi uma estrela de Davi na infância na casa da minha bisavó, eles também não comiam porco, mas ainda assim acho que são informações muito escassas pra afirmar que sou judeu ou que tenho ascendência judaica, é possível, mas eu só acredito nos testes biológicos neste ponto, não em registros históricos sem querer desmerecer a história
sou filho de cearense tenho tenho sobrenome FERREIRA minha tem sobrenome FERREIRA e meu pai Soares quero descobrir se sou descendente de judeu mas não pra se converter ao judaísmo pois creio que Jesus é o messias.
Eu também sou descendente de Cristãos Novos e descobri isso pesquisando minha genealogia eu descobri que a família Ferreira Lima que é a do meu pai é descendente de judeus espanhóis que viviam no reino de Leão durante a Idade Média e sou descendente também por parte da minha mãe que também soube através de genealogias e o que me instigou a pesquisar em registros foi também costumes como os citados nesse vídeo e pelo fato de haver muitas estrelas de David desenhadas nas casas de membros da minha família que moravam na zona rural de Reriutaba no Ceará e fiquei me perguntando porque havia esse costume
Ferreira é um sobrenome muito comum não estou falando que você não seja, mas se você diz ser só por causa do sobrenome você não pode ter tanta certeza. Há cerca de 3 milhões de anussim no Brasil, mas se for olhar quantas pessoas tem o sobrenome Ferreira, Oliveira, Etc.. Passa muito desse número. Então ter o sobrenome não significa que você seja descendente.
Quem sabe somos parentes..... só que Eu voltei pró Judaísmo ..
Minha família paterna é do interior da Paraíba, e meu paí e avô tinham características físicas supostamente judaicas( pele branca,nariz, orelha...) poderiam ser eles descendentes de judeus ?
Eu acho que sim...eu também acredito ter ascendência judaica mas é difícil provar isso né...
Você sabe que os portugueses tambem são brancos né!?
E todo mundo tem nariz e orelha
Irmãos , precisamos criar a Nova Israel. Antonio Conselheiro (descendente de sefardita) profetizou : "o sertão Vai virar mar"
Amigo há um fato estranho na minha Família, que sempre foi contado e passado dos mais velhos para os mais novos; Tudo começa com os meus tataravós, o nome do meu tataravô era Melquídes chamado de "Pai Velho" por todos aqui de casa, já minha tataravó era Dorcas chamada de "Mãe Velha", o mais estranho esta por vir, seus filhos não receberam nomes comuns, exemplo: Francisca Maria da Conceição, o nome da minha bisavô, nota-se no batistério (documento) algumas peculiaridades Nomes dos Padrinhos: São Francisco e Imaculada Conceição de Maria, Veja que o nome dela é a junção dos seus padrinhos de batismo, outro fato, existia um baú de cedro com duas argolas laterais, muito pesado, que ninguém podia tocar, dentro continha: Moedas de Portugal, do Brasil Império, varias moedas de todas as épocas e cédulas, documentos e fotos antigas, copos e talheres de prata, sementes de plantas, livros de orações, joias, instrumentos cirúrgicos antigo e cordões umbilicais. Outros atos inusitados são manterem suas roupas sempre em malas junto com seus talheres (pratos e copos) e algum alimento (rapadura e farinha) e guardar sempre suas roupas de sepultamento (Lençóis brancos e roupas brancas) e todos foram sepultados direto no chão das sepulturas dispensando o uso de caixões! Tudo isso para mim soa no minimo estranho, pois ainda cheguei ao vê-los com vida e amava-os! Por favor amigo peço que tenha o mesmo entusiasmo pela a história da minha Família como eu tenho, somos RODRIGUES da COSTA, tenho ainda em mãos todos estes documentos, eu só queria que alguém solucionasse isto para nós, a minha família acredita que somos Judeus Sefarditas!
Ps: A minha bisavô sempre orava ao entardecer, em silencio, ao ar livre em sua cadeira de balanço, eu pedia pra ela me ensinar ela dizia: "Eu não posso, aprendi com meus pais um segredo, se contar minha oração ela perde o efeito... E dizia: "Olha a minha mão... Ver ela tem o selo de salomão em suas linhas, nada pode me fazer mal"
Aguardo respostas, grato!
+Detetive Macedo , a unica coisa a se fazer é pesquisar sua arvore genealógica até chegares ao possível Judeu ou Judeu Converso a Cristão de sua família isso com documentos de Igrejas ou Cartórios
o maior músico judeu do Brasil th-cam.com/video/qGDdcqUFMco/w-d-xo.html
e é uma pessoa maravilhosa, fantástica
sou judia na Italia
Nonsense, identidade só mesmo a individual.
Meus antepassados cominhao suínos Samos judeus sknasim dispersos e serfarditas Marranos esquecidos e perdidos temos que sair do limbo.
xn minha familia tem......o costume de matar a galinha a minha avo realizava.
Em João Pessoa na Paraíba não temos sinagogas judaicas não temos judeus aqui pq??? Recife tem muitos mas em João Pessoa não!!!!! 😥😥😥😥😥😥 Só temos os costumes mas eles não 😥😥😥😥😥😥
recebi esse chamado do Eterno
para ser judeu espiritual, tenho fortes hábitos que não são normais em Igrejas convencionais. e por este motivo eu passei por massacresnestes lugares, parece um pouco com o que o povo judeu passa até hoje, O Eterno inplantou as suas leis e mandamentos em meu ser e derrepente eu já estava praticando os costumes judeus em casa e na Igreja que congregava, mas muita perseguição me fizera afastar destes lugares, o obdervar as leis da torá e o Tanak e a brit hadadha
precisamos de comunidades Judaica, em toda parte do Brasil e do mundo, os acesdentes ao judaísmo estar surgindo, fomos enchertados pelo Yeshua hamashia, na Oliveira que é Israel
não inporta nossa nacionalidade, estamos espalhados, e estamos sendo trago de volta às nossas origens espiritual, o Etetno tem buscado o seu povo.
Eu e Minha casa voltamo para Nossas Raízes que o Judaísmo.. Largamos o Cristianismo e a gora estamos praticando o Judaísmo em casa pois na Minha cidade não tem Sinagoga ...
Antes de deixar o cristianismo tu era pentecostal, da Universal ou adventista?
Edivaldo Ferreira, desculpe por me atrever! O nome do SANTO DE ISRAEL É YASHUA HAMASHIA! E NÃO Jesus Cristo, sugiro que você pesquise sobre o Messiânismo, procure no TH-cam mesmo o canal de Roeh Dr. Javier Palacio Celorio, shalom 132, e Ricardo Mogica, vai te ajudar muito a se achegar à suas raízes. Shalom.
Gardênia Barbosa quero pesquisar
sobre o nome de jesus o mesósias.
SOU Mora e Nunes
ele esqueceu de tirar a etiqueta da camisa kkkkkk
MEU SOBRENOME É QUEIROZ E AMARAL
Vaidade ! Pura vaidade !
Meu pai é judeo, o miserável abandonou minha mãe grávida.
Acho que você confunde judeu com judaísmo.
Judeu é um indivíduo com ideologias, ações, etc.
O Judaísmo é o modo de vida que surge da Torá escrita e oral.
Existem judeus que observam o judaísmo e outros que, infelizmente, não o fazem.
@Shaul Avraham
Responde pra mim como se eu fosse um bbzinho de anos kkkk
Daniel 9
25 Sabe e entende:
desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra;
Veja a ordem profética e histórica dessa profecia de Daniel já cumprida.
1- Jerusalém restaurada(Esdras e Neemias)
2-Messias veio e foi tirado.
3- O templo foi destruído( General Tito 70 a.c).
Daniel mentiu ?
Com a palavra os rabinos
O judaísmo vai acabar, quando o messias que vcs tanto esperam governar esse mundo por uma semana de anos(7 anos)..e se assentar no lugar Santo do qual falou o profeta Daniel.
Ele se proclamara também encarnação de Gautama, Krishina, Visnu e por incrível que parece dira também que vem em nome de Alah....As religiões, inclusive o judaísmo, se fundiram numa só, em torno de uma só pessoa...O Senhor Maytrea...O messias dos judeus será ecumênico será Deus para todos....
Pra vc Jesus é um profeta ou um falso profeta?
Vamos resgatar nossa história 🇮🇱
Bendita seja a Santa Inquisição Católica. Se eu for descendente de judeu faço questão de não saber. Não quero ser como o povo de Israel.
MALDITO: Não acuses o servo diante de seu senhor, para que não te amaldiçoe e tu fiques o culpado. Provérbios 30:10
Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como denunciarei, quando o Senhor não denuncia? Números 23:8
Artur Barros Por que, amigão?
Meu caro a Inquisição cometeu muitos crimes, contra Judeus, Templários e outros inocentes. Quanto aos judeus ela queria ficar com os bens do nosso povo, assim como fez o Bastardo do Hitler. Hoje Israel e uma promessa de D´us, uma nação de prontidão que somente se defende. Para que possa entender Israel obrigado pela ONU, tenta a paz com quer vare-la do mapa, os seguidores do Islã que em grande parte de seus ensinamentos pregar a morte aos Judeus e Cristão. Isto não ocorrerá porque Adonai, não dorme nem tosqueneja o guarda de Israel
Boa!!! Ter sangue de índio não significa que vc voltará pro mato e ficará com a bunda de fora comendo formiga. Esses babacas desses Bnei Anussim são motivo de chacota pra comunidade judaica. O rabinato quer eles o mais longe possível da sinagoga. Eles jamais serão aceitos e gozarão de direitos de um judeu.
Essa gente na maioria dos casos são pessoas humildes do nordeste que caem em contos da carochinha pra elevar a autoestima.
Parabéns pelo comentário sóbrio.
Por favor, voltem para a terra "santa".
O sertão é um berço do judaísmo grande parte da população vem da origem dos marranos, por exemplo a minha família do interior do Ceará tem muitas prática semelhantes dos judeus... acredito que o Brasil é um país mais judaico que português, os brasileiros devem defender Israel, porque conta a história de uma grande parte de brasileiros... que pena, que as escolas ou melhor, a verdadeira história do Brasil não é contato nas escolas, muitos brasileiros não se identificam com os sobrenomes portugueses e nem sabem o motivo.
+rosivaldo gomes , acho que deves rever seus conceitos, os Judeus eram comuns na Ibérica muitas vezes conhecidos como Hebraicos, eles fazem parte da formação do Povo Português quanto ao Espanhol,normal que por lá tenha muito sangue Berbere ( Árabe ) e Judeu .
sim, foi pelo nordeste que eles comecaram a explorar o brasil, ja que a holanda deixavam eles fazerem o que quiser
+rosivaldo gomes enfim , aqueles Judeus eram de origem Portuguesa
Todos nós Adventistas do Sétimo Dia guardamos o sábado.
O ventura está gordo, más foi legal like
🔥APOCALIPSE 13🔥
Quero um namorado judaico pra casar , sou de salvador
EU ACHO MUITO SABIO O RABINO VENTURA
Operação javali para resgatar os Marranos.
Fala sério, já estamos cansados dessa história, minha família NÃO TEM nenhum costume judeus, pelo o amor de Deus, pára de infernizar a mente do povo brasileiro!
🤣🤣🤣🤣😂😂look at the "judeus" face..olha para cara dos judeus? misericórdia,
se fosse silvio santos,paulo amorim..aquele tal la do bacci,reporter,aquele outro repórter do parana..eu ate que entendia..que sao sefardis e marranos,mas estes ai..