Tomara que veja esse comentário Sabrina, tô copiando o mesmo que fiz no vídeo novo da Rita agora pouco. Fui aprovado mês passado com bolsa 100% em medicina. Minha trajetória foi muito peculiar em comparação com o perfil de quem passa nesse curso sabe, eu não estudei da forma tradicional, sou totalmente de humanas, lia muito e via muito conteúdo como o seu, da Rita, da Jana Viscardi e etc. Consegui desenvolver uma boa interpretação, escrita e aprender MUITA coisa. Te agradeço muito, você é uma das professoras que mais marcou e mudou a minha vida. Espero me tornar um bom profissional e espero muito conseguir mudar vidas de forma tão positiva e revolucionária como você. Obrigado, um beijo.
@@DanteVermelho23 , não é verdade, lideranças mundo afora e bastante anteriores promoveram causas ecológicas. Entre nós há o exemplo notável do imperador Pedro II. No século XIX, o Rio de Janeiro assistia o esgotamento dos seus mananciais de abastecimento de água potável, que provinham da Serra da Carioca. O esgotamento era devido ao uso predatório das matas para retirar lenha e obter carvão vegetal, criação de pastagens para o gado e áreas de plantio de café. Ao saber do problema, o imperador, que tinha sólida formação em ciências, compreendeu qual era o origem do problema e ordenou que se promovesse o reflorestamento e assim nasceu a atual Floresta e o Parque Nacional da Tijuca. No EUA, o parque de Yellowstone foi criado em 1872. O presidente Theodore Roosevelt foi um entusiasta da causa preservacionista.
Como bióloga até me dói ver falarem de darwinismo social, jogam o nome de Darwin no meio e quem não conhece deve achar que isso tem alguma fundamentação biológica. Obrigada pelo vídeo, Sabrina!
@@joaninha.mp3 eu entendo e penso "que bom" que tenham adicionado "social" ao termo para diferenciar do processo biológico. Contudo, darwinismo social é uma extrapolação e interpretação errônea do darwinismo real, por isso faço minha crítica. Dentro da biologia existe o "neodarwinismo", também chamado de teoria sintética da evolução, que é uma "atualização" da teoria proposta por Darwin. Essa "atualização" se dá porque hoje conhecemos mecanismos genéticos (desconhecidos por Darwin) que explicam fenômenos da evolução. Nesse caso acho coerente usar o termo "darwinismo", já que o neodarwinismo corrobora o darwinismo (prefiro não usar o termo "darwinismo biológico" porque entendo que meio que não era pra ter outro que não seja o da biologia, afinal até onde sei Darwin não fez tal extrapolação kk). Por outro lado, o darwinismo social "se baseia" no darwinismo, mas não leva em conta as "regras" evolutivas, e por isso entendo que não caberia usar essa expressão.
@@joaninha.mp3 ai, pra minha pessoa que tá iniciando a vida de professora receber elogio sobre didática é tudo uahaha obrigada pela oportunidade de expor isso aqui e por ler meu comentário 😊
Nossa, percebi que com a minha falta de esperança na humanidade e sentimento de defesa pela natureza e animais reproduzo algumas falas perigosas, PAREI JÁ com essa ignorancia, muito obrigada pelas informações!
@Etevaldo Skylab mas ninguém disse que falar a verdade é algo perigoso, EU continuo tendo vontade de defender a natureza e os animais, acho perigoso algumas falas que EU reproduzia que tiravam o foco do verdadeiro problema e colocava o foco em pessoas que não eram de fato as causadoras dos problemas!
@Etevaldo Skylab eu acho errado culpar "a humanidade" como uma grande inimiga do meio ambiente, porque não é, é o capitalismo. os nossos indígenas cuidavam muito bem da natureza, o problema de enxergar a fauna e flora como mercadoria veio depois da colonização não é? logo, toda a humanidade não pode ter culpa disso. eu tenho certeza que se tivessem consciência e pudessem a grande maioria teria um respeito maior pelo meio ambiente!
mano falando em xenofobia, lembrei de uma coisa que me deixou muito ??? esses dias. Tava vendo uma vídeo aula de geografia do if de rondônia e tipo já é bem evidente que eles são anticomunistas do tipo mais tosco, mas velho, eles estavam falando de xenofobia e na mesma aula praticaram xenofobia contra os venezuelanos. E o pior: eles diziam "a gente tem que impedir que continuem entrando venezuelanos no Brasil, muita gente tá entrando e trazendo muitos problemas, mas isso não é xenofobia não galera". Corta para eles falando que na Europa existe xenofobia e q lá eles falam que os estrangeiros estão trazendo muitos problemas tipo roubando o emprego deles e trazendo doenças e que isso é mto feio SENDO QUE ELES FIZERAM A MESMA COISA, usaram os MESMOS ARGUMENTOS. Só um desabafo, é isso kkk
Tenho HIV,quase fiquei totalmente cego,meu pai nas drogas,minha mãe enfrentando uma doença grave,quando eu me vi na lama eu criei esse canal,que graças a Deus esta crescendo muito rápido,nunca imaginei que as pessoas gostariam de assistir vlogs da minha vida e relatos,hj minha vida está mais iluminada,estou mais feliz,espero um dia ter o canal tão grande quanto o seu
Esse tema é muito importante, principalmente em momentos como esse que as pessoas dizem que "a natureza está fazendo uma limpeza" com a covid-19, pura propaganda ecofascista!!!
Falou em ecofascismo, logo pensei na fala da Xuxa. Como vegana, percebo que há uma certa despolitização do que significa o veganismo. Só falam nos animais e se esquecem completamente dos oprimidos. Como se os inimigos fossem aqueles mais pobres que mal tem o que comer e se alimentam de produtos de origem animal. Pior é ver vegano apoiando empresas que usam o veganismo de fachada (um tipo de "pink money" pra veganos). E o mesmo vale para ecologia.
Cada video novo do tese onze, me inspira, Sabrina está salvando um pouco da minha saúde mental, pois ouvir você me traz forças para que não podemos desistir nunca de nossas metas, no caso mudar esse mundo terrível em que estamos mergulhados!!!
Não conhecia esse termo "ecofascismo" mas já tive desprazer de conhecer gente com esse pensamento. E essa fala sobre experimentos com presos achei bem psicótica!
Margareth Atwood conseguiu passar essa realidade atual como ficção palatável e isso chegar dentro das nossas casas com uma premissa utópica, mas na verdade Gilead segue essa mesma linha de raciocínio, nada mais nada menos que fatos reais e urgentes.
É interessante que alguns dos grupos que são caracterizados como "inferiores" são os que tem uma relação mais próxima e cuidadosa com os outros elementos da natureza. Foram os mais exterminados na história e são aqueles que mais pagam a conta dos desequilíbrios ambientais. Ressaltar isso quando falamos da relação entre seres humanos e meio ambiente é muito importante.
Numa sociedade que separa e coloca as pessoas acima da natureza, o ecofascismo piora essa hierarquia colocando certos grupos abaixo da natureza. E a raíz é sempre a mesma: capitalismo. Agora é hora de ficar de olho nesses discursos! Obrigada Sabrina ❤💜
@Etevaldo Skylab Eu não acredito que seja simplesmente um elitismo no debate ambiental, até porque a exclusão de camadas populares pode acontecer de diversas formas. O que a Sabrina traz como ecofascismo é uma forma de usar a pauta ambiental para oprimir e explorar certos grupos, colocando suas pautas abaixo da pauta ambiental. Não sei a quais pessoas da esquerda você se refere, mas a Sabrina no caso não busca de maneira nenhuma ignorar ou manter privilégios especistas e hábitos de consumo. O que ela busca é que a pauta ecológica não seja vista como algo somente individual, mas uma pauta coletiva que leva em conta aspectos sociais, como a luta de classes e a luta dos povos indígenas. Além disso, que busca construir um outro sistema, com foco ecológico, que é algo que o capitalismo não permite.
temática muito importante pra entender os debates lá fora e ficar de olho aberto com a importação dessa retórica, que muitas vezes passa despercebido como 'simples' misantropia.
Muito, muitoooo obrigada pelo vídeo Sabrina!!! Acho esse tema muito interessante e Importante... Sei que a realidade do Brasil é diferente, mas eu tenho observado aqui na Europa um novo movimento, principalmente nesse momento de Pandemia, que está bastante assustador pra mim, de uma captação enorme da extrema direita de pessoas que até então eram anti-sistemicas e ligadas à permacultura... E se escondem atrás de discursos de liberdade, da natureza e até de uma estética bem "hippie" para crescer!
Se um dia conseguir explicar algo de uma maneira tão coesa e concreta da mesma maneira que você faz, eu vou estar realizada. Eu sei que isso é resultado de uma Sabrina que estudou e penou muito para chegar a esse resultado, mas é isso que me inspira. Obrigada :)
3 ปีที่แล้ว +5
Só sinto um arrependimento terrível de não ter conhecido esse canal antes. Simplesmente sensacional, incrível. Você é uma luz para todos que acreditam em um mundo melhor. Parabéns.
Queria me aprofundar mais no marxismo, mas estou tendo tanta dificuldade em ler livros, não por serem difíceis, mas eu tenho problema forte de atenção e não consigo ler 2 linha. :( Mas que bom que existe vídeos assim, ajuda em muita coisa.
Participe de grupos de estudos abertos que coletivos organizam. Eu te recomendo alguns: @coletivocavalo @coletivoambientalistacomunista e @coletivovaca Eu amo muito os 3 e vc vai aprender muito por lá com leituras coletivas
Mateus talvez vc tenha deficit de atenção ou algo assim (e um psicólogo que leia seu post consiga te ajudar melhor do que eu). Mas te adianto que para mim funciona bastante "eliminar" distrações para ler, como por exemplo deixar a TV desligada e celular longe. Sem música nem nada do tipo. Tenho bastante dificuldade de concentração e diminuir as distrações me ajuda bastante. Barulho é o que mais me atrapalha e procuro evitar ao máximo, porém nem sempre é possível eliminar totalmente.
Seu conteúdo foi fundamental para minha organização mental e de vida. Sou uma livre pensadora e autodidata, e vc realmente faz diferença na clareza das minhas percepções...obrigada
Obrigado, Sabrina. Bastante pertinente esse vídeo para nos alertar sobre isso. No meu primeiro semestre da Geografia foi bastante evidente essa lógica em Thomas Malthus.
Que vídeo incrível! Muito necessária sua pesquisa, Sabrina! Sua fala sobre essa fachada de ações de planejamento familiar de fundações internacionais fez lembrar também da questão da infertilidade e subfertilidade de mulheres do Sul global, que, apesar de ser uma questão de direitos reprodutivos é totalmente negligenciada pq não interessa a esse projeto neomalthusiano que você falou...Obrigada pelo seu trabalho!
"A maioria dos seres humanos não é agente de poder neste sistema, mas está presa na engenhoca deste sistema capitalista, trabalhando para viver. A maior parte das emissões de gases efeito estufa vem da indústria de combustíveis fósseis, no setor de transportes e no agronegócio." Obrigado por nos ensinar isso e sobre o cresimento populacional. ❤ Este vídeo é muito importante.
Sabrina, que aula, obrigado. Você é maravilhosa, sua didática é incrível, seu trabalho é muito bom!!! Gratidão por disponibilizar isso gratuitamente!!!
Didática como sempre!! Sempre bato nessa tecla sobre esse medo do aumento populacional pros meus alunos e como isso é usado pro lado mais fraco. Vídeo mt explicativo!
como graduanda em politicas publicas, esse tipo de conteudo é muito importante! é incrivel como politicas sociais como planejamento social podem reproduzir esse discurso problematico sem nem ter intenção!
Que aula Sabrina! Obrigada. Elucidou muitos estranhamentos que eu já ouvia, que achava problemático mas não tinha articulado essas ideias de forma sistêmica
Confesso que não conhecia o conceito até recentemente. Pela Radio Culture (França) fiquei sabendo sobre esse conceito e que foi lançado um livro examinando o fenomeno na França, que é ligado a organização de Marine Le Pen. As ideias são realmente perigosas. A ideia que me ficou é que eles se apropriam de ideias do "verdes" e reformulam as mesmas para enganar.
que vídeo incrível, sério. essas temas me interessam demais!! ansiosa pelos próximos relacionados ao tema também (mas sem pressão e sem comprometer sua saúde)
Trabalhei 11 anos com Unidades de Conservação e, indiretamente, com algumas terras indígenas do MS. Infelizmente as UCs de proteção integral são pequenas em comparação aos grandes latifúndios, e foram decretadas em áreas de APP de algumas fazendas, como o PARNA da Serra da Bodoquena gerando muitos conflitos com os proprietários de terras. Quanto as terras indígenas, os fazendeiros do MS não aceitam a demarcação e os indígenas sofrem muitas violências, e o povo guarani tem lutado bravamente por seus território . Não sei se vc já leu Armas, germes e aço. Mas me lembra a sua fala. Gostaria que vc falasse mais sobre o ecossocialismo e programas como ICMS- ecológico.
ótimo vídeo, me educou bastante sobre o ecofascismo e me fez notar que esse discurso é muito comum. já ouvi várias pessoas levantando algumas dessas questões. é importante deter isso
Xuxa, vem aqui assistir algo rapidinho. (Daqui a pouco vem gente me acusar de "cancelamento". Bem que eu queria saber como se cancela uma branca milionária)
vídeo muito importante!! é TÃO comum essa ideia de que o problema do mundo é ter gente demais... até assusta saber da proximidade disso com darwinismo social e tanta coisa horrível
Sabrina, talvez fosse interessante comentar em videos relacionados no futuro outras figuras públicas que divulgam ideias assim (e o perigo que isso representa, já que são 'influencidadores'), como o cantor Morrisey, e que alguns terroristas como os dos ataques da Noruega e da Nova Zelândia tinham um viês ecofacista.
Esse vídeo me lembrou de uma das expressões que mais detesto, "prefiro bicho do que gente". Usam muito para se sentirem superiores por "defenderem a causa animal" e justificarem comportamentos agressivos com outros humanos, inclusive ataques a religiões de matriz africanas.
A maioria nem gosta de bichos. Gosta de cães modificados geneticamente, gordos e doentes para gastarem seu dinheiro, depósitos de carência. São guiados por estética.
A bandeirola muito chique ali atrás :') Vídeo maravilhoso de novo, Sá, importante demais para trazer pro papo sobre o falso problema Natureza X Vida Humana
Esse vídeo foi muito me elucidou de maneira significativa, pois eu tinha ciência destes elementos do ecofascismo quando isolados, e até trabalhados conjuntamente, porém não sabia da existência da nomeclatura para tudo isso. Excelente trabalho, Sabrina. Você e demais criadores de conteúdo da esquerda radical têm sido essenciais para me alinhar neste caminho de transformação do sistema vigente.
Dois dias assistindo esse vídeo, mas consegui entender 23,45% do conteúdo, terei que ler uns 4 livro antes Sabrina. Mas chego lá, em resumo, na minha concepção a Direita Ecológica sonha em abacar com as favelas e plantar árvores no local, sumir com pobres, mendigos e tudo que há de poluição visual para esses riquinhos, pois na cabeça da Direita, o pobre é o causador dos problemas ambientais.
Lembrei de lideranças de países que se dizem preocupados com a floresta amazônica e flertam com a idéia de fazer uma intervenção no Brasil. Sempre "bem intencionados" (...) É lógico que estamos errados com a forma que conduzimos os processos ecológicos no Brasil. Mas observando a história não acho que outros países tenham moral para praticar intervenções no nosso país. Nos ajudar que é bom ninguém quer! Se apropriar do que é do território brasileiro é o que muitos querem (...) Se esquecem que não somos mais colônia!
Mais uma vez parabéns pelo conteúdo! Realmente nunca tinha pensado que fosse possível uma "associação" entre eco e facismo, mas esse vídeo além de me mostrar isso, abriu meus olhos para várias coisas que eu já observava isoladamente, mas não tinha percebido como estão relacionadas, além de diversas outras que eu não sabia e me informei com o vídeo, como sempre iluminador e esclarecedor!
Conteúdo muito interessante! Sempre tive dificuldade em aceitar a ideia de um capitalismo vegano, sao coisas que pra mim não vão na mesma panela. Senti falta de legendas. Queria mandar pra minha irmã, que é surda, e as legendas geradas automaticamente não tem uma qualidade 100 de 100.
Muito legal saber sobre fascismo ambientalista, e como o outro lado se apropria do discurso ecológico para ser anti-humanista. Me lembro de um anime muito famoso, Hunter x Hunter, em que o maior vilão é uma quimera ecofascista, e usa isso como desculpa para o extermínio da humanidade. Tenho certeza que se eu prestar mais atenção, vou ver o discurso ecofascista muito mais presente em diversas obras e na política.
Tomara que veja esse comentário Sabrina, tô copiando o mesmo que fiz no vídeo novo da Rita agora pouco. Fui aprovado mês passado com bolsa 100% em medicina. Minha trajetória foi muito peculiar em comparação com o perfil de quem passa nesse curso sabe, eu não estudei da forma tradicional, sou totalmente de humanas, lia muito e via muito conteúdo como o seu, da Rita, da Jana Viscardi e etc. Consegui desenvolver uma boa interpretação, escrita e aprender MUITA coisa. Te agradeço muito, você é uma das professoras que mais marcou e mudou a minha vida. Espero me tornar um bom profissional e espero muito conseguir mudar vidas de forma tão positiva e revolucionária como você. Obrigado, um beijo.
Parabéns!
@@Julia_Lobo obrigado💞💞
@@rafaelmiranda8029 parabéns
@@arthurnascimento1033 obrigadoo💞❤
ahhhh que incrível! parabéns, Rafael!!!!
Sempre achei contraditório que "eco" pudesse ser usado como prefixo junto com "fascismo"
Na verdade, por incrível que pareça, Hitler foi uma das primeiras pessoas, e provavelmente o primeiro lider político, a promover ideias ecológicas
@@DanteVermelho23 , não é verdade, lideranças mundo afora e bastante anteriores promoveram causas ecológicas. Entre nós há o exemplo notável do imperador Pedro II.
No século XIX, o Rio de Janeiro assistia o esgotamento dos seus mananciais de abastecimento de água potável, que provinham da Serra da Carioca. O esgotamento era devido ao uso predatório das matas para retirar lenha e obter carvão vegetal, criação de pastagens para o gado e áreas de plantio de café. Ao saber do problema, o imperador, que tinha sólida formação em ciências, compreendeu qual era o origem do problema e ordenou que se promovesse o reflorestamento e assim nasceu a atual Floresta e o Parque Nacional da Tijuca.
No EUA, o parque de Yellowstone foi criado em 1872. O presidente Theodore Roosevelt foi um entusiasta da causa preservacionista.
A direita verdadeira sempre teve um amor pelos animais e a natureza
@@qwertyuiopasdfghjklzxcvbnm5902 , pena que não tenham esse amor pelo bicho homem... que também faz parte da natureza.
@@rodrigodealmeidaneves7426 nem vocês tem
A Xuxa precisa assistir esse vídeo urgentemente.
pensei a mesma coisa
Desculpa, mas você pode me explicar o porquê? A Xuxa tem alguma relação com ecofacismo?
@@pulular5914 ela falou algo sobre testar vacinas em detentos.
@@allisontavares8454 choquei
@@allisontavares8454 Sério? Que pesado, eu não sabia disso. Obrigada por me explicar!
Me fez lembrar muito de “O conto da Aia” (The Handmaid’s Tale), claramente ecofascistas.
Tem também aquele povo que fala que o ser humano é o vírus.
Pensei o mesmo por aqui. Que série!
Passei o vídeo inteiro tentando juntar "eco" e "fascismo", consegui com esse comentário kkkk
"Onde está segunda?" também
Como bióloga até me dói ver falarem de darwinismo social, jogam o nome de Darwin no meio e quem não conhece deve achar que isso tem alguma fundamentação biológica. Obrigada pelo vídeo, Sabrina!
Acho que o "social" vem justamente para diferenciar do darwinismo biológico que é a área a que se restringe e atua
@@joaninha.mp3 eu entendo e penso "que bom" que tenham adicionado "social" ao termo para diferenciar do processo biológico. Contudo, darwinismo social é uma extrapolação e interpretação errônea do darwinismo real, por isso faço minha crítica. Dentro da biologia existe o "neodarwinismo", também chamado de teoria sintética da evolução, que é uma "atualização" da teoria proposta por Darwin. Essa "atualização" se dá porque hoje conhecemos mecanismos genéticos (desconhecidos por Darwin) que explicam fenômenos da evolução. Nesse caso acho coerente usar o termo "darwinismo", já que o neodarwinismo corrobora o darwinismo (prefiro não usar o termo "darwinismo biológico" porque entendo que meio que não era pra ter outro que não seja o da biologia, afinal até onde sei Darwin não fez tal extrapolação kk). Por outro lado, o darwinismo social "se baseia" no darwinismo, mas não leva em conta as "regras" evolutivas, e por isso entendo que não caberia usar essa expressão.
@@carolinaborges115 entendi muito bem, parabéns pela boa didática, obrigado
@@joaninha.mp3 ai, pra minha pessoa que tá iniciando a vida de professora receber elogio sobre didática é tudo uahaha obrigada pela oportunidade de expor isso aqui e por ler meu comentário 😊
Basicamente o ancap eh puro darwinismo social
Colocou tanta coisa nova para me questionar que meu cérebro bugou!
Nossa, percebi que com a minha falta de esperança na humanidade e sentimento de defesa pela natureza e animais reproduzo algumas falas perigosas, PAREI JÁ com essa ignorancia, muito obrigada pelas informações!
Nas redes sociais rola muito isso.
Aquela falas la "prefiro bicho do que gente" é a mais comum.
@Etevaldo Skylab mas ninguém disse que falar a verdade é algo perigoso, EU continuo tendo vontade de defender a natureza e os animais, acho perigoso algumas falas que EU reproduzia que tiravam o foco do verdadeiro problema e colocava o foco em pessoas que não eram de fato as causadoras dos problemas!
@Etevaldo Skylab cuidarei para não silenciar/desvalidar/censurar nenhuma luta justa, pode deixar!
@Etevaldo Skylab eu acho errado culpar "a humanidade" como uma grande inimiga do meio ambiente, porque não é, é o capitalismo. os nossos indígenas cuidavam muito bem da natureza, o problema de enxergar a fauna e flora como mercadoria veio depois da colonização não é? logo, toda a humanidade não pode ter culpa disso. eu tenho certeza que se tivessem consciência e pudessem a grande maioria teria um respeito maior pelo meio ambiente!
mano falando em xenofobia, lembrei de uma coisa que me deixou muito ??? esses dias. Tava vendo uma vídeo aula de geografia do if de rondônia e tipo já é bem evidente que eles são anticomunistas do tipo mais tosco, mas velho, eles estavam falando de xenofobia e na mesma aula praticaram xenofobia contra os venezuelanos. E o pior: eles diziam "a gente tem que impedir que continuem entrando venezuelanos no Brasil, muita gente tá entrando e trazendo muitos problemas, mas isso não é xenofobia não galera". Corta para eles falando que na Europa existe xenofobia e q lá eles falam que os estrangeiros estão trazendo muitos problemas tipo roubando o emprego deles e trazendo doenças e que isso é mto feio SENDO QUE ELES FIZERAM A MESMA COISA, usaram os MESMOS ARGUMENTOS. Só um desabafo, é isso kkk
"Gattaca - A experiência genética". Um filme interessante sobre estratificação social baseado na genética.
Tenho HIV,quase fiquei totalmente cego,meu pai nas drogas,minha mãe enfrentando uma doença grave,quando eu me vi na lama eu criei esse canal,que graças a Deus esta crescendo muito rápido,nunca imaginei que as pessoas gostariam de assistir vlogs da minha vida e relatos,hj minha vida está mais iluminada,estou mais feliz,espero um dia ter o canal tão grande quanto o seu
nossa que pesado amigo.
Estimo melhoras pra ti e pra tua vida, saúde que o resto vem.
A Sabrina falando dá vontade de sair estudando profundamente sobre tudo. Preciso manter o foco, mas eu vou ler sobre sim kkkkkkkkkk
Esse tema é muito importante, principalmente em momentos como esse que as pessoas dizem que "a natureza está fazendo uma limpeza" com a covid-19, pura propaganda ecofascista!!!
eu inclusive tava esperando uma menção do tipo no vídeo, porque o exemplo vem super a calhar
Tá lindo essa dobradinho Sabrina-Rita. Meu sextou aqui já começa cheio de referências bibliográficas.
Falou em ecofascismo, logo pensei na fala da Xuxa. Como vegana, percebo que há uma certa despolitização do que significa o veganismo. Só falam nos animais e se esquecem completamente dos oprimidos. Como se os inimigos fossem aqueles mais pobres que mal tem o que comer e se alimentam de produtos de origem animal. Pior é ver vegano apoiando empresas que usam o veganismo de fachada (um tipo de "pink money" pra veganos). E o mesmo vale para ecologia.
Sabrina, você tem realizado um trabalho fundamental na nossa formação militante. Obrigado demais!
Adorei o tema
Muito bom
Cada video novo do tese onze, me inspira, Sabrina está salvando um pouco da minha saúde mental, pois ouvir você me traz forças para que não podemos desistir nunca de nossas metas, no caso mudar esse mundo terrível em que estamos mergulhados!!!
ecologia sem consciência de classe é só jardinagem
Não conhecia esse termo "ecofascismo" mas já tive desprazer de conhecer gente com esse pensamento. E essa fala sobre experimentos com presos achei bem psicótica!
Margareth Atwood conseguiu passar essa realidade atual como ficção palatável e isso chegar dentro das nossas casas com uma premissa utópica, mas na verdade Gilead segue essa mesma linha de raciocínio, nada mais nada menos que fatos reais e urgentes.
É interessante que alguns dos grupos que são caracterizados como "inferiores" são os que tem uma relação mais próxima e cuidadosa com os outros elementos da natureza. Foram os mais exterminados na história e são aqueles que mais pagam a conta dos desequilíbrios ambientais. Ressaltar isso quando falamos da relação entre seres humanos e meio ambiente é muito importante.
Lembrei da Xuxa propondo testes nas populações carcerárias com o discurso de salvar os animaizinhos.
sabrina mantém vivo em mim, o sentimento de querer me coletivizar, me engajar, e isso tem sido extremamente importante, obrigado!!!! ❤
Numa sociedade que separa e coloca as pessoas acima da natureza, o ecofascismo piora essa hierarquia colocando certos grupos abaixo da natureza. E a raíz é sempre a mesma: capitalismo. Agora é hora de ficar de olho nesses discursos! Obrigada Sabrina ❤💜
@Etevaldo Skylab Eu não acredito que seja simplesmente um elitismo no debate ambiental, até porque a exclusão de camadas populares pode acontecer de diversas formas. O que a Sabrina traz como ecofascismo é uma forma de usar a pauta ambiental para oprimir e explorar certos grupos, colocando suas pautas abaixo da pauta ambiental. Não sei a quais pessoas da esquerda você se refere, mas a Sabrina no caso não busca de maneira nenhuma ignorar ou manter privilégios especistas e hábitos de consumo. O que ela busca é que a pauta ecológica não seja vista como algo somente individual, mas uma pauta coletiva que leva em conta aspectos sociais, como a luta de classes e a luta dos povos indígenas. Além disso, que busca construir um outro sistema, com foco ecológico, que é algo que o capitalismo não permite.
temática muito importante pra entender os debates lá fora e ficar de olho aberto com a importação dessa retórica, que muitas vezes passa despercebido como 'simples' misantropia.
Muito, muitoooo obrigada pelo vídeo Sabrina!!! Acho esse tema muito interessante e Importante...
Sei que a realidade do Brasil é diferente, mas eu tenho observado aqui na Europa um novo movimento, principalmente nesse momento de Pandemia, que está bastante assustador pra mim, de uma captação enorme da extrema direita de pessoas que até então eram anti-sistemicas e ligadas à permacultura... E se escondem atrás de discursos de liberdade, da natureza e até de uma estética bem "hippie" para crescer!
Se um dia conseguir explicar algo de uma maneira tão coesa e concreta da mesma maneira que você faz, eu vou estar realizada. Eu sei que isso é resultado de uma Sabrina que estudou e penou muito para chegar a esse resultado, mas é isso que me inspira. Obrigada :)
Só sinto um arrependimento terrível de não ter conhecido esse canal antes. Simplesmente sensacional, incrível. Você é uma luz para todos que acreditam em um mundo melhor. Parabéns.
Xuxa Meneghel manda lembranças
Queria me aprofundar mais no marxismo, mas estou tendo tanta dificuldade em ler livros, não por serem difíceis, mas eu tenho problema forte de atenção e não consigo ler 2 linha. :( Mas que bom que existe vídeos assim, ajuda em muita coisa.
Participe de grupos de estudos abertos que coletivos organizam. Eu te recomendo alguns: @coletivocavalo @coletivoambientalistacomunista e @coletivovaca
Eu amo muito os 3 e vc vai aprender muito por lá com leituras coletivas
@@joaninha.mp3 Opa obrigado meu amigo, vou dar uma olhada.
Eu te entendo, passo pelo mesmo problema.
Mateus talvez vc tenha deficit de atenção ou algo assim (e um psicólogo que leia seu post consiga te ajudar melhor do que eu). Mas te adianto que para mim funciona bastante "eliminar" distrações para ler, como por exemplo deixar a TV desligada e celular longe. Sem música nem nada do tipo. Tenho bastante dificuldade de concentração e diminuir as distrações me ajuda bastante. Barulho é o que mais me atrapalha e procuro evitar ao máximo, porém nem sempre é possível eliminar totalmente.
Os vídeos da Sabrina me inspira a continuar lutando.
Seu conteúdo foi fundamental para minha organização mental e de vida. Sou uma livre pensadora e autodidata, e vc realmente faz diferença na clareza das minhas percepções...obrigada
Obrigado, Sabrina. Bastante pertinente esse vídeo para nos alertar sobre isso. No meu primeiro semestre da Geografia foi bastante evidente essa lógica em Thomas Malthus.
Que vídeo incrível! Muito necessária sua pesquisa, Sabrina! Sua fala sobre essa fachada de ações de planejamento familiar de fundações internacionais fez lembrar também da questão da infertilidade e subfertilidade de mulheres do Sul global, que, apesar de ser uma questão de direitos reprodutivos é totalmente negligenciada pq não interessa a esse projeto neomalthusiano que você falou...Obrigada pelo seu trabalho!
Gostei dessa ideologia. Obrigado
"A maioria dos seres humanos não é agente de poder neste sistema, mas está presa na engenhoca deste sistema capitalista, trabalhando para viver. A maior parte das emissões de gases efeito estufa vem da indústria de combustíveis fósseis, no setor de transportes e no agronegócio."
Obrigado por nos ensinar isso e sobre o cresimento populacional. ❤
Este vídeo é muito importante.
Obrigada Aprendi algo novo! O mundo politico precisa de pessoas do seu calibri!
Sabrina, que aula, obrigado. Você é maravilhosa, sua didática é incrível, seu trabalho é muito bom!!! Gratidão por disponibilizar isso gratuitamente!!!
Pandemia de coronavírus: a
Thomas Malthus: "nature is healing"
Didática como sempre!! Sempre bato nessa tecla sobre esse medo do aumento populacional pros meus alunos e como isso é usado pro lado mais fraco. Vídeo mt explicativo!
"Darwinismo social"
Coitado de Darwin, ser atrelado a um movimento que nada tinha a ver com ele, um abolicionista.
como graduanda em politicas publicas, esse tipo de conteudo é muito importante! é incrivel como politicas sociais como planejamento social podem reproduzir esse discurso problematico sem nem ter intenção!
Aprendi novos conceitos que eu não fazia ideia que existiam, agora só me resta estudar. Parabéns pelo trabalho! 👏
Que aula Sabrina! Obrigada. Elucidou muitos estranhamentos que eu já ouvia, que achava problemático mas não tinha articulado essas ideias de forma sistêmica
Instagram tá cheio de perfil ecofascista se dizendo vegano
Mais um EXCELENTE vídeo, meu amor!
Impossível a gente se comunicar com tantos conceitos. Fascismo é fascismo, e deu! :D
Fascismo é fascismo mas o vídeo não é sobre um novo nome pra fascismo e sim sobre como fascistas usam da pauta ambiental. Você assistiu?
Confesso que não conhecia o conceito até recentemente. Pela Radio Culture (França) fiquei sabendo sobre esse conceito e que foi lançado um livro examinando o fenomeno na França, que é ligado a organização de Marine Le Pen. As ideias são realmente perigosas. A ideia que me ficou é que eles se apropriam de ideias do "verdes" e reformulam as mesmas para enganar.
Lembrei do "corno do capitólio" desde o comecinho e aí ocê citou hahahahahahahahahahaha melhor exemplo de ecofascismo
Assunto essencial para divulgação em massa! Isso deveria ser ensinado em todas as escolas!!!
Que vídeo, Brasil!!!!!!! Falou tanta coisa que eu pensava, mas não conseguia articular direito...
Parabéns, Sabrina! Pessoas como você ajudam a construir um mundo melhor! 🙏🏽🙏🏼🙏🏿🌹❤️💋🇧🇷
que vídeo incrível, sério. essas temas me interessam demais!! ansiosa pelos próximos relacionados ao tema também (mas sem pressão e sem comprometer sua saúde)
Trabalhei 11 anos com Unidades de Conservação e, indiretamente, com algumas terras indígenas do MS. Infelizmente as UCs de proteção integral são pequenas em comparação aos grandes latifúndios, e foram decretadas em áreas de APP de algumas fazendas, como o PARNA da Serra da Bodoquena gerando muitos conflitos com os proprietários de terras. Quanto as terras indígenas, os fazendeiros do MS não aceitam a demarcação e os indígenas sofrem muitas violências, e o povo guarani tem lutado bravamente por seus território . Não sei se vc já leu Armas, germes e aço. Mas me lembra a sua fala.
Gostaria que vc falasse mais sobre o ecossocialismo e programas como ICMS- ecológico.
tem hora que eu sinto que tô num multiverso, mas infelizmente é a realidade
Grata por esse video. Eu não sabia da existência dessas coisas, tô em choque.
Gratidão pelo conteúdo, esse tema é super importante para identificar determinados comportamentos e falas de líderes e influenciadores !!!
Chocada com a possibilidade de um ecofascismo, assim como me choca o anarcocapitalismo.
ótimo vídeo, me educou bastante sobre o ecofascismo e me fez notar que esse discurso é muito comum. já ouvi várias pessoas levantando algumas dessas questões. é importante deter isso
Nunca tinha ouvido falar desse conceito. Mas consigo imaginar movimentos nesse sentido na Europa.
Eu vejo notificação dos vídeos da Sabrina e ja corro pra ca ❤
Agora as referências estão todas organizadinhas no site
Xuxa, vem aqui assistir algo rapidinho. (Daqui a pouco vem gente me acusar de "cancelamento". Bem que eu queria saber como se cancela uma branca milionária)
vídeo muito importante!! é TÃO comum essa ideia de que o problema do mundo é ter gente demais... até assusta saber da proximidade disso com darwinismo social e tanta coisa horrível
Sabrina, muito didático o vídeo. Caso você ainda não conheça, sugiro pesquisar sobre a história da Demeter aqui na Alemanha durante o terceiro Reich.
Sabrina, talvez fosse interessante comentar em videos relacionados no futuro outras figuras públicas que divulgam ideias assim (e o perigo que isso representa, já que são 'influencidadores'), como o cantor Morrisey, e que alguns terroristas como os dos ataques da Noruega e da Nova Zelândia tinham um viês ecofacista.
Quer ver o ecofascismo é só entrar em qualquer grupo de receitas vegans no fscebook
Os nazistas faziam campanhas anti-tabagistas.
Muito legal. Você poderia fazer um vídeo sobre planejamento familiar, é um tema interessante, e pouco discutido, de modo geral.
O Thanos era ecofascista!
Já tinha visto essa expressão algumas vezes no twitter mas não entendia muito bem,o vídeo me ajudou muito! Obrigadaa
Esse vídeo me lembrou de uma das expressões que mais detesto, "prefiro bicho do que gente". Usam muito para se sentirem superiores por "defenderem a causa animal" e justificarem comportamentos agressivos com outros humanos, inclusive ataques a religiões de matriz africanas.
A maioria nem gosta de bichos. Gosta de cães modificados geneticamente, gordos e doentes para gastarem seu dinheiro, depósitos de carência. São guiados por estética.
Aprendi muito como sempre! Obrigado! ♥️♥️♥️♥️♥️
Tema de extrema relevância.
Aquele conceito antigo de "Espaço Vital" agora vindo com outra roupa. Ótima análise!
Importante demais. Vou encaminhar pra algumas pessoas que têm esse discurso, mas que não estão atentas o suficiente.
Brilhante, Sabrina! E, como de costume, com um timing preciso!
@Tese Onze Excelente Conteúdo Parabéns Sabrina Fernandes 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A bandeirola muito chique ali atrás :') Vídeo maravilhoso de novo, Sá, importante demais para trazer pro papo sobre o falso problema Natureza X Vida Humana
É muito bizarro essas tendências atuais. Todo mundo adotando Eco e sustentabilidade. Não me engana.
Esse vídeo foi muito me elucidou de maneira significativa, pois eu tinha ciência destes elementos do ecofascismo quando isolados, e até trabalhados conjuntamente, porém não sabia da existência da nomeclatura para tudo isso. Excelente trabalho, Sabrina. Você e demais criadores de conteúdo da esquerda radical têm sido essenciais para me alinhar neste caminho de transformação do sistema vigente.
Não estou rotulando mas lembrei da Xuxa falando que pra proteger animais, tem que testar cosmeticos na população carcerária
Você acaba de me apresentar um mundo totalmente desconhecido. Estou chocada! Obrigada pelo trabalho excepcional de sempre, companheira!
Apesar de todos os termos e da dificuldade de entender tudo isso se não estiver já acompanhando toda essa discussão, você conseguiu ser bem didática!
Dois dias assistindo esse vídeo, mas consegui entender 23,45% do conteúdo, terei que ler uns 4 livro antes Sabrina. Mas chego lá, em resumo, na minha concepção a Direita Ecológica sonha em abacar com as favelas e plantar árvores no local, sumir com pobres, mendigos e tudo que há de poluição visual para esses riquinhos, pois na cabeça da Direita, o pobre é o causador dos problemas ambientais.
Obrigada, Sabrina.
Aprendendo sempre. Obrigada Sabrina.
Ecofascismo: vc vê em Gileade
Lembrei de lideranças de países que se dizem preocupados com a floresta amazônica e flertam com a idéia de fazer uma intervenção no Brasil. Sempre "bem intencionados" (...)
É lógico que estamos errados com a forma que conduzimos os processos ecológicos no Brasil. Mas observando a história não acho que outros países tenham moral para praticar intervenções no nosso país. Nos ajudar que é bom ninguém quer! Se apropriar do que é do território brasileiro é o que muitos querem (...)
Se esquecem que não somos mais colônia!
Mais uma vez parabéns pelo conteúdo! Realmente nunca tinha pensado que fosse possível uma "associação" entre eco e facismo, mas esse vídeo além de me mostrar isso, abriu meus olhos para várias coisas que eu já observava isoladamente, mas não tinha percebido como estão relacionadas, além de diversas outras que eu não sabia e me informei com o vídeo, como sempre iluminador e esclarecedor!
mano mds eu to vendo cada vez mais esse ecofascismo e tem me assustado mto...
Agente Smith é ecofascista!
Salve Sabrina ...
sempre bom te ouvir ...
grato pela aula
Abraços
Nunca confundam consumismo com qualidade de vida.
depois de saber que existe ecoterrorismo, agora tem ecofascismo?!!!! meu Deus!
Conteúdo muito interessante! Sempre tive dificuldade em aceitar a ideia de um capitalismo vegano, sao coisas que pra mim não vão na mesma panela.
Senti falta de legendas. Queria mandar pra minha irmã, que é surda, e as legendas geradas automaticamente não tem uma qualidade 100 de 100.
Bom demais e muito necessário!!
Muito legal saber sobre fascismo ambientalista, e como o outro lado se apropria do discurso ecológico para ser anti-humanista.
Me lembro de um anime muito famoso, Hunter x Hunter, em que o maior vilão é uma quimera ecofascista, e usa isso como desculpa para o extermínio da humanidade.
Tenho certeza que se eu prestar mais atenção, vou ver o discurso ecofascista muito mais presente em diversas obras e na política.
Excelente vídeo! Ajudou a organizar vários o pensamentos que estou desenvolvendo sobre o tema.
recentemente eu estava lendo justamente sobre a cooptação da pauta ecológica pelo fascismo, muito importante, sa
Graças ao canal Reflexo do Todo, eu conheci o teu trabalho, Sabrina. Como vc é necessária para as militâncias. Beijos do teu mais novo fã!