OS CRIMES DOS BRANCOS CONTRA NEGROS TÊM REPARAÇÃO? (

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 165

  • @Fabigomesrj81
    @Fabigomesrj81 2 ปีที่แล้ว +37

    Recentemente a mulher de cantor muito famoso, gravou um stories falando e mostrando a empregada que “herdou” da mãe. A mulher em questao, trabalha há 23 anos na família, e apesar de falarem que ela é membro da família, não se envergonham em tratar a mulher como objeto de herança. Esse tipo de livro e de discussão será sempre necessário e relevante. Espero
    Que um dia fique apenas nos livros de ficção.

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 2 ปีที่แล้ว +6

    Eu acho que quem poderia se sentir atacado não lê ou não lê esse tipo de livro e tampouco está aqui nesse canal.

  • @beatrizrodrigues3407
    @beatrizrodrigues3407 2 ปีที่แล้ว +15

    Que resenha incrível, Isa!
    Quando falamos desses traumas coletivos, sempre parecem muito distantes (seja em tempo, seja em espaço). Importante que a gente tenha livros que discutam isso e nos relembrem que, na verdade, tudo isso está muito perto de nós - ainda e infelizmente. E na hora de falar do livro, muito importante você nos dando o toque de como essas coisas também estão presentes aqui no Brasil.
    O livro, claro, já foi pra minha lista por sua causa

  • @CelsoLago-Paiva
    @CelsoLago-Paiva ปีที่แล้ว

    Muito triste a história. Toda injustiça revolta e abre nossa sensibilidade, despertando o senso de justiça (em quem o tenha, claro). Sua resenha me estimulou a ler o livro. Já escrevi a respeito da opressão de brancos contra negros no Brasil. Grande abraço! (Celso Lago, Minas Gerais)

  • @michellebonatto6689
    @michellebonatto6689 2 ปีที่แล้ว +29

    Isa! Amo seu canal! Assisti um vídeo antigo, você fala do sonho de criança em ser poliglota, que sabe inglês, espanhol e italiano e estava estudando francês. Poderia gravar um vídeo sobre dicas para o estudo de idiomas? Como você estuda, como você consegue a fluência, como você não esquece as outras línguas já estudadas? Obrigada ❤️

    • @valesca6004
      @valesca6004 2 ปีที่แล้ว +1

      Isso seria demais! Eu também tenho o sonho de ser poliglota

    • @vitoriacampos1533
      @vitoriacampos1533 2 ปีที่แล้ว +1

      Siiiim!! Por favor!

  • @sarago2724
    @sarago2724 2 ปีที่แล้ว +28

    Que dolorosa essa história. Apesar do lado "cômico" mencionado, é uma realidade apavorante. Pobre Salomé! 💔

  • @josenunesdacosta1781
    @josenunesdacosta1781 2 ปีที่แล้ว +10

    Isabella, depois de sua resenha, como sempre, deu vontade de correr atrás deste livro.

  • @claudioaraujo2026
    @claudioaraujo2026 2 ปีที่แล้ว +3

    "J. I. Inneh, Ekegbian de Benin (Nigéria). O chefe Inneh não é exatamente rei, mas um grão-duque da corte do obá de Benin, a quem todos os dias presta homenagem, extensiva a seus honoráveis ancestrais. No século XVI o poder do obá era muito grande, e ele gostava de se apresentar a caráter, cercado por seus leopardos sagrados e um impressionate cortejo de guerreiros. Nos séculos seguintes, a família juntou dinheiro a esse poder PARTICIPANDO DO RENDOSO COMÉRCIO DE ESCRAVOS. QUANDO ACABOU A ESCRAVIDÃO, ACABARAM-SE O DINHEIRO E O PODER, ficou apenas a tradição. De que o ekegbian Inneh é apenas uma pequena parte." Revista Superinteressante, janeiro de 1991. Matéria que trata sobre os reis africanos. Esse detalhe me chamou atenção: muitas tribos ficaram ricas vendendo escravos de outras tribos. Ou seja, não foi o homem branco que escravizou os africanos, foram tribos africanas que escravizaram outras tribos para vendê-las aos brancos. O que não ameniza em nada a culpa dos escravocratas brancos. Mas é uma parte não contada da história. Será que vão cobrar a dívida histórica das tribos que escravizaram as outras?

  • @miladyrosa
    @miladyrosa 2 ปีที่แล้ว +57

    É como se alguma madame da elite brasileira fizesse o marido do agro prometer a reintegração à terra dos indígenas. Bastante forte, amei.

    • @acrscarlos6128
      @acrscarlos6128 2 ปีที่แล้ว +2

      Verdade. Mas acho que pessoas assim, com consciência, são raríssimas.

  • @luacheia2102
    @luacheia2102 2 ปีที่แล้ว +27

    " Vomitativas ", a cara do grande Peninha. 😂😂
    Adorei a colocação, pessoas medíocres mesmo.
    Ótima dica, um texto muito necessário para uma boa reflexão. Gosto muito da quebra da quarta parede em filmes e séries mas nunca experimentei isso num texto.

    • @ivo0789
      @ivo0789 2 ปีที่แล้ว +2

      Pensei o mesmo do vomitativo hahaha

    • @jeremias8889
      @jeremias8889 2 ปีที่แล้ว

      @Mike Dantas SO POQUE ELE NÃO MENTIU SOBRE COMUNISMO, KKKK

    • @jeremias8889
      @jeremias8889 2 ปีที่แล้ว +1

      @Mike Dantas A galera só começou a desgostar dele quando ele falou de comunismo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, "pária" é recalque né

  • @ECFabiano
    @ECFabiano 2 ปีที่แล้ว +2

    Esse livro está na lista de desejados. Isa vc trouxe uma ótima resenha e contextualização de tudo, belíssimo trabalho. Parabéns pela dedicação de sempre

  • @JulianaRainhadeMaio
    @JulianaRainhadeMaio 2 ปีที่แล้ว +4

    Excelente resenha, Isa!
    Por favor, poderia fazer um vídeo sobre o livro 'Veias Abertas da América Latina'?

  • @debspvr
    @debspvr 2 ปีที่แล้ว

    muito feliz por ter topado com essa resenha maravilhosa por aqui, de uma das minhas leituras preferidas desse 2022 ✨

  • @JNrabellotrindade
    @JNrabellotrindade 2 ปีที่แล้ว +7

    Assisti lembrando sobre a infeliz declaração recente de uma certa esposa de um cantor famoso: Thyane mostra Raimunda, sua funcionária negra, cozinhando: "23 anos que ela faz parte da nossa família", escreveu na tela. Em outro vídeo, ela conversa com a mãe sobre a empregada. "Mainha dizia que, quando eu casasse, Raimunda era minha, não era?"

  • @cleidhyrodriguez8108
    @cleidhyrodriguez8108 2 ปีที่แล้ว +2

    Já quero!!👏🎉📝

  • @mrlately
    @mrlately 2 ปีที่แล้ว +6

    Que trabalho impecável, Isa.

  • @liliapereira8474
    @liliapereira8474 2 ปีที่แล้ว +1

    Também já li O bom médico, desse autor, é assim também forte.

  • @alliesantos663
    @alliesantos663 2 ปีที่แล้ว +4

    Nunca me arrependo de ler suas indicações

  • @aline.pszanuto
    @aline.pszanuto 2 ปีที่แล้ว +13

    Esse lance da terra, sempre pensei sobre isso (viajando sozinha na minha mente, pensamentos pensantes) ... Sempre pensei que a escravidão causou diversos atrasos na vida das pessoas pretas...Um dos atrasos causados é justamente essa questão da terra. Vc q está lendo esse comentário já parou para pensar sobre isso? Vc provavelmente conhece alguma pessoa branca que é dona da metade da cidade ou da cidade toda, aluga todas essas casas e vive de aluguéis (tem mercado, salas comerciais tbm) e não trabalha das 8 as 18h, não é? Mas como a pessoa acumulou todo esse patrimônio? Penso que provavelmente mais da metade a pessoa herdou... Pq pela lógica, pensa comigo... Os seus pais são donos da casa deles? Seus avós são donos das casas deles? Vc é dono da sua casa? Se vc é dono da sua casa, seus pais são donos da casa deles e seus avós são donos da casa deles, só com essas 3 gerações teus filhos (as) já tem 4 casas de herança (a sua, a do seus pais e 2 dos seus avós), não é? E esse povo que tem muitos imóveis (as vezes são mesmo donos de cidades inteiras) geralmente são brancos e a maior parte é herança, a família é rica há no mínimo 10 gerações... O (a) camarada pode até depois com o tempo usado a grana dos aluguéis e investido, multiplicado/ampliado o patrimônio, mas de qualquer forma ele/ela saiu muito a frente na corrida da vida, não é? Concorda comigo? Enquanto pessoas pretas foram impedidas (sim, impedidas literalmente) de ter as coisas durante 300 anos de escravidão... Não tiveram liberdade, não tiveram terras, não tiveram herança, não tiveram nenhum tipo de ajuda, não tiveram nada... Por esse e outros motivos meritocracia não existe 🥴

    • @dayaneziegler7534
      @dayaneziegler7534 2 ปีที่แล้ว +1

      Que comentário! Também penso a questão da ancestralidade para as pessoas negras. Não existem registros dos navios negreiros, as pessoas não conseguem saber de que local seus antepassados vieram. São tantas violências que precisam ser reparadas.

    • @alihata9951
      @alihata9951 ปีที่แล้ว +1

      O pior é que depois da abolição , os alemães e italianos que chegaram bem depois conseguiram muitas terras... Nada é por acaso!

  • @giannamelobarbirato7022
    @giannamelobarbirato7022 2 ปีที่แล้ว +6

    Belíssima análise. Paralelo inevitável com nossa sociedade classista. Já incluí na minha lista de desejos! Obrigada pela valiosa dica, Isa!

  • @josericardosatiliodasilva6080
    @josericardosatiliodasilva6080 2 ปีที่แล้ว +8

    Não, Isa! Vc tem, sim, lugar de fala. Apenas não pode dizer ter experimentado o racismo, contudo a luta contra o racismo é uma luta que está para além de nós, negros, é uma luta humana.

    • @biaferreira4927
      @biaferreira4927 2 ปีที่แล้ว

      Eu penso igual,,, minha mãe é preta,minha bisavó era índia, então eu pareço branca ,mas não sou,,,ver o racismo é doloroso

  • @martamello2464
    @martamello2464 2 ปีที่แล้ว +1

    Ansiosa para ler!

  • @joiceyoshimura
    @joiceyoshimura 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito grata por essa indicação de leitura tão valiosa na data de hoje

  • @cesargomes3197
    @cesargomes3197 2 ปีที่แล้ว +2

    Adorei a dica!!! Em tempo, as observações são ótimas dão umpanorama do romance sem desvela-lo por completo. Atiça a curiosidade Valeu ✌️

  • @annaju888
    @annaju888 ปีที่แล้ว

    Ansiosíssima pra ler!!!!

  • @gracielasouza4745
    @gracielasouza4745 2 ปีที่แล้ว +11

    Lindo trabalho Isa

  • @DeeInTheMoshPit
    @DeeInTheMoshPit 2 ปีที่แล้ว +5

    Isa, você precisa ler Herança, do autor Miguel Bonefoy. Você vai adorar. Historia familiar, com toques de realismo mágico, que de passa no Chile até a época da ditadura. É o melhor livro que li esse ano, e olha que participei da LC dos Miseráveis.

  • @fernandorodrigo1809
    @fernandorodrigo1809 2 ปีที่แล้ว +1

    Sensacional esta resenha

  • @andregatinhobrancomiau
    @andregatinhobrancomiau 2 ปีที่แล้ว +2

    Se essas mulheres brancas e homens brancos soubessem cozinhar e limpar a casa, não precisaria ter empregada negra. O tempo que ficam militando na internet , 24:00 por dia, estariam aprendendo algo. Essa moça aí, já disse no vídeo que tem nojinho de tirar o resto de alimento da pia. Ela tinha quem fizesse isso pra ela.

  • @anabeatrizfirmino6013
    @anabeatrizfirmino6013 2 ปีที่แล้ว +1

    Uau! Isa, lembro quando você mostrou esse livro em um vídeo de lista de desejos. Fiquei muito curiosa na época. Essa resenha ficou maravilhosa e sua sensibilidade é tocante 🥰

  • @amandamesquitarodrigues4959
    @amandamesquitarodrigues4959 2 ปีที่แล้ว +2

    Que resenha! Fiquei interessada em ler esse livro! 💜

  • @batistadelgado
    @batistadelgado 2 ปีที่แล้ว +1

    Obrigado pela dica maravilhosa!!!

  • @mariadenisepradopinheiro940
    @mariadenisepradopinheiro940 2 ปีที่แล้ว +7

    Nossa, tb adoro livros que abordam dramas familiares; não tenho afinidade com realismo mágico, como é só uma passagem comprarei este livro!

    • @biaferreira4927
      @biaferreira4927 2 ปีที่แล้ว +3

      Ler cem anos de solidão ❤️😍

    • @mariadenisepradopinheiro940
      @mariadenisepradopinheiro940 2 ปีที่แล้ว

      @@biaferreira4927 já li, apesar de reconhecer a magnitude da obra, li com esforço rsrs

  • @beatriz.spinelli
    @beatriz.spinelli 2 ปีที่แล้ว +3

    Adorei essa resenha, Isa!!! Conte comigo no dia do jogo!!!! kkkkkk

  • @eudelima
    @eudelima 2 ปีที่แล้ว +3

    Caraca. Que início dramático 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @russo8205
    @russo8205 2 ปีที่แล้ว +2

    Tive que me inscrever , começando agora no mundo da leitura antes tarde do que nunca depois de ter vivido a vida muito intensamente e me deparo com uma youtuber linda e de uma inteligência que faz uma ótima combinação com sua beleza que seduz . Parabéns e pena que não mora aqui no Rio de Janeiro pois c certeza convidaria para tomar um café ou uma gelada . Kkkk

  • @vanessafrancodeoliveira7565
    @vanessafrancodeoliveira7565 2 ปีที่แล้ว +9

    Vim na velocidade da luz kkkkk amo seus vídeos 😘

  • @angelicaurrutia7840
    @angelicaurrutia7840 2 ปีที่แล้ว +1

    Amei! E lá vai mais um na minha lista kkkkk

  • @marciosena9890
    @marciosena9890 2 ปีที่แล้ว +13

    Então, gatona, demorou mesmo para publicar. Entretanto vejo que compensou esperar, dado o resultado de mais essa ótima e sugestiva resenha/análise. E só um adendo: acredito que comentar sobre negritude nos dias de hoje não é prerrogativa somente de quem tem e/ou reivindica o tal "lugar de fala". Compreendo que só ter a cor de pele negra não garante, necessariamente, legitimidade automática ao falante que discute/comenta sobre a vida dos negros. Somente ter a cor de pele preta basta para legitimar o "lugar de fala"? Para mim isso parece ser bem questionável atualmente, ainda mais quando lembramos que boa parte dos famosos capitães do mato tinham cor de pele negra. E já sabemos qual era o principal trabalho deles [capitães do mato]... Enfim, a Copa do Mundo posso deixa para depois... Ficarei aguardando a próxima resenha do dia da Consciência Negra...

  • @paulakrupp9827
    @paulakrupp9827 2 ปีที่แล้ว +1

    Oi, Isabella, parabéns pela resenha! Você disse que gosta do tema " famílias complicadas/sagas familiares", quais foram suas resenhas desses assuntos?

  • @brunoereno89
    @brunoereno89 2 ปีที่แล้ว +2

    alguns detalhes me lembrou o som e a fúria, divisao em 4 partes, varias épocas e declinio da familia. me interessei.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  2 ปีที่แล้ว +1

      Bem lembrado, Bruno. Deve ter sido inspiração para o autor!

  • @soniapereira118
    @soniapereira118 2 ปีที่แล้ว +1

    Resenha deliciosa! Isa, outra obra muito interessante, muito densa, que trata de questoes sociais da África do Sul, que li recentemente é Desonra.

  • @carlost.22
    @carlost.22 2 ปีที่แล้ว +9

    Eu sou filho de portugueses, de brancos, e quero me sentir o máximo possível incomodado. Quero ser desconstruído. Só assim poderei ampliar minha consciência e lutar contra o racismo que há dentro e fora de mim. Obrigado, Isa. Assim que possível, vou adquirir o livro.

    • @edsondocarmo3065
      @edsondocarmo3065 2 ปีที่แล้ว +1

      Ao invés de ficar aí se lamentando e se flagelando internamente de graça Comece caindo fora do Brasil, e mude a cidadania para portuguesa . Ah, antes , sugiro que compre um kit de teste genérico da Genera, que é nacional e se certifique que é 100% europeu.

    • @carlost.22
      @carlost.22 2 ปีที่แล้ว

      @@edsondocarmo3065 não estou me flagelando, mas admitindo a importância que é a gente procurar desconstruir certas ideias que nos são passadas por uma sociedade que está ainda muito longe de superar o racismo, e essa mudança também se dá internamente. Quanto a ir embora do Brasil, não pretendo, até porque minha realidade é aqui, embora eu já tenha a dupla cidadania. Quanto ao teste, sei bem que não existe 100% isso ou aquilo. A ideia de uma "raça pura" é bem nazista e de pensamento nazista e afins já estamos cheios. Portanto, não vou embora e não vou gastar o que não tenho com teste de DNA. Vou continuar por aqui aprendendo. Tem um monte de gente e movimentos sociais que existe para nos ajudar mesmo a compreender melhor essas questões.

    • @edsondocarmo3065
      @edsondocarmo3065 2 ปีที่แล้ว

      Você se sente um traste, um lixo por ser branco, tem vergonha da própria origem portuguesa ? Se for o caso, realmente o racismo dentro de você tá é te distorcendo .
      Se liberta da culpa que não é sua. Para com essas maluquices modernas de se depreciar só porque é branco. Não precisa disso de lutar contra o racismo.
      Ser autorracista é um racismo masoquista, não é comater o racismo é inverter os polos pra se iludir ou fingir que está fazendo algo pela causa.
      Se um negro te humilhar, humilhar a sua família e der na tua cara só pq vc é branco, da etnia do carrasco, vc vai dizer " sim senhor, eu mereço isso"?

    • @carlost.22
      @carlost.22 2 ปีที่แล้ว

      @@edsondocarmo3065 , rapaz, você tem uma capacidade enorme de distorcer as coisas. Primeiro que em momento nenhum me sinto um lixo por ser branco (nem lixo, nem orgulho), mas justamente pelo meu lugar tenho de ter um compromisso comigo e com a sociedade de não cair num viés racista e já é bem sabido que o racismo é estrutural e opera muitas vezes sem que percebamos. E aí é que está... Quando você faz uma pergunta em que coloca um negro como o racista, é você que está invertendo os polos. Historicamente, quem sofre preconceito pela cor da pele e foi escravizada é a população negra. Precisamos parar de minimizar e relativizar o racismo e entender que ele está aí, inclusive nessa tentativa de jogar na população negra um viés racista do qual ela é historicamente vítima. Desconstruir-me é justamente não cair nessa vala da inversão. E hoje sabemos que a luta contra o racismo é de todos.

  • @claretaraujo258
    @claretaraujo258 2 ปีที่แล้ว +2

    Isa, só comprando. Você me convence sempre.

  • @rosilav
    @rosilav 2 ปีที่แล้ว +3

    também estarei por aqui durante a Copa ... conte comigo.

  • @rosanarodrigues1788
    @rosanarodrigues1788 2 ปีที่แล้ว +31

    Nosso lugar de fala, como pessoas brancas, é sermos antirracistas, como nos ensina Angela Davis.

    • @zegonzales1
      @zegonzales1 2 ปีที่แล้ว +8

      Lugar de fala é onde existe oxigênio . Não me importa o que militontos de movimentos fajutos afirmem , pregar o ódio entre seres humanos como "O.K." (inclusive o ódio racial como prega o movimento negro) é errado , PONTO .

    • @acrscarlos6128
      @acrscarlos6128 2 ปีที่แล้ว

      @@zegonzales1 "ódio racial como prega o movimento negro" se eu entendi você está querendo deslegitimar um movimento por igualdade se colocando como vítima dele? Pesquisa aí o quanto as pessoas sofrem na nossa sociedade racista apenas por terem a cor da pele preta. Muitas são mortas por isso. Você é racista??

    • @zegonzales1
      @zegonzales1 2 ปีที่แล้ว

      @@acrscarlos6128 Não o movimento negro não busca igualdade . Eles querem A TRETA . É assim que os movimentos da esquerda identitária agem . Se não for negro de esquerda ,como por exemplo o Fernando Holiday , "já era" . Por que as feminazi não foram defender a Carla Zambelli quuando foi agredida POR HO,MENS ??? SÉRIO VOCÊS ACHAM QUE ENGANAM QUEM ???

    • @helio5355
      @helio5355 2 ปีที่แล้ว +3

      @@zegonzales1 Excelente

    • @acrscarlos6128
      @acrscarlos6128 2 ปีที่แล้ว

      @@zegonzales1 é pq vc está sendo ludibriado pra extrema direita fascista. A Zambeze não foi agredida pelo homem como ela disse, ela caiu sozinha e acusou de ter sido empurrada, tem vídeo provando. Aquele Holiday é contra cotas para pobres pretos descendentes da abolição que deixou seus antepassados livres mas sem qualquer forma de se sustentarem, que reflete hoje nas sociedades das favelas e margem social. Você é hoje o que seriam os escravistas a um século. Procura ler o trabalho do geógrafo brasileiro Milton Mendes "Por uma melhor globalização" você vai entender sua própria posição na sociedade.

  • @1Mahvencato
    @1Mahvencato 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom Isa! Já quero ler

  • @tuneodealgumlugardopassado8925
    @tuneodealgumlugardopassado8925 2 ปีที่แล้ว +3

    ISA Espetáculo !

  • @ianuck
    @ianuck 2 ปีที่แล้ว +1

    Outra ótima recomendação!

  • @claudionavarro6282
    @claudionavarro6282 2 ปีที่แล้ว +1

    PODERIA fazer um video sobre o seguinte livro: VOZES FEMININAS autor: ZOE SALLIS

  • @jonasmello4188
    @jonasmello4188 2 ปีที่แล้ว +1

    Vou comprar esse livro.

  • @soarestorquato5806
    @soarestorquato5806 2 ปีที่แล้ว +1

    Bom dia
    Obrigado pelo vídeo

  • @jorgamado2957
    @jorgamado2957 2 ปีที่แล้ว +3

    Isa com seus vídeos.....🔝🎬

  • @alexandreortiz8168
    @alexandreortiz8168 2 ปีที่แล้ว +3

    para mim a humanidade e formada por um unico povo,com seus erros e acertos.estigmatizar um povo como culpado por todas as tragedias e problemas de outra etnia,e extremamente racista.

    • @gloomysunday8242
      @gloomysunday8242 2 ปีที่แล้ว +3

      Biologicamente somos um unico povo sim
      Mas socialmente não já nascemos diferentes

  • @marciameneguite6872
    @marciameneguite6872 2 ปีที่แล้ว

    Já quero!

  • @rosanaalmeidabezerra6177
    @rosanaalmeidabezerra6177 2 ปีที่แล้ว +1

    A semelhança aqui no Brasil seria uma mera coincidência?

  • @luanacardeal9407
    @luanacardeal9407 2 ปีที่แล้ว

    fiquei interessada. Acabei de ler "Incidentes da vida de uma escrava escritos por ela mesma" gostei bastante, comprei na feira do livro pq nem sabia q existia esse tipo de livro publicado.

  • @nadiabarbosa2523
    @nadiabarbosa2523 2 ปีที่แล้ว +6

    Fofoca edificante? Já quero! 🤣
    Não consigo ouvir o termo "vomitativo" sem pensar no Eduardo Bueno/Peninha

  • @zpca2
    @zpca2 2 ปีที่แล้ว +3

    Já vou colocar na minha lista de desejos!

  • @gabrielaalana8270
    @gabrielaalana8270 2 ปีที่แล้ว

    Me instigou totalmente, vou ler!

  • @viixxe
    @viixxe 2 ปีที่แล้ว +2

    Racismo a gente combate primeiramente em nós mesmos. O tema racial e da desigualdade como um todo nunca pode ficar esgotado enquanto essas coisas existirem por escolhas humanas. Livros como esse são sempre necessários.
    E pasmen: até agora nenhum comentário raivoso contra o discurso antirracista, contra o "politicamente correto" e sobre "o mundo estar se tornando chato", como se o a chato só viesse dos "lacradores", kkkkk...

  • @ricardorocha5420
    @ricardorocha5420 2 ปีที่แล้ว +43

    Estarei aqui dia 20 para o próximo vídeo novo, não me interessa a Copa. :D

  • @samaraaraujo9318
    @samaraaraujo9318 2 ปีที่แล้ว +1

    Já quero ler!

  • @robson_xavier-7595
    @robson_xavier-7595 2 ปีที่แล้ว

    Gostei da resenha e fiquei interessado em ler o livro. Temáticas que mexem com a gente, pois no mundo todo e no que nos toca no Brasil, existe uma dívida social muito grande desde 1500, praticamente impagável. Mas todas essas reflexões de forma aberta é uma forma de fazer a maioria do povo se atentar pela mudança social e cidadã que se dá lá dentro do parlamento.

  • @fernandorodrigo1809
    @fernandorodrigo1809 2 ปีที่แล้ว

    Parabéns.

  • @micheleonofre
    @micheleonofre 2 ปีที่แล้ว

    Me interessei pela leitura....

  • @lucasborin7226
    @lucasborin7226 2 ปีที่แล้ว +1

    Mais um ótimo vídeo.

  • @Hina_doppler
    @Hina_doppler 2 ปีที่แล้ว +1

    Incrível!!

  • @MatheusLamec81
    @MatheusLamec81 2 ปีที่แล้ว +12

    A gente não precisa pedir desculpas por ser branco que nem o Fiuk (kkkk vergonha alheia), mas o que devemos fazer (pessoas brancas) é combater o racismo que (querendo ou não) está sim enraizado em nós sem nem percebermos.

  • @gabssecret
    @gabssecret 2 ปีที่แล้ว

    Isa perfeita!

  • @thereaderishere117
    @thereaderishere117 2 ปีที่แล้ว

    Acho que temos lugar de fala, sim. Não é preciso ser negro para criticar o racismo bem como não é preciso ser gay para criticar a homofobia.

  • @FabricioSilva-qw8jh
    @FabricioSilva-qw8jh 2 ปีที่แล้ว

    correndo comprar o meu

  • @Elinara1
    @Elinara1 2 ปีที่แล้ว +1

    Pela descrição aí lembrei de um povo que canta hino pra pneu...

  • @uelintonrobertosampaio1227
    @uelintonrobertosampaio1227 2 ปีที่แล้ว +1

    Salome=Bertoleza. Nos negros continuamos a ser tratados como coisas. Corpos e coisas. Coisas e corpos. Visiveis apenas
    quando somos necessarios. Para o bem e para o mal.

    • @alexandreperusio1303
      @alexandreperusio1303 2 ปีที่แล้ว +1

      Para de se vitimizar, sabe quem realmente sofreu? O Senhor Jesus, Ele é a salvação para todo aquele que Nele crê, e para isso acontecer Ele foi o mais rejeitado de todos os homens, e depois abandonada até pelo seu próprio Deus, pagou o preço que nós merecíamos.

  • @lucasborin7226
    @lucasborin7226 2 ปีที่แล้ว

    Interessante!

  • @e.2393
    @e.2393 2 ปีที่แล้ว +5

    Uma grata surpresa, já me interessei instantaneamente nesse livro, amo mortes e gente abominável se ferrando 🥰 vou colocar na minha interminável lista de desejos da Amazon. Obrigado novamente pela ótima recomendação Isa

    • @jeremias8889
      @jeremias8889 2 ปีที่แล้ว +2

      Branca, você quis dizer, gente branca...

  • @LilyMaiko
    @LilyMaiko 2 ปีที่แล้ว +7

    Vídeos da Isa=🥰🥰
    Jogos da copa=🥱🥱

    • @polly9429
      @polly9429 2 ปีที่แล้ว

      Só um mês desse engodo. Já já essa m* acaba! E que o Brasil perca! Amém!

  • @literaturasobrerodas3621
    @literaturasobrerodas3621 2 ปีที่แล้ว +2

    Um livro urgente, eu diria. Pois não basta não ser racista. Precisamos ser antiracistas. Obrigada pela dica literária e pela falaioto bem colocada.

  • @reginaldobittencourt878
    @reginaldobittencourt878 2 ปีที่แล้ว

    Me lembrou uma música do "roqueiro" (odeio essa palavra, mas é melhor que escrever "rocker") americano Frank Zappa de 1966 onde, no meio da peça (que tem uns dez minutos), ele fala: "Sabe de uma coisa, pessoal? Eu não sou negro, mas tem horas em que eu queria não ser branco".

  • @patrickraires8874
    @patrickraires8874 2 ปีที่แล้ว

    Pedir desculpa por ser branco .. então temos que colocar Deus diante do juiz pra ser questionando ..
    Pque veio dele essa decisão...

  • @biaferreira4927
    @biaferreira4927 2 ปีที่แล้ว

    Eu quero lerrr

  • @samuelsales502
    @samuelsales502 2 ปีที่แล้ว

    Já queroo

  • @VeraLúciaLopesdaSilva-p3u
    @VeraLúciaLopesdaSilva-p3u หลายเดือนก่อน

    Aqui no Brasil tem uns defensores de pessoas negras mas elas têm que pensarem iguais a eles do contrário já sabem né 😢

  • @ivo0789
    @ivo0789 2 ปีที่แล้ว +3

    Comecei a usar vomitativo tb no dia a dia por culpa do Eduardo bueno hahaha

    • @odeteoliveira5310
      @odeteoliveira5310 2 ปีที่แล้ว

      Eu Tb tomei posse dessa expressão graças ao Buenas Ideias

  • @luanarayalla8924
    @luanarayalla8924 2 ปีที่แล้ว

    Achei interessante

  • @pacheco_dos_santos
    @pacheco_dos_santos 2 ปีที่แล้ว +2

    É lamentável que ainda haja racismo.

    • @rosilav
      @rosilav 2 ปีที่แล้ว +1

      Mais lamentável que haja pessoas que negam a existência, ou pior, que haja aquelas que dizem sofrer racismo por serem brancas!

    • @alexandreperusio1303
      @alexandreperusio1303 2 ปีที่แล้ว

      Isso é por causa do pecado, todos somos pecadores.
      Por isso precisamos de um Salvador.
      Jesus é o próprio Deus que se fez carne para morrer ressuscitar, cumprindo assim as santas exigências judiciais de Deus.
      Agora você e eu que somos pecadores devemos crer no Senhor Jesus como Salvador.
      O nosso destino é naturalmente o inferno e provamos isso Pelas nossas atitudes dignas disso.
      Rm 3:10-12,18,23-24: "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. … Não há temor de Deus diante de seus olhos. … Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."

  • @uriflegler9592
    @uriflegler9592 2 ปีที่แล้ว

    aparentemente as pessoas realmente se sentiram pessoalmente atacadas, principalmente com base nos comentários do instagram...

  • @heliodanielcarricocescon9898
    @heliodanielcarricocescon9898 2 ปีที่แล้ว

    Como vai o livro!!??

  • @karinytata2466
    @karinytata2466 2 ปีที่แล้ว +1

    Irônico, o sobrenome da minha bisavó é Salomé

  • @juliocesarmartinssaglio9603
    @juliocesarmartinssaglio9603 2 ปีที่แล้ว

    "Um Abraço."
    "Capital da Paz." RS.

  • @RamonBrederSalarini
    @RamonBrederSalarini 2 ปีที่แล้ว

    ♥️

  • @cacildafranca8197
    @cacildafranca8197 2 ปีที่แล้ว +1

    A cor branca em seres humanos não existe, os ingleses mesmo em sua boa parte são loiros avermelhados, os escandinavos são loiros creme claro rosado, já os povos do mediterrâneo são amorenados, chineses e outros povos asiáticos são de uma tonalidade creme, os africanos vão de uma tonalidade chocolate a uma tonalidade chocolate escuro e assim em outros lugares do mundo. Por isso mesmo é bem interessante as tonalidades de pele que se observa no mundo.

    • @biaferreira4927
      @biaferreira4927 2 ปีที่แล้ว +2

      Branco só os albinos 😍

    • @edsondocarmo3065
      @edsondocarmo3065 2 ปีที่แล้ว

      Discordo . Veja o caso do Michel Jackson..
      Depois que foi concebido nasceu negro, depois que cresceu virou branco , depois que morreu virou cinza .

  • @cleidhyrodriguez8108
    @cleidhyrodriguez8108 2 ปีที่แล้ว

    ☕📝📚

  • @cleidhyrodriguez8108
    @cleidhyrodriguez8108 2 ปีที่แล้ว

    📚♥️

  • @pedrobonfa8559
    @pedrobonfa8559 2 ปีที่แล้ว

    Corra mar linda!

  • @zegonzales1
    @zegonzales1 2 ปีที่แล้ว +4

    Não é o exterior de uma pessoa que oprime , é o interior . Eu já vi racismo de negro contra branco , assim como bullying nesse sentido , Politicamente Coreto tem uma visão simplesmente ERRADA sobre o Mundo , por que ignoram a existência de um conceito importantíssimo : a individualidade de cada ser consciente . O indivíduo precede o coletivo e não o contrário .

  • @cecybraganca9729
    @cecybraganca9729 2 ปีที่แล้ว +1

    Essa promessa fica me lembrando da Escrava Isaura.

  • @ewertonlima9289
    @ewertonlima9289 2 ปีที่แล้ว +3

    Ama famílias complicadas? Te indico "Tudo o que nunca contei".
    Quem já leu conhece o valor kkkk

  • @TheTatianetxsn
    @TheTatianetxsn 2 ปีที่แล้ว +1

    💜💜🖤🖤

  • @hauser_leticia
    @hauser_leticia 2 ปีที่แล้ว

    As técnicas de enfermagem de todos os hospitais...