@@kriptonio1910 A ideia é que vivemos em um espaço 3D que parece não ser euclidiano. É estranho porque teríamos de imaginar um universo 3D com uma curvatura, o que exigiria pelo menos mais uma dimensão (4), sem considerar o tempo.
Até 1900, eles achavam que o Universo todo já era conhecido. A partir daí, descobriram que estavam errados, e tiveram que rever todos os conceitos. Até que, em 1919, tivemos a relatividade Geral e a Restrita. Agora, é em 2019 que começam mais revoluções no conhecimento. Será? Esperemos os próximos capítulos!
3 decadas nunca antes vistas..com o dawn de aquarius..convergência da astronomia de ponta com a genetica de ponta...nos retirando nossos cânceres sarnentos e nos sintetizando em coisas com menos vivacidade pelo excesso de homogenizaçao.. cancer tao universal como a geometria o dominio do atomo e o conhecimento precoce de aonde estao os outros paraisos..e no processo avistando outros paraisossinteticolandias
Sempre tive a convicção que o que o universo teria um formato esférico. O motivo é devido ao Big Bang, uma vez que com essa explosão ele deveria seguir em todas direções e não apenas para um lado conforme os modelos apresentados. Sempre me questionei quanto a isso.
Bom dia Sérgio!!! Gostei do leigo e apressado....sempre é tempo de aprender.... Tenho 65 anos e se desse tempo é só o que eu faria. Estudar para conhecer e entender o universo. Klkkkl muito obrigada por tudo mesmo. Vcs são demais... eu o e os admiro muito e é por pessoas especiais como vcs estudiosos do assunto que nós temos a chance de ver e ouvir o tudo de bom que fazem.Obrigada mesmo. Q Deus os proteja sempre.
Sérgio, parabéns! Levando em consideração sua ideia exposta no ep 2000, acho que seria legal no começo de todos os eps vc falar o dia (dia/mes/ano) e dia da semana, pois o vídeo não sendo visto pelo TH-cam, a pessoa não se perde no número do ep.
Pergunta... O espaço e o tempo estão unidos, mas se de fato a forma do universo for diferente da imaginada de alguma forma isso poderia afetar nossa compreensão do tempo? E aquelas história de viagem no tempo onde se dobra o espaço para percorrer grandes distâncias, isso ainda seria possível?
Isso que é legal nas ciências de verdade, não existe medo da possibilidade de se estar errado, pelo contrário é isso que dá firmesa ao processo científico.
@@franzjanganieribarbosa4114 tem um vídeo na internet que explica o formato dos corpos celestes, pesquisa aí. Acho que é do ciência todo dia ou do ponto em comum. Tem a ver com a gravidade e a força centrífuga
Sobre o formato - não forma - do universo, pode- se aventar uma coisa e outra, mas a pergunta é: há um fora do universo ou ele só tem o lado de dentro? Se espaço-tempo faz parte do sensível, então n pode haver nem espaço nem tempo fora do universo. Se se pensar que há 'um espaço infinito' então tem-se o problema q esse espaço tem q ter tido um começo e teve q se expandir, n sendo, verdadeiramente, infinito e se ele se expandiu ou expande tem q ter, necessariamente, tempo. Mas o mais certo seria dizer q fora do universo n há nada e nada é nada, pois o nada n é algo.
Não havendo um inicio, como o explicado na teoria do Big Bang, poderia sim, ter acontecido um grande evento cósmico como parte de um imenso ciclo infinito.
O conhecimento humano está em constante evolução, por isso nada na ciência/física é definitivo e as teorias mudam com o passar dos anos ou séculos, de acordo com a evolução dos métodos de estudo, dos instrumentos utilizados. Acho que é justamente isso que torna a nossa vida tão interessante. O que ainda não sabemos é o que realmente nos move rumo a novos horizontes, ao futuro. Somos realmente Eternos Aprendizes.
Universo e fechado é o q mais faz sentido, se pudesse olhar muito longe em uma direção reta veria sua nuca, vc mesmo de costa, como colocar dois espelhos de frete para o outro
Vim no trem lendo essa notícia e a primeira coisa que pensei foi "preciso pedir para o Space Today falar desse tema". Cara, que bom que nem precisei fazer isso. Obrigado Sérgio.
Digamos q o universo seja "oval" "redondo" etc.. Essa hipotese do objeto voltar so faria sentido se o objeto fosse lançado da camada mais próxima a "borda", se ele fosse lançado do centro(imaginando essa forma de bola ou oval), ele nao teria como sofrer essa tal curvatura, seguindo ao limite, oq aconteceria??? E se ele passasse esse tal limite, voltamos a discussão doq à além do nosso universo fruto do big bang.
Há tempos que acredito que o nosso universo é fechado, pois assim eu penso que explica a constante de Hubble. Eu penso que tudo se movimenta nesse globo, assim como orbitamos o Sol, que orbita em um dos braços da galáxia. Igualmente no microcosmo, onde os elétrons orbitam os núcleos atômicos. Pois eu nunca entendi essa de expansão do universo... E se não houver expansão e tudo é um ciclo eterno dentro desse globo?
É nessas horas que a imaginação muitas vezes traz a resposta, na minha imaginação como os planetas, estrelas, e a maioria é tudo circular fechado, penso eu que é o universo que mantém todos nesse formato, pois a gravidade está por igual no universo em formato de globo e assim quando se juntam a matéria com certa massa, ela toma a forma do universo, pois querendo ou não o universo faz pressão na massa, mesmo expandindo, tudo no universo é circular, está é minha teoria, sem usar física, pois sou leigo, posso ter errado bastante!
Eu já comentei isto,sobre a constante Hubble, a interpletação destes dados é um equívoco, o universo é curvo e esta curva é relativa ao seu centro de Massa que pode estar muito mais longe que a astrofisica possa medir, o limite de medidas é perto de 14 bilhões de anos luz mas o diâmetro já é consciderado acima dos 50 bilhões , como só é possível enchergar o passado a longas distâncias o resultado das equações são parcial, se o universo explodiu a interpletação é uma, e é aí que mora o equívoco, é a questão do espaço, o espaço existia ou não antes do Big bang,, separar o espaço do tempo é uma importância Vital, ao meu ver o espaço está separado do tempo, e a singularidade é uma impossibilidade física, isto afirmo porque a infinitude espacial parece uma lógica inevitável, as flutuações do espaço são perfeitamente plausíveis, o espaço pode ter uma denssidade variável confirme a região que for medido, mas o tamanho das áreas e volume medidos são impossíveis aos equipos uzados mesmo os mais modernos, a cosmológia leva em conta que o Big bang foi explosivo, e tirou o todo do nada ou quase nada, no entanto quando se refere ao infinito espacial o quase nada pode ser maior que se possa supor, eu poderia propôr que não há Big bang, e que o centro deste universo contínua irradiando sua energia e sendo a causa fundamental desta região do espaço, dizer que estamos na periferia de uma esfera gigantesca em expanção pode não ser um absurdo pois as distâncias são impossíveis , uma explosão deveria reduzir sua velocidade de expanção com o tempo, no entanto se o centro de Massa é ativo e permanece irradiando a dinâmica expansiva permanece a mesma desacelerando as periferias a medida que expande, no entanto no caso de ser plano a consepção muda de local para infinita e isotropica e qualquer variação dos movimentos apenas flutuações localizadas governadas pela grávidade , portanto qualquer suposição que a astrofisica fassa estará cercada de dúvidas , e ainda será a física quântica que esclarecerá a origem da massa barionica a partir da Massa escura que aínda é o elemento mais abundantemente no universo e menos conhecido porque o tempo não atua sobre ele..
Se o Universo é curvamente fechado, isso significa que este é finito? Se positivo, existe uma forma geométrica do Universo? Um dodecaedro de Poincaré, assim como sugere Luminet?
Convenhamos que um universo fechado que se infla é bem menos complicado que um universo plano com paredes exóticas nas bordas. Hawking ia gostar dessa notícia, já que ela se aproxima daquela hipótese dele do universo autocontido.
Sei que não sou ninguém e não tenho como provar, más alguns anos mesmo sendo leigo no assunto eu pensava sobre isso, pois seguiria alguns padrões da natureza.
Apesar de nossa visão ter se ampliado nas últimas décadas, partindo do pressuposto de que toda massa gera gravidade e a deformação do espaço tempo,está se faz limitada ao nosso ponto de vista,o qual pode estar em uma depressão ou entorno desta massa,tornando nossa visão limitada e a observação se faz válida,mas com forma ainda a definir.Me parece uma grande placa de Petri.
Sergio, se o universo veio de uma explosão, como essa explosão não se expandiria para todos os lados? O universo plano q tenho dificuldades para entender rsrsrsrs Abracos
Minha opinião... O mais provável é que seja curvo e esférico... Acho que essa forma esférica se repete em várias grandezas e talvez o universo que agente consegue mal enxergar, seja apenas um grão de areia em algo bem maior que por sua vez seja um grão de areia em outro algo bem maior e assim por diante em um quase infinito.... Jorge França Salvador Bahia
Assim como para nós, pequenos demais em relação ao tamanho do planeta, ao nos deslocarmos por ele temos a sensação de 'plano' (o q leva a galera da falta de conhecimento a acreditar q o planeta é idem), somos ainda muito menores para termos a verdadeira noção da forma do Universo. Por mérito (da humanidade e das cabeças pensantes) temos tecnologia e conhecimento acumulado para fazermos observações e cálculos que nos levarão a esse conhecimento. Quanto tempo ainda? Depende de vários fatores, conforme a tecnologia vai evoluído e nosso acúmulo de conhecimento tbm, as cortinas da ignorância vão caindo. Futuras gerações ficarão maravilhadas com os descobrimentos a vir, e boa parte graças aos estudos e observações de gerações passadas e presente. Grande Sérgião, show de video!!!
Se a materia tende a tomar forma esféricas. Eu diria que o universo tenha se expandido de forma razoavelmente de forma esférica, msm que a Radiação cosmica sugira algo diferença.eu nem perto das equações chego pq não conseguiria fazer as contas.
Essa questão do universo ter uma curvatura positiva vai de encontro a hipótese do nosso universo existir dentro de um buraco negro,proposta pelo Roger Penrose se ñ me engano... Seriam os buracos negros nada mais q "bolsões espaciais" dentro do próprio espaço,algo como o espaço se dobrando sobre si mesmo?
olá amigo. gosto muito destes assuntos. pfv. continue nos trazendo conhecimento gratuito. 👍. conheci hoje o canal. tenho muitas duvidas sobre a física. muitas coisas que gostaria de entender. vou fazer aki uma maratona neste canal. valeu 👏👏👍
Talvez a sonda voltasse pro ponto inicial,mas demoraria uma eternidade inteira,e se a teoria de que o universo ainda está se expandindo estiver correta,a sonda nunca voltaria ao ponto inicial.
Esse artigo não partiu de novos dados do Plank. E sim de dois colaboradores do Plank que publicaram independentemente, ainda q o conjunto do Plank ainda apoie a planitude
Pensa o que tinha antes do universo ? Antes é apenas uma palavra Assim como o tempo tenta imaginar o tempo ou o antes É impossível você imaginar o tempo porque ele não existe assim como o antes, ou seja os cientistas usam o *tempo* para determinar a idade do universo ou oque tinha *antes* como vamos compreender algo que nem sequer conseguimos imaginar
Ta, vou ter que pesquisar sobre isso porque to perplexo com a possibilidade de que dois objetos paralelamente jogados em linha reta de possam colidir em algum momento.
O pessoal do minuto da física fez um vídeo explicando sobre o formato do universo, felizmente ta animado e bem para leigos, mas infelizmente desatualizado. th-cam.com/video/SEWmGyzaBzw/w-d-xo.html
Eu ainda acho que nos falta esclarecer as relações da materia e energia escura, para conseguirmos ter um modelo mais preciso, pois talvez o universo se curve em si mesmo, algo como a gravidade, mas não exatamente kk
isso parece completar a teoria da 4 Dimensão do universo... A gente só não tinha quantidade de dados então presumimos que ele era plano... eu já acreditava nisso a tempos.
Olá. Obrigado pelo vídeo. Se há uma curvatura dessa forma seria esférico, correto? E sendo esférico, ao se descobrir a curvatura se poderia calcular o tamanho do universo, não?
O universo/ multiverso é um cacho de uvas ou linhas/faixas/pranas como a teoria das cordas tanto em nível micro qto em macro? Ao q se parece tá mais p cacho de uvas né?rs
Se o universo e plano oq existe além dele ,,, se o universo é quadrado oq existe além dele ,,, se o universo é uma esfera fechado oq existe além dele ,,, pense bem oq existe além do universo .
Opa, Sergio Sacana. Eu acho que o universo é curvo assim como a terra, se voassemos mais rápido que a luz na mesma diressão, acabariams chegando ao mesmo ponto, igual ao joginho do Atari, Asteroid.
Posso estar equivocado, mas como um aluno na sala de aula, devo tirar as minhas dúvidas e é isso que vou fazer.. Essa curvatura negativa, destorce o espaço, por isso os dois objetos iam se encontrar, logo essa distorção é causada pela massa do próprio universo? Ok, eu sei que o questionamento não é esse, mas essa resposta da forma do universo, me causou dúvidas...muitas... kkk
Olá amigos ... Ficoi com a possibilidade do Universo ser oval, partindo dos efeitos que uma explosão, no caso o Big Bang, causaria. Estilhaços para todos os lados.
Eu nunca entendi porque, apesar de ser matematicamente possivel, o Universo era considerado plano, visto que uma explosão (big bang) no vácuo se propaga igual em todas as direções, formando uma esfera e não um plano.
Até o momento, diante de todas as informações o Universo observável, mesmo considerando todas as distorções da presença de massa, o Universo é "plano", ou seja, desconsiderando os desvio no tecido espaço/tempo, se você for em linha reta, irá ao infinito e além. Não é viável a presença de massa colossal (necessário para curvar o universo em 360º). Há muitas especulações, crença e conto de fadas nessa ramo.
Minha mãe teve uma professora de física que já dizia: Toda reta é curva quando se trata do universo.
@Louco Cara na sétima série eu mal entendia que a soma de todos os ângulos de um triangulo dava 180° na terra quanto mais no espaço.
@@laurinstoncavalcante Eu acho que ele está se referindo a espaço geométrico, em vez do plano euclidiano.
@@kriptonio1910
A ideia é que vivemos em um espaço 3D que parece não ser euclidiano. É estranho porque teríamos de imaginar um universo 3D com uma curvatura, o que exigiria pelo menos mais uma dimensão (4), sem considerar o tempo.
@@laurinstoncavalcante
Hiiii globalistas e agora
@@kriptonio1910
E plano mesmo essa foi um pé na religião Nasa
Até 1900, eles achavam que o Universo todo já era conhecido. A partir daí, descobriram que estavam errados, e tiveram que rever todos os conceitos. Até que, em 1919, tivemos a relatividade Geral e a Restrita.
Agora, é em 2019 que começam mais revoluções no conhecimento.
Será? Esperemos os próximos capítulos!
Pra mim sempre foi universo pra todo lado
Terra plana é para os fracos, agora é universo plano!
Kkkkk
A tambem e plana
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
kkk eu ia comentar isso.
Leandro Mafra mano tudo indica o universo plano!kkkkkk
Vivemos os Anos Dourados da astronomia !
3 decadas nunca antes vistas..com o dawn de aquarius..convergência da astronomia de ponta com a genetica de ponta...nos retirando nossos cânceres sarnentos e nos sintetizando em coisas com menos vivacidade pelo excesso de homogenizaçao.. cancer tao universal como a geometria o dominio do atomo e o conhecimento precoce de aonde estao os outros paraisos..e no processo avistando outros paraisossinteticolandias
Ouro puro tipo na asa do James Webb
ai noveleiro da globo kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sempre tive a convicção que o que o universo teria um formato esférico. O motivo é devido ao Big Bang, uma vez que com essa explosão ele deveria seguir em todas direções e não apenas para um lado conforme os modelos apresentados. Sempre me questionei quanto a isso.
mas claro que o universo tem que ser esférico e se expande ao ininito.
Bom dia Sérgio!!!
Gostei do leigo e apressado....sempre é tempo de aprender....
Tenho 65 anos e se desse tempo é só o que eu faria. Estudar para conhecer e entender o universo.
Klkkkl muito obrigada por tudo mesmo.
Vcs são demais... eu o e os admiro muito e é por pessoas especiais como vcs estudiosos do assunto que nós temos a chance de ver e ouvir o tudo de bom que fazem.Obrigada mesmo. Q Deus os proteja sempre.
Sérgio, parabéns!
Levando em consideração sua ideia exposta no ep 2000, acho que seria legal no começo de todos os eps vc falar o dia (dia/mes/ano) e dia da semana, pois o vídeo não sendo visto pelo TH-cam, a pessoa não se perde no número do ep.
Não sei o que é mais Impressionante, essa tecnologia maravilhosa, ou esses cálculos, a Física Nervosa. Fantástico, Professor! Obrigada!😘🌹
Impressionante é você 😍
@@RenatoTorresr secao mane
Pergunta... O espaço e o tempo estão unidos, mas se de fato a forma do universo for diferente da imaginada de alguma forma isso poderia afetar nossa compreensão do tempo?
E aquelas história de viagem no tempo onde se dobra o espaço para percorrer grandes distâncias, isso ainda seria possível?
Isso que é legal nas ciências de verdade, não existe medo da possibilidade de se estar errado, pelo contrário é isso que dá firmesa ao processo científico.
Isso significa que um dia as sondas Voyager voltarão pra nós
Nova onda:
Universo Planistas.
Kkkkkkkkk
th-cam.com/video/EUdODXGA-I8/w-d-xo.html
Só que Universo Plano é bem mais embasado que Terra Plana. :V
@@franzjanganieribarbosa4114 pior que não
@@franzjanganieribarbosa4114 tem um vídeo na internet que explica o formato dos corpos celestes, pesquisa aí. Acho que é do ciência todo dia ou do ponto em comum. Tem a ver com a gravidade e a força centrífuga
Sobre o formato - não forma - do universo, pode- se aventar uma coisa e outra, mas a pergunta é: há um fora do universo ou ele só tem o lado de dentro? Se espaço-tempo faz parte do sensível, então n pode haver nem espaço nem tempo fora do universo. Se se pensar que há 'um espaço infinito' então tem-se o problema q esse espaço tem q ter tido um começo e teve q se expandir, n sendo, verdadeiramente, infinito e se ele se expandiu ou expande tem q ter, necessariamente, tempo. Mas o mais certo seria dizer q fora do universo n há nada e nada é nada, pois o nada n é algo.
Não havendo um inicio, como o explicado na teoria do Big Bang, poderia sim, ter acontecido um grande evento cósmico como parte de um imenso ciclo infinito.
O conhecimento humano está em constante evolução, por isso nada na ciência/física é definitivo e as teorias mudam com o passar dos anos ou séculos, de acordo com a evolução dos métodos de estudo, dos instrumentos utilizados. Acho que é justamente isso que torna a nossa vida tão interessante. O que ainda não sabemos é o que realmente nos move rumo a novos horizontes, ao futuro. Somos realmente Eternos Aprendizes.
A constante de hubble varia conforme o caminho percorrido, diante das interferências eletromagnéticas, curvam a Luz, causando distorções
th-cam.com/video/EUdODXGA-I8/w-d-xo.html
Vc está fazendo um trabalho excelente para o MUNDO, obrigado pelo vídeo. Abraço.
Universo e fechado é o q mais faz sentido, se pudesse olhar muito longe em uma direção reta veria sua nuca, vc mesmo de costa, como colocar dois espelhos de frete para o outro
Pelo que eu sei, nós não podemos ver além dos anos luz da criação do bigban, mas como ele é fractal, então ele deve ter da forma toroidal. Abraços
Vim no trem lendo essa notícia e a primeira coisa que pensei foi "preciso pedir para o Space Today falar desse tema". Cara, que bom que nem precisei fazer isso. Obrigado Sérgio.
Digamos q o universo seja "oval" "redondo" etc.. Essa hipotese do objeto voltar so faria sentido se o objeto fosse lançado da camada mais próxima a "borda", se ele fosse lançado do centro(imaginando essa forma de bola ou oval), ele nao teria como sofrer essa tal curvatura, seguindo ao limite, oq aconteceria??? E se ele passasse esse tal limite, voltamos a discussão doq à além do nosso universo fruto do big bang.
Sergio ! Você não tem ideia de como eu acho seu trabalho de divulgação importante. Muito obrigada! :)
Há tempos que acredito que o nosso universo é fechado, pois assim eu penso que explica a constante de Hubble. Eu penso que tudo se movimenta nesse globo, assim como orbitamos o Sol, que orbita em um dos braços da galáxia. Igualmente no microcosmo, onde os elétrons orbitam os núcleos atômicos. Pois eu nunca entendi essa de expansão do universo... E se não houver expansão e tudo é um ciclo eterno dentro desse globo?
O bom das crises estruturais na Ciência, é que normalmente ela acaba por produzir 'revoluções científicas' em menor ou maior grau.
É nessas horas que a imaginação muitas vezes traz a resposta, na minha imaginação como os planetas, estrelas, e a maioria é tudo circular fechado, penso eu que é o universo que mantém todos nesse formato, pois a gravidade está por igual no universo em formato de globo e assim quando se juntam a matéria com certa massa, ela toma a forma do universo, pois querendo ou não o universo faz pressão na massa, mesmo expandindo, tudo no universo é circular, está é minha teoria, sem usar física, pois sou leigo, posso ter errado bastante!
Eu já comentei isto,sobre a constante Hubble, a interpletação destes dados é um equívoco, o universo é curvo e esta curva é relativa ao seu centro de Massa que pode estar muito mais longe que a astrofisica possa medir, o limite de medidas é perto de 14 bilhões de anos luz mas o diâmetro já é consciderado acima dos 50 bilhões , como só é possível enchergar o passado a longas distâncias o resultado das equações são parcial, se o universo explodiu a interpletação é uma, e é aí que mora o equívoco, é a questão do espaço, o espaço existia ou não antes do Big bang,, separar o espaço do tempo é uma importância Vital, ao meu ver o espaço está separado do tempo, e a singularidade é uma impossibilidade física, isto afirmo porque a infinitude espacial parece uma lógica inevitável, as flutuações do espaço são perfeitamente plausíveis, o espaço pode ter uma denssidade variável confirme a região que for medido, mas o tamanho das áreas e volume medidos são impossíveis aos equipos uzados mesmo os mais modernos, a cosmológia leva em conta que o Big bang foi explosivo, e tirou o todo do nada ou quase nada, no entanto quando se refere ao infinito espacial o quase nada pode ser maior que se possa supor, eu poderia propôr que não há Big bang, e que o centro deste universo contínua irradiando sua energia e sendo a causa fundamental desta região do espaço, dizer que estamos na periferia de uma esfera gigantesca em expanção pode não ser um absurdo pois as distâncias são impossíveis , uma explosão deveria reduzir sua velocidade de expanção com o tempo, no entanto se o centro de Massa é ativo e permanece irradiando a dinâmica expansiva permanece a mesma desacelerando as periferias a medida que expande, no entanto no caso de ser plano a consepção muda de local para infinita e isotropica e qualquer variação dos movimentos apenas flutuações localizadas governadas pela grávidade , portanto qualquer suposição que a astrofisica fassa estará cercada de dúvidas , e ainda será a física quântica que esclarecerá a origem da massa barionica a partir da Massa escura que aínda é o elemento mais abundantemente no universo e menos conhecido porque o tempo não atua sobre ele..
É cara somos apenas uma espécie inteligente tentando entender o universo antes de nos destruirmos.
Nem todos da espécie
th-cam.com/video/EUdODXGA-I8/w-d-xo.html
Nao, tu está errado, sendo fatalista... Mesmo papinho de gente burra e que quer ser dramatica... Digno de pena.
Rssss, 🤪🤪🤪
A gnt realmente tem poder pra destruir um Universo, aham
Se o Universo é curvamente fechado, isso significa que este é finito? Se positivo, existe uma forma geométrica do Universo? Um dodecaedro de Poincaré, assim como sugere Luminet?
Acredito que o Universo possa ter uma forma esférica, se teve início terá um fim, e que possivelmente possa haver outros universos.
nossos sentidos, inteligência e experiência são ínfimos diante da imensidão do tempo e da vastidão do espaço!
Convenhamos que um universo fechado que se infla é bem menos complicado que um universo plano com paredes exóticas nas bordas.
Hawking ia gostar dessa notícia, já que ela se aproxima daquela hipótese dele do universo autocontido.
Olá Sergio! Poderia fazer um video comentando sobre as "estrelas de ferro"?
Sei que não sou ninguém e não tenho como provar, más alguns anos mesmo sendo leigo no assunto eu pensava sobre isso, pois seguiria alguns padrões da natureza.
Apesar de nossa visão ter se ampliado nas últimas décadas, partindo do pressuposto de que toda massa gera gravidade e a deformação do espaço tempo,está se faz limitada ao nosso ponto de vista,o qual pode estar em uma depressão ou entorno desta massa,tornando nossa visão limitada e a observação se faz válida,mas com forma ainda a definir.Me parece uma grande placa de Petri.
Sergio, se o universo veio de uma explosão, como essa explosão não se expandiria para todos os lados? O universo plano q tenho dificuldades para entender rsrsrsrs Abracos
Se a curvatura for confirmada, isso pode corroborar com a ideia d q o universo d fato é bem maior q o universo observável.
Minha opinião... O mais provável é que seja curvo e esférico... Acho que essa forma esférica se repete em várias grandezas e talvez o universo que agente consegue mal enxergar, seja apenas um grão de areia em algo bem maior que por sua vez seja um grão de areia em outro algo bem maior e assim por diante em um quase infinito....
Jorge França
Salvador Bahia
constante é um valor numérico fixo, que varia de acordo com a função, esse numero pode ser conhecido ou não
O Movimento Universo Planismo parece ter mais força 😂😂😂 ! Hoje estamos falando do Trânsito de Mercúrio! Vai ser show ! Se o Tempo deixar !!!
Assim como para nós, pequenos demais em relação ao tamanho do planeta, ao nos deslocarmos por ele temos a sensação de 'plano' (o q leva a galera da falta de conhecimento a acreditar q o planeta é idem), somos ainda muito menores para termos a verdadeira noção da forma do Universo. Por mérito (da humanidade e das cabeças pensantes) temos tecnologia e conhecimento acumulado para fazermos observações e cálculos que nos levarão a esse conhecimento. Quanto tempo ainda? Depende de vários fatores, conforme a tecnologia vai evoluído e nosso acúmulo de conhecimento tbm, as cortinas da ignorância vão caindo. Futuras gerações ficarão maravilhadas com os descobrimentos a vir, e boa parte graças aos estudos e observações de gerações passadas e presente. Grande Sérgião, show de video!!!
Se a materia tende a tomar forma esféricas. Eu diria que o universo tenha se expandido de forma razoavelmente de forma esférica, msm que a Radiação cosmica sugira algo diferença.eu nem perto das equações chego pq não conseguiria fazer as contas.
Se o universo nasceu de uma explosão então na minha opinião é esférico já que o material é jogado para todos os lados e não em uma só direção!
É das crises que emergem os novos conhecimentos. Parabéns pelo tema e pelo vídeo. Abs.
Assim que eu estiver livre de algumas dívidas pretendo fazer o curso de astronomia que você divulga aqui no canal. Vai ser logo logo!
A cada dia os vídeos agrega muito no conhecimento um dos melhores canal do TH-cam
Essa questão do universo ter uma curvatura positiva vai de encontro a hipótese do nosso universo existir dentro de um buraco negro,proposta pelo Roger Penrose se ñ me engano...
Seriam os buracos negros nada mais q "bolsões espaciais" dentro do próprio espaço,algo como o espaço se dobrando sobre si mesmo?
Num universo curvo, a expansão do universo seria somente uma questão do ponto de vista? Do lado oposto do universo ele estaria se comprimindo?
olá amigo. gosto muito destes assuntos. pfv. continue nos trazendo conhecimento gratuito. 👍. conheci hoje o canal.
tenho muitas duvidas sobre a física. muitas coisas que gostaria de entender. vou fazer aki uma maratona neste canal. valeu 👏👏👍
O Universo é redondo, achei interessante as informações, vamos aguardar a cenas dos próximos capítulos. O Universo é redondo e ponto final
Talvez a sonda voltasse pro ponto inicial,mas demoraria uma eternidade inteira,e se a teoria de que o universo ainda está se expandindo estiver correta,a sonda nunca voltaria ao ponto inicial.
Canal que salva o meu sábado
Esse artigo não partiu de novos dados do Plank. E sim de dois colaboradores do Plank que publicaram independentemente, ainda q o conjunto do Plank ainda apoie a planitude
Com essa curvatura daria pra calcular o raio e diâmetro do universo?
Os universos são imensuráveis e esse no qual estamos, pode estar contido em outro ainda maior do que tudo, e imedíveis.
Pensa o que tinha antes do universo ?
Antes é apenas uma palavra
Assim como o tempo tenta imaginar o tempo ou o antes
É impossível você imaginar o tempo porque ele não existe assim como o antes, ou seja os cientistas usam o *tempo* para determinar a idade do universo ou oque tinha *antes* como vamos compreender algo que nem sequer conseguimos imaginar
Serjão parabéns pela sua empolgação na explicação muito clara nas informações científicas .
MAIS UM EPISÓDIO ESPACIAL TOP COMO SEMPRE SERJÃO TAMO JUNTO SEMPRE ABRAÇO BOA NOITE@SPACETODAY
Ta, vou ter que pesquisar sobre isso porque to perplexo com a possibilidade de que dois objetos paralelamente jogados em linha reta de possam colidir em algum momento.
O pessoal do minuto da física fez um vídeo explicando sobre o formato do universo, felizmente ta animado e bem para leigos, mas infelizmente desatualizado.
th-cam.com/video/SEWmGyzaBzw/w-d-xo.html
Eu ainda acho que nos falta esclarecer as relações da materia e energia escura, para conseguirmos ter um modelo mais preciso, pois talvez o universo se curve em si mesmo, algo como a gravidade, mas não exatamente kk
Tudo depende de como o universo se expande, isso que determina o formato.
Olhei vários vídeos explicando, mas só no teu entendi 🙏
Já vi um físico teórico falando que o universo era um toroide. Vc já ouviu falar desta teoria?
toroidal é no formato de um donut. creio que esteja fora de questão por enquanto essa possibilidade.
O trabalho realizado nos anos noventa sob a aceleraçao do universo teria a ver com a inflaçao cosmica???
Estamos na Era da Revelação.
Tem alguma coisa lá no curso sobre telescópios e observação astronômica pra gente que é leigo?
Sérgio, fale sobre o tremor de terra na Bahia. abç.
isso parece completar a teoria da 4 Dimensão do universo... A gente só não tinha quantidade de dados então presumimos que ele era plano... eu já acreditava nisso a tempos.
A evolução da Relatividade é a chave para a 5ª dimensão...
Sergio, excelente canal, sempre tô de olho. Pode me dizer se eu consigo acompanhar o seu curso? Sou formado em Eng Elétrica
O que sinto falta geralmente nos vídeos do youtube é a data de publicação.
Nossa ficou muito linda a camisa
Excelente conteúdos - Parabens sempre Sergio , - a vinheta é a melhor que eu ja vi de todos os canais.
Olá. Obrigado pelo vídeo. Se há uma curvatura dessa forma seria esférico, correto? E sendo esférico, ao se descobrir a curvatura se poderia calcular o tamanho do universo, não?
O universo/ multiverso é um cacho de uvas ou linhas/faixas/pranas como a teoria das cordas tanto em nível micro qto em macro? Ao q se parece tá mais p cacho de uvas né?rs
Parabéns Sergio pelo seu canal, continue assim.
Imagine pra alguém divulgar um trabalho desses? Deve ter mta coragem
Vc chega a uma conclusão que contraria tudo que está predefinido
Coragem é dizer que universo é plano e infinito!
Parabéns pelo conteúdo 👏👏👏
Obrigado, Sérgio!
Ou slc to ficando doidão assitindo esses bglh de astronomia slc sou fã desse cara
Se o universo e plano oq existe além dele ,,, se o universo é quadrado oq existe além dele ,,, se o universo é uma esfera fechado oq existe além dele ,,, pense bem oq existe além do universo .
Lembrando das variações de densidade de matéria escura
Opa, Sergio Sacana. Eu acho que o universo é curvo assim como a terra, se voassemos mais rápido que a luz na mesma diressão, acabariams chegando ao mesmo ponto, igual ao joginho do Atari, Asteroid.
Quase la sergio 400 mil!
Seguindo pelo exemplo dos foguetes paralelos(Ω>1),o universo é fechado e limitado?
A constante de Huble agora se chama Constante de Hubel - Lamaitre
E se ele seguir um padrão fractal?
Curvatura fechada. Estamos na face interna do balão?
Dá pra estimar qual o tamanho do Universo de acordo com a curvatura detectada agora?
Explosão e início foi foda Serjão... Mas de boas, sou seu fã cara 😎
Posso estar equivocado, mas como um aluno na sala de aula, devo tirar as minhas dúvidas e é isso que vou fazer..
Essa curvatura negativa, destorce o espaço, por isso os dois objetos iam se encontrar, logo essa distorção é causada pela massa do próprio universo? Ok, eu sei que o questionamento não é esse, mas essa resposta da forma do universo, me causou dúvidas...muitas... kkk
Olá amigos ... Ficoi com a possibilidade do Universo ser oval, partindo dos efeitos que uma explosão, no caso o Big Bang, causaria. Estilhaços para todos os lados.
Eu nunca entendi porque, apesar de ser matematicamente possivel, o Universo era considerado plano, visto que uma explosão (big bang) no vácuo se propaga igual em todas as direções, formando uma esfera e não um plano.
Até o momento, diante de todas as informações o Universo observável, mesmo considerando todas as distorções da presença de massa, o Universo é "plano", ou seja, desconsiderando os desvio no tecido espaço/tempo, se você for em linha reta, irá ao infinito e além.
Não é viável a presença de massa colossal (necessário para curvar o universo em 360º).
Há muitas especulações, crença e conto de fadas nessa ramo.
Vai q a constante de Hubble é uma função....
Salve Serjão.. imagino você dando uma voadora no peito do Like!!🤣🤣🤣🤣
😂
Comecei a entender o assunto (ou interessar-me, para um dia entender😁) . Excelente conteúdo!
Questões boas...acredito que em alguns anos novas tecnologias vão dar passos mais largos sobre o tema,no aguardo .
40 anos?
Como a maioria dos astros é esferico, creio que o universo tbm seja
Cadê os Pombos Planistas ? Kdkskksk