Acredito que um tema bom(mas meio estranho kkk) seria falar de cidades que são banhadas por grandes barragens Hidrelétricas, ou então das cidades entorno do lagoas dos patos.
Olavo : sugiro você fazer um vídeo 2 sobre distritos, apresentando os 10 ou 20 maiores do Brasil. Tenho certeza que o distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá SP, figurará nos TOP 10!
@@williamssilva6996 existe um ranking IBGE baseado na população do distrito. Muitos destes estão há muito tempo tentando se emancipar, principalmente devido ao grande número de moradores, muitas vezes superior à sede do município, como é o caso do distrito onde morei.
Em Goiás, existem cinco casos: Nova Brasília (Aparecida de Goiânia); Jardim Ingá (Luziânia); Jardim ABC (Cidade Ocidental); Girassol (Cocalzinho); Campos Lindos (Cristalina). A maioria na região do Entorno do Distrito Federal. E todos com mais de 5.000 habitantes. Nova Brasília tem quase 300 mil habitantes.
@@tiagor.369 Nova Brasília e Jardim Ingá funcionam como bairros. Mas, têm status oficial de distritos. Porém, desses dois, só Jardim Ingá tem pretensões emancipacionistas. Os outros citados não estão conurbados com os distritos-sedes.
Esse é um dos seus melhores vídeos! Parabéns! No RJ, no dia 25/11/1990, os eleitores dos então distritos de Quatis, Ribeirão de São Joaquim e e Falcão (Barra Mansa), Seropédica (Itaguaí), Queimados (Nova Iguaçu) Guapimirim (Magé), Inoã (Maricá) e Varre-Sai (Natividade) foram às urnas para votar SIM ou NÃO para a criação dos municípios de Quatis, Seropédica, Queimados, Guapimirim, Barão de Inoã e Varre-Sai. Destes, Quatis, Queimados, Guapimirim e Varre-Sai conseguiram se emancipar. Em Seropédica e Inoã, faltou quórum. Seropédica conseguiu se emancipar 5 anos depois. Já Inoã permanece como distrito de Maricá.
Como sou de Minas Gerais posso dizer que pareceu absurdo ser esse o estado com mais municípios do país. Tem municípios demais e muitos não se sustentam criados por pura politicagem onde uma família local de elite virou a força política do local. Município que não se sustenta não tem como existir
Aqui em Pernambuco vemos isso amigo. Cidades muito pequenas e pobres, emancipadas nessa época de 88 a 96 ou até mesmo antes, que não se sustentam economicamente e são governadas por famílias locais (nem sempre muito ricas, mas com poder e popularidade). Sei que isso acontece até em cidades um pouco maiores, mas é absurdo como esses municípios não tem condições econômicas e sociais de serem municípios independentes. Fora que muitas vezes são extremamente próximos ao município maior ao qual foram desmembrados, às vezes formando praticamente uma conurbação.
Hortolândia(SP) atualmente é uma cidade com 230.000 mil habitantes, foi emancipada de Sumaré(SP) atualmente com 285.000 habitantes separadas em 1991, mas se continuassem unidas, teriam 500.000 habitantes hoje. São cidades próximas a Campinas.
É muito complicado essa criação de municípios com critérios ínfimos. A criação de uma município logicamente eleva os gastos públicos sendo necessário toda a estrutura de uma máquina pública municipal: Prefeitura, vereadores, câmara de vereadores, secretarias... Em muitos desses municípios minúsculos, metade da população é servidora pública e a economia não se sustenta. Também é preciso lembrar que em diversos casos o interesse político de famílias influentes foi o fator determinante para que se fossem criados (os municípios). Aqui no meu estado mesmo, existem municípios que ainda hoje não atingiram os requisitos mínimo, mas que foram criados mesmo assim por influência de "coronéis". A extinção, via anexação, de municípios que hoje conta com menos de 5.000 habitantes seria notória na redução dos gastos públicos, mas nos final das contas a gente sabe o que é que manda aqui no nosso país.
Nos últimos anos, aqui em Minas Gerais, têm se falado sobre a extinção desses municípios minúsculos e incorporá-los a cidades um pouco maiores ao lado, como medida de enxugamento da máquina pública. Depois, se possível, fala um pouco mais sobre esse assunto, talvez até sobre municípios que foram extintos desde 1988, se existirem.
Esses municípios que foram criados nessa farra foi somente pra atender políticos, pois quase nenhum deles tinha renda própria pra se manter, então coube ao governo destinar verbas para a manutenção dessas localidades, o que seria usado pra pagar salários de prefeitos, vereadores e demais cargos. Benefícios pra população? Quase zero
Eu li a proposta de lei que foi proposta sobre a criação de novos municípios no Brasil e sobre a extinção de municípios que nn consegui se sustentar, vc poderia trazer um vídeo falando sobre esses assuntos e um assusto bem interessante a respeito do tema visando que dá qui a alguns anos o Brasil vai diminuir o número de cidades
Fala aí Olavo blz? Vc poderia fazer um Vídeo sobre o maiores bairros em extensão territorial do Brasil E Outro Sobre os Maiores Bairros em densidão populacional do Brasil
Seria interessante um vídeo sobre bairros paulistanos com pretensões emancipacionistas, tais como Santo Amaro(que já foi município), São Miguel Paulista e Perus.
O município onde moro, no Piauí cedeu território e população para a emancipação de 5 novos municípios, municípios estes, que dependem de minha cidade para tudo, não tem comércio, não oferecem o básico a população, desses pequenos municípios de minha cidade, a maioria não tem renda nenhuma, a população na grande maioria depende de favores dos políticos que os governam.
A ideia dos municípios foi boa, porém faltou "costurar" melhor para que não acontecesse certas aberrações, como utilização da máquina pública como cabide de criação de emprego, sem especificamente um projeto baseado em desenvolver a região. Acho que deveria ser ter um critério puramente técnico para a criação de um novo município. Um exemplo interessante que eu acho é na França, com as "Cité" e as "Ville" ou na Austrália, com as Towns, Citys, Metropolis e os Territories, ou até mesmo no exemplo dos EUA, em relação aos Counties (condados).
Veio uma exigência de lei complementar, e a demora em sair alguma lei complementar tem impedido muitos distritos de virarem municípios. Quando saiu uma lei, a presidanta incompetenta vetou.
Parabéns, Olavo! Mais um ótimo vídeo! Tive outra ideia que achei muito boa para lhe sugerir: falar sobre municípios que são muito conhecidos por um nome que na verdade não é oficial. Exemplos famosos: Santo Amaro da Purificação-BA (na verdade é só Santo Amaro) e Aparecida do Norte-SP (na verdade é só Aparecida)
Há o caso da cidade de Eunápolis na Bahia que era dividida entre os municípios de Porto Seguro e Cabrália. O interessante era que o distrito tinha o dobro de população das duas cidades.
Fala sobre como se faz pra mudar nome de uma cidade,aqui na Paraíba tem os casos de Campo de Santana e Santarém que agora se chamam Tacima e Joca Claudino,minha tia tem uma amiga que o filho dela quase foi prefeito de lá ano passado. Tem uma galera que quer mudar o nome de João Pessoa também,entre os nomes sugeridos tão:Paraíba,Filipeia,Cabo Branco.
Eu sempre quis que uma cidade se chamasse Turínia. Seria o feminino de Turim. Rsrs. Já até fiz essa proposta para a Prefeitura Municipal de Vila Propício, em Goiás. Nem me responderam. Kkkkk
Ali na arte diz que no Piauí tinha um limite de 4 mil habitantes pra se criar um município mas está errado pois o meu, São Luís do Piauí, foi criado em 95 e na fundação não tinha mais do que 2 mil habitantes e até hoje está assim. E não foi só ele que foi criado com menos de 2 mil habitantes. Só por curiosidade: na região de Picos, do qual São Luís do Piauí pertence, entre 88 e 96 foram criados mais de 20 municípios, todos desmembrados dessa cidade e todos ainda dependem de Picos pra tudo.
@@CanalExclave sim, me expressei errado. O erro não foi seu e sim da lei já que não seguiram esse número mínimo de pessoas. Na época da emancipação de São Luís do Piauí, a sede do município não tinha nem três ruas, hoje tem cinco kkkk. E o município é todo dependente do outro que fica a menos de 3km, São João da Canabrava, que foi criado em 88.
Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental também são.municipios relativamente populosos fundados nesse período. Valparaíso, inclusive, é mais populoso que Novo Gama.
Sugiro fazer um vídeo de municípios que tem distrito mais antigos que o próprio município. Como por exemplo o Distrito de Andrequice que e mais antigo que o município de Três Marias MG ao qual ele pertence
Em 2020 em Itaituba no Pará foi realizado junto as eleições o plebiscito para a criação do município de Moraes de Almeida, teve maciça aprovação na casa dos 90%, ainda não criado o município, mas é um município perto de ser criado
@@CanalExclave realmente, é necessário brecar criações aleatórias de municípios, mas é preciso ponderar as especificidades de cada região, Moraes de Almeida quando nascer vai estar na casa dos 10.000 habitantes, mas têm regiões no Pará que são muito distantes dentro de um próprio município, exemplo claro é Castelo dos Sonhos é um distrito de Altamira que fica a quase 1000 km da cidade-sede. Isso deveria ser um alerta, não sou favorável a criação indiscriminada, mas tem situações que tem que ponderar Moraes de Almeida merece ser município
@@marcospaulojesusoliveira9950 São Mateus tem muito lugares populosos distantes da cidade , O distrito que moro Nestor Gomes conhecido Km41 , fica mais perto de Nova Venécia do que São Mateus
De 1988 a 1996... Teve um tempo que morei em Torixoreu-MT, e Torixoreu-MT tinha o distrito de Pontal, que era conurbado com Barra do Garças-MT(a principal cidade polo do Vale do Araguaia matogrossense) e Aragarças-GO. Pontal do Araguaia-MT se emancipou nesse período, Torixoreu-MT entrou em decadência, Pontal do Araguaia depende muito de Barra do Garças, mas pelo menos Pontal do Araguaia tem um Campus da UFMT...
Acharia legal se você falasse sobre municipios que mudaram de sede por exemplo numa guerra quando um pais tem sua capital conquistada ele a muda pra outra cidade seria isso mas com municípios
DIVIDAS... Existe casos de municípios antigos e endividados; onde existe distritos mais ricos economicamente e mais populosos que o distrito sede. Se emancipar esse distrito "rico", começa tudo do zero com uma boa arrecadação e sem dividas. Enquanto que o município antigo cai a arrecadação e fica impossibilitado de pagar as dividas...
Existem munícipios que são mais conhecidos por seus apelidos ou algum lugar famoso, ao exemplo de Tibau do Sul-RN, cidade que abriga a praia mundialmente conhecida de pipa. Mas 90% das pessoas nunca irão dizer que estão em Tibau e sim em pipa.
Fala sobreo pacto federativo que poderá juntar os municípios com menos de 5.000 habitantes e que não é auto-sustentável aos municípios maiores da sua região.
Eu sou do Pará que quase se separou em 3, e eu sou nascido no município de Marituba que se separou do município de Benevides que é o município que eu moro atualmente. Kkkkk Obs: eu nasci depois da separação de Marituba de Benevides. Aliás eu moro na frontei entre esses fois municípios, e a área que eu moro ainda é disputada judicialmente pelos dois municípios. Kkkk Só B.O no meu estado mano. Kkk
Acho que o caso mais famoso disso aconteceu com o antigo município de Santo Amaro, em São Paulo, que foi incorporado à capital paulista nos anos 60. Quase toda a atual zona Sul de São Paulo era parte dele.
Nessa febre emancipacionista, quase que São Gonçalo (segunda maior cidade do Rio) perde boa parte de seu território, feliz ou infelizmente (seria o município de São Pedro de Alcântara). Um verdadeiro milagre não ter nascido emancipação, ainda mais nesse período doido de proliferação desenfreada de municípios.
Você já fez um vídeo sobre o maior município do Brasil e do mundo? Altamira Com 161.445,9 quilômetros quadrados, Altamira, o maior município do Brasil em extensão territorial, localizado no Pará, quer ingressar no Guinness Book, o livro dos recordes.
Uma das mudanças propostas por Paulo Guedes no seu projeto de emenda constitucional (PEC) é fundir municípios com menos de 5.000 habitantes... Não sei em que pé está, se foi engavetado ou ainda tramita, mas realmente é algo necessário. Tem muita cidade por aí que não tem receita própria, depende de repasses do Fundo de Participação dos Municípios para se manter. Tem que pagar os altos salários dos políticos (prefeito e vereadores), secretários municipais, assessores, cargos comissionados, servidores de carreira e toda uma estrutura burocrática e administrativa custosa e que só existe porque existe esse município. O brasil PRECISA que esses municípios sejam extintos!...
@@rafaelreis6826 A dívida não foi feita por Paulo Guedes, então não tem porque ele pagar. Ela será arrolada em precatórios, como deve ser, mas juntamente com a dívida do município anexador...
@@rafaelreis6826 Vai adquirir dívida e ao mesmo tempo território e receita, afinal o FPM, SUS, ICMS, ISS, IPTU, tudo aumenta. Ademais, não é questão de querer. Lei é lei, tem que ACATAR, gostando ou não...
Até hoje não entendo pra quê tanta cidade no meu estado, somos um dos menores Estados em área e um dos mais densos, temos 4 milhões de paraibanos e 223 municípios, pra quê tanto? Se nem o Rio de Janeiro tem tantos assim.
Bem observado. Eu fiz um cálculo para medir qual estado tem mais municípios em termos proporcionais, de acordo com a população. A PB vem em terceiro lugar, atrás do Piauí e do campeão Tocantins.
Acredito que um tema bom(mas meio estranho kkk) seria falar de cidades que são banhadas por grandes barragens Hidrelétricas, ou então das cidades entorno do lagoas dos patos.
Fazendo um cálculo aqui, entre 1988 e 1996, em média, a cada 2 dias um novo município se emancipou.
Olavo : sugiro você fazer um vídeo 2 sobre distritos, apresentando os 10 ou 20 maiores do Brasil. Tenho certeza que o distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá SP, figurará nos TOP 10!
Não se tem uma lista com um ranking dos maiores distritos do Brasil, não.
@@williamssilva6996 existe um ranking IBGE baseado na população do distrito. Muitos destes estão há muito tempo tentando se emancipar, principalmente devido ao grande número de moradores, muitas vezes superior à sede do município, como é o caso do distrito onde morei.
Boa!
Nova Brasília, distrito de Aparecida de Goiânia-GO, possui quase 300 mil habitantes.
Aqui em Campinas temos 2. Ouro Verde e Campo Grande. Cada um com cerca de mil habitantes
Brasil de 88 "ummm nada pra fazer. Que tal criar mais MiL e DuZeNtOs municipios?"
Kkk é verdade, os 25 anos que criaram 62 municípios um Amazonas inteiro kkkkkkk
😀😀😀
@@Pescadooorrr__00 imagina pra atualizar os antigos guias de ruas e cidades ksksksksksksksksk
Os estados eram que nem marido e mulher na idade média. Tem nada pra fazer, bora fazer filho. Kkkk
Faz um vídeo sobre distritos que estão na luta para se emanciparem e já tem uma população elevada e condições para isso acontecer.
Boa dica!
Em Goiás, existem cinco casos: Nova Brasília (Aparecida de Goiânia); Jardim Ingá (Luziânia); Jardim ABC (Cidade Ocidental); Girassol (Cocalzinho); Campos Lindos (Cristalina). A maioria na região do Entorno do Distrito Federal. E todos com mais de 5.000 habitantes. Nova Brasília tem quase 300 mil habitantes.
@@rodrigodutra1971 Nenhuma dessas são bairros? Pq esses municípios são quase todos uma mancha urbana
@@tiagor.369 Nova Brasília e Jardim Ingá funcionam como bairros. Mas, têm status oficial de distritos. Porém, desses dois, só Jardim Ingá tem pretensões emancipacionistas. Os outros citados não estão conurbados com os distritos-sedes.
@@rodrigodutra1971 concordo que se estão conurbados com o distrito sede, não tem motivo pra se emancipar
Esse é um dos seus melhores vídeos! Parabéns!
No RJ, no dia 25/11/1990, os eleitores dos então distritos de Quatis, Ribeirão de São Joaquim e e Falcão (Barra Mansa), Seropédica (Itaguaí), Queimados (Nova Iguaçu) Guapimirim (Magé), Inoã (Maricá) e Varre-Sai (Natividade) foram às urnas para votar SIM ou NÃO para a criação dos municípios de Quatis, Seropédica, Queimados, Guapimirim, Barão de Inoã e Varre-Sai.
Destes, Quatis, Queimados, Guapimirim e Varre-Sai conseguiram se emancipar. Em Seropédica e Inoã, faltou quórum. Seropédica conseguiu se emancipar 5 anos depois. Já Inoã permanece como distrito de Maricá.
Obrigado pelas informações e pelas palavras! Eu gostei muito de ter feito esse vídeo!
Como sou de Minas Gerais posso dizer que pareceu absurdo ser esse o estado com mais municípios do país. Tem municípios demais e muitos não se sustentam criados por pura politicagem onde uma família local de elite virou a força política do local. Município que não se sustenta não tem como existir
Aqui em Pernambuco vemos isso amigo. Cidades muito pequenas e pobres, emancipadas nessa época de 88 a 96 ou até mesmo antes, que não se sustentam economicamente e são governadas por famílias locais (nem sempre muito ricas, mas com poder e popularidade). Sei que isso acontece até em cidades um pouco maiores, mas é absurdo como esses municípios não tem condições econômicas e sociais de serem municípios independentes. Fora que muitas vezes são extremamente próximos ao município maior ao qual foram desmembrados, às vezes formando praticamente uma conurbação.
Hortolândia(SP) atualmente é uma cidade com 230.000 mil habitantes, foi emancipada de Sumaré(SP) atualmente com 285.000 habitantes separadas em 1991, mas se continuassem unidas, teriam 500.000 habitantes hoje. São cidades próximas a Campinas.
Boa!
Cara, excelente conteúdo. Agradeço por disponibilizar.
Obrigado!
Dentre 139 municipios do Tocantins, 81 municípios foram fundados antes da criação do Tocantins
Palmas está entre os 1243 municípios criados entre 1988 e 1996
Bem observado
É muito complicado essa criação de municípios com critérios ínfimos. A criação de uma município logicamente eleva os gastos públicos sendo necessário toda a estrutura de uma máquina pública municipal: Prefeitura, vereadores, câmara de vereadores, secretarias...
Em muitos desses municípios minúsculos, metade da população é servidora pública e a economia não se sustenta. Também é preciso lembrar que em diversos casos o interesse político de famílias influentes foi o fator determinante para que se fossem criados (os municípios). Aqui no meu estado mesmo, existem municípios que ainda hoje não atingiram os requisitos mínimo, mas que foram criados mesmo assim por influência de "coronéis".
A extinção, via anexação, de municípios que hoje conta com menos de 5.000 habitantes seria notória na redução dos gastos públicos, mas nos final das contas a gente sabe o que é que manda aqui no nosso país.
Nos últimos anos, aqui em Minas Gerais, têm se falado sobre a extinção desses municípios minúsculos e incorporá-los a cidades um pouco maiores ao lado, como medida de enxugamento da máquina pública. Depois, se possível, fala um pouco mais sobre esse assunto, talvez até sobre municípios que foram extintos desde 1988, se existirem.
Sensacional, Olavo, mais uma vez obrigada por tanta informação valiosa. Você merece os parabéns!
😀😀
Muito obrigado!
Cachoeira do Campo Distrito de Ouro Preto tem quase 10.000 habitantes e é totalmente independente distante 21 km da sede.
Esses municípios que foram criados nessa farra foi somente pra atender políticos, pois quase nenhum deles tinha renda própria pra se manter, então coube ao governo destinar verbas para a manutenção dessas localidades, o que seria usado pra pagar salários de prefeitos, vereadores e demais cargos. Benefícios pra população? Quase zero
Ótimo vídeo meu amigo
Muito obrigado!
Uma sugestão: Múnicípios que ganharam território, incorporando outros, nascendo novos municípios.
Eu li a proposta de lei que foi proposta sobre a criação de novos municípios no Brasil e sobre a extinção de municípios que nn consegui se sustentar, vc poderia trazer um vídeo falando sobre esses assuntos e um assusto bem interessante a respeito do tema visando que dá qui a alguns anos o Brasil vai diminuir o número de cidades
Valeu pela dica!
Fala aí Olavo blz? Vc poderia fazer um Vídeo sobre o maiores bairros em extensão territorial do Brasil
E Outro Sobre os Maiores Bairros em densidão populacional do Brasil
Muito bom, adorei o vídeo.
Que bom que gostou!
Seria interessante um vídeo sobre bairros paulistanos com pretensões emancipacionistas, tais como Santo Amaro(que já foi município), São Miguel Paulista e Perus.
Podiam tentar fazer um vídeo de localidades que ainda brigam na justiça para virar munícipios.
👏👏👏 ótimo vídeo. Descobrindo q o novo gama foi emancipado em 1995 e eu achando que tinha sido na década de 70 kkk
Novo Gama foi criado na década de 70, mas município autônomo só depois
A minha está entre elas. Na minha região foram mais de 15 novos municípios. O que trouxe bastante qualidade de vida para a população.
Qual é a sua cidade?
@@CanalExclave São Pedro dos crentes no Maranhão. Fica no sul do Maranhão.
O município onde moro, no Piauí cedeu território e população para a emancipação de 5 novos municípios, municípios estes, que dependem de minha cidade para tudo, não tem comércio, não oferecem o básico a população, desses pequenos municípios de minha cidade, a maioria não tem renda nenhuma, a população na grande maioria depende de favores dos políticos que os governam.
Qual a sua cidade?
@@CanalExclave Campo Maior PI
A ideia dos municípios foi boa, porém faltou "costurar" melhor para que não acontecesse certas aberrações, como utilização da máquina pública como cabide de criação de emprego, sem especificamente um projeto baseado em desenvolver a região. Acho que deveria ser ter um critério puramente técnico para a criação de um novo município. Um exemplo interessante que eu acho é na França, com as "Cité" e as "Ville" ou na Austrália, com as Towns, Citys, Metropolis e os Territories, ou até mesmo no exemplo dos EUA, em relação aos Counties (condados).
Veio uma exigência de lei complementar, e a demora em sair alguma lei complementar tem impedido muitos distritos de virarem municípios. Quando saiu uma lei, a presidanta incompetenta vetou.
Faz um videos sobre a ideia de acabar como os municipais como menos 5 mil pessoas
Eu acho que seria melhor todos municipios com menos de 5 mil habitantes de unirem ao vizinho mais populoso para facilitar a organização
Os politicos querem fazer isso
Moro em uma cidade menor do que 5000 Hab. É inviável, toda uma história sendo destruída
@@broskilucas eu também queria dizer que poderá ter um plebiscito e escolher o município para de unir
@@broskilucas qual é a sua cidade?
Tocos do Moji Minas Gerais. É uma das criadas dentro desse "BOOOM" citado no video
Parabéns pelo vídeo Olavo 👏👏👏👏👏
Muito obrigado!!
*Vídeo top mano top demais coisa de outro mundo* 🤪👍👌☮️
Valeu!!
Parabéns, Olavo! Mais um ótimo vídeo! Tive outra ideia que achei muito boa para lhe sugerir: falar sobre municípios que são muito conhecidos por um nome que na verdade não é oficial. Exemplos famosos: Santo Amaro da Purificação-BA (na verdade é só Santo Amaro) e Aparecida do Norte-SP (na verdade é só Aparecida)
Opa, gostei bastante da ideia!
Há o caso da cidade de Eunápolis na Bahia que era dividida entre os municípios de Porto Seguro e Cabrália. O interessante era que o distrito tinha o dobro de população das duas cidades.
Fala sobre como se faz pra mudar nome de uma cidade,aqui na Paraíba tem os casos de Campo de Santana e Santarém que agora se chamam Tacima e Joca Claudino,minha tia tem uma amiga que o filho dela quase foi prefeito de lá ano passado. Tem uma galera que quer mudar o nome de João Pessoa também,entre os nomes sugeridos tão:Paraíba,Filipeia,Cabo Branco.
Mudança de nome tá na pauta!
Eu sempre quis que uma cidade se chamasse Turínia. Seria o feminino de Turim. Rsrs. Já até fiz essa proposta para a Prefeitura Municipal de Vila Propício, em Goiás. Nem me responderam. Kkkkk
@@rodrigodutra1971 como se apresenta a proposta sem ser Vereador??
@@jrafinhaa1931 perturba ele nas redes sociais
@@cearense526 mais fácil se encontrar pessoalmente com o prefeito pra discutir
Ali na arte diz que no Piauí tinha um limite de 4 mil habitantes pra se criar um município mas está errado pois o meu, São Luís do Piauí, foi criado em 95 e na fundação não tinha mais do que 2 mil habitantes e até hoje está assim. E não foi só ele que foi criado com menos de 2 mil habitantes.
Só por curiosidade: na região de Picos, do qual São Luís do Piauí pertence, entre 88 e 96 foram criados mais de 20 municípios, todos desmembrados dessa cidade e todos ainda dependem de Picos pra tudo.
Opa, obrigado pelo comentário! Esse número mínimo está em uma das referências que consultei
@@CanalExclave sim, me expressei errado. O erro não foi seu e sim da lei já que não seguiram esse número mínimo de pessoas. Na época da emancipação de São Luís do Piauí, a sede do município não tinha nem três ruas, hoje tem cinco kkkk. E o município é todo dependente do outro que fica a menos de 3km, São João da Canabrava, que foi criado em 88.
Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental também são.municipios relativamente populosos fundados nesse período. Valparaíso, inclusive, é mais populoso que Novo Gama.
Bem observado!
Fala de cidades aleatorias de cada estado
Já falei dos recordes aleatórios:
th-cam.com/video/dhNfSfCCuis/w-d-xo.html
@@CanalExclave não,CIDADES em ordem alfabética
1 por letra
Teixeira de Freitas na Bahia, também é uma cidade Jovem, com população em torno de 150.000 hab
Boa!
Sou a favor da ideia de se fundir os municipios pequenos e inviaveis economicamente.
O problema é que todo município tem dividas, e em caso de fusão, quem vai pagar as dividas dos municípios absolvidos?
Está cidades condomínios só sobrevivem graças às políticas irresponsável destes políticos que gostam de dinheiro mas não gostam de trabalhar.
Eu sou a favor de criar uma lei na qual só poderá virar um município se o distrito tiver 20.000 habitantes.
Sugiro fazer um vídeo de municípios que tem distrito mais antigos que o próprio município.
Como por exemplo o Distrito de Andrequice que e mais antigo que o município de Três Marias MG ao qual ele pertence
Boa dica!
Em 2020 em Itaituba no Pará foi realizado junto as eleições o plebiscito para a criação do município de Moraes de Almeida, teve maciça aprovação na casa dos 90%, ainda não criado o município, mas é um município perto de ser criado
Legal! Essa falta de legislação tem travado a aprovação de novas cidades. Mas o plebiscito é um caminho!
@@CanalExclave realmente, é necessário brecar criações aleatórias de municípios, mas é preciso ponderar as especificidades de cada região, Moraes de Almeida quando nascer vai estar na casa dos 10.000 habitantes, mas têm regiões no Pará que são muito distantes dentro de um próprio município, exemplo claro é Castelo dos Sonhos é um distrito de Altamira que fica a quase 1000 km da cidade-sede.
Isso deveria ser um alerta, não sou favorável a criação indiscriminada, mas tem situações que tem que ponderar Moraes de Almeida merece ser município
Moro em um distrito de Nestor Gomes ES com 10.823 💚 difícil ganhar a emancipação
Onde fica?
@@marcospaulojesusoliveira9950 São Mateus ES
@@andersonleonardo9765 Guriri também.
Aqui tem um distrito por nome de vila Paulista querendo se emancipar de Barra de são Francisco Es
@@marcospaulojesusoliveira9950 São Mateus tem muito lugares populosos distantes da cidade , O distrito que moro Nestor Gomes conhecido Km41 , fica mais perto de Nova Venécia do que São Mateus
@@marcospaulojesusoliveira9950 Guriri se fosse município talvez estaria melhor organizado
De 1988 a 1996...
Teve um tempo que morei em Torixoreu-MT, e Torixoreu-MT tinha o distrito de Pontal, que era conurbado com Barra do Garças-MT(a principal cidade polo do Vale do Araguaia matogrossense) e Aragarças-GO.
Pontal do Araguaia-MT se emancipou nesse período, Torixoreu-MT entrou em decadência, Pontal do Araguaia depende muito de Barra do Garças, mas pelo menos Pontal do Araguaia tem um Campus da UFMT...
Obrigado pelo comentário, fui conferir a região no mapa!
@@CanalExclave lá em muito interessante, muita gente atravessa de GO para MT e pensa que são apenas 2 cidades; mas são 3 municípios conurbados...
Minha Cidade si encaixa no tema do vídeo , Santa Bárbara do Leste M.G pertencia a Caratinga a emancipação foi em 27/04/1992
Legal!!
Acharia legal se você falasse sobre municipios que mudaram de sede por exemplo numa guerra quando um pais tem sua capital conquistada ele a muda pra outra cidade seria isso mas com municípios
Bom tema. Vou pesquisar pra ver se há muitos casos.
Jaguaribara - Ceará
DIVIDAS...
Existe casos de municípios antigos e endividados; onde existe distritos mais ricos economicamente e mais populosos que o distrito sede.
Se emancipar esse distrito "rico", começa tudo do zero com uma boa arrecadação e sem dividas. Enquanto que o município antigo cai a arrecadação e fica impossibilitado de pagar as dividas...
Existem munícipios que são mais conhecidos por seus apelidos ou algum lugar famoso, ao exemplo de Tibau do Sul-RN, cidade que abriga a praia mundialmente conhecida de pipa. Mas 90% das pessoas nunca irão dizer que estão em Tibau e sim em pipa.
Verdade. De certo modo falei disso aqui:
th-cam.com/video/P2i9hXQDrXw/w-d-xo.html
Isso só aumentou o tamanho do gasto público pra população pagar as contas
Na verdade cidade abaixo de 5000 habitantes nao era par ser cidade
Muito bom!
Valeu!
Pinhais/PR também é a menor cidade, territorialmente falando, do seu estado.
Fala sobreo pacto federativo que poderá juntar os municípios com menos de 5.000 habitantes e que não é auto-sustentável aos municípios maiores da sua região.
Eu sou do Pará que quase se separou em 3, e eu sou nascido no município de Marituba que se separou do município de Benevides que é o município que eu moro atualmente. Kkkkk
Obs: eu nasci depois da separação de Marituba de Benevides. Aliás eu moro na frontei entre esses fois municípios, e a área que eu moro ainda é disputada judicialmente pelos dois municípios. Kkkk
Só B.O no meu estado mano. Kkk
[gif da Nazaré]
Benevides já teve toda a área de Ananindeua e antes disso, toda aquela área pertencia a Belém.
Só no Maranhão muitos municípios foram criados por lei estadual de 10/11/1994
Existe algum caso no Brasil que um município se integrou a outro? Existe essa possibilidade? (parabéns pelo canal).
Sim, a possibilidade existe. Está no mesmo artigo da Constituição. Mas não me lembro de nenhum caso recente.
Acho que o caso mais famoso disso aconteceu com o antigo município de Santo Amaro, em São Paulo, que foi incorporado à capital paulista nos anos 60. Quase toda a atual zona Sul de São Paulo era parte dele.
@@CanalExclave Santo Amaro em São Paulo, Messejana em Fortaleza, Taquaruçu em Palmas, etc...
@@librasjuan não sabia dos casos de Messejana e Taquaruçu
Nessa febre emancipacionista, quase que São Gonçalo (segunda maior cidade do Rio) perde boa parte de seu território, feliz ou infelizmente (seria o município de São Pedro de Alcântara). Um verdadeiro milagre não ter nascido emancipação, ainda mais nesse período doido de proliferação desenfreada de municípios.
Opa, não conhecia essa
Você já fez um vídeo sobre o maior município do Brasil e do mundo?
Altamira
Com 161.445,9 quilômetros quadrados, Altamira, o maior município do Brasil em extensão territorial, localizado no Pará, quer ingressar no Guinness Book, o livro dos recordes.
Não exatamente sobre isso, mas cito muito Altamira aqui:
th-cam.com/video/I1pWq59fPfc/w-d-xo.html
do Brasil. Do mundo não é mais. Salve engano na Groelândia tem maior
Uma das mudanças propostas por Paulo Guedes no seu projeto de emenda constitucional (PEC) é fundir municípios com menos de 5.000 habitantes... Não sei em que pé está, se foi engavetado ou ainda tramita, mas realmente é algo necessário. Tem muita cidade por aí que não tem receita própria, depende de repasses do Fundo de Participação dos Municípios para se manter. Tem que pagar os altos salários dos políticos (prefeito e vereadores), secretários municipais, assessores, cargos comissionados, servidores de carreira e toda uma estrutura burocrática e administrativa custosa e que só existe porque existe esse município. O brasil PRECISA que esses municípios sejam extintos!...
Acho que esse assunto foi engavetado...
Seria bom, mas pra dar certo tinha que pegar o dinheiro do Paulo Guedes pra pagar as dividas dos municípios extintos...
@@rafaelreis6826 A dívida não foi feita por Paulo Guedes, então não tem porque ele pagar. Ela será arrolada em precatórios, como deve ser, mas juntamente com a dívida do município anexador...
@@Soulbotagem-BR aí eu digo, que município vai querer anexar outro e "adquirir" uma dívida?
@@rafaelreis6826 Vai adquirir dívida e ao mesmo tempo território e receita, afinal o FPM, SUS, ICMS, ISS, IPTU, tudo aumenta. Ademais, não é questão de querer. Lei é lei, tem que ACATAR, gostando ou não...
Acho que essa leva de novos municípios da década de 90 foi bem pior que a criação de um novo estado, que o pessoal tanto condena.
Concordo...
Muito bom!!!!!!!
😀😀
Até hoje não entendo pra quê tanta cidade no meu estado, somos um dos menores Estados em área e um dos mais densos, temos 4 milhões de paraibanos e 223 municípios, pra quê tanto? Se nem o Rio de Janeiro tem tantos assim.
Bem observado. Eu fiz um cálculo para medir qual estado tem mais municípios em termos proporcionais, de acordo com a população. A PB vem em terceiro lugar, atrás do Piauí e do campeão Tocantins.
SUGESTÃO cidades brasileiras que tem o mesmo nome que cidades de outros países.
Quero ver minha cidade nesse vídeo, Cantanhede-MA
Tá na pauta!
Cerro Corá-RN
meu município de emancipou antes, em 1985
Muito bom
Obrigado!!
5568? Não eram 5570?
Aguarde o vídeo sobre isso!!
amo a democracia
Legal!!!
Valeu!
*p a r e !* 8:07
😀😀😀
@@CanalExclave hahahah