Que jornada sensacional! Que cenários incríveis! Obrigado , Aderbal, por nos proporcionar "viajar" com vocês por essas paragens espetaculares! Como é rico e vasto nosso Brasil!
De início, parabenizo ao pesquisador e grande documentarista e cineasta Aderbal Simões Nogueira, pela excelência da produção dos seus vídeos-documentais, oriundos do que há de melhor em tecnologia, e não apenas isso, e principalmente sua expertise, de 40 anos dedicados ao estudo sério e sistemático da nossa história regional, à frente o Cangaço, assunto, que, tanto a ele quanto a mim, produz equilibrado fascínio e paixão. Ver as imagens aéreas do Raso da Catarina, encravado no mais profundo dos sertões brasileiros, cuja região serviu de cenário selvagem e de guerra durante a ação do banditismo rural, Cangaço, naquela região, e em especial, quando da particular atuação do cangaceiro Lampião e seu bando, que por ali andou durante sete anos, no período histórico que vai de 1928 a 1935, é de uma singularidade sem igual. As imagens produzem um efeito plástico, senão emocionante naqueles que a vêem, diferentemente do que se vê, no tocante ao Raso da Catarina, através da imagem dura da fotografia, que, evidentemente, também tem, é, claro, seu enorme significado e valor. Amigo e confrade Aderbal Nogueira, meus parabéns a você e a toda tua equipe aguerrida, e muito obrigado por proporcionarmos momentos de puro esplendor, mesmo através das telas da tv, ou seja, àqueles que, infelizmente, ainda não tiveram o privilégio de pisar ali, conhecendo parte de mais um "chão sagrado da nossa história". Parabéns, mais uma vez, e muito obrigado, não me custa novamente agradecê-lo!
Excepcional! Destaque-se: as FOTOS entre os minutos 3:23 aos 3:41. Os cânions... muito, muiiito bonitos. Parafraseando o amigo Aderbal: "conheçam o Brasil"!
É Aderbal, só mesmo você e o João,mostram para o Brasil e o mundo a dimensão do Razo da Super interessante seu reencontro com os irmãos Fagundes e o Júnior. Fiquei impressionado com a imensidão dos paredões rochosos dos "Cânions da Baixa do Chico.Curiodidade:E porque esse local recebeu esse nome? Seus vídeos não tem como escolher,todos são belíssimos,a gente que está em casa,faz a viagem com vocês,é muita areia em todo o percurso, assim dizia minha mãe.Parabéns por mais esse belíssimo trabalho.Abçs e tamo junto.
É incrível imaginar a tenacidade dos cangaceiros, de como eram capazes de caminhar e pousar em ambientes como esse. Parabéns pelo passeio e por essa bela amostragem de Brasil.
espetacular!!!! num é pra qualquer um vasculhar esse lugar. valeu Aderbal por mostrar esses lugares incríveis com tanta historia e particularidades do nosso Sertão.
Nobre Aderbal, você tá de parabéns pelo belo trabalho,, precisa visitar o local onde foi enterrado os corpos de Mariano granja e seus companheiros, fica aqui na serra dos homens, precisamente no cangaleixo, conheço um senhor que sabe o local.
Só se for para turista ! Porque para quem vive aí, é só desespero e dificuldades, em todos os sentidos. Até para turista é preocupante se passar mal só Deus! A Única coisa que eu tenho que agradecer é ao Aderbal, um verdadeiro Pesquisador com P maiúsculo.
Amigo Aderbal Nogueira, você precisa visitar a Paraíba e entrar na rota do cangaço de Antônio Silvino! Tenho certeza de que você não vai se arrepender, especialmente com as tantas belezas naturais que temos aqui.
Pretendo sim, o problema de tudo são as distância pois o amigo sabe estou em Fortaleza. Toda viagem é de recursos próprios e são muitos os lugares. Aconchego do Raso nos ajudou nessa, mas tenho muito ainda que andar.
Espetáculo da natureza....Os Cânions, as Araras...inimaginável saber como era a sobrevivência desses povo....água a duas léguas e meia de distância...encontrar dois dele depois depois de 25 anos...bacana. E os demais da foto antiga, onde andam, teve notícia? Excelente documentário/aventura! 👏👏👏
Os remanescentes do maior combate de uma guerra dentro do Brasil guerra de canutos tinha índios Pakarares e também escravo negros libertos e alguns brancos procurando um lugar para viver e muitos desses remanescentes estão ai no Raso, povo resistente esses índios dar catinga eles lutaram na guerra de canutos e no cagaço dois episódio durisimo da história , esse povo vive ai ainda por que são extremamente fortes... Sou dessa região minha família os mais velhos brigaram em Canutos e também nas volantes de Geremoabo...história verdadeira do povo brasileiro está no sertão nordestino POVO QUE O BRASIL NÃO CONHECE POR SER MAL INFORMADO... O RASO DA CATARINA É O MAIS inóspito do Brasil e bruto era o terror das volantes só anda aí dentro quem é macho....
Olá aderbal, mais um belíssima video, cheio de riquezas e curiosidades, pena q n foi pauta os indios cangaceiros ai dessa tribo, gato, mourão, mormaço, balão entre outros.pelo menos nesse video, Grande abraço meu amigo.
muita aventura , porém um vídeo magnífico ! Aderbal em algum ponto existe poços artesianos ou se há possibilidades de furar um poço em algum lugar aí do raso ?
Aventura? Kkkkkkkkkkk os caras além de vagabundos eram burros....cair em uma vida de merda dessa pra ficar oprimimdo gente ferrados igual eles.....hipocrisia pura de Lampião.....alguns comandados dele sabemos que no calor das circustâncias, adentraram ao bando.....mas infelizmente mataram e roubaram......assim como o pilantra do Virgulino e seus irmãos carniceiros!
A Única coisa que eu tenho que agradecer é ao Aderbal, um verdadeiro Pesquisador com P maiúsculo. AMIGO nesses tempos de cangaço, deveria ser um pega pra capar sem fim, se hoje com toda tecnologia é difícil adentrar esse raso, com carro, imagina a pé ,com sede ,e encima de cavalo ou jegue, com um sol impiedoso no lombo ,o sujeito deveria ser muito valente, para cair nessa vida, se passasse mau já era, só Deus na causa. Agora entendo a expressão pau de arara, era o sertanejo fugindo da seca em busca de vida melhor!
Aderbal faça um vídeo sobre chiquinho Rodrigues e Panta de Godoy nao se tem registros quando faleceram em qual ano em qual local esses caras precisam ser homenageados fica ideia para um vídeo futuro nao se tem relato nenhum na internet sobre o falecimentos de alguns de hérois nacionais
Estava vendo o youtube e descobri esse vídeo e estou vendo. Meu Pai, que foi da volante da Bahia, falava muito do raso da Catarina. Os espíritos me disseram que fui cangaceiro e me envolvi com uma mulher do chefe e tinha um espírito feminino todo deformado que me acompanhava e o Mestre Jesus refez o corpo dessa Mulher em corpo de luz e a libertou. Muitos espíritos de cangaceiros me perseguiam e acho que ainda me perseguem, afirmando que eu me envolvi com a mulher do chefe deles. Não sei quem eram nem quem fui nem quero saber. Passado é passado. Já pedi perdão a Eles e os perdoo. Sei que Lampião tá vivo, foi resgatado dos umbrais a pedido de Zé Grosso, que morreu de punhal nos olhos, porque Lampião achava que Ele estava traindo o grupo, mas Ele apenas mandava avisar no povoado para retirar mulheres e crianças. Foi Zé Grosso que pediu a Nossa Senhora e Ela retirou Lampião dos umbrais e hoje Ele trabalha pela luz, ajudando em vários locais onde espíritos trevosos querem atacar. Tinha um desses espíritos, com nome de cobra que se enrolava nas minhas pernas, para me prejudicar. Espero que Eles sigam suas vidas espirituais e me deixem em paz. Parei para olhar mas não quero assistir porque acabo atraindo eles para meu campo energético. Vida nova, com novos pensamentos e olhares. Busco seguir o Mestre Jesus e a Virgem Maria, com quem trabalho. Já estive com Mãe Maria, com Jesus etc. Não tenho religião e aprendi com Jesus a buscar DEUS no coração e não fora de mim. Namaste.
A fazenda Ipueiras - foi palco de um dos episódios mais emblemáticos e notórios da história de Lampião, quando da sua incursão pelo Cariri cearense. O que culminou com a polêmica traição do coronel Izaías Arruda a Lampião. Fato ocorrido no começo da tarde do dia 7 de julho de 1927. Estando, portanto, por uma série de fatores, intimamente ligada ao acontecimento de Mossoró. Sousa Neto com o novo livro de JC, Seu Elias Saraiva(ao centro) e José Cícero(Aurora) Certa feita, disse Seu Elias que estando Lampião com parte do seu bando na região de Cuncas no município do Barro onde participariam de um grande almoço oferecido por um rico fazendeiro do lugar, chega a notícias que o cangaceiro “Bom de veras” que vinha ao encontro de Lampião, acabara de assassinar um cidadão de bem nas proximidades da vila de Rosário. Simplesmente porque o tal cidadão, resistira em entregar seu cavalo ao cangaceiro. A pessoas assassinada era também compadre do dono da fazenda. Ao saber da notícia Lampião ficou indignado. E mesmo com fome ordenou para que todo o bando se preparasse para partir. Ninguém comeria mais nada para que todos pagassem pela desfeita de “Bom de veras”. - Não quero cabra covarde e nem malvado no meu bando, - dissera o bandoleiro e logo, em seguida partiu contrariado, deixando as terras do Barro para trás. Foi um conversa das mais proveitosas com o decano do Milagres-CE.
Aqui no canal vários vídeos sobre Mossoró e esses temas, inclusive o sótão da casa de Isaias Arruda onde ele se encontrava com cangaceiros. Tem também depoimento de Bosco André, Souza Neto, Magerbio Lucena, José Cícero e outros pesquisadores falando sobre.
Muito bom cumpanhero Aderbal Nogueira parabéns bom sábado 👏👏😎😎😎😎👍
Acompanhando aqui de Tobias Barreto Sergipe
Quando o assunto é cangaço chama aderbal é o melhor do Brasil 👏👏👏🤝
Muito bom, que maravilha de canio!
Que jornada sensacional! Que cenários incríveis! Obrigado
, Aderbal, por nos proporcionar "viajar" com vocês por essas paragens espetaculares! Como é rico e vasto nosso Brasil!
Parabéns pelo trabalho de vocês meu marido assistir todos os vídeos desse que o sonho dele era conhecer esses lugares das expedições
De início, parabenizo ao pesquisador e grande documentarista e cineasta Aderbal Simões Nogueira, pela excelência da produção dos seus vídeos-documentais, oriundos do que há de melhor em tecnologia, e não apenas isso, e principalmente sua expertise, de 40 anos dedicados ao estudo sério e sistemático da nossa história regional, à frente o Cangaço, assunto, que, tanto a ele quanto a mim, produz equilibrado fascínio e paixão.
Ver as imagens aéreas do Raso da Catarina, encravado no mais profundo dos sertões brasileiros, cuja região serviu de cenário selvagem e de guerra durante a ação do banditismo rural, Cangaço, naquela região, e em especial, quando da particular atuação do cangaceiro Lampião e seu bando, que por ali andou durante sete anos, no período histórico que vai de 1928 a 1935, é de uma singularidade sem igual.
As imagens produzem um efeito plástico, senão emocionante naqueles que a vêem, diferentemente do que se vê, no tocante ao Raso da Catarina, através da imagem dura da fotografia, que, evidentemente, também tem, é, claro, seu enorme significado e valor.
Amigo e confrade Aderbal Nogueira, meus parabéns a você e a toda tua equipe aguerrida, e muito obrigado por proporcionarmos momentos de puro esplendor, mesmo através das telas da tv, ou seja, àqueles que, infelizmente, ainda não tiveram o privilégio de pisar ali, conhecendo parte de mais um "chão sagrado da nossa história".
Parabéns, mais uma vez, e muito obrigado, não me custa novamente agradecê-lo!
Agradeço as palavras amigo
Muito bom
Gigantesco esse documentário! Digno para premiações
Parabéns Aderbal! Como sempre vídeos SENSACIONAIS!
Esse raso da Catarina é boca quente poucos conseguem viver nesse sertão quente
Incrível!
Só mesmo um Cineasta , pesquisador determinado e MUITO GENTE como vc è Aderbal, para conseguir realizar vídeos como esse. Parabéns Mestre !!
Tamo junto masuic
Muito bom..
“Tenho a fé que habita o meu sertão
De Lampião, o cangaceiro
Feito Moreno, eu vou viver
Mais de cem anos
No meu Salgueiro”🎶🌵🌵🌵
Mais uma aula de história 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
MATÉRIA
Espetacular.
Só posso agradecer a vcs q nus mostra essas coisas lindas
Muito bom
Valeu!!! Aderbal
Amigo Aderbal que local lindo vale a pena ver
Vou fazer uma correção, não é esse vídeo que é super especial, todos são super especiais! Grande abraço, meu amigo.
Saudações amigo.
Concordo !
Excepcional! Destaque-se: as FOTOS entre os minutos 3:23 aos 3:41. Os cânions... muito, muiiito bonitos. Parafraseando o amigo Aderbal: "conheçam o Brasil"!
Parabéns pela postagem Aderbal..
Sensacional seu trabalho e a todos os envolvidos
É Aderbal, só mesmo você e o João,mostram para o Brasil e o mundo a dimensão do Razo da Super interessante seu reencontro com os irmãos Fagundes e o Júnior. Fiquei impressionado com a imensidão dos paredões rochosos dos "Cânions da Baixa do Chico.Curiodidade:E porque esse local recebeu esse nome? Seus vídeos não tem como escolher,todos são belíssimos,a gente que está em casa,faz a viagem com vocês,é muita areia em todo o percurso, assim dizia minha mãe.Parabéns por mais esse belíssimo trabalho.Abçs e tamo junto.
Desculpem:cometi uns erros quando eu quis dizer,a dimensão do Razo da Catarina e o interessante seu reencontro com os irmãos ( Fagundes e Junior).
Amigo João, nos próximos vídeos estaremos na fazenda Catarina.
Impressiona o quão agreste é essa região, continuação de bom trabalho.
Rapaz isso é que é trilha casca grossa...um dia iremos. Curtindo aqui de Caruaru PE. abraços.
Nossa,meu sonho era viajar pra esses lugares no sertão,lugares lindos demais ❤❤❤❤❤
❤Impessionante😮😮
Muito bom. Espetacular.
Boa tarde amiga. Obrigado pelo seu trabalho.
É incrível imaginar a tenacidade dos cangaceiros, de como eram capazes de caminhar e pousar em ambientes como esse.
Parabéns pelo passeio e por essa bela amostragem de Brasil.
espetacular!!!! num é pra qualquer um vasculhar esse lugar. valeu Aderbal por mostrar esses lugares incríveis com tanta historia e particularidades do nosso Sertão.
Minha Bahia, daria vários países geograficamente!!!. Maravilha de trabalho, Aderbal!
Que lugares bonitos
Nobre Aderbal, você tá de parabéns pelo belo trabalho,, precisa visitar o local onde foi enterrado os corpos de Mariano granja e seus companheiros, fica aqui na serra dos homens, precisamente no cangaleixo, conheço um senhor que sabe o local.
Valeu, assim que possível vamos juntos.
Show aderbal esse local ai do raso da Catarina
Lugares lindos
Que maravilha,que região incrível 👏👏👏👏
Só se for para turista ! Porque para quem vive aí, é só desespero e dificuldades, em todos os sentidos. Até para turista é preocupante se passar mal só Deus! A Única coisa que eu tenho que agradecer é ao Aderbal, um verdadeiro Pesquisador com P maiúsculo.
Amigo Aderbal Nogueira, você precisa visitar a Paraíba e entrar na rota do cangaço de Antônio Silvino! Tenho certeza de que você não vai se arrepender, especialmente com as tantas belezas naturais que temos aqui.
Pretendo sim, o problema de tudo são as distância pois o amigo sabe estou em Fortaleza.
Toda viagem é de recursos próprios e são muitos os lugares.
Aconchego do Raso nos ajudou nessa, mas tenho muito ainda que andar.
Parabéns Aderbal, lugar lindo, mágico,
Espetáculo da natureza....Os Cânions, as Araras...inimaginável saber como era a sobrevivência desses povo....água a duas léguas e meia de distância...encontrar dois dele depois depois de 25 anos...bacana. E os demais da foto antiga, onde andam, teve notícia? Excelente documentário/aventura! 👏👏👏
Q lugar mas lindo
Comoe os cangaceiro conseguiam passar andar por aí meu Deus
Que pena que esses vídeos são muito curto eu ficaria o dia todo só pra Assistir essas histórias antigas
Esse ambiente lembra muito um da novela velho Chico, será o mesmo?
Perto de onde foi gravado
Os valores desse passeio??
Depende da rota amigo.
Veja pelo e-mail
narotadocangaco@gmail.com
3:38 Olha só como o Aderbal era forte 😂😂
Tô zuando amigão 😂😂
😅rsrsrs
Caramba, por isso passou 20 anos,olha o tamanho deste lugar como acha os cara era de outro mundo so pode 👏🏼👏🏼
Que prazeroso...
Gostaria que fizesse um vôo de drone na grota do angico explicando detalhes da emboscada a lampião.
No canal tem desse 2015 imagens de drone lá, muito difícil mostar os pontos devido a mata fechada.
Os remanescentes do maior combate de uma guerra dentro do Brasil guerra de canutos tinha índios Pakarares e também escravo negros libertos e alguns brancos procurando um lugar para viver e muitos desses remanescentes estão ai no Raso, povo resistente esses índios dar catinga eles lutaram na guerra de canutos e no cagaço dois episódio durisimo da história , esse povo vive ai ainda por que são extremamente fortes...
Sou dessa região minha família os mais velhos brigaram em Canutos e também nas volantes de Geremoabo...história verdadeira do povo brasileiro está no sertão nordestino POVO QUE O BRASIL NÃO CONHECE POR SER MAL INFORMADO...
O RASO DA CATARINA É O MAIS inóspito do Brasil e bruto era o terror das volantes só anda aí dentro quem é macho....
Kkkkk oxee que lembrei das minhas andanças nesse sertão seco e sofrido kkk o capitão virgulino vortor kkk oo lampeao kk
Olá aderbal, mais um belíssima video, cheio de riquezas e curiosidades, pena q n foi pauta os indios cangaceiros ai dessa tribo, gato, mourão, mormaço, balão entre outros.pelo menos nesse video, Grande abraço meu amigo.
Nesse não, mas em outros sim
muita aventura , porém um vídeo magnífico !
Aderbal em algum ponto existe poços artesianos ou se há possibilidades de furar um poço em algum lugar aí do raso ?
No próximo vídeo.um lagedo usado por cangaceiros. Na tribo já tem poços
@CangacoAderbalNogueira 👍
Aderbal, uma dúvida que sempre tive: uma légua equivale a um quilômetro, é isso?
Depende, existem medidas diferentes. No Sertão é em torno de 6 km.
Belíssimo vídeo, essa imagem de drone mostrou como o raso é imenso, para os volantes e cangaceiros deveria ser uma grande "aventura" andar por ai .
Aventura?
Kkkkkkkkkkk os caras além de vagabundos eram burros....cair em uma vida de merda dessa pra ficar oprimimdo gente ferrados igual eles.....hipocrisia pura de Lampião.....alguns comandados dele sabemos que no calor das circustâncias, adentraram ao bando.....mas infelizmente mataram e roubaram......assim como o pilantra do Virgulino e seus irmãos carniceiros!
A Única coisa que eu tenho que agradecer é ao Aderbal, um verdadeiro Pesquisador com P maiúsculo. AMIGO nesses tempos de cangaço, deveria ser um pega pra capar sem fim, se hoje com toda tecnologia é difícil adentrar esse raso, com carro, imagina a pé ,com sede ,e encima de cavalo ou jegue, com um sol impiedoso no lombo ,o sujeito deveria ser muito valente, para cair nessa vida, se passasse mau já era, só Deus na causa. Agora entendo a expressão pau de arara, era o sertanejo fugindo da seca em busca de vida melhor!
Foi um tempo de aflição, sangue, suor e lágrimas.
@ com toda certeza Aderbal! 🙏🙏.
@com toda certeza Aderbal! 🙏🙏.
Boa tarde Aderbal. O raso da catarina tem dono hoje em dia ??
Uma reserva onde os pankarares moram.
Aderbal como fazer pra participar da expedição?
Pelo e-mail repasso todas as informações beleza
narotadocangaco@gmail.com
Rapaz, eu moro em São Paulo, mas sou nascido e criado bo sertão do Pernambuco , ma uma caa dessa é de fazer medo só de olhar
Uma beleza dura.
Aderbal faça um vídeo sobre chiquinho Rodrigues e Panta de Godoy nao se tem registros quando faleceram em qual ano em qual local esses caras precisam ser homenageados fica ideia para um vídeo futuro nao se tem relato nenhum na internet sobre o falecimentos de alguns de hérois nacionais
O governo devia abrir poços artesiano nesse lugar
Não mora ninguém na reserva do Raso, somente os pankarares e lá tem.
Estava vendo o youtube e descobri esse vídeo e estou vendo. Meu Pai, que foi da volante da Bahia, falava muito do raso da Catarina. Os espíritos me disseram que fui cangaceiro e me envolvi com uma mulher do chefe e tinha um espírito feminino todo deformado que me acompanhava e o Mestre Jesus refez o corpo dessa Mulher em corpo de luz e a libertou. Muitos espíritos de cangaceiros me perseguiam e acho que ainda me perseguem, afirmando que eu me envolvi com a mulher do chefe deles. Não sei quem eram nem quem fui nem quero saber. Passado é passado. Já pedi perdão a Eles e os perdoo. Sei que Lampião tá vivo, foi resgatado dos umbrais a pedido de Zé Grosso, que morreu de punhal nos olhos, porque Lampião achava que Ele estava traindo o grupo, mas Ele apenas mandava avisar no povoado para retirar mulheres e crianças. Foi Zé Grosso que pediu a Nossa Senhora e Ela retirou Lampião dos umbrais e hoje Ele trabalha pela luz, ajudando em vários locais onde espíritos trevosos querem atacar. Tinha um desses espíritos, com nome de cobra que se enrolava nas minhas pernas, para me prejudicar. Espero que Eles sigam suas vidas espirituais e me deixem em paz. Parei para olhar mas não quero assistir porque acabo atraindo eles para meu campo energético. Vida nova, com novos pensamentos e olhares. Busco seguir o Mestre Jesus e a Virgem Maria, com quem trabalho. Já estive com Mãe Maria, com Jesus etc. Não tenho religião e aprendi com Jesus a buscar DEUS no coração e não fora de mim. Namaste.
Que “viaje” é essa?!!! 😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Tem gente que realmente acredita em papai Noel!
@FranciscoGalvão-m5i não entendi sua crítica,vc acha que mentira vai caramba e tira suas conclusões.
Muito louco@@josefranciscomiron2291
A fazenda Ipueiras - foi palco de um dos episódios mais emblemáticos e notórios da história
de Lampião, quando da sua incursão pelo Cariri cearense. O que culminou com a polêmica
traição do coronel Izaías Arruda a Lampião. Fato ocorrido no começo da tarde do dia 7 de
julho de 1927. Estando, portanto, por uma série de fatores, intimamente ligada ao
acontecimento de Mossoró.
Sousa Neto com o novo livro de JC, Seu Elias Saraiva(ao centro) e José Cícero(Aurora)
Certa feita, disse Seu Elias que estando Lampião com parte do seu bando na região de
Cuncas no município do Barro onde participariam de um grande almoço oferecido por um
rico fazendeiro do lugar, chega a notícias que o cangaceiro “Bom de veras” que vinha ao
encontro de Lampião, acabara de assassinar um cidadão de bem nas proximidades da vila
de Rosário. Simplesmente porque o tal cidadão, resistira em entregar seu cavalo ao
cangaceiro. A pessoas assassinada era também compadre do dono da fazenda. Ao saber
da notícia Lampião ficou indignado. E mesmo com fome ordenou para que todo o bando se
preparasse para partir. Ninguém comeria mais nada para que todos pagassem pela desfeita
de “Bom de veras”. - Não quero cabra covarde e nem malvado no meu bando, - dissera o
bandoleiro e logo, em seguida partiu contrariado, deixando as terras do Barro para trás.
Foi um conversa das mais proveitosas com o decano do Milagres-CE.
Aqui no canal vários vídeos sobre Mossoró e esses temas, inclusive o sótão da casa de Isaias Arruda onde ele se encontrava com cangaceiros. Tem também depoimento de Bosco André, Souza Neto, Magerbio Lucena, José Cícero e outros pesquisadores falando sobre.
No tempo de Lampião cabra safado pisava maneiro...
o/
Grato Professor Aderbal, por nos levar na garupa da sua aventura. Tamu junto 🎉🎉