Da preservação: memória ou antimemória? | Hernani Heffner

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • Da preservação: memória ou antimemória?
    “Diante do desconhecido, alguns de nososo sonhos não têm menos significação que nossas lembranças." (André Malraux, Antimémorias)
    Com todas as atribulações que cercam o trabalho cotidiano de preservação audiovisual brasileiro e sua propalada defasagem frente a um perfeito estado de coisas, tem-se a sensação que estamos cercados de imagens do passado como nunca estivemos. Dos #tbt à reapropriação de arquivo, o passado virou uma commodity como outra qualquer. Em um país infenso à memória (será?), podemos produzir uma política de antimémoria?
    Hernani Heffner pesquisador, graduado em Comunicação Social/Cinema pela UFF. Começou a carreira profissional na Cinédia em 1986, onde trabalhou com levantamento de fontes e dados e coordenou a restauração de filmes como "Ébrio", "Alô! Alô! Carnaval!" e "Bonequinha de Seda". Ingressou na Cinemateca do MAM-RJ em 1983 como voluntário, virando funcionário em 1996, passando pela Curadoria de Documentação e Pesquisa e assumindo em 1999 o cargo de Conservador-Chefe. No ano seguinte passa também a lecionar em diversas universidades e cursos livres como a UFF, Fundação Getúlio Vargas, Fundação de Artes do Paraná, Usina João Donato, Vila das Artes e Puc-Rio, onde está licenciado. Atuou como pesquisador audiovisual em filmes como "Vala Comum" e "O Contestado - Restos mortais". É autor da pesquisa e do roteiro do vídeo "A lógica do Silêncio", sobre a atuação da censura durante a ditadura civil-militar. Escreveu mais de 100 verbetes para a Enciclopédia do Cinema Brasileiro, assim como dezenas de artigos e textos para catálogos, revistas e livros. Foi Curador do Festival Cine Música, de 2007 a 2014, e da temática preservação da Mostra de Cinema Ouro Preto - CineOP, de 2012 a 2016, assim como de inúmeras mostras para instituições como o CCBB, Caixa Cultural e Fundação Clóvis Salgado. Assinou a curadoria das exposições "4 x 3: A Arte do Cartaz de Cinema", "Esboço de Cinema - A Arte do Storyboard", "Galáxias do Cinema: máquinas, engrenagens, movimentos ou this strange little thing called love", "O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi" e "Rostos Fellinianos", todas para o MAMRio. É o idealizador da série /lost+found, sobre preservação audiovisual, a ser veiculada no Canal Curta, atualmente em finalização. Desde agosto de 2020 é Gerente da Cinemateca do MAM.
    Mediador: Luís Alberto Rocha Melo

ความคิดเห็น •