Harry Potter #1: o sistema de casas de Hogwarts | Especial HP| Vevsvaladares

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 122

  • @madayflorencio
    @madayflorencio 8 ปีที่แล้ว +27

    Nossa que tive que pausar o vídeo no meio só pra reforçar o coro, sim jk rowling deveria escrever "Hogwarts uma história" Hahaha

  • @MundosImpressos
    @MundosImpressos 8 ปีที่แล้ว

    Por essas e outras que você é minha booktuber favorita das galáxias. Consegue tirar algo inédito do que já foi dito um milhão de vezes. Você é incrível, sério.

  • @bentopaixao3363
    @bentopaixao3363 8 ปีที่แล้ว +27

    *Estereótipos:*
    Grifinória: Heróis
    Sonserina: Vilões trevosos
    Lufa-lufa: Figurantes
    Corvinal: Nerds
    ¬¬

    • @alvarorodriguesdesousa
      @alvarorodriguesdesousa 7 ปีที่แล้ว +2

      Ben Potterhead Bem, já comecei a ler detestando a Grifinória em todos os sentidos, e queria muito ser Sonserina mas acabei caindo na Lufa-Lufa, o que pode ser um contraste. E lá se vão os estereótipos.

  • @RenataLima-ru2nn
    @RenataLima-ru2nn 8 ปีที่แล้ว +3

    Rony Weasley é um ótimo exemplo disso, veio de uma família de grifinórios e cresceu com a ideia de que todos os comensais da morte foram da Sonserina, por isso eles são maus, logo queria ir para Grifinória, como todos os outros. Em contra partida, a família Black inteira eram da Sonserina, e o Sirius, apesar de ter crescido nesse meio, não gostava nem um pouco da forma como os pais, principalmente, pensavam e foi selecionado para a Grifinória.
    Eu sempre gostei muito da Grifinória ("ain, é casa dos heróis *-* ") e fui pra lá logo quando a JK lançou o Pottermore, mas depois que sai da adolescência, que me conheci de verdade, achei que me identificava mais com a Corvinal e fui fazer o teste de novo, e descobri que na verdade sou uma Hermione da vida, que apesar de ter características para ser da Corvinal, preciso ficar na Grifinória para evitar que alguem faça merda e morra. kkkkk
    P.S.: JK CADE "HOGWARTS: UMA HISTÒRIA", PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!
    (meu Deus, me animei... olha o tamanho disso '-' )

    • @lucasribeiro6604
      @lucasribeiro6604 8 ปีที่แล้ว +2

      vamos fazer um baixo assinado agora pedindo Hogwarts Uma História...
      ou A Vida E As Mentiras De Alvo Dumbledore... (com as partes verídicas é claro) :)

    • @RenataLima-ru2nn
      @RenataLima-ru2nn 8 ปีที่แล้ว +1

      +Lucas Ribeiro e livro dos marotos

    • @lucasribeiro6604
      @lucasribeiro6604 8 ปีที่แล้ว

      Renata Lima também... :)

  • @camilamartins4572
    @camilamartins4572 8 ปีที่แล้ว

    Concordo val, acho que explorar também os fundadores,conhecer as histórias deles de verdade seria muito importante.

  • @Raquelruizvalenca
    @Raquelruizvalenca 8 ปีที่แล้ว +12

    Vevs, você viu o texto que a J.K. colocou no Pottermore sobre Ilvermorny? Ela explicou como funciona o sistema de casas dessa escola atualmente e é a coisa mais democrática, sensacional. Aliás, o texto por inteiro é sensacional, você podia comentar, né? Só no aguardo pra uma aprofundação da Castelobruxo, sonho!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +34

      Nossa, sim, a questão da seleção dos alunos melhorou demais! Mas tenho que admitir que fiquei com um pé atrás com Ilvermony, ainda mais depois de ver a repercussão com os descendentes de nativos dos EUA.
      Sobre Castelobruxo, os melhores comentários surgiram no twitter!
      Baile de Inverno = festa junina
      Pirraça = Saci
      Lema = "é nóis que voa, bruxão"
      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHHA

  • @VitorRyuzaki
    @VitorRyuzaki 8 ปีที่แล้ว +2

    Você sempre aparece com pontos muito bons que pouquíssima gente aborda aqui no YT. E é legal refletir sobre isso, principalmente porque estava estudando concepções de escola e educação há pouquíssimo tempo na faculdade!
    E é engraçado você citar o fato de a J.K estar escrevendo essas peças, porque do mesmo jeito que o universo das Crônicas de Gelo é Fogo, o de HP também parece grande o bastante para dar uma bela enciclopédia.

  • @lucordeiro1847
    @lucordeiro1847 8 ปีที่แล้ว +27

    Isso sempre me incomodou sobre os fundadores. Tentar incentivar um tipo de qualidade nos alunos é compreensível e até válido, mas isso de só querer ensinar a um grupinho... poxa, JK! Fecho os olhos pras capacidades adivinhativas do Chapéu, deixa ele ser supremo na escolha, sem problemas. Mas acho muuuito mais interessante o jeito que o fandom lida com isso: o que significam as Casas para cada pessoa e como elas se identificam (ou não) com as descrições - e estendem isso para outros fandoms, claro. (pensando bem, parece com signos zodiacais: funcionar, não funciona, mas serve para enxergarmos as pessoas e até nos mesmos de outras maneiras, por vezes nada óbvias ^^)
    Sou Ravenclaw desde que lembro (e doía pensar que não jogaria Quadribol com o Oliver) embora os estereótipos nem sempre tenham se aplicado - incluindo umas fases de 'não sou bom o suficiente' - o que já rendeu altas reflexões sobre o que seria coragem, sabedoria, esforço, ambição e tudo o mais. =P Acho que a questão da 'escolha pessoal' é sobre valores, não qualidades: Você é corajoso, um super amigo e manja dos paranauê mas tentar guiar sua vida por conhecimento e racionalidade? Bem-vindo à Corvinal! Você é super inteligente mas acha que conhecimento só é válido se for útil - e está super disposto a ir lá aplicá-lo: parece-me Grifinória. Coleguinha que estuda por causa do lema 'conhecimento é poder (muahahaha)' vai direto pra Sonserina. =P

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +9

      Menina, LACROU TUDO COM ESSE FINAL!
      Também gosto de pensar na versão "evil" de cada casa (no caso da Sonserina, seria a versão boazinha HAHAHAHA). Por exemplo, os personagens do A História Secreta, da Donna Tartt, pra mim, são ravenclaws que deram errado. Eles têm toda essa sede de conhecimento, mas, além de subir a cabeça e os transformarem em um grupinho arrogante, acabou dando num assassinato, né?

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +11

      Ou melhor, não necessariamente evil, mas versões extremas. Tipo alguém da Lufa-Lufa que é to altruísta que não tem noção nenhuma de auto-preservação...

    • @ruanlima1523
      @ruanlima1523 8 ปีที่แล้ว

      A história secreta

  • @LiteraTamy
    @LiteraTamy 8 ปีที่แล้ว +1

    tu já sai lacrando no primeiro vídeo, meu Deus! Arrasou nos questionamentos

  • @santossouzalais
    @santossouzalais 8 ปีที่แล้ว +5

    "Hogwarts: uma história" SERIA MEU SONHO????????????

  • @reginaumezaki2845
    @reginaumezaki2845 8 ปีที่แล้ว +4

    Quero muito Hogwarts: Uma História ):

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +1

      Se quiser começar uma petição, eu assino! HAHAHAHAHAHA

  • @camila_moura
    @camila_moura 8 ปีที่แล้ว +12

    Normalmente, o pessoal fala que a Helga Hufflepuff escolheu o "resto" (aqueles que não eram corajosos, inteligentes ou ambiciosos o suficiente), mas particularmente acho que ela simplesmente aceitou ensinar a TODOS, o que é o mais correto - uma das grandes razões pelas quais eu sempre defendo a casa de Lufa Lufa quando alguém fica debochando deles. SEMPRE quis que um teste meu desse Lufa Lufa, o que nunca aconteceu (eu sou mais Corvinal do que eu posso evitar).
    Existem muitos personagens que poderiam pertencer a outra casa - Hermione e Minerva poderiam muito bem ser Corvinal e, sinceramente, se a Luna fosse da Lufa Lufa ou até da Grifinória, eu aceitaria sem problemas. Neville poderia ser Lufa Lufa também.
    A JK se saiu bem em mostrar exemplos "contrários" ao estereótipo das casas: Percy e Pettigrew da Grifinória, Lockart da Corvinal e Régulo/Severo da Sonserina.
    Sobre o Harry, eu acho que ele tem muitas características de Sonserina sim. Claro que a alma do Voldemort dentro dele ajudava, mas ele tem um certo desprezo pelas regras, uma sede de ambição e independência; além de ser um líder forte - que são todas características Sonserinas.
    Você fez o teste de Ilvermorny? Eu fiz e caí em Thunderbird, o que é MALUCO, porque essa é a casa dos "aventureiros" (?????) e eu sou TUDO menos isso. (IDENTITY CRISES DETECTED)

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +3

      Eu acho que esse deboche generalizado pela Lufa-Lufa é consequência dos próprios livros. Essa é a casa menos explorada e nós dependemos dos comentários feitos pelos personagens, e eles mesmos são os primeiros a zoar a casa. Mas concordo contigo, por isso disse que a Helga era a mais democrática :D
      Acho que essa quebra nos estereótipos também falam muito de como enxergamos coragem, ambição, gentileza... Por exemplo, no contexto de HP, coragem acaba sendo uma característica boa, a qualidade dos heróis, mas o Pettigrew também usou sua parcela em suas atividades como Comensal. A coragem está lá, muda a forma com que ela é usada.
      Eu também vejo essas características no Harry, por isso fiquei com tanta raiva quando a JK comentou numa entrevista que era a horcruxe falando mais alto. Gostava muito mais da ambiguidade...
      Sendo bem sincera, eu acho que essa questão das características das casas foi jogada meio superficialmente pela JK. Ela pensou primeiro na história, em onde ela precisava que os personagens estivessem e depois se deparou com esse ~problema e o negócio ficou meio truncado :x
      Ai, eu fiz esse teste. Deu Wampus, a casa dos guerreiros. Olha bem pra minha cara agora!
      ??????????????????

    • @dexterodrigues
      @dexterodrigues 8 ปีที่แล้ว +2

      Mas a característica principal da casa não é exclusiva, também. Um aluno da sonserina pode usar a máscara do leão vez ou outra (Draco e o armário sumidouro), um lufa-lufa pode usar a máscara da serpente...

    • @LidiaSRodrigues
      @LidiaSRodrigues 8 ปีที่แล้ว +1

      o meu também deu Thunderbird e não sou nem um pouco aventureira! Adoro segurança, ficar de boas com as coisas que eu conheço em casa hehe
      Acho q eu seria mais Pukwudgies, que valoriza os que curam. Não sei se vale, mas eu faço Medicina haha

  • @LUKKAZSTUMPF
    @LUKKAZSTUMPF 8 ปีที่แล้ว

    Ahhh bateu aquela vontade de reler a saga de novo. Melhor série de livros

  • @casinhadadayantunes
    @casinhadadayantunes 8 ปีที่แล้ว

    Ansiosa pelo proximo video. Amei. kkk
    Tbm cresci com esse livro. Acho que sou incomum, pq nessa idade queria ser Sonserina, e até hoje me identifico mais com esta casa. E não os via so pela "maldade", mas também pela lealdade citada.

  • @leocancellier1
    @leocancellier1 8 ปีที่แล้ว +2

    Eu AMEI que quando fiz o teste no Pottermore e deu Grifinória, tem um texto que é chamado: 5 reasons Gryffindors need to calm down a bit. É maravilhoso e eles dão cutucadas no Harry. Se não leu ainda, dá um jeitinho, é super divertido. Um trechinho: "Like every celebrity party, some of the guests have a tendency to go a little bit diva. Harry Potter's tendency to evade rules often ends up with The Boy Who Lived becoming more like The Boy Who Drops House Points Like It’s Going Out of Style."
    💜

  • @sam_bakana
    @sam_bakana 3 ปีที่แล้ว +1

    04:20

  • @themrgualter
    @themrgualter 8 ปีที่แล้ว

    Sensacional!!!!!!!
    Um tema abordado de forma nova, bem construído, bem argumentado!
    Amei!

  • @giovannagivoni8789
    @giovannagivoni8789 8 ปีที่แล้ว

    mano, você é incrível!😘😘😘😘😘😘

  • @gabrielparadelo1220
    @gabrielparadelo1220 8 ปีที่แล้ว +1

    Os Malfoy góticos trevosíssimos! AHAUAHHUAHAUAHAUADIASHABSSHHAIBSJABSKABSJSHA Ri alto!

  • @mayarabatistas
    @mayarabatistas 8 ปีที่แล้ว +23

    Todo final de vídeo seu eu fico pensando pq raios vc não tem mais inscritos?!

    • @mayarabatistas
      @mayarabatistas 8 ปีที่แล้ว +3

      Quando eu comecei a ler HP também queria ser Grifinória, mas assim que terminei todos e entrei no fandom e comecei a pesquisar sobre o mundo percebi que era Corvinal!

  • @laytnn
    @laytnn 8 ปีที่แล้ว +1

    Quando vi o título, achei que seria mais do mesmo. Vevs, vc se supera ❤

  • @jehssynomore
    @jehssynomore 8 ปีที่แล้ว

    Maravilhosa!

  • @LeMafiosa
    @LeMafiosa 8 ปีที่แล้ว +5

    O Dumbledore mesmo fala que acham que fazem o teste das casas muito cedo. O Chapéu dá uma estudada bem profunda nos alunos, acho, naquele âmago lá que não muda tanto no decorrer dos anos, mas ainda assim, né, vide Snape. Esse começo de Hogwarts acho que foi... Pequeno, acho que eles não tinham noção do "tamanho" que Hogwarts teria no futuro, tanto que eram 4 no começo e "hoje" já tem várias matérias e tals. Mal tinham feitiços direito na época, acredito eu, porque feitiços vão sendo criados e tals. Talvez tenha sido isso, 4 bruxos sem noção da magnitude do que estavam fazendo e que queriam dar aula pra quem eles tavam afim de dar aula (amém, Helga). Será que aceitavam alunos de 11 anos? Ou mais velhos? E o quesito idade daquela época? 11 anos pra gente é criança, mas e naquela época, como era pra eles? Tem livro medieval que trata gente de 15 como adultos, meninas de 13 já eram chefes de família consideradas super mulheres e por aí vai.

    • @LeMafiosa
      @LeMafiosa 8 ปีที่แล้ว +1

      Viajando bastante, é claro.SAHUUHSA Provavelmente a J. K. só quis separar em casa porque pessoas adoram ser separadas em grupos específicos.

  • @NatashaNicos
    @NatashaNicos 8 ปีที่แล้ว +1

    tem uma parte de um dos livros que o Dumbledore fala "Sabe, às vezes penso que fazemos a Seleção cedo demais..."
    Acho que isso é muito real. As pessoas mudam, crescem, tem novas experiências que acabam moldando parte da sua personalidade. Como criança é difícil saber a personalidade. Mas podemos considerar que o chapéu faça um lance meio místico de adivinhar a personalidade que a pessoa vai ter no futuro. Magia não tem limites :P
    Quando li Divergente (Acho que vc não leu, né?) a questão de divisão de facções me incomodou mais pq ela colocava a característica principal da pessoa no nome da facção já. Mas em HP não tem uma só característica por grupo, eu pelo menos sempre tive a ideia de que as casas juntavam grupos de características mas q tinha gente de todo tipo em todas elas.
    Enfim, eu gosto da divisão de casas. Mas tem alguns problemas mesmo

  • @Francielyrb
    @Francielyrb 8 ปีที่แล้ว

    Tb gostei q essa divisão fãs casas que antes parecia tão certa foi se mesclando mais com o decorrer dos livros. Acho q o lance do chapéu seletor era identificar meia dúzia de características de cada criança e selecionar elas pra casa onde ela teria pessoas com características parecidas e assim criar laços de amizade. Acho q é mais característica q personaludade q ele escolhe. claro faz sentido pensando nas universidades lá fora com os seus clubes e irmandades, e não sei se foi pra consertar esse pensamento ou porque a JK visualizou o crescimento da história, q ela moldou isso. Tipo, todo mundo q é mágico é aceito na escola e todo mundo passa pela seleção, mas as pessoas tem amigos fora das suas casas, tem características em comum com as apreciadas pelas outras casas... É tipo um lance de tradição. Ela existe e vc tem q lidar com ela. Dumbledore q era um bruxo de visão, nas gostava dessa divisão de casas.

  • @bernardocunha50
    @bernardocunha50 8 ปีที่แล้ว +1

    É possivel perceber que quase todo leitor de HP passa pelas fases "Quero ser da Grifinória", "Odeio minha casa. Por que não entrei pra Grifinória ?" e por fim "Amo minha casa."
    No fim da Batalha de Hogwarts, se não me engano, o Harry repara que todos os alunos estavam misturados no Grande Salão. Eu tomei isso meio que como uma conclusão do tema da segregação, até pq as casas realmente foram bem desconstruídas ao longo dos livros, tanto pra nós quanto pro Harry. O próprio Dumbledore fala que pra ele, a seleção é feita cedo demais.
    (Meus colegas da Lufa-Lufa, vamos todos cantar o nosso hino "Just a Hufflepuff" da banda Oliver boyd and the remembralls e sentir orgulho de nossa casa o/)

  • @giovannacalonni396
    @giovannacalonni396 8 ปีที่แล้ว

    Vevs, já lhe falaram sobre esse seu dom de olhar os assuntos de outro modo e torná-los ainda mais interessantes? Acho que sim, né? ❤

  • @AdrianoRoma93
    @AdrianoRoma93 8 ปีที่แล้ว

    Adorei o vídeo! Também nunca tinha pensado em várias coisas que você colocou sobre as casas... Se não me engano, a vontade da criança também ajuda a decidir a casa, não? Como o Rony, que fazia questão de ir pra Grifinória por causa da família, e Sirius e Harry que não queriam Sonserina de jeito nenhum.
    No final, apesar da Sonserina ser bastante desfavorecida na narrativa, acho que todas as casas têm virtudes, e como você disse, sempre tem alguém que se diferencia no grupo, vide Slughorn, Neville por muito tempo, e Hermione, que é inteligentíssima e estudiosa e não é da Corvinal.

  • @alinecristina7630
    @alinecristina7630 8 ปีที่แล้ว +2

    "pesadelo de qualquer pedagogo" kkkkkk, adorei

  • @LucasLima-xw9ro
    @LucasLima-xw9ro 8 ปีที่แล้ว

    Vídeo excepcional Vevs

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว

      O problema de falar da Corvinal é que a própria JK não nos dá muito material pra desmistificá-la... :/ Mas obrigada :DD

  • @DanielAlmeida72
    @DanielAlmeida72 8 ปีที่แล้ว

    Sempre me pego pensando sobre a questão da personalidade aos 11 anos e a única solução que enxergava para esse problema é a onisciência do chapéu, mas isso acaba nos levando a outros problemas, que é o caso das pessoas que "deram errado"...
    Uma das coisas que mais me faz pensar sobre esse tipo de seleção é o meu próprio teste, que mudou da segunda vez que fiz e que deu uma casa não correspondente em Ilvermorny e isso me deixa um pouco frustrado porque às vezes eu não me sinto pertencendo a minha casa atual.
    Enfim, achei uma discussão muito interessante Vevs(só vc mesmo rsrsrs) e eu gosto do jeito como a Tia Jo tentou resolver o problema da "esteriotipização".
    Ótimo vídeo!!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +3

      Pottermore surtou quando passou por essa atualização, né? Todo mundo refez o teste e foi parar em casas super aleatórias!
      Eu, que sempre empato entre Corvinal e Sonserina (mas o

    • @DanielAlmeida72
      @DanielAlmeida72 8 ปีที่แล้ว

      Pois é, sempre fico na Lufa-Lufa e já tinha aceitado e gostado (rs') e de repente fui pra Grifinória(é nois Vevs), o que me deixou completamente ?????? também rsrsrs
      Apesar de tudo, concordo com vc, acho que a história requeria certos personagens e acho ela pensou primeiramente nisso e depois desenvolveu mais propriamente a parte das casas.

  • @RodrigoCastroAngelo
    @RodrigoCastroAngelo 8 ปีที่แล้ว

    SIM OMG
    Muito bom o vídeo amei o tema, vou refletir um pouquinho aqui com meus botões e já comento algo mais elaborado sobre o tema, mas parabéns adorei

  • @fabianelima8
    @fabianelima8 8 ปีที่แล้ว

    Vevs realmente, uma criança não estaria com a personalidade completamente formada aos 11 anos de idade. Apesar de haverem características predominantes do caráter que já estariam formadas, muitas mudanças haveriam de acontecer e muitas delas seriam influenciadas pela casa em questão. Mas seja qual casa fosse escolhida, essa não determinaria o futuro da criança, bom ou ruim, honesto ou desonesto, como você mesma disse. Acho que essa idéia ou pré-conceito sobre as casas é mais forte para os adolescentes (sejam eles alunos ou fãs leitores) que acabaria caindo por terra com a maturidade. Adorei o vídeo, você sempre arrasando. \o/

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว

      E sabe no que fico pensando? Essas crianças dos primeiro anos são colocadas todas juntas no Express ode Hogwarts, algumas fazem amizades umas com as outras, chegam na hora de seleção ~BOOM vão pra casas diferentes, às vezes casas que não se gostam. Ou a criança vai superar essa possível barreira ou, como você disse, quando chegar na adolescência, os preconceitos podem piorar :/

  • @empressoera
    @empressoera 8 ปีที่แล้ว

    Num é Vevs? Ninguém liga pra lufa-lufa, e quando eu descobri que pertenço à casa fiquei meio cabisbaixo, acho que como quase todo mundo que descobre no inicio, mas eu aprendi a gostar da lufa-lufa e dos valores da casa, eu sou assim na vida, sempre procuro achar algum jeito(desde que seja certo, é claro) de resolver os problemas e sou muito coração aberto com as diferenças e realmente acredito que as diferenças em cada um de nós fortalece nossa comunidade(sociedade). E a J.k também é da lufa-lufa, e o Matthew Lewis também.(muito amor!

    • @felipelcavalcante
      @felipelcavalcante 8 ปีที่แล้ว +2

      As pessoas me acham maluco por querer ser da Lufa-Lufa, mas sou muito Corvino pra isso... Enfim, tudo o que eu queria na minha vida era um Hogwarts, uma História para dar uma explanada nesse ponto das Casas.

    • @empressoera
      @empressoera 8 ปีที่แล้ว +1

      Quem não queria, não é mesmo!

  • @Luis_minifera
    @Luis_minifera 8 ปีที่แล้ว +1

    Esse sistema de casas realmente só causou confusão cof cof câmara secreta cof cof, mas será que por causa disso na época os estudantes foram pra outras escolas tipo Durmstrang?

  • @izzyar88
    @izzyar88 8 ปีที่แล้ว +1

    O vídeo ta maravilhoso! E finalmente alguém que desconstrói a sonserina baseado em outros personagens e ñ apenas no snape(que eu ainda não engoli aquele "always"). Fiquei um pouco mais feliz ao ver o sistema da escola dos EUA que é muito menos segregador. Mas to com medo do que a J.K vai fazer com a CasteloBruxo... Ate agora pouquíssimas coisas me deixaram feliz com a "nossa" escola, to com medo dela fazer uma panela de generalizações com a América do Sul, principalmente depois da peça que como você disse ta uma verdadeira fanfic ruim(sendo bem sincera, ja li fanfics melhores). Mas vamos confiar, vai dar tudo certo haha.
    Enfim, amei o vídeo, na época que li HP eu jurava que era da Sonserina por ter uma queda pelo Draco, mas agora sei que ñ ia aguentar dois segundos la dentro. Sou muito mais corvinal e to bem feliz. Ansiosa pelos próximos vídeos e to tentando superar a vergonha pra gravar um pro seu especial hehe ;)

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +2

      Nem me fale de Castelobruxo, nem me fale... Acho que arrasamos muito mais no twitter quando falamos que o Baile de Inverno seria a festa junina, Saci seria o Pirraça... HAHAHAHAHAHA
      Fora que a escola dos EUA deu uma treta colossal, né? Indígenas e descendentes de indígenas falaram que a JK "apagou" a influência deles e nem se deu ao trabalho de pesquisar antes e, sendo bem pessimista, com a nossa vai ser a mesma coisa. Aliás, já começou errado quando ela colocou que Castelobruxo é a ~escola da América do Sul e, com razão, nossos vizinhos hispanos acharam ruim.

  • @viniciusr.9738
    @viniciusr.9738 8 ปีที่แล้ว

    QUE VIDEO MARAVILHOOOOSO!!!!!!! *BERRO S2S2

  • @acoldplanet
    @acoldplanet 8 ปีที่แล้ว

    Vevs, o que você achou das casas de Ilvermorny? Acho que nessa escola a JK fez o oposto sobre o ponto que você tocou no início do vídeo: em Hog ouve toda essa formação muito segregadora, mas em Ilver foi uma coisa bem familiar e com o intuito de ensinar a todos. Fora que as próprias casas se complementam, cada uma representa uma parte do bruxo, e um bruxo só é ele mesmo quando todas as partes estão unidos.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +1

      No geral, eu achei as casas de Ilvermorny uma Hogwarts nos Estados Unidos :/
      E depois vi que não fui só eu que pensei assim e que isso geral toda uma polêmica envolvendo a cultura dos povos indígenas dos EUA... Acabei ficando com aquela sensação de close errado, apesar da intenção ser boa.

    • @acoldplanet
      @acoldplanet 8 ปีที่แล้ว

      +Vevsvaladares Pois é, achei meio desnecessário manter as coisas da mesma forma que já eram em Hog. Confesso que eu ia lendo a história de Ilvermorny só esperando explicações sobre a história da magia e sua ligação com a cultura indígena e aí deu em... nada. Isso me desanimou um pouco com relação a histórias futuras da Castelobruxo também, pois pra mim o diferencial de ter várias escolas seria justamente essas origens diferenciadas, cada lugar com seu contexto. Dá pra explorar tanta coisa aí. Espero que o erro não se repita e que não fique nada muito eurocêntrico. E convenhamos, se todas as escolas forem ser divididas em casas (mesmo que em cada lugar os critérios de divisão sejam diferentes), isso vai ficar muito repetitivo.

  • @tamgila
    @tamgila 8 ปีที่แล้ว

    Vevs, de que casa você seria hoje?

  • @Nickssola
    @Nickssola 8 ปีที่แล้ว

    Eu nem lembro desse tal doce de abóbora, mas eu adoraria experimentar a cerveja amanteigada. Rs

  • @matheusalmeida-cl5lf
    @matheusalmeida-cl5lf 8 ปีที่แล้ว

    2:13 Falou tudo! Hogwarts uma historia é meu sonho

  • @dexterodrigues
    @dexterodrigues 8 ปีที่แล้ว

    Mas aqui também temos divisão em casas, ali teve uma questão mágica e tal, mas né.
    A turma A, que abraça os alunos mais espertos; a B que é igual a A mas os alunos são menos concentrados; a turma C que apresenta alguma dificuldade e a turma D que acomoda os que têm maiores dificuldades de aprendizado. As turmas nas escolas por onde passei sempre foram assim. Claro que podíamos oscilar entre as "casas" com o passar dos anos, mas variava bem pouco. E as amizades sempre foram assim AB x CD. Depois de nos formarmos eu tenho muitos amigos que eram de CD, as casas deixam de importar quando você se torna adulto.
    Sobre a evolução das casas, a JK fez esse trabalho de desconstruir e no final nenhum aluno da Sonserina na batalha de Hogwarts. Achei terrível!
    Ravenclaw desde sempre aqui, bjs. HAHAHA

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +1

      Juro procê que eu quase falei sobre as turmas! A diferença é que, pelo menos nas escolas em que estudei, não existia uma seleção prévia já predispondo os alunos a serem de uma ou de outra. E hoje em dia tem colégio que vai até a turma J!!
      Mas é verdade que antes os alunos eram alocados pensando nessas características que você citou. Se alguma escola continua fazendo essa divisão deliberadamente, pelo menos não deixa tão na cara, mas se o faz, é, no mínimo, retrógrado.
      AAAAI, nem me fale da Batalha de Hogwarts. Aliás, nem me fala daquele último livro! Querendo ou não, a JK tem uma birra com a Sonserina. Isso transparece até nas respostas do teste do Pottermore...

  • @franciscofranca1428
    @franciscofranca1428 8 ปีที่แล้ว +1

    MEU DEUS! Não tinha pensado isso à respeito das casas, COMO?!

  • @lobo6870
    @lobo6870 8 ปีที่แล้ว +1

    O velho mais sacana e inteligente da saga, Dumbledore, disse algo como: "Sempre achei que seleciobamos os alunos CEDO demais" ;)

  • @Littlecakesan
    @Littlecakesan 8 ปีที่แล้ว

    Quando eu comecei a ler Paulo Freire na faculdade tive esse pesamento mais crítico sobre sistema de ensino e as casa de Hogwarts. Continuo amando a história e querendo cachecolzinho tbm, mas tem umas que super dá pra problematizar ali. Que bom q não foi só eu que parei pra pensar nessas coisas. :P

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว

      Nossa, que arraso!
      Fala mais sobre isso (vamos provar que não estamos loucas na problematização AHAHAHAHAHA)

  • @MirianaCandido
    @MirianaCandido 8 ปีที่แล้ว +5

    Hogwarts uma história, eu sempre quis! Mas parece que a JK tem preguiça de escrever, imagino ela procrastinando até não poder mais kkkk

  • @flaviamedeiros5273
    @flaviamedeiros5273 4 ปีที่แล้ว

    Concordo COMPLETAMENTE com sua opinião sobre a Rowling. Ela deveria continuar no universo de Hogwarts!!!

  • @AdrianoRoma93
    @AdrianoRoma93 8 ปีที่แล้ว

    Aliás, uma coisa que me incomodou um pouco no último livro, foi o fato de NINGUÉM da Sonserina ficar pra batalha final... Poxa, tava acontecendo uma desconstrução tão legal, eu esperei que pelo menos uns pouquinhos sonserinos ficassem. ;/

  • @leilahelga7925
    @leilahelga7925 8 ปีที่แล้ว +10

    Vevs, quero fazer uma pergunta que não tem relação com o vídeo, é mais pessoal.
    Como ser tão inteligente quanto você? Você cresceu lendo, cercada de cultura, acha que ter essa influência nessa fase plástica foi ~essencial~?
    Como ter essa retórica e essa dicção, deus do céu!!!?
    Como ter tantas referências? E melhor, como lembrar de tantas coisas com detalhes?
    Você estuda muito? Digo, diariamente.
    Eu sou do meio acadêmico também. Leio muito, sobretudo artigos, vejo documentários, estudo, mas na hora de transformar em palavras e criar uma linha de raciocínio, é difícil. E esqueço tudo!
    E como construir essa visão tão crítica das coisas? Aliás, você acha possível construí-la já depois de velho?
    Na verdade foram muitas perguntas, né. Seria legal se você respondesse todas.
    Obrigada, te admiro muito.

  • @lucaslopesgusmao857
    @lucaslopesgusmao857 4 ปีที่แล้ว

    Sempre que fiz os testes meus resultados eram Corvinal, mas acredito que eu manipulava um pouco as respostas por gostar muito dessa casa e por me achar muito inteligente na época. Hoje sou bem mais sincero comigo mesmo sobre minha personalidade e meus "defeitos" - o Eu que só eu mesmo conheço e que não exponho necessariamente.
    Lembro de uma situação engraçada: mais ou menos um ano atrás, eu estava andando com minha namorada da época, que me conhecia melhor do que qualquer outra pessoa; eu havia recentemente ganhado um casaco da corvinal, então estávamos discutindo em relação às casas de Hogwarts e eu defendia que minha namorada era uma Grifinória de corpo e alma, enquanto ela dizia ser da corvinal; foi um debate meio longo e no fim ela concordou que era uma grifinória, mas me disse o seguinte: "você sabe que isso pode ser um problema pra gente, né? Porque você é um completo sonserino". De fato, o relacionamento veio a terminar como um conflito bem a lá Grifinória/Sonserina, mas não vem ao caso. Na época aquilo me fez pensar; já fazia algum tempo que não estava tão ligado à Harry Potter e, de fato, nesse meio tempo eu atingi minha fase adulta e como citei antes, agora me compreendia melhor e via que de fato eu me encaixava muito mais como um sonserino do que como um corvino e não, não sou nenhum gótico trevoso e maligno kkkk; me considerava uma pessoa de mente aberta, mas hoje sei que não é bem verdade; sou tolerante e respeitoso dentro da minha noção de ética como uma pessoa LGBTQIA+, que cresceu com influências de pessoas de etnias diversas, com muito mais amigas do que amigos, pobre, gordinho etc., porém reconheço que posso ser arrogante, egocêntrico, egoísta, preguiçoso e até intolerante com pessoas muito diferentes, por exemplo: meu instinto diante de um racista ou um LGBTfóbico ou um machista é o de retaliação antes da tentativa de compreender e admito que de forma inconsciente me inclino muito mais a ideia de punir alguém assim do que a de educar a pessoa - embora compreenda que é um pensamento extremo. Também me considero cabeça fechada por me sentir "incapaz" de me abrir a possibilidade da existência do fantástico, como: deuses, sorte, vida após a morte ou destino e também sinto muito mais empatia por religiões menos convencionais apenas pelo cristianismo ser maior, mais presente e historicamente menos tolerante. Mas faz parte de ser adulto aprender a se conter e se adaptar socialmente e nessas situações vejo como posso ser educado de forma fajuta e como deixo de fazer questão de coisas ou pessoas que deixam de ser de meu interesse e/ou utilidade. São partes de sua personalidade que você não vai expor se puder evitar, não vai querer admitir que existem, não necessariamente gosta mas que estão lá e você reconhece elas em você - assim como o chapéu seletor, mas quando você ainda é muito novo.
    Enfim, os vídeos desse especial são fantásticos, anos depois ainda vejo eles de vez em quando, hoje estou aqui porque quero reler pela milésima vez os livros e pensei como seria legal ver esses vídeos antes de cada livro para me atentar mais a essas pautas.
    E pensando agora: acho que se eu tivesse escrito os livros teria gostado de fazer uma espécie de quebra de expectativa/ciclo no fim da história; apesar de querer esquecer A Criança Amaldiçoada, gosto muito do fato de o Albus ir para a sonserina, mas eu iria um pouco mais longe: manteria a personalidade do James Sirius, o primogênito da Gina e do Harry, mas colocaria ele na Lufa-Lufa, pra indicar que os Lufanos não precisam ser bestinhas, inocentes e santos; deixaria o Albus na sonserina mesmo e a Lily Luna na corvinal. A ideia seria que os filhos são diferentes dos pais e também diferentes entre si, e também que pra possíveis futuras histórias, não precisa ser um grifinório para se ser um protagonista.

  • @thali6348
    @thali6348 8 ปีที่แล้ว +4

    Eu era daquelas empolgadíssimas com as casas de Hogwarts... Antes de perceber que era um sistema meio injusto. Tipo, as pessoas MUDAM. É tanto que até hj não decidi a minha e pra trapacear digo que sou Gryffinpuff. E mesmo com o Cedrico como campeão do Tribruxo, só tinha comentário negativo sobre a Lufa-lufa nos livros. Sinto que a JK tá tentando se redimir com essa casa (Newt Scamander, rasgação de seda no Twitter, etc.).
    Mas, no fim, eu ainda tenho a impressão que isso das casas tem mais a ver com o que você valoriza e se orgulha. Tipo, eu me considero inteligente, mas me orgulho mais ds minha dedicação. E essa história da Horcrux no Harry pra justificar a dúvida do Chapéu... Não me conformo!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว +2

      "Gryffinpuff" HAHAHAHAHAHAHA SOCORRO
      Olha, eu não tinha parado pra pensar nessa do Newt, mas faz total sentido! Acho que foi falha dos livros não explorar melhor todas as casas, especialmente a Lufa-Lufa (a gente nem conhece a sala comunal deles!).
      Também gosto dessa visão das casas serem aquilo que você valoriza, mas continuo achando que 11 anos é cedo demais pra se valorizar qualquer coisas HAHAHAHAHAH Quer dizer, eu gostava de ler sobre o Egito nessa época. Vale?

  • @marcusprado2815
    @marcusprado2815 8 ปีที่แล้ว +1

    "...por que, né? A J.K. prefere ficar escrevendo peças ruins quando ela poderia estar escrevendo Hogwarts: uma história, pra entrar naquele clube de escritores de fantasia que têm uma enciclopédia sobre sua história." TRETA

  • @RaulGarcia-dh8lx
    @RaulGarcia-dh8lx 8 ปีที่แล้ว +2

    Eu estudaria na Lufa-Lufa se fosse pra hogwarts, pelo menos ia poder contar pra galera como a casa direito kkk Talvez os personagens vêem o pessoal da Lufa-Lufa como abestalhados por serem mais democráticos, aceitarem bem as diferenças enquanto as outras casas tem posições mais definidas, seguem visões mais posicionadas como os fundadores. Pensava que talvez essa visão dos personagens aconteceria na vida real
    Vídeo fantástico =]

  • @GustavoOliveira-ot9fo
    @GustavoOliveira-ot9fo 8 ปีที่แล้ว

    gente que vídeo perfeito

  • @Hreter
    @Hreter 8 ปีที่แล้ว

    Hahahah, acertou na mosca em tudo

    • @Hreter
      @Hreter 8 ปีที่แล้ว

      Menos no doce de abóbora. A unica coisa que não me atraia NADA em Hogwarts era a comida. Ugh.

  • @rubensvianna1600
    @rubensvianna1600 4 ปีที่แล้ว

    Vc é da sonserina tenho certeza disso😀

  • @michelluis4846
    @michelluis4846 8 ปีที่แล้ว

    Cara de que iria para a Sonserina. Kkkkk

  • @msoc1000
    @msoc1000 8 ปีที่แล้ว +2

    Eu imagino que a JK construiu o personagem do Chapéu Seletor, baseando nas teorias freudianas de que todas as nossas características e habilidades estão presentes, formarão nosso caráter, mas não estão conscientes, mas sim inconscientes. Pessoalmente, acho isto meio vago. Sempre pensei sobre que casa eu seria em Hogwarts e, em minha análise, percebo que elas variam com o tempo. Com 11 anos, eu com certeza, seria de Grifindor, já que gostava de explorar tudo e não tinha muito medo do que estava por vir. Com 16, seria de Humflepuff, pois os valores como humildade, honestidade e lealdade eram muito fortes para mim, naquela época. Hoje, com 24, devido a meu gosto pela área acadêmica, seria de Ravenclaw, mas tenho uma paixão por Slythterin rsrsrsrsrsrs. Personalidade é sempre uma característica variável, por isto, tecnicamente falando, a escolha do chapéu seletor, seria vaga, a meu ver, se fosse no mundo rea.

  • @bruninhojorge14
    @bruninhojorge14 8 ปีที่แล้ว

    Dando like antes de ver o vídeo ? Sim ou com certeza?

  • @RodrigO-cb2hn
    @RodrigO-cb2hn 8 ปีที่แล้ว +1

    Vevs, achei o vídeo genial!! Não tinha pensado nessa questão de as crianças serem muito novas pra terem uma personalidade que as colocasse dentro das casas. Aliás, Você também é da Ravenclaw, né? Somos companheiros de casa? Hehehe, abraço

  • @gggaldi
    @gggaldi 8 ปีที่แล้ว

    fico chateadíssimo em pensar que tudo que sabemos sobre a lufa-lufa (minha casinha linda e cheirosa) são suas características gerais e cedrico digory.
    i'll be waiting for my moment to shine.

  • @testralio
    @testralio 8 ปีที่แล้ว +2

    Eu queria comer rosbife porque quando eu era criança e lia não fazia ideia do que era isso kkk

  • @adonisdt
    @adonisdt 8 ปีที่แล้ว +1

    (Comentei no último vídeo e parece que não foi, vamos ver se desta vez tenho mais sorte)
    Quem não queria ser da Grifinória, não é mesmo? Acho que por mais que a Joanne tenha tentado, em alguns momentos, deixar claro que nenhuma Casa é melhor que a outra, a história de fato foi construída em torno de heróis daquela casa; até mesmo o Neville, que se encaixaria muito bem como lufano (imho), "teve que" ser da Grifinória... Acho que isso é consequência de ela não ter previsto as proporções que a história tomaria, ou seja, ela sequer poderia imaginar que algum dia milhões de pessoas iriam fazer um teste para saber sua Casa, pois não fosse isso não haveria maiores problemas em deixar Corvinal e Lufa-Lufa meio de lado. Mas parece que, felizmente, ela foi percebendo isso ao longo da escrita dos livros. Hoje, depois de amadurecer essa questão, sou um membro feliz da Corvinal (somos colegas, então, suponho) e, entre as outras, certamente iria para a Lufa-Lufa e está tudo bem.
    Acho ainda que o Chapéu Seletor escolhe pelo que ~potencialmente~ aquela criança seria capaz de desenvolver melhor. Quero dizer, confio na magia do chapéu para isso -- mas é claro que, vez ou outra, ele falha, o que eu não acho que acabe prejudicando realmente o bruxo. A questão é: a criança não se tornaria quatro adultos diferentes dependendo da Casa para qual fosse escolhida? O Chapéu sabe disso? Até que ponto o Chapéu Seletor influencia na pessoa em que o bruxinho se tornará? Muitas perguntas para poucas respostas, ahn.
    Enfim, infelizmente (ou não), a JKR aparentemente não pretende mais explorar melhor o sistema de Castas, digo, Casas de Hogwarts, mas eu também entendo e acho que, ao menos na saga "Harry Potter", elas tiveram o espaço suficiente, considerando que não eram mesmo o foco.
    P.S.: Como você já se trajou de Grifinória (1º vídeo) e de Sonserina (neste vídeo), ficamos esperando o azul & bronze da poderosa Casa de Rowena ser representado! hahaha :P

  • @felipep4273
    @felipep4273 8 ปีที่แล้ว +1

    Sou Lufa-Lufa (ngm se importa cmg hahahah). Acho que o chapéu seletor vai mais pelas indícios que a criança apresenta do que pela personalidade formada. Obviamente, mesmo crianças, todos nós apresentamos indícios da personalidade que teremos quando adultos. Acho que o sorteio das casas vai por aí e é por isso que muitas vezes uma criança sorteada para a Grifinória pode se tornar um puta babaca. Quando criança ele tinha indícios de uma personalidade Grif, mas no decorrer da vida ele acabou adquirindo outras características e se modificando.

  • @viniciuscassiano1421
    @viniciuscassiano1421 8 ปีที่แล้ว

    vevs, vc e corvinal, neh?

  • @LidiaSRodrigues
    @LidiaSRodrigues 8 ปีที่แล้ว

    "que criança tem personalidade formada aos 11 anos de idade?"
    EXATAMENTE!!! Além disso, você pega alguém com uma tendência a ter certos comportamentos e coloca com mais um monte de gente com as mesmas características, não dá muitas chances de a pessoa mudar. A construção da personalidade se dá, em grande parte, pelas experiências diferentes com pessoas diferentes :D
    Se eu estudasse em Hogwarts, iria ~problematizar~ essas questões hehe

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว

      PERFEITO!!
      E um dos motivos pra existirem escolas é justamente pra proporcionar essa troca de experiências, socialização com pessoas diferentes... Aprender por aprender, a gente podia aprender em casa rs

  • @italohispanico8074
    @italohispanico8074 5 ปีที่แล้ว

    Ruphel Puphlee é minha casa e do Cedrico.. Ele matou Cedricoooo

  • @MiraOdeon
    @MiraOdeon 8 ปีที่แล้ว

    Talvez não seja bem uma segregação, mas um foco no "talento" dos alunos. Trabalhar o que eles têm de melhor.

  • @1oetermo143
    @1oetermo143 2 ปีที่แล้ว

    😂😂

  • @renangomes2400
    @renangomes2400 8 ปีที่แล้ว

    Assim como qualquer coisa no mundo Hogwarts possui defeitos, não que o sistema de divisão por casas seja o pior do mundo, mas também não é o melhor. Como é visto no vídeo do 'Nerdologia' sobre racismo (th-cam.com/video/qip5YJw-f9c/w-d-xo.html) dividir alunos em diferentes grupos vai fazer com que gere preconceitos de um grupo para com os outros grupos e favorecimentos no grupo pertencente. No vídeo supracitado também mostra que quando avaliamos grupos tendemos a exagerar nas semelhanças entre os membros do mesmo grupo, como exemplo falar que todos grifinórios são corajosos, e esquecer das diferenças entre os grupos, como o Pedro Pettigrew que era da Grifinória, mas que não era leal e nem corajoso. Esquecemos de uma parte importante que os fundadores da escola eram amigos e com isso tinham semelhanças que partilhavam, isso também pode ser visto na desconstrução que a J. K. faz nas casas por meio de alguns personagens como o Luna, Pedro Pettigrew, Cedrico, Snape e Slughorn, onde esses personagens não obedeciam necessariamente todos os esteriótipos de suas casas, mas que também possuíam características de outras casas. E na questão da escolha ser muito cedo é um ponto duvidoso, pois é na adolescência que a pessoa sofre a sua construção de caráter e esse foi um ponto que a própria J.K. reparou, porque na página 495 (edição brasileira) de Relíquias da Morte tem a seguinte passagem "- Não - concordou Dumbleodore. - Você é um homem bem mais corajoso do que Karkaroff. Sabe, às vezes penso que fazemos a Seleção cedo demais...". Bem acho que é isso, o especial tá demais amor ao primeiro vídeo.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว

      Muito boa sua análise e obrigada por compartilhar esse link! Concordo que ocorre esse favorecimento ao grupo ao qual a pessoa pertence e que as semelhanças de um grupo ficam sobressaltadas quando vemos o todo. Mas também gosto de ver a várias formas que as características das casas podem tomar (o que não invalida seu comentário de forma alguma).
      Por exemplo, eu citei o Slughorn no vídeo; eu vejo nele a ambição costumaz dos sonserinos, mas usada de forma diferente que pelo Tom Riddle ou mesmo o Snape. A mesma coisa com o Neville, muita gente só lembra dele sendo corajoso no sétimo livro, mas lá no primeiro ele confronta o trio e fala pra eles não se arriscarem e ainda acabarem ferrando com a Grifinória, o que foi visto como covardia por alguns, mas, como o próprio Dumbledore falou, é preciso coragem pra enfrentar os amigos.
      Agora não entendi por que você acha que a questão da seleção ser cedo demais é um ponto duvidoso, sua citação, na verdade, parece corroborar com meu argumento. E ainda fico com aquela inquietação de que, como você remarcou, é na adolescência que se dá a formação de caráter e os alunos de Hogwarts passar a adolescência inteira cercados por esse ambiente dividido e convivendo com pessoas que valorizam as mesmas coisas. O quão determinista é isso?

    • @renangomes2400
      @renangomes2400 8 ปีที่แล้ว

      Acho que me expressei mal na parte em que falei que o sistema de seleção é duvidoso. Participo da sua ideia de que quando somos crianças nossa personalidade não é concreta, não da forma de como a personalidade de um adulto é. Na minha opinião ao fazer a seleção aos onze anos é duvidoso, pois como exemplo, quando eu tinha onze anos possuía opiniões e ações muito conservadoras e até um tanto preconceituosas, mas com o passar do tempo e com o conhecimento que fui adquirindo fez com que reavaliasse minhas ações e comecei a mudar as minhas opiniões, em suma hoje com 17 anos sou uma pessoa mais liberal e bem menos preconceituosa. Hoje olho pra trás e vejo uma pessoa diferente e que tinha ações, que hoje, considero erradas. Outro exemplo, só que esse é bem mais banal, é de que quando fiz o teste a primeira vez no Pottermore fui parar na Sonserina, agora no teste que fiz esse ano saiu Grifinória. Bem gosto de pensar que as casas não são antagônicas umas às outras, mas que elas se completam. Como você disse todas as casas são maravilhosas e não importaria com a casa se pudesse ir para Hogwarts. Bem na questão de estar cercados por pessoas que possuem um tipo de qualidade vai causar uma certa influência, mas como exemplo Pedro fazia parte dos marotos e nem isso fez com que ele fosse fiel ao seus amigos

  • @marcosknoor6244
    @marcosknoor6244 8 ปีที่แล้ว +1

    A peça tá meio sem noção, mas ela não escreveu, só deu ideias. Foi mais pra arrecadar fundo$ msm. Kkkkkkkkkk Tmb iria prefirir Hogwarts, uma história.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว

      Pra arrecadar muitos fundo$$$

  • @lucasribeiro6604
    @lucasribeiro6604 8 ปีที่แล้ว

    falou tudo Horgwarts também é um personagem, e acho a mesma coisa que vc sobre a peça, mas n foi ela que escreveu, ela apenas ajudou na construção de personagens e falou, lógicos, de coisas que aconteceram 19 anos depois... mas confesso que n gostei muito da peça não... e concordo, meu Deus, concordo com vc, ela deveriam escrever Horgwarts uma história... é a primeira vez que vejo alguém com o mesmo interesse que eu...

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว

      E isso porque eu não entendo a história, nem li os livros, segundo você mesmo rs

    • @lucasribeiro6604
      @lucasribeiro6604 8 ปีที่แล้ว

      Vevsvaladares é que as vezes parece, n se ofenda, mas em certos momentos vc critica umas coisas das quais a autora já havia explicado amplamente nos livros... (de certo que tem coisas que ela só vem revelar em entrevistas) mas dai é só pesquisar para entender... é por isso que parece que vc só assistiu os filmes, pois só quem assistiu os filme é que tem essas duvidas inerentes...
      mas de qualquer forma, isso não baixa a qualidade dos seus vídeos que são ÓTIMOS.
      e continuo a dizer.. como vc parece com a Spencer Hastings...

  • @michellelouise7847
    @michellelouise7847 8 ปีที่แล้ว

    A única coisa boa, aparentemente, na "fanfic" da J. K. é o filho do Harry, o Alvo, ser sonserino. Confirma sua ideia, Vevs, sobre esse caráter determinista, mas falho da divisão de casas.

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว

      Pior que menino Alvo na Sonserina é tão fanfic que é algo que eu lembro de todo mundo especular que aconteceria... Isso lá em 2007!
      HAHAHAHAHAHAHA Mas eu gostei dessa sambada do Chapéu Seletor (;

  • @washingtonquirinolopes
    @washingtonquirinolopes 6 ปีที่แล้ว

    MDS q mina dahora ksksks

  • @andressaflores412
    @andressaflores412 6 ปีที่แล้ว

    Eu definitivamente gosto mais da Lufa Lufa, mesmo sendo da sonserina. A coisaa que mais me surpreende nos fãs de Harry Potter, são as injustiças que falam para a casa Lufa Lufa, como, que eles são apenas figurantes, sem importância e etc. Mas já parou para pensar que o motivo do Harry não ter morrido no livro 4 foi o Cedrico? Uma das qualidades da Lufa Lufa é a lealdade, quando os dois foram parar no cemitério, Harry disse para Cedrico pegar a taça do torneio tribruxo e voltar, mas o segundo prefere ficar e voltar com o Harry, o que acaba causando a morte dele. O ponto é, Cedrico não era amigo do Harry como Hermione e Rony eram, e não me surpreenderia se os dois permanecessem lá, mas o Cedrico mesmo não tendo uma intimidade com o Harry muito alta, continuou lá, esperando ele para voltar. Bom, se fosse um aluno da sonserina, ele iria voltar, é claro, causando a morte do Harry no livro 4, mas o Cedrico ficou, o que me faz apreciar a Lufa Lufa, por ele ser tão leal a alguém, ao ponto de ficar em um lugar desconhecido que pode e até causou a morte dele. Isso é um ponto que só 3% das pessoas enxergam

  • @EricFdeFreitas
    @EricFdeFreitas 8 ปีที่แล้ว +2

    Teste mil vezes = mil vezes Ravenclaw. E agora, crente que iria pra uma Thunderbird, caio na Horned Serpent :( Mas ok, já aceitei.
    Sim, Hogwarts tanto é um personagem, como (hoje eu vejo) é o meu favorito. Acho que só nascendo naquela época mesmo pra entender a ânsia, a vontade, o almejo, o anseio de cruzar o lago de barquinho e ir em direção às torres góticas trevosas (Uóóóóuuuuu, uóóóóóóuuuu *reprodução de parte da trilha de Hp1*). Não tem como acontecer o mesmo hoje. As crianças já nascem com tablet na mão, qual seria a graça de ter umas fotos que se mexem? DE QUADROS QUE SE MEXEM? De escadas que se mexem? De falar essas palavras meio em latim, meio em inglês? Quem hoje acharia maneiro usar essas vestes medievais/renascentistas (eu não. A não ser que não seja tão socialmente estranho, aí sim)?

    • @RodrigoCastroAngelo
      @RodrigoCastroAngelo 8 ปีที่แล้ว

      mas Horned Serpent é "a mente do bruxo", não é?

    • @EricFdeFreitas
      @EricFdeFreitas 8 ปีที่แล้ว

      +Rodrigo Castro Ângelo Sim, a nerdice não me abandona. Pelo menos dessa vez eu queria ficar na casa dos descolados. Brinks. Sou Ravenclaw e Horned Serpent com orgulho.

    • @LidiaSRodrigues
      @LidiaSRodrigues 8 ปีที่แล้ว

      eu caí na Thunderbird, mas queria Pukwudgies :/

  • @marcelelias5679
    @marcelelias5679 8 ปีที่แล้ว

    Tanto cria segregação que hoje em dia grande gama dos fãs tem a idéia:
    Nerd - Corvinal
    Corajoso - Grifinória
    Pessoa de Humanas - Lufa-Lufa
    Trevoso - Sonserina
    Acho que a JK, no final, quis sim mostrar que, não importa a casa em que você pertença, mas sim de que forma você faz uso dos conhecimentos adquiridos que importa (e é ssim que eu vejo como os fundadores e o chapéu faziam. Claro q não é um sistema 100% preciso, mas...)
    Eu sou Ravenclaw ateh a última célula e gosto muito, obrigado. Soh acho uma pena JK ter deixado tanto Ravenclaw como Hufflepuff mais secundárias, apesar de entender que o foco da história não era a vida acadêmica em si.
    E soh eu sou da opinião que deveria ter um universidade de bruxos? Não eh possivel que a vida acadêmica dos bruxos dure soh 7 anos!

    • @Vevsvaladares
      @Vevsvaladares  8 ปีที่แล้ว

      "Pessoas de Humanas" HAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAH Ai, ai, só você Marcel!
      Agora que você falou, é mesmo bizarro que não exista um equivalente ao ensino superior no mundo dos bruxos... o.O

  • @halfadeaty
    @halfadeaty 8 ปีที่แล้ว +1

    Sonserina= pessoas más
    Sonserina= pessoas ambiciosas.
    Pessoas ambiciosas= pessoas más.
    JK, JK, sua comunha safadinha...

  • @MissGlower
    @MissGlower 8 ปีที่แล้ว +1

    Eu tenho uma interpretação um pouco distinta sobre a seleção dos fundadores... Eu concordo que comparando ao sistema educacional de hoje isso seria um absurdo. Mas se você for pensar que o mundo bruxo coexiste com o mundo trouxa que nós conhecemos, ou seja, toda história da humanidade trouxa existindo como tal no universo criado por JK acho que as coisas mudam de figura pra mim.
    Hogwarts foi fundada quando? Antes do século X? Numa época que educação sempre foi muito, mas muito limitada e direcionada, sendo um grande privilégio? A criação de uma escola me parece algo extremamente democrático. Apesar das características que os 4 fundadores queriam impor, eles ainda assim aceitaram todos aqueles que fossem bruxos e entendiam que eles precisavam ser instruídos e treinados. (Não vamos falar do tio Salazar, né... Que trancafiou um basilisco na escola por puro chilique)
    Além disso, pelo que eu interpretei, com o passar dos anos e a época em que Harry já era nascido, o sistema de ensino de Hogwarts provavelmente passou por diversas mudanças. Dumbledore como diretor mesmo, deve ter feito INÚMERAS mudanças nas regras da escola, não sendo a toa a resistência de famílias mais conservadoras a ele. Só lembrar como diversas vezes ele encarou as transgressões de alunos como atos de juventude. (Não falando só de Harry, mas de vários alunos. Obviamente os leitores só acompanham mais o contexto que o personagem principal está inserido por causa do ponto de vista...)
    E cada vez mais eu penso que a seleção por causas é apenas um resquício de tradição que brevemente poderia ser alterado.
    Eu também não interpretei a escolha de Harry pelo chapéu seletor para a Sonserina apenas como o pedacinho de Horcrux nele, mas também analisando que Harry é um personagem que luta muito com as características ruins dele. No primeiro livro a gente já tem sinais que Harry, se estivesse inserido num outro contexto, poderia muito bem ter sido tão arrogante e pomposo como Malfoy. Ele subestima Dudley, por exemplo, faz piadinhas irônicas com o primo, se acha melhor que ele... Inclusive faz a mesma coisa com Neville... Fora que Harry tem a tendência de pensar que ele SEMPRE sabe mais que outras pessoas. Nossa, como isso me irrita nele (e me faz gostar dele ao mesmo tempo). Ele praticamente se autonomeou líder da gangue grifinórica (XD) e era por isso que Ron ficava tão P da vida com ele. Pra mim, tudo isso são características de um Sonserino... A questão é que ao mesmo tempo Harry tende a perceber as bobagens que ele faz e se autocorrigir. E obviamente, ele escolheu não ir para a Sonserina, e o chapéu acabou colocando ele na Grifinória.
    Isso inclusive abre espaço para uma teoria minha sobre as semelhanças das casas. Hahahaha... Devo dizer que isso obviamente não se encaixa em 100% dos casos, e que é uma opinião minha. Na minha cabeça uma casa sempre tem características muito fortes de mais 2 outras casas, enquanto se distancia bastante de outra casa. Exemplo: Grifinória se aproxima muito de Lufa-Lufa e Sonserina, enquanto se distancia de Corvinal; Sonserina se aproxima de Corvinal e Grifinória e se distancia de Lufa-Lufa.
    Inclusive acho que isso pode até ser percebido (de novo: na minha visão) pela relação entre os fundadores... Não consigo imaginar Salazar de papo com Helga, apesar de respeitá-la, por exemplo.
    Enfim!! Desculpa o textão, mas eu não resisti! Hahahah! Adorei o vídeo!! Pena que cheguei atrasada para a discussão! É isso!
    Beijos!

  • @giselelima1226
    @giselelima1226 8 ปีที่แล้ว

    ;-)