Se os jovens fizessem isso seriam todos oligofrenicos como ele, tenho 15 anos e me entristece ver pessoas realmente tão burras assim. Deus não existe, mas as pessoas entram nessa pira e concordam com isso.
Curioso que esses pastorecos e outros religiosos como esse Guilherme e o Vaticano o que mais fazem é falar: "deus quer isso, quer aquilo, gosta disso, não gosta daquilo etc e tal". Ou seja, demonstram entender deus muito bem. Paulo estava errado ou esses elementos citados são 171?
Explicar a Deus é loucura ao entendimento humano...Uma coisa eu tenho convicção "Eu sinto Deus" e por isso creio nele com toda convicção do meu coração e não suporte viver sem ele.
“Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.”. João 3:16🌸💜
@@andersonholanda2323e lembrando que para um deus perfeito existir, necessariamente nao deveria haver o mal, logo o "seu filho" jamais necessitaria passar por tal sofrimento, se assim o foi, esse tal deus é extremamente sádico, porque ele proprio criou isso
@@andersonholanda2323pra nada ? apenas pra salvação da humanidade. Agr seus filhos e filhas, família podem ter a chance de viver uma vida nova se crer nesse sacrifício, Jesus nos resgatou. Pense nisso.
Já na minha infância sentia que tinha algo inexplicável que tinha me criado para começar! Quanto me olhava no espelho nenhum livro ou adulto me conseguia me fazer entender o que eu via sentia sabia etc... Então procurei ele e ele se manifestou a mim. Passei a ter respostas que não tinha ideia antes e nem chegam perto de tudo que não sei ainda. Ele é soberania sabedoria infinita pura e tudo no universo físico ou não e complexo demais. Então eu glorifico seu nome para todo sempre pois me salvou de mim mesmo através de Cristo.📖✝️🛐🙏🏻🙌🏻🥲
@@SaiForaCaraPálidaclaro que tu não acredita,deve ser um puta cara mamãezado que nunca viu um problema na vida KKKKK Mas,como o amigo aí disse, Deus da segundas chances até pra imbecís
são tomas de Aquino não provou a existência de Deus apenas de deuses, algum evento ou entidade que criou o nosso universo e bem filosofia e metafísica né?
@@emanuel_616 porque ele não leu a Bíblia. pois existe muita coisa que ocorre que foge da nossa realidade ''milagres'' porém não provenientes de DEUS, e sim de forças Opositoras ao mesmo, que também são capazes de Operar Milagres, e infelizmente o ser humano adotou isso como outros seres Divinos. então é lógico ele chegar a conclusão da existência de Deus ou de Deuses. porém em verdade, existe apenas 1, que foi quem Criou toda a existência.
@@emanuel_616 Exato, Não tem como comprovar a existencia de Deus por via da ciencia ou Física, pois até Matéria não surgiu da Matéria. melhor forma de descobrir, Leia a Biblia, leia outros livros ateus, busca o teu conhecimento, é certo que vão achar a resposta, todos que Procuraram Corretamente acharam isso é um Fato
@@magalhaesp6582Tem sim. Atribuem fenômenos materiais a Deuses há milênios e a ciência todo dia revela os "truques". De fenômenos naturais a supostos milagres, tudo o que diziam vir diretamente da magia divina se provou material,aleatório e até passível de ser feito pelo próprio homem.
@@riologlogisticaetransporte9108 O intuito do vídeo é fazer vôce começar a estudar até chegar nesse fato! A gente não descobre algo precioso vendo um único vídeo.
Já tive várias experiências com Deus. Fui batizada no Espírito Santo de um jeito sobrenatural. Escutei música em inglês e entendi em português (detalhe eu não sei inglês), entre várias outras. A palavra de Deus diz: buscar-me eis e me achareis se me buscar de todo coração. Deus é soberano e todo joelho vai se dobrar quando o rei dos Reis Jesus voltar.
Eu já fui ateu, hoje sou crente. Então entendo os dois lados, e os dois merece respeito. A maioria que diz crer em Deus, na verdade são agnósticos, dizem que creem pq foram ensinados pelos pais, pela religião que Deus existe, mas não tem aquela certeza absoluta, só tem a noção que existe algo superior e que chamam de deus. Posso falar com propriedade, que, só consegue crer realmente, quem já viu ou viveu uma experiência sobrenatural com Deus. Na bíblia tem vários exemplos como; aparição de anjos, Deus falando com Moisés através de uma planta pegando fogo, Jesus aparecendo pra Paulo, entre outros...meu conselho é; facam como eu fiz, não tenha medo, vá pra um lugar aonde vc possa ficar sozinho, abra o seu coração e diz; se o Senhor realmente existe, me mostre, me prove da sua existência. Mas tem que ser sincero e verdadeiro, pois Deus sabe se vc está querendo conhecê-lo de verdade ou não. Mais cedo ou mais tarde, vc vai viver uma experiência sobrenatural com Jesus!
Eu creio em Deus por ter ouvido orações que fiz por minha mãe, e o Senhor Jesus curou ela, mais de uma vez, mas, eu quero ter uma experiência c Deus, pessoal, minha, estou com extrema necessidade de ter um encontro com Deus
Concordo com você mas Teofania é brabo demais e acontece só para os Escolhidos em uma missão aqui na Terra. Mas Deus se sente e de fato se procurar Deus no seu recolimento e em orações frequentes, Ele se manisfesta. João 14:13 " O que vocês pedirem em meu Nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
@@pierrecuri1 verdade, veja, a falta de i formação, mata de anemia, mas o excesso de informação, intoxica, e mata, os canais da internet ha muitas vozes, disdonantes, hipocritas, demagogocas, desonestas, negam a Deus, negam o bem, so vale a visao deles, são ambiguos, confusos, mentirosos, desinformam, usam argumentos maliciosos, fradulentos etc, muitos tem uma erudição foentia, ma fé, eu seleciono, filtro, descarto, nao precisa ser nenhum especialistz para notaf a má, fé, e ambiguidzde de muitas dessas pesdoas. Veja um texto biblico apropriado. 2Tim. 3:1-13. 2Ped 2:1-6. Judas 4. Mateus 7:1-15. 1Tim 4:1. Isaias 28:15. 2Tess 2:11.
Naquele instante, foi quando o despertador me despertou, e eu disse com todas as palavras que essas letras me ensinaram: - Se queres despertar do sono, certifique-se primeiro de estar dormindo!
A grande verdade é, quem pensa, quem questiona, sabe que é impossível o nada. Não haveria nada sem Deus. Por isso toda honra e glória a ele, criador do universo. ❤
Ai sim. Deus é mesmo que não haja nada. Não temos nem a capacidade de explicar e nem palavras pra descrever o nada. Eu Sou, o principal NOME do Senhor.
Não há nada de imaginário na metafísica, embora seja um ramo especulativo do conhecimento, como o é toda a filosofia. A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem. A física, quaímica, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica.
@@philosophiaentis5612 , este povo crente em Deus parece que nunca leu Kant e o seu Crítica de Razão Pura e fica ignorando a filosofia moderna como se ela nunca tivesse existido, vivem num tempo pré-kantiano.
O garoto é muito sábio, visível que possui muito conhecimento, mas me perdi todo na explicação, no início eu não entendia nada e no final parecia que eu estava no início.
exatamente assim, a pequenez existente na soberba humana impede a compreensão do todo que nos é limitado ver. Cuidado pensar é perigoso e dá muito trabalho. O cérebro naturalmente se expande e jamais retorna ao mesmo ponto
A mente humana sempre busca o limite das coisas, pensar sobre Deus, é pensar sobre algo que não existe limite, que não tem espaço, não tem tempo, ele se sobressai sobre tudo isso, e por muitos desses motivos em que existem ainda ateus, justamente porque o ser humano tenta encontrar um teto nessa busca, um final, coisa que quando se trata de Deus, não existe.
@@Estoico95o argumento de Deus só tem como principio a criação, aquela questão de se existe nada, ou Deus, o que pra mim não faz sentido, já que tudo isso é conceito humano. Deus na historia e Deus na filosofia são muitas coisas diferentes. Pra mim Deus e o nada são equivalentes.
¹⁵ E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres? Números 31:15 ¹⁷ Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Números 31:17
@@bertolinosouza5610 O que é mais fácil? Acreditar que alguém criou esse seu aparelho que você ultilizou para enviar essa mensagem ou que ele surgiu do nada?
A verdade é que a maior parte dos seres humanos que dizem acreditar em Deus ,na verdade tem é medo do desconhecido. Acreditar em Deus é respeitar seus princípios e sempre agradecê-lo pela oportunidade da vida.
Sinceramente eu n tenho medo do desconhecido n cara, tanto que estudo a respeito(espaço e agora me especializando em estudar as profundezas do mar) sinceramente esse argumento foi muito raso kkk
muitos fora mortos por cristãos tb. ninguém quer assumir ou parar pra perceber que Deus existe em todos e em tudo. e não em religião X ou Y. Legal que Deus exista, mas melhor ainda se não existisse religião alguma, além do respeito à existência de todos independente de qualquer coisa. Se esse respeito existisse não haveria religião perseguida.
Eu não sou um cara estudado na filosofia. Mas para mim, o nada não poderia ser determinado sem um observador, e se existe um observador, o nada deixa de existir pois o observador está presente. Dessa forma há um paradoxo.
Não tem como explicar Deus ou o ser observador ou o motor móvel que Thomas de Aquino cita, quando mais tenta por lógica sobre, mais ilógico tbm fica, um paradoxo sem fim.
Não há paradoxo, pois há o observador e não há o nada. Em outras palavras: O observador é real, enquanto o nada é irreal. Novamente: O ser é e não pode não ser. Há o ser, e não há o não ser. Não há nada de imaginário na metafísica, embora seja um ramo especulativo do conhecimento, como o é toda a filosofia. A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem. A física, quaímica, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica.
Espera aí, quer dizer que só existe o que é observado? Então, as substâncias que só foram descobertas pela ciência no século passado não existiam antes disto? E como uma coisa vai ser observada antes de existir para finalmente vir a ganhar existência?
@@philosophiaentis5612 Eu não havia falado de alguma coisa, mas sim do nada. Se existe um observador, o nada não existe, pois o observador está contido no universo. O fato dele verificar o "nada" em um espaço não prova que o nada existe, talvez apenas a ausência de tudo em um parte do universo. É por isso que eu acredito que o nada não existe.
Perfeita sua explanação, simplesmente perfeita só um acrescento, e o nada fosse nada mesmo, não teria expressão ato ou força e um observador, então o nada não existe, e algo que esta além do nosso conhecimento, antes de tudo e depois de tudo sempre ouve, há e haverá algo!
Pra mim a abertura de um ateu para conversão é de uma coragem imensa! Porque se abrir pro novo, desgarrando de sua descrença nessa dimensão antagônica é pra corajosos! 🙏
Eu era ateu, e me abri pra conversão de coração, orei diversas vezes e pedi pra deus tocar meu coração. E nunca senti nada. Eu penso da seguinte forma, ele pode ou não existir. E as duas possibilidades me assustam. Porque primeiramente, se ele não existir, então significa que aqueles que cometem crimes nunca serão julgados. E segundo, que se ele existe, então lascou pq ele vai perdoar quem cometeu crimes horríveis por apenas pedirem perdão. Me assusta de verdade ter que me curvar pra um cara que criou o capeta. "Aaaa mas livre-arbítrio" Se ele existe, a gente tá vivendo uma história escrita, e dirigida por ele, ou seja, coisas acontecerão porque ele quer que aconteçam. Ele literalmente "escreveu" um livro sobre as coisas que irão acontecer e as pessoas realmente acreditam em livre-arbítrio. É um assunto bem estranho de se conversar, porque as pessoas confiam cegamente em um cara poderoso só porque ele é poderoso. Ninguém nunca pensa que ele só gosta de ser adorado, e ama nos ver se ajoelhando só pra pedirmos que nossas dores acabem?
O contrário também é pesado. A transição... Quando a ideia de deus perde completamente o sentido e vc se vê jogado na existência como simples aleatoriedade... Acontece. A ideia de abismo e encarar o nada é pesada. Mas a ideia de infinitude pode ser ainda mais.
Eu sempre citava Dostoiévski, mas quando li os irmãos Karamazov vi que o cara tinha uma noção bem maior do que " se Deus não existe tudo é permitido" eles discutiam muito isso na época diferente de hoje que as pessoas escutam ou vêem algo na internet e já sai por aí matando as pessoas.
Li Crime e Castigo e o Roskolnikov tinha esses mesmos conflitos. A descrição dos sentimentos antes, durante e depois do duplo-assassinato, até se consumir em culpa e medo, são tão profundos, detalhados e reais que tem muita gente que sustenta que ele realmente cometeu assassinato.
O problema foi que ele não concluiu nada do que ele ia falar que descobriu, o entrevistado também não ajuda. Ele iria contar sobre um amigo e pulou para outro assunto, acabou divagando no próprio conhecimento e esqueceu de concluir.
Filosofia é assim mesmo kkkkkkk. É muita coisa amarrada na outra e não dá pra falar de algo isoladamente sem trazer para o contexto outros conhecimentos importantes.. É conversa de horas...
Quando a pessoa não compreende o que a outra fala vem a desculpe que ela é louca. Que nem aconteceu com o Einstein e vários outros. Só foram compreender e valorizar o que ele ensinou sobre o espaço e a terra depois de um tempo que estudaram sobre. Não estou comparando esse moço a ele até pq são assuntos tratados por cada um completamente diferentes, só deixando em ênfase que para aprender algo você precisa estudar sobre a ideia e não só ouvir de um ouvido para o outro e pensar que entendeu pq você simplesmente ouviu, aprender vai além disso. Recomendo fortemente você a ir consultar o que ele falou e entender para vim dar pitaco, só ouvir algo é diferente de compreender. Sendo um pouco inteligente e raciocinando bem a pessoa compreende sim mas para alguns como você precisa ir pesquisar, assim como na escola a gente não aprende só com a professora falando e falando nesse assunto aqui se aplica a mesma coisa.
comparar um crente com o Einstein KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK@@Ianca901
@@matheuskronemberger9812 Não é porque tu não estudou e não entende o assunto o torna o cara errado. Não é porque voce não entende o que um fisico fala de quantica o torna o que ele falou errado. Apenas é você que não tem conhecimento necessario para entender.
Eu também encontrei DEUS na FILOSOFIA. Nenhuma religião foi capaz de solucionar meus questionamentos sobre DEUS, hoje graças a DEUS eu tenho em quem confiar.
@@paulocicerodemelo1175 O Autor cita um caminho da Filosofia até a Deus e isso é bem relevante, vale muito a pena, já que eu também segui "o mesmo caminho".
Caminho, pelegrino é bem sugestivo e convidativo, eu sempre tive em mente, o caminho como simbolismo de um recomeço, a renovação, inovação de tudo, até mesmo uma mudança radical, coisas que precisam mudar para funcionar a contento, dentro de um ponto de vista que é o certo a fazer. Caminhos se apresentam para nós a todo momento, esse livro apresenta um caminho até DEUS, como você menciona, cita algo específico e singular? você pode me dar alguma informação nesse sentido? O que você achou relevante?
Gostei tbm...Entendi o fato de Deus nao falar com nos ..... antes falava com Moisés, Noé.......quando Adão pecou Deus continuou a ajudar até ele conseguir povoar a Terra e construir a sociedade...o primeiro trabalho de Abel e Caim foram ofertas a Deus....A Relação do Homem com Deus naquela época da biblia em falar com os personagens se justificava pelo contexto da época,,,era primitva,,,,precisou Deus ensinar Adão a construir tendas...nao tinha sequer leitura...letras...i. A Terra estava sendo povoda, o homem lavrava a Terra. Povos primitivos nao tinham como se virar sozinho apesar do livre arbitrio. nao tinha cidades nem paises formados...as primeiras tribos se formaram com a ordem de Deus.....estavam surginfo.... noa tinha como nao falar , pois o homem tinha so o Livre Arbitrio - mas intelecto, cultura nao....Hoje, nossa sociedade precisa entender que não falarão mais com Deus desse jeito mas podemos ter experiencias sim pessoais ,diferenres....so o fato de orar vv ja esta se relacionando com Deus ativamente......Deus nao fala com ninguem - hj o homem se vira sozinho - ponto.. Ele fala hoje atraves de Jesus e a biblia
@@gregorymendes988Exatamente. Inclusive, a própria Bíblia diz que, houve uma época que Deus falava com os homens "face a face"; depois, passou a falar através do Filho; e hoje, fala através do Espírito Santo. Então, entendemos que justamente houvera esses passos citados por você, amigo. Estamos vivendo uma época de "administração divina" da humanidade formada, por meio do Espírito Santo. E é através dEle que também vivemos experiências pessoais nas mínimas coisas, mostrando que o Altíssimo é verdadeiro, fiel e amoroso para conosco.
Justamente. Enquanto estarem a ver a definição de realidade a partir do iluminismo e do Relativismo estaremos fadados a ficar entre acreditar e não acreditar. Sendo que a questão é Saber.
@@TreSeteSopperco *Mas não é pq Satanás plantou o joio que NÃO SEREMOS TRIGO!! O problema do ser humano é esse, NÃO MUDAR!!! As pessoas preferem continuar no erro e no pecado e fazendo o mundo 🌎 sofrer, se a gente mudasse, teríamos DEUS mais ainda na nossa vida e veríamos os seus milagres. Mas as pessoas NÃO QUEREM CONHECÊ-LO infelizmente 😢.*
@@thbarnascDeus não criou o mal, o mal veio a existir da ausência de Deus, pois assim como, a ausência da luz é a escuridão, ausência do fogo é o frio e ausência verdade é a mentira.
Entender e conhecer Deus vai muito além da nossa compreensão. Ninguém é dono da razão enquanto nossa capacidade for totalmente limitada à esse pequeno mundo em que vivemos. Não precisa ter presa, mas fé. Nem sempre ouviremos as respostas que queremos para todas as nossas perguntas.
Pode ser que sim, mas seríamos idiotas se não tentássemos. E depois, se pela via da razão não conseguimos (todas as) respostas, não será pela fé (que é a aceitação do que nos impingem) que as obteremos.
@@filhodaimaculadaEu li vários comentários, e vejo e entendo tudo oque ele quis dizer; eu vejo que meu celebro que tem 15 anos, nunca ira entender algo eterno, só saberia se eu fosse eterno.
Milhares de anos nessa batalha entre o argumento a partir da ordem vs o argumento a partir do caos, "se há um criador e ele é perfeito tudo deveria ser ordem mas não é, olha essas crianças com doenças" vs "se não há um criador e tudo é obra do acaso tudo deveria ser um caos mas não é, olha essas estruturas da vida tão organizada" convenhamos, ambos os argumentos são compreensíveis, eu particularmente não consigo deixar de acreditar que há um criador, e o que chamamos de mal tem uma origem e uma explicação, e você pode observar isso dentro de você mesmo inclusive, enfim, o livro mais fundamental a se ler para chegar a conclusões sobre esse tema é você mesmo, mas eu não julgo quem não acredita, faz sentido algumas pessoas se sentirem como se estivessem num mundo abandonado (isso é um assunto meio longo), mas o fato de você acreditar ou não é indiferente, não tem poder nenhum de mudar o fato de existir ou não um criador, o que importa mesmo é a sua conduta no meio disso tudo, continuem observando, não fechem a tampa pra não virar uma pessoa chata.
Não é por nada não mas acho que você conseguiu abordar o tema bem melhor que o professor do corte (queria defender o cara que tem nome e sobrenome igual o meu mas ficou bem enrolado ksjdksf)
A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem. A física, quaímica, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica.
Concordo muito contigo eu não sou ateu, mas não acredito em deus algum da religião, se existe um deus ele deveria ser natural e não cultural, a fome, o frio, o calor, a gravidade, não precisam da cultura pra existir, se uma catástrofe acontecesse e a humanidade perdesse o estado civilizatório ela sentiria, fome, sede, frio, calor necessidade de sexo, a natureza faria isso independente se acredita ou não, não teria que aprender sobre isso, a gravidade é natural uma pedra não sabe de nada porém se arremessada a gravidade age, é irrelevante se a pedra sabe ou não, a gravidade existe e ela age, assim seria se um Deus, não algo de escrituras sagradas que determinados escolhidos tem acesso, mas algo que seria natural e não cultural.
Como não crer em algo ou alguém que você CONHECE, se RELACIONA e teve uma EXPERIÊNCIA? Não há nada que alguém possa falar, argumentar ou tentar convencer que mudará a forma de pensar do outro. Somente tendo um Encontro GENUÍNO e VERDADEIRO com Deus é que poderemos crer em sua EXISTÊNCIA. Pq contra fatos não há argumentos. E não há o que eu fale que mudará… pois esse encontro é INDIVIDUAL. É uma EXPERIÊNCIA única, intimista, intransferível, inenarrável, inexplicável, extraordinário, sobrenatural e sobretudo TRANSFORMADORA. Impossível conhecê-lo sem haver transformação. Uma pergunta: pode uma criatura querer saber mais que seu Criador sobre sua criação?🤔 “Eu sou quem Sou”.
Em 1984 sofri um acidente de moto em Recife e fui socorrido por um casal Frances. A última cena na Terra que me recordo , foi dentro do hospital alguém dando tapas na minha cara para eu dizer meu numero de telefone e após dizer eu apaguei . Imediatamente eu senti meu corpo leve muito leve e um alivio mas em seguida entrei em um túnel escuro com imagens à esquerda e a direita e de um lado eram as coisas erradas que eu havia feito e do outro as coisas boas . Então avistei uma luz forte no fim do túnel e havia uma especie de recepção e uma porta , havia uma espécie de sentinela MUITO ALTO tomando conta desta porta , uma porta bem alta . Senti sede e muito medo e arrisquei falar alguma coisa tremendo e chorando : EU QUERO VOLTAR !! Então este sentinela me disse assim : DAQUI NINGUÉM VOLTA!!! Mas com uma voz arrogante e de quem podia mandar . Eu comecei a tremer e tentei explicar que eu tinha um filho e que quando eu voltasse eu não faria mais nada de errado mas ele indiferente retrucou DAQUI NINGUÉM VOLTA !!! A sensação é de desespero , voce não tem o que fazer e parece que ao passar daquela porta eu estava liquidado , não pressentia algo bom . Então no auge do desespero eu lembrei (creio que O ESPIRITO SANTO me fez lembrar) que quando eu era adolescente , eu tinha me esforçado para ir na igreja mas não tinha tido forças para perseverar pois o mundo me atraia muito e eu era muito jovem , só que antes de deixar de ir a igreja, eu guardei um versículo da Bíblia que diz assim : Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11:25 . Então eu disse assim para o sentinela : MAS PERAI !!! Quando eu era um menino e eu li que Jesus Cristo GARANTIU que mesmo que eu morresse .... NÃO TERMINEI DE FALAR O QUE EU IA FALAR pois neste momento , UMA VOZ , IGUAL UM TROVÃO , disse assim : P O D E V O L T A R !!!! Eu senti um alivio na hora e o sentinela gaguejando dizia assim : MAS DAQUI NINGUEM VOLTA!!!! A VOZ NÃO PRECISOU PRONUNCIAR MAIS NADA !! O Sentinela muito contrariado me disse assim : SE VOCE CONTAR ISTO PARA ALGUEM , VOU TRAZER VOCE PRA CA E VOCE NAO VAI PODER VOLTAR !!! Mas ele estava muito enfurecido !!!! Então no momento que acordei , eu estava numa ala isolada do hospital e estava em um lugar muito gelado e ao voltar O PESO DO CORPO VOLTOU E AS DORES , DOIA MUITO !!! E dei um gemido , então escutei um grito da enfermeira : AI MEU DEUS DO CÉU e em seguida ela voltou com um médico e eu ouvi nitidamente o médico mandando riscar o óbito e dizer REANIMOU TAL HORA !!! Então eu soube do ocorrido no acidente de moto , tinha tido traumatismo craniano minha cabeça ainda estava aberta e o sangue coagulado e por um momento pensei que eu ia ficar paralitico pois minha perna não mexia uma delas eu havia quebrado o femur !!! Não bastasse os fatos narrados , de repente entra um Frances acompanhado de um Consul Frances e um policial e o Frances que falava bem o Português , estava em êxtase pois ele havia me socorrido e a policia o deteve pensando que ele havia me atropelado e então ele me disse assim: EU VIM DA FRANÇA E ESTUDO CASOS DE PESSOAS QUE TEM EXPERIENCIAS DE QUASE MORTE OU MORTE , EU SOCORRI VOCE , ESTIVE AQUI E VI VOCE MORTO, OS ENFERMEIROS E MÉDICOS HAVIAM ME DITO QUE VOCE HAVIA MORRIDO E EU NÃO ACREDITAVA E CONSEGUI VER VOCE E VOCE ESTAVA MORTO, SEM VIDA E VI !! E AGORA VEJO VOCE FALANDO !! POR FAVOR ME DIGA O QUE ACONTECEU POIS VAI ME AJUDAR MUITO NAS MINHAS EXPERIENCIAS !!! Eu me lembrei da ameaça que o sentinela havia feito para eu não contar nada a ninguem e então fiquei com medo e disse: NÃO POSSO CONTAR !!! Ele insistiu e tornou a perguntar : MAS ACONTECEU ALGUMA COISA ???!!! E eu respondi : SIM ACONTECEU!!! Ele ainda tentou insistir e eu não contei e foi quando o Consul me pediu se eu poderia testemunhar que o ANTONIE (este era o nome do Frances) não havia me atropelado e eu confirmei IMEDIATAMENTE e disse que me lembrava dele me ajudando !!! Fiquei 6 meses andando de cadeira de rodas e 8 anos depois quando eu ja estava totalmente restaurado, eu voltei ao Hospital da Restauração em Recife para tentar ter acesso ao meu boletim mas já havia informatizado todo o sistema e não tive acesso. Hoje sei que não tenho que temer a ameaça sofrida deste sentinela e que Jesus Cristo honrou a Palavra dEle : Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:25,26 CONTO ESTE MEU TESTEMUNHO PERANTE OS OLHOS DE DEUS SEM ACRESCENTAR E NEM TIRAR . ACREDITE QUEM QUISER ACREDITAR. ISTO ACONTECEU COMIGO !!!
@@camidtrc Você nem entendeu o que ele falou, só foi seduzida por palavras bonitas. Nem ele entendeu o que escreveu. Pare de se deixar levar por bobagem.
Vá fazer manifestação golpista na praça dos Três Poderes em Brasília para ver se você continua liberta. Não tem sangue derramado na cruz que vai lhe livrar de uma boa cana.
Na verdade Cristo nos libertou quando nos ensinou o amor entre irmãos. Se todos seguirem pelo caminho do amor, serão livres. Eu e você não estamos salvos se não caminhar em direção ao Criador através do amor, mas Cristo abriu essa porta, então sigamos por ela.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ou seja, todas as boas ações são consequências da salvação pela Graça. Você faz boas ações e ama seu próximo porque foi salvo e não para se salvar, senão Cristo não seria o Salvador e sim você próprio.
Vejo os comentários cheios de fé, que também tenho, e percebo a dificulade para compreendermos a conversa. É um papo não sobre fé, mas como mostramos que a razão não nega Deus, porém, aponta para ele. Não é sobre a experiência pessoal de um cristão, mas da caminhada de um pensador que chegou à verdade de que a metafísica tem seu lugar, de modo que, a matéria não tem origem em si mesma e que há meios de você chegar à verdade da fé pela via da razão, afinal, estamos falando de algo que existe, isso é, Deus. Se ele existe, seu ser terá influência nas mais diversas áreas do conhecimento.
A razão nega completamente a deus e eu nem precisp ir muito longe pra isso, é só ler que deus criou a terro e só depois criou o sol, a lua e todas as estrelas do universo
@@matheusrod311Exatamente. E as imperfeições da natureza negam uma criação inteligente ou perfeita. Mulheres morrem de parto, apêndices infeccionam, dentes apodrecem.
@@matheusrod311 negativo. O texto fala que: "No princípio criou Deus o céu e a terra." a sua interpretação direta para "céu" e "terra" que está equivocada. No principio Ele criou o espaço (céu) e a terra (matéria), logo, tudo segue uma linha só. a formação do universo se firma no criacionismo. o que não condiz é a teoria da evolução de Darwin, que hoje é desacreditada por muitos do meio científico, por várias falhas. espero ter te ajudado a pensar um pouco mais sobre.
@@olivrneto21 o que você esquece (ou não menciona) é que a palavra hebraica para "terra" também significa "território" o que pode significar que o texto não fala de universo mas sim da terra de israel e mesmo ignorando tudo isso a bíblia fala que o sol, a lua e todas as estrelas só foram criadas no quarto dia, ou seja, segundo a bíblia a terra é mais antiga que todo o universo
Esse vídeo é uma demonstração do quanto o cristão se rasteja por aprovação de cientistas. Passam tempos tentando provar cientificamente para ateus a existência de Deus, novo método do "ide e pregai", não se tenta pregar, falar de Deus, e sim conquistar ateus provando cientificamente, até que ele não tenha argumento contra e se converta... Desespero demais pra receber aprovação de quem não vai virar Cristão dessa forma, nem deveria. Pois não é pela ciência e razão que Deus faz a obra. E sim pela fé!!
Não vem com essa de "são os escolhidos" pois entende quem quer, se o ultra ateu 2000 com QI de -1 quiser entender e começar a estudar isso, logo logo ele vai encontrar Deus. Falar "os escolhidos" parece algo predefinido e tira todo o mérito individual humano no plano da salvação, mérito esse que existe e que o próprio Deus quer que tenhamos caso o contrário ele não permitiria as tentações.
como vc sabe q ele quer? e pq ateu tem q ter qi -1? eu uso logica nao sei como sao os ateus q vc conhece mas eu nao saio correndo atras de qqr ilusao e contesto tudo q ouco e vejo@@brandanimations3790
@@brandanimations3790 Você acreditam muito fácil nesses argumentos teológicos antigos e no tomismo, nada disso é filosofia de verdade nem ciência, é misticismo disfarçado de lógica, falar em um ser ilimitado e infinito já é contraditório, primeiro que ''ser'' implica em estar, ser e estar são referencias físicos indissociáveis, dizer que não-físico é ou está é um contra-senso.
segundo que ilimitado/ infinito e ''um'' são incompatíveis, ''um'' denota bordas, limites, números, é uma referência física básica e limitante enquanto ''ilimitado'', obviamente é o extremo oposto, terceiro é que definem e explicam muito bem esse algo do ''além'', que é esse suposto deus, criaram um enlatado e colocaram um nome, qualquer um intuitivamente que analise um pouco vai perceber que isso é imaginação e muita fantasia da mente pode sim ser descrita verbalmente como algo supostamente lógico e até mesmo a pessoa acredita.
@@josecuty6278 A compreensão metafísica do Guilherme de fato é rasa. Professores como Carlos Nougué e Sidney Silveira fazem exposições muito mais profundas sobre o tema.
errado demais... Entender a Deus não é possível em sua totalidade mas provar que ele existe através da razão é possível e é o que o Guilherme explica no vídeo. Sentir a presença de Deus não é, necessariamente, algo que se possa medir ou ter certeza. As pessoas simplesmente, por exemplo, podem estar emocionadas e projetam uma imagem de que aquilo é a presença de Deus. De Sócrates a Aristóteles descobriu-se algo de inovador. Sócrates começou a questionar a justiça em Eutífron (a justiça de qual deus era a correta) e Aristóteles termina concluindo que não existe várias justiças nem vários bens mas O Bem. As coisas começam sempre em algo mas tem que haver algo que não foi criado, etc.
"sentir Deus" é apenas um sentimentalismo e estímulo de emoções que você experimenta geralmente em igrejas pentecostais, pois eles apelam muito a isso, as carências e sentimentos que as pessoas têm, nada disso é conhecer Deus e seus atributos. Você terá conhecimento da ação divina tendo contato com o que foi revelado (não só pela bíblia, a sua fé não pode ser um livro) e também pelas verdades descobertas, através da filosofia e vida dos santos, por exemplo
Não há nada de imaginário na metafísica, embora seja um ramo especulativo do conhecimento, como o é toda a filosofia. A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem. A física, quaímica, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica.
@@philosophiaentis5612cara, eu vi muitos comentários, e sempre uma resposta para tudo, vocês ateus, cristãos e filósofos são muito inteligentes, vocês me ajudam a crer mais em Cristo. Quando vejo discussão de vocês, eu olho e vejo : Deus não pode ser estudado.
A fé (certeza) é diferente de sentimento. Muitos tem demônios e acham que tem o Espírito Santo. A todos, não se preocupem em "sentir" Deus. Que o Espírito Santo abra o entendimento de todos, em nome de Jesus.
Exatamente." E a paz interior exala ,como os perfumes das flores 💐 e o orvalho do amanhecer, a brisa do anoitecer a cada sussurro de respirar " uma poesia que encanta.
Erro, nenhum protestante explica Deus, porque nem sabe direito quem ele é. Agora um bom católico explica praticamente tudo necessário para se entender sobre Deus.
Isso realmente é possível? tudo o que achamos que sabemos é por meio da nossa linguagem e das imagens em nossas mentes, a função dessas coisas é sobrevência e não entendimento, então me pergunto até que ponto podemos nos conhecer.
Corrigindo: quando o homem medíocre conhece a si mesmo... O domínio é filho da evolução, neto da curiosidade e a bisneto da dúvida. O homem que perde a dúvida, perde também o dom da humanidade e recebe paulatinamente o dom da burricidade. Ser humano é ser pensador, julgador, questionador, e sempre foi. Não há outra razão que explique o tamanho do nosso córtex pré frontal senão a nossa necessidade de processar informações. Ratos gastam os dentes, burros gastam os cascos, humanos gastam o CPF. 😉🍷
Pois é, esse argumento realmente leva a uma regressão infinita. Se diz que, como tudo tem uma causa, então deve haver um motor inicial. Hora, se esse motor inicial é sem causa, então a premissa foi violada, se não é, então ele não resolveu nada e temos uma regressão infinita, e se a premissa for inválida (tudo tem uma causa) então não há necessidade de um motor inicial. E por qual motivo a regressão infinita não pode ser admitida? Isso não está demostrado. Além disso, o argumento parte do princípio de causalidade e tempo como lineares e unidirecionais, como experimentamos em nossa realidade, mas a física atual abre margem para a possibilidade de casualidades não lineares e unilaterais, a própria finitude do tempo como considerado no argumento pode ser posta em dúvida. No final, esse argumento pode ser parecido com o que Terra planistas fazem ao negam a forma esférica da terra porque não concebem coisas fora de sua própria experimentação ou porque confiam no que outros escreveram em épocas onde nosso conhecimento era muito limitado.
@@lucasponce4687 Mas daí, porque existe ordem? Porque é lógico que o universo têm uma ordem expressa na ciência e nas leis da natureza, e isso depende de uma causa com lógica. Mesmo se tudo for esse ciclo infinito, algo existe que dá lógica ao mundo e permite que a gente possa demonstrar a nossa realidade na matemática, física, etc senão seria tudo um acaso sem explicação e então não existiria ordem. Se o Deus bíblico existe eu não sei, mas honestamente acho mais provável que exista um intelecto que é por si só, o único que não precisa de causa, do que o nada.
@@lucasponce4687Cara, você fala muito bonito. Mas o negócio todo é o seguinte: como o amigo disse aí, toda a construção e sistematização de nossos estudos e conhecimento a respeito da natureza e do mundo traz em em seu fundamento coisas muitos simples: a lógica, a ordem e padrões identificáveis. O simples fato de ter uma organização e padronização nas coisas da vida, da natureza, me levar a crer que houve um intelecto por traz. É impossível conceber que qualquer desordem pudesse trazer um ajuste lógico nas coisas. Tem uma alegoria muito interessante que ilustra bem o que tô falando: Se eu pegar uma bandeira do Brasil bem grande, picotar ela toda em pequenos quadradinhos, botar dentro de um balde, subir num avião a muitos pés e, lá de cima, despejar esses quadradinhos pela porta, qual seria a chance deles caírem conectados exatamente da forma que eles estavam antes de ser cortado? A única forma de trazer a bandeira picotada em sua forma original é através do raciocínio. Um quebra cabeça só se resolve quando um intelecto organiza tudo.... Não entro no mérito de qual Deus se trata, mas que há um intelecto por traz de tudo, isso eu não tenho dúvidas. Pensar que toda organização, padronização de leis, comportamento de várias coisas na natureza sucederam assim por meio de coisas inanimadas e sem pensamentos é muito mais absurdo do que acreditar em um deus qualquer...
@@MisterMattification noite que meu intuito foi refutar o argumento de Aristóteles e São Tomás de Aquino. Se Deus existe ou não, não entrei no mérito, só demonstrei que esse argumento não prova sua existência. Agora, quanto a ordem, isso tampouco é prova da existência de Deus, pois não ter uma explicação não prova sua hipótese, você teria que demonstrar-lá.
Deus nao pode ser encontrado nesse universo por meios ou técnicas que desenvolvermos, é impossível provar sua existência ou nao, por exemplo se ele for materia ele teria surgido junto com o inicio do universo e ele seria fraco contra coisas que ele mesmo criou por exemplo um buraco negro, se encontrássemos ele ou detectássemos ele seria feito de algo que esta aqui dentro deste universo porque so calculamos e detectamos e estudamos aquilo que existe aqui e estaria sujeito as leis daqui, ele seria uma força que esta sobre todas as outras mas indetectavel, tipo em uma quarta dimensão, mas se ele fosse um ser material que pode ser detectado entraria aquela pergunta, quem o criou? um outro ser material? e quem criou este outro? teríamos um loop infinito de um ser criando outro, tem que haver uma força que seja superior a tudo que existe suprema que nao dependa de ter surgido de algo, ela precisa sempre ter existido sem começo e fim, porque o surgir o se originar é algo que acontece aqui neste universo, ele existe mas ele esta fora desse ''existir'' tanto é que ele é chamado de EU SOU, nao da pra explicar o que é ele mas é força que se origina tudo.
O que aprendi com o próprio Deus é: Deus não é para ser provado, nem explicado, nem julgado, Deus é para ser aceito, ele é o Alpha e o Ômega, e nem uma folha cai de uma árvore sem a sua permissão, sem Deus nada sou, e com Deus sou seu filho, quer algo melhor? A Misericórdia de Deus é infinita, pois nos aceita como seus filhos apesar da podridão que nós somos, Deus é amor, e nós sem ele somos lodo. 16:15
. A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem, por meio da indução e construção de modelos explicativos falseáveis. A física, química, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica. Pela própria natureza das questões metafísicas, é impossível tratá-las por meio do método científico. O resultado é que toda e qualquer metafísica será para todo o sempre uma filosofia, jamais uma ciência falseável. E querer reduzi-la aos moldes da ciência moderna é querer limitar a capacidade do homem de pensar até mesmo a ciência, o que esta é, qual é o seu escopo, seu alcance, limites, etc.
Mas na Lei de Deus, na bíblia, tu precisa acreditar nele e ir para a igreja, nao adianta vc ser uma excelente pessoa, ser a melhor pessoa no mundo, e ser ateu, pq tu vai pra o inferno de toda forma, ai te pergunto: isso é justo? tu sendo uma excelente pessoa que até ajuda os que precisam, e pq apenas tu nao tem religião, tu ir para o inferno? sofrer? vc como um Deus, num olharia para o passado dessa pessoa? ve as coisas boas que ela fez?
@@williamdavid1020 Se tu estudasse um pouco o que está falando, saberias que o inferno não existe, tem até vídeos no youtube desmistificando isso, foi algo que a igreja católica inventou em uma tentativa "funcional" para que as pessoas se convertessem e não abandonassem a igreja.
Ele desenvolve um argumento circular que atribui um monte de coisas a Deus antes mesmo de provar que Deus existe justamente para tentar provar que Deus existe e sem dizer de onde tirou estas coisas.
Não é o argumento que é circular. Petição de princípio é outra coisa, é quando a conclusão já está posta na premissa. O que ele está fazendo é procurar a causa a partir do efeito.
@@Guitarristguy , procurar a causa para um efeito é o que a ciência faz. Ele afirma que Deus é isto, que Deus é aquilo antes mesmo de provar que Deus existe. Ele passa a carroça na frente dos bois. Isto é um erro tão básico que não dá para acreditar que este cara está querendo provar nada, apenas convencer quem já acredita em Deus de que há uma prova da existência dele.
@@programasepolitica, concordo contigo. Procurar a causa para um efeito é o que a ciência faz. O erro da modernidade e da pós modernidade é utilizar o método das ciências para investigar algo que está fora deste âmbito. A existência (ou não) de Deus não é um objeto de estudo possível das ciências naturais. A existência de Deus é acessível ao homem, mas através de outros métodos, no caso, a metafísica ou a teologia. Quanto a mim, acho bastante difícil, e mesmo irracional, enxergar ordem no universo, e presumir que essa ordem que eu enxergo ordenou-se a si mesma. Seria o mesmo que levantar puxando os cadarços...
Não precisa ser deísta ou cristão pra entender os argumentos que ele está colocando. Mas é preciso ser INTELECTUALMENTE HONESTO. Se você ODEIA a própria idéia da existência de um Deus, aí mermão, você não vai ouvir nada que possa chegar próximo d indício. É o que você está fazendo. Não sei se você é ATEU ou ATEÍSTA, me parece ser o segundo. Você não quer saber a verdade, você sim, quer confirmar a sua pseudo conclusão. Uma conclusão que nem científica pode ser. Já para alguém que não tem viés nenhum pra defender e realmente quer confrontar a verdade, ou o mais próximo que seja possível chegar, pelos meios que nos são dados, cara, não tem conflito! Se algo existe (o universo e A VIDA) através de uma intrincada e complexa cadeia de processos, que envolvem inúmeras variáveis que operam nestes processos com funções específicas que resultam em uma finalidade, que são DETERMINADAS por leis e padrões, seja na esfera da química ou da física, significa que existe uma causa. Quando algo existe, não existe por acaso. A existência demanda uma finalidade, um propósito. É a argumentação do ser contigente e do potente. Por isso, quando se quer explicar a origem de tudo com o modelo do bing bang, e apoiar nisso a idéia de que tudo se formou acidentalmente DOA NADA, de que não é necessário uma inteligência, é uma argumentação rasa, paradoxal e que não encontra sustentação nem na filosofia BÁSICA. Do nada um universo explodiu e ACIDENTALMENTE a vida criou-se sozinha? Sério mesmo, cara pálida? Você apostaria sua vida nisso???
@@Guitarristguy E a conclusão disso tudo é a seguinte: se você espera uma prova da existência de Deus sendo anunciada oficialmente por um dos ramos das ciências, com maluco recebendo o premio Nobel por ter descoberto um link direto com a inteligência divina, tipo preto no branco, palpável... Mermão, melhor guardar suas certezas e bastar-se delas. Isso jamais será provado dessa forma. É por isso que se usa a palavra Fé. Mas atente para o seguinte, quem usa a palavra fé para expressar a crença em um Deus, tem muito mais argumento fundamentado com bases filosóficas e científicas do que os detratores.
A relação entre Deus, São Tomás de Aquino e Aristóteles é uma intersecção fascinante de teologia e filosofia que moldou significativamente o pensamento ocidental. Aristóteles, um filósofo grego do século IV a.C., não tratou diretamente do conceito de Deus cristão, mas suas ideias sobre causas primeiras e o conceito de um "motor imóvel" influenciaram profundamente os pensadores cristãos posteriores. São Tomás de Aquino, um teólogo e filósofo do século XIII, é uma figura central nessa intersecção. Ele procurou harmonizar a fé cristã com a filosofia racional, principalmente através de suas obras, como a "Summa Theologica". Tomás adotou e adaptou muitas ideias de Aristóteles ao cristianismo, argumentando que a razão e a fé são complementares. Aristóteles e a concepção de Deus: Aristóteles argumentou pela existência de um "motor imóvel", uma causa primeira que não é movida por nada mais. Este conceito é puramente filosófico e baseia-se na ideia de que deve haver uma causa inicial para o movimento e a existência, um ser perfeitamente bom, eterno e imutável. São Tomás de Aquino e Deus: Tomás desenvolveu cinco vias para demonstrar a existência de Deus, influenciado pelo raciocínio de Aristóteles sobre causas primeiras. Essas vias incluem argumentos baseados em movimento, causas, possibilidade e necessidade, graus de perfeição, e a ordem do universo. São Tomás concebia Deus não apenas como o motor imóvel, mas também como um ser com atributos pessoais, como onisciência e bondade, em consonância com a fé cristã. A síntese de Tomás de Aquino: A genialidade de São Tomás esteve em sua habilidade de usar a metodologia e alguns conceitos aristotélicos para construir uma robusta teologia cristã. Ele viu na filosofia de Aristóteles uma ferramenta para entender melhor a revelação cristã, não como uma ameaça à fé, mas como um meio para aprofundar a compreensão de Deus. Esta síntese não foi sem controvérsia, enfrentando oposição de algumas correntes dentro da Igreja que viam a filosofia grega com suspeita. Importância histórica e cultural: A influência de Aristóteles no pensamento de São Tomás de Aquino marcou profundamente a filosofia cristã e a teologia católica. A abordagem de Tomás, que valoriza tanto a razão quanto a fé, contribuiu para o desenvolvimento do humanismo renascentista e influenciou a formação da moderna filosofia ocidental. Sua obra proporcionou uma base filosófica que permitiu uma reconciliação entre a ciência (naquela época, nascente) e a religião, uma questão que continua relevante até hoje. Em resumo, a relação entre Deus, São Tomás de Aquino e Aristóteles é um exemplo poderoso de como a fé e a razão podem se entrelaçar. Tomás de Aquino, ao integrar a filosofia de Aristóteles à teologia cristã, não apenas defendeu a ideia de que a existência de Deus pode ser demonstrada racionalmente, mas também estabeleceu um diálogo entre a fé e a razão que persiste até os dias atuais.
Só que Aristóteles já estava errado e tal ideia foi refutada. A própria natureza a nossa volta, imperfeita e cruel, nega um criador bondoso e perfeito. As seitas hereges do início da cristandade já haviam refutado tal conceito.
@@samueloliveira23461- primeiramente essa Inferência é infundada, não há nenhuma comprovação de que a narrativa bíblica do genesis seja verdadeira. 2- Segundo, mesmo considerando que ela seja verdade, não foi dado real livre arbítrio pois havia uma punição estipulada pelo próprio Deus a quem escolhesse a opção indesejada. Dizer pra alguém "passa o celular senão eu atiro" não é dar livre escolha a essa pessoa. Então, foi o próprio Deus que colocou o mal no mundo. Meu argumento se mantém.
@@samueloliveira2346 Não havia livre arbítrio nenhum pois existiam claras consequências e castigos aos que escolhessem a opção "errada". E todos criados pelo próprio Deus. Toda a narrativa religiosa aponta para um Deus que deliberadamente jogou ou permitiu o mal no mundo. Incompatível com a perfeição.
@proriz Brilhante síntese do pensamento de Aristóteles e de Santo Tomás de Aquino sobre a existência de Deus. Parabéns pelo texto elaborado com lucidez e fluência. A compreensão de Deus, como Realidade Infinita, Onipotente, Onisciente e Onipresente, será sempre um propósito por demais desafiador para mentes humanas intelectualmente finitas e limitadas, absorvidas por necessidades de sobrevivência, de domínio da natureza, de bem-estar físico, psicológico e social. Compete a cada homem refletir sobre sua origem, o sentido da vida, a duração tão efêmera de sua existência, o próprio destino após o último suspiro. Nada é mais precioso para mim do que a vida. Tenho consciência de que não sou autor de mim mesmo. Nenhuma teologia me parece mais condizente à realidade existencial humana que a Mensagem de Cristo, anunciada por sua Igreja: a comunidade que reúne seus seguidores no mundo inteiro, há quase dois mil anos. Fé e razão completam-se!
O que faz de nós humanos é a necessidade de tentarmos obter sempre da melhor forma e resultado, o que queremos. Isso produz a noção de perfeição. Ao nunca nos contentaremos com o melhor resultado que alcançarmos por sabermos que eveventualmente haveria sempre um melhor resultado ou forma de o alcançar, conciencializamos pelo menos, a dificuldade da concretização da perfeição. Disto resulta que excluímos o que está errado, como caminho para a forma mais perfeita possível para a obtenção do que queremos e incluímos o que está mais certo. Ao fazê-lo, criamos o conceito do bem e do mal. Combatemos o mal, para fazer de forma bem feita o processo para alcançar o nosso objectivo mas ao fazê-lo, somos nós próprios que criamos a impossibilidade da extinção do bem, (porque precisamos dele para eliminar o mal), e a extinção do mal, porque assim que combatemos o mal já o criámos. Nesta matéria estamos condenados a viver com o mal e o bem e a colher daí a impossibilidade de atingir qualquer objectivo perfeito. A fé criou uma resposta para esta inevitabilidade; fazer o bem ao mal como forma de o eliminar sem mal, o que abriria caminho para fazer-mos sempre tudo efizcazmente através do bem e assim, sem a imperfeição que fazendo mal acarreta. Mas ao eliminar o mal não estaremos já a fazer-lhe mal? Se assim é, o mal nunca poderá desaparecer e com isso se explica a incapacidade de atingirmos a perfeição. De qualquer forma, ao desenvolvermos o conceito do bem e do mal, criamos aquilo a que chamamos emoções. Ou seja, um sistema biológico ou não, onde o resultado pretendido, bem como a forma de chegar a esse resultado, sejam sempre garantidamente e inevitávelmente, previsívelmente perfeitos, retira a euforia e emoção de o ter alcançado de forma eficaz e bem feita, (o bem). A falta de probabilidades de erro ou de dificuldade, retira a gratificação do sucesso porque anula; O sentimento de que concretizámos a forma mais perfeita possível para nós, de alcançar um resultado pretendido; E o sentimento de frustração ou tristeza por não experienciarmos o falhanço. Assim, apenas funcionando num sistema dinâmico não linear, isto é; não totalmente previsível nem estático, se pode definir algo como humano, porque só assim se concretiza o conceito do bem e do mal, as emoções e a ambição para melhorar e avançar por nunca sentirmos que atingimos realmente o resultado perfeito. Parece que afinal, o que nos limita e deixa frustados, condiciona e viabiliza o que nos realiza e dá felicidade. E isso sem necessidade de Deus...
@@hernanereis909porém é o Lula que é analfabeto kkkkk o mito era fodao no exército kkkkkk pra ser fodao no exército no mínimo tem que saber ler kkkkkk 1x0 mito E eu votei no mito e sei ler....sei tocar vários instrumentos kkkkk Culturalmente estou melhor preparado que o nine e com ampla vantagem,sei ler não tenho passagem,e não sou alcoólatra e por último A maioria dos eleitores do nine vem do nordeste onde por acaso estão a maioria dos analfabetos kkkkkkkkkk Petistas tem mesmo essa cultura de ser tonto e adorar mentiras e outra é acusar e apontar com base no meus ovos
dê um argumento contrário ao que ele diz invés de só usar ataques pessoais ou deboche, porque aí quem parece burro é você. Abraço.@@PauloRicardodaSilva-b9d
@@PauloRicardodaSilva-b9d user" criou um canal para comentar kkkkkkkkkkk, eu amo esse tipo de resposta, pois é igual pombo, voa sobre alguem caga e sai fora.
Ele leu muito. Quer passar ao máximo o que aprendeu e o tempo é curto. A suma é: retende o que é bom. Detalhe: você precisa estar inteirado de vários assuntos para poder entender o raciocínio dele. Basta ler mais...
Entendi isso também é está certo. Entendo o Guilherme, pois é um forte desejo de explicar e ser didático e acaba que se perde nas ramificações, nas referências. Daí fica um vácuo enorme.
Acredito que se ele fizesse uma apresentação sequencial, didática, e com um roteiro ... Ficaria mais compreensível. Mas eu entendi, porque São Tomás de Aquino e o cara mesmo... derruba tudo!
Eu simplesmente raciocino que se o homem com todo esse avanço científico não consegue criar um ser vivo propositalmente, não é o cego acaso que conseguiu, consegue ou conseguirá.
Na verdade você está errado, o ser humano conseguiu criar diversos seres vivos de forma proposital, talvez vc se refira a criar outro ser humano, porém seres vivos a muitos anos a gente consegue criar, só ver por exemplo questão de genética de sementes (plantas são seres vivos), ou de bactérias e virus para análise e cura de doenças. E outra, o próprio estudo da evolução das espécies diz que não foi ao acaso como você fala, e sim após bilhões de anos de evolução, seu argumento não faz o menor sentido
@@f_v918na vdd nao, oq a gente cria é baseado em outros seres vivos, o ser humano n criou nada do zero, acho que foi isso que ele quis dizer. Qualquer planta criada e originada em laboratorio teve seu DNA retirado de outra ou mais plantas, o ser humano n é capaz de formular um DNA e muito menos um ser vivo completamente do zero, e provavelmente nunca vai conseguir. E quanto ao lance do "acaso", o cara do comentario realmente se equivocou em dizer q foi apenas isso, mas vc tbm se equivocou em dizer que não foi, ja que a evolução ocorre justamente POR ACASO, eventos aleatorios que alteram a genetica das especies, e com bilhoes de anos disso ocorrendo, certas caracteristicas derem certo "ao acaso", a especie mutou algo que deu certo naquele meio e garantiu sua sobrevivencia, e evolução se baseia justamente no acaso, so que durante muito tempo, e como uma bola de neve esses acasos se acumulam e dao origem as especies atuais do planeta.
se vc acredita em "cientistas" e na "ciência" vc é tão imbecil quanto a um crente...a verdade não existe,nada realmente existe e vc,eu e todos no mundo já estamos condenado a apodrecer nas profundezas...
Se respeitarmos a lei de conservação de energia e o princípio de entropia, observando os dados cosmológicos, chegamos na conclusão lógica de que o universo é cíclico e que a existência do tempo é fruto entre a interação dos campos quânticos descritos no modelo padrão da física e na teoria quântica de campos (QFT). Agora, continuando com a ideia de entropia e considerando o princípio de mínima ação de hamilton, temos um universo vasto em partículas que graças a atração e repulsão eletromagnética proporciona a criação de eventos e estruturas complexas. Assim, seguindo esses princípios, alcança-se teorias da complexidade, como a teoria dos grafos, que determina as relações de objetos e suas probabilidades de ocorrerem. Justo a isso temos assim a noção de que a complexidade independe de uma mente para existir. Ela é fruto da interação dinâmica de diversas ordens de um universo. Com isso, leve-se em conta que um universo é um gráfico cartesiano onde espaço é infinito e o tempo também. Dessa forma, temos um número que beira ao infinito de probabilidades de eventos. Destes eventos emerge a possibilidade da vida. E a vida, seguindo sua sequência complexa que respeita a termodinâmica, tem como finalidade a manutenção de seu sistema fechado. Se ele abre, a entropia aumenta e a gente morre. É simples. O argumento dessa gente de podcast é vazio, beira ao infantil. Eles não sabem a mínima sobre quântica e cosmologia e se debruçam sobre uma lógica metafísica ultrapassada, simplória, que soa cômico aos ouvidos de quem tem a mínima noção de como sequer como funciona realmente a estrutura da realidade. Ele basicamente está dizendo que a lua é feita de cheetos e que com base nas ideias dele, ele pode provar. Foda-se a matemática, foda-se a física e foda-se a lógica, não é mesmo?
Excelente ponto! Esta geraçaõ precisa escutar falar o porque Deus crió ou homem. Génesis 1:26. Toda a Biblia é a revelaçaõ completa do propósito de Deus.
Deus è inexplicavel e inemaginavel sobre Ponto de Vista Humano....Ele se sente como Ser não materializado que é a essencia Suplime do amor baseada na incondicional idade,compaixão,,perdão,paciência,resiliência e outros lindos sentimentos que superam de longe o nosso egoísmo ,maldade,cobiça,avareza e etc.Ele extrapola e usa a dor,softrimento e morte para permitir a nós que evoluamos espiritualmente e aproximarmos mais de seus propósitos .Foi Prevista e ocorreu sua chegada a Terra,Através de seu Filho Jesus para salvar as criaturas e dar a condição da imortalidade e do perdão dos pecados através da resurreicão para aquele que nele crê e segue o verdadeiro caminho do bem,por ele exposto..
Falou, falou e não provou nada além de que em algum momento algo fez ele acreditar na existência, não só de um Deus, como um Deus "certo". Pra mim, toda essa argumentação é prova, não da inexistência de Deus, mas sim na incapacidade de algumas pessoas em aceitarem que o que elas acreditam possa não ser a verdade. Pra mim não existe debate "lógico" envolvendo fé, menos ainda religião. Se tudo te leva a crer em algo, ótimo, siga sua vida acreditando e permita que os outros façam o mesmo. Não existe uma verdade absoluta no que tange a fé. Essa "verdade" é individual.
Isso é um corte, tem muito mais na argumentação dele. Contudo, não dá para entender profundamente, pois ele está trabalhando categorias da filosofia que exigem muito conhecimento para compreender o ponto do rapaz ai e de Tomás de Aquino. Caso se interesse, terá de trilhar o caminho da filosofia, buscar nas bases desta discussão, para poder entender. O vídeo aguça a curiosidade.
A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem, por meio da indução e construção de modelos explicativos falseáveis. A física, química, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica. Pela própria natureza das questões metafísicas, é impossível tratá-las por meio do método científico. O resultado é que toda e qualquer metafísica será para todo o sempre uma filosofia, jamais uma ciência falseável. E querer reduzi-la aos moldes da ciência moderna é querer limitar a capacidade do homem de pensar até mesmo a ciência, o que esta é, qual é o seu escopo, seu alcance, limites, etc
Os pensamentos de Deus são insondáveis disse o apóstolo Paulo. Ele disse também " Quem veio compreender a mente do Senhor? Mas nós temos a mente de Cristo".
Muita intelectualidade aplicada , Deus se revela em simplicidade ele pode ser tão incabível como cabível como grande Heloin que existe por si próprio e dele veio tudo que há como ser tão pequeno afim de ocultar se em uma folha de grama mas acreditar em Deus atravéz da sabedoria humana lança fora a fé e se Deus existe queremos apresentar virtude a Ele porem a palavra é clara " sem fé é impossível agradar a Deus" agradeço a quem leu . Deus lhe abençoe
Acredito que seja necessária a aplicação da intelectualidade na palavra de Deus, afinal a ordem dele é pra espalharmos o nome dele a toda criatura, se existe intelectuais ele prepara um filho dele pra levar a palavra. Que Deus receba toda dedicação dele.
O objetivo é importante estudar Deus para podermos ter além da fé o conhecimento e isso fortifica mais a própria fé. A proposta é importante mas exige muito estudo e uma parte das pessoas talvez não disponha de tempo e outras optam por não fazer por achar que basta a fé
A Bíblia é um livro que contém profecias cumpridas com exatidão centenas de anos depois, tal fato deveria despertar o mínimo interesse em sua leitura antes de menosprezá-la.
@@sergiocpereira4540 a gibiblia também conta a travessia de Moisés pelo deserto , depois de abrir "o mar vermelho" kkkkk A gibiblia só não explica como ficaram perdidos no deserto 40 anos pra fazer a travessia desses deserto que tem menos de 1000 quilômetros 😂😂😂 Será que esse pessoal era descendente de lesmas????
Boa pergunta...rs. Quem quer afirmar que Deus existe vem sempre com esses papos vazios e enrolados A verdade mesmo é que o ser humano adora ficção! adora dualidades, guerras entre o bem e o mal Por isso que inventaram isso no passado, não sabem explicar? inventam! Simples assim! Eles não suportam quando não sabem algo... aí colocam algo mais inexplicável ainda...kkkk patético!
@@Martelinho3M a ciência não existe para provar ou negar a existência de Deus o fato é a declaração de que a por analogia à astronomia e geologia a terra é redonda então a teologia provaria Deus então deve existir. A teologia não tem método científico que prova Deus, ela estuda a religião mas não prova, não existe experimento que prova que a existência
Quanta baboseira: usar a teodicécia para tentar provar a existência de Deus? Que argumento fraco e ultrapassado. Do conceito não podemos dar um salto para existência. Nenhun dos argumentos de Tomaz de Aquino se sustentam, o argumento ontologico de Anselmo menos ainda. O camarada confunde fé e saber é por aí vai. Muito fraquinho.
Deus vai continuar sendo Deus mesmo quem ñ queira acreditar nele.... Portanto cada um crê no que Estuda e Sente e Entende.....Ninguém pode seguir, crer e buscar algo que ñ conhece
Um jovem que pensa, que estuda, que reflete, tira conclusões, explica e muito mais. Quem dera mais jovens fizessem isso.
Se os jovens fizessem isso seriam todos oligofrenicos como ele, tenho 15 anos e me entristece ver pessoas realmente tão burras assim. Deus não existe, mas as pessoas entram nessa pira e concordam com isso.
Explicou o q?
Ele é religioso kkk só isso
Exatamente, falou, falou, falou e nada disse!!!
Pra quem nada crê nada existe.
Simples assim.
Já dizia Paulo apostolo "Entender a Deus é loucura para a mente humana"
Não há nada nesse mundo que o ser humano diga que você não entenda.
Tudo foi feito, escrito, dito e explicado para que possamos entender.
Nope.... a mente humana é uma loucura !!
@@Jhapa2ooo o pecado afetou tambem a capacidade cognitiva do homem.
Curioso que esses pastorecos e outros religiosos como esse Guilherme e o Vaticano o que mais fazem é falar: "deus quer isso, quer aquilo, gosta disso, não gosta daquilo etc e tal". Ou seja, demonstram entender deus muito bem.
Paulo estava errado ou esses elementos citados são 171?
@@ronniecortex4936 não se pode descartar 2.000 anos de historia, com acertos, e erros, o legado é indestrutivel.
Explicar a Deus é loucura ao entendimento humano...Uma coisa eu tenho convicção "Eu sinto Deus" e por isso creio nele com toda convicção do meu coração e não suporte viver sem ele.
“Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído,
mas tenha vida eterna.”.
João 3:16🌸💜
Por que Deus amou o mundo de tal forma, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça. Mas tenha vida eterna. João 3,16
@@RogerVieira-l6jisso torna ele mais sádico ainda, sacrificar o filho dessa forma pra nada....
@@RogerVieira-l6j Amém.
@@andersonholanda2323e lembrando que para um deus perfeito existir, necessariamente nao deveria haver o mal, logo o "seu filho" jamais necessitaria passar por tal sofrimento, se assim o foi, esse tal deus é extremamente sádico, porque ele proprio criou isso
@@andersonholanda2323pra nada ? apenas pra salvação da humanidade. Agr seus filhos e filhas, família podem ter a chance de viver uma vida nova se crer nesse sacrifício, Jesus nos resgatou. Pense nisso.
Já na minha infância sentia que tinha algo inexplicável que tinha me criado para começar! Quanto me olhava no espelho nenhum livro ou adulto me conseguia me fazer entender o que eu via sentia sabia etc... Então procurei ele e ele se manifestou a mim. Passei a ter respostas que não tinha ideia antes e nem chegam perto de tudo que não sei ainda. Ele é soberania sabedoria infinita pura e tudo no universo físico ou não e complexo demais. Então eu glorifico seu nome para todo sempre pois me salvou de mim mesmo através de Cristo.📖✝️🛐🙏🏻🙌🏻🥲
*Cadê a prova ???*
*Pula da janela se você acredita em Deus e vá com Deus KKKKKKKKKKKKKKKK*
@@SaiForaCaraPálida??
Amém
@@SaiForaCaraPálidaa prova que DEUS existe ,é que ate aos imbecis ele deu uma chance
@@SaiForaCaraPálidaclaro que tu não acredita,deve ser um puta cara mamãezado que nunca viu um problema na vida KKKKK Mas,como o amigo aí disse, Deus da segundas chances até pra imbecís
Quanto mais eu ouço sobre Filosofia... mas eu creio que Deus existe...
são tomas de Aquino não provou a existência de Deus apenas de deuses, algum evento ou entidade que criou o nosso universo e bem filosofia e metafísica né?
@@emanuel_616 porque ele não leu a Bíblia. pois existe muita coisa que ocorre que foge da nossa realidade ''milagres'' porém não provenientes de DEUS, e sim de forças Opositoras ao mesmo, que também são capazes de Operar Milagres, e infelizmente o ser humano adotou isso como outros seres Divinos.
então é lógico ele chegar a conclusão da existência de Deus ou de Deuses. porém em verdade, existe apenas 1, que foi quem Criou toda a existência.
@@magalhaesp6582 exatamente o problema e que as pessoas usam esse argumento pra provar a Existência de Deus oque não e lógico
@@emanuel_616 Exato, Não tem como comprovar a existencia de Deus por via da ciencia ou Física, pois até Matéria não surgiu da Matéria.
melhor forma de descobrir, Leia a Biblia, leia outros livros ateus, busca o teu conhecimento, é certo que vão achar a resposta, todos que Procuraram Corretamente acharam isso é um Fato
@@magalhaesp6582Tem sim. Atribuem fenômenos materiais a Deuses há milênios e a ciência todo dia revela os "truques". De fenômenos naturais a supostos milagres, tudo o que diziam vir diretamente da magia divina se provou material,aleatório e até passível de ser feito pelo próprio homem.
Pensar é pra poucos, abriu muitas janelas e isso é importante, porque hoje queremos tudo mastigado, vamos busca o conhecimento.
Verdade.
Falou falou e não chegou em lugar nenhum... eu pensei que ele ia apresentar provas concretas.
@@riologlogisticaetransporte9108 O intuito do vídeo é fazer vôce começar a estudar até chegar nesse fato! A gente não descobre algo precioso vendo um único vídeo.
Perdoa seu pai que você vai começar a entender.@@riologlogisticaetransporte9108
Vamos buscar conhecimento, assinado: ET Bilu
Já tive várias experiências com Deus. Fui batizada no Espírito Santo de um jeito sobrenatural. Escutei música em inglês e entendi em português (detalhe eu não sei inglês), entre várias outras. A palavra de Deus diz: buscar-me eis e me achareis se me buscar de todo coração. Deus é soberano e todo joelho vai se dobrar quando o rei dos Reis Jesus voltar.
Eu também, uma vez cai de um prédio de 50 andares e sobrevivi 🤣
@@Joao-cam-2005 maconha forte do caraio
KKKKKKKKKKKKK
@@Joao-cam-2005olha a coisa patético dizem ateu e compresivel e racionau ridicularizar os outros e legal não é
Então traduz essa aqui.
Só Love, só love🎶🎶🎶🎶
Eu já fui ateu, hoje sou crente. Então entendo os dois lados, e os dois merece respeito. A maioria que diz crer em Deus, na verdade são agnósticos, dizem que creem pq foram ensinados pelos pais, pela religião que Deus existe, mas não tem aquela certeza absoluta, só tem a noção que existe algo superior e que chamam de deus. Posso falar com propriedade, que, só consegue crer realmente, quem já viu ou viveu uma experiência sobrenatural com Deus. Na bíblia tem vários exemplos como; aparição de anjos, Deus falando com Moisés através de uma planta pegando fogo, Jesus aparecendo pra Paulo, entre outros...meu conselho é; facam como eu fiz, não tenha medo, vá pra um lugar aonde vc possa ficar sozinho, abra o seu coração e diz; se o Senhor realmente existe, me mostre, me prove da sua existência. Mas tem que ser sincero e verdadeiro, pois Deus sabe se vc está querendo conhecê-lo de verdade ou não. Mais cedo ou mais tarde, vc vai viver uma experiência sobrenatural com Jesus!
👍👏👏👏👏👏🙏🙏🤝
Eu creio em Deus por ter ouvido orações que fiz por minha mãe, e o Senhor Jesus curou ela, mais de uma vez, mas, eu quero ter uma experiência c Deus, pessoal, minha, estou com extrema necessidade de ter um encontro com Deus
Meus pêsames
Concordo com você mas Teofania é brabo demais e acontece só para os Escolhidos em uma missão aqui na Terra. Mas Deus se sente e de fato se procurar Deus no seu recolimento e em orações frequentes, Ele se manisfesta. João 14:13 " O que vocês pedirem em meu Nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
@@pierrecuri1 verdade, veja, a falta de i formação, mata de anemia, mas o excesso de informação, intoxica, e mata, os canais da internet ha muitas vozes, disdonantes, hipocritas, demagogocas, desonestas, negam a Deus, negam o bem, so vale a visao deles, são ambiguos, confusos, mentirosos, desinformam, usam argumentos maliciosos, fradulentos etc, muitos tem uma erudição foentia, ma fé, eu seleciono, filtro, descarto, nao precisa ser nenhum especialistz para notaf a má, fé, e ambiguidzde de muitas dessas pesdoas. Veja um texto biblico apropriado. 2Tim. 3:1-13. 2Ped 2:1-6. Judas 4. Mateus 7:1-15. 1Tim 4:1. Isaias 28:15. 2Tess 2:11.
Quem procura a verdade de forma genuína e autêntica vai encontrá-la.
Seja pela fé ou seja pela razão você chegará lá.
Naquele instante, foi quando o despertador me despertou, e eu disse com todas as palavras que essas letras me ensinaram: - Se queres despertar do sono, certifique-se primeiro de estar dormindo!
De onde saiu esse trecho cara? Pfv
Desperta então!
Obrigada, cara.
Pra viver tem que morrer!
Me fez pensar muito mais do que esses 16 minutos de vídeo!
Estou entre bugada e estupefata. Como se minha mente tivesse expandido e encolhido. Sensacional. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Conversa infinita.
Jeremias 29:13
E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
Amém
A grande verdade é, quem pensa, quem questiona, sabe que é impossível o nada. Não haveria nada sem Deus. Por isso toda honra e glória a ele, criador do universo. ❤
Entrei aqui para tentar entender algo, e saí sem entender nada.
😂😂😂😂😂😂 F1 do msm deles e depois será depois e só à Deus pertence...
Vc não está só
Faz a poética como ele, estuda! Ler Sao Tomas de Aquino. E acima de tudo, ter sensibilidade para sua espiritualidade
canal Clamai Alto nas Ruas
Claro leia e pesquise mais querido!
Ai sim. Deus é mesmo que não haja nada. Não temos nem a capacidade de explicar e nem palavras pra descrever o nada. Eu Sou, o principal NOME do Senhor.
A única descoberta que descobri nesse vídeo, é que eu não descobri nada
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Não há nada de imaginário na metafísica, embora seja um ramo especulativo do conhecimento, como o é toda a filosofia. A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem. A física, quaímica, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica.
@@philosophiaentis5612 , este povo crente em Deus parece que nunca leu Kant e o seu Crítica de Razão Pura e fica ignorando a filosofia moderna como se ela nunca tivesse existido, vivem num tempo pré-kantiano.
😂😂😂😂😂😂
O cara falou, falou, falou, e não falou nada.
Da gosto de ouvir uma pessoa que se rendeu humildemente em buscar saber quem é Deus, e voltou cheio de sabedoria e autoridade 👏🏻
*Cadê a prova ???*
*Pula da janela se você acredita em Deus e vá com Deus KKKKKKKKKKKKKKKK*
canal Clamai Alto nas Ruas
@@SaiForaCaraPálida para que prova se vc não vê as que já tem bem diante do seu nariz?
@@SaiForaCaraPálidaultimamente só existe pessoa ridicularizar o outro já virou moda em não é atoa que esse país é os seres humanos estão perdido
@@WendelSilvaMelo RELIGIOSOS, DEEM O FORA. VÃO VIVER COM OS SIONISTAS QUE ESCOLHERAM BARRABÁS 🐷
Eu tbm fiz o mesmo caminho, Deus existe, o que me convenceu foram os milagres! E fiquei feliz porque já era católico
O garoto é muito sábio, visível que possui muito conhecimento, mas me perdi todo na explicação, no início eu não entendia nada e no final parecia que eu estava no início.
exatamente assim, a pequenez existente na soberba humana impede a compreensão do todo que nos é limitado ver. Cuidado pensar é perigoso e dá muito trabalho. O cérebro naturalmente se expande e jamais retorna ao mesmo ponto
A mente humana sempre busca o limite das coisas, pensar sobre Deus, é pensar sobre algo que não existe limite, que não tem espaço, não tem tempo, ele se sobressai sobre tudo isso, e por muitos desses motivos em que existem ainda ateus, justamente porque o ser humano tenta encontrar um teto nessa busca, um final, coisa que quando se trata de Deus, não existe.
😂
@@Estoico95o argumento de Deus só tem como principio a criação, aquela questão de se existe nada, ou Deus, o que pra mim não faz sentido, já que tudo isso é conceito humano. Deus na historia e Deus na filosofia são muitas coisas diferentes. Pra mim Deus e o nada são equivalentes.
@@Estoico95você só está dando nomes diferentes para o que você reflete ser o estopim do universo
Salmos 19.1 O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram.
¹⁵ E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres?
Números 31:15
¹⁷ Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.
Números 31:17
Seu deus só existe na gíblia .
Amém
Amém
@@bertolinosouza5610 O que é mais fácil? Acreditar que alguém criou esse seu aparelho que você ultilizou para enviar essa mensagem ou que ele surgiu do nada?
A verdade é que a maior parte dos seres humanos que dizem acreditar em Deus ,na verdade tem é medo do desconhecido. Acreditar em Deus é respeitar seus princípios e sempre agradecê-lo pela oportunidade da vida.
👏👏👏
Medo?😂😂😂😂. Se cremos em Deus é que fica muiiiiito melhortudo aki e no porvir, como assim?
Sinceramente eu n tenho medo do desconhecido n cara, tanto que estudo a respeito(espaço e agora me especializando em estudar as profundezas do mar) sinceramente esse argumento foi muito raso kkk
Medo? Cristãos são mortos por não negar a sua fé. Isso parece covardia?
muitos fora mortos por cristãos tb. ninguém quer assumir ou parar pra perceber que Deus existe em todos e em tudo. e não em religião X ou Y. Legal que Deus exista, mas melhor ainda se não existisse religião alguma, além do respeito à existência de todos independente de qualquer coisa. Se esse respeito existisse não haveria religião perseguida.
Eu não sou um cara estudado na filosofia. Mas para mim, o nada não poderia ser determinado sem um observador, e se existe um observador, o nada deixa de existir pois o observador está presente. Dessa forma há um paradoxo.
Não tem como explicar Deus ou o ser observador ou o motor móvel que Thomas de Aquino cita, quando mais tenta por lógica sobre, mais ilógico tbm fica, um paradoxo sem fim.
Não há paradoxo, pois há o observador e não há o nada. Em outras palavras: O observador é real, enquanto o nada é irreal. Novamente: O ser é e não pode não ser. Há o ser, e não há o não ser. Não há nada de imaginário na metafísica, embora seja um ramo especulativo do conhecimento, como o é toda a filosofia. A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem. A física, quaímica, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica.
Espera aí, quer dizer que só existe o que é observado? Então, as substâncias que só foram descobertas pela ciência no século passado não existiam antes disto? E como uma coisa vai ser observada antes de existir para finalmente vir a ganhar existência?
@@philosophiaentis5612 Eu não havia falado de alguma coisa, mas sim do nada. Se existe um observador, o nada não existe, pois o observador está contido no universo. O fato dele verificar o "nada" em um espaço não prova que o nada existe, talvez apenas a ausência de tudo em um parte do universo. É por isso que eu acredito que o nada não existe.
Perfeita sua explanação, simplesmente perfeita só um acrescento, e o nada fosse nada mesmo, não teria expressão ato ou força e um observador, então o nada não existe, e algo que esta além do nosso conhecimento, antes de tudo e depois de tudo sempre ouve, há e haverá algo!
Pra mim a abertura de um ateu para conversão é de uma coragem imensa! Porque se abrir pro novo, desgarrando de sua descrença nessa dimensão antagônica é pra corajosos! 🙏
Eu era ateu, e me abri pra conversão de coração, orei diversas vezes e pedi pra deus tocar meu coração. E nunca senti nada. Eu penso da seguinte forma, ele pode ou não existir. E as duas possibilidades me assustam. Porque primeiramente, se ele não existir, então significa que aqueles que cometem crimes nunca serão julgados. E segundo, que se ele existe, então lascou pq ele vai perdoar quem cometeu crimes horríveis por apenas pedirem perdão. Me assusta de verdade ter que me curvar pra um cara que criou o capeta. "Aaaa mas livre-arbítrio" Se ele existe, a gente tá vivendo uma história escrita, e dirigida por ele, ou seja, coisas acontecerão porque ele quer que aconteçam. Ele literalmente "escreveu" um livro sobre as coisas que irão acontecer e as pessoas realmente acreditam em livre-arbítrio. É um assunto bem estranho de se conversar, porque as pessoas confiam cegamente em um cara poderoso só porque ele é poderoso. Ninguém nunca pensa que ele só gosta de ser adorado, e ama nos ver se ajoelhando só pra pedirmos que nossas dores acabem?
@@davyjohnjones2098boa reflexão
canal Clamai Alto nas Ruas
O contrário também é pesado. A transição... Quando a ideia de deus perde completamente o sentido e vc se vê jogado na existência como simples aleatoriedade... Acontece. A ideia de abismo e encarar o nada é pesada. Mas a ideia de infinitude pode ser ainda mais.
Eu sempre citava Dostoiévski, mas quando li os irmãos Karamazov vi que o cara tinha uma noção bem maior do que " se Deus não existe tudo é permitido" eles discutiam muito isso na época diferente de hoje que as pessoas escutam ou vêem algo na internet e já sai por aí matando as pessoas.
Li Crime e Castigo e o Roskolnikov tinha esses mesmos conflitos. A descrição dos sentimentos antes, durante e depois do duplo-assassinato, até se consumir em culpa e medo, são tão profundos, detalhados e reais que tem muita gente que sustenta que ele realmente cometeu assassinato.
canal Clamai Alto nas Ruas
O problema foi que ele não concluiu nada do que ele ia falar que descobriu, o entrevistado também não ajuda. Ele iria contar sobre um amigo e pulou para outro assunto, acabou divagando no próprio conhecimento e esqueceu de concluir.
Filosofia é assim mesmo kkkkkkk. É muita coisa amarrada na outra e não dá pra falar de algo isoladamente sem trazer para o contexto outros conhecimentos importantes.. É conversa de horas...
Ele foi no ciência sem fim, explicou melhor lá...
Isso é filosofia, segundo: isso é um corte
Concordo, ele começou mas não conclui a explicação pela qual ele acredita na existência de Deus
canal Clamai Alto nas Ruas
O que fritou minha mente foi tentar encontrar um argumento que fizesse sentido ou que tivesse uma conclusão ou uma conexão válidas.
Quando a pessoa não compreende o que a outra fala vem a desculpe que ela é louca. Que nem aconteceu com o Einstein e vários outros. Só foram compreender e valorizar o que ele ensinou sobre o espaço e a terra depois de um tempo que estudaram sobre. Não estou comparando esse moço a ele até pq são assuntos tratados por cada um completamente diferentes, só deixando em ênfase que para aprender algo você precisa estudar sobre a ideia e não só ouvir de um ouvido para o outro e pensar que entendeu pq você simplesmente ouviu, aprender vai além disso. Recomendo fortemente você a ir consultar o que ele falou e entender para vim dar pitaco, só ouvir algo é diferente de compreender. Sendo um pouco inteligente e raciocinando bem a pessoa compreende sim mas para alguns como você precisa ir pesquisar, assim como na escola a gente não aprende só com a professora falando e falando nesse assunto aqui se aplica a mesma coisa.
exato! falou, falou e nao disse nd esse maluco e o título é um bait do crl tb
comparar um crente com o Einstein KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK@@Ianca901
@@matheuskronemberger9812 Não é porque tu não estudou e não entende o assunto o torna o cara errado. Não é porque voce não entende o que um fisico fala de quantica o torna o que ele falou errado. Apenas é você que não tem conhecimento necessario para entender.
@@Ianca901 Einstein nunca foi considerado louco moça, de onde você tirou isso ??
Eu também encontrei DEUS na FILOSOFIA. Nenhuma religião foi capaz de solucionar meus questionamentos sobre DEUS, hoje graças a DEUS eu tenho em quem confiar.
Leia o livro de Lewis, ele conta sobre a própria jornada na fé através desse caminho: O Regresso do Pelegrino
@@VictorPubh Porque eu deveria procurar o livro de um autor que conta sua história de conversão, o pelegrino, sua peregrinação?
@@paulocicerodemelo1175 O Autor cita um caminho da Filosofia até a Deus e isso é bem relevante, vale muito a pena, já que eu também segui "o mesmo caminho".
Caminho, pelegrino é bem sugestivo e convidativo, eu sempre tive em mente, o caminho como simbolismo de um recomeço, a renovação, inovação de tudo, até mesmo uma mudança radical, coisas que precisam mudar para funcionar a contento, dentro de um ponto de vista que é o certo a fazer.
Caminhos se apresentam para nós a todo momento, esse livro apresenta um caminho até DEUS, como você menciona, cita algo específico e singular? você pode me dar alguma informação nesse sentido? O que você achou relevante?
Canal Clamai Alto nas Ruas
Logo que me converti ao Evangelho de CRISTO pedi à ele uma experiência com ele... E consegui...hoje sei q ele é REAL!!
Que vídeo mais confuso ! Falou, falou e nao dias e nada, caramba!
Hahaha!!
Gostei tbm...Entendi o fato de Deus nao falar com nos ..... antes falava com Moisés, Noé.......quando Adão pecou Deus continuou a ajudar até ele conseguir povoar a Terra e construir a sociedade...o primeiro trabalho de Abel e Caim foram ofertas a Deus....A Relação do Homem com Deus naquela época da biblia em falar com os personagens se justificava pelo contexto da época,,,era primitva,,,,precisou Deus ensinar Adão a construir tendas...nao tinha sequer leitura...letras...i. A Terra estava sendo povoda, o homem lavrava a Terra. Povos primitivos nao tinham como se virar sozinho apesar do livre arbitrio. nao tinha cidades nem paises formados...as primeiras tribos se formaram com a ordem de Deus.....estavam surginfo.... noa tinha como nao falar , pois o homem tinha so o Livre Arbitrio - mas intelecto, cultura nao....Hoje, nossa sociedade precisa entender que não falarão mais com Deus desse jeito mas podemos ter experiencias sim pessoais ,diferenres....so o fato de orar vv ja esta se relacionando com Deus ativamente......Deus nao fala com ninguem - hj o homem se vira sozinho - ponto..
Ele fala hoje atraves de Jesus e a biblia
@@gregorymendes988Exatamente. Inclusive, a própria Bíblia diz que, houve uma época que Deus falava com os homens "face a face"; depois, passou a falar através do Filho; e hoje, fala através do Espírito Santo. Então, entendemos que justamente houvera esses passos citados por você, amigo. Estamos vivendo uma época de "administração divina" da humanidade formada, por meio do Espírito Santo. E é através dEle que também vivemos experiências pessoais nas mínimas coisas, mostrando que o Altíssimo é verdadeiro, fiel e amoroso para conosco.
@@soniamariapiologo3463 ele explica BEM MELHOR no podcast do Sacani. Recomendo demais. O nome dele é Guilherme Freire
Maravilhoso. 👏👏👏👏👏👏 E ainda responde as questões. Só entende quem estuda. O máximo.
Justamente. Enquanto estarem a ver a definição de realidade a partir do iluminismo e do Relativismo estaremos fadados a ficar entre acreditar e não acreditar. Sendo que a questão é Saber.
canal Clamai Alto nas Ruas
O mal existe no mundo porque o homem prefere viver nos prazeres momentâneos do que ter uma vida boa e feliz seguindo o que Deus nos orientou!
Existe pq Satanás semeou sua semente no meio do joio.
@@TreSeteSopperco *Mas não é pq Satanás plantou o joio que NÃO SEREMOS TRIGO!! O problema do ser humano é esse, NÃO MUDAR!!! As pessoas preferem continuar no erro e no pecado e fazendo o mundo 🌎 sofrer, se a gente mudasse, teríamos DEUS mais ainda na nossa vida e veríamos os seus milagres. Mas as pessoas NÃO QUEREM CONHECÊ-LO infelizmente 😢.*
@@crisusa7436 o mal existe pq deus criou
@@thbarnascDeus não criou o mal, o mal veio a existir da ausência de Deus, pois assim como, a ausência da luz é a escuridão, ausência do fogo é o frio e ausência verdade é a mentira.
@@Starpinklittle sempre colocam a culpa no “ joio”
O REI dos reis está voltando.
Quem mais crê?
🙌🏻✨🌱
Meu isso é verdade, muitos estão olhando pra fora vendo a natureza, e Deus estar por dentro de nós.
canal Clamai Alto nas Ruas
Entender e conhecer Deus vai muito além da nossa compreensão. Ninguém é dono da razão enquanto nossa capacidade for totalmente limitada à esse pequeno mundo em que vivemos. Não precisa ter presa, mas fé. Nem sempre ouviremos as respostas que queremos para todas as nossas perguntas.
Ferrovelho não está enferrujado 😅😅😅😅. Está com a mente sem ferrugem.
Prescisa ter os neurônios funcionando para encontrar a verdade! Kkkk
Deus só pediu pra crer... E crendo, não precisamos ficar ansiosos a descobrir o porquê de tudo.
Como pode adulto contar sobre o Papai Noel pra criança e não perceber que também tem seu papai noel?
Pode ser que sim, mas seríamos idiotas se não tentássemos. E depois, se pela via da razão não conseguimos (todas as) respostas, não será pela fé (que é a aceitação do que nos impingem) que as obteremos.
Esse vídeo só serviu pra quem é crente acreditar ainda mais e quem é ateu continuar sendo ateu.
exatamente kkkkk
O intuito do vídeo é fazer vôce começar a estudar até chegar nesse fato! A gente não descobre algo precioso vendo um único vídeo.
@@filhodaimaculadaEu li vários comentários, e vejo e entendo tudo oque ele quis dizer; eu vejo que meu celebro que tem 15 anos, nunca ira entender algo eterno, só saberia se eu fosse eterno.
Muito fraco
@@bobkavernoso muito forte
Se vc tiver fé , Deus se manifesta de forma inquestionável e incontestável!
Milhares de anos nessa batalha entre o argumento a partir da ordem vs o argumento a partir do caos, "se há um criador e ele é perfeito tudo deveria ser ordem mas não é, olha essas crianças com doenças" vs "se não há um criador e tudo é obra do acaso tudo deveria ser um caos mas não é, olha essas estruturas da vida tão organizada" convenhamos, ambos os argumentos são compreensíveis, eu particularmente não consigo deixar de acreditar que há um criador, e o que chamamos de mal tem uma origem e uma explicação, e você pode observar isso dentro de você mesmo inclusive, enfim, o livro mais fundamental a se ler para chegar a conclusões sobre esse tema é você mesmo, mas eu não julgo quem não acredita, faz sentido algumas pessoas se sentirem como se estivessem num mundo abandonado (isso é um assunto meio longo), mas o fato de você acreditar ou não é indiferente, não tem poder nenhum de mudar o fato de existir ou não um criador, o que importa mesmo é a sua conduta no meio disso tudo, continuem observando, não fechem a tampa pra não virar uma pessoa chata.
Não é por nada não mas acho que você conseguiu abordar o tema bem melhor que o professor do corte (queria defender o cara que tem nome e sobrenome igual o meu mas ficou bem enrolado ksjdksf)
falou tudo, é assim mesmo, vc poderia ensinar pra esse menino aí .
A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem. A física, quaímica, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica.
As crianças passam fome porque tem muita grana no bolso de uma minoria que só quer luxar
Concordo muito contigo eu não sou ateu, mas não acredito em deus algum da religião, se existe um deus ele deveria ser natural e não cultural, a fome, o frio, o calor, a gravidade, não precisam da cultura pra existir, se uma catástrofe acontecesse e a humanidade perdesse o estado civilizatório ela sentiria, fome, sede, frio, calor necessidade de sexo, a natureza faria isso independente se acredita ou não, não teria que aprender sobre isso, a gravidade é natural uma pedra não sabe de nada porém se arremessada a gravidade age, é irrelevante se a pedra sabe ou não, a gravidade existe e ela age, assim seria se um Deus, não algo de escrituras sagradas que determinados escolhidos tem acesso, mas algo que seria natural e não cultural.
Cara isso me deu uma inspiração pra compor uma canção, o nome da canção vai ser : Existência de Deus "
Posta pra nós
@@Alecsandromusic eu já fiz a canção breve irei postar
avisa aqui quando postar
Cadê @@danilomonteirogomes4389
dps manda aqui mano
Como não crer em algo ou alguém que você CONHECE, se RELACIONA e teve uma EXPERIÊNCIA? Não há nada que alguém possa falar, argumentar ou tentar convencer que mudará a forma de pensar do outro. Somente tendo um Encontro GENUÍNO e VERDADEIRO com Deus é que poderemos crer em sua EXISTÊNCIA. Pq contra fatos não há argumentos. E não há o que eu fale que mudará… pois esse encontro é INDIVIDUAL. É uma EXPERIÊNCIA única, intimista, intransferível, inenarrável, inexplicável, extraordinário, sobrenatural e sobretudo TRANSFORMADORA. Impossível conhecê-lo sem haver transformação.
Uma pergunta: pode uma criatura querer saber mais que seu Criador sobre sua criação?🤔 “Eu sou quem Sou”.
*Cadê a prova ???*
*Pula da janela se você acredita em Deus e vá com Deus KKKKKKKKKKKKKKKK*
Falou tudo não é questão de conhecimento, é de intimidade!
@@SaiForaCaraPálida Não leu pra não colocar Deus a prova ?
canal Clamai Alto nas Ruas
o nome disso é esquizofrenia. Todo mundo é agnóstico.
Em 1984 sofri um acidente de moto em Recife e fui socorrido por um casal Frances. A última cena na Terra que me recordo , foi dentro do hospital alguém dando tapas na minha cara para eu dizer meu numero de telefone e após dizer eu apaguei . Imediatamente eu senti meu corpo leve muito leve e um alivio mas em seguida entrei em um túnel escuro com imagens à esquerda e a direita e de um lado eram as coisas erradas que eu havia feito e do outro as coisas boas . Então avistei uma luz forte no fim do túnel e havia uma especie de recepção e uma porta , havia uma espécie de sentinela MUITO ALTO tomando conta desta porta , uma porta bem alta . Senti sede e muito medo e arrisquei falar alguma coisa tremendo e chorando : EU QUERO VOLTAR !! Então este sentinela me disse assim : DAQUI NINGUÉM VOLTA!!! Mas com uma voz arrogante e de quem podia mandar . Eu comecei a tremer e tentei explicar que eu tinha um filho e que quando eu voltasse eu não faria mais nada de errado mas ele indiferente retrucou DAQUI NINGUÉM VOLTA !!! A sensação é de desespero , voce não tem o que fazer e parece que ao passar daquela porta eu estava liquidado , não pressentia algo bom . Então no auge do desespero eu lembrei (creio que O ESPIRITO SANTO me fez lembrar) que quando eu era adolescente , eu tinha me esforçado para ir na igreja mas não tinha tido forças para perseverar pois o mundo me atraia muito e eu era muito jovem , só que antes de deixar de ir a igreja, eu guardei um versículo da Bíblia que diz assim : Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11:25 . Então eu disse assim para o sentinela : MAS PERAI !!! Quando eu era um menino e eu li que Jesus Cristo GARANTIU que mesmo que eu morresse .... NÃO TERMINEI DE FALAR O QUE EU IA FALAR pois neste momento , UMA VOZ , IGUAL UM TROVÃO , disse assim : P O D E V O L T A R !!!! Eu senti um alivio na hora e o sentinela gaguejando dizia assim : MAS DAQUI NINGUEM VOLTA!!!! A VOZ NÃO PRECISOU PRONUNCIAR MAIS NADA !! O Sentinela muito contrariado me disse assim : SE VOCE CONTAR ISTO PARA ALGUEM , VOU TRAZER VOCE PRA CA E VOCE NAO VAI PODER VOLTAR !!! Mas ele estava muito enfurecido !!!! Então no momento que acordei , eu estava numa ala isolada do hospital e estava em um lugar muito gelado e ao voltar O PESO DO CORPO VOLTOU E AS DORES , DOIA MUITO !!! E dei um gemido , então escutei um grito da enfermeira : AI MEU DEUS DO CÉU e em seguida ela voltou com um médico e eu ouvi nitidamente o médico mandando riscar o óbito e dizer REANIMOU TAL HORA !!! Então eu soube do ocorrido no acidente de moto , tinha tido traumatismo craniano minha cabeça ainda estava aberta e o sangue coagulado e por um momento pensei que eu ia ficar paralitico pois minha perna não mexia uma delas eu havia quebrado o femur !!! Não bastasse os fatos narrados , de repente entra um Frances acompanhado de um Consul Frances e um policial e o Frances que falava bem o Português , estava em êxtase pois ele havia me socorrido e a policia o deteve pensando que ele havia me atropelado e então ele me disse assim: EU VIM DA FRANÇA E ESTUDO CASOS DE PESSOAS QUE TEM EXPERIENCIAS DE QUASE MORTE OU MORTE , EU SOCORRI VOCE , ESTIVE AQUI E VI VOCE MORTO, OS ENFERMEIROS E MÉDICOS HAVIAM ME DITO QUE VOCE HAVIA MORRIDO E EU NÃO ACREDITAVA E CONSEGUI VER VOCE E VOCE ESTAVA MORTO, SEM VIDA E VI !! E AGORA VEJO VOCE FALANDO !! POR FAVOR ME DIGA O QUE ACONTECEU POIS VAI ME AJUDAR MUITO NAS MINHAS EXPERIENCIAS !!! Eu me lembrei da ameaça que o sentinela havia feito para eu não contar nada a ninguem e então fiquei com medo e disse: NÃO POSSO CONTAR !!! Ele insistiu e tornou a perguntar : MAS ACONTECEU ALGUMA COISA ???!!! E eu respondi : SIM ACONTECEU!!! Ele ainda tentou insistir e eu não contei e foi quando o Consul me pediu se eu poderia testemunhar que o ANTONIE (este era o nome do Frances) não havia me atropelado e eu confirmei IMEDIATAMENTE e disse que me lembrava dele me ajudando !!!
Fiquei 6 meses andando de cadeira de rodas e 8 anos depois quando eu ja estava totalmente restaurado, eu voltei ao Hospital da Restauração em Recife para tentar ter acesso ao meu boletim mas já havia informatizado todo o sistema e não tive acesso. Hoje sei que não tenho que temer a ameaça sofrida deste sentinela e que Jesus Cristo honrou a Palavra dEle : Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:25,26
CONTO ESTE MEU TESTEMUNHO PERANTE OS OLHOS DE DEUS SEM ACRESCENTAR E NEM TIRAR . ACREDITE QUEM QUISER ACREDITAR. ISTO ACONTECEU COMIGO !!!
Pra que buscar fora o que está dentro?
Deus é!
A FONTE de luz e amor puro, é a essência plena que flui e evolui em conexão com sua criação!
Tá...! De acordo consigo! Sintético, mas entendo...!
Quanta bobeira, você entulha palvras bonitas pra dizer alguma coisa que só faz sentido na sua cabeça degenerada.
Evolui?
🙏🏻
@@camidtrc Você nem entendeu o que ele falou, só foi seduzida por palavras bonitas. Nem ele entendeu o que escreveu. Pare de se deixar levar por bobagem.
Só sei.,q eu sou filha,liberta pelo sangue derramado na cruz 🙌 🕺 🙌
Vá fazer manifestação golpista na praça dos Três Poderes em Brasília para ver se você continua liberta. Não tem sangue derramado na cruz que vai lhe livrar de uma boa cana.
Na verdade Cristo nos libertou quando nos ensinou o amor entre irmãos. Se todos seguirem pelo caminho do amor, serão livres. Eu e você não estamos salvos se não caminhar em direção ao Criador através do amor, mas Cristo abriu essa porta, então sigamos por ela.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Ou seja, todas as boas ações são consequências da salvação pela Graça. Você faz boas ações e ama seu próximo porque foi salvo e não para se salvar, senão Cristo não seria o Salvador e sim você próprio.
Deveria ser filha d um professor de português
Vejo os comentários cheios de fé, que também tenho, e percebo a dificulade para compreendermos a conversa. É um papo não sobre fé, mas como mostramos que a razão não nega Deus, porém, aponta para ele. Não é sobre a experiência pessoal de um cristão, mas da caminhada de um pensador que chegou à verdade de que a metafísica tem seu lugar, de modo que, a matéria não tem origem em si mesma e que há meios de você chegar à verdade da fé pela via da razão, afinal, estamos falando de algo que existe, isso é, Deus. Se ele existe, seu ser terá influência nas mais diversas áreas do conhecimento.
A razão nega completamente a deus e eu nem precisp ir muito longe pra isso, é só ler que deus criou a terro e só depois criou o sol, a lua e todas as estrelas do universo
@@matheusrod311Exatamente. E as imperfeições da natureza negam uma criação inteligente ou perfeita. Mulheres morrem de parto, apêndices infeccionam, dentes apodrecem.
@@matheusrod311 negativo. O texto fala que: "No princípio criou Deus o céu e a terra." a sua interpretação direta para "céu" e "terra" que está equivocada. No principio Ele criou o espaço (céu) e a terra (matéria), logo, tudo segue uma linha só. a formação do universo se firma no criacionismo. o que não condiz é a teoria da evolução de Darwin, que hoje é desacreditada por muitos do meio científico, por várias falhas. espero ter te ajudado a pensar um pouco mais sobre.
@@olivrneto21 o que você esquece (ou não menciona) é que a palavra hebraica para "terra" também significa "território" o que pode significar que o texto não fala de universo mas sim da terra de israel e mesmo ignorando tudo isso a bíblia fala que o sol, a lua e todas as estrelas só foram criadas no quarto dia, ou seja, segundo a bíblia a terra é mais antiga que todo o universo
Esse vídeo é uma demonstração do quanto o cristão se rasteja por aprovação de cientistas. Passam tempos tentando provar cientificamente para ateus a existência de Deus, novo método do "ide e pregai", não se tenta pregar, falar de Deus, e sim conquistar ateus provando cientificamente, até que ele não tenha argumento contra e se converta... Desespero demais pra receber aprovação de quem não vai virar Cristão dessa forma, nem deveria. Pois não é pela ciência e razão que Deus faz a obra. E sim pela fé!!
Estou aqui por causa de Deus foi ele que me colocou aqui obrigado Deus amém ❤
Nem todos vão entender, poucos são os escolhidos...o que é espiritual só pode ser entendido pelo Espirito...
Não vem com essa de "são os escolhidos" pois entende quem quer, se o ultra ateu 2000 com QI de -1 quiser entender e começar a estudar isso, logo logo ele vai encontrar Deus.
Falar "os escolhidos" parece algo predefinido e tira todo o mérito individual humano no plano da salvação, mérito esse que existe e que o próprio Deus quer que tenhamos caso o contrário ele não permitiria as tentações.
como vc sabe q ele quer? e pq ateu tem q ter qi -1? eu uso logica nao sei como sao os ateus q vc conhece mas eu nao saio correndo atras de qqr ilusao e contesto tudo q ouco e vejo@@brandanimations3790
Falou tudo
@@brandanimations3790
Você acreditam muito fácil nesses argumentos teológicos antigos e no tomismo, nada disso é filosofia de verdade nem ciência, é misticismo disfarçado de lógica, falar em um ser ilimitado e infinito já é contraditório, primeiro que ''ser'' implica em estar, ser e estar são referencias físicos indissociáveis, dizer que não-físico é ou está é um contra-senso.
segundo que ilimitado/ infinito e ''um'' são incompatíveis, ''um'' denota bordas, limites, números, é uma referência física básica e limitante enquanto ''ilimitado'', obviamente é o extremo oposto, terceiro é que definem e explicam muito bem esse algo do ''além'', que é esse suposto deus, criaram um enlatado e colocaram um nome, qualquer um intuitivamente que analise um pouco vai perceber que isso é imaginação e muita fantasia da mente pode sim ser descrita verbalmente como algo supostamente lógico e até mesmo a pessoa acredita.
São Tomás de Aquino precisa ser mais divulgado e lido. Parabéns pelas explicações...tá indo no caminho certo, mas falta muito...
Precisa nada, precisamos é parar de ser iludidos
*Cadê a prova ???*
*Pula da janela se você acredita em Deus e vá com Deus KKKKKKKKKKKKKKKK*
O cara é uma criança engatinhando 😂😂 dá pra perceber que ele estuda bastante. Mas a compreensão dele ainda é rasa.
Tu ouviu ele por 16 minutos e já deu a tua sentença, ó grande sábio.
@@josecuty6278 A compreensão metafísica do Guilherme de fato é rasa. Professores como Carlos Nougué e Sidney Silveira fazem exposições muito mais profundas sobre o tema.
A pessoa querer entender Deus, acaba enlouquecendo...
A prova da existência de Deus é a sua presença sentir a presença dele, ai sim...
errado demais... Entender a Deus não é possível em sua totalidade mas provar que ele existe através da razão é possível e é o que o Guilherme explica no vídeo. Sentir a presença de Deus não é, necessariamente, algo que se possa medir ou ter certeza. As pessoas simplesmente, por exemplo, podem estar emocionadas e projetam uma imagem de que aquilo é a presença de Deus. De Sócrates a Aristóteles descobriu-se algo de inovador. Sócrates começou a questionar a justiça em Eutífron (a justiça de qual deus era a correta) e Aristóteles termina concluindo que não existe várias justiças nem vários bens mas O Bem. As coisas começam sempre em algo mas tem que haver algo que não foi criado, etc.
Deus é a palavra jovem 🙏✅ leia a Bíblia só assim se conhece o Senhor
"sentir Deus" é apenas um sentimentalismo e estímulo de emoções que você experimenta geralmente em igrejas pentecostais, pois eles apelam muito a isso, as carências e sentimentos que as pessoas têm, nada disso é conhecer Deus e seus atributos. Você terá conhecimento da ação divina tendo contato com o que foi revelado (não só pela bíblia, a sua fé não pode ser um livro) e também pelas verdades descobertas, através da filosofia e vida dos santos, por exemplo
@@goianiapiscinas9844 Deus não é a palavra. Deus é o Ser, o Verbo. Quando Moisés pergunta a Deus quem Ele é ele fala: Eu Sou o Eu Sou...
Você é gnóstico?
Eu achei que com esses 16 minutos eu iria acreditar em divindade, mas só ouvi um monte de princípios de que isso e de que aquilo...
Ele te mostrou o caminho, concluir algo tão complexo com um vídeo de 16 minutos é impossível
Sim, posso sugerir um vídeo?
@@T10Lu fala
Se ele mesmo demorou bastante tempo, lendo diversos livros, não seria em um vídeo de 16 minutos que ele iria te convencer
@@ibgs123mts😊
Os argumentos me levam a crer... que Thor existe!
Não há nada de imaginário na metafísica, embora seja um ramo especulativo do conhecimento, como o é toda a filosofia. A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem. A física, quaímica, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica.
kkkkkkkkkkkkk...Boa...
A maconha que te revelou né, fuma mais que o Thanus vai chegar !
😂
@@philosophiaentis5612cara, eu vi muitos comentários, e sempre uma resposta para tudo, vocês ateus, cristãos e filósofos são muito inteligentes, vocês me ajudam a crer mais em Cristo. Quando vejo discussão de vocês, eu olho e vejo : Deus não pode ser estudado.
Deus é uma Perfeição que pode apenas ser sentido e não compreendido.
A fé (certeza) é diferente de sentimento. Muitos tem demônios e acham que tem o Espírito Santo. A todos, não se preocupem em "sentir" Deus. Que o Espírito Santo abra o entendimento de todos, em nome de Jesus.
Uma fé pautada nos sentidos é uma fé primitiva.
Como a gente sente a perfeição divina numa criança que nasce doente ?
O coração do homem é enganoso, volte para Cristo.
Exatamente." E a paz interior exala ,como os perfumes das flores 💐 e o orvalho do amanhecer, a brisa do anoitecer a cada sussurro de respirar " uma poesia que encanta.
Nota Dez 10 !!!! Parabéns pela aula
"Dono de toda ciência, sabedoria e poder!
Ninguém explica Deus!". ❤
Quem como Deus ?? ❤
Ninguém!
@@filhodaimaculadao Papaco comeu.
Erro, nenhum protestante explica Deus, porque nem sabe direito quem ele é. Agora um bom católico explica praticamente tudo necessário para se entender sobre Deus.
@@PedroIsnard, na verdade, nem católicos, nem protestantes explicam a superstição deles. Em compensação, ortodoxos e coptas também não conseguem.
@@HiFiCentaur cheirou a maconha que ia fumar, amigo? Hahaha
Quando o homem conhece a si mesmo, todas as duvidas desaparecem.
MELHOR COMENTÁRIO DO MUNDO! PARABÉNS!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Isso realmente é possível? tudo o que achamos que sabemos é por meio da nossa linguagem e das imagens em nossas mentes, a função dessas coisas é sobrevência e não entendimento, então me pergunto até que ponto podemos nos conhecer.
Impossível, é só alguém te decepcionar que vc já perde a identidade.
Coríntios 8:2 ,
A pessoa que pensa que sabe alguma coisa ainda não tem a sabedoria que precisa.
Corrigindo: quando o homem medíocre conhece a si mesmo...
O domínio é filho da evolução, neto da curiosidade e a bisneto da dúvida.
O homem que perde a dúvida, perde também o dom da humanidade e recebe paulatinamente o dom da burricidade.
Ser humano é ser pensador, julgador, questionador, e sempre foi. Não há outra razão que explique o tamanho do nosso córtex pré frontal senão a nossa necessidade de processar informações. Ratos gastam os dentes, burros gastam os cascos, humanos gastam o CPF. 😉🍷
Com todo respeito, falou, falou...
E não mostrou a tal descoberta que os ateus não esperavam!
Pois é, esse argumento realmente leva a uma regressão infinita. Se diz que, como tudo tem uma causa, então deve haver um motor inicial. Hora, se esse motor inicial é sem causa, então a premissa foi violada, se não é, então ele não resolveu nada e temos uma regressão infinita, e se a premissa for inválida (tudo tem uma causa) então não há necessidade de um motor inicial. E por qual motivo a regressão infinita não pode ser admitida? Isso não está demostrado.
Além disso, o argumento parte do princípio de causalidade e tempo como lineares e unidirecionais, como experimentamos em nossa realidade, mas a física atual abre margem para a possibilidade de casualidades não lineares e unilaterais, a própria finitude do tempo como considerado no argumento pode ser posta em dúvida. No final, esse argumento pode ser parecido com o que Terra planistas fazem ao negam a forma esférica da terra porque não concebem coisas fora de sua própria experimentação ou porque confiam no que outros escreveram em épocas onde nosso conhecimento era muito limitado.
@@lucasponce4687 Mas daí, porque existe ordem? Porque é lógico que o universo têm uma ordem expressa na ciência e nas leis da natureza, e isso depende de uma causa com lógica. Mesmo se tudo for esse ciclo infinito, algo existe que dá lógica ao mundo e permite que a gente possa demonstrar a nossa realidade na matemática, física, etc senão seria tudo um acaso sem explicação e então não existiria ordem.
Se o Deus bíblico existe eu não sei, mas honestamente acho mais provável que exista um intelecto que é por si só, o único que não precisa de causa, do que o nada.
@@lucasponce4687Cara, você fala muito bonito.
Mas o negócio todo é o seguinte: como o amigo disse aí, toda a construção e sistematização de nossos estudos e conhecimento a respeito da natureza e do mundo traz em em seu fundamento coisas muitos simples: a lógica, a ordem e padrões identificáveis.
O simples fato de ter uma organização e padronização nas coisas da vida, da natureza, me levar a crer que houve um intelecto por traz.
É impossível conceber que qualquer desordem pudesse trazer um ajuste lógico nas coisas.
Tem uma alegoria muito interessante que ilustra bem o que tô falando:
Se eu pegar uma bandeira do Brasil bem grande, picotar ela toda em pequenos quadradinhos, botar dentro de um balde, subir num avião a muitos pés e, lá de cima, despejar esses quadradinhos pela porta, qual seria a chance deles caírem conectados exatamente da forma que eles estavam antes de ser cortado?
A única forma de trazer a bandeira picotada em sua forma original é através do raciocínio. Um quebra cabeça só se resolve quando um intelecto organiza tudo....
Não entro no mérito de qual Deus se trata, mas que há um intelecto por traz de tudo, isso eu não tenho dúvidas.
Pensar que toda organização, padronização de leis, comportamento de várias coisas na natureza sucederam assim por meio de coisas inanimadas e sem pensamentos é muito mais absurdo do que acreditar em um deus qualquer...
@@MisterMattification noite que meu intuito foi refutar o argumento de Aristóteles e São Tomás de Aquino. Se Deus existe ou não, não entrei no mérito, só demonstrei que esse argumento não prova sua existência.
Agora, quanto a ordem, isso tampouco é prova da existência de Deus, pois não ter uma explicação não prova sua hipótese, você teria que demonstrar-lá.
Deus nao pode ser encontrado nesse universo por meios ou técnicas que desenvolvermos, é impossível provar sua existência ou nao, por exemplo se ele for materia ele teria surgido junto com o inicio do universo e ele seria fraco contra coisas que ele mesmo criou por exemplo um buraco negro, se encontrássemos ele ou detectássemos ele seria feito de algo que esta aqui dentro deste universo porque so calculamos e detectamos e estudamos aquilo que existe aqui e estaria sujeito as leis daqui, ele seria uma força que esta sobre todas as outras mas indetectavel, tipo em uma quarta dimensão, mas se ele fosse um ser material que pode ser detectado entraria aquela pergunta, quem o criou? um outro ser material? e quem criou este outro? teríamos um loop infinito de um ser criando outro, tem que haver uma força que seja superior a tudo que existe suprema que nao dependa de ter surgido de algo, ela precisa sempre ter existido sem começo e fim, porque o surgir o se originar é algo que acontece aqui neste universo, ele existe mas ele esta fora desse ''existir'' tanto é que ele é chamado de EU SOU, nao da pra explicar o que é ele mas é força que se origina tudo.
O que aprendi com o próprio Deus é: Deus não é para ser provado, nem explicado, nem julgado, Deus é para ser aceito, ele é o Alpha e o Ômega, e nem uma folha cai de uma árvore sem a sua permissão, sem Deus nada sou, e com Deus sou seu filho, quer algo melhor? A Misericórdia de Deus é infinita, pois nos aceita como seus filhos apesar da podridão que nós somos, Deus é amor, e nós sem ele somos lodo. 16:15
Realmente muito bom. Meus parabéns pelas explicações 😊❤🙏
Canal Clamai Alto nas Ruas
Acredito em Deus por que não somos simples fruto do acaso do universo
Eu não entendi o porque ele comparou os livros a favor e contra e não chegou a conclusão nenhuma.
😂
Hô jhoma, tillich plox plaio, entende o ministério.😂😂😂
exatamente, esse cara tá confuso. tá tentando forçar um argumento q não tá bem formulado nem na cabeça dele
esse cara fala umas besteiras... astrologia nem é considerado ciência
@@alanazevedo6759você que é o foda
eu creio em Deus e em Jesus Cristo pois Eu sempre senti a presença de Deus e o Amor de cristo na minha vida desde pequeno
Você foi doutrinado desde pequeno
@@daisonflores9212 fui nada nem mae eu tive...ela nos abandonou meu pai so trabalhava nem biblia tinhamos e por ai foi....
O reino de DEUS está dentro de você. Deus é uma Perfeição eterna de felicidade.
Sim, Deus é um meme, ele existe apenas na mente das pessoas!
Laele
Felicidade eterna não seria felicidade. Só se pode sentir felicidade na possiblidade e eventualidade da ausência dela.
Você sabe...!! De vez em quando traga o GUILHERME...! É PÉS NA TERRA PROFUNDA...!! ABRAÇO , DESDE NOROEGA.
Acreditando em Deus ou não, o importante é fazer o seu respeitando as pessoas ao seu redor, sem importunar e nem passar ninguém para trás.
. A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem, por meio da indução e construção de modelos explicativos falseáveis. A física, química, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica. Pela própria natureza das questões metafísicas, é impossível tratá-las por meio do método científico. O resultado é que toda e qualquer metafísica será para todo o sempre uma filosofia, jamais uma ciência falseável. E querer reduzi-la aos moldes da ciência moderna é querer limitar a capacidade do homem de pensar até mesmo a ciência, o que esta é, qual é o seu escopo, seu alcance, limites, etc.
Mas na Lei de Deus, na bíblia, tu precisa acreditar nele e ir para a igreja, nao adianta vc ser uma excelente pessoa, ser a melhor pessoa no mundo, e ser ateu, pq tu vai pra o inferno de toda forma, ai te pergunto: isso é justo? tu sendo uma excelente pessoa que até ajuda os que precisam, e pq apenas tu nao tem religião, tu ir para o inferno? sofrer? vc como um Deus, num olharia para o passado dessa pessoa? ve as coisas boas que ela fez?
@@williamdavid1020 Se tu estudasse um pouco o que está falando, saberias que o inferno não existe, tem até vídeos no youtube desmistificando isso, foi algo que a igreja católica inventou em uma tentativa "funcional" para que as pessoas se convertessem e não abandonassem a igreja.
Isso só tem haver com retorno e não com salvação.
@@walacefelipedossantos6426 cara, mas vc acha justo? o cara era perfeito na terra, apenas nao tinha religião nenhuma. Pratricava o bem onde fosse.
Se existe o nada, o nada deixa de ser nada, quando existe.. e muito incrível
Verdade kkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkk cara chegou à conclusão sem prova nenhuma.. pura e simplesmente: vozes da cabeça dele 🤦🏼♂️
Respeitosamente, só pra vc entender, veja o vídeo do começo, ele estudou sim, procurou conhecimentos, 😊
@@mariasolomon4925estudos com um viés religioso são falhos
Canal Clamai Alto nas Ruas
Nem mais, rs
Eu encontrei youtebers cristãos que me motivaram cre em Deus
dependesse desse cara pra mim acreditar em Deus tava ferrad@ 😂😂😂 confusão sem conclusão nenhuma graças a Deus ele se apresenta a nós 🎉🎉🎉
Pelo menos tu é sincero continue acreditando e eu não...KKK!
Que perda de tempo
Ele desenvolve um argumento circular que atribui um monte de coisas a Deus antes mesmo de provar que Deus existe justamente para tentar provar que Deus existe e sem dizer de onde tirou estas coisas.
Não é o argumento que é circular. Petição de princípio é outra coisa, é quando a conclusão já está posta na premissa. O que ele está fazendo é procurar a causa a partir do efeito.
@@Guitarristguy , procurar a causa para um efeito é o que a ciência faz. Ele afirma que Deus é isto, que Deus é aquilo antes mesmo de provar que Deus existe. Ele passa a carroça na frente dos bois. Isto é um erro tão básico que não dá para acreditar que este cara está querendo provar nada, apenas convencer quem já acredita em Deus de que há uma prova da existência dele.
@@programasepolitica, concordo contigo. Procurar a causa para um efeito é o que a ciência faz.
O erro da modernidade e da pós modernidade é utilizar o método das ciências para investigar algo que está fora deste âmbito. A existência (ou não) de Deus não é um objeto de estudo possível das ciências naturais. A existência de Deus é acessível ao homem, mas através de outros métodos, no caso, a metafísica ou a teologia.
Quanto a mim, acho bastante difícil, e mesmo irracional, enxergar ordem no universo, e presumir que essa ordem que eu enxergo ordenou-se a si mesma. Seria o mesmo que levantar puxando os cadarços...
Não precisa ser deísta ou cristão pra entender os argumentos que ele está colocando. Mas é preciso ser INTELECTUALMENTE HONESTO. Se você ODEIA a própria idéia da existência de um Deus, aí mermão, você não vai ouvir nada que possa chegar próximo d indício. É o que você está fazendo.
Não sei se você é ATEU ou ATEÍSTA, me parece ser o segundo.
Você não quer saber a verdade, você sim, quer confirmar a sua pseudo conclusão. Uma conclusão que nem científica pode ser. Já para alguém que não tem viés nenhum pra defender e realmente quer confrontar a verdade, ou o mais próximo que seja possível chegar, pelos meios que nos são dados, cara, não tem conflito!
Se algo existe (o universo e A VIDA) através de uma intrincada e complexa cadeia de processos, que envolvem inúmeras variáveis que operam nestes processos com funções específicas que resultam em uma finalidade, que são DETERMINADAS por leis e padrões, seja na esfera da química ou da física, significa que existe uma causa. Quando algo existe, não existe por acaso. A existência demanda uma finalidade, um propósito. É a argumentação do ser contigente e do potente.
Por isso, quando se quer explicar a origem de tudo com o modelo do bing bang, e apoiar nisso a idéia de que tudo se formou acidentalmente DOA NADA, de que não é necessário uma inteligência, é uma argumentação rasa, paradoxal e que não encontra sustentação nem na filosofia BÁSICA. Do nada um universo explodiu e ACIDENTALMENTE a vida criou-se sozinha? Sério mesmo, cara pálida? Você apostaria sua vida nisso???
@@Guitarristguy E a conclusão disso tudo é a seguinte: se você espera uma prova da existência de Deus sendo anunciada oficialmente por um dos ramos das ciências, com maluco recebendo o premio Nobel por ter descoberto um link direto com a inteligência divina, tipo preto no branco, palpável... Mermão, melhor guardar suas certezas e bastar-se delas. Isso jamais será provado dessa forma.
É por isso que se usa a palavra Fé.
Mas atente para o seguinte, quem usa a palavra fé para expressar a crença em um Deus, tem muito mais argumento fundamentado com bases filosóficas e científicas do que os detratores.
Ótima explicação.
Paz e Bem
Meu DEUS....Lendo a Bíblia eu tive todas as respostas para minhas muitas perguntas.
COMO E A SENSAÇÃO ME FALA! 0-0
Quem procura deus, acha. Mas só o deus que procura.
@lufeal287ouvindo a palavra pelas outras pessoas, até mesmo por um vídeo de TH-cam que tem estudos bíblicos e vários outras boas informações
Acho o caminho tão mais curto para saber da existência de Deus, através apenas estudando o grande mensageiro, nosso mestre amado Jesus...😉😉😊
Cara vocês crentes severos tem que parar com essas argumentações rasas
Aprofunda aí pra gente kkkkkkkk
😂
Disse Jesus: "eu sou o caminho,a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai, se não por mim" João 14:6
@@adrianofonseca5758 e porque tem tanta igreja diferente uma da outra, quando não é uma contra a outra?...🤔
A relação entre Deus, São Tomás de Aquino e Aristóteles é uma intersecção fascinante de teologia e filosofia que moldou significativamente o pensamento ocidental. Aristóteles, um filósofo grego do século IV a.C., não tratou diretamente do conceito de Deus cristão, mas suas ideias sobre causas primeiras e o conceito de um "motor imóvel" influenciaram profundamente os pensadores cristãos posteriores.
São Tomás de Aquino, um teólogo e filósofo do século XIII, é uma figura central nessa intersecção. Ele procurou harmonizar a fé cristã com a filosofia racional, principalmente através de suas obras, como a "Summa Theologica". Tomás adotou e adaptou muitas ideias de Aristóteles ao cristianismo, argumentando que a razão e a fé são complementares.
Aristóteles e a concepção de Deus: Aristóteles argumentou pela existência de um "motor imóvel", uma causa primeira que não é movida por nada mais. Este conceito é puramente filosófico e baseia-se na ideia de que deve haver uma causa inicial para o movimento e a existência, um ser perfeitamente bom, eterno e imutável.
São Tomás de Aquino e Deus: Tomás desenvolveu cinco vias para demonstrar a existência de Deus, influenciado pelo raciocínio de Aristóteles sobre causas primeiras. Essas vias incluem argumentos baseados em movimento, causas, possibilidade e necessidade, graus de perfeição, e a ordem do universo. São Tomás concebia Deus não apenas como o motor imóvel, mas também como um ser com atributos pessoais, como onisciência e bondade, em consonância com a fé cristã.
A síntese de Tomás de Aquino: A genialidade de São Tomás esteve em sua habilidade de usar a metodologia e alguns conceitos aristotélicos para construir uma robusta teologia cristã. Ele viu na filosofia de Aristóteles uma ferramenta para entender melhor a revelação cristã, não como uma ameaça à fé, mas como um meio para aprofundar a compreensão de Deus. Esta síntese não foi sem controvérsia, enfrentando oposição de algumas correntes dentro da Igreja que viam a filosofia grega com suspeita.
Importância histórica e cultural: A influência de Aristóteles no pensamento de São Tomás de Aquino marcou profundamente a filosofia cristã e a teologia católica. A abordagem de Tomás, que valoriza tanto a razão quanto a fé, contribuiu para o desenvolvimento do humanismo renascentista e influenciou a formação da moderna filosofia ocidental. Sua obra proporcionou uma base filosófica que permitiu uma reconciliação entre a ciência (naquela época, nascente) e a religião, uma questão que continua relevante até hoje.
Em resumo, a relação entre Deus, São Tomás de Aquino e Aristóteles é um exemplo poderoso de como a fé e a razão podem se entrelaçar. Tomás de Aquino, ao integrar a filosofia de Aristóteles à teologia cristã, não apenas defendeu a ideia de que a existência de Deus pode ser demonstrada racionalmente, mas também estabeleceu um diálogo entre a fé e a razão que persiste até os dias atuais.
Só que Aristóteles já estava errado e tal ideia foi refutada.
A própria natureza a nossa volta, imperfeita e cruel, nega um criador bondoso e perfeito.
As seitas hereges do início da cristandade já haviam refutado tal conceito.
Que bagunça de raciocínio Ana. A causa primeira do mal no mundo se dá ao que vc chama de livre arbítrio.
@@samueloliveira23461- primeiramente essa Inferência é infundada, não há nenhuma comprovação de que a narrativa bíblica do genesis seja verdadeira.
2- Segundo, mesmo considerando que ela seja verdade, não foi dado real livre arbítrio pois havia uma punição estipulada pelo próprio Deus a quem escolhesse a opção indesejada. Dizer pra alguém "passa o celular senão eu atiro" não é dar livre escolha a essa pessoa.
Então, foi o próprio Deus que colocou o mal no mundo.
Meu argumento se mantém.
@@samueloliveira2346 Não havia livre arbítrio nenhum pois existiam claras consequências e castigos aos que escolhessem a opção "errada". E todos criados pelo próprio Deus.
Toda a narrativa religiosa aponta para um Deus que deliberadamente jogou ou permitiu o mal no mundo. Incompatível com a perfeição.
@proriz
Brilhante síntese do pensamento de Aristóteles e de Santo Tomás de Aquino sobre a existência de Deus. Parabéns pelo texto elaborado com lucidez e fluência. A compreensão de Deus, como Realidade Infinita, Onipotente, Onisciente e Onipresente, será sempre um propósito por demais desafiador para mentes humanas intelectualmente finitas e limitadas, absorvidas por necessidades de sobrevivência, de domínio da natureza, de bem-estar físico, psicológico e social.
Compete a cada homem refletir sobre sua origem, o sentido da vida, a duração tão efêmera de sua existência, o próprio destino após o último suspiro. Nada é mais precioso para mim do que a vida. Tenho consciência de que não sou autor de mim mesmo. Nenhuma teologia me parece mais condizente à realidade existencial humana que a Mensagem de Cristo, anunciada por sua Igreja: a comunidade que reúne seus seguidores no mundo inteiro, há quase dois mil anos. Fé e razão completam-se!
Ele é tão inteligente, que não tive capacidade de entender o que ele falou. 😢
canal Clamai Alto nas Ruas
DEUS É COMO O VENTO . NINGUÉM PODE VÊ - LO, MAS TAMBÉM NÃO PODE NEGAR A SUA EXISTÊNCIA .
mas o vento a gente sente..ha como provar que o vento ta ali,ate podemos medir sua velocidade
Canal Clamai Alto nas Ruas
Deus a gente sente também, e quanto mais, mais se quer sentir e conhecer. @@RonnyAlves1
@@RonnyAlves1nós sentimos Deus também mano😅😅😅
O que faz de nós humanos é a necessidade de tentarmos obter sempre da melhor forma e resultado, o que queremos.
Isso produz a noção de perfeição.
Ao nunca nos contentaremos com o melhor resultado que alcançarmos por sabermos que eveventualmente haveria sempre um melhor resultado ou forma de o alcançar, conciencializamos pelo menos, a dificuldade da concretização da perfeição.
Disto resulta que excluímos o que está errado, como caminho para a forma mais perfeita possível para a obtenção do que queremos e incluímos o que está mais certo. Ao fazê-lo, criamos o conceito do bem e do mal.
Combatemos o mal, para fazer de forma bem feita o processo para alcançar o nosso objectivo mas ao fazê-lo, somos nós próprios que criamos a impossibilidade da extinção do bem, (porque precisamos dele para eliminar o mal), e a extinção do mal, porque assim que combatemos o mal já o criámos.
Nesta matéria estamos condenados a viver com o mal e o bem e a colher daí a impossibilidade de atingir qualquer objectivo perfeito.
A fé criou uma resposta para esta inevitabilidade; fazer o bem ao mal como forma de o eliminar sem mal, o que abriria caminho para fazer-mos sempre tudo efizcazmente através do bem e assim, sem a imperfeição que fazendo mal acarreta.
Mas ao eliminar o mal não estaremos já a fazer-lhe mal? Se assim é, o mal nunca poderá desaparecer e com isso se explica a incapacidade de atingirmos a perfeição.
De qualquer forma, ao desenvolvermos o conceito do bem e do mal, criamos aquilo a que chamamos emoções.
Ou seja, um sistema biológico ou não, onde o resultado pretendido, bem como a forma de chegar a esse resultado, sejam sempre garantidamente e inevitávelmente, previsívelmente perfeitos, retira a euforia e emoção de o ter alcançado de forma eficaz e bem feita, (o bem).
A falta de probabilidades de erro ou de dificuldade, retira a gratificação do sucesso porque anula;
O sentimento de que concretizámos a forma mais perfeita possível para nós, de alcançar um resultado pretendido;
E o sentimento de frustração ou tristeza por não experienciarmos o falhanço.
Assim, apenas funcionando num sistema dinâmico não linear, isto é; não totalmente previsível nem estático, se pode definir algo como humano, porque só assim se concretiza o conceito do bem e do mal, as emoções e a ambição para melhorar e avançar por nunca sentirmos que atingimos realmente o resultado perfeito.
Parece que afinal, o que nos limita e deixa frustados, condiciona e viabiliza o que nos realiza e dá felicidade.
E isso sem necessidade de Deus...
Deus sem o homem continua sendo Deus, o homen sem Deus não é nada!
@@davidnobrem.constantino5257 Pelo contrário... O homem é a consciência de Deus...
Muito bom. Sugestão: baixar o nível para que mais pessoas possam acompanhar e entender.
Não deveria ser o contrário? Você quer rebaixar o nível da sociedade?
Falou o inteligentão
Concordo realmente,,,pra eleitores do Lula fica complicado!!!!!
BOLSONARISTA NÃO ENTENDE ATÉ PORQUÊ ELES NÃO GOSTA DE CULTURA
@@hernanereis909porém é o Lula que é analfabeto kkkkk o mito era fodao no exército kkkkkk pra ser fodao no exército no mínimo tem que saber ler kkkkkk
1x0 mito
E eu votei no mito e sei ler....sei tocar vários instrumentos kkkkk
Culturalmente estou melhor preparado que o nine e com ampla vantagem,sei ler não tenho passagem,e não sou alcoólatra e por último
A maioria dos eleitores do nine vem do nordeste onde por acaso estão a maioria dos analfabetos kkkkkkkkkk
Petistas tem mesmo essa cultura de ser tonto e adorar mentiras e outra é acusar e apontar com base no meus ovos
Deus me resgatou da minha vida de pecados, ele existe e fez a mim e a vc conforme sua imagem e semelhança. Deus abençoe a todos.
Vc fazia pecado ou algum delito porque queria, temos cérebro pra saber o certo ou errado
Que homem inteligente, nossa! Fala bem demais, agradável o papo dele, bem articulado
inteligente???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Por favor.
Guilherme é maravilhoso! Show
dê um argumento contrário ao que ele diz invés de só usar ataques pessoais ou deboche, porque aí quem parece burro é você. Abraço.@@PauloRicardodaSilva-b9d
@@PauloRicardodaSilva-b9d Já dizia Renato Russo: "fala demais por não ter nada a dizer".
@@PauloRicardodaSilva-b9d user" criou um canal para comentar kkkkkkkkkkk, eu amo esse tipo de resposta, pois é igual pombo, voa sobre alguem caga e sai fora.
O Guilherme Freire divaga demais. Ele começa vários assuntos e não conclui nenhum
Ele leu muito. Quer passar ao máximo o que aprendeu e o tempo é curto. A suma é: retende o que é bom.
Detalhe: você precisa estar inteirado de vários assuntos para poder entender o raciocínio dele. Basta ler mais...
O Igor fica fazendo perguntas ...
Sim. Fala um monte de visa e não diz nada.
Entendi isso também é está certo. Entendo o Guilherme, pois é um forte desejo de explicar e ser didático e acaba que se perde nas ramificações, nas referências. Daí fica um vácuo enorme.
Acredito que se ele fizesse uma apresentação sequencial, didática, e com um roteiro ... Ficaria mais compreensível. Mas eu entendi, porque São Tomás de Aquino e o cara mesmo... derruba tudo!
Deus existe, porque hoje ele falou comigo 🙏
Nao digas mentiras amigo.
@@ronylopesvieira saí daí cara,vai fazer teu crochê MORTADELO
@@Viajante-bn1jz é tão bom qdo se ouve a voz de Deus falando ao nosso espírito.
Lembrando que ele fala sempre às suas “sheeps”, a gente que só de vez em quando pára para ouvir.
@@JoseFilho-wh7qr tu não te considera ovelha
É importante lembrar, que Deus se agrada dos que o buscam🤗
Eu simplesmente raciocino que se o homem com todo esse avanço científico não consegue criar um ser vivo propositalmente, não é o cego acaso que conseguiu, consegue ou conseguirá.
Na verdade você está errado, o ser humano conseguiu criar diversos seres vivos de forma proposital, talvez vc se refira a criar outro ser humano, porém seres vivos a muitos anos a gente consegue criar, só ver por exemplo questão de genética de sementes (plantas são seres vivos), ou de bactérias e virus para análise e cura de doenças.
E outra, o próprio estudo da evolução das espécies diz que não foi ao acaso como você fala, e sim após bilhões de anos de evolução, seu argumento não faz o menor sentido
@@f_v918na vdd nao, oq a gente cria é baseado em outros seres vivos, o ser humano n criou nada do zero, acho que foi isso que ele quis dizer.
Qualquer planta criada e originada em laboratorio teve seu DNA retirado de outra ou mais plantas, o ser humano n é capaz de formular um DNA e muito menos um ser vivo completamente do zero, e provavelmente nunca vai conseguir.
E quanto ao lance do "acaso", o cara do comentario realmente se equivocou em dizer q foi apenas isso, mas vc tbm se equivocou em dizer que não foi, ja que a evolução ocorre justamente POR ACASO, eventos aleatorios que alteram a genetica das especies, e com bilhoes de anos disso ocorrendo, certas caracteristicas derem certo "ao acaso", a especie mutou algo que deu certo naquele meio e garantiu sua sobrevivencia, e evolução se baseia justamente no acaso, so que durante muito tempo, e como uma bola de neve esses acasos se acumulam e dao origem as especies atuais do planeta.
@@f_v918
Acho que enfiaram uma cenoura na tua orelha ou algo pior!!! Você realmente está sem noção!!!
"A palavra Deus não é para mim mais que a expressão e o produto da fraqueza humana" Albert Einstein
se vc acredita em "cientistas" e na "ciência" vc é tão imbecil quanto a um crente...a verdade não existe,nada realmente existe e vc,eu e todos no mundo já estamos condenado a apodrecer nas profundezas...
Adultero e plagiador...
Se respeitarmos a lei de conservação de energia e o princípio de entropia, observando os dados cosmológicos, chegamos na conclusão lógica de que o universo é cíclico e que a existência do tempo é fruto entre a interação dos campos quânticos descritos no modelo padrão da física e na teoria quântica de campos (QFT). Agora, continuando com a ideia de entropia e considerando o princípio de mínima ação de hamilton, temos um universo vasto em partículas que graças a atração e repulsão eletromagnética proporciona a criação de eventos e estruturas complexas. Assim, seguindo esses princípios, alcança-se teorias da complexidade, como a teoria dos grafos, que determina as relações de objetos e suas probabilidades de ocorrerem. Justo a isso temos assim a noção de que a complexidade independe de uma mente para existir. Ela é fruto da interação dinâmica de diversas ordens de um universo. Com isso, leve-se em conta que um universo é um gráfico cartesiano onde espaço é infinito e o tempo também. Dessa forma, temos um número que beira ao infinito de probabilidades de eventos. Destes eventos emerge a possibilidade da vida. E a vida, seguindo sua sequência complexa que respeita a termodinâmica, tem como finalidade a manutenção de seu sistema fechado. Se ele abre, a entropia aumenta e a gente morre. É simples. O argumento dessa gente de podcast é vazio, beira ao infantil. Eles não sabem a mínima sobre quântica e cosmologia e se debruçam sobre uma lógica metafísica ultrapassada, simplória, que soa cômico aos ouvidos de quem tem a mínima noção de como sequer como funciona realmente a estrutura da realidade. Ele basicamente está dizendo que a lua é feita de cheetos e que com base nas ideias dele, ele pode provar. Foda-se a matemática, foda-se a física e foda-se a lógica, não é mesmo?
Cientificismo? Hum...já vou indo!
@@רפאל-ל5ש Fugir da realidade pra criar uma própria baseada na emoção, né?
Excelente ponto! Esta geraçaõ precisa escutar falar o porque Deus crió ou homem. Génesis 1:26. Toda a Biblia é a revelaçaõ completa do propósito de Deus.
Deus è inexplicavel e inemaginavel sobre Ponto de Vista Humano....Ele se sente como Ser não materializado que é a essencia Suplime do amor baseada na incondicional idade,compaixão,,perdão,paciência,resiliência e outros lindos sentimentos que superam de longe o nosso egoísmo ,maldade,cobiça,avareza e etc.Ele extrapola e usa a dor,softrimento e morte para permitir a nós que evoluamos espiritualmente e aproximarmos mais de seus propósitos .Foi Prevista e ocorreu sua chegada a Terra,Através de seu Filho Jesus para salvar as criaturas e dar a condição da imortalidade e do perdão dos pecados através da resurreicão para aquele que nele crê e segue o verdadeiro caminho do bem,por ele exposto..
DEUS não existe, DEUS simplesmente É. Amém 🙏🏼
kkk
Falou, falou e não provou nada além de que em algum momento algo fez ele acreditar na existência, não só de um Deus, como um Deus "certo". Pra mim, toda essa argumentação é prova, não da inexistência de Deus, mas sim na incapacidade de algumas pessoas em aceitarem que o que elas acreditam possa não ser a verdade. Pra mim não existe debate "lógico" envolvendo fé, menos ainda religião. Se tudo te leva a crer em algo, ótimo, siga sua vida acreditando e permita que os outros façam o mesmo. Não existe uma verdade absoluta no que tange a fé. Essa "verdade" é individual.
Isso é um corte, tem muito mais na argumentação dele. Contudo, não dá para entender profundamente, pois ele está trabalhando categorias da filosofia que exigem muito conhecimento para compreender o ponto do rapaz ai e de Tomás de Aquino. Caso se interesse, terá de trilhar o caminho da filosofia, buscar nas bases desta discussão, para poder entender. O vídeo aguça a curiosidade.
Fala que leu e leu e leu mas nao fala nada do que foi lido, perfeito
Assim como todo religioso fervoroso. E tem coragem de falar que "os ateus não tem argumentos"
Porque vocês são tão estressados? Aí quando chega um ateu revolucionário num podcast todo mundo bate palma ou não falam nada
A compreensão da metafísica inicia-se com o espanto e admiração do real (Thaumazo). É necessário, primeiro e antes de tudo, compreender que não basta descrever como a realidade é. Isso as ciências naturais fazem, por meio da indução e construção de modelos explicativos falseáveis. A física, química, biologia, astronomia, cosmologia, geologia etc nos fornecem uma boa descrição da realidade. Mas a questão metafísica não é responder como o universo, a natureza, o cosmo ou a realidade são, mas perguntar-se sobre o fundamento ontológico dessa realidade, perguntar-se por que essa realidade existe, afinal de contas. Ao enfrentarmos essas questões, é inevitável nos depararmos com a questão da eternidade. Algo sempre existiu, desde todo o sempre, e existiu antes e fora do tempo, pois não é possível que do nada tenha surgido o universo, uma vez que o nada é uma não realidade, uma total ausência de potência. Esse campo é a fronteira última do conhecimento e da compreensão humana, por isso as questões metafísicas são tão espinhosas, abstratas e até mesmo difíceis de expor em palavras. Essa realidade eterna que sempre existiu e sempre existira´, que é fundamento de tudo o que é, tudo o que foi e tudo que será, é identificada pela teologia (lato sensu) como sendo Deus, origem, princípio e causa de toda a realidade. E veja que isso independe de uma visão religiosa do mundo, visto que essa identificação entre o princípio de todas as coisas e Deus não implica, necessariamente, em uma busca por relacionamento com esse ser. Esse ser eterno e não criado, origem de tudo, pode perfeitamente não dar a mínima bola para a humanidade. Mesmo que todas as religiões sejam falsas, isso não significa que Deus não exista. Significa apenas que todas as religiões não sabem nada acerca de Deus. E essa é a visão mais provável, visto que é consenso entre os metafísicos de que a essência dessa realidade eterna anterior a todas as coisas (que a teologia identifica como sendo Deus) é completamente desconhecidas por nós e jamais poderemos compreendê-la. Há algo que é eterno, sempre existiu, está fora do tempo, é fundamento e princípio de tudo o que é, de tudo que foi e de tudo que será. E o que esse algo é nós desconhecemos completamente e jamais o conheceremos. Isso é o que diz a filosofia metafísica. O que o religioso faz de diferente é afirmar que é possível conhecer algo acerca desse ser eterno, bem como de sua vontade, pois ele teria revelado sua vontade à humanidade. Aí já estamos no campo da fé e da religião, não mais no campo da filosofia metafísica. Pela própria natureza das questões metafísicas, é impossível tratá-las por meio do método científico. O resultado é que toda e qualquer metafísica será para todo o sempre uma filosofia, jamais uma ciência falseável. E querer reduzi-la aos moldes da ciência moderna é querer limitar a capacidade do homem de pensar até mesmo a ciência, o que esta é, qual é o seu escopo, seu alcance, limites, etc
Bom ele falou do motor inicial não? Talvez vc que não tenha tentado entender ou foi falta de capacidade mesmo.
Vai ler asno, quer que o cara explique tomas de aquino? Vc nunca leu, provavelmente nunca vai ler! Nem gibi tu ta lendo. Justifica sua preguica sempre
Os pensamentos de Deus são insondáveis disse o apóstolo Paulo. Ele disse também " Quem veio compreender a mente do Senhor? Mas nós temos a mente de Cristo".
Que excelente aula, parabéns!!
A explicação espírita é tão clara e simples.
É trabalhosa porque é longa, mas é simples.
That's BS.
Muita intelectualidade aplicada , Deus se revela em simplicidade ele pode ser tão incabível como cabível como grande Heloin que existe por si próprio e dele veio tudo que há como ser tão pequeno afim de ocultar se em uma folha de grama mas acreditar em Deus atravéz da sabedoria humana lança fora a fé e se Deus existe queremos apresentar virtude a Ele porem a palavra é clara " sem fé é impossível agradar a Deus" agradeço a quem leu . Deus lhe abençoe
Tbm penso assim.
Acredito que seja necessária a aplicação da intelectualidade na palavra de Deus, afinal a ordem dele é pra espalharmos o nome dele a toda criatura, se existe intelectuais ele prepara um filho dele pra levar a palavra. Que Deus receba toda dedicação dele.
Você cultua a Deus em qual igreja? Pertence à alguma denominação?
Disse pouco mas disse muito
No caso desse rapaz que está explicando , só sai com muita intelectualidade por conta que ele estuda demais !!!! Tudo …
O objetivo é importante estudar Deus para podermos ter além da fé o conhecimento e isso fortifica mais a própria fé. A proposta é importante mas exige muito estudo e uma parte das pessoas talvez não disponha de tempo e outras optam por não fazer por achar que basta a fé
A maior prova de amor para Deus e buscar saber quem ele é....Quem ama se interessa...
canal Clamai Alto nas Ruas
Rolando Lero ! Na veia .
Quais os 10 livros mais importantes que você já leu?
@@MarceneiroHesiodiconão tendo a gibiblia no meio desses dez, o cara pode ter lido até às aventuras de Chico no espaço 😂
@@MarceneiroHesiodico olha aí de novo, a pergunta que serve para nada! kkkk
A Bíblia é um livro que contém profecias cumpridas com exatidão centenas de anos depois, tal fato deveria despertar o mínimo interesse em sua leitura antes de menosprezá-la.
@@sergiocpereira4540 a gibiblia também conta a travessia de Moisés pelo deserto , depois de abrir "o mar vermelho" kkkkk
A gibiblia só não explica como ficaram perdidos no deserto 40 anos pra fazer a travessia desses deserto que tem menos de 1000 quilômetros 😂😂😂
Será que esse pessoal era descendente de lesmas????
Afinal qual foi agrande descoberta?
Boa pergunta...rs. Quem quer afirmar que Deus existe vem sempre com esses papos vazios e enrolados
A verdade mesmo é que o ser humano adora ficção! adora dualidades, guerras entre o bem e o mal
Por isso que inventaram isso no passado, não sabem explicar? inventam!
Simples assim!
Eles não suportam quando não sabem algo... aí colocam algo mais inexplicável ainda...kkkk patético!
@@ragon747 qual o método científico que a teologia usa para provar a existência de Deus ? Leu teologia demais e travou os neurônios Tico e Teco
É de uma ignorância brutal acreditar que o universo é uma "mera e simples" obra do acaso
@@Martelinho3M a ciência não existe para provar ou negar a existência de Deus o fato é a declaração de que a por analogia à astronomia e geologia a terra é redonda então a teologia provaria Deus então deve existir. A teologia não tem método científico que prova Deus, ela estuda a religião mas não prova, não existe experimento que prova que a existência
Quanta baboseira: usar a teodicécia para tentar provar a existência de Deus? Que argumento fraco e ultrapassado. Do conceito não podemos dar um salto para existência. Nenhun dos argumentos de Tomaz de Aquino se sustentam, o argumento ontologico de Anselmo menos ainda. O camarada confunde fé e saber é por aí vai. Muito fraquinho.
🎶🎶Do crente ao ateu
Ninguém explica Deus🎶🎶
Deus é como vento,
você não vê,
mas sente.
Tua presença é o suficiente, Deus.
Sem fé é impossível agradar a Deus
Falou e disse minha irmã.
É só olhar para a natureza, e verás que existe um Criador.
Deus vai continuar sendo Deus mesmo quem ñ queira acreditar nele.... Portanto cada um crê no que Estuda e Sente e Entende.....Ninguém pode seguir, crer e buscar algo que ñ conhece
E no entanto, fazem-no continuamente. É um espanto.
UM ser onipotente que não consegue baixar o tom de voz para falar com seus filhos. Eu prefiro acreditar que existe uma xícara circulando o sol. Fé