Esclarecedora de quê exatamente? Conversas como esta passam a toda a hora em todo o lado. Muitos outros podiam dar exatamente a mesmíssima lição de relações internacionais. Nem 1 segundo de comentário em relação aos cargos que lhe passaram pelas mãos! Quem melhor do que ele para falar daquilo em que esteve diretamente envolvido? A triste ironia é que nem ele gosta de falar daquilo que fez.
..., concordância/discordância animam-nos permanentemente !!! seria bom imaginarmo-nos, alguma vez, viver em DEMOCRACIA plena, responsável, activa, participativa !!! LIBERDADE no agir e o RESPEITO no intervir !!!
Maria José, falou do 7 de Outubro mas não falou no genocídio de Gaza. A proposito do 7 de Outubro, já houve uma investigação sobre o que realmente aconteceu. Paulo, e o genocídio em Gaza? Nada? A alma portuguesa encolheu mesmo...
Desculpe, mas este personagem é um turn off da política portuguesa. Sou de centro direita e não confio nem um pouco neste político. Alem de tudo o mais, falta-lhe consistência, que nem é o seu principal defeito. Sigo-o desde sempre ( sou um pouco mais velho que ele).
A passagem do século xx para xxi foi na noite de 31Dez20! Pois a contagem começa em 1 e não em zero! O primeiro século fou de ano 1 ao ano 100 e não do ano 1 ao ano 99!
Foi a iniciativa Portuguesa de devolver Macau a China que não o queria para já em 1975 que obrigou a devolução também de Hong Kong em 1999. Podemos nos orgulhar disto e de sermos amigos de sempre da China que sempre Respeitamos. Esta relação privilegiada não pode sofrer o mínimo beliscão.
@@joaoferreira7841 Até a minha empregada a quem ofereci ( anos atrás) um livro com frases de muitos pensadores que marcaram a História, de vez em quando cita uma frase sábia. A diferença é que ela ( até hoje) tem sido honesta.
Excelente conversa. Não posso deixar de comentar que a diplomacia portuguesa está muito atrás do que devia, sem nenhum tipo de especialização, sem peritos com experiência e currículos académicos e profissionais, apenas diplomatas com pouca escolaridade superior, generalistas e com um vazio de capacidade para aproveitar verdadeiramente oportunidades. Espero que um dia a carreira diplomatica seja reformulada, apoiada na capital por uma carreira de peritos especialistas, com meios para agir e com uma avaliação rigorosa que permita efetivamente saber se alcança resultados ou não (para já, só vende que o faz, mas não mostra resultados)
@@hugomota3696 o quê? Devo ter escrito mal o meu comentário... vou tentar com um exemplo: Um médico estuda anos medicina para ser um endocrinologista.Começa a trabalhar no serviço de endocrinologia de um hospital. No seu serviço trabalha com outros endocrinologistas, com especialistas multidisciplinares (cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, etc) e um diretor clínico que é um endocrinologista com dezenas de anos em endocrinologia. No hospital trabalha com enfermeiros que estudaram anos para o ser, com equipas de técnicos de diagnostico que estudaram para fazer e ler raios-x, ecografias, ou TACs. Transitemos agora para o MNE. Os diplomatas são aprovados num concurso que é bastante exigente e óptimo a selecionar pessoas com uma inteligência e cultura geral acima da média, no entanto é dos poucos que não ten provas psicologicas e até alguém que tenha apenas uma licenciatura em design de interiores pode passar. Essa pessoa passa 2 anos a trabalhar em rh, depois 3 anos a acompanhar a OCDE, vai para posto em Lima e Nairobi e depois volta a Lisboa para ser Chefe de divisão da Ásia. O que percebe de Ásia? Bola, zero nicles. Tem como desk na equipa um adido de 22 anos de engenharia do ambiente, que da Asia percebe bola zero nicles e um diretor de serviços que veio de direito e que, apesar da longa experiência em recepções diplomaticas, da Ásia percebe bola, zero, nicles. Podemos sempre dizer que esta deve ser uma carreira generalista, muito bem. Primeiro é um raciocínio idiota, idêntico a questionar a necessidade de faculdades de engenharia se pudemos pôr miúdos a ganhar experiência em oficinas ou nas obras para serem engenheiros. Mas mesmo que entretenhamos esse pensamento. Onde estão os peritos? Os técnicos superiores são muitas vezes recrutados sem um processo rigoroso ou adequado à função (normalmente recrutamento centralizado). Resultado, alguem que tenha uma licenciatura em relações internacionais, mestrado em estudos asiáticos, e um doutoramento em política externa Chinesa, não só não consegue concorrer para o MNE se quiser, como o mais provavel é que não queira trabalhar com pessoas que, aos seus olhos, são autodidatas incompetentes. E isto aplica-se a todos os serviços. Resultado: os serviços fazem uma política externa vazia de conhecimento, vazia de objetivos de política externa, em constante repetição de ideias fracas, dado que de 3 em 3 anos não ha servico que nao rode por completo. A nossa política externa continuará fraca e pobre, graças à ilusão de excelência criada por sucessos esporádicos como a eleição do SG ONU ( como aquela malta que acha que somos bons em tecnologia porque inventámos a via verde e o cartão pre-pago, para depois perceber que estamos na cauda da Europa em patentes tecnologicas aprovadas. É uma farsa que somos demasiado provincianos e pouco escolarizados para perceber. Ainda bem que os hospitais, os tribunais ou as escolas (leia-se, os outros "cargos da função pública") não funcionam assim.
O sistema chinês de governança dividiu a sua autocracia de forma algo sedutora para certas franjas de capitalismo selvagem permitida pelos regimes ditos democráticos. Enquanto a legislação destes são permissivos em termos de justiça para com os prevaricadores, no regime chinês isso é menos permissivo o que alicia franjas muito significativas das populações ditas do Ocidente capitalista, menos treinadas naturalmente para sacrifícios pessoais.
Pacheco Pereira e portas são duas pessoas que se retiraram da cena mas talvez fizessem falta.Fazem sempre comentários muito sóbrios e tem uma cultura notável.Se portas estivesse na politica talvez o cds não tivesse perdido terreno.Nao votaria em nenhum deles mas dão alguma dignidade a esta feira que se tornou a política nacional
É insuportável ouvir a velhota a interromper constantemente o entrevistado! Detesto jornalistas que se julgam espertos ou o centro das atenções. Só ouvi enquanto escrevi este comentário! 😀
É interessante a questão do insulto bem referida pelo Dr Paulo Portas. No fundo perante os Bolcheviques ricos que vivem de insultar mas tem algo a perder, talvez existam Bolcheviques pobres que nada tem a perder e por isso dispõem de uma bela energia. Vamos remover o entulho do domínio público marítimo da Comporta. Já foram descritas as vias legais para o fazer. Certamente que ninguém negará aos interessados o acesso ao direito e aos tribunais consagrado no art 20. da CRP 76.
👀 Essa Múmia do Portas devia explicar em Tribunal o caso da Compra dos Submarinos que foram comprados á Alemanha onde houve 2 detenções envolvidos nesse negócio Fraudulento para Portugal Essa Múmia éra Ministro da Defesa naquela época Esse PAVÃO do Portas deveria ter de explicar em Tribunal o corte, ou a limpeza de Sobreiros que foi feita numa área que éra protegida, aí o PAVÃO era Ministro e estava envolvido no caso para fazerem um empreendimento Turístico... Aí o PAVÃO do Portas é só mais um que fez toda uma Carreira na Política atingiu lugares de Poder e de Decisão, sempre em benefício próprio... A Culpa é da Comunicação Social ainda dar palco a essas Múmias que quando Governavam nunca foram capazes de tomarem Decisões Certas para levantar e darem um Rumo Certo de desenvolvimento ao País, e aos Portugueses... agora que já passou o Tempo deles vêm querer dar Opinião de como se deve ou não fazer !... Portas Continua o mesmo PAVÃO e PAPAGAIO está de boa aparência e saúde com as negociatas que fez nos Governos em que esteve envolvido... 2 Submarinos deram-lhe para desviar milhões do Estado Português
A permanência do princípio da incerteza é excelente análise. Completa este princípio, a Lei da necessidade. São os dois parâmetros variáveis que urge concretizar a cada passo. No fundo exemplifica a equação a 2 incognitas brilhantemente proposta por Pedro Nunes como ponto 5 das regras para a matemática. E que dão 1/2 e 1,2. Um deles é o factor multiplicador para obtenção da raiz quadrada de cada multiplo de 5. E o factor 1/2. Multiplicar o factor por 1/2 até 11 na tabuada de 5 é igual a sua raiz quadrada. Podemos transpor o exemplo para casos concretos de outras tabuadas sem assumir o atalho. Mas chegando concretamente a medir as 2 incognitas, a da incerteza e a da necessidade. Não sei se consegue modelizar matematicamente estes casos. Mas o jogo de xadrez é analogo. Portanto, bem lembrado Dr Portas.
Óptima e esclarecedora entrevista, como sempre. Obgda. D. Maria João.👏🏿👏🏿👏🏿
Esclarecedora de quê exatamente?
Conversas como esta passam a toda a hora em todo o lado. Muitos outros podiam dar exatamente a mesmíssima lição de relações internacionais.
Nem 1 segundo de comentário em relação aos cargos que lhe passaram pelas mãos! Quem melhor do que ele para falar daquilo em que esteve diretamente envolvido? A triste ironia é que nem ele gosta de falar daquilo que fez.
@@carlosfilgm Se não gostou, coma menos para não ter uma indigestão. Eu dei a m/opinião através do m/comentário. Passe bem.
Muito boa entrevista.
Muito interessante!!!!! OBRIGADA
..., concordância/discordância animam-nos permanentemente !!! seria bom imaginarmo-nos, alguma vez, viver em DEMOCRACIA plena, responsável, activa, participativa !!! LIBERDADE no agir e o RESPEITO no intervir !!!
Pah que interrupções mais inúteis e irritantes, que deixe o raio do homem falar
Maria José, falou do 7 de Outubro mas não falou no genocídio de Gaza.
A proposito do 7 de Outubro, já houve uma investigação sobre o que realmente aconteceu.
Paulo, e o genocídio em Gaza? Nada?
A alma portuguesa encolheu mesmo...
Não há Gaza
Desculpe, mas este personagem é um turn off da política portuguesa. Sou de centro direita e não confio nem um pouco neste político. Alem de tudo o mais, falta-lhe consistência, que nem é o seu principal defeito. Sigo-o desde sempre ( sou um pouco mais velho que ele).
Boa tarde, a todos🌞
EXCELENTE💖
Tenhamos FÉ E ESPERANÇA🌈 O nosso MUNDO, vai ter que mudar💖
Profunda gratidão🌷
Um abraço de LUZ E CARINHO🙏
Interessante conversa.
Grande senhor da politica.
Entrevistas elucidativas, haja mais, para o nosso conhecimento!
Excelente.
Devemos escolher o MAR !!
Já lá vamos,já lá vamos,e o comboio Português, nunca mais saí da Gar ,agora papagaios temos bastantes😂
Não há dinheiro para pôr o comboio a andar 😂
A passagem do século xx para xxi foi na noite de 31Dez20! Pois a contagem começa em 1 e não em zero! O primeiro século fou de ano 1 ao ano 100 e não do ano 1 ao ano 99!
Que grande oportunidade perdida, esta conversa.
Uma pena.
Foi a iniciativa Portuguesa de devolver Macau a China que não o queria para já em 1975 que obrigou a devolução também de Hong Kong em 1999. Podemos nos orgulhar disto e de sermos amigos de sempre da China que sempre Respeitamos. Esta relação privilegiada não pode sofrer o mínimo beliscão.
A China de hoje não é a de outros tempos, das caravelas.
Nao foi iniciativa foi um ultimato chinês
Tenho que ir trabalhar agora não posso ouvir mas gosto de ouvir falar sobre política eu.
perguntou sobre os submarinos?
apoio o chega e ele disse algo sabio, temos como fronteira o mar, eu acho que devemos apostar nele.
@@joaoferreira7841 Até a minha empregada a quem ofereci ( anos atrás) um livro com frases de muitos pensadores que marcaram a História, de vez em quando cita uma frase sábia. A diferença é que ela ( até hoje) tem sido honesta.
Grande
“AI no áudio e video “ “Ai meu Deus!!!” 😂😂😂 Este vídeo daqui a uns anos vai ser engraçado rever..
O maior mentiroso dos políticos portugueses
Excelente conversa. Não posso deixar de comentar que a diplomacia portuguesa está muito atrás do que devia, sem nenhum tipo de especialização, sem peritos com experiência e currículos académicos e profissionais, apenas diplomatas com pouca escolaridade superior, generalistas e com um vazio de capacidade para aproveitar verdadeiramente oportunidades. Espero que um dia a carreira diplomatica seja reformulada, apoiada na capital por uma carreira de peritos especialistas, com meios para agir e com uma avaliação rigorosa que permita efetivamente saber se alcança resultados ou não (para já, só vende que o faz, mas não mostra resultados)
ou seja, está como todos os cargos políticos e todos os da função pública.
@@hugomota3696 o quê? Devo ter escrito mal o meu comentário... vou tentar com um exemplo: Um médico estuda anos medicina para ser um endocrinologista.Começa a trabalhar no serviço de endocrinologia de um hospital. No seu serviço trabalha com outros endocrinologistas, com especialistas multidisciplinares (cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, etc) e um diretor clínico que é um endocrinologista com dezenas de anos em endocrinologia. No hospital trabalha com enfermeiros que estudaram anos para o ser, com equipas de técnicos de diagnostico que estudaram para fazer e ler raios-x, ecografias, ou TACs.
Transitemos agora para o MNE. Os diplomatas são aprovados num concurso que é bastante exigente e óptimo a selecionar pessoas com uma inteligência e cultura geral acima da média, no entanto é dos poucos que não ten provas psicologicas e até alguém que tenha apenas uma licenciatura em design de interiores pode passar. Essa pessoa passa 2 anos a trabalhar em rh, depois 3 anos a acompanhar a OCDE, vai para posto em Lima e Nairobi e depois volta a Lisboa para ser Chefe de divisão da Ásia. O que percebe de Ásia? Bola, zero nicles. Tem como desk na equipa um adido de 22 anos de engenharia do ambiente, que da Asia percebe bola zero nicles e um diretor de serviços que veio de direito e que, apesar da longa experiência em recepções diplomaticas, da Ásia percebe bola, zero, nicles. Podemos sempre dizer que esta deve ser uma carreira generalista, muito bem. Primeiro é um raciocínio idiota, idêntico a questionar a necessidade de faculdades de engenharia se pudemos pôr miúdos a ganhar experiência em oficinas ou nas obras para serem engenheiros. Mas mesmo que entretenhamos esse pensamento. Onde estão os peritos? Os técnicos superiores são muitas vezes recrutados sem um processo rigoroso ou adequado à função (normalmente recrutamento centralizado). Resultado, alguem que tenha uma licenciatura em relações internacionais, mestrado em estudos asiáticos, e um doutoramento em política externa Chinesa, não só não consegue concorrer para o MNE se quiser, como o mais provavel é que não queira trabalhar com pessoas que, aos seus olhos, são autodidatas incompetentes. E isto aplica-se a todos os serviços. Resultado: os serviços fazem uma política externa vazia de conhecimento, vazia de objetivos de política externa, em constante repetição de ideias fracas, dado que de 3 em 3 anos não ha servico que nao rode por completo. A nossa política externa continuará fraca e pobre, graças à ilusão de excelência criada por sucessos esporádicos como a eleição do SG ONU ( como aquela malta que acha que somos bons em tecnologia porque inventámos a via verde e o cartão pre-pago, para depois perceber que estamos na cauda da Europa em patentes tecnologicas aprovadas. É uma farsa que somos demasiado provincianos e pouco escolarizados para perceber. Ainda bem que os hospitais, os tribunais ou as escolas (leia-se, os outros
"cargos da função pública") não funcionam assim.
O sistema chinês de governança dividiu a sua autocracia de forma algo sedutora para certas franjas de capitalismo selvagem permitida pelos regimes ditos democráticos. Enquanto a legislação destes são permissivos em termos de justiça para com os prevaricadores, no regime chinês isso é menos permissivo o que alicia franjas muito significativas das populações ditas do Ocidente capitalista, menos treinadas naturalmente para sacrifícios pessoais.
Pacheco Pereira e portas são duas pessoas que se retiraram da cena mas talvez fizessem falta.Fazem sempre comentários muito sóbrios e tem uma cultura notável.Se portas estivesse na politica talvez o cds não tivesse perdido terreno.Nao votaria em nenhum deles mas dão alguma dignidade a esta feira que se tornou a política nacional
Submarinizar irrevogávelmente
😂😂
Desculpe, enganei-me no nome, Maria João.
Portugal tem de se virar para o MAR !!! E seria o maior pais do MUNDO. Andamos tontos e sabujos e pedintes face à União Europeia que manda aqui...
Parabéns! Excelente!
Gostava de o ver como PR.
É insuportável ouvir a velhota a interromper constantemente o entrevistado! Detesto jornalistas que se julgam espertos ou o centro das atenções. Só ouvi enquanto escrevi este comentário! 😀
É interessante a questão do insulto bem referida pelo Dr Paulo Portas. No fundo perante os Bolcheviques ricos que vivem de insultar mas tem algo a perder, talvez existam Bolcheviques pobres que nada tem a perder e por isso dispõem de uma bela energia. Vamos remover o entulho do domínio público marítimo da Comporta. Já foram descritas as vias legais para o fazer. Certamente que ninguém negará aos interessados o acesso ao direito e aos tribunais consagrado no art 20. da CRP 76.
👀
Essa Múmia do Portas devia explicar em Tribunal o caso da Compra dos Submarinos que foram comprados á Alemanha onde houve 2 detenções envolvidos nesse negócio Fraudulento para Portugal
Essa Múmia éra Ministro da Defesa naquela época
Esse PAVÃO do Portas deveria ter de explicar em Tribunal o corte, ou a limpeza de Sobreiros que foi feita numa área que éra protegida,
aí o PAVÃO era Ministro e estava envolvido no caso para fazerem um empreendimento Turístico...
Aí o PAVÃO do Portas é só mais um que fez toda uma Carreira na Política atingiu lugares de Poder e de Decisão, sempre em benefício próprio...
A Culpa é da Comunicação Social ainda dar palco a essas Múmias que quando Governavam nunca foram capazes de tomarem Decisões Certas para levantar e darem um Rumo Certo de desenvolvimento ao País, e aos Portugueses...
agora que já passou o Tempo deles vêm querer dar Opinião de como se deve ou não fazer !...
Portas Continua o mesmo PAVÃO e PAPAGAIO
está de boa aparência e saúde com as negociatas que fez nos Governos em que esteve envolvido...
2 Submarinos deram-lhe para desviar milhões do Estado Português
Pelo menos se lembrou dos ex. Combatentes.. o chega é so inquéritos
Bem de uns Mal de outros...
Ele que fale dos submarinos!
Mais a pandemia de escala secular
Um ex político aldrabão e uma jornalista que devia estar reformada.
Paulo Portas é provavelmente a mente mais brilhante da atualidade portuguesa.
pff o Portas devia estar a responder perante a justiça!
que vergonha submarinos
Viva ao homem dos submarinos!!! La la la la la
A permanência do princípio da incerteza é excelente análise. Completa este princípio, a Lei da necessidade. São os dois parâmetros variáveis que urge concretizar a cada passo. No fundo exemplifica a equação a 2 incognitas brilhantemente proposta por Pedro Nunes como ponto 5 das regras para a matemática. E que dão 1/2 e 1,2. Um deles é o factor multiplicador para obtenção da raiz quadrada de cada multiplo de 5. E o factor 1/2. Multiplicar o factor por 1/2 até 11 na tabuada de 5 é igual a sua raiz quadrada. Podemos transpor o exemplo para casos concretos de outras tabuadas sem assumir o atalho. Mas chegando concretamente a medir as 2 incognitas, a da incerteza e a da necessidade. Não sei se consegue modelizar matematicamente estes casos. Mas o jogo de xadrez é analogo. Portanto, bem lembrado Dr Portas.
#CHEGA
😴