Essa palestra deu muito o que falar..... Pesquiso as partilhas da Autora Mantoan há um tempo e já realizei a leitura de suas obras e de outros autores que , de certa forma, estão alinhado a ideia de educação inclusiva que a autora propõe. Quando ela manda agente estudar não significa que ela está chamando agente de burro. E sim, que ela espera que nos coloquemos na posição de alunos , ou seja , eternos aprendizes. Aquele que tem humildade aceita que não sabe tudo e que precisa , diante do contato com determinado assunto ( igual a essa palestra) ampliar seus conhecimentos...( com base em vivências, experiências e contatos com o assunto que já possuem) Eu já tenho conhecimento em relação a teoria da mantoan.... Amo essa autora e as contribuições que ela nos traz com base em seu vasto estudo e experiência.... E essa palestra me fez AMPLIAR o que já tenho comigo , de bagagem.... Gente.... sou graduada em pedagogia, porém não sei de tudo..... nunca vamos saber de tudo.... Agente já foi aluno.....e se agente cresceu e se tornou professor com essa postura de DISTORCER A TEORIA desta autora significa que falta HUMILDADE. Significa que falta entendermos que " agente não sabe tudo" Significa que " temos que nos permitir a ampliação do nosso conhecimento....
Muito boa audiodescrição da mediadora. Sou Pedagoga, especialista gestão de investimentos na educação básica , ENSP/FIOCRUZ. Apresento daqui duas semanas, meu tcc, da especialização,educação de surdos em perspectiva bilingue Instituto Nacional de Educação de Surdos. Iniciei em março, 2024, metodologia de ensino com ênfase na deficiência visual, Instituto Benjamim Constant, curso presencial. Concilio com Curso de Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva , EAD, Instituto Federal de Roraima.
Não ficou claro para meu entendimento, se não fizermos adaptações de atividades, faremos o quê para os alunos conseguirem fazer atividades, alunos público alvo.?
Faremos o nosso trabalho de incluir todos, com respeito às diferenças de cada um, sem discriminação de ninguém, pois como diz a professora, não temos o poder de determinar o que o outro pode aprender.
Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades
1:32:09 vem minha querida para uma sala de aula de uma escola pública...Com 3 alunos com TEA nível de suporte 2/3 . Venha pra realidade dos fatos....venha pôr a mão na massa....
Quando atuamos com conhecimento, comprometimento e sem preconceito, com todas as dificuldades que encontramos com ou sem alunos com deficiência, é gratificante ver o desenvolvimento de todos respeitando as diferenças de cada um, inclusão é todos juntos e misturados mesmo. Desafios nos fazem crescer como pessoa e como profissional. Falo do "chão da sala", como dizem. Atuando em turma inclusiva, com crianças com deficiência, em escola pública, turma cheia, muitos Desafios e muitas conquistas.
Eu faço a prova do Detran sem óculos. Fala pra ela.fazer também. Flexibilizar não é privilegiar, é oferecer condições para que cada um faça o melhor dentro da possibilidade
@@valdineiaveloso7636 então ela esqueceu as próprias leis que ajudou a redigir, pois elas falam de adaptação, flexibilização e de acompanhante especializado.
Perfeitas colocações. Adaptação não é inclusão. Professores no Brasil, sofrem para tentar “adaptar" e, por não obterem êxito, acabam por concluir, erroneamente, que a inclusão não é possível. Basta debruçar sobre teses e dissertações que tratam de inclusão e verificaremos que é preciso um olhar de alteridade para com todos os alunos. Não é possível tentar homogeneizar os naturalmente desiguais. Somos todos diferentes. Não podemos estabelecer padrões. Na nossa realidade, contamos com salas de aulas de 25 a 40 alunos por turma, a depender do nível de ensino. Com tantos laudos apresentados pela família, teremos ao menos, 10 a 20% da turma com adaptação curricular? Como fazer isso? O professor jamais conseguirá ministrar tantas aulas dentro da mesma sala. E por que não ministrar uma aula para todos? Isso exige repensar paradigmas… repensar currículos e, da mesma forma primordial, formação continuada para docentes!
Tenho grande respeito, mas alguns conceitos colocados não concordo, precisamos sim, adaptar e flexibilizar conteúdo para que todos tenham capacidade de aprender de acordo com suas especificidades e necessidades... Acredito que o conceito apresentado tenha mais igualdade do que equidade...
Os donos dás plataformas tem que assistir a sua laife e parar de nós cobrar conteúdos que não agrega nada para os nossos alunos. Prof vc falou tudo que eu tenho vontade de desabafar.
Sou Professora desde 2018 e atuo nas escolas da prefeitura de Guarulhos, eventuando. Tenho entrado em salas de aulas onde os próprios alunos aprendem a rotular seus colegas especiais. Chego na sala de aula e elas ja me avisam, fulano é autista! Eu percebo que o próprio aluno se rotula por essa prática, onde ele age com diferença aos demais. Por exemplo: "sou autista, sou agressivo! grito! se não me deixarem fazer o que quero! "Isso faz com que esse aluno, faça o que quer dentro da sala de aula. Percebo que as professoras estão esgotadas, saturadas e não sabem como lidar com esses alunos. Não encontram apoio do AEE para manter esse aluno pelo menos dentro da sala de aula, é muito dificil, as vezes, para alguns professores o fato de manter esse aluno na sala. Por causa disso, estou me especializando, assistindo seus videos, recentemente estou fazendo um curso de especialização com a faculdade do Maranhao em EAD, onde ouvi falar sobre Maria Tersa Ègler Mantoan, e estou aprendendo muito com ela. Assim quando assumir meu cargo pelo concurso terei mais conhecimento e espero dar o meu melhor para meus alunos.
COM O MÁXIMO DE RESPEITO A PROFª TERESA, COMO NÃO ADAPTAR? A CRIANÇA COM AUTISMO, TOD, DIFICULDADE NA FALA NÃO SABE NEM PEGAR NO LÁPIS A SENHORA QUER QUE OS QUE JÁ SABEM ATÉ LER PALAVRAS SIMPLES FAÇA O QUÊ? A CRIANÇA NEURODIVERGENTE NÃO SABE NEM PEGAR EM UM LÁPIS!!!! TEM QUE TER SIM, UM AUXILIAR E TER ATIVIDADES ADAPTADAS. FALAR É MUITO FÁCIL.
Quase 30 anos de LDBEN,numa sociedade totalmente transformada pela Internet, mídias digitais etc. Leciono há 22 anos.Atualmente,até os termos são outros. Faz sentido?
Com todo respeito que tenho pelo seu conteúdo há coisas que não concordo. Adaptar não é fácil, mas não é impossível. Adaptar é olhar a dificuldade do outro com amor e carinho. Adaptar sim para crescimento e aprendizagem.
Ainda não vi uma "adaptação de conteúdo" que faça sentido, aprendo muito com ela, seu material é riquíssimo e disponibilizada na internet, ela não visa lucro e sim a inclusão de todos. Ela é simplesmente brilhante.
@@Satsukika Não é carteirada, mas se não concorda com o posicionamento dela, porque perder seu tempo,? Eu só paro com quem acho que acrescenta, caso contrário, estou fora, sei quem ela é, ainda não sei quem é você.
@@valdineiaveloso7636 porque, até onde eu saiba, estamos aqui para discutir o contraditório. Não é a isso que ela se propõe ao debater ou é só pra ficarem lambendo o saco dela dizendo como tudo que ela fala é maravilhoso e impossível de ser criticado? Ela não diz que a escola é lugar pra se formar cidadãos? Até onde sei, cidadãos criticam e questionam. Se não fosse carteirada, você não estaria com esse discurso de "quem é você". Você não precisa saber quem eu sou para ver o mérito da minha opinião. Da mesma forma que não preciso saber do seu currículo pra opinar se acho ou não que é merda. Pouco me importa com quem você para ou quem você é. O que eu sei é: pode ser quem for, se falar algo que eu discorde, irei opinar.
Infelizmente essa parte permite interpretações errôneas, pois se continuarmos a leitura , entenderemos que precisamos propiciar acesso ao currículo e isso não é adaptar.
Gente....... Cada um tem o direito de aprender segundo sua capacidade = A capacidade é entendida como a valorizacão da maxima potencialidade desse aluno. = A maxima potencialidade desse aluno nao tem um ponto final, ela ultrapassa as expectativas do professor quanto ao APRENDER..... EXEMPLO:" ESSE ALUNO SO CONSEGUE IR ATE AQUI" " PARA ELE É MELHOR ESSE METODO" = A maxima potencialidade desse aluno nao pode ser medida e nem controlada,pois a aprendizagem é ( do aluno) e ele que vai aprender com ele de acordo com o que fizer sentido para ele. E é ai que entra o papel do professor .....MEDIADOR de vivencias.... interessantes que instigam.... Pois é sobre o processo de ensino que o professor tem CONTROLE. Quando eu falo que professor nao ten controle sobre a APRENDIZAGEM DO ALUNO Sabe porque essa fala incomoda? Por que infelizmente ainda existe professores que querem que no final do ano todos os alunos aprendam TUDO que foi ensinado. E nao vão. Pura UTOPIA. Sabe o que vai acontecer? Cada um vai expressar a sua maxima potencialidade. Esse " máxima" nao tem um ponto final. É contínuo. Esse e o papel do professor.... Planejamentos atrativos a ponto de chamar a atenção e RECEPCIONAR muito bem os interesses e necessidades dos 40 alunos da turma.... para que eles possam COLETIVAMENTE se expressarem.... falarem uns com os outros e com o professor sua sperguntas , curiosidades e interesses.... O aluno vai mostrar a sua diferença na sala de aula COLETIVAMENTE e diariamente..... Inclusao nao é sobre uma atividade com um metodo específico para aquele aluno que faz parte de uma turma..... isolado.... sozinho.... Nao. Inclusao é este aluno participar do conteudo dado e tendo contato com as outras diferentes formas de pensar, refletir e questionar aquele conteudo. Para que cada " forma de aprender e entender aquele conteudo " encontre " outra forma de aprender e entender aquele mesmo conteudo" Uns aprendendo com os outos... Foco na convivência... Foco na participação.... E o professor nao seja entendido como centro. E que os alunos possam aprender juntos também Nao confudam a atuacao do professor do aee com o da sala regular. Sao funções diferentes que se complementam.... O professor do aee que vai pensar nessas barreiras que colocam esse aluno em situacao de deficiência.... E para combater essas barreiras as adaptações sao importantes.... Cadeira de roda... oculos.... lapis diferente....um recuso tecnologico diferente. Porem no contexto de professor de sala regular.... na sala de aula. Onde ele vai ensinar.... Adaptacoes devem ser razoáveis.... Os professores da sala regular e do aee devem TRABALGAR JUNTOS.... A lei traz isso bem evidente. Todos no mesmo espaço interagindo com o conteudo, com o professor e os outros colegas.... Nao é so acesso, galera.... É participação, convivência. Sou pesquisadora da inclusao escolar. Tenho experiência no chao da sala. E a mantoan é uma das autoras que fundamentam minhas pesquisas. Stagram: marialuana545
Sim, podemos flexibilizar as atividades, o que não é indicado é a adaptação do currículo. Tipo: infantilizar o currículo para um jovem pela foto desse ainda não saber ler e escrever.
Boa noite meu nome é Jaqueline dos Santos sou estudante de pedagogia trabalho como professora de creche Moro em São Roque do Paraguaçu Ba tenho pele Negra tenho 44 anos cabelos pretos.
Nossa! Quanta contradição dessa senhora! Grande parte dos pareceres e legislações vigentes contaram com a sua rubrica. Vergonhoso é a falta de critério de seus argumentos dos anos 2000 ate 2024. É muito fácil dar porrada nos professores! Inadmissível!
Essa senhora deveria estar aposentada. Ficou parada no tempo e ensina geração após geração de professor a usar as mesmas práticas de mil novecentos e bolinha. É muito difícil admitir que está equivocada. Quem sofre são os alunos. E os professores, que ela tanto diz que não devem ser sobrecarregados - porque com o que ela prega, o professor que se vire pra ser tudo em sala de aula. É muito fácil se voltar contra o que ela mesma rubricou quando vê que não estão seguindo "a cartilha" que ela queria.
De 2000 a 2024 passaram-se 24 anos. As pesquisas nos trás resultados outros. Inadmissível é imaginar que existe alguém que persiste em continuar com concepções rígidas, engessadas presas por leis. As verdades são mutáveis.Hoje eu tenho uma verdade, amanhã posso mudar essa verdade.
ATENÇÃO MEC:: Artigo 59 da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
Como se academia investisse e tivesse uma ligação direta com a qualidade do ensino brasileiro. Lembre-se que o artigo 5⁰ da constituição de 1988, reitera que "a educação é um direito de todos, DEVER DO ESTADO e da família". A universidade é apenas um espaço formativo, que contribui na formação inicial de Professores/as...
Reforço minha fala: tá faltando pra academia pisar no chão da sala e ancorar suas falas na realidade. Discursar sobre utopia é fácil. Difícil é propor soluções reais para problemas complexos ;)
Antes que venham me falar, ela não pisa na sala de aula de verdade, não a universitaria, faz mais de 3 décadas. A escola que ela deu aula NÃO existe mais. Nem a sociedade.
Essa palestra deu muito o que falar.....
Pesquiso as partilhas da Autora Mantoan há um tempo e já realizei a leitura de suas obras e de outros autores que , de certa forma, estão alinhado a ideia de educação inclusiva que a autora propõe.
Quando ela manda agente estudar não significa que ela está chamando agente de burro.
E sim, que ela espera que nos coloquemos na posição de alunos , ou seja , eternos aprendizes.
Aquele que tem humildade aceita que não sabe tudo e que precisa , diante do contato com determinado assunto ( igual a essa palestra) ampliar seus conhecimentos...( com base em vivências, experiências e contatos com o assunto que já possuem)
Eu já tenho conhecimento em relação a teoria da mantoan....
Amo essa autora e as contribuições que ela nos traz com base em seu vasto estudo e experiência....
E essa palestra me fez AMPLIAR o que já tenho comigo , de bagagem....
Gente.... sou graduada em pedagogia, porém não sei de tudo..... nunca vamos saber de tudo....
Agente já foi aluno.....e se agente cresceu e se tornou professor com essa postura de DISTORCER A TEORIA desta autora significa que falta HUMILDADE.
Significa que falta entendermos que " agente não sabe tudo"
Significa que " temos que nos permitir a ampliação do nosso conhecimento....
A palestra trouxe reflexões importantes. Mostra que precisamos estudarmos cada vez mais sobre a inclusão.
Muito boa audiodescrição da mediadora. Sou Pedagoga, especialista gestão de investimentos na educação básica , ENSP/FIOCRUZ. Apresento daqui duas semanas, meu tcc, da especialização,educação de surdos em perspectiva bilingue Instituto Nacional de Educação de Surdos. Iniciei em março, 2024, metodologia de ensino com ênfase na deficiência visual, Instituto Benjamim Constant, curso presencial. Concilio com Curso de Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva , EAD, Instituto Federal de Roraima.
Gratidão @mariateresamantoan por compartilhar conhecimento conosco.
Não ficou claro para meu entendimento, se não fizermos adaptações de atividades, faremos o quê para os alunos conseguirem fazer atividades, alunos público alvo.?
Segundo ela, só dê aula. Nem aprendizado se garante. Se o aluno não for alfabetizado, fale que ele não alcançou a emancipação cognitiva para tal.
Faremos o nosso trabalho de incluir todos, com respeito às diferenças de cada um, sem discriminação de ninguém, pois como diz a professora, não temos o poder de determinar o que o outro pode aprender.
Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:
I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades
Ela tem uma longa experiência na sala de aula.
Essa palestra deu um gosto de quero mais!
Fantástica a abordagem e chamada de atenção da professora.
Estudar.
Sim.
Seria ótimo a população brasileira está ouvindo todo esse ensino
e o que estava querendo ouvir,parabes profe.Mariaa Teresa Mantoan...
Ameiii, não estive ao vivo, mas, assisti na íntegra...excelente! Maravilhosa❤ aprendi e estou certa de não parar de buscar conhecimentos!❤
1:32:09 vem minha querida para uma sala de aula de uma escola pública...Com 3 alunos com TEA nível de suporte 2/3 . Venha pra realidade dos fatos....venha pôr a mão na massa....
Quando atuamos com conhecimento, comprometimento e sem preconceito, com todas as dificuldades que encontramos com ou sem alunos com deficiência, é gratificante ver o desenvolvimento de todos respeitando as diferenças de cada um, inclusão é todos juntos e misturados mesmo.
Desafios nos fazem crescer como pessoa e como profissional. Falo do "chão da sala", como dizem.
Atuando em turma inclusiva, com crianças com deficiência, em escola pública, turma cheia, muitos Desafios e muitas conquistas.
Ela tem longa experiência com a sala de aula.
Que aula maravilhosa professora Teresa
Que professora MARAVILHOSA
Eu faço a prova do Detran sem óculos. Fala pra ela.fazer também. Flexibilizar não é privilegiar, é oferecer condições para que cada um faça o melhor dentro da possibilidade
É, pede pra alguém falar pra ela falar mais rápido e não ficar dando essas pausas... Isso não seria flexibilizar? Ela nem sabe qual é a lei
Mas isso nada tem haver com adaptação ou flexibilização, óculos é apenas um recurso de acesso, não diz respeito ao cognitivo.
@@Satsukika Ela é consultada na escrita das leis e participa ativamente.
@@valdineiaveloso7636 então ela esqueceu as próprias leis que ajudou a redigir, pois elas falam de adaptação, flexibilização e de acompanhante especializado.
O oculos é um recurso de acessibilidade.
Muito importante estou no 3 período com muita força e determinação com Deus no controle de tudo
Eu sempre parto do conhecimento do meu aluno.
Meu Deus, muito feliz e obrigada professora por tanto conhecimento.
Perfeitas colocações. Adaptação não é inclusão. Professores no Brasil, sofrem para tentar “adaptar" e, por não obterem êxito, acabam por concluir, erroneamente, que a inclusão não é possível. Basta debruçar sobre teses e dissertações que tratam de inclusão e verificaremos que é preciso um olhar de alteridade para com todos os alunos. Não é possível tentar homogeneizar os naturalmente desiguais. Somos todos diferentes. Não podemos estabelecer padrões. Na nossa realidade, contamos com salas de aulas de 25 a 40 alunos por turma, a depender do nível de ensino. Com tantos laudos apresentados pela família, teremos ao menos, 10 a 20% da turma com adaptação curricular? Como fazer isso? O professor jamais conseguirá ministrar tantas aulas dentro da mesma sala. E por que não ministrar uma aula para todos? Isso exige repensar paradigmas… repensar currículos e, da mesma forma primordial, formação continuada para docentes!
Tenho grande respeito, mas alguns conceitos colocados não concordo, precisamos sim, adaptar e flexibilizar conteúdo para que todos tenham capacidade de aprender de acordo com suas especificidades e necessidades... Acredito que o conceito apresentado tenha mais igualdade do que equidade...
Ela explicou brilhantemente que não temos "acesso" ao cognitivo de ninguém.
1:10:18 sobre flexibilizaçao curricular
Olá!! Nossa que aula maravilhosa!! 😊
GRANDES VERDADES PROFESSORA , MARAVILHOSA SUA EXOLANAÇÃO
Tô muito feliz pela aula
Explicações maravilhosas
Está palestra foi uma das melhores que eu já assisti
Os donos dás plataformas tem que assistir a sua laife e parar de nós cobrar conteúdos que não agrega nada para os nossos alunos.
Prof vc falou tudo que eu tenho vontade de desabafar.
Sou Professora desde 2018 e atuo nas escolas da prefeitura de Guarulhos, eventuando. Tenho entrado em salas de aulas onde os próprios alunos aprendem a rotular seus colegas especiais. Chego na sala de aula e elas ja me avisam, fulano é autista! Eu percebo que o próprio aluno se rotula por essa prática, onde ele age com diferença aos demais. Por exemplo: "sou autista, sou agressivo! grito! se não me deixarem fazer o que quero! "Isso faz com que esse aluno, faça o que quer dentro da sala de aula. Percebo que as professoras estão esgotadas, saturadas e não sabem como lidar com esses alunos. Não encontram apoio do AEE para manter esse aluno pelo menos dentro da sala de aula, é muito dificil, as vezes, para alguns professores o fato de manter esse aluno na sala. Por causa disso, estou me especializando, assistindo seus videos, recentemente estou fazendo um curso de especialização com a faculdade do Maranhao em EAD, onde ouvi falar sobre Maria Tersa Ègler Mantoan, e estou aprendendo muito com ela. Assim quando assumir meu cargo pelo concurso terei mais conhecimento e espero dar o meu melhor para meus alunos.
Adoro suas dicas❤ ótimas aulas
COM O MÁXIMO DE RESPEITO A PROFª TERESA, COMO NÃO ADAPTAR? A CRIANÇA COM AUTISMO, TOD, DIFICULDADE NA FALA NÃO SABE NEM PEGAR NO LÁPIS A SENHORA QUER QUE OS QUE JÁ SABEM ATÉ LER PALAVRAS SIMPLES FAÇA O QUÊ? A CRIANÇA NEURODIVERGENTE NÃO SABE NEM PEGAR EM UM LÁPIS!!!! TEM QUE TER SIM, UM AUXILIAR E TER ATIVIDADES ADAPTADAS. FALAR É MUITO FÁCIL.
Entendi muitas coisas que eu não sabia.Amei
É muito importante esse conteúdo, posso me escrever pra esse curso
Gratidão!!!
Quase 30 anos de LDBEN,numa sociedade totalmente transformada pela Internet, mídias digitais etc.
Leciono há 22 anos.Atualmente,até os termos são outros.
Faz sentido?
Conteúdo riquíssimo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Com todo respeito que tenho pelo seu conteúdo há coisas que não concordo. Adaptar não é fácil, mas não é impossível. Adaptar é olhar a dificuldade do outro com amor e carinho. Adaptar sim para crescimento e aprendizagem.
Ainda não vi uma "adaptação de conteúdo" que faça sentido, aprendo muito com ela, seu material é riquíssimo e disponibilizada na internet, ela não visa lucro e sim a inclusão de todos.
Ela é simplesmente brilhante.
Marlene, Ariquemes - RO
Na LDB, fala sobre a flexibilização
Ela não sabe sobre a LDB. Ela é contra diversos pontos da LDB, e acusa os outros disso.
@@Satsukika Pesquise mais sobre a Mantoan, ela é referência a nível internacional, além de ter recebido diversos prêmios por sua luta por inclusão.
@@valdineiaveloso7636 eu sei quem ela é. Carteirada não vai funcionar aqui.
@@Satsukika Não é carteirada, mas se não concorda com o posicionamento dela, porque perder seu tempo,?
Eu só paro com quem acho que acrescenta, caso contrário, estou fora, sei quem ela é, ainda não sei quem é você.
@@valdineiaveloso7636 porque, até onde eu saiba, estamos aqui para discutir o contraditório. Não é a isso que ela se propõe ao debater ou é só pra ficarem lambendo o saco dela dizendo como tudo que ela fala é maravilhoso e impossível de ser criticado? Ela não diz que a escola é lugar pra se formar cidadãos? Até onde sei, cidadãos criticam e questionam. Se não fosse carteirada, você não estaria com esse discurso de "quem é você". Você não precisa saber quem eu sou para ver o mérito da minha opinião. Da mesma forma que não preciso saber do seu currículo pra opinar se acho ou não que é merda. Pouco me importa com quem você para ou quem você é. O que eu sei é: pode ser quem for, se falar algo que eu discorde, irei opinar.
Boa noite!!!
Quanta sabedoria ❤
Flexibilização é prevista na LDB. E na LBI as adaptações...
Infelizmente essa parte permite interpretações errôneas, pois se continuarmos a leitura , entenderemos que precisamos propiciar acesso ao currículo e isso não é adaptar.
Sim.
Porém....
Adaptações razoáveis.
Boa tarde!!
Como fazer com aquele aluno que está no quarto ano e ainda não está conseguido ler,e somente copiam mais não leem.
Gente.......
Cada um tem o direito de aprender segundo sua capacidade
=
A capacidade é entendida como a valorizacão da maxima potencialidade desse aluno.
=
A maxima potencialidade desse aluno nao tem um ponto final, ela ultrapassa as expectativas do professor quanto ao APRENDER..... EXEMPLO:" ESSE ALUNO SO CONSEGUE IR ATE AQUI" " PARA ELE É MELHOR ESSE METODO"
=
A maxima potencialidade desse aluno nao pode ser medida e nem controlada,pois a aprendizagem é ( do aluno) e ele que vai aprender com ele de acordo com o que fizer sentido para ele.
E é ai que entra o papel do professor .....MEDIADOR de vivencias.... interessantes que instigam....
Pois é sobre o processo de ensino que o professor tem CONTROLE.
Quando eu falo que professor nao ten controle sobre a APRENDIZAGEM DO ALUNO
Sabe porque essa fala incomoda?
Por que infelizmente ainda existe professores que querem que no final do ano todos os alunos aprendam TUDO que foi ensinado.
E nao vão.
Pura UTOPIA.
Sabe o que vai acontecer?
Cada um vai expressar a sua maxima potencialidade.
Esse " máxima" nao tem um ponto final.
É contínuo.
Esse e o papel do professor....
Planejamentos atrativos a ponto de chamar a atenção e RECEPCIONAR muito bem os interesses e necessidades dos 40 alunos da turma.... para que eles possam COLETIVAMENTE se expressarem.... falarem uns com os outros e com o professor sua sperguntas , curiosidades e interesses....
O aluno vai mostrar a sua diferença na sala de aula COLETIVAMENTE e diariamente.....
Inclusao nao é sobre uma atividade com um metodo específico para aquele aluno que faz parte de uma turma..... isolado.... sozinho....
Nao.
Inclusao é este aluno participar do conteudo dado e tendo contato com as outras diferentes formas de pensar, refletir e questionar aquele conteudo.
Para que cada " forma de aprender e entender aquele conteudo " encontre " outra forma de aprender e entender aquele mesmo conteudo"
Uns aprendendo com os outos...
Foco na convivência...
Foco na participação....
E o professor nao seja entendido como centro. E que os alunos possam aprender juntos também
Nao confudam a atuacao do professor do aee com o da sala regular.
Sao funções diferentes que se complementam....
O professor do aee que vai pensar nessas barreiras que colocam esse aluno em situacao de deficiência....
E para combater essas barreiras as adaptações sao importantes....
Cadeira de roda... oculos.... lapis diferente....um recuso tecnologico diferente.
Porem no contexto de professor de sala regular.... na sala de aula. Onde ele vai ensinar....
Adaptacoes devem ser razoáveis....
Os professores da sala regular e do aee devem TRABALGAR JUNTOS....
A lei traz isso bem evidente.
Todos no mesmo espaço interagindo com o conteudo, com o professor e os outros colegas....
Nao é so acesso, galera....
É participação, convivência.
Sou pesquisadora da inclusao escolar.
Tenho experiência no chao da sala.
E a mantoan é uma das autoras que fundamentam minhas pesquisas.
Stagram: marialuana545
Que inspiração!
Maravilhada com essa lave
Sim. Ontem pedi informação para uma menina, e ela diz sou surdo. E eu me apresentei em libras, meu nome , sinal, descobrimos amigos em comum .
1:23:39 exercer o poder do professor
Ótimo aula
Belas palavras
As Escolas brasileiras estão preparadas para receber TODOS OS ESTUDANTES?
Boa noite
Chegando neste momento
Itatiba SP
Boa noite. Barra do Piraí
1:52:20 professor sim, operário não
Professora, então não devemos fazer adaptação de atividades para os alunos público alvo ??
Sim, podemos flexibilizar as atividades, o que não é indicado é a adaptação do currículo. Tipo: infantilizar o currículo para um jovem pela foto desse ainda não saber ler e escrever.
Boa noite!❤
Mulher maravilhosa!!!
56:04 objetivo da sala de recursos
Mas para matrícula no AEE precisa do laudo?????
Boa noite!!! E. E. Prof. Rubens Oscar Guelli
Boa noite ❤
Boa noite ❤
Chegando agora
A MAIORIA DOS ALUNOS DIZEM QUE ODEIAM ESTUDAR
Boa noite.
A prova paulista nos ensinou o quão diversificados são ! 😊
Boa noite meu nome é Jaqueline dos Santos sou estudante de pedagogia trabalho como professora de creche Moro em São Roque do Paraguaçu Ba tenho pele Negra tenho 44 anos cabelos pretos.
Parabéns
Essa situação do sabonete e higiene ainda acontece nos dias de hoje!
Boa noite
Nossa! Quanta contradição dessa senhora! Grande parte dos pareceres e legislações vigentes contaram com a sua rubrica. Vergonhoso é a falta de critério de seus argumentos dos anos 2000 ate 2024. É muito fácil dar porrada nos professores! Inadmissível!
Essa senhora deveria estar aposentada. Ficou parada no tempo e ensina geração após geração de professor a usar as mesmas práticas de mil novecentos e bolinha. É muito difícil admitir que está equivocada. Quem sofre são os alunos. E os professores, que ela tanto diz que não devem ser sobrecarregados - porque com o que ela prega, o professor que se vire pra ser tudo em sala de aula. É muito fácil se voltar contra o que ela mesma rubricou quando vê que não estão seguindo "a cartilha" que ela queria.
De 2000 a 2024 passaram-se 24 anos. As pesquisas nos trás resultados outros. Inadmissível é imaginar que existe alguém que persiste em continuar com concepções rígidas, engessadas presas por leis. As verdades são mutáveis.Hoje eu tenho uma verdade, amanhã posso mudar essa verdade.
Gislaine Regina Rufino. Faina Goiás ❤️
1:32:01
"Aprender a se comportar como cidadão na escola" - temos visto como isso tem dado certo, no atual sistema escolar brasileiro.
Rosangela boa tarde Dom Pedrito RS
1:19:30 professor como mero operário
❤❤❤❤❤❤❤❤
Bom dia.
Olá, bom dia :)
Entendi, professora. A PCD precisa aprender na escola o quanto a sociedade é dura, implacável, inacessível, intolerante, né? entendi.
Interessante!!!
Existe pessoas leigas sobre essas questões
Eu não!!
1:38:24 desconhecimento da função social da escola
Sim
❤❤
👍👍👍
Juraci jaguaribe ceara
ATENÇÃO MEC::
Artigo 59 da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996
LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
1:25:24 vergonha do CNE parecer 50
Quero mais estou igualmente meus filhos Quero mais
Eu escuto essas falas acadêmicas e fico vendo a realidade do ensino... Ai, ai, como faz falta entrar em sala de aula, hein?
Como se academia investisse e tivesse uma ligação direta com a qualidade do ensino brasileiro. Lembre-se que o artigo 5⁰ da constituição de 1988, reitera que "a educação é um direito de todos, DEVER DO ESTADO e da família". A universidade é apenas um espaço formativo, que contribui na formação inicial de Professores/as...
@@soaresgustavo nossa, verdade? Descobriu o mundo. Se não me falasse, eu não saberia!
Reforço minha fala: tá faltando pra academia pisar no chão da sala e ancorar suas falas na realidade. Discursar sobre utopia é fácil. Difícil é propor soluções reais para problemas complexos ;)
Gostei dela e verdadeira
Angela, Onde trabalho, o aluno vem no contraturno, ele quase não vai , pois mãe muitas vezes não consegue leva-lo.
Será que o professor brasileiro econtra tempo para estudar?
Para quantas PCDs a senhora já deu aula, diretamente falando?
Antes que venham me falar, ela não pisa na sala de aula de verdade, não a universitaria, faz mais de 3 décadas. A escola que ela deu aula NÃO existe mais. Nem a sociedade.
Dois mundos separam a academia da sala de aula de 2024.
Boa noite!!❤
Boa noite
❤❤❤
Boa noite
Boa noite