Pra quem não entendeu muito bem: tamo junto! Conselho pra amenizar o desespero: tudo que é importante é complexo. Sou um mero estudante de direito que entendeu que o banco nunca perde, e quer entender como o dinheiro funciona. E te digo, toda caminhada começa no primeiro passo. Não desista!
pois é.. Economia tá cheio de coisas que não são exatamente aquilo que se chamam. Quando o governo baixa o câmbio (em relação ao dólar), na verdade, está vendendo dólares. Que na verdade, não é em dinheiro vivo, mas em títulos da dívida pública dos EUA. Quando elevam a Selic, estão aumentando a oferta de títulos e margem de lucro da dívida pública brasileira. Para abaixar a Selic, o Banco Central compra títulos da dívida pública brasileira. Às vezes, parece que é para confundir mesmo, para o povo não saber, e não se revoltar. Pois o Estado costuma ser extremamente bonzinho e benevolente com os bancos.
0:18 # 1 - O que é a SELIC 1:05 # 2 - Como a SELIC é definida 2:16 # 3 - Por que a SELIC afeta a sua vida 3:04 # 4 - Como a SELIC influencia a Inflação
Essa foi a melhor explicação que já vi sobre a taxa SELIC. Esse foi o único vídeo q explica detalhes sobre como o Governo controla na prática a taxa SELIC (veja aos 1min20s)
Não entendi quando assistir pela primeira vez, mas porque o conteúdo é complicado mesmo. Li o livro Crash, voltei aqui, assisti novamente e entendi perfeitamente. Vídeo muito bom!
Cara, por causa dessa tua dica,meu filho está lendo esse livro e nos ensinando muito aqui em casa sobre o que está aprendendo! Ele nos mostrou o vídeo 2x, falta lermos o livro, kkkkk Mas o moço explica bem demais, até nos ajudou a ter interesse em entender melhor 😉👏👆👍👌
Pelo q eu entendi, uma selic alta faz as pessoas e empresas pegarem menos empréstimos (pq os juros estão caros), portanto compram menos e por conta disso o preço das coisas tende a se manter ou diminuir pq não tem muita demanda
Segundo muitos economistas, o controle inflacionário da Selic não se dá tanto pelo desestimulo ao crédito, como mostrou o vídeo. O maior efeito da taxa básica de júros sobre a inflação no Brasil ocorreria pq ele é um intrumento de política cambial, ou seja, quanto maior a taxa de júros, mais o país atrai capital estrangeiro(título públicos estariam indexados a Selic, sei lá). Assim, a maior entrada de dólares aprecia o real e reduz o preço dos produtos e insumos importados, impactando os demais preços da economia. Enquanto isso, a despeito das variações da Selic, as taxas cobradas pelos bancos continuam altas e os consumidores sabem disso. Nesse sentido, o q estimula a decisão do brasileiro médio de tomar crédito é mais a disponibilidade de renda pra poder pagar as parcelas de suas compras e as anuidades do cartão. Geralmente, as pessoas só não usam o cartão por falta de renda mesmo, ou seja, quando estão desempregadas, endividadas, inadimplentes ou pq são muito pobres e não tem acesso ao mercado de crédito. Aí sim o consumo desacelera em relação a oferta de bens e serviços, fazendo a inflação cair.
Os bancos fazem reserva fracionada e o governo ratifica, nem o mais sábio dos homens é capaz de adivinhar qual será a taxa de juros de um economia, mais livre mercado!
O video deixa uma dúvida, se a Selic é uma taxa de juros cobrada entre bancos do empréstimo de um dia de um banco ao outro, ou se é em sí a diferença entre o que você pagou por um papel do tesouro direto e sua expectativa de retorno, ou se é uma relação entre ambos...
Então quer dizer que se o banco central vende títulos públicos baratos com juros altos para os bancos. Eles vão repassar esses juros altos pra nós desestimulando os investimentos e o consumo. e essa negociata serve pra controlar a inflação. Caraca consegui entender 😄 glória a Deus 🙏
É um assunto complexo mesmo, mas dá pra simplificar melhor pra qualquer um entender. Assim que tiver tempo vou fazer um video pra ajudar a galera a entender isso.
Pelo que percebi, precisão de um controle ao comércio mais eficaz pra conter a inflação, depois fabrica dinheiro e resolve ou os crimes diários contra direitos constitucionais vão continuar interessando mais ao comércio?
Muito bom o conteúdo! Só fiquei com uma dúvida no momento 2:08 do vídeo, em que o narrador fala "aumenta a demanda" e que, ao meu ver, em se tratando do mercado de títulos públicos, o Banco Central só teria poder sobre a oferta dos títulos (comprar ou vender), e seguindo o pensamento, ao comprar títulos, o BC diminui a oferta de títulos no mercado, o que levaria o preço a subir (ceteris paribus).
Luciano Fenich A informação do vídeo está correta. Só que o sujeito da frase está deslocado e isso pode ter causado ambiguidade para quem ouviu. Na verdade, o que o narrador disse foi mais ou menos o seguinte: "o Banco central compra títulos. Aumenta a demanda e..."
Ele aumenta a demanda de títulos públicos entrando como comprador. E aumenta a oferta quando vende os titulos que já tem em posse. São chamadas operações de mercado aberto. O que te confundiu foi pensar que o Banco Central emite títulos públicos, mas na verdade quem faz isso é o Tesouro. Que vende para os bancos, e o Banco Central compra dos bancos. O Banco Central não pode comprar direto do Tesouro :) espero que tenha ajudado com suas dúvidas
Inflação NÃO é flutuação de preços causada pela oferta e demanda; Inflação é aumento generalizado de preços causado pelo excesso de oferta monetária (ou seja, o governo emite dinheiro a mais, sem lastro, o que desvaloriza o dinheiro que já existe).
No caso ele falou, quando juros estão baixos, as pessoas são encorajadas a comprar produtos parcelados e/ou fazerem empréstimos bancários, ora os juros estão baixos! Isso aumenta a procura.
Temos 'inflação de preços' e 'inflação da base monetária' que quando é aumentada (através de impressão de dinheiro) aumenta também a inflação de preços O problema do video é dizer que a inflação acontece por causa do aumento de demanda, que até pode acontecer no curto prazo em setores cuja linha de produção é complexa e lenta, mas não relevante o suficiente pra citar esse fator e não citar o aumento da base monetaria. Mas esse é o pensamento econômico mainstream, cabe a nós jogar escola austríaca na cara deles..
Ainda não entendi muito, exemplo, se a tava selic tiver alta então os preços caí porque ninguém quer comprar por causa do valor certo? Mais a pergunta é, em qual momento eu ganharia mais dinheiro na poupança, quando o selic tiver Alto ou baixo?
Eu não entendi a parte dos empréstimos dos Bancos, e a parte dos títulos terem lastro em títulos do governo. A questão é: se o banco não conseguir pagar esta dívida será o Tesouro Nacional que irá paga-la?
Legal que a gente, pessoa física, vai investir em um CDB da vida que é 90% do CDI que por sua vez é atrelado a Selic, ou seja, os "melhores" investimentos que os bancos tradicionais nos dão não chegam nem a 100% da taxa básica de juros (além de ter que pagar pra receita depois), mas quando são eles cobram até a mãe nos juros, vide o cheque especial por ex :(
Não entendi porque bancos oferecem títulos do governo, no caso esses empréstimos feitos pelos bancos que tem o valor do juros definido pela taxa selic são apenas federais? E são federais que fazem para privados?
Eu só não entendi uma coisa... tipo: Digamos que eu tenha 100 mil reais e quero investir. Ao invés da poupança eu resolvo recorrer a taxa Selic como funciona? Eu tenho que comprar títulos é isso? ou eu posso investir como um "depósito" e deixar lá por um ano gerando juros?
Funciona +- assim, Higor: com o dinheiro em mãos, que nem precisa ser muita coisa, o valor mínimo para comprar títulos é de R$ 35,00, voce faz o cadastro numa operadora (isso é regra do BC), daí voce compra o título do governo que chama TESOURO SELIC, cada papel desse título tem uma data de vencimento, ao fazer a compra o governo promete pra voce a recompra desse titulo nessa data acrescido de juros, ou seja, o gov te paga R$ 100.000,00 + a selic acumulada. Eu tenho que comprar títulos é isso? Sim, pense no título como se fosse uma ação da empresa, só que nesse caso é do governo. Na compra de título do tesouro você está emprestando dinheiro para o governo. Ou eu posso investir como um "depósito" e deixar lá por um ano gerando juros? Sim. A ideia é voce definir exatamente para o que pretende guardar o dinheiro, seja: aposentadoria, formar capital de urgência ou simplesmente ampliar o patrimônio. Detalhe: os títulos do tesouro têm liquidez diária, o que significa que voce pode comprar e vender a qualquer momento, mas é importante ficar de olho nas taxas cobradas pelas operadoras e no Imposto de Renda.
Sim, você investe no Tesouro SELIC. Vai no Canal Me Poupe, da Nath Arcuri, é muito bom e explica tudo isso, de como investir o que são as taxas, os tesouros e tals
Então eu fiz um empréstimo pela financeira, daí ela chegaram fazer a ( transferência ) mais logo em seguida minutos depois retornaram dizendo que eu tinha que pagar essa taxa selic , isso e certo ??
Sanduíche - iche títulos são documentos que atestam valores. Por exemplo: cheque, nota promissora etc. Nesse caso, título do vídeo é o título da dívida pública, o governo quando não tem dinheiro emite títulos da dívida, em que as pessoas compram esses títulos para recuperar os valores mais tarde com juros.
@@rafaelasilva7159 Eu só não consegui entender como o juros que é aplicado a esse título é estipulado. Eu sei que o do Brasil é muito generoso, logo isso explica pq a dívida pública é um buraco sem fim. Mas quem faz esse juros tão generoso para os credores ?
🤔🤔🤔 *TENHO UMA ÓTIMA DÚVIDA* : TODOS FALAM FALAM QUE "A SELIC META É 6, 25% E QUE O CDI É 10 PONTOS PERCENTUAIS MENOS" (6,15%). =6,25% - 10% = 6,15% Isto está errado. Observe que se você jogar tal fórmula no Excel não vai dar 6,15. Mas se você jogar esta, vai dar 6,15: = 6,25% - 1,6% = 6,15% Conclusão: o CDI equivale à Selic meta menos 0,10 e não menos 10%. Ou o CDI equivale à Selic meta menos 1,6% ou 0,06. 👏👏👏😳
Mas Nexo, os títulos públicos não são comercializados estabelecendo um percentual sobre o valor investido? Do jeito que é mostrado parece que é combinado um valor final específico, mas na prática sabemos que é um percentual que é pago. Existe uma tal coisa como os preços de um título público baixarem? (o vídeo diz que um aumento da oferta de títulos abaixa o preço deles). Mas quem determina o quanto quer comprar de um título público - ou seja, o quanto vai gastar nele e consequentemente o "preço" do título - é o próprio agente que está comprando, isso também não é algo pré-estabelecido tal como o vídeo dá a entender. É que é complicado, sempre me vem o questionamento: o que quer dizer quantidade de títulos no mercado? Eu não consigo enxergar isso na prática. Tem um limite de títulos? Quem determina o quanto de título está sendo comercializado não é quem está comprando?
O termo inflação que é usado no vídeo não obedece ao termo original, um aumento excessivo da quantidade de dinheiro que, por sua vez, determina um aumento de preços, um aumento geral.
Pra quem não entendeu muito bem: tamo junto! Conselho pra amenizar o desespero: tudo que é importante é complexo. Sou um mero estudante de direito que entendeu que o banco nunca perde, e quer entender como o dinheiro funciona. E te digo, toda caminhada começa no primeiro passo. Não desista!
pois é.. Economia tá cheio de coisas que não são exatamente aquilo que se chamam.
Quando o governo baixa o câmbio (em relação ao dólar), na verdade, está vendendo dólares. Que na verdade, não é em dinheiro vivo, mas em títulos da dívida pública dos EUA.
Quando elevam a Selic, estão aumentando a oferta de títulos e margem de lucro da dívida pública brasileira.
Para abaixar a Selic, o Banco Central compra títulos da dívida pública brasileira.
Às vezes, parece que é para confundir mesmo, para o povo não saber, e não se revoltar. Pois o Estado costuma ser extremamente bonzinho e benevolente com os bancos.
Isso mesmo. Haddad 2022!
Opa, vejo que não sou o único estudante de direito interessado no assunto! hahahhha
@@JoaoGabriel-oj6vd E eu sou futura estudante de direito :D
@@JoaoGabriel-oj6vd Tem um estudante de relações internacionais interessado também (não disse se ele entendeu :/ )
De todos os videos de taxa SELIC que eu vi, esse foi o melhor e mais detalhado. Obrigado!
Mais bem ilustrado, digamos também.
0:18 # 1 - O que é a SELIC
1:05 # 2 - Como a SELIC é definida
2:16 # 3 - Por que a SELIC afeta a sua vida
3:04 # 4 - Como a SELIC influencia a Inflação
Boa pergunta 🤔🤔
O vídeo é bom, eu é que não entendi nada mesmo.
Tim u.u 😂😂😂😂
Hahaha, requer prática.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hahahahahaha
Kkk
Essa foi a melhor explicação que já vi sobre a taxa SELIC. Esse foi o único vídeo q explica detalhes sobre como o Governo controla na prática a taxa SELIC (veja aos 1min20s)
Não entendi quando assistir pela primeira vez, mas porque o conteúdo é complicado mesmo. Li o livro Crash, voltei aqui, assisti novamente e entendi perfeitamente. Vídeo muito bom!
Cara, por causa dessa tua dica,meu filho está lendo esse livro e nos ensinando muito aqui em casa sobre o que está aprendendo! Ele nos mostrou o vídeo 2x, falta lermos o livro, kkkkk
Mas o moço explica bem demais, até nos ajudou a ter interesse em entender melhor 😉👏👆👍👌
Valeu cara, livro show!
Explica aí para quem não entendeu...
Pelo q eu entendi, uma selic alta faz as pessoas e empresas pegarem menos empréstimos (pq os juros estão caros), portanto compram menos e por conta disso o preço das coisas tende a se manter ou diminuir pq não tem muita demanda
Tô cursando o 1º semestre de economia e esse vídeo foi muito útil 👏🏼👏🏼
aprendi em 4 minutos o que levei uma disciplina de 40H para aprender! parabéns!!
É bom assistir o vídeo sobre dívida pública, ajuda a compreender melhor
Um dos melhores vídeos explicando a SELIC (Vi uns 4 ontem)
Segundo muitos economistas, o controle inflacionário da Selic não se dá tanto pelo desestimulo ao crédito, como mostrou o vídeo. O maior efeito da taxa básica de júros sobre a inflação no Brasil ocorreria pq ele é um intrumento de política cambial, ou seja, quanto maior a taxa de júros, mais o país atrai capital estrangeiro(título públicos estariam indexados a Selic, sei lá). Assim, a maior entrada de dólares aprecia o real e reduz o preço dos produtos e insumos importados, impactando os demais preços da economia. Enquanto isso, a despeito das variações da Selic, as taxas cobradas pelos bancos continuam altas e os consumidores sabem disso. Nesse sentido, o q estimula a decisão do brasileiro médio de tomar crédito é mais a disponibilidade de renda pra poder pagar as parcelas de suas compras e as anuidades do cartão.
Geralmente, as pessoas só não usam o cartão por falta de renda mesmo, ou seja, quando estão desempregadas, endividadas, inadimplentes ou pq são muito pobres e não tem acesso ao mercado de crédito. Aí sim o consumo desacelera em relação a oferta de bens e serviços, fazendo a inflação cair.
kara !!! eu queria te conhecer, vc explicou de uma forma tão leve o que todo mundo dificulta, obrigado.
É impressionante como este canal explicada assuntos complexos e essenciais de modo tão claro. Qualquer leigo entende.
Lei da oferta e da demanda faz sentido
Bastante didático o vídeo. Sou aluno de economia pela UFRRJ e posso que é uma dúvida bastante comum em sala de aula.
Melhor vídeo até agora
Vim pelo Crash, uma breve historia da economia. O Alexandre versignassi é incrível, ensina exatamente isso em 3,4 páginas.
Bem resumido e descomplicado.✌👏👏👏👏
Melhor explicação que encontrei na internet. Parabéns!
ASSISTIDO EM 27-7-2018. AGRADEÇO PELO VÍDEO.
isso sim é um video útil, parabens cara.
Os bancos fazem reserva fracionada e o governo ratifica, nem o mais sábio dos homens é capaz de adivinhar qual será a taxa de juros de um economia, mais livre mercado!
Até que enfim entendi isso. Parabéns!!
melhor explicação em menor tempo! 👏🏽👏🏽
Ótimo vídeo! Excelente explicação!
Mas confesso que não entendi nadica de nada rsrsrs
O video deixa uma dúvida, se a Selic é uma taxa de juros cobrada entre bancos do empréstimo de um dia de um banco ao outro, ou se é em sí a diferença entre o que você pagou por um papel do tesouro direto e sua expectativa de retorno, ou se é uma relação entre ambos...
Excelente explicação! Queria mesmo uma explicação mais aprofundada
perfeita explicação e ilustrações. parabens
Excelente vídeo! Façam mais vídeos sobre economia, por favor.
Então quer dizer que se o banco central vende títulos públicos baratos com juros altos para os bancos. Eles vão repassar esses juros altos pra nós desestimulando os investimentos e o consumo. e essa negociata serve pra controlar a inflação. Caraca consegui entender 😄 glória a Deus 🙏
Perfeita explicação
Ótimo o vídeo. Deu pra entender muito bem. Uns dos melhores!!
É um assunto complexo mesmo, mas dá pra simplificar melhor pra qualquer um entender. Assim que tiver tempo vou fazer um video pra ajudar a galera a entender isso.
Ótima explicação!
muito bom a explicação. parabéns
Belíssima explicação
Que perfeito a explicação!
A taxa entre os bancos é o CDI... cujo valor é diferente da selic...
Mas é um valor muito aproximado.
@@arthursantileone5801 mas quem escolhe as taxas não são os próprios negociadores? (Nesse caso são bancos privados).
@@arthursantileone5801 mas são coisas diferentes, e podem chegar a ter diferença relevante
Muito bem explicado, super didático. Parabéns pelo vídeo!
Legal..ótima explicação.✌👏👏👏
Parabéns, ótima EXPLICAÇÃO
Que explicação GENIAL!!!
Meus parabéns!
Explica aí para quem não entendeu...
Excelente! 👏👏👏
Excelente video.
Gostei da explicação inicial da SELIC, mas a explicação da INFLAÇÃO foi tenebrosa. Uma vez que a inflação é um fenômeno monetário.
muito bom, vocês são demais!
Ótimo vídeo! Bem explicado e em pouco tempo. Obrigada :)
Excelente video. Parabéns a Nexo. Jornalismo informativo de altíssima qualidade.
Melhor explicação.... Obrigado
Obrigado pelo vídeo informativo e simplificado. Precisamos de mais iniciativas como essa.
Pelo que percebi, precisão de um controle ao comércio mais eficaz pra conter a inflação, depois fabrica dinheiro e resolve ou os crimes diários contra direitos constitucionais vão continuar interessando mais ao comércio?
Boa explicação.
Muito bom o conteúdo! Só fiquei com uma dúvida no momento 2:08 do vídeo, em que o narrador fala "aumenta a demanda" e que, ao meu ver, em se tratando do mercado de títulos públicos, o Banco Central só teria poder sobre a oferta dos títulos (comprar ou vender), e seguindo o pensamento, ao comprar títulos, o BC diminui a oferta de títulos no mercado, o que levaria o preço a subir (ceteris paribus).
Luciano Fenich A informação do vídeo está correta. Só que o sujeito da frase está deslocado e isso pode ter causado ambiguidade para quem ouviu. Na verdade, o que o narrador disse foi mais ou menos o seguinte: "o Banco central compra títulos. Aumenta a demanda e..."
Ele aumenta a demanda de títulos públicos entrando como comprador. E aumenta a oferta quando vende os titulos que já tem em posse. São chamadas operações de mercado aberto.
O que te confundiu foi pensar que o Banco Central emite títulos públicos, mas na verdade quem faz isso é o Tesouro. Que vende para os bancos, e o Banco Central compra dos bancos. O Banco Central não pode comprar direto do Tesouro :) espero que tenha ajudado com suas dúvidas
Amo o Nexo na boca.
Muito bem explicado!!
parabens pela produção, top demais o video
muito bem explicado! obg! quero ser contador! DEUS abençoe que eu consiga! caso nãoo tenho sucesso seguirei minha vida de youtuber! abraço a todos!
Conteúdo excelente!
Inflação NÃO é flutuação de preços causada pela oferta e demanda; Inflação é aumento generalizado de preços causado pelo excesso de oferta monetária (ou seja, o governo emite dinheiro a mais, sem lastro, o que desvaloriza o dinheiro que já existe).
Acho que ele citou o preço da bicicleta apenas como ilustração
No caso ele falou, quando juros estão baixos, as pessoas são encorajadas a comprar produtos parcelados e/ou fazerem empréstimos bancários, ora os juros estão baixos! Isso aumenta a procura.
Inflação é a expansão da quantidade de dinheiro no mercado, o aumento de preço e a consequência.
Temos 'inflação de preços' e 'inflação da base monetária' que quando é aumentada (através de impressão de dinheiro) aumenta também a inflação de preços
O problema do video é dizer que a inflação acontece por causa do aumento de demanda, que até pode acontecer no curto prazo em setores cuja linha de produção é complexa e lenta, mas não relevante o suficiente pra citar esse fator e não citar o aumento da base monetaria.
Mas esse é o pensamento econômico mainstream, cabe a nós jogar escola austríaca na cara deles..
Também notei isso
Melhor vídeo explicativoo
#Brigada meu NEGO.
excelente o video!
Ainda não entendi muito, exemplo, se a tava selic tiver alta então os preços caí porque ninguém quer comprar por causa do valor certo? Mais a pergunta é, em qual momento eu ganharia mais dinheiro na poupança, quando o selic tiver Alto ou baixo?
Eu não entendi a parte dos empréstimos dos Bancos, e a parte dos títulos terem lastro em títulos do governo. A questão é: se o banco não conseguir pagar esta dívida será o Tesouro
Nacional que irá paga-la?
Muito bom o vídeo 😀
excelente
Excelente.
Ótimo vídeo 👏👏👏👏👏
Legal que a gente, pessoa física, vai investir em um CDB da vida que é 90% do CDI que por sua vez é atrelado a Selic, ou seja, os "melhores" investimentos que os bancos tradicionais nos dão não chegam nem a 100% da taxa básica de juros (além de ter que pagar pra receita depois), mas quando são eles cobram até a mãe nos juros, vide o cheque especial por ex :(
Parabéns pelo trabalho!
muito bom o video
Muito bom o vídeo!
Muito obrigado, me ajudou demais mesmo😊
Gostei da música no final
Então, quanto mais baixa for a SELIC maior vai ser a inflação ?
Não entendi porque bancos oferecem títulos do governo, no caso esses empréstimos feitos pelos bancos que tem o valor do juros definido pela taxa selic são apenas federais? E são federais que fazem para privados?
Boa tarde! A taxa que os bancos usam para emprestar dinheiro entre si não seria CDI?
esclarecedor!!
rapaz...é um mundo novo...
Vídeo muito bom
Muito bom! Entendi!
Por que as taxas de juros na europa sao baixas e, mesmo assim nao tem inflação?
Taxa que um banco usa cm outro banco não seria o CDI? por mais que os dois andem bem perto, mas não são o mesmo
Eu só não entendi uma coisa... tipo: Digamos que eu tenha 100 mil reais e quero investir. Ao invés da poupança eu resolvo recorrer a taxa Selic como funciona? Eu tenho que comprar títulos é isso? ou eu posso investir como um "depósito" e deixar lá por um ano gerando juros?
Funciona +- assim, Higor: com o dinheiro em mãos, que nem precisa ser muita coisa, o valor mínimo para comprar títulos é de R$ 35,00, voce faz o cadastro numa operadora (isso é regra do BC), daí voce compra o título do governo que chama TESOURO SELIC, cada papel desse título tem uma data de vencimento, ao fazer a compra o governo promete pra voce a recompra desse titulo nessa data acrescido de juros, ou seja, o gov te paga R$ 100.000,00 + a selic acumulada.
Eu tenho que comprar títulos é isso?
Sim, pense no título como se fosse uma ação da empresa, só que nesse caso é do governo. Na compra de título do tesouro você está emprestando dinheiro para o governo.
Ou eu posso investir como um "depósito" e deixar lá por um ano gerando juros?
Sim. A ideia é voce definir exatamente para o que pretende guardar o dinheiro, seja: aposentadoria, formar capital de urgência ou simplesmente ampliar o patrimônio. Detalhe: os títulos do tesouro têm liquidez diária, o que significa que voce pode comprar e vender a qualquer momento, mas é importante ficar de olho nas taxas cobradas pelas operadoras e no Imposto de Renda.
Sim, você investe no Tesouro SELIC. Vai no Canal Me Poupe, da Nath Arcuri, é muito bom e explica tudo isso, de como investir o que são as taxas, os tesouros e tals
Vamos Prosperar... 😉💰🔥
Então qual a diferença do CDI e Taxa SELIC?
Qual é mais alta Selic ou ipca?
Qual o programa usado para fazer esse tipo de vídeo?
Então eu fiz um empréstimo pela financeira, daí ela chegaram fazer a ( transferência ) mais logo em seguida minutos depois retornaram dizendo que eu tinha que pagar essa taxa selic , isso e certo ??
Interessante
O video é muito bom, eu só não entendi por que não sei o que são titulos kkkkkkķ
Sanduíche - iche títulos são documentos que atestam valores. Por exemplo: cheque, nota promissora etc. Nesse caso, título do vídeo é o título da dívida pública, o governo quando não tem dinheiro emite títulos da dívida, em que as pessoas compram esses títulos para recuperar os valores mais tarde com juros.
@@rafaelasilva7159 Eu só não consegui entender como o juros que é aplicado a esse título é estipulado. Eu sei que o do Brasil é muito generoso, logo isso explica pq a dívida pública é um buraco sem fim. Mas quem faz esse juros tão generoso para os credores ?
Se o Banco vende um titulo de crédito com percepção de juros alto para quem compra, a taxa SELIC sobe ou desce?
Muito bom
🤔🤔🤔
*TENHO UMA ÓTIMA DÚVIDA* :
TODOS FALAM FALAM QUE "A SELIC META É 6, 25% E QUE O CDI É 10 PONTOS PERCENTUAIS MENOS" (6,15%).
=6,25% - 10% = 6,15%
Isto está errado. Observe que se você jogar tal fórmula no Excel não vai dar 6,15.
Mas se você jogar esta, vai dar 6,15:
= 6,25% - 1,6% = 6,15%
Conclusão: o CDI equivale à Selic meta menos 0,10 e não menos 10%. Ou o CDI equivale à Selic meta menos 1,6% ou 0,06.
👏👏👏😳
oi, queria perguntar por qual app vcs conseguiram fazer este vídeo?
Na verdade a taxa que os bancos usam para emprestar dinheiro entre si é a CDI
OK TUDO BME MAIS Até agora não sei como ver essa taxa penso em investir mais não entendo muito na hora de compra fico com medo
robson araujo Se eu não me engano, o site do Tesouro ou do Banco Central divulgam os dados sobre as taxas
Mas Nexo, os títulos públicos não são comercializados estabelecendo um percentual sobre o valor investido? Do jeito que é mostrado parece que é combinado um valor final específico, mas na prática sabemos que é um percentual que é pago.
Existe uma tal coisa como os preços de um título público baixarem? (o vídeo diz que um aumento da oferta de títulos abaixa o preço deles). Mas quem determina o quanto quer comprar de um título público - ou seja, o quanto vai gastar nele e consequentemente o "preço" do título - é o próprio agente que está comprando, isso também não é algo pré-estabelecido tal como o vídeo dá a entender.
É que é complicado, sempre me vem o questionamento: o que quer dizer quantidade de títulos no mercado? Eu não consigo enxergar isso na prática.
Tem um limite de títulos? Quem determina o quanto de título está sendo comercializado não é quem está comprando?
O termo inflação que é usado no vídeo não obedece ao termo original, um aumento excessivo da quantidade de dinheiro que, por sua vez, determina um aumento de preços, um aumento geral.
E pra quem não percebeu, o vendedor lucrou muito menos aumentando os preços, 1000 x 15 = 15000, 1150 x10 = 1150