Moro em Lisboa e não vejo a hora de trocar meu endereço para Rio Tejo, esquina com Atlântico. Sem CEP. Parabéns pelo excelente programa. A cada episódio me convenço mais que nasci para viver no mar.
Adriano, sempre volto para ver seus vídeos: Trazem sempre um algo a mais para quem vive a vida de São Paulo. Deixo uma frase de um livro de C. Lispector que me remeteu ao #Sal - "Para o sal eu sempre estivera pronta, o sal era a transcendência que eu usava para poder sentir um gosto, e poder fugir do que eu chamava de "nada". Para o sal eu estava pronta, para o sal eu toda me havia construído. Mas o que minha boca não saberia entender - era o insosso. O que eu toda não conhecia - era o neutro." Um 2016 nada insosso para todos nós e bons ventos!
Uma odisséia muita linda do Wladimir, Martina e família! Certamente, "velejar tem momentos mágicos" que culminam em vivências que somente são possíveis para aqueles que perseguem seus sonhos! Parabéns pelo video e a essa admirável familia! Tudo muito inspirador!!
+Anderson Rausch Anderson, não sei se é mesmo uma questão de coragem... acho que poderia ser de capacidade de enfrentar o medo! Tive muito medo antes de partir... cheguei a ter muitas noites de insônia. Mas eu sabia que era um pensamento de quem vive em terra.. e que depois de partir em questão de poucos dias se muda de perspectiva, passando a ver a vida a bordo como uma condição "normal".
Sim, eu imagino, até por isto coloquei coragem entre aspas... mas admiro muito sua história (são histórias como a sua que nos fazem ver que é possível)...
tudo é ,do tamanho do coração ,.sem falar loucuras ,amor faz dinheiro . se faz filhos ,faz sonhos .só a vida basta. só isso produz vida verdade e amor .grato.
Fui o Like 31. Queria ter sido o 1º. O Juliano é um #Sal merecedor. Esse cara tem muita experiência, muita vivência no mar. A família toda é nota 10. Tive a honra de conhecê-los num encontro da ABVC neste ano. E se Deus quiser quero revê-lo mais vezes. Obrigado pelo presente Adriano!
+Luciano Silva Meu querido. Nós também gostamos muito de ter te conhecido. E espero poder revê-lo outras vezes! Grato por palavras tão gentis. Abraços...........
Tenho um sonho, porém nesse momento inalcançável... Enquanto isso ganho dias e horas vendo videos... Videos aqueles que me levam a muitos lugares sem ao menos sair da mesa e cadeira do escritório. Sonhar não gera custos, não agride e só alimenta imaginação e vontade de um dia no futuro poder desfrutar de tudo isso. Sonhos que são resumidos nesse canal do TH-cam. #sal
Estou começando minha trajetória e histórias como esta e as de Élio Grapun nos (a mim e a minha família) fazem crescer. Maravilhoso! Incrível como aprendemos e amadurecemos em uma cronologia que não respeita o tempo aritmético e formal, por isso as vivências acrescentam tanto. Mais uma vez valeu!
Não se fala pé de pato, não se fala. .. é nadadeira. Rsrsrs. Pra algumas coisas na vida não tem preço. Sentir os elementos, tal como sentíamos na inocência de nossa infância o som do mar, o vendo no cabelo, o cheiro do mar, e as fantasias de viagens de caça ao tesouro... Momentos mágicos onde o tempo torna a bater à porta de nossos sonhos e quem sabe realizações.
Acho bem legais estas entrevistas . Estoy um pescador no esterior do Ceará .tem como profissão a pesca mas meu sonho .E um dia poder fazer uma loga travessia, em um veleiro não importa o tamanho e sim .o potencial dele, grande ou pequeno não importa
Ótima entrevista Adriano, energia altamente positiva eu senti aí no casal e que as luzes das estrelas derramem sobre vcs velejadores, paz e tranquilidade e bons ventos pra vcs.
Muito legal este canal. Pessoas simplificam a vida e vivem com mais qualidade. Já fiz essa travessia, e conheço bem o mar de Cabo Verde. Muito bons ventos á esta família.
É muito bacana seu trabalho por favor continuem postando entrevistas, eu já assisti a todas e fico com muita sede de ver mais, PARABÉNS!!! ainda um dia chego ao mar...
O barquinho dele parece muito estável, deve ser de madeira, mas o desenho me lembrou o barco de aço do knox Johnson com seu barco de aço que fez grande navegação... pois ambos tem este "mastro" horizontal na proa ...(desculpe não sei os nomes corretos). Chique dimais viver sem amarras e descontentamentos, dormindo realizado e acordando com revigorado!
Bem, estou a vos ver aqui de Portugal, portanto ao menos um fã de Portugal vocês já tem 😂😝😝 Embora seja brasileiro vivo aqui a já 26 anos. Parabéns pelo canal
Parabéns pelo trabalho excelente. Percebí desde o primeiro vídeo que estava diante de algo inovador e de ótima qualidade.Confesso que estes relatos apresentados, foram para mim, construtivos e emocionantes .
Eu morei em Porto Belo e infelizmente nunca pude ter a chance de ter ou navegar em um veleiro, quem sabe um dia, acho que não cheguei no #sal atoa, não morei lá atoa e não conheci o Élio lá em Bombinhas atoa, por hora cá estou eu no interior do PR. quem sabe nós encontramos ! bons ventos a todos.
Primeiramente.....parabéns pelo trabalho.....acompanho desde o primeiro e sempre fico na expectativa do próximo. Fiquei curioso sobre a experiencia do naufrágio ...... Acho legal relatar os tombos que os aventureiros levam. Gostaria de saber se vc tem alguma dica para quem tem interesse de realizar uma viagem como tripulante. Quem sabe uma travessia do Atlântico.....rsrsrs
Adriano, vc poderia tirar duas dúvidas que tenho com relação a travessia do Atlântico e a trazer um barco da Europa para o Brasil? A primeira é que recebi a informação de que seriam obrigatórios diversos equipamentos bem caros e um seguro também bem caro, a segunda é que a legislação brasileira não permite um barco estrangeiro estar em águas nacionais mais de 2/3 meses nem a mudança da bandeira do barco para brasileira. Como vc acompanha vários velejadores brasileiros, tem acesso a essa informação?
@@hashtagsal eu tinha um catamarã do Estaleiro Ankaa chamado Caná-Caná que não tinha aquelas partes com ar que impede de afundar, eu virei e quando tentei desvirar não consegui porque estava enchendo de água. A Prefectura Navar Argentina só salva pessoas, barcos não. É uma longa história mas passou um barco grande que tirou meu veleiro da água rsrs
olá adoro os videos e acompanho sempre, gostaria de saber qual é o seu barco e qual seria um bom veleiro para iniciante??? outra coisa, vc está sempre em Paraty??, pois gostaria de voltar ai e se possivel fazer uma visita. Desde ja agradeço
Lembro dele, no caso do naufrágio de um barco por volta de 2004. Na época ele navegava com outra namorada. Foi na saída da Baia de Vitoria, uma onda engoliu o barco, capotou, deu perda total. Fiquei felizem saber que continuou e hoje é umgrande navegador. Só fiquei curioso em saber se a então, namoradada época,que naufragou junto, continua na velaou se depois doa cidente nunca mais quis saber de barco?
Uma bela historia, parabens! Hoje vc esta em qual lugar do mundo? Vc consegui registrar seu barco no Brasil? Tenho ideia de ir para fora comprar um, porem fico em duvida se realmente vale a pena. Forte abraço e bons ventos
Pessoal, alguem sabe onde anda o Wlademir Juliano? Liguei no tel informado aqui e outra pessoa atendeu e disse receber muitas ligacoes procurando por ele, rs. Me interessei muito em fazer o trajeto Paraty Buzios como meu batismo no mundo da vela. Agradeco alguma dica sobre algum programa semelhante para apenas uma pessoa.
Oi tudo bem ? tenho uma duvida , para quem planeja sair viajando pelo mundo de navio , como funciona em questao de documentacao ? deveriamos nos apresentar na imigracao caso a gente fique algum tempo especifico no pais ? como exite esse controle ?
Quando você chega de veleiro em um país precisa das mesmas exigências de quando chega de avião, com excessão da passagem de volta kkk. Mas ao entrar no território do país você precisa procurar a autoridade marítima, que vai te indicar um porto para procurar a Aduana e etc...
A única pergunt que tenho a respeito de tamanhos de barcos é, qual o maior barco que pode ser navegado com segurança por uma só pessoa no litoral do Brasil? Obviamente os maiores darão mais trabalho, porém sem enfrentar grandes tempestades, existe o maior que pode ser navegado por uma pessoa em nossa costa?
+Wlademir Juliano Treis você pensa em fazer uma nova travessia pelo Atlântico? Por acaso, você recruta pessoas para esta viagem? Sem dúvida alguma, é uma aventura para se levar ao resto da vida.
Acompanhando esse canal vejo q independente da condição financeira dos velejadores são pessoas muito inteligentes, bem articuladas e muito interessantes. Lula e Dilma podiam ter dado uma velejada antes de sindicatos, roubos.. o Temer também mesmo q seja uma velejava na transilvania .. seriam melhores
Daniel, tenho evitado falar sobre o naufrágio. Não porque me faz mal, mas porque percebo que as pessoas tem tanto interesse por isso que parece que todo o resto perde valor. Tenho muitas outras histórias pra contar (bonitas, alegres...), e, mesmo assim, muita gente parece se interessar só quando se menciona a palavra naufrágio...
muito obrigado pela a resposta e desculpa pela minha demora. Todo o resto tem valor, é que eu trabalho na área, talvez sirva para eu me precaver. Quando sair o livro você pode me mandar uma mensagem aqui mesmo? quero comprar. Wlademir, Muito obrigado por compartilhar sua história.
Este programa merecia estar em horário nobre na TV, parabéns belo trabalho excelente.
Moro em Lisboa e não vejo a hora de trocar meu endereço para Rio Tejo, esquina com Atlântico. Sem CEP. Parabéns pelo excelente programa. A cada episódio me convenço mais que nasci para viver no mar.
Já vi esse #Sal varias vezes e sempre me emociona!
Talvez não exista um tamanho certo de barco para fazer uma travessia, mas um tamanho ideal do coração de quem navega.
palavras com sabedoria!
Adriano, sempre volto para ver seus vídeos: Trazem sempre um algo a mais para quem vive a vida de São Paulo. Deixo uma frase de um livro de C. Lispector que me remeteu ao #Sal - "Para o sal eu sempre estivera pronta, o sal era a transcendência que eu usava para poder sentir um gosto, e poder fugir do que eu chamava de "nada". Para o sal eu estava pronta, para o sal eu toda me havia construído. Mas o que minha boca não saberia entender - era o insosso. O que eu toda não conhecia - era o neutro." Um 2016 nada insosso para todos nós e bons ventos!
Uma odisséia muita linda do Wladimir, Martina e família! Certamente, "velejar tem momentos mágicos" que culminam em vivências que somente são possíveis para aqueles que perseguem seus sonhos! Parabéns pelo video e a essa admirável familia! Tudo muito inspirador!!
Obrigado Egnaldo!
Invejo a "coragem" do juliano! Parabéns! Mais um excelente capítulo!
+Anderson Rausch Anderson, não sei se é mesmo uma questão de coragem... acho que poderia ser de capacidade de enfrentar o medo! Tive muito medo antes de partir... cheguei a ter muitas noites de insônia. Mas eu sabia que era um pensamento de quem vive em terra.. e que depois de partir em questão de poucos dias se muda de perspectiva, passando a ver a vida a bordo como uma condição "normal".
Sim, eu imagino, até por isto coloquei coragem entre aspas... mas admiro muito sua história (são histórias como a sua que nos fazem ver que é possível)...
tudo é ,do tamanho do coração ,.sem falar loucuras ,amor faz dinheiro . se faz filhos ,faz sonhos .só a vida basta. só isso produz vida verdade e amor .grato.
Muito bom vídeo... Mais alimento para o meu sonho. Quero voltar a velejar - mesmo que sozinha.
Esse cara e fera!!!!Wlademir Juliano vou lembrar seu nome .
Fui o Like 31. Queria ter sido o 1º. O Juliano é um #Sal merecedor. Esse cara tem muita experiência, muita vivência no mar. A família toda é nota 10. Tive a honra de conhecê-los num encontro da ABVC neste ano. E se Deus quiser quero revê-lo mais vezes. Obrigado pelo presente Adriano!
+Luciano Silva Meu querido. Nós também gostamos muito de ter te conhecido. E espero poder revê-lo outras vezes! Grato por palavras tão gentis. Abraços...........
Tenho um sonho, porém nesse momento inalcançável... Enquanto isso ganho dias e horas vendo videos... Videos aqueles que me levam a muitos lugares sem ao menos sair da mesa e cadeira do escritório.
Sonhar não gera custos, não agride e só alimenta imaginação e vontade de um dia no futuro poder desfrutar de tudo isso.
Sonhos que são resumidos nesse canal do TH-cam. #sal
Muito bom....... Muito bom msm ver esses exemplos de vida. E abaixo aos MITOS, e vamos nos PLANEJAR. Abraços a todos.
Esta foi a melhor das entrevistas que já vi. Sabias palavras do Wladimir.
Estou começando minha trajetória e histórias como esta e as de Élio Grapun nos (a mim e a minha família) fazem crescer. Maravilhoso!
Incrível como aprendemos e amadurecemos em uma cronologia que não respeita o tempo aritmético e formal, por isso as vivências acrescentam tanto. Mais uma vez valeu!
Ha parte dos mitos.e refletivo ....Um.Heroi e um guerreiro...
Não se fala pé de pato, não se fala. .. é nadadeira. Rsrsrs.
Pra algumas coisas na vida não tem preço. Sentir os elementos, tal como sentíamos na inocência de nossa infância o som do mar, o vendo no cabelo, o cheiro do mar, e as fantasias de viagens de caça ao tesouro...
Momentos mágicos onde o tempo torna a bater à porta de nossos sonhos e quem sabe realizações.
Acho bem legais estas entrevistas .
Estoy um pescador no esterior do Ceará .tem como profissão a pesca mas meu sonho .E um dia poder fazer uma loga travessia, em um veleiro não importa o tamanho e sim .o potencial dele, grande ou pequeno não importa
Ótima entrevista Adriano, energia altamente positiva eu senti aí no casal e que as luzes das estrelas derramem sobre vcs velejadores, paz e tranquilidade e bons ventos pra vcs.
Esse cara é um monstro!!
Parabéns Juliano, espero um dia te conhecer, navegador de alma!!
Melhor episódio.
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível!” - (São Francisco de Assis).
Todos os videos são ótimos, mas esse é bom de mais.. Hoje é a quarta vez que assisto esse vídeo, Sucesso a Wlademir e sua família.
Muito legal este canal. Pessoas simplificam a vida e vivem com mais qualidade. Já fiz essa travessia, e conheço
bem o mar de Cabo Verde. Muito bons ventos á esta família.
É muito bacana seu trabalho por favor continuem postando entrevistas, eu já assisti a todas e fico com muita sede de ver mais, PARABÉNS!!! ainda um dia chego ao mar...
O barquinho dele parece muito estável, deve ser de madeira, mas o desenho me lembrou o barco de aço do knox Johnson com seu barco de aço que fez grande navegação... pois ambos tem este "mastro" horizontal na proa ...(desculpe não sei os nomes corretos). Chique dimais viver sem amarras e descontentamentos, dormindo realizado e acordando com revigorado!
Impressionante eles viverem e velejarem d forma tão simples, e felizes.
fiquei simplesmente sem palavras. Parabens
Bem, estou a vos ver aqui de Portugal, portanto ao menos um fã de Portugal vocês já tem 😂😝😝
Embora seja brasileiro vivo aqui a já 26 anos.
Parabéns pelo canal
Parabéns Adriano por mais um excelente vídeo. 100% fã do #SAL
Cada episódio é um mar inteiro de deslumbramento. Que coisa linda. Que mensagem.
LINDO VIDEO PALAVRAS DE CORAÇÃO DO WLADEMIR JULIANO! O SIMPLES SEMPRE E MAIS!
São tantas emoções ...
pessoa inteligente entrevistando pessoas tambem inteligente,e maravilhoso,vale apena assisti, varias vezes.
Parabéns pelo trabalho excelente. Percebí desde o primeiro vídeo que estava diante de algo inovador e de ótima qualidade.Confesso que estes relatos apresentados, foram para mim, construtivos e emocionantes .
Eu morei em Porto Belo e infelizmente nunca pude ter a chance de ter ou navegar em um veleiro, quem sabe um dia, acho que não cheguei no #sal atoa, não morei lá atoa e não conheci o Élio lá em Bombinhas atoa, por hora cá estou eu no interior do PR. quem sabe nós encontramos ! bons ventos a todos.
Histórias fascinantes, vídeo atemporal!! Parabèns
Camarada você é incrível, parabéns demais para o seu trabalho....continue além de muito maneiro também achei importante, showww...⛵⛵⛵
Parabéns, deve ter muitas aventuras para contar.
Eu aqui com o coração na mão achando que aquele menino fosse cair na água enquanto os pais davam entrevista. 😂
Vocês são apaixonantes.
Aprendo muito com seus videos!!! Parabens cara e boa sorte
Excelente!!! Simplicidade e amor pela vida na vela! Parabéns!!!
Tenho certeza que esse video era o incentivo que me faltava, Parabéns linda família!!!
Parabéns.....o que mais posso falar...
Como sempre, uma entrevista incentivadora. Parabéns.
Encantador, inspirador....emocionante.
Um dos melhores vídeos, parabéns!
onde tem o documentário "gosto de sal" ?
Que aventura!!!.. quantos dias levaram pra atravessar o Atlântico?? Que história...curti demais o vídeo
Primeiramente.....parabéns pelo trabalho.....acompanho desde o primeiro e sempre fico na expectativa do próximo.
Fiquei curioso sobre a experiencia do naufrágio ...... Acho legal relatar os tombos que os aventureiros levam.
Gostaria de saber se vc tem alguma dica para quem tem interesse de realizar uma viagem como tripulante. Quem sabe uma travessia do Atlântico.....rsrsrs
Parabéns ao #sal por mais esse episódio espetacular
esse canal toca meu coração!
Show.
parabens pelo trabalho top top top sem palavras.#souseufa
adoro seu trabalho!! perfeito seus videos.vo ate´construir um barco,e apaixonante essas historias.
meus parabens sal!!
Obrigado pelo vídeo !
show
Como sempre inspirador! Cada vídeo uma lição! Parabéns!
Mais um vídeo super inspirador. Muito Obrigado e Parabéns!
parabéns pelos videos seu trabalho e excelente e também as pessoas que voce tem entrevistado
grande video! obrigado por partilhar essas familias corajosas!
Top top top top top
Vlwwwww Adriano!!!!
#umsalpordia!!!!
Achei tão legal ele ter falado do oday 23, pq estou pensando em adquirir um atoll 23 (pelo que oferece internamente) pra morar e iniciar na vela.
Mais um video nota 10. Parabéns!!
Seria legal conhecer a história desse naufrágio.
Alguém sabe onde encontro o documentário para assistir? O trailer é fantástico. E obrigado Hashtag Sal por mais esse episódio.
Excelente video....!!Parabens e obrigado
Adriano, vc poderia tirar duas dúvidas que tenho com relação a travessia do Atlântico e a trazer um barco da Europa para o Brasil? A primeira é que recebi a informação de que seriam obrigatórios diversos equipamentos bem caros e um seguro também bem caro, a segunda é que a legislação brasileira não permite um barco estrangeiro estar em águas nacionais mais de 2/3 meses nem a mudança da bandeira do barco para brasileira. Como vc acompanha vários velejadores brasileiros, tem acesso a essa informação?
Gostei, muito bom.
cara ganhou um fã
Muito bom...
naufragou em vitória tem algum video seu desse episódio
muito bom!!
Obrigado!
LEGAL, mas como vc nacionalizou o seu barco aqui no Brasil?
Vejo cada um desses videos umas “ trocentas " vezes , rsrsrs
Com esse vídeo lembrei-me de quando naufraguei no Río de la Plata
Caramba cara! Como isso?
@@hashtagsal eu tinha um catamarã do Estaleiro Ankaa chamado Caná-Caná que não tinha aquelas partes com ar que impede de afundar, eu virei e quando tentei desvirar não consegui porque estava enchendo de água. A Prefectura Navar Argentina só salva pessoas, barcos não. É uma longa história mas passou um barco grande que tirou meu veleiro da água rsrs
Amigo, adoro o canal de vcs, gostaria de saber qual a distancia em milhas náuticas do Brasil a Portugal?
qual canal dele no youtube
Grande Adriano, um ótimo 2016! Agora que já fui simpático, posso perguntar: e os outros vídeos? Abstinência braba de #sal já! Abraços
+Diego Senott Kkkk Saiu um hoje!
Voce mencionou Assis. Voce é de lá? Digo daqui?
Show Adriano!!! E sobre o documentário Gosto de Sal? Quando sai?! Como assistir?!
olá adoro os videos e acompanho sempre, gostaria de saber qual é o seu barco e qual seria um bom veleiro para iniciante???
outra coisa, vc está sempre em Paraty??, pois gostaria de voltar ai e se possivel fazer uma visita.
Desde ja agradeço
Lembro dele, no caso do naufrágio de um barco por volta de 2004.
Na época ele navegava com outra namorada. Foi na saída da Baia de Vitoria, uma onda engoliu o barco, capotou, deu perda total.
Fiquei felizem saber que continuou e hoje é umgrande navegador. Só fiquei curioso em saber se a então, namoradada época,que naufragou junto, continua na velaou se depois doa cidente nunca mais quis saber de barco?
Uma bela historia, parabens!
Hoje vc esta em qual lugar do mundo? Vc consegui registrar seu barco no Brasil? Tenho ideia de ir para fora comprar um, porem fico em duvida se realmente vale a pena.
Forte abraço e bons ventos
ÓTIMO VÍDEO. SÓ UM DETALHE: O CARA INTELIGENTE LÁ DE ASSIS, NÃO ERA INTELIGENTE, ERA 'SÁBIO'.
FORTE ABRAÇO.
Pessoal, alguem sabe onde anda o Wlademir Juliano? Liguei no tel informado aqui e outra pessoa atendeu e disse receber muitas ligacoes procurando por ele, rs. Me interessei muito em fazer o trajeto Paraty Buzios como meu batismo no mundo da vela. Agradeco alguma dica sobre algum programa semelhante para apenas uma pessoa.
Oi tudo bem ? tenho uma duvida , para quem planeja sair viajando pelo mundo de navio , como funciona em questao de documentacao ? deveriamos nos apresentar na imigracao caso a gente fique algum tempo especifico no pais ? como exite esse controle ?
Quando você chega de veleiro em um país precisa das mesmas exigências de quando chega de avião, com excessão da passagem de volta kkk. Mas ao entrar no território do país você precisa procurar a autoridade marítima, que vai te indicar um porto para procurar a Aduana e etc...
A única pergunt que tenho a respeito de tamanhos de barcos é, qual o maior barco que pode ser navegado com segurança por uma só pessoa no litoral do Brasil? Obviamente os maiores darão mais trabalho, porém sem enfrentar grandes tempestades, existe o maior que pode ser navegado por uma pessoa em nossa costa?
esse barco você trouxe de fora e daí tem prazo para ficar?
#Reveja⛵️👍👏🙏⛵️
O tempo em média para se atravessar o atlântico é de 1 mês praticamente?
Alguém sabe
Como faço pra assistir o Documentário Gosto de Sal na íntegra? Já enviei e-mail pro wjuliano, mas não tive resposta....
Eu gostaria de saber porque naufragou seu veleiro, o que aconteceu?
⛵
👏👏👏❤⛵
uma dúvida: qual o barco do WLADEMIR JULIANO?
+Wlademir Juliano Treis você pensa em fazer uma nova travessia pelo Atlântico?
Por acaso, você recruta pessoas para esta viagem?
Sem dúvida alguma, é uma aventura para se levar ao resto da vida.
Acompanhando esse canal vejo q independente da condição financeira dos velejadores são pessoas muito inteligentes, bem articuladas e muito interessantes. Lula e Dilma podiam ter dado uma velejada antes de sindicatos, roubos.. o Temer também mesmo q seja uma velejava na transilvania .. seriam melhores
Não falou sobre o naufrágio.. Todo o resto foi maravilhoso.
Daniel, tenho evitado falar sobre o naufrágio. Não porque me faz mal, mas porque percebo que as pessoas tem tanto interesse por isso que parece que todo o resto perde valor. Tenho muitas outras histórias pra contar (bonitas, alegres...), e, mesmo assim, muita gente parece se interessar só quando se menciona a palavra naufrágio...
Mas quando meu livro sair quem quiser vai poder saber detalhes do acidente.
muito obrigado pela a resposta e desculpa pela minha demora. Todo o resto tem valor, é que eu trabalho na área, talvez sirva para eu me precaver. Quando sair o livro você pode me mandar uma mensagem aqui mesmo? quero comprar. Wlademir, Muito obrigado por compartilhar sua história.