FLAMBAGEM EM PILARES - UM PONTO CEGO DOS SOFTWARES

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ก.ย. 2024
  • Fala, galera !
    Nesse vídeo irei te mostrar um ponto cego que vários softwares de projeto estrutural possuem e como ele deve ser corrigido!
    #pilares
    #estrutural
    #flambagem
    #armadura
    #estruturas​​​
    #concretoarmado​​​
    🔔 Se inscreva no canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos!!
    Você também pode me encontrar ↴
    Instagram ☛ / eng.waltnerwagner
    E entre no nosso grupo do WhatsApp para conteúdos exclusivos disponibilizados por mim, além de novidades de sacadas práticas para aplicação na sua carreira!
    Grupo WhatsApp ☛ chat.whatsapp....

ความคิดเห็น • 20

  • @EngenheiroWaltnerWagner
    @EngenheiroWaltnerWagner  2 ปีที่แล้ว +1

    🚀Gostou? Então clique aqui: bityli.com/bmgsv

  • @wgseletronicos8548
    @wgseletronicos8548 ปีที่แล้ว +1

    Você explica muito bem Top...

  • @GabrielSousa-qv7pk
    @GabrielSousa-qv7pk 2 ปีที่แล้ว +2

    Waltner, surgiu uma dúvida: Pilar engastado na base (sapata) e livre no topo, para apenas um pavimento, o coeficiente padrão 1,00 adotado pelo cype então está correto?
    Uma outra dúvida: em edificações como essa, de dois ou mais pavimentos, todos eles com a mesma configuração de travamento (seja livre em toda a sua extensão ou travado apenas em uma direção nesses pavimentos), tenho que calcular um coeficiente de flambagem para cada um dos pavimentos?

    • @EngenheiroWaltnerWagner
      @EngenheiroWaltnerWagner  2 ปีที่แล้ว +1

      Se o pilar realmente estiver livre no topo, o coeficiente de flambagem seria 2.
      Se o pilar estiver travado somente em uma direção, deve-se alterar manualmente o coeficiente. Caso esteja destravado em ambas direções, o cype já vai calcular corretamente.

  • @moisesrochadasilva2428
    @moisesrochadasilva2428 2 ปีที่แล้ว +1

    Dr. meu cliente contratou um Engenheiro que esqueu de se enquadrar no arquitetônico... lançou as vigas e esqueceu do forro .. resumindo forro vai para viga de beiral... sendo que esse beiral a viga é 25 cm de altura e tem viga no meio da sala passando com secção de 50 cm na altura

    • @moisesrochadasilva2428
      @moisesrochadasilva2428 2 ปีที่แล้ว +1

      posso compensar essa diferença de concreto... exemplo 55 beiral para passar o forro.. e duplicar a quantidade de ferro

  • @saulopereira2760
    @saulopereira2760 2 ปีที่แล้ว +1

    nesse caso voce alterou o coeficiente do pilar em só um nivel, no caso precisaria mudar o coef. em todos os os niveis correto ? ai em cada nivel vc calcularia 6m = Kf * Hpilar (incluindo no nivel da porta)

    • @EngenheiroWaltnerWagner
      @EngenheiroWaltnerWagner  2 ปีที่แล้ว

      Você deve alterar o coeficiente em todos os pavimentos que estão destravados. Pega o comprimento total destravado e divide pelo comprimento do pavimento

  • @marcelonsouza4293
    @marcelonsouza4293 2 ปีที่แล้ว +1

    As vezes chega a viga no pilar mas a viga não e suficiente para considerar um travamento. A norma não faz essa previsçao, qual sua opnião para considerar essa travamento?

    • @EngenheiroWaltnerWagner
      @EngenheiroWaltnerWagner  2 ปีที่แล้ว

      Quando temos um pilar muito robusto e uma viga com pouca inercia chegando nele, dificilmente esta viga vai travar o pilar contra flambagem, mas este caso acontece mais em obras de grandes prédios. Para obras de sobrados e afins, acontece mais os casos que comentei neste vídeo.

  • @evandromoreira9897
    @evandromoreira9897 2 ปีที่แล้ว +1

    Fiquei com dúvida sobre como colocar o coeficiente correto de acordo com os níveis, nesse exemplo q vc mostrou, o pilar vai do "TÉRREO" até a "COBERTURA", digamos q ele está des travado em alguma das direções do térreo até a cobertura, mas entre esse níveis tem mais um nível (q nesse exemplo seria o nível da "PORTA", mas digamos q até tivessem outros devido detalhes arquitetônicos), como colocar o coeficiente correto nesse outro nível?

    • @EngenheiroWaltnerWagner
      @EngenheiroWaltnerWagner  2 ปีที่แล้ว +1

      É sempre o comprimento total destravado dividido pelo comprimento do pavimento, já que o cypecad dimensiona trecho a trecho de pilar. Se houver dúvidas, lá nas verificações de pilares, na verificação de solicitações normais, o cypecad faz a verificação da flambagem em cada eixo, logo você pode analisar o comprimento que o cypecad está considerando em cada nível.

  • @lucasluzzi
    @lucasluzzi 2 ปีที่แล้ว

    No caso desse exemplo da viga em balanço, quando ele estiver ligado em um elemento rígido ele vai travar o pilar, como você falou, mas vai travar em uma direção? Ou nas duas?

    • @EngenheiroWaltnerWagner
      @EngenheiroWaltnerWagner  2 ปีที่แล้ว

      Em uma direção. Para travar o pilar nas duas direções, tem que ter uma viga ou laje maciça chegando em cada uma das direções do pilar.

  • @gersonjunior3470
    @gersonjunior3470 6 หลายเดือนก่อน

    Professor, bom?
    Se caso tenho um pé direito de 4,9 na sala, tenho 3,50 na Area gourmet e 3 no restante da casa, eu preciso corrigir a flambagem dos pilares da sala ou não?

  • @fernandoheinrich9150
    @fernandoheinrich9150 11 หลายเดือนก่อน +1

    As vigotas no sentido do pilar servem como travamento?

    • @EngenheiroWaltnerWagner
      @EngenheiroWaltnerWagner  11 หลายเดือนก่อน +1

      Se as vigotas estiverem paralelas ao pilar, não serve. Assiste este vídeo: th-cam.com/video/EBQaXKTmHag/w-d-xo.htmlsi=iqu7vpQw88zYJdzp

  • @Marconyspavilli
    @Marconyspavilli 4 วันที่ผ่านมา

    Obs.: TQS reconhece automaticamente

    • @anderaquino4287
      @anderaquino4287 2 วันที่ผ่านมา

      Se eu deixar o a configuração de pé direito duplo em "detalhamento" em dados de pilares como padrão, eu não preciso alterar os coeficientes de flambagem do lance? Sabe onde eu consigo ler sobre?