Vida acadêmica vale a pena? - Luiz Felipe Pondé

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 843

  • @victorrafael7
    @victorrafael7 8 ปีที่แล้ว +1272

    Um dos fatores mais relevantes que me afastaram da vida acadêmica foi a necessidade de produção excessiva de artigos (em sentido amplo). Acaba que todo mundo fala um monte de besteira, resume assuntos já saturados, faz autoplágio, etc. E pra completar: ninguém lê. Todo mundo acha bonitinho que você fez um artigo, mas a última coisa que irão fazer é discutir o que foi escrito.

    • @gl-tz5kl
      @gl-tz5kl 8 ปีที่แล้ว +76

      Muito verdade isso. Um ambiente onde deveria ter pessoas pensadoras, onde todo mundo lê as coisas interessantes que um aluno interessante escreve mas que na realidade fica só por "Você fez um artigo".

    • @alairaraujo
      @alairaraujo 8 ปีที่แล้ว +116

      Rafael Mattos Sem contar que os professores pensam que vc não tem vida além da Universidade, ou seja, acham que vc é um robô que está programado para escrever artigos dia e noite, e de madrugada tbm! 😤😤

    • @ribovita
      @ribovita 8 ปีที่แล้ว +67

      O pior, Rafael Mattos, é a produção intelectual distante da realidade.
      Em Direito, por exemplo, os estudos são pobres em conteúdo e rigidamente formais, porque não existe muita coisa fora da norma jurídica. E, quanto mais absurda uma teoria, mas adeptos ela consegue.

    • @tarcisiosegundo9483
      @tarcisiosegundo9483 6 ปีที่แล้ว +2

      Rafael Mattos isso é mesmo chato e estressante

    • @maridini
      @maridini 5 ปีที่แล้ว +23

      É uma punhetagem mental.

  • @JoseneiSilvaNei
    @JoseneiSilvaNei ปีที่แล้ว +40

    Tô no mestrado e pra mim é um martírio. Que ambiente bizarro. Aprendo muito mais lendo sozinho, outras coisas, e discutindo com os amigos nas mesas de bar.

  • @cidaoaparecido4162
    @cidaoaparecido4162 8 ปีที่แล้ว +237

    Fiquei 7 anos pra me formar em direito na UFSC, porque enxergava algo que me incomodava profundamente, pensava até que era coisa da minha cabeça, cheguei até a fazer terapia com alguém que de certa forma concordava comigo por fazer parte de um departamento de ensino da mesma instituição.
    Esse vídeo me deu um grande alívio, porque confirma o que eu não queria admitir: A maioria dos professores na faculdade não tem nenhum compromisso com a verdade e com o conhecimento.
    Ainda bem que mudei de vida e hoje tenho meu próprio negócio onde sou bem mais produtivo pra sociedade (e pra mim também).

    • @samuelrw2696
      @samuelrw2696 7 ปีที่แล้ว +8

      Meu sonho é ter o próprio negócio. O que vc faz atualmente?

    • @ricardusilveira
      @ricardusilveira 5 ปีที่แล้ว +5

      Cursei dois cursos na UFSC tb. Ao menos na engenharia química boa parte (acredito que a maioria, pois não conheci todos) se preocupa com o aprendizado dos alunos e pesquisa. E na Física posso dizer que são exceções as figuras que não se preocupam com o aprendizado. Todo o corpo técnico é engajado. Lá eu gosto muito. Fulanizando por último, é uma pena isso mesmo Cidao. Eu escuto de outros colegas da instituição e até dos que vieram de outras instituições :-/

    • @Torresmo2
      @Torresmo2 4 ปีที่แล้ว +5

      Por isso que eu digo que abrir uma empresa ou fazer um curso no Senai é muito melhor pra sua saúde mental e financeira do que fazer um curso que no fim das contas não lhe trará nenhuma ou pouca aplicabilidade prática no mercado de trabalho

    • @kaiserarviden134
      @kaiserarviden134 ปีที่แล้ว

      E como tu ta hoje em dia?

  • @4444PSG
    @4444PSG 8 ปีที่แล้ว +400

    Fiz mestrado em engenharia elétrica e, lamentavelmente, tenho que concordar, pois fiquei muito decepcionado com a linha de pesquisa que tive que seguir pois do contrario não conseguia apoio, nem orientador, sendo que, fui descobrir ao final da dissertações que meu trabalho recebia patrocínio de instituições, porém nunca havia recebido nenhum tostão, nem para imprimir as cópias, e olha que fui apresentá-lo até em Portugal tudo as custas de muito sacrifício pessoal.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 5 ปีที่แล้ว +34

      Sério, Paulo Sergio. Que horrível. Nunca imaginava que isso acontecia. Obrigado pelo comentário. Sucesso para você.

    • @jonathanlopes1439
      @jonathanlopes1439 4 ปีที่แล้ว +17

      Caramba mano, que abuso.

    • @Ivivsss
      @Ivivsss 3 ปีที่แล้ว +12

      Que merda! Sou de ciências biológicas e até nessa área tem esses artigos saturados e que não acrescentam em nada para a sociedade.

    • @laisakemi872
      @laisakemi872 2 ปีที่แล้ว +2

      Onde vc fez mestrado?

    • @professorwelthon3927
      @professorwelthon3927 ปีที่แล้ว +6

      No meio acadêmico você faz aquilo que é financiado, aquilo que têm uma bolsa por trás... e se o resultado for diferente do que o financiador queria, acabou para você, nunca mais vai conseguir financiamento ou bolsa por aquela instituição ( mesmo sendo governamental)... depois querem que acreditemos que pesquisa científica é neutra, kkkkkkkkkk.

  • @tattianasalles3019
    @tattianasalles3019 2 ปีที่แล้ว +17

    Sou mestranda em economia em Federal. A frase final do Pondé diz tudo: o menos importante para a Universidade é o aluno. A única coisa que vejo é corporativismo, professores extremamente grosseiros e tóxicos com problemas de ego, alunos frustrados e adoecidos. Eu sinceramente estou pensando em desistir após (mais um) desentendimento com orientador. Eles estão preocupados com politicagem, com suas disputas de ego, em brigar entre eles, com tudo...menos com o ensino.

  • @michelmacena3292
    @michelmacena3292 5 ปีที่แล้ว +45

    Até que enfim alguém joga a real sobre o mundo acadêmico. Guerra de egos, artigos inúteis, etc. Desisti dessa vida.

    • @leorodri4597
      @leorodri4597 2 หลายเดือนก่อน +1

      Pondé antes de ser comprado às vezes era sincero.

  • @abrahambarboza8856
    @abrahambarboza8856 8 ปีที่แล้ว +380

    Pura constatação da realidade esse vídeo. Sou acadêmico da área de humanas (História) e tudo o que o Pondé citou eu já pude constatar como aluno, imagina só vendo de uma perspectiva de um professor. Infelizmente, são poucos os mestres que escapam desse corporativismo docente e desse "ambiente pesado" em que a grande maioria das instituições de ensino superior anda mergulhada. O que acabo percebendo é professores ora sem nenhum apreço e empatia pela realidade dos alunos como, por exemplo, dar orientação, partilhar de opiniões e críticas e criar um diálogo mais próximo com esses. E por um outro lado, gente que está em busca de asseclas e "ovelhinhas" prontos para absorverem unicamente visões particulares de determinado assunto ou serem "guiados" para algum campo ideológico. Por essas e outras, na minha visão, a academia aqui no Brasil está cada vez mais pobre intelectualmente, cheia de interesses escusos e atolada em disputas de egos e vaidades entre a classe docente. É uma pena! A gente entra com tanta esperança (ou ingenuidade) e acaba se deparando com um cenário medíocre desses...

    • @LeozinTuber
      @LeozinTuber 8 ปีที่แล้ว +1

      Mas o Governo Lula foi o que mais construiu universidades nesse pais, certo?

    • @abrahambarboza8856
      @abrahambarboza8856 8 ปีที่แล้ว +26

      LeoAlvs Sim, o que uma coisa tem haver com a outra?...

    • @LeozinTuber
      @LeozinTuber 8 ปีที่แล้ว +17

      Haha!! Ficou um pouco estranho esse comentário mesmo! Mas eu disse isso a fim de questionar esse discurso de que os governos do PT fizeram um número considerável de universidade, já que o aspecto qualitativo não acompanha o quantitativo. E acredito que não seria tão exagerado pensar que, uma vez o discurso do Pondé sendo coerente (o que eu acredito que sim), mais universidades mostram - se muito mais eficientes em propagar os ideais esquerdistas no meio acadêmico do que incentivar o verdadeiro crescimento científico e tecnológico que esse país não vê ainda.

    • @abrahambarboza8856
      @abrahambarboza8856 8 ปีที่แล้ว +23

      LeoAlvs Verdade, aqui no Brasil os governos fazem uso de números em suas estatísticas, avaliações e propagandas a fim de convencer o público de modo demagógico de que se existe algum acréscimo (por mínimo que seja) em qualquer tipo de dado isso representa uma evolução inerente de qualidade. É o que vemos na educação, segurança pública e saúde. Números são para serem analisados de forma aprofundada em todos seus aspectos representativos e não jogados em discursos vagos como manifestação de uma verdade por si só. Infelizmente, é o que vemos no Brasil, uma manipulação descarada de qualquer tipo de dados governamentais, principalmente em tempos de eleições. A educação em geral é avaliada, muitas vezes, de modo superficial e sem levar em consideração os inúmeros aspectos que a compõe e isso, como você bem citou, é usado como falsa propaganda por parte de determinados governos, que por meio de uma apresentação rasa de dados, como a construção de novas universidades, pretende com isso vincular o número de universidades construídas a uma elevação no nível do ensino superior. Ledo engano! A realidade é outra, e bem sabemos disso, cada vez mais vemos dois tipos de universidades: as caça níquéis e as que caçam voto por meio de uma manipulação grosseira, doutrinária. E que despejam todos os anos profissionais que tem graves faltas em sua formação. É lógico que NÃO SÃO TODAS E NEM EM TODOS OS CURSOS. Corresponde mais a uma regra e não a exceção. Desculpas por me estender nesse comentário, que serve também como um desabafo, como foi o anterior. Saudações...👍👍👍

    • @denissouza8981
      @denissouza8981 8 ปีที่แล้ว +7

      concordo com vc. infelizmente, seu comentário será, ou já está, inundado de gente falando de comunismo maldito e blablabla. nas faculdades brasileiras existe tentativa doutrinação marxista sim, mas o que ofende o governantes contra o PT e contra a esquerda não é a falta de imparcialidade, mas sim, não estarem doutrinando a favor deles. aí eles lançam o escola sem partido, um projeto muito tendencioso, que limita o professor, pois se for falar de evolução, um aluno que acredite no criacionismo não pode ser prejudicado caso se recuse a fazer uma atividade que defenda a teoria de Darwin. a lei tem 6 princípios dos quais 2 só podem ter sido elaborado por um idiota.

  • @matheusrussoni446
    @matheusrussoni446 8 ปีที่แล้ว +212

    eu acho que cabe aqui um depoimento/desabafo a respeito dos professores de faculdades no Brasil, é claro que nem todos mas quem já está no sistema a muito tempo infelizmente já é uma fruta podre. Eu nem sequer sou de um curso de bacharelado de uma ciência pura, eu curso um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas em uma faculdade federal e, mesmo assim consigo entender e ver o que o Pondé quer dizer com: "O aluno é cada vez menos importante", ou "quanto mais difícil você falar melhor". Meus professores quando são concursados, com anos de casa, com diploma de doutorado, e você espera uma excelente aula é justamente quando tenho as piores aulas
    com isso quero dizer: conteúdo fraco, arrogância, e provas dificílimas onde a melhor resposta não é a correta se não estiver de acordo com a visão do professor. Eu me pergunto sinceramente se não foi nossa mentalidade de endeusar os professores como portadores do conhecimento que gentilmente cedem uma parte do seu tempo conosco que não teria levado a isso

    • @demetriomeneses7554
      @demetriomeneses7554 8 ปีที่แล้ว +22

      A esquerda levou à isso meu caro.

    • @matheusaltoe12
      @matheusaltoe12 8 ปีที่แล้ว +18

      Também acho! Acredito que essa onda aí que vc falou de "endeusar" os professores realmente trouxe a eles uma falsa percepção de genialidade e exclusivismo por simplesmente "ensinar" outras pessoas algo que ele domina. Nada mais é q o fruto gramschiano de impor o socialismo sorrateiro e disfarçado, onde vc eleva uma criatura, neste caso o professor, para que todos dêem crédito a tudo o q ele fala. Dessa maneira, entrar em uma Universidade Federal virou um luxo daqueles que querem encontrar um conhecimento "além das possibilidades". Tudo isso nada mais é que uma sofisticada armadilha doutrinária hahahaha

    • @franklingraff7457
      @franklingraff7457 8 ปีที่แล้ว +22

      Não tenho a menor dúvida disso. professores são super valorizados nesse país ao ponto de "heróis". esse endeusamento da profissão levou a essa arrogância babaca de muitos educadores... na época em que eu estudava,se tinha 2 professores que eu realmente gostava era muito,o resto não valia a merda que eu cago. só discordo de vc quando tu diz que "eles gentilmente cedem uma parte do tempo conosco"... ninguém os coagiu a serem isso,eles escolheram por livre e espontânea vontade,no entanto eles (e a maior parte do funcionalismo público),policiais,professores e etc,agem como se estivessem fazendo um favor as pessoas,quando eles são pagos para isso!

    • @matheusaltoe12
      @matheusaltoe12 8 ปีที่แล้ว +9

      Franklin Graff, é isso que ele ta questionando. Que a visão que eles passam é essa, de que eles são deuses que cedem o seu precioso tempo a meros mortais.

    • @chysthianprudencio7139
      @chysthianprudencio7139 7 ปีที่แล้ว +1

      Franklin Graff concordo

  • @sheilasoares2736
    @sheilasoares2736 7 ปีที่แล้ว +97

    Costumo dizer que a vida acadêmica é uma "feita de vaidades"
    Porém, é o necessário aprender o transitar por essa feira se quiser sobreviver. Você já sai na vantagem se estiver ciente que tudo é um jogo e não entrar como um iludido achando que tudo são flores e que todos estão cheios de boas intenções.
    Pondé, sempre preciso e coerente! 👏👏👏

    • @NB-si4ld
      @NB-si4ld 3 ปีที่แล้ว +8

      Eu entrei pensando que era tudo na boa intenção, desenvolvimento e ética. Quebrei a cara. É um tal de toma lá, dá cá.

    • @aline-ei1hf
      @aline-ei1hf 3 ปีที่แล้ว +4

      @@NB-si4ld consegue me explicar melhor sobre isso? ainda está meio abstrato pra eu entender

    • @aline-ei1hf
      @aline-ei1hf 3 ปีที่แล้ว +4

      Tipo, de exemplos disso na prática

    • @ronilsonmedianis
      @ronilsonmedianis ปีที่แล้ว

      Esse meio é horrível
      Só conheci FDP
      É um ninho de serpentes

    • @nino6672
      @nino6672 ปีที่แล้ว

      ​@@aline-ei1hfEu sou graduando e posso te dar um exemplo bem simples. Na minha universidade há uma GUERRA entre os professores, guerra de ego mesmo. Dias atrás, a professora buscando por meio de uma reunião ajudar os alunos do meu curso, fez uma reunião com outros professores e recebeu insultos nessa reunião de outros dois que são contra ela. Numa segunda reunião, a coisa ficou tão feia que o marido dela que esta a presente subiu para cima do outro professor. Lá os professores tem suas panelinhas, é cobra por cima de cobra. Professores na nossa frente, doutores, desmerecendo os que têm apenas mestrado. Professores que viajam horas de carro pra pedirem exoneração de outros colegas apenas por não concordarem com sua metodologia, suas posições. Casos de assédio moral nem se fala. Professores proibindo alunos de participarem de eventos de outros professores.
      É um lugar complicado. Eu me decepcionei demais! Professores só são unidos quando o assunto é salário, pois, fora disso, é uma guerra de ego maldita, que no fim das contas eles perdem e os alunos também.

  • @lavieestbelle3349
    @lavieestbelle3349 7 ปีที่แล้ว +85

    Vivi 7 anos da minha vida profissional na aviação. Ela não é em NADA diferente do que está sendo comentado no vídeo sobre a academia. Leciono para muitos executivos que reclamam exatamente desse corporativismo, brigas de ego, um querendo puxar o tapete do outro. Isso existe em TODO lugar e em TODAS as áreas. E não está restrito a meios estritamente de direita ou esquerda. Para vencermos nesseS meioS temos que ter tato, jogo de cintura, temos que ser políticos, temos que ter cuidado com as palavras. Nada é facil e todo meio é cruel com quem quer ir contra o pensamento da maioria. Faça o que vc ama (isso é meio caminho andado), guarde seus pensamentos para desabafar com amigos e família. Vc não é somente a sua vida profissional e, sejamos realistas, vc não vai conseguir mudar todo um meio que já está corrompido gritando os seus valores aos 4 ventos. Vista as suas máscaras onde vc quer ter sucesso profissional, saiba ser político, e boa sorte!

    • @marcelyeshl8484
      @marcelyeshl8484 5 ปีที่แล้ว +4

      É exatamente assim, "vista as suas máscaras". Fique calado qdo vc ver a injustiça , a covardia. Não é com vc , é com o outro. Sejamos todos omissos e políticos. Sejamos da paz e tenhamos "sucesso profissional". Concordo com vc . Vc tem razão.

    • @BestNameLeftIndeed
      @BestNameLeftIndeed 4 ปีที่แล้ว +5

      realismo. faça o bem que estiver ao seu alcance, mas não entre em brigas que não possa vencer ou se desgaste em polêmicas vazias

    • @augustolopes1878
      @augustolopes1878 2 ปีที่แล้ว +1

      bom comentário

  • @Mayaracabral
    @Mayaracabral 8 ปีที่แล้ว +47

    Só tem verdades aí. No meu último período da faculdade presenciei um caso que serve como exemplo desse corporativismo que paira sobre o colegiado. É exatamente isso: aqueles que pensam diferente, sobressaem e estão acima da média são explicitamente sabotados pelos departamentos! E eu, que tanto sonhei em seguir uma carreira acadêmica, fiquei completamente desiludida ao ver um professor exemplar passar por processo de exoneração por conta de alguns egos feridos com o seu trabalho.
    Como disse uma amiga no meu primeiro ano na universidade: o mundo é dos medíocres. Uma pena...

    • @angie8766
      @angie8766 7 ปีที่แล้ว

      Confesso que entendi pouquíssimo do que o Pondé disse. Tou no primeiro ano da faculdade ainda!

    • @jvssjvss27
      @jvssjvss27 6 ปีที่แล้ว +4

      Angie calma depois piora. Quando tem orientação de tcc vc vai ver o desastre. Professores perseguindo lacaios, tirando lacaios uns dos outros, xingando lacaios de outros professores e etc.

  • @luciavfrobinson
    @luciavfrobinson 8 ปีที่แล้ว +37

    Salve Pondé! A sou Mestre em Are Contemporânea pela Universidade de Manchester. Bom pra mim, mas quando eu acabei de escrever a minha tese pensei: quem vai ler isso? (gargalhadas!). Te amo viu Professor ? (com todo o meu respeito). Beijos e muito obrigada.

  • @aneliraful
    @aneliraful 8 ปีที่แล้ว +88

    Nossa! primeira vez que escuto alguém expor esse cenário. Apenas aguardando acabar meu tempo na vida acadêmica porque não consegui, na minha área, Contabilidade, fazer um mestrado. Fui "vítima " desse sistema corporativista e em uma área totalmente técnica, os catedráticos querem que vivemos num mundo de pesquisa numa realidade prática, com informações que mudam todos os dias. Parabéns pelo comentário a esse respeito.

    • @MrFelassis
      @MrFelassis 8 ปีที่แล้ว +8

      Pesquisar, tem que pesquisar mesmo, se for seguir a área acadêmica, mas que a pesquisas tenham qualidade e sem esta pressão de produtividade.

    • @ramosdefrancaleo
      @ramosdefrancaleo 7 ปีที่แล้ว

      Cristiane Lira Você não conhece Olavo?

  • @marcospaulon
    @marcospaulon 8 ปีที่แล้ว +460

    Professor fui seu aluno na FAAP e me arrependo mortalmente de não ter aproveitado os 2 anos de experiência para: perguntar mais;
    estudar;
    ler;
    ouvir;
    e principalmente discutir mais!!!
    Me sinto péssimo por não ter aproveitado melhor a oportunidade que tive estando ao seu lado!
    lembro de uma prova oral que não havia estudado e o sr olhou pra mim e disse "olha seu discurso sobre algo que não leu é muito bom, por isso vou te dar mais uma chance! leia o que eu te pedi e volte semana que vem, pra fazer a prova"
    Estive ao lado do melhor filósofo brasileiro e aproveite muito pouco!
    Ainda assim, só agradeço!

    • @joaocarlosalmeida5217
      @joaocarlosalmeida5217 8 ปีที่แล้ว +37

      Marcos Paulon
      Belas palavras!
      Ser humilde é lindo demais.
      Meus parabéns!

    • @lucaspedro392
      @lucaspedro392 5 ปีที่แล้ว +38

      @@alexsanderferreira9115 Aí não, errou feio, errou rude...

    • @xanacomxana4969
      @xanacomxana4969 5 ปีที่แล้ว +9

      @@alexsanderferreira9115 Olavo é polemista... kkkk

    • @Felipe_Ribeir0
      @Felipe_Ribeir0 4 ปีที่แล้ว +17

      Alexsander Ferreira putz, citou logo o velho louco...

    • @AAM-xg6ix
      @AAM-xg6ix 4 ปีที่แล้ว

      @@alexsanderferreira9115 kkkk

  • @a.oliveira9294
    @a.oliveira9294 8 ปีที่แล้ว +45

    E aí quando tu pensas que o Direito é uma ciência humana e que tudo isso que o Pondé relatou desemboca nos Fóruns e Tribunais, tu finalmente começas a entender as quimeras jurídicas que todos nós temos que enfrentar no dia-a-dia das sentenças e acórdãos proferidos pelos nossos órgãos julgadores.

  • @jhowjhow162
    @jhowjhow162 8 ปีที่แล้ว +479

    Absurdamente preciso e cirúrgico. O cara é foda mesmo.

    • @rodneymendes4513
      @rodneymendes4513 8 ปีที่แล้ว +6

      Concordo com você

    • @corpofechado2187
      @corpofechado2187 7 ปีที่แล้ว +1

      O Jhow , é foda? Ele mete bem? Cirúrgico? Incisa bem também?

    • @liciob5343
      @liciob5343 6 ปีที่แล้ว

      Puxa

    • @pendotiba2
      @pendotiba2 5 ปีที่แล้ว

      Irretocável!

    • @RenanSMene
      @RenanSMene 3 ปีที่แล้ว +5

      jurava que essa expressão "cirúrgico" era de 2020 kkkks

  • @DonnyDonowitz22
    @DonnyDonowitz22 8 ปีที่แล้ว +134

    Por algum tempo da minha vida tentei seguir a vida acadêmica. Foi um dos momentos mais frustantes da minha vida.

    • @NB-si4ld
      @NB-si4ld 3 ปีที่แล้ว +16

      Estou tentando finalizar meu doutorado e nunca mais quero saber de universidade e pesquisa. Cada dia que coloco o pé na universidade, é um dia a mais de frustração.

    • @odsoncruz2090
      @odsoncruz2090 2 ปีที่แล้ว

      @@NB-si4ld Tenho muitos amigos assim... todos pensam assim.. haha.. no entanto, os que foram fora vivem nas nuvens.. um dia quero ver de verdade.. mas no Brasil, não me arrisco.... pois vi quase tudo que o professor disse... e olha que já sonhei com isso....

    • @talita4574
      @talita4574 2 ปีที่แล้ว

      @@NB-si4ld fazendo doutorado em que ?

    • @laisakemi872
      @laisakemi872 2 ปีที่แล้ว

      @@NB-si4ld kkkkkkkkkkkkkkkk está fazendo doutorado em que?

  • @luizclaudio583
    @luizclaudio583 3 ปีที่แล้ว +26

    Depois de me preparar para a vida acadêmica, desde a graduação (como bolsista da FAPESP premiado) , mestrado e doutorado na Europa, decidi abandonar a vida acadêmica pelos seguintes motivos: fraudes, corrupção, favorecimento ilícito, mediocridade, relativismo científico, desonestidade (em todos os sentidos) falta de compromisso social...

    • @Taump-f5o
      @Taump-f5o 2 หลายเดือนก่อน

      @luizclaudio583 qual era sua área? 😮

  • @RobertoRohregger
    @RobertoRohregger 8 ปีที่แล้ว +30

    Parece um paradoxo mas a vida acadêmica de sufoca tanto que acaba quase impossível estudar e pesquisar a sério...

  • @wellingtonluizdossantosara2416
    @wellingtonluizdossantosara2416 ปีที่แล้ว +12

    To terminando o doutorado de física no IFUSP. Tô tão infeliz e descontente, que a minha vontade é, no dia da defesa, apresentar e na hora que a banca estiver pronta pra dar sua avaliação, eu mandar todo mundo ir tomar naquele lugar, ir embora sem falar mais nada e voltar a viver.

    • @macena.fisica
      @macena.fisica ปีที่แล้ว +1

      Po mano! Estou terminando a graduação em Física agora.. E já pude perceber o quão tóxico é o ambiente entre os professores. Muita briga de ego, uns querendo aparecer mais que outros. Os alunos doentes. Eu tô pensando seriamente se vou seguir o mestrado.

    • @El_Jhod
      @El_Jhod 4 หลายเดือนก่อน

      Já eu tô terminando matemática e queria ser matemático de universidade pela minha facilidade em matemática, mas o meio acadêmico é podre demais tô repensando em não seguir ir fazer outra coisa da vida.​@@macena.fisica

  • @linomaluco
    @linomaluco 8 ปีที่แล้ว +58

    Basta fazer uma breve pesquisa em teses de doutorado e mestrado pra observar a quantidade de artigos que repetem o mesmo assunto, experimento, conclusão, etc. Falo da minha área (exatas), a produção cientifica deveria ser mais alinhada a verdadeira necessidade do mercado e sociedade, coisa que sinceramente está muito longe de ser.
    Uma prova disso, é que GRANDE maioria das universidades brasileiras estão muito longe de adquirir a independência financeira em pesquisas cientificas.

    • @matheusrdgsf
      @matheusrdgsf 2 ปีที่แล้ว

      Verdade meu caro. Qualquer tentativa de propor algo com alinhamento de mercado é quase uma guerra... estou iniciando a pós graduação e o fato de continuar com atividades em empresas já incomodou muito...

  • @srkpeneloux1025
    @srkpeneloux1025 ปีที่แล้ว +8

    Na minha graduação eu percebi que no Brasil a publicação de artigos é algo esculhambado. Muito artigo inútil e muita gente publicando qualquer coisa para ganhar títulos.

  • @francofcsl
    @francofcsl 8 ปีที่แล้ว +18

    Parabéns Professor Pondé. Senti na pele a discriminação dos vulgos "doutores" do meio acadêmico. E digo mais: desisti da carreira acadêmica e enveredei pela saúde q fora do eixo medicina enfermagem é negligenciada pelas demais áreas acadêmicas. Este país tem muito a evoluir.

  • @Carlos-eg8jg
    @Carlos-eg8jg 8 ปีที่แล้ว +18

    Falou tudo o que eu supunha no meu primeiro ano de Letras! Em meados de 2007 eu já percebia isso e como é bom ver um professor universitário esfregando isso na cara de todo mundo!

  • @diegocosta21
    @diegocosta21 8 ปีที่แล้ว +30

    A academia tem que acabar com o penssamento arcaico e ter uma política mais empreendedora. Segui nela e depois saí e não me arrependo.

  • @maraschwerz9920
    @maraschwerz9920 5 ปีที่แล้ว +25

    Excelente vídeo.
    E como é bom ler, aqui, os comentários sensatos que relatam exatamente o que eu pensava. Graduei e preciso pensar mais 20 vezes se quero ingressar no mestrado...
    Faz sentido o que um professor havia comentado certa vez: "É um jogo de catas marcadas".

    • @adrianomoschini8783
      @adrianomoschini8783 2 ปีที่แล้ว

      Eu penso todos os dias. Será que valeu ter ingressado numa universidade? Todos os dias penso nisso, os sacrifícios, renúncias, madrugadas fazendo trabalhinhos fúteis. Poderia listar muitas pessoas de sucesso, gênios, que nunca entraram numa universidade e outra lista daqueles que entraram e abandonaram e que hoje contratam os PHdeuses

  • @andremorelli85
    @andremorelli85 8 ปีที่แล้ว +566

    Sou um prof numa universidade federal e estou mto decepcionado. Estou pensando seriamente em mudar de profissão e pesquisar como hobbie.

    • @rafael6485
      @rafael6485 8 ปีที่แล้ว +63

      bom, eu quero a vida intelectual, mas quero estar bem longe da academia. então pra mim é trabalhar 7/8 horas e estudar 3/4.

    • @victorribeiro8017
      @victorribeiro8017 8 ปีที่แล้ว +10

      Conte a nós a sua experiência...

    • @pauloschiavonne2595
      @pauloschiavonne2595 8 ปีที่แล้ว +2

      o my god!!!!

    • @juliovictor6233
      @juliovictor6233 8 ปีที่แล้ว +56

      Eu iniciei um bacharelado em Física com o sonho de ser um pesquisador, mas depois de muita busca e relatos como o seu decidi abandonar essa carreira pois inevitavelmente teria que atuar como professor. Hoje faço engenharia, ainda que meu gosto maior seja pela física, porém não me arrependo de ter feito isso

    • @victorribeiro8017
      @victorribeiro8017 8 ปีที่แล้ว +1

      T-T cacildis

  • @juniorsouza2530
    @juniorsouza2530 8 ปีที่แล้ว +167

    Não sou Fã do Pondé. Mas concordo plenamente. Esse negocio de ficar sempre produzindo artigo para o lattes, já deu no ovo!

    • @hoolbits3460
      @hoolbits3460 6 ปีที่แล้ว +8

      Como era sua vida 2 anos atrás para usar a expressão "deu no ovo"

    • @1seishin23
      @1seishin23 4 ปีที่แล้ว +2

      @@hoolbits3460 ent mn deve ser boomer mas me conta ai como era sua vida 2 anos atrás quando escreveu esse coment

    • @EmanoelLucas8552
      @EmanoelLucas8552 4 ปีที่แล้ว

      @@1seishin23 como era sua vida 1 mês atrás quando escreveu esse comment?

    • @1seishin23
      @1seishin23 4 ปีที่แล้ว +2

      @@EmanoelLucas8552 Pior que eu nn lembro mt, mas vou tentar. Comecei a assistir mais animes, jogar vôlei, dormir mais cedo (tinha dias que eu acordava 4h e dormia 20h), e etc

    • @Anakin-cv6ry
      @Anakin-cv6ry 3 ปีที่แล้ว

      @@EmanoelLucas8552 e sua vida, dois meses atrás?

  • @AifargeoG
    @AifargeoG 8 ปีที่แล้ว +24

    Ingressei em 2011, no curso de geografia , na UFPE, e fiquei extremamente decepcionado com o ambiente. Os péssimos exemplos que tivemos nos 5 anos que fiz a graduação devido há alguns problemas que tive com o TCC. Era uma guerra entre os especialistas da geografia física versus o pessoal da geografia humana. Era uma fuzarca , uma patifaria total. Quando um professor não gostava de um outro professor, ela rebaixava a nota de algum orientando do professor alvo de seu desafeto. Estou fazendo pós numa área fora da minha espacialidade, porém voltada para a educação, com ênfase nas dificuldades de aprendizado. Podendo ganhar até mais do que se eu estivesse ensinando. E a seleção do mestrado é sinônimo de cartas marcadas e não perderia meu tempo fazendo projetos que não seriam aprovados pela banca examinadora. Nunca fui de bajular professores.

    • @adrianomoschini8783
      @adrianomoschini8783 2 ปีที่แล้ว +4

      Concordo contigo. Nas basta ser bom aluno, melhores notas é preciso indicação (cartas de recomendação) e entrevista. Alunos com racionio, mente, visão, distinta dos professores encontram maiores dificuldades, dificuldades com bolsas na graduação, dificuldades com formação, ingresso ao mestrado, etc

  • @lucianopereiradasilva2726
    @lucianopereiradasilva2726 8 ปีที่แล้ว +9

    Em poucos minutos, o filósofo Pondé, com perspicácia, diz coisas certas e precisas que outros não conseguem dizer em horas de palestra. Parabéns!

  • @mauriciarruda
    @mauriciarruda 6 ปีที่แล้ว +18

    Produtividade
    Corporativismo
    Politicagem
    Inveja
    Sabotagem
    Ingredientes para uma fórmula de sucesso!
    Falou e disse!
    Parabéns!
    Que os jovens lhe deem ouvidos e acordem a tempo!
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @BrunoSilvaUFPE
    @BrunoSilvaUFPE 6 ปีที่แล้ว +13

    Infelizmente, essa é a mais pura verdade. Por esse motivo eu desisti de ser professor de uma universade federal (era concursado) e virei pesquisador de um laboratório privado. Nesse meio acadêmico (principalmente no Brasil), a produtividade é o que menos importa. O que interessa na verdade é o volume de produção o que não necessariamente é o mesmo que produtividade.

  • @Genialinfor
    @Genialinfor 7 ปีที่แล้ว +35

    E eu aqui triste por ser um autodidata com apenas um ensino superior em tecnologia. Então não perdi nada em seguir a minha a minha vida profissional do meu jeito e aos poucos aprendendo as coisas no tempo certo sem intervenção acadêmica.

    • @adrianomoschini8783
      @adrianomoschini8783 2 ปีที่แล้ว +1

      Não perdeu nada. São 16 anos nesse mundo, transitando em ciências sociais aplicadas e exatas. A escola, seja pré ou Universidade deveria ser um lugar de descorbetas, prazeroso, incrível, mas observe que no próprio exame vestibular os cursos de licenciatura tem baixa densidade, isso já é por si um indício

    • @millennial8441
      @millennial8441 ปีที่แล้ว

      Fazendo tecnólogo ou cursos técnicos você ganha bem mais

  • @sandro2563
    @sandro2563 8 ปีที่แล้ว +251

    Eu vivi neste mundo acadêmico!!!! Mundo podre! Excesso de vaidades! Professor quer viver de consultoria e viagens e abandona o orientando, deixando à deriva! Excesso de produção. Indústria de artigos!!!! Concurso para professor com vaga cativa para os amiguinhos!!!!!! Quem não faz parte da panela tá excluído!!!!!! De saco cheio disso tudo.

    • @Vitor-nq4tk
      @Vitor-nq4tk 4 ปีที่แล้ว

      Qual seu Instagram?

    • @luanaandradeluna531
      @luanaandradeluna531 4 ปีที่แล้ว

      Sério? Vou tentar o mestrado, mas não estou empolgada.

    • @navegador262
      @navegador262 4 ปีที่แล้ว

      Concordo contigo!

    • @wellingtoncarvalho7023
      @wellingtoncarvalho7023 4 ปีที่แล้ว +8

      Isso de "panela" eu vejo muito. Faço graduação e me decepcionei com o ambiente da universidade. Professor fala mal do outro. Ridículo.

    • @mrcubitcho4586
      @mrcubitcho4586 3 ปีที่แล้ว +2

      Eu só entrei em um labortório de alto padrão da minha universidade por causa da minha iniciativa de se juntar aos babacas da panelinha. Graças a deus, minha vida acadêmica acabou! Hoje, recebo bem mais e sou bem mais valorizado pelo que faço se tivesse jogado meu tempo fora com porra de me matar de fazer artigo que fica engavetado ou título pra passar em concurso pra ganhar merreca.

  • @Nina-artby
    @Nina-artby 8 ปีที่แล้ว +10

    Tive uma vida acadêmica curta, saí antes de perder completamente o juízo. Claro que todo o conhecimento que adquiri com os meus cursos me servem até hoje, mas percebi somente quando já estava atuando que essa religião não era para mim. Mesmo aqui de fora, fiquei triste de saber dessa realizade, eu não fazia ideia. Parabéns por conseguir resistir a tudo isso, Pondé.

  • @marilynjane
    @marilynjane 7 ปีที่แล้ว +185

    *nunca assisti a tantas verdades*

    • @C13-s2p
      @C13-s2p 6 ปีที่แล้ว +5

      Marilyn Jane VOCÊ NÃO TRABALHA NÃO? ESTÁ EM TODO LUGAR...

    • @danielfranklin3773
      @danielfranklin3773 6 ปีที่แล้ว

      Aqui no RJ se você não for um drogado você é simplesmente perseguido nos corredores da universidade

    • @eugeniooliveira2848
      @eugeniooliveira2848 6 ปีที่แล้ว

      Vc aqui? 😲

    • @carlfriedrichgauss8725
      @carlfriedrichgauss8725 4 ปีที่แล้ว

      De fato, talvez nunca tenha existido alguém que proferisse tantas verdades, mas talvez isso que foi dito por ele sejam só asneiras de alguém que não sabe o que diz. Certamente eu não estou na condição de julgar se o que ele diz está ou não certo, uma vez que não me julgo mais sábio do que ele - pois sou um e ele é considerado por muitos, e vários desses com tanto repertório quanto o dele, como sábio, dessa maneira me considerar como mais tendo só uma pessoa a favor de mim seria atestar minha ignorância quanto ao meu próprio conhecimento - Cabe a você julgar se o que ele diz é "verdade" ou não. Mas comecemos então do principio, O que exatamente você quer dizer com verdade?

    • @rafaelfernandes2955
      @rafaelfernandes2955 3 ปีที่แล้ว +2

      @@C13-s2p Uai. Se vc vê ela comentando em todo lugar, então significa que vc tbm é um faz nada, pela sua lógica...

  • @adrianoaf7367
    @adrianoaf7367 4 ปีที่แล้ว +7

    O fato é simples e funciona assim.
    O professor(a) te conhece, ponto pra ti entrar. Nao te conhece, tu tá lascado. Se tu puxa o saco dele há muito tempo, ponto pra ti, primeira vez q ele ta te vendo na vida, tu tá lascado. Entrar em mestrado por aqui é isso, simples assim.

  • @ClaudiaNasci5556
    @ClaudiaNasci5556 4 ปีที่แล้ว +6

    O video mais sincero de Pondé q ja ouví. eu ñ sou acadêmica mas tenho um filho universitário e ja conheci pessoas q moravam na Universidade. essas pessoas eram depressivas e ñ confiáveis e geralmente querem falar dificil. kkkkkk

  • @rafaelsouza4575
    @rafaelsouza4575 5 หลายเดือนก่อน +3

    Vida acadêmica é parecido com política. São os piores que ficam no sistema. Sou da área de engenharia, e trabalhei em P&D, muitos anos no mercado, onde pude conhecer gente muito inteligente e com interesse real na técnica das coisas. Depois dos 35, decidi fazer doutorado, cá estou eu. Eu simplesmente não consigo ter essas trocas de conhecimento na universidade. Prmieiro, tem essa produção burocrática patética, 90% do tempo tu escreves coisas irrelevante que nem seu orientador e seus colegas lêem. Ninguém lê. Segundo, os professores vivem numa bolha tão grande, e se pegar esses professores que já tem 20 anos de concursado, os caras tem um ego tão grande, que o único prazer deles é discursar. Eles se recusam a qualquer troca de conhecimento. Eu já desisti de torcer o sistema, hoje, evito conflitos, e foco só em concluir o curso.

  • @culturanerd8123
    @culturanerd8123 8 ปีที่แล้ว +31

    Sou formado em História e gosto muito do canal, e concordo com a fala do filosofo, continue com o excelente trabalho, obs: nem todos os formados nas humanas são do pensamento da esquerda.

  • @aulasdematematicaefisica
    @aulasdematematicaefisica 2 ปีที่แล้ว +12

    Eu permaneci 10 anos no meio acadêmico. Na maioria dos lugares é isto que o Pondé disse, as excessões foram institutos internacionais como o IFT-UNESP, IIP em Natal e o IMPA isto dentro das ciências exatas dos ambientes que vive, mas estes institutos você conta nos dedos e conheci alguns pesquisadores relevantes, que reclamavam da questão de burocracia, que nos países que eles estavam antes (sem emprego) não precisavam fazer isto. Os gringos vem para as universidades públicas, pois lá fora até o tempo que estava na academia era ainda mais competitivo. Conheço gente que terminou o doutorado a 10 anos atrás, já tem quase 40 artigos e nada de conseguir uma posição e que fez diversos pós-doutoramentos em diversos países. Meu melhor amigo faleceu em 2020 ele publicava como único autor a maioria dos trabalhos e se preocupava em fazer bons artigos e de fato fez, mas isto custou a saúde dele.

    • @alexandersantos-id4uy
      @alexandersantos-id4uy 2 หลายเดือนก่อน

      (IFT-UNESP, IIP em Natal e o IMPA) que provavelmente você era parte da panela, risos! Vejo o relato como a descrição de um comportamento que se reproduz em qualquer atividade que evolva grupos de indivíduos, acrescido da intelectualidade do Pondé. Mas no geral é o mais do mesmo e os desabafos nos comentários são resultados do efeito bolha que é comum na internet. De qualquer forma, é verdade isso. Mas se formos levar essas apontamentos em consideração, não podemos trabalhar no judiciário, na política, no supermercado, etc... A vida é um jogo que precisa ser jogado. Não dá para querer viver e não querer jogar. (Todo respeito ao seu ponto de vista, só quis aproveitar o comentário...

  • @joaoantonio4844
    @joaoantonio4844 5 ปีที่แล้ว +13

    A melhor coisa a se fazer é abrir um negócio próprio e focar no sucesso se já for formado. A gente entra com um sonho e depois sai decepcionado.

  • @FilipeGaio13
    @FilipeGaio13 ปีที่แล้ว +2

    Pondé disse tudo e mais um pouco.
    O que mais me impressiona desse mundo são as brigas pela vaidade e pelo ego, não envolvem dinheiro e são mais intensas do que as que envolvem.

  • @deusfiel8934
    @deusfiel8934 6 ปีที่แล้ว +14

    Cheguei a ser aprovada em uma seleção de mestrado, mas não entrei no curso. Até hoje me pergunto se eu tomei a decisão correta. Quando vejo esses relatos sobre a acadêmica, acho que me livrei de uma coisa que não ia valer a pena.

  • @Beatriz32341
    @Beatriz32341 7 ปีที่แล้ว +122

    É simplesmente insuportável o quanto as universidades federais tendenciam seus alunos a seguir a carreira acadêmica.Tive a experiência de estudar em uma universidade federal,em um curso quem nem era da área da educação,e no primeiro semestre já sofria a pressão de participar de semanas acadêmicas,projetos de pesquisas,iniciação científica e afins. Eu simplesmente queria aprender a profissão na prática e exercê-la no mercado prático profissional de trabalho,mas a demanda e propósito principal era outro,por parte do corpo acadêmico.Não faz sentido nenhum abordar quase que na maioria do tempo o propósito de "criar" futuros pesquisadores e acadêmicos,sendo que muitos entram nos cursos com outros viés de mercado profissional e atrações de atuação prática das profissões. Isso deveria ser uma escolha pessoal de cada estudante,e não uma alienação de implantar obrigatoriedades acadêmicas aos alunos.

    • @lucasbritto1073
      @lucasbritto1073 4 ปีที่แล้ว +17

      Infelizmente o mestrado e doutorado não tem a finalidade de formar profissionais, apenas de te tornar um portador de título. Conheci uma doutoranda que não sabia explicar o ciclo biológico da bactéria que era objeto do estudo dela, e olha que ela é aluna de um renomado PPG da Federal da Bahia, altamente seletivo, com nota 6 na CAPES. É triste constatar, mas não há aplicabilidade no vida real / profissional daquilo que "aprendemos" no mestrado e/ou doutorado.

    • @danielnascimento834
      @danielnascimento834 4 ปีที่แล้ว +15

      Como professor de pós graduação. Endosso seu pensamento. E ainda dou uma dica aqueles que doravante estiver lendo, para que considerem a possibilidade de um Tecnólogo conceituado!
      Aqueles com interesse no mercado, está será a melhor escolha para sua sanidade mental!!

    • @TheKnight-zf5eb
      @TheKnight-zf5eb 4 ปีที่แล้ว +14

      Faz dois anos desde seu comentário. Entendo algumas problemáticas envolvendo metodologias e concepções de ensino em cursos superiores. No entanto, ainda assim - e apesar de tudo -, não endosso sua atitude de maneira alguma. Acho lamentável você falar com tanta indignação do fato de seus professores lhe incentivarem a participar destes eventos que, sobretudo, contribuem para a (ainda supérflua) produção científica no país chamado Brasil. Contudo, reconheço seu ponto de vista e os motivos da indignação. Só o acho prejudicial, dado a qualidade de ensino do país. Possivelmente você entrou numa universidade e aspirava uma experiência similar à de cursos técnicos e profissionalizantes, de duração encurtada.

    • @nathaliaalves2197
      @nathaliaalves2197 4 ปีที่แล้ว +2

      Passei pela mesma experiencia, no primeiro semestre já introduziam essa burocracia de artigos, regras, plágios...

    • @120519691
      @120519691 4 ปีที่แล้ว +1

      @@danielnascimento834 Olá... Na sua opinião quais são os melhores cursos para Tecnólogos? Obrigado.

  • @RDembowski
    @RDembowski 8 ปีที่แล้ว +12

    Sua coluna de hoje está FODA.
    E quanto ao vídeo, foi o que percebi na minha faculdade. Vendo os professores conversarem, percebi que realmente, o aluno é cada vez mais a última coisa com o que os professores pensam (geralmente, os professores mais antigos). E estou falando do bacharelado

    • @tavernadourf
      @tavernadourf 8 ปีที่แล้ว +1

      Sim um dos problemas do capitalismo devido a ter que dar produção como ele citou e não "despesas, gastos" então os profissionais precisam fazer esses esquemas que ele foi citando....Uma pena cada vez mais o país indo pro ralo...

    • @RDembowski
      @RDembowski 8 ปีที่แล้ว +1

      Taverna do URF é discutível

    • @nathan_408
      @nathan_408 6 ปีที่แล้ว +1

      problemas do capitalismo? meu amigo, desde quando vc é util pro universo sem fazer nada, a diferença é q antes vc morreria de fome, hoje vc pode viver nas custas dos outros.

  • @jjbreno
    @jjbreno 8 ปีที่แล้ว +7

    Pondé nos abre um mundo de verdades do qual poucos citam(Até pq ninguém irá cuspir no prato em q come)!

  • @AfonsoAdvogado
    @AfonsoAdvogado 8 ปีที่แล้ว +11

    Sensacional ! Sem falar na fogueira das vaidades que é o mundo acadêmico onde todos competem entre si para ver "quem tem o lattes mais cheio"...

    • @FuturoDeRedpillEhAlcoolismo
      @FuturoDeRedpillEhAlcoolismo 3 ปีที่แล้ว +2

      Isso pode ser até bom

    • @adrianomoschini8783
      @adrianomoschini8783 2 ปีที่แล้ว +1

      @@FuturoDeRedpillEhAlcoolismo não acredito nisso. Penso que está se referindo a quantidade de publicações e não no impacto dessas publicações. Muitos títulos sem profundidade ou pouca profundidade não acredito seja algo bom.

    • @FuturoDeRedpillEhAlcoolismo
      @FuturoDeRedpillEhAlcoolismo 2 ปีที่แล้ว +1

      @@adrianomoschini8783 Aí eu concordo com vc

  • @MrFelassis
    @MrFelassis 8 ปีที่แล้ว +7

    Pondé, sempre metendo o dedo na ferida. Sou de esquerda Pondé, mas admiro sua sagacidade ao "cutucar". Talvez é este tipo de pensador que a direita estava necessitando. E não gurus espirituais e paranoicos, e um ex líder de banda de Rock.

  • @sdk2005
    @sdk2005 6 ปีที่แล้ว +7

    Apenas para ilustrar, um case:
    Tenho uma amiga que alguns meses após a qualificação, teve um convite para dialogar com o orientador de seu doutorado. O mesmo informou que a banca, por unanimidade, sugeriu que ela alterasse toda a revisão sistemática, sendo a nova obrigatoriamente composta apenas por autores brasileiros. Isso mesmo: todos os papers de referência precisavam ser de autores brasileiros.
    Isso fere ao menos três princípios da independência no processo de pesquisa.

    • @adrianomoschini8783
      @adrianomoschini8783 2 ปีที่แล้ว

      Complicado. Vejo os comentarios, riquíssimos. Comentários de pessoas experiêntes e mais conhecedoras que eu, me parece que o conhecimento que reina é o.conhecimento do sistema, o conhecimento politico, de como realmente as coisas funcionam.

  • @GustavoCLa
    @GustavoCLa 8 ปีที่แล้ว +6

    Algumas medidas simples que o MEC poderia adotar para enfrentar alguns dos problemas que o Pondé apontou:
    1) Julgar a produção de um acadêmico com base somente nos seus 5 melhores artigos, e não na soma de todos. Desta forma haveria mais foco na qualidade.
    2) Dividir o peso de um artigo pelo número de coautores, de forma a acabar com a macabra indústria de troca de coautores.
    3) Julgar os professores e o departamento também com base nos resultados dos alunos no ENADE ou provas similares (que deveriam ser obrigatórias e exigir nota mínima para se obter o diploma), desta forma haveria mais interesse em se dar boas aulas.

    • @danielcosta4100
      @danielcosta4100 7 ปีที่แล้ว +1

      Que tal abolir essa educação monopolista estatal e o próprio MEC?

  • @AbsoluteMisan
    @AbsoluteMisan 7 ปีที่แล้ว +3

    Estudo bacharelado atualmente, desde o começo do curso detestei maioria dos professores de cada período, achei que fosse birra minha. Felizmente o Pondé esclareceu algumas coisas.

  • @valmiraraujo8256
    @valmiraraujo8256 3 ปีที่แล้ว +3

    Tem que ter cacife pra falar essas coisas.
    Academia não é lugar pra falsa modéstia.
    Conheci muitos mestres e mestras que nos encantavam com a forma que transmitiam o conhecimento. Mas também vi alguns com o ego inflado, que gostavam de alunos puxa saco.
    Foi para mim uma experiência marcante e válida, embora não tenha seguido em frente. Três períodos foram o suficiente para eu descobrir que estava tirando a vaga de quem merecia estar lá.

  • @magistadelsur4379
    @magistadelsur4379 8 ปีที่แล้ว +4

    Perspicaz e preciso como sempre!!! Aponta a verdade sem falhas!! Aplausos!

  • @KadrunkoMaluco
    @KadrunkoMaluco 7 ปีที่แล้ว +2

    Pondé como sempre cirúrgico. No Brasil em geral o que temos é uma grande paróquia. Quem não comungar na cartilha, não vinga. É por essas principalmente e por outras que algumas almas bem intencionadas migram para centros de excelência no exterior. Lá também tem uma cartilha, mas nela está escrito em letras garrafais: "produza ciência e traga patrocínio, ou morra"

  • @marcelelazzari8214
    @marcelelazzari8214 4 ปีที่แล้ว +3

    Foi exatamente tudo isso que senti quando eu era acadêmica. Foi o melhor depoimento sobre o tema que já escutei.

  • @SimeiTSS
    @SimeiTSS 2 ปีที่แล้ว +7

    Faço doutorado na USP em química, e vivo isso, falta de ética, gente desligando meus experimentos, destruindo minhas amostras, tentando destruir minha carreira, pois sou evangélico, e certamente conservador. Terrorismo psicológico e outras coisas.

  • @alannsilva1982
    @alannsilva1982 ปีที่แล้ว +2

    Quando estava na minha segunda graduação fui perseguido por uma querida,uma fofa que me acusou de plagio mesmo depois de ter o trabalho avaliado,revisado e válido por 2 professoras diferentes além de publicado pela instituição que eu estudava,fui extremamente frustrante ver que ela queria me derrubar por simples raiva e rancor e por ironia o trabalho que apresentei fui sobre os malefícios do plágio ao mundo acadêmico e a ética profissional.

  • @raf.castrum
    @raf.castrum 8 ปีที่แล้ว +160

    Não. A vida acadêmica aqui no Brasil é simplesmente MEDÍOCRE. Na área da tecnologia (engenharias, ciências etc), enquanto houver uma separação entre as universidades e as empresas/indústrias, os progresso tecnológicos, científicos e econômicos continuarão defasados e andando a passos curtos.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 5 ปีที่แล้ว +9

      Rafael, cursei dois anos de Engenharia Civil em uma Federal e vi muito isso. Não há participação nenhuma da iniciativa privada nas Universidades e vice-versa. O curso era totalmente fora da realidade do mercado.

    • @edwardiii7377
      @edwardiii7377 5 ปีที่แล้ว +9

      @@tygoufaynanchal3903 Claro que a empresa não vai ajudar a Universidade Federal, até parece que a empresa vai correr atrás dos recantos de militância que tem como principal discurso " A culpa é da elite branca opressora. " = Empresários. Isso não tem nem lógica.

    • @nathalisilva9683
      @nathalisilva9683 3 ปีที่แล้ว +1

      Não necessariamente. A iniciativa privada pode injetar recursks em certos projetos. O problema é pensar que a pesquisa científica vai se tirnar um céu de brigadeiro após isso. Iniciativa privada busca lucro. Isso é o óbvio. Se o projeto for benéfico à sociedade, mas comercialmente inviável para a empresa, será abandonado. Muitas pesquisas importantes não vão pra frente porque não geram rendimento. É ingenuidade pensar que transferir a pesquisa para a iniciativa privada resolveria todos os problemas.

    • @user-g3h7l
      @user-g3h7l 3 ปีที่แล้ว +4

      @@edwardiii7377 Ok. Então pq a iniciativa privada não faz pesquisa de ponta nas universidades privadas, sejam elas universidades comunitárias (como as PUCs) ou particulares mesmo (como UniRitter, Anhanguera, UNIP, Anhembi Morumbi, etc.). O empresariado brasileiro não tem a cultura de investir em universidades, não só em pesquisa, mas até mesmo em doar dinheiro pras universidades, pras universidades por onde quiserem ("ah, mas 'as federal'...", não tô falando de federal, tô falando de qualquer universidade). Vc não vê notícias de que o Silvio Santos (ou Faustão, Huck, etc.) doou x milhões pra universidade x (tipo uma ESPM ou Cásper Líbero, que são universidades particulares prestigiadas na área de comunicação). No Brasil é tão difícil ganhar dinheiro honestamente, e existe uma insegurança jurídica tão grande, que não vale a pena doar dinheiro. Nos EUA e Europa é comum que ricos e empresas médias e grandes patrocinem universidades, muitas vezes sem querer nada em troca. Adotam prédios, salas, bibliotecas, ou patrocinam programas inteiros de pós-graduação, etc.

    • @user-g3h7l
      @user-g3h7l 3 ปีที่แล้ว +3

      @@edwardiii7377 vc escreve como dando a entender que as federais só tem bobagem, enquanto nas particulares a pesquisa é de ponta. Sendo que, na prática, a pesquisa é MASSIVAMENTE maior e mais robusta nas públicas (federais como UNIFESP, UFSCar, UFRGS, UFMG, UFRJ, UFPR, UFBA e estaduais de SP - USP, UNESP e UNICAMP)

  • @marciafreitas6971
    @marciafreitas6971 8 ปีที่แล้ว +3

    Ótimas considerações Pondé. Pra quem deseja ingressar nesta profissão já tem uma noção do que o espera. Eita!!

  • @BeteCortes
    @BeteCortes 7 ปีที่แล้ว +1

    Perfeita descrição.
    Ele falou somente do meio acadêmico, mas tenho certeza que esse retrato se refere a Educação brasileira como um todo. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio... colegas se digladiando entre si, puxando tapetes, para terem mais evidência no meio, etc... e no fim o estudante/aluno é o que menos importa.

  • @isabelamiranda8039
    @isabelamiranda8039 3 ปีที่แล้ว +3

    É triste ouvir tudo isso e saber que é uma realidade... Eu ainda não participei de nenhum curso de pós-graduação, mas senti muito essa realidade durante a minha graduação. A preocupação de grande parte dos professores e coordenadores era apenas de divulgar os projetos que se destacavam nos processos de pesquisa, só para se promoverem, e até boicote de aprovação de projetos de outros professores aconteciam com frequência, foi muito frustrante e agora tenho muito receio de começar um mestrado...

  • @RicardoL189
    @RicardoL189 8 ปีที่แล้ว +2

    Venho assistindo alguns videos esporadicamente, e quase não me inscrevo em canais aqui... mas esse vídeo foi o ápice! A realidade acadêmica é totalmente isso, e olha que sou de exatas! Ganhou um inscrito!

  • @farnacespereira6475
    @farnacespereira6475 4 ปีที่แล้ว

    Pondé, você é "sincericida": uma ser muito útil à sociedade (pois escancara a verdade), mas que acumula muitos haters (pessoas que ficam chateadas, porque você quebrou o encanto que trazia ganhos a elas).

  • @rafaelsouza4575
    @rafaelsouza4575 2 ปีที่แล้ว +2

    Fazendo doutorado atualmente em Iinteligência Aritfiical. Concordo em gênero, grau e número com o Pondé. É um ambiente totalmente frustrante e politizado, última coisa que importa é a ciência, o conhecimento, e o aprendizado do aluno. Sorte que eu retornei à academia passado meus 30 anos com um carreira já estabelecida, se não, ia ser moído pelo sistema fácilmente. Mais maduro, consigo enxergar todo esse jogo, e só faço minha parte pra tentar me graduar mesmo, pois infelizmente, o grau na minha área é vital pra abrir portas no mercado de pesquisa.

  • @malheirossergio
    @malheirossergio 6 ปีที่แล้ว +1

    Ainda bem que temos professores como vc que tão sempre pensando na melhor maneira de passar o conhecimento.. Muito Obrigado Pondé ...

  • @Plataformajapadigital
    @Plataformajapadigital 6 ปีที่แล้ว +2

    Luiz Felipe, meu muito obrigado, eu fico emocionada a ver seus vídeos, é extremamente feliz por a internet nos proporciona a chance de conhecer pessoas como você, pois vc diz coisas em seus vidios que certamente não fosse a internet eu jamais escutaria ou quisesse executar.

  • @direitodoconsumidorparanao708
    @direitodoconsumidorparanao708 8 ปีที่แล้ว +3

    Muito lúcido e verdadeiro. Um pensador que merece ser ouvido.

  • @mwelita
    @mwelita 5 ปีที่แล้ว +1

    Adoooooooooo você com seus comentários reais para o mundo.... Na minha primeira tentativa de mestrado eu fiz exatamente essa pergunta para meu orientador: Por que as empresas não usam os artigos científicos para prática? (Grilo no ar e marcada para sempre).Então já que ninguém faz eu fiz meu projeto. No meu canal o objetivo é traduzir os artigos científicos para a grande massa poder entender... #Gratidão de novo adoro você...

  • @luizaq.5069
    @luizaq.5069 5 ปีที่แล้ว +3

    Conclusão: não entre pra vida acadêmica. Deixe a vida acadêmica para os poderosos, para eles e a sua descendencia continuarem poderosos.

  • @odsoncruz2090
    @odsoncruz2090 2 ปีที่แล้ว +2

    Genial... hahah.... Sincero e corajoso pois, falar isso é um tabu gigante! hahah Obrigado, professor. Obrigado pela luz no fim do túnel!

  • @lucianoleal6179
    @lucianoleal6179 5 ปีที่แล้ว +3

    Olavo tinha Razão desde 1995!!! "a absorção de toda vida intelectual pela profissão universitária é a burocratização da vida intelectual e a eliminação de toda espontaneidade criativa". ~Olavo de Carvalho

  • @floripanamoto
    @floripanamoto 7 ปีที่แล้ว +1

    Ótima análise. Alguns dos pontos desse vídeo me leveram a desistir da vida acadêmica. Uma pena

  • @ricardoveiga007
    @ricardoveiga007 8 ปีที่แล้ว +54

    Como professor de uma universidade federal, concordo com a avaliação do Pondé. Infelizmente, "falar sobre ética e transparência virou piada no meio", pois a ética é usada cinicamente para atender a interesses privados. Luto para que não seja assim, mas é. Quanto aos efeitos perversos do produtivismo, acho que o quadro poderia ser pior se não houvesse um mínimo de critérios objetivos e conhecidos para se avaliar a produção. Caso contrário, teríamos tão somente o apadrinhamento e o reinado da arbitrariedade.

    • @estudanteiniciante4483
      @estudanteiniciante4483 8 ปีที่แล้ว +8

      Na verdade o que mais ha e apadrinhamento.

    • @adrianomoschini8783
      @adrianomoschini8783 2 ปีที่แล้ว +1

      Concordo contigo. Acredito que o produtivismo do jeito que está não nada bom, mas é difícil pensar de outra forma.

  • @profdiegofernandes
    @profdiegofernandes 4 ปีที่แล้ว +1

    Simplesmente descreveu com precisão o ambiente, quem não adere as premissas, logo é excluído da patota!!!

  • @wellingtonlopesassis3727
    @wellingtonlopesassis3727 4 ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo, muito esclarecedor para quem é de fora das universidades. Concordo em gênero e grau com todas as críticas apontadas pelo Prof. Luiz Felipe Pondé, meu cotidiano na academia é exatamente este .

  • @resumodahistoria7557
    @resumodahistoria7557 4 ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo professor ! Já passei por um PPG de humanas e ficou muito claro que aquele pensar um milímetro diferente é massacrado na hora.

  • @Wandecofloripa
    @Wandecofloripa 8 ปีที่แล้ว +7

    Caro Pondé, faça um crítica a respeito de suicídio, seria bem interessante.

  • @ey_mard
    @ey_mard 7 ปีที่แล้ว

    Literalmente, eu sou fã desse cara! Faço ultimamente Ciência da Computação, e, pensei várias vezes em fazer Filosofia, que é um segundo mundo para mim. Extremamente preciso em cada argumento. Trocaria facilmente alguns dos meus conhecimentos da área da computação com uma tarde com esse cara. Show!!

  • @felipemaciel139
    @felipemaciel139 8 ปีที่แล้ว +29

    Vida acadêmica e seu jogo de egos. É por isso que resolvi suar a camisa e trabalhar na indústria. Aqui eu gero riqueza pessoal e pra nação como um todo.

    • @angie8766
      @angie8766 7 ปีที่แล้ว +1

      Como?

    • @kenhimurabr
      @kenhimurabr 7 ปีที่แล้ว +10

      Só se a fábrica fosse sua.

    • @luissilame7909
      @luissilame7909 7 ปีที่แล้ว +1

      Boa!!

    • @gabrielnetto4053
      @gabrielnetto4053 4 ปีที่แล้ว +1

      HAUAHUAHUAHU
      Com certeza, amigo.Você gera 0,01% da riqueza para você, o resto é patrimônio da indústria, ou melhor, do dono dela.
      Dizer que o mercado privado é sem problemas comparado com o acadêmico é oportunismo político, foi mal. Todos setores da sociedade têm seus problemas, nao eh pq vc nao enxerga q nao tem

    • @Torresmo2
      @Torresmo2 4 ปีที่แล้ว +3

      @@gabrielnetto4053 Mas na prática concreta ele ganha mt mais sendo um profissional participativo na cadeia produtiva do que um acadêmico que vive de punhetagem intelectual ! Eu digo,que é muito melhor uma pessoa fazer um curso no Senai/Senac com perspectiva de entrar no mercado de trabalho e descolar uma grana,do que ser um acadêmico quebrado que vive participando de simpósio falando temas requentados com ares de afetação catedratica! Dou muito mais valor a um mecânico de oficina do que um professor ou estudante boçal que vive fazendo artiguinho sem serventia pra sociedade

  • @matematicorenanmoura6253
    @matematicorenanmoura6253 4 ปีที่แล้ว

    É a mais bela e verdadeira explanação que já ouvi em 30 anos de vida!!

  • @Marcosermida
    @Marcosermida 2 ปีที่แล้ว +2

    Estou lendo vários comentários aqui e infelizmente estou chegando a conclusão que a vida acadêmica (na sua maioria) é um berço de pessoas que querem aparecer ou então estão vivendo por algum objetivo voltado para sua ideologia ou de quem patrocina a mesma e não para o desenvolvimento do conhecimento perante a sociedade...
    Estou procurando conteúdos como as opiniões disseminadas pelo Pondé nesse vídeo em função de um sonho antigo meu de entrar na vida docente, visto que em minha graduação (a mais de 10 anos atrás) sempre me vi encantado pelo conhecimento (teórico e prático) de meus professores e busquei adquirir a prática com o passar do tempo com o objetivo de um dia poder contribuir com novas mentes e aproveitar para beber dessa água que o ambiente acadêmico poderia proporcionar.
    Estou vendo que não é bem assim e, sem demagogia, me preocupo com o futuro dos novos profissionais que estão sendo moldados por esse sistema bem como a geração e desenvolvimento de conhecimento em terras brasileiras...

  • @lucianamaffra1607
    @lucianamaffra1607 6 ปีที่แล้ว +4

    Falou tudo! Fiz mestrado trabalhando, o que foi um inferno, não pesquisei como gostaria, a orientação nas universidades públicas não existe, é um "se vira" total.... Foi uma grande decepção, pois sempre me vi trocando experiencias com alunos.

  • @gsgluna
    @gsgluna 4 ปีที่แล้ว

    Opinião de um acadêmico com um Lattes tão extenso que parece um livro, de um verdadeiro acadêmico! Que sinceridade! Parabéns, Podé!

  • @Jaime.Neoprotestante
    @Jaime.Neoprotestante 5 ปีที่แล้ว +1

    Tudo vale a pena
    quando a alma não é pequena!
    Como diria Fernando pessoa,
    tudo vale a pena
    quando a alma não é pequena!
    Quando sobrepuja o dilema
    quando apesar das dores
    converte-se a vida em um poema.
    Quando se para e vai tomar um sorvete
    em vez de reclamar do sol quente
    quando se ignora,
    aquele pedante que se diz inteligente.
    Quando não se entende o que sabe tudo
    e nem se preocupa em entender
    se aquele que diz saber tudo
    vive de ilações no viver.
    Quando se é reprovado
    então deixa tudo de lado
    e dá uma festa só para esquecer
    tudo aquilo que aprendeu,
    mas um dia há de esquecer!
    Quando se ignora ao que pensa
    que atrai e distrai aos seus seguidores
    mas tão obstinado em sua obsessão
    e vive apenas de sua razão!
    Pois a vida é bela
    a alma é plena
    só de sentir-se feliz
    já ameniza o problema!

  • @eduardoyokota
    @eduardoyokota 3 ปีที่แล้ว

    Já havia assistido este conteúdo há alguns anos, e agora o site sugeriu novamente e foi um prazer revê-lo.
    Concordo com tudo e trago mais informações.
    O estado cria cursos sem que haja demanda, mantendo um ciclo de "formar" mais profissionais.
    Até a AOB já solicitou reduzir (ou pausar) a formação de mais advogados assim como a entidade da área odontológica (entre outros).
    O motivo? Excesso de profissionais.
    Agora nunca ví alguém reclamar de gastar menos com um profissional no livre mercado.
    Resumindo, o estado só server pra cobrar mais impostos para uso sem motivos necessários.

  •  7 ปีที่แล้ว +4

    Perdi completamente minha vontade de uma carreira acadêmica exatamente por essas questões. A produção é completamente inútil. Mas fico nesse receio do que vou fazer para continuar a minha vida profissional de maneira relevante fora da academia. Triste.

  • @paulogadioli7866
    @paulogadioli7866 2 ปีที่แล้ว +1

    Existe um "glamour" na pós-graduação que, no final das contas, só serve pra inflar o ego de orientadores e inchar seus Lattes, enquanto os orientandos sofrem de depressão e ansiedade.

  • @andreboelter4316
    @andreboelter4316 6 ปีที่แล้ว +1

    Pondé, você é perfeito em suas colocações.
    Mostra uma verdade nua e crua.
    Obrigado :)

  • @user-be1uc2lm2d
    @user-be1uc2lm2d 7 ปีที่แล้ว +14

    Corporativo se traduz em: formação de panelas, favoritismo e puxação de saco!!!!

  • @alexandraffcosta
    @alexandraffcosta 6 ปีที่แล้ว +1

    👏👏👏👏
    Adoro a verdade escancarada e jogada para os hipócritas "inteligentes"!!!
    Adoro!!!!!!!

  • @lucasbritto1073
    @lucasbritto1073 4 ปีที่แล้ว +4

    O egocentrismo de algumas pessoas que trabalham no meio acadêmico é doentio. A disputa por poder e dinheiro, a bajulação dos orientadores em relação aos coordenadores dos PPGs, as perversas ameaças para que os alunos produzam artigos enquanto sobrevivem à rotina exaustiva de aulas vazias, a falta de qualidade das aulas, e o grande número de trabalhos extremamente inúteis que são propostos, defendidos e aprovados nos PPGs é algo decepcionante!!! Além de tudo isso, ainda temos que ter a sorte de encontrar um orientador que não nos massacre física e emocionalmente, como se fossemos uma lata de lixo onde eles despejam todas as suas frustrações. O ensino Stricto Sensu no Brasil é uma farsa, com pessoas que só querem viver de aparência, ganhar dinheiro público fingindo que são educadores, e viajar às custas dos cofres públicos. Cursei uma ano de mestrado aqui na Federal da Bahia, e conheci algumas das piores pessoas que já passaram pela minha vida, incluindo minha até então orientadora (uma cobra). Algumas pessoas são boas nesse meio, mas pouquíssimas. A grande maioria não se importa em formar cidadãos competentes no seu ramo profissional, e aprendi também que a corda sempre quebra para o lado do aluno, mesmo ele sendo a engrenagem que move o meio acadêmico, ele nunca tem razão, principalmente porque os poderosos orientadores gozam de todo o prestígio e jamais podem ser enquadrados como incompetentes ou falhos. Eu não quero nunca mais esse tipo de "vida" para mim, e tudo que passei me ensinou a refletir melhor sobre minhas escolhas para o futuro.

  • @Treinadorguimaciel
    @Treinadorguimaciel 8 ปีที่แล้ว +14

    Esta é uma grande "verdade inconveniente"!

  • @marcellonicoleli
    @marcellonicoleli 8 ปีที่แล้ว +17

    terminei meu doutorado em março. Se tivesse visto esse vídeo antes nem faria o curso. É desse jeito mesmo.

    • @luanaandradeluna531
      @luanaandradeluna531 4 ปีที่แล้ว

      @Ednah Saraswati vou tentar o mestrado, mas não tou empolgada.

  • @clodoaldoramos3099
    @clodoaldoramos3099 3 ปีที่แล้ว +4

    Resposta: Ou seja NÃOOO!!!
    Melhor parte: Falar de ética no meio academico, é uma piada!
    I agree one hundred percent!!!

  • @gabrielcosta-th6li
    @gabrielcosta-th6li 8 ปีที่แล้ว +10

    vai ver os professores e alunos das universidades públicas e tire suas conclusões....

  • @MarcelNaberoTavares
    @MarcelNaberoTavares 7 ปีที่แล้ว

    Grannnnnde Pondé . Ele fala muito claro e para mim de facílimo entendimento . Não sei se tenho um uma personalidade parecida com a dele, acredito seja isto, ou jeito de falar. Talvez seja por ver muitos vídeos dele, mas não deve ser por desde quando o conheci no jornal da cultura me indentifiquei.
    Fala muito claro e objetivo ,sem mimimis e forçado de intelectual .

  • @GustavoSilvaMDLConsulting
    @GustavoSilvaMDLConsulting 4 ปีที่แล้ว +2

    "reunião de colegiado, última coisa q se ouve é a palavra aluno...."
    "Muitos acadêmicos pensam q, quão mais difícil entender o q vc fala, melhor vc é...."

  • @blakium1
    @blakium1 3 ปีที่แล้ว +1

    Bela exposiçao! Conclui meu mestrado literalmente hoje. Sinceramente, escrever é um fim em si mesmo para mim, fico muito feliz quando alguem le um texto meu e fala que aprendeu algo, que vai usar alguma citaçao e etc. Entao, ja que gosto, vou seguir no ramo, mas concordo que a maioria da produçao eh muito pouco util pro mundo e o ambiente nao ta muito bacana ali dentro

  • @shirlenneferreira2551
    @shirlenneferreira2551 4 ปีที่แล้ว +3

    Falou tudo! A pós-graduação hoje no Brasil é um inferno! Só o que tem é professores arrogantes, humilham os alunos, ofendem e destroem nossos sonhos.

    • @nayrafernanda1880
      @nayrafernanda1880 2 ปีที่แล้ว

      Eu realmente estou desanimando da carreira acadêmica. Já ouvi tanto que a carreira acadêmica é um caminho longo e estressante. Se há 6 anos atrás quando esse moço fez esse vídeo, as coisas já eram complicadas, imagine nos dias de hoje... :(