O anticlericalismo do ateu Filippo Tommaso Marinetti

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ก.ย. 2024
  • REFERÊNCIAS:
    en.wikipedia.o...
    www.centrostud...

ความคิดเห็น • 18

  • @GuelfoNegro
    @GuelfoNegro  2 ปีที่แล้ว +2

    Filippo Tommaso Marinetti escreveu o manifesto do Fasci italiani di Combattimento juntamente com Alceste De Ambris em 1919 onde se defendia a abolição das receitas episcopais.
    O anticlericalismo de Marinetti pode ter vindo após uma controvérsia que ele teve com os jesuítas franceses no colégio São Francisco Xavier na França onde ele estudava. Ele com 17 anos publicou na sua revista escolar Papyrus um romance de Émile Zola, por isso, os jesuítas ameaçaram o expulsar do colégio.
    Marinetti no seu manifesto futurista de 1909 mostrou um anticlericalismo violento cheio de dinamismo anárquico e antitradicional que será a figura essencial do movimento futurista, a partir do qual uma nova e revolucionária temporada cultural inicia e representou o antecedente histórico não só de toda a arte por vir, mas também de uma nova forma de compreender a vida de forma rápida e fácil.
    Também Marinetti escreveu o manifesto político para as eleições de 1909 no qual defendia o anticlericalismo. Nesse ano ele também lançou o romance Mafarka, o futurista, perpassado por sugestões nietzschianas, onde culmina com a geração pelo protagonista de um ser com feições de pássaro mecânico, simbolizando a vontade de poder e gênio criativo do artista, temas caro a Friedrich Nietzsche.
    No seu romance L'aeroplano del Papa de 1912 ele pregava a necessidade desvaticanizar a Itália e mover uma guerra contra a Áustria-Hungria, que era a monarquia papista nas palavras de Georges Clemenceau.
    E o Marinetti escreveu o manifesto Contra o Papado e a mentalidade católica, reservatórios de todo o pastismo também em 1919 onde ele propõe: "Substituir o anticlericalismo retórico e quietista atual por um anticlericalismo de ação violento e implacável, para libertar a Itália e Roma de sua Idade Média teocrática que poderá escolher uma terra adequada onde morrer lentamente".

  • @benedettoomagno4263
    @benedettoomagno4263 2 ปีที่แล้ว +3

    Dá pra citar também que o Giovanni Papini deixou de ser fascista e futurista pra ser católico tradicional. Seria interessante fazer um vídeo sobre, e também mostrar a decadência arquitetônica futurista e fascista em comparação com a arquitetura tradicional medieval, cristã, barroca, d'entre outras.

  • @billythekid1725
    @billythekid1725 2 ปีที่แล้ว +2

    Ele se converteu ao catolicismo nos últimos anos de sua vida. Menos pior, não?

    • @GuelfoNegro
      @GuelfoNegro  2 ปีที่แล้ว +1

      Sim, assim como o ateu Giovanni Papini que também era futurista e fascista.