MACABEUS I - Bíblia Narrada -

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 6

  • @intellisenseaction
    @intellisenseaction  5 หลายเดือนก่อน +4

    Introdução ao Livro de Macabeus
    Por que estudar esse livro?
    Os dois livros dos Macabeus não faziam parte do cânon escriturístico dos judeus, mas foram reconhecidos pela Igreja cristã como inspirados (livros deuterocanônicos). Referem-se à história das lutas travadas contra os soberanos selêucidas para obter a liberdade religiosa e política do povo judeu. Seu titulo provém do sobrenome de Macabeu dado ao principal herói desta história e estendido depois a seus irmãos.
    O Primeiro livro dos Macabeus descreve na introdução os adversários que se enfrentam: o helenismo conquistador, que encontra cúmplices em certos Judeus, e a reação da consciência nacional, devotada à Lei e ao Templo: de um lado, Antíoco Epífanes, que profana o Templo e desencadeia a perseguição; do outro, Matatias que lança o apelo à guerra santa. O corpo do livro se divide em três partes, consagradas às atividades dos três filhos de Matatias que sucessivamente assumem a liderança da resistência. Judas Macabeu (166-160 a.C.) obtém uma série de vitórias sobre os generais de Antíoco, purifica o Templo e consegue para os judeus a liberdade de viver segundo seus costumes. No tempo de Demétrio I, as intrigas do sumo sacerdote Alcimo lhe criam dificuldades, mas prossegue em seus êxitos militares, e Nicanor, que queria destruir o Templo, é derrotado e morto. Para assegurar suas posições, Judas procura a aliança dos romanos. Morre no campo de batalha. Sucede-lhe seu irmão Jônatas. As manobras políticas prevalecem sobre as operações militares. Jônatas com habilidade tira proveito das rivalidades entre os pretendentes ao trono da Síria: é nomeado sumo sacerdote por Alexandre Balas, reconhecido por Demétrio II e confirmado por Antíoco VI. Procura fazer aliança com os romanos e os espartanos. Vai-se dilatando o território submetido a seu controle e a paz interior parece assegurada, quando Jônatas cai nas mãos de Trifão, que mandou matá-lo, bem como ao jovem Antíoco VI. O irmão de Jônatas, Simão, apoia Demétrio II, que retoma o poder, e é reconhecido por este e depois por Antíoco VII como sumo sacerdote, estratego e etnarca dos judeus. Assim é conseguida a autonomia política. Estes títulos lhe são confirmados por um decreto do povo. Renova-se a aliança com os romanos. É uma época de paz e prosperidade. Mas Antíoco VII volta-se contra os judeus, e Simão, com dois de seus filhos, é assassinado por seu genro, que julgava agradar com isso ao soberano.

  • @JulianaSantos-so9bb
    @JulianaSantos-so9bb หลายเดือนก่อน +1

    Deus abençoe 🙏

  • @claudiabarbosa941
    @claudiabarbosa941 4 หลายเดือนก่อน +3

    OUVINDO 1
    MACABEUS
    10/07/24

  • @otempodaverdadecommartinspvh
    @otempodaverdadecommartinspvh 5 หลายเดือนก่อน +3

    Martins. A. Credita. Na. Vitória. Do. Bento. Mãos. Nois. Estamos. Navitoria. Domau. Tenk. Mudar. Todo. Cistema. Por. Ter comesado. Erado😅