Ótima refutação! Importante ter muito cuidado com este "triunfalismo cristão (lê-se católico romano)" que olha toda a história do pensamento a partir de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. "Graças a Deus" a Terra (que é esférica) se move.
@@kauecanabarrao que ele tá falando é de um meme do Homer Simpson mas o caso do "ninguém sabe" é que geralmente quem acha isso é um imbecil caso do BP e seguidores.
Admiro a sua paciência e disposição de perder o seu tempo com essa excrescência que é o pessoal do "Brasil para Lerdos". Um pessoal que realmente vive na "Terra Plana".
Defensor de censura que se acha genial, sendo que o rapaz do canal em momento algum falou contra a existência da BP. Esse aí com certeza se desse um carguinho pra ele, censuraria a BP previamente.
Alguém precisa ter estômago suficiente, caso contrário perderemos uma geração inteira para esses caras do BP. Cê tá ligado em Pesquisa e Extensão? O MBL é a pesquisa, o Brasil Paralelo é a extensão...
"A escola ensinou história errado". A verdade é que a maioria das pessoas nunca aprenderam história em primeiro lugar. A maioria nunca teve o interesse de pesquisar algum conteúdo mais a fundo e estudar, e culpam a escola pela sua própria falta de interesse em buscar conhecimento. Aí veem documentários como Brasil Paralelo e ficam encantadas, pensando estarem aprendendo tudo o que "a escola escondeu".
Na verdade escola ela tem um viés e com base naquele viés você é formado. O que a BP é apresentar pontos de vista que existem além do que a escola dá nada de revisionismo ou invenção.
@@conhecimentoperpetuo TODAS as pessoas estudaram história sim, as pessoas sempre ouviram o conteúdo mentiroso da escola mesmo nao se interessando pra história, e quem se interessa nao fugia disso, você fala como se os próprios professores nao acreditassem em mentiras. Ai veem um bando de desonesto como você que nao tem moral nem intelecto pra discordar da brasil paralelo, e criar suspeitas em cima de afirmações mentirosas,
O pai do Galileu foi importantíssimo na história da Música Ocidental. Ele e seus amigos fundaram a “Camerata Fiorentina” e repensaram a forma de fazer música, baseada nos escritos gregos. Foi a Camerata Fiorentina que, tentando recriar o teatro grego, formataram a “Ópera”, o teatro musical que revolucionou a música na modernidade.
Não. A primeira ópera foi Dafne, de Jacopo da Peri, da mesma Camerata Fiorentina. Monteverdi foi um dos primeiros, e é o mais antigo que ficou no repertório de óperas frequentemente encenadas.
se vc pesquisar no google o nome do pai de galileu , aparece a foto do kepler , acho que eles confiaram na pesquisa da internet . Um erro que a meu ver é até normal
@@lucaspiresimplt Muito provavelmente essa imagem foi selecionada e usada pelo DA / Designer / Motion Designer que trabalhou no Ep. Dificilmente se faz uma curadoria apurada desses materiais.
@@lucaspiresimpltpor curiosidade, pesquisei "Galileu Galilei pais" e é informado que ele era filho de Vincenzo Galilei e Giulia Ammannati e ambos têm retratos. Dá bem a impressão de que, por serem retratos antigos, as pessoas não perceberiam se tratar de uma informação errada
Muito legais seus vídeos. Eu estudei numa escola católica e me foi ensinada a história de Galileo do jeito como você explicou. Deus continue abençoando-o grandemente!!!
Professor Henrique, descobri recentemente seus vídeos. Suas exposições são brilhantes, fundamentadas e essenciais para o acesso e desenvolvimento do conhecimento.Grata ! Ah! sobre o Brasil Paralelo, sempre navegando desgovernado em seu mundo paralelo.
No caso dos produções do "brasil paralelo" (e as minúsculas iniciais são propositais) sequer se trata de revisionismo, mas de pura e simples falsificação histórica para fins políticos de doutrinação ideológica de extrema-direita. Os "cientistas" sociais nazistas se valeram de metodologias "históricas" muito semelhantes, diga de passagem, com as quais promoveram a pseudociência ariana.
Acho que vc não assistiu nem o vídeo da BP e nem esse aqui, porque não houve revisionismo histórico e nem o cara do vídeo aqui discordou ou refutou nada do que foi dito pelos professores convidados da BP
@@rogerioleal7932 cara assim a parte em que ele fala q galileu seguia nao por evidencias e sim por intuição meio que me parece querer justificar a perseguição que ele sofreu
Esse comentário, apesar de 9 meses após a publicação desse video, é um apontamento meu sobre o brasil paralelo. Sou da agronomia, fui bolsista ic e de tanto ler material direcionado ao meio científico, minha ótica sobre esse canal sempre foi mt negativa. Dá para notar que existe uma relativização do q é falado, falas ambíguas deixadas de propósito, dentre outros, que sempre direcionam para algo convergente ao espectro político q eles são. É necessário muita paciência para tentar explicar de forma simples e objetiva conceitos consolidados para pessoas, quando somos confrontados com "fatos" q esse grupo consome de maneira enviesada, pq o principal argumento é "escondem a verdade de nós, mas existe uma fonte paralela confiável q refuta absolutamente tudo" é a tentativa de por em dúvida a autoridade q uma pessoa entendida tem sobre um assunto, porque ela não é do mesmo espectro político, então automaticamente ela ta mentindo para ti. No meu caso, é praticamente impossível discutir com alguém q consome conteúdo dessa forma, pq sempre reduzem tudo à " é a sua opinião!!". Um grande desgaste . Enfim, seu canal é ótimo ❤❤ fico muito feliz por ter acesso à informações da área por mãos confiáveis
eh tudo isso e mto mais, qdo escuto visão aristotélica, lembro do falecido "mestre" Olavo de Carvalho, que não conseguia concatenar lé com cré mas tinha uma fala dicotómica que fazia parecer super inteligente!!!!
É muita ingenuidade achar que os historiadores são imparciais, não existe imparcialidade, o problema é quando alguém se diz imparcial age de forma parcial, como é o caso dos livros didáticos de história escolares atuais, sem contar as universidades de humanas. Qualquer um que faz um curso de humanas como eu percebe a parcialidade para a esquerda nos conteúdos.
@@Carlos..Henrique na verdade, o ponto n era sobre a imparcialidade do historiador, mas sim uma crítica a quem consome somente uma fonte de conteúdo como se fosse de cunho 100% científico e tudo o que que não agrada as pessoas elas repelem. O conhecimento n é hegemônico e muita coisa é construída com o choque de várias vertentes do conhecimento. Mas o que não da pra se negar é q é mt facil cooptar certas pessoas pra seguirem um determinado viés, independente do espectro político delas, somente pela forma q esse conhecimento é passado.
@@alexanderlullis4103 e onde está a histeria em questionar as intenções de quem gera conteúdo? Na verdade, exatamente pelo conhecimento não ter uma construção linear e o produto dele ter relevância econômica, é necessário entender q a forma de passar ele importa. Afinal, a gnt na área Agrária tá cansado de ouvir as pessoas falarem q frango tem hormônio, que quem cria animal é um algoz violento e amoral, ou que soja é cancerígena e causa autismo, entre outros boatos, que geralmente são usados como forma de promover certos grupos. E não, boomer, o trocadilho foi cringe :/
Parabéns pelo trabalho. Com muita educação, conhecimento e paciência vc desconstruiu toda a realidade paralela que eles criam no vídeo. Achei legal que vc inclusive lista referências, coisas que em nenhum momento eles fazem.
@@Henri-Gaudard Jacob Gorender, historiador da USP, cursou apenas direito. Que bom que vc entendeu finalmente, agora vc vai parar de ser feito de palhaço. O conhecimento liberta.
Galileu estava se movendo pela intuição e "previu" que no vácuo uma pedra e uma pena cairiam com a mesma velocidade... pode ser até um comentário raso esse meu, mas sempre fico impressionado como com as limitações da época, Galileu conseguiu prever algo tão fora do censo comum, tão contra intuitivo...
Muito bom seu comentário! O curioso é que ele constatou isto de uma forma empírica bastante rigorosa e um tanto diferente daquilo que frequentemente reproduzem ainda hoje: - ele confeccionou múltiplas rampas de madeira sulcadas com largura e comprimento diferentes, onde ele deixava rolar simultaneamente esferas de madeira, rocha e metal cuidadosamente esculpidas e fundidas com raios e massas diferentes. E ele foi experimentando e registrando exaustivamente o tempo que cada esfera levava para rolar as rampas sulcadas. Para o espanto dele, não só os valores das velocidades eram proporcional e aproximadamente iguais, independente da massa das esferas, bem como o movimento delas era curiosamente acelerado. Salvo engano, apesar de todo o seu gênio, na época ele não conseguiu compreender a razão desta aceleração. Isto só veio a ser compreendido, décadas mais tarde, por Newton. No mesmo ano em que Galileo morria, em região hoje considerada parte da Itália, nascia na Inglaterra Newton - outro gênio, como que predestinado a completar o árduo trabalho de Galileo (e Kepler, naturalmente). Resumindo: esse pessoal do BP não vale as fezes da mosca do cocô do cavalo do bandido que eles querem defender.
@@NumberPhiOu seja, ele tinha evidências empíricas de seus trabalhos em mecânica. É verdade que houve intuição sim, mas isso não quer dizer que alguém esteja certo ou errado: tem que confeccionar um experimento pra fazer o tira teima - o que não era simples naquele ponto. Na época, a discussão científica era um pouco mais confusa porque não existia um empiricismo tão grande, infelizmente. As melhores evidências do Heliocentrismo são realmente posteriores a Galileu. Agora, o bp dizendo que a igreja foi metodologicamente rigorosa é sacanagem.
@@NumberPhieste experimento como você descreveu não lhe permitiria concluir o que você diz que ele concluiu. Esferas com diâmetros diferentes possuem momentos de inércia diferentes. A energia potencial destas esferas descendo a rampa se converte em 1/2 m.v^2 + 1/2 I.w^2 (energia cinética devida à rotação), e a massa varia com o cubo do raio, ao passo que o momento de inércia varia com o quadrado do raio. Nada a ver com resistência do ar. Tudo isso para ilustrar que você não tem base para criticar o BP.
acredito que este é um trabalho muito importante! uma análise bem feita desde canal deve ser SEMPRE compartilhada aos montes para não ter cada vez mais desinformação
aeee finalmente voce falou sobre sua area, o que voce estuda, muito legal saber. gosto muito mesmo do seu trabalho. acho diferenciado em varios sentidos. do conteudo a narraçao da historia. ta tudo impecavel, parabens. nota 10 de 10.
Eu sempre fui um estudante de história medíocre fiz a graduação mas não continuei minha formação muito mais motivado pelo escasso mercado de trabalho e desiludido com a sala de aula durante o período de estágio, mas ainda gosto da ciência obviamente, embora a área da saúde me contemple mais atualmente e eu me formei em técnico de enfermagem pois me redescobri como um cuidador de pessoas mas enfim, nunca tinha visto esse canal e já me inscrevi! Que jantada nesses pilantras do brasil paralelo! Parabéns pelo trabalho. O início ali a fotinho do Kepler já foi sensacional!
@@wendellferreira6782uma pena…as pessoas ao invés de crescerem buscar sua independência financeira, melhorarem ficam em busca de teorias que não agregam em nada e paga boleto dos outros…
Entre Santo Agostinho e Tomás de Aquino existe uma diferença aproximada de 800 anos (8 séculos), e o narrador do BP fala como se fosse uma sucessão simples, uma mera escolha de suporte filosófico sem considerar que nada fica inerte em 800 anos.
A maioria das pessoas não entendeu que o objetivo deles não é revisionismo histórico. É simplesmente inventar fatos pra ganhar dinheiro, assim como aquele cara com um canal no TH-cam que inventou que o Lula morreu.
"Brasil paralelo" é um nome muito bom e representa muito bem essa empresa, porque eles não só vivem em um Brasil paralelo como também num mundo paralelo!
Otimo vídeo, não conhecia o canal e passei a seguir. Me impressiona, enquanto estudante de história, o seu profissionalismo em assumir que os erros, imprecisões e falácias apresentadas pela Brasil Paralelo são feitas de boa fé, procurando acertar. Santa paciência, professor, nada do que vêm destes caras é feito com o intuito de ser preciso ou mesmo compromissado com um mínimo de rigor academico ou científico, De qualquer forma, o vídeo ficou muito bom, parabéns
@kakarotox mas foi isso mesmo que eu disse meu bom. O que me impressiona é a presunção de boa fé que o professor têm ao falar deles. É notório que o q a Brasil paralelo fala errado nunca é sem querer, é sempre desinformação proposital
@@conscienciadocaos1763 Li mal o seu comentário. Foi mal. É isso mesmo, não tem como levar esse BP na base do diálogo científico. Eles continuam um projeto do Olavo e comparsas que era reler a história e obras culturais com um viés de extrema direita. O gasto do BP em impulsionamento é de 26 milhões de reais. É uma máquina de desinformação que tem de ser tratada com muito mas muito cuidado pra não ajudar na tarefa deles.
Meu caro Henrique, acabo de encontrar esse canal, mas já despertou muito meu interesse. Sou formado em História e minha principal área de interesse são religiões (História das Religiões, Filosofia da Religião, Ciências da Religião). Tenho pensado em começar um projeto de mestrado, mas estou meio perdido, sem saber o que exatamente pesquisar nem por onde começar. O Problema do Mal, a história do cristianismo, a história da relação entre religião/fé e ciência e evolução humana são alguns dos temas que mais me interessam. Quando você disse que é doutorando em Ciência e Religião, fiquei mais interessado ainda. Penso que esse canal será útil e, espero poder, quem sabe, entrar em contato com você.
Salve, Carlos! Tudo bom? Estarei ao vivo hoje aqui no TH-cam, às 20h. Talvez seja uma boa oportunidade de conversarmos sobre esses temas e questões relativas ao processo do mestrado. Será muito bem-vindo. Abraços!
Sobre o problema do Mal, você provavelmente já leu a opinião de todos os ilustres teólogos católicos e protestantes da história antes de opinar, certo?
O canal Brasil Paralelo parte de uma convicção política para buscar evidências para justificar seu conservadorismo. Deve ser entendido como promotor de propaganda para acalmar conservadores que não querem parecer só obtusos e serve para lhes dar eles um verniz racional. Mas é bom que existam e se submetam ao contraditório.
Argumento partindo do pressuposto que eles são irracionais, isso dá a oposição o título de racional? Acredito que o senhor esteja cometendo uma falácia lógica.
@@EzioAlditore-wx4ln Legal. E qual seria a falácia lógica você acredita que eu cometi? A afirmação é de que o canal BP parte de uma convicção para buscar evidências e que promove propaganda com verniz racional. Onde está a falácia? Só tem afirmações, não tem deduções lógicas.
@@miguelfrazao8459 "Deve ser entendido como promotor de propaganda para acalmar conservadores que não querem parecer só obtusos e serve para lhes dar eles um verniz racional". Falácia da falsa dicotomia. O erro lógico está em supor que o comportamento da exibição do documentário é para dar "verniz" racional. Intrinsecamente se referindo a irracionalidade. Mas digo, generalização não combina. Por conseguinte, eles podem ser meio racionais ou meio irracionais. Essa polarização entre burro e inteligente num assunto que envolve interpretação pode também ser considerado como falácia do pensamento indutivo. "Se eu sou inteligente e estou na oposição, logo aquele que é o meu opositor é burro".
Exatamente. Infelizmente as pessoas com pouco senso crítico assistem os vídeos do BP e acreditam no que é dito como se fossem verdades - e não meras opiniões.
Eu aprecio a sua atidude de mencionar que seus comentários vão ajudar a brasil paralelo a pensar sobre esses temas. O seu video é muito preciso para esclarecer esses erros que os documentários da BP cometem, mas sinto em lhe dizer que eles sabem desses erros e tudo é proposital. A BP sempre vai mentir ou ometir o necessário pra passar pano pros ideais reacionarios deles. Obrigado pelo video, continue pelo bom trabalho, mas não tenha fé de que, pelo menos, a maioria desses erros não foram propositais
Eles sabem, mas, nem sempre quem assiste sabe, por isso a intervenção do professor é fundamental. E por isso também, que o BP quer ocupar o lugar dos professores, para esvaziar a capacidade de análise dos estudantes e esvaziar o lugar da ciência, para preencher com sua pseudociência.
@@mundozera2023ribeiro O comentário do professor será engolido pela máquina do BP e transformado em legitimação como diálogo científico razoável. BP gasta 26 milhões de reais em marketing. Não é uma desinformação inocente.
Henrique, gostei muito que você foi respeitoso com o pessoal da Brasil Paralelo na medida do possível, sempre buscando acrescentar e corrigir a fala, o argumento e não atacar a pessoa. Ficou evidente que você tem um posicionamento político diferente do pessoa da BP, mas isso de forma alguma é um problema. Eu acompanho os dois canais e acredito que essa sua postura sóbria enriquece muito mais o debate, diferente de um seguidor da BP mais radical, que se visse você com piadinhas ou esnobando o trabalhos deles, com toda certeza não se ia dar o trabalho de ouvir o seu contraponto. No geral achei fantástico o vídeo.
15:50 Eu me lembro de ter lido em alguns livros de história e filosofia da ciência como os do Richard Dewitt e do Hakob Barseghyan que a questão de previsão dos fenômenos era uma questão menos importante dentro da visão de mundo aristotélico-medieval. Até porque o modelo copernicano que Galileu defendeu também fez muitas novas previsões e não foi aceito. Além disso, Galileu conseguiu reunir boas evidências e argumentos em favor da tese heliocentrica, na época isso era no mínimo um assunto controverso e um dos aspectos mais relevantes na discussão era a importância da interpretação biblica para compreensão de fenômenos digamos assim mundanos, o mundo físico. Enquanto Galileu defendeu alguma espécie de independência da compreensão do mundo físico, Belarmino, por outro lado, representando a igreja defendia a tese de que a interpretação do mundo físico deveria estar sujeita a interpretação bíblica. Ou seja, a disputa era também no campo teológico. "So, Galileo argues, if we are dealing with empirical/scientific matters for which we can gather empirical/scientific evidence and proofs, we should never use the Bible to make a final judgment about such matters. First, Galileo says, such matters (for example, whether the sun moves around the earth or vice versa) are not matters relevant to salvation (that is, Galileo thinks that whatever you believe about this matter, your belief will not affect your salvation or lack of salvation). Second, it would be bad for the church to make a final pronouncement on an empirical matter, based on what the Bible says, only to have that pronouncement later be shown by empirical evidence to be definitely wrong. So as a general policy, Galileo is advocating not making any judgments about empirical matters based on scriptural passages. Bellarmine, in the Letter to Foscarina , makes clear his disagreement with Galileo on these points. Bellarmine begins by noting that, with respect to the key question here (whether the sun moves around the earth or vice versa), the relevant biblical passages seem quite clear. Moreover, Bellarmine points out that there is no disagreement about how to interpret the relevant portions of the Bible; for example, Bellarmine notes that all the writers about these biblical passages agree that the Bible says, clearly, that the sun moves about the earth. So contrary to what Galileo suggests, this does not seem to be a situation involving difficult scriptural interpretation." É muito simples dentro da historiografia bem embasada contrapor a tese do conflito, mas me parece que esses grupos conservadores como o Brasil paralelo sofrem do mesmo mal que criticam, formam narrativas muito ideológicas sobre os temas. Nesse vídeo, por exemplo, fica nítido a tentativa de blindar a igreja de qualquer crítica.
Berlamino não foi a posição preponderante dentro da Igreja. O consenso é que era um assunto para-Biblico é que como a tese clássico tinha maiores evidências deveria ser mantida, houve experimentação e busca das provas de Galileu. A Igreja não errou por ter escolhido a tese errada e sim por não permitir as duas teses sobreviverem e competirem ao mesmo tempo. Todavia era a época da Reforma, a Igreja ficou paranóica com medo que qualquer divisão criasse outra Igreja.
@@vaiyt A BP nunca se posicionou como imparcial. Todavia eles separam ideologia de filosofia, ciência, cultura e religião. O que é algo correto e não foram eles que inventaram isso. O próprio Orwell fazia essa distinção, mas quem primeiro faz é Karl Popper (embora o Voeglin e o próprio Bernard Shaw e seu amigo Cheterston tivessem ideias nesse sentido, mas não tinham tão claro quanto Popper). Recomendo A Miséria do Historicismo.
Segundo o professor Pablo Rubén Mariconda, da Filosofia-USP e grande estudioso de Galileu, a maior afronta era por escrever sobre ciência e heliocentrismo em italiano e na forma de diálogos, isto é, entre três brotherzinhos discutindo ciência. Escrever em italiano alcançava mais pessoas, pois nem todo mundo sabia latim. Os diálogos têm eficacia pedagógica. Galileu era desafiador e essa decisão foi estratégia de marketing. Galera do Brasil Paralelo só faz patifaria. Belo vídeo e bom trabalho!
Gosto muito dos seus vídeos e admiro seu vasto conhecimento. Assisti este vídeo da Brasil Paralelo na íntegra, e percebo que da maneira que você assessou danificou bastante o sentido do original como um todo. De qualquer maneira agradeço suas colocações.
@@anastaciasheep o que tem de enviesado nas informações colocadas no vídeo? Diferente do documentário original, o historiador não omitiu nada pra fins políticos.
Olá professor Henrique!! Hoje pensei... caramba o que aconteceu com Estranha História!?!? Vou ver com calma o vídeo mas já tenho certeza que é obra de MESTRE!! Saudações!!
Muito bacana te ouvir. Tenho uma opinião bastante negativa em relação ao Brasil Paralelo, que, apesar da ótima qualidade das produções (no sentido estético), proporciona um material com intuito educacional de forma extremamente tendenciada, parcial e pseudo-demagógica. Bom ouvir uma elucidação minuto a minuto do canal.
@@henriquecaldeiraeu poderia entender, com essa omissão, de que o erro deles foi algo absurdo , mas não seria conveniente colocar a observação, correto?
@@RobertoJuniorNetVelho o negócio é que pra um time com os recursos que eles tem um erro desse aí é bem indicativo sobre a preocupação na triagem de material que são apresentados como fatos . Repetir um erro que poderia ser evitado com uma pesquisa mais aprofundada é foda. Principalmente pra um grupo que se diz sério.
Parece que foram vocês que realmente não assistiram ao vídeo. Eles trouxeram várias informações num tom de "vou revelar a verdade", mas que são bem apresentadas nas universidades em cursos como Física, sendo conhecidas por quem já estudou o assunto. Mas como toda farsa, a mentira é construída numa teia de verdades cuidadosamente selecionadas. Não dá para ficar mais óbvia a tentativa deles de passar um pano para a igreja católica, relativisando, fazendo pouco caso e distorcendo. Brasil Paralelo é revisionismo histórico puro. Um lixo perfumado. Quem não percebe o problema parece carecer de boas referências.
Parte da Igreja gostou da ideia mesmo. Mesmo os adversários não viam a ideia como problemática. O problema era manter duas ideias na época da reforma. Dado o contexto se aceitassem Galileu teriam que proibir o modelo ptolomaico e eles não sabiam qual era real.
Pra mim ficou claro que sem as criticas do professor, o risco de uma compreensão altamente ideologicamente enviesada do video original aumenta bastante
O que eu vi foi uma crítica extremamente cuidadosa, respeitosa de um trabalho que , apesar de conter imprecisões , não são desqualificados, com uma tendênciação no final do vídeo. Recomendo que , como faz de forma extremamente elegante o professor, não sejamos extremistas. Parabéns professor! Sempre com garbor e elegância
Acho que vc não entendeu. Os erros apontados pelo professor, por si só, não apenas desqualificam o vídeo da BP, mas o invalidam como peça de divulgação de conhecimento, uma vez que mostram a falta de lastro na ciência histórica e a veiculação de erros como se fossem consensos entre a comunidade científica. Concordo apenas com a elegância que vc apontou. Realmente, o estudioso foi polido, ao mostrar que o conteúdo veiculado não presta, é puro suco de terraplanismo. Torcer os resultados de anos de pesquisa para caber em uma visão ideológica da realidade, criando versões paralelas da ciência histórica, isso sim é extremismo, como encontramos nos materiais da BP.
@liviascheiner690 respeito sua opinião amigo, apenas penso diferente. O professor ratificou vários pontos do vídeo, logo, são informações que, sem a obra, continuariam na academia. E sim, o vídeo da BP peça principalmente na última parte , quando reúne as informações para montar a conclusão, ali sim, vi o viés de distorção. Mas isso é mais comum do que parece, basta dizer que um dos livros mais incríveis que já li, A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM (LEO LINDERMAN) faz a mesma coisa no fim. Logo, ratifico minha fala de não desqualificar toda a obra , não seria prudente já que dela tirei muito conhecimento novo. O que penso é que essa e qualquer outra obra deve ser vista com olhar crítico e buscar outras fontes para ratificar ou retificar as informações . O nosso problema está aí, literatura crítica , ninguém faz , ou tá certo ou é meu inimigo. Obrigado pela discussão, aprendi com sua colocação e sim, ratifico muitos pontos dela. Só espero ter esclarecido os motivadores que me fazem não desqualificar completamente a obra ... Na IDIOCRACIA que vivemos , ter algum conhecimento entranhado entre as linhas , pra mim, já tem seu mérito. Abraços
imagima a garotada na infância esbarrando com os vídeos desses caras por causa das propaganda que eles impulsionam nas plataformas. eles compraram palavras-chaves ao Google, se tu botar "fascismo", "feminismo", e demais termos do tipo na busca do Google, o primeiro site a ser mostrado vai ser o deles
Nem todos os que são licenciados em alguma coisa não deve sustentar suas opiniões sobre determinados assuntos apenas nisto.. Poder opinar sim, fazer uma análise sim, mas o conhecimento sobre determinado tema, ainda mais sendo polêmico , neste caso o de Galileo Galilei (assim é o nome correto), precisa investigar opiniões de especialistas em cada ponto. Neste caso muito interessante lê e investigar a obra do maior especialista no caso de Galileo, que é Annibale Fantoli, ele é doutor em matemática e física e mestre em filosofia e teologia, considerado o maior especialista neste caso polêmico de Galileo. O professor acima que reagiu ao documentário do BP não atentou para este aspecto e portanto ainda que suas fontes de informações sustente o que considerou do documentário não pode sustentar sua opinião de que o documentário reduziu as ações dos inquisidores neste caso. Outro ponto que o professor discorda do documentário é que Galileo não foi condenado por sua teoria envolvendo o aspecto dogmático, ou melhor teológico, mas tão somente científico. É sabido que antes de Galileo Nicolau Copérnico apresentou em 1533 sua teoria do heliocentrismo ao Papa Clemente VII e a alguns cardeais e ninguém jogou Copérnico na fogueira por causa disso, ao contrário a reação foi bastante positiva e foi incentivado a divulgar seus estudos, isso está privado numa carta de 1536 do cardeal Nicholas Schoenberg. Atendendo a estas solicitações Copérnico publicou o célebre DE REVOLUTIONIBUS ORBIUM COELESTIUM, em 1543 dedicado ao Papa Paulo III. Por mais de sessenta anos, a teoria heliocêntrica de Copérnico circulou livremente na Europa,sem nenhuma restrição e a Igreja nunca emitiu nada contra . Quando em 1610 entra em cena Galileo.Em 1611 foi recebido com uma festa no Colégio Romano dos padres jesuítas. Galileo vai ter problemas sim com a comunidade científica que por esta foi ridicularizado. Infelizmente,sua teoria, que de fato confirmava a de Copérnico só veio a ser comprovada no séc. XVIII por meio dos estudos de James Bradley e a prova definitiva com o pêndulo de Foucault. Com a Igreja o problema foi sua "imprudente" afirmação que os teólogos faziam uma interpretação errada da Bíblia e isso foi o suficiente para embates com a Igreja representada por estes teólogos. Pra época, dizer isso era um disparate tal. Contudo Galileo estava certíssimo quanto sua afirmação. Ao ser denunciado, não por questões de heresias e sim por não poder provar sua teoria e impôs sua interpretação bíblica sem o recurso de evidências científicas irrefutáveis, e isso deve ser levado em conta o que se aceitava pela comunidade científica da época. Nós temos um problema de querer ser juíz de uma época que não era a nossa. A nossa é a do séc 21. Perceba que a análise do professor, carece destes fatos, inclusive se consultasse o especialista no caso de Galileo, sua análise mudaria com certeza.
@@joacyalves7143 Nossa! Vc escreveu tdo isso só porque eu sou licenciada em História e não suporto o Brasil Paralelo? Pois bem, não suporto o Brasil Paralelo, e esta é minha opinião!
@@karinymachado4403 , não Kariny, apenas para dar razões ao que eu expliquei. Mas nada contra quem é licenciado(a). Meu comentário apresenta uma razão por qual contesto as afirmações do professor. Particularmente me interesso muito por História. Quando disse que não devemos sustentar um parecer sobre algum aspecto, em específico um aspecto muito polêmico, creio que somente ser licenciado não é o suficiente. Mesmo uma pessoa não licenciada pode alcançar um conhecimento que uma pessoa licenciada não pode alcançar, há casos, não é uma regra. Antes mesmo de conhecer o canal do BP já conhecia o caso de Galileo. Sem querer me enaltecer, quando fazia um levantamento bibliográfico para escrever sobre a história dos papas também vi o caso de Galileo. Também gosto muito de astronomia e com certeza li muito à respeito de Galileo. Logo, quando lhe questionei não foi para questionar sua licenciatura, mas apenas reforçar que uma licenciatura seja em qualquer área da ciência humana ou exata não nos concede direito de opinar sem que possamos estar errados. O aprendizado é contínuo, ainda mais num mundo onde existe interesses de grupos poderosos que há tempos vem impondo na sociedade uma reengenharia do pensamento humano, um mundo onde a ONU vem impondo novos paradigmas contrários aos da Civilização Ocidental. Procure lê todo o comentário que fiz, não me basei em achismo ou canais de TH-cam, lhe indiquei um especialista no caso de Galileo. Sei que cada um tem suas convicções e sua visão de mundo e ninguém pode impor sua convicção aos outros, no meu caso não posso impor a ninguém, mas posso apresentar razões. Foi o que fiz no comentário no qual discordei de você com educação. Devemos questionar e ser questionado por que contribui para um crescimento mútuo, cada um tem um conhecimento que pode ajudar o outro, somos todos aprendizes. Quanto você não gostar do BP, não tem sentido eu fazer só pra isso, terias toda razão.
Parabéns pela paciência em assistir esse desserviço q é o "Brasil ParaLerdos". Contra argumentar de maneira referenciada e calma é a melhor forma de tirar a máscara de quem quer inserir inverdades de maneira sofisticada
Quando falo em "máscaras" e "inverdades" é do modo escroto como age essa "produtora" chamada Brasil Paralelo. Ainda bem que atitudes como esse canal e outros acabam por mostrar, de maneira realmente referenciada, tais constatações. @@chrisAN3681
@@chrisAN3681 A Brasil paralelo tem muito mérito no ponto da análise política e costuma ser muito verdadeira, mas peça em um aspecto teórico ou outro, como o próprio vídeo mostrou. Mas tem gente por aí que é inimiga da liberdade de expressão. Só de expor que Galileu NÃO FOI TORTURADO já valeu pra dar uma segurada na loucura de historiador radical de esquerda. É importante que todo mundo possa falar. Sinto que esse cara do comentário, se pudesse, censuraria a BP através de uma canetada judicial.
Esse vídeo do Brasil Paralelo é sofrível. Utiliza-se de um discurso sutil, aparentemente "ponderado", mas que apresenta falsificação histórica com fins políticos questionáveis. Ao fim da sequência de vídeos, soa como se Galileu fosse um "agente do caos", que tinha o objetivo de desacreditar a interpretação da Bíblia, e que a sua condenação foi plenamente justificada. E sim, a inscrição no Index demonstra que o livro era perigoso para alguém, alguém com muito poder. Era muito menos uma questão de "ortodoxia bíblica", que de poder político. O que entristece é o fato de que esse material está cada vez mais disseminado na população brasileira, potencializando diversos tipos de negacionismo.
@@wellingtonsh1obscurantismo é defender obscurantismo, como o pessoal do Brasil Paralelo faz ao condenarem a modernidade e serem apologetas da idade média
@@pedror598 depende da ideologia. Para muitos só o fato de questionar é todo como negacionista. Ou seja, aceite tudo e cale a boca senão será cancelado
Forma é indissociável do conteúdo. Só o estilo do vídeo demonstra o sensacionalismo e o falseamento histórico, muito diferente do Estranha História. Parabéns, Henrique, sigo seu canal e aprendo muito.
Obrigado pela análise Henrique! Me assusta perceber que algumas narrativas levam em consideração dados corretos e aprofundados, entretanto, algumas sutilezas tentam induzir de forma tendenciosa a maneira de ler a história e a nossa realidade. Mas fora as sutilezas iniciais do vídeo do Brasil Paraledo, percebe-se que a conclusão final não foi nada sutil: a de que a condenação do grande Galileu foi justa... Meus Deus! Que pretensão...🤦🏾
O cara é mais católico que o Papa, a Igreja admitiu o erro no julgamento desde os anos 90. Mas como diz o professor, é bem mais do que ciência. Feyerabend lançou uma grande polêmica sobre esse tema que acabou comprometendo o então Papa Bento XVI.
Simplesmente adoro ver teus vídeos. Segue sempre nesse rumo de lealdade à História e desmistificando as interpretações fáceis de situações e temas super complexas. Parabéns! E obrigada! A título de contribuição penso que um personagem super intrigante e interessante e um tanto quanto obscuro foi Giordano Bruno. Valéria a pena desvandá-lo para nos?
Passei algumas horas surfando no canal Brasil Paralelo pra concluir que é bem tendencioso e tem um acervo de conhecimento bem questionável. Parabéns ao canal Estranha História, que faz uma análise sóbria usando a sinóptica de vários campos de investigação científica.
Henrique, é sempre muito importante que pessoas especialistas no tema venham para desconstruir essa reescrita que o BP faz. É nas sutilezas das chamadas em trechos assim que chamam a atenção para que as pessoas assinem o canal deles para ter acesso ao vídeo inteiro, mas como nem todo mundo vai assinar, esses trechos já são perigosos para construir narrativas falsas sobre estudos científicos. Gostei muito das suas observações e vou repassar o vídeo, pois o alcance do BP é imenso, mas vamos fazendo nosso trabalho de formiguinha. Parabéns novamente! Até a próxima.
@@bernardes5204não. Eles começam com dados. Mas depois surgem "fatos". Quais as fontes? Qual a veracidade da fonte pelos especialistas no assunto? Por que esses "fatos" não estão nos livros oficiais, já que são verdades? Algumas escolas já usam livros complementares para explicar parte de conteúdos que nos livros oficiais está incompleto ou impreciso.
@@dudymacedo2Muito da BP é o consenso internacional. Que o consenso brasileiro não acompanha por ser baseada em revisionismo falsificador dos anos 1970 para cá e por atavismo. Um Bom historiador brasileiro seja da BP, seja adversário da BP ou neutro, ou de qualquer tipo não vai usar fontes locais
@@wellingtonsh1 a BP tem vários docs. Você pode dizer um doc pra que eu possa assistir e então dar a fonte que contradiz o doc pelo fato de ser antiga ou atávica?
Vi dois vídeos do Brasil Paralelo, minha impressão é que são revisionistas e mentirosos. Seria ótimo se cada vídeo deles houvesse pessoas entendidas no assunto corrigindo, assim minimizaria o estrago que eles fazem.
@@ladislau.claro porque o correto é agir divulgando uma agenda esquerdista? E tudo que não for a sua propaganda anti-cientifica tem que ser censurada. Reclama do Obscurantismo da Inquisição mas age pior hoje em dia.
@@anaclarasantosduarte3335 eles não estão errados por não seguir nossa cartilha histórica, mas sim por criar narrativas que não correspondem à realidade. A realidade existe e não é questão de opinião.
@@ladislau. Você teria que provar foi criado narrativas. É engraçado também que você não se incomoda com as narrativas e revisionismos que foram internacionalmente provados como tal explicando todo o fenômenos de falsificação como de Zumbi ou de Lampião (que não é classificado como criminoso social no mundo nem pelos expoentes dessas teoria). Sabemos com Kant e Popper que a ciência sempre tem um grau de incerteza, sabemos com Mill e Kuhn que o obscurantismo atrapalha a ciência. E sabemos como Sokal como provar falsificação. Se você acha que é falsificação use o método de Sokal para provar isso.
Olá, EH. Concordo que o papel da Igreja na "redução" da velocidade do conhecimento científico, como o concebemos hoje, foi enorme, o que não é, viesadamente, reconhecido pelo "Brasil Paralelo" (cá pra nós, uns "engomadinhos" dando uma de nerds). É verdade que Galileu não era um pendor de ética, como quando do episódio em que ele deu uma copiada no invento do telescópio (não lembro por quem, mas foi de fora da Itália, a quem escreveu pedindo detalhes técnicos do dispositivo), que hoje seria uma luneta; inovou-a, com isso podendo fazer as observações da Lua, Júpiter, etc., que o consagraram, mas sem reconhecer a primazia do inventor. Mas isso não o diminui, em absoluto, não obstante, como ser humano, é claro, tinha lá suas vaidades intelectuais. A dimensão científica de Galileu em si não é explorado no vídeo do BP. Ele foi um gigante na Cinemática da Física, por ex., criando o conceito - que se não sei se assim já denominado por ele - da "relatividade galileana", que rege toda a Física Clássica desde então, passando por Newton, e que só veio ser reformulada pra "relatividade einsteiniana" no vizinho séc. XX. A, por assim dizer, Cinemática Clássica foi deixada pronta pra Newton, a ponto dele ter proferido a famosa frase "se cheguei onde cheguei, é porque me debrucei em ombros de gigantes". Um dos gigantes foi Galileu e o outro foi Kepler, que havia deduzido das observações de Tycho Brahe a excentricidade elíptica das órbitas planetária em torno do Sol. Gosto muito da História como, hoje já podemos classificar, ciência, no sentido da busca de diretrizes pro futuro com base no passado; afinal não é a isso que denominamos de "inferência estatística"? Mais especificamente, gosto do segmento História da Tecnologia e da Ciência, a qual lecionei vários anos, eis que sou um professor de 68 anos já quase aposentando de engenharia mecânica na Univers. do Estado do Amazonas - UEA (termociências - dentre as quais o meu xodó é a Termodinâmica, no que concerne à 2ª lei - entropicamente falando), que tem tudo a ver com a importância das conquistas históricas da Humanidade do uso dos recursos naturais pra melhoria do seu bem estar. Nesse contexto, sempre busquei, e busco, relevar a importância do uso racional ("conservante") que tem que haver na conversão energo-entrópica desses recursos. Senão, o que se nos será o futuro? Gostei muito de outros vídeos teus, como o do papel da cultura muçulmana na teologia dos "gênios da lâmpada"; e o do Código de Hamurabi. Continue assim, científico, investigativo. Esse é o caminho pra tirar as futuras gerações das consequências das atuais trevas das últimas décadas. Parabéns.
@@Eng_Simoes, não foi a Igreja que inventou a universidade. Foram os muçulmanos. Quando a Europa ainda estava nas trevas do obscurantismo, lá pelo séc. IX, o sudoeste asiático já compilada, universalizava e difundia o conhecimento nesse "formato". Não fosse eles terem resguardado o conhecimento clássico grego; e feito uma ponte com o mundo indiano; o Ocidente hoje ainda estaria imerso nas trevas.
E outra,até hoje o heliocentrismo é contestado,porém como virou ideologia,ninguém mostra os PHD que defendem o geocentrismo. E outra o propio heliocentrismo tem influência religiosa.
Brasil Paralelo: "nah, nem foi tão grave. Eles nem torturaram e mataram, só forçaram a renegar a verdade e passar o resto da vida em prisão domiciliar. Por zero crime. Torturaram e mataram outros tantos como giordano bruno, mas é melhor não falar nisso. Vamos falar de santo agostinho, que batizou Platão...."
Muita gente nesse tópico quer prender gente por dizer algo contrário ao que eles acreditam. Isso é pior do que o que a inquisição fez e é o mesmo erro, mas vocês não percebem.
Bom vosso vídeo e os acréscimos muito úteis. O documentário completo deve estar na plataforma de membros. Vou assistir. Quanto à plataforma do BP (bem como seu streaming - BS) os considero do mais alto nível. Vem sendo um magnífico acréscimo ao cenário histórico-cultural do nosso país. Uma validação indireta são as vozes que vez por outra se levantam contra essa “heresia”… Por fim, parabéns pelo seu canal e boa sorte no Doutorado!
Cheguei ao seu canal ontem e gostei demais! Parabéns e obrigado! 🤩 Parabéns também pela paciência de assistir ao conteúdo do Brasil Paralelo, esse canal nojento de negacionismo. O pior é que, ao fazer essas produções bem editadas, o 🇧🇷 paralelo acaba convencendo muita gente dessas falácias... 🤢
Ideologia está em tudo, inclusive nesse seu comentário, que mostra que vc foi influenciado pela ideologia "antipolitica" que se difundiu muito uns dez anos atrás.
O Brasil paralelo é uma empresa de comunicação político ideológica que deseja reescrever a história de acordo com seus interesses ideológicos, criando narrativas que sirvam ao seu propósito e projeto político. Seu conteúdo se alinha ao pensamento de grupos de extrema direita e ultraconservadores. Em essência.
@@ugandaforever1016 Ele não tem agora com a situação política do país, mas no começo o marketing do ICL era todo voltado a esconder ao máximo os seus propósitos.
@@luiebescaut8146Impor a ignorância e precisamente o que VC quer. Não tendo qq argumento - e baseado numa vídeo que nada provou sobre coisa alguma, nem recoreu a qq documento, e menos ainda a qq fonte primária - vc faz uma acusação totalmente falsa e quer que ela seja aceita como verdade.
Fala Henrique. Comecei a assistir seu canal por uma chamada aleatória, do vídeo "Paradoxo do Progresso". Curti bastante e qual não foi meu alívio e gratidão em verificar suas credenciais de bacharel, mestre e doutorando em história. Digo isso porque, embora não seja da área de história, tenho me incomodado muito com a sistemáticas e planejadas tentativas do Brasil Paralelo, dentre diversos outros, em tentar demolir o conhecimento estabelecido e cooptar seguidores na promessa de "revelações que querem esconder de você". Siga há um tempo esses tipos de movimento, assinando newsletters e participando de grupos engajados, e tentando entender as táticas retóricas e estruturação das falácias, desinformações e pós-verdades. Uma tática muito, por exemplo, é informar algo que eles fazem, acusando que é feito pela contraparte, e ficando calados a respeito de si, e com isso induzir a audiência pensar que, naquele reduto aquela falha, ou lacuna não existe - tal como ocorreu no vídeo quando falam de "anacronia". O apresentador se diz incomodado com "anacronias" como quem tenta dizer que, "nesse vídeo do Brasil Paralelo anacronias não existem", quando se ele fosse intelectualmente honesto, teria se posicionado tal como você, Henrique, se posicionou: Anacronias são inerentes ao processo de estudo da história - quiçá inerentes ao ser humano ao pensar cronologicamente - a única coisa que se pode fazer é atenuá-las, ou ressalvá-las sob premissas do estudo. E essas são as sutilezas utilizadas vídeo após vídeo, notícia após notícias dessa imensa rede de negacionistas ressentidos egóicos que se espalhou pelo mundo. Por isso Henrique, pediria que fizesse mais reacts, em nome do conhecimento que lhe compete. Tal como Paulo Gala e André Roncaglia fazem nos temas da economia, tal como José Kobori faz nos temas dos investimentos, tal como Sérgio Sacanni faz com a astronomia, tal como Pirulla faz com a biologia, tal como Pondé faz com os pensamentos de senso comum. É isso, ou sucumbir a esses boçais.
ATENÇÃO: Referências acadêmicas, fontes primárias e vídeos complementares sobre o tema constam na descrição do vídeo.
Ótima refutação! Importante ter muito cuidado com este "triunfalismo cristão (lê-se católico romano)" que olha toda a história do pensamento a partir de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. "Graças a Deus" a Terra (que é esférica) se move.
Muito bom ver alguém que manda
@@zionsilva1839 Não refutou. Ignorar a escolástica não é sério.
Muito enrolado, cara. Para com isso.
Constam? Onde???
"Essa foto do Vicenzo na verdade é o Johanes Kepler né" hahahahaha sensacional. Parabéns pelos apontamentos, prof. Henrique!
Muito bem
Muito bom
😡
Então foi vc, apareceu esse vídeo de 1 ano atrás pra mim pq te sigo.
Algoritmo interessante
Pirula, você por aqui!!!
A Brasil Paralelo na grande maioria das vezes vem com aquela ideia de "Eu sei de algo que ninguém mais sabe"
confia no pae, essa revista ( não um artigo ) confirma minha tese
mas quem ia querer apenas um aprofundamento estruturado de algo que você já sabe? kkkkk o divertido e a maluquice do algo novo
@@kauecanabarrao que ele tá falando é de um meme do Homer Simpson mas o caso do "ninguém sabe" é que geralmente quem acha isso é um imbecil caso do BP e seguidores.
É pq vende mais assim.
E geralmente meias-verdades e falsidades...
Brasil Paralelo realmente não erra com o nome: eles estão vivendo numa realidade paralela!
exato!
brasil terra plana
KKKK
FALOU TUDO! LAVOU MINHA ALMA! PARABÉNS! OBRIGADO!
Brasil paralelo faz a lacrate tremer 😅😅😅
Admiro a sua paciência e disposição de perder o seu tempo com essa excrescência que é o pessoal do "Brasil para Lerdos". Um pessoal que realmente vive na "Terra Plana".
Nossa! Você é genial! Que crítica profunda!
Você que entende muito de história
Defensor de censura que se acha genial, sendo que o rapaz do canal em momento algum falou contra a existência da BP.
Esse aí com certeza se desse um carguinho pra ele, censuraria a BP previamente.
@@joaocarlospartel8867se você espalha fake News então você tem que ser censurado
Alguém precisa ter estômago suficiente, caso contrário perderemos uma geração inteira para esses caras do BP.
Cê tá ligado em Pesquisa e Extensão?
O MBL é a pesquisa, o Brasil Paralelo é a extensão...
"A escola ensinou história errado". A verdade é que a maioria das pessoas nunca aprenderam história em primeiro lugar. A maioria nunca teve o interesse de pesquisar algum conteúdo mais a fundo e estudar, e culpam a escola pela sua própria falta de interesse em buscar conhecimento. Aí veem documentários como Brasil Paralelo e ficam encantadas, pensando estarem aprendendo tudo o que "a escola escondeu".
Não, as pessoas estudam história mesmo, mas é a história deturpada pela esquerda, ai vem a bp derrubar os status quo e eles acusam do que são
Na verdade escola ela tem um viés e com base naquele viés você é formado. O que a BP é apresentar pontos de vista que existem além do que a escola dá nada de revisionismo ou invenção.
@@conhecimentoperpetuo TODAS as pessoas estudaram história sim, as pessoas sempre ouviram o conteúdo mentiroso da escola mesmo nao se interessando pra história, e quem se interessa nao fugia disso, você fala como se os próprios professores nao acreditassem em mentiras. Ai veem um bando de desonesto como você que nao tem moral nem intelecto pra discordar da brasil paralelo, e criar suspeitas em cima de afirmações mentirosas,
O sistema educacional atual é sim ineficiente nem adianta colocar a culpa nas pessoas
mas a escola realmente ensina história errado, mostrando pontos "de vista" com viés totalmente doutrinário.
O pai do Galileu foi importantíssimo na história da Música Ocidental. Ele e seus amigos fundaram a “Camerata Fiorentina” e repensaram a forma de fazer música, baseada nos escritos gregos. Foi a Camerata Fiorentina que, tentando recriar o teatro grego, formataram a “Ópera”, o teatro musical que revolucionou a música na modernidade.
Vincenzo
Não. A primeira ópera foi Dafne, de Jacopo da Peri, da mesma Camerata Fiorentina. Monteverdi foi um dos primeiros, e é o mais antigo que ficou no repertório de óperas frequentemente encenadas.
achei q o pai do gallileu, o kepler, tinha provado que os planetas orbitam o sol em curvas elipticas 😅
Graças a isso temos o funk! Devemos a Galileu então !
Essa eu não sabia... Tem fontes para eu pesquisar mais sobre????
Kepler nasceu em 1571 e teve o Galileu em 1564.
UMA MÁQUINA
se vc pesquisar no google o nome do pai de galileu , aparece a foto do kepler , acho que eles confiaram na pesquisa da internet . Um erro que a meu ver é até normal
@@lucaspiresimplt rapaz, um erro dessem. Eu gosto da bp, mas...
@@lucaspiresimplt Muito provavelmente essa imagem foi selecionada e usada pelo DA / Designer / Motion Designer que trabalhou no Ep. Dificilmente se faz uma curadoria apurada desses materiais.
@@lucaspiresimpltpor curiosidade, pesquisei "Galileu Galilei pais" e é informado que ele era filho de Vincenzo Galilei e Giulia Ammannati e ambos têm retratos. Dá bem a impressão de que, por serem retratos antigos, as pessoas não perceberiam se tratar de uma informação errada
@@lucaspiresimpltnormal? Aí é phoda 😂
Chegando aqui pelo Professor Lucas Gesta. Parabéns pelo vídeo!
Muito legais seus vídeos. Eu estudei numa escola católica e me foi ensinada a história de Galileo do jeito como você explicou. Deus continue abençoando-o grandemente!!!
Professor Henrique, descobri recentemente seus vídeos. Suas exposições são brilhantes, fundamentadas e essenciais para o acesso e desenvolvimento do conhecimento.Grata ! Ah! sobre o Brasil Paralelo, sempre navegando desgovernado em seu mundo paralelo.
Muito bom. Especialistas sempre devem se manifestar contra este revisionismo histórico.
Fizeram falta na U.R.S.S. de Gorbatchov...
No caso dos produções do "brasil paralelo" (e as minúsculas iniciais são propositais) sequer se trata de revisionismo, mas de pura e simples falsificação histórica para fins políticos de doutrinação ideológica de extrema-direita. Os "cientistas" sociais nazistas se valeram de metodologias "históricas" muito semelhantes, diga de passagem, com as quais promoveram a pseudociência ariana.
Acho que vc não assistiu nem o vídeo da BP e nem esse aqui, porque não houve revisionismo histórico e nem o cara do vídeo aqui discordou ou refutou nada do que foi dito pelos professores convidados da BP
@@rogerioleal7932 cara assim a parte em que ele fala q galileu seguia nao por evidencias e sim por intuição meio que me parece querer justificar a perseguição que ele sofreu
revisionismo é bom
BRASIL PARA LERDOS, nunca decepciona.
Eduardo Bueno me contou essa ! Haha
Esse comentário, apesar de 9 meses após a publicação desse video, é um apontamento meu sobre o brasil paralelo.
Sou da agronomia, fui bolsista ic e de tanto ler material direcionado ao meio científico, minha ótica sobre esse canal sempre foi mt negativa.
Dá para notar que existe uma relativização do q é falado, falas ambíguas deixadas de propósito, dentre outros, que sempre direcionam para algo convergente ao espectro político q eles são.
É necessário muita paciência para tentar explicar de forma simples e objetiva conceitos consolidados para pessoas, quando somos confrontados com "fatos" q esse grupo consome de maneira enviesada, pq o principal argumento é "escondem a verdade de nós, mas existe uma fonte paralela confiável q refuta absolutamente tudo" é a tentativa de por em dúvida a autoridade q uma pessoa entendida tem sobre um assunto, porque ela não é do mesmo espectro político, então automaticamente ela ta mentindo para ti.
No meu caso, é praticamente impossível discutir com alguém q consome conteúdo dessa forma, pq sempre reduzem tudo à " é a sua opinião!!".
Um grande desgaste .
Enfim, seu canal é ótimo ❤❤ fico muito feliz por ter acesso à informações da área por mãos confiáveis
eh tudo isso e mto mais, qdo escuto visão aristotélica, lembro do falecido "mestre" Olavo de Carvalho, que não conseguia concatenar lé com cré mas tinha uma fala dicotómica que fazia parecer super inteligente!!!!
Agronomo ? Eu sou agronomo. Mas não histerico. Camarada tua capacidade de julgamento tá precisando de calagem. Calagem!! Curtiu trocadilho? Camarada?
É muita ingenuidade achar que os historiadores são imparciais, não existe imparcialidade, o problema é quando alguém se diz imparcial age de forma parcial, como é o caso dos livros didáticos de história escolares atuais, sem contar as universidades de humanas. Qualquer um que faz um curso de humanas como eu percebe a parcialidade para a esquerda nos conteúdos.
@@Carlos..Henrique na verdade, o ponto n era sobre a imparcialidade do historiador, mas sim uma crítica a quem consome somente uma fonte de conteúdo como se fosse de cunho 100% científico e tudo o que que não agrada as pessoas elas repelem. O conhecimento n é hegemônico e muita coisa é construída com o choque de várias vertentes do conhecimento. Mas o que não da pra se negar é q é mt facil cooptar certas pessoas pra seguirem um determinado viés, independente do espectro político delas, somente pela forma q esse conhecimento é passado.
@@alexanderlullis4103 e onde está a histeria em questionar as intenções de quem gera conteúdo? Na verdade, exatamente pelo conhecimento não ter uma construção linear e o produto dele ter relevância econômica, é necessário entender q a forma de passar ele importa. Afinal, a gnt na área Agrária tá cansado de ouvir as pessoas falarem q frango tem hormônio, que quem cria animal é um algoz violento e amoral, ou que soja é cancerígena e causa autismo, entre outros boatos, que geralmente são usados como forma de promover certos grupos.
E não, boomer, o trocadilho foi cringe :/
Valeu!
Parabéns pelo trabalho. Com muita educação, conhecimento e paciência vc desconstruiu toda a realidade paralela que eles criam no vídeo. Achei legal que vc inclusive lista referências, coisas que em nenhum momento eles fazem.
Pessoas competentes como você fazendo conteúdo de graça no TH-cam, e tem gente que paga pro Brasil paralelo.
É inacreditável 😅😅
o mundo real, de verdade, dá mais trabalho e é mais complexo. Mentira e fake news é sempre mais tosco e pratico
Sensacional o vídeo.. precisamos de mais Historiadores de verdade comentando vídeos do Brasil Paralerdos
Historiador é profissão, não formação. Começou errado.
@@sapequinha1362verdade, cursei RH e sou Historiador 🤡
@@Henri-Gaudard Jacob Gorender, historiador da USP, cursou apenas direito.
Que bom que vc entendeu finalmente, agora vc vai parar de ser feito de palhaço.
O conhecimento liberta.
@@sapequinha1362 e eu cursei RH, oras..
@@Henri-Gaudard logo o Jacob Gorender deixou de ser historiador por isso?
Galileu estava se movendo pela intuição e "previu" que no vácuo uma pedra e uma pena cairiam com a mesma velocidade... pode ser até um comentário raso esse meu, mas sempre fico impressionado como com as limitações da época, Galileu conseguiu prever algo tão fora do censo comum, tão contra intuitivo...
Muito bom seu comentário!
O curioso é que ele constatou isto de uma forma empírica bastante rigorosa e um tanto diferente daquilo que frequentemente reproduzem ainda hoje:
- ele confeccionou múltiplas rampas de madeira sulcadas com largura e comprimento diferentes, onde ele deixava rolar simultaneamente esferas de madeira, rocha e metal cuidadosamente esculpidas e fundidas com raios e massas diferentes.
E ele foi experimentando e registrando exaustivamente o tempo que cada esfera levava para rolar as rampas sulcadas.
Para o espanto dele, não só os valores das velocidades eram proporcional e aproximadamente iguais, independente da massa das esferas, bem como o movimento delas era curiosamente acelerado.
Salvo engano, apesar de todo o seu gênio, na época ele não conseguiu compreender a razão desta aceleração. Isto só veio a ser compreendido, décadas mais tarde, por Newton.
No mesmo ano em que Galileo morria, em região hoje considerada parte da Itália, nascia na Inglaterra Newton - outro gênio, como que predestinado a completar o árduo trabalho de Galileo (e Kepler, naturalmente).
Resumindo: esse pessoal do BP não vale as fezes da mosca do cocô do cavalo do bandido que eles querem defender.
@@NumberPhiOu seja, ele tinha evidências empíricas de seus trabalhos em mecânica. É verdade que houve intuição sim, mas isso não quer dizer que alguém esteja certo ou errado: tem que confeccionar um experimento pra fazer o tira teima - o que não era simples naquele ponto. Na época, a discussão científica era um pouco mais confusa porque não existia um empiricismo tão grande, infelizmente. As melhores evidências do Heliocentrismo são realmente posteriores a Galileu. Agora, o bp dizendo que a igreja foi metodologicamente rigorosa é sacanagem.
@@NumberPhieste experimento como você descreveu não lhe permitiria concluir o que você diz que ele concluiu. Esferas com diâmetros diferentes possuem momentos de inércia diferentes. A energia potencial destas esferas descendo a rampa se converte em 1/2 m.v^2 + 1/2 I.w^2 (energia cinética devida à rotação), e a massa varia com o cubo do raio, ao passo que o momento de inércia varia com o quadrado do raio. Nada a ver com resistência do ar. Tudo isso para ilustrar que você não tem base para criticar o BP.
@@Eng_Simoes vai ver é ele que não vale as fezes da mosca do cocô do cavalo do bandido kkk
Existe toda uma discussão em filosofia e/ou história da ciência sobre isso. Foi um chute. Na época ele não poderia concluir isso
esse pai do galileu sendo kepler é MUUUUITO engraçado puta que pariu DJASKDNSAJDJAJSK
Uahahahahaahhahaha. Nao foi nem 3 min de video
acredito que este é um trabalho muito importante!
uma análise bem feita desde canal deve ser SEMPRE compartilhada aos montes para não ter cada vez mais desinformação
aeee finalmente voce falou sobre sua area, o que voce estuda, muito legal saber. gosto muito mesmo do seu trabalho. acho diferenciado em varios sentidos. do conteudo a narraçao da historia. ta tudo impecavel, parabens. nota 10 de 10.
Eu sempre fui um estudante de história medíocre fiz a graduação mas não continuei minha formação muito mais motivado pelo escasso mercado de trabalho e desiludido com a sala de aula durante o período de estágio, mas ainda gosto da ciência obviamente, embora a área da saúde me contemple mais atualmente e eu me formei em técnico de enfermagem pois me redescobri como um cuidador de pessoas mas enfim, nunca tinha visto esse canal e já me inscrevi! Que jantada nesses pilantras do brasil paralelo! Parabéns pelo trabalho. O início ali a fotinho do Kepler já foi sensacional!
Brasil para “lerdos”
Perdi um amg para esse BP, mlk ta transtornado com essas coisas kk, mudou da água pro vinho, espero que um dia ele caia na real😢
@@wendellferreira6782Não sabe o que fala.
O seu amigo, acho que foi liberto
@@wendellferreira6782uma pena…as pessoas ao invés de crescerem buscar sua independência financeira, melhorarem ficam em busca de teorias que não agregam em nada e paga boleto dos outros…
@@citaçãofoi liberto e saiu de mãos dadas com a ignorância
Entre Santo Agostinho e Tomás de Aquino existe uma diferença aproximada de 800 anos (8 séculos), e o narrador do BP fala como se fosse uma sucessão simples, uma mera escolha de suporte filosófico sem considerar que nada fica inerte em 800 anos.
A maioria das pessoas não entendeu que o objetivo deles não é revisionismo histórico. É simplesmente inventar fatos pra ganhar dinheiro, assim como aquele cara com um canal no TH-cam que inventou que o Lula morreu.
Excelente trabalho! É muito importante ter divulgadores históricos que primam pelo conhecimento acadêmico e científico, com fontes e embasamento.
"Brasil paralelo" é um nome muito bom e representa muito bem essa empresa, porque eles não só vivem em um Brasil paralelo como também num mundo paralelo!
São internacionais 😅
Otimo vídeo, não conhecia o canal e passei a seguir. Me impressiona, enquanto estudante de história, o seu profissionalismo em assumir que os erros, imprecisões e falácias apresentadas pela Brasil Paralelo são feitas de boa fé, procurando acertar. Santa paciência, professor, nada do que vêm destes caras é feito com o intuito de ser preciso ou mesmo compromissado com um mínimo de rigor academico ou científico, De qualquer forma, o vídeo ficou muito bom, parabéns
Não tem boa fé no Brasil Paralelo. Não caia nessa.
@kakarotox mas foi isso mesmo que eu disse meu bom. O que me impressiona é a presunção de boa fé que o professor têm ao falar deles. É notório que o q a Brasil paralelo fala errado nunca é sem querer, é sempre desinformação proposital
@@conscienciadocaos1763 Li mal o seu comentário. Foi mal. É isso mesmo, não tem como levar esse BP na base do diálogo científico. Eles continuam um projeto do Olavo e comparsas que era reler a história e obras culturais com um viés de extrema direita. O gasto do BP em impulsionamento é de 26 milhões de reais. É uma máquina de desinformação que tem de ser tratada com muito mas muito cuidado pra não ajudar na tarefa deles.
Realmente, eles criam um mundo PARALELO.
E a galera gosta justamente por ser paralelo. É o prazer da confirmação.
Descoberta preciosa do seu canal. Gratidão. Parabéns pelo magnífico trabalho. 😊
Meu caro Henrique, acabo de encontrar esse canal, mas já despertou muito meu interesse. Sou formado em História e minha principal área de interesse são religiões (História das Religiões, Filosofia da Religião, Ciências da Religião). Tenho pensado em começar um projeto de mestrado, mas estou meio perdido, sem saber o que exatamente pesquisar nem por onde começar. O Problema do Mal, a história do cristianismo, a história da relação entre religião/fé e ciência e evolução humana são alguns dos temas que mais me interessam.
Quando você disse que é doutorando em Ciência e Religião, fiquei mais interessado ainda. Penso que esse canal será útil e, espero poder, quem sabe, entrar em contato com você.
Salve, Carlos! Tudo bom? Estarei ao vivo hoje aqui no TH-cam, às 20h. Talvez seja uma boa oportunidade de conversarmos sobre esses temas e questões relativas ao processo do mestrado. Será muito bem-vindo. Abraços!
@@henriquecaldeira estou atolado em trabalhado, mas vou tentar acompanhar. Grato por sua atenção.
@@henriquecaldeira pq tu nao chama o tone para debate . acredito q nao ganhara
Sobre o problema do Mal, você provavelmente já leu a opinião de todos os ilustres teólogos católicos e protestantes da história antes de opinar, certo?
@@santiagomendes38214, claro, porque você é bem mais inteligente que o Doutor da Graça.
O canal Brasil Paralelo parte de uma convicção política para buscar evidências para justificar seu conservadorismo. Deve ser entendido como promotor de propaganda para acalmar conservadores que não querem parecer só obtusos e serve para lhes dar eles um verniz racional. Mas é bom que existam e se submetam ao contraditório.
Argumento partindo do pressuposto que eles são irracionais, isso dá a oposição o título de racional? Acredito que o senhor esteja cometendo uma falácia lógica.
@@EzioAlditore-wx4ln Legal. E qual seria a falácia lógica você acredita que eu cometi? A afirmação é de que o canal BP parte de uma convicção para buscar evidências e que promove propaganda com verniz racional. Onde está a falácia? Só tem afirmações, não tem deduções lógicas.
@@miguelfrazao8459 "Deve ser entendido como promotor de propaganda para acalmar conservadores que não querem parecer só obtusos e serve para lhes dar eles um verniz racional". Falácia da falsa dicotomia. O erro lógico está em supor que o comportamento da exibição do documentário é para dar "verniz" racional. Intrinsecamente se referindo a irracionalidade. Mas digo, generalização não combina. Por conseguinte, eles podem ser meio racionais ou meio irracionais. Essa polarização entre burro e inteligente num assunto que envolve interpretação pode também ser considerado como falácia do pensamento indutivo. "Se eu sou inteligente e estou na oposição, logo aquele que é o meu opositor é burro".
Creio que não são exatamente conservadores, mas profundamente reacionários.
Exatamente. Infelizmente as pessoas com pouco senso crítico assistem os vídeos do BP e acreditam no que é dito como se fossem verdades - e não meras opiniões.
Eu aprecio a sua atidude de mencionar que seus comentários vão ajudar a brasil paralelo a pensar sobre esses temas. O seu video é muito preciso para esclarecer esses erros que os documentários da BP cometem, mas sinto em lhe dizer que eles sabem desses erros e tudo é proposital. A BP sempre vai mentir ou ometir o necessário pra passar pano pros ideais reacionarios deles. Obrigado pelo video, continue pelo bom trabalho, mas não tenha fé de que, pelo menos, a maioria desses erros não foram propositais
Eles sabem, mas, nem sempre quem assiste sabe, por isso a intervenção do professor é fundamental. E por isso também, que o BP quer ocupar o lugar dos professores, para esvaziar a capacidade de análise dos estudantes e esvaziar o lugar da ciência, para preencher com sua pseudociência.
@@mundozera2023ribeiro O comentário do professor será engolido pela máquina do BP e transformado em legitimação como diálogo científico razoável. BP gasta 26 milhões de reais em marketing. Não é uma desinformação inocente.
rapaz, tenho grande admiração pelo seu trabalho, vc é muito inteligente, erudito e se expressa muito bem. Sucesso!
Ah, e argumenta de maneira muito elegante.
Henrique, gostei muito que você foi respeitoso com o pessoal da Brasil Paralelo na medida do possível, sempre buscando acrescentar e corrigir a fala, o argumento e não atacar a pessoa.
Ficou evidente que você tem um posicionamento político diferente do pessoa da BP, mas isso de forma alguma é um problema. Eu acompanho os dois canais e acredito que essa sua postura sóbria enriquece muito mais o debate, diferente de um seguidor da BP mais radical, que se visse você com piadinhas ou esnobando o trabalhos deles, com toda certeza não se ia dar o trabalho de ouvir o seu contraponto.
No geral achei fantástico o vídeo.
15:50 Eu me lembro de ter lido em alguns livros de história e filosofia da ciência como os do Richard Dewitt e do Hakob Barseghyan que a questão de previsão dos fenômenos era uma questão menos importante dentro da visão de mundo aristotélico-medieval. Até porque o modelo copernicano que Galileu defendeu também fez muitas novas previsões e não foi aceito. Além disso, Galileu conseguiu reunir boas evidências e argumentos em favor da tese heliocentrica, na época isso era no mínimo um assunto controverso e um dos aspectos mais relevantes na discussão era a importância da interpretação biblica para compreensão de fenômenos digamos assim mundanos, o mundo físico. Enquanto Galileu defendeu alguma espécie de independência da compreensão do mundo físico, Belarmino, por outro lado, representando a igreja defendia a tese de que a interpretação do mundo físico deveria estar sujeita a interpretação bíblica. Ou seja, a disputa era também no campo teológico.
"So, Galileo argues, if we are dealing with empirical/scientific matters for which we can gather empirical/scientific evidence and proofs, we should never use the Bible to make a final judgment about such matters. First, Galileo says, such matters (for example, whether the sun moves around the earth or vice versa) are not matters relevant to salvation (that is, Galileo thinks that whatever you believe about this matter, your belief will not affect your salvation or lack of salvation). Second, it would be bad for the church to make a final pronouncement on an empirical matter, based on what the Bible says, only to have that pronouncement later be shown by empirical evidence to be definitely wrong. So as a general policy, Galileo is advocating not making any judgments about empirical matters based on scriptural passages.
Bellarmine, in the Letter to Foscarina , makes clear his disagreement with Galileo on these points. Bellarmine begins by noting that, with respect to the key question here (whether the sun moves around the earth or vice versa), the relevant biblical passages seem quite clear. Moreover, Bellarmine points out that there is no disagreement about how to interpret the relevant portions of the Bible; for example, Bellarmine notes that all the writers about these biblical passages agree that the Bible says, clearly, that the sun moves about the earth. So contrary to what Galileo suggests, this does not seem to be a situation involving difficult scriptural interpretation."
É muito simples dentro da historiografia bem embasada contrapor a tese do conflito, mas me parece que esses grupos conservadores como o Brasil paralelo sofrem do mesmo mal que criticam, formam narrativas muito ideológicas sobre os temas. Nesse vídeo, por exemplo, fica nítido a tentativa de blindar a igreja de qualquer crítica.
Tenho exatamente a mesma impressão.
A Igreja se desculpou, ou seja, o Brasil paralelo quer desdizer a Igreja.
Berlamino não foi a posição preponderante dentro da Igreja. O consenso é que era um assunto para-Biblico é que como a tese clássico tinha maiores evidências deveria ser mantida, houve experimentação e busca das provas de Galileu.
A Igreja não errou por ter escolhido a tese errada e sim por não permitir as duas teses sobreviverem e competirem ao mesmo tempo. Todavia era a época da Reforma, a Igreja ficou paranóica com medo que qualquer divisão criasse outra Igreja.
Pro brasil paralelo e outros propagandistas do tipo, ideologia é o que vai contra a narrativa deles, que é por definição apolítica e imparcial 😂
@@vaiyt A BP nunca se posicionou como imparcial.
Todavia eles separam ideologia de filosofia, ciência, cultura e religião. O que é algo correto e não foram eles que inventaram isso. O próprio Orwell fazia essa distinção, mas quem primeiro faz é Karl Popper (embora o Voeglin e o próprio Bernard Shaw e seu amigo Cheterston tivessem ideias nesse sentido, mas não tinham tão claro quanto Popper). Recomendo A Miséria do Historicismo.
Admiro demais sua finesse ao reagir isso. Juro!
Adoro seu conteúdo, mas não tanko assistir um documentário desse canal, mesmo com comentários seus kkkk
Segundo o professor Pablo Rubén Mariconda, da Filosofia-USP e grande estudioso de Galileu, a maior afronta era por escrever sobre ciência e heliocentrismo em italiano e na forma de diálogos, isto é, entre três brotherzinhos discutindo ciência. Escrever em italiano alcançava mais pessoas, pois nem todo mundo sabia latim. Os diálogos têm eficacia pedagógica. Galileu era desafiador e essa decisão foi estratégia de marketing.
Galera do Brasil Paralelo só faz patifaria.
Belo vídeo e bom trabalho!
Gosto muito dos seus vídeos e admiro seu vasto conhecimento.
Assisti este vídeo da Brasil Paralelo na íntegra, e percebo que da maneira que você assessou danificou bastante o sentido do original como um todo. De qualquer maneira agradeço suas colocações.
Parabéns pela análise isenta e profissional. O Brasil Paralelo não é digno de confiança e inteiramente enviesado.
nenhuma análise é isenta amigo, acostume-se
@@lucasjosesoaresalgumas fingem que são pra vincular ideologia
Analise isenta, vc nasceu ontem.
Reforço o que disse, parabéns pela análise isenta, Brasil para Lerdos é somente para os lerdos e nascidos ontem.
@@anastaciasheep o que tem de enviesado nas informações colocadas no vídeo? Diferente do documentário original, o historiador não omitiu nada pra fins políticos.
Olá professor Henrique!! Hoje pensei... caramba o que aconteceu com Estranha História!?!? Vou ver com calma o vídeo mas já tenho certeza que é obra de MESTRE!!
Saudações!!
Haha, obrigado, Angela! Pois é, o tempo para o canal acabou minguando, mas pretendo voltar em bom ritmo assim que possível. Abraço!
@@henriquecaldeira aguardando!! O conteúdo é fantástico!! Tudo de melhor para você ❤️ 🤩
Nada errado com o vídeo deles, já que estão numa realidade paralela. kkkkk
Você e um herói pra aguentar assistir Brasil Paralerdos
É pedir demais um esquerdista escrever corretamente.
@@drauziocensurado516tua frase também está errada. 😂😂😂
@@drauziocensurado516 e você escreveu igualmente errado.
nossa velho, primeira vez que assisto um vídeo seu, muito bom mano, obg pelas fontes tbm!
Muito bacana te ouvir. Tenho uma opinião bastante negativa em relação ao Brasil Paralelo, que, apesar da ótima qualidade das produções (no sentido estético), proporciona um material com intuito educacional de forma extremamente tendenciada, parcial e pseudo-demagógica. Bom ouvir uma elucidação minuto a minuto do canal.
Vídeo novo! Que bom! Já estava sentindo falta.Excelente análise, Henrique!Muito sucesso na conclusão do Doutorado.
Magnífico vídeo professor....fico extasiada com suas colocações..... Parabéns por nos presentear com seu trabalho de alta qualidade ❤❤❤Obgd
Até que enfim um especialista 🙏
Ri bastante das suas expressões a medida que assitia. Kkkkk
É cômico o cara do Brasil Paralelo reclamar de anacronismo sendo anacrônico tbm. 😂
Eu gostei do comentário no começo quando eles dizem que vão falar de Mariele Franco a Galileu Galilei"
"Bastante diverso."
Kkkkkkkkk
Conheci pessoalmente Marielle - Uma pessoa fantastica. Evitarei o "documentário" do BP
@@MarcelodeItapecerica Muito diverso né ksksksksksksk, só falando sobre pessoas que interessam a eles tentar descredibilizar.
@@SoraRootAsim mas eles nunca falaram que são imparcial, já disseram claramente que são parciais e que iriam mostrar isso..
@@MarcelodeItapecerica
A Série Documental vai falar de todo julgamento polêmico. Não tem nada de errado.
2:52 Pior é que tem vários sites inclusive de genealogia apresentando o retrato do Kepler como sendo o do Vincenzo Galilei.
Realmente, ao jogar o nome Vincenzo Galilei no Google Imagens, um dos primeiros resultados é o Kepler... Vá entender...
@@henriquecaldeiraeu poderia entender, com essa omissão, de que o erro deles foi algo absurdo , mas não seria conveniente colocar a observação, correto?
@@RobertoJuniorNetVelho o negócio é que pra um time com os recursos que eles tem um erro desse aí é bem indicativo sobre a preocupação na triagem de material que são apresentados como fatos . Repetir um erro que poderia ser evitado com uma pesquisa mais aprofundada é foda. Principalmente pra um grupo que se diz sério.
Uma.mentira dita repetidamente torna-se verdade . Essa é a intenção .
essa do "Vicenzo Kepler" acharam que ia passar batido no migué
Uma lapada logo nos primeiros minutos do vídeo 😂 😂😂
Brasil Paralelo: realmente vivendo em uma realidade paralela e desconexa da vida real.
qual foi a informação desconexa do vídeo?
Realidade mesmo sao os senso comuns mentirosos e distorcidos da história
Brasil Para-Lerdos. Página bolsonarista da turminha do 4chan chegada numa PEDOFILIA e NAZISMO.
Serio MESMO que vc assistiu ao vídeo e foi capaz dessa conclusão???
Assustador!!!
Parece que foram vocês que realmente não assistiram ao vídeo. Eles trouxeram várias informações num tom de "vou revelar a verdade", mas que são bem apresentadas nas universidades em cursos como Física, sendo conhecidas por quem já estudou o assunto. Mas como toda farsa, a mentira é construída numa teia de verdades cuidadosamente selecionadas. Não dá para ficar mais óbvia a tentativa deles de passar um pano para a igreja católica, relativisando, fazendo pouco caso e distorcendo.
Brasil Paralelo é revisionismo histórico puro. Um lixo perfumado.
Quem não percebe o problema parece carecer de boas referências.
Como sempre, excelente vídeo
Estou muito agradecido por ter acesso a conversações sobre História das Religiões e História da Filosofia.
Gostei do comedimento das reações. Tem que ser mestre em yoga para não perder a calma com o Brasil Paralelo.
kkkkkkkk podi cre
Só pra um afetadinho tomado de sanha ideológica como vc
Assisti um vídeo de um historiador que falou que a igreja adorou as ideia heliocentrica de Galileu... isso msm ADOROU kkkkkk
Parte da Igreja gostou da ideia mesmo. Mesmo os adversários não viam a ideia como problemática.
O problema era manter duas ideias na época da reforma.
Dado o contexto se aceitassem Galileu teriam que proibir o modelo ptolomaico e eles não sabiam qual era real.
@@wellingtonsh1o BP LITERALMENTE disse que Galileu estava se baseando em intuições.
@@Matt-jd9tz Eles usaram mal o termo. Creio que queriam dizer induções, mas o método de Galileu ser não-Kantiano antes de Kant é algo irrelevante.
Parabéns pela análise e pelo vídeo.
Pra mim ficou claro que sem as criticas do professor, o risco de uma compreensão altamente ideologicamente enviesada do video original aumenta bastante
Brasil para Lerdos
Muito boa perspectiva srta Arantes.
😂😂😂 uiuiuu, segura na minha mão pofexo.
O que eu vi foi uma crítica extremamente cuidadosa, respeitosa de um trabalho que , apesar de conter imprecisões , não são desqualificados, com uma tendênciação no final do vídeo.
Recomendo que , como faz de forma extremamente elegante o professor, não sejamos extremistas.
Parabéns professor! Sempre com garbor e elegância
Acho que vc não entendeu. Os erros apontados pelo professor, por si só, não apenas desqualificam o vídeo da BP, mas o invalidam como peça de divulgação de conhecimento, uma vez que mostram a falta de lastro na ciência histórica e a veiculação de erros como se fossem consensos entre a comunidade científica. Concordo apenas com a elegância que vc apontou. Realmente, o estudioso foi polido, ao mostrar que o conteúdo veiculado não presta, é puro suco de terraplanismo. Torcer os resultados de anos de pesquisa para caber em uma visão ideológica da realidade, criando versões paralelas da ciência histórica, isso sim é extremismo, como encontramos nos materiais da BP.
@liviascheiner690 respeito sua opinião amigo, apenas penso diferente. O professor ratificou vários pontos do vídeo, logo, são informações que, sem a obra, continuariam na academia. E sim, o vídeo da BP peça principalmente na última parte , quando reúne as informações para montar a conclusão, ali sim, vi o viés de distorção. Mas isso é mais comum do que parece, basta dizer que um dos livros mais incríveis que já li, A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM (LEO LINDERMAN) faz a mesma coisa no fim.
Logo, ratifico minha fala de não desqualificar toda a obra , não seria prudente já que dela tirei muito conhecimento novo. O que penso é que essa e qualquer outra obra deve ser vista com olhar crítico e buscar outras fontes para ratificar ou retificar as informações . O nosso problema está aí, literatura crítica , ninguém faz , ou tá certo ou é meu inimigo.
Obrigado pela discussão, aprendi com sua colocação e sim, ratifico muitos pontos dela. Só espero ter esclarecido os motivadores que me fazem não desqualificar completamente a obra ... Na IDIOCRACIA que vivemos , ter algum conhecimento entranhado entre as linhas , pra mim, já tem seu mérito.
Abraços
Sou licenciada em História e não suporto o Brasil Paralelo! Parabéns pela sua paciência e boa Vontade!
imagima a garotada na infância esbarrando com os vídeos desses caras por causa das propaganda que eles impulsionam nas plataformas.
eles compraram palavras-chaves ao Google, se tu botar "fascismo", "feminismo", e demais termos do tipo na busca do Google, o primeiro site a ser mostrado vai ser o deles
@@nefarie__ O Go0gIe é em grande parte, responsável por isso também! Não esqueçam disso.
Nem todos os que são licenciados em alguma coisa não deve sustentar suas opiniões sobre determinados assuntos apenas nisto.. Poder opinar sim, fazer uma análise sim, mas o conhecimento sobre determinado tema, ainda mais sendo polêmico , neste caso o de Galileo Galilei (assim é o nome correto), precisa investigar opiniões de especialistas em cada ponto. Neste caso muito interessante lê e investigar a obra do maior especialista no caso de Galileo, que é Annibale Fantoli, ele é doutor em matemática e física e mestre em filosofia e teologia, considerado o maior especialista neste caso polêmico de Galileo. O professor acima que reagiu ao documentário do BP não atentou para este aspecto e portanto ainda que suas fontes de informações sustente o que considerou do documentário não pode sustentar sua opinião de que o documentário reduziu as ações dos inquisidores neste caso. Outro ponto que o professor discorda do documentário é que Galileo não foi condenado por sua teoria envolvendo o aspecto dogmático, ou melhor teológico, mas tão somente científico. É sabido que antes de Galileo Nicolau Copérnico apresentou em 1533 sua teoria do heliocentrismo ao Papa Clemente VII e a alguns cardeais e ninguém jogou Copérnico na fogueira por causa disso, ao contrário a reação foi bastante positiva e foi incentivado a divulgar seus estudos, isso está privado numa carta de 1536 do cardeal Nicholas Schoenberg. Atendendo a estas solicitações Copérnico publicou o célebre DE REVOLUTIONIBUS ORBIUM COELESTIUM, em 1543 dedicado ao Papa Paulo III. Por mais de sessenta anos, a teoria heliocêntrica de Copérnico circulou livremente na Europa,sem nenhuma restrição e a Igreja nunca emitiu nada contra . Quando em 1610 entra em cena Galileo.Em 1611 foi recebido com uma festa no Colégio Romano dos padres jesuítas. Galileo vai ter problemas sim com a comunidade científica que por esta foi ridicularizado. Infelizmente,sua teoria, que de fato confirmava a de Copérnico só veio a ser comprovada no séc. XVIII por meio dos estudos de James Bradley e a prova definitiva com o pêndulo de Foucault. Com a Igreja o problema foi sua "imprudente" afirmação que os teólogos faziam uma interpretação errada da Bíblia e isso foi o suficiente para embates com a Igreja representada por estes teólogos. Pra época, dizer isso era um disparate tal. Contudo Galileo estava certíssimo quanto sua afirmação.
Ao ser denunciado, não por questões de heresias e sim por não poder provar sua teoria e impôs sua interpretação bíblica sem o recurso de evidências científicas irrefutáveis, e isso deve ser levado em conta o que se aceitava pela comunidade científica da época. Nós temos um problema de querer ser juíz de uma época que não era a nossa. A nossa é a do séc 21.
Perceba que a análise do professor, carece destes fatos, inclusive se consultasse o especialista no caso de Galileo, sua análise mudaria com certeza.
@@joacyalves7143 Nossa! Vc escreveu tdo isso só porque eu sou licenciada em História e não suporto o Brasil Paralelo? Pois bem, não suporto o Brasil Paralelo, e esta é minha opinião!
@@karinymachado4403 , não Kariny, apenas para dar razões ao que eu expliquei. Mas nada contra quem é licenciado(a). Meu comentário apresenta uma razão por qual contesto as afirmações do professor. Particularmente me interesso muito por História. Quando disse que não devemos sustentar um parecer sobre algum aspecto, em específico um aspecto muito polêmico, creio que somente ser licenciado não é o suficiente. Mesmo uma pessoa não licenciada pode alcançar um conhecimento que uma pessoa licenciada não pode alcançar, há casos, não é uma regra. Antes mesmo de conhecer o canal do BP já conhecia o caso de Galileo. Sem querer me enaltecer, quando fazia um levantamento bibliográfico para escrever sobre a história dos papas também vi o caso de Galileo. Também gosto muito de astronomia e com certeza li muito à respeito de Galileo. Logo, quando lhe questionei não foi para questionar sua licenciatura, mas apenas reforçar que uma licenciatura seja em qualquer área da ciência humana ou exata não nos concede direito de opinar sem que possamos estar errados. O aprendizado é contínuo, ainda mais num mundo onde existe interesses de grupos poderosos que há tempos vem impondo na sociedade uma reengenharia do pensamento humano, um mundo onde a ONU vem impondo novos paradigmas contrários aos da Civilização Ocidental.
Procure lê todo o comentário que fiz, não me basei em achismo ou canais de TH-cam, lhe indiquei um especialista no caso de Galileo. Sei que cada um tem suas convicções e sua visão de mundo e ninguém pode impor sua convicção aos outros, no meu caso não posso impor a ninguém, mas posso apresentar razões. Foi o que fiz no comentário no qual discordei de você com educação. Devemos questionar e ser questionado por que contribui para um crescimento mútuo, cada um tem um conhecimento que pode ajudar o outro, somos todos aprendizes. Quanto você não gostar do BP, não tem sentido eu fazer só pra isso, terias toda razão.
Parabéns pela paciência em assistir esse desserviço q é o "Brasil ParaLerdos".
Contra argumentar de maneira referenciada e calma é a melhor forma de tirar a máscara de quem quer inserir inverdades de maneira sofisticada
Exatamente, é assim que se critica, não cometendo censura prévia como muitos por aí defendem.
Que "máscara" e "inverdades"? Você ao menos entendeu o vídeo??? 😂
Quando falo em "máscaras" e "inverdades" é do modo escroto como age essa "produtora" chamada Brasil Paralelo. Ainda bem que atitudes como esse canal e outros acabam por mostrar, de maneira realmente referenciada, tais constatações. @@chrisAN3681
@@chrisAN3681 A Brasil paralelo tem muito mérito no ponto da análise política e costuma ser muito verdadeira, mas peça em um aspecto teórico ou outro, como o próprio vídeo mostrou. Mas tem gente por aí que é inimiga da liberdade de expressão.
Só de expor que Galileu NÃO FOI TORTURADO já valeu pra dar uma segurada na loucura de historiador radical de esquerda. É importante que todo mundo possa falar. Sinto que esse cara do comentário, se pudesse, censuraria a BP através de uma canetada judicial.
@@chrisAN3681várias mentiras da BP
Esse vídeo do Brasil Paralelo é sofrível. Utiliza-se de um discurso sutil, aparentemente "ponderado", mas que apresenta falsificação histórica com fins políticos questionáveis. Ao fim da sequência de vídeos, soa como se Galileu fosse um "agente do caos", que tinha o objetivo de desacreditar a interpretação da Bíblia, e que a sua condenação foi plenamente justificada. E sim, a inscrição no Index demonstra que o livro era perigoso para alguém, alguém com muito poder. Era muito menos uma questão de "ortodoxia bíblica", que de poder político. O que entristece é o fato de que esse material está cada vez mais disseminado na população brasileira, potencializando diversos tipos de negacionismo.
Acusar tudo de negacionismo é anti-cientifico, é obscurantista e inquisitorial.
@@wellingtonsh1chamar negacionismo de negacionismo é anticientífico?
@@wellingtonsh1a fiz um vídeo mentirosos sem base, meu Deus, ninguém pode dizer que é mentira tudo. É só 99,9%
@@wellingtonsh1obscurantismo é defender obscurantismo, como o pessoal do Brasil Paralelo faz ao condenarem a modernidade e serem apologetas da idade média
@@pedror598 depende da ideologia. Para muitos só o fato de questionar é todo como negacionista. Ou seja, aceite tudo e cale a boca senão será cancelado
Henrique, parabéns! Importante descontruir com a naturalidade que você fez essas tentativas mal embasadas de desvirtuar a realidade.
Forma é indissociável do conteúdo. Só o estilo do vídeo demonstra o sensacionalismo e o falseamento histórico, muito diferente do Estranha História. Parabéns, Henrique, sigo seu canal e aprendo muito.
Força, professor! 🙏
Obrigado pela análise Henrique! Me assusta perceber que algumas narrativas levam em consideração dados corretos e aprofundados, entretanto, algumas sutilezas tentam induzir de forma tendenciosa a maneira de ler a história e a nossa realidade.
Mas fora as sutilezas iniciais do vídeo do Brasil Paraledo, percebe-se que a conclusão final não foi nada sutil: a de que a condenação do grande Galileu foi justa... Meus Deus! Que pretensão...🤦🏾
Sim, o vídeo do Brasil "paralerdos" passou a impressão de que a inquisição nem foi algo tão ruim assim 🤷♀️
Lembrando que a própria igreja católica se desculpou pelos erros da inquisição, dentre os quais, a condenação de Galileu.
@@phil_leboeuf Desculpou não. João Paulo II não representa a Igreja.
@@evandroolimpioribeiro Sim, até porque na verdade a figura do Papa representa o protestantismo, né?
@@osuperjames João Paulo II sim.
O cara é mais católico que o Papa, a Igreja admitiu o erro no julgamento desde os anos 90. Mas como diz o professor, é bem mais do que ciência. Feyerabend lançou uma grande polêmica sobre esse tema que acabou comprometendo o então Papa Bento XVI.
João Paulo II, o haeresiarcha adorador de buda? Do que vale?
@@evandroolimpioribeiroAdorador de Buda? De onde você tirou isso?
No mais todo budismo no cristianismo iria resultar em Gnose.
Errou sim, mas n dessa forma como é tanto divulgada.
Simplesmente adoro ver teus vídeos.
Segue sempre nesse rumo de lealdade à História e desmistificando as interpretações fáceis de situações e temas super complexas.
Parabéns! E obrigada!
A título de contribuição penso que um personagem super intrigante e interessante e um tanto quanto obscuro foi Giordano Bruno.
Valéria a pena desvandá-lo para nos?
A parte mais legal desses reacts é qdo o autor diz: e ainda nao assisti esse video 😅😅😅
De qquer forma gosto muito dos seus conteúdos.
Gostei muito das observações do Henrique. Muito importe para uma melhor compreensão.
EXCELENTE TRABALHO, OS DOCUMENTÁRIOS DO BRASIL PARALELO SÃO SEMPRE INVIESADOS E TENDENCIOSOS.
OBRIGADO PELOS ESCLARECIMENTOS!
Mas todo e qualquer documentário é tendencioso e enviesado.
Não existe total imparcialidade e neutralidade.
"Brasil paralelo" é uma palhaçada. Parabéns pelo seu trabalho!
Brasil para “lerdos”
Adoro ouvir sobre história seu canal é fascinante e cheio de histórias importantes
Parabéns pelo vídeo e pelo respeito demonstrado na sua exposição. Isso realmente mostra a qualidade excepcional de seu trabalho.
Parabens pela humildade, ta aprendendo com os caras certos.
Desculpe, quem são os caras certos?
@@luiebescaut8146os que não são os caras errados.
Passei algumas horas surfando no canal Brasil Paralelo pra concluir que é bem tendencioso e tem um acervo de conhecimento bem questionável. Parabéns ao canal Estranha História, que faz uma análise sóbria usando a sinóptica de vários campos de investigação científica.
O que exatamente você encontrou lá de tendencioso,,meu caro? Qual assunto e qual ponto levantado?
O que não é tendencioso neste país onde todos enchergam o mundo através de uma janela ideológica?
@@RobertoJuniorNetexemplo: vídeo deles sobre lugar de fala, onde os 5 apresentadores não leram sobre o tema.
Um amigo indicou seu canal, maravilhoso
Aos Poucos o Brasil Paralelo vai ganhando visibilidade até que tenha mais e mais referência e importância.
Esse canal é maravilhoso!
Henrique, é sempre muito importante que pessoas especialistas no tema venham para desconstruir essa reescrita que o BP faz. É nas sutilezas das chamadas em trechos assim que chamam a atenção para que as pessoas assinem o canal deles para ter acesso ao vídeo inteiro, mas como nem todo mundo vai assinar, esses trechos já são perigosos para construir narrativas falsas sobre estudos científicos. Gostei muito das suas observações e vou repassar o vídeo, pois o alcance do BP é imenso, mas vamos fazendo nosso trabalho de formiguinha. Parabéns novamente! Até a próxima.
Então em tudo na conclusão a BP desvirtua da realidade histórica?
@@bernardes5204não. Eles começam com dados. Mas depois surgem "fatos". Quais as fontes? Qual a veracidade da fonte pelos especialistas no assunto? Por que esses "fatos" não estão nos livros oficiais, já que são verdades?
Algumas escolas já usam livros complementares para explicar parte de conteúdos que nos livros oficiais está incompleto ou impreciso.
@@dudymacedo2Muito da BP é o consenso internacional. Que o consenso brasileiro não acompanha por ser baseada em revisionismo falsificador dos anos 1970 para cá e por atavismo.
Um Bom historiador brasileiro seja da BP, seja adversário da BP ou neutro, ou de qualquer tipo não vai usar fontes locais
@@bernardes5204sim, com fim de controlar a narrativa
@@wellingtonsh1 a BP tem vários docs. Você pode dizer um doc pra que eu possa assistir e então dar a fonte que contradiz o doc pelo fato de ser antiga ou atávica?
Vi dois vídeos do Brasil Paralelo, minha impressão é que são revisionistas e mentirosos. Seria ótimo se cada vídeo deles houvesse pessoas entendidas no assunto corrigindo, assim minimizaria o estrago que eles fazem.
Agem como uma agência de propaganda conservadora.
@@ladislau.claro porque o correto é agir divulgando uma agenda esquerdista? E tudo que não for a sua propaganda anti-cientifica tem que ser censurada.
Reclama do Obscurantismo da Inquisição mas age pior hoje em dia.
Vi que eles não seguem nossa cartilha histórica logo estão errados. Aff.kkkkk
@@anaclarasantosduarte3335 eles não estão errados por não seguir nossa cartilha histórica, mas sim por criar narrativas que não correspondem à realidade.
A realidade existe e não é questão de opinião.
@@ladislau. Você teria que provar foi criado narrativas.
É engraçado também que você não se incomoda com as narrativas e revisionismos que foram internacionalmente provados como tal explicando todo o fenômenos de falsificação como de Zumbi ou de Lampião (que não é classificado como criminoso social no mundo nem pelos expoentes dessas teoria).
Sabemos com Kant e Popper que a ciência sempre tem um grau de incerteza, sabemos com Mill e Kuhn que o obscurantismo atrapalha a ciência.
E sabemos como Sokal como provar falsificação. Se você acha que é falsificação use o método de Sokal para provar isso.
Olá, EH. Concordo que o papel da Igreja na "redução" da velocidade do conhecimento científico, como o concebemos hoje, foi enorme, o que não é, viesadamente, reconhecido pelo "Brasil Paralelo" (cá pra nós, uns "engomadinhos" dando uma de nerds). É verdade que Galileu não era um pendor de ética, como quando do episódio em que ele deu uma copiada no invento do telescópio (não lembro por quem, mas foi de fora da Itália, a quem escreveu pedindo detalhes técnicos do dispositivo), que hoje seria uma luneta; inovou-a, com isso podendo fazer as observações da Lua, Júpiter, etc., que o consagraram, mas sem reconhecer a primazia do inventor. Mas isso não o diminui, em absoluto, não obstante, como ser humano, é claro, tinha lá suas vaidades intelectuais. A dimensão científica de Galileu em si não é explorado no vídeo do BP. Ele foi um gigante na Cinemática da Física, por ex., criando o conceito - que se não sei se assim já denominado por ele - da "relatividade galileana", que rege toda a Física Clássica desde então, passando por Newton, e que só veio ser reformulada pra "relatividade einsteiniana" no vizinho séc. XX. A, por assim dizer, Cinemática Clássica foi deixada pronta pra Newton, a ponto dele ter proferido a famosa frase "se cheguei onde cheguei, é porque me debrucei em ombros de gigantes". Um dos gigantes foi Galileu e o outro foi Kepler, que havia deduzido das observações de Tycho Brahe a excentricidade elíptica das órbitas planetária em torno do Sol. Gosto muito da História como, hoje já podemos classificar, ciência, no sentido da busca de diretrizes pro futuro com base no passado; afinal não é a isso que denominamos de "inferência estatística"? Mais especificamente, gosto do segmento História da Tecnologia e da Ciência, a qual lecionei vários anos, eis que sou um professor de 68 anos já quase aposentando de engenharia mecânica na Univers. do Estado do Amazonas - UEA (termociências - dentre as quais o meu xodó é a Termodinâmica, no que concerne à 2ª lei - entropicamente falando), que tem tudo a ver com a importância das conquistas históricas da Humanidade do uso dos recursos naturais pra melhoria do seu bem estar. Nesse contexto, sempre busquei, e busco, relevar a importância do uso racional ("conservante") que tem que haver na conversão energo-entrópica desses recursos. Senão, o que se nos será o futuro? Gostei muito de outros vídeos teus, como o do papel da cultura muçulmana na teologia dos "gênios da lâmpada"; e o do Código de Hamurabi. Continue assim, científico, investigativo. Esse é o caminho pra tirar as futuras gerações das consequências das atuais trevas das últimas décadas. Parabéns.
A Igreja que inventou a Universidade reduziu a velocidade do conhecimento? Ok.
@@Eng_Simoes, não foi a Igreja que inventou a universidade. Foram os muçulmanos. Quando a Europa ainda estava nas trevas do obscurantismo, lá pelo séc. IX, o sudoeste asiático já compilada, universalizava e difundia o conhecimento nesse "formato". Não fosse eles terem resguardado o conhecimento clássico grego; e feito uma ponte com o mundo indiano; o Ocidente hoje ainda estaria imerso nas trevas.
@@Eng_Simoes
Sim hahaj,olha esses cara
E outra,até hoje o heliocentrismo é contestado,porém como virou ideologia,ninguém mostra os PHD que defendem o geocentrismo.
E outra o propio heliocentrismo tem influência religiosa.
Vídeo muito bom, gostaria de outros no mesmo estilo, falando do Brasil paralelo ou de qualquer outro conteúdo incorreto.
Muito bom (acelerei na parte daqueles caras)
Brasil Paralelo: "nah, nem foi tão grave. Eles nem torturaram e mataram, só forçaram a renegar a verdade e passar o resto da vida em prisão domiciliar. Por zero crime. Torturaram e mataram outros tantos como giordano bruno, mas é melhor não falar nisso. Vamos falar de santo agostinho, que batizou Platão...."
Muita gente nesse tópico quer prender gente por dizer algo contrário ao que eles acreditam. Isso é pior do que o que a inquisição fez e é o mesmo erro, mas vocês não percebem.
Outra coisa "regenar a verdade". Se Galileu estivesse errado, então não tinha crime da Igreja?
Giordano Bruno foi morto pelo estado secular.
@@HitlerGaymes123"estado secular" literalmente foi o Papa que condenou ele
Comunismo e socialismo é a mesma coisa, e os que mais critica são essa turma.
Bom vosso vídeo e os acréscimos muito úteis. O documentário completo deve estar na plataforma de membros. Vou assistir. Quanto à plataforma do BP (bem como seu streaming - BS) os considero do mais alto nível. Vem sendo um magnífico acréscimo ao cenário histórico-cultural do nosso país. Uma validação indireta são as vozes que vez por outra se levantam contra essa “heresia”… Por fim, parabéns pelo seu canal e boa sorte no Doutorado!
Parabéns pelo trabalho... video muito esclarecedor.
Cheguei ao seu canal ontem e gostei demais! Parabéns e obrigado! 🤩 Parabéns também pela paciência de assistir ao conteúdo do Brasil Paralelo, esse canal nojento de negacionismo. O pior é que, ao fazer essas produções bem editadas, o 🇧🇷 paralelo acaba convencendo muita gente dessas falácias... 🤢
Queria ter 1/10 da paciência do Henrique em responder tanta besteira. 😅 Parabéns pelo vídeo 👏
que canal incrível, falando com seriedade sobre assuntos sem enfiar ideologia em tudo
Enfiar ideologias é oqq eles mais fazem. KKKKKK...
Ideologia está em tudo, inclusive nesse seu comentário, que mostra que vc foi influenciado pela ideologia "antipolitica" que se difundiu muito uns dez anos atrás.
@@alejandrocuevas7831Essa interpretação Foucaultiana de ideologia está errada. Recomendo a análise de Aaron.
essa galera nao vive no Brasil paralelo, vive num mundo paralelo kkkkkkk
O Brasil paralelo é uma empresa de comunicação político ideológica que deseja reescrever a história de acordo com seus interesses ideológicos, criando narrativas que sirvam ao seu propósito e projeto político. Seu conteúdo se alinha ao pensamento de grupos de extrema direita e ultraconservadores. Em essência.
Neste caso, eu poderia afirmar que o ICL seria uma empresa de conteúdo alinhado a extrema esquerda?
@@marconijunior8502 Não conheço, então não posso opinar.
@@marconijunior8502sim, mas a ICL não tem a cara de pau de dizer ser neutro.
@@ugandaforever1016 Ele não tem agora com a situação política do país, mas no começo o marketing do ICL era todo voltado a esconder ao máximo os seus propósitos.
@@ugandaforever1016 Existe algum antagonismo com o ICL?
Parabens pelo seus videos ,atraves de pesquisas e sempre deixa aberto para reflexao.Ja o brasil paralelo ecaa
Você é muito paciente.
O Brasil Paralelo é o nosso History Channel. Tudo foi obra dos aliens, dos iluminati ou dos maçons😂😂😂😂😂
O nome já diz TUDO “Brasil Paralelo”.
Eles nem terminaram o ensino médio. Haja coragem e paciência. Parabéns. Agora fuja deles!
Desculpe, amigo mas acredita que você entendeu o vídeo errado. Esse vídeo não foi feito para atacar ninguém.
Pq fugir?...contrapontos e perspectivas diferentes sempre enriquecem o debate
@@estevancubas sim, contra pontos e ideias diferentes é SALUTAR!!!
Mas, tudo tem limite. Impor ignorância não é salutar!
@@luiebescaut8146Impor a ignorância e precisamente o que VC quer. Não tendo qq argumento - e baseado numa vídeo que nada provou sobre coisa alguma, nem recoreu a qq documento, e menos ainda a qq fonte primária - vc faz uma acusação totalmente falsa e quer que ela seja aceita como verdade.
Fala Henrique. Comecei a assistir seu canal por uma chamada aleatória, do vídeo "Paradoxo do Progresso". Curti bastante e qual não foi meu alívio e gratidão em verificar suas credenciais de bacharel, mestre e doutorando em história.
Digo isso porque, embora não seja da área de história, tenho me incomodado muito com a sistemáticas e planejadas tentativas do Brasil Paralelo, dentre diversos outros, em tentar demolir o conhecimento estabelecido e cooptar seguidores na promessa de "revelações que querem esconder de você".
Siga há um tempo esses tipos de movimento, assinando newsletters e participando de grupos engajados, e tentando entender as táticas retóricas e estruturação das falácias, desinformações e pós-verdades.
Uma tática muito, por exemplo, é informar algo que eles fazem, acusando que é feito pela contraparte, e ficando calados a respeito de si, e com isso induzir a audiência pensar que, naquele reduto aquela falha, ou lacuna não existe - tal como ocorreu no vídeo quando falam de "anacronia".
O apresentador se diz incomodado com "anacronias" como quem tenta dizer que, "nesse vídeo do Brasil Paralelo anacronias não existem", quando se ele fosse intelectualmente honesto, teria se posicionado tal como você, Henrique, se posicionou: Anacronias são inerentes ao processo de estudo da história - quiçá inerentes ao ser humano ao pensar cronologicamente - a única coisa que se pode fazer é atenuá-las, ou ressalvá-las sob premissas do estudo.
E essas são as sutilezas utilizadas vídeo após vídeo, notícia após notícias dessa imensa rede de negacionistas ressentidos egóicos que se espalhou pelo mundo.
Por isso Henrique, pediria que fizesse mais reacts, em nome do conhecimento que lhe compete. Tal como Paulo Gala e André Roncaglia fazem nos temas da economia, tal como José Kobori faz nos temas dos investimentos, tal como Sérgio Sacanni faz com a astronomia, tal como Pirulla faz com a biologia, tal como Pondé faz com os pensamentos de senso comum.
É isso, ou sucumbir a esses boçais.
Olha o texto do chorão 😂😂😂
Muito boa a forma como você expõe o assunto.
"Santo Conhecimento ", ótimo vídeo.