Eu odeio esse traço de ser perfeccionista demais. Tenho a capacidade de aprender qualquer coisa que me interesse muito rápido, desenvolvo novas habilidades sozinha e num tempo ''anormal'' se comparado as outras pessoas. Mas sempre acho que eu não sou boa suficiente, que não sei fazer direito aquilo que já aprendi super bem. Mesmo quando me elogiam, eu sempre dou um jeito de me ''menosprezar'' e me ''inferiorizar''. Me saboto o tempo todo achando que não tenho nenhum talento bom o suficiente, acabo ficando desmotivada e abandono a atividade pelo excesso de pensamentos autocríticos.
Kkkkkkk também sou assim, o meu perfeccionismo (específico) me leva ao esgotamento e exaustão ao ponto de eu ficar focado o dia inteiro sem me alimentar direito .
É o que tenho, tendência suicida, só não faço isso por que não tem ninguem pra ficar com meus filhinhos gatos. Realmente eu vivo sendo exigente com meus comportamentos. Eu me sinto muito incompetente mesmo. Vou tentar ser melhor! Mesmo que me elogiem eu acho que não consegui tudo!
Engraçado me deparar com esse vídeo no dia de hoje, em que, depois de uma semana, finalmente entreguei as respostas de uma prova online da minha graduação. Eram apenas duas questões discursivas de uma matéria introdutória, mas fiquei corrigindo o texto por dias, só melhorando o português e acrescentando qualquer coisinha que tinha faltado. Por fim, como estava acabando o prazo, enviei as respostas e continuei me sentindo incomodada. Sou Tea Nível 1/AHSD e não tinha me tocado no quanto esse perfeccionismo me atrapalha a concluir as tarefas, até para seguir em frente com outras atividades etc. Obrigada mais uma vez pelo conteúdo!!!
9:46 Não apenas as mulheres autistas, mas os homens também. Já falei várias vezes ao meu terapeuta o quanto eu me sinto 'cansado', 'paralisado', 'estagnado'.
Nunca me identifiquei tanto com um vídeo! 😢 Meu Deus Lygia! 2023 foi um ano muito difícil pra mim, onde me encontrei nessa tríade de uma forma muito profunda. Simplesmente paralisei... Não tinha energia mais para nada e me sentia completamente incapaz e não merecedora... Esse vídeo veio como uma luz, para em mostrar que não apenas, eu não estou sozinha com esses sentimentos, mas também que há solução. Obrigada por isso ❤
nossa eu me encaixo tanto nisso, constantemente tenho um sentimento de sobrecarga e exaustão com muito pouco. No último semestre foi o ápice, eu cheguei num ponto que estava tão estressada que aumentou muito os sintomas de TOC e parecia que a sensibilidade sensorial duplicava. Esse ano quando chegou no final de semana antes do retorno da faculdade me deu vontade de chorar só de pensar em ter que ir para essa rotina novamente, lidar com pessoas, demandas, relações e vínculos, sensações do meu próprio corpo... tudo junto. Mas ainda estou vendo de onde vem toda essa sensibilidade. Não tenho nenhum diagnóstico, mas estou indo atrás de avaliação para TEA.
Bom dia Lygia, Os seus conteúdos são muito bons. Gostaria que vc fizesse um vídeo sobre autismo nível 1 e altas habilidades, que acontecem simultaneamente. É o que chamam de dupla excepcionalidade. Obrigada
Recentemente eu passei em uma prova de um processo seletivo em ótima colocação.... explico para todos que estava extremamente fácil, que dei sorte. Não consigo pensar o contrário....estudei por 2 meses com muito empenho, mas a questão é que a prova estava extremamente fácil e não consigo receber os parabéns por isso
eu só reparo que eu sou diferente de outras meninas e mulheres, eu geralmente não ligo muito pra minha roupa e também para o que os outros estão vestindo ou maquiagem, cabelo etc. eu adoro tecnologia e gosto de ver vídeos com esse assunto, inclusive penso que quero trabalhar com TI um dia, que é um trabalho pouco procurado por mulheres. queria entender porque sou assim, eu não me sinto feminina
TI é um bom emprego...é o futuro. Eu quando não sabia que era autista e mascarava eu punha muita maquiagem e roupas da moda. Agora já não sou assim. Não ligo muito não. Acho que entendo
eu tenho muita dificuldade de dar início a uma tarefa quando sei que não vou conseguir executar ela com absoluta perfeição, já deixei de fazer inúmeras atividades por não querer fazer algo mal feito, o que acaba custando muito de mim. se eu quiser fazer um trabalho da faculdade, por exemplo, e eu achar que não vou conseguir deixar ele como eu quero, eu simplesmente abandono antes de começar.
Impressionante como venho me descobrindo nesses vídeos da Lygia❤ Interessante saber que as demais pessoas não tem a mesma facilidade em achar os erros e as coisas que estão fora do padrão, os pequenos detalhes. Estou impressionada, achava que fingiam não ver por preguiça ou falta de expediente... rsrs. No meu emprego dizem que isso é preciosismo e pra mim é sempre muito importante, é um controle de qualidade mínimo. Engraçado que temos facilidade em perceber as coisas fora do padrão, e não percebemos que essa nossa característica é algo "fora do padrão"😅. Que ambíguo, confuso rsrs. Mas é exatamente isso mesmo.
Pessoas do youtube, vcs tem alguma ideia de como ajudar uma mulher aversa a ideia de autismo a se entender melhor? Explico: ela esta passando por diversas crises de ansiedade e apresenta diversas características de TEA como seletividade alimentar desde sempre, rigidez mental e extrema inabilidade social. Nao sei o q fazer e temo pelo seu bem estar e segurança.
Acredito que aqui nesse canal vc vai encontrar mtas coisas importantes! Mas ter um acompanhamento com um profissional da saúde no dia a dia é bem importante, até para vc não se sobrecarregar, pq é muita informação e mtos detalhes que levam um tempo p aprender, filtrar as de qualidade.. Nem sempre aquele profissional do primeiro atendimento é o que a pessoa vai se identificar, por vezes, pode ser que troque algumas vezes, pq realmente é bem complexo de entender a peculiaridade de cada pessoa e não vai ser sempre que aquele profissional terá as experiências suficientes para compreender e acolher determinadas necessidades naquele momento. Sugiro que, se possível, além de procurar um profissional especializado (psiquiatra, psicólogo), seja alguém que tenha experiência nesse assunto específico, para as chances serem maiores de encontrar o suporte adequado.
Eu to fazendo avaliaçao e tenho sentido que nao deveria estar fazendo, sei lá é confuso. E eu nunca me senti muito mulher igual as mulheres sempre achei que deveria fazer mais, entao mesmo eu trabalhando fora eu faço tudo dentro de casa e mesmo assim parece que ainda nao. Ouço meu colegas de trabalhando falando sobre as esposas, tipo que tem medo delas ficarem bravas com eles por causa de algumas coisas e eu nunca fico brava com o meu marido, tipo cobrar ele algumas coisas... eu lembro que eu fingia que tinha ciumes de um ex namorado e eu nao sentia nada.
Eu também estou fazendo avaliação. Vc fez algum teste em específico para os relacionamentos amorosos? Eu estou na 6 sessão. Eu sou assim, como vc se descreveu, também não sinto ciúmes e sempre me achei diferente de todas as mulheres. Não sinto ciúme, sempre quis ser só amiga dos garotos.
@@Taci.Gusmao amanha faço a 4* sessao. Eu comecei a responder um teste sessao passada. Ainda nao me aprofundei muito em relacionamento mas eu acho que dependi muito do meu marido para fazer tudo fora de casa. Eu tbm, trabalho em construcao e so tem homen aqui .
Não desista não. Autismo é um diagnostico, mas ele se manifesta de formas diferentes em cada pessoa. Eu também sou assim, mas fui aprendendo que eu não sou menos mulher por não fazer oq é socialmente visto como "feminino". E também é importante notar que o que é socialmente visto como feminino não é regra nem mesmo para as mulheres neurotipicas, elas sofrem com essas exigencias sociais de uma forma diferente da nossa, mas também sofrem.
@hellequinm eu ainda to fazendo os testes e etc. É demorado todo o processo, eu ainda nao sei o que vai ser. Quando eu me departing com todas as caracteristicas de autismo em meninas eu me identifiquei com quase tudo com excecao de andar na ponta do pe que eu nao lembro. Ainda tenho duvidas se é tdah ou autismo sei la ou nada disso. Sempre fixo me questionando sobre isso.
Quase chorei assistindo esse vídeo porque você descreveu exatamente o meu sofrimento. Me cobro tanto tanto tanto... e vivo sempre sonhando, idealizando coisas, mas na hora de fazer eu travo. Sempre digo que sou uma ótima sonhadora, que meu problema só é a "incapacidade" de executar os planos. Mas sigo em busca de melhora. Realmente é difícil demais e cada mínimo sinal de melhoria é uma sensação imensa de vitória. Conseguir relevar uma pequena imperfeição de algo que eu normalmente iria pirar já é um evento 🎉 kkkkk
Que vídeo excelente Lygia. Sou TEA no suporte 1 e sempre tive esse sentimento de cobrança em excesso comigo mesma com perfeccionismo, é um tanto tenso demais e dependendo da situação esgota tanto, com terapia melhorei um pouco esse ponto mas é algo que na vivência eu venho aprendendo pq é algo que se equilibra, minha rigidez com detalhes é enorme mas tento não me cobrar de forma tão intensa hj em dia e o peso acaba diminuindo pouco a pouco.
Minha cara Dra Lygia! Que fala maravilhosa! Sucinta, assertiva, compassiva e propiciadora!!!!!! Muito obrigada! Salvei o vídeo e penso que esses direcionamentos são muitíssimos úteis para todas as pessoas, autistas ou não! 🌟❤
Eu era assim. Entrei em exaustão com esses 3 sintomas aos 40 anos. Hj aos 51 naaos, veio o diagnóstico de autismo, depois de muitos diagnosticos psiquiátricos.
oi, Lygia! Obrigada pelo vídeo. Realmente eu tive depressão por 5 anos por achar que eu era menos, que eu nao conseguia, que eu não daria certo e não servia pra trabalhar. Mas isso nao é verdade! Autistas consegue, sim, trabalhar. Inclusive, com coisas difíceis!
Adoro seus vídeos! Você é a profissional que melhor nos entende. E fala com clareza e empatia. Me identifiquei demais com a maior parte do que você falou. Só fiquei pensando que sou perfeccionista de uma forma diferente. Não ligo para casa bagunçada, por ex, porque isso não é um valor para mim. Mas do que eu gosto, por que me interesso e/ou trabalho, perfeccionismo, insegurança gigante, autoboicote, não acreditar nos elogios...
Finalmente achei o nome disso que eu faço e não sabia. Obrigado. Faz 16 anos que percebo que estudo sobre comunicação para compensação e sempre achei normal.
Tem pelo sus (nem todos os lugares, pq né, demandas altas), o médico de família (que é uma especialidade médica) pode te orientar sobre isso. Esse médico pode fazer a regulação para o especialista a partir da Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Mas talvez demore e tenha poucas opções de profissionais. Daí vem a necessidade do particular, e pode ser que seja caro. O apoio de psicólogos e psiquiatras vai te ajudar a começar a compreender! Mas isso não quer dizer que vc encontre respostas rápidas, pq é bem complexo, principalmente quando as coisas se acumulam, se sobrepõem e, por vezes, nem a gente se entende para conseguir explicar o que mais incomoda naquele momento. Mas com o tempo vc vai se auto-conhecendo, encontrando pessoas parecidas com vc, e tudo vai se alinhando.
Não sou bom em nada, mesmo a coisa que mais amo no mundo eu não sei fazer direito. Não tenho habilidade nem futuro. Parece que não importa o quanto eu tente eu nunca vou chegar lá.
Oi, Lygia ! Há dois meses fui diagnósticado com TEA 1 pela psiquiatra, depois dela analisar o resultado de 11 testes neuropsicológicos, mas de uns dois dias para cá tá batendo assim meio que "essa sindrome do impostor". Eu fico me questionando, será mesmo que sou Autista? Será que deu erro nos testes? E se eu for uma fraude ??? Isso é comum acontecer após o diagnóstico adulto? (Observação: tenho laudo médico e até CIPTEA. Mas parece que as pessoas não acreditam muito que eu possa estar no espectro).
Hoje eu só tenho uma coisa a dizer: estou cansada de estar cansada.
Exatamente 😢
Me sinto assim todos os dias tbm.😢
Eu TB
Eu odeio esse traço de ser perfeccionista demais.
Tenho a capacidade de aprender qualquer coisa que me interesse muito rápido, desenvolvo novas habilidades sozinha e num tempo ''anormal'' se comparado as outras pessoas. Mas sempre acho que eu não sou boa suficiente, que não sei fazer direito aquilo que já aprendi super bem.
Mesmo quando me elogiam, eu sempre dou um jeito de me ''menosprezar'' e me ''inferiorizar''.
Me saboto o tempo todo achando que não tenho nenhum talento bom o suficiente, acabo ficando desmotivada e abandono a atividade pelo excesso de pensamentos autocríticos.
Kkkkkkk também sou assim, o meu perfeccionismo (específico) me leva ao esgotamento e exaustão ao ponto de eu ficar focado o dia inteiro sem me alimentar direito .
@@Philipe_Tander sou dessas tbm, esqueço de tomar água, de fazer xixi
Parece que vocês estão me descrevendo... 😢
Fora quando fazem gaslighting colocando a gente como incapaz e irresponsável, é devastador
É o que tenho, tendência suicida, só não faço isso por que não tem ninguem pra ficar com meus filhinhos gatos. Realmente eu vivo sendo exigente com meus comportamentos. Eu me sinto muito incompetente mesmo. Vou tentar ser melhor! Mesmo que me elogiem eu acho que não consegui tudo!
Engraçado me deparar com esse vídeo no dia de hoje, em que, depois de uma semana, finalmente entreguei as respostas de uma prova online da minha graduação. Eram apenas duas questões discursivas de uma matéria introdutória, mas fiquei corrigindo o texto por dias, só melhorando o português e acrescentando qualquer coisinha que tinha faltado. Por fim, como estava acabando o prazo, enviei as respostas e continuei me sentindo incomodada. Sou Tea Nível 1/AHSD e não tinha me tocado no quanto esse perfeccionismo me atrapalha a concluir as tarefas, até para seguir em frente com outras atividades etc.
Obrigada mais uma vez pelo conteúdo!!!
9:46 Não apenas as mulheres autistas, mas os homens também.
Já falei várias vezes ao meu terapeuta o quanto eu me sinto 'cansado', 'paralisado', 'estagnado'.
Sim moço, os homens também, todavia o canal da Lygia é de certa forma voltado ao autismo feminino, como o nome já diz.
Nunca me identifiquei tanto com um vídeo! 😢 Meu Deus Lygia! 2023 foi um ano muito difícil pra mim, onde me encontrei nessa tríade de uma forma muito profunda. Simplesmente paralisei... Não tinha energia mais para nada e me sentia completamente incapaz e não merecedora... Esse vídeo veio como uma luz, para em mostrar que não apenas, eu não estou sozinha com esses sentimentos, mas também que há solução. Obrigada por isso ❤
Eu queria tanto mais tanto ter condições para fazer o diagnóstico
nossa eu me encaixo tanto nisso, constantemente tenho um sentimento de sobrecarga e exaustão com muito pouco. No último semestre foi o ápice, eu cheguei num ponto que estava tão estressada que aumentou muito os sintomas de TOC e parecia que a sensibilidade sensorial duplicava. Esse ano quando chegou no final de semana antes do retorno da faculdade me deu vontade de chorar só de pensar em ter que ir para essa rotina novamente, lidar com pessoas, demandas, relações e vínculos, sensações do meu próprio corpo... tudo junto. Mas ainda estou vendo de onde vem toda essa sensibilidade. Não tenho nenhum diagnóstico, mas estou indo atrás de avaliação para TEA.
Eu estou a ser avaliada. E me identifico. Senti isso com a universidade e agora com o trabalho. 😢
Ultimamente, nós estamos todos exaustos...
Hoje eu estou cansada dessa vida, desse mundo, de tudo, estou exausta.
😢
Bom dia Lygia,
Os seus conteúdos são muito bons. Gostaria que vc fizesse um vídeo sobre autismo nível 1 e altas habilidades, que acontecem simultaneamente. É o que chamam de dupla excepcionalidade.
Obrigada
Recentemente eu passei em uma prova de um processo seletivo em ótima colocação.... explico para todos que estava extremamente fácil, que dei sorte. Não consigo pensar o contrário....estudei por 2 meses com muito empenho, mas a questão é que a prova estava extremamente fácil e não consigo receber os parabéns por isso
Pois que não seja por isso! Parabéns! Nem te conheço, mas já tenho orgulho!
eu só reparo que eu sou diferente de outras meninas e mulheres, eu geralmente não ligo muito pra minha roupa e também para o que os outros estão vestindo ou maquiagem, cabelo etc. eu adoro tecnologia e gosto de ver vídeos com esse assunto, inclusive penso que quero trabalhar com TI um dia, que é um trabalho pouco procurado por mulheres. queria entender porque sou assim, eu não me sinto feminina
TI é um bom emprego...é o futuro. Eu quando não sabia que era autista e mascarava eu punha muita maquiagem e roupas da moda. Agora já não sou assim. Não ligo muito não. Acho que entendo
Eu sou autista nível 1 de suporte e tb sou do mesmo jeito.
Roupas, maquiagem e interesse em TI não define feminilidade ou mulheridade. Existem mulheres de todos os tipos e jeitos.
eu tenho muita dificuldade de dar início a uma tarefa quando sei que não vou conseguir executar ela com absoluta perfeição, já deixei de fazer inúmeras atividades por não querer fazer algo mal feito, o que acaba custando muito de mim. se eu quiser fazer um trabalho da faculdade, por exemplo, e eu achar que não vou conseguir deixar ele como eu quero, eu simplesmente abandono antes de começar.
Santa noite!De fato,pra gente a obra parece nunca estar pronta,e isso é cansativo mesmo.
Obrigado pelo vídeo!
Impressionante como venho me descobrindo nesses vídeos da Lygia❤ Interessante saber que as demais pessoas não tem a mesma facilidade em achar os erros e as coisas que estão fora do padrão, os pequenos detalhes. Estou impressionada, achava que fingiam não ver por preguiça ou falta de expediente... rsrs. No meu emprego dizem que isso é preciosismo e pra mim é sempre muito importante, é um controle de qualidade mínimo. Engraçado que temos facilidade em perceber as coisas fora do padrão, e não percebemos que essa nossa característica é algo "fora do padrão"😅. Que ambíguo, confuso rsrs. Mas é exatamente isso mesmo.
Pessoas do youtube, vcs tem alguma ideia de como ajudar uma mulher aversa a ideia de autismo a se entender melhor? Explico: ela esta passando por diversas crises de ansiedade e apresenta diversas características de TEA como seletividade alimentar desde sempre, rigidez mental e extrema inabilidade social. Nao sei o q fazer e temo pelo seu bem estar e segurança.
Acredito que aqui nesse canal vc vai encontrar mtas coisas importantes! Mas ter um acompanhamento com um profissional da saúde no dia a dia é bem importante, até para vc não se sobrecarregar, pq é muita informação e mtos detalhes que levam um tempo p aprender, filtrar as de qualidade.. Nem sempre aquele profissional do primeiro atendimento é o que a pessoa vai se identificar, por vezes, pode ser que troque algumas vezes, pq realmente é bem complexo de entender a peculiaridade de cada pessoa e não vai ser sempre que aquele profissional terá as experiências suficientes para compreender e acolher determinadas necessidades naquele momento. Sugiro que, se possível, além de procurar um profissional especializado (psiquiatra, psicólogo), seja alguém que tenha experiência nesse assunto específico, para as chances serem maiores de encontrar o suporte adequado.
Eu to fazendo avaliaçao e tenho sentido que nao deveria estar fazendo, sei lá é confuso. E eu nunca me senti muito mulher igual as mulheres sempre achei que deveria fazer mais, entao mesmo eu trabalhando fora eu faço tudo dentro de casa e mesmo assim parece que ainda nao. Ouço meu colegas de trabalhando falando sobre as esposas, tipo que tem medo delas ficarem bravas com eles por causa de algumas coisas e eu nunca fico brava com o meu marido, tipo cobrar ele algumas coisas... eu lembro que eu fingia que tinha ciumes de um ex namorado e eu nao sentia nada.
Eu também estou fazendo avaliação. Vc fez algum teste em específico para os relacionamentos amorosos? Eu estou na 6 sessão. Eu sou assim, como vc se descreveu, também não sinto ciúmes e sempre me achei diferente de todas as mulheres. Não sinto ciúme, sempre quis ser só amiga dos garotos.
@@Taci.Gusmao amanha faço a 4* sessao. Eu comecei a responder um teste sessao passada. Ainda nao me aprofundei muito em relacionamento mas eu acho que dependi muito do meu marido para fazer tudo fora de casa. Eu tbm, trabalho em construcao e so tem homen aqui .
Não desista não. Autismo é um diagnostico, mas ele se manifesta de formas diferentes em cada pessoa. Eu também sou assim, mas fui aprendendo que eu não sou menos mulher por não fazer oq é socialmente visto como "feminino". E também é importante notar que o que é socialmente visto como feminino não é regra nem mesmo para as mulheres neurotipicas, elas sofrem com essas exigencias sociais de uma forma diferente da nossa, mas também sofrem.
@hellequinm eu ainda to fazendo os testes e etc. É demorado todo o processo, eu ainda nao sei o que vai ser. Quando eu me departing com todas as caracteristicas de autismo em meninas eu me identifiquei com quase tudo com excecao de andar na ponta do pe que eu nao lembro. Ainda tenho duvidas se é tdah ou autismo sei la ou nada disso. Sempre fixo me questionando sobre isso.
Quase chorei assistindo esse vídeo porque você descreveu exatamente o meu sofrimento. Me cobro tanto tanto tanto... e vivo sempre sonhando, idealizando coisas, mas na hora de fazer eu travo. Sempre digo que sou uma ótima sonhadora, que meu problema só é a "incapacidade" de executar os planos. Mas sigo em busca de melhora. Realmente é difícil demais e cada mínimo sinal de melhoria é uma sensação imensa de vitória. Conseguir relevar uma pequena imperfeição de algo que eu normalmente iria pirar já é um evento 🎉 kkkkk
Que vídeo excelente Lygia. Sou TEA no suporte 1 e sempre tive esse sentimento de cobrança em excesso comigo mesma com perfeccionismo, é um tanto tenso demais e dependendo da situação esgota tanto, com terapia melhorei um pouco esse ponto mas é algo que na vivência eu venho aprendendo pq é algo que se equilibra, minha rigidez com detalhes é enorme mas tento não me cobrar de forma tão intensa hj em dia e o peso acaba diminuindo pouco a pouco.
Minha cara Dra Lygia! Que fala maravilhosa! Sucinta, assertiva, compassiva e propiciadora!!!!!! Muito obrigada! Salvei o vídeo e penso que esses direcionamentos são muitíssimos úteis para todas as pessoas, autistas ou não! 🌟❤
Eu não sei oq fazer para resolver isso, comecei a fazer teatro para tentar criar personagens para viver porque é muito difícil!
faz uma tour pela sua estante de livros hahah quero muito saber os livros que estão aí atrás pfvr 😍
Eu era assim. Entrei em exaustão com esses 3 sintomas aos 40 anos. Hj aos 51 naaos, veio o diagnóstico de autismo, depois de muitos diagnosticos psiquiátricos.
Sabe o que é difícil pra mim em ser autista é por mais terapia q eu faça, tenho dificuldade em me entender!!! Não é fácil não viu...
Não gosto que me elogia, me sinto como se tivesse sempre devendo alguma coisa com medo de errar.
Lygia, parece que vc me conhece e me descreve nos seus vídeos. Obrigada pela ajuda.
oi, Lygia! Obrigada pelo vídeo. Realmente eu tive depressão por 5 anos por achar que eu era menos, que eu nao conseguia, que eu não daria certo e não servia pra trabalhar. Mas isso nao é verdade! Autistas consegue, sim, trabalhar. Inclusive, com coisas difíceis!
Um trabalho sublime, Dra. Lygia Pereira. Aprendo muito assistindo os seus vídeos. Parabéns!
Adoro seus vídeos! Você é a profissional que melhor nos entende. E fala com clareza e empatia. Me identifiquei demais com a maior parte do que você falou. Só fiquei pensando que sou perfeccionista de uma forma diferente. Não ligo para casa bagunçada, por ex, porque isso não é um valor para mim. Mas do que eu gosto, por que me interesso e/ou trabalho, perfeccionismo, insegurança gigante, autoboicote, não acreditar nos elogios...
O perfeccionismo pode variar em graus de intensidade? E em determinados aspectos da vida?
A vida é bem dura! Que Deus possa nos ajudar😢
Ótimo vídeo!
Hoje, o áudio do vídeo tá ótimo! Perfeito pra eu ouvir e aprender! 🙌🙌🙌🙌🙏🙏🙏🙏
Outro video maravilhoso! muito bem explicado e direto.
Finalmente achei o nome disso que eu faço e não sabia. Obrigado. Faz 16 anos que percebo que estudo sobre comunicação para compensação e sempre achei normal.
Poxa, quanta clareza! Captei!
Obrigada, Lygia!
⚘️
eu gosto de ser perfeccionista, fez eu conquistar várias coisas na vida, mas tem algumas vezes que eu não vivo muito.
Muito obrigado!
Boa Noite Lygia fazer as coisas certas
E te empidirem de da certo por discriminação é frustante entendo bem o que vc diz grande abraço
ficou legal
Eu preciso de ajuda😢
Boa noite Dr Lygia 🌈🌾🌈 outro vídeo extraordinário ☺️☺️☺️☺️ explicação maravilhosa💖🌷💖🌻🌈🌈🌈 Deus te abençoe grandemente 💓🌈💓🌈💓🥳
Olá, por favor, gostaria de saber como poderia me consultar ? Poderia me auxiliar, ajudar em algo? Como faço?
Também queria demais uma indicação aqui em BH mesmo! Quero uma Lygia pra mim ❤️😊. Tô brigando contra o diagnóstico que eu tive pq não tô confiando 🙁
Tem pelo sus (nem todos os lugares, pq né, demandas altas), o médico de família (que é uma especialidade médica) pode te orientar sobre isso. Esse médico pode fazer a regulação para o especialista a partir da Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Mas talvez demore e tenha poucas opções de profissionais. Daí vem a necessidade do particular, e pode ser que seja caro. O apoio de psicólogos e psiquiatras vai te ajudar a começar a compreender! Mas isso não quer dizer que vc encontre respostas rápidas, pq é bem complexo, principalmente quando as coisas se acumulam, se sobrepõem e, por vezes, nem a gente se entende para conseguir explicar o que mais incomoda naquele momento. Mas com o tempo vc vai se auto-conhecendo, encontrando pessoas parecidas com vc, e tudo vai se alinhando.
Não sou bom em nada, mesmo a coisa que mais amo no mundo eu não sei fazer direito. Não tenho habilidade nem futuro. Parece que não importa o quanto eu tente eu nunca vou chegar lá.
Esse perfeccionismo que nos causa ansiedade, pode evoluir para um transtorno de ansiedade generalizada? Ou alguma síndrome correlata?
Comigo evoluiu, e não só TAG como depressão também
Sou eu
Eu sou assim, me ajuda 😮
Oi, Lygia ! Há dois meses fui diagnósticado com TEA 1 pela psiquiatra, depois dela analisar o resultado de 11 testes neuropsicológicos, mas de uns dois dias para cá tá batendo assim meio que "essa sindrome do impostor". Eu fico me questionando, será mesmo que sou Autista? Será que deu erro nos testes? E se eu for uma fraude ??? Isso é comum acontecer após o diagnóstico adulto? (Observação: tenho laudo médico e até CIPTEA. Mas parece que as pessoas não acreditam muito que eu possa estar no espectro).