Dr. Léo, gostei muito, tem uma explicação bem objetiva. Muito sucesso e sei que abordará sobre outros temas interessantes, então, estarei aguardando o próximo.
Tenho AR de estudante ainda válida, trabalho com contrato na minha área de TI e sou descontado na segurança social. Não pretendo seguir com o Mestrado por não ter me adaptado bem ao curso, talvez troque e siga com um novo mestrado ou Não. Minha duvida é: O que me impede de me legalizar com a Manifestação de Interesse caso opte por desistir do Curso? Parabéns pelo Canal.
Parabéns, Dr. Leonardo! A partir de agora, seguindo a indicação do Bruno, virarei frequentador do canal. Sou do Rio e estou em fase inicial de planejamento rumo a Portugal. Penso em fazer mestrado em Direito também. Quem sabe um vídeo seu explicaria melhor esse caminho e sua experiência como mestrando? Abs
Olá, Ricardo, obrigado pela sugestão! Tenho uma video aula explicando isso no site : www.portaladapta.com.br Da uma passada la, falo como advogar em Portugal e explico sobre a inscrição e o caminho do mestrado. Abraços.
Muito obrigado! Sou mestrando em Organização Judiciária pela Universidade do Minho. Eu tenho um curso sobre advogar em Portugal, esta disponivel no seguinte site: www.portaladapta.com.br Da uma olhada la, explico tudo. Mais uma vez, o obrigado por acompanhar o Canal e participar conosco!
TOP ESSA DICA LÉO! O Canal tá super legal cara, e eu gostei bastante desse vídeo, pois pode ser bem meu caso né, meu mestrado termina agora em Setembro :D
Boa tarde Santos!! O senhor é amigo do Dr. Célio, certo? Eu amo o canal dele e agora, seguirei também o sr. Bom, o que sei é que basta avisar ao SEF, que estou trabalhando e ele mudará o status para: AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA COM PERMISSÃO PARA TRABALHAR, estou certa??? Quanto à mudança no cartão, apenas no término dos estudos... Farei desta forma, pois preciso trabalhar para sustentar os meus estudos em Portugal, porém, já me planejo há mais de um ano, em todos os sentidos... Aguardo o seu retorno!! Ganhou mais uma inscrita!!!
Olá, Rosangela, desculpe a demora! Sim, sou amigo do Dr Celio, temos algumas parcerias também. Quanto ao SEF, voce avisa que está trabalhando e eles tiram o pedido de notificação que vem atras de sua AR, passando a constar que "Permite o Exercício de Atividade Profissional", mas ainda assim é uma AR de ESTUDANTE. E sim, após os estudos é que voce fará a troca para AR de trabalhador. Faz muito bem em planejar e buscar ajuda especializada, estamos aqui pra ajudar mesmo no que for preciso, o importante é que venha LEGALIZADA, visto no passaporte e tudo será bem mais fácil pra si aqui em Portugal. Muito obrigado por sua inscrição e até breve!
Ola boa noite, parabéns pelo trabalho do senhor a mantermos informados e atualizados, a minha duvida é eu tava estudando no curso profissional tive que desistir do curso porque acabei por ter uma filha, tive que desistir dos estudos para trabalhar pra sustentar a minha filha, reagrupei ela com o meu titulo de residência de estudante, mas o meu titulo de residência caducou este ano no mês da quarentena , será que consigo trocar meu titulo de residência para trabalhador? Tenho contrato, faço desconto na segurança social, tenho recibo de vencimento, tenho todos documentos necessários menos diploma i certificado porque abandonei o curso, se puderes me responder agradeço, obrigado
Boa Noite Dr. Leonardo! Estava a ver esse seu vídeo e me surgiu uma dúvida referente ao artigo 122. No caso, tendo terminado o curso com aproveitamento eu só posso mudar meu título se eu conseguir um emprego na minha área precisamente, ou se eu arrumar trabalho em outra área também me é assegurado tal possibilidade? Muitoo obrigadooo Doutor!!!!
Oi Léo, ficou 10 o video. Como vc pediu pra comentar os temas interessante, fala sobre a cidadania por casamento, to dando entrada na minha e já bati cabeça rsrs. Sucesso!
Cris e Fabi, considerando que as gravações sao mensais, o vídeo solicitado entrou na pauta de abril, ok? Mas não esqueci dos pedidos não, muito obrigado por participarem ativamente do meu canal.
Uma duvida, Dr. Estou com problemas para me matricular na universidade onde estou a tirar o mestrado, pois preciso fazer um terceiro ano. No entanto, minha autorização de residencia vence em novembro. Se eu conseguir um emprego formal enqaunto minha atorização é válida, eu consigo fazer a mudança?
precisa mesmo terminar o curso? pesquisando no site do SEF vi isso. Há lugar à substituição de título de residência. Comunicado por meio de correio eletrónico o exercício da atividade profissional e comprovando-se o preenchimento dos requisitos a que alude a Lei de Estrangeiros, o SEF reporta ao interessado a conformidade da comunicação atento o disposto no n.º 2 do artigo 97.º e que deve agendar a substituição do título. O procedimento de comunicação pode ser efetuado nos Postos de atendimento do SEF aquando da concessão ou da renovação da autorização de residência para estudo (mediante agendamento do pedido de renovação/concessão) obrigado.
Oii Gabriel, você conseguiu substituir ? Tenho título de estudante, porém não gostei do curso e era muito caro e sai. Quero troca o meu AR de estudante para trabalhador. Queria apenas a substituição. Tenho todos os documentos portugueses.
Olá Leonardo, Tenho visto de estudante, porem tranquei o curso e logo minha carteirinha esta a vencer. Pretendo me matricular em um curso de de 9 meses. Tenho receio de que não consiga a aprovação. Estou trabalhando com contrato, eu não poderia entrar com uma solicitação para trocar o visto ? Caso nenhuma das opções sejam possíveis, eu poderia entrar como reagrupamento familiar do meu esposo que é estudante trabalhador ? se sim como seria feito esse processo? Grato
Seus vídeos são sempre cheios de muita informação útil, obrigada pela contribuição!!! Seu canal é maravilhoso!!! . Tenho uma dúvida, Nesse cenário de pandemia quem está com visto de estudante pode entrar no país mas quem vai com família, exemplo: eu estudar e meu esposo vai comigo e lá vou pedir reagrupamento familiar mas no caso ele tem que ir como turista e só lá em Portugal que entro com o reagrupamento. Nesse caso meu esposo não vai poder ir comigo tendo em vista que só quem tem o visto está podendo entrar?
Olá Syntya! Obrigado mais uma vez pelas palavras elogiosas. Veja, a Lei nao fala em visto, fala em razoes de estudo e tambem fala em reuniao familiar. Por tal razao, entendo eu que seu marido possa sim ir com vc, mas sugiro que confirme isso direto com a cia aerea. Abraços.
Boa tarde Tenho um caso muito complicado Eu terminei o curso e quero mudar de estudante para trabalhador Mas so que nao consigo assinar contrato de trablho porque estou com titulo invalido tenho q fazer manifestação de interesse para poder assinar contrato??
Ótimo vídeo dr., Uma dúvida que na verdade são duas kkkk, irei fazer mestrado aí o período do curso são 2 anos podendo ser extendido a 3 por causa da tese, após esses 2 ou 3 anos eu ainda posso ficar mais um ano? E assim que eu concluir posso realizar outro mestrado sem a necessidade de retornar para o Brasil? Assim completando o período de residência de 5 anos para cidadania.
Ah...e se nao estiver mais estudando ou trabalhando, tera que voltar ao Brasil. Eu tenho um video específico falando sobre o que fazer apos concluir os estudos. Assiste la e da um like! Abs.
Na realidade a pessoa não pode desistir de estudar??? Estou a trabalhar sem tempo de estudar na realidade....!!Meu esposo abriu empresa aqui em Portugal....eu posso fazer reagrupamento familiar ???Mudar o estatuto de estudante???
Opa boa tarde Leonardo tudo bem? Primeiramente parabéns pelo trabalho curto muito seu canal, eu tenho uma pergunta, essa prorrogação de mais um ano de permanência após a conclusão do curso está previsto apenas para mestrados ou doutorado necessariamente ou um curso técnico por exemplo de 1 ou dois anos dariam esse direito também? Grande abraço ^^
Muito bom o vídeo, obrigada :) Estou terminando o Mestrado e pedirei esse visto de 1 ano para procurar trabalho, minha dúvida é: depois eu posso tentar renovar como trabalhadora independente ou o D7? Porque não tenho intuito de trabalhar fixo numa empresa, pretendo continuar sendo freelancer para o Brasil e Portugal. Obrigada! : )
@@leonardoalmeidaadvoficial Perfeito! Obrigada, que alívio ter uma resposta depois de ter 10 abas abertas lendo todos os artigos. hehe Sucesso também na sua empreitada neste país!
Dr., e quanto ao processo inverso, é possível entrar com visto de trabalho D1, pedir a autorização de residência, e depois mudar para o visto de estudante? É que tenho o interesse de fazer o exame nacional para entrar numa graduação em Portugal (para esse curso, é a única forma de ingresso), mas preciso residir legalmente no país por pelo menos 6 meses e depois recorrer ao Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, e durante esse período gostaria de trabalhar para contribuir na renda de casa, pois morarei com meus pais. Se puder me tirar essa dúvida, ficarei muito grata.
ótimo vídeo! Eu tenho uma pergunta, eu passei numa pós-graduação e vou tirar o visto de estada temporária (aquele de 12 meses, pois a pós tem duração de 10 meses apenas). No caso quando vencer esse visto, eu posso solicitar a autorização de residência sendo autônoma em PT? (pois sou empresária e trabalho remotamente)
Ola! Obrigado! Neste caso, somente com visto, tera que fazer a Manifestação de Interesse para obter um titulo de residencia como trabaladora independente, art 89.2, Lei 23/2007
@@leonardoalmeidaadvoficial Entendi! E pelo o que eu vi a manifestação de interesse demora bastante né? Eu vi casos de 1-2 anos em uns grupos no facebook! Obrigada por responder :)
Depois de entrar com Visto de Estudante para um Curso de Especialização Tecnológica (CET) de menos de 2 anos consigo mudar para um visto de trabalho? aplicar para o cartão de residência ou demonstrar a manifestação de interesse para residir em Portugal?
estou indo para Portugal estudar , meu marido vai comigo. caso ele arrume um emprego que lhe de o contrato de trabalho eu posso fazer essa mudanca? posso contrata lo para esse trabalho ?
Dr Leonardo caso eu va para Portugal com visto de estudo para um curso tecnico de 6 meses, apos estes 6 meses eu posso mudar para uma ar de trabalho certo? E seria de quanto tempo essa troca? Ela é demorada assim como as manifestacoes de interesse onde tem que fazer agendamentos?
@@leonardoalmeidaadvoficial Meu curso será de 12 meses , será um visto de estadia temporária , após o término do curso , eu posso mudar pra visto de trabalho?
Passando a seguir o canal :) Esse processo colocado no vídeo vale só para programas de pós-graduação?? Cursos de línguas e outros tipos de cursos me garantiriam essa extensão de um ano para conseguir trocar meu visto?? Outro ponto, fiquei me questionando se poderia trabalhar enquanto estudo nas horas vagas, caso meu programa não me ofereça uma bolsa. obrigado pelas dicas :)
Dr. Leo, gostaria de saber se quem tem a manifestação de interesse pode entrar em um mestrado e aplicar o visto de estudante. Desde já agradeço a atenção.
Olá, eu tenho visto de estudante e meu esposo pediu manifestação de interesse pelo trabalho autônomo dele. Eu não quero seguir estudando, posso pedir reagrupamento pelo visto do meu esposo? Muito obrigada!
Boa Noite. Tudo bem? Eu indo fazer um curso profissionalizante de cabeleireiro e barbeiro de 1 ano e 4 meses com visto de estudante após o curso posso usar esse período de mais um ano pra troca pra título de residência de trabalho junto ao SEF? Grato.
Boa tarde! Faço graduação em Portugal, vim com Visto de Estudante, que não me permite trabalhar com carteira assinada, pois ainda tenho uma representante fiscal no país. Portanto, se eu tiver qualquer tipo de recibo, essa pessoa pode ser prejudicada ou posso ser deportada. Tentei ver alguns trabalhos part-time, mas o salário mínimo por hora é 4€ e teria que me deslocar para outra cidade, só podendo ser nos fins de semana. Ou seja, basicamente, pagaria pra trabalhar. Como profissional entendido das leis de Portugal, sabe se há alguma possibilidade de eu contornar essa situação e requerer meus direitos à trabalho? Mudar o meu visto de estudante, para um de estudante que trabalha?Qualquer explicação que possa me dar, agradeço.
Quando você receber seu título de residência você envia através do Portal das Finanças uma foto do documento frente e verso e faz o pedido para Retirada da representação fiscal de fulanoxxxx e pede a mudança da morada fiscal do Brasil para Portugal. Assim você não terá vínculo com esse representante fiscal. Qualquer coisa liga nas Finanças e peça pra agendar pra você levar seu documento lá presencialmente pra tirar o representante. Pra ter autorização de trabalho você precisa mandar emajl para o SEF para pedir autorização de Trabalho, envia uma cópia em PDF do contrato de trabalho ou da sua atividade e pronto.
Olá Leonardo, gostaria de mudar de estatos de estudante para trabalho pois pretendo realizar reagrupamento familiar e trazer minha mãe para morar comigo em portugal, então gostaria de saber se posso trazer minha mãe com residencia de trabalho ou estudos?
Leo! Vim com visto de estudante para fazer mestrado na Universidade do Porto. Passei em todas as matérias e posso pedir em certificado como uma pós graduação, certo? Estou na dúvida de se me inscrevo para o segundo ano, realização da tese. Consigo fazer esse processo assim? Sem acabar o mestrado, mas acabando todas as matérias?
Minha dúvida também!!! Não quero concluir o amestrado pois não gostei do curso, então só conclui a Pós graduação. Gostaria de saber se o processo é o mesmo para a troca só com a PG!
No caso então se eu for com o visto de estudante pra fazer mestrado, mas o dinheiro acabar (só tenho dinheiro pra 1 ano de custo de vida) e eu precisar trancar a faculdade por nao conseguir um emprego nesse pós crise, ficar alojada em casa da família até conseguir um trabalho novo eu nao consigo trocar a AR? Ou então fazer manifestação de interesse com o contrato de trabalho? Ou ficaria ilegal no pais sem a possibilidade de pedir a AR?
Ola. Eu obtive meu visto de estudante com validade de 4 meses. Ocorre que perdi a matrícula e agora aparreceu uma oportunidade de trabalho. Eu posso pedir autorização de residencia no sef após terminar esse periodo do visto?
Boa tarde Dr. Leonardo, estou indo com visto de estudante, fico em duvida quanto minha esposa e filha, ela pode ir com visto de turismo e depois dar entrada no reagrupamento familiar ? ou ela ir com visto de estudante e depois mudar para o reagrupamento familiar, pelo que entendi depois que entra com de estudante tem que finalizar o curso.
@@leonardoalmeidaadvoficial olá gostaria de saber se eu for com visto de estudante e com à família, se eu depois trocar o mestrado por um curso técnico perco a residência? Cai aqui de paraquedas 🪂 e estou amando parabéns Obrigada sou angolana
Olá, preciso de ajuda. Vim a Portugal há 3 anos para fazer o meu mestrado em Lisboa e tive a sorte de encontrar rapidamente um trabalho no campo que adoro e trabalho há 2 anos. Consegui facilmente uma autorização de trabalho como estudante e tenho um contrato permanente. infelizmente também fiquei doente, fui hospitalizada e fiz uma cirurgia aqui em Portugal. Eu tive que parar a escola e fiquei desinteressada em terminar meu mestrado (agora só tem de fazer tese) já que realmente não preciso disso para o trabalho que faço agora. minha pergunta é: posso mudar meu status para apenas trabalho ou terei que me matricular na escola novamente e gastar um diploma que não uso mais se quiser ficar e continuar trabalhando aqui? Me desculpe, meu português não é muito bom 😅🙏🏾
@@anapaulagodencio8678 serio? Mas entrou em contacto com o sef e explicou a situação, porque eu entrei em contato hoje e eles não souberam responder e pediram para eu enviar um email, ai enviei explicando detalhadamente e agora tenho que aguardar respostas... Sendo que dia 4 tenho que ir ao sef porque está agendado minha renovação mas como estudante.
@@gabrielpereira6129 Eu tenho agendamento dia 19/11, próxima quinta feira. Eu paguei a faculdade na totalidade, e me enviaram um e-mail indicando que tenho todas as propinas pagas, porém não fiz matérias. Eu tenho contrato de trabalho, tudo certinho!!! Vou levar este documento, assinado pela faculdade, para a renovação. É a única alternativa e espero que dê certo 🙌🏾
Eu enviei por email ao posto do SEF da minha área de residência, digitalização do contrato de trabalho e do NISS. Responderam que está tudo OK, e solicitaram que fosse agendado dia para ir pessoalmente levar os documentos justamente para alterar a menção atrás do cartão, mas infelizmente está impossível agendar qualquer coisa no SEF.
@@denisefernandes9888 ola Denise me tira uma duvida? voce? concluiu o curso que estava fazendo? eu desisti do mestrado que estava fazendo e gostaria de alterar o amaparo de estudos para atividade subordinada... sabe se da?
Boa tarde O artigo 92 do SEF (Portugal) diz que é vedado a atividade profissional para estudantes do ensino secundário, a minha pergunta é a seguinte, será que o QNQ de nível 5 (não é CTESP nem licenciatura) pertence ao ensino secundário? Desejo frequentar um curso (CET - Curso de Especialização Tecnológico) de nível 5 (não é CTESP nem licenciatura) mas antes pretendo perceber se essa formação me permitirá trabalhar, a formação tem a duração de um ano e meio e mais 3 meses de estágio.
Sim, pode ser faculdade...pode ser até curso técnico. De uma olhada no meu video anterior sobre este assunto, vai te ajudar bastante. Obrigado por acompanhar o Canal!
Dr. Léo, gostei muito, tem uma explicação bem objetiva. Muito sucesso e sei que abordará sobre outros temas interessantes, então, estarei aguardando o próximo.
Grato pelas palavras!
Onde eu fui encontrar você, Santos, rsrs... Que alegria poder revê-lo!
Haha. Graaande amigo. Ja deixa um like aí haha...vai na minha pagina q de la tu me achas no face.
www.portugalnareal.pt
Forte abraço!
@@leosantos1000 já dei like... Forte abraço! Parabéns pelo canal!
@@doulosiesou Abração!!! E muito obrigado!
Tenho AR de estudante ainda válida, trabalho com contrato na minha área de TI e sou descontado na segurança social. Não pretendo seguir com o Mestrado por não ter me adaptado bem ao curso, talvez troque e siga com um novo mestrado ou Não.
Minha duvida é: O que me impede de me legalizar com a Manifestação de Interesse caso opte por desistir do Curso?
Parabéns pelo Canal.
Também tenho esta dúvida.
Aguardando resposta do Dr.
Gostei do Canal! Parabéns!!
Adorei. Real e honesto.
Já que não rola andar de bicicleta, sugiro um vídeo sobre tributos que um brasileiro tem que pagar, indo com D7.
Ok, grato por participar!
E bike fica pra uma próxima, viu, rs.
Foi Claro e objetivo,ficou fácil de entender. Parabéns e sucesso no canal.
Obrigado pela atenção, Dra. Semana que vem tem mais!
Obrigada, Dr. Leonardo! Tenha um bom dia!
Muito obrigado e desculpe a demora!!!
Parabéns, Dr. Leonardo! A partir de agora, seguindo a indicação do Bruno, virarei frequentador do canal. Sou do Rio e estou em fase inicial de planejamento rumo a Portugal. Penso em fazer mestrado em Direito também. Quem sabe um vídeo seu explicaria melhor esse caminho e sua experiência como mestrando? Abs
Olá, Ricardo, obrigado pela sugestão! Tenho uma video aula explicando isso no site : www.portaladapta.com.br
Da uma passada la, falo como advogar em Portugal e explico sobre a inscrição e o caminho do mestrado. Abraços.
Obrigado, Dr! Já localizei o site e farei curso! Abs
@@ricardoguanabara6298 eu que agradeço a atenção com este Canal.
Estamos.acompanhado todos os vídeos! Qual o.curso de Mestrado vc faz? Faz um vídeo sobre advogar em Portugal!
Muito obrigado!
Sou mestrando em Organização Judiciária pela Universidade do Minho.
Eu tenho um curso sobre advogar em Portugal, esta disponivel no seguinte site:
www.portaladapta.com.br
Da uma olhada la, explico tudo.
Mais uma vez, o obrigado por acompanhar o Canal e participar conosco!
Sucesso amigo, abraço!
Obrigado, meu amigo!
TOP ESSA DICA LÉO! O Canal tá super legal cara, e eu gostei bastante desse vídeo, pois pode ser bem meu caso né, meu mestrado termina agora em Setembro :D
Opa, Matheus, muito obrigado! Me chama in box que tenho mais umas dicas legais pra te passar. Mais uma vez agradeço a força aqui no Canal!
Excelente vídeo, muito esclarecedor, obrigado.
muito esclarecedor obrigada leo!
Obrigado! 🤝
Muito claro o vídeo, obrigada
OiThalita, eu que agradeço a audiência!
Show! Claro e objetivo!!
Agradeço a atenção!
Obrigada, me ajudou mto!!! 👏👏
Boa tarde Santos!!
O senhor é amigo do Dr. Célio, certo?
Eu amo o canal dele e agora, seguirei também o sr.
Bom, o que sei é que basta avisar ao SEF, que estou trabalhando e ele mudará o status para: AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA COM PERMISSÃO PARA TRABALHAR, estou certa???
Quanto à mudança no cartão, apenas no término dos estudos...
Farei desta forma, pois preciso trabalhar para sustentar os meus estudos em Portugal, porém, já me planejo há mais de um ano, em todos os sentidos...
Aguardo o seu retorno!!
Ganhou mais uma inscrita!!!
Olá, Rosangela, desculpe a demora!
Sim, sou amigo do Dr Celio, temos algumas parcerias também.
Quanto ao SEF, voce avisa que está trabalhando e eles tiram o pedido de notificação que vem atras de sua AR, passando a constar que "Permite o Exercício de Atividade Profissional", mas ainda assim é uma AR de ESTUDANTE. E sim, após os estudos é que voce fará a troca para AR de trabalhador.
Faz muito bem em planejar e buscar ajuda especializada, estamos aqui pra ajudar mesmo no que for preciso, o importante é que venha LEGALIZADA, visto no passaporte e tudo será bem mais fácil pra si aqui em Portugal.
Muito obrigado por sua inscrição e até breve!
@@leonardoalmeidaadvoficial Muito Obrigada pelo retorno.
Sei que estou no caminho certo e TUDO DARÁ CERTO.
Obrigada pelas informações.
Sucesso amigo! 😊
Obrigado!!!!
Ola boa noite, parabéns pelo trabalho do senhor a mantermos informados e atualizados, a minha duvida é eu tava estudando no curso profissional tive que desistir do curso porque acabei por ter uma filha, tive que desistir dos estudos para trabalhar pra sustentar a minha filha, reagrupei ela com o meu titulo de residência de estudante, mas o meu titulo de residência caducou este ano no mês da quarentena , será que consigo trocar meu titulo de residência para trabalhador? Tenho contrato, faço desconto na segurança social, tenho recibo de vencimento, tenho todos documentos necessários menos diploma i certificado porque abandonei o curso, se puderes me responder agradeço, obrigado
Boa Noite Dr. Leonardo!
Estava a ver esse seu vídeo e me surgiu uma dúvida referente ao artigo 122. No caso, tendo terminado o curso com aproveitamento eu só posso mudar meu título se eu conseguir um emprego na minha área precisamente, ou se eu arrumar trabalho em outra área também me é assegurado tal possibilidade?
Muitoo obrigadooo Doutor!!!!
Em qualquer área, Thomas! Inclusive se estiver trabalhando a recibos verdes também. Boa noite!
Oi Léo, ficou 10 o video. Como vc pediu pra comentar os temas interessante, fala sobre a cidadania por casamento, to dando entrada na minha e já bati cabeça rsrs. Sucesso!
Pode deixar, já vou pôr em pauta! Muito obrigado por sua participação!
Parabéns sucesso.Aguardo vídeo sobre cidadânia x segundo casamento .Obrigada
@@cris.nassif2325 perfeito.
Cris e Fabi, considerando que as gravações sao mensais, o vídeo solicitado entrou na pauta de abril, ok? Mas não esqueci dos pedidos não, muito obrigado por participarem ativamente do meu canal.
Uma duvida, Dr. Estou com problemas para me matricular na universidade onde estou a tirar o mestrado, pois preciso fazer um terceiro ano. No entanto, minha autorização de residencia vence em novembro. Se eu conseguir um emprego formal enqaunto minha atorização é válida, eu consigo fazer a mudança?
precisa mesmo terminar o curso? pesquisando no site do SEF vi isso.
Há lugar à substituição de título de residência. Comunicado por meio de correio eletrónico o exercício da atividade profissional e comprovando-se o preenchimento dos requisitos a que alude a Lei de Estrangeiros, o SEF reporta ao interessado a conformidade da comunicação atento o disposto no n.º 2 do artigo 97.º e que deve agendar a substituição do título.
O procedimento de comunicação pode ser efetuado nos Postos de atendimento do SEF aquando da concessão ou da renovação da autorização de residência para estudo (mediante agendamento do pedido de renovação/concessão)
obrigado.
Oii Gabriel, você conseguiu substituir ? Tenho título de estudante, porém não gostei do curso e era muito caro e sai. Quero troca o meu AR de estudante para trabalhador. Queria apenas a substituição. Tenho todos os documentos portugueses.
@@dudalima5617 Meu titulo ainda não venceu, mas de qualquer forma dei entrada na MI para garantir.
Olá Leonardo, Tenho visto de estudante, porem tranquei o curso e logo minha carteirinha esta a vencer. Pretendo me matricular em um curso de de 9 meses. Tenho receio de que não consiga a aprovação. Estou trabalhando com contrato, eu não poderia entrar com uma solicitação para trocar o visto ? Caso nenhuma das opções sejam possíveis, eu poderia entrar como reagrupamento familiar do meu esposo que é estudante trabalhador ? se sim como seria feito esse processo? Grato
Curso de 9 meses? Vai perdfer a residencia...cuidado.
Agende sua consulta e vamos tratar disso: contato@portugalnareal.pt
Seus vídeos são sempre cheios de muita informação útil, obrigada pela contribuição!!! Seu canal é maravilhoso!!!
.
Tenho uma dúvida,
Nesse cenário de pandemia quem está com visto de estudante pode entrar no país mas quem vai com família, exemplo: eu estudar e meu esposo vai comigo e lá vou pedir reagrupamento familiar mas no caso ele tem que ir como turista e só lá em Portugal que entro com o reagrupamento. Nesse caso meu esposo não vai poder ir comigo tendo em vista que só quem tem o visto está podendo entrar?
Olá Syntya! Obrigado mais uma vez pelas palavras elogiosas.
Veja, a Lei nao fala em visto, fala em razoes de estudo e tambem fala em reuniao familiar. Por tal razao, entendo eu que seu marido possa sim ir com vc, mas sugiro que confirme isso direto com a cia aerea. Abraços.
@@leonardoalmeidaadvoficial muito obrigada por esclarecer e por compartilhar seu conhecimento!!
Boa tarde
Tenho um caso muito complicado
Eu terminei o curso e quero mudar de estudante para trabalhador
Mas so que nao consigo assinar contrato de trablho porque estou com titulo invalido tenho q fazer manifestação de interesse para poder assinar contrato??
Ola bom dia. Nao entendi bem sobre o título invalido. Chama no whats,’por gentileza: +351 927247211
Ótimo vídeo dr., Uma dúvida que na verdade são duas kkkk, irei fazer mestrado aí o período do curso são 2 anos podendo ser extendido a 3 por causa da tese, após esses 2 ou 3 anos eu ainda posso ficar mais um ano? E assim que eu concluir posso realizar outro mestrado sem a necessidade de retornar para o Brasil? Assim completando o período de residência de 5 anos para cidadania.
Sim, pode, pra se adequar ao mercado de trabalho. Previsão do artigo 122 da Lei 23/2007.
Portanto, boa sorte!
Obrigado por acompanhar o Canal!
Ah...e se nao estiver mais estudando ou trabalhando, tera que voltar ao Brasil.
Eu tenho um video específico falando sobre o que fazer apos concluir os estudos. Assiste la e da um like! Abs.
Na realidade a pessoa não pode desistir de estudar??? Estou a trabalhar sem tempo de estudar na realidade....!!Meu esposo abriu empresa aqui em Portugal....eu posso fazer reagrupamento familiar ???Mudar o estatuto de estudante???
Estou na mesma situação
Ele respondeu quase todas ,mas a minha não!! Obrigada assim mesmo..
Conseguiu resolver sua situação?
Opa boa tarde Leonardo tudo bem? Primeiramente parabéns pelo trabalho curto muito seu canal, eu tenho uma pergunta, essa prorrogação de mais um ano de permanência após a conclusão do curso está previsto apenas para mestrados ou doutorado necessariamente ou um curso técnico por exemplo de 1 ou dois anos dariam esse direito também? Grande abraço ^^
Ola, grato pelas palavras! Vale pra todos os cursos de nível superior...abração
Boa tarde. Ótimo video, me ajudou muito.
Uma dúvida: é possível pedir autorização de residência como estudante mesmo após o término do prazo do visto?
Muito bom o vídeo, obrigada :) Estou terminando o Mestrado e pedirei esse visto de 1 ano para procurar trabalho, minha dúvida é: depois eu posso tentar renovar como trabalhadora independente ou o D7? Porque não tenho intuito de trabalhar fixo numa empresa, pretendo continuar sendo freelancer para o Brasil e Portugal. Obrigada! : )
Oooi! Independente sim, pq ha previsão na Lei. Mas D7, somente pedindo o visto no país de origem...lamento..
Boa sorte no projeto e conte conosco!
@@leonardoalmeidaadvoficial Perfeito! Obrigada, que alívio ter uma resposta depois de ter 10 abas abertas lendo todos os artigos. hehe Sucesso também na sua empreitada neste país!
muito bom o vídeo, mais com a residência de estudante posso trabalhar 100% em Portugal, ou só 50%, gostaria dessa informação
100%, acredite. Eu sou um deles! 😂🙏
Dr., e quanto ao processo inverso, é possível entrar com visto de trabalho D1, pedir a autorização de residência, e depois mudar para o visto de estudante? É que tenho o interesse de fazer o exame nacional para entrar numa graduação em Portugal (para esse curso, é a única forma de ingresso), mas preciso residir legalmente no país por pelo menos 6 meses e depois recorrer ao Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, e durante esse período gostaria de trabalhar para contribuir na renda de casa, pois morarei com meus pais. Se puder me tirar essa dúvida, ficarei muito grata.
Preciso analisar seu caso com mais cuidado, mas a troca em si trabalhador por estudante é possível sim. Agende uma consulta: +351 927247211
ótimo vídeo! Eu tenho uma pergunta, eu passei numa pós-graduação e vou tirar o visto de estada temporária (aquele de 12 meses, pois a pós tem duração de 10 meses apenas). No caso quando vencer esse visto, eu posso solicitar a autorização de residência sendo autônoma em PT? (pois sou empresária e trabalho remotamente)
Ola! Obrigado! Neste caso, somente com visto, tera que fazer a Manifestação de Interesse para obter um titulo de residencia como trabaladora independente, art 89.2, Lei 23/2007
@@leonardoalmeidaadvoficial Entendi! E pelo o que eu vi a manifestação de interesse demora bastante né? Eu vi casos de 1-2 anos em uns grupos no facebook! Obrigada por responder :)
@@alessandrakgc isso mesmo.. melhor continuar estudando e se aperfeiçoando...
Depois de entrar com Visto de Estudante para um Curso de Especialização Tecnológica (CET) de menos de 2 anos consigo mudar para um visto de trabalho? aplicar para o cartão de residência ou demonstrar a manifestação de interesse para residir em Portugal?
estou indo para Portugal estudar , meu marido vai comigo.
caso ele arrume um emprego que lhe de o contrato de trabalho eu posso fazer essa mudanca? posso contrata lo para esse trabalho ?
Tenho visto estudante posso mudar para trabalhador sem fazer manisfetação de interesse?
So qdo concluir o curso.. sem concluir, vai ter q fazer MI
Dr Leonardo caso eu va para Portugal com visto de estudo para um curso tecnico de 6 meses, apos estes 6 meses eu posso mudar para uma ar de trabalho certo? E seria de quanto tempo essa troca? Ela é demorada assim como as manifestacoes de interesse onde tem que fazer agendamentos?
Nao pode. Tecnico de seis meses sequer lhe da autorização de residência. No maximo estada temporaria, mas sendo seis meses nem isso, acredito.
@@leonardoalmeidaadvoficial Meu curso será de 12 meses , será um visto de estadia temporária , após o término do curso , eu posso mudar pra visto de trabalho?
@@amandaazevedo3347Olá, você ainda está em Portugal?
@user-tv1wi5us2q sim
Passando a seguir o canal :) Esse processo colocado no vídeo vale só para programas de pós-graduação?? Cursos de línguas e outros tipos de cursos me garantiriam essa extensão de um ano para conseguir trocar meu visto?? Outro ponto, fiquei me questionando se poderia trabalhar enquanto estudo nas horas vagas, caso meu programa não me ofereça uma bolsa. obrigado pelas dicas :)
Olá, você sabe se posso solicitar uma autorização de trabalho e residência após concluir um curso de idiomas?
@user-tv1wi5us2q pode pedir para trabalho, mas baseado no trabalho. Curso de idiomas nao da direito a trabalho no país.
Mesmo que essa pessoa entre em um reagrupamento familiar quando chegar ?
Como eu peço para fazer essa mudança após concluir o curso?
SEF
Mudou alguma coisa na lei referente a este tema, devido as alterações que houve, na altura do COVID?
Dr. Leo, gostaria de saber se quem tem a manifestação de interesse pode entrar em um mestrado e aplicar o visto de estudante. Desde já agradeço a atenção.
Pode e deve, ninguem merece ficar aguardando dois anos pra se regularizar!
Olá, eu tenho visto de estudante e meu esposo pediu manifestação de interesse pelo trabalho autônomo dele. Eu não quero seguir estudando, posso pedir reagrupamento pelo visto do meu esposo?
Muito obrigada!
Pode sim, perfeitamente.
Boa Noite. Tudo bem? Eu indo fazer um curso profissionalizante de cabeleireiro e barbeiro de 1 ano e 4 meses com visto de estudante após o curso posso usar esse período de mais um ano pra troca pra título de residência de trabalho junto ao SEF?
Grato.
Minha dúvida também
Paulo César onde é o curso ? Gostaria de fazer Tb!
Dr. Leonardo, quem faz intercâmbio por 6 meses, pode pedir ao SEF autorização para trabalhar?
Boa tarde! Faço graduação em Portugal, vim com Visto de Estudante, que não me permite trabalhar com carteira assinada, pois ainda tenho uma representante fiscal no país. Portanto, se eu tiver qualquer tipo de recibo, essa pessoa pode ser prejudicada ou posso ser deportada. Tentei ver alguns trabalhos part-time, mas o salário mínimo por hora é 4€ e teria que me deslocar para outra cidade, só podendo ser nos fins de semana. Ou seja, basicamente, pagaria pra trabalhar. Como profissional entendido das leis de Portugal, sabe se há alguma possibilidade de eu contornar essa situação e requerer meus direitos à trabalho? Mudar o meu visto de estudante, para um de estudante que trabalha?Qualquer explicação que possa me dar, agradeço.
Quando você receber seu título de residência você envia através do Portal das Finanças uma foto do documento frente e verso e faz o pedido para Retirada da representação fiscal de fulanoxxxx e pede a mudança da morada fiscal do Brasil para Portugal. Assim você não terá vínculo com esse representante fiscal. Qualquer coisa liga nas Finanças e peça pra agendar pra você levar seu documento lá presencialmente pra tirar o representante. Pra ter autorização de trabalho você precisa mandar emajl para o SEF para pedir autorização de Trabalho, envia uma cópia em PDF do contrato de trabalho ou da sua atividade e pronto.
Olá Leonardo, gostaria de mudar de estatos de estudante para trabalho pois pretendo realizar reagrupamento familiar e trazer minha mãe para morar comigo em portugal, então gostaria de saber se posso trazer minha mãe com residencia de trabalho ou estudos?
Para trabalho, sempre. Para estudos, so nao pode reagrupar se for curso técnico.
@@leonardoalmeidaadvoficial Obrigado
Fiquei em dúvida nesse 1 ano para pedir a mudança ou só posso ficar 1 ano trabalhando após o término do curso, me tire essa dúvida por favor doutor.
Durante esse ano vc precisa protocolar um pedido de residência baseado em trabalho ou estudo. Artigo 122, alinea P da Lei 23 de 2007.
Leo! Vim com visto de estudante para fazer mestrado na Universidade do Porto. Passei em todas as matérias e posso pedir em certificado como uma pós graduação, certo? Estou na dúvida de se me inscrevo para o segundo ano, realização da tese. Consigo fazer esse processo assim? Sem acabar o mestrado, mas acabando todas as matérias?
Ou seja acabei o primeiro ano, mas tenho dúvidas em fazer o segundo e terminar o curso para Mestre.
Minha dúvida também!!! Não quero concluir o amestrado pois não gostei do curso, então só conclui a Pós graduação. Gostaria de saber se o processo é o mesmo para a troca só com a PG!
Obteve a resposta????
No caso então se eu for com o visto de estudante pra fazer mestrado, mas o dinheiro acabar (só tenho dinheiro pra 1 ano de custo de vida) e eu precisar trancar a faculdade por nao conseguir um emprego nesse pós crise, ficar alojada em casa da família até conseguir um trabalho novo eu nao consigo trocar a AR? Ou então fazer manifestação de interesse com o contrato de trabalho? Ou ficaria ilegal no pais sem a possibilidade de pedir a AR?
Estudar significa pagar. Se nao pode mais pagar, faça a Manifestação de Interesse sim.
Ola. Eu obtive meu visto de estudante com validade de 4 meses. Ocorre que perdi a matrícula e agora aparreceu uma oportunidade de trabalho. Eu posso pedir autorização de residencia no sef após terminar esse periodo do visto?
Se nao chegou a obter a residencia para estudos, creio que sim.
Olá, desculpa por perguntar, é que estou na mesma situação... você conseguiu resolver o problema?
Posso mudar visto temporario de eatudo para visto de trabalho?
Regra geral, nao.!
Boa tarde Dr. Leonardo, estou indo com visto de estudante, fico em duvida quanto minha esposa e filha, ela pode ir com visto de turismo e depois dar entrada no reagrupamento familiar ? ou ela ir com visto de estudante e depois mudar para o reagrupamento familiar, pelo que entendi depois que entra com de estudante tem que finalizar o curso.
Reagrupamento pra esposa e filha. Entram como turistas. 😉
Eu vim como estudante e minha escola fechou antes de eu concluir o curso
Consigo trocar nesse caso ?
Sabe se o mesmo funciona para a Espanha ?
É possível mudar do visto de estudante para o visto D2 de empreendedor? Sem ter terminado o curso?
Não, terá que fazer a Manifestação de Interesse!
Tirei o visto de estudante com carta de aceite da universidade de Aveiro, posso trocar para um curso técnico quando for no sef?
o periodo como estudante conta pra somar os cinco anos de pedir cidadania?
essa atualização para trabalhar, também vale para quem quer fazer curso técnico?
Tecnico nivel medio (nivel 4), NÃO!
Técnico nível medio (nivel 4), NÃO!
Mas o marido ou esposa que vier junto, pode. 👍
@@leonardoalmeidaadvoficial Obrigada, sempre!
@@leonardoalmeidaadvoficial olá gostaria de saber se eu for com visto de estudante e com à família, se eu depois trocar o mestrado por um curso técnico perco a residência?
Cai aqui de paraquedas 🪂 e estou amando parabéns
Obrigada sou angolana
Olá, preciso de ajuda. Vim a Portugal há 3 anos para fazer o meu mestrado em Lisboa e tive a sorte de encontrar rapidamente um trabalho no campo que adoro e trabalho há 2 anos. Consegui facilmente uma autorização de trabalho como estudante e tenho um contrato permanente. infelizmente também fiquei doente, fui hospitalizada e fiz uma cirurgia aqui em Portugal. Eu tive que parar a escola e fiquei desinteressada em terminar meu mestrado (agora só tem de fazer tese) já que realmente não preciso disso para o trabalho que faço agora. minha pergunta é: posso mudar meu status para apenas trabalho ou terei que me matricular na escola novamente e gastar um diploma que não uso mais se quiser ficar e continuar trabalhando aqui? Me desculpe, meu português não é muito bom 😅🙏🏾
Olá, aconteceu o mesmo comigo!!! Oque foi feito? Conseguiu renovar a AR como trabalho?
@@anapaulagodencio8678 estou na mesma situação, conseguiu renovar como AR de trabalho?
@@gabrielpereira6129 Não! Irei renovar como estudante trabalhador mesmo!!!
@@anapaulagodencio8678 serio? Mas entrou em contacto com o sef e explicou a situação, porque eu entrei em contato hoje e eles não souberam responder e pediram para eu enviar um email, ai enviei explicando detalhadamente e agora tenho que aguardar respostas... Sendo que dia 4 tenho que ir ao sef porque está agendado minha renovação mas como estudante.
@@gabrielpereira6129 Eu tenho agendamento dia 19/11, próxima quinta feira. Eu paguei a faculdade na totalidade, e me enviaram um e-mail indicando que tenho todas as propinas pagas, porém não fiz matérias. Eu tenho contrato de trabalho, tudo certinho!!! Vou levar este documento, assinado pela faculdade, para a renovação. É a única alternativa e espero que dê certo 🙌🏾
e pode entrar como turista e mudar pra estudante de graduação?
Se eu for com visto de estudante meu marido consegue a residência também?
Sim, consegue pelo chamado reagrupamento familiar.
Uma pessoa com visto de estudante pode viajar em missão serviço?
Atualmente em tempos de covid como deve ser feita essa notificação? Email, telefone, comparecimento?
Eu enviei por email ao posto do SEF da minha área de residência, digitalização do contrato de trabalho e do NISS. Responderam que está tudo OK, e solicitaram que fosse agendado dia para ir pessoalmente levar os documentos justamente para alterar a menção atrás do cartão, mas infelizmente está impossível agendar qualquer coisa no SEF.
Olá, você conseguiu alterar sua Residência de Estudante para Trabalho ?
@@denisefernandes9888 ola Denise me tira uma duvida? voce? concluiu o curso que estava fazendo? eu desisti do mestrado que estava fazendo e gostaria de alterar o amaparo de estudos para atividade subordinada... sabe se da?
Boa tarde
O artigo 92 do SEF (Portugal) diz que é vedado a atividade profissional para estudantes do ensino secundário, a minha pergunta é a seguinte, será que o QNQ de nível 5 (não é CTESP nem licenciatura) pertence ao ensino secundário?
Desejo frequentar um curso (CET - Curso de Especialização Tecnológico) de nível 5 (não é CTESP nem licenciatura) mas antes pretendo perceber se essa formação me permitirá trabalhar, a formação tem a duração de um ano e meio e mais 3 meses de estágio.
Tenho a mesma dúvida! Agradeço se alguém puder responder
Galera, Cetesp é Nivel 5, portanto é Nivel SUPERIOR!
ABRAÇOS, grandao mesmo! Rs
O estudo pode ser faculdade normal assim que inicia depois de sai da escola ou apenas pós graduação ou mestrado?
Sim, pode ser faculdade...pode ser até curso técnico. De uma olhada no meu video anterior sobre este assunto, vai te ajudar bastante.
Obrigado por acompanhar o Canal!