Bom dia... Sou paraibano e cabra amarelo normalmente é chamado homens de cor parda que são aquelas que bem são negras nem brancas e normalmente homens magros. Eu mesmo fui muito chamado assim. A e cabra quer dizer homem daí essa palavra é muito usada por pessoas mais velhas.
Perfeito! E eu passei mais de vinte anos achando que essa expressão "cabra amarelo" era para designar uma pessoa pobre e desnutrida, vítima da fome... Valeu pelo esclarecimento, Mayfair! ✌
"Amarelo" tem mais relação com uma pessoa que passa fome ou que não se alimenta bem. Inclusive, diversas pessoas são chamadas de "amarelas", por causa dessa situação e não pela sua cor. Mas o Brasil é muito grande. E tem uma diversidade cultural muito ampla, que por sua vez traz diferentes significados para os mesmos termos em regiões diferentes.
E além de ser uma questão de identificação de cor, ser um "amarelo" denota algo meio que ruim. É tanto que o padre ultiza esse termo para o João Grilo ("um amarelo") num sentido de ofensa.
Ariano era, quer dizer, é genial, esses vídeos deles são icônicos, maravilhosos. O Auto da Compadecida é um texto muito brasileiro , o filme é ótimo . Este nordestino, como eu, honra essa palavra BRASILEIRO.👏👏👏👏👏👏👏👏👏.
Morava aqui em Recife, já fui a algumas palestras dele, inesquecível!! Ele tem várias histórias sobre a valorização excessiva que as pessoas dão para o que é de fora. Uma dele é clássica. Foi dar uma palestra numa escola e a direção mandou fazer uma faixa com a seguinte frase: Welcome Ariano!!! Quando ele chegou disse que só entraria na escola se tirassem a faixa, ficou revoltado!! Ele valorizava demais a cultura brasileira, erra bairrista demais com a cultura nordestina. Ele faz muita falta!!!
Não acredito que você fez a resenha desse livro! 😍😍😍😍😍😍😍😍 Amo Ariano Suassuna! Li essa obra pela primeira vez na biblioteca do colégio no ensino médio. Ela é muito gostosa de ler. Li numa tarde só. Orgulho de ser paraibano!
Uma lembrança : Os trapalhões fizeram um filme de sucesso inspirado nessa mesma obra .E como foi mostrado e mencionado os cordéis, vale lembrar da novela Cordel Encantado , inspirado nos mesmos.
Finalmente o Auto da Compadecida! Sou pernambucano, e considero a obra e a visão dele do Nordeste e do Brasil maior do que ele. O que nos amplia e faz viajar.
adorei quando ele disse que o gênero dramático não se sustenta sem a dramaturgia! esse eh um tipo de leitura multimodal: temos que assistir, ver em cena, e talvez ler.
Faço versos há 51 anos, mas trabalhei em uti pediátrica até aposentar.Agora moro em Natal RN, fiz um cursinho com Abaeté do cordel e Chico de Iaiá, me descobri poetisa, cordelista e xilógrafa.Me encanta a sua resenha.❤
En realidad, la lectura es lo que me ha ayudado a sobrellevar este período tan complicado para todos. Ánimo, Isa; ánimo, pueblo brasileño! Pronto, con la ayuda de dios, saldremos de todo esto. Hagamos lo que está en nuestras manos: cuidarnos siguiendo las medidas indicadas. Saludos fraternos y mi solidaridad desde México. Admiro mucho su gente.
Oi Isa, moro em Passos - Mg e acompanho suas LC desde Edgar Alan Poe. Legal ver vc citar nossa cidade na resenha, até pq o Selton Mello do filme é Passense, ele e o irmão nasceram aqui em Passos. 🥰🥰🥰
Eu amo Auto da Compadecida! Tanto o livro quanto o filme, são para mim, verdadeiras obras da rica e eclética arte e cultura brasileira tanto que considero ele um dos meus escritores favoritos devido a sua escrita que é ótima e cheia de referências culturais. Gostei muito da sua resenha de O Auto da Compadecida , Isabela! Pois assim muitas pessoas possam conhecer o trabalho literário e teatral de Ariano Suassuna que é muito bom!
O ano era :1996, e eu cursava Direito . Descobri que uma das minhas colegas trabalhava com ele e como eu tinha o livro O Auto da Compadecida ....Bem, pedi , por favor, que ela levasse o livro para ele autografar e tenho essa relíquia até hoje. Já li outro livro dele , Fernando e Isaura, mas meu desafio futuro será O romance da Pedra do Reino. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, em 2010 fiquei com raiva de dois amigos e de mim. Motivo: me chamaram para um festival de teatro no Teatro de Santa Isabel, no Recife, e eu não fui. No outro dia eles falam que ficaram sentados ao lado de Ariano Suassuna, e ainda bateram papo com ele . Creio que seja um Auto de Natal , daí o porquê da relação com a religião. Parabéns pela resenha ! Fiquei feliz !😀😀😀
To lendo A Pedra do Reino e adorando. Nunca li o auto da compadecida, mas a pedra do reino apesar de ter algumas cenas bem engraçadas e umas tiradas bem legais é um livro mais difícil, parece um daqueles clássicos cheios de referencias, com discussoes políticas (as vezes ridicularizadas oq acaba sendo engraçado) mas tô adorando. A criação do universo é ótima e o modo como a história vai sendo contada é bem legal!
Bom dia. Amo a obra deixada por Ariano Suassuna. Dele li praticamente tudo. Recentemente li Romance De Dom Pantero No Palco Dos Pecadores que foi uma obra publicada postumamente e é muito boa. Ariano gostava muito da Literatura de Cordel e em Auto Da Compadecida ele recria alguns cordéis do paraibano Leandro Gomes de Barros que foi um autor que viveu em fins do século XIX. Vídeo excelente.
Eu tenho exatamente essa mesma edição! Amo pq me leva de volta a época em q o li pelas primeiras vezes. Eu vivia internada em um hospital a maior parte do tempo, fazia tratamento contra câncer e não tinha cell nem internet na época (no caso eu não tinha pois sempre fui pobre, não pq não existiam tais recursos). Daí meu minha única distração (fora a tv) era devorar o máximo de livros q podia. Mas esse foi especial na época pq minha mãe já havia visto o filme e pedia q eu lesse em voz alta pra ela, daí eu tentava imitar as vozes, tentava interpretar mesmo, e nós passávamos boas horas dando risada com esse livrinho delicioso :) Na época td q precisávamos as vezes era ter algo pra rir, pra alegrar o ambiente estéril e frio q era o leito do hospital. Li ele e reli várias vezes pra minha mãe, ela não enjoava nunca. Acho q pq se identificava com os personagens. Ela cresceu numa vila, no agreste pernambucano, muito pobre, acho q ela gostava de ver alguém como o João Grilo q conseguia sobreviver a toda miséria através da esperteza, mas sinceramente ela tá mais pra Chicó kkkkk é ingênua, tem um coração doce e muita imaginação pra contar histórias exageradas como as dele kkkkkk Enfim. Ótimo vídeo 💕
Ariano é uma grande inspiração e orgulho para todos os nordestinos!! Sugiro a leitura dos romances. As novas edições estão belíssimas e os textos são maravilhosos!
Sim, faltam motivos para esperança sobre futuros melhores na nossa realidade geográfica. Gostei de ver que você saiu da bolha de seus livros para uma transcendência para a realidade contemporânea. Conecte sempre literatura com o mundo dos viventes. Foi o que os escritores que você tanto ama sempre quiseram. Na fantasia um acesso a uma realidade melhor,
Acho que o Suassuna publicou, sim, em outras línguas - e várias. Isso porque assisti, aqui mesmo no youtube, a uma das suas "Aulas Espetáculo" (é terminantemente proibido por ele, sob pena de cancelamento, chamar de Aula Show -- "show parece chamamento de galinha, chou chou chou") onde ele ironiza um outro autor (não cita o nome) que o aconselhava a escrever com nomes estrangeiros ou pelo menos fáceis de serem passados ao inglês, porque isto facilitaria a aceitação pelo leitor de outros países e consequente vendagem. E o Suassuna dizia "o meu personagem é brasileiro, se o tradutor quiser ele que arranje outro nome, eu é que não vou me preocupar com nome para agradar o extrangeiro e nem faço questão de publicar lá". E acrescentou: "por ironia esse meu colega ainda não teve um único livro traduzido e eu já tenho vários".
Isa, descobri seu canal há um mês mais ou menos, mas me sinto tão privilegiada em poder acompanhar seu trabalho. Amo seu canal. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento!!
Que resenha incrível e que livro lindo! Quando era adolescente eu atuei em uma peça do auto da compadecida (interpretei o Padre hahahaha) e curiosamente alguns anos depois também atuei no auto da barca do inferno. Suassuna é insuperável, obrigado por reviver essas memórias, Isa! 😁
Suassuna é uma das maiores referências e inspirações pra mim como artista de teatro brasileiro! Muito bacana trazê-lo em seus vídeos, Isabella. Inclusive comprei o livro póstumo do Ariano, o "Romance do Dom Pantero no palco dos pecadores". Um calhamaço dividido em dois livros que pretendo encarar nesse mês de abril. Hehehe
Eu adoro ler peças de teatro! Li em 2019 essa pq reprisou o filme na globo em forma de série. Eu nunca vi no tetro, assim como nunca vi Romeu e Julieta, que é um dos livros da minha vida.
O termo amarelo com certeza tem a ver com a doença ancilostomose, tbm presente nas histórias de Monteiro Lobato. Por ser caracterizado pela falta de saneamento básico, esse termo "amarelo" referencia a camada mais pobre da época.
Li o auto da compadecida ano passado e foi uma delícia até porque sou viciada no filme, só terminar de ler revi o filme pela milésima vez. Ariano é uma ótima pedida para ler nesses tempos loucos de notícias tão duras
No centro de João Pessoa tem uma praça linda, com esculturas baseadas na obra de Suassuna. E no centro antigo do Recife tem um shopping com mosaicos baseados na obra a Pedra do Reino.
Eu tenho essa edição, Isa! Li a primeira vez em 1997, muito antes da minissérie e do filme e amei. Li para minha mãe, que é nordestina e ela adorou. Quando ela foi visitar o interior do Ceará ela levou o livro e fez uma roda de leitura lá. As pessoas AMARAM, riram e se identificaram! Ariano entendia aquelas pessoas e por isso elas o entendem. Viva Ariano Suassuna!
6:38 Eu acho que pode ser pra se referir a uma pessoa doente ou que teve hepatite na infância, que deixa os olhos e a pele amarela! Mas tmbm pode ser Pela miscigenação do nordeste.
auto da Compadecida é um dos poucos livros de teatro que eu gostei muito de ler. não costumo gostar muito desse estilo, justamente por que acho a leitura isolada desse gênero,"meio pobre". lembro que quando comprei esse livro no shopping,já saí da livraria lendo no meio do shopping,e terminei no mesmo dia muito rápido. o filme tbm é excelente,gosto muuuuiiito e tem um valor sentimental muito grande pra mim tbm,pelo momento que assisti pela 1° vez.inclusive,ja encenei uma pedaco da peça na escola,acho que quase todo mundo em algum momento da escola já encenou essa peça rsrs
Eu reli "Auto da Compadecida" em março deste ano. Embora o formato textual cause estranheza no início, o texto é tão agradável de se ler que faz a pessoa querer ler as outras obras do autor. Já adquiri mais doa livros 🤩
Eu amo demaisss essa história! Li a peça achando que já não teria como rir ou me encantar mais já tendo visto o filme tantas vezes e tava super errada, morri de rir lendo e me apaixonei ainda mais pela história. Ariano foi um gênio!!
Isa, você não deve ter assistido a série da Globo de 1998 de duas semanas e que foi compilada no filme em 2000. Ainda tinha mais situações hilariantes, não perdi um capítulo!
Lindo trabalho Isabella,indico o romance o sedutor do sertão, ótimo, sou fã de Ariano e da cultura nordestina, orgulho de ser nordestino, o auto da compadecida foi publicado em vários países, muito bom, parabéns por este lindo trabalho....
Tenho uma edição fantástica da Nova Fronteira revista pelo autor. Ele tinha uma habilidade de inserir mil referências em umas poucas frases. Um gênio! p.s. continuo com inveja da tua Lettera!
Olá Isabella sim Ariano foi grande, pois construiu uma poética que reverbera em todos nós, sempre quando leio algo dele sinto alento e esperança que podemos ter dias melhores. Forte abraço e muita luz no seu caminho. ⭐⭐⭐⭐⭐
Que resenha maravilhosa Isa gostei da resenha desta magnífica obra de Ariano Suassuna vir o filme gostei muito e vou gostar do livro. Isa você poderia fazer uma resenha da obra de Monteiro Lobato por que dia 18 de abril é o dia do livro infantil, e eu reconendo a chave do tamanho estou gostando de ler
Bom dia... Sou paraibano e cabra amarelo normalmente é chamado homens de cor parda que são aquelas que bem são negras nem brancas e normalmente homens magros. Eu mesmo fui muito chamado assim. A e cabra quer dizer homem daí essa palavra é muito usada por pessoas mais velhas.
Perfeito!
E eu passei mais de vinte anos achando que essa expressão "cabra amarelo" era para designar uma pessoa pobre e desnutrida, vítima da fome... Valeu pelo esclarecimento, Mayfair! ✌
Obrigada por esclarecer! Sou de Curitiba, e estou querendo descobrir o que significa "amarelo" desde que li "Vidas Secas" pela primeira vez!
Mas também server para uma pessoa que passa fome
"Amarelo" tem mais relação com uma pessoa que passa fome ou que não se alimenta bem. Inclusive, diversas pessoas são chamadas de "amarelas", por causa dessa situação e não pela sua cor.
Mas o Brasil é muito grande. E tem uma diversidade cultural muito ampla, que por sua vez traz diferentes significados para os mesmos termos em regiões diferentes.
E além de ser uma questão de identificação de cor, ser um "amarelo" denota algo meio que ruim. É tanto que o padre ultiza esse termo para o João Grilo ("um amarelo") num sentido de ofensa.
Melhor filme brasileiro que existe baseado em uma obra literária
Tem também a versão dos Trapalhões, que destaco por trazer o Mussum no papel de Jesus e a Cláudia Jimenez como a Dora (amo!).
Baseado em uma obra literária; primeiro foi lançado o livro depois adaptado para o Cinema, creio que quase todos sabem mas já falei!
Ariano era, quer dizer, é genial, esses vídeos deles são icônicos, maravilhosos. O Auto da Compadecida é um texto muito brasileiro , o filme é ótimo . Este nordestino, como eu, honra essa palavra BRASILEIRO.👏👏👏👏👏👏👏👏👏.
Auto da Compadecida é genial, não poderia ficar fora dos 1001. Aguardo Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto.
Minha avó materna mora no cidade onde se passa a história, a cidade é Taperoá, inclusive tive a honra de visitar a cidade quatro vezes.
Ariano Suassuna é aquele autor que faz você sentir orgulho de ser brasileiro, tamanho é o amor que ele tinha por tudo que é brasileiro.
Morava aqui em Recife, já fui a algumas palestras dele, inesquecível!! Ele tem várias histórias sobre a valorização excessiva que as pessoas dão para o que é de fora. Uma dele é clássica. Foi dar uma palestra numa escola e a direção mandou fazer uma faixa com a seguinte frase: Welcome Ariano!!! Quando ele chegou disse que só entraria na escola se tirassem a faixa, ficou revoltado!! Ele valorizava demais a cultura brasileira, erra bairrista demais com a cultura nordestina. Ele faz muita falta!!!
Não acredito que você fez a resenha desse livro! 😍😍😍😍😍😍😍😍
Amo Ariano Suassuna! Li essa obra pela primeira vez na biblioteca do colégio no ensino médio. Ela é muito gostosa de ler. Li numa tarde só. Orgulho de ser paraibano!
Uma lembrança : Os trapalhões fizeram um filme de sucesso inspirado nessa mesma obra .E como foi mostrado e mencionado os cordéis, vale lembrar da novela Cordel Encantado , inspirado nos mesmos.
Finalmente o Auto da Compadecida! Sou pernambucano, e considero a obra e a visão dele do Nordeste e do Brasil maior do que ele. O que nos amplia e faz viajar.
adorei quando ele disse que o gênero dramático não se sustenta sem a dramaturgia! esse eh um tipo de leitura multimodal: temos que assistir, ver em cena, e talvez ler.
Esse é um dos melhores livros da literatura brasileira. Li 2 vezes e pretendo ler outras mais. Ariano Suassuna é patrimônio cultural do Brasil👏👏👏👏👏👏👏
Faço versos há 51 anos, mas trabalhei em uti pediátrica até aposentar.Agora moro em Natal RN, fiz um cursinho com Abaeté do cordel e Chico de Iaiá, me descobri poetisa, cordelista e xilógrafa.Me encanta a sua resenha.❤
Grande poeta e escritor... Ariano Suassuna!!!!
O livro foi indicado pelo meu colégio nos anos 70 e li mais de uma vez de tão bom que achei nos meus 12 anos
O livro que inspirou um dos melhores filmes brasileiros! Amo ❤️
Finalmente! Meu escritor mais amado! Minha obra favorita! 🤩😍❤️ Meu nordeste!
En realidad, la lectura es lo que me ha ayudado a sobrellevar este período tan complicado para todos. Ánimo, Isa; ánimo, pueblo brasileño! Pronto, con la ayuda de dios, saldremos de todo esto. Hagamos lo que está en nuestras manos: cuidarnos siguiendo las medidas indicadas. Saludos fraternos y mi solidaridad desde México. Admiro mucho su gente.
Viva o México, sua natureza, e sua gente, todos irmãos!!!👏👏👏👏👏
@@pauloabreu9945 Muchas gracias, Paulo!
AMO ARIANO SUASSUNA🖤 acho que foi o um dos primeiros escritores brasileiros que eu me encantei.
Oi Isa, moro em Passos - Mg e acompanho suas LC desde Edgar Alan Poe. Legal ver vc citar nossa cidade na resenha, até pq o Selton Mello do filme é Passense, ele e o irmão nasceram aqui em Passos. 🥰🥰🥰
Sou apaixonada por Suassuna, ele descreve o Brasil, principalmente o Nordeste brasileiro, de forma magistral. Simplesmente um gênio!!
Eu amo Auto da Compadecida! Tanto o livro quanto o filme, são para mim, verdadeiras obras da rica e eclética arte e cultura brasileira tanto que considero ele um dos meus escritores favoritos devido a sua escrita que é ótima e cheia de referências culturais. Gostei muito da sua resenha de O Auto da Compadecida , Isabela! Pois assim muitas pessoas possam conhecer o trabalho literário e teatral de Ariano Suassuna que é muito bom!
O ano era :1996, e eu cursava Direito . Descobri que uma das minhas colegas trabalhava com ele e como eu tinha o livro O Auto da Compadecida ....Bem, pedi , por favor, que ela levasse o livro para ele autografar e tenho essa relíquia até hoje. Já li outro livro dele , Fernando e Isaura, mas meu desafio futuro será O romance da Pedra do Reino. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, em 2010 fiquei com raiva de dois amigos e de mim. Motivo: me chamaram para um festival de teatro no Teatro de Santa Isabel, no Recife, e eu não fui. No outro dia eles falam que ficaram sentados ao lado de Ariano Suassuna, e ainda bateram papo com ele . Creio que seja um Auto de Natal , daí o porquê da relação com a religião. Parabéns pela resenha ! Fiquei feliz !😀😀😀
To lendo A Pedra do Reino e adorando. Nunca li o auto da compadecida, mas a pedra do reino apesar de ter algumas cenas bem engraçadas e umas tiradas bem legais é um livro mais difícil, parece um daqueles clássicos cheios de referencias, com discussoes políticas (as vezes ridicularizadas oq acaba sendo engraçado) mas tô adorando. A criação do universo é ótima e o modo como a história vai sendo contada é bem legal!
@@Leon36261 👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼😀
Sempre é uma delícia assistir a alegria que vc trata da literatura brasileira ... parabéns!!!!!
Bom dia. Amo a obra deixada por Ariano Suassuna. Dele li praticamente tudo. Recentemente li Romance De Dom Pantero No Palco Dos Pecadores que foi uma obra publicada postumamente e é muito boa. Ariano gostava muito da Literatura de Cordel e em Auto Da Compadecida ele recria alguns cordéis do paraibano Leandro Gomes de Barros que foi um autor que viveu em fins do século XIX. Vídeo excelente.
Eita, não sabia disso. Já quero conhecer alguma obra do conterrâneo do Ariano 😁
Isa, essas histórias que o Chicó conta a gente chama aqui no Nordeste de "estórias de trancoso".
Ahhhhhhh eu amooo!!!O livro, o filme, as histórias de Ariano!Eu tb tenho essa edição, era dos meus irmãos ❤️
Eu tenho exatamente essa mesma edição! Amo pq me leva de volta a época em q o li pelas primeiras vezes. Eu vivia internada em um hospital a maior parte do tempo, fazia tratamento contra câncer e não tinha cell nem internet na época (no caso eu não tinha pois sempre fui pobre, não pq não existiam tais recursos). Daí meu minha única distração (fora a tv) era devorar o máximo de livros q podia. Mas esse foi especial na época pq minha mãe já havia visto o filme e pedia q eu lesse em voz alta pra ela, daí eu tentava imitar as vozes, tentava interpretar mesmo, e nós passávamos boas horas dando risada com esse livrinho delicioso :)
Na época td q precisávamos as vezes era ter algo pra rir, pra alegrar o ambiente estéril e frio q era o leito do hospital.
Li ele e reli várias vezes pra minha mãe, ela não enjoava nunca. Acho q pq se identificava com os personagens.
Ela cresceu numa vila, no agreste pernambucano, muito pobre, acho q ela gostava de ver alguém como o João Grilo q conseguia sobreviver a toda miséria através da esperteza, mas sinceramente ela tá mais pra Chicó kkkkk é ingênua, tem um coração doce e muita imaginação pra contar histórias exageradas como as dele kkkkkk
Enfim. Ótimo vídeo 💕
Livro excepcional! Mas o filme merecia Oscar. Os atores também. Obrigada, Isabela, pela resenha que mais uma vez me trouxe tanta cultura! 😍
Amo essa canal!!! Parabéns Isa!!!
Eu amo muito esse livro, além de possuir uma das melhores adaptações cinematográficas❤️❤️❤️❤️❤️
Ariano é uma grande inspiração e orgulho para todos os nordestinos!! Sugiro a leitura dos romances. As novas edições estão belíssimas e os textos são maravilhosos!
Capa muito anos 70 dessa sua edição.
Esse tô terminando de ler
Ôpa! Chamou nordestino?! Aqui estou! Eita cabra bom esse Ariano, viu? Auto da Compadecida é incrível (Literatura e filme ♥️♥️).
Amo o Ariano! Melhor canal do mundo, Isa!!!!!!!! ♥️♥️♥️
Orgulho de ser nordestina e conterrânea de Ariano Suassuna!
Sim, faltam motivos para esperança sobre futuros melhores na nossa realidade geográfica. Gostei de ver que você saiu da bolha de seus livros para uma transcendência para a realidade contemporânea. Conecte sempre literatura com o mundo dos viventes. Foi o que os escritores que você tanto ama sempre quiseram. Na fantasia um acesso a uma realidade melhor,
O João Grilo seria um anti-heroi picaresco, muito presente no Brasil em histórias como cordéis e filmes de Masalartes e Mazzaropi ☺️☺️
Meu Deus!. Que bom que vc leu esse livro!. Faz tempo que eu quero ver peças no canal. Adoro vc. Parabéns pelo Canal. 😘👏👏
Fiz uma pequena resenha do Auto da Compadecida em um trabalho de escola simplesmente maravilhoso❤
Já tive o prazer de estar numa plateia dessas ouvindo as deliciosas histórias de Ariano Suassuna 💕
Que legal! Essa Isa nos deixa cada vez mais orgulhosos e apaixonados pela nossa cultura 🥰
Vira e mexe eu assisto essa aula ou cortes dela, é maravilhosa. O Ariano é o cara do século 🤗🤗
Ninguém sabe fazer resenha melhor que você, Isa! A vontade que dá é parar tudo que estou fazendo e ir ler ☺️
Que livro excelente.
Eu estava lá nesse dia! Até consegui tirar uma foto com o Ariano.
Ahh inveja
Grande gênio brasileiro, uma mente brilhante, sempre com pensamentos lúcidos.
Acho que o Suassuna publicou, sim, em outras línguas - e várias. Isso porque assisti, aqui mesmo no youtube, a uma das suas "Aulas Espetáculo" (é terminantemente proibido por ele, sob pena de cancelamento, chamar de Aula Show -- "show parece chamamento de galinha, chou chou chou") onde ele ironiza um outro autor (não cita o nome) que o aconselhava a escrever com nomes estrangeiros ou pelo menos fáceis de serem passados ao inglês, porque isto facilitaria a aceitação pelo leitor de outros países e consequente vendagem. E o Suassuna dizia "o meu personagem é brasileiro, se o tradutor quiser ele que arranje outro nome, eu é que não vou me preocupar com nome para agradar o extrangeiro e nem faço questão de publicar lá". E acrescentou: "por ironia esse meu colega ainda não teve um único livro traduzido e eu já tenho vários".
Isabella, você é uma encantadora dama, na gesticulação e na expressão da voz. Sorte de quem está próximo das atmosferas que você projeta.
* encantadora
Esperei tanto por esse vídeo!! Um dos melhores livros da minha vida nesse canal maravilhoso!! ♥️♥️♥️
Isabella, obrigado por abordar maravilhosamente bem a obra de Ariano.
Isa, descobri seu canal há um mês mais ou menos, mas me sinto tão privilegiada em poder acompanhar seu trabalho. Amo seu canal. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento!!
o audiolivro dessa história é incrível!!
Eu tive o prazer de assistir uma das palestras dele é foi um dos melhores da minha vida ❤
Só diz que foi o melhor filme quem não assistiu a série completa.
Mulher, fiquei chocada com a sua oratória e como você fala com amor. Continue com os vídeos sempre, amei conhecer você
Que resenha incrível e que livro lindo! Quando era adolescente eu atuei em uma peça do auto da compadecida (interpretei o Padre hahahaha) e curiosamente alguns anos depois também atuei no auto da barca do inferno. Suassuna é insuperável, obrigado por reviver essas memórias, Isa! 😁
Suassuna é uma das maiores referências e inspirações pra mim como artista de teatro brasileiro! Muito bacana trazê-lo em seus vídeos, Isabella. Inclusive comprei o livro póstumo do Ariano, o "Romance do Dom Pantero no palco dos pecadores". Um calhamaço dividido em dois livros que pretendo encarar nesse mês de abril. Hehehe
Amo Ariano!!! Obrigada pela resenha🙏🙏
Ariano era bom demais!!!!
Eu adoro ler peças de teatro! Li em 2019 essa pq reprisou o filme na globo em forma de série. Eu nunca vi no tetro, assim como nunca vi Romeu e Julieta, que é um dos livros da minha vida.
Adoro o " time " dos diálogos. Principalmente Dona Cândida, mulher do padeiro aprontando todas kkkk....Ariano Mestre!!!!
Grande obra.
Amo seu canal, você valoriza muito a literatura.
O termo amarelo com certeza tem a ver com a doença ancilostomose, tbm presente nas histórias de Monteiro Lobato. Por ser caracterizado pela falta de saneamento básico, esse termo "amarelo" referencia a camada mais pobre da época.
Li o auto da compadecida ano passado e foi uma delícia até porque sou viciada no filme, só terminar de ler revi o filme pela milésima vez.
Ariano é uma ótima pedida para ler nesses tempos loucos de notícias tão duras
Amoooo esse filme! Cada vez que passa, vejo de novo!!
Ontem a tarde li o livrinho de crônicas o Analista de Bagé, tbm foi um refresco para alma. A literatura nos transporta.
' você naturalmente já foi à Disney' kkk ele é fantástico.
No centro de João Pessoa tem uma praça linda, com esculturas baseadas na obra de Suassuna. E no centro antigo do Recife tem um shopping com mosaicos baseados na obra a Pedra do Reino.
Valeu!!!👏👏👏👏👏
Isso mesmo. Postou o que eu ia comentar. Muito legal essas homenagens.
Traz mais obras de Ariano! Ameiii
Excelente vídeo. Gosto que ela pesquisa mt para gravar a resenha. Amei a trilha sonora e o vídeo do Ariano no começo.
Eu tenho essa edição, Isa! Li a primeira vez em 1997, muito antes da minissérie e do filme e amei. Li para minha mãe, que é nordestina e ela adorou. Quando ela foi visitar o interior do Ceará ela levou o livro
e fez uma roda de leitura lá. As pessoas AMARAM, riram e se identificaram! Ariano entendia aquelas pessoas e por isso elas o entendem. Viva Ariano Suassuna!
Nosso amado Ariano e seus lindos livros! ❤
Amamos teatro no Ler Antes de Morrer
Você sempre "agarra" as grandes obras do ângulo correto. Você é selvagemente intuitiva.
Ah como eu amo essa história! Vídeo maravilhoso Isa!! 😘
6:38 Eu acho que pode ser pra se referir a uma pessoa doente ou que teve hepatite na infância, que deixa os olhos e a pele amarela! Mas tmbm pode ser Pela miscigenação do nordeste.
auto da Compadecida é um dos poucos livros de teatro que eu gostei muito de ler. não costumo gostar muito desse estilo, justamente por que acho a leitura isolada desse gênero,"meio pobre". lembro que quando comprei esse livro no shopping,já saí da livraria lendo no meio do shopping,e terminei no mesmo dia muito rápido. o filme tbm é excelente,gosto muuuuiiito e tem um valor sentimental muito grande pra mim tbm,pelo momento que assisti pela 1° vez.inclusive,ja encenei uma pedaco da peça na escola,acho que quase todo mundo em algum momento da escola já encenou essa peça rsrs
Eu reli "Auto da Compadecida" em março deste ano. Embora o formato textual cause estranheza no início, o texto é tão agradável de se ler que faz a pessoa querer ler as outras obras do autor. Já adquiri mais doa livros 🤩
Li ano passado e me diverti muitíssimo. Vou ver ao teatro, com certeza!
Sempre resenhas ótimas, parabéns!
Eu amo demaisss essa história! Li a peça achando que já não teria como rir ou me encantar mais já tendo visto o filme tantas vezes e tava super errada, morri de rir lendo e me apaixonei ainda mais pela história. Ariano foi um gênio!!
Como não.gostar desse autor é dessa obra!!!
Comprei esse livro agora em março, não vejo a hora de ler. Também tenho uma máquina de escrever hahahahah, relíquia total ❤️❤️❤️
Tem uma entrevista do Ariano muito engraçada em que ele comenta sobre as traduções e como o nome de João Grilo se transforma em John Cricket
Isa, eu amo essa obra! E tambem amo o fato de você valorizar e divulgar tanto a literatura nacional. Amei demais esse vídeo!
Amarelo é anêmico!!!
amei muito sua animação ao explicar sobre o auto da compadecida S2
Impressiona a crítica do autor à mercantilização da fé ao mesmo tempo em que enaltece a devoção a Nossa Senhora. É um gênio!
Isa, você não deve ter assistido a série da Globo de 1998 de duas semanas e que foi compilada no filme em 2000. Ainda tinha mais situações hilariantes, não perdi um capítulo!
Lindo trabalho Isabella,indico o romance o sedutor do sertão, ótimo, sou fã de Ariano e da cultura nordestina, orgulho de ser nordestino, o auto da compadecida foi publicado em vários países, muito bom, parabéns por este lindo trabalho....
Tenho uma edição fantástica da Nova Fronteira revista pelo autor. Ele tinha uma habilidade de inserir mil referências em umas poucas frases. Um gênio! p.s. continuo com inveja da tua Lettera!
Esse vídeo foi tudo para mim 🥰
Olá Isabella sim Ariano foi grande, pois construiu uma poética que reverbera em todos nós, sempre quando leio algo dele sinto alento e esperança que podemos ter dias melhores. Forte abraço e muita luz no seu caminho. ⭐⭐⭐⭐⭐
Que resenha maravilhosa Isa gostei da resenha desta magnífica obra de Ariano Suassuna vir o filme gostei muito e vou gostar do livro. Isa você poderia fazer uma resenha da obra de Monteiro Lobato por que dia 18 de abril é o dia do livro infantil, e eu reconendo a chave do tamanho estou gostando de ler
O romance A Pedra do Reino é um livro do Ariano Suassuna que também merece ser lido.
Gostei muito da pedra do reino!
Sim, peças de teatro são eventos de arte total. Lê-las é uma fração diminuta do que elas podem ser no palco.
Sempre com as melhores resenhas do youtube!
Oi Isa, você usa algum caderno ou agenda pra organizar suas leituras?
O seu canal é incrível!