Que maravilha poder desmitificar a visão sudestina do fenômeno do cangaço brasileiro para vcs !!! Ampliar o tema além do gabinete trazendo aspectos culturais e sociais tão importantes. Graças ao apoio do nosso querido visionário Beto Ribeiro e a maravilhosa e impecável equipe da Happy Studios. Muito obrigado a todos que seguem e apoiam essa iniciativa.
Nós é que agradecemos essa brilhante aula. Tive o prazer de conhecer a rota do cangaço a partir de Piranhas AL às margens do rio São Francisco com meu motorhome. Grande abraço.
Há muitos anos fui numa exposição no CCBB no Rio de Janeiro que tinha essas peças bordadas... fiquei de queixo caído quando soubr que os cangaceiros faziam esse trabalho..
@@andreaspengler4517 vá e tenho certeza que vai gostar. Faça o passeio da rota do cangaço, curta a noite no centrinho que é bom demais e visite o museu da cidade. Tome um café na torre e almoce á beira do rio São Francisco.
ปีที่แล้ว +17
O cangaço é um tema amplo demais, vasto demais; vai desde Cabeleira, passando por personagens icônicos como Lucas da Feira, Jesuíno Brilhante, Antônio Silvino, até chegar em Lampião. Foi um tempo de violência, sofrimento e excessos. O ingresso de Maria de Déa no cangaço acabou abrindo as portas para que outras mulheres, meninas, também passassem a viver aquela vida. Maria Bonita mudou, de forma irreversível, os rumos do cangaço. Parabéns pelo seu canal e pelos seus vídeos, amigo. O acompanho já há algum tempo, embora este seja meu primeiro comentário. Sucesso! Um forte abraço!
Moro em Aracaju/Se e a neta de Lampião, Vera Ferreira, mora aqui na cidade. É uma estudiosa do cangaço. O Beto poderia fazer uma entrevista com ela. Tem muitas histórias que muitos não sabem.
Meu bisavô era do cangaços de lampião,minha bisavó vivia contando as histórias de quando o cangaçeiros iriam passar na vila ,eles dormia. No mato todos se escondiam
Beto e Dr. Carlos o xaxado era uma comemoração quando o sertanejo fazia uma casa. Através do xaxado eles batiam a terra do chão da casa. Parabéns pelo documentário. Excelente.
Que raridade dois homens com tanta classe e conteúdo conversando sobre nossa história. Com tanta desinformação por aí essa live é tipo um oasis no deserto. Obrigada!!!
Cheguei a ver as cabeças de Lampião, Maria Bonita e Corisco na Faculdade de Medicina em Salvador. Não era aberto ao público. Que bom que a sensibilidade de vocês trouxe um programa tão bom. Real e instrutivo. Vamos ler e ver os filmes. Parabéns! 😘🙌🙌🙌
O passeio pra Piranhas é incrível! O passeio nos cânions é fascinante, tem o museu com várias peças que pertenciam a Lampião, a vista do rio a partir do mirante é impressionante! Eu não tinha noção da quanto o rio São Francisco é gigante! Só aconselho NÃO ir no verão, eu fui em novembro e peguei 39°C quase desmaiei na rua.
Meu sogro serviu o exército, e na patente de capitão fez parte das volantes que perseguiram os cangaceiros. Contava muitas histórias (tem um pequeno livro que foi doado a parentes e amigos) e uma delas é que namorou Maria Antonieta (irmã de Maria Bonita) com a qual teve um filho João que foi criado por uma tia. Morreu com uma certa idade, mas não cheguei a conhecê-lo.
Meu bisavô contava quando o bando de lampião passou na cidade, ele conta como eles eram cruéis e as pessoas tinham medo, deles e que nenhum homem podia olhar diretamente pra Maria bonita senão morria
Meus avós eram nordestinos, e cresci ouvindo a histórias de lampião, uma história que eu não me esqueço, é que minha tataravó era Comadre de Lampião e quando o bando chegava a cidade se hospedavam na casa da minha tataravó e ela ficava armada de sentinela a noite enquanto o bando dormia para alertá-los caso os mangos ou macacos (polícias) chegassem.
Obrigada por esse tema. Vivo na cidade onde o último grupo de cangaceiros se entregaram. Assisto muito o Cangaço na Literatura. É uma aula da história do meu universo, caatinga. Meus avós viveram o medo e o fascínio do Cangaço. Lembro que eu sempre os vi como heróis. Minha avó tentava me dissuadir desse ponto de vista. No entanto, acho que eu sou o ponto fora da curva. Aos 5 anos de idade já debatia assuntos de adultos. Hoje, aos 54 anos de idade, vivo uma depressão profunda, porém, meus pontos de vista continuam intactos. Fui, sou e, sempre serei a "rebelde sem causa".
Que descrição maravilhosa de uma parte tão significativa da nossa História. Sempre fui fascinada pelo assunto e aprendi demais hoje, graças a vocês. Minha mãe, nascida em Alagoas em 1919 e já casada na ocasião da morte de Lampião e Maria Bonita, contava que foi ver a exposição das cabeças, escondida do meu pai, que não queria que ela ficasse assustada com a barbaridade das imagens. Muito obrigada a vocês pela maravilhosa pesquisa e clareza da descrição. Amooooo!
Meu pai é de Alagoas tem 82 anos, eu amava ouvir as histórias que ele contava do cangaço. Muito obrigada Beto pela live o cangaço faz parte da história do Brasil.
Olá, Beto e Dr Carlos! Meu pai comandava uma das volantes (policiais que perseguiam os cangaceiros) aqui em Sergipe. Cresci em meio a muitas fotos de cabeças de cangaceiros, cartucheira, punhal de prata e cantil pendurados na parede. Sempre aparecia alguém, geralmente professores de História e escritores para conversar com meu pai e material para livros e trabalhos. Sempre achei macabro. Uma energia muito pesada.
Frederico Pernambucano de Mello é uma sumidade nesse tema. Ano passado li o livro dele sobre o Benjamim Abraão. Os livros deles são verdadeiras relíquias da antropologia. O canal Cangaçologia é muito bom também!
Dr Carlos arrasou como contador de histórias. Muita informação, história, e a visão do cangaço de uma forma local, cheio de detalhes. Parabéns dupla maravilhosa Beto e dr Carlos ❤
Que maravilha esse programa!! Amei! Sou do sul criada em família polonesa, moro hoje em fortaleza casada com um cearense! Eu AMO a diversidade do Brasil, uma pena a história do nosso país não ser tão amiuçada por todos. Esse vídeo é de grande valia, façam mais!!
Acompanho a página do Cangaço na literatura,do Robério e é simplesmente espetacular. Eu sabia que assitir está live não iria me decepcionar. Para quem não conhece do assunto, esta live foi uma aula... parabéns!!!! Vc são ótimos e as perguntas no Beto foram ótimas 😉
(comentando do perfil do meu marido 🙊) sou Nordestina, sergipana, mas confesso que hj foi a primeira vez que ouço falar tão bem, sobre essa história, não sou "fã" do cangaço, mas acho muito impressionante a história!! Parabéns pela riqueza de detalhes 😍👏
Beto Ribeiro… “que hombre”! My God! Sou apaixonada! 😊 Brincadeiras a parte, te admiro um tantão! Amo suas lives! Te acho inteligentíssimo, engajadíssimo, etc.. etc… etc.. Sou de Brasília, se não fosse tão distante iria conhecê-lo!😊
Que live maravilhosaaaa! O filme "O Cangaceiro" de Lima Barreto foi filmado na Cidade de Vargem Grande do Sul, Estado de São Paulo. A Casa da Cultura tem documentos, fotos e toda história relacionadas ao filme. Um acervo maravilhoso!
Adorei ver ! Estive no local da morte do Lampião & Maria Bonita. Quando bem pequena vi as cabeças dos 11 mortos em Angicos no museu de Salvador. Minha mãe me levou, sem saber dessa "mostra"...
Oi Beto , sou inscrita do canal a pouco tempo, mas tô fascinada. Sou professora de história e gosto MT deste tema , e como dica a neta de lampião a Vera Ferreira , que é jornalista , é inclusive apareceu estes tempos no Globo repórter, é viva ainda , quem sabe não seria interessante convidar ela para uma live . Fica então a dica . Bjs pra ti e pra Odete
Essa live é uma verdadeira aula da história do cangaço nordestino. Fiquei impressionada com a inteligência do Dr. Carlos, sou apaixonada nesse canal! ❤❤
a Série da Netflix é "BEM VINDOS A VIZINHANÇA", com a Naomi Watts. Eu lembro quando vc disse, indignado, que a casa era gigante e ninguém limpava! Me identifco muito, pq meu apê tem 60m², eu fico um dia sem arrumar, já fica aquela coisa, hahaha
O Carlos exala uma elegância... amo essa dupla, quando não vídeo novo eu vou revendo TODOS! Dra Rosagela tbm, minha melhor amiga praticamente. Beto, tu é um sucesso, parabéns!!
Cresci com a minha mãe, que era Nordestina, a falar do cangaço. Era encantador ouvi-la falar. E o Dr. Carlos sabe bem o que ele está a falar, me remete a minha infância 😍👏🏼👏🏼
Maratonando o canal, me deparo com esse video. Quando a gente pensa que não tem como o Dr. Carlos ficar melhor, ele dá essa aula de história e cultura, que achado foi encontrar o Beto e o Carlos, pra quem ama história. O Dr. Carlos é um patrimônio!
Moro aqui em Sergipe, trabalho com a cultura daqui e vejo o quanto é enraizado essa cultura do cangaço através de danças regionais e cordéis. Fantástica essa força. Sou fã de Carlos Faria, estou deliciando esta análise. Parabéns.
Queridos Dr Carlos e Beto,meus agradecimento por essa aula de história maravilhosa, Carlos seu amor pela história do sertão, é lindo de ver ,de ouvir,Gratidão meninos
Ain gente adoro o Beto, ele é instigante, adorooo todos os seus convidados, penso que é de grande importância sua presença pra todos que te seguem. Gratidão lindezaaaa 🥰
Me apaixonei pela história do cangaco com os vídeos do Roberio com o cagaço na literatura e assistindo vídeos com depoimentos da Cila,uma das últimas mulheres sertanejas que se envolvem com o cangaço
Hoje vim só para comentar e dar like, pois já maratonei todos os vídeos e esqueci de deixar meu registro em alguns. Canal maravilhoso e merece milhões de likes e compartilhamentos. Cada dia mais apaixonada pelo canal, Beto, equipe e lives de terça e quinta. Canal que da voz às vítimas, que muitas vezes não tem esse direito. ❤ Beijos para você Beto, em especial.
Que coffee break lindo! Parabéns pelo capricho e carinho com os convidados. Beto, vc vai crescer muitoooooo e eu estarei aqui assistindo e aplaudindo com todo meu carinho!
Excelente conversa. Como nordestino (sou do RN), fico feliz pelo carinho do Carlos pelo cangaço. Quanto à estrela de Davi, ela realmente tem origem judaica. Há uma presença judaica muito forte no sertão nordestino, principalmente holandeses que ficaram pós invasão holandesa
Excelente ter ouvido esta história com grande riqueza de detalhes. Como psicólogo, o Carlos tem o treino em ser um bom observador sem julgamento. Parabéns!!!
Uma grande explanação sobre um grato tema, e parabéns pelas justas referências. Notadamente à Antônio Amaury, Frederico Pernambucano de Mello e Robério Santos!
@coriolanoize só faltou o canal do grande pesquisador Aderbal Nogueira, q fez entrevistas com boa parte dos cangaceiros remanescentes e possui vários vídeos em seu canal.
Corisco é um raio. Beto Bonito e Carlinhos cheiroso. Adoro! Meu avô paterno foi da volante de Alagoas. Aposentou lá e entrou na Polícia de Pernambuco. Ele já era bem usado. Minha avó materna contava que a mãe de minha avó paterna conviveu com Padre Cícero. E eram coiteiros por medo, pois eram estupradores, ladrões... Então minha bisavó escondia minha avó quando eles estavam na cidade. Eta que Virgulino Ferreira da Silva fez história.
Eu como nordestina gostei muito dá laive vê o nome dá minha cidade falado pôr dois ícones dá sabedoria e inteligentes parabéns!!!!o nome corisco foi dado devido à rapidez com que ele lidava na troca de tiros o corisco aqui no nordeste é dado à uma pedra que cai do céu com muita velocidade que fica enterrada no chão que quando o pessoal encontra quando estão construindo casas
Amo seu canal Beto, a história do cangaço é muito rica! Na cidade de Mossoró RN, todo festa junina tem uma apresentação especial da história do cangaço, e a história de lampião!
Live importantíssima! É um tema que sou viciada junto com os true crimes! Gostei demais da abordagem do dr Carlos que trouxe um olhar respeitoso e apaixonado pelo tema! Parabéns, a todos!! Só aumenta o respeito por esse canal maravilhoso! O canal de Roberio é excelente, um pesquisador dedicado e apaixonado pelo cangaço! ❤👏👏👏
Nasci em Natal, fui criada em SP,estudei, trabalhei, me aposentei e voltei p minha terra, Natal..a cidade do Sol.. Tema importante pro sertão, e p NORDESTINOS...🧡 NATAL
Esse canal é maravilhoso! Tem assunto presente, tem assunto passado, tem cultura, e reúne os melhores profissionais. Parabéns a todos q trabalham pra esse canal existir 👏👏👏
Maravilhosa manifestação de conhecimento da nossa imensa cultura brasileira...ainda tão desconhecida por todos nós.Gratidão pela ousadia de pesquisador apresentada para todos nós sempre presentes neste canal.
Ainda hoje no Brasil temos a linha de trabalho artesanal com couro. Temos grandes nomes como Will Pedrosa, Beto Canto, André Strobel, Mandacaru, dentre outros. É uma arte linda, carteiras e acessórios todos feitos à mão. Vale a pena conferir. Eu faço também, mas como hobby.
Cada live uma brilhante e agradável aula. Tive o prazer de conhecer a rota do cangaço a partir de Piranhas AL com minha casa móvel. A história exala naquele lugar. Abraços hoje de Beberibe CE morando em um motorhome.
Que aula maravilhosa do Dr Carlos. Confesso que não conhecia muito sobre a história do cangaço a não ser o que vemos na mídia. Fiquei encantada com toda a história. Muito obrigada por essa incrível aula de história. ❤🤗🌷😍😍
Estou apaixonada por esse documentário. Parabéns ao Dr. Carlos Faria, que explanação!! Tanto que assisti 2 vezes e vou assistir mais uma vez porque ele é muito eloquente!! Quero entender muito sobre o cangaco. Gostaria imensamente de conhecer e estar naquela geografia de Piranhas. Parabéns por esse canal Beto. Vou ver meus orçamentos para e ser mais um membro. Muito conhecimento. Estou viciada no seu canal. A Odete Roitman deve se sentir muito orgulhosa de você, um professor.
Boa noite Beto Ribeiro e Dr carlos . Que tema lindo hoje eu aprendi muito mais sobre o cangaço . Só tenho agradecer Dr carlos por conta está super história . Abraço do Rio Grande do Sul . 💛💛
Bela entrevista! Mais uma vez, parabéns Beto e Dr Carlos! Gostaria de tomar a liberdade de indicar a quem se interessa, o documentário sobre Dadá, disponível no TH-cam, em que ela mesma conta sua história junto ao bando. Um documentário muito bonito e comovente!
Beto, sempre admirando seu trabalho e dando pitaco. O Dr. Carlos Faria tem razão ao significar "corisco" como fagulha, faísca, mas no Ceará o significado é "visita que chega sem convite e permanece por tempo indeterminado. Ou seja, hóspede indesejado. Acho que as duas formas podem servir para o Corisco do cangaço.
Corisco Beto se dar aqui no nordeste! Como um apelido Diabo louro, muito prazeroso para mim, ouvir essa dulpa maravilhosa, falando do cangaceiro lampião e Maria bonita, mim lembrou a história do meu Pai, meu Pai era paraibano da gema
Uma magnífica aula de História, pelo que pude entender, os cangaceiros foram usados e jogados a marginalidade, vítimas dos governo de Vargas, essa é minha opinião. Reza a lenda, que nordestinos que foram pra segunda guerra, tiravam as baionetas do fuzil e partiam pra cima do inimigo. Nordestinos são moldados com muita coragem. Parabéns adorei. Dadá deu uma entrevista antes de morrer.
Bom dia Beto ,cada vez melhor ,impossivel nao ve-lo todos os dias,sempre tirando minhas duvidas,e nos trazendo novos conhecimentos,e a Odete e uma diva,amo felinos,abraco
Necessária essa live! Desconstrução e informação é importante, entender as culturas regionais e os valores, considero um aulão. Deixo aqui a indicação de um filme de 2017, Entre Irmãs. E para finalizar, sou muito Dr. Carlos, quando vou visitar alguns lugares, volto paramentada ☺️☺️☺️. Obrigada Cheroso e Bonito, vocês são demais!
Que maravilha poder desmitificar a visão sudestina do fenômeno do cangaço brasileiro para vcs !!! Ampliar o tema além do gabinete trazendo aspectos culturais e sociais tão importantes. Graças ao apoio do nosso querido visionário Beto Ribeiro e a maravilhosa e impecável equipe da Happy Studios. Muito obrigado a todos que seguem e apoiam essa iniciativa.
Vc hoje estava muito elegante. Amei seu visual despojado e as sandálias.
Muito charmoso!
Bjs.
Nós é que agradecemos essa brilhante aula. Tive o prazer de conhecer a rota do cangaço a partir de Piranhas AL às margens do rio São Francisco com meu motorhome. Grande abraço.
Há muitos anos fui numa exposição no CCBB no Rio de Janeiro que tinha essas peças bordadas... fiquei de queixo caído quando soubr que os cangaceiros faziam esse trabalho..
Vontade de já visitar Piranhas
@@andreaspengler4517 vá e tenho certeza que vai gostar. Faça o passeio da rota do cangaço, curta a noite no centrinho que é bom demais e visite o museu da cidade. Tome um café na torre e almoce á beira do rio São Francisco.
O cangaço é um tema amplo demais, vasto demais; vai desde Cabeleira, passando por personagens icônicos como Lucas da Feira, Jesuíno Brilhante, Antônio Silvino, até chegar em Lampião. Foi um tempo de violência, sofrimento e excessos. O ingresso de Maria de Déa no cangaço acabou abrindo as portas para que outras mulheres, meninas, também passassem a viver aquela vida. Maria Bonita mudou, de forma irreversível, os rumos do cangaço. Parabéns pelo seu canal e pelos seus vídeos, amigo. O acompanho já há algum tempo, embora este seja meu primeiro comentário. Sucesso! Um forte abraço!
Obrigado pela lembrança aos 1:33:36
Nós que agradecemos o seu trabalho. 🙏🏻
@@BetoRibeiroCrime estou à disposição para um bate papo, sempre estou em Sp e fico perto de teu estúdio.
@@ocangaconaliteratura otimo! Vamos combinar pra vc ir la numa terca com o Carlos. Meu email: betoribeiro.poder@gmail.com
Não vejo a hora desse encontro 🙏👏
Também adoro o Filme Luneta do Tempo,@carlosfaria
Quando a gente acha que o Dr. Carlos já demonstrou todo o seu conhecimento ele vem e te surpreende com uma aula incrível sobre o cangaço.
Aula maravilhosa de Brasil. Excelente trabalho, meus queridos. ❤
Fui ver a minissérie e estou aqui de novo, tem razão amor: Tânia Alves é uma atriz excepcional. 😍
Moro em Aracaju/Se e a neta de Lampião, Vera Ferreira, mora aqui na cidade. É uma estudiosa do cangaço. O Beto poderia fazer uma entrevista com ela. Tem muitas histórias que muitos não sabem.
Up
Só a abertura "eu prefiro atrasar e responder eu mesmo, pq senão não é de vdd" já vale a pena!
❤️❤️
Meu bisavô era do cangaços de lampião,minha bisavó vivia contando as histórias de quando o cangaçeiros iriam passar na vila ,eles dormia. No mato todos se escondiam
Beto e Dr. Carlos o xaxado era uma comemoração quando o sertanejo fazia uma casa. Através do xaxado eles batiam a terra do chão da casa. Parabéns pelo documentário. Excelente.
Que raridade dois homens com tanta classe e conteúdo conversando sobre nossa história. Com tanta desinformação por aí essa live é tipo um oasis no deserto. Obrigada!!!
Cheguei a ver as cabeças de Lampião, Maria Bonita e Corisco na Faculdade de Medicina em Salvador. Não era aberto ao público. Que bom que a sensibilidade de vocês trouxe um programa tão bom. Real e instrutivo. Vamos ler e ver os filmes. Parabéns! 😘🙌🙌🙌
O passeio pra Piranhas é incrível! O passeio nos cânions é fascinante, tem o museu com várias peças que pertenciam a Lampião, a vista do rio a partir do mirante é impressionante! Eu não tinha noção da quanto o rio São Francisco é gigante!
Só aconselho NÃO ir no verão, eu fui em novembro e peguei 39°C quase desmaiei na rua.
Meu sogro serviu o exército, e na patente de capitão fez parte das volantes que perseguiram os cangaceiros.
Contava muitas histórias (tem um pequeno livro que foi doado a parentes e amigos) e uma delas é que namorou Maria Antonieta (irmã de Maria Bonita) com a qual teve um filho João que foi criado por uma tia. Morreu com uma certa idade, mas não cheguei a conhecê-lo.
Esse livro deveria ser lançado. Deve ser uma história muito interessante!
@@vanessahonorato6138 Dei mais valor com esta live. Vou pegar com o ex.
Meu bisavô contava quando o bando de lampião passou na cidade, ele conta como eles eram cruéis e as pessoas tinham medo, deles e que nenhum homem podia olhar diretamente pra Maria bonita senão morria
O cara era um ladrão só isso
Meus bisavós maternos escondiam minha tia avó sempre que o bando chegava na cidade.E ainda tinham que cozinhar para o bando.
Eles eram terríveis, implacáveis.
@@marlidossantosnogueiragome5748 que tristeza tao grande!!! Sinto muito que sua familia teve que passar por isso.
Lampião era um psicopata... Tenho asco só de imaginar a vida das pessoas nessa época
Meus avós eram nordestinos, e cresci ouvindo a histórias de lampião, uma história que eu não me esqueço, é que minha tataravó era Comadre de Lampião e quando o bando chegava a cidade se hospedavam na casa da minha tataravó e ela ficava armada de sentinela a noite enquanto o bando dormia para alertá-los caso os mangos ou macacos (polícias) chegassem.
Obrigada por esse tema. Vivo na cidade onde o último grupo de cangaceiros se entregaram. Assisto muito o Cangaço na Literatura. É uma aula da história do meu universo, caatinga. Meus avós viveram o medo e o fascínio do Cangaço. Lembro que eu sempre os vi como heróis. Minha avó tentava me dissuadir desse ponto de vista. No entanto, acho que eu sou o ponto fora da curva. Aos 5 anos de idade já debatia assuntos de adultos. Hoje, aos 54 anos de idade, vivo uma depressão profunda, porém, meus pontos de vista continuam intactos. Fui, sou e, sempre serei a "rebelde sem causa".
Bando de ladrões , estupradores e assassinos ja mais poderiam ser vistos como heróis - Mídia romantizando assassinos !
Lembro do meu avô contando essas histórias...
Era tão pequena, deu saudade.
Ele tbm via como herói.
Que descrição maravilhosa de uma parte tão significativa da nossa História. Sempre fui fascinada pelo assunto e aprendi demais hoje, graças a vocês. Minha mãe, nascida em Alagoas em 1919 e já casada na ocasião da morte de Lampião e Maria Bonita, contava que foi ver a exposição das cabeças, escondida do meu pai, que não queria que ela ficasse assustada com a barbaridade das imagens. Muito obrigada a vocês pela maravilhosa pesquisa e clareza da descrição. Amooooo!
Meu pai é de Alagoas tem 82 anos, eu amava ouvir as histórias que ele contava do cangaço. Muito obrigada Beto pela live o cangaço faz parte da história do Brasil.
Olá, Beto e Dr Carlos! Meu pai comandava uma das volantes (policiais que perseguiam os cangaceiros) aqui em Sergipe. Cresci em meio a muitas fotos de cabeças de cangaceiros, cartucheira, punhal de prata e cantil pendurados na parede. Sempre aparecia alguém, geralmente professores de História e escritores para conversar com meu pai e material para livros e trabalhos. Sempre achei macabro. Uma energia muito pesada.
Frederico Pernambucano de Mello é uma sumidade nesse tema. Ano passado li o livro dele sobre o Benjamim Abraão. Os livros deles são verdadeiras relíquias da antropologia.
O canal Cangaçologia é muito bom também!
Dr Carlos arrasou como contador de histórias. Muita informação, história, e a visão do cangaço de uma forma local, cheio de detalhes. Parabéns dupla maravilhosa Beto e dr Carlos ❤
Essa live é muito importante! Eu gostaria muito que a mídia atual, não denominem as ações de hoje em dia, como "Novo Cangaço", o contexto é outro.
Que maravilha esse programa!! Amei! Sou do sul criada em família polonesa, moro hoje em fortaleza casada com um cearense! Eu AMO a diversidade do Brasil, uma pena a história do nosso país não ser tão amiuçada por todos. Esse vídeo é de grande valia, façam mais!!
Muito bem
Adorei o Dr Carlos se referir ao Robério santos o canal dele é fantástico pra quem quer conhecer melhor a história do cangaço!
Eu amei a minissérie Lampião e Maria bonita ,atores excelentes Nelson Xavier e Tânia Alves.
Acompanho a página do Cangaço na literatura,do Robério e é simplesmente espetacular. Eu sabia que assitir está live não iria me decepcionar. Para quem não conhece do assunto, esta live foi uma aula... parabéns!!!! Vc são ótimos e as perguntas no Beto foram ótimas 😉
Amei ouvir sou nordestina e nem sabia essa história tão interessante e verdadeira
Sou paranaense casei com um nordestino,aprendo muito com minha sogra que sempre conta coisas sobre Pernambuco,um povo muito hospitaleiro..
(comentando do perfil do meu marido 🙊) sou Nordestina, sergipana, mas confesso que hj foi a primeira vez que ouço falar tão bem, sobre essa história, não sou "fã" do cangaço, mas acho muito impressionante a história!!
Parabéns pela riqueza de detalhes 😍👏
Beto Ribeiro… “que hombre”! My God! Sou apaixonada! 😊
Brincadeiras a parte, te admiro um tantão! Amo suas lives! Te acho inteligentíssimo, engajadíssimo, etc.. etc… etc..
Sou de Brasília, se não fosse tão distante iria conhecê-lo!😊
Que live maravilhosaaaa! O filme "O Cangaceiro" de Lima Barreto foi filmado na Cidade de Vargem Grande do Sul, Estado de São Paulo. A Casa da Cultura tem documentos, fotos e toda história relacionadas ao filme. Um acervo maravilhoso!
Adorei ver ! Estive no local da morte do Lampião & Maria Bonita. Quando bem pequena vi as cabeças dos 11 mortos em Angicos no museu de Salvador. Minha mãe me levou, sem saber dessa "mostra"...
Não sei como o canal ainda não é patrocinado pelo " Veja Multiuso!!!
Adoro o canal!!!
Beto, sua espontaneidade faz o sucesso do canal!!!!♥️♥️♥️
Oi Beto , sou inscrita do canal a pouco tempo, mas tô fascinada. Sou professora de história e gosto MT deste tema , e como dica a neta de lampião a Vera Ferreira , que é jornalista , é inclusive apareceu estes tempos no Globo repórter, é viva ainda , quem sabe não seria interessante convidar ela para uma live . Fica então a dica . Bjs pra ti e pra Odete
Brigadão! 🙏🏻❤️🙏🏻
As histórias verdadeiras do nosso Brasil não podem ser esquecidas nunca pensa tem muita coisa que não foi contada e precisamos de nossos historiadores
Essa live é uma verdadeira aula da história do cangaço nordestino. Fiquei impressionada com a inteligência do Dr. Carlos, sou apaixonada nesse canal! ❤❤
Meu TCC foi sobre o Cangaço. Ótima live e ótimo conteúdo.
a Série da Netflix é "BEM VINDOS A VIZINHANÇA", com a Naomi Watts. Eu lembro quando vc disse, indignado, que a casa era gigante e ninguém limpava! Me identifco muito, pq meu apê tem 60m², eu fico um dia sem arrumar, já fica aquela coisa, hahaha
O Carlos exala uma elegância... amo essa dupla, quando não vídeo novo eu vou revendo TODOS! Dra Rosagela tbm, minha melhor amiga praticamente. Beto, tu é um sucesso, parabéns!!
Eu também
Cresci com a minha mãe, que era Nordestina, a falar do cangaço.
Era encantador ouvi-la falar.
E o Dr. Carlos sabe bem o que ele está a falar, me remete a minha infância 😍👏🏼👏🏼
Maratonando o canal, me deparo com esse video. Quando a gente pensa que não tem como o Dr. Carlos ficar melhor, ele dá essa aula de história e cultura, que achado foi encontrar o Beto e o Carlos, pra quem ama história. O Dr. Carlos é um patrimônio!
Dr. Carlos fala como se estivesse na época do cangaço... muito bom ver a história do lampião...Curisco era muito perigoso.
Live emocionante! Nordestina com muito orgulho!
Esta live é uma aula de História 📚
Moro aqui em Sergipe, trabalho com a cultura daqui e vejo o quanto é enraizado essa cultura do cangaço através de danças regionais e cordéis. Fantástica essa força. Sou fã de Carlos Faria, estou deliciando esta análise. Parabéns.
Queridos Dr Carlos e Beto,meus agradecimento por essa aula de história maravilhosa, Carlos seu amor pela história do sertão, é lindo de ver ,de ouvir,Gratidão meninos
Ain gente adoro o Beto, ele é instigante, adorooo todos os seus convidados, penso que é de grande importância sua presença pra todos que te seguem.
Gratidão lindezaaaa 🥰
Me apaixonei pela história do cangaco com os vídeos do Roberio com o cagaço na literatura e assistindo vídeos com depoimentos da Cila,uma das últimas mulheres sertanejas que se envolvem com o cangaço
Sila mentia valendo,uma das mais mentirosas.
Esse e antigo estou vendo amado Beto e o Dr.
Maravilhoso ver a história do nordeste sendo contada! Amei o chinelo de couro do Carlos! Parabéns, Beto e Carlos! Sempre maravilhosos!
Brasil que produziu Lampião o mesmo que produziu Antônio Conselheiro.
Adorei a live! Que tal fazer uma sobre a guerra de Canudos? Carlos vc é 10! 😙
Seria fantástico ❤️
Adoro esse tema, sigo os canais cangaço na literatura, cangaçologia... ótimo!
Parabéns ao Dr. Carlos de Faria e toda a equipe do Canal do Beto Ribeiro pelo belo resumo da vida no cangaço.
Hoje vim só para comentar e dar like, pois já maratonei todos os vídeos e esqueci de deixar meu registro em alguns.
Canal maravilhoso e merece milhões de likes e compartilhamentos.
Cada dia mais apaixonada pelo canal, Beto, equipe e lives de terça e quinta.
Canal que da voz às vítimas, que muitas vezes não tem esse direito. ❤
Beijos para você Beto, em especial.
Dr. Carlos é o máximo, como é delicioso ouvir essas histórias. Obrigada...Amo os dois!!!
Dr.Carlos com toda maestria sobre o assunto.Muito obrigada aos dois e equipe
Que coffee break lindo! Parabéns pelo capricho e carinho com os convidados. Beto, vc vai crescer muitoooooo e eu estarei aqui assistindo e aplaudindo com todo meu carinho!
Excelente conversa. Como nordestino (sou do RN), fico feliz pelo carinho do Carlos pelo cangaço. Quanto à estrela de Davi, ela realmente tem origem judaica. Há uma presença judaica muito forte no sertão nordestino, principalmente holandeses que ficaram pós invasão holandesa
Carlos e Beto, podiam fazer um episódio sobre Corisco e Dadá. ❤
ERIKA SE ELES FIZEREM O EPISODIO DE CORISCO E DADA EU VOU FICAR MUITO AGRADECIDA AMOOOOO CORISCO E DADA ALIAS AMO TODOS
@@gracavieira3952 tb ficarei feliz!. Eu era criança qdo conheci a Dadá pessoalmente aqui em Salvador no bairro do Barbalho.
Tema interessantíssimo, fica melhorc ainda com as explicações do Carlos! 😍
Te amo, viu???? ❤️
FANTÁSTICO!!!
Excelente ter ouvido esta história com grande riqueza de detalhes. Como psicólogo, o Carlos tem o treino em ser um bom observador sem julgamento. Parabéns!!!
Adorei Beto e Carlos são cultura 😍 traga mais histórias lindas desse nosso Brasil Beto 💕 da
Gente, é muito charme e muita informação! Maravilhosos! Lindos! ❤
Uma grande explanação sobre um grato tema, e parabéns pelas justas referências. Notadamente à Antônio Amaury, Frederico Pernambucano de Mello e Robério Santos!
@coriolanoize só faltou o canal do grande pesquisador Aderbal Nogueira, q fez entrevistas com boa parte dos cangaceiros remanescentes e possui vários vídeos em seu canal.
A apresentação de Carlos me despertou a vontade de fazer essa viajem historico cultural. Muito bom gente"
Corisco é um raio. Beto Bonito e Carlinhos cheiroso. Adoro! Meu avô paterno foi da volante de Alagoas. Aposentou lá e entrou na Polícia de Pernambuco. Ele já era bem usado. Minha avó materna contava que a mãe de minha avó paterna conviveu com Padre Cícero. E eram coiteiros por medo, pois eram estupradores, ladrões... Então minha bisavó escondia minha avó quando eles estavam na cidade. Eta que Virgulino Ferreira da Silva fez história.
Veja não pode faltar! 😂
Ps. Meu canal favorito!
Não consigo acompanhar as lives ao vivo, mas assistir a gravação não deixa nada a desejar.
Eu como nordestina gostei muito dá laive vê o nome dá minha cidade falado pôr dois ícones dá sabedoria e inteligentes parabéns!!!!o nome corisco foi dado devido à rapidez com que ele lidava na troca de tiros o corisco aqui no nordeste é dado à uma pedra que cai do céu com muita velocidade que fica enterrada no chão que quando o pessoal encontra quando estão construindo casas
Amo seu canal Beto, a história do cangaço é muito rica! Na cidade de Mossoró RN, todo festa junina tem uma apresentação especial da história do cangaço, e a história de lampião!
Live importantíssima! É um tema que sou viciada junto com os true crimes! Gostei demais da abordagem do dr Carlos que trouxe um olhar respeitoso e apaixonado pelo tema! Parabéns, a todos!! Só aumenta o respeito por esse canal maravilhoso!
O canal de Roberio é excelente, um pesquisador dedicado e apaixonado pelo cangaço! ❤👏👏👏
Nasci em Natal, fui criada em SP,estudei, trabalhei, me aposentei e voltei p minha terra, Natal..a cidade do Sol..
Tema importante pro sertão, e p NORDESTINOS...🧡 NATAL
Que maravilhooooso! Amo história! Espero que venham mais episódios sobre a história do Brasil 🥰🥰🥰🥰
Esse canal é maravilhoso! Tem assunto presente, tem assunto passado, tem cultura, e reúne os melhores profissionais. Parabéns a todos q trabalham pra esse canal existir 👏👏👏
Dr Carlos,
Parabéns, pelo vasto conhecimento e pela excelente narrativa, mostra o valor que temos a construção da nossa história!
👏👏👏👏👏👏👏
Beto Ribeiro, vc é super competente na forma como analisa, questiona e conduz os comentários. Parabéns!! Amo vc!!❤👏👏👏
Maravilhosa manifestação de conhecimento da nossa imensa cultura brasileira...ainda tão desconhecida por todos nós.Gratidão pela ousadia de pesquisador apresentada para todos nós sempre presentes neste canal.
Ainda hoje no Brasil temos a linha de trabalho artesanal com couro. Temos grandes nomes como Will Pedrosa, Beto Canto, André Strobel, Mandacaru, dentre outros. É uma arte linda, carteiras e acessórios todos feitos à mão. Vale a pena conferir. Eu faço também, mas como hobby.
1:12:00 Virgilio e a grande Durvinha ,esposa de Moreno após a morte de virginio ,vivos até alguns anos atrás,uma história muito rica também
Cada live uma brilhante e agradável aula.
Tive o prazer de conhecer a rota do cangaço a partir de Piranhas AL com minha casa móvel. A história exala naquele lugar. Abraços hoje de Beberibe CE morando em um motorhome.
Que aula maravilhosa do Dr Carlos. Confesso que não conhecia muito sobre a história do cangaço a não ser o que vemos na mídia. Fiquei encantada com toda a história. Muito obrigada por essa incrível aula de história. ❤🤗🌷😍😍
Fenomenalllllll♥️👏🏽👏🏽👏🏽
Esses dois então...Amoooo❤️
Estou apaixonada por esse documentário. Parabéns ao Dr. Carlos Faria, que explanação!! Tanto que assisti 2 vezes e vou assistir mais uma vez porque ele é muito eloquente!! Quero entender muito sobre o cangaco. Gostaria imensamente de conhecer e estar naquela geografia de Piranhas. Parabéns por esse canal Beto. Vou ver meus orçamentos para e ser mais um membro. Muito conhecimento. Estou viciada no seu canal. A Odete Roitman deve se sentir muito orgulhosa de você, um professor.
Beto, assisti o vídeo hoje, dr Carlos arrasou, foi uma aula sensacional, 😘
As maravilhosas aulas de história do Dr Carlos ❤. Vivo procurando e não me canso de ouvir
Boa noite Beto Ribeiro e Dr carlos . Que tema lindo hoje eu aprendi muito mais sobre o cangaço . Só tenho agradecer Dr carlos por conta está super história . Abraço do Rio Grande do Sul . 💛💛
Bela entrevista! Mais uma vez, parabéns Beto e Dr Carlos! Gostaria de tomar a liberdade de indicar a quem se interessa, o documentário sobre Dadá, disponível no TH-cam, em que ela mesma conta sua história junto ao bando. Um documentário muito bonito e comovente!
Tem uma passagem de Lampião, e seu bando, pela cidade de Mossoro/ RN; onde o bando foi recebido à bola pela população mossoroense.
Beto, sempre admirando seu trabalho e dando pitaco. O Dr. Carlos Faria tem razão ao significar "corisco" como fagulha, faísca, mas no Ceará o significado é "visita que chega sem convite e permanece por tempo indeterminado. Ou seja, hóspede indesejado. Acho que as duas formas podem servir para o Corisco do cangaço.
Excelente aula de história, obrigada ❤️
Corisco Beto se dar aqui no nordeste! Como um apelido Diabo louro, muito prazeroso para mim, ouvir essa dulpa maravilhosa, falando do cangaceiro lampião e Maria bonita, mim lembrou a história do meu Pai, meu Pai era paraibano da gema
"Simplesmente explendido ''!!! Obrigada por essa live tão especial! Parabéns!!! Cada dia mais fã deste canal!
Parabéns a todos, principalmente Dr. Carlos, pelo belíssimo acervo, história pura e genuína.
E as "chinelas de couro" do dr. Carlos?!?!!?! Q fashion!!!! Amei!!! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Um dia pesado de trabalho ouvir Beto é música prós ouvidos minha dose diária ❤❤
Uma magnífica aula de História, pelo que pude entender, os cangaceiros foram usados e jogados a marginalidade, vítimas dos governo de Vargas, essa é minha opinião. Reza a lenda, que nordestinos que foram pra segunda guerra, tiravam as baionetas do fuzil e partiam pra cima do inimigo. Nordestinos são moldados com muita coragem. Parabéns adorei. Dadá deu uma entrevista antes de morrer.
Que aula maravilhosa de história do Brasil. Que pessoas incríveis esses dois: Beto e Dr. Carlos. Amoo❤
Bom dia Beto ,cada vez melhor ,impossivel nao ve-lo todos os dias,sempre tirando minhas duvidas,e nos trazendo novos conhecimentos,e a Odete e uma diva,amo felinos,abraco
Necessária essa live! Desconstrução e informação é importante, entender as culturas regionais e os valores, considero um aulão. Deixo aqui a indicação de um filme de 2017, Entre Irmãs. E para finalizar, sou muito Dr. Carlos, quando vou visitar alguns lugares, volto paramentada ☺️☺️☺️. Obrigada Cheroso e Bonito, vocês são demais!
Minha bisavó contava histórias dessa época e como era o Lampião, na época ela era adolescente