Muito obrigada por compartilhar. Minha filha de 5 anos, depois de 2 avaliações neuropsicologicas e um ano de observação teve o diagnóstico me passado dias atrás pelo neurologista. Gratidão e abraços!
Você é um barato! Adoro assistir seus vídeos porque mesmo com alguns "imprevistos técnicos" o conteúdo não perde a qualidade e você consegue explicar de maneira bem didática. Da pra ver o carinho que tem com seu trabalho, e isso é o mais importante sempre. Obrigada por compartilhar um pouco desse conhecimento 🍀
Tive mutismo seletivo durante parte da infância e só soube disto há cerca de 10 anos quando li um artigo sobre isso. Na época sequer falavam disso.Me “curei” sozinha por necessidade. Hoje percebo que o transtorno foi “realocado” em outras áreas. Na época sequer se falava disto.Não concordo com muitas coisas que tenho ouvido. Com a presença de meus pais me sentia muuuuuito pior. O fato de falarem sobre o fato (o mutismo ) me sentia pior . Por experiência própria, sei que quanto mais se fala, pior. Quanto mais ignorarem tal característica, mais à vontade a criança se sente.
Doutor... Obrigada pelo tema !!! Fui pesquisar sobre timidez e acabei descobrindo que minha filha tem Mutismo seletivo... Irei entrar com psicologo e ajudou muito todas estas informações !!! Obrigada
Muito obrigada por compartilhar conhecimentos. Tema bastante importante que precisa ser dialogado com frequência. As escolas precisam estar preparadas e os profissionais também.
Tive um aluno na Sala Recurso, com diagnóstico de Autismo e Mutismo Seletivo que levou 120 dias pra falar comigo. Ele sorria, gargalhada até em algumas atividades, mas so falou no meu ouvido após este tempo
E assim que eles começam a falar, nao force e insista para que continue a falar ao seu ouvido, nao é facil mas a criança vai se sentir mais livre ao o fazer.
VictorSilvaRTV preciso de ajuda. Minha filha entrou na escola ano passado. Ela sempre teve dificuldade na escola. Fazia tudo mas não falava. Sempre achávamos que era timidez. Em casa sempre normal. Saímos agora de férias e tudo foi normal durante o trajeto até chegar na casa dos avós. Ela simplesmente travou a fala. Brinca, gesticula, se diverte mas não fala. Inclusive com a gente. Estou desesperado com medo de voltar pra casa e agora nem com a gente ela falar. Só comecei a pesquisar sobre ajuda nesse caso agora. Estou desesperado.
Eu fiquei muito decepcionado com o Colégio São Judas, sempre senti uma distância grande sobre a questão do mutismo da minha filha com o respaldo do colégio, neste ano de pandemia eles a reprovaram, sem sensibilidade alguma, eu tentei pedir, conversar, argumentar, mas disseram que não podiam fazer nada, pois já tinha passado no conselho, simples assim. Revoltante, nós temos que acompanhar os desafios dos nossos filhos, pois as vezes a própria escola pode ser um obstáculo imenso ao invés de ser um caminho de educação. A falta de sensibilidade nas instituições, e principalmente do ser humano é de se indignar, Só está bom se estiver pagando em dia. Mas respaldo zero. Sua aula é uma luz Dr., Deus abençoe.
Eu super te entendo. Eu sou professora e estou aqui estudando uma forma de ajudar uma aluna minha. A escola faz toda diferença na desenvolvimento da criança. Procure uma escola que apoie e que ajude vocês nessa caminhada.
@@Enzinho3506 essa sua preocupação como professora e como ser humano, transcendem tudo, infelizmente eu perdi a fé nas instituições, ou pelo menos com a experiência que tive... Eu acredito no ser humano, em seres humanos como você, que fazem toda a diferença. Sorte da pequena que tem uma professora tão querida e dedicada, ela não se esquecerá nunca de você.
Tenho um aluno assim, eu dou aulas de inglês, ele nāo fala aqui mas se comunica muito bem com os colegas mesmo nao falando rsrs e nāo tenho problemas ... é um grupo pequeno, mas na escola regular sei que ele também vai muito bem, super inteligente e vai pra publica mesmo... A māe grava ele falando em inglês e me manda... Ja está falando com a psicologa também... Te aconselho a encontrar um lugar que a acolha melhor e investir em coisas que ela tenha interesse, vai ajudar demais no desenvolvimento dela.
Olá. Tenho 45 anos e descobri há dois anos que sofro de mutismo seletivo.Sofri a vida inteira horrores e ainda sofro. Tenho depressão. .síndrome do pânico. ..úlcera curei...mas vivo chorando pq sabem o que tenho mas não entendem...dizem que sou ruim..não gosto da família. ..pq converso com algumas pessoas, e me maltratam me condenam me julgam..sofro ataques de ofensas da família o tempo todo. Eu passei esses anos todos sofrendo MUITO...achei que tinha dupla personalidade. Me condenava. ..me odiava...minha depressão me causou aborto espontâneo pois tremia 24 horas. Já tomei por muito tempo ansiolíticos, mas nunca houve nenhum tratamento sobre o mutismo pois eu mesma desconhecia. Descobri por acaso. ..li o nome do transtorno e quando assisti um documentário me identifiquei. Por causa deste transtorno que até hoje sofro. ..não consegui nenhuma posição no mercado de trabalho. ..o mutismo trava. ..faz nos sentir inúteis. ..incapazes. ..não temos forças, incentivo, coragem para alcançar sonhos metas desejos. Este transtorno destruiu ou me impossibilitou de prosseguir. Ouço muita humilhação da família; mas preciso muito deles e amo demais toda a família. Desde tia primas irmão pai..ficam tirando sarro p os desconhecidos que eu falo por linguagem de sinais...que eu sou estranha. .me humilham para desconhecidos .enfim....nunca tive ajuda só critica. Se sou doente e estou é por causa do mutismo.Deixei de ser mãe por não acreditar na minha capacidade. ..o medo de me comunicar com meu filho (a).Medo o tempo todo. .Medo das pessoas. .ambientes. .quando era pequena precisei dormir na casa da minha vó. ...chorei a noite toda pedindo socorro pra voltar pra casa...onde me sentia bem. Meu pai tentou me colocar no transporte escolar...fui só um dia chorando muito e o motorista falou que não dava pra continuar pq eu assustava as outras crianças.Hoje sem trabalhar. ..sem profissão. ..vergonha de procurar emprego e trabalhar. Minha luta hoje, já que não houve suporte algum para mim. ..quase ninguém conhece ou conhecia sobre o mutismo na minha época ...não conheço nenhum psicólogo nem o meu psiquiatra que saiba sobre isso e tratar ...principalmente agora com 45....pq isso deveria ter sido tratado logo na infância....eu vou buscar ajuda sobre me aposentar. .. sem profissional competente e sem recursos pra isso e ainda família não ajuda. ..quero buscar por isso que é o que posso fazer...sei que existe para depressão mas o mutismo me fez e faz sofrer muito desde sempre me incapacitou no mercado de trabalho. -Existe algum meio que me ajude?
Oi Ana, seu comentário me chamou a atenção, realmente esse assunto não e muito abordado, por isso a discriminação, procure sim um psicologo, vai te ajudar bastante. Se quiser conversar me mende email, fique a vontade so não desista de vc! bjs e muita sorte
Realmente a pouquíssimos estudos relacionados a adultos com mutismo seletivo não tratado na infância, e o prejuízo à qualidade de vida desses indivíduos, tenho 44 anos e apenas 1ano descobri que possuo esse transtorno, os prejuízos e crescimento profissional e pessoal são terríveis , as pessoas não compreende e vem discriminação , é uma doença psiquiatra que jamais deveria ser negligênciada nas escolas e família, porque o indivíduo irá ter uma vida limitadíssima.
@@thomasturbano6885 tenho uma irmã de 19 anos, que desde a infância só conversa com algumas pessoas, uma vez busquei ela na escola é estava toda mijada por vergonha de pedir pra ir ao banheiro, eu andava com ela lembro que tremia, me seguia, minha mãe passou a vida inteira na esperança que ela fosse mudar, e acho que tem até hoje, a adolescência chegou e continuou, conversa apenas com amigos, ou quando se vê obrigada, tipo colega de trabalho, comigo e minha mãe conversa, mas o que convém...trabalha, namora, porém se você um estranho da um bom dia ela não responde...nao conversa com nosso pai, sua esposa, meu padrasto e nem meu namorado, sempre questionei, ela diz meus amigos dizem que sou normal, não converso por que não quero, ela é bem rebelde, as pessoas dizem que é rebeldia, em parte sim, ela não reconhece que tem algo errado! Ou finge pra nós? Já falei que não é errado ter um problema, o errado é não reconhecer! Falaram que é coisa de adolescente, mas sempre foi assim! E agora já é uma adulta, minha mãe passou a mão na cabeça demais é nunca procurou psicólogo de certa forma, o namorado ñ reconhece que tem algo errado...com os amigos paga de descolada, pra minha mãe se ver na rua nem para pra conversar...sou obrigada a ouvir o pessoal falando no meu ouvido ela não gosta de mim, sendo que não conversa com ninguém fora do seu círculo... ela não demonstra um pingo de afeto por mim minha mãe é ninguém!!!! será dupla personalidade também? Nunca na minha vida vi alguém assim. E ela também tem um problema na fala, não consegue falar normalmente.
@@eumesma5872 primeiro passo foi revelar pra todos para que pudessem parar com os deboches.Pra isso sim..resolveu...mas ao mesmo tempo há cobranças..por que? O por que dos mais velhos que não conseguem compreender...tento passar que todos temos defeitos e cada um com o seu...mesmo sabendo que não é defeito do qual fazemos por vontade fazendo parte da personalidade, mas algo que foge do emocional.Estou tendo mais coragem de me defender por qualquer atitude que tenham pra me humilhar pois agora se o fazem, será por consciência deles.Lute por si, não tenha vergonha de dizer ou melhor se expressar sobre o que tem...hoje as pessoas estão mais conscientes quando se deparam com um autista, sabem que não podem discriminar e conosco também deverá ser assim, nada de ataques mas respeito.
Mutismo seletivo acho que eu tive quando era criança e não tive o diagnóstico e nem tratamento mas até hoje não consigo falar a maioria das coisas que eu preciso, cansei de levar bronca no colégio por não perguntar pros professores.
Boa noite, meu Filho está com 3 anos e não fala, na primeira avaliação c a fono a mesma disse q ele é normal,agora com 6 meses após avaliação retornei com a pediatra, e a mesma levantou a suspeita de mutismo seletivo,ele foi encaminhado para psicóloga, psiquiatra e neuro. Assistindo seu vídeo,vi vc falando do meu filho pq ele vomita,tem crise de diarréia que dura dias,e muito ansioso e irritado,e chora muito qndo precisa se separar dos pais por alguns motivos. Seu vídeo é muito construtivo, e me aguçou em buscar mais informações sobre esse distúrbio.. Parabéns 👏👏👏
@@eumesma5872 minha filha foi diagnosticada com MS, e tenho 34 anos mas to começando a me encontrar e perceber que provavelmente eu tbm sofri com esse transtorno
Meu filho é assim, tem 2 anos e 8 meses, ele teve atraso de fala, hoje está falando, parece um papagaio aqui em casa, se solta muito, ele é assim com avós e tios também e só. Pq o restante da família, ele simplesmente fica mudo, não fala, tenho um primo de 4 anos, quando meu filho brinca com ele, ele simplesmente não fala, não se expressar, quando estranhos brinca com ele, fala oi, ele fica todo esquisito, se joga no chão, tem uns comportamentos estranhos, não sei explicar, ele está em investigação de Autismo, tá mais pra não do que pra sim, segundo os terapeutas, ele faz fono e TO, faz acompanhamento com neuropediatra, e foi indicado pra entrar na creche, esperando chamar....
Eu tive alguns traços parecidos na infância quando eu estava no fundamental. Só que era mais, digamos, periódico, tinha os colegas que eu conseguia interagir mais e outros que eu não conseguia conversar quase nada ou ficava meio muda. Não tive atraso na fala, nem problemas cognitivos, nem transtornos de aprendizagem em geral, nem TPS (Transtorno do Processamento Sensorial)- pra mim é tipo incômodo com alguma iluminação (azul) ou com algum ruído mais específico e a minha pele é bem sensível. Como adulta fui diagnosticada com Transtorno de Ansiedade e tenho algumas características da Síndrome de Asperger (tipo fenótipo ampliado, na realidade). Tenho muita facilidade de aprendizagem nas minhas áreas favoritas e faço o estilo nerd/geek/tímida que às vezes desvia um pouco o olhar em uma interação social ou que fala um pouquinho mais baixo em uns momentos (mas geralmente faço muito contato visual).
@@eumesma5872 Melhorei com o tempo, mas às vezes lido com alguns traumas só de lembrar. Fico meio apavorada só de recordar das vezes em que eu era excluída ou xingada 😢😑
Meu filho Lucas tomou um susto com gritos de gol ele tinha 2 anos e meio ele falava contava cantava hoje ele não fala mas nada teve o diagnóstico de autismo pois e hiperativo não tem interesse em nada no momento não está estudando pois duas escolas que eu o matriculei diz que não tem estrutura para ficar com uma criança que não para quieto
Olá Dr. Gostaria que me indicasse livros bons que falam do Mutismo Seletivo. Preciso de mais embasamento teórico para meu TCC. Agradeço a atenção desde ja!
Que horror uma profissional da educação falar dessa maneira! Se ela estava cansada pq atendeu mtos casos estressantes a entendo, mas não concordo q devesse falar assim.. Ela precisaria procurar auxílio psicológico ou alguma atividade para extravasar o estresse e deixar de pensar desta maneira ou de falar mesmo q por instantes (qdo soltamos palavras q não são de fato o q pensamos)
Como neuropsicopedagoga me sinto nada representada nas tuas lives, pois não mencionas nossa contribuição dentro das equipes multidisciplinares. Uma pena.
Boa noite sou fonoaudióloga tenho um paciente com mutismo, após algumas sessões ele já fala comigo, porém gostaria de mais orientações sobre a intervenção fonoaudiológica. Poderia me indicar. Obrigada
Pesquise sobre o transtorno de Escoriação. Fica beliscando a pele e tem a ver com quem já tem outros transtornos como ansiedade, borderline, estriônica ...
Minha filha tem 7 anos , eu estava trabalhando na Secretaria da Pessoa com Deficiência, consegui que ela fosse atendida pela neuro, e consegui encaminhamento pra ela ser atendida pelo Sus, e isso tudo foi quando começou o Codiv -19 aqui no Brasil, agora estamos em quarentena, gostaria de saber se tem alguma coisa que posso ja ir fazendo em casa com ela, já que não podemos agora sair?
É possível o diagnóstico com apenas 2 anos ? Minha filha está com suspeita de mutismo seletivo e ela tem apenas 2 anos. Na escola ela não se expressa, não fala, e não come na escolinha. Não fala nem com os coleginhas.
Para o meu filho é uma tortura ir pra escola, porque lá ele tem que fazer escolhas, mas ele tem medo, a professora diz que ele é incapaz de escolher aonde vai sentar, se ele tiver que escolher.😥😥😥
Acho que você deve escrever em uma Folha a palavra : MUTISMO SELETIVO e , conversar com a professora , pedir para ela da uma pesquisada no assunto , tenho certeza que ela poderá ajudar nesta jornada. Não tenha vergonha de pedir ajuda a professora , a direção da escola , etc......
Muito obrigada por compartilhar. Minha filha de 5 anos, depois de 2 avaliações neuropsicologicas e um ano de observação teve o diagnóstico me passado dias atrás pelo neurologista.
Gratidão e abraços!
Obrigado pelas informações
Muito boa explicação , amei , vi que o video ja tem 7 anos, mas muito bom, obrigada por compartilhar.
Obrigada
Quanta falta o Dr Cley faz para área da saúde e educação . Sou professora e até hoje busco suas orientações.
Descreveu totalmente minha filha! Conteúdo muito esclarecedor!
Você é um barato! Adoro assistir seus vídeos porque mesmo com alguns "imprevistos técnicos" o conteúdo não perde a qualidade e você consegue explicar de maneira bem didática. Da pra ver o carinho que tem com seu trabalho, e isso é o mais importante sempre. Obrigada por compartilhar um pouco desse conhecimento 🍀
Tive mutismo seletivo durante parte da infância e só soube disto há cerca de 10 anos quando li um artigo sobre isso. Na época sequer falavam disso.Me “curei” sozinha por necessidade. Hoje percebo que o transtorno foi “realocado” em outras áreas. Na época sequer se falava disto.Não concordo com muitas coisas que tenho ouvido. Com a presença de meus pais me sentia muuuuuito pior. O fato de falarem sobre o fato (o mutismo ) me sentia pior . Por experiência própria, sei que quanto mais se fala, pior. Quanto mais ignorarem tal característica, mais à vontade a criança se sente.
Muito obrigada Doutor!
Excelente explicação!
Dr, sou mãe do José Vitor do Ceará
Doutor... Obrigada pelo tema !!! Fui pesquisar sobre timidez e acabei descobrindo que minha filha tem Mutismo seletivo... Irei entrar com psicologo e ajudou muito todas estas informações !!! Obrigada
Meu neto estudou em escola publica e não se adaptou foi pra particilar e tMbem não hoje esta com oito anis sem estudar
Muito obrigada por compartilhar conhecimentos. Tema bastante importante que precisa ser dialogado com frequência. As escolas precisam estar preparadas e os profissionais também.
Meu filho tem o mesmo problema foi muito esclarecedor, já iniciamos o suporte de uma psicóloga.
Tive um aluno na Sala Recurso, com diagnóstico de Autismo e Mutismo Seletivo que levou 120 dias pra falar comigo. Ele sorria, gargalhada até em algumas atividades, mas so falou no meu ouvido após este tempo
E assim que eles começam a falar, nao force e insista para que continue a falar ao seu ouvido, nao é facil mas a criança vai se sentir mais livre ao o fazer.
VictorSilvaRTV preciso de ajuda. Minha filha entrou na escola ano passado. Ela sempre teve dificuldade na escola. Fazia tudo mas não falava. Sempre achávamos que era timidez. Em casa sempre normal. Saímos agora de férias e tudo foi normal durante o trajeto até chegar na casa dos avós. Ela simplesmente travou a fala. Brinca, gesticula, se diverte mas não fala. Inclusive com a gente. Estou desesperado com medo de voltar pra casa e agora nem com a gente ela falar. Só comecei a pesquisar sobre ajuda nesse caso agora. Estou desesperado.
@@MrMATIASILVA olá como foi o processo ? ela já está utilizando a fala novamente?
Parabéns conteúdo ótimo.Enquanto pedagoga é de suma importância agregar novos conhecimentos.
Eu fiquei muito decepcionado com o Colégio São Judas, sempre senti uma distância grande sobre a questão do mutismo da minha filha com o respaldo do colégio, neste ano de pandemia eles a reprovaram, sem sensibilidade alguma, eu tentei pedir, conversar, argumentar, mas disseram que não podiam fazer nada, pois já tinha passado no conselho, simples assim. Revoltante, nós temos que acompanhar os desafios dos nossos filhos, pois as vezes a própria escola pode ser um obstáculo imenso ao invés de ser um caminho de educação. A falta de sensibilidade nas instituições, e principalmente do ser humano é de se indignar, Só está bom se estiver pagando em dia. Mas respaldo zero. Sua aula é uma luz Dr., Deus abençoe.
Eu super te entendo. Eu sou professora e estou aqui estudando uma forma de ajudar uma aluna minha. A escola faz toda diferença na desenvolvimento da criança. Procure uma escola que apoie e que ajude vocês nessa caminhada.
@@Enzinho3506 essa sua preocupação como professora e como ser humano, transcendem tudo, infelizmente eu perdi a fé nas instituições, ou pelo menos com a experiência que tive... Eu acredito no ser humano, em seres humanos como você, que fazem toda a diferença. Sorte da pequena que tem uma professora tão querida e dedicada, ela não se esquecerá nunca de você.
Tenho um aluno assim, eu dou aulas de inglês, ele nāo fala aqui mas se comunica muito bem com os colegas mesmo nao falando rsrs e nāo tenho problemas ... é um grupo pequeno, mas na escola regular sei que ele também vai muito bem, super inteligente e vai pra publica mesmo... A māe grava ele falando em inglês e me manda... Ja está falando com a psicologa também... Te aconselho a encontrar um lugar que a acolha melhor e investir em coisas que ela tenha interesse, vai ajudar demais no desenvolvimento dela.
Olá. Tenho 45 anos e descobri há dois anos que sofro de mutismo seletivo.Sofri a vida inteira horrores e ainda sofro. Tenho depressão. .síndrome do pânico. ..úlcera curei...mas vivo
chorando pq sabem o que tenho mas não entendem...dizem que sou ruim..não gosto da família. ..pq converso com algumas pessoas, e me maltratam me condenam me julgam..sofro ataques de ofensas da família o tempo todo. Eu passei esses anos todos sofrendo MUITO...achei que tinha dupla personalidade. Me condenava. ..me odiava...minha depressão me causou aborto espontâneo pois tremia 24 horas. Já tomei por muito tempo ansiolíticos, mas nunca houve nenhum tratamento sobre o mutismo pois eu mesma desconhecia. Descobri por acaso. ..li o nome do transtorno e quando assisti um documentário me identifiquei. Por causa deste transtorno que até hoje sofro. ..não consegui nenhuma posição no mercado de trabalho. ..o mutismo trava. ..faz nos sentir inúteis. ..incapazes. ..não temos forças, incentivo, coragem para alcançar sonhos metas desejos. Este transtorno destruiu ou me impossibilitou de prosseguir. Ouço muita humilhação da família; mas preciso muito deles e amo demais toda a família. Desde tia primas irmão pai..ficam tirando sarro p os desconhecidos que eu falo por linguagem de sinais...que eu sou estranha. .me humilham para desconhecidos .enfim....nunca tive ajuda só critica. Se sou doente e estou é por causa do mutismo.Deixei de ser mãe por não acreditar na minha capacidade. ..o medo de me comunicar com meu filho (a).Medo o tempo todo. .Medo das pessoas. .ambientes. .quando era pequena precisei dormir na casa da minha vó. ...chorei a noite toda pedindo socorro pra voltar pra casa...onde me sentia bem. Meu pai tentou me colocar no transporte escolar...fui só um dia chorando muito e o motorista falou que não dava pra continuar pq eu assustava as outras crianças.Hoje sem trabalhar. ..sem profissão. ..vergonha de procurar emprego e trabalhar. Minha luta hoje, já que não houve suporte algum para mim. ..quase ninguém conhece ou conhecia sobre o mutismo na minha época ...não conheço nenhum psicólogo nem o meu psiquiatra que saiba sobre isso e tratar ...principalmente agora com 45....pq isso deveria ter sido tratado logo na infância....eu vou buscar ajuda sobre me aposentar. .. sem profissional competente e sem recursos pra isso e ainda família não ajuda. ..quero buscar por isso que é o que posso fazer...sei que existe para depressão mas o mutismo me fez e faz sofrer muito desde sempre me incapacitou no mercado de trabalho. -Existe algum meio que me ajude?
Oi Ana, seu comentário me chamou a atenção, realmente esse assunto não e muito abordado, por isso a discriminação, procure sim um psicologo, vai te ajudar bastante. Se quiser conversar me mende email, fique a vontade so não desista de vc! bjs e muita sorte
Realmente a pouquíssimos estudos relacionados a adultos com mutismo seletivo não tratado na infância, e o prejuízo à qualidade de vida desses indivíduos, tenho 44 anos e apenas 1ano descobri que possuo esse transtorno, os prejuízos e crescimento profissional e pessoal são terríveis , as pessoas não compreende e vem discriminação , é uma doença psiquiatra que jamais deveria ser negligênciada nas escolas e família, porque o indivíduo irá ter uma vida limitadíssima.
@@thomasturbano6885 tenho uma irmã de 19 anos, que desde a infância só conversa com algumas pessoas, uma vez busquei ela na escola é estava toda mijada por vergonha de pedir pra ir ao banheiro, eu andava com ela lembro que tremia, me seguia, minha mãe passou a vida inteira na esperança que ela fosse mudar, e acho que tem até hoje, a adolescência chegou e continuou, conversa apenas com amigos, ou quando se vê obrigada, tipo colega de trabalho, comigo e minha mãe conversa, mas o que convém...trabalha, namora, porém se você um estranho da um bom dia ela não responde...nao conversa com nosso pai, sua esposa, meu padrasto e nem meu namorado, sempre questionei, ela diz meus amigos dizem que sou normal, não converso por que não quero, ela é bem rebelde, as pessoas dizem que é rebeldia, em parte sim, ela não reconhece que tem algo errado! Ou finge pra nós? Já falei que não é errado ter um problema, o errado é não reconhecer! Falaram que é coisa de adolescente, mas sempre foi assim! E agora já é uma adulta, minha mãe passou a mão na cabeça demais é nunca procurou psicólogo de certa forma, o namorado ñ reconhece que tem algo errado...com os amigos paga de descolada, pra minha mãe se ver na rua nem para pra conversar...sou obrigada a ouvir o pessoal falando no meu ouvido ela não gosta de mim, sendo que não conversa com ninguém fora do seu círculo... ela não demonstra um pingo de afeto por mim minha mãe é ninguém!!!! será dupla personalidade também? Nunca na minha vida vi alguém assim.
E ela também tem um problema na fala, não consegue falar normalmente.
Vcs melhoraram? Tenho 38 anos e acabei de descobrir
@@eumesma5872 primeiro passo foi revelar pra todos para que pudessem parar com os deboches.Pra isso sim..resolveu...mas ao mesmo tempo há cobranças..por que? O por que dos mais velhos que não conseguem compreender...tento passar que todos temos defeitos e cada um com o seu...mesmo sabendo que não é defeito do qual fazemos por vontade fazendo parte da personalidade, mas algo que foge do emocional.Estou tendo mais coragem de me defender por qualquer atitude que tenham pra me humilhar pois agora se o fazem, será por consciência deles.Lute por si, não tenha vergonha de dizer ou melhor se expressar sobre o que tem...hoje as pessoas estão mais conscientes quando se deparam com um autista, sabem que não podem discriminar e conosco também deverá ser assim, nada de ataques mas respeito.
Mutismo seletivo acho que eu tive quando era criança e não tive o diagnóstico e nem tratamento mas até hoje não consigo falar a maioria das coisas que eu preciso, cansei de levar bronca no colégio por não perguntar pros professores.
Vc melhorou? Tenho 38 anos e acabei de descobrir
@@eumesma5872 melhorei na marra mas as vezes da umas coisas que eu meio que travo e não consigo nem marcar consulta ou falar com garçom
@@fhys123 Como vc descobriu? Tenho 13 e acho q posso ter mutismo seletivo, mas não tenho certeza e morro de medo de contar pros meus pais
@@eumesma5872 mascarei
@@ellenrayane2549 não descobri mas alguma coisa eu tenho, só que médico de plano de saúde não está pronto pra essa conversa
Excelente vídeo! Contribuiu muito! Pouco se fala sobre esse transtorno. Show 👏👏👏
Doutor meu filho tem 11 anos , não conversa na escola , o que posso fazer para ajudar ele , onde moro não tem muitos profissionais para ajudar.
Muito bom! Sou estudante de fono e me ajudou muito!
Boa noite, meu Filho está com 3 anos e não fala, na primeira avaliação c a fono a mesma disse q ele é normal,agora com 6 meses após avaliação retornei com a pediatra, e a mesma levantou a suspeita de mutismo seletivo,ele foi encaminhado para psicóloga, psiquiatra e neuro.
Assistindo seu vídeo,vi vc falando do meu filho pq ele vomita,tem crise de diarréia que dura dias,e muito ansioso e irritado,e chora muito qndo precisa se separar dos pais por alguns motivos.
Seu vídeo é muito construtivo, e me aguçou em buscar mais informações sobre esse distúrbio..
Parabéns 👏👏👏
Qual o Cid do Mutismo seletivo?
Cansei das humilhações. ..do sofrimento e não consigo mudar.
Vc melhorou? Tenho 38 anos e acabei de descobrir
@@eumesma5872 minha filha foi diagnosticada com MS, e tenho 34 anos mas to começando a me encontrar e perceber que provavelmente eu tbm sofri com esse transtorno
Gratidão, adorei, vou fazer os 7 passos!
Meu filho é assim, tem 2 anos e 8 meses, ele teve atraso de fala, hoje está falando, parece um papagaio aqui em casa, se solta muito, ele é assim com avós e tios também e só. Pq o restante da família, ele simplesmente fica mudo, não fala, tenho um primo de 4 anos, quando meu filho brinca com ele, ele simplesmente não fala, não se expressar, quando estranhos brinca com ele, fala oi, ele fica todo esquisito, se joga no chão, tem uns comportamentos estranhos, não sei explicar, ele está em investigação de Autismo, tá mais pra não do que pra sim, segundo os terapeutas, ele faz fono e TO, faz acompanhamento com neuropediatra, e foi indicado pra entrar na creche, esperando chamar....
Ótimas informações. Obrigada por compartilhar!
Meu filho ficou assim agora...a partir dos 10 aos 11 anos... antes não era assim... Estou muito preocupada... 😥
Estou aprendendo cada vez mais com vcs.
Eu tive alguns traços parecidos na infância quando eu estava no fundamental. Só que era mais, digamos, periódico, tinha os colegas que eu conseguia interagir mais e outros que eu não conseguia conversar quase nada ou ficava meio muda. Não tive atraso na fala, nem problemas cognitivos, nem transtornos de aprendizagem em geral, nem TPS (Transtorno do Processamento Sensorial)- pra mim é tipo incômodo com alguma iluminação (azul) ou com algum ruído mais específico e a minha pele é bem sensível. Como adulta fui diagnosticada com Transtorno de Ansiedade e tenho algumas características da Síndrome de Asperger (tipo fenótipo ampliado, na realidade). Tenho muita facilidade de aprendizagem nas minhas áreas favoritas e faço o estilo nerd/geek/tímida que às vezes desvia um pouco o olhar em uma interação social ou que fala um pouquinho mais baixo em uns momentos (mas geralmente faço muito contato visual).
Vc melhorou? Tenho 38 anos e acabei de descobrir
@@eumesma5872 Melhorei com o tempo, mas às vezes lido com alguns traumas só de lembrar. Fico meio apavorada só de recordar das vezes em que eu era excluída ou xingada 😢😑
Meu filho Lucas tomou um susto com gritos de gol ele tinha 2 anos e meio ele falava contava cantava hoje ele não fala mas nada teve o diagnóstico de autismo pois e hiperativo não tem interesse em nada no momento não está estudando pois duas escolas que eu o matriculei diz que não tem estrutura para ficar com uma criança que não para quieto
O mutismo pode acompanhar ou gerar outras dificuldade na vida adulta?
Olá Dr.
Gostaria que me indicasse livros bons que falam do Mutismo Seletivo. Preciso de mais embasamento teórico para meu TCC.
Agradeço a atenção desde ja!
muito bom.
A crianca com diagnostico do mutismo seleciona a alimentacao?
Tem uma livre aqui no TH-cam da Dra. Elisa, que uma psicóloga israelense diz q pode ter. Acabei de ver a live, acho q mutismo brasil o nome do canal
Sim , algumas apresentam transtorno alimentar seletivo .
por várias vezes ouvi a diretora da escola em que minha filha frequentava que não suportava a presença dos pais ....tirei.a de lá!
Que horror uma profissional da educação falar dessa maneira! Se ela estava cansada pq atendeu mtos casos estressantes a entendo, mas não concordo q devesse falar assim.. Ela precisaria procurar auxílio psicológico ou alguma atividade para extravasar o estresse e deixar de pensar desta maneira ou de falar mesmo q por instantes (qdo soltamos palavras q não são de fato o q pensamos)
Se a criança não coloca obstáculos para ir a escola,mas não fala nada.. É TBM mutismo seletivo?
Muito bom. Excelente.
Òtimo video, adorei ficou muito claro o que é mutismo seletivo.
❤
Excelente explanação!!
Como neuropsicopedagoga me sinto nada representada nas tuas lives, pois não mencionas nossa contribuição dentro das equipes multidisciplinares. Uma pena.
Boa noite sou fonoaudióloga tenho um paciente com mutismo, após algumas sessões ele já fala comigo, porém gostaria de mais orientações sobre a intervenção fonoaudiológica. Poderia me indicar. Obrigada
pessoas com mutismo seletivo pode cometer autolesão? exemplo: picar a pele
Lene Costa TB queria saber disso minha filha faz isso
A ansiedade gera a auto mutilação.
Pesquise sobre o transtorno de Escoriação. Fica beliscando a pele e tem a ver com quem já tem outros transtornos como ansiedade, borderline, estriônica ...
Minha filha tem 7 anos , eu estava trabalhando na Secretaria da Pessoa com Deficiência, consegui que ela fosse atendida pela neuro, e consegui encaminhamento pra ela ser atendida pelo Sus, e isso tudo foi quando começou o Codiv -19 aqui no Brasil, agora estamos em quarentena, gostaria de saber se tem alguma coisa que posso ja ir fazendo em casa com ela, já que não podemos agora sair?
Meu neto tem 1ano e 11 mas parou de falar e não escuta direito o q pode ser
É possível o diagnóstico com apenas 2 anos ?
Minha filha está com suspeita de mutismo seletivo e ela tem apenas 2 anos. Na escola ela não se expressa, não fala, e não come na escolinha. Não fala nem com os coleginhas.
Olá, sua filha melhorou, estou passando por isso
Dr. Qual o motivo que o mutismo seletivo ocorre?
É um transtorno de ansiedade
conteúdo ótimo, porém requer muita humildade para o ser humano em reavaliar sua maneira em ver a si e o outro. Primeiro é uma reeducação. Parabéns.
Adorei o vídeo sobre Mutismo Seletivo. Gostaria de saber se esportes ajudam a melhorar os sintomas?
Segundo a psicóloga da minha filha, sim!
Para o meu filho é uma tortura ir pra escola, porque lá ele tem que fazer escolhas, mas ele tem medo, a professora diz que ele é incapaz de escolher aonde vai sentar, se ele tiver que escolher.😥😥😥
Acho que você deve escrever em uma Folha a palavra : MUTISMO SELETIVO e , conversar com a professora , pedir para ela da uma pesquisada no assunto , tenho certeza que ela poderá ajudar nesta jornada.
Não tenha vergonha de pedir ajuda a professora , a direção da escola , etc......
Muito bom...