Ao meu ver, falta a participação da família. Quando eu fui para escola em 1974, eu e minha mãe passamos por momentos constrangedores. Logo no começo das aulas a professora mandou chamar a minha mãe através de um bilhete no caderno. Minha mãe antes de ir atender o chamado da professora começo a me questionar se eu havia feito algo de errado, é claro que a resposta foi: mas mãe eu não fiz nada! No dia seguinte a minha mãe foi ao encontro da professora e chegando lá recebeu uma queixa de que eu dormia durante a aula e ficava desenhando em vez de prestar atenção na aula. Saindo da escola e chegando em casa, eu recebi uma bronca da minha mãe ao qual eu respondi: mas mãe, tudo que ele ensina eu já sei, pois a minha mãe já nos mandou (06 filhos) para escola sabendo, ler, escrever e fazendo as quatro operações básicas da matemática. Mesmo assim isso não foi o suficiente para escapara da bronca e passar a dormir mais cedo. Quando veio a época dos testes, logo após, a professora mandou outro recado para minha mãe dentro do caderno. Lá fui eu ganhar outra bronca da minha mãe, só que dessa vez eu não estava mais dormindo dentro da sala de aula, apesar de não continuar a prestar atenção. Chegando na escola a minha professora mostrou surpresa, por que apesar de não mostrar interesse algum nas aulas eu tirei nota A, nesse momento a professora perguntou: como pode? Então minha mãe disse: que em casa ela ensinou a ler a escrever e as quatro operações básicas da matemática. Bom, ai foi a vez da minha mãe levar uma bronca da minha professora, pois a minha mãe na sua ignorância não sabia que nesse caso eu poderia ter feito um teste e ter entrado direto no 2º ano em vez do 1º ano. Ou seja eu deveria ter entrando no 2º ano escolar e não no 1º ano onde estavam as crianças da alfabetização. Hoje não eu vejo os meus netos chegarem da escola e não pegarem em um caderno, fazer o exercício que foi passado para casa, vejo-os perderem horas em frente a TV ou celular jogando. Como é que se aprende assim? Dormir cedo é uma prerrogativa para estar com a mente descansada, minha mãe depois da primeira bronca passou a me colocar para dormir as 19:00hs, meu neto costuma ir dormir as 23h, 24hs, ou seja quando os seus pais vão dormir, é claro que o desempenho dele na escola é ruim, deita entre 23h e 24h, acorda as 6h para ir para escola, que rendimento ele pode ter? Não estuda em casa, não lê uma revista em quadrinhos, que diga-se de passagem é divertido e ajuda a desenvolver a leitura de quem está aprendendo a ler. A culpa é da escola? É do processo educacional? Não, a culpa é da minha filha e do meu genro.
9 ปีที่แล้ว +7
Se existisse um documentário desse em todas as escolas do Brasil, teríamos métodos alternativos. PERFEITO!!
A graduação de licenciatura em Pedagogia na UNIVESP proporciona um conteúdo que no meu ponto de vista é muito bom; capaz de estimular e desenvolver diretrizes para as práticas pedagógicas, socioeducacionais e socioculturais emancipatória. Desejo que os estudantes do curso de pedagogia conciliem a teoria com a prática, se apropriando dos avanços emancipatórios que são compartilhados. A mudanças são promovidas pelas nossas ações baseadas no conhecimento adquirido, e a força motriz da criatividade atrelada a ousadia pode ser a virada da chave. Seguimos com esse desafio de não reproduzirmos o que tanto nos queixamos, o mais do mesmo no ambiente escolar.
Eu concordo com o Professor. Aprendemos muito com os alunos. Profissão maravilhosa. A Educação do nosso país não está pior, porque temos verdadeiros batalhadores, mestres que procuram cada vez mais a excelência.
Formam-se teorias e justificativas para as dificuldades na aprendizagem, coloca-se a culpa ora nos alunos, ora nos pais e ora os professores, mas o real motivo está no sistema: salas de aula super lotadas. Pensem! Pensar é grátis!!!!!
Discordo ! a melhoria seria como ? Um professor por aluno ? Fala sério problema ta em casa, sem incentivo, crianças sempre com benefícios em mãos, não apanham mais, estudo não é valorizado como antigamente. Celulares com menos de 4 anos de idade em mãos quer estudo como ?
Quando se fala em educação muitos argumentam, mas poucos compreendem porque todos se acham sabedores do assunto.Acontece que para uma criança aprender MUITOS elementos estão envolvidos e isso desde que a criança é um bebê. É preciso muito estímulo nos três primeiros anos de vida .A apropriação da linguagem é de fundamental importância, se a criança é estimulada,irá falar bastante ,já no momento da aprendizagem da leitura e da escrita ela não terá dificuldades.A realidade de muitos alunos é a ausência dos "pais", adultos que ficam só no celular e não dão atenção, não vêem os adultos próximos lendo, a criança aprende pelo exemplo. Qual adulto que dá um livro de presente ou que lê uma história hoje em dia? É preciso sim a família se envolver nesse processo e aqui eu me refiro às crianças que não possuem dificuldades maiores. Sou professora há mais de 30 anos.
Temos problemas de todos os lados: base educacional ruim e um preparo dos professores pior ainda. A faculdade não prepara como lidar com tais problemas, assim como na hora da prática, nunca sabemos como agir. Serão os anos de experiência (ou não) que poderão ajudar aos professores como lidar com alunos com dificuldades. Deveria haver um espaço para que cada aluno identificado com problemas de aprendizagem pudessem ter acompanhamento adequado. Além do mais, as turmas deveriam ser reduzidas.
Estudei em escola pública e particular.. Muitas vezes na escola pública eles não ensinavam direito, passavam exercicios fáceis e repetitivos. Uns mandavam um aluno passar o dever no quadro e só voltava pra corrigir o exercício.. Sem dar nenhuma explicação. É complicado pra todo lado.
Todas as crianças tem capacidade de aprender, mas o modelo de aprendizagem de cada uma delas difere. A meu ver a maior dificuldade da escola é lidar com a questão heterogënia. Na verdade, as aulas não tem encantado os alunos. Alunos que vão pra escola sem motivação não encontram motivação na própria escola e muitos que vão motivados, se desmotivam. É desafiador ser educador nesse país.
Verdade, tem Colégios, *não generalizando* não está nem aí para incentivar, vi isso no Colégio particular, eles largam pra lá, já nos anos iniciais, minha experiência. 😢
Pois é! Quando o assunto é aprendizagem, o que percebemos é muita discussão, muita opinião, muita suposição em torno de uma única personagem ou de um único fator, esquecendo-se assim, na maioria das vezes, o contexto, a visualização de todo o sistema no qual o primeiro elemento que deve ser analisado é justamente o analisador. Ou seja, em qual posição se encontra o "eu" analisador, o que de fato "eu" represento dentro da análise; qual a competência do "eu" no processo ensino-aprendizagem?
A parte que a professora fica falando.Corcovado , corcovado, ponto turístico.Faltou uma imagem ali as crianças estavam curiosas.Ela devia ter mostrado uma figura, um vídeo, fotos , trabalho de desenho com escrita.Ter contextualizado.Ter dado significado. Por isso as crianças preferem os """x-box""" da vida...o Google ,,,
*É multifatorial *...A *violência* na escola, o buylling, tem criança que vem de lar estruturados mas se houver violência, principalmente em anos iniciais desestrutura a criança.
a vezes são os professores que não sabem nem o que está fazendo na escola, eles teriam que explicar antes aos alunos a importância dos estudos, e o que eles podem fazer depois se estudarem dedicadamente ao longo da vida. eu expliquei para o meu filho a realidade da vida, tem que estudadar para conseguir mais tarde trabalhar em uma boa empresa, abrir uma empesa aos 35,40 anos se conseguir antes melhor, e se casar cuidar da familia muito bem, até sobre previdência eu já falei com ele, os pais é que devem orientar e não ficar só cobrando, isto é irritante e não se prática hoje em dia, essas crianças da geração y,z são inteligentes, mas tem que saber lidar com elas. e nada de tirar o computador delas, é como se tirasse a base de tudo.
Super interessante essa matéria mais o que chama mais a atenção é que boa parte dos professores não mais motivação nenhuma, fazem da vida de professor um emprego como outro qualquer, Na minha época professores eram disciplinadores e ajudadores, claro não estou me referindo a todos os professores mais infelizmente a boa parte, isso tudo também o governo tem parcelas de culpa em fim.
Enquanto os professores que vivem a realidade da educação brasileira comentam suas dificuldades; técnicas educacionais que nunca pegaram turmas de uma escola pública por exemplo, culpam os professores buscando manterem seus cargos DAS nas secretarias de educação.
minha filha tem 10 anos esta com dificuldade de aprender a ler eu mesmo fui procurar ajuda porque nem um professor veio falar p mim isso me deixou muito triste ela vai ter aconpanhamento com fono individual mais psicopedagoga
A família coloca a culpa nos professores que por sua vez coloca a culpa no sistema, nas salas lotadas, o coordenador e diretor coloca a culpa no estado ou governo alegando que falta estrutura na escola, o professor vem com o discurso que falta a família educar e que na escola só se ensina a ler e escrever e o Obrigada se aprende em casa, um joga a responsabilidade para o outro.. E como fica esse aluno? Fica no prejuízo. Quando vamos entender que falta de limites e dificuldades de aprendizagem são coisas distintas?
O professor independente do caos que se formou na educação, tem que continuar fazendo seu papel bem feito, porque um erro não se justifica com outro erro, só escuto reclamação atribuída aos pais dizendo que eles devem ensinar também seus filhos , mas não são todos que tem instrução, isso é péssimo porque quando um aluno não consegue acompanhar vai ver o coleguinha ganhando toda a atenção do professor, porque o professor na maioria não tem paciência com quem não sabe, a criança nesse caso se sente excluída. Meus filhos estudam em colégio do estado, é aqui não é cidade pequena, mesmo assim colaboramos com dinheiro pra tudo, limpeza na caixa d'água, merenda escolar, casinha pras crianças brincar no parquinho... um absurdo isso. E ainda temos que escutar professor orientando a contratar uma pedagoga pra auxiliar no ensino do nosso filho? Se tivesse condições de pagar pedagoga colocava numa escola particular e parava de dar dinheiro pra manutenção da escola estadual.
a famila nao tem nada ver, o mau trabalho na base e que vai dificutar a aprendizagem. a arte e o primeiro passo e assim que o ser humano ira reconhecer a escrita e a matematica.
Ao meu ver, falta a participação da família.
Quando eu fui para escola em 1974, eu e minha mãe passamos por momentos constrangedores.
Logo no começo das aulas a professora mandou chamar a minha mãe através de um bilhete no caderno.
Minha mãe antes de ir atender o chamado da professora começo a me questionar se eu havia feito algo de errado, é claro que a resposta foi: mas mãe eu não fiz nada!
No dia seguinte a minha mãe foi ao encontro da professora e chegando lá recebeu uma queixa de que eu dormia durante a aula e ficava desenhando em vez de prestar atenção na aula.
Saindo da escola e chegando em casa, eu recebi uma bronca da minha mãe ao qual eu respondi: mas mãe, tudo que ele ensina eu já sei, pois a minha mãe já nos mandou (06 filhos) para escola sabendo, ler, escrever e fazendo as quatro operações básicas da matemática.
Mesmo assim isso não foi o suficiente para escapara da bronca e passar a dormir mais cedo.
Quando veio a época dos testes, logo após, a professora mandou outro recado para minha mãe dentro do caderno.
Lá fui eu ganhar outra bronca da minha mãe, só que dessa vez eu não estava mais dormindo dentro da sala de aula, apesar de não continuar a prestar atenção.
Chegando na escola a minha professora mostrou surpresa, por que apesar de não mostrar interesse algum nas aulas eu tirei nota A, nesse momento a professora perguntou: como pode?
Então minha mãe disse: que em casa ela ensinou a ler a escrever e as quatro operações básicas da matemática.
Bom, ai foi a vez da minha mãe levar uma bronca da minha professora, pois a minha mãe na sua ignorância não sabia que nesse caso eu poderia ter feito um teste e ter entrado direto no 2º ano em vez do 1º ano.
Ou seja eu deveria ter entrando no 2º ano escolar e não no 1º ano onde estavam as crianças da alfabetização.
Hoje não eu vejo os meus netos chegarem da escola e não pegarem em um caderno, fazer o exercício que foi passado para casa, vejo-os perderem horas em frente a TV ou celular jogando.
Como é que se aprende assim?
Dormir cedo é uma prerrogativa para estar com a mente descansada, minha mãe depois da primeira bronca passou a me colocar para dormir as 19:00hs, meu neto costuma ir dormir as 23h, 24hs, ou seja quando os seus pais vão dormir, é claro que o desempenho dele na escola é ruim, deita entre 23h e 24h, acorda as 6h para ir para escola, que rendimento ele pode ter?
Não estuda em casa, não lê uma revista em quadrinhos, que diga-se de passagem é divertido e ajuda a desenvolver a leitura de quem está aprendendo a ler.
A culpa é da escola? É do processo educacional? Não, a culpa é da minha filha e do meu genro.
Se existisse um documentário desse em todas as escolas do Brasil, teríamos métodos alternativos. PERFEITO!!
Nem sempre as crianças com dificuldades, falam o tempo todo em sala.Nem sempre apresentam problemas de comportamento.
A graduação de licenciatura em Pedagogia na UNIVESP proporciona um conteúdo que no meu ponto de vista é muito bom; capaz de estimular e desenvolver diretrizes para as práticas pedagógicas, socioeducacionais e socioculturais emancipatória. Desejo que os estudantes do curso de pedagogia conciliem a teoria com a prática, se apropriando dos avanços emancipatórios que são compartilhados. A mudanças são promovidas pelas nossas ações baseadas no conhecimento adquirido, e a força motriz da criatividade atrelada a ousadia pode ser a virada da chave. Seguimos com esse desafio de não reproduzirmos o que tanto nos queixamos, o mais do mesmo no ambiente escolar.
Eu concordo com o Professor. Aprendemos muito com os alunos. Profissão maravilhosa. A Educação do nosso país não está pior, porque temos verdadeiros batalhadores, mestres que procuram cada vez mais a excelência.
Formam-se teorias e justificativas para as dificuldades na aprendizagem, coloca-se a culpa ora nos alunos, ora nos pais e ora os professores, mas o real motivo está no sistema: salas de aula super lotadas.
Pensem! Pensar é grátis!!!!!
Discordo ! a melhoria seria como ? Um professor por aluno ? Fala sério problema ta em casa, sem incentivo, crianças sempre com benefícios em mãos, não apanham mais, estudo não é valorizado como antigamente. Celulares com menos de 4 anos de idade em mãos quer estudo como ?
Quando se fala em educação muitos argumentam, mas poucos compreendem porque todos se acham sabedores do assunto.Acontece que para uma criança aprender MUITOS elementos estão envolvidos e isso desde que a criança é um bebê. É preciso muito estímulo nos três primeiros anos de vida .A apropriação da linguagem é de fundamental importância, se a criança é estimulada,irá falar bastante ,já no momento da aprendizagem da leitura e da escrita ela não terá dificuldades.A realidade de muitos alunos é a ausência dos "pais", adultos que ficam só no celular e não dão atenção, não vêem os adultos próximos lendo, a criança aprende pelo exemplo. Qual adulto que dá um livro de presente ou que lê uma história hoje em dia?
É preciso sim a família se envolver nesse processo e aqui eu me refiro às crianças que não possuem dificuldades maiores.
Sou professora há mais de 30 anos.
Temos problemas de todos os lados: base educacional ruim e um preparo dos professores pior ainda. A faculdade não prepara como lidar com tais problemas, assim como na hora da prática, nunca sabemos como agir. Serão os anos de experiência (ou não) que poderão ajudar aos professores como lidar com alunos com dificuldades. Deveria haver um espaço para que cada aluno identificado com problemas de aprendizagem pudessem ter acompanhamento adequado. Além do mais, as turmas deveriam ser reduzidas.
Estudei em escola pública e particular.. Muitas vezes na escola pública eles não ensinavam direito, passavam exercicios fáceis e repetitivos. Uns mandavam um aluno passar o dever no quadro e só voltava pra corrigir o exercício.. Sem dar nenhuma explicação. É complicado pra todo lado.
👏👏☝️👏
Todas as crianças tem capacidade de aprender, mas o modelo de aprendizagem de cada uma delas difere. A meu ver a maior dificuldade da escola é lidar com a questão heterogënia. Na verdade, as aulas não tem encantado os alunos. Alunos que vão pra escola sem motivação não encontram motivação na própria escola e muitos que vão motivados, se desmotivam. É desafiador ser educador nesse país.
Verdade, tem Colégios, *não generalizando* não está nem aí para incentivar, vi isso no Colégio particular, eles largam pra lá, já nos anos iniciais, minha experiência. 😢
Pois é! Quando o assunto é aprendizagem, o que percebemos é muita discussão, muita opinião, muita suposição em torno de uma única personagem ou de um único fator, esquecendo-se assim, na maioria das vezes, o contexto, a visualização de todo o sistema no qual o primeiro elemento que deve ser analisado é justamente o analisador. Ou seja, em qual posição se encontra o "eu" analisador, o que de fato "eu" represento dentro da análise; qual a competência do "eu" no processo ensino-aprendizagem?
A parte que a professora fica falando.Corcovado , corcovado, ponto turístico.Faltou uma imagem ali as crianças estavam curiosas.Ela devia ter mostrado uma figura, um vídeo, fotos , trabalho de desenho com escrita.Ter contextualizado.Ter dado significado. Por isso as crianças preferem os """x-box""" da vida...o Google ,,,
Gostei Muito
*É multifatorial *...A *violência* na escola, o buylling, tem criança que vem de lar estruturados mas se houver violência, principalmente em anos iniciais desestrutura a criança.
eu não tinha a mínima vontade de dar aula para alunos mais novos....esse video mudou totalmente meu pensamento kkkk
Brasil está entregue as traças
a vezes são os professores que não sabem nem o que está fazendo na escola, eles teriam que explicar antes aos alunos a importância dos estudos, e o que eles podem fazer depois se estudarem dedicadamente ao longo da vida. eu expliquei para o meu filho a realidade da vida, tem que estudadar para conseguir mais tarde trabalhar em uma boa empresa, abrir uma empesa aos 35,40 anos se conseguir antes melhor, e se casar cuidar da familia muito bem, até sobre previdência eu já falei com ele, os pais é que devem orientar e não ficar só cobrando, isto é irritante e não se prática hoje em dia, essas crianças da geração y,z são inteligentes, mas tem que saber lidar com elas. e nada de tirar o computador delas, é como se tirasse a base de tudo.
A criança fica cansada enjuada em sala de aula e quando essa criança não aprende piora a situação em sala de aula ela deixa de produzir
Super interessante essa matéria mais o que chama mais a atenção é que boa parte dos professores não mais motivação nenhuma, fazem da vida de professor um emprego como outro qualquer, Na minha época professores eram disciplinadores e ajudadores, claro não estou me referindo a todos os professores mais infelizmente a boa parte, isso tudo também o governo tem parcelas de culpa em fim.
super bjss kemily play
Enquanto os professores que vivem a realidade da educação brasileira comentam suas dificuldades; técnicas educacionais que nunca pegaram turmas de uma escola pública por exemplo, culpam os professores buscando manterem seus cargos DAS nas secretarias de educação.
cade os psicólogos educacionais nas escolas ?
muito interessante1
minha filha tem 10 anos esta com dificuldade de aprender a ler eu mesmo fui procurar ajuda porque nem um professor veio falar p mim isso me deixou muito triste ela vai ter aconpanhamento com fono individual mais psicopedagoga
A família coloca a culpa nos professores que por sua vez coloca a culpa no sistema, nas salas lotadas, o coordenador e diretor coloca a culpa no estado ou governo alegando que falta estrutura na escola, o professor vem com o discurso que falta a família educar e que na escola só se ensina a ler e escrever e o Obrigada se aprende em casa, um joga a responsabilidade para o outro.. E como fica esse aluno? Fica no prejuízo. Quando vamos entender que falta de limites e dificuldades de aprendizagem são coisas distintas?
meu filho nao tem 8 ano e nao saber ler e eu fico muito triste com ele
O professor independente do caos que se formou na educação, tem que continuar fazendo seu papel bem feito, porque um erro não se justifica com outro erro, só escuto reclamação atribuída aos pais dizendo que eles devem ensinar também seus filhos , mas não são todos que tem instrução, isso é péssimo porque quando um aluno não consegue acompanhar vai ver o coleguinha ganhando toda a atenção do professor, porque o professor na maioria não tem paciência com quem não sabe, a criança nesse caso se sente excluída.
Meus filhos estudam em colégio do estado, é aqui não é cidade pequena, mesmo assim colaboramos com dinheiro pra tudo, limpeza na caixa d'água, merenda escolar, casinha pras crianças brincar no parquinho... um absurdo isso. E ainda temos que escutar professor orientando a contratar uma pedagoga pra auxiliar no ensino do nosso filho? Se tivesse condições de pagar pedagoga colocava numa escola particular e parava de dar dinheiro pra manutenção da escola estadual.
A escola é muito excludente e o ensino ultrapassado engessa a cabeça da criança.
?
meu filho reclama muito da letra feia da professora, que cobrava letra bonita dos alunos.
a famila nao tem nada ver, o mau trabalho na base e que vai dificutar a aprendizagem. a arte e o primeiro passo e assim que o ser humano ira reconhecer a escrita e a matematica.
que merdaaaaaaaa!!!!!!!!!