Conheci o Mint através do canal e desde então é minha distro principal até hoje. Testei e testo várias mas sempre volto pro Mint. O Mint não é só para quem está iniciando, mas para quem não quer abrir o capô do carro todo dia. Só ligar e usar. Pode ter outras distros melhores, mas a facilidade e a segurança de usar uma distro simples que não vai te deixar na mão, é mais forte. O Mint com Ubunto como base, significa em teoria pelo menos, um Debian polido.
Adorei o vídeo, comecei a usar o Linux Mint depois de assistir aos seus vídeos. Seu trabalho no TH-cam é sem dúvida o melhor sobre Open Source. Felicidades e Parabéns pelo ótimo trabalho.
Testei o Mint Base Ubuntu e o LMDE e ambos estão muito bem servidos de aplicativos e recursos. Porém, em termos de performance e também pelo conjunto que oferece, o LMDE foi o que melhor se adequou ao meu modo de uso porque prezo pela estabilidade e também é o que melhor me atende nas minhas tarefas de Dev. O que quero dizer é que não existe versão boa ou ruim. O que existe é aquele que melhor atende a sua necessidade 😊
Atualmente migrei para o Mint depois de ficar longos anos no Windows. Ainda uso Windows no trabalho (como advogado) mais por praticidade e produtividade do que por outro motivo, mas na minha casa só uso linux e instalei o mint lmde. Uma das vantangens de utilizar linux é que vc é dono efetivamente da sua máquina, por exemplo, a MS agora limita o W11 a processadores de 8ª geração e chip TPM. Com linux não existe nada disso! Vc decide quando aposentar sua máquina, quando comprar outra máquina e por assim vai e com isso não fica limitado às amarras do mercado. Isso é o importante ainda mais quando vivemos em um mundo capitalista que é regrado por dólar e ganhamos em real, o que implica em preços cada vez maiores quando se trata de tecnologia. Quanto ao lmde estou testando a distro, ainda não escolhi uma definitiva, por isso estou usando ela.
O ms windows ė um absurdo você paga pelo sistema mas ele não ė seu, eles instalam um monte de advertisement ( candycrush que o diga ), é closed source ( vai saber se não usam recursos da sua máquina pra minerar ), cheio de telemetria ( lucram com seus dados ), exige mais do hardware e em muitos casos nem ė tão performático. Era pra ser boicotado há tempos.
@@ruisouza9450 Infelizmente a industria de games está totalmente no windows, o gnu/Linux pode ter suporte aos jogos e programas do windows mas o negócio é que são a menoria que usa gnu/linux, e ainda mais com esse forte tema Gamer hoje em dia, a maioria já instala windows e já era.
@@ruisouza9450 E sobre esse negócio de estar usando o seu pc com windows pra minerar, mano isso já é paranóia sua kk, vc pode monitorar o uso da máquina que óbviamente irá sobreaquecer.
Dio, você pode falar da acessibilidade no linux? Apps e drivers que permitem pessoas com dificuldades ou deficiências físicas a usar o computador, se existem, se faltam, e como usar os princiaps.
Lembro que o criador da tecnologia de live CD, Klaus Knopper, criou um programa chamado Adriane, para rodar no Linux Knoppix. Só não recordo qual tipo de deficiência ele ajudava. Uma pesquisa no Google deve trazer alguma informação.
AHH Q FESTA!!! O WPS agora ta mais compatível com o office da MS, além d alguns recursos q eu só encontrava no powerpoint. Vou voltar a usar o linux q amo d paixão
@@nettoflorestal A animação MORPH está disponivel no presentation no linux? Vi q add essa animação no WPS do windows. É q as vezes alguns recursos não funcionam em determinados SO
Uma distro que trocou de base (ubuntu para debian) foi a Peppermint. Não conheço, só vi a notícia, mas já indica algo no futuro, especialmente se pensar nas mancadas que o ubuntu tem acumulado.
Cara, o grande lance é que nos dias de hoje, 2023, a versão do mint ubuntu com suporte a 32 bits é a 19.3, que acabou o suporte em abril e parece (ainda estou instalando) que essa versão lmde 5 está com suporte por mais algum tempo e tem versão de 32 bits, para meu netbook antigo rodar. Apesar de ser cinnamon, acho que para as minhas finalidades, que são estudos, vai ar tudo certo.
Sou desenvolvedor web, eu e meus colegas de trabalho usamos o Mint devido sua estabilidade em relação a outras distros. Notamos que todas as distribuições baseadas no Ubuntu 20.04 LTS (Kubuntu, KDE Neon e o próprio Mint) que usamos, travavam todo o sistema ao executar processos que exigiam um pouco mais da CPU, e isso não acontece com a versão LMDE.
Cara, sim!!! Passo isso direto, e com variadas distros diferentes, todas ubuntu based. E isso me deixa estressado (lido com computador o dia inteiro no trabalho) Todo mundo fala do mint, mas ser ubuntu based já me deixa com pé atrás, agora que estou conhecendo o LMDE (e já baixando pra bootar no meu note), ver seu comentário foi um alívio e meio que uma dica de que estou no caminho correto finalmente
Criei um pequeno e simplório servidor de armazenamento (pra fins de backup) na minha rede local em casa, usando um PC antigo e uma distro Linux . Usei o mint cinnamon 20.3 como distro e é perfeito! Simples, leve e intuitivo Usei o SAMBA e a conexão é perfeita na minha rede local (2 micros, sendo um W10 e um W11)
Ótimo vídeo como sempre. Eu ex-infraestrutura sempre utilizei Debian por n coisas. E cansado de instalar o Debian puro e ter de "incrementar" para tudo se tornar fácil durante algum tempo usei o Mint Ubuntu e tive uma ótima experiência. Mas hoje como desenvolvedor e a antiga experiência de infra em linux o que não me impede de instalar pacotes mais novos sem quebrar o sistema. Uso o LMDE somente por opção. Pois já instalei o cinamom no Debian puro e já o deixei como o Mint. Mas o tempo é curo por isso qualquer Mint é uma ótima opção.
Acho que isso pode ter mais impacto ainda em maquinas mais antigas, como meu bom e velho sempron dual core, atualmente uso uma espécie de xubuntu 21.10 que, na verdade, instalei apenas a base do Ubuntu MINI e a interface pura do Xubuntu, removi suporte a snaps e depois fui instalando debs, appimages e flatpaks. Estou pensando seriamente em voltar ao MINT Depois desse lançamento do LMDE.
Eu estava curioso por este review...Testei várias distribuiçoes e acabei ficando no Debian 11.2 Bullseye, que nao incomoda, nao trava , é estável e enxuto...Nem lembro que tem um S.O no PC .... e no meu antigo e surrado note tem um Debian Stretch 9.0 que pus quando foi lançada essa versao e segue firme e veloz até hoje... kkkk
Belíssimo vídeo, principalmente porque comecei a usar o Mint essa semana! Fiquei na expectativa de achar que havia baixado a versão “errada” (afinal, todas as versões do Linux são bonitas a sua maneira). Mas, considerando tudo, o 20.3 é realmente o mais agradável pra mim. Até porque a faculdade me apresentou o Ubuntu, e fui engatinhando a partir daí.
Eu experimentei o LMDE e realmente percebi que; não só o Firefox; mas também o Opera e o Chrome funcionam melhor no Linux Mint baseado no Ubuntu. Já o Pulseeffects; que funciona muito bem no LMDE; tem um funcionamento muito precário no Mint. Não tendo qualquer ação na equalização do áudio. Além do mais; eu gosto da interface XFCE que; mesmo podendo ser facilmente instalada no LMDE; não funciona redondinha como no Mint. O LMDE é; sem dúvida; muito promissor. Mas no momento eu ainda prefiro continuar usando o Mint; que me atende plenamente em todas as tarefas profissionais e de diversão.
O que eu mais gostei no Mint foi o visual, principalmente naquela parte que muita gente reclama: ele trocar os ícones de alguns softwares. O LibreOffice, por exemplo, tem seus melhores ícones no Mint; tanto que na minha experiência de usuário, não consigo mais usar os originais. O Mint na usabilidade, para mim, parece um casamento entre o Windows 98 e o Android. No momento, é quase tudo o que eu quero em termos de sistemas operacional.
2 ปีที่แล้ว +2
Boa Dio. Estava no Mint até pouco tempo. Mas resolvi dar uma chance para o Zorin OS no Desktop onde mantenho alguns backups e no notebook Deixo o Windows 11. Não sou muito fã de dual boot na mesma máquina por experiências passadas.
2 ปีที่แล้ว +1
Faz uma semana que estou usando o Linux Mint 20.3 e estou gostando muito....Sistema muito estável e bem configurável também....
Eu usei o Ubuntu para dev, devido alguns problemas de performance e travamentos estranhos e mudei para o Debian Kde plasma, que para meu uso apenas para trabalho tive melhor performance e estabilidade. Não conhecia o projeto lmde mas é um diferencial da Mint ter dois sabores , origem Ubuntu e Debian.
Já testei várias distros, mas sempre volto pro Linux Mint, que no meu caso é base Ubuntu e como sou apenas usuário e não desenvolvedor, acho que não sentiria nenhuma diferença entre as versões.
Não sei o porque, mas essa versão LMDE (4) funciona no MacBook Pro 2011 com a placa de vídeo off-board estragada, a versão Ubuntu tenta ler a placa e não da imagem!!! (Assim como Windows e MacOS). Depois vou testar a versão 5
Comecei na lmde 4 porque disseram-me que ti ha maior tempo de suportee neste momento uso a lmde 5, nao sei quanto tempo de auoorte irá ter mas atende às minhas necessidades, portanto não me arrependo de ter instalado o linux🐧
Eu gosto muito do Debian, não teria trocado ele por outra distro, que aliás usei Ubuntu antes dele. Debian é muito bom, nem aquecia meu note como ocorria no Ubuntu. Porém migrei para o Mint pois não conseguia instalar o Inkscape (versão dev), ou seja, escolhi uma distro que me oferecia todas as vantagens do Ubuntu sem todas as falhas que vinha com ele, e o Mint é o cara.
@@josiasbatista123 boa pergunta. PPA no debian não funciona, mas se adicionar o repositório manualmente, consegue instalar sem problemas. Outro problema um pouco chato do Elsie é os drivers Nvidia, pois muitas vezes eles instalam, mas não vejo o máximo deles, claro que a GPU que tenho é mais antiga
Atraquei meu barco no Linux mint Cinnamon, não é bonito visualmente. mas tudo funciona, então pra que ficar testando mais diversas distros e tendo dor de cabeça em algumas?
Tenho um note Samsung rv415 de 32bits. O LMDE é a melhor opção que já testei nele! Uso o LMDE 4 a um bom tempo já. Agora vou instalar o 5 pra ver! Uma máquina velhinha, fraquinha e que roda muito bem com Cinnamon!
Adoro seu canal amigo, uso o linux mint com a base do ubuntu, estou usando ele faz mais de 3 meses, estou aprendendo a usar os comandos e tals, nao sei se eu migra para o debian eu terei os mesmo resultados que tenho no mint, digo de programas, gerenciador de drives, comandos.. Irei ver mais videos sobre debian pra eu fica por dentro do assunto e se tudo que o debia tiver pra oferecer me agrada mudo logo e começo a testa ele, mais poriquanto o mint esta me agradando nao sinto falta de nada poriquanto
Se for para uso cotidiano do computador, acho que o Debian não é a melhor escolha, pois apesar de ser muito estável geralmente está desatualizado, pois o ciclo de atualização do Debian é distante. Eu recomendo a utilização de distribuições planejadas para uso cotidiano, como Linux Mint, Zorin OS, Ubuntu (esses 3 são base Debian), Fedora Silverblue (base Red Hat), Endevour OS, Manjaro, ALG Linux (base Arch) ou alguma outra distribuição que tenha o foco no usuário final. Obs.: A lista que apresentei está em ordem de dificuldade (pelo menos pra mim)
Usei o Mint por muito tempo. Hoje outra distro baseada em Arch (Garuda). Depois de personalizar para meu uso, fico bom mas ainda encaro alguns problemas no uso da placa gráfica em modo híbrido e a comutação entre as saídas de som, que continua sendo manual quando conector uma TV por exemplo. Porém acabou o problema do crescimento do conteúdo morto dentro da área Home, que é o principal problema no Mint.
Já usei LMDE4, mas em algumas situações era complicado instalar alguns apps. Mesmo em linha de comando era complicado, como por exemplo instalar o LAMP. Na versão mint baseada em Ubuntu isso não ocorre. Mas para maioria das funções normais o LMDE é ótimo.
O Linux Mint LMDE é baseando no Debian 12 e se comparar o Linux Mint LMDE com o Deepim que tem a mesma base eles tem a mesmas deficiencias e porque o pessoal do Linux Mint não cegue o mesmo padrão do Deepin se deu certo pra eles dará ceto pro Linux Mint Também é algo a se pensar não é?
acredito que você não vai ver esse coment mas, vou comentar bdw eu gosto mt do seu canal, foi uma das minhas primeiras inscrições lá em 2017 quando descobri o linux... e é um canal muito bom mas, acho que você deveria de certa forma abordar mais o ubuntu mesmo ele sendo tão controverso, se assim posso dizer, ele é uma distro que a maioria tem contato ao entrar nesse mundo linux, uso seus videos como video de plano de fundo ou video-audio deixando o tocar no fone enquanto faço outra tarefa, gosto da sua voz e de como é calmo, enfim, bom video como sempre.
Nunca usei o LMDE, mas um tempo atrás, quando usei o Debian mesmo, vc meio q se acostuma com as coisas não estarem na ultima versão, bom se tudo esta funcionando perfeito, por que se preocupar? Fiquei 2 anos tranquilo e não me importava se algo não estava no na versão mais atual, mas acabei trocando de SO por conta de coisas pontuais no trabalho, e não havia necessidade de se ter 2 SO, apenas pq eu gostava do Debian.
Boa tarde, não sou muito expert em Linux, mas atualmente instalei no notebook do meu trabalho o Linux Mint Cinnamon, tô adorando o sistema, simples, leve e tem tudo que preciso. Mas apesar de tudo, o meu notebook ainda dá umas travadas por ele não ser tão poderoso, queria saber o seguinte, quero usar um sistema mais leve possível só para navegador, já que edito planilhas na web, seria indicado o XFCE invés do Cinnamon?
Uso Linux Mint a muito tempo. Instalei o lmde5 no meu notebook pra testar e ver se ele poderia substituir o mint padrão pra mim. Gostei bastante do resultado porém a questão dos drivers proprietários já foi o primeiro entrave no uso, pois minha placa nvidia usa um driver legado e dá um pouco de trabalho para configurar. Nessas horas a quantidade de ajuda da comunidade do Ubuntu acaba sendo maior. Apesar das dificuldades, eu gosto da ideia do Mint deixar de depender do Ubuntu algum dia, dado o tamanho que a distro tomou. Abraço!
Utilizei o Mint LMDE 5 e não gostei. Ele não deixa a gente instalar o que bem entender, uma restrição por exemplo, não me deixou instalar o NVidia, aliás não deixa instalar driver proprietários... Muito ruim isto..
Eu uso o mint ha muitos anos em casa para desenvolver meus projetos de trabalho, tanto como desktop quanto como servidor e notei que meus serviços de rede (pricipalmente dhcp, dns, samba e virtualbox) sao mais estaveis no servidor LMDE4 do que no equivalente baseado no ubuntu.
Não sou programador, não atuo na área de TI, na verdade sou pedagogo, trabalho como coordenador pedagógico. Uso Linux desde 2012 por culpa do Diolinux. E assim estou por aqui a 10 anos sendo feliz e numa comunidade agradável
@@fernandohs16 eu trabalho como desenvolvedor. A galera do meu circulo pessoal comenta que o Linux desempenha melhor. Por hora só trabalhei com Windows mesmo e sinceramente fico na dúvida se essa diferença e existe e se é tão grande. Ah e também gostei da comunidade aqui, abraço
Também trabalho na área de educação migrei pro mint esse ano para trabalhar, no windows eu usava muito o pacote Microssoft Office, usando o Libre Office que vem com o mint não senti falta nenhuma do pacote da Microsoft. Consigo fazer o planejamento, acessar o diário online numa boa em um ambiente mais clean que o do windows na minha opinião.
Bom demais.... LMDE ou Debian? Para pc's antigos, seria melhor o LMDE ou o Linux Mint? E o Pop OS! se baseia no Ubuntu, ou no Debian, se for no Ubuntu, daqui a pouco, 22.04, uma novar versão Pop OS! ? Muito obrigado! Forte abraço.
Usava o Linux Mint versão 20,3 , mas através das atualizações percebi que quando abria o aplicativo Celluloid para ver arquivo de vídeo Blu Ray no pc e retransmitia o sinal de áudio e vídeo para TV através de cabo HDMI não avia mais a opção de escolher o hardware HDMI devido as atualizações da versão 20,1 que usava para versão 20,3. Percebi que na distribuição do Linux Mint é possível colocar dispositivo bluetooth usb 4,0,ele até enxerga ,más por algum motivo não concegue emparear com o dispositivo móvel Ex: Caixa de som ou SmartFone.
Eu nunca imaginei que eu usaria o LMDE, e eu tenho que admitir, tudo que eu já tinha gostado no Debian 11 em conjunto com as coisas que eu acho legal no Mint casaram perfeitamente bem! É a primeira vez que eu uso o Cinnamon com 8 GB de RAM e ele não trava por qualquer besteira. E olha que ultimamente eu ando forçando muito ele! E a performance no Dota 2 melhorou até em comparação ao Fedora que até então era a distro que eu via rodar melhor o jogo. Futuramente eu faço testes em outros jogos, mas no geral pra navegar com o Chromium da distro e trabalhar em geral tá tudo dando muito certo, talvez essa seja a distro que eu mais vou usar em 2022.
@@tiago.suares eu estou esperando pra sair o LMDE 6, mas aparentemente sei que vou ter problemas porque no Debian 12 tem um bug no VDPAU... Por algum motivo tudo que é derivado do Debian 12 e do Ubuntu 22.04 (mesmo os releases mais novos do Ubuntu também) dá um problema no meu driver de vídeo da AMD que o VDPAU trava no meio do processo... E o Chromium e tudo que depende de webkit faz muito uso do VDPAU, o que é um problema bastante incômodo pra mim. Enquanto eu não descobrir como resolver esse bug ou não tiver outro PC pra testar, eu não vou conseguir usar legal o LMDE ou qualquer coisa derivada de Debian ou Ubuntu, acabei voltando pro Fedora mesmo atualmente. Ainda assim acho que o Cinnamon é um ótimo ambiente gráfico, melhorou muito nos últimos releases que eu testei, e o LMDE ao meu ver parece mais enxuto que o Linux Mint convencional.
Eu já usei muito o mint mas hoje o Cinnamon me deixa um pouco desconfortável no seu estilo, por mais bonito e agradável que seja rss por incrível que pareça... Uso agora o Zorin OS já saí e voltei pra ele
Ubuntu, Xubuntu e Kubuntu tem um modo noturno parecido com o RedShit mais é eficiente e pode ser utilizado tanto de dia ou a noite. Somente eles em que vem junto ao sistema operacional. Qual é o nome desse programa que não é o RedShit em que vem no modo padrão do Ubuntu, Xubuntu e Kubuntu ? Para colocar modo noturno no Lubuntu. Entendeu a pergunta ou precisa de um vídeo ?
Eu uso atualmente windows10, queria migrar para outro SO, o Linux mint tem imcompatibibilidade com aplicativos/jogos? Eu jogo bastante e já ouvi dizer que a maioria dos jogos são imcompativeis fora do windows, e uso também o pacote office, o que seria o ideal?
@@missaoprimaria tô pensando em continuar no Windows10 porém usar algum mod Tipo aqueles RiveOS, Phoenix, tô com medo de não adaptar kk fora que tudo é compatível com windows
Por mais que eu tente usar o Ubuntu, não consigo passar muito tempo, parece que quanto mais vc usa, mais o tempo vai passando, começa a sentir o sistema dar gargalo, uns travamentos aleatório, não permanece aquela suavidade de quando vc instalou o sistema.
Ótimo ver o Mint evoluindo. Mas tá na hora de colocar o Debian nos testes. E o melhor, testar no Stable, Testing e quem sabe no Unstable pra mostrar as diferenças e contextualizar quem não manja.
Alguém poderia me responder algo? O badhi linux não instala steam? Qual versão instalar? Standart ou xce acho Meu notebook é HD graphics não consigo instalar nada ele não tem loja.
Prefiro o Windows 11 kkkkk... Mas sério, comecei um canal inspirado nos canais como esse (de tecnologia e que divulgam a inclusão nas tecnologias) e ate tentei que fosse em Linux toda a produção do conteúdo, porém, meu tempo é limitado e iria demandar ainda mais tempo aprender a usar as ferramentas do Linux e aprender a contornar os possíveis problemas que eu tivesse que engavetei o projeto kkk... Mas sempre defendo o Linux e as possibilidades que ele trás. Mas é como o Dio fala, não existe sistema melhor ou pior, existe o que se adequa a sua necessidade, e hoje em dia o "Janelas" (rs) se adequa melhor a minha necessidade, mas o Linux é um velho amigo que pretendo visitar mais vezes no futuro rs... Valeu Dio e Galera do canal. muito bom o conteúdo. o//
DIO BOM DIA eu tenho instalado o mint e estou com um problema de retirar arquivos da maquina para os ssd ou pendriver já tentei ficar em root mas nada feito, tem como me explicar oque esta acontecendo. muito obrigado pela sua atenção.
Olá Dio e comunidade, Sobre estabilidade? Reparei que o Mint "Ubuntado" 20.3 dá umas engasgadas em coisas bem básicas como abrir um navegador ou até mesmo depois de voltar de uma pausa, chegando a travar. Sou um usuário básico. Seria o Mint LMDE um pouco mais estável por seu kernel ou estou falando abobrinhas? Grande abraço a todos.
Felipe, obrigado pela resposta. Uma das coisas que fizeram o Windows se popularizar foi aprender a resolver os problemas dele. A facilidade de trocar de distro é uma alternativa que nunca fará com que as distribuições do Linux sejam olhadas com seriedade pois se não é bom, troca-se. Aprender sobre uma distro e investir em conhecimento e soluções fará com que esta distro se torne não só popular como confiável. Eu continuarei a estudar o Mint pela afinidade que eu tenho com esta distro e farei tudo que for necessário para entender sua funcionalidade e melhorar minha experiência como usuário. Grande abraço.
Dio, eu estou estudando lógica e algoritmo lá no Guanabara, ainda criando conexões neurais pra conseguir fazer o Jogo da Velha no Visualg... mas quero começar a estudar o Linux. É possível rodar ele no Pendrive sem sair do Windows, como se fosse um aplicativo? A ideia seria simplesmente plugar o pendrive e rodar o Linux para estudar, e ejetar depois, só isso, sem ter "bootar" apenas ele, na inicialização do PC. Isso é possível?
Lembrando que ter pacotes mais atualizados não significa que é melhor, é somente uma troca de características, pacotes mais atuais podem trazer recursos mais atuais e talvez um melhor desempenho, porem ao mesmo tempo, ele foi menos testado, ou seja, existe maior possibilidade de bugs, ou seja, o debian tem maior foca em estabilidade por isso trás pacotes mais antigos, ou seja, o que decide entre um e outro são a questão de um ser mais atual e o outro ser mais estavel, ai vai da preferencia ou necessidade, estabilidade é caracteristica de sistemas como debian ou centos
Muita coisa errada neste vídeo e um delas é gestor de kernel. Usando a base Debian tem backports de kernel e de vários outros pacotes. Como versão 5.16. A outra é sobre ESR na atualidade é a versão mais nova e foca em correção de bugs incluindo segurança. Não é uma versão antiga e possui várias funções adicionadas recentemente pela equipe da Mozilla. Ainda prefiro o Debian purinho.
Agora assiste o vídeo de novo tentando entender, não se defender.
2 ปีที่แล้ว +1
Não adianta. Se usa repositórios de outra distribuição, é um remaster. O que fo** o Ubuntu e a porcaria do snaps. Os programas em snaps são mais lentos no arranque, e não é possível dar permissão leitura/escrita para um disco que não esteja montado em /mnt ou /media. Além disso é impossível fazer pequenas alterações nas apps que são montadas apenas em modo de leitura. Onde o Ubuntu ganha é na detecção e configuração de hardware mais recente sem perder tempo em configs.
@@lucascipriano3570 Sim, eu uso arch (ou melhor, BTW I use arch), brincadeiras à parte... mas eu me refiro o "user-friendly" a uma distro que vem com uma porrada de coisas (Ubuntu, Mint, Fedora...) e compará-la a um arch da vida, que segue a filosofia KISS, isso é uma covardia kkkk
Dio ou galera, me deem um help, tenho um Philco dual core com 4gb, qual a distro vcs mais recomendam com essa maquina? Eu testei o Bodhi, achei ele bom, mas queria encontrar outras opções...
Eu acho que o mint xfce. O cinamon ficou ruim pq era num hd e é mais pesado. Hoje eu utilizo o xfce num ssd e ficou bom. Porém ele tem menos recursos q o cinamon.
ok, diolinux, o que acho interessante, é que existe milhares de linux. afinal quem é o pai de quem, porque não ficou somente com o debian mesmo, ou hot alguma coisa., ja imaginou o windows ou android ou IOS nos mesmos moldes das distros da linux, acredito que o usuário fica perdido.
@@ruanelivelton8161 Realmente, o Ubuntu se sai mal nos benchmarks mais roda muito bem no meu notebook, já o Manjaro aleatoriamente trava ou fica lento, eu me pergunto se esses benchmarks realmente importam para o usuário.
@@juliosordi2339 benchmark serve muito pra fanboy mas na vida real não. Quando fazem bench eles usam a distro recém instalada, ou seja, no mundo real você tem um hardware específico com programas específicos, e não dá pra reproduzir o computador de todo mundo. Fora que um simples update pode melhorar ou piorar o bench. Enfim, eh legal de ver mas bem inútil na maioria das vezes (eu acho)
@@juliosordi2339 Isso varia muito do hardware, e tipo o windows. Se mostra que ele perde nos benchmarks por ai... Mas se vc ver direito o software roda sincronizado com o hardware, ja o Linux assíncrono e é dai que o Linux toma vantagem(isso e so uma exemplo) e é por isso que qualquer benchmark se torna invalido
@@dario0222 E inclusive alguns dizem que distros rolling release tem uma performance melhor por conta do kernel e dos drivers atualizados, a minha experiência com o Manjaro foi bem contraditória, o Manjaro aleatoriamente ficava lento e travava independente do ambiente gráfico, a distro nunca performou bem pra mim, o Ubuntu performa muito melhor que o Manjaro no meu notebook.
Conheci o Mint através do canal e desde então é minha distro principal até hoje. Testei e testo várias mas sempre volto pro Mint. O Mint não é só para quem está iniciando, mas para quem não quer abrir o capô do carro todo dia. Só ligar e usar. Pode ter outras distros melhores, mas a facilidade e a segurança de usar uma distro simples que não vai te deixar na mão, é mais forte. O Mint com Ubunto como base, significa em teoria pelo menos, um Debian polido.
Adorei o vídeo, comecei a usar o Linux Mint depois de assistir aos seus vídeos. Seu trabalho no TH-cam é sem dúvida o melhor sobre Open Source. Felicidades e Parabéns pelo ótimo trabalho.
Testei o Mint Base Ubuntu e o LMDE e ambos estão muito bem servidos de aplicativos e recursos. Porém, em termos de performance e também pelo conjunto que oferece, o LMDE foi o que melhor se adequou ao meu modo de uso porque prezo pela estabilidade e também é o que melhor me atende nas minhas tarefas de Dev. O que quero dizer é que não existe versão boa ou ruim. O que existe é aquele que melhor atende a sua necessidade 😊
Atualmente migrei para o Mint depois de ficar longos anos no Windows. Ainda uso Windows no trabalho (como advogado) mais por praticidade e produtividade do que por outro motivo, mas na minha casa só uso linux e instalei o mint lmde. Uma das vantangens de utilizar linux é que vc é dono efetivamente da sua máquina, por exemplo, a MS agora limita o W11 a processadores de 8ª geração e chip TPM. Com linux não existe nada disso! Vc decide quando aposentar sua máquina, quando comprar outra máquina e por assim vai e com isso não fica limitado às amarras do mercado. Isso é o importante ainda mais quando vivemos em um mundo capitalista que é regrado por dólar e ganhamos em real, o que implica em preços cada vez maiores quando se trata de tecnologia. Quanto ao lmde estou testando a distro, ainda não escolhi uma definitiva, por isso estou usando ela.
@Thiago Fuster Nogueira você consegue acessar o certificado digital no Linux?
Mas os de 8ª geração tem suporte sim, olha a lista dos que tem suporte.
Intel 8ª geração (Coffee Lake)
Intel 9ª geração (Coffee Lake Refresh)
Intel 10ª geração (Comet Lake)
Intel 10ª geração (Ice Lake)
Intel 11ª geração (Rocket Lake)
Intel 11ª geração (Tiger Lake)
Intel Xeon Skylake-SP
Intel Xeon Cascade Lake-SP
Intel Xeon Cooper Lake-SP
Intel Xeon Ice Lake-SP
O ms windows ė um absurdo você paga pelo sistema mas ele não ė seu, eles instalam um monte de advertisement ( candycrush que o diga ), é closed source ( vai saber se não usam recursos da sua máquina pra minerar ), cheio de telemetria ( lucram com seus dados ), exige mais do hardware e em muitos casos nem ė tão performático. Era pra ser boicotado há tempos.
@@ruisouza9450 Infelizmente a industria de games está totalmente no windows, o gnu/Linux pode ter suporte aos jogos e programas do windows mas o negócio é que são a menoria que usa gnu/linux, e ainda mais com esse forte tema Gamer hoje em dia, a maioria já instala windows e já era.
@@ruisouza9450 E sobre esse negócio de estar usando o seu pc com windows pra minerar, mano isso já é paranóia sua kk, vc pode monitorar o uso da máquina que óbviamente irá sobreaquecer.
Dio, você pode falar da acessibilidade no linux? Apps e drivers que permitem pessoas com dificuldades ou deficiências físicas a usar o computador, se existem, se faltam, e como usar os princiaps.
Que tema interessante, mano!!! Espero que esse tema possa ser falado por aqui mesmo! 👏🏻
Existe sim amigo o próprio Dio já fez vídeo em 2017 sobre esse tema.
@@divetechno3598 Boa kkkkk mas pô já faz 5 anos isso, seria legal ver uma atualização :3
Lembro que o criador da tecnologia de live CD, Klaus Knopper, criou um programa chamado Adriane, para rodar no Linux Knoppix. Só não recordo qual tipo de deficiência ele ajudava. Uma pesquisa no Google deve trazer alguma informação.
Olá, temos um vídeo sobre o assunto: th-cam.com/video/6lQR3xYewRw/w-d-xo.html
AHH Q FESTA!!! O WPS agora ta mais compatível com o office da MS, além d alguns recursos q eu só encontrava no powerpoint. Vou voltar a usar o linux q amo d paixão
WPS salvou minha vida, pois permitiu usar Linux no trabalho e o pessoal nem sabe HUE
@@nettoflorestal A animação MORPH está disponivel no presentation no linux? Vi q add essa animação no WPS do windows. É q as vezes alguns recursos não funcionam em determinados SO
Uma distro que trocou de base (ubuntu para debian) foi a Peppermint. Não conheço, só vi a notícia, mas já indica algo no futuro, especialmente se pensar nas mancadas que o ubuntu tem acumulado.
Eu nem sabia disso, fiquei curioso kkkk provavelmente LMDE vai ser a versão padrão algum dia
O dev principal do pepper tinha morrido tb
Cara, o grande lance é que nos dias de hoje, 2023, a versão do mint ubuntu com suporte a 32 bits é a 19.3, que acabou o suporte em abril e parece (ainda estou instalando) que essa versão lmde 5 está com suporte por mais algum tempo e tem versão de 32 bits, para meu netbook antigo rodar. Apesar de ser cinnamon, acho que para as minhas finalidades, que são estudos, vai ar tudo certo.
Sou desenvolvedor web, eu e meus colegas de trabalho usamos o Mint devido sua estabilidade em relação a outras distros. Notamos que todas as distribuições baseadas no Ubuntu 20.04 LTS (Kubuntu, KDE Neon e o próprio Mint) que usamos, travavam todo o sistema ao executar processos que exigiam um pouco mais da CPU, e isso não acontece com a versão LMDE.
Cara eu usei o mint 21.2 se não me engano,e ele ficava dando esses crash dunada,será que no lmde isso pode mudar pq eu gostei muito do cinnamon
Cara, sim!!!
Passo isso direto, e com variadas distros diferentes, todas ubuntu based. E isso me deixa estressado (lido com computador o dia inteiro no trabalho)
Todo mundo fala do mint, mas ser ubuntu based já me deixa com pé atrás, agora que estou conhecendo o LMDE (e já baixando pra bootar no meu note), ver seu comentário foi um alívio e meio que uma dica de que estou no caminho correto finalmente
Criei um pequeno e simplório servidor de armazenamento (pra fins de backup) na minha rede local em casa, usando um PC antigo e uma distro Linux
. Usei o mint cinnamon 20.3 como distro e é perfeito! Simples, leve e intuitivo
Usei o SAMBA e a conexão é perfeita na minha rede local (2 micros, sendo um W10 e um W11)
Ótimo vídeo como sempre. Eu ex-infraestrutura sempre utilizei Debian por n coisas. E cansado de instalar o Debian puro e ter de "incrementar" para tudo se tornar fácil durante algum tempo usei o Mint Ubuntu e tive uma ótima experiência. Mas hoje como desenvolvedor e a antiga experiência de infra em linux o que não me impede de instalar pacotes mais novos sem quebrar o sistema. Uso o LMDE somente por opção. Pois já instalei o cinamom no Debian puro e já o deixei como o Mint. Mas o tempo é curo por isso qualquer Mint é uma ótima opção.
Me surpreendi com o benchmark do LMDE5, em single-core e multi-core ele tá nas cabeças
Eu sou dev e to pensando usar o mint debian para dar uma testada
Acho que isso pode ter mais impacto ainda em maquinas mais antigas, como meu bom e velho sempron dual core, atualmente uso uma espécie de xubuntu 21.10 que, na verdade, instalei apenas a base do Ubuntu MINI e a interface pura do Xubuntu, removi suporte a snaps e depois fui instalando debs, appimages e flatpaks.
Estou pensando seriamente em voltar ao MINT Depois desse lançamento do LMDE.
Precisamos de uma review atualizada do lubuntu, por favor.
Apoiado..sistema sólido
Boa sugestao !!!!!
O lubuntu é bom assim? Tava pensando em instalar ele. Queria uma distro bem simples e leve
@@darussia1317 é
@@darussia1317 é bom, mas qt é embaçado. eu prefiro o xubuntu
Eu estava curioso por este review...Testei várias distribuiçoes e acabei ficando no Debian 11.2 Bullseye, que nao incomoda, nao trava , é estável e enxuto...Nem lembro que tem um S.O no PC .... e no meu antigo e surrado note tem um Debian Stretch 9.0 que pus quando foi lançada essa versao e segue firme e veloz até hoje... kkkk
Belíssimo vídeo, principalmente porque comecei a usar o Mint essa semana! Fiquei na expectativa de achar que havia baixado a versão “errada” (afinal, todas as versões do Linux são bonitas a sua maneira). Mas, considerando tudo, o 20.3 é realmente o mais agradável pra mim. Até porque a faculdade me apresentou o Ubuntu, e fui engatinhando a partir daí.
Eu experimentei o LMDE e realmente percebi que; não só o Firefox; mas também o Opera e o Chrome funcionam melhor no Linux Mint baseado no Ubuntu. Já o Pulseeffects; que funciona muito bem no LMDE; tem um funcionamento muito precário no Mint. Não tendo qualquer ação na equalização do áudio.
Além do mais; eu gosto da interface XFCE que; mesmo podendo ser facilmente instalada no LMDE; não funciona redondinha como no Mint.
O LMDE é; sem dúvida; muito promissor. Mas no momento eu ainda prefiro continuar usando o Mint; que me atende plenamente em todas as tarefas profissionais e de diversão.
O que eu mais gostei no Mint foi o visual, principalmente naquela parte que muita gente reclama: ele trocar os ícones de alguns softwares. O LibreOffice, por exemplo, tem seus melhores ícones no Mint; tanto que na minha experiência de usuário, não consigo mais usar os originais.
O Mint na usabilidade, para mim, parece um casamento entre o Windows 98 e o Android. No momento, é quase tudo o que eu quero em termos de sistemas operacional.
Boa Dio. Estava no Mint até pouco tempo. Mas resolvi dar uma chance para o Zorin OS no Desktop onde mantenho alguns backups e no notebook Deixo o Windows 11. Não sou muito fã de dual boot na mesma máquina por experiências passadas.
Faz uma semana que estou usando o Linux Mint 20.3 e estou gostando muito....Sistema muito estável e bem configurável também....
Eu estava usando a versão Cinnamon do Manjaro. Achei muito top pois não precisa esperar um tempo absurdo para ir para a ultima versão de interface.
Eu usei o Ubuntu para dev, devido alguns problemas de performance e travamentos estranhos e mudei para o Debian Kde plasma, que para meu uso apenas para trabalho tive melhor performance e estabilidade. Não conhecia o projeto lmde mas é um diferencial da Mint ter dois sabores , origem Ubuntu e Debian.
Já faz 15 anos que eu uso o Mandrake que veio num cd de uma revista... não troco por nada kkkk.
Kkkj ainda funciona bem?
Já testei várias distros, mas sempre volto pro Linux Mint, que no meu caso é base Ubuntu e como sou apenas usuário e não desenvolvedor, acho que não sentiria nenhuma diferença entre as versões.
Não sei o porque, mas essa versão LMDE (4) funciona no MacBook Pro 2011 com a placa de vídeo off-board estragada, a versão Ubuntu tenta ler a placa e não da imagem!!! (Assim como Windows e MacOS). Depois vou testar a versão 5
Meu motivo por usar o LMDE:
queria ressuscitar um net com 2Gb RAM DDR 2 e processador Intel atom 32 bit. Kakak só o LMDE possui suporte para 32 bit
ficou muito daora esse tema visual verde nesse vídeo.
Comecei na lmde 4 porque disseram-me que ti ha maior tempo de suportee neste momento uso a lmde 5, nao sei quanto tempo de auoorte irá ter mas atende às minhas necessidades, portanto não me arrependo de ter instalado o linux🐧
Tô usando o LMDE e gostando bastante.
O LMDE 6 está consumindo mais RAM do que o Mint 21.2 aqui pra mim... Uma diferença grande, cerca de 300 MB a mais
Eu gosto muito do Debian, não teria trocado ele por outra distro, que aliás usei Ubuntu antes dele. Debian é muito bom, nem aquecia meu note como ocorria no Ubuntu. Porém migrei para o Mint pois não conseguia instalar o Inkscape (versão dev), ou seja, escolhi uma distro que me oferecia todas as vantagens do Ubuntu sem todas as falhas que vinha com ele, e o Mint é o cara.
Instalei hoje a tarde o Elsie, funciona muito bem. Eu ja usava o Debbie, tirando a parte dos PPAs, o resto funciona muito bem.
Gosto de usar o kisak mesa sabe como usar no Debian e um ppa?
@@josiasbatista123 boa pergunta. PPA no debian não funciona, mas se adicionar o repositório manualmente, consegue instalar sem problemas. Outro problema um pouco chato do Elsie é os drivers Nvidia, pois muitas vezes eles instalam, mas não vejo o máximo deles, claro que a GPU que tenho é mais antiga
Uso lmde para 32 bits e é show 😊
Atraquei meu barco no Linux mint Cinnamon, não é bonito visualmente. mas tudo funciona, então pra que ficar testando mais diversas distros e tendo dor de cabeça em algumas?
Diolinux, qual sistema linux vc ja testou que tem o melhor consumo de RAM? Já que tá rolando esses testes agora, acho pertinente fazer essa pergunta!
depende mais do desktop do que da distro! o mint xfce não gasta muita memória e nem muito recurso
Certa vez aprendi que em Linux, quanto mais memória for usada, mais desempenho terá!
Tenho um note Samsung rv415 de 32bits. O LMDE é a melhor opção que já testei nele! Uso o LMDE 4 a um bom tempo já. Agora vou instalar o 5 pra ver! Uma máquina velhinha, fraquinha e que roda muito bem com Cinnamon!
Dizem que o cinnamon e pesado mais eu não acho, já vi gente dizendo que o cinnamon rodou melhor do que o xfce
@@ghost-mk7gb pois é. Na minha máquina é exatamente assim. Estou usando o LMDE 5 à meses. Excelente desempenho(dentro das possibilidades, é claro).
@@dilso_trindade o lmde me parece muito promissor espero que quando ele for lançado na versao 6 fique tao bom quanto agora
Adoro seu canal amigo, uso o linux mint com a base do ubuntu, estou usando ele faz mais de 3 meses, estou aprendendo a usar os comandos e tals, nao sei se eu migra para o debian eu terei os mesmo resultados que tenho no mint, digo de programas, gerenciador de drives, comandos.. Irei ver mais videos sobre debian pra eu fica por dentro do assunto e se tudo que o debia tiver pra oferecer me agrada mudo logo e começo a testa ele, mais poriquanto o mint esta me agradando nao sinto falta de nada poriquanto
Se for para uso cotidiano do computador, acho que o Debian não é a melhor escolha, pois apesar de ser muito estável geralmente está desatualizado, pois o ciclo de atualização do Debian é distante. Eu recomendo a utilização de distribuições planejadas para uso cotidiano, como Linux Mint, Zorin OS, Ubuntu (esses 3 são base Debian), Fedora Silverblue (base Red Hat), Endevour OS, Manjaro, ALG Linux (base Arch) ou alguma outra distribuição que tenha o foco no usuário final.
Obs.: A lista que apresentei está em ordem de dificuldade (pelo menos pra mim)
Será que só eu acho o BigLinux
uma Distro excelente?
Gostaria muito de ver um review atualizado sobre essa distro.
Eu não consigo "gostar" do Mint...
Usei o Mint por muito tempo. Hoje outra distro baseada em Arch (Garuda). Depois de personalizar para meu uso, fico bom mas ainda encaro alguns problemas no uso da placa gráfica em modo híbrido e a comutação entre as saídas de som, que continua sendo manual quando conector uma TV por exemplo. Porém acabou o problema do crescimento do conteúdo morto dentro da área Home, que é o principal problema no Mint.
Já usei LMDE4, mas em algumas situações era complicado instalar alguns apps. Mesmo em linha de comando era complicado, como por exemplo instalar o LAMP. Na versão mint baseada em Ubuntu isso não ocorre. Mas para maioria das funções normais o LMDE é ótimo.
parece que o Lmde 5 está mais fácil, pelo menos nas reviews que vi no youtube
Instalei o Mint onde ontem pra fazer um teste até onde vi não achei diferença . Vamos ver mais pra frente
O Linux Mint LMDE é baseando no Debian 12 e se comparar o Linux Mint LMDE com o Deepim que tem a mesma base eles tem a mesmas deficiencias e porque o pessoal do Linux Mint não cegue o mesmo padrão do Deepin se deu certo pra eles dará ceto pro Linux Mint Também é algo a se pensar não é?
acredito que você não vai ver esse coment mas, vou comentar bdw eu gosto mt do seu canal, foi uma das minhas primeiras inscrições lá em 2017 quando descobri o linux... e é um canal muito bom mas, acho que você deveria de certa forma abordar mais o ubuntu mesmo ele sendo tão controverso, se assim posso dizer, ele é uma distro que a maioria tem contato ao entrar nesse mundo linux, uso seus videos como video de plano de fundo ou video-audio deixando o tocar no fone enquanto faço outra tarefa, gosto da sua voz e de como é calmo, enfim, bom video como sempre.
Olá dio, traz um review do novo big linux o sistema está inpecavél.
Nunca usei o LMDE, mas um tempo atrás, quando usei o Debian mesmo, vc meio q se acostuma com as coisas não estarem na ultima versão, bom se tudo esta funcionando perfeito, por que se preocupar? Fiquei 2 anos tranquilo e não me importava se algo não estava no na versão mais atual, mas acabei trocando de SO por conta de coisas pontuais no trabalho, e não havia necessidade de se ter 2 SO, apenas pq eu gostava do Debian.
Existe alguma distro que se empenha em manter atualizações para 32bits?
Eu irei instalar o LMDE5 em uma máquina virtual para testar como é a experiência dele.
Nota 10, pela explicação! ... 👏👏👏
Boa tarde, não sou muito expert em Linux, mas atualmente instalei no
notebook do meu trabalho o Linux Mint Cinnamon, tô adorando o sistema,
simples, leve e tem tudo que preciso. Mas apesar de tudo, o meu notebook
ainda dá umas travadas por ele não ser tão poderoso, queria saber o
seguinte, quero usar um sistema mais leve possível só para navegador, já
que edito planilhas na web, seria indicado o XFCE invés do Cinnamon?
XFCE é muito mais leve recomendo trocar, o meu note é bem mediano e rodava bem o Cinnamom mas só o XFCE ficava liso
A integração com dispositivos pequenos é a favor do Debian, então estou torcendo muito para a LMDE dar ótimos frutos.
Uso Linux Mint a muito tempo. Instalei o lmde5 no meu notebook pra testar e ver se ele poderia substituir o mint padrão pra mim. Gostei bastante do resultado porém a questão dos drivers proprietários já foi o primeiro entrave no uso, pois minha placa nvidia usa um driver legado e dá um pouco de trabalho para configurar. Nessas horas a quantidade de ajuda da comunidade do Ubuntu acaba sendo maior. Apesar das dificuldades, eu gosto da ideia do Mint deixar de depender do Ubuntu algum dia, dado o tamanho que a distro tomou.
Abraço!
Cara teste o Pop!_OS (usando a iso nvidia) vai curtir de mais.
Utilizei o Mint LMDE 5 e não gostei.
Ele não deixa a gente instalar o que bem entender, uma restrição por exemplo, não me deixou instalar o NVidia, aliás não deixa instalar driver proprietários...
Muito ruim isto..
A distro que eu uso, coisa linda 😍
instalei o LMDE5 (minha primeira vez usando Linux) e não consigo encontrar o gerenciador de drivers que vejo nos vídeos. Alguém pode me ajudar?
Eu uso o mint ha muitos anos em casa para desenvolver meus projetos de trabalho, tanto como desktop quanto como servidor e notei que meus serviços de rede (pricipalmente dhcp, dns, samba e virtualbox) sao mais estaveis no servidor LMDE4 do que no equivalente baseado no ubuntu.
Muito bom, sempre quis usar linux mas ainda não tive coragem. Por hora vou assistindo os vídeos p/ me enturmar kkkkk
Não sou programador, não atuo na área de TI, na verdade sou pedagogo, trabalho como coordenador pedagógico. Uso Linux desde 2012 por culpa do Diolinux.
E assim estou por aqui a 10 anos sendo feliz e numa comunidade agradável
@@fernandohs16 eu trabalho como desenvolvedor.
A galera do meu circulo pessoal comenta que o Linux desempenha melhor.
Por hora só trabalhei com Windows mesmo e sinceramente fico na dúvida se essa diferença e existe e se é tão grande.
Ah e também gostei da comunidade aqui, abraço
Foi assim q comecei. Já tem uns 5 anos q estou no mundo Linux.
Começa a usar pra brincar dual boot ta ai.
Também trabalho na área de educação migrei pro mint esse ano para trabalhar, no windows eu usava muito o pacote Microssoft Office, usando o Libre Office que vem com o mint não senti falta nenhuma do pacote da Microsoft. Consigo fazer o planejamento, acessar o diário online numa boa em um ambiente mais clean que o do windows na minha opinião.
Bom demais.... LMDE ou Debian? Para pc's antigos, seria melhor o LMDE ou o Linux Mint? E o Pop OS! se baseia no Ubuntu, ou no Debian, se for no Ubuntu, daqui a pouco, 22.04, uma novar versão Pop OS! ? Muito obrigado! Forte abraço.
Eu uso o LMDE desativa isso janelas mosaicos , efeitos , privacidade pra ver como fica aqui roda dboa.
@@worldwarsiiiiv8089 Muito obrigado. Vou testar aqui...
Eu queria um vídeo do processo de instalação do Ububtu e fedora com home compartilhada!
Usava o Linux Mint versão 20,3 , mas através das atualizações percebi que quando abria o aplicativo Celluloid para ver arquivo de vídeo Blu Ray no pc e retransmitia o sinal de áudio e vídeo para TV através de cabo HDMI não avia mais a opção de escolher o hardware HDMI devido as atualizações da versão 20,1 que usava para versão 20,3.
Percebi que na distribuição do Linux Mint é possível colocar dispositivo bluetooth usb 4,0,ele até enxerga ,más por algum motivo não concegue emparear com o dispositivo móvel Ex: Caixa de som ou SmartFone.
Fundo verde ficou daora também hahahaha
Eu nunca imaginei que eu usaria o LMDE, e eu tenho que admitir, tudo que eu já tinha gostado no Debian 11 em conjunto com as coisas que eu acho legal no Mint casaram perfeitamente bem! É a primeira vez que eu uso o Cinnamon com 8 GB de RAM e ele não trava por qualquer besteira. E olha que ultimamente eu ando forçando muito ele! E a performance no Dota 2 melhorou até em comparação ao Fedora que até então era a distro que eu via rodar melhor o jogo. Futuramente eu faço testes em outros jogos, mas no geral pra navegar com o Chromium da distro e trabalhar em geral tá tudo dando muito certo, talvez essa seja a distro que eu mais vou usar em 2022.
Opa amigo, quais são suas opiniões atuais sobre a distro?
@@tiago.suares eu estou esperando pra sair o LMDE 6, mas aparentemente sei que vou ter problemas porque no Debian 12 tem um bug no VDPAU... Por algum motivo tudo que é derivado do Debian 12 e do Ubuntu 22.04 (mesmo os releases mais novos do Ubuntu também) dá um problema no meu driver de vídeo da AMD que o VDPAU trava no meio do processo... E o Chromium e tudo que depende de webkit faz muito uso do VDPAU, o que é um problema bastante incômodo pra mim. Enquanto eu não descobrir como resolver esse bug ou não tiver outro PC pra testar, eu não vou conseguir usar legal o LMDE ou qualquer coisa derivada de Debian ou Ubuntu, acabei voltando pro Fedora mesmo atualmente. Ainda assim acho que o Cinnamon é um ótimo ambiente gráfico, melhorou muito nos últimos releases que eu testei, e o LMDE ao meu ver parece mais enxuto que o Linux Mint convencional.
Dio, você precisava de uma dica sua. Estou usando linux mint 20.3, nele não funciona o microfone da webcan.
Eu já usei muito o mint mas hoje o Cinnamon me deixa um pouco desconfortável no seu estilo, por mais bonito e agradável que seja rss por incrível que pareça... Uso agora o Zorin OS já saí e voltei pra ele
Sinto falta do tema casadinho/darker do Mint XFCE :'(
Ubuntu, Xubuntu e Kubuntu tem um modo noturno parecido com o RedShit mais é eficiente e pode ser utilizado tanto de dia ou a noite. Somente eles em que vem junto ao sistema operacional.
Qual é o nome desse programa que não é o RedShit em que vem no modo padrão do Ubuntu, Xubuntu e Kubuntu ?
Para colocar modo noturno no Lubuntu.
Entendeu a pergunta ou precisa de um vídeo ?
Dio, pq o Gentoo Linux não entra nas estatísticas dos testes?
Mas para uso como Servidor, ainda prefiro o Debian (funciona muito bem nos Servidores DELL).
Eu gosto bastante do mint, uso ele
Meu kdenlive não reconhece as imagens e vídeos do meu linux mint 20.3 ,alguém me ajude
Eu uso atualmente windows10, queria migrar para outro SO, o Linux mint tem imcompatibibilidade com aplicativos/jogos? Eu jogo bastante e já ouvi dizer que a maioria dos jogos são imcompativeis fora do windows, e uso também o pacote office, o que seria o ideal?
@@missaoprimaria tô pensando em continuar no Windows10 porém usar algum mod Tipo aqueles RiveOS, Phoenix, tô com medo de não adaptar kk fora que tudo é compatível com windows
Por mais que eu tente usar o Ubuntu, não consigo passar muito tempo, parece que quanto mais vc usa, mais o tempo vai passando, começa a sentir o sistema dar gargalo, uns travamentos aleatório, não permanece aquela suavidade de quando vc instalou o sistema.
No Pop! eu sinto a mesma coisa, o problema deve ser a base ubuntu.
@@willkimen sim verdade, nesse momento eu tô usando o pop 21.10, mas tô pensando seriamente em voltar pro Fedora, outro nível cara kkkkk
Eu irei usar o LMDE porque meu netbook Eee PC 1000h tem processador de 32 bits.
Testei o LMDE e não gostei. Ainda fico com o CINNAMON 20.3. A versão Debian é instável.
Ótimo ver o Mint evoluindo. Mas tá na hora de colocar o Debian nos testes. E o melhor, testar no Stable, Testing e quem sabe no Unstable pra mostrar as diferenças e contextualizar quem não manja.
Linux Mint, usei a baseada no Ubuntu e também na Debian, gostei muito da LMDE, achei muito superior a baseada no Ubuntu.
Alguém poderia me responder algo?
O badhi linux não instala steam?
Qual versão instalar? Standart ou xce acho
Meu notebook é HD graphics não consigo instalar nada ele não tem loja.
Prefiro o Windows 11 kkkkk... Mas sério, comecei um canal inspirado nos canais como esse (de tecnologia e que divulgam a inclusão nas tecnologias) e ate tentei que fosse em Linux toda a produção do conteúdo, porém, meu tempo é limitado e iria demandar ainda mais tempo aprender a usar as ferramentas do Linux e aprender a contornar os possíveis problemas que eu tivesse que engavetei o projeto kkk... Mas sempre defendo o Linux e as possibilidades que ele trás. Mas é como o Dio fala, não existe sistema melhor ou pior, existe o que se adequa a sua necessidade, e hoje em dia o "Janelas" (rs) se adequa melhor a minha necessidade, mas o Linux é um velho amigo que pretendo visitar mais vezes no futuro rs... Valeu Dio e Galera do canal. muito bom o conteúdo. o//
Infelizmente o Windows 11 precisa de um PC com Ryzen ou iCore da oitava geração para usar ele, para o meu uso não serve
Eu estou usando o Linux Mint Debian Edition tá filé
Eu notei a cor verde no fundo.
ele vai funcionar o caja? na empresa ele é necessario
DIO BOM DIA eu tenho instalado o mint e estou com um problema de retirar arquivos da maquina para os ssd ou pendriver já tentei ficar em root mas nada feito, tem como me explicar oque esta acontecendo. muito obrigado pela sua atenção.
Quero ver uma review da distro Cutefish OS
Up
th-cam.com/video/3cQXm_mVHaY/w-d-xo.html
acho que ele ja fez
Olá Dio e comunidade,
Sobre estabilidade?
Reparei que o Mint "Ubuntado" 20.3 dá umas engasgadas em coisas bem básicas como abrir um navegador ou até mesmo depois de voltar de uma pausa, chegando a travar. Sou um usuário básico.
Seria o Mint LMDE um pouco mais estável por seu kernel ou estou falando abobrinhas?
Grande abraço a todos.
Tive esse poblema com o youtube. migrei para
o Pop!_OS
Felipe, obrigado pela resposta.
Uma das coisas que fizeram o Windows se popularizar foi aprender a resolver os problemas dele.
A facilidade de trocar de distro é uma alternativa que nunca fará com que as distribuições do Linux sejam olhadas com seriedade pois se não é bom, troca-se. Aprender sobre uma distro e investir em conhecimento e soluções fará com que esta distro se torne não só popular como confiável.
Eu continuarei a estudar o Mint pela afinidade que eu tenho com esta distro e farei tudo que for necessário para entender sua funcionalidade e melhorar minha experiência como usuário.
Grande abraço.
Dá para alterar o tema apenas do terminal sem precisar mudar o do restante do sistema
Dio, eu estou estudando lógica e algoritmo lá no Guanabara, ainda criando conexões neurais pra conseguir fazer o Jogo da Velha no Visualg... mas quero começar a estudar o Linux. É possível rodar ele no Pendrive sem sair do Windows, como se fosse um aplicativo? A ideia seria simplesmente plugar o pendrive e rodar o Linux para estudar, e ejetar depois, só isso, sem ter "bootar" apenas ele, na inicialização do PC.
Isso é possível?
Sim e se chama LiveCD 90% das distros vc pode fazer isso, o único detalhe é que não vai poder salvar os seus dados
Recomendo o Mint XFCE ou o Xubuntu
@@kevinyoliveira68 Bacana. Obrigado. Consegui fazer dual boot Win10/Ubuntu com o tutorial do Diolinux. Sendo aprovado na Trybe tô pronto pro combate.
Lembrando que ter pacotes mais atualizados não significa que é melhor, é somente uma troca de características, pacotes mais atuais podem trazer recursos mais atuais e talvez um melhor desempenho, porem ao mesmo tempo, ele foi menos testado, ou seja, existe maior possibilidade de bugs, ou seja, o debian tem maior foca em estabilidade por isso trás pacotes mais antigos, ou seja, o que decide entre um e outro são a questão de um ser mais atual e o outro ser mais estavel, ai vai da preferencia ou necessidade, estabilidade é caracteristica de sistemas como debian ou centos
O Peppermint OS mudou de vez sua base para o Debian!
Muita coisa errada neste vídeo e um delas é gestor de kernel. Usando a base Debian tem backports de kernel e de vários outros pacotes. Como versão 5.16. A outra é sobre ESR na atualidade é a versão mais nova e foca em correção de bugs incluindo segurança. Não é uma versão antiga e possui várias funções adicionadas recentemente pela equipe da Mozilla. Ainda prefiro o Debian purinho.
Agora assiste o vídeo de novo tentando entender, não se defender.
Não adianta. Se usa repositórios de outra distribuição, é um remaster. O que fo** o Ubuntu e a porcaria do snaps. Os programas em snaps são mais lentos no arranque, e não é possível dar permissão leitura/escrita para um disco que não esteja montado em /mnt ou /media. Além disso é impossível fazer pequenas alterações nas apps que são montadas apenas em modo de leitura. Onde o Ubuntu ganha é na detecção e configuração de hardware mais recente sem perder tempo em configs.
10 Gb?
Rapaz, uso Arch Linux e sou programador. Mesmo instalando os programas que eu preciso, não chega a 9Gb
Arch né kkkkk
Oloco, comparar uma Distro user-friendly com o Arch Linux é covardia! kk
@@lD-USER5132 Depois que instalou a interface gráfica já era. Para mim já é amigável kkk
Gnome no Arch ou Gnome no Mint: que diferença faz? 👌
@@lD-USER5132 Arch é user-friendly, ele tem uma doc ótima e ainda da a possibilidade você ter o controle de todos pacotes que existem, fora o AUR.
@@lucascipriano3570 Sim, eu uso arch (ou melhor, BTW I use arch), brincadeiras à parte... mas eu me refiro o "user-friendly" a uma distro que vem com uma porrada de coisas (Ubuntu, Mint, Fedora...) e compará-la a um arch da vida, que segue a filosofia KISS, isso é uma covardia kkkk
Dio ou galera, me deem um help, tenho um Philco dual core com 4gb, qual a distro vcs mais recomendam com essa maquina? Eu testei o Bodhi, achei ele bom, mas queria encontrar outras opções...
Eu sempre recomendo Debian com XFCE ou lxqt pra computadores fracos
Pepermint
Eu acho que o mint xfce. O cinamon ficou ruim pq era num hd e é mais pesado. Hoje eu utilizo o xfce num ssd e ficou bom. Porém ele tem menos recursos q o cinamon.
Raspbian OS i386
Linux Mint XFCE, muito bom e roda rápido, tenho uma máquina mais fraca que essa e roda perfeitamente
Migrei pro LMDE pois meu PC é 32Bits....
Bom vídeo. :)
Eu usava só Ubuntu, agora só uso Mint no meu PC secundário.
Não cinto diferencia entre o Linux e Windows...
Entre os dois, vou de LMDE.
todas as vezes que vou instalar o linux mint tenho problema na instalaçao.
simplesmente da erro,nao sei se o meu notebok que é um pouco antigo.
ok, diolinux, o que acho interessante, é que existe milhares de linux. afinal quem é o pai de quem, porque não ficou somente com o debian mesmo, ou hot alguma coisa., ja imaginou o windows ou android ou IOS nos mesmos moldes das distros da linux, acredito que o usuário fica perdido.
E esse patrocínio aí daqui a pouco chega 3090 🤣🤣
Por que o Ubuntu se sai tão mal nos benchmarks? Eu uso o Ubuntu LTS e acho a performance dele muito boa.
Maior erro e levar benchmarks a serio... São so testes que muitas vezes não batem com a realidade
@@ruanelivelton8161 Realmente, o Ubuntu se sai mal nos benchmarks mais roda muito bem no meu notebook, já o Manjaro aleatoriamente trava ou fica lento, eu me pergunto se esses benchmarks realmente importam para o usuário.
@@juliosordi2339 benchmark serve muito pra fanboy mas na vida real não. Quando fazem bench eles usam a distro recém instalada, ou seja, no mundo real você tem um hardware específico com programas específicos, e não dá pra reproduzir o computador de todo mundo. Fora que um simples update pode melhorar ou piorar o bench. Enfim, eh legal de ver mas bem inútil na maioria das vezes (eu acho)
@@juliosordi2339 Isso varia muito do hardware, e tipo o windows. Se mostra que ele perde nos benchmarks por ai... Mas se vc ver direito o software roda sincronizado com o hardware, ja o Linux assíncrono e é dai que o Linux toma vantagem(isso e so uma exemplo) e é por isso que qualquer benchmark se torna invalido
@@dario0222 E inclusive alguns dizem que distros rolling release tem uma performance melhor por conta do kernel e dos drivers atualizados, a minha experiência com o Manjaro foi bem contraditória, o Manjaro aleatoriamente ficava lento e travava independente do ambiente gráfico, a distro nunca performou bem pra mim, o Ubuntu performa muito melhor que o Manjaro no meu notebook.
0:33 se você não sabe inglês só chore