@@JoneyCanuto Me socorre aí pfv, estou montando um sistema de pressurização num prédio com um a moto bomba de 2cv inversor Weg cfw500 e um transdutor de pressão, preciso que ela deixe sempre a tubulação pressurizado com 2,5kg aumentando e diminuindo a velocidade do motor de acordo com a demanda de uso dos apartamentos. Estou apanhando para fazer a configuração la, me ajuda aí.
@@lucasferreira5505 estamos realizando muitas viagens para entregar projetos. Assim que a poeira baixar, voltaremos com novos vídeos aqui. Obrigadão por comentar
Obrigado pelo comentário Matheus! Logo estarei mais conteúdos práticos aqui! Enquanto isso, baixe meu e-book.. nele dou uma introdução geral em inversores, comparando três marcas diferentes ;) Obrigado! Link: www.ebook.aplicandoautomacao.com/
Cara eu em portugal também sou um profissional do ramo e gostei muito do seu video, pois você e um exemplo de profissionalismo, continue nós precisamos de pessoas como você.
Muito bom. Na verdade os Drives de motores em geral tem um PID interno em cascata, um Inversor de Frequencia com controle vetorial ou Servo Drive por exemplo tem um bloco de PID com a tensão, a decomposição das correntes estatóricas e rotóricas, do torque e da velocidade. O controle PID resolve 90% ou mais dos sistemas de controle no mundo. Está na ECU do seu carro, no Drone, no CNC, no "piloto Automático" adaptativo, na ECU do freio ABS, no controle de pressão, na vazão, na velocidade, na aceleração, na temperatura, etc seja lá do que for! |Abçs e parabéns pela matéria, de nível técnico/operacional, porém, boa! Para quem vai fazer sintonia PID é importante 3 coisas: Conhecer bem o processo, a grandeza física e o elemento primário de controle ( ou seja, o sensor) bem como seus erros e incertezas, e é claro, conhecer muito bem o controlador que está usando
Perfeito. Utilizo muito os inversores toshiba e sempre obtenho resultados positivos. Este tipo de controle PID em inversores é também muito utilizado em compressores parafuso sem reservatório. Parabens pela explicação.
Olá Vinicius! Fico feliz por ter gostado do vídeo e por ter comentado.. Obrigado! Sem dúvidas faz muita diferença este tipo de controle nas aplicações de compressores e realmente boa escolha sua em relação aos equipamentos ;) Caso tenha alguma sugestão de vídeo, me mande aqui.. Abraço!
´Grande Carmelo! Obrigado pela msg! Fico feliz que tenha gostado... Logo logo sai coisas novas por aqui!.. Acho que você vai gostar do ebook que fiz, falo sobre inversores.. Link: www.ebook.aplicandoautomacao.com/
Olá Henrique! Que bom que gostou! Acredito que logo logo você verá algumas coisas sobre este tipo de controle em seu curso... Continue acompanhando o canal, pois logo mais publicarei mais conteúdos relevantes ;) Obrigado pelo seu comentário hem! Abraço!
Parabéns! Muito bem explicado o vídeo. Agora faço uma ressalva, para que da próxima vez você possa explicar o que é e como funciona cada ação do controle PID. Ex.: o que é e como funciona a ação PROPORCIONAL. E assim sucessivamente. Outra ressalva que faço é que não conheço a ação D como diferencial como você explicou no vídeo. Conheço como DERIVATIVA. Que venham mais vídeos.... Parabéns e sucesso!
Obrigado meu amigo, concordo com você, aqui no campo de comentário não é o lugar apropriado pra postar link de outro canal não ///Seus vídeos são top demais PARABÉNS ///Não vou postar link aqui mais não/// me desculpe
TMJ. Se quiser receber algumas dicas (pelo menos o que fiz e acho que ajudou para crescer - veja, ainda é muito pequeno meu canal aqui) posso te passar. Meu email é joneycanuto@aplicandoautomacao.com.br
@@JoneyCanuto Ok meu amigo fico grato///O que fez o seu canal crescer é a sua capacidade, você é um excelente professor, os seus vídeos são intuitivo fácil de aprender PARABÉNS sucesso pra você
Olá Jean, tudo bem? Rapaz, vc pode sim utilizar um transmissor de pressão de 4-20mA ou 0-10V ligado em uma entrada analógica do inversor para realizar uma realimentação da linha e com isso poder fazer o controle PID do motor.
Parabéns pelo vídeo, estou com um inversor controlando uma bomba submersa de 2Hp para escoamento de água da chuva em um terreno de quase 4km quadrados, existe alguma forma de fazer com que a bomba se ajuste ao nível de água, de uma forma de faixas de frequências não lineares? Por exemplo: nível alto(100%)= 60hz, nível médio(50%) = 60hz ,nível baixo 1(25%) = 30hz, nível baixo 2(20%) = 20hz, nível de segurança (10%) = 0hz. Que tipo de sensor eu poderia usar?
Um ótimo vídeo, parabéns professor! Gostaria de uma ajuda, estou com um sistema de pressurização de um prédio controlado por um inversor de frequência ativar 31 da telemecanique, tenho que manter o sistema pressurizado com 2,5k com um controle PID através de um transdutor de pressão, você pode me ajudar me enviando o esquema de ligação e os parâmetros necessários para aplicação? Desde já agradeço seu apoio!
Muito bom Joney. Mostrando sempre na prática. Eu sugiro se quiser trazer um "algo a mais" nos vídeos, fazer parcerias com profissionais de controle que fazem modelagem matemática, por exemplo num matlab, e fazer comparações do modelo como o sistema real na prática. Muito com o Canal. Abraços
Olá Marcos Antonio, tudo bem? É possível sim! Pretendo fazer um vídeo mostrando como fazer, mas enquanto o vídeo não sai deixo este documento técnico (parte do manual do inversor) disponível, aqui mostra todo o passo a passo para habilitar esta função.. Download: drive.google.com/open?id=1eXUZX25C9c1r7g7-crtf-xefPYXu9T1x Obrigado por comentar Marcos! Qualquer dúvida mandae ;)
Bom dia, caso no sistema de pressurização eu utilize um acumulador. Isso implicaria diretamente na quantidade de acionamentos da bomba em relação a queda de pressão no vaso, correto?!
Bom dia professor. Obrigado pela atenção por ter tirado minha dúvida. Mas pra não perder o costume lá vai mais uma. Gostaria de saber se o local da instalação do inversor de frequência existe uma distância limite até o motor , A minha dúvida é omega relação ao inversor sei que tem que dimensionar os condutores , Mas o inversor existe alguma orientação sobre a distância até a carga?
Olá Marcio, perdão pela demora da resposta, estive ausente nas respostas aqui no TH-cam nesses ultimos dias por conta de estar realizando a gravação de novos videos de treinamento. Sobre a sua dúvida, os manuais de inversores possuem uma recomendação em relação a distância entre o inversor e o motor. Generalizando, alguns manuais informam que até 15 a 20 metros não há problemas e não é necessário medidas adicionais. Após isso, é necessário utilizar reatores de saídas para diminuir ou até eliminar o efeito capacitivo dos cabos à longa distância.
Olá Motival Neto! Obrigado pelo comentario ;) Sobre sua aplicação, este controle de nível envolverá uma bomba centrífuga? Caso positivo, não vejo mal algum de fazer este PID pelo próprio inversor de frequência, pois, dependendo do modelo escolhido, fará isso numa boa! Espero ter ajudado ;) Qualquer coisa, me avise!
Isso Joney, uma bomba centrifuga! Nosso objetivo é de sempre manter o mais preciso possivel o nivel de uma fonte de agua , a 1,60m ate o medidor ultrassonico (por ser fonte, o nosso empecilho é a natureza , pois há muitas oscilacoes a depender do dia devido chuvas e etc). Utilizamos o inversor da Schneider altivar 312, ele esta sendo util até agora, mas sempre pedem para efetuarmos alteracoes alteracoes para trazer o nivel ao diferencial que eles querem pq do dia pra noite ficou um nivel de "1,54m"(para evitar contaminacao o setor pede para voltarmos logo para faixa que eles querem,ou seja , sempre ficamos alterando os valores do proporcional ). Diante essa situacao, o corpo de supervisores acha melhor por um controle PDI por CLP , tendo em vista um feed back mais rápido. Acharia um aboa ou melhorando alguns valores no inversor podemos conseguir esse ganho?
Sensacional Joney. Se eu tiver um tacogerador gerando +-10V de sinal, sendo (+) sentido horário e (-) anti-horário, o inversor consegue acelerar o motor proporcional ao sinal e também realizar as reversões? Abraço e sucesso sempre.
Olá Kleberson, apenas se a entrada analógica do inversor permitir a leitura desse tipo de sinal, como é o caso deste inversor do vídeo. Ele possui uma entrada de +-10V, por tanto permite sim a modulação em função do sinal analógico. Abração!
Seu vídeo bem explicado, mas ainda estou com dúvida em realizar um processo de vazão poderia me ajudar ? O chiller precisa drenar 2 litros de água a cada 1 minuto ou seja 120 litros por hora tem ideia de como parametrizar isso ? Ele fica ligado por 19 horas por dia
Olá Guto! Tudo bem? Brother, dá sim. O CFW08 possui a função de PID. Os parâmetros para habilitar este controle estão entre P520 à P536. Se tiver mais dúvidas, escreve ai, ok?
Se eu tiver este transdutor de pressão de 4 a 20ma, consigo fazer a malha da pressão máxima e chegando na pressão, desligar o compressor, e quando baixar a pressão e quando a pressão subir a velocidade baixar, é necessário um clp para fazer essa função de pid? Ou o próprio inversor de frequência já tem a função de pid?
@@Engenheironapratica o próprio inversor já pode fazer esta operação. Neste vídeo eu utilizo potenciômetro, porém vc vai substituir pelo transdutor e definir os limites mínimos e máximos.
Joney boa tarde! Imagine uma aplicação no qual para chegar no set-point eu tenho que determinar um tempo, por exemplo preciso que a pressão chegue a 60bar em 2 minutos, e após este tempo se mantém em 60bar, entendo que a pressão será controlada através do feed back do sensor de pressão, mas esta rampa da primeira pressurização também é determinado no PID ou é um parâmetro externo?
Excelente conteudo! Jolney... Uma pergunta... Sei que vc não se aprofunda muito em allen bradley, mas vc conhece sobre os switchs deles? especificamente os os administraneis. vlw.
Olá Jeovane Luz, Obrigado pelo comentário! Não são todos os PLCs que possuem o algoritmo PID em suas funções, porém aos que possuem você consegue utiliza-lo. Para controle PID de inversores de frequência, através de PLCs será necessário este possuir saídas e entradas analógicas ou ser feito através de rede de comunicação. Não consigo descrever com todos os detalhes, pois envolve uma logica um pouquinho específica, mas pretendo incluir na lista de vídeos para publicação aqui no canal.
Joney Canuto Entendi! No meu caso o programa do PLC tem o bloco PID, porém não dá para testar no simulador do PLC. No meu caso eu preciso controlar o RPM do motor que tem um inversor de frequência, através de um set point de pressão, se a pressão na linha subir e for maior que o set point, a rotação do motor diminui e vise-versa.
Parabéns professor, seus vídeos são muito esclarecedor! Sou José Ademar do Río de Janeiro, gostaria da sua ajuda para confeccionar um painel de controle de uma alimentação hidráulica pressurizada por dois tipos de controle de pressão: 1-por um inversor de frequência controlado por um transdutor de pressão, 2- por um pressostato tbm controlando a pressão, um sendo backup do outro, desde já agradeço o apoio!
Olá, Joney! Tenho uma bomba submersível de 1 CV, se não me engano, corrente de pico 6,5 A. Gostaria de adquirir um Inversor de frequência para controlar o nível do reservatório e preservar a vida útil do motor. Mas sabe se é possível usar Inversor de Frequência junto a chaves de nível (aquelas da Icos ou chave bóia comum)? Ex.: Operar com 3 chaves de nível Icos. A do fundo do reservatório é para desligar, a do meio para operar o motor com 50~40% de rotação e a do topo pra operar com 100% de rotação? Sabe me dizer se essas entradas do IF aceitam dessa forma e a tensão de operação? Não gostaria de usar CLP devido encarecer bastante...
Olá @Eagleye, tudo bem? Obrigado por comentar! Se o sensor tipo boia for de contato seco, você pode usar o sinal da fonte do próprio inversor para realizar este controle. E sim, é possível fazer este tipo de acionamento sim. Você irá usar a função de Multi-speed para realizar este controle de velocidade e do liga e desliga a primeira boia já dará conta de comandar.
Valeu pela resposta,@@JoneyCanuto ! Já deu uma esclarecida grande... A única limitação desse sensor é potência máxima de 20W. Mas tenho mais uma dúvida: o inversor faz essa função de liga e desliga como vc mencionou? Ex.: Como é pra tirar água da chuva, deve esvaziar o poço. Mas tava pensando em algo assim: Poço vazio, o nível passa da primeira chave (inferior), não liga, passa da intermediária, não liga, aí quando chega na terceira (topo) liga em rotação máxima. Mas quando for esvaziando, e desligar a chave do topo, a rotação do motor cai pra 50%, aí se chegar na chave do fundo, desliga... Entendeu? E outra dúvida: todo inversor de frequência tem partida com controle de aceleração (ou soft starter) incluso? Ou existe inversor que não tem?
Dava pra ligar a primeira boia em série com as outras 2 , e configurar o inversor pra ligar com a boia do meio e a de cima , a do meio ia ficar em uma velocidade média e a do topo ia fica no máximo, era mais ou menos assim que dava pra fazer
Olá Rafael Jose! Obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha gostado... Sobre sua pergunta, na teoria o motor de indução poderia trabalhar em altas rotações utilizando inversores de frequência (geralmente os inversores trabalham até 300 a 400 Hz de frequência de saída). Porém quando o valor da frequência nominal é ultrapassado o motor começa a perder torque, pois ele entra na região de enfraquecimento do campo. Outro questão muito relevante ao utilizar o motor com alta frequência é a limitação mecânica do motor. Os rolamentos dos motores convencionais começam a sofrer demais, principalmente quando ultrapassado o valor de 100 ~120 Hz. Ou seja, eu recomendaria utilizar um motor convencional no máximo até os 120 Hz.
muito boa informação,que DEUS lhe dé muitos anos de vida para nos ajudar a ficar mais cultos e menos lego,eu sou de Portugal e vou ficar seu fan,eu me inscrevi dei joinha e toquei sininho,muito bom sua informação,eu não sabia a metade de essas funções,pois sou apaixonado por eletricidade,eu tinha 6 anos já mexia em eletricidade mas nao percebia nada agora tenho 53 anos e já invento motores gravitacionais
Poxa! José Manuel bom tê-lo por aqui! Obrigado por seu comentário e fique a vontade para compartilhar conhecimentos conosco! Logo mais trarei novos conteúdos relevantes para nossa área ;) Muito Obrigado!
Olá! Muito obrigado por comentar aqui no vídeo.. Respondendo a sua dúvida, tem como sim.. No inversor que utilizo, que é o Modelo Toshiba VFS15, é possível alterar o F702. Mas, geralmente é possível fazer a alteração nos demais inversores também.
Boa noite Joney ...Show de bola o esse vídeo....Joney estou com um cfw09 em uma bancadas de testes para encontrar possíveis erros de instalações...e não estou conseguindo fazer o potenciômetro partir o motor no inicio do movimento, o motor só começa a girar quando passa da metade do potenciômetro...Já passou por uma situação dessas ? Consegue me ajudar ? Lembrando que tenho o numero do suporte da weg mas estou tentando desvendar os mistérios de outras formas...Obrigado e parabéns pelos videos
amigo, parabens pelo video, utilizo servo motor com servo drive no moto controle de posicao, para o motor andar em pulso e direção, é possivel utilizar com inversor? seria mais barato q com um servo drive?
Olá Rodrigo! Cara, depende muito da aplicação que você tem, pois na teoria a resolução de um servo acionamento é de 1:1000 e de um inversor de frequência em malha fechada (que seria a configuração alternativa para este caso) atinge um resolução de 1:100. Porém, se você possui uma aplicação onde o grau de precisão e dinâmica não é tão exigente, você pode sim usar a configuração de inversor pois você poderá economizar no custo com o material, porém acredito que o tempo de desenvolvimento e startup pode aumentar devido os ajustes finos que deverão ser feitos. Qual será a aplicação?
Joney Canuto é ja desenvolvi com motor de passo usando passo 200 por voltar, e esse servo q utilizo tem resolucao de 2500 ppr, meu proposito nao é precisao o foco e sim a velocidade e a mudanca de direcao, uso para simular um chassi de carro, hj no servo drive o encoder é ligado direto nele, e vc manda os pulsos e o servo drive sabe se o motor n esta na posicao e compensa, o inversor nao sei como isso funcionaria.
Rodrigo, neste caso você deverá usar um inversor vetorial em malha fechada com controle de posicionamento ou podera utilizar um CLP com inversor + encoder. Ficou claro?
Bom dia, mestre! Gostaria de saber se há a possibilidade de parametrizar o inversor com sensor ultrasônico com saída analógica de 0...10V. Exemplo: na minha residência não possuo cisterna (reservatório inferior), somente caixa d'água (reservatório superior). Há essa possibilidade? Parabéns pelo vídeo!!!!!!!
Boa noite, boa tarde, bom dia. Trabalho como eletricista de manutenção industrial em uma siderúrgica em cuja planta há uma considerável aplicação de automação a qual não é minha área específica de atuação tenho porém buscado ampliar meus conhecimentos específicos. Caso possua algum material didático convergente tenho interesse em adquirir caso me seja financeiramente possível, obrigado.
Joney Canuto Me socorre aí pfv, estou montando um sistema de pressurização num prédio com um a moto bomba de 2cv inversor Weg cfw500 e um transdutor de pressão, preciso que ela deixe sempre a tubulação pressurizado com 2,5kg aumentando e diminuindo a velocidade do motor de acordo com a demanda de uso dos apartamentos. Estou apanhando para fazer a configuração la, me ajuda aí.
Olá Bruninho Bueno, tudo bem? Dá uma olhada nesse documento aqui: drive.google.com/open?id=18DItVPvsIy3AO74Jx0iuN0niANSwxj4f Depois de analisar o material se ainda tiver dúvidas escreve aqui, blz? Abraço!
Olá Bruninho! Perdão pela falta de resposta.. Recebi muitos comentários e acabei me perdendo na sequencia das respostas.. Cara a mensagem F0070 corresponde à Falha de Sobrecorrente. Neste caso, verifique o parâmetro P0295 se está com valor abaixo da In do motor e do inversor. Caso esteja corrento, verifique a corrente de saída do inversor, deve está acima do seu limite e caso seja isso será necessário verificar se o problema é no motor ou na carga. Espero que tenha dado tempo de ajuda-lo! Se der me passe um feedback..
Joney Canuto Deu certo aqui, muito obrigado mesmo pela ajuda. Salvou minha vida, continue com os vídeos com toda a certeza está ajudando muita gente. A
boa noite.. teria algum vídeo com a seguinte aplicação... inversor recebe 4/20am.. retransmite 4/20 para um retorno para ser monitorado... Peguei aplicação assim em um inversor queria entender melhor, isso seria PID?... CLP ENVIA 4/20 PARA INVERSOR... DEPOIS INVERSOR MAND 4/20 PARA CLP....acho seria mesma aplicação correto ?
Olá Ismael Nogueira! Para você conseguir variar a rotação do motor precisará utilizar inversor de frequência. Para realizar a variação da rotação da frequência em função da temperatura, você deverá usar algum tipo de transdutor de temperatura que envie o sinal de 0-10V ou 4-20mA. Com isso poderá utilizar um controle do tipo PID, como o que mostro no vídeo. Você poderá fazer um controle simples também, sem o uso do PID, porém não terá tanta precisão. Qual é o tipo de aplicação?
Olá Michel! Obrigado por comentar! Acredito que os equipamentos da marca Gefran lhe atenderiam bem.. www.gefran.com/pt/br/applications/7-fornos-eletricos
Joney comprei um inversor WEG cfw500, com potenciômetro eu consigo ajustar a velocidade, entretanto, eu preciso controlar um motor de AC 2 CV em 3 velocidades diferentes 30% 60% 100% como eu consigo fazer isto atraves de botoes que pretendo colocar no frente do painel que estou montando
Olá Juliano Rodrigues! Tudo bem? é muito simples este tipo de controle. Você poder usar as Multi Speed, também conhecida como função de velocidades Predefinidas. Elas funcionam da seguinte forma: Você defini quais entradas digitais terão a função de velocidade predefinida e defini tbm os valores dos presets que serão usados. Digamos que a entrada 1 tenha a função de preset1, a entrada 2 tenha função de preset 2, você define que o preset 1 terá 30% da velocidade máx, o preset 2 com 60% e o preset 3 com 100%. Ai você pode acionar o preset 3 ligando tanto a entrada 1 e 2 simultaneamente ou usando uma outra entrada digital com a função de preset 3. Ficou claro? Se ficou alguma dúvida me diz aq.. Caso você tenha alguma dificuldade em achar os parâmetros.. diga aq tbm que te ajuto, ok?
Estou bem! ....muito obrigado pelo direcionamento irei tentar achar estes parâmetros junto ao manual caso não consiga entro em contato contigo deus lhe abençoe.
Por favor, estou com uma dúvida tenho 2 bombas de água comandadas por inversores CFW 300, mas só consegui funcionar o ajuste de pressão via HMI , um valor fixo de frequencia P121, em 50 Hz, para poder obter 2 kgf/cm3 de pressão. Já pelo mode transdutor de pressão ( está conectado na entrada analógica A/1 e configurado já em 4 a 20mA, não consigo a modulação da pressão via esse transdutor, a pressão e a frequencia ficam mto baixas, não variam, Já programei o P222 em valor 1( entrada A/1 e nada.! Oque falta eu fazer?
Joney boa noite, estou montando o meu TCC e o meu projéto requer um controle PID com termopar tipo J, porém estou com dificuldades para configuar a CPU ET200S IM151-8F PN/DP 256KB. Cod: 6ES7151-8FB01-0AB0. Fab: Siemens você poderia me ajudar por favor
Olá Marcelo! Obrigado pelo comentário! se não me engano este modelo de equipamento é referente a um módulo de IO Distribuído. Qual CLP vc vai utilizar?
Olá Benício Merelhes! Tem sim, o controle PID trabalha com realimentação da variável controlada, desta forma consegue atuar com tempo de resposta muito eficaz! Essa realimentação é chamada de malha fechada.
A tecnologia INVERTER dos ar condicionados novos, SERIA UM TIPO DE CONTROLE PID? CLARO E SÓ UM PARALELO, MAS SE FOR REPARAR, as placas inverter(inversoras) controlam o compressor através da frequência, controlando assim sua velocidade, aumentando ou diminuindo a refrigeração, esse controle é realizado através de vários sensores PT100 e etc... Então podemos dizer que seria certo???
A inda estou ingatinhando quero saber como estalar um inversso de frequência a um poténciometro a uma boteira liga desliga a uma chave para reveção a uma lampada para sinal que está focionando a uma lampada de sinal de sobre carga
Olá Caninde! Obrigado pelo seu comentário... Eu escrevi um Guia rápido para quem está iniciando seus trabalhos com o inversor de frequência. Nele falo sobre inversores Toshiba, WEG, Siemens.. O link para download: www.ebook.aplicandoautomacao.com/ Assine também meu canal, pois estou produzindo conteúdos para quem está interessado em se aprofundar em automação ;) Forte abraço!
Boa Victor Dias, correto! Até é possível fazer isto utilizando o software de programação do inversor. Acredito que seria um bom tema para um vídeo futuro ;) Valeu!
Olá Saulo! Será que não é alguma configuração do seu TH-cam, pois aqui está funcionando perfeitamente... Mas mesmo assim, obrigado por me informar, valeu mesmo!
Mais um excelente vídeo. Parabéns Joney!
Muito obrigado Thiago!
Gratidão pelo comentário ;)
@@JoneyCanuto Me socorre aí pfv, estou montando um sistema de pressurização num prédio com um a moto bomba de 2cv inversor Weg cfw500 e um transdutor de pressão, preciso que ela deixe sempre a tubulação pressurizado com 2,5kg aumentando e diminuindo a velocidade do motor de acordo com a demanda de uso dos apartamentos. Estou apanhando para fazer a configuração la, me ajuda aí.
@@bruninhoprofeciasg , interessante! Se souber, por favor, explique-me! Obrigado!
Boa noite. Sua explicação é muito didatico que me fez entender. Parabens
Obrigado por comentar meu amigo! TMJ
Parabéns excelente video👏👏
Obrigado por comentar Lucas!
Parou de criar vídeos?
@@lucasferreira5505 estamos realizando muitas viagens para entregar projetos. Assim que a poeira baixar, voltaremos com novos vídeos aqui. Obrigadão por comentar
Estou no aguardo.
O melhor vídeo desse assunto disponível no TH-cam! Se pudesse daria 1000 likes!
Wow! Que comentário fod@! Obrigado Denis!! Tmj Brow!
Muito boa a explicação
Que bom que ajudou! Obrigado por comentar.
Vídeo excelente, muito boa a explicação, Muito Obrigado.
Obrigado pela msg José! 🤝
QUE DEMAIS!! Aplicação clara e objetiva, aguardando desde já por mais vídeos assim. Parabéns!!
Obrigado pelo comentário Matheus! Logo estarei mais conteúdos práticos aqui!
Enquanto isso, baixe meu e-book.. nele dou uma introdução geral em inversores, comparando três marcas diferentes ;)
Obrigado!
Link: www.ebook.aplicandoautomacao.com/
Muito boa aula e ótima didática. Parabéns.
🤜🤛 obrigado por comentar
Tava precisando ver na prática como funcionava essa combinação de PID e inversor de frequência! Muitíssimo obrigado :)
Alan Cordeiro muito obrigado por seu feedback! Muito importante isso para mim, com certeza é o combustível para continuar esse trabalho, valeu!
Muito bom! Parabéns pelo trabalho, de todos os vídeos de controle PID que assisti esse foi o mais claro e objetivo
Ótimo o vídeo, sempre tive dúvida de como era PID na prática, bela demonstração.
Cara eu em portugal também sou um profissional do ramo e gostei muito do seu video, pois você e um exemplo de profissionalismo, continue nós precisamos de pessoas como você.
Poxa.. muito obrigado por sua mensagem. Ela serviu de combustível para continuar e melhorar! Obrigado 🙏
Explicações objetivas e claras, muito obrigado e parabéns.
Massa! Muito obrigado ;)
Tiago Claudino da Lite Automação passando para parabeniza-lo pelo video
Muito bom. Na verdade os Drives de motores em geral tem um PID interno em cascata, um Inversor de Frequencia com controle vetorial ou Servo Drive por exemplo tem um bloco de PID com a tensão, a decomposição das correntes estatóricas e rotóricas, do torque e da velocidade. O controle PID resolve 90% ou mais dos sistemas de controle no mundo. Está na ECU do seu carro, no Drone, no CNC, no "piloto Automático" adaptativo, na ECU do freio ABS, no controle de pressão, na vazão, na velocidade, na aceleração, na temperatura, etc seja lá do que for! |Abçs e parabéns pela matéria, de nível técnico/operacional, porém, boa! Para quem vai fazer sintonia PID é importante 3 coisas: Conhecer bem o processo, a grandeza física e o elemento primário de controle ( ou seja, o sensor) bem como seus erros e incertezas, e é claro, conhecer muito bem o controlador que está usando
Perfeito. Utilizo muito os inversores toshiba e sempre obtenho resultados positivos. Este tipo de controle PID em inversores é também muito utilizado em compressores parafuso sem reservatório. Parabens pela explicação.
Olá Vinicius! Fico feliz por ter gostado do vídeo e por ter comentado.. Obrigado!
Sem dúvidas faz muita diferença este tipo de controle nas aplicações de compressores e realmente boa escolha sua em relação aos equipamentos ;)
Caso tenha alguma sugestão de vídeo, me mande aqui..
Abraço!
Excelente conteúdo parabéns.
Explicação clara, simples e objetiva...vídeo bom demais.... Parabéns!!!
Obrigado pelo comentário Daniel! Fico feliz em ter gostado ;)
Muito bom o vídeo, simplificado e objetivo. Obrigado.
´Grande Carmelo! Obrigado pela msg!
Fico feliz que tenha gostado... Logo logo sai coisas novas por aqui!..
Acho que você vai gostar do ebook que fiz, falo sobre inversores..
Link: www.ebook.aplicandoautomacao.com/
Muito bom video
Obrigado pelo comentário André!
Meus parabéns, seu vídeo ficou muito bem explicado, tirou todas minhas dúvidas em relação a pressurização.
Obrigadão Davidson!
Caramba! Que definição fera de PID! Parabéns!
Obrigado Saulo ;)
Muito bom vídeo Joney, obrigado pela aula, estou no 3 semestre de automação e nunca falaram sobre esse assunto. Agora estou esclarecido
Olá Henrique! Que bom que gostou!
Acredito que logo logo você verá algumas coisas sobre este tipo de controle em seu curso...
Continue acompanhando o canal, pois logo mais publicarei mais conteúdos relevantes ;)
Obrigado pelo seu comentário hem!
Abraço!
Sua didática é perfeita parabéns !
Carlos Henrique muito obrigado, fico muito feliz que tenha gostado
Ótimo exemplo é explicação excelente
ótima aula!
Obrigado Daniel!
Excelente aula.Parabéns...
jcs eletro obrigado pelo comentário, comentários como o seu me motiva a continuar esse trabalho!
Excelente conteúdo. faça mais.
Muito obrigado amigo! Farei sim ;) Fique conosco para acompanhar...
Muito boa explicação valeu professor
Muito obrigado João
Excelente explicaçao.
Obrigado!
Muito bom Joney . Showw
Parabéns!!! Vídeo top!!
Valeu Brow! 😉
Bastante explícito, muitos parabéns 👌
Olá Pedro! Muito obrigado por comentar ;)
Muito bom !!!
Obrigado Josué!
Ótima explicação, parabéns.
Olá Pedro!
Obrigado pelo comentário ;)
Logo mais teremos novos conteúdos práticos!
Grande Abraço
Parabéns pelo vídeo!
Muito obrigado!
Valeu por comentar ;)
muito bom meu caro
Opa! Gratidão Leandro Souza!
Parabéns professor! excelente vídeo e explicação.
Excelente!
Obrigado Diego!
Parabéns!
Muito bem explicado o vídeo.
Agora faço uma ressalva, para que da próxima vez você possa explicar o que é e como funciona cada ação do controle PID.
Ex.: o que é e como funciona a ação PROPORCIONAL. E assim sucessivamente.
Outra ressalva que faço é que não conheço a ação D como diferencial como você explicou no vídeo. Conheço como DERIVATIVA.
Que venham mais vídeos....
Parabéns e sucesso!
Olá Luan P Santana! Obrigado pela contribuição ;)
Logo virá mais conteúdos aqui no canal!
grande abraço!
Joney
Top, parabéns.
PARABENS MEU AMIGO AULA SHOW.
Olá Ana Cláudia!
Muito obrigado por sua msg.. Mensagens assim serve como uma injeção de animo hehe!
Muito bom, parabéns
Obrigado Marciano! ;)
Como faço para adquirir o seu treinamento?
Obrigado meu amigo, concordo com você, aqui no campo de comentário não é o lugar apropriado pra postar link de outro canal não ///Seus vídeos são top demais PARABÉNS ///Não vou postar link aqui mais não/// me desculpe
TMJ.
Se quiser receber algumas dicas (pelo menos o que fiz e acho que ajudou para crescer - veja, ainda é muito pequeno meu canal aqui) posso te passar.
Meu email é joneycanuto@aplicandoautomacao.com.br
@@JoneyCanuto Ok meu amigo fico grato///O que fez o seu canal crescer é a sua capacidade, você é um excelente professor, os seus vídeos são intuitivo fácil de aprender PARABÉNS sucesso pra você
@@Sistemaeletrico TMJ Brow!
Obrigado pela msg! Precisar, conte comigo
Muito bom, interessante mesmo!!
parabens essas esplicações .
Boa noite amigo , me tira uma dúvida , posso usar uma pressostato com inversor de frequência ?
Olá Jean, tudo bem? Rapaz, vc pode sim utilizar um transmissor de pressão de 4-20mA ou 0-10V ligado em uma entrada analógica do inversor para realizar uma realimentação da linha e com isso poder fazer o controle PID do motor.
Muito bom, show!
Obrigado!
Vídeo incrível, faz do controlador ADRC também, não achei nenhum brasileiro falando dele aqui no TH-cam.
obrigado joney !!!
Obrigado Rodney! ;)
Parabéns pelo vídeo, estou com um inversor controlando uma bomba submersa de 2Hp para escoamento de água da chuva em um terreno de quase 4km quadrados, existe alguma forma de fazer com que a bomba se ajuste ao nível de água, de uma forma de faixas de frequências não lineares? Por exemplo: nível alto(100%)= 60hz, nível médio(50%) = 60hz ,nível baixo 1(25%) = 30hz, nível baixo 2(20%) = 20hz, nível de segurança (10%) = 0hz. Que tipo de sensor eu poderia usar?
Um ótimo vídeo, parabéns professor! Gostaria de uma ajuda, estou com um sistema de pressurização de um prédio controlado por um inversor de frequência ativar 31 da telemecanique, tenho que manter o sistema pressurizado com 2,5k com um controle PID através de um transdutor de pressão, você pode me ajudar me enviando o esquema de ligação e os parâmetros necessários para aplicação? Desde já agradeço seu apoio!
Bom Dia amigo . video de grande ajuda parabéns. Deixa eu te perguntar o ganho seria o tempo que uma valvula pode abrir para buscar o set pointer ?
Muito bom Joney. Mostrando sempre na prática. Eu sugiro se quiser trazer um "algo a mais" nos vídeos, fazer parcerias com profissionais de controle que fazem modelagem matemática, por exemplo num matlab, e fazer comparações do modelo como o sistema real na prática. Muito com o Canal. Abraços
Show! Ótima dica! Obrigado João 🙏
Ótima aula! Da pra fazer com cfw08 da weg?
Olá Marcos Antonio, tudo bem?
É possível sim! Pretendo fazer um vídeo mostrando como fazer, mas enquanto o vídeo não sai deixo este documento técnico (parte do manual do inversor) disponível, aqui mostra todo o passo a passo para habilitar esta função..
Download: drive.google.com/open?id=1eXUZX25C9c1r7g7-crtf-xefPYXu9T1x
Obrigado por comentar Marcos!
Qualquer dúvida mandae ;)
Muito interessante.
Bom dia, caso no sistema de pressurização eu utilize um acumulador. Isso implicaria diretamente na quantidade de acionamentos da bomba em relação a queda de pressão no vaso, correto?!
Bom dia professor. Obrigado pela atenção por ter tirado minha dúvida. Mas pra não perder o costume lá vai mais uma. Gostaria de saber se o local da instalação do inversor de frequência existe uma distância limite até o motor , A minha dúvida é omega relação ao inversor sei que tem que dimensionar os condutores , Mas o inversor existe alguma orientação sobre a distância até a carga?
Olá Marcio, perdão pela demora da resposta, estive ausente nas respostas aqui no TH-cam nesses ultimos dias por conta de estar realizando a gravação de novos videos de treinamento.
Sobre a sua dúvida, os manuais de inversores possuem uma recomendação em relação a distância entre o inversor e o motor. Generalizando, alguns manuais informam que até 15 a 20 metros não há problemas e não é necessário medidas adicionais. Após isso, é necessário utilizar reatores de saídas para diminuir ou até eliminar o efeito capacitivo dos cabos à longa distância.
Fala Joney, tudo bem?Entao, gostaria de saber qual é o melhor controle PID > com CLP ou por INVERSOR? A minha aplicacão será para controle de nível.
Olá Motival Neto! Obrigado pelo comentario ;)
Sobre sua aplicação, este controle de nível envolverá uma bomba centrífuga? Caso positivo, não vejo mal algum de fazer este PID pelo próprio inversor de frequência, pois, dependendo do modelo escolhido, fará isso numa boa!
Espero ter ajudado ;)
Qualquer coisa, me avise!
Isso Joney, uma bomba centrifuga! Nosso objetivo é de sempre manter o mais preciso possivel o nivel de uma fonte de agua , a 1,60m ate o medidor ultrassonico (por ser fonte, o nosso empecilho é a natureza , pois há muitas oscilacoes a depender do dia devido chuvas e etc). Utilizamos o inversor da Schneider altivar 312, ele esta sendo util até agora, mas sempre pedem para efetuarmos alteracoes alteracoes para trazer o nivel ao diferencial que eles querem pq do dia pra noite ficou um nivel de "1,54m"(para evitar contaminacao o setor pede para voltarmos logo para faixa que eles querem,ou seja , sempre ficamos alterando os valores do proporcional ). Diante essa situacao, o corpo de supervisores acha melhor por um controle PDI por CLP , tendo em vista um feed back mais rápido. Acharia um aboa ou melhorando alguns valores no inversor podemos conseguir esse ganho?
olá boa noite vc poderia mostra como configurar uma entrada rápida para frequência
Sensacional Joney. Se eu tiver um tacogerador gerando +-10V de sinal, sendo (+) sentido horário e (-) anti-horário, o inversor consegue acelerar o motor proporcional ao sinal e também realizar as reversões? Abraço e sucesso sempre.
Olá Kleberson, apenas se a entrada analógica do inversor permitir a leitura desse tipo de sinal, como é o caso deste inversor do vídeo. Ele possui uma entrada de +-10V, por tanto permite sim a modulação em função do sinal analógico. Abração!
Seu vídeo bem explicado, mas ainda estou com dúvida em realizar um processo de vazão poderia me ajudar ? O chiller precisa drenar 2 litros de água a cada 1 minuto ou seja 120 litros por hora tem ideia de como parametrizar isso ? Ele fica ligado por 19 horas por dia
ola joney tudo bom ótimo vídeo da para fazer no cfw 08 para experimento?
Olá Guto! Tudo bem?
Brother, dá sim. O CFW08 possui a função de PID. Os parâmetros para habilitar este controle estão entre P520 à P536.
Se tiver mais dúvidas, escreve ai, ok?
otimo joney tenho que usar 02 potenciometros no cfw 08 para a funçao PID?
Parabéns pelo vídeo, é possível controlar a velocidade do motor a partir de um feedback de um pressostato analógico?
Obrigado Felipe!
Vc pode controlar através de um controle PID sim, utilizando um transdutor de pressão sim, geralmente de 4-20mA
Se eu tiver este transdutor de pressão de 4 a 20ma, consigo fazer a malha da pressão máxima e chegando na pressão, desligar o compressor, e quando baixar a pressão e quando a pressão subir a velocidade baixar, é necessário um clp para fazer essa função de pid? Ou o próprio inversor de frequência já tem a função de pid?
@@Engenheironapratica o próprio inversor já pode fazer esta operação. Neste vídeo eu utilizo potenciômetro, porém vc vai substituir pelo transdutor e definir os limites mínimos e máximos.
Joney boa tarde! Imagine uma aplicação no qual para chegar no set-point eu tenho que determinar um tempo, por exemplo preciso que a pressão chegue a 60bar em 2 minutos, e após este tempo se mantém em 60bar, entendo que a pressão será controlada através do feed back do sensor de pressão, mas esta rampa da primeira pressurização também é determinado no PID ou é um parâmetro externo?
Excelente conteudo! Jolney... Uma pergunta... Sei que vc não se aprofunda muito em allen bradley, mas vc conhece sobre os switchs deles? especificamente os os administraneis. vlw.
Eu preciso fazer um projeto sistema PID com inversor cfw500 CLICK 02 WEG com transmissor de pressão 4 a 20ma você faz?
Olá amigo, entre em contato joneycanuto@aplicandoautomacao.com.br e me informe a onde é sua região, blz?
Parabéns, gostei muito do vídeo!Como posso fazer essa mesma lógica de controle no PLC?
Olá Jeovane Luz,
Obrigado pelo comentário!
Não são todos os PLCs que possuem o algoritmo PID em suas funções, porém aos que possuem você consegue utiliza-lo.
Para controle PID de inversores de frequência, através de PLCs será necessário este possuir saídas e entradas analógicas ou ser feito através de rede de comunicação.
Não consigo descrever com todos os detalhes, pois envolve uma logica um pouquinho específica, mas pretendo incluir na lista de vídeos para publicação aqui no canal.
Joney Canuto Entendi! No meu caso o programa do PLC tem o bloco PID, porém não dá para testar no simulador do PLC. No meu caso eu preciso controlar o RPM do motor que tem um inversor de frequência, através de um set point de pressão, se a pressão na linha subir e for maior que o set point, a rotação do motor diminui e vise-versa.
Parabéns professor, seus vídeos são muito esclarecedor! Sou José Ademar do Río de Janeiro, gostaria da sua ajuda para confeccionar um painel de controle de uma alimentação hidráulica pressurizada por dois tipos de controle de pressão: 1-por um inversor de frequência controlado por um transdutor de pressão, 2- por um pressostato tbm controlando a pressão, um sendo backup do outro, desde já agradeço o apoio!
Olá, Joney! Tenho uma bomba submersível de 1 CV, se não me engano, corrente de pico 6,5 A. Gostaria de adquirir um Inversor de frequência para controlar o nível do reservatório e preservar a vida útil do motor. Mas sabe se é possível usar Inversor de Frequência junto a chaves de nível (aquelas da Icos ou chave bóia comum)? Ex.: Operar com 3 chaves de nível Icos. A do fundo do reservatório é para desligar, a do meio para operar o motor com 50~40% de rotação e a do topo pra operar com 100% de rotação? Sabe me dizer se essas entradas do IF aceitam dessa forma e a tensão de operação? Não gostaria de usar CLP devido encarecer bastante...
Olá @Eagleye, tudo bem?
Obrigado por comentar!
Se o sensor tipo boia for de contato seco, você pode usar o sinal da fonte do próprio inversor para realizar este controle.
E sim, é possível fazer este tipo de acionamento sim. Você irá usar a função de Multi-speed para realizar este controle de velocidade e do liga e desliga a primeira boia já dará conta de comandar.
Valeu pela resposta,@@JoneyCanuto ! Já deu uma esclarecida grande... A única limitação desse sensor é potência máxima de 20W. Mas tenho mais uma dúvida: o inversor faz essa função de liga e desliga como vc mencionou? Ex.: Como é pra tirar água da chuva, deve esvaziar o poço. Mas tava pensando em algo assim: Poço vazio, o nível passa da primeira chave (inferior), não liga, passa da intermediária, não liga, aí quando chega na terceira (topo) liga em rotação máxima. Mas quando for esvaziando, e desligar a chave do topo, a rotação do motor cai pra 50%, aí se chegar na chave do fundo, desliga... Entendeu?
E outra dúvida: todo inversor de frequência tem partida com controle de aceleração (ou soft starter) incluso? Ou existe inversor que não tem?
Dava pra ligar a primeira boia em série com as outras 2 , e configurar o inversor pra ligar com a boia do meio e a de cima , a do meio ia ficar em uma velocidade média e a do topo ia fica no máximo, era mais ou menos assim que dava pra fazer
Parabéns amigo!
Ótima explicação!
Qual a frequência máxima q um motor pode trabalhar?
Olá Rafael Jose!
Obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha gostado...
Sobre sua pergunta, na teoria o motor de indução poderia trabalhar em altas rotações utilizando inversores de frequência (geralmente os inversores trabalham até 300 a 400 Hz de frequência de saída).
Porém quando o valor da frequência nominal é ultrapassado o motor começa a perder torque, pois ele entra na região de enfraquecimento do campo.
Outro questão muito relevante ao utilizar o motor com alta frequência é a limitação mecânica do motor.
Os rolamentos dos motores convencionais começam a sofrer demais, principalmente quando ultrapassado o valor de 100 ~120 Hz.
Ou seja, eu recomendaria utilizar um motor convencional no máximo até os 120 Hz.
Muito obrigada por sua resposta!
Suas aulas são ótimas!
Parabéns!
;) Muito obrigado Rafael!!
muito boa informação,que DEUS lhe dé muitos anos de vida para nos ajudar a ficar mais cultos e menos lego,eu sou de Portugal e vou ficar seu fan,eu me inscrevi dei joinha e toquei sininho,muito bom sua informação,eu não sabia a metade de essas funções,pois sou apaixonado por eletricidade,eu tinha 6 anos já mexia em eletricidade mas nao percebia nada agora tenho 53 anos e já invento motores gravitacionais
Poxa! José Manuel bom tê-lo por aqui! Obrigado por seu comentário e fique a vontade para compartilhar conhecimentos conosco!
Logo mais trarei novos conteúdos relevantes para nossa área ;)
Muito Obrigado!
Dúvida ,tem como mostrar a pressão e ajustar a pressão e não à frequência?
Olá! Muito obrigado por comentar aqui no vídeo..
Respondendo a sua dúvida, tem como sim..
No inversor que utilizo, que é o Modelo Toshiba VFS15, é possível alterar o F702.
Mas, geralmente é possível fazer a alteração nos demais inversores também.
Boa noite Joney ...Show de bola o esse vídeo....Joney estou com um cfw09 em uma bancadas de testes para encontrar possíveis erros de instalações...e não estou conseguindo fazer o potenciômetro partir o motor no inicio do movimento, o motor só começa a girar quando passa da metade do potenciômetro...Já passou por uma situação dessas ? Consegue me ajudar ? Lembrando que tenho o numero do suporte da weg mas estou tentando desvendar os mistérios de outras formas...Obrigado e parabéns pelos videos
amigo, parabens pelo video, utilizo servo motor com servo drive no moto controle de posicao, para o motor andar em pulso e direção, é possivel utilizar com inversor? seria mais barato q com um servo drive?
Olá Rodrigo! Cara, depende muito da aplicação que você tem, pois na teoria a resolução de um servo acionamento é de 1:1000 e de um inversor de frequência em malha fechada (que seria a configuração alternativa para este caso) atinge um resolução de 1:100.
Porém, se você possui uma aplicação onde o grau de precisão e dinâmica não é tão exigente, você pode sim usar a configuração de inversor pois você poderá economizar no custo com o material, porém acredito que o tempo de desenvolvimento e startup pode aumentar devido os ajustes finos que deverão ser feitos.
Qual será a aplicação?
Joney Canuto é ja desenvolvi com motor de passo usando passo 200 por voltar, e esse servo q utilizo tem resolucao de 2500 ppr, meu proposito nao é precisao o foco e sim a velocidade e a mudanca de direcao, uso para simular um chassi de carro, hj no servo drive o encoder é ligado direto nele, e vc manda os pulsos e o servo drive sabe se o motor n esta na posicao e compensa, o inversor nao sei como isso funcionaria.
Rodrigo, neste caso você deverá usar um inversor vetorial em malha fechada com controle de posicionamento ou podera utilizar um CLP com inversor + encoder.
Ficou claro?
tem problemas instalar ele para dar pequenos toques em um motor de 1/2 cv
pequenos toque de 0.6 segundos
Topppp
Bom dia, mestre! Gostaria de saber se há a possibilidade de parametrizar o inversor com sensor ultrasônico com saída analógica de 0...10V. Exemplo: na minha residência não possuo cisterna (reservatório inferior), somente caixa d'água (reservatório superior). Há essa possibilidade? Parabéns pelo vídeo!!!!!!!
Olá Julio! Dá sim, sendo um sinal válido para o inversor (como 0-10V / 4-20mA) vc poderá utilizar para ser o feedback do equipamento sim ;)
@@JoneyCanuto Muito obrigado!!!
Boa noite, boa tarde, bom dia. Trabalho como eletricista de manutenção industrial em uma siderúrgica em cuja planta há uma considerável aplicação de automação a qual não é minha área específica de atuação tenho porém buscado ampliar meus conhecimentos específicos. Caso possua algum material didático convergente tenho interesse em adquirir caso me seja financeiramente possível, obrigado.
Joney Canuto Me socorre aí pfv, estou montando um sistema de pressurização num prédio com um a moto bomba de 2cv inversor Weg cfw500 e um transdutor de pressão, preciso que ela deixe sempre a tubulação pressurizado com 2,5kg aumentando e diminuindo a velocidade do motor de acordo com a demanda de uso dos apartamentos. Estou apanhando para fazer a configuração la, me ajuda aí.
Olá Bruninho Bueno, tudo bem?
Dá uma olhada nesse documento aqui:
drive.google.com/open?id=18DItVPvsIy3AO74Jx0iuN0niANSwxj4f
Depois de analisar o material se ainda tiver dúvidas escreve aqui, blz?
Abraço!
@@JoneyCanuto Vou ler sim muito obrigado mesmo.
@@JoneyCanuto Consegui fazer ela rodar porém depois de umas 3 ou 4 horas funcionando tranquilo da o erro f0070. Como corrigir?
Olá Bruninho! Perdão pela falta de resposta.. Recebi muitos comentários e acabei me perdendo na sequencia das respostas..
Cara a mensagem F0070 corresponde à Falha de Sobrecorrente. Neste caso, verifique o parâmetro P0295 se está com valor abaixo da In do motor e do inversor.
Caso esteja corrento, verifique a corrente de saída do inversor, deve está acima do seu limite e caso seja isso será necessário verificar se o problema é no motor ou na carga.
Espero que tenha dado tempo de ajuda-lo!
Se der me passe um feedback..
Joney Canuto Deu certo aqui, muito obrigado mesmo pela ajuda. Salvou minha vida, continue com os vídeos com toda a certeza está ajudando muita gente. A
boa noite.. teria algum vídeo com a seguinte aplicação... inversor recebe 4/20am.. retransmite 4/20 para um retorno para ser monitorado... Peguei aplicação assim em um inversor queria entender melhor, isso seria PID?... CLP ENVIA 4/20 PARA INVERSOR... DEPOIS INVERSOR MAND 4/20 PARA CLP....acho seria mesma aplicação correto ?
amigao como eu poderia fazer um comando por exemplo um motor sendo controlado pela temperatura baixasse e diminuísse a rotação automaticamente
Olá Ismael Nogueira!
Para você conseguir variar a rotação do motor precisará utilizar inversor de frequência.
Para realizar a variação da rotação da frequência em função da temperatura, você deverá usar algum tipo de transdutor de temperatura que envie o sinal de 0-10V ou 4-20mA. Com isso poderá utilizar um controle do tipo PID, como o que mostro no vídeo.
Você poderá fazer um controle simples também, sem o uso do PID, porém não terá tanta precisão.
Qual é o tipo de aplicação?
Ótima aula. Você trabalha na Toshiba?
Olá Victor, obrigado pelo comentário..
Trabalho na Toshiba sim..
Possuo um pid rex_c100 ele parou não consegui resolver o problema queria saber quais outros modelos posso usar no lugar dele
Olá Michel! Obrigado por comentar!
Acredito que os equipamentos da marca Gefran lhe atenderiam bem..
www.gefran.com/pt/br/applications/7-fornos-eletricos
Joney comprei um inversor WEG cfw500, com potenciômetro eu consigo ajustar a velocidade, entretanto, eu preciso controlar um motor de AC 2 CV em 3 velocidades diferentes 30% 60% 100% como eu consigo fazer isto atraves de botoes que pretendo colocar no frente do painel que estou montando
Olá Juliano Rodrigues! Tudo bem?
é muito simples este tipo de controle. Você poder usar as Multi Speed, também conhecida como função de velocidades Predefinidas. Elas funcionam da seguinte forma:
Você defini quais entradas digitais terão a função de velocidade predefinida e defini tbm os valores dos presets que serão usados.
Digamos que a entrada 1 tenha a função de preset1, a entrada 2 tenha função de preset 2, você define que o preset 1 terá 30% da velocidade máx, o preset 2 com 60% e o preset 3 com 100%. Ai você pode acionar o preset 3 ligando tanto a entrada 1 e 2 simultaneamente ou usando uma outra entrada digital com a função de preset 3.
Ficou claro? Se ficou alguma dúvida me diz aq..
Caso você tenha alguma dificuldade em achar os parâmetros.. diga aq tbm que te ajuto, ok?
Estou bem! ....muito obrigado pelo direcionamento irei tentar achar estes parâmetros junto ao manual caso não consiga entro em contato contigo deus lhe abençoe.
Olá Juliano, Muito obrigado! Qualquer coisa avisa ai ;)
Boa tarde ! Vc e do RJ estou com uma dúvida..tem um e-mail pra que eu possa entrar em contato.
Olá Raquel Pires! Obrigado pelo comentário..
Você pode entrar em contato através do email: joneycanuto@aplicandoautomacao.com.br
Joney Canuto ok ..obg entrarei em contato.
Cool
Show
Por favor, estou com uma dúvida tenho 2 bombas de água comandadas por inversores CFW 300, mas só consegui funcionar o ajuste de pressão via HMI , um valor fixo de frequencia P121, em 50 Hz, para poder obter 2 kgf/cm3 de pressão. Já pelo mode transdutor de pressão ( está conectado na entrada analógica A/1 e configurado já em 4 a 20mA, não consigo a modulação da pressão via esse transdutor, a pressão e a frequencia ficam mto baixas, não variam, Já programei o P222 em valor 1( entrada A/1 e nada.! Oque falta eu fazer?
os numeros dos parametros varia muito de um inversor para o outro?
Olá Willian Martins! Variam sim, principalmente quando se trata de diferentes marcas...
É o Conceito de malha fechada?
Joney boa noite, estou montando o meu TCC e o meu projéto requer um controle PID com termopar tipo J, porém estou com dificuldades para configuar a CPU ET200S IM151-8F PN/DP 256KB. Cod: 6ES7151-8FB01-0AB0. Fab: Siemens
você poderia me ajudar por favor
Olá Marcelo! Obrigado pelo comentário!
se não me engano este modelo de equipamento é referente a um módulo de IO Distribuído. Qual CLP vc vai utilizar?
Quero usar controle pid num inversor de frequência powefrex posso
Olá Raimundo! Pode sim, este aparelho possui o controle PID incorporado sim ;)
Tem alguma coisa haver com malha fechada?
Olá Benício Merelhes!
Tem sim, o controle PID trabalha com realimentação da variável controlada, desta forma consegue atuar com tempo de resposta muito eficaz!
Essa realimentação é chamada de malha fechada.
A tecnologia INVERTER dos ar condicionados novos, SERIA UM TIPO DE CONTROLE PID?
CLARO E SÓ UM PARALELO, MAS SE FOR REPARAR, as placas inverter(inversoras) controlam o compressor através da frequência, controlando assim sua velocidade, aumentando ou diminuindo a refrigeração, esse controle é realizado através de vários sensores PT100 e etc...
Então podemos dizer que seria certo???
A inda estou ingatinhando quero saber como estalar um inversso de frequência a um poténciometro a uma boteira liga desliga a uma chave para reveção a uma lampada para sinal que está focionando a uma lampada de sinal de sobre carga
Olá Caninde!
Obrigado pelo seu comentário... Eu escrevi um Guia rápido para quem está iniciando seus trabalhos com o inversor de frequência. Nele falo sobre inversores Toshiba, WEG, Siemens.. O link para download: www.ebook.aplicandoautomacao.com/
Assine também meu canal, pois estou produzindo conteúdos para quem está interessado em se aprofundar em automação ;) Forte abraço!
PID é um controle automático de ganho com realimentação negativa.
Estou procurando alguém que faz esse tipo de projeto para mim
A sintonia seria melhor se tivesse uma análise gráfica da resposta do sistema.
Boa Victor Dias, correto! Até é possível fazer isto utilizando o software de programação do inversor.
Acredito que seria um bom tema para um vídeo futuro ;)
Valeu!
So áudio sem vídeo
Olá Saulo! Será que não é alguma configuração do seu TH-cam, pois aqui está funcionando perfeitamente... Mas mesmo assim, obrigado por me informar, valeu mesmo!
Temos uma sala de automação de altíssimo nível, caso se interesse em fazer seus videos em nosso laboratório, a 50 km de SP, Podemos conversar.
Show! Interessante sim Márcio! Gostaria de saber mais, consegue me enviar um e-mail? joneycanuto@aplicandoautomacao.com.br