Mapeamento de Ecovilas para conhecer [Viver em Comunidade 2/4]

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 3 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 64

  • @7776737
    @7776737 ปีที่แล้ว

    Gostei muito dos seus esclarecimentos amigo

  • @patriciademelomartins9564
    @patriciademelomartins9564 3 ปีที่แล้ว

    Grata 🙏

  • @joazherculanogouveia
    @joazherculanogouveia 3 หลายเดือนก่อน +1

    os hippies foram os pioneiros em viver em comunidades alternativas em meio a natureza nos anos 60✌

  • @orionreis7396
    @orionreis7396 2 ปีที่แล้ว

    Ótimas informações! Parabéns pelo vídeo 👏👏

  • @carvalhofenix188
    @carvalhofenix188 3 ปีที่แล้ว

    Muita gratidão,,,,, valeu irmão,,, VC é um grande pessoa,,trabalha bem.

  • @bellr.5542
    @bellr.5542 3 ปีที่แล้ว

    Claro que sim.Conhecer o lugar e principamente as pessoas...

  • @Xando372
    @Xando372 4 ปีที่แล้ว +4

    Desejo-lhe a maior sorte! infelizmente, a minha considerável experiência com "comunidades alternativas" sempre se traduziu em amargas desilusões. como consequência, desenvolvi uma minha misantropia que há muito é assumida. O resumo dessas vivências que agora compartilho certamente que parecerá um destilar de preconceitos. Não creio que seja esse o caso , mas é difícil me livrar desses ressentimentos.
    Passei mais de uma década na convivência intermitente e pouco feliz com l ditos "alternativos". Regra geral, eram burguesinhos brincando aos neo hippies, usufruindo (de forma mais ou menos parasitária) de todas as regalias inerentes a um sistema socioeconómico injusto que eles dizem desprezar, mas jamais largam a teta, mesmo acoitados em ermos - não muito longe de supermercados...
    Todos se sentiam muito “especiais” e com uma “espiritualidade superior”, que nunca passava de baboseiras alienantes e pseudoesotéricas, destinadas a estilizar a sua futilidade e, o que é mais grave, o seu egoísmo patológico, pretendendo assim “justificar” os seus privilégios de berço/etnia num mundo com graves assimetrias socais. Dessa estirpe, os ególatras mais experientes e manipuladores, gostam de se impor como gurus de merda (e nem vou falar sobre os abundantes chalupas - com distúrbios psicológicos sérios! - que são muito atraídos para tais projetos)
    Tendem a recrear fantasias de “Adão & Eva” , procriando com espírito messiânico, como se fossem responsáveis por povoar o mundo com uma nova linhagem aprimorada de “seres de luz” que irão salvar o planeta (do excesso de população?!)...
    E, claro, o tempo todo falam de como são desmaterializados e abnegados, procurando apenas a comunhão com a natureza - enquanto conduzem um esquema de exploração de mão de obra, com os seus cursinhos demasiado caros.
    Jamais conheci um que não demonstrasse um desprezo (nem sempre disfarçado) pelos portugueses e pelas culturas do sul - onde adoram ir curtir o sol, tendendo a formar guetos étnicos, quase embaixadas rurais, borbulhando de ignorante xenofobia por essas culturas anfitriãs que não se dão a o trabalho de conhecer minimamente, muito menos de se integrar. Mesmo cheio de lamúrias de mimados ingratos com os olhos cravados nos próprios umbigos, o seu etno-ufanismo é deveras asqueroso!
    Tampouco me recordo de encontrar um só que fosse realmente interessante e relevante. Infelizmente, mesmo com todos os carimbos nos passaportes que gostam de exibir, muito raramente têm alguma estória cativante para compartilhar.
    Claro que talvez eu tenha tirado essas conclusões erradas (somatório de demasiadas más experiências) porque tais pessoas poderiam ter uma melhor capacidade de avaliação de carácter em relação a mim, e eu não passava mesmo dum merda insignificante, merecendo ser tratado como tal. É possível. Porém, lembro-me que eu evitava quaisquer conflitos (numa dieta de sapos...). Educado, sorria com facilidade estava sempre pronto tanto a dividir gargalhadas (nada abundantes entre tais criaturas sem graça), como a ajudar no que fosse preciso, quase exclusividade restrito a atividades braçais (e ganhei 2 hérnias discais à conta dessas brincadeiras...). Mas por ser demasiado tímido e algo fechado, sem estar disposto a ser um ocasional brinquedo sexual, descartável e de fraca competência, para usufruto das arianas & valquírias iluminadas, esse meu comportamento& ethos poderia ser um convite aberto para que me ostracizassem; praticamente um pária, cuja presença só era requisitada para fazer trabalhos que as “castas superiores” não queriam fazer... Estilhaçaram os meus sonhos de comunidades alternativas e auto-suficiência.
    Não que eu tivesse necessidade de me abrir desse modo, mas nem uma única vez um deles mostrou o mínimo de interesse/curiosidade pela minha estória pessoal, os meus ideais & desideratos, sentimentos,... jamais me convidaram para as suas festinhas chatas e passeios (embora eu tenha levado alguns para passear de graça e foi uma seca), muito menos me ofereceram qualquer ajuda - mesmo aqueles para os quais eu passei semanas, meses e anos trabalhando duro sem cobrar um tostão! Eu era apenas um dalit minimamente útil, mas mal tolerado nos bastidores do Olimpo branqueado e dito “alternativo”.
    Com frequência nem respondiam aos meus cumprimentos, quanto mais mostraram disponibilidade para ter conversas cordiais comigo, até porque teimavam em só se comunicar em alemão, holandês e inglês. Não perdi muito, pois, quando entendia as suas conversas, eram bem parvas e arrogantes em excesso. Ainda hoje prefiro me fazer de mais estúpido do que sou, a fim de melhor avaliar a soberba dos meus interlocutores. Nunca falha.
    Agora que estou um velho rabugento, feio, doente e continuo pobre (mas talvez já não miserável), devo ter atingido o suprassumo da invisibilidade para essa malta - que eu há muito não quero ter por perto. Optei por viver sozinho na mata (um lugar lindíssimo!) e estou muito melhor. Aqui no Brasil só tenho encontrado EGOvilas...
    Ironicamente, quando sabem onde atualmente exerço a minha profissão, esses filhinhos de papai “alternativos” costumam contactar-me, puxando o meu saco, pois pretendem vir fazer “trabalho voluntário” disfarçado de turismo gratuito. (Quando vão para África fazer o mesmo, pagam pelo menos mil euros por semana para limpar bosta de elefante, mas compensa pelos muitos “likes” que recebem no Instagram e no Facebook...) Nem respondo.
    Para terminar este longo e aborrecido desabafo, devo fazer uma ressalva: nas poucas vezes que viajei pela Alemanha (nunca menos de 3 semanas de cada vez), ou porque tinha parceria com ONG de lá, ou por causa duma namorada, nunca fui mal tratado. Os meus amigos de lá mantiveram-me dentro duma bolha de segurança e amabilidade. Muito lhes estou agradecido por isso. Porém, conviver com alemães e germanófilos "alternativos" residentes no Mediterrâneo, foi um pesadelo cujas lembranças até hoje me causam náuseas!...

    • @jairaevaristo6008
      @jairaevaristo6008 4 ปีที่แล้ว

      Paulo seu relato me espantou... achei que a reciprocidade fosse amável e amigável nessas ecovilas ...queria muito ir fazer trabalho voluntário...mas depois do seu depoimento vou pensar melhor...obrigado 🙏🏻

    • @jairaevaristo6008
      @jairaevaristo6008 4 ปีที่แล้ว

      Tem algum Instagram seu ou Facebook para acompanhar e aprender as suas experiências?

  • @silvanogoncalves3243
    @silvanogoncalves3243 2 ปีที่แล้ว

    Sou Silvano de Cuiabá Mato Grosso,

  • @teresatalarico5756
    @teresatalarico5756 3 ปีที่แล้ว +1

    Gostaria de morar em uma Ecovila próxima à SP. Sou professora de Ciências ambientais, faço artesanato e confeitaria. Consegui o suficiente pra me sustentar. Preciso começar a conhecer algumas ecovilas.

  • @tradutorajuliana
    @tradutorajuliana 5 ปีที่แล้ว +7

    Cara, tô assistindo todos os seus vídeos e tá ajudando bastante, valeu!

  • @jonasfarias1991
    @jonasfarias1991 5 ปีที่แล้ว +16

    Tenho vontade de viver em uma Ecovila cristã, praticando permacultura, bioconstruçao, agricultura orgânica e etc

    • @TheDeninhoo
      @TheDeninhoo 5 ปีที่แล้ว

      Seria meu sonho.

    • @irmaojeff
      @irmaojeff 5 ปีที่แล้ว

      Eu também meu irmão. Me procura neste e-mail: geojeffer@gmail.com.

    • @irmaojeff
      @irmaojeff 5 ปีที่แล้ว +1

      @@TheDeninhoo Eu também meu irmão. Me procura neste e-mail: geojeffer@gmail.com

    • @lidia6584
      @lidia6584 4 ปีที่แล้ว +1

      EU TBM lidia.factur@hotmail.com aquele abraçaço

    • @brisa-leve-369
      @brisa-leve-369 3 ปีที่แล้ว +1

      É o momento ideal, com a falência deste mundo velho. Também será uma resistência a NOM do Anticristo. É só juntar gente de afinidade e ter um sítio. Esse cristã que vc fala deve ser evangélico, não é ? Tem que deixar claro. Porque eu sou cristã, mas cristã católica e, certamente não sirvo para o que vc pretende. Que Deus te abençoe. Amém.

  • @BeatrizBeRomero
    @BeatrizBeRomero ปีที่แล้ว

    Qual que vc mora, Gabriel?

  • @joazherculanogouveia
    @joazherculanogouveia 3 หลายเดือนก่อน

    Qualquer pessoa pode mora em uma eco vila?

  • @andrew643.
    @andrew643. 5 ปีที่แล้ว +2

    Eu independente da crença dos outros,eu tenho minha fé e vejo na natureza a essência do ser humano,da criação e da vida. O mundo está desconectado desta maravilha chamada natureza,vida e para mim em particular Deus o ser criador. A natureza faz parte do meu ser, desde a terra que eu piso, até a água que eu bebo, a comida que eu como, e o ar que eu respiro. Acho que viver com menos pode ser mais, a simplicidade tem suas riquezas.

    • @Gottesschutzdemutmann
      @Gottesschutzdemutmann 9 หลายเดือนก่อน

      Excelente comentário. O mundo de fato está todo desconectado da realidade. Só vemos ilusão e engano para todo lado. O que só desejo é paz e harmonia com a natureza. O homem precisa voltar para Deus.

  • @lidia6584
    @lidia6584 4 ปีที่แล้ว +4

    nao tendo que tomar nenhum chá ou fumar o´regano e nem ficar andando em circulo sem roupa kkkk, se tiver alguma disponivel favor me avisar

  • @amandasilvamarangoni
    @amandasilvamarangoni 4 ปีที่แล้ว

    obrigada por esse conteúdo ❤️

  • @transmassamotoristasrj8632
    @transmassamotoristasrj8632 5 ปีที่แล้ว

    Meus parabéns amigo

  • @Verde-Amor
    @Verde-Amor 6 ปีที่แล้ว

    Obrigada por compartilhar!! Vou procurar esses sites e me informar melhor a respeito.

  • @ecovilaauto-sustentavel4568
    @ecovilaauto-sustentavel4568 6 ปีที่แล้ว

    OLÁ GABIEL, PARABENS PELAS DICAS ,MUITO BOM

  • @ciceroantasdasilva2334
    @ciceroantasdasilva2334 5 ปีที่แล้ว +3

    Quero criar uma comunidade
    Nesse objetivo, ou parecido
    E procuro pessoas interessadas
    Será uma comunidade isolada do mundo convencional, mas alto sustentável e com alto nível de conhecimento e liberdade, preciso de ajuda de pessoas que pensam parecido comigo para juntos criamos um paraíso

  • @marcossacilotto3286
    @marcossacilotto3286 4 ปีที่แล้ว

    Gabriel entrei no seu site não achei o mapa das 101 ecovilas q vc mapeou....como faço para ter acesso

  • @angelicabueno9305
    @angelicabueno9305 5 ปีที่แล้ว

    Meu nome é Maria Angélica, tenho 60 anos e tenho algumas habilidades com plantas medicinais, acessórios sustentáveis, um pouco de gastronomia vegana e\ou tradicional e gostaria muito de conhecer uma ecovila, como faço?

  • @jonasfarias1991
    @jonasfarias1991 5 ปีที่แล้ว +1

    Tenho vontade de viver em uma Ecovila cristã

  • @davidramos3157
    @davidramos3157 6 ปีที่แล้ว +1

    Bom dia Gabriel, entrei hoje no facebook do Projeto Terra Preta que você me enviou ontém e vi que em outubro/2017 eles fizeram um post solicitando voluntários com conhecimento em criação de sites, eu não tenho este conhecimento mas tenho um provedor de hospedagem de sites aqui no RJ e ofereci a eles hospedagem gratuita, mas não sei se eles vão ver minha mensagem, portanto, se você tem contato com alguém de lá, avise por favor. Obrigado!

  • @eliaquimlima636
    @eliaquimlima636 5 ปีที่แล้ว +1

    Alguém sabe de alguma ecovila em João Pessoa?

    • @cheirargatinhos
      @cheirargatinhos 5 ปีที่แล้ว +1

      ceú da campina ecovilla do daime

    • @eliaquimlima636
      @eliaquimlima636 5 ปีที่แล้ว +1

      Vc sabe onde fica e se tem redes sociais? Ou contato?

  • @aliencreature2842
    @aliencreature2842 5 ปีที่แล้ว

    A eco vila tem cultos e rituais ou algo do tipo?

    • @Gustoberg
      @Gustoberg 4 ปีที่แล้ว +2

      Depende muito do fundador em questão, por exemplo, se o fundador de uma ecovila for católico, e quiser que a comunidade siga a mesma religião que ele, a ecovila vai ser católica e seus habitantes muito provavelmente também serão, mas se um fundador de uma ecovila for católico mas não priorizar nenhum aspecto religioso dos participantes, os participantes não terão que seguir a religião do fundador, espero ter ajudado

  • @mariareinildesrodrigues8559
    @mariareinildesrodrigues8559 6 ปีที่แล้ว

    GRATIDÃO !

  • @lucylenesanttos5635
    @lucylenesanttos5635 6 ปีที่แล้ว

    Bem seletivo.

  • @ecovilaauto-sustentavel4568
    @ecovilaauto-sustentavel4568 6 ปีที่แล้ว +9

    COMO É NOTÁVEL, E QUASE IMPOSSIVEL FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE JÁ EXISTENTE ,QUERIA PEDIR PERMISSÃO PRA USAR ESTE ESPAÇO AQ, QUERO ME APRESENTA E TENTAREI SER O MAIS BREVE POSSÍVEL, MESMO SABENDO Q A PRESSA É CONTRARIA A PERFEIÇÃO, SOU VAL SILVA, BAIANO TENHO 40 ANOS E SOU CASADO, PAI DE DOIS FILHOS , UM HÁ CAMINHO E UM PRIMEIRO NAO MORA COMIGO, VEJA BEM MINHA HISTORIA , DESDE MUITO JOVEM SONHEI EM VIVER NA NATUREZA DA NATUREZA , VONTADE Q MIM FAZIA RELACIONAR TUDO EM VOLTA E CLASSIFICAR TUDO , COMO FALO EU NAO DISPONHO DE RECURSSOS FINACEIROS PRA TAL FEITO , PROCUREI ACUMULAR BAGAGENS E EXPERIENCIAS, CLASSIFIQUEI POR ONDEM E SAIR A CONQUISTAR TAIS RECURSSOS, COMO TODO BAIANO TENHO FAMILIA NUMEROSA , SAO PEDREIROS CARPINTEIROS MECANICOS ETC, ENTAO TORNOU MEU CAMPO DE TEABALHO VASTO OU SEJA SEM MUITAS DIFICULDADES, PRIMEIRO OFICIO FUI SER MARCENEIRO POIS PRECISAVA E ERA IMPORTANTE PRA ME CONSTRUIR MINHAS COISAS , COM CARPINTARIA APRENDIR MONTAR ESTRUTURAS ,MUITO IMPORTANTE PRA QUEM QUER VIVER COMO EU SONHAVA , NA CONSTRUÇÃO CIVIL TRABALHEI A MAIOR PARTE ,ONDE FIZ CURSSOS DE CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA, E ALVENARIA FUNDAÇÃO PREDIAL , ELETRICISTA E ENCANADOR FAZ PARTE DO OFICIO DE PEDREIRO BAHIANO, NAS OCASIÕES Q SURGIAM FIZ CURSSOS DE REBOBINAMENTO ELETRICO PRA MOTORES GERADORES E TRANSFORMADORES ,EU PRECISAVA NO CASO FOSSE MONTAR UM GRUPO GERADOR COM RODA D'ÁGUA ETC FIZ ELETRONICA BASICA TECNICO EM PAINÉIS SOLARES ,ETC, E PRA SOBREVIVENCIA , FIZ HOTICULTURA ORGANICA ,AGRICULTURA NO MESMO SEGUIMENTO E CONVECIONAL, POR EU SER AGRICULTOR COMO FORMAÇÃO BASICA, FIZ BIODGESTOR APROVEITAMENTO DE RESIDUOS DOMESTICO SENDO ASSIM CAPAZ DO APROVEITAMENTO DE TODO DEGETO Q UMA RESIDENCIA PRODUZ DESDE A COZINHA ATÉ OS DEGETOS SANITARIOS, PRODUZINDO BIOGÁS, E FERTILIZANTE ,MUITO IMPORTANTE EM AUTO SUSTENTABILIDADE. FIZ MECANICA , MIM CONSIDERO PRONTO , MAIS BATIR EM UM MURO ,QUANDO NAO ENCONTREI PARCEIROS COM OS MESMOS IDÉIAS, ENTAO DEIXO UM INCETIVO A TODOS Q TEM A MESMA VONTADE . E SE ALGUÉM PRECISAR DE UM PARCEIRO CONTE COMIGO , MEU MUITO OBRIGADO ,

    • @imnotmalkovich
      @imnotmalkovich 5 ปีที่แล้ว

      VAL, ONDE VOCÊ MORA ATUALMENTE?

    • @lidianesantana1171
      @lidianesantana1171 4 ปีที่แล้ว

      Sou baiana, estou em sp com meus filhos e desejo morar assim, se for colocar emmpratica avise por favor

  • @domjuandeperon
    @domjuandeperon 5 ปีที่แล้ว

    ♫Muito bom.14 Obrigado.♫

  • @mariareinildesrodrigues8559
    @mariareinildesrodrigues8559 6 ปีที่แล้ว +2

    Mais cidade de concreto não tem sentido para mim, meu médico a 3 anos me aconselhou procurar uma ecovila,

  • @mariareinildesrodrigues8559
    @mariareinildesrodrigues8559 6 ปีที่แล้ว +3

    Oi Gabriel! Meu plano de morar numa ecovila já existe a muito tempo, moro em cidade Uberlândia em Minas Gerais, não consigo localizar por perto, eu tenho prótese em meu corpo quê me impede de viagem longa,

    • @Reginaallegra
      @Reginaallegra 6 ปีที่แล้ว +2

      Desculpe estar me intrometendo em seu assunto, mas existe uma ecovila em formação em São Thomé das letras se você se interessar digite no google, que vai localizar à mesma. Você poderá conversar via e-mail com o fundador e solicitar uma visita. Espero ter te ajudado.

    • @mariareinildesrodrigues8559
      @mariareinildesrodrigues8559 6 ปีที่แล้ว

      Regina Agrella são Tomé das letras tem muito declives e aclives não tenho estrutura física para andar! De qualquer maneira Gratidão 🤗

  • @tobiasbaranybartolomei1788
    @tobiasbaranybartolomei1788 6 ปีที่แล้ว +1

    uhu

  • @raphaeldallanese3012
    @raphaeldallanese3012 3 ปีที่แล้ว

    ecovila kkkkkkkk me poupe

  • @guilhermemaia3959
    @guilhermemaia3959 5 ปีที่แล้ว

    ta mas onde fica a plantação de erva?