NADA ORTODOXA A OPINIÃO DE UM RABINO! | By Rav Sany

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 3 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 566

  • @tnds74
    @tnds74 ปีที่แล้ว +15

    A comunidade judaica aqui na Inglaterra é exatamente como mostra a série, as vestimentas, os cabelos, as crianças estudam em escolas separadas, as mulheres tem 5 ou mais filhos, eles falam iídiche e não tem nenhuma interação com as pessoas fora da comunidade. Talvez no Brasil seja diferente, mas na Inglaterra é exatamente como na série. Inclusive meus vizinhos são judeus ortodoxos e são extremamente reservados. Achei a produção muito fiel.

  • @FelipeAmaral27
    @FelipeAmaral27 4 ปีที่แล้ว +282

    Rabino, assisti a série inteira e entendi que o contexto é dentro de uma comunidade hassídica, não vi generalizando o judaísmo como um todo. Inclusive, pesquisei sobre a comunidade do Brooklyn, assisti alguns vídeos e um doc e as informações sobre os costumes apresentados na série se confirmaram. Além de que na série tem personagens judeus não hassídicos.

    • @LisReis
      @LisReis 4 ปีที่แล้ว +9

      Compartilho do mesmo ponto de vista.

    • @sandrapereira4992
      @sandrapereira4992 4 ปีที่แล้ว +5

      Concordo.

    • @denisecasagrandealcaide497
      @denisecasagrandealcaide497 4 ปีที่แล้ว +3

      Concordo...

    • @silviufriedmann5566
      @silviufriedmann5566 4 ปีที่แล้ว +5

      porque o homem ortodoxo anda na frente ,e tem revistas que so mostra os homens e seus filhos ,nada de esposas e filhas

    • @marcosmagardi
      @marcosmagardi 4 ปีที่แล้ว

      Passa o nome do documentário ai pf

  • @sandrapereira4992
    @sandrapereira4992 4 ปีที่แล้ว +121

    Assisti à série e, tendo algum conhecimento sobre cultura e religião judaicas, não me pareceu que haja uma generalização. A história se passa dentro de uma comunidade hassídica, que não representa o geral do judaísmo. Não achei que houve exagero no tratamento do assunto, já que fica claro que se trata de um grupo específico. O problema é que muita gente não sabe nada ou sabe muito pouco sobre judaísmo e acaba interpretando tudo de forma generalizada.

    • @Cynthia_F
      @Cynthia_F 3 ปีที่แล้ว +3

      Perfeito. Concordo muito.

    • @natbraganca
      @natbraganca 3 ปีที่แล้ว +4

      Exatamente! A série o tempo todo mostra que é de uma comunidade no Brooklin. Além disso, vi um video dizendo que um judeu da comunidade de Satmar foi quem auxíliou na série pra ser o mais próximo da realidade possível. A série trata-se de uma biografia ! Conta a história real de uma jovem.

    • @guga3110
      @guga3110 2 ปีที่แล้ว +1

      Acabei de assistir essa minissérie depois de muito tempo na minha lista. Acho que ela pecou um pouco nessa questão de enfatizar mais de que se tratava de uma comunidade específica, porque por mais que mostre que é de uma região específica, pra quem é leigo no judaísmo pode continuar achando que a religião de uma forma geral era assim. Corri direto pra o TH-cam e graças aos comentários ficou esclarecido. Obrigado!

    • @sandrapereira4992
      @sandrapereira4992 2 ปีที่แล้ว +1

      @@guga3110 Que bom que os comentários serviram 👍

    • @Hannah6.115
      @Hannah6.115 10 หลายเดือนก่อน +1

      Shalom!
      A série é completamente fiel à comunidade hassídica do Brooklyn em Nova York. Essa comunidade aliás se fecha muito devido aos traumas do shoá(holocausto) e por isso toda essa questão dos filhos. E até mesmo com outros judeus eles mal conversam. Quanto aos hassidim de Higienópolis um conhecido da nossa família disse que eles são mais receptivos e acredito que seja pelo fato da própria cultura brasileira mesmo que no fundo contagia todo mundo rs...

  • @meirefeliciato
    @meirefeliciato ปีที่แล้ว +3

    Fiquei surpresa com a quantidade de gente concordando com o vídeo. 🤔😢
    O livro e a série só retrata o que ela viveu, uma bibliografia. Agora querer invalidar a experiência vivida dessa mulher é demais. Assisti a série já duas vezes e todas as duas vezes chorei imaginando quão difícil e doloroso foi a vida de nada ortodoxa. Quero ler o livro porque dizem que o livro é bem mais profundo e que teve momento que a série deu uma maneirada pra ficar mais atrativa. O grande problema da humanidade é a religiosidade.

  • @JoaoVictor-cc9lo
    @JoaoVictor-cc9lo 4 ปีที่แล้ว +50

    Sou Cristão e tenho um profundo respeito pelo judaísmo. Condeno veementemente o antissemitismo, que é evidente no mundo, apesar de velado pela hipocrisia de alguns.
    Vários sistemas de mídia estão querendo desmerecer não só a fé judaica, mas tudo o que é relativo a fé, e que se chama pelo Todo Poderoso. É um problema de judeus e de cristãos, sejam católicos ou protestantes. Existe um movimento contra a fé e a tradição judaico-cristã, inclusive em círculos acadêmicos, que está só crescendo.

    • @antonia.simoes7
      @antonia.simoes7 4 ปีที่แล้ว +7

      Concordo! Hoje em dia quem acredita em OVINI (independente se existe ou não) tem mais credibilidade e aceitação de que quem acredita em DEUS.

    • @annemmp
      @annemmp 4 ปีที่แล้ว +1

      Também concordo. É necessário muito discernimento e uma fé muito sólida para assistir certos veículos de comunicação e entretenimento. Pois é muito clara a intenção de descreditar os valores sociais que derivam da nossa base religiosa.

    • @davids.mattos8840
      @davids.mattos8840 4 ปีที่แล้ว +1

      @@annemmp Exatamente, principalmente por parte dos Streamings

    • @iamsomebody7512
      @iamsomebody7512 3 ปีที่แล้ว +1

      Queria saber a opinião das mulheres judias e não judias sobre supostamente a Torá proibir as mulheres de cantar, tocar, e mostrar os cabelos em público. Seria uma privação machista patriarcal dos dons femininos? Óbvio. Em pleno século 21 como respeitar tais costumes ? Respeito é um pouco diferente de TOLERÂNCIA mas tolerância tb tem limites.

    • @LuacsSousa
      @LuacsSousa 3 ปีที่แล้ว +1

      É bíblico. Não está longe o dia em que o judeu e o cristão sofrerão pelo nome do Senhor. E que aconteça, porque a bíblia é real. Maranata!

  • @mamacedo3611
    @mamacedo3611 4 ปีที่แล้ว +31

    Shalom Rabino ?
    O RABINO mais divertido de todos os Rabinos.
    Obrigado por seus vídeos maravilhoso.

  • @vitorialeitao5956
    @vitorialeitao5956 4 ปีที่แล้ว +18

    Amei o vídeo!! muito bem explicadinho! Como o senhor disse, Rav, o judaísmo em si é um caminho feliz e alegre, não algo pesado...creio que muito dos problemas retratados são muito culturais e particulares da comunidade Satmer, só que muitos infelizmente acham que isso é a norma. O judaísmo é uma religião incrível, e quanto mais eu leio sobre, mais eu me encanto ☺️ Shavua tov!

    • @saraa4370
      @saraa4370 4 ปีที่แล้ว +1

      Nossa agora homem de cachinhos não é um costume bonito não kkkkkkk mto feio

    • @rodrigomendes3942
      @rodrigomendes3942 4 ปีที่แล้ว +4

      @@saraa4370 .. É Questão de costume Chaverah ☺️, se você ver todo dia você vai se acostumar rs

    • @carolinisp
      @carolinisp 4 ปีที่แล้ว +1

      @@saraa4370 😂😂😂

  • @carolinisp
    @carolinisp 4 ปีที่แล้ว +56

    Adorei a série e fiquei muito feliz quando ela se libertou, afinal foi baseado em história real. ✌️

    • @Liza_1356
      @Liza_1356 3 ปีที่แล้ว +1

      Sim! Tb fiquei feliz pela libertação. Só queria saber se ela foi aprovada ou n no conservatório

    • @ritaz2008
      @ritaz2008 2 ปีที่แล้ว +4

      Ela foi bem egoísta.

    • @1rivia
      @1rivia 2 ปีที่แล้ว

      Errou! Nada a ver com a vida real da autora! Há pouco sobre a vida real da Debora.

  • @gutors02
    @gutors02 4 ปีที่แล้ว +14

    'Unorthodox é uma minissérie de televisão germano-americana que estreou na Netflix em 26 de março de 2020. A série foi inspirada e é vagamente baseada no livro Unorthodox: The Scandalous Rejection of My Hasidic Roots de Deborah Feldman, que deixou o movimento Satmar, uma comunidade hassídica na cidade de Nova York.' Wikipédia
    #Rav Sany não fiz a leitura do livro, mas imagino que por se basear no livro já indica que a série fala de um grupo pequeno de judeus e não de forma geral. È uma pena talvez que eles não deixem explícito essa informação pois muitas pessoas devem achar que se trata do judaísmo como um todo.

    • @luannadossantosdemitrov96
      @luannadossantosdemitrov96 3 ปีที่แล้ว +3

      Todo início e final dos episódios fala que é baseado no livro biográfico da autora. Eles deixaram claro. É uma história real, por isso, não busca generalizar nem ser imparcial.

    • @guga3110
      @guga3110 2 ปีที่แล้ว

      Isso aconteceu comigo, porque eu não pesquisei sobre o material fonte (livro) antes de assistir. Graças aos comentários no youtube ficou esclarecido.

  • @brunnoluis6417
    @brunnoluis6417 4 ปีที่แล้ว +3

    Adorei esse vídeo e a sua opinião sobre a série nada ortodoxa eu agradeço muito por esclarecer algumas coisas sobre essa série, focou em explicar os mandamentos, Esclarecer dúvidas e não ficou defendendo apenas por ser judeu, Parabéns pelo vídeo.

  • @cleidesantos843
    @cleidesantos843 4 ปีที่แล้ว +3

    Gostei muito deste esclarecimento, não sou judia, mas tenho admiração e respeito muito grande por todos vocês. Fui em Israel e vi muitas mulheres sim com peruca, e já sabia o porquê, mas quando vi a série nada ortodoxa, eu fiquei chateada, com o que a Netflix fez, achei até um pouco despropositado por parte da Netflix. Mas é só minha opinião 😁

  • @yagorr8661
    @yagorr8661 4 ปีที่แล้ว +7

    Amo a Torá é uma luz para minha vida e meus caminhos!
    Me identifiquei muito quando você disse que optou pelo judaísmo por achar a instrução da Torá prazerosa!
    Não sou judeu mas almejo a conversão!

  • @MarioSDAndrioli
    @MarioSDAndrioli 4 ปีที่แล้ว +3

    Muito humanos e bonitos comentários.
    Maravilhosas sugestões.
    Que bom te ouvir Rabino! Melhor te entender e seguir tuas considerações.
    A vida parece mais alegre com a energia que você emana.
    Não sei como te agradecer.
    D’us te proteja sempre.

  • @fgs9140
    @fgs9140 4 ปีที่แล้ว +7

    Rabino suas explicações são tão claras, divertidas, mas ao mesmo tempo muito profundas que com certeza cativa as pessoas ao Judaísmo . Parabéns, DEUS abençoe e ilumine cada ves mais a sua mente e espírito.

  • @wvmouraventura
    @wvmouraventura 4 ปีที่แล้ว +26

    Muitos largaram a rede Globo e migraram para a Netiflix , mas a desinformação continua . Parabéns Rabino pelos esclarecimentos .

  • @vivianelourenco2542
    @vivianelourenco2542 4 ปีที่แล้ว +17

    Shalom querido Rav, encantada com suas explicações e mui grata por dispor seu tempo a nos explicar essa série! Shavua Tov!!😊

  • @angelapimentel2877
    @angelapimentel2877 4 ปีที่แล้ว +11

    Para quem conhece um pouco sobre judaísmo e sabe que existem várias comunidades com costumes cumpridos de forma mais rigorosa que a maioria, não se escandaliza com essa série. Uma pena que ela se sentiu assim , enquanto outros sentem o coração arder com vontade de aprender a Torah e seguir seus preceitos.
    Rav Sany, por favor analisa a série Messiah também.

  • @Mitsoukee
    @Mitsoukee ปีที่แล้ว +2

    Não sou judia e não tenho quase nenhum conhecimento de cultura judaica, mas até eu entendi que a série aborda uma comunidade específica que NÃO representa TODA a cultura judaica. Quem não é da comunidade/religião tem que ter vivido embaixo de uma pedra a vida inteira pra NÃO saber o que são (ultra)ortodoxos.

  • @talitalopes2018
    @talitalopes2018 4 ปีที่แล้ว +23

    Achei esse vídeo de forma aleatória, mas eu confesso que não gostei da série.
    Há tempos venho notando que as séries estão a cada vez mais ridicularizando algumas religiões milenares e exaltando coisas absurdas.
    Não sou judia, sou cristã, porém assim que assisti, comentei com meu namorado sobre essa ridicularização.
    Grata por ter encontrado seu conteúdo.

    • @ArianeSeixas
      @ArianeSeixas 4 ปีที่แล้ว +4

      Não é ridicularização. Essa série é baseada em uma história real. A comunidade Satmar é realmente da forma como eles retrataram

    • @jessicaalmeidaf8218
      @jessicaalmeidaf8218 4 ปีที่แล้ว +3

      Famoso Feminismo, adentrando e colocando guela a baixo s coisas. Podem ver que ela no final sai toda feliz da "Liberdade que acha que ganhou. E deixou Marido familia e toda sua cultura para trás. Mas na verdade a verdade Mulher diz ainda que teve dois filhos com o marido, morou na comunidade mas queria sair. Levando os dois filhos.
      Colocando no final como MULHERES VOCES NAO PRECISAM DE NINGUEM PARA SER FELIZ E LIBERTA, nos que temos preceitos do criador sabemos que somos uma só carne.

    • @zlupiza2833
      @zlupiza2833 4 ปีที่แล้ว +2

      @@ArianeSeixas "Nada Ortodoxa" é baseada em uma história real contada na autobiografia homônima de Deborah Feldman, publicada em 2012. Mas o livro serviu apenas como base para a construção da jornada de Esty e, portanto, nem tudo o que está na série realmente aconteceu na vida real.

    • @ArianeSeixas
      @ArianeSeixas 4 ปีที่แล้ว +4

      @@zlupiza2833 Eu li o livro e a série é bem fiel à ele com algumas mudanças no curso da narrativa. Onde eu more existe uma parte dessa comunidade ultra-ortodoxa onde em alguns bairros o convívio é bastante próximo. Vira e mexa tem uma disputa judicial de alguém que saiu da comunidade e não tem o minímo de instrução. Muito pior para as mulheres, muitas não terminam o colegial. Muitos não falam nenhuma das língua oficiais nem inglês nem francês. Realmente tem coisas que a Deborah optou por deixar fora da série para preservar a família que ela conta em várias entrevistas. Como a traição do marido e o fato de ela ter consigo ir embora levando o filho, coisa que nunca acontece. Na vida real é MUITO pior a série dá é uma melhorada porque a realidade é horrenda principalmente para as mulheres.

    • @edupassosedu
      @edupassosedu 4 ปีที่แล้ว

      @@ArianeSeixas Então, vc disse que leu o livro e a série é fiel. Oras, mas só o fato de na série a pessoa ter de fugir de casa e mudar de país e na realidade a moça apenas saiu de casa e foi morar em outra em NY mesmo muda tudo. A ida para Berlim foi anos depois e por conta própria. A série pinta como se ele fugisse de uma máfia e fosse jurada de morte. O erro já começa aí.

  • @MarioSDAndrioli
    @MarioSDAndrioli 4 ปีที่แล้ว +3

    Esse comentário da beleza da mulher explica tudo.
    A beleza exterior é um engodo, um erro, se cobre para demonstrar modéstia.
    Se exporá onde há santidade: no seio da família, para o seu companheiro.
    Nada há que faça o marido mais feliz do que DAR e FAZER tudo um para o outro, igualmente à mulher.
    Assim D’us nos fez é isso espera de nós.
    Que bom que você nos mostra o que é justo e feliz.
    Obrigado querido Rabino!
    D’us preserve o povo de Israel e suas tradições.
    São um farol para o mundo!
    Bençãos e abraços.

  • @AnjosIluminadosTarot
    @AnjosIluminadosTarot 4 ปีที่แล้ว +6

    Excelente esclarecimento RavSany! Uma aula espetacular! Gratidão.

  • @ricardonascimento6020
    @ricardonascimento6020 4 ปีที่แล้ว +4

    Rav Sany, comentários irretocáveis. Que o Eterno continue a ensinar por meio das suas palavras. Fantástica sabedoria!!! Excelente!!!!! Para ver e rever.

  • @helenamarins4280
    @helenamarins4280 2 ปีที่แล้ว

    Olá Rabino!!
    Conheci vc na entrevista no Flow com Rodrigo Silva e pe.Joãoziinho. FANTÁSTICO.
    Sua alegria me encanta. Sou cristã. Apesar de respeitar muito oa judeus, seguir a TORÁ, com costumes, leis , preceitos etc... é muito complicado para nós ocidentais. Obrigada por sua contribuição sobre a TORÁ..

  • @jeannemuzeka877
    @jeannemuzeka877 4 ปีที่แล้ว +3

    Bom, na minha opinião, na minha opinião, então não venham com agressividade. A série reforça o anti-semitismo, porque retrata a comunidade judia como algo "atrasado", ruim, que prejudica a vida das pessoas. Inclusive são os comentários que ouço com relação a série. " Ah, mas é um grupo específico e é assim mesmo", acreditem, não é assim que quem tá de fora vê, não sejamos inocentes. Acho sim que em alguns casos a arte precisa ser responsável, especialmente quando usa do apelo que é baseado em fatos reais, mas enfim, é minha maneira de perceber. Abraços.

  • @gomesmota7048
    @gomesmota7048 4 ปีที่แล้ว +16

    Ainda bem que você fez esse vídeo Rabino. Não aguentava mais ver/responder se toda mulher judia raspa cabelo. 🙄😂

  • @debycavalcante
    @debycavalcante 4 ปีที่แล้ว +39

    Netflix deixa a desejar quando o assunto é respeito a crença em Deus.

    • @LeandroARBarbosa
      @LeandroARBarbosa 4 ปีที่แล้ว

      O negócio ali é dinheiro.

    • @MAB7.40
      @MAB7.40 4 ปีที่แล้ว

      Esse é o problema do mundo que vivemos, sempre querendo tirar a glória de Deus

    • @ygooliveira7596
      @ygooliveira7596 3 ปีที่แล้ว

      E onde foi que a Netflix mentiu na série? Pode me apontar algum item? Por gentileza? Não viste que em todo o episódio informa que se trata da biografia de uma Judia de um segmento específico? Não tem porque se doer. Se ficaram incomodados com a forma que a netflix retratou a realidade, tem mais a ver com o posicionamento de vocês com a própria doutrina do que com a direção da netflix.

  • @1rivia
    @1rivia 2 ปีที่แล้ว +1

    Sogra que trata o filho igual menino mimado infelizmente está presente em todas as culturas!

  • @annygoisss1915
    @annygoisss1915 3 ปีที่แล้ว +2

    Resumindo. Não é o homem que tem q ter autocontrole e não olhar para outras mulheres, somo nós mulheres que temos q n mostrar o cabelo ou cantar para n atrair o homem kkkkkk pra mim é oq tá na série só que ele disse a msm coisa de um jeito bonito.

  • @vanda6402
    @vanda6402 3 ปีที่แล้ว +1

    Por isso q mataram Jesus.
    Ele era um homem sábio e simples, sem regras sem sentido.

  • @goldss407
    @goldss407 4 ปีที่แล้ว +17

    Muito legal falar sobre essa série. Exageram muito e generalizam muito. Ótimo esclarecimento!

    • @adilsonvilar6492
      @adilsonvilar6492 4 ปีที่แล้ว +4

      Gosto demais das explicações do Rabino, porém, não acredito nos comentários com relação a importância que o esposo Judeu dá a sua esposa. Elas não tem liberdade. Mas respeito às doutrinas Judaicas e amo Israel.

    • @r.avraham3421
      @r.avraham3421 4 ปีที่แล้ว

      @@adilsonvilar6492 resposta de judeu:
      Depende do tipo de judaísmo

    • @goldss407
      @goldss407 4 ปีที่แล้ว

      @@adilsonvilar6492 pode acreditar. Eu ja morei em israel e tenho muitas amigas religiosas e ate uma amiga da comunidade chassidica. Vida normal, casais normais. Nada de submissão.

    • @luannadossantosdemitrov96
      @luannadossantosdemitrov96 3 ปีที่แล้ว +3

      Não é uma generalização, é uma biografia, é a história de uma pessoa real. Não há exagero na realidade de alguém.

    • @luisalemesmonteiromarques7132
      @luisalemesmonteiromarques7132 3 ปีที่แล้ว

      Onde ?

  • @fredsontm
    @fredsontm 4 ปีที่แล้ว +2

    Olá Rabino!! Me chamo Fred, sou Cristão Católico. Gostei muito do seu canal, é muito esclarecedor em relação ao judaísmo. Parabéns!!

  • @dionielsantana1758
    @dionielsantana1758 4 ปีที่แล้ว +12

    Uma coisa que n tem como negar... A religião faz as pessoas muita das vezes passarem por um processo de tortura piscologica a sim como na personagem da série independente da religião

  • @lucitalimongeleimann8658
    @lucitalimongeleimann8658 4 ปีที่แล้ว +2

    Shalom Rav. Cada dia aprendendo mais. Como suas aulas me faz tão bem.🙏🙌👏🌹

    • @byravsany
      @byravsany  4 ปีที่แล้ว

      Lucita Limonge Leimann hoje tem Live pelo TH-cam as 19:30

  • @fernandasantos5579
    @fernandasantos5579 4 ปีที่แล้ว +1

    Não sou judia, mas esse vídeo é muito necessário. Amei a leveza que o senhor aborda os assuntos.

  • @mauroleira9945
    @mauroleira9945 4 ปีที่แล้ว +1

    Gostei dear brother. Sim, toda comunidade tem seus problemas. Qdo estava completando meus estudos de teologia no Gordon-Conwell/Boston Campus, tivemos uma mudança súbita no curriculo devido aos escândalos de abuso cometidos pelo sacerdote católico em Boston, e que originou a série de acontecimentos, reprimidos e escondidos, por tal igreja.
    Veja, não estou criticando, tenho amigo católicos - irmãos - e que também foram afetados pelas notícias. Todos nós vamos, cedo ou tarde, lidar com essa situação dentro de nossas comunidades.
    Shalom

  • @leticiamatos9206
    @leticiamatos9206 4 ปีที่แล้ว +37

    Com certeza o rabino mais divertido 🤣🤣🤣

    • @byravsany
      @byravsany  4 ปีที่แล้ว +13

      Sorria com Alegria !

    • @dinastiashalom4440
      @dinastiashalom4440 4 ปีที่แล้ว

      Super Shalom
      Minutos 1:25:00
      midrash pia Bronze e letras equidistantes . Guematria .
      Nome do Mashiach .
      th-cam.com/video/Rn_IIKHM548/w-d-xo.html
      Shalom

  • @carloseduardogomes2474
    @carloseduardogomes2474 4 ปีที่แล้ว +3

    Se todos os líderes de religiões fizessem a defesa do seu credo de forma respeitosa (e até bem humorada), sem ataques às escolhas individuais ou dos povos da contemporaneidade, como este rabino o fez, certamente teríamos um mundo com menos ódio e conflitos.

  • @marcuswinbb
    @marcuswinbb 4 ปีที่แล้ว +1

    Shavua Tov! Chazak U'Baruch Rav Sany! Shalom!

  • @michelemunhoz3277
    @michelemunhoz3277 2 ปีที่แล้ว +1

    O contato físico (mais precisamente o sexo) somente após o casamento faz parte de praticamente todas as religiões, não apenas da judaica. Está na doutrina católica, protestante e islâmica também. Acontece que hoje em dia são poucos os que obedecem. Dia desses ouvi um rapaz dizer: sou católico, mas não sou "celibatário" 🤦🏻‍♀️🙄. E sim, é fato que na maioria maciça dos divórcios, foi praticado sexo antes do casamento, então essa desculpa de que tem que "experimentar" pra ver se vai dar certo, é desculpa furada pra quem quer sair fora da doutrina, seja qual religião for.

  • @joaocaetanodeoliveira2246
    @joaocaetanodeoliveira2246 4 ปีที่แล้ว

    Muito bom Rav Sany!! Continue assim trazendo luz sobre essas questões.

  • @FabioSouttoDev
    @FabioSouttoDev 2 ปีที่แล้ว +1

    é que se não "romantizar", não dar uma exageradinha não vende livros e não vende filmes e séries.

  • @danielandradedenovaes685
    @danielandradedenovaes685 4 ปีที่แล้ว +34

    Só eu que penso que é impossível a torá ser uma mentira?
    A torá é utilizada no judaísmo, cristianismo e é inspiração para o alcorão.
    Se isso não é obra de D’us eu não sei o que é!!!

    • @evertonguedes6031
      @evertonguedes6031 4 ปีที่แล้ว +1

      Eu quero comprar uma Torá, uma versão que um lado é escrito em português e o outro lado em Judeu (não sei exatamente se é Judeu, Hebraico ou Haramaico).

    • @claudiouchoa7888
      @claudiouchoa7888 4 ปีที่แล้ว +3

      @@evertonguedes6031 existe uma versão português e hebraico com a capa azul, pesquisa para compra, só não lembro os sites

    • @ranzo159
      @ranzo159 4 ปีที่แล้ว +2

      @@evertonguedes6031 Se for simplesmente pelo conhecimento da palavra, as bíblias em geral já são a tradução correta (com algumas variações pouco significativas de versão para versão). Dizem que a bíblia TEB/Jerusalém é a mais fiel ao hebraico original, mas até mesmo ela é uma tradução do francês.

    • @soniarodrigues1915
      @soniarodrigues1915 4 ปีที่แล้ว

      Ué, tenho amigas judias e elas andam de cabelos naturais à mostra.

    • @horaciorezende8946
      @horaciorezende8946 4 ปีที่แล้ว +1

      A Torah ou Lei de Moises e santa. Mas Deus instituiu uma Nova Alianca. Porquanto a velha foi quebrada pelo povo de Israel. Moises ao quebrar as tabuas da Lei irado pela idolatria do seu povo, profetizava em seu gesto tal fato. Os rabinos sao guias cegos a guiar outros cegos. Sao hipocritas e odeiam a Jesus. Infelizmente. Mas Zacarias 12.10 profetiza a conversao final deste povo, que e santo. Mas teima como Saulo de Tarso teimava contra os aguilhoes.

  • @alanfly-sp8214
    @alanfly-sp8214 4 ปีที่แล้ว +7

    Um adendo..!!! Referente o raspar da cabeça, no sefer D'varim 21:12, fala da mulher prisioneira no qual o soldado se apaixonou, que poderá leva-lá para sua casa e raspará a cabeça e chorará por trinta dias...etc...
    Mas não fala da mulher judia...
    Acredito que anexaram essa parte na série. Trazendo confusão no que realmente diz o texto.

    • @pullipdoll6995
      @pullipdoll6995 3 ปีที่แล้ว +1

      Sim, e ao meu ver, *a mulher capturada, iria ficar com o cabelo raspado ATÉ PASSAR O LUTO, após o luto passado, ela se casaria com o soldado no caso, e ter seu cabelo crescido novamente. Mas como o povo leu a Torá errôneamente, manda que a mulher casada raspe o cabelo,* no caso as Ortodoxas, pois as judias não fazem. Sem sentido.

  • @annehorta
    @annehorta 3 ปีที่แล้ว +1

    *A mulher não pode mostrar o cabelo pq chama atenção, não pode cantar na frente dos outros pq é “sensual”...*
    *Porque ao invés de esconder as mulheres, vocês não ensinam os homens a respeitar? Elas não estão fazendo nada de errado*

    • @erachmah
      @erachmah 3 ปีที่แล้ว

      Anne, ensinam os dois lados. A mulher não pode cantar para um público masculino - entre mulheres, liberado! existem várias bandas de judias ortodoxas que se apresentam para mulheres -, porém o homem é proibido de ouvir mulheres que não pertençam ao círculo familiar mais íntimo cantar. As mulheres devem se vestir, mas os homens são proibidos de olhar mesmo que ela não esteja vestida.
      Acho que o que o rabino quis dizer, e que é um fundamento básico do judaísmo é: se todos se preocuparem com as próprias obrigações, os direitos de todos ficam preservados.

  • @natiturquetti
    @natiturquetti 4 ปีที่แล้ว +4

    Não sou um objeto, mas um ser humano. Por que os maridos tbm não cobrem seus cabelos lindos e reservam suas vozes que tbm despertam desejos sexuais? Só uma observação pessoal, ok? Respeito sua crença 😉
    O que mais se vê em várias culturas ao redor do mundo são mulheres sendo subjugadas por escolhas masculinas, mas enfim. Dou graças a Deus por seu cuidado, por minha cultura, meu marido e família ❤️.

  • @sarahdias-rudolph2603
    @sarahdias-rudolph2603 4 ปีที่แล้ว

    Olá queridos,
    Olá Rabi!
    Sou cristã e gosto muito do senhor e do seu canal.
    Bom, além de todos estes costumes que foi posto em Lupa, como o senhor disse, o Netflix quis mostrar que a vida , ou melhor, o universo sem princípios de Deus é muito mais “ legal” .
    Mas graças a Deus vivemos e vimos diferentes os costumes nos aproxima de Deus!
    Abraço a vocês aqui da Alemanha 🇩🇪

  • @SileniAlvarenga
    @SileniAlvarenga 4 ปีที่แล้ว +3

    Eu vi a série e as perguntas são válidas, mas eu compreendo diferente, é como se fossem essa comunidade se sentisse a necessidade colocar todos aqueles hábitos para se protegerem do mal, como ocorreu antes com a morte de milhões de judeus, tanto é que tem duas mulheres de origem judiaca que são completamente diferente, eu vejo que foi mais uma reação ao medo durante a guerra, mas é complicado !

  • @emmanuelroth900
    @emmanuelroth900 4 ปีที่แล้ว +64

    Sugestão: faça a mesma coisa sobre a série Messiah da Netflix.

  • @tamireslopes350
    @tamireslopes350 4 ปีที่แล้ว +8

    Oi, rabino! Assisti à série e o TH-cam me recomendou seu vídeo. Eu acho que o problema não é a série ou a Netflix, mas o público que o assiste, que usa a ficção como enciclopédia. A mulher que inspirou a série declara que continua sendo judia, mas não na mesma linha, o que já deixa claro que nem todo judeu é daquela forma! Gostei bastante do seu vídeo! Parabéns!

  • @rosalvabomfim9009
    @rosalvabomfim9009 2 ปีที่แล้ว +3

    Esse Rabino é muito engraçado, deixa tudo mais leve.🌹

  • @avidaeumatrip
    @avidaeumatrip 3 ปีที่แล้ว +1

    Você tá viajando. Não menospreze a biografia de uma mulher que sofreu com essa opressão ortodoxa.

  • @Jonathan_BSS
    @Jonathan_BSS 4 ปีที่แล้ว +3

    Coerência, lucidez, entusiasmo e diversão! Shalom! 👌

  • @vitoriathays6365
    @vitoriathays6365 2 ปีที่แล้ว

    Eu assiti a série é muito interessante e comovente, não sou religiosa sou artista porém respeito todas as religiões e vim buscar a opinião de alguém que faz parte dessa religião pr n fazer juiso errado nem gerar preconceito para ter um melhor entendimento e o seu vídeo foi muito bom e esclarecedor você é realmente muito inteligente, engraçado e sabe explicar muito bem e eu fico feliz de aprender mais

  • @gno2066
    @gno2066 4 ปีที่แล้ว +7

    Transmite a mensagens de uma forma jovem e divertida, sensacional!!!!!!

  • @emilynunes3197
    @emilynunes3197 4 ปีที่แล้ว

    Gostei muito do seus comentários, Rav. Acho estranho esse esconder tudo da mulher, mas respeito a religião. É sempre bom esclarecer tudo :) achei a abordagem bem divertida

  • @eronildafranca326
    @eronildafranca326 2 ปีที่แล้ว

    Explicação maravilhosa 👏👏👏👏👏

  • @rodrigomendes3942
    @rodrigomendes3942 4 ปีที่แล้ว +1

    Um dos melhores Rabinos do Brasil 🥰... Obrigado Rav por dedicar um pouco do seu tempo para tirar nossas dúvidas. O Judaísmo é incrível, quanto mais você estuda e se aprofunda nele, mais você se apaixona ☺️.
    Todah Rabah!

  • @hamiltoncalebsouza6967
    @hamiltoncalebsouza6967 4 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom os esclarecimentos, até porque, embora, não concorde com muitas regras da comunidade Satmar, devemos ter todo o respeito, considerando ter sido formada após grande trauma.
    Infelizmente não resta outra conclusão sobre a série, bem interpretada, diga-se de passagem, que é a má fé, quando traz que é baseada numa bibiografia, e inventa personagens como o de moishe, que ela foge enquanto grávida, dentre outras que o senhor esclareceu, inculcando uma comunidade hipócrita, perseguidora, além de apresentar um estilo de vida como ideal e libertador, em detrimento de outro.
    Novamente engana e usa a velha tática de passar uma imagem negativa do povo judeu e do que na verdade ele não é.
    Parabéns Rav de dar a oportunidade aos que não conhecem o verdadeiro judaísmo de não continuar a serem enganados.
    שלום וברכה

  • @raidujoar
    @raidujoar 4 ปีที่แล้ว +15

    O senhor fala "há vários motivos cabalísticos" e não fala... só deixa a gente com vontade de saber a explicação...

    • @malkaaklam3754
      @malkaaklam3754 3 ปีที่แล้ว

      Seria que o recato da mulher casada (o que inclui cobrir os cabelos), tem além de tudo, um significado mais profundo que está relacionado com a vida financeira do seu marido. Uma mulher sem recato traria perda nas finanças, enquanto uma mulher vestida com modéstia e recato traria fartura financeira. Recato seria não usar cores como rosa ou vermelho, nem cores muito berrantes. Maquiagem discreta, a roupa deve cobrir a linha do pescoço, ou seja, fechada até onde começa o pescoço, as mangas cobrindo os cotovelos, a saia cobrindo um pouco além dos joelhos. A roupa também não deve marcar nenhuma forma do corpo, não pode ser justa.
      Essas informações são da kabalah judaica, por favor quem discorda, não precisa ME atacar. Estou apenas respondendo a dúvida do rapaz.

    • @sergiofuerte7400
      @sergiofuerte7400 3 ปีที่แล้ว

      @@malkaaklam3754 me pergunto,que deus se preocupa con coisas tan irrelevantes

  • @rodrigogoncalves2630
    @rodrigogoncalves2630 4 ปีที่แล้ว +1

    Excelente video. Também seria interessante um comentário do Rabino sobre a Série Shtisel, também da Netflix que conta a trama de uma família judaica de Jerusalém.

  • @KojiroxJGR
    @KojiroxJGR 4 ปีที่แล้ว +4

    Bom dia, boa tarde, boa noite Rav! Me chamo Ygor e deixo a pergunta: Por conta da proibição de raspar a barba com lâmina, um judeu não poderia ser Policial ou Militar num país como o Brasil? Muito obrigado desde já e parabéns pelo canal!

    • @byravsany
      @byravsany  4 ปีที่แล้ว +2

      Com barbeador pode . A proibição é arrancar a raiz com navalha

  • @walkiriapereirarocha3451
    @walkiriapereirarocha3451 4 ปีที่แล้ว

    Muito bom Rav!! O judaísmo do Eterno é prazeroso, um conforto para alma. Baruch Hashem por suas palavras!!! Shalom Shalom!!!

  • @cynthiasolive6430
    @cynthiasolive6430 4 ปีที่แล้ว

    Esse Rav é demais. Amo os vídeos sempre com humor kkk

  • @Lorran5
    @Lorran5 4 ปีที่แล้ว +1

    Rav, vc sabe me dizer sobre a vestimenta judaica em relação ao terno, etc? Há alguma regra em relação àquilo? Grato.

  • @osmg1
    @osmg1 4 ปีที่แล้ว +3

    Eu assisti a série israelense Shtisel, que se passa na comunidade hassidica israelense. Fiquei encantado pelo estilo de vida deles, especialmente do hábito de sempre fazer uma prece antes de comer ou beber qualquer alimento.

  • @DanielaRocha
    @DanielaRocha 4 ปีที่แล้ว +1

    Não é mentira da série sobre raspar os cabelos, as mulheres da comunidade hassidica raspam. Acho que o senhor foi infeliz ao dizer que a série mentiu.. Muito menos a série generalizou, tá claro que se trata de uma comunidade específica.

  • @marcondesedson1787
    @marcondesedson1787 3 ปีที่แล้ว

    Observação: a série é sobre o judaísmo hassidico da comunidade satmar. Mas o vídeo é muito bom, obrigado por esclarecer e diferenciar.

  • @filipehusak7046
    @filipehusak7046 4 ปีที่แล้ว +1

    Desculpa, mas agora to achando que a série é mais fidedigna, dentro do contexto comercial, do que pensava antes.

  • @MariaStan2024
    @MariaStan2024 4 ปีที่แล้ว +1

    Falou tudo...Benesses ...Benesses e Benesses. Infelizmente usam o sacro pra criar polêmica, desmoralizar e profanar. Porém o mal que eles produzem .... faz despertar aos homens a busca da verdade! Grande Rabino...deu conselhos sábios e cheios de critérios...para todos! 👍

  • @milbreno
    @milbreno 4 ปีที่แล้ว +36

    Resumindo: a mulher pode fazer tudo que não seja proibido. kkk, brincadeira.

    • @aldsbh
      @aldsbh 4 ปีที่แล้ว +16

      Brincadeira com fundo de verdade

    • @deborahcamargo7994
      @deborahcamargo7994 4 ปีที่แล้ว +23

      verdade, além de que a maioria das obrigações da Torah para as mulheres não foram ordenadas diretamente por D'us e sim pelos rabinos de cada geração. Por exemplo o véu era de cultura da época a partir do primeiro ciclo menstrual, o véu usado pela jovem era um e pela casada era outro, logo era cultural da época. Pois as mulheres de família eram reconhecidas e diferenciadas das meretrizes pelos véus e cores das roupas. Proibir uma mulher de cantar não é bíblico, entre outras proibições. Amo a sabedoria judaica, mas falar que essa tradição não se tornou machista pelo decorrer dos tempos é irreal. Tanto é que existem várias passagens bíblicas na qual a mulher é o foco do desenvolver da história e de suma importância para os fatos. Mas hoje não vemos mulheres liderando nenhuma entidade judaica ou estando a frente de algo assim de importancia no judaísmo.

    • @milbreno
      @milbreno 4 ปีที่แล้ว +9

      @@deborahcamargo7994 Eu tb admiro o Judaísmo, inclusive por seu papel de pai da maioria das religiões ocidentais, mas penso que qq religião é uma espécie de âncora do passado, que contrasta com o dinamismo da realidade.

    • @gomesmota7048
      @gomesmota7048 4 ปีที่แล้ว +2

      Todos nós podemos fazer o que não é proibido. A questão é a consequência se fizermos o que é proibido.

    • @marinadeoliveira134
      @marinadeoliveira134 4 ปีที่แล้ว +5

      The boys play, and the girls pray. 😉

  • @CarlosCellAssistech
    @CarlosCellAssistech 2 ปีที่แล้ว

    Desde que conheci um pouco sobre o Judaísmo , é maravilhoso ,nos conecta com o Eterno ... com muita propriedade .

  • @andersonalmeida5892
    @andersonalmeida5892 4 ปีที่แล้ว +5

    Olha Rav eu não assistir a série vir apenas o trailer. Sou cristão mais a cultura judaica sempre me chamou a atenção pelo fato de ser tecnicamente a base do cristianismo "No meu ponto de vista " e eu já tinha visto um historiador que tbm é cristão que tbm assim como eu se interessa pela sua cultura o Rodrigo Silva e ele faz uma crítica na msm linha que a sua que a série passa uma visão errada do judaísmo

    • @antonia.simoes7
      @antonia.simoes7 4 ปีที่แล้ว +1

      Verdade, o vídeo do Rodrigo Silva é muito esclarecedor. Da mesma forma que eles fazem estereótipos de muçulmanos, de cristão, fizeram com judeus. Por mais que tenha um fundo de verdade, por ter sido baseado num livro, em uma história verdadeira, mas, além de considerar somente uma comunidade judaica específica, exageram e mostram tudo como sendo obrigatório, difícil e ruim, não só para a mulher, os homens aparecem cheios de conflitos. Vale a pena assistir, mas levando em conta que não se trata da realidade do judaísmo de maneira geral.

    • @salgadosp
      @salgadosp 4 ปีที่แล้ว +1

      Eu discordo. A série retrata a cultura hassídica nova iorquina. Não tem a pretensão de panoramizar a cultura judaica, mas sim de mostrar aquela em específico. O erro não está na produção da série, mas sim em quem vê e toma aquilo como representativo do judaísmo em geral.

  • @mariocarvalho5466
    @mariocarvalho5466 2 ปีที่แล้ว

    Muito boa a sua análise, não sou judeu, até aonde eu saiba, não sigo o judaísmo, mas estudo o que eu posso sobre o judaísmo, pois judaísmo não considero nem uma religião, pois é uma história de um povo, diferente de qualquer outra nação, por exemplo se querem conhecer a história e cultura brasileira temos que nos reportar a nação portuguesa, que os seus colonizadores, já o povo judeu e no judaísmo, temos que nos reportar ao próprio ETERNO DEUS que é o seu criador e baseados no pentateuco, profetas, Jó , salmos, etc...

  • @marcussantos9872
    @marcussantos9872 3 ปีที่แล้ว

    Qual a série citada no início do vídeo sobre um rapaz que larga a cultura ocidental para viver uma vida religiosa?

  • @fagnerpenha7011
    @fagnerpenha7011 4 ปีที่แล้ว +4

    Sou judeu marrano mórmon, e assisti a série e vi que eles focaram nessa comunidade hassidica!!O mundo esta cada vez mais secular e esses canais promovem cada vez mais,colocando as pessoas que tem alguma tradição religiosa, como antiquadros, intolerantes e fanáticas...e isso não é verdade!!

  • @julianaborges7211
    @julianaborges7211 4 ปีที่แล้ว +2

    Gostei muito, quero uma parte II pfv kkk

  • @virgilioloureiro1542
    @virgilioloureiro1542 4 ปีที่แล้ว +3

    Boa noite rabino! Uma dúvida é permitido degustar charuto ??? Ou o tabaco não é permitido?

    • @byravsany
      @byravsany  4 ปีที่แล้ว +2

      Estou degustando um agora ! 😀
      Com muita moderação charutos não fazem mal à saúde .
      Forte ABS

    • @virgilioloureiro1542
      @virgilioloureiro1542 4 ปีที่แล้ว +3

      @@byravsanyque interessante !!! Claro rabino, afinal é uma DEGUSTAÇÃO muitas vezes apreciado em datas importantes como aniversário , fechamento de um negócio etc... amanhã vou degustar um partagas edição limitada 2015 . Afinal amanhã é uma data muito especial ,aniversário de 25 de casados dos meus pais !! Forte abraço confrade !

  • @gabrielad.
    @gabrielad. 4 ปีที่แล้ว

    Muito bom esse vídeo, obrigada Rabino. Esclarecedor!!👏👏

  • @isabelrocher766
    @isabelrocher766 4 ปีที่แล้ว

    Verdade! Exatamente. Muito obrigada por este video!

  • @priscilasanches1197
    @priscilasanches1197 4 ปีที่แล้ว +2

    Por favor, vc poderia responder qual é a tradução e/ou significado da música Mi Bon Siach?

  • @geanezolk8241
    @geanezolk8241 3 ปีที่แล้ว +1

    Nosso adorável rabino....

  • @hannahfreire3783
    @hannahfreire3783 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu só não entendo algumas pessoas, que vem falar que é uma crítica, mas qual o sentido de criticar uma comunidade que nunca vai assistir isso? Mas enfim, muito boa sua explicação.

  • @fernandaoliveira2266
    @fernandaoliveira2266 4 ปีที่แล้ว

    Esclarecedor!
    O Rabino Elihau hasky , que está dentro da comunidade judaica, também faz uma análise sobre esta série. Vale a pena conferir.
    Infelizmente, a lógica, na maioria esmagadora dos filmes e séries é esse, muitas vezes tem que ser sencionalista pra prender a atenção dos telespetadores, se não mecher com as emoções das pessoas a indústria cinematográfica não lucra.

  • @ChrisGacha928
    @ChrisGacha928 4 ปีที่แล้ว +7

    Fale sobre a série Shitsel,eu amei essa série,só achei que eles fumavam muito ,eles são assim mesmo ?

    • @Luiza-hp3jg
      @Luiza-hp3jg 4 ปีที่แล้ว

      Estou assistindo 🥰

    • @gabrielbengames813
      @gabrielbengames813 4 ปีที่แล้ว

      Eu tbm

    • @rosahelenacalves4176
      @rosahelenacalves4176 4 ปีที่แล้ว

      Gostei muito, achei respeitosa e bem humorada.

    • @jessicaalmeidaf8218
      @jessicaalmeidaf8218 4 ปีที่แล้ว +1

      Fumam! Não é proibido, porém Vai de cada um, desde que a Torah diz para cuidarmos do nosso corpo. Mas não e proibido.

  • @fernandadellarosa3559
    @fernandadellarosa3559 4 ปีที่แล้ว +7

    Cara.. pra mim serviu p pesquisar a respeito e perceber que o judaísmo é muito mais parecido com o budismo que o cristianismo... no conceito Deus... achei isso incrível

  • @ElisQuesia
    @ElisQuesia 4 ปีที่แล้ว +6

    Gostei, pois o rabino manteve uma certa objetividade em relação à série: não ficou na defensiva por ser judeu, focou no que importa: dúvidas sobre o que seriam costumes ou mandamentos ali apresentados. Parabéns!

  • @condenadospelamidia6720
    @condenadospelamidia6720 4 ปีที่แล้ว +2

    Bem esplicado Ravi 👍👍
    Obrigado

  • @ronaldorocha8405
    @ronaldorocha8405 4 ปีที่แล้ว +3

    Shalom Rav, gosto muito dos seus videos.🇧🇷🙏🇮🇱

  • @janetefranco1333
    @janetefranco1333 4 ปีที่แล้ว +2

    Gosto muito de suas explicações...desmistifica o Judaísmo....obrigada por me esclarecer....o Rav Sany é muito simples.....

  • @camilocarvalho5241
    @camilocarvalho5241 2 ปีที่แล้ว

    Eu gostei de ter assistido a Nada Ortodoxa no Netflix!...
    Eu lembro do Tiago Heller com uniforme de escola lá em casa jogando vídeo game com meu irmão Vinicius. A Camila Heller e ou era amississima da minha irmã Naiemer,amizade de escola.
    Eu não sei do que o Umberto Eco morreu mas a morte dele não foi noticiada com grande estardalhaço pela mídia,eu nem sei do que ele morreu.
    Isso foi crime com o porque não chegou para a minha família,e ela a parte interessada. Se você deve alguma coisa a justiça como perturbar a ordem pública e normal que um juiz de Direito vai te intimar a acertar contas perante a lei. Eu achei crime com o porque os meus amigos receberam e eu não. O processo ou a intimação é minha e da minha família
    A minha mãe nasceu em Jequie na Bahia,mas ela se mudou cedo para Governador Valadares em MG morar na casa de uma das irmãs mais velhas e depois veio para BH,eu não entendi com o porque os parentes não quiseram passar. A minha família de Governador Valadares só recebeu agora...

  • @andrezayitzerahisrael-seme7301
    @andrezayitzerahisrael-seme7301 4 ปีที่แล้ว +2

    Explicação muito boa.

  • @Alinesantos24
    @Alinesantos24 3 ปีที่แล้ว

    Olá rabino Sany, sou cristã evangélica e assisti essa série no Netflix e gostei e vi pela primeira vez como é o costume do judeus ortodoxos e confesso que me surpreendi. Assisti com meu marido em casa, e pelo jeito vai ter continuação depois porque ela fica grávida do marido e ele descobre e pede pra ela voltar.
    Gostei das explicação do senhor

  • @GameplayBRSP
    @GameplayBRSP 4 ปีที่แล้ว +1

    Não assisto nem Globo nem Netflix.
    Prefiro a Amazon Prime que além de disponibilizar mais serviços tem maior diversidade ideológica e é menos sensacionalista.

  • @cleymaraaraujo702
    @cleymaraaraujo702 2 ปีที่แล้ว

    Sou Cristã e assisti a série da Netflix, fiquei curiosa em saber mais sobre...

  • @Liza_1356
    @Liza_1356 3 ปีที่แล้ว

    Vi alguns comentários de algumas pessoas aqui. Eu achei que ngm tivesse comentado sobre isso kkkk mas é verdade. Assisti à série inteira e particularmente n gostei muito. Comecei a ver pq me interesso bastante pela cultura judaica, mas n vi nenhuma generalização. É uma série do ponto de vista de uma pessoa q n se encaixa bem às muitas restrições de uma vida judaica ultraortodoxa. A vida judaica de uma comunidade muito fechada como a dela é sim muito difícil, tanto para homens quanto para mulheres, inclusive existe uma polêmica muito grande acerca do fato de essas comunidades geralmente terem muitos filhos, mas como o chefe da família passa o dia inteiro em uma yeshiva, o sustento vem basicamente da esposa e de auxílio do governo, o que empobrece muitas famílias. Então essas comunidades muito fechadas, não só as ultraortodoxas judaicas, mas os Amish, mórmons, testemunhas de Jeová, etc. são sim muito problemáticas e a série retrata bem isso. Apesar de ser bem feita e baseada em fatos reais, n gostei mt pq me pareceu forçada a interação da personagem principal com os alemães no início, fora isso, recomendo bastante. Fiquei triste pelo Yankee

  • @MrTruta12
    @MrTruta12 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu sou da comunidade bnei noach, e o pouco que eu aprendi a respeito da comunidade Judaica ortodoxa não tem nada haver com o que é relatado na série, e nós acabamos de estudar a parashá que trata deste assunto da mulher.

  • @BugrinoLibertario
    @BugrinoLibertario 4 ปีที่แล้ว +29

    Tem algum vídeo seu sobre a série "shitsel" da Netflix

    • @ChrisGacha928
      @ChrisGacha928 4 ปีที่แล้ว +4

      Também gostaria de saber ,pois amei "Shitsel "

    • @BugrinoLibertario
      @BugrinoLibertario 4 ปีที่แล้ว +1

      Sim, aparenta não transmitir a mentira sobre o judaísmo. Mas seria bom uma opinião do Rabino

    • @bagdayasmim8559
      @bagdayasmim8559 4 ปีที่แล้ว +2

      Eu amei essa série, quero um terceira temporada.

    • @brunamoura7560
      @brunamoura7560 4 ปีที่แล้ว +8

      Série maravilhosa!!! Vocês perceberam que a avó do Kivi mudou??!!

    • @Ricksba
      @Ricksba 4 ปีที่แล้ว

      @@brunamoura7560 sim vdd

  • @ruslansegursky1625
    @ruslansegursky1625 4 ปีที่แล้ว +1

    Rabino, no Sidur, na Shacharit tem o trecho "Bendito sejas Tu, Eterno, Nosso D'us, Rei do Universo, que não me fizeste mulher" (Sidur Completo Sefaradi, Editora Sêfer, pg.3), por que agradecemos por ser homen e não mulher?

    • @byravsany
      @byravsany  4 ปีที่แล้ว

      Ruslan Segursky boa vou responder do Rav Sany Responde

  • @marciec6862
    @marciec6862 4 ปีที่แล้ว +10

    Série excelente. Ela não abandonou o judaísmo. Ela abandonou o segmento ortodoxo.

  • @dora2503
    @dora2503 2 ปีที่แล้ว

    A série é ótima, mas o livro nem se compara! No livro o relato é perfeito, não há generalização pelo contrário, fica claro que tudo se baseia na experiência da autora e suas particularidades e opiniões, alem também de se deixar claro que existem várias ramificações do judaísmo. Eu achei a série sensacionalista tbm, mas é boa. Leiam o livro e não fiquem somente na série 😊
    Gostei do vídeo, parabéns!