1968 - The Lonely Dorymen - Portugal's Men of the Sea

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ม.ค. 2025
  • Filme da National Geographic Society - Wolper Productions sobre a pesca longínqua do bacalhau pelos Portugueses no séc. XX ("The Lonely Dorymen - Portugal's Men of the Sea", dir. George Sluizer, 1968), com o nosso caro Amigo Capitão Álvaro Abreu da Silva (muitos anos mais tarde, em 2008, associado honorário do nosso Centro de Estudos do Mar - CEMAR), comandando o navio de Portugal "José Alberto", o navio mais emblemático da Figueira da Foz (filme datado de 1968, e rodado a bordo do navio no ano anterior, em 1967).
    Este filme foi projectado em 2008 durante as VI Jornadas Culturais da Gândara, organizadas pelo CEMAR e a Câmara Municipal de Mira, ocasião em que o próprio Capitão Abreu no-lo ofereceu, para que a nossa associação científica sem fins lucrativos fizesse a divulgação desta obra (que é excelente, e interessantíssima, e, no entanto, apesar disso, estava até então esquecidíssima, com a sua existência a ser muito omitida e ignorada, em Portugal em geral, e na Figueira da Foz em particular).
    O Centro de Estudos do Mar (CEMAR) homenageou assim, em 2008 - quarenta anos depois… - o Capitão Álvaro Abreu da Silva, que em 1968 havia comandado esse navio, e havia sido quem havia tido o mérito de ter aceitado levar a bordo a equipa da National Geographic Society que fez as filmagens. Nessa mesma sessão, em 2008, foi homenageado também o nosso caro Amigo Manuel Luís Pata, o responsável dos livros sobre a Figueira da Foz e a pesca do bacalhau (três volumes, 1997, 2000, 2003), cuja preparação editorial havia sido sempre feita pelo CEMAR.
    Estas homenagens, e publicações sobre a Figueira da Foz e a pesca do bacalhau, em 2008, tiveram que ser feitas pelo CEMAR na Praia de Mira, em parceria com a Câmara Municipal de Mira e a Junta de Freguesia da Praia de Mira, pois na Figueira da Foz nunca foram dadas ao CEMAR quaisquer condições para o estudo e evocação dos pescadores e do Património Cultural Marítimo. Antes pelo contrário. Sempre isso foi dificultado e impedido. Nomeadamente quando, num movimento dinamizado pelo CEMAR, em 1998, com Manuel Luís Pata, Álvaro Abreu da Silva, Alfredo Pinheiro Marques, e outros, se tentou salvar da destruição e da ida para a sucata o último dos navios figueirenses da pesca do bacalhau, o "José Cação" (antigo "Sottomaior"), e isso foi impedido, e o navio acabou por ser mesmo destruído, e a Figueira da Foz ficou sem essa sua última memória marítima.
    Neste mesmo ano de 2008, nesta sessão de homenagem na Praia de Mira aos figueirenses Álvaro Abreu da Silva e Manuel Luís Pata, foi editada e oferecida ao público, lá na Praia de Mira, a tradução para a língua portuguesa deste filme. Essa tradução foi feita por Diana Helena dos Santos Alves e Alfredo Pinheiro Marques, com a revisão técnica do próprio Capitão Álvaro Abreu da Silva e de Manuel Luís Pata, e a edição, sempre para distribuição gratuita, foi publicada pelo Centro de Estudos do Mar (CEMAR). Pode desde então ser acedida, ou descarregada, a qualquer momento, na internet, em:
    Os Solitários Homens dos Dóris - Os Homens do Mar de Portugal, Figueira da Foz - Praia de Mira: CEMAR, 2008.
    drive.google.c...
    **********************************
    INEXISTÊNCIA DE REIVINDICAÇÃO DE DIREITO DE AUTOR. Não existe aqui qualquer reivindicação de Direito de Autor em relação a esta obra e seus excertos. Nenhuma infracção se pretende aqui cometer em relação a esse direito (que pertence ao autor ou autores da obra nela indicados). Nos termos de qualquer legislação nacional ou internacional aplicável (nomeadamente "Section 107 of the Copyright Act 1976") são autorizadas e consideradas legítimas as utilizações para fins de crítica, comentário, informação, ensino, estudo e investigação. Utilizações como esta, para fins educacionais e de divulgação cultural, sem quaisquer fins lucrativos, podem portanto ser consideradas legítimas.
    **********************************
    COPYRIGHT DISCLAIMER. We do not own or claim to own anything in this work or in any part of it. No copyright infringement intended. Everything belongs to their respective owners, such as indicated in the work itself. Under any national or international law (namely "Section 107 of the Copyright Act 1976"), allowance is made for "fair use" for purposes such as criticism, comment, news reporting, teaching, scholarship, and research. Fair use is a use permitted by copyright statute that might otherwise be infringing. Non-profit and educational use, such as this one, tips the balance in favor of 'fair use.'

ความคิดเห็น •