Desistência e Evasão Recorde nas Faculdades de Tecnologia. Tem Solução?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 1.5K

  • @fabioreis9546
    @fabioreis9546 ปีที่แล้ว +814

    Eu sou muito grato a vocês, foi em um dia em que eu estava trabalhando de motorista de uber que parei um pouco a espera de uma nova corrida e assisti o vídeo de vocês falando sobre o trabalho na área de TI. Graças aquele vídeo eu tive a esperança de conseguir entrar na área, comecei a faculdade aos 34 anos, bem no início da pandemia com uma turma com mais de 40 alunos. Faltando 1 semestre para me formar consegui uma oportunidade de estágio e 6 meses depois me formei e fui efetivado no trabalho com o cargo de analista júnior. Graças a Deus eu assisti aquele vídeo, da minha turma de 40 alunos apenas 6 foram até o fim.

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  ปีที่แล้ว +156

      Fábio!!!! Você não tem noção como esse seu comentário nos emocionou. Decidir mudar de vida aos 34 anos requer coragem e determinação e você tem de sobra. Desejamos tudo de melhor na sua vida, que Deus de ilumine ainda mais e que sua jornada esteja só começando.
      Grande abraço dos CDFs.
      PS: No Compilado, nosso podcast dessa semana, vamos falar mais sobre seu comentário.
      www.youtube.com/@CompiladoPodcast

    • @anag8754
      @anag8754 ปีที่แล้ว +24

      @@codigofontetv , esse é o melhor presente, parabéns por inspirar tantas pessoas!

    • @tharleymota6460
      @tharleymota6460 ปีที่แล้ว +38

      Tharley Mota
      há 0 segundo
      Sou professor federal efetivo de computação e vocês estão olhando pelo prisma errado: o fato de haver menos formandos nos cursos de TI tradicionais, ou seja faculdades/universidades, não significa que há menos pessoas estudando sobre o tema, muito pelo contrário: há cada vez mais interessados se qualificando em TI só que usando meios auto-didatas, no estrangeiro via ead e outras formas alternativas e isso não apenas é bom para a realidade do nosso TI Brasileiro, pois barateia o acesso à informação e, logo, facilita a entrada no mercado de trabalho (que já é cara pelo elevado custo de hardware, softwares e materiais didáticos). Noss área de TI é diferente de todas as outras nesse aspecto de formação e esse é no nosso grande trunfo, não peçam para buRRocratizar nosso ambiente. Sou professor estatal e, talvez por isso, eu deveria defender o oposto disso e estou aqui com uma visão o mais libertária possível: lutem pelo TI livre!!!

    • @andersondoceara7914
      @andersondoceara7914 ปีที่แล้ว +1

      to chegando ai Fabio...só me falta renda pra começar.

    • @morsalion2027
      @morsalion2027 ปีที่แล้ว +2

      Que relato incrível! Parabéns guerreiro! Todo sucesso pra você! Deus abençoe

  • @matheusdepaula8061
    @matheusdepaula8061 ปีที่แล้ว +421

    Deixar meu relato.
    Ja evadi dois cursos, em uma faculdade federal conceituada da cidade.
    Abandonei o curso de Engenharia Elétrica, e mais recentemente Sistemas de informação, no meu caso específico envolve vários fatores, desde de dificuldade de locomoção para o Campus, até o balanceamento de trabalho + estudo, quem faz ou fez, sabe que não é fácil.
    Na minha visão, essas taxas de evasão refletem um problema geral do país, iniciar uma faculdade é relativamente fácil, mas se manter exige estrutura financeira e dedicação.
    Pensem em uma faculdade de Ciências da Computação, 5 anos dedicado a um curso integral. Um jovem entra com 18 e sai com 23, nem todos conseguem se manter financeiramente esses 5 anos sem uma estrutura famíliar sólida, muitos precisam começar a trazer renda pra casa ou similares.

    • @nathansantos7421
      @nathansantos7421 ปีที่แล้ว +18

      Falou tudo

    • @mariadl
      @mariadl ปีที่แล้ว +6

      Meu caso ae

    • @danieLXros466
      @danieLXros466 ปีที่แล้ว +16

      Nisso eu concordo trabalho estudo e parece um inferno
      Tbm tem meu círculo social kkkkkk
      Tô me acabando por dentro mkk
      Vou te falar tô preste a arrumar tbm namorada kkkk
      Não sei como vou fazer kkkkk

    • @etiehnenavarro7622
      @etiehnenavarro7622 ปีที่แล้ว +5

      A solução é os professores tomarem vergonha na cara, ou serem obrigados a isso!

    • @Ronaldo-xm6dx
      @Ronaldo-xm6dx ปีที่แล้ว +5

      Eu fiz isto, trabalhei e estudei e foi inferno mas me acostumei com esse inferno

  • @sphelder
    @sphelder ปีที่แล้ว +47

    Meus 2 centavos de contribuicao: Vivemos num mundo imediatista. Queremos tudo pra ontem. E na vida profissional não é diferente. Só que a realidade uma hora se impoe: um profissional de TI nível Jr não se forma em menos de 2 anos de atuação, isso se o cara tiver a sorte de estar atuando na área enquanto faz sua graduação. Tem o outro lado: romantizam demais a área e não é bem assim, é desgastante, exige aprendizado constante e é sim muito difícil. Isso contribui muito pra desistencia também...

  • @heltonrn
    @heltonrn ปีที่แล้ว +282

    Sou professor universitário a mais de 20 anos e vejo dois momentos para as desistencias. No primeiro o aluno entrava no curso pq achava que computação era legal ou gostava de jogar (sem contar os elogios da familia), mas qndo entrava e precisava aprender lógica de programação ele desistia. No segundo momento que temos o aluno entra pq os olhos cresceram com jornais e portais falando da qntdade de vagas abertas e que o salário era bom, mas acabam descobrindo que para se candidatar para essas vagas e ter um bom salario tem que estudar muito e começar por baixo pq falta a experiencia do dia-a-dia

    • @etiehnenavarro7622
      @etiehnenavarro7622 ปีที่แล้ว +32

      A solução é os professores tomarem vergonha na cara, ou serem obrigados a isso! Acomodados demais, fazem de qualquer jeito, jogam listas sem noção pros alunos, seminários para cobrir a própria preguiça, entre outras cozitas mais! Falta amor ao magistério e dedicação exclusiva! Falta cobrança de desempenho!

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 ปีที่แล้ว +2

      isso é verdade, pessoal acha que é festa isso, senta na cadeirinha e fica ali programando.. kkkk. ai a Realidade é outra, principalmente pra conseguir entrar em alguma empresa e depois cliente ou chefe pegando no pé direto, para dar prazos e não estourar o SLA, inclusive fora do horário e mal remunerado por isso.

    • @paulocavalheirodeveloper1213
      @paulocavalheirodeveloper1213 ปีที่แล้ว +8

      Me formei em 2014, essa primeira leva que desiste foi a maioria, e aconteceu antes do fim do primeiro ano.

    • @etiehnenavarro7622
      @etiehnenavarro7622 ปีที่แล้ว +14

      @@paulocavalheirodeveloper1213 Que tal colocar as disciplinas mais assombrosas mais para o meio do curso, ao invés de bombardear os calouros com coisas como cálculo e álgebra linear já no segundo semestre???? E que tal certos professores se dedicarem mais ao seu emprego, ao invés de fazer de qualquer jeito, jogando listas malucas pros alunos ou passando seminários para encobrir as suas preguiças?

    • @jefnog01
      @jefnog01 ปีที่แล้ว +11

      Apenas um relato pessoal: Iniciei em 1987 o curso de Tecnólogo em Processamento de Dados. Acabei não recebendo o diploma por não conseguir conciliar o estágio obrigatório com meu trabalho. Em 2015 ingressei no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Logo no primeiro ano presenciei a desistência de aproximadamente metade dos alunos, mesmo com a instituição fornecendo ajuda de custo aos necessitados. A disciplina de matemática contribuiu com este índice de desistência, porque nove em dez alunos não conseguem média para aprovação. Incluo-me nestes alunos que obtém notas entre 0.0 e 2.0 nas primeiras provas. Ao final do curso propus para o TCC uma análise destes elevados índices de evasão/desistência. Realizei até uma experiência pessoal no último ano, matriculando-me em mais três disciplinas do curso superior de Matemática para simular dependências, sabendo que cursar mais de seis disciplinas por semestre, levaria a uma provável reprovação em algumas delas, o que ocorreu em matéria regular comigo. Finalizando, faço parte dos evasores. Motivo, acredito que a conclusão do TCC levaria a resultados que iriam ferir interesses superiores.

  • @SidirleyMello
    @SidirleyMello ปีที่แล้ว +141

    Meu filho se formou agora em ciências da computação na UNIP de campinas e sempre reclamou de conteúdo fraco e desconexo.. por várias vezes quiz desistir.. antes da faculdade ele fez um curso técnico de informática no SENAI Campinas que ele enche a boca pra falar que o curso é excelente e a faculdade não ensinou nem metade do que ele aprendeu no curso.. ele trabalha a 4 anos na mesma empresa que entrou fazendo estágio pelo SENAI e já é efetivado como analista de sistemas e ganha um ótimo salário.. isso com apenas. 22 anos Vale muito a pena sim estudar🙏

    • @chvc
      @chvc ปีที่แล้ว +20

      Po que legal! Seu filho teve a sorte de cair numa boa empresa logo de início! Se não se acomodar ali, terá um futuro ainda mais brilhante, aparentemente.

    • @dardevolnier
      @dardevolnier ปีที่แล้ว +15

      Desisti da faculdade arquitetura e urbanismo quase no fim dela, e fui fazer um tecnico em mecanica pelo Instituto federal, durante o tecnico fiz curso avulso de motores pelo SENAI e posso garantir, a metodologia do SENAI superou fácil a faculdade que fiz..

    • @aylamoon6974
      @aylamoon6974 ปีที่แล้ว +2

      Todo mundo fala bem de técnico, mas tbm tem que procurar uma boa instituição como essa que seu filho estudou. Agora eu tô em dúvida se faço técnico adm ou a faculdade mesmo...

    • @dardevolnier
      @dardevolnier ปีที่แล้ว +3

      @@aylamoon6974 Pra adm acredito que deve ser mais valorizado a faculdade. Pois todo mundo cursa adm. O que você pode fazer para se destacar dentro da adm é tendo outra formação. Você quer fazer adm, mas vai administrar o que??? Qual área você entende? É bom fazer um curso dessa outra área pra complementar. Por exemplo: você quer ser adm e vai trabalhar em concessionária é interessante entender sobre carro... você vai ser adm de imobiliaria/construtora é interessante você saber sobre concreto, tijolo e etc... Adm de restaurante é bom saber sobre comida e etc!!

    • @dardevolnier
      @dardevolnier ปีที่แล้ว +2

      @@aylamoon6974 Sou dono de locadora de carro, to precisando de adm. Para mim é muito mais interessante ter um ADM que também tem formação técnica na minha área do que um com apenas ADM. Muita gente faz tecnico em alguma coisa específica e depois vai para adm. Por exemplo, para mim, na locadora o ideal é que o adm também tenha curso tecnico em Mecânica...

  • @engso.arthur
    @engso.arthur ปีที่แล้ว +139

    Estou no sétimo período de Engenharia de Software, numa federal, e digo: é difícil, mas quando eu lembro que Ciência da Computação é ainda mais difícil, o ânimo volta hahahahaha
    Agora alguns conselhos de veterano pra vc:
    - Aprenda desenvolvimento web por fora. A faculdade não ensina, MAS COBRA.
    - Relembre e pratique a matemática do ensino médio: estude pré-cálculo, estude probabilidade e estatística, e pratique o uso das propriedades algébricas. Várias disciplinas são de matemática.
    - Faça um estágio lá pela metade do curso. Você não quer se formar sem nunca ter pisado numa empresa na vida.

    • @erickguedes2689
      @erickguedes2689 ปีที่แล้ว +3

      Estou estudando lógica de programação antes de começar a facul de Eng. de Software

    • @saruboys6062
      @saruboys6062 ปีที่แล้ว +1

      Ciência da comp é mais difícil ainda? Eu aqui sonhando em trocar minha eng elétrica por ciência da comp por ser mais curto hahah.. Faço em uma estadual de SP

    • @marciofreitas3379
      @marciofreitas3379 ปีที่แล้ว +1

      valeu, Arthur! estou finalizando ADS e vejo na prática o que você disse!

    • @felipeaugusto3932
      @felipeaugusto3932 ปีที่แล้ว +8

      Cara , com um ano de estudos vc consegue uma vaga de Jr em quase qualquer tecnologia. Quando vc estiver acabando a engenharia de software o cara que começou a estudar por fora vai estar saindo de Pleno para Senior ou mais. Vejo isso acontecendo bastante.

    • @erickguedes2689
      @erickguedes2689 ปีที่แล้ว

      @@felipeaugusto3932 quero estudar por fora tbm.

  • @Nos.na.Europa
    @Nos.na.Europa ปีที่แล้ว +221

    Desisti o ano passado da Engenharia de software, fiz 2 semestres, mas aumentou muito o valor no segundo ano. Porém estou me formando em junho de 2023 em ADS em outra faculdade, prefiri me dedicar a uma faculdade só e que me formasse mais rápido para o mercado de trabalho. Uma dica é, independente da faculdade, estude sempre por fora, nenhuma faculdade te deixa 100% preparado. 🙏🏻🍀

    • @gutosbcsp
      @gutosbcsp ปีที่แล้ว +11

      Me matriculei em engenharia de software início dia 14 e estou desanimado hahaa já que vi que praticamente não servirá para nada, vou complementar com o curso do rocketseat

    • @sandro5407
      @sandro5407 ปีที่แล้ว +6

      o que te prepara são cursos e trabalho, seja estagiário e busque aprender no mercado

    • @rogerlemes5614
      @rogerlemes5614 ปีที่แล้ว +11

      Vou começar ADS no final do mês. Será minha segunda graduação, por isso eu assino embaixo do que tu disse. A faculdade em si é a que menos importa. A tua dedicação em aprender no extraclasse é o que realmente te prepara. Os melhores profissionais não são aqueles que estudaram 2.000 horas numa sala de aula, mas sim, os que estudaram 10.000 horas fora dela.

    • @PobreeCansado
      @PobreeCansado ปีที่แล้ว +1

      com a faculdade vc consegue pelo menos ter uma visão de conseguir dimensionar o tamanho e complexidade de uma diversidade ao menos razoável de projetos???

    • @Nos.na.Europa
      @Nos.na.Europa ปีที่แล้ว +1

      @@PobreeCansado Com certeza, a faculdade te ajuda a escolher um caminho entre vários

  • @joaooliveira1389
    @joaooliveira1389 ปีที่แล้ว +14

    Desisti de duas faculdades: Matemática e Ciência da Computação, ambos na Universidade de Brasília. Motivo: aulas de, no mínimo, duas horas de duração por disciplina. A cada aula era despejado uma quantidade absurda de conteúdo, muito diferente do ensino médio e anteriores, onde o conhecimento era oferecido em doses menores, com uma quantidade maior de aulas por disciplina. Ou seja, era uma quantidade diária menor de conteúdo para processar e exercitar, fazendo o aprendizado mais leve e agradável. Hoje, continuo estudando, mas só por EAD e no meu tempo. Não tenho que sofrer para aprender.

  • @Edgarvvitor
    @Edgarvvitor ปีที่แล้ว +65

    eu entrei pra ciencia da computação, ai toda vez que vem um ser que despreza a faculdade dizendo " ah você sabe que não ensina a programar?" "ah voce nao precisa de faculdade vai perder seu tempo" "tem muita matematica", eu só digo "eu sei boy" eu não to entrando no curso com a ilusão de em 6 meses tá ganhando 5K nem que o curso me ensine a programar, eu entrei porque eu pesquisei antes, vi grade curricular e pq eu to planejando minha carreira a longo prazo sabendo que uma parte do que eu vou estudar vai me dar base para ser um bom profissional lá na frente, acho que esse é o problema da maioria que entra em curso de t.i, não pesquisa, cai numa ilusão ou não gosta de calculo/só gosta de programar (o que não tem problema programar sem saber matematica, mas pra entrar numa faculdade precisa amar e aturar calculo)

    • @technoir-1984
      @technoir-1984 ปีที่แล้ว +11

      Na verdade, programação é matemática aplicada a linguagem humana. O dia a dia do programador é 90% uso de sub-áreas da matemática, com exceção da contagem numérica que isso o computador faz melhor.

    • @Edgarvvitor
      @Edgarvvitor ปีที่แล้ว +2

      @@technoir-1984 mas tem o programador que consegue trabalhar e programar sem nem saber o que é uma função matemática, acontece…

    • @Allerson_SM
      @Allerson_SM ปีที่แล้ว +5

      Boa mano, sem falar que vc está estudando fundamentos da computação, coisa que os espertinhos esquecem. O pessoal acha que TI hj em dia é só programar, por isso muita gente entra se frustra e não segue adiante. Eu trabalho com programação, fiz ADS (durou 2,5 anos) mas agora também quero seguir com segurança da informação vi que algumas coisas fundamentais ensinadas na faculdade eu nem prestei atenção. A dica que eu dou é, aproveita o máximo da sua faculdade (todo conhecimento é válido), busca também vagas de estágio, indicações etc. O conhecimento teórico + prático vai te alavancar muito na sua carreira.

    • @gohanvini7135
      @gohanvini7135 ปีที่แล้ว +4

      Em meio a tantos comentários, finalmente um lúcido. A real é que as pessoas entram em programação por hype, nego vendendo que 6 meses de programação ganha 10k, ai eles retornam dizendo "Não te prepara para o mercado" como se fosse o único, a gigantesca maioria dos cursos não prepara para o trabalho. Dá pra ver que as pessoas que desistem e falam essas coisas que você citou não são para a programação, não sabem nem as diferenças dos cursos e o que ensinam, ai ficam frustrados consigo mesmo e descontam em quem realmente quer fazer com medo de darem certo. É uma área que está em constante desenvolvimento, como você prepara alguém para o mercado em um mercado que muda anualmente? Por isso ensina-se muita matemática, para você ter a base completa e sólida para posteriormente se especialziar em uma área específica e se adaptar ao mercado, não é pra ser útil nem usável, é apenas o conhecimento da base. É a profissão que deve ser levada a sério, estudo contínuo, se não ficará para trás. Boa sorte no curso.

    • @Pedrolucasroque
      @Pedrolucasroque ปีที่แล้ว +1

      Comentário mais lúcido de todos, pprt

  • @tatianepr01
    @tatianepr01 ปีที่แล้ว +30

    São vários os motivos que levam alunos a desistirem. Quando estudei me deparei com vários : 1) o curso é difícil e exige uma boa base de matemática, lógica e física, o que é bem raro. 2) outro motivo é a desconexão com a realidade do mercado. Eu notei que isso melhorou bastante, pois hoje vejo com mais facilidade grades curriculares razoáveis. Na minha época (20 anos atrás) era um horror. 4) falta de formação em didática dos professores da area.Todo aluno de TI sabe que é necessário ser quase autodidata. 5) outro motivo é que somando todos os problemas já citados, muitos alunos já começam a trabalhar em TI já durante a faculdade… e aí já viu, profissional em início de carreira é escravo e a empresa arranca o couro mesmo. Aí abandonam a faculdade porque não conseguem dar conta dos estudos.
    Além de todos os problemas citados, ser um profissional de TI exige investimento em tempo e dinheiro. Isso para investir no Inglês (obrigatório), em certificações e cursos extensivos (geralmente o que se aprende na faculdade é apenas o pontapé inicial. É necessário certificações e cursos. )

    • @lay3437
      @lay3437 ปีที่แล้ว +1

      Eu estudo computação em um Federal profs concursados a 25/30 anos estão bem longe da realidade do mercado de trabalho e não buscam atualização pq o salário de 20 mil vai cair na conta de qualquer jeito, esse ano fizeram uma pequena modificação na grade mais nada muito relevante.
      Eu estou tendo uma dupla jornada de estudo, agora estou a procura de emprego pq sem isso não consigo me manter, se nada surgir vou ter que me jogar no telemarketing na madrugada para chegar na facul durante dia.
      Comecei a ler sobre budismo na tentativa de não surtar e me ajudou muito, começei a fazer dos estudos um momento prazeroso.

  • @jotinha1366
    @jotinha1366 ปีที่แล้ว +3

    Eu sou Diretor de TI de uma empresa de investimento fazia faculdade e desisti. Trabalho fazem 30 anos no ramo, e senti a necessidade de me formar. Faculdade é importante sim.

    • @jotinha1366
      @jotinha1366 ปีที่แล้ว +2

      Agora faço faculdade em um federal é voltado para o meio cientifico. Mas acho importante estou aprendendo muita coisa. até retomando os algoritmos

  • @chuckbud
    @chuckbud ปีที่แล้ว +110

    Em 2009, desisti do tecnólogo em redes de computadores por não me achar capaz. Em 2013, desisti da faculdade de fotografia por ver que era um curso que não estava me ensinando nada e eu não queria apenas o diploma. Hoje, em 2023, estou no último semestre de análise e desenvolvimento de sistemas e estou adorando estudar novamente (dessa vez eu termino rs).

    • @sandro5407
      @sandro5407 ปีที่แล้ว +5

      @@fabiancwb5655 servidor publico? meus pêsames...

    • @gabrielftsa
      @gabrielftsa ปีที่แล้ว +9

      @@sandro5407 vai diminuir o cara mesmo mano?

    • @homemdoano
      @homemdoano ปีที่แล้ว

      @@AlexeiDimitri Servidor Público é Zumbi da Vida Real!!! Depois querem reclamar de políticos! Os caras lutam para não sair das Tetas do Estado, ou seja, não produzem nada, não produzem riqueza e vivem de tirar o prato de comida da mesa do povo... Me Refutem aí...

    • @homemdoano
      @homemdoano ปีที่แล้ว +9

      @@AlexeiDimitri Existe um Livro que se chama "Pq o Brasileiro Odeia políticos, MAS AMA o Estado". Deveria ser leitura obrigatória para todos. O mesmo brasileiro que bate em político, é o mesmo que AMA ser tutelado pelo Estado, através de benefícios sociais e concurso público. É algo totalmente sem noção, pois o político e o Estado andam de mãos dadas...

    • @Dadastudying
      @Dadastudying ปีที่แล้ว +4

      Muitas vezes, o que falta é maturidade, mesmo. A gente entra muito cedo na faculdade e não vê tanto propósito naquilo ou não enxerga a própria capacidade. Em especial, cursos de exatas e tecnologia são especialistas em fazer o jovenzinho perder qualquer traço de orgulho por si próprio.
      Que bom que teve vontade de voltar depois de algum tempo, com certeza será um profissional incrível!

  • @DjRafaelOliveira
    @DjRafaelOliveira ปีที่แล้ว +42

    Saí da área de TI que é uma área que amo muito por BurnOut e crise de Ansiedade e voltei a trabalhar com outra paixão antes esquecida. Hoje aplico o que aprendi em cursos técnicos, faculdade e Empresas por onde trabalhei nessa nova paixão, criando ferramentas e usando de minhas experiências que adquiri auxiliando usuários para facilitar minha interação com meus clientes.

  • @tiagomizael1254
    @tiagomizael1254 ปีที่แล้ว +19

    Por experiência própria, desisti da faculdade após ingressar no mercado de trabalho. Trabalhei com mais desenvolvedor desistente de graduação do que graduado.
    Muito disso se deve, pela qualidade do ensino superior na área da TI, é extremamente defasado se comparado a cursos online para uma tecnologia específica.
    Quando consegui meu primeiro estágio, notei que após 4 semestres cursando Engenharia de Software meu conhecimento era extremamente raso.
    Enquanto na faculdade estava aprendendo conceito de Programação orientada a objeto, em 2 meses de estágio estava fazendo uma Api rest funcional com banco de dados, front-end e back-end.
    Hoje como desenvolvedor sênior, faço uma graduação a distância, onde gasto o mínimo de tempo possível tendo como objetivo apenas ter cursos de pós graduação. O custo financeiro e de tempo gasto em uma faculdade presencial de TI, graduação para uma profissão sem regularização, para mim não vale a pena.

    • @akattsuki1ives
      @akattsuki1ives ปีที่แล้ว +1

      To estudando MT por fora e lendo muito conteúdo, tô com MT medo de n conseguir um estágio pra adquirir conhecimento de vdd, espero q eu consiga e qro seguir o caminho q vc, tô em uma facul EAD de ADS

  • @lauriel4764
    @lauriel4764 ปีที่แล้ว +117

    Do meu ponto de vista isso está acontecendo com todos os outros cursos. Eu acho que nunca foi tão claro enxergar que ter o famigerado QI (Quem Indica) é o que ajuda a pessoa de fato. Eu vejo gente graduada, mas não trabalha na área ou se trabalha não recebe aquilo que merecia devido ao esforço, complexidade e gasto que ela teve para terminar. Enfim, é o que falei com um amigo que ganha em torno de 10 mil líquido por mês trabalhando por conta própria em algo que não tem a ver com a formação dele(engenharia de produção): no final das contas, todos querem ganhar bem para ter conforto e não há nada de errado nisso, só que cenário atual(ao meu ver) é sobre ser esperto(a), observar as oportunidades de ganhar dinheiro e seguir em frente, mas reitero e finalizo: o tal do "QI" tem uma importância muito grande e ajuda a impulsionar a carreira e vida de qualquer ser humano. Infelizmente o mundo é um pouco injusto mesmo.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 ปีที่แล้ว +9

      Muito desses problemas no Brasil é reflexo da economia também. É um assunto bem complexo.

    • @PAI-DE-TODOS-
      @PAI-DE-TODOS- ปีที่แล้ว +10

      Isto mesmo, semana passada estava vendo uma pessoa reclamando de ter feito ADM e esta ganhando 3 mil reais, realmente é complicado e a sociedade ja aprendeu que diploma não significa mais ter um bom salario. Tem bons marceneiros, carpinteiros, ferreiros e etc.. ganhando muito bem por ai basta um esforço e postura de empreendedor. Além disso o mundo mudou as pessoas não são bobas de que adianta seguir uma carreira só pelo salario mas sem qualidade de vida não é atoa que isto também acontece em outros países.

    • @julioCk
      @julioCk ปีที่แล้ว +17

      QI (Quem Indica) não se aplica a área de desenvolvimento de software pois para desenvolver o programador deve se garantir para entregar as demandas. O pessoal desiste de informática porque simplesmente é dificil pra kct!!! E eu dou muita risada quando vejos os cursos com o título: "seja dev em x semanas" kkkkk

    • @sandro5407
      @sandro5407 ปีที่แล้ว +1

      isso é reflexo das origens do povo brasileiro, dos portugueses, esse negócio de levar vantagem por ser "amigo do rei". Perceba que não ocorre em países como EUA, reino unido. Não é a toa que elegeram um bandido, corrupto e condenado

    • @miguellopes9177
      @miguellopes9177 ปีที่แล้ว +2

      @@julioCk em semanas é foda

  • @danielvieira5149
    @danielvieira5149 ปีที่แล้ว +20

    Tenho 34 anos e estou migrando para a área de TI. Seus vídeos me ajudaram muito nessa mudança.Confesso que casado e com filho a mudança exige muito mais devido as responsabilidades,mas sigo em frente estudando e com paciência que minha hora vai chegar,basta que eu esteja pronto para a mesma quando ela aparecer.

  • @matheusvarella3425
    @matheusvarella3425 ปีที่แล้ว +12

    Na UTFPR temos um ditado "A faculdade é pública, mas você paga com a alma".

  • @marcelojrrangel
    @marcelojrrangel ปีที่แล้ว +14

    Maus queridos, senti vocês meio tristes neste vídeo. Não fiquem! Eu tenho 50 anos de idade e mais de 38 no mercado de TI e já abandonei 3 vezes faculdade, começando na década de 90 na Gama FIlho (Na época, parecia que estava fazendo engenharia com tanto cálculo!!!) lá no Rio e assim foi... e nas últimas do período de 2000 pra cá, conteúdo muito fraco e instituições de péssima qualidade.
    Abraço nos voços corações!

  • @anderson.oberdan
    @anderson.oberdan ปีที่แล้ว +198

    Sou professor dos cursos de Engenharia de Software, Análise de Sistemas e afins... e costumo falar aos alunos: "A concorrência é desleal... CS, LOL, Netflix, estão clamando pra que vocês fiquem em casa a noite e nós aqui na faculdade enchendo vocês de problemas, como se a vida já não lhes reservasse o suficiente hehehe 😂😂porém, a os anos vão passar do mesmo jeito, estando em casa no sofá ou na carteira da faculdade, sua vida profissional não vai parar e você vai desenvolver uma carreira. Esta carreira pode ser fazendo a mesma coisa, no mesmo lugar da mesma forma, torcendo pra manter seu emprego, empreendendo e correndo riscos ou progredindo e colhendo frutos que apenas uma graduação consegue te proporcionar. Então, exceto alguns argumentos válidos como, financeiro, saúde ou familiar, desistir não é uma opção! #SejamTeimosos! 😉😉😃😃

    • @juniorlucival
      @juniorlucival ปีที่แล้ว +11

      Discordo muito, você pode correr atrás estudar e conquistar posições sem a faculdade. A faculdade em algumas situações até atrapalha, eu desisti de ciência da computação justamente porque precisava de conhecimento e na faculdade obrigavam a fazer matérias que em nada acrescentava me sentia perdendo tempo . Claro estou falando do meu caso, mas igual a mim muitos são assim. Veja o caso de Bill Gates Steve Jobs e afins.

    • @jeobey9
      @jeobey9 ปีที่แล้ว +19

      @@juniorlucival bill gates estudou 2 anos em harvard mano, apesar de nao ter terminado, eles estudou DOIS ANOS em HARVARD

    • @henriquesnowing8762
      @henriquesnowing8762 ปีที่แล้ว +12

      @@juniorlucival passa em harvard dps tu fala essa merda q tu dissekkk

    • @juniorlucival
      @juniorlucival ปีที่แล้ว +7

      @@henriquesnowing8762 sim. Viu isso na palestra do cortela. Mas é um fato. Ele passou em uma grande universidade e desistiu por perceber que não iria lhe acrescentar em nada. Mas percebo em seu modo de se comunicar que não tem conhecimento e inteligência para discutir, você é um exemplo que só terá sucesso com o apoio da Universidade.

    • @juniorlucival
      @juniorlucival ปีที่แล้ว +1

      @@jeobey9 Sim, apesar de ser um curso ótimo, a de concordar que ele percebeu o curso pequeno para seus planos, como ele em escala menor acontece com milhões.

  • @clovisdss
    @clovisdss ปีที่แล้ว +67

    Graduação em C. da Computação foi uma decisão que não me arrependo. Apesar de não ser necessário para ser um bom desenvolvedor, lá eu aprendi o desenvolvimento de uma forma muito mais interessante. Aprendi a lidar com problemas realmente difíceis (NP e NP-hard), e acredito que me ajudou bastante na minha formação.
    Foi lá que eu aprendi a programar, e foi um ótimo curso.
    Em suma, na faculdade você aprende coisas que você dificilmente vai aprender no mercado, e se chegar a aprender pode ter certeza que vai demorar.
    E sobre quem fala que "Não aprendeu nada para o mercado" ou que "Faculdade não serve para o mercado", desculpa mas o responsável disso é você, que não levou a sério o curso.

    • @jdm.4998
      @jdm.4998 ปีที่แล้ว +2

      em qual faculdade você estudou?

    • @mtsds7801
      @mtsds7801 ปีที่แล้ว +3

      Complicado é que em uma boa parte das federais o curso parou no tempo, é praticamente só matemática e física até o Quarto período (com bem pouca coisa de programação) e o resto é tudo coisa que vc estuda em uma semana focado em casa (pq ou é muito básico ou muito ultrapassado, mano um professor meu tava ensinando funções em c que o visual studio nem permite utilizar e os programas que ele dava de exemplo nem funcionavam direito)

    • @pauloaalcantra1187
      @pauloaalcantra1187 ปีที่แล้ว +3

      A universidade forma pensadores com habilidades para resolver problemas complexos, que vão além do conhecimento técnico. A universidade oferece um conhecimento mais amplo e geral, enquanto os cursos técnicos são mais específicos e direcionados para um determinado assunto. Se alguém quer apenas trabalhar logo de cara, deve fazer um curso técnico, mas, se ele deseja resolver problemas complexos e inovar soluções, então aí, a formação universitária é imprescindível.

    • @fabiobiffcg4980
      @fabiobiffcg4980 ปีที่แล้ว +1

      Eu era um dos que achava faculdade ser perda de tempo, mas resolvi fazer pra ver se me dava um rumo melhor com algumas coisas que eu tinha em mente (Não sou de TI, embora estou precisando de programação para o rumo profissional que estou tomando).
      Hoje, eu entendo o seguinte: se a pessoa tá apenas querendo um trabalho pra executar tarefas que mandam, provavelmente, a faculdade será tempo perdido. Para quem quer desenvolver coisas novas, projetos pessoais, ter um entendimento, uma base mais sólida dos conhecimentos envolvidos na profissão, faculdade vale a pena e muito!
      Logo, quem quer fazer valer o diploma no mercado, precisa buscar empresas que tenham esse viés de criação e inovação (seja aqui, no Brasil, seja no exterior) e não mais uma mera prestadora de serviços.

  • @leonardomelo5776
    @leonardomelo5776 ปีที่แล้ว +26

    Desisti de Sistemas de informação, foi uma junção de muitos motivos, mas o que mais pesou foi 3 horas de ônibus na ida e + 3 na volta e no meio do processo depressão e ansiedade... Logo depois de um tempo me formei de Analise e desenvolvimento de sistemas, e já estou trabalhando na área.

    • @jonasv.9191
      @jonasv.9191 ปีที่แล้ว +1

      Po irmao, mesma parada, estava fazendo ADS em uma estadual que ficava em Quintino-RJ e eu moro em São Gonçalo-RJ acordava 4:30 pra ta no rio 7 e pouca, no inicio era maravilhoso dps tudo começou a pesar, oq eu pensava que era apenas uma falácia começou acontecer cmg, uma crise de choro, ansiedade. Eu atravessava a ponte rio-niterói pensando, "oq estou fazendo aqui?"," olha os gastos que estou dando para minha familia com transporte", "estou indo para um lugar onde meu objetivo é sair dele" e acabei nao me vendo dentro daquilo mais. Via na faculdade pessoas empolgadas com aquilo que estavam fazendo (em geral ja haviam tendo tido o contato com programação antes - isso é um fator que eu indico para todos que querem entrar em uma facul ). Agora tenho 20 anos e só vou entrar em uma publica com 21 em 2024, pensando se eu devo dar mais uma chance pra programação e estudar pra fazer SI na UFF mais proximo de casa e sem a ansiedade que me movia ( conquistar td o mais rapido possivel ) e acabou que isso so me atrasou, ou seguir meu desejo de seguir na área de humanas os quais sao assuntos que eu mais me interesso, tenho tantas duvidas.

  • @vivendoa2562
    @vivendoa2562 ปีที่แล้ว +7

    Eu acredito que o pior de tudo é a exigência das empresas que querem contratar Junior com conhecimento e experiência de Sênior, sempre falam que a área esta aquecida e sobram vagas, mas ao mesmo tempo tem milhares de pessoas que ainda não desistiram e estão se matando estudando e se candidatando a diversas vagas e mesmo assim não é chamado nem para uma entrevista. Estágio com um salario mínimo (ou menos) e ainda sim 900 pessoas concorrendo à vaga que muitas das vezes pede experiência ainda sendo uma vaga de estágio, complicado o mercado de trabalho aqui no Br, ouvi dizer que em outros países não é tão difícil se inserir. Mas resumindo ''sobram vagas para bons profissionais'' para eu conseguir ser um bom profissional posso aplicar projetos sozinhos ok mas preciso ter uma oportunidade para me desenvolver... fora os desafios da vida adulta: Aluguel, contas, família pra cuidar, é muito desafiador se manter otimista no inicio da área. Claro que quando tem uma Qi fica mais fácil ou quando se é novo e não tem tantas responsabilidades ou alguém para segurar as pontas.. mas é muito desanimador o inicio eu entendo quem desiste.

  • @sr.neres98
    @sr.neres98 ปีที่แล้ว +16

    Formei em ADS e comecei a estudar para concursos públicos em 2020. Foi uma das melhores decisões que já tive, o setor de tecnologia exige muito estudo e eu diria que é necessário, até mesmo, vocação na área. Embora eu não atue mais na área de T.I, eu reconheço sua importância e que foi fundamental para minha aprovação em um concurso público da área policial.

  • @ramonflexa3897
    @ramonflexa3897 ปีที่แล้ว +7

    Sou Engenheiro Sanitarista e Ambiental, me formei como 1º da minha turma em universidade federal, eu realmente era e sou muito bom na área, mas os péssimos salários e oportunidades de emprego me fizeram mudar de carreira, agr vou para medicina, que na minha humilde opinião é o curso que vai me trazer maiores retornos. Amo engenharia, mas só de amor não vive um homem.

  • @dyegoo1984
    @dyegoo1984 ปีที่แล้ว +54

    Vou falar um pouco da minha experiência.
    em 2002 passei no vestibular da federal em física, o curso era muito difícil e no momento em que comecei a trabalhar eu já não consegui acompanhar, arrastei a situação por um tempo e acabei desistindo. Paralelamente, nessa época eu comprei meu primeiro computador e já comecei a me interessar pela programação, comprei livros e estudei algumas coisas por iniciativa própria, mas nada evoluiu por que não existia o fácil acesso a informação que existe hoje, procurei faculdades particulares já visando o curso de Analise e desenvolvimento de sistemas, e o custo era proibitivo pra mim naquela época.
    O tempo passou, e com o mundo totalmente voltado ao EAD, durante a pandemia comprei uns cursos na Udemy e mesmo assim a dificuldade persistiu. Iniciei ano passado um curso técnico em Desenvolvimento de sistemas, peguei a base solida que me faltava. estou no meio do curso, aprendendo java e gostando muito, essa mesma base que facilitou meu aprendizado de java, também facilitou a minha retomada dos cursos da Udemy. Então voltando ao assunto principal, acho que muitas pessoas não entendem o quando essa base ensinada num curso superior facilita na hora de aprender outras tecnologias, a curva de aprendizado fica muito mais rápida. O pessoal desiste do curso superior para ir atrás de soluções mais rápidas, mas não visualiza que essas soluções só são rápidas para quem tem a base sólida. Hoje minha meta é após o curso técnico iniciar o curso de Analise e desenvolvimento de Sistemas. Vou ter 42 anos quando terminar a graduação, pensando que pretendo ter saúde para trabalhar mais 30 anos, acho que ta valendo o investimento na mudança de carreira.

    • @samuellima4779
      @samuellima4779 ปีที่แล้ว

      Estou olhando justamente um técnico de Desenvolvimento de Sistemas, tem sido válido? alguns amigos meus falam que não compensa pagar curso pois T.I não cobra Técnico e dá pra aprender sozinho porém no meu ponto de vista não é nem pelo certificado sei que se eu tentasse estudar sozinho sem ter essa base eu ficaria perdido e desistiria. Você indicaria o Técnico ?

    • @dyegoo1984
      @dyegoo1984 ปีที่แล้ว

      @@samuellima4779 para minha realidade, foi muito válido fazer o técnico. Eu também tentei iniciar os estudos por conta própria, mas sem um currículo para guiar era necessário um esforço maior para o mesmo resultado. E como eu falei, me ensinou conceitos que facilitaram o desenvolvimento dos cursos que estava fazendo por conta. Estou fazendo o Técnico via EAD no Senac, esta me custando metade do que orcei para fazer os cursos famosinhos de hj, mas com um currículo que também está de acordo com o mercado. Em resumo, dá pra aprender com curso técnico ou faculdade, ou dá pra aprender sem, mas minha experiência é que eu tive mais resultados em menos tempo com o curso técnico.

    • @Horoscopephobia
      @Horoscopephobia ปีที่แล้ว

      @@samuellima4779 tem if na sua cidade? Fiz em um e foi muito bom

    • @ateuquantico3699
      @ateuquantico3699 ปีที่แล้ว

      Também cursei física..química.. e pós em física medica . é trabalho em laboratório de um órgão público mas meu salário está defasado 5 anos ...não ganho nem dois salários mínimos...por isso comecei faculdade de ADS estou na metade do curso por gostar e tentar melhorar profissionalmente

    • @mrbizutotal1
      @mrbizutotal1 ปีที่แล้ว

      @@samuellima4779Oi, desculpe em entrar na conversa, o técnico até lhe daria sim uma base mas não compensa pelo baixo salário, até quem forma em superior tá ganhando pouco o que dirá o técnico, mas isso é subjetivo depende o que é pouco ou muito pra você.

  • @rogeriodamata7846
    @rogeriodamata7846 ปีที่แล้ว +2

    Que loucura esses dados. Hoje estou cursando Analise e desenvolvimento de sistemas, porém pretendo cursar um bacharelado assim que terminar esse curso e já estiver atuando na área. A galera pode falar o que quiser, mas é importante demais ter uma formação.

  • @caiorosariodias
    @caiorosariodias ปีที่แล้ว +31

    Entrei no curso de ADS numa instituição federal em 2013 com 50 alunos na turma e me formei em 2017 apenas com um amigo.

    • @br18294
      @br18294 ปีที่แล้ว +2

      Nossa, essa situação já é absurda, saírem 48 alunos e só sobrarem 2, mas devia ser legal o fato de ter varios professores só para vcs dois, quase que uma aula particular.

    • @marciofreitas3379
      @marciofreitas3379 ปีที่แล้ว

      nas faculdades de Física ou Matemática, essa realidade ainda é pior; digo isso, pois conclui há alguns anos Física bacharelado e, em uma turma de 40 que entraram comigo, só eu e mais dois amigos na formatura no tempo normal sem prorrogação!!kkk!

  • @ColderRain
    @ColderRain ปีที่แล้ว +16

    Me formei em Sistemas de Informação no ano de 2020, junto com mais 3 colegas. É impressionante o quanto de pessoas que entram e o quanto que realmente saem no final. Fico feliz que nós, que ficamos até o fim, estejamos conseguindo o nosso espaço no mercado de trabalho, e torço pelo sucesso daqueles que tiveram que sair no meio do caminho.

    • @chvc
      @chvc ปีที่แล้ว

      Quero fazer SI também. Tu foi fazendo algum curso em paralelo, pra auxiliar na parte de alguma linguagem ou área específica na qual pensa em atuar?

    • @ColderRain
      @ColderRain ปีที่แล้ว +2

      @@chvc Fui estudando algumas coisas na Udemy, como Python, Java, desenvolvimento Web e até desenvolvimento de games. A parte negativa é que nunca tive muito foco e disciplina, e isso me fez não dominar nenhuma linguagem e ferramenta, fazendo com que eu não criasse projetos no GitHub e tendo um pouco mais de dificuldade para entrar no mercado de trabalho após a formação acadêmica. Depois de formado, fiz uma pós em Data Science, que me deu mais segurança e melhores oportunidades de trabalho.

    • @qwertypoiuy4049
      @qwertypoiuy4049 ปีที่แล้ว +1

      ​@@ColderRain vc acha que o mercado é bom para SI ? Tipo em t.i tem varias areas e eu fico com medo de s.i ser menos valorizado que cc ou engenharia

    • @ColderRain
      @ColderRain ปีที่แล้ว +2

      @@qwertypoiuy4049 Francamente, a maioria das oportunidades não se importam qual o seu curso de formação dentro de TI, sendo SI, CC ou EC. Trabalho com colegas formados em Engenharia da Computação e colegas formados como Tecnólogos de Redes, por exemplo. Depende mais do caminho que você vai querer se especializar. Tenho colegas formados que viraram Programadores Web, Suportes de TI, Desenvolvedores Java, Analistas de Dados, UX, Analistas de Power BI e Analistas Administrativos. A maioria dos meu professores eram formados em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação, então a base é semelhante, e tudo depende mais do seu foco e interesse.

  • @brunacallado8663
    @brunacallado8663 ปีที่แล้ว +10

    Fui até o fim... Venci o livro do dragão! Foi uma melhores fases da minha vida. Dias difíceis, mas muito aprendizado.

  • @janinerocha4110
    @janinerocha4110 ปีที่แล้ว +18

    Verdade, a evasão é enorme e o tempo que a gente leva para conclusão acaba ficando muito grande. Entrei no curso superior de computação em 2016 e ainda não consegui finalizar, porque tbm tive que pegar um pouco de experiência na área de TI peguei estágio externo. Agora que estou só no TCC, porém iniciei pós graduação e quero seguir carreira acadêmica mesmo, pesquisa ou atuando na educação. Deus me ajude a finalizar a apresentação de TCC esse semestre. 🧑‍💻💻📱🙌☺️🚀

  • @felipecorrea3230
    @felipecorrea3230 ปีที่แล้ว +9

    Muita gente com Curso de graduação concluída em TI mas trabalhando como TH-camr, e esses mesmos TH-camr's desempregados fortalecendo o vínculo dos mais jovens para que se formem em TI.

    • @3745mmm
      @3745mmm ปีที่แล้ว +1

      Moço, estava pensando em cursar T.I mas também tenho muito medo de tudo que eu ouço sobre "falta profissional, ganha muito bem" ser mentira e que na realidade não seja assim.

    • @3745mmm
      @3745mmm ปีที่แล้ว +1

      Estou pensando em largar a faculdade de Farmácia pra cursar T.I mas o medo tá grande de me arrepender

    • @felipecorrea3230
      @felipecorrea3230 ปีที่แล้ว

      @@3745mmm Na minha opinião vc deveria concluir o curso de Farmácia; atualmente o que ocorre é falta de profissionais QUALIFICADOS EM TI, ou seja, tem muita gente formada em TI mas grande parte não está preparada para as demandas que as empresas cobram. Diante disso, deixo bem claro que não falta mão de obra em TI no Brasil, o que falta é boa preparação e formação para os que concluem a graduação.

  • @ac-devfullstack9709
    @ac-devfullstack9709 ปีที่แล้ว +8

    Parabéns pelas informações sobre a faculdade de tecnologia. Trabalho desde de 1995 com desenvolvimento de Sistemas. Amo muito minha profissão. Só consegui fazer a faculdade em 2020, o curso de Graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Como muitas pessoas pensam, não precisa de formação Superior!? Mas na verdade, não é só necessário, mas também obrigatório para que mercado enxergue o profissional que você é!
    Perdi excelentes empregos por causa de um diploma superior. Hoje, além de ter me formado em 2022, no curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em 2023, já comecei a Pós - Graduação em Ciência de Dados e Big Data Analytics.
    Obs.: Mesmo desempregado agora em 2023, não vou fechar a Pós-Graduação, porque tenho um sonho! É de chegar ao Doutorado se DEUS quizer. Por isso nunca vou desistir!

  • @MundoDoSonhos
    @MundoDoSonhos ปีที่แล้ว +20

    É incrível quanta vaga disponível, quanta gente desistindo do curso e mesmo assim é difícil arrumar um emprego mesmo quem já é formado

  • @lucasffgomes
    @lucasffgomes ปีที่แล้ว +28

    Tem uma boa parte das instituições que vendem um curso superior, e quando você faz, percebe que é bem abaixo do esperado em qualidade.
    Eu fiz 5 anos de Engenharia da Computação aqui na minha cidade e devo dizer, os cursos da Udemy me ajudaram muito mais a me tornar um Dev doq a faculdade, só terminei mesmo pelo diploma e era bolsa.

    • @gambiarradeveloper4950
      @gambiarradeveloper4950 ปีที่แล้ว +13

      minha facul de ads ta ensinando sobre a cultura africana :)

    • @mello6318
      @mello6318 ปีที่แล้ว

      @@gambiarradeveloper4950 como assim vei? o que tem a ver ? kkkkk

    • @wesleymarques2468
      @wesleymarques2468 ปีที่แล้ว +1

      man, se puder colocar os nomes dos melhore cursos q tu fez na udemy, ficaria grato

    • @lucasffgomes
      @lucasffgomes ปีที่แล้ว

      @@wesleymarques2468 Pesquisa na Udemy:
      - Geek University,
      - Leonardo Moura Leitão,
      - Clube FullStack,
      - Matheus Batisti,
      - André Fontenelle,
      - Luiz Otávio Miranda.
      Eu comprei muitos cursos desses profs e me ajudou muito mais doq a faculdade inclusive para horas complementares.
      Faculdade é só diploma e network!

    • @wesleymarques2468
      @wesleymarques2468 ปีที่แล้ว

      @@lucasffgomes valeu man

  • @danilotinti1814
    @danilotinti1814 ปีที่แล้ว +7

    Me formei em ADS na Fatec por pura insistência.
    Só nos apresentaram a linguagem C o curso inteiro. A maioria, que nunca teve familiaridade com programação, não conseguia aprender as matérias e quando citado a carência de didática para ensinar nos foi respondido que isso era uma "falácia de Paulo Freire".
    Nem o tema do meu TCC que era "Elucidação de requisitos" era levado muito a sério por não se tratar de um programa.
    Bom, como programar se não nos ensinaram?
    Enfim, nunca me senti amparado ou seguro para o mercado. Perda de tempo e diploma engavetado.

  • @ConstantinoMoura
    @ConstantinoMoura ปีที่แล้ว +28

    Trabalhei por maís de trinta anos com tecnologia em ambiente mainframe. Fiz um curso técnico em Processamento de Dados junto com o 2 grau, cujo currículo era melhor que muitas faculdades de tecnologia de hoje. Assembly, Cobol, RPG, Fortran e muito conhecimento sobre Sistemas Operacionais e lógica. Hoje poucos sabem o que significa processador de 32 e 64bits e o porquê disso. Enfim, em TI não dá para enrolar, porque você tem que demonstrar conhecimento no mesmo dia, na mesma hora.

    • @filipesmc
      @filipesmc ปีที่แล้ว +5

      Faculdade hoje em dia é fabrica de papel chamado diploma, mulecada sai sem saber nada! E as ditas tops que dizem ser o curso difícil quando você analisa na verdade os assuntos são dificeis mas cobrados de forma rasa.

    • @vivianearaujo1150
      @vivianearaujo1150 ปีที่แล้ว +3

      Me formei em 1996 em processamento de dados no ensino técnico e em 2001 em matemática computacional. Sao 26 anos já. Trabalho com assembler, cobol, DB2, Vsam, CICS, etc…😊
      Tem que estudar e gostar. 😊

    • @carlosdeciobraga270
      @carlosdeciobraga270 ปีที่แล้ว +2

      1980 fiz COBOL'ans e RPG kkk

  • @andresonsilva8272
    @andresonsilva8272 ปีที่แล้ว +40

    Eu pensei em desistir da graduação em 2020 período da pandemia, mas fui até o fim e hoje já iniciei uma pós-graduação na área de teste de software!

  • @raphaelardente7213
    @raphaelardente7213 ปีที่แล้ว +4

    Vou dar o meu relato pessoal, me formei em Dezembro de 2022 em Análise e desenvolvimento de sistemas, a ideia sempre foi migrar da área de logística para a área de programação, porém em todo o período de estudo achei extremamente superficial tudo o que foi passado na universidade, não aprendi nada direito (sou leigo nessa área), tive que buscar cursos fora da faculdade para tentar entender um pouco mais sobre programação, costume dizer que entrei na universidade burro sem diploma e sai burro com diploma. Com relação a empregos não consegui nada, me candidatei para vários estágios e nenhum me chamou, agora atualizei meu currículo e continuo a busca, porém continuo sem nenhum retorno, acredito que um dos fatores das desistências é um misto dos dois casos que relatei, pois muitos alunos não conseguem absorver tudo, tem diversas dúvidas, as instituições não ajudam (pois tive muitos professores que não acrescentaram em nada. Tive até um caso de um professor engolir uma mosca na vídeo aula e a instituição colocou a aula no ar como se nada tivesse acontecido),
    . Agora eu fico me perguntando, a mídia não fala que é prioridade formar profissionais nessa área? o mercado diz estar carente de profissional nesta área? Então porque não preparam os alunos de forma que atenda o mercado? Que motive a dar continuidade aos estudos após a formação, nos dê um norte, ajude, contrate sem experiência, aprendam a moldar o profissional sem deixar a pessoa praticamente louca de tanta informação e pressão no meio corporativo. No meu caso mesmo, eu sempre disse e reforço o salário é algo secundário, eu quero entrar no mercado pra APRENDER! Mas me desculpem a sinceridade se existe esses números altíssimos de pessoas desistindo é porque instituições educacionais e empresas não estão preocupadas com os universitários, falta empatia. Peço desculpas pelo desabafo! Mas espero que algum CEO leia essa mensagem e entenda que a mudança de chave desse cenário caótico está nas mãos deles e não dos universitários.

  • @marcondesamarante2577
    @marcondesamarante2577 ปีที่แล้ว +5

    O que mais me assusta atualmente é esse avanço absurdo das inteligências artificiais e minha incerteza de futuro na área levando em conta elas. Atualmente estou no início da graduação de ciência da computação e embora não entenda muito a respeito por não ter estudado ainda sobre, sei que em seu estado atual as ia's não representam ameaça, mas a cada dia que passa ocorre um novo avanço ou surge um novo guru com conhecimento infinitamente maior que o meu alegando que estamos muito pertos de uma ia de cunho geral e que para isso seria preciso pouco menos de 10 mil linhas de código, isso aliado a dificuldade do curso e minha base defasada me desanimam bastante. Já desisti de uma faculdade anteriormente por não me identificar com a área (direito), no fundo eu não quero passar pelo mesmo novamente, ou pior, me formar e se deparar com um mercado inóspito resultante da automação com pouquíssimas vagas e oportunidades, como cravam a maior parte dos portais de notícas.

    • @marcosalberto3282
      @marcosalberto3282 ปีที่แล้ว +2

      portal de notícias é tudo sensacionalista, tu tem que focar em si mesmo e caso as ia's se tornem realmente importante cabe a nós nos adaptarmos e sermos técnicos ou especialistas em ia's

  • @fabior.araujo9131
    @fabior.araujo9131 ปีที่แล้ว +3

    Vamos ser honestos, tirando os casos onde os custos da mensalidade impede que o aluno termine sua graduação, quando o cabeçudinho descobre que vai precisar estudar a vida inteira, principalmente se mergulhar na tecnologia, o acomodado desiste. A vida continua, tem gente que nasceu para sentar na carroça, tem gente que nasceu para puxar a carroça.

  • @suelenarruda183
    @suelenarruda183 ปีที่แล้ว +11

    Oí , estou começando exatamente hj minha primeira graduação (engenharia da computação), detalhe 39 anos .. super animada e não vou desistir…amo tecnologia.

  • @Alexan515
    @Alexan515 ปีที่แล้ว +1

    Vamos continuar aceitando espelhos pode deixar❤
    Os entendedores entenderão facilmente.

  • @lenincst
    @lenincst ปีที่แล้ว +14

    (Antes da pandemia) Meu irmão era coordenador do Bacharel em Sistemas de Informação do Instituto Federal enquanto eu era aluno do curso, por incrível que pareça o pessoal desistia mesmo estando em uma instituição de excelência, era muito triste ver os alunos desistirem por terem certas expectativas que não foram atendidas. Acredito que a mídia em geral vende uma expectativa que não é encontrada no curso e quando você tem esse choque de realidade a desistência é a solução para certas pessoas, é muito horrível ver cursos essenciais para o futuro serem de alta evasão aqui no Brasil...

    • @lenincst
      @lenincst ปีที่แล้ว +4

      @@AlexeiDimitri Amigo, delírio de "onda comunista" comigo não cola. Todos que eu conheço e concluíram a faculdade estão com uma vida encaminhada, emprego nunca faltou para nossa área quando bem qualificado... A única coisa ruim da federal é a carga que ela coloca nos alunos, é muito pesada para quem trabalha e estuda, mas já vi alunos que trabalham ir melhor do que alunos que não trabalham. Não estou gourmetzando a idéia de trabalhar e estudar. Para mim faculdade deveria ser feita com oportunidades que não precisassem trabalhar, desenvolvendo projetos ou pesquisas em troca de remunerações boas

    • @carlosartur8628
      @carlosartur8628 ปีที่แล้ว

      @@lenincst Ainda veremos no futuro, meios de se fazer uma faculdade sem que seja necessário trabalhar paralelamente.

  • @caianademutti36
    @caianademutti36 ปีที่แล้ว +2

    Já desisti de mais de 10 faculdades por vários motivos, filhos, família, dinheiro, detestar o curso... já tenho técnico em sistemas de informação e sai da área, agora votei em licenciatura de ciência da computação EAD, não quero desistir pois é o que gosto mesmo. E nessa instabilidade da economia um concurso não cai mal.

  • @dudu88games
    @dudu88games ปีที่แล้ว +5

    Eu tive vontade de desistir nessa pandemia. Se não fosse o fato de ter integralizado 98% (faltando somente o TCC) teria desistido. Se já é difícil para pessoas normais, imagina para um deficiente visual. (10 anos pelejando nessa luta).

    • @workhard5838
      @workhard5838 ปีที่แล้ว +1

      Você é foda demais, puta merda.

  • @inteligenciamilgrau
    @inteligenciamilgrau ปีที่แล้ว +1

    Na área de Tecnologia, acredito muito mais em uma educação contínua (que não termina em 5 anos) e trabalhos meio período ao invés de uma formação finita de 5 anos que prepara para sabe-se lá qual mercado! Isso permite a pessoa direcionar seus interesses e não deixar de estudar! E aprendizado e prática passam a ser uma constante na vida, desde o Júnior até o Senior! Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  • @NIVALDOll
    @NIVALDOll ปีที่แล้ว +8

    Eu pensei em desistir da faculdade nos primeiros semestres, porque a matemática discreta e cálculo foram bem difíceis para mim. Continuo no curso, porque, exceto essas disciplinas, amo a intenção dele, a grade e os professores são incríveis.

    • @kaiorodrigues489
      @kaiorodrigues489 ปีที่แล้ว +2

      Cara, sou péssimo em matemática e vou iniciar ADS estou com esse medo de não conseguir...

    • @pseudohipocrates7509
      @pseudohipocrates7509 ปีที่แล้ว

      @@kaiorodrigues489 Amigo, tenha brio e estude matemática todos os dias.
      Tente achar 2hrs no mínimo para estudar, dará bom

  • @lis.alves.
    @lis.alves. ปีที่แล้ว +2

    Eu sou muito tentada a desistir, porque, às vezes, eu tenho medo de não dar conta dos conteúdos. Inclusive, estava precisando de uma motivação, por isso, parei aqui neste vídeo. Obrigada! 🙌

  • @PedroPauloAmorim
    @PedroPauloAmorim ปีที่แล้ว +19

    Sai do TADS em menos de 3 meses pois trabalha das 8 as 18 e socava mais conteudo da faculdade até quase meia noite, não aguentei e estava atrapalhando meu trabalho. Decidi pedir demissão e vir para a Europa na luta, aprendi na marra que antes mesmo se saber qualquer coisa de TI, comunicação é essencial! Sem inglês você é ninguem. Atitude conta muito mais que qualquer diploma.

    • @ericking6272
      @ericking6272 ปีที่แล้ว +5

      Galera ele virou garoto de programa em Madrid na Espanha.

    • @blackrock2222
      @blackrock2222 ปีที่แล้ว +2

      @Paulo Silva oxi é o que mais tem aqui kkkkkk
      Na minha equipa aqui tem uns 6 que só programaram de verdade uns 6 meses em curso básico kkkkk

    • @PedroPauloAmorim
      @PedroPauloAmorim ปีที่แล้ว

      @@AlexeiDimitri Não conheço algum país que converte visto de turista, geralmente o que fazem é vir como estudante.

    • @luizpereira2691
      @luizpereira2691 ปีที่แล้ว +1

      ​​@user-ym6wi7mz2t mais fácil conseguir empregos sem formação aqui que aí no BR. Aqui, fora alguns países antiquados, o cara manda tu se virar num teste prático e pronto, se tu desenrola, fica. E só pra deixar claro, vim com contrato assinado, ou seja, fiz o processo do BR

    • @bill2897
      @bill2897 ปีที่แล้ว +1

      O senhor conseguiu emprego na europa mesmo sem ter diploma? Eu sinto que minha graduação está mais me atrapalhando do que me ajudando e por conta da alta carga horária não posso trabalhar mesmo precisando de dinheiro. Somado a isso, um diploma brasileiro não vale de nada na Europa. Eu tenho cidadania alemã então não precisaria de um visto para morar por ai, o senhor me recomendaria cair fora da faculdade?

  • @bossledesenvolvimentoweb6045
    @bossledesenvolvimentoweb6045 ปีที่แล้ว +2

    Olha, vou falar minha experiencia : Já quis desitir duas vezes ou mais, o motivo é simples. Aprendo mais em canais de qualidade no youtube na udemy. Se eu tivesse só a gradação como base, seria nenhuma!

  • @rafaelsaraiva8164
    @rafaelsaraiva8164 ปีที่แล้ว +5

    Essa evasão realmente existe e é foi algo muito estranho para entender, vim de outra faculdade onde somente 3 pessoas de uma turma de 30 desistiram. Quando entrei na ADS presencial, no meu primeiro semestre cheguei na sala e no primeiro dia tinham mais de 40 cadeiras e todas usadas, no final do semestre tinham no máximo 15 colegas que tinham passado na disciplina.
    O que acho estranho de tudo isso é a alta concorrência para vagas de estágio, onde, em questão de 4 horas já estão com mais 800 inscritos, esse é realmente um fenômeno que não consigo entender. Como temos tanta evazão e ao mesmo tempo tantos inscritos em um processo seletivo de estágio?
    Muito bom o vídeo e o canal, sempre trazendo tópicos relevantes e verdadeiros, nunca vendendo mentiras ou clickbait como alguns outros!

    • @hebergoncalves4981
      @hebergoncalves4981 ปีที่แล้ว +5

      É que rola a informação por aí de que faculdade não é necessário e tal. Aí as pessoas não se formam sem perceber que, embora não seja uma regra, os empregadores costumam olhar com bons olhos uma faculdade. Mas a galera não se forma e eles meio que nem cobram justamente por isso...
      No final das contas a verdade é que as pessoas estão ingressando no TI para sobreviver, pois, se gostassem, buscariam um conhecimento mais amplo, coisa que só uma boa faculdade pode proporcionar.

  • @fabriciusmagalhaes6065
    @fabriciusmagalhaes6065 ปีที่แล้ว +2

    A realidade é que não tem vagas. Estava no 3º período do curso de Sistemas de Informação curso regular de 4 anos e não tinha vagas de estágio. Só conseguia vagas pra quem tinha indicação. O curso já é difícil e ainda não consegue vaga de estágio. Infelizmente diploma de faculdade não tem mais valor nenhum hoje em dia. Ai desanima.

  • @murilobalducci
    @murilobalducci ปีที่แล้ว +9

    Quando eu comecei na faculdade éramos 97 em sala, e quando formei sobraram só 16. É aquilo né... Fácil entrar porém difícil concluir!

  • @diogosantos6189
    @diogosantos6189 ปีที่แล้ว +2

    Tenho 35 anos. Sou formado em Turismo desde 2008. Ja tenho uma carreira razoavel na área. Porem em fevereiro comecei ADS, é ead, mas a faculdade serve mais para dar credibilidade, pois aos 35 anos junior sem curso superior é muio mais dificil. Minha intenção é adquirir uma experiencia, e trabalhar para alguma empresa no exterior. É muito dificil, muita coisa pra aprender, mas nem que eu não use, nem que eu nao siga na profissao vou acabar a faculdade. Vou ter que começar ganhando menos, do zero mesmo, espero que nao me arrependa.

  • @MatheusMelloDev
    @MatheusMelloDev ปีที่แล้ว +8

    Passei pela mesma situação, na faculdade começaram 40 e formou 5, sendo 3 meninas.

  •  ปีที่แล้ว +1

    Concordo com muitos pontos apresentados, sou professor de programação há 13 anos e durante esse período percebi que os alunos apresentam muitos problemas que os fazem desistir, não sendo apenas um fator determinante para o aluno desistir. No entanto, conheci a metodologia do Senai em Agosto e toda a forma de lecionar e apoiar o aluno e digo que eles conseguiram quase zerar a desistência e sem perder qualidade, ao contrário, os alunos de lá saem construindo projetos de integração com máquinas de chão de fábrica até treinamento de manutenção de esteira de mineração em realidade virtual. Sério, é algo fora de série.

    • @chvc
      @chvc ปีที่แล้ว

      Aonde estou fazendo, tecnol pública, é muito devagar! Prof enrola muito... Já tô querendo desistir tamanha enrolação pra explicar algo que se levaria 15 minutos, falar em 2h. Foda

  • @felipemomma
    @felipemomma ปีที่แล้ว +4

    Ótimo conteúdo como sempre! Larguei a engenharia em uma federal depois da metade para fazer análise de sistemas, mas o começo do curso foi essencial para eu desenvolver a resolução de problemas e pensamento lógico. Ninguém gosta de passar tanto perrengue nas físicas e nos cálculos, mas hoje reconheço a diferença que fez para mim (a dor de aprender)

  • @diegomirandadasilva3132
    @diegomirandadasilva3132 ปีที่แล้ว +2

    Pior e cocê estar fazendo CdC ead e no meio do trimestre na primeira avaliação ser cobrado 100% do conteúdo do curso.
    Como que alguém que de manhã trabalha em uma fábrica e de tarde na construções da própria casa e de noite vai estudar consegue matar 100% do conteúdo de 5 matérias, cujo cada aula é o equivalente a 85 páginas...como vai matar tudi isso em apenas 3 meses?
    Impossível, parece que fizeram o ead para pessoas que não tem mais nada a fazer na vida a não ser estudar 24h por dia.

  • @akira9900
    @akira9900 ปีที่แล้ว +20

    Muita gente desiste, pois crê que a dificuldade está relacionada a falta de talento. Se você pensa em desistir pela dificuldade, te digo pra perseverar. Teve momentos enquanto estava estudando que pensava isso e que a carreira não era pra mim. Eu desisti de uma falculdade e mais tarde voltei para área e fiz outra faculdade em ti. Não desistam! Hoje eu trabalho programando e neste aspecto sou muito feliz.

    • @mt6706
      @mt6706 ปีที่แล้ว

      No caso não, as vezes é quesito financeiro

  • @gabrielSv9
    @gabrielSv9 ปีที่แล้ว +2

    Muita gente desiste porque é difícil, eu me lembro que quando entrei na área, as vezes eu voltava chorando pra casa por não conseguir fazer as tarefas, foi muita porrada na cara, mas não desisti, ainda hoje apanho, mas aprendi o segredo... calma e persistência, trabalhar em conjunto também agrega muito valor pra vida profissional, as vezes o ponto de vista do problema de um colega de trabalho, abre a sua mente... é um conjunto de fatores que ajuda a conduzir a carreira, mas o mais importante, persistência e força de vontade, esqueçam essa de "talento" , o talento é a força de vontade, como já dizia Rocky Balboa: "Nem você, eu ou ninguém vai bater tão forte quanto a vida. Mas a questão não é o quão forte você bate, mas sim o quanto você aguenta apanhar e continuar seguindo em frente."

  • @nicolemedina4214
    @nicolemedina4214 ปีที่แล้ว +3

    Estou fazendo ADS, e o que mais me fez querer desistir (num total de 2 semanas eu pensei na possibilidade ao menos 20 vezes) foi a falta de auxílio por parte da instituição msm, mas a culpa não é total dela, já explico. Eu sempre tive um pézinho na área e sempre quis me arriscar nela, então iniciei uma graduação (em ADS), o problema foi o seguinte: o curso pelo que entendi é voltado para quem já tem bagagem (já sabe um basico e já codou por aí) e eu caí de paraquedas sem preparo nenhum, e na instituição que estou cursando, a cadeira que abrange lógica de programação fica sendo adiada sempre (e na grade mostrava que seria a primeira cadeira a ser abordada!), e isso me prejudicou muito. Estou seguindo firme porque não terei a oportunidade de fazer um curso superior novamente. Eu quero muito conseguir, mas não posso mentir que essas questões não ofuscaram um pouco o brilho que eu tinha sobre a área.

  • @ravascon
    @ravascon ปีที่แล้ว +6

    Uma coisa muito importante que vocês falaram é que ao meu ver é com relação ao pessoal que frequentou uma escola com ensino médio ruim, sofre bem mais, que infelizmente foi o meu caso. Penei muito até me adaptar ao curso de Ciências da Computação. Lembro de um professor de matemática do 1º ano também teve muito trabalho para que a turma seguisse em frente. Teve muita gente que desistiu por conta também da quantidade de matérias de exatas. Não sei o que algumas pessoas pensam, mas TI é praticamente pura matemática e raciocínio lógico. E algumas pessoas levam um choque logo no primeiro ano do curso. Mas confesso que terminar o curso foi uma das melhores coisas que fiz na vida. E lá foram 22 anos.

  • @douglasfelipe4057
    @douglasfelipe4057 ปีที่แล้ว +28

    Entrei na faculdade de TI em 2014 e desisti nos primeiros 6 meses pelo preço e pelo ensino ruim. Foi a melhor coisa que fiz na vida 🤣🤣🤣

    • @brunopithon754
      @brunopithon754 ปีที่แล้ว +2

      Por curiosidade, tu trabalha com o que hoje em dia?

    • @vlinkin22
      @vlinkin22 ปีที่แล้ว

      Se você não tiver ganhando pelo menos algo entre 10 - 15k não valeu a pena não, financeiramente falando pelo menos.

    • @douglasfelipe4057
      @douglasfelipe4057 ปีที่แล้ว +5

      @@vlinkin22 Bom então não foi por dinheiro que falo foi por gosto mesmo eu cheguei a trabalhar com TI e eu gosto de tecnologia mais acho que é muito trabalho para pouco resultado. Agora o que você falou aí de 10-15 k está meio equivocado o pessoal de TI para ganhar isso tem que ser o pica das galáxia não é formar e ter um salário assim não falo isso pelos meus amigos que formaram e trabalham na área. É pelo 5k-6k

    • @vlinkin22
      @vlinkin22 ปีที่แล้ว +1

      @@douglasfelipe4057 Ah sim, então ok sobre a decisão, agora sobre salário, você fica nessa quantia que você mencionou se você estagnar, eu presumi que você continuasse estudando, aí concerteza seria verdade.
      Porque de 2014 para ca, são 9 anos, eu mesmo tô meio que nessa quantia que você mencionou e eu só tenho 3 anos na área.

    • @douglasfelipe4057
      @douglasfelipe4057 ปีที่แล้ว +6

      @@vlinkin22 sim eu concordo com você quem fica parado ganha pouco não só no TI mais em tudo porém o TI este prazo é sempre mais apertado. Agora sobre o trabalho eu achei que era muita pressão e percebi que não valia apena

  • @leojandre4970
    @leojandre4970 ปีที่แล้ว +1

    Sim, já precisei abandonar uma graduação em TI porque não pude pagar as mensalidades, então fiz vestibular (foi antes do Enem) para Física numa federal e assim pude me graduar.
    Não adianta tapar o sol com a peneira, o mercado de trabalho na iniciativa privada não apoia, fora notáveis exceções, três anos de tecnôlogo, quatro ou cinco de graduação normal. Na primeira crise econômica vem os cortes de pessoal matando os sonhos.

  • @lucasjleandro
    @lucasjleandro ปีที่แล้ว +5

    Eu fiz Tecnólogo em Análise de Sistema, eu particularmente acho cursos longos como Engenharia ou Ciências da Computação algo meio fora da realidade. Pra mim é uma coisa que serve se você tiver dinheiro e tempo livre pra gastar, do contrario eu prefiro Tecnólogo e Curso online e partir pra cima nos estudos

  • @DevAteAAlma
    @DevAteAAlma ปีที่แล้ว +2

    Larguei a faculdade de Ciência da Computação com bolsa de 100% na terceira melhor do país porque meu dia a dia era muito corrido. Na época minha mãe tinha se mudado pro interior com meu padrasto e irmãos e como eu não queria ir resolvi empreender aos 18 anos sem dinheiro algum. Tinha que trabalhar, cuidar da casa e estudar, era muito difícil até porque o empreendedor não tem hora pra parar

  • @alineguerreiro
    @alineguerreiro ปีที่แล้ว +11

    Olá, Código Fonte!
    Essa realidade é muito comum em cursos de Exatas/Tecnologia. Sou formada em Estatística pela Unicamp e, só para vocês terem uma noção, entravam 70 no primeiro semestre. No total, acredito que se formaram umas 30 pessoas. Ou seja, 42% de aproveitamento...
    A desistência acontecia por vários motivos. O meu curso era integral, muita gente não conseguia trabalhar e estudar ao mesmo tempo porque as aulas ocorriam durante o dia todo... Sem contar a questão da dificuldade das matérias impostas pelos professores...
    Eu não posso negar que a faculdade mudou minha vida. Sem ela, eu não estaria trabalhando com o que gosto e na área de tecnologia. Então, entendo sim, que é muito importante aumentarmos o número de formandos, por mais que exista diferença entre o que é aprendido na faculdade e no mercado de trabalho.
    Ótimo vídeo! Continuem assim!! 😁

  • @LucasKluser
    @LucasKluser ปีที่แล้ว +2

    Eu desisti da graduação em Sistemas de Informação porque minha carreira estava crescendo mais rápido do que o esperado e a faculdade estava ocupando muito tempo.
    Hoje, meu conhecimento cresceu ao ponto daquela graduação parecer defasada para mim. De qualquer forma, esse ano vou iniciar uma graduação em engenharia da computação porque quero complementar meu conhecimento em software com hardware.

  • @Leonardo-zl6wk
    @Leonardo-zl6wk ปีที่แล้ว +4

    Tenho muitos colegas de Ciência da computação que desistiram pq conseguiram emprego como desenvolvedor no inicio/metade do curso, e a faculdade estava "atrapalhando" o desenvolvimento deles no trabalho porque estavam aprendendo coisas "inúteis" . Eu comecei a trabalhar como dev na metade do curso e não desisti, sigo firme, mas digo que a vontade de desistir é grande pq sinto que to perdendo tempo e poderia estar estudando coisas da minha área que realmente me interessaram.

  • @lucasdemouradossantos5211
    @lucasdemouradossantos5211 ปีที่แล้ว +2

    Confesso que desanimei por conta da ideia do curso que na época me deixou em uma incógnita se era mesmo o que eu queria acabei saindo da faculdade, porém surgiu uma nova oportunidade 7 anos depois e cá estou eu 🤣 mas sofrendo muito com cálculo mas quero ir até o fim nessa nova fase da minha vida acadêmica 🙌

  • @georgelucas4154
    @georgelucas4154 ปีที่แล้ว +11

    Um relato da minha turma, 90% da turma trancou o curso por causa das cadeiras de calculo 1 e 2.

    • @pauloaalcantra1187
      @pauloaalcantra1187 ปีที่แล้ว +1

      É foda, eu fico triste com isso. É preciso ter um pré-calculo nos cursos universitários. Matemática melhora e amplia as habilidades e competências das pessoas resolver problemas complexos.

    • @RenataCassari
      @RenataCassari ปีที่แล้ว

      e precisa de calculo pra programar?

  • @SandroRogerio-lz5ri
    @SandroRogerio-lz5ri ปีที่แล้ว +2

    Minha turma de Análise e desenvolvimento de Sistemas iniciada em 2010 tinha 38 alunos.
    Em 2013 na formatura haviam apenas 6 alunos na turma.

  • @RodrigoErico
    @RodrigoErico ปีที่แล้ว +3

    Já desisti de 4 faculdades, motivo foi por causa de não criarem um bom conteúdo que possa valer o meu gasto financeiro, sendo que no youtube eu aprendi muito mais.

  • @DevCode305
    @DevCode305 ปีที่แล้ว +1

    Eu não vou desistir, tenho uma filha de um ano e onze meses e tenho a visão de trabalhar fora do Brasil, perdi a esperança no Brasil a após a ultima e eleição é triste e não quero minha filha nesse pais. Vejo muita gente de fora trabalhando e até ganhado pouco e conquistando bens materiais aqui no Brasil seria impossível com o salario mínimo. Lá fora tem problemas também, mas é obvio que lá a conquista é mais certa que aqui.

  • @marcusribeiro4371
    @marcusribeiro4371 ปีที่แล้ว +3

    Muita gente entra na faculdade de TI só porque viu um anuncio do youtube falando dos salários e a "facilidade" de ser um desenvolvedor, quando o cara entra percebe que não é bem assim e na primeira dificuldade ou quando descobre que precisa estudar muito e pra sempre eles desistem.. Falo isso com experiência própria, entrei em uma faculdade de CDC presencial, começou 68 alunos, estou no 3°semestre e só permaneceram 28 até agora, conversei com professores e me disseram que se formar 10 é muito, vejo um pessoal que não sabe nada sobre a área, e nem possui interesse em aprender por isso desistem tantos...

  • @GhostET3340
    @GhostET3340 ปีที่แล้ว +2

    eu saí por dois motivos, a minha faculdade era Ead e eu tenho tdah e na época não estava me medicando, no entanto os prazos das atividades passavam e eu não entregava e quando começou a cair pré-cálculo eu me lasquei já que eu estava defasado em conteúdos matemáticos desde o fundamental, agora estou correndo atrás do prejuízo aprendendo desenvolvimento de forma autodidática mesmo, já que o mercado dá muito mais ênfase para quem tem mais portfólio que qualquer outra coisa.

  • @RenatoNegreiros22
    @RenatoNegreiros22 ปีที่แล้ว +4

    Eu terminei a faculdade de Sistemas de Informação em 2016.. Quando comecei em 2012 a sala tinha 3 turmas de sistemas de informação e 4 turmas de CC tudo misturado, eram cerca de 130 pessoas. Durante os 4 anos as aulas eram juntas e uma ou outra aula que mudava entre sistemas e CC... foi passando o tempo e muita gente desistindo, principalmente aqueles que iam pra aula só pra ficar fazendo bagunça. Quando terminei em 2016, acredito que já tinha menos de 50 pessoas. Tive um professor que já era bem idoso e no primeiro semestre quando ele entrou na sala de aula, ele parou na frente da sala e ficou olhando de um em um silenciosamente por um bom tempo.... E ele disse que só de olhar para cada um de nós ele sabia quem iria concluir ou não o curso e qual era a intensão de cada um ali. E ele disse que via que muitos queria ser apenas o orgulho do pai e quem sabe um dia sair na capa de um jornal com a seguinte manchete " Fulano cientista da computação....".

    • @Eduardotechoss
      @Eduardotechoss ปีที่แล้ว

      A média de mentalidade é essa mesmo, em varios cursos mais forte em TI e Medicina mesmo.
      Estou em EC e vou migrar, em algumas vagas aplicadas voce via algum foco do contratante em pessoas que se formaram em CC? ou Si? sendo bem sincero, ah algum que se destaque mais no seu ponto de vista a mais de 10 anos na area?

  • @thiagoluiz7124
    @thiagoluiz7124 ปีที่แล้ว +2

    Eu finalizei meu MBA a pouco tempo e o que posso dizer é que é EXTREMAMENTE cansativo, foram os 2 anos mais EXAUSTIVOS da minha vida, o curso é caro, e eu preciso trabalhar, tenho aluguel para pagar, e os professores não estão nem aí para você, TODOS fins de semanas tinha que entregar trabalho, eu NUNCA mais piso nunca universidade, se tiver que fazer, sera cursinho de no máximo 6 meses SEM TCC.
    Estudar é gostoso quando você não precisa trabalhar e o pai e a mãe te sustenta, ai da para concluir tranquilaço.

  • @ginvamagnus
    @ginvamagnus ปีที่แล้ว +3

    Estou na primeira semana de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e agradeço por esse vídeo.
    Nunca atuei na área, mas quando fiz meu curso técnico eu tive contato com lógica de programação no curso técnico que eu me formei aos 20 anos.
    Hoje aos 34 pra 35 apesar de muito tempo depois, minha meta e me formar e migrar pra área de programação.
    Obrigado pelo incentivo!!

  • @MrAndersonsillva
    @MrAndersonsillva ปีที่แล้ว

    Desde os meus 14 anos, sempre trabalhei duro para ganhar meu próprio dinheiro e ajudar minha família. Fiz diversos trabalhos informais, como entregador de jornais, garçom em restaurantes, e até mesmo como vendedor ambulante.
    No entanto, sempre soube que queria mais para minha vida. Então, aos 40 anos de idade, decidi me matricular em uma faculdade para estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
    Durante os três anos de faculdade, me dediquei ao máximo para aprender tudo o que era necessário para atuar na área de TI. Estudei bastante, participei de diversos projetos e me esforcei para desenvolver minhas habilidades em programação.
    E finalmente, depois de muito esforço, consegui meu primeiro emprego na área de TI. Fiquei extremamente feliz em poder colocar em prática tudo o que aprendi.
    Hoje estou no último período do curso e estou muito motivado para continuar aprendendo e me aprimorando na área de TI. Sei que ainda tenho muito a aprender, mas estou confiante de que posso alcançar todos os meus objetivos com trabalho duro e dedicação.
    E agradeço vcs do Código Fonte TV, seus vídeos me ajudam muito.

  • @lucaspiano
    @lucaspiano ปีที่แล้ว +4

    Poxa, larguei e voltei várias vezes hahahah. Parava + por falta de grana - fazia Sistemas de Informação na PUC Minas lá em 2002 hehe. Terminei a facu, aí fiz uma Pós-Grad em Engenharia de Software em 2014-15 e atualmente faço Mestrado em Engenharia de Software no CESAR School de Recife/PE. Se Deus quiser quero fazer um Doutorado em Eng de Software nas gringas. Indico geral a estudar sempre mesmo com todas as dificuldades...

  • @valtecioc.soeira786
    @valtecioc.soeira786 ปีที่แล้ว +2

    Eu iniciei um curso de Análise de Sistemas numa universidade na Moóca em Sampa. As primeiras semanas foram um caos pq a sala era super lotada e os professores tinham literalmente um corredorrzinho pra andar e escrever na lousa. Depois de várias reclamações acabamos descobrindo por parte de um coordenador q a própria "universidade" esperava desistência de.muitos alunos. Já no dia seguinte dessa descoberta muitos alunos nem vieram mais. No segundo ano acho que éramos 70%... 60%. Eu mesmo acabei desistindo pouco depois do 2o. ano principalmente por discordar das disciplinas e pq o representante de sala estava muito mais a fim de puxar o saco do coordenador da.cadeira do q atender nossas demandas e reclamações o q ficou muito evidenciado qdo veio o pessoal do MEC em reunião pra avaliar o curso. E daí fiz Pós (eu já tinha Administração) e fiquei mais indignado ainda pq aquele conteúdo mais focado era o mínimo q deveria ser dado naquele curso de bacharelado em Análise q eu tranquei. E até hoje não me arrependo!

  • @ninaballou8063
    @ninaballou8063 ปีที่แล้ว +5

    É minha segunda graduação, fiz medicina em uma tradicional e dado o hobby por jogos online acabei iniciando na programação, hoje curso Engenharia de Software na Uninter e admito, faculdade com valor acessível e por ser EAD me surpreendeu muito a interação aluno x professores via discord e redes sociais. Estou amando!

    • @viniciusalves8735
      @viniciusalves8735 ปีที่แล้ว

      Nossa, é a primeira vez que vejo alguém que fez medicina preferir informática

    • @marciofreitas3379
      @marciofreitas3379 ปีที่แล้ว

      show, Nina! estou finalizando o meu 5° jogo e também estou gostando muito de um dos meus jogos ADS versão EaD; finalizo este ano um deles e o outro no próximo! adoro a flexibilidade das aulas ficarem gravadas, pois também trabalho e posso estudar no meu ritmo. Os outros jogos já concluídos eram presenciais e tinha que haver a dita cuja conciliação trabalho - estudo o que, de um certo modo, ficou resolvida com o sistema EaD, ou, pelo menos, o sistema híbrido!sucesso!

    • @1reviravoltanotempo611
      @1reviravoltanotempo611 ปีที่แล้ว

      E ainda è modelo 😎

  • @carlosfsilvac
    @carlosfsilvac ปีที่แล้ว +1

    E acredito que com essa crise atual, essa evasão só vai piorar. Muita gente sem trabalho mesmo com anos de experiência, a tendência é piorar muito mais!

  • @cassiogp
    @cassiogp ปีที่แล้ว +3

    Eu desisti da faculdade EAD em ADS depois de uns 8 meses no ano de 2021, mas foi porque estava me atrapalhando a estudar. Trabalho numa desenvolvedora, e tive a oportunidade de migrar do Suporte para o setor de Desenvolvimento. Acabei largando o EAD para me dedicar a continuar aprendendo a programar e conseguir me manter no novo cargo. Mas com certeza no fim deste ano ainda, eu quero voltar pro EAD.

  • @vivianpimentel5880
    @vivianpimentel5880 ปีที่แล้ว +1

    Eu tranquei ADS, por um motivo pessoal e financeiro, na época eu não tnha nem computador...Hoje, procuro alguns cursos à distância para melhorar meu currículo e me atualizar no mercado de trabalho. Pois sou Contadora e vejo que a tecnologia é extremamente importante para essa área também!

  • @deverika
    @deverika ปีที่แล้ว +4

    Vejo uma cobrança muito grande também com relação a contratação, as empresas querem projetos prontos de preferencia a nível fullstack e como os devs iniciantes já perceberam isso preferem fazer ads por 2 anos e ficar mais 2 anos só fazendo projetos para poder montar um portifólio legal. Nas outras áreas por exemplo a pessoa mostra o certificado e pronto já começa trabalhando como júnior e vai aprendendo e evoluindo, meu irmão é contador ele disse que 70% ele aprendeu no dia a dia, esse privilégio já não temos, quando olho a lista enorme das empresas para contratar um júnior fico pensando se eles leem todas aquelas atribuições. Outro detalhe que percebi é que alguns preferem focar primeiro nos fundamentos e iniciar alguns projetos e depois de saber em nível intermediário é que vão fazer a faculdade por questões estratégicas, pois se ele for contratado para ser estagiário ele vai saber o suficiente para continuar evoluindo na empresa.

  • @PhantonHenderson
    @PhantonHenderson ปีที่แล้ว +2

    Na minha formação, em 2009, no primeiro período desistiu umas 12 pessoas, pq trabalhavam como suporte e não tiveram paciência com as disciplinas acadêmicas ( metodologia científica, filosofia, etc)... No segundo período, depois de introdução a programação, quase metade da sala desistiu, infelizmente, a maioria mulheres...no fim das contas, da turma de 50 alunos, apenas 16 concluíram o curso... E apenas 9 pegaram o diploma...
    Triste mas verdadeiro...

  • @rotognin
    @rotognin ปีที่แล้ว +9

    Depois de 10 anos no mercado estou fazendo superior EAD. Estou no meio do curso, mas a falta de tempo e de cabeça me atrapalham bastante, afinal, estou com 39 anos, casado e com um filho.
    A vida é corrida...
    Um ótimo vídeo com bons pontos.
    Eu vejo que tem surgido muitas tecnologias que estão camadas acima da base que aprendemos na faculdade. Muitas pessoas não querem descer as camadas, e preferem se chamar de "programador next.js" (exemplo)

    • @rotognin
      @rotognin ปีที่แล้ว

      @user-ym6wi7mz2t Então, não é bem assim... A questão que inclusive foi falada no vídeo é que existe uma certa distância do que fazemos no mercado com as matérias da faculdade.
      Temos aulas de fundamentos e teorias que na prática não usamos.
      Até certo ponto sim, ajuda estar atuando. Mas chegam as matérias que exigem mais estudo, como Cálculos, por exemplo, que se apóia muito no que aprendemos no ensino médio, e eu saí de lá em 2001...
      É um desafio! Kkkkkk

    • @GilneiMascarenhas1991
      @GilneiMascarenhas1991 ปีที่แล้ว +2

      Mais um motivo para você "descer as camadas". Isso vai te tornar um profissional melhor

    • @rotognin
      @rotognin ปีที่แล้ว +1

      @@GilneiMascarenhas1991 Exatamente! Eu falo isso porque acredito que muitos "fogem" de faculdades por trabalhar apenas "na superfície" das tecnologias.

  • @lucas-amaral6
    @lucas-amaral6 ปีที่แล้ว +1

    Na cidade vizinha a minha tem um IF onde oferta o curso de SI(Sistema da informação), o curso sempre foi conhecido por ser muito difícil, a turma sempre começa com 50, porém, menos de 10 se formam e há rumores de que houveram turmas onde apenas 5 conseguiram terminar.

  • @karencaroba
    @karencaroba ปีที่แล้ว +4

    Eu sai do curso de Sistemas de Informação na PUC Minas onde era bolsista depois de 2 anos em 2018. O curso era extremamente puxado e eu tinha muita dificuldade em aprender as matérias, alem do mais o aproveitamento que eu precisava ter como bolsista alem de tudo também era auto para que não perdesse a bolsa. Como percebi que havia uma possibilidade muito grande de não ancançar a porcentagem necessária de aprovação nas diciplinas em um determinado semestre eu decidi desistir do curso para que não perdesse a bolsa e corresse o risco de ser cobrada posteriormente. Eu sabia que não possuia a menor condição de pagar se quer uma mensalidade do curso. Depois disso foi muito dificil escolher um novo curso para iniciar, pq desenvolvi uma insegurança muito grande. E assim eu nem iniciei o curso de Administração na UFMG em 2019 no qual eu fiz até a matricula quando fui aprovada, pq eu tinha um medo imenso de não conseguir dar conta do curso. Desde os 17 que sempre fiz faculdade e trabalhei 40 horas, mas isso me trouxe prejuizos irreversíveis a minha saúde fisica e mental. Hoje sou formada em Marketing na Estácio. Mas tenho muita vontade de fazer outra faculdade, mas ainda me sinto muito insegura para retornar para a TI apesar de gostar muito de quando trabalhava na área ou até msmo novos cursos que envolvam disciplinas de exatas. Um fato que percebo hoje, é que devido a alguns transtornos mentais que tive a alguns anos atras, sinto que uma faculdade presencial seria muito aflitivo para mim hoje em dia. Então, penso seriamente em tentar talvez um curso EAD para fazer na cidade onde moro hoje em dia que fica no interior onde tenho o suporte familiar e de saúde gratuita.

  • @raquelgomes1282
    @raquelgomes1282 ปีที่แล้ว +1

    Em 2019 eu entrei pro curso de ADS e acabei desistindo no primeiro mês... Eu não tinha conhecimento de nada e todo mundo lá parecia super preparado ou pelo menos já tinham um conhecimento prévio, isso me desanimava muito pq eu me sentia muito inferior a todo mundo, me recordo de o professor passar um trabalho que seria pra entregar antes do intervalo, quando vc terminasse poderia sair acabou q naquele dia eu não fui pro intervalo, fui a unica de 40 alunos homens a ficar na sala por não ter conseguido entregar, foi uma das piores sensações q já senti na vida, muito frustrada e sem amigos/apoio, pq lá não tinha garotas e não estava sendo fácil me enturmar acabei desistindo por esses e outros vários motivos mas principalmente por falta de fé e capacidade em mim mesma.
    Foi um trabalho muito duro desconstruir isso da minha mente mas no fim cá estou eu 2023 no 2° semestre de ADS já me preparando pra inicializar alguns projetos.
    Conselho? Não desistam de vcs mesmos, pq vcs podem ser tão capazes quanto imaginam! ❤

  • @robsonpiresborges5251
    @robsonpiresborges5251 ปีที่แล้ว +5

    Sou professor no IFPI e hoje mesmo perguntei a uma turma de 3º ano do técnico em infomática integrado ao médio se gostariam de fazer graduaçaõ na área de T.I. e infelizmente a maioria (73%) não pensam em fazer um curso superior na área de tecnologia da informação.

    • @PedroHenrique-hz3iv
      @PedroHenrique-hz3iv ปีที่แล้ว +2

      Isso é mais comum do que você imagina, especialmente em IFs. Um aluno do IF entra no curso no primeiro ano do ensino médio, tendo que escolher o curso que pretende entrar com algo em torno deu uns 14 anos. Poucos são os adolescentes que de fato possuem maturidade para escolher o que quer fazer da vida (ou até mesmo sabendo, uma parte considerável entra em qualquer curso do IF porque o ensino é bom e gratuito).
      Posso afirmar isso porque eu fui aluno de química em um IF, e em uma turma de uns 35 alunos, apenas duas pessoas queriam realmente seguir na área (ou seja: menos de 10%!). Pergunte isso para boa parte das turmas de um IF e você terá resultados semelhantes.

  • @valtecioc.soeira786
    @valtecioc.soeira786 ปีที่แล้ว +2

    Eu tenho muito a dizer sobre o q eu acho não só sobre a evasão na área de tecnologia (q estou fora há anos e sem computador é muito mais difícil retornar) como a Educação como um todo no país pq vejo, como foi o resultado da pesquisa, q não é só um motivo principal que induz os alunos a desistirem e o assunto é muito complexo IMO. Sou forçado aqui a me conter mas finalmente dar minha opinião(eventualmente desinteressante) diante da sugestão persistente do YT para eu assistir ao vídeo apesar q é um assunto q não me diz mais espeito.
    Essencialmente acho q vemos a Educação, Aprendizagem e Conhecimento de forma equivocada diante da indução q pais, sociedade e o próprio Estado fazem na cabeça do jovem estudante e isso se resume a tradicional estúpida pergunta q fazemos a criança: "o q você quer ser quando crescer?" Esperamos respostas engrandecedor as como Advogado, Engenheiro, jogador de futebol e... percebe? qual o conteúdo desse indivíduo além de ser um apertador útil de parafusos para a sociedade e o vazio dele de ser fabricado, moldado... para ser só isso. Em outras palavras acho q somos educados para trabalhar, vencer e não para ser e aprender a perder como disse o poeta já falecido. Se estamos tão ansiosos e impacientes (pq tbm não nos ensinaram sobre isso e ainda.maisnsobre Filosofia e virtudes) a aprende coisas pra conseguir emprego então pq já não cortam tbm o colegial e o primário só com disciplinas ligadas a emprego? Não precisa nem tanto a ensinar a ler e a escrever mas só a programar e nem precisa ensinar algoritmos pra "ir direto". Percebem?
    Estão fabricando empregados e exigem q estes sejam os melhores mas não os ensinam a ser um indivíduo pensante, virtuoso não egocêntrico pq tem q ser um empregado e um pagador de impostos logo. E quanto mais impaciente melhor pq assim não consegue perceber as coisas a sua volta. (Texto já deve estar gigante e ninguém lê. Fui)

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 ปีที่แล้ว +3

      Acertou a charada. Gostei do seu comentário. Depois que passei a estudar outros temas como economia, finanças, política, diplomacia etc você vai percebendo que o buraco é mais embaixo e o "tal sistema" quer "apertador de parafusos + pagador de impostos".

  • @feokazaki
    @feokazaki ปีที่แล้ว +4

    Acho demais as temáticas que vocês levantam. Mas acredito que a evasão deve ser comum em momentos de turbulência no mercado. Na minha época de faculdade, tive o privilégio de ter pais que não me forçaram a fazer nenhum tipo de curso... mas entre meus amigos, isso foi um cenário raro. Mais tarde (2020), vi meu tio pressionando meu primo de 16 anos a ir aprender sobre programação "porque a área está bombando". Tendo essa experiência como ponto de vista, acredito que é natural a evasão de pessoas que basearam sua escolha por um curso em TI pela "prosperidade da área". Quando a área apresenta crises, a motivação de estudar TI perde força.

  • @BrocchiRodrigo
    @BrocchiRodrigo ปีที่แล้ว +1

    Sou formado em psicologia, mas como sempre trabalhei com projetos, acabei ficando na área de tecnologia. Já atuei na psico com clínica e grupos, essa é uma faculdade necessária para a área, porém na área de tecnologia não. As faculdades para desenvolvedores, engenheiros de software e TI(geral), estão totalmente desatualizadas. É interessante ter o diploma que é algo para a vida toda, porém hoje você consegue aprender muito mais fora da faculdade do que dentro, fora que, é muitas vezes mais barato e o mercado de tecnologia começou a entender que vale mais a pena ter um profissional que tem um portfólio, networking e sempre está fazendo cursos e certificações, que inclusive são muitas vezes até mais importantes do que o diploma da faculdade para determinadas áreas. A questão mais importante hoje é o engajamento do profissional e se ele desenvolveu algumas habilidades que permitem a ele se adaptar ao ambiente e aos desafios que envolve entrar em um novo projeto, ou mesmo em um que esteja de pé e pode ter até tecnologia legada.

  • @franciliojralmeida5458
    @franciliojralmeida5458 ปีที่แล้ว +3

    A evasão sempre foi alta. Entrei faculdade em 88. Formei em 92. Da turma inicial de 60 apenas 8 chegaram a formatura do bacharelado em Informática.

    • @JoseBarbosacombr
      @JoseBarbosacombr ปีที่แล้ว

      Exatas é uma área em que se você tiver um colega da primeira turma na sua formatura já é uma incrível coincidência.

  • @themistophos
    @themistophos ปีที่แล้ว +1

    O conteúdo que aprendi como tecnologo em "Analise de Sistema" já esta totalmente ultrapassado a anos desde que me formei. Logo, pra que serviu o diploma mesmo? Concurso público? Aquele trabalhinho que exigi diploma só por "regra" muitas vezes obrigada pela lei!!! A maior parte do conteúdo ficou defasado muito rapidamente. As coisas evoluíram bastante. Hoje é possível aprender tudo pela internet com profissionais de confiança. A evasão das faculdades é porque existem informações melhores fora dela. Faculdade é que não vale mais apena, pela propria pesquisa posta no video. O próprio mercado já trata de descartar os maus educadores e manter os bons. Isso é a beleza de uma educação mais libertaria. Até mesmo os paradigmas de programação e os estudos de algoritmos e outras matérias ensinadas na faculdade podem ser aprendidas somente com os bons materiais existentes como cursos específicos e livros e a prática é que eleva o profissional a perfeição com as melhores soluções para o mercado. Claro, a nova forma de aprendizado exige você ser um ótimo autodidata, mas a evolução é muito maior, mais rápida e menos custosa.

  • @luizflh
    @luizflh ปีที่แล้ว +4

    Fiz Eng. da Computação numa pública. Na minha turma de 40 apenas 6 se formaram no tempo certo. Mais de metade da turma desistiu do curso. O motivo que mais via era o nível de dificuldade alta do curso e/ou a falta de perfil pra área. Computação raiz demanda que vc goste de matemática, lógica e raciocínio abstrato. Mexer no computador é só a cereja do bolo, KK. Nada impede de a pessoa ir pro lado da gestão, que também é uma boa opção.

    • @carlosartur8628
      @carlosartur8628 ปีที่แล้ว

      O grande problema é que o diploma não significa nada nesse país esquecido por Deus, fora a grade ridiculamente atrasada em matérias de programação, a matemática só não é atrasada pois muda muito lentamente.
      É um curso atravessado que não significa nada por conta própria, vais precisar de indicação para conseguir emprego de qualquer maneira. E trabalhar e manter um curso cheio de conceitos novos, dado que você ainda não os saiba, não é bem uma opção viável (exceto em jornada de 16 a 18 horas por dia).
      Enfim, a vida humana é um expoente de frustração, o neoliberalismo extremado impede que tenhamos tempo e dinheiro para estudar, e impede que tenhamos um emprego descente depois disso.
      Já estou com quase certeza que qualquer escravo do século passado tinha uma vida mais plena do que a de um brasileiro médio nos dias de hoje.

    • @luizflh
      @luizflh ปีที่แล้ว

      @@carlosartur8628 Você escreve bem. Concordo com boa parte do que vc falou. A área da computação possui uma dificuldade adicional que é a atualização tecnológica constante e até mesmo teórica. Para ser um profissional de alto nível precisa gostar muito de estudar. O contexto de valorização no nosso país também não é dos mais confortáveis., pois você precisa estar o tempo todo se reinventando para se adequar às crescentes exigências. Se você possui um nível bom na área de TI e não patriota, não possui alguma restrição cultural ou familiar aqui, não faz muito sentido ficar no país. Alguns outros países possuem opções bem mais interessantes.

  • @fernandocompri
    @fernandocompri ปีที่แล้ว +2

    Fiz Eng. de Computação e amei, tive cálculo, física, eletrônica e programação. Além de poder ajudar a galera a descobrir se gostará do curso nas feiras de cursos. Já estou no mercado a 15 anos e fiz 2 pós. Para quem gosta de construir/desenvolver, a engenharia é um caminho difícil, porém, completo. Faria tudo de novo se tivesse a oportunidade. Agradeço a todos os professores que tive, lembro e rezo por eles para que continuem com a missão! Abraço.