SIM! Eu não acho que é errado, oras. Tem uma analogia meio boba que representa isso tudo. Tem um vendedor de água que vendia água perto do Nilo. Só que era ele e todo mundo vendendo água lá. Ele vendia bem, não ia ficar rico, mas vivia uma vida confortável. Ele teve a ideia de vender água no deserto, já que ninguém vendia por lá. O que aconteceu? Ele vendeu nada, porque ninguém estava lá. Lógico que ele ia vender mais água na beira do rio, tem gente interessada. Lógico que o TH-cam e estudar sozinho ganham, porque tem gente interessada.
Eu acho impressionante! Sei que a escola tem várias vantagens e prós que ajudaram a nossa sociedade, assim como problemas. Mas também acho impressionante quem consegue ser autodidata e estudar sem precisar de cursos e apenas acumulando informação e prática por meio de vídeos e livros e outras formas de por em teste o que aprendeu!
@@justicebalatensa disse isso por que o entendimento de aprendizagem dele é abaixo do básico. Disse “inocente" pelo humor para parodiar a frase: sabe de nada inocente.
Minha professora de matemática é INCRIVEL, ela passa tudo de uma maneira clara e sempre responde duvidas e se o aluno quiser, ela explica por ligação no whatsapp, que pode parecer meio ruim mas já aprendi muito dessa maneira. Por outro lado, tenho um professor de história que tem uma grande dificuldade de ensinar, todo mundo da sala sente que ele não explica a matéria direito.
Tem gente que realmente consegue ter paciência e tempo para poder ajudar todo mundo. Tem gente que só está perdida. Dá para ver que sua professora de matemática sabe da importância da matéria (até porque geralmente são 5 aulas para matemática) e os alunos saberem que podem consultar pode ajudar muito no interesse. Por outro lado, seu professor de história pode só ter dificuldade de poder ensinar de uma forma atrativa, porque é realmente difícil atrair com algo que realmente aconteceu. Se eu puder dar uma sugestão, seria legal trazer algumas piadas ou metáforas/analogias na matéria do professor de história. O Chat GPT consegue criar isso com os comandos de "faça uma metáfora sobre o Brasil colonial para eu entender melhor" ou "me conte uma piada que esteja relacionada com a política do café com leite". Talvez isso o motive a poder explicar de outra forma ou ver que vocês estão interessados, mesmo com uma matéria que popularmente é 8 ou 80 - ou você ama ou detesta com todas as suas fibras.
7:40 Não depende apenas do tempo investido, mas da eficiência com que se usa, por isso é sempre bom manter o foco e fazer uma pausa quando perceber que está progredindo mais lento. Nesse sentido, ainda que não consiga dedicar 10 horas diarias em aprendizagem teorica/prática, ainda pode transformar 60 horas mensais eficientes no equivalente a 300 horas mensais sem esse equilibrio entre descanso e dedicação.
Sim! Nem sempre o tanto de tempo significa que ele foi eficiente. Pode ser que nessas 15 horas de estudo ele também comeu, foi no banheiro e estava quase indo dormir. Ou seja, ele fez pela metade e poderia ser melhor se tivesse pausado e continuado depois. Tempo por tempo não significa nada, assim como você falou.
Os problemas da escola brasileira, também implicada por outros problemas socio-econômicos no país, é: a falta de incentivo a estudar, falta de estrutura e a falta de assunto factualmente útil; ensinar direito é fácil, se não consegue fazer isso, volte uns 15 ou 10.000 passos antes
Eu acho que o incentivo vem mais pela perspectiva de nossos pais do que a gente. A não-obrigatoriedade de estudar implicaria que as crianças deveriam trabalhar. Ou seja, para quem ainda acha que seria melhor já estar trabalhando ou que a escola é um desperdício, seria mais difícil ainda ser qualificado para qualquer tipo de trabalho pois você gastaria toda sua vida trabalhando em vez de poder estudar. Coisas simples como matemática básica ou até mesmo escrever seriam impossíveis pois você está trabalhando, que hora você tem para aprender isso? Daí os pais vêem como eles ficam no trabalho, sem descanso, sem comer direito, pagando boleto atrás de boleto e não querem isso para os filhos. Só que as gerações seguintes não tem um comparativo, sempre foi a escola.
Eu to fazendo um jogo também, quando eu era adolescente (15 anos atras) eu fazia igual o Toddyn e ficava 8h estudando a mesma coisa e aprendia bastante coisa, agora com meus 31 anos trabalhando 12h por dia e tendo que cuidar de casa a esposa mal sobra 1h pra eu estudar e desenvolver meu jogo, na maioria dos dias eu chego no fim do dia exausto e n consigo nem fazer essa 1h, sei que pra aprender é bom ter rotina, mas tem sido foda conseguir isso
É que nem sempre dá para ter a mesma rotina. Porque quando você está aprendendo, óbvio que vai gastar mais tempo para estudar. No começo, tem muita coisa nova, muita experimentação, você vai realmente precisar de mais tempo, é muito termo, conceito, até mesmo macete. Não acho que depois de 15 anos você precise estudar o mesmo tanto, talvez aprimorar ou testar algo novo. Eu mesmo falei no vídeo: tem gente que tem realmente tanto tempo pra estudar; tem gente que tem que fazer outras coisas. Ninguém é preguiçoso por estudar menos tempo, tem uma coisa chamada boleto.
Na programação eu aprendendo rapido geralmente... pra escola 3u não consigo, aprender tão rápido pq meu cérebro ta enviesado a achar estudo chato kkk Para mim programação não é estudo, ai acaba q eu não tenho essa barreira
Tem também que você tá em um lugar com outras 20 (se tiver sorte nesse número, pode ser o dobro) pessoas, com uma cadeira desconfortável, sem saber o que esperar da aula, acordando cedo, não estar bem alimentado, com outras pessoas conversando ao seu redor, talvez com um professor que esteja apenas cumprindo meta e currículo. E, realmente, quando você gosta, você vai aprender mais rápido, ainda mais se tem interesse ou vê como uma possibilidade de ganhar dinheiro.
Você aprende, depois base de conhecimento e da simplificação, basicamente por repetição e prática, a velocidade de raciocínio (inteligência e seus tipos) também implica no aprendizado e tem outros pormenores como disciplina, rotina, et cetera; mas, no fim, o que importa é você dizer para o seu cérebro que você precisa lembrar daquela coisa, ele vai entender isso quando você está forçando a lembrar daquilo de alguma forma - por repetição -, e a prática é melhor para entender como funciona do que apenas ver a teoria, tirar as coisas da imaginação é sempre mais difícil do que com uma referência. Agora repare bem; como você faria essa repetição? Aí que entra a questão do caso a caso, nunca vai ser igual para todo mundo, pois todos temos limitações diferentes na vida e você vai ter que lidar com isso. Quando for se comparar com os outros sempre tente buscar o máximo de variáveis possíveis para entender onde está o seu erro ou onde está a sua limitação; às vezes a pessoa tem mais tempo do que você, às vezes ela estudou por mais tempo do que você, às vezes ela tem a base do assunto em questão e você não, às vezes você realmente é mais burro, às vezes você é menos ousado ou curioso do que outros, et cetera.
cai neste vídeo de paraquedas por conta de uma polêmica recente envolvendo o toddyn, mas ainda sim gostei muito de assistir e lhe ouvir falar sobre o assunto. Recomendo fortemente que assista ao vídeo recente do canal da replai falando sobre o toddyn. neste vídeo, ela explica diversas questões sobre aprendizado de uma maneira muito didática, ótimo de ouvir.
Mas qual a polêmica dessa vez? É ainda por conta do jeito que ele estuda ou é do curso novo dele? Eu fiquei bem curioso com o vídeo da Replai e acho que vou fazer um react sobre :)
Escola foi um atraso para mim. E uma das piores experiências na vida dos meus amigos, tanto que hoje eles não conseguem mais seguir em frente e já tentaram acabar com a própria vida. Se a escola é bom para >>você
Eu concordo contigo. Pra mim, o ensino fundamental foi bom, o ensino médio foi uma desgraça. Quando eu virei professor, eu pude balancear o que os alunos esperavam e como o sistema funcionava. Tipo filme de terror que você sabe o que tá rolando mas só pode ficar de expectador. Mas eu jamais vou obrigar as pessoas a gostarem de escola ou empurrar goela abaixo que ela é boa pra todas. A escola tem pontos positivos, é isso o que eu tento fazer, mas não sou cego para p que existe de ruim.
Eu sempre tive aprendizado passivo, vejo videos de computação por puro entretenimento e quando vejo sobre os assuntos na facul eles já estão encaixados na minha mente.
Caraca, sério? Isso deve facilitar muito de poder ir só ouvindo e absorvendo. Eu percebi muito que se eu anoto e aplico o que aprendo, vou absorvendo mais rápido e faz sentido. Deve ser maldição ou profecia de ser professor.
O principal motivo da escola nunca foi "ensinar matérias". É muito mais produtivo (questão de aprender) estar sozinho estudando e quando temos duvidas procuramos um "mestre" direto para sanar estas. Se você acha que uma sala com 20~40 alunos para 1~2 professores com a maioria pensando diferente vai aprender a matéria mais fácil, está enganado! Vai apenas nivelar para uma média o ensino (tornar medíocre), onde o com menor capacidade na matéria vai evoluir um pouco e o que tem maior capacidade vai ficar estagnado. A importancia da escola está além de "ensinar", é um lugar para ter o convívio social, para discutir ideias, ter uma visão diferente da sua bolha, criar laços. Infelizmente isso vem se perdendo, por que uma criança de 6~7 anos (na grande maioria) gosta de ir pra escola e depois perde o interesse? Porque se perdeu essa pluraridade e ritmo de cada um. Você definir um prazo para que alguém aprenda algo é torturador. Não sei da onde tiraram que com 7 anos precisa saber tal coisa, 8 anos aquilo, 15 anos isso. Você doutrinar que é aquilo que precisa aprender e seguir sem que seja discutido ou muito menos que seja incentivada a discussão. Existem exceções, mas a maioria dos lugares são assim.
É que escola nunca foi para todos. Escola era para poucos, quem podia pagar, e quem podia ter tempo e dinheiro para isso. Só depois da Constituição de 88 que a educação virou direito e obrigação, e, obviamente, ninguém estava preparado para ter 40 alunos em sala de aula, no que antes eram apenas 5. Eu concordo que, muitas vezes, estudar sozinho pode ser produtivo, mas existem pessoas que preferem um estudo em coletivo com outras pessoas. Tem gente que prefere estudar ouvindo música, com live no fundo, anotar com canetas de 4 cores diferentes ou até só prestar atenção em um vídeo com velocidade 1.5x. A escola, eu acredito que assim como você falou, é ambiente de convívio social. O ser humano é um ser social, a gente nunca consegue evoluir sozinho, mesmo estudando sozinho, vai empacar alguma hora e precisar procurar alguém com mais conhecimento (pode ser até outro aluno ou um professor) para poder avançar. Eu vejo que tem muitos professores que ainda tentam fazer algo diferente nas aulas, nem mesmo de colocar tablet, mas as próprias atividades, jogos e formas de ensinar, mas é tão comum que professores façam motim se um professor começa a ser considerado "o legalzão" e a coordenação já fica com medo de dar processo que pedir pra copiar a lousa e passar lista de exercício é mais fácil e tem que cumprir prazo. O difícil de poder discutir muitos assuntos é que, às vezes, não dá tempo de discutir. Muitas vezes você tem que jogar pro aluno que ele tem que saber daquilo e é isso. Eu entendo que tem também muitas perguntas maldosas por partes de aluno que pesquisam a mais na internet e perguntam para o professor para que ele pareça ser "burro" ou saber de menos. Tem uma trend que é perguntar para um professor as 3 coisas que ele mais usa no dia. Caso ele não responda a matéria que ele ensina, geralmente respondem com "percebi que você falou 3 coisas em vez de falar a matéria que explica". Pois é, tem pergunta que às vezes é pra questionar o professor por questionar, não levar a discussão adianta (isso quando não tem gente que ri da pergunta chamando a pessoa de burra e lá se vai a coragem de perguntar, coisa que deveria ser normal). Mas também tem gente que não tem paciência. Cara, eu só respondo cada comentário do vídeo porque eu tenho tempo e paciência (e o número de comentários não é tão grande). Tem muito aluno que pergunta coisa muito simples, ou você está cansado de ouvir a mesma pergunta. Só que adivinha: eu sou professor, é óbvio que vou repetir algo inúmeras vezes. Só que tem professor que já ficou de saco cheio, seja por desgosto, salário ruim, que pensou que poderia ser mais na vida, ou simplesmente perdeu o "brilho" de ser professor. É triste para os dois lados, para quem ensina e quem quer aprender na escola.
Sempre gostei de muitos professores porque eu via em algum deles o esforço de aprender. Mas teve uma vez no ensino médio que teve um professor que não ensina-va nada e ficando passando uams 5 página pra gente copiar, e responder umas 20 questões sem ao menos explicar a matéria. Ele fazia desde jeito todo dia e era de português, ficava passando desse jeito todo dia.
Cara, pior que já ouvi dos meus antigos professores e coordenador: o mais difícil e doloroso da educação é que professor ruim mata devagar e é pior do que se fosse rápido. Isso que você falou é pra traumatizar qualquer um.
Video bem interessante, eu fui bem assim como ele mas apenas me focava no que eu gostava, mas eu acabo me confortando em algumas coisas e é algo que eu estou mudando, eu aprendi a desenhar desde pequeno pq achava algumas coisas bonitas e queria tipo 'eternizar' ou botar no pratico sla como expressar isso kkk hj em dia sei mts coisas até por conta de métodos de memorização que eu tenho (segundo minha auto avaliação) como Matemática e Lógica, Português, Geografia (em topografia), Ciências em geral (Bio/Quimico/Fisico), Programação e Lógica de Programação, Desenho, Animação 2D iniciante, Música e Remix, até rippar um jogo de PS1 eu fui atras kkkk hj em dia estou terminando um fangame mod, faculdade de dev software, estudando Marketing e negócios online. Só pq me interessou e eu vi vantagem pro meu futuro e não me deixa entediado.
Ai que fofo essa coisa do desenho hahahahaha Quem diria que uma paixão se tornou tão útil em matérias tão diversas! Eu acho que é inevitável se acomodar com o que gosta. Eu gosto de sempre estudar alguma coisa nova ou até rever algum clássico com novos olhos, mas tem vezes que dá preguiça mesmo. Parabéns pelo sucesso!
Opa! Estudante de matemática aqui. Falou algo que chamou minha atenção, e eu gostaria de comentar sobre. Primeiramente, durante TODO o período escolar, eu fui o maior odiador de "matemática" e já cheguei ao ponto de chorar de ansiedade e ódio por conta da "matemática", o que acontece é que descobri que grandíssima parte dos professores ensinam errado, naquele esquema de "decore para tirar boa nota na prova", o que faz com que a compreensão profunda do assunto não seja prioridade. Em menos de um ano, aprendi todo o conteúdo da escola, saindo de alguém que não sabia fazer equações de primeiro grau para alguém que estava estudando conteúdos de faculdade, e ainda estou, e afirmo que o tempo é sim algo muito importante, mas não é o principal, já que mais não significa melhor. Outra coisa que disse é que muitas vezes as pessoas procuram cursos já organizados, o que no meu caso particular também considero como um erro (no meu caso particular porque cada pessoa é uma pessoa), o que eu fazia era pegar um vídeo de um tópico que estava longe de ser do meu nível, cada parte que eu não entendia eu buscava uma demonstração, e se eu não entendia uma parte da demonstração eu também buscava uma demonstração pra essa parte e assim ia fazendo até chegar no ponto que eu entendia, evitando por completo fazer procedimentos predefinidos ou decorados, daí ia construindo do básico até o ponto em questão que selecionei, depois de dois dias demonstrava todas as etapas e fim! :D
Cara, decoreba é um tumor gigante na educação brasileira. Eu mesmo já gravei vídeo ensinando "esqueleto pronto de redação" porque sei que tem gente que pesquisa porque 1. Não tem nem ideia de onde começa e ali é um pontapé para criar o seu próprio 2. É mais fácil Quando eu começo a mostrar pro aluno que não é "o que" ele escreve mas "como" ele escreve e percebe que não tem limites na redação, o aluno voa. Muito legal essa tua jornada de aprender e ficar bom em matemática! Acho que eu mesmo já fiz muito esse "buraco de minhoca de Wikipedia" de ficar indo ver um conceito e ver outro, ver outro, ler um exemplo, ler o artigo mencionado e por aí vai. Obrigado pelo comentário! Fiquei feliz de poder ler!
@@Redaçandro Eu que tô feliz de ler tua resposta, grande honra. É como ouvi alguém aí dizer, saber o que fazer é diferente de saber o que está fazendo.
Minha vida inteira eu fui totalmente linear... Eu seguia um trilho de que eu tinha que eu tinha que focar na escola, vestibular e por fim a faculdade, e como se isso fosse minha prioridade máxima e que eu só devesse fazer aquilo... Hoje com meus 15 anos, eu vejo que a vida é mais do que escola, e também descobri coisas novas sobre mim, graças as essas pessoas como toddyn... eu descobri que sou mais inteligente do que parece, além de saber oq quero da vida... Foi mt bom conhecer esses caras, antes eu n me achava tão inteligente e capacitada pra nada, e minha família adora me por pra baixo nisso. Mas Agora ninguém me segura mais.
Uma das coisas mais curiosas da geração dos Boomer (ou "Me Generation") é que eles colocaram na cabeça que você precisa fazer uma faculdade para ser alguém na vida. Pois bem, olha pra hoje: ninguém aceita mais ninguém sem diploma, pra poder fazer trabalho que não precisa de diploma. Um monte de gente que pede inglês fluente e a reunião nem é conversada, é só ouvir o chefe falando do que fez no fim de semana. A gente caiu nessa piada de que a faculdade ia resolver algo mas só atrapalhou todo mundo. Só que a gente tá vendo os efeitos agora e tem muita gente que não caiu nessa. Tem gente que se deu muito bem com faculdade, tem gente que não (meu caso). E é um costume terrível de familiar de sempre por pra baixo, sempre tem um primo melhor. Eu mesmo fui o primeiro a sair de casa, com um salário, pagar o aluguel, e me perguntavam "mas quando vai terminar a faculdade?" sendo que fui o primeiro a entrar. É aquela ideia idiota de "se elogiar, estraga", mesmo que a gente peça diretamente para não ficar criticando.
O Toddyn tem muitas boas ideias, é interessante ver a perspectiva dele, é comum que muitos assuntos sejam com os mesmos argumentos ou mesmas perspectivas, ele é um ar fresco para novas ideias (mesmo que eu não concorde completamente). Mas a minha ideia é sempre trazer relacionado à educação e redação. :) Eu vou fazer mais reacts dele, sim! Quero fazer também do Ludoviajante, Leon e Nilce e do Ora Thiago
Acho que a maioria das coisas que conheci no youtube foi por sugestão, fui vendo uma coisa que procurei, me recomendou algo nada a ver mas gostei, ai me recomendou outra coisa, e assim foi, vi diversos assuntos e diversas áreas diferentes, sem pesquisar elas.
Sim! Acho que faltou o ponto de que o TH-cam vai aprendendo e recomendando com o que você ativamente digita para aí recomendar melhor. Obrigado pelo comentário! :)
Nossa, eu já tô feliz demais da conta a semana inteira que esse vídeo chegou em 500 views e o tanto de comentários legais hahahahahaha Já tô bem feliz :)
Sobre o assunto do TH-cam, e as redes sociais no geral, nos prenderem numa bolha e só encontramos coisas quando as pesquisamos especificamente, bem...eu discordo. O TH-cam, e outras redes sociais, têm a opção "novidades para si" que mostra coisas MUITO fora do meu conhecimento e que podem despertar novos interesses e inclusive despertaram. Concordo no entanto que a escola é importante para aprender um pouquinho de tudo, já que, isso é o que nos faz descubrir o que realmente gostamos, e então, focarmos nisso. Bom react.
Realmente eu deixei de apontar quando o algoritmo ajuda a recomendar quando tem algo que você assiste somado a outros usuários que seguem parecido. A parte de sugestões vai trabalhando com o que você segue e procura especificamente para aí te recomendar. Obrigado pelo comentário e elogio!
O TH-cam recomenda os assuntos que você pesquisa e também relacionados... Se você pesquisa sobre Pyhton pode ser que apareça um vídeo sobre Java. Se você vê um canal de programação focado em front pode ser que o algoritmo te recomende outro focado em back. É assim que vou chegando em canais mais focados e aprendendo conceitos mais específicos.
Sim! Eu pequei bastante em falar de como o algoritmo acha sugestões. Até porque ele consegue filtrar o que outras pessoas com as mesmas inscrições vêem que nem você. Obrigado pelo comentário!
@@Redaçandro Imagina, não pecou não... é difícil saber de tudo quando se fala de coisas complicadas assim... Não leve meu comentário como negativo. Você faz um trabalho incrível, professor. Parabéns! Ganhou mais uma inscrita por causa dessas recomendações.
Tem uma coisa que sempre me encucou, eu sempre sempre sei de coisas que eu não sabia que sabia e também sei de coisas que eu não sei onde aprendi nem como aprendi, e isso é desde de eu pequeno. Também tem umas coisas que eu simplesmente faço por intuição, tipo cálculos; eu faço isso sem precisar colocar no papel ou pensar muito, eu olho e só sei a resposta.
Que loucura hahahaha Mas acho que o conhecimento é isso mesmo. É mais importante usar e ser prático do que saber de onde veio. Lógico que num quesito acadêmico e científico é importante citar e dar fontes, mas, no geral, tem que ter utilidade.
eu tbm kkkkkkkkk direto algum professor colocava uma conta no quadro pra explicar e perguntava algo, eu respondia algo tipo "ah deve ser tal...." e era respondido de volta com um "então vc gosta de matematica?" e eu devolvia um "não, muito pelo contrario, odeio. eu gosto mesmo é de facilidade"(quando respondia ne kkkk pq n queria ser odiado por os outros alunos, sla poderiam pensar q eu to querendo me exibir ou chamar atenção pra mim se eu respondesse demais, sendo q eu odiava ter atenção pra cima de mim)
(Minuto do Video: 13:55 ) Gostaria de apresentar um ponto, O TH-cam tem diversos modos para descobrir oque você gosta e te recomenda sim conteúdos que ele pensa que você pode gostar sem você especificamente o pesquisar, por exemplo o TH-cam me recomendou seu vídeo porque eu vejo o canal do toddinho não porque eu procurei especificamente seu canal, fora isso, Ótimo video professor! continue sempre disseminando a Verdade.
Sim! Ficou faltando eu falar que o TH-cam também recomenda o que é relacionado com o que você gosta e que outras pessoas assistiram. Por isso até mesmo que você chegou no canal por ser um react do Toddyn. Acho que como eu tava muito com a cabeça de como achar coisas no TH-cam sem ter recomendados ou/e o algoritmo que vai te ajudando com o que é parecido, ficou parecendo que o TH-cam só mostra o que você digita especificamente. Obrigado pelo comentário :)
Eu sonho em me tornar um piloto de avião da marinha do Brasil, e em nenhum momento da minha vida a escola me ensinou o básico de como funciona um avião e muito menos como pilota um
Mas tu aprende aerodinâmica, velocidade, perspectiva, ética e matemática. Pilotar um avião requer aulas específicas, tal qual pilotar uma betoneira, carro ou empilhadeira. Até porque pilotar um avião na marinha é totalmente diferente de um monomotor, boeing 747 e da aeronáutica.
poxa queria ter um professor que no final da aula teria um assunto interessante como os conteúdos que o toddynho produz e sobre reflexões, paradoxos, jogos e etc até dar a hora de sair
É bem legal de falar com os alunos sobre algo que foge da esfera “passar no vestibular”, até mesmo de bobeiras. A vida é bem mais que redação e nota alta.
mlk, eu tinha um professor de filosofia no ensino médio q eu conversava por horas debatendo assuntos e assuntos. os mais diversos paradoxos e todo tipo de pensamento q um filosofo da era antiga podia ter. era muito divertido, eu era alguem q até então n prestava atenção em nenhuma aula por muito tempo, basicamente desde o ensino fundamental ficava ou dormindo ou jogando alguma coisa durante as aulas(eu nunca fui cobrado por fazer isso por nunca ter tirado uma nota vermelha, então n tinha pq reclamar mesmo). mas voltando ao ponto, esse professor foi o unico q conseguiu me manter escutando, falando e pensando sobre o conteúdo da matéria dele. detalhe relevante: eu não gosto de filosofia, não memorizo nome de pessoas(nem filosofos e nem pessoas que "conheço" a anos), e não gosto da ideia de ter q saber "nomes tecnicos pra coisas simples porque pode cair em provas".
É que ele te tratou com respeito. Eu sempre tratei meus alunos com muito respeito, mesmo o que eu poderia rotular como "desrespeitosos". Eu já dei aula de inglês, espanhol, gramática, literatura e redação. Mesmo quando dava uma aula insuportável, tinha um ou outro que prestava atenção e entendia a matéria. Eu mesmo era tratado com muito respeito pelos meus professores (mesmo sendo um péssimo aluno). Eu só tento cultivar isso que eles fizeram comigo. Fico muito feliz do professor ter mudado sua vida. Ele parece ter sido um cara bem legal. :)
No colégio provavelmente o pessoal estuda mais por obrigação ou por saber que é necessário, depois que sai dá escola básica e talvez até o ensino médio, aí vc estuda o que você quer, e aí o querer muda muito, e outra, o bom aluno e aquele que procura se adequar ao professor igual a um chefe por exemplo, se vc é bom não interessa se teu chefe é bom ou ruim, vc simplesmente se destaca e pronto, claro vem aí a maior dificuldade da vida, interação social, que a gente faz desde criança, mas as vezes parece que nunca aprendemos o bastante, mas essa é a vida!
@Redacandro por isso eu gosto de conversar com adultos responsáveis e que gostam do que fazem, por mais que eu não tenha interagido com o Sr., eu noto que tem o interesse em conversar com seu público, fazer questões, sanar dúvidas e o que eu mais acho interessante e a compreensão e a cordialidade que direciona a conversa. Infelizmente hoje em dia isso falta muito nas escolas, assim como o senhor mencionou no vídeo, sempre há aquele professor que você gostava da aula dele porque ele ensina de uma forma diferente, e o que eu mais gostava de fazer quando ainda era um batutinha, era ter longos diálogos com os professores de português, inglês e matemática, posteriormente de filosofia, sociologia, física e química. Manter o respeito, a cordialidade e o profissionalismo em um diálogo que o principal intuito é a troca de informações, como uma conversa sobre uma matéria entre um aluno e um professor. Não é de se surpreender comentários como o que você ou o Toddyn recebem aparecem em vídeos desse tipo de conteúdo. Vem ficando mais escasso o número de professores, mentores e mestres que vem perdendo a vontade de ensinar, o ânimo para acompanhar os alunos de perto. O problema infelizmente é muito maior que eles mesmos, está no alicerce de todo o sistema de trabalho, educação, da sociedade como um todo, se pararmos para analisar as falhas nos alunos estarem aprendendo de forma medíocre, muitos apontarão que é porque os professores são desinteressados em ensinar. Mas por que estão dessa forma? Bem, podemos apontar que são muitos alunos para acompanhar os ensinamentos, baixo incentivo da parte dos pais, o que acarreta em alunos que atrapalham o andamento da aula, o baixo salário, que desencoraja qualquer profissional em qualquer ramo de trabalho. Por que os professores ganham pouco, por causa da baixa importância que os políticos dão para os cargos públicos da área da educação. E se formos analisar o motivo disso, ele acaba voltando em uma espiral onde um sabota o outro, e faz um efeito dominó que pode acarretar em uma sociedade onde a maioria tem pouco ensino até mesmo básico, que atrapalha a uma convivência normal. Eu, como pessoa que passou a vida toda dentro de escola pública e meu recurso para aprender as coisas foi ser um autodidata, como o próprio Toddyn, tenho um ponto de vista que até mesmo os professores não tem, e não me entenda mal, dentro do ambiente e fora dele todos tem um ponto de vista válido, professores, monitores/representantes da instituição, alunos e pais, todos tem seu ponto positivo e negativo olhando cada aspecto da escola. Eu recentemente vi em um meme bobo na internet algo como "Okay, mas como eu pago um boleto e faço um empréstimo?" E o professor da uma fórmula de Bhaskara e faz um joinha para ele. É bobo mas é verdade. Se vamos aprender o básico do básico, que aprendamos primeiro a como de fato viver! Realizar procedimentos simples, além de trabalho dos pais, também pode ser do sistema de ensino público, desde que novamente, com todo o framework consertado, parece que eu apenas estou reclamando do governo e do dinheiro, mas realmente, pare para pensar em um diagrama deste tipo: Aluno com ensino lento-> ->Professor que ensina pouco-> ->Excesso de alunos e de matérias por professor, gerando trabalho excessivo para o mestre -> ->falta de contratação de mais professores por matéria-> ->pouco investimento e oferta limitada ->pouco investimento por conta de cortes de verba e arquitetura das próprias escolas serem pequenas e limitadas e a oferta limitada por falta de alunos que se interessaram o bastante pela escola para se formar como professor Nota como isso se torna uma espiral? Infelizmente o buraco é MUITO fundo e cada hora que o explora o rabbit hole fica mais complexo, temos muito a consertar e infelizmente ainda não consegui achar uma forma de consertar o Brasil todo. E é uma pena saber que poucos conhecem esse problema mais a fundo, mesmo que saibam que eles está lá.
Então, tem muitas coisas, é difícil até começar. Eu já fui muito julgado e perdi até oportunidades de emprego por querer falar e me preocupar com os alunos. Eu já tive diretor pedindo pra não adicionar aluno em Facebook e que não era para ter relacionamento fora da escola (sendo que uma penca de professores tinham noivas e esposas que eram ex-alunas). É uma aniquilação de sociabilidade. Só que eu também já fui inocente - fui muito amigável e acessível e aproveitaram disso. Eu acho que a internet é o último bastião de interação e é triste - somos seres sociais na origem por fala, não por escrita. Estamos acostumados a ver rostos, expressões, tonalidade, linguagem corporal, não estamos acostumados com abreviações, stickers e pontuação (acostumado no sentido de podermos identificar tão fácil a ponto de ser natural, qualé, quando eu vejo alguém escrevendo tudo certinho, com acentuação e maiúsculas, EU acho estranho). E acho que o trabalhador (não só professor) que faz o mínimo (comunicar, tirar dúvidas, executar as atividades) é cada vez mais raro. Eu não digo isso de ser mais velho, até os professores da minha idade e mais velhos não fazem o mínimo e é inacreditável quem faz até mais do que devia. É desmotivante, porque eles puxam a gente no breque pra não se esforçar e ganhar mais trabalho. E eu também tive esse vídeo fora do comum, nenhum outro vídeo meu normalmente passa de 100 views, os meus mais vistos de 2k tem mais de 1 ano de idade. Acho que se eu tivesse esse tanto de comentário toda semana ia ficar maluco hahahahaha
Ah, eu garanto que ficaria, com meus vídeos de dublagem eu já reclamo com meus 2 comentários por semana, quem dirá um canal de aula que está crescendo tanto assim! De qualquer forma, desejo sucesso a sua carreira e seu canal!
Quem quer tempo, precisa se organizar, claro que nem todo mundo tem 10 horas, mas se a pessoa se organizar dá pra se expor a determinado assunto e aprender sempre em tempos vagos, tipo sempre quando a pessoa está indo a algum lugar e pode colocar um áudiobook ou está parada aproveita pra ler um livro (tem milhares de livros em formato digital de graça)
Lógico, mas tem muitas pessoas que acham que ficar exposto ao material (como Toddyn cita) pode contar como estudo. Eu mesmo preciso entender a teoria, colocar em prática, ver exemplos, eu jamais poderia estudar algo só por ficar ouvindo ou vendo, eu preciso de algo que consiga colocar em prática e isso vale para qualquer um - quando se entende como se absorve conteúdo da melhor forma (o que é sempre individual), mais rápido alguém pode estudar e aprender
Ótimo vídeo professor. No meu caso não tenho aprendido quase nada com as matérias, aprendo mais ignorando a aula e conversando com os alunos. Ou o que é dito eu já sei ou é ensinado coisa inúteis. Desde o segundo ano do fundamental até o segundo do médio tem sido ensinado evolução. Que não só é inútil na biologia, como todo ano é só um repeteco disso. E isso quando não é ensinado coisas erradas e achismos. Tipo "yeah galerinha, cada parte da língua serve pra diferentes sabores".
Pode ser que você tenha que ver a teoria em prática. Muitos assuntos podem ser chatos em teoria, mas quando aplicados a situações que precisam de problemas para serem solucionados se tornam 100 vezes mais interessante. Só pra dar um exemplo de como a evolução seria legal - no jogo do Zelda, Breath of the Wild, para o próximo, Tears of the Kingdom, muitos dos monstros continuam existindo mas se adaptaram e mudaram. Daria para fazer muitos papos de como que isso influencia na evolução, até mesmo coisas simples (o que ajuda na camuflagem, porque os biomas mudaram). Pode ser que você aprenda mais conversando com seus amigos porque eles são significativos e importantes para você, fazendo com que seja menos chato. Vai ver, você precisa trazer uma utilidade mesmo para o que estuda. Pode ser desde aplicar isso em situações parecidas com jogos, fazer anotações, pesquisar uns filmes e documentários que falem do assunto ou uma vídeo-aula no TH-cam. Que nem no vídeo, tem Otaku que ensina matemática, vai ter um cara fora da curva pra te trazer interesse.
Bem vindo ao ensino brasileiro kkkkkkkkkk ainda bem que fui para uma escola boa, no caso o IF, Instituto Federal, tinha um ou outro professor ruim, mas de resto, só professor top
@@felipem5736 É praticamente inútil no dia a dia, tem muita coisa mais importante para ensinar do que isso, ensina uma vez ali e dá espaço para outras coisas
eu não aprendo rápido, mas hoje eu aprendo mais rápido que antigamente com minhas metodologias, e eu também entro uma espécie de hiperfoco mas não quer dizer que sou inteligente, na verdade sempre tive dificuldade em aprender na área que quero atuar: programação.
Eu também sinto que sei estudar hoje em dia melhor. Muito menos de que meus professores não me ensinaram a estudar, mas o meu interesse mudou. Espero que fique melhor pra você estudar programação!
@@moonandwine Eu sempre fui uma pessoa que raciocinou muito, gostava de planejar as coisas antes. Não havia um momento em que eu não estava pensando sobre qualquer coisa, a questão é que eu delegava este raciocínio para jogos e desenhos, cultura pop em geral.. De certa forma, eu acabava procrastinando em deveres que realmente deveriam ser feitos para o bem do meu desenvolvimento pessoal e social. Após perceber isso, eu mudei o foco mais para o estudo.. Enfim, o fator que me fez ter esta facilidade já era algo que eu tinha a muito tempo, porém que estava utilizando da forma errada!! Não há um método, é só uma espécie de raciocínio metódico e acelerado que eu desenvolvi ao longo da minha vida.
Pra mim o problema de estudar era (e ainda é) a ansiedade. Eu faço bacharelado de Sistemas de Informação e estágio numa empresa de tecnologia e estou cercada de gente com muito mais conhecimento que eu. Eu me autosabotava e nem tinha vontade de estudar além do que era obrigada por sentir que não valia a pena, pois já tinha gente "melhor" que sabia daquilo. Só comecei a mudar recentemente por causa de uma prova em que corri desesperada pra professora pra fazer a segunda chamada porque achei que fui mal e ia reprovar na matéria, e tirei 10 kkkkkk ela disse que eu era muito inteligente, mas tinha que controlar meu nervosismo. Então, tô tentando ir um passo de cada vez e me sinto muito melhor agora, tô aprendendo coisas que sempre quis mas fazendo de pouco em pouco por falta de tempo. Aliás, ótimo vídeo!
Parabéns pelo desenvolvimento! Tem gente perto de você que você deve considerar abençoada ou iluminada e que deve se sabotar ou se cobrar tanto que você tem nem ideia. Assumir que você tem dificuldade não torna você pior, muito pelo contrário, mostra que você tem autoconhecimento e consegue perceber a melhor estratégia de estudo para você mesma. Eu, por exemplo, funciono bem com "metas", do tipo "quero aprender o básico de holandês em 6 meses". Só que tem gente que acha isso horrível, mas a pessoa que sabe disso e não se põe na mesma situação que é minha é talvez até mais inteligente do que eu. E, realmente, na universidade, é difícil você olhar para alguém e pensar "sou mais esperto que essa pessoa", porque a gente nunca compara de forma justa. Minha noiva é pós-doc em uma universidade internacional, ela é a única pós-doc do laboratório e ela se acha insuficiente porque não é professora acadêmica. Eu fico me perguntando se o dia que ela se tornar professora acadêmica, se ela vai ficar falando que ela não é o suficiente porque não tem Nobel. Só é justo se comparar com seu "eu" do passado, fora disso, a gente não sabe se a pessoa tem mais facilidade, teve curso preparatório, gente para incentivar, se teve que se preocupar em trabalhar antes de estudar ou passa necessidade. Parabéns pelo desenvolvimento! Obrigado pelo comentário!
Provavelmente, só pela sua escrita você já é bem melhor que eu em nível intelectual, mas pra mim tipo aprendi com alguns canais do TH-cam a nunca me comparar com os outros eu sou ruim em tudo que faço mas tinha uma única meta de vida ser melhor a cada dia. Minha vida tava boa até aí tava estudando de boa e treinando mas meus pais começaram a me precionar pra saber qual faculdade eu iria ir ou qual emprego eu gostaria de fazer, aí disse que não sabia e já começaram falando que eu ia ser vagabundo e etc... Por isso vou estudar o máximo em quando tiver na casa dos meus pais pra conseguir um bom emprego e sair logo.
@@DrakkoTrap Você parece ser muito inteligente! E aparenta também ter bem mais determinação do que eu. Realmente eu não posso reclamar da minha família pois sempre me apoiaram nesse sentido. Acho que me cobro tanto para não decepcioná-los já que tiveram que passar por muitos perrengues para eu ter as oportunidades que estou tendo agora. E sobre a faculdade, você faz bem em focar em estudar e descobrir o que quer. É um pesadelo passar toda noite estudando algo que você odeia por pressão ou estar em um ambiente que você não quer. Cada um com seu tempo e tudo bem se não quiser fazer faculdade também. Enfim, agradeço pelo comentário e desejo muito sucesso pra você!
@@DrakkoTrap acho importante não pensar que você é o melhor, mas achar que tudo que faz é péssimo mais te atrapalha do que ajuda. Você sempre pode aprender, e nunca vai ser esnobe por saber algo ou reconhecer que sabe fazer algo bem. O seu próprio texto reflete - você faz o uso de acentuação, maiúsculas, tem uma linha de raciocínio que faz sentido ler e você pensou em tudo isso. Jamais se contente em achar que é o melhor de todos, mas achar que tudo que faz é ruim te atrapalha tanto quanto. Você com certeza faz algumas coisas de forma razoável: isso é mais do que o suficiente.
Kkkkk o mano é MUITO legal e bom quando um professor reagi um cara inteligente que programa jogo tenho mais direção do que vou fazer na vida sabe, ah cara tem um vídeo muito fo do toddyn que é aó na tela preta mais é MUITO BOM por favor reagi esse video 🙏🤣🤣
Eu acho que sei qual vídeo você tá falando, que ele fala que não importa o que ele faz as pessoas continuam assistindo, né? Aí entra numa espiral que o vídeo termina muito esquisito. Mas o vídeo nem tá mais no canal, tá? Eu fui ver e não tem mais
Obrigado hahaha tem muita coisa que o vídeo limita eu poder responder ou coisas que não pensei na hora de gravar ou editar. E muitos dos comentários são respeitosos, a vontade de responder aumenta com tanto engajamento positivo :)
na minha opnião, as pessoas que dizem "aprendo aqui o que a escola não conseguiu me ensinar", é porque na escola elas não tem interesse de aprender, independente do motivo, se acha tediante, chata ou etc, mas o fato é que ela não esta afim. mas quando a pessoa vai pesquisar o assunto é porque ela esta afim de aprender, por isso ela "aprende aqui o que a escola não conseguiu ensinar".
É uma mistura de ir em um lugar específico e ter suas expectativas realizadas. Eu mesmo disse: pode ser que você foi pra um vídeo meu e teve o que queria. Vai ver foi outro TH-camr. Vai ver nem precisou passar pro vídeo. Mas é difícil mensurar o que você aprendeu na escola e não precisou ver no TH-cam.
as vezes é a sala também, estudar pela internet você normalmente vai estar em um local mais privado, não que estudar em sala de aula seja ruim mas sozinho você tem o beneficio de que não há tanto barulho é mais fácil se concentrar.
Sim! Eu acho que o Novo Ensino Médio é uma tentativa de trazer algo novo mas ainda sendo velho. Se fosse REALMENTE possível só estudar e ser recompensado (coisa que ninguém é pois uma geração inteira falou “estuda pra ser alguém” e agora ficam acreditando em qualquer coisa em corrente de WhatsApp) seria o ideal mesmo.
O Toddyn parece ser jovem, talvez por isso ele tenha essa opinião, falta experiência. A parte boa é que ele já sabe que a imersão é uma excelente forma de aprendizado, o problema é que não dá pra fazer isso com tudo, ou seja, ele não vai conseguir imergir em conteúdos de biológicas, química ou até mesmo matemática, porque não são do interesse dele e quero ver ele convencer um médico ou um engenheiro aeroespacial que as áreas deles são chatas ou desnecessárias. No fim, para se aprender algo, precisa de 1) interesse, 2) dedicação e 3) entender quais passos você precisa executar para aprender aquilo que deseja (é tipo pegar um atalho para chegar mais rápido no objetivo). Saber como você obtém os melhores resultados também é importante, para maximizá-los.
Eu acho que pode ser o fato de que ele vive uma vida diferente, nem que seja jovem. Eu já tenho meus 29 anos e continuo ouvindo que "quando eu ficar mais velho, vou entender". Tipo, eu entendo, experiência é tudo, mas nem todo mundo vai ter a mesma visão de mundo, e o Toddyn tem uma visão de mundo e uma (aparente) experiência de vida bem diferente da minha, o que eu acho muito interessante. Ser algo de interesse ou que seria um assunto "menos relevante" sempre vai depender de todo mundo. Tem gente que simplesmente não entende a importância de estudar área de humanas, de biológicas ou, pior, glorifica uma área em detrimento das outras. Realmente, tudo que você falou para poder aprender algo, faz muita diferença. Pode até levar mais tempo para umas pessoas e menos para outras, mas é inegável que interesse, dedicação e autoconhecimento são uma porção enorme de aprendizagem.
@@Redaçandro De fato, fui muito taxativo na minha fala, não dá mesmo pra saber se é falta de experiência ou um mundo totalmente diferente do meu (nosso), tô parecendo os velhos da nossa época. De certa forma, me incomoda esse discurso utilitarista do ensino e acabei projetando isso nele. Isso ocorre, porque eu descobri oportunidades que só existem dentro de uma universidade e que dificilmente estariam disponíveis para quem não entrou em uma e esse discurso do Toddyn é muito utilizado por pessoas que pregam justamente a falta de utilidade de uma faculdade.
Que isso, é difícil realmente transparecer tudo o que quer dizer em texto hahahaha Eu também acho difícil essa visão utilitarista. Como que a gente vai saber o que de fato é útil? Matemática tem I.A. para fazer, um excel faz em 3 segundos, linguagem de programação é mais importante do que saber regras gramaticais de colocação pronominal. Mas eu entendo o Toddyn porque MUITAS DAS VEZES a universidade não conversa com a sociedade, é uma bolha muito perigosa, eles acham que estão resolvendo os problemas do mundo quando na verdade só estão conversando entre si em uma sala de ar condicionado mostrando PowerPoint feio pra 5 gatos pingados. Eu acho que a visão do Toddy mostra o quanto a universidade precisa estar mais relacionada com a sociedade, não porque ele está errado, ele está certo em alguns pontos, mas é mais falha da academia do que dele.
Estudar muito sem estudar com eficiência, é o mesmo que perder tempo. Do que adianta estudar 10 horas e não conseguir absorver o conteúdo e ainda ficar sobrecarregado e frustrado, não se baseie em outras pessoas, como o professor disse, se conheça, estude de formas e tempos diferentes a cada semana, no final do mês, veja qual forma e em qual semana você se sentiu mais agradável, eu descobri que meu limite são no máximo de 3 a 4 horas, só pelo fato de que me sinto incomodado a fazer só isso, as vezes se exercitar ou meditar ajuda a desestressar e te deixa mais focado e bom, isso funciona pra mim, pode ser diferente pra você.
Sim! Tem gente que realmente aprende com 10 horas de estudo, como tem gente que aprende com 2 horas, ou aprende com teste, ou aprende fazendo música, ou com resumo, ou com exercício.
Pra mim a escola foi um inferno porque eu sofria bullyng e abaixavam minah auto estima, pra pelo ter coragem de levantar a mão e dizer que tenho dúvidas, se os professores percebecem isso e me ajduacrm um pouco naquela época. Talvez minha vontade de querer aprender e não achar estudo uma parada seria menor. Esses anos eu venho tentando reproduzir um bom estudo sozinho, e pesquisando pra dessa vez estudar melhor e com interesse. Agora não ligo mais pro que as pessoas digam da minha inteligência ou aparência. Naquela eu escutava tanto que acabei acreditando que sou burro mesmo e feio, que nem tinah coragem pra pedir uma ajuda. "Bom, mais e sua mãe" ela não tem condições de me ajudar nem financeiramente e nem com que aprendeu porque ela só estudou até o 4 ano. Infelizmente eu só tenho, não é culpa dela não gente é minha e dá falta de educação dos alunos na escola. Supriam o seu vazio descontando nos outros.
Sinto muito pela sua situação e fico feliz que agora está melhorando. Tem muita gente que acha que é fácil pedir ajuda e só falta vontade, mas tem vezes que é que nem sua situação: pressão social; terrorismo psicológico; dificuldade financeira.
O problema da escola, é que tem 30 40 alunos na mesma sala, uma parte quer estudar, outra quer fazer bagunça, fica um caos total, o professor ainda vai ter que lidar com os alunos e assim não dá para prestar atenção e tenho que ver no TH-cam
Sim, mas o problema também nem é quantidade, tem outras tantas coisas como ter dormido mal, ambiente mal iluminado, fome e até cansaço dos alunos. O TH-cam vira realmente um lugar de “aprendi aqui o que não aprendi na escola” porque aqui o estudo é direcionado.
cara eu estava focado em aprender ingles e assim eu fui em uma playlist na internet com os mesmos assuntos da escola e aprendi muito mais conteudo do que nas minhas aulas
@@Redaçandro é que vendedor de curso tem esse papo de aprender sozinho, apesar que não é bem assim. Porque ele só estuda oque quer e acaba que alguns conceitos ficam pra trás. Nem sempre tutorial de TH-cam realmente ensina ☕👀
um ponto chave que acredito que os jovens não são estimulados, é serem curiosos. Apenas ouvem e aceitam aquilo da forma como é por mero comodismo. O fator curiosidade é algo que acende uma lâmpada para vontade de estudar/investigar um assunto, que enquanto se mantiver acesa, a pessoa vai procurar aquilo por conta própria. Mas, não, infelizmente as pessoas apenas aceitam as coisas como elas são e ponto. me citando como exemplo, tem vezes que eu to apenas tomando um café, olhando a paisagem, e me vem na cabeça: "Por que bocejamos?" R: uma das respostas é ter relação com o baixo nível de oxigênio no corpo, as mitocôndrias não recebem tanto oxigênio para produzir energia, e assim ficamos sonolentos, o bocejo é uma forma de puxar uma carga extra de ar para o corpo aguentar o tranco. "De onde vem a sensação do vento, ou melhor, o que é o vento?" R: diferenças de pressão atmosférica. "Como as nuvens se formam?" R: gotículas cristalizadas. ou seja, são perguntas completamente sem pé nem cabeça, mas que possuem uma lógica incrível por trás. eu lido com programação, mais precisamente, desenvolvimento de games, ou seja, nenhum dos assuntos acima tem relação com meu dia a dia, mas surgem de repente.
Eu acho que tem muito da utilidade também. Pela escola criar essa constante “você precisa fazer X porque Y”, seja pra não dar suspensão, tirar nota, pegar o celular ou chamar os pais. O tanto que já ouvi “vai cair na prova?” ou “hoje vai ter aula?” porque não ia fazer uma aula tradicional é bizarro. Os alunos são condicionados a saber de informações em troca de ter nota e/ou não serem punidos. Eu aprendi a ficar quieto na sala e perguntar pouco porque é muito mais recompensador ficar calado, ninguém pega no seu pé e os professores param de pegar birra com você. Eu sou da área de Letras e tem vezes que entro numa espiral de saber origem de nome, vida de autor e isso jamais seria recompensado se no Brasil não tivesse lista de livro pra vestibular ou prova do livro. Meu canal existe mais como um “você precisa dessa nota” do que alunos que possuem curiosidade. Curiosidade realmente é importante, mas instigar é mais difícil ainda, como que a gente vai ensinar alguém ter gosto por saber de algo?
@@Redaçandro então né, eu sempre fui esse tipo de aluno que pergunta as coisas até não poder mais. E sinceramente falando, hoje eu dou graças a Deus que existe o ChatGPT, porque eu consigo aprender muito mais coisa a hora que eu quero. Ele se molda exatamente ao estilo que mais me ajuda no aprendizado, e se eu quero algo mais resumido, um exemplo prático, os principais e mais importantes pontos a serem destacados, ele consegue preencher. com todo respeito à área dos professores, mas o ChatGPT, hoje, do meu ponto de vista, consegue facilmente substituir um professor. Tudo depende de como tu pede para ele responder algo, mas assim, é brutal a qualidade de aprendizado que tenho com ele, em qualquer área que eu queira aprender. "Ah mas o GPT as vezes erra." bem, professores também erram, a diferença é que uma IA não tem necessidades fisiológicas, não dorme, e não reclama se tu começar a fazer muita pergunta sobre um assunto que as vezes um ser humano não gosta, ou seja, excluí o fator paciência, isso sem mencionar que o GPT me responde a hora que eu quiser. todavia, tudo é apenas uma opinião, o correto é as pessoas usarem como uma ferramenta para complementar seus estudos, funções diárias, etc. eu que acabei me entendendo super bem com o GPT e uso pra literalmente qualquer coisa, sério, não tem uma coisinha que essa IA não tenha me ajudado kkkk gerei vários roadmaps de estudos, revi conteúdos de ensino fundamental, médio, e até mesmo conteúdos de nível superior através dela. Basta saber usar e como perguntar pra ela as coisas direitinho que tudo fluí extremamente bem. no mais, ótimo vídeo :)
eu acho que se eu tivesse parado de estudar e abandonado a escola pra focar no que eu realmente queria fazer, eu estaria recebendo no mínimo o dobro do que eu recebo atualmente, a escola foi a maior pedra no sapato na minha vida até agora.
Vc comentou sobre como funciona os algoritmos brevemente e vou te falar as coisas realmente diferentes que vc pode achar sem ser por recomendação do algoritmo são coisas que vc precisa aprender e está estudando esse tipo de coisa o algoritmo realmente não mostra
Então, eu acho que o algoritmo é montado mais para ser conveniente para a gente do que útil. Se a gente tem a tendência de procurar vídeo de bichinho, o algoritmo vai tentar te satisfazer cada vez mais com isso. Assim como quem cria - é difícil criar algo genuinamente novo que seja chamativo. Mas quando você mostra que gosta de coisas diversas, o algoritmo ajuda BEM nisso. É meio tentar sair da ilha pra ver a ilha.
Meu problema com ensinos padrões n é nem o fato q é ensinado em si pq o professor explicando o assunto te implanta uma divida q te faz buscar outros metodos pra aprender Pra mim o lrincipal problema desse metodo é a quantidade esseciva de materia, exemplo eu estou no ensino médio tenho 21 matérias diferentes e 6 matérias por dia. No fim eles tiram 5 horas do dia falando pouco sobre cada materia, pois n tem tempo a se entender ou se cativar por um assunto, apenas se cria um senario desmotivador - com materia boas q n tem o tempo q precisam, à materia q tem um bom conceito e sao mao aplicadas e isso frusta muitto pq n tem como vc focar em algo independente se vc quer Ja q com tal quantidade de materias vc n tem tempo de se aprofundr em algo, e n tem tempo nem pra estudar oq vc relamente tava muito curioso pra saber, oq eventualmente nos leva pra situação de ter apenas q decorar pra uma prova, ja q ao envés de estar gerando curiosidade e interesse, essa quantidade exorbitante de materias só te deixa cansado e frustado por ter q tentar estudar varias coisas ao mesmo tempo e n conseguir aderia quase nada, essa quantidade é tao prejudicial, q chega ao ponto das ferias serem os únicos momentos q vc realmente concegue estudar algo , ja q no tempo escolar vc fica preso num excesso de matérias q poderiam até ser boas, porem sal tantanttas q só geram frustração
Eu acho que esse é uma das piores coisas de ver o básico de tudo: não poder se aprofundar no que é interessante. Como a escola realmente precisa "comprovar" e "provar" que você tem o mínimo para passar, pelo menos a gente consegue ser marcado mentalmente para poder se aprofundar e ver mais depois. No começo do ensino médio eu era muito afastado de filosofia e sociologia e achava perda de tempo. Hoje eu leio o máximo que consigo porque me interessei. Eu era super interessado em geometria e química orgânica, hoje perdi o interesse total. É bem complicado.
resumo do vídeo dele "bom gente eu sou sensacional e sou muito inteligente pois eu romantizo hiperfoco e obsessão, eu passo 10 horas por dia estudando pois sou desempregado mas pelo menos sou influencer e se você não faz isso é pq no mínimo você é preguiçoso né? kkkk quem é que não tem 10 horas disponíveis num dia? apenas preguiçosos, e professores são uma lenda urbana que a escola nos empurrou guela a baixo, é isso, xau"
Minha opinião é que a maneira de aprender do toddyn não é muito boa, vou explicar. O que ele faz é uma técnica chamada imersão, que reduz seu tempo de fazer outras coisas na sua vida para focar apenas em um tópico, como ele falou, desenvolvimento de games. Cara, é melhor você aprender as técnicas certas e com 5 vezes menos tempo que o toddyn usa render até mais. Me assusta como ninguém sabe disso e ainda estuda decorando texto ou fazendo revisões horríveis. Simples, só utilize 3 técnicas principais para sua abordagem de estudos: 1 metodo cornell, 2 active recall(rememoração ativa), 3 spaced repetition(repetição espaçada). Dominou essas três técnicas? Você vai conseguir lembrar muito mais dos temas que estudou, mas se queres ter mais rendimento, o metodo cornell de anotações ajuda muito mas tu tens que estar consciênte dessas coisas aqui: 1 resuma de uma forma dedutível as anotações, tipo, ao invés de anotar a soma de um mais um é dois, anote 1+1=2. Outros exemplos: o epididimo é a parte do sistema reprodutório masculino que guarda espermatozoides, anote epidídimo: guarda espermatozoides. 2 Active recall apenas com perguntas, active recall é você tentar se lembrar de uma informação, antes de ler a anotação. Isso testa e força o seu cérebro a reter mais a informação, e isso é absurdamente exponencial nos seus estudos, estudem apenas com active recall com perguntas rpzd. 3 Foco e cronometre horas líquidas enquanto estuda. Ou seja, perdeu o foco por mais ou menos um minuto? estude 1 min mais, pois esse tempo que tu perdeste o foco foi um tempo perdido. Não cronometre nenhum segundo enquanto tu não estas estudando, isso não conta como estudo. Espero que tenha esclarecido o ponto, imersão pura não é estudo, você evolui mas sem revisões do tema você esquece e sem a técnica certa 15 horas de imersão são 4 de estudo com uma boa técnica.
É que eu acho que a situação dele, a imersão ajuda muito (assim como aprender língua), mas é difícil ficar imerso em outros tipos de assunto que são mais teóricos ou de difícil praticidade (como física, química, história, geografia e biologia). Como ele fala que estuda também aplicando exercícios, as 15 horas podem ser talvez divididas em apenas 2 horas de teoria e 13 de prática. Imersão, comigo, é péssimo, eu consigo absorver e entender muito mais tento mais tempo, vendo vídeo, filme, documentário, texto e análise e absorvendo o máximo que consigo com um prazo (digamos que eu queira aprender um assunto até quarta que vem) do que me colocando dentro de um assunto sem saber quando vou acabar ele. Mas muito interessante esses modelos de estudo! Eu não os conhecia, vou estudar sobre eles para quem saber poder fazer um vídeo explicando como funcionam. Mas vai demorar um tempo até eu entender bem hahaha :)
Pior que é sempre bom estudar e saber as coisas tipo , ele disse que vai fazer um jogo Mas tipo, ele não fez uma concept art dos personagens e nem do cenário O design das casas tão parecendo as do roblox . E ele nem fez as mecânicas tipo???
Eu acho que ele ainda deve estar aprendendo a colocar as mecânicas ou vai ver ele só tinha gravado as concept art porque é mais legal de se ver? Eu sei lá se ele fosse digitando os códigos para ir mostrando como o jogo funciona é tão "visualmente agradável" como ver ele montando as estruturas.
Eu acho que o Toddyn tem razão em alguns pontos, mas é difícil qualquer um, inclusive eu ou ele, estar 100% certo. Vai ver ele sabe que fala algumas generalizações, mas as exceções confirmam o lado dele. Ou não. Vai saber.
Escola é interessante, aprendemos o NEcessario para a vida, mas o resto é tipo... Realmente necessario? Tipo inglês, o basico é tão basico que vc esquece TO BE e pensa em TO BA, e olha que aprendi inglês apenas com jogos e videos em AmErIcAn EnGlIsH oH YeAh e copiando o sotaque, espanhol foi a mesma coisa, mas conversando por meio de texto com um amigo argentino que simplesmente n existe (nunca mais vi ele), y ahora yo se lo necessario listo para hablar con otras personas hijo de ---- boludo. Só vamos aprender de verdade, se quisermos aprender, amo Informatica, amo mecanica do jailson e me formei com mecanico daquela peça que vc queria, Solda? Foi a melhor coisa que já aprendi, tudo é questão de interesse, sem interesse ninguem aprende e foi isso oque aconteceu comigo na faculdade, foi na faculdade que eu percebi, depois de escrever 30 paginas de lei, que estudar é facil se vc realmente tiver interesse.
Perdi as estribeiras no "american english oh yeah". Mas, na escola, as línguas estrangeiras não são para te ensinar a falar, é ler e escrever. Todo o currículo e BNCC é para saber ter língua de forma instrumental, não de diálogo. O interesse é FUNDAMENTAL. Mas eu acho que, só ele, não basta. É legal ter também uma galera pra poder ajudar a continuar motivado, o mínimo de equipamento e um local mínimo para poder estudar (não necessariamente em casa, mas na escola).
@@Redaçandro por isso que eu gosto de falar com professores, vc deixa também sua opinião com base na sua experiencia, se fosse com um "Jouben Z" provavelmente já estaria sendo cancelado.
existe um hiperfoco em coisas produtivas, e também improdutivas! não é apenas interesse, vc fica literalmente respirando aquilo as vezes esquece de comer, de beber água, pelo menos comigo é assim, eu tinha hiperfoco em coisas ridículas de bobas, hoje o meu hiperfoco é programação mas eu tenho que controlar, pois o cansaço é muito forte... eu não acho isso saudável. Mas também nunca procurei um médico, hoje eu tenho adotado métodos pra ter uma rotina saudável.
Sim! É que tem gente que dá nome diferente para hiperfoco diferente. Tem gente que chama workaholic, em vez de ser um problema. Tem gente que fala que ama o jogo, em vez de estar viciado. Não é saudável de nenhuma forma ter TANTO foco. Que bom que conseguiu melhorar!
Eu aprendi divisão com dois numeros só agora olhando no tiktok, ate hj nao sei como me formei, pq por mais que eu prestasse atenção nas aulas, não entendia, e a maioria das coisas que estudei n lembro nada kk
Porque nem tudo na vida é o que se passa na escola e exatamente da escola. Lógico que você não precisa saber fazer de cabeça conta de matemática: tem calculadora. Saber escrever todas as palavras não é uma obrigação: você pode procurar na internet como se escreve. O problema não é nem o conteúdo, mas como que precisa saber do conteúdo. E tudo dá pra rever depois, a gente ficou com uma ideia impregnada que precisa lembrar de tudo e jamais vamos ter onde procurar ou ver para confirmar.
Acho que é mais fácil aprender em um vídeo do TH-cam de alguém jovem porque... Muitas vezes as pessoas se identificam com o criador de conteúdo mais que um professor de 50 anos repleto de olheiras. E também tem os problemas de atenção, que é resolvido por muitos vídeos serem animados. Talvez seja problema também da classe de 40 alunos, dos quais mais da metade está preocupada em falar de uma série fútil ou de namoradinhos. Também o sistema educacional que não é lá tão bom (livros, atividades excessivas sem explicação do professor e fileiras de carteiras...) Enfim, são muitas coisas que podem afetar isto. Às vezes é melhor procurar documentários e vídeos na Internet, às vezes é melhor falar com o professor no particular...
É que muita gente jovem sabe a dificuldade de estudar sem entender. Os professores repetem tanto a mesma coisa que já se desconectaram que não tem como não entender depois de tanto ter repetido. Eu fico feliz comigo que mesmo depois de 11 anos sendo professor, ainda sei que tem gente que tá vendo uma matéria pela primeira, segunda, terceira vez, seja sozinho ou já viu ou quer rever. Mas é isso mesmo, tem vezes que é melhor um documentário ou um TikTok.
@@Redaçandro - é que existem umas pessoas ignorantes em Todos reacts do yt que postam essas coisas, deixei claro um motivo pra não comentarem isso, apenas
Uma coisa que eu acho bacana de pontuar e que você citou, mas acho que poderia ter citado mais... Já que a Internet ela só joga coisas que você tem interesse muitas vezes você entra em uma bolha errada, com conhecimentos errados, mas você acha bacana estar nela por que deu certo pra você... Um exemplo os terraplanista maluco da net, o tanto de forum de teoria da conspiração que tem na net E um dos melhores exemplos é o fato do Toddyn defender anarcocapitalismo de uma maneira religiosa como se não tivesse coisas erradas kkkkkk
Então, como o vídeo eu tentei puxar mais para a parte de como estudar com eficiência e como é diferente para cada um, eu passei raspando nisso mesmo. Porque tem gente que entra nesses buracos de teoria e vai e não volta mais. Só que o problema é: quando tem uma galera preciosa com um assunto, ficam tão chatos quanto pessoas com teorias infundadas. Eu era MUITO insuportável com gramática no começo da faculdade, falava tudo certo, usava pronome na posição certa, bem esquisito mesmo. Só que a minha bolha da universidade influenciava isso. Até mesmo o que eu ouvia de música e o que achava que era literatura. Lógico que na parte gramatical, existem estudos e regras. Mas generalizando, uma pessoa que fica pegando no pé de todo mundo com gramática é tão chato quanto um terraplanista. E é tudo porque entram nessas espirais, ficam intrigados e querem saber cada vez mais. A parte do anarcocapitalismo eu acho muito paia.
Assim, eu não queria dizer nada não, mas isso é apenas uma visão extremamente rasa que você tem sobre isso. Eu posso tranquilamente pegar livros de física e geologia e demonstrar pra um terraplanista que suas crenças são falhas, é possível demonstrar empiricamente este fato, da mesma forma qualquer "teoria da conspiração" pode ser falseada. Agora, qual é a sua capacidade de responder ao anarco-capitalismo? Tu vem e mete essa, como se isso estivesse no mesmo balaio de terraplanismo quando existe toda uma escola de pensamentos e autores que dedicaram suas vidas inteiras pra defender isso. È baixo, extremamente baixo colocar as coisas assim .
Eu ri quando ele disse sobre os mais velhos que não acompanha a tecnologia, sendo que a computação ta ai desde antes dele nascer. Não é pq a pessoa é velha q n sabe nada de TI.
Sim HAHAHA como se qualquer sala de T.I. só tivesse jovem de skate ainda na puberdade. Mas é comum associar computador com ser coisa de jovem, até tem mesmo a piada do "e aí filhão, só nos computer?". Só que tem muito aluno meu adolescente que faz nem ideia de como usar ctrl c e v. Gente leiga tem em todo o lugar e em todas as idades.
@@moonandwine pois é HAHAHAHAHA meu pai já sabe 7 línguas e continua estudando mesmo depois dos 70 anos. Eu tô penando pra aprender minha quarta e saber o básico da quinta.
@@moonandwineMas ele disse a verdade, a predominância dos mais velhos em não se interessar e acompanhar a tecnologia é maior, vocês podem ter pais ou avós que aprendem, parabéns, mas a predominância é essa.
@@valetinebg ele só falou o que ele vê na bolha que ele vive, o que não determina a realidade de todos, principalmente na hora em que ele falou "caso você queira aprender igual uma idosa de 70 anos", é cada coisa, na área em que eu estou (tecnologia) conheci muitos Seniores já com muita idade e dotados de competências técnicas fod@s.
@@Redaçandro eu gosto do conteudo do toddyon pela variedade de assuntos que ele fala, mas vc tem que admitir que nesse video ele agiu bem feito boy de condomio
Aprender sozinho é muito melhor, escola só serve formar mão de obra barata em lote. Ensino público brasileiro é um fracasso sem tamanho, sinceramente, hoje vejo apenas o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) essencial, a maior parte do Ensino Fundamental II e Ensino Médio poderiam acabar, é inútil. Já passou da hora das Escolas serem independentes do Estado e não serem mais obrigadas a seguirem o que a porcaria do MEC impõem. Afinal de contas, não existe ideia mais idiota que deixar os políticos escolherem o que seus futuros eleitores vão estudar, engenharia social não falta nas escolas, vc como professor sabe disso. Mas aqui é Brasil, não da pra esperar muito, então se quiser se desenvolver, ser AUTODIDATA é o caminho.
Cara, que país que a escola é independente do Estado? Até mesmo nos Estados Unidos que existe homeschooling a pessoa precisa passar por uma prova pra atestar que estudou o conteúdo previsto. Eu sei que o ensino no Brasil não é o melhor, mas aprender sozinho tem suas vantagens e desvantagens, tem gente que simplesmente prefere em grupo. Não dá para ser autodidata em tudo, muito menos não ter uma direção do que se aprende.
@@Redaçandro Nós EUA, o ensino fundamental e médio é de responsabilidade administrativa das regiões distritais e municípios, eles possuem total liberdade de ação e são responsáveis pelos financiamentos das escolas públicas. O ano letivo dos EUA dura 180 dias. Existe uma base curricular comum, mas cada estado decide se vai seguir as diretrizes ou não. Cada estado tem liberdade para definir a oferta de disciplina que melhor se encaixa com as necessidades de cada escola. Por isso os pais decidem em qual escola seu filho vai estudar com base na reputação da instituição, medindo a capacidade dos professores, qualidade das matérias e maior número de pessoas bem sucedidas que passaram pela instituição. Fora o investimento em todos os esportes, inclusive proporcionando bolsas de estudos e remuneração durante a faculdade. Sério que vc vai usar EUA como exemplo? Lá não é centralizado igual aqui no Brasil não meu amigo. MEC = CENTRALIZAÇÃO. Centralização é coisa de socialista.
@@juliol77 Não sei se você entendeu o que quis dizer, mas “responsabilidade administrativa das regiões distritais e município” é sinônimo de Estado. Você pode usar quantos sinônimos quiser, mas vir me falar “que eu vou usar os EUA como exemplo” e vir com “centralização = socialismo” é difícil. Você desviou totalmente o que falei, eu não estou falando que o ensino lá é péssimo, mas o ensino aqui não é o melhor. Os dois ensinos tem prós e contras. Mas um país que nem os EUA, desenvolvido, científico, que é palco de negacionismo, terraplana e antivacina, tem algo de MUITO estranho. Mas sinto muito se me fiz entender errado.
Mano, não querendo criticar o Toddyn, mas se você verdadeiramente curte algo, não é difícil estudar, as vezes, dependendo da profissão você tem que aprender e fazer coisas que não gosta, eu sinto que isso é parecido com o efeito Dunning Kruger, você aprende algo superficialmente e acha que ta arrasando(formatar um pc), mas quando você entende toda a parte por trás, um doutorado por exemplo, você vê o quanto isso é raso e o quanto você não sabia nada antes, acho muito zoado essa parada de "aprendi mais do que na escola".
Eu entendo que você pode aprender mais do que na escola porque você pode focar excessivamente, mas a escola ensina muitos conceitos básicos para você poder sair dela e continuar se aprimorando. Eu entendo também que você vai passar mais tempo da sua vida fora da escola do que dentro dela. Não acho que seja uma crítica da sua parte, apenas um apontamento válido.
Parte 03:02. *Pequeno desabafo. 23/08/23* Isso que o professor disse me causou gatilho, se tornou uma constatação para mim. Enquanto analisava o histórico da minha conta pessoal no TH-cam, ficou evidente como meus vídeos assistidos seguem um padrão repetitivo. A aba exibe principalmente a playlist "vídeos marcados como gostei", pois raramente me aventuro a explorar novos conteúdos na plataforma. De vez em quando, acesso canais que já conheço e assisto novamente seus vídeos, principalmente porque me divirto com o conteúdo do meu TH-camr favorito. Entretanto, isso ocupa tempo que poderia ser usado para assistir algo novo e educativo, como uma aula. "Eu já assisti todos os vídeos do meu TH-camr favorito. Por que assistir tudo de novo?" "Meu TH-camr favorito não postou vídeo novo, vou assistir uma aula ou... assistir novamente os vídeos mais legais do meu TH-camr favorito, talvez verificar se outros TH-camrs que gosto lançaram algo novo?" Minhas playlists são variadas. Tenho várias dedicadas a vídeoaulas, nas quais absorvo conteúdo de maneira mais gradual, enquanto as playlists de entretenimento funcionam em um ciclo de reprodução contínuo. No entanto, ao perceber que estou caindo novamente na armadilha de consumir apenas conteúdos familiares que me trazem entretenimento, paro e procuro vídeos novos e diferentes, que possam ser úteis e enriquecedores. Foi durante essa reflexão sobre meu comportamento online que me deparei com este vídeo. Embora eu não fosse inscrito no canal, nem conhecesse o professor, o fato de já ter assistido o vídeo do Toddyn no dia de lançamento fez com que o react do Redaçandro fosse recomendado para mim. Sinto-me grato por essa recomendação, pois parece que o universo está reforçando o que já havia percebido. Tento mudar, mas muitas vezes volto ao ciclo de entretenimento. Isso acaba consumindo meu tempo, o qual poderia ser usado para algo mais produtivo, como aprender algo novo e interessante. Decidi me inscrever no canal e favoritar o vídeo do Redaçandro, pois me proporcionou uma nova forma de aprendizado, completamente diferente daquilo com que estou habituado no TH-cam. A internet é uma fonte vasta e rica de conhecimento, uma verdadeira universidade, porém, muitas vezes subaproveitada nesse aspecto. Isso ocorre porque, junto com as valiosas informações, também há uma abundância de conteúdo distrativo, como vídeos de entretenimento que frequentemente me prendem quando tento sair da minha zona de conforto. Ao lado do vídeo do Redaçandro, vejo uma série de recomendações do TH-cam que facilmente me desviam do foco, pois incluem conteúdos de entretenimento já vistos antes. Atraído pelas miniaturas e títulos dos vídeos, que muitas vezes vêm de canais que gosto, acabo me perdendo novamente e desperdiçando meu tempo.
Mas isso é mais comum do que parece. DIFICILMENTE você vai ver algo completamente diferente sem ter relação ou alguém que te apresentou e tem um gosto parecido ao seu. O que eu posso sugerir é sempre dar uma olhada no que amigos e outras participações de quem você gosta participaram. Mas eu mesmo fico em rodeios no mesmo conteúdo, até eu perceber, maratonei tudo de novo mais uma vez repetida.
então ele não aprende rapido kkkk estudar algo 10 horas por dia é coisa pra krl, ficar 10 horas por dia vendo tutorial as vezes é menos eficiente do q ter uma aula de 1 hora por dia com alguem formado naquela área e q tem experiencia em passar o conhecimento,e sem falar q o toddyn arranha a superfície de um assunto e acha q é um expert ksksksk
Sim! Mas eu acho muito aquela falsa sensação da curva de aprendizagem, que realmente colher vários conceitos básicos te dá uma falsa sensação de sentir inteligente em um assunto. Eu acho que ele tece muitos pontos básicos e que iniciam conversas interessantes, mas para quem nunca ouviu falar do assunto ou o primeiro contato é com o Toddyn, vão achar ele genial. A mesma coisa quando um aluno me comentava que eu sabia muito, uai, o que ele ouve de mim ele poderia ouvir de qualquer um e também acharia outra pessoa esperta. E vai saber também o que ele considera 10 horas estudando, só ouvir vídeo para mim não funciona nada.
11:42 esse argumento não cola pra mim. as únicas matérias que deveriam ser obrigatórias são matemática, língua portuguesa, inglês aprofundado (não essas aulas vagab*ndas de escola pública), raciocínio lógico e leitura (essas duas últimas matérias não existem). o aluno deveria escolher se quer ou não conhecer sobre química, física ou biologia. são matérias que para alguns é interessante, mas pra muitos é ridículo e desnecessário, pra não dizer perca de tempo.
eu não acho que eu deveria ser obrigado a "saber o básico" (como se de fato o aluno aprendesse...) de física, química, histórias de 5 mil anos a.C e etc...
Eu concordo em discordar. Eu acho que saber o básico de tudo é bem melhor do que ter contato nenhum, eu não acho que química, física ou biologia poderiam ser deixados para lado, pois elas influenciam até mesmo em questões de vocabulário, de geografia, até mesmo de conceitos da história (a química joga um papel importante pois sociedades desenvolvidas tecnologicamente sempre conquistaram outras por saberem usar ferro, aço, e isso é conceito de ciências). Tem muita gente que acha inútil fazer interpretação de texto porque tudo é em áudio ou vídeo agora. Mas eu entendo que também deveria ser disponibilizado poder se aprofundar nas matérias que acha mais interessante. Eu adoraria ter um inglês aprofundado ou gramática 2 como aulas.
Esse toddyn soa tão arrogante que chega a ser insuportável ouvir ele falando, isso ignorando o fato do timbre da voz dele já ser muito irritante meu deus do céu
Eu acho que toda essa persona de ser "alguém que pensa fora da caixa" não ajuda nem um pouco a gostar dele. Ele tem vários pensamentos interessantes para poder conversar, mas ele chega a conclusões por uma comparação muito simples, sendo que soluções simples não resolvem problemas complexos. Logicamente ele não fala isso no vídeo, mas o pensamento de "eu não aprendi na escola, eu aprendi no TH-cam, logo, a escola não presta" é uma linha de raciocínio muito longe de explicar o interesse de pessoas em ir a um local com interesse e que precisam saber (até porque muitos dos conteúdos que você aprende na escola são mais para você poder trabalhar com o conteúdo ou poder ir para um curso de graduação para poder trabalhar com esses conceitos), sem contar de tudo que a escola pode estar faltando e também aos alunos (desconforto, dificuldades financeiras, aquecimento e temperatura da sala adequados, alimentação, iluminação, até mesmo óculos). Muitos pensamentos dele são excelentes para poder começar algumas ideias legais com respeito, mas chegar a conclusões precisa de muito mais do que um vídeo do TH-cam, seja dele, meu ou os dois combinados.
quando vc e muito jovem esse e o momento em que você aprende mais rápido, e nao acho que e o momento para se enfiar um monte de informação inútil na cabeça da criança, esse método de ensino gera mão de obra barata para o pais, i e isso que faz a brasil sempre ser um pais de terceiro mundo, o mercado não quer generalista mas sim especialistas, a escola já esta ultrapassada a muito tempo mesmo,
@@Redaçandro olha uma boa alternativa seria dar uma lista enorme para as crianças de vários empregos diferentes, e organizar horários de visitas nas empresas. mas também não acho que esse seja um grande problema, sabe o próprio capitalismo ja organiza os cargos na sem ninguém precisar gerir isso, se tem falta de profissionais em uma área o salario dessa área sobe muito, direcionar pessoa para empregos e coisa de pais socialista por isso e tão ineficiente,
seriam financiadas pelo estado e claro, já e investido dinheiro o suficiente pra isso e muito mais na educação mas ninguém sabe pra onde esta indo todo esse dinheiro, o brasil e o único pais que investe 102,08 bilhões. na educação mas não muda nada em escola nem uma, na minha escola esse ano tinha uma faxineira que não recebia a seila quantos meses coitada, agente tem e que cobrar mais do estado mesmo pq ai tem menos desvio de dinheiro,
eu sei q vc é professor e tem q defender o seu mas é um fato q a escola é uma maquina de destruir mentes pensantes e a maioria das pessoas sai dela estragados na questão de aprender, na escola vc aprende q aprender é algo chato e torturante q vc precisa fazer pq se n a sua vida vai ser uma merda e vc vai ser um fracassado e é um grande alivio quando vc n precisa mais disso e isso se vc estudar em escola "boa", em uma escola ruim as pessoas sequer saem de la tendo aprendido muita coisa, se souber interpretar um texto ja ta mt melhor q maioria
Eu defendo mas não sou cego. Escola é chato. Ter que aprender no estilo de ter aulas de 45 minutos com um padrão que todo mundo tem que aprender por prova é um delírio. A escola é o mesmo modelo desde a Era Vargas e o método de ensino polonês de criar soldados em que se baseia o “ensino tradicional”. Todo mundo que foge do sistema ou é taxado de “professor que não preparou a aula” ou é excluído por estar muito diferente. A pressão social de todos os envolvidos é muito ruim, de pais, de professores, colegas e o bullying é um câncer que eu detesto com todas as minhas forças. Eu não suporto aluno excluído. Mas que instituição que não tem defeitos? Eu já tive tantos alunos maravilhosos, aulas que lembro até hoje, desafios que superei com eles e até mesmo que eles nem sabem que me mudaram. Tem muita gente que sai da escola e vê que é uma perda de tempo. Mas pra muita gente a escola foi o que abriu a mente e tornou eles em pessoas melhores. Meus professores sempre acreditaram em mim mesmo sendo muito ruim. Eu só tenho a agradecer eles. Sinto muito se parece que sou um templário da escola, tentando defender a Constantinopla que é a escola ser boa, mas eu sei que tem erros, mas ignorar as coisas boas (que passei como aluno e sei que existem sendo professor) seria desserviço da minha parte. O que eu faço como professor pode até ser legal, mas vocês alunos e quem passaram/passam na escola que tornam o trabalho muito melhor.
De fato, o segredo da aprendizagem do Toddyn e dos professores do youtube é o INTERESSE do aluno
SIM! Eu não acho que é errado, oras.
Tem uma analogia meio boba que representa isso tudo. Tem um vendedor de água que vendia água perto do Nilo. Só que era ele e todo mundo vendendo água lá. Ele vendia bem, não ia ficar rico, mas vivia uma vida confortável. Ele teve a ideia de vender água no deserto, já que ninguém vendia por lá. O que aconteceu? Ele vendeu nada, porque ninguém estava lá.
Lógico que ele ia vender mais água na beira do rio, tem gente interessada. Lógico que o TH-cam e estudar sozinho ganham, porque tem gente interessada.
É realmente legal um professor reagir um cara q aprendeu a metade da vida em casa
Eu acho impressionante! Sei que a escola tem várias vantagens e prós que ajudaram a nossa sociedade, assim como problemas. Mas também acho impressionante quem consegue ser autodidata e estudar sem precisar de cursos e apenas acumulando informação e prática por meio de vídeos e livros e outras formas de por em teste o que aprendeu!
@@Redaçandro sabe quase nada, inocente.
@@umapessoas.?
@@justicebalatensa disse isso por que o entendimento de aprendizagem dele é abaixo do básico. Disse “inocente" pelo humor para parodiar a frase: sabe de nada inocente.
@@umapessoas. você realmente queria que o cara virasse o megamente pra responder um comentário do yt?
Minha professora de matemática é INCRIVEL, ela passa tudo de uma maneira clara e sempre responde duvidas e se o aluno quiser, ela explica por ligação no whatsapp, que pode parecer meio ruim mas já aprendi muito dessa maneira. Por outro lado, tenho um professor de história que tem uma grande dificuldade de ensinar, todo mundo da sala sente que ele não explica a matéria direito.
Tem gente que realmente consegue ter paciência e tempo para poder ajudar todo mundo. Tem gente que só está perdida.
Dá para ver que sua professora de matemática sabe da importância da matéria (até porque geralmente são 5 aulas para matemática) e os alunos saberem que podem consultar pode ajudar muito no interesse.
Por outro lado, seu professor de história pode só ter dificuldade de poder ensinar de uma forma atrativa, porque é realmente difícil atrair com algo que realmente aconteceu.
Se eu puder dar uma sugestão, seria legal trazer algumas piadas ou metáforas/analogias na matéria do professor de história. O Chat GPT consegue criar isso com os comandos de "faça uma metáfora sobre o Brasil colonial para eu entender melhor" ou "me conte uma piada que esteja relacionada com a política do café com leite". Talvez isso o motive a poder explicar de outra forma ou ver que vocês estão interessados, mesmo com uma matéria que popularmente é 8 ou 80 - ou você ama ou detesta com todas as suas fibras.
7:40
Não depende apenas do tempo investido, mas da eficiência com que se usa, por isso é sempre bom manter o foco e fazer uma pausa quando perceber que está progredindo mais lento.
Nesse sentido, ainda que não consiga dedicar 10 horas diarias em aprendizagem teorica/prática, ainda pode transformar 60 horas mensais eficientes no equivalente a 300 horas mensais sem esse equilibrio entre descanso e dedicação.
Sim! Nem sempre o tanto de tempo significa que ele foi eficiente. Pode ser que nessas 15 horas de estudo ele também comeu, foi no banheiro e estava quase indo dormir. Ou seja, ele fez pela metade e poderia ser melhor se tivesse pausado e continuado depois.
Tempo por tempo não significa nada, assim como você falou.
Os problemas da escola brasileira, também implicada por outros problemas socio-econômicos no país, é: a falta de incentivo a estudar, falta de estrutura e a falta de assunto factualmente útil; ensinar direito é fácil, se não consegue fazer isso, volte uns 15 ou 10.000 passos antes
Eu acho que o incentivo vem mais pela perspectiva de nossos pais do que a gente.
A não-obrigatoriedade de estudar implicaria que as crianças deveriam trabalhar. Ou seja, para quem ainda acha que seria melhor já estar trabalhando ou que a escola é um desperdício, seria mais difícil ainda ser qualificado para qualquer tipo de trabalho pois você gastaria toda sua vida trabalhando em vez de poder estudar.
Coisas simples como matemática básica ou até mesmo escrever seriam impossíveis pois você está trabalhando, que hora você tem para aprender isso?
Daí os pais vêem como eles ficam no trabalho, sem descanso, sem comer direito, pagando boleto atrás de boleto e não querem isso para os filhos.
Só que as gerações seguintes não tem um comparativo, sempre foi a escola.
fazer react do "matemática em evidência " ele comenta bastante sobre estudos e etc, é muito bom
Anotei pra ver um vídeo!
Eu to fazendo um jogo também, quando eu era adolescente (15 anos atras) eu fazia igual o Toddyn e ficava 8h estudando a mesma coisa e aprendia bastante coisa, agora com meus 31 anos trabalhando 12h por dia e tendo que cuidar de casa a esposa mal sobra 1h pra eu estudar e desenvolver meu jogo, na maioria dos dias eu chego no fim do dia exausto e n consigo nem fazer essa 1h, sei que pra aprender é bom ter rotina, mas tem sido foda conseguir isso
É que nem sempre dá para ter a mesma rotina. Porque quando você está aprendendo, óbvio que vai gastar mais tempo para estudar.
No começo, tem muita coisa nova, muita experimentação, você vai realmente precisar de mais tempo, é muito termo, conceito, até mesmo macete. Não acho que depois de 15 anos você precise estudar o mesmo tanto, talvez aprimorar ou testar algo novo.
Eu mesmo falei no vídeo: tem gente que tem realmente tanto tempo pra estudar; tem gente que tem que fazer outras coisas.
Ninguém é preguiçoso por estudar menos tempo, tem uma coisa chamada boleto.
Trabalha 12h por dia e ainda cuida da casa? Deixa pra sua esposa fazer isso mermão
@@Agvan889 nome do usuário check
1:17 é chamado devlog, que é um tipo de diario pra contar a trajetoria da produção de um jogo, desde descobertas e os avanços feitos
Que legal! Obrigado pela explicação!
a pessoa so aprende e domina algo rapido com muita pratica e dedicação eu acho.
Sim! Não tem como aprender só com teoria e sem colocar em prática
Na programação eu aprendendo rapido geralmente... pra escola 3u não consigo, aprender tão rápido pq meu cérebro ta enviesado a achar estudo chato kkk Para mim programação não é estudo, ai acaba q eu não tenho essa barreira
Tem também que você tá em um lugar com outras 20 (se tiver sorte nesse número, pode ser o dobro) pessoas, com uma cadeira desconfortável, sem saber o que esperar da aula, acordando cedo, não estar bem alimentado, com outras pessoas conversando ao seu redor, talvez com um professor que esteja apenas cumprindo meta e currículo.
E, realmente, quando você gosta, você vai aprender mais rápido, ainda mais se tem interesse ou vê como uma possibilidade de ganhar dinheiro.
Você aprende, depois base de conhecimento e da simplificação, basicamente por repetição e prática, a velocidade de raciocínio (inteligência e seus tipos) também implica no aprendizado e tem outros pormenores como disciplina, rotina, et cetera; mas, no fim, o que importa é você dizer para o seu cérebro que você precisa lembrar daquela coisa, ele vai entender isso quando você está forçando a lembrar daquilo de alguma forma - por repetição -, e a prática é melhor para entender como funciona do que apenas ver a teoria, tirar as coisas da imaginação é sempre mais difícil do que com uma referência.
Agora repare bem; como você faria essa repetição? Aí que entra a questão do caso a caso, nunca vai ser igual para todo mundo, pois todos temos limitações diferentes na vida e você vai ter que lidar com isso. Quando for se comparar com os outros sempre tente buscar o máximo de variáveis possíveis para entender onde está o seu erro ou onde está a sua limitação; às vezes a pessoa tem mais tempo do que você, às vezes ela estudou por mais tempo do que você, às vezes ela tem a base do assunto em questão e você não, às vezes você realmente é mais burro, às vezes você é menos ousado ou curioso do que outros, et cetera.
cai neste vídeo de paraquedas por conta de uma polêmica recente envolvendo o toddyn, mas ainda sim gostei muito de assistir e lhe ouvir falar sobre o assunto. Recomendo fortemente que assista ao vídeo recente do canal da replai falando sobre o toddyn. neste vídeo, ela explica diversas questões sobre aprendizado de uma maneira muito didática, ótimo de ouvir.
Mas qual a polêmica dessa vez? É ainda por conta do jeito que ele estuda ou é do curso novo dele? Eu fiquei bem curioso com o vídeo da Replai e acho que vou fazer um react sobre :)
@@Redaçandro é sobre o curso novo dele, adoraria ver um react do vídeo dela!
@@Redaçandro Basicamente ele fez um curso e cobrou um preço meio alto por ele, sim, deu uma polêmica gigante por causa disso kkkkk
Você é um cara muito simpático e tem uma didática excelente, sucesso professor !
Obrigado pelo comentário! Fiquei feliz com ele :)
Escola foi um atraso para mim. E uma das piores experiências na vida dos meus amigos, tanto que hoje eles não conseguem mais seguir em frente e já tentaram acabar com a própria vida. Se a escola é bom para >>você
Eu concordo contigo.
Pra mim, o ensino fundamental foi bom, o ensino médio foi uma desgraça. Quando eu virei professor, eu pude balancear o que os alunos esperavam e como o sistema funcionava. Tipo filme de terror que você sabe o que tá rolando mas só pode ficar de expectador.
Mas eu jamais vou obrigar as pessoas a gostarem de escola ou empurrar goela abaixo que ela é boa pra todas.
A escola tem pontos positivos, é isso o que eu tento fazer, mas não sou cego para p que existe de ruim.
Eu só acho que se seus amigos tiveram isso, o problema não é a escola e sim ELES que não foram procurar um psicólogo.
Eu sempre tive aprendizado passivo, vejo videos de computação por puro entretenimento e quando vejo sobre os assuntos na facul eles já estão encaixados na minha mente.
Caraca, sério? Isso deve facilitar muito de poder ir só ouvindo e absorvendo. Eu percebi muito que se eu anoto e aplico o que aprendo, vou absorvendo mais rápido e faz sentido. Deve ser maldição ou profecia de ser professor.
O principal motivo da escola nunca foi "ensinar matérias".
É muito mais produtivo (questão de aprender) estar sozinho estudando e quando temos duvidas procuramos um "mestre" direto para sanar estas.
Se você acha que uma sala com 20~40 alunos para 1~2 professores com a maioria pensando diferente vai aprender a matéria mais fácil, está enganado! Vai apenas nivelar para uma média o ensino (tornar medíocre), onde o com menor capacidade na matéria vai evoluir um pouco e o que tem maior capacidade vai ficar estagnado.
A importancia da escola está além de "ensinar", é um lugar para ter o convívio social, para discutir ideias, ter uma visão diferente da sua bolha, criar laços.
Infelizmente isso vem se perdendo, por que uma criança de 6~7 anos (na grande maioria) gosta de ir pra escola e depois perde o interesse? Porque se perdeu essa pluraridade e ritmo de cada um.
Você definir um prazo para que alguém aprenda algo é torturador. Não sei da onde tiraram que com 7 anos precisa saber tal coisa, 8 anos aquilo, 15 anos isso. Você doutrinar que é aquilo que precisa aprender e seguir sem que seja discutido ou muito menos que seja incentivada a discussão.
Existem exceções, mas a maioria dos lugares são assim.
É que escola nunca foi para todos. Escola era para poucos, quem podia pagar, e quem podia ter tempo e dinheiro para isso. Só depois da Constituição de 88 que a educação virou direito e obrigação, e, obviamente, ninguém estava preparado para ter 40 alunos em sala de aula, no que antes eram apenas 5.
Eu concordo que, muitas vezes, estudar sozinho pode ser produtivo, mas existem pessoas que preferem um estudo em coletivo com outras pessoas. Tem gente que prefere estudar ouvindo música, com live no fundo, anotar com canetas de 4 cores diferentes ou até só prestar atenção em um vídeo com velocidade 1.5x.
A escola, eu acredito que assim como você falou, é ambiente de convívio social. O ser humano é um ser social, a gente nunca consegue evoluir sozinho, mesmo estudando sozinho, vai empacar alguma hora e precisar procurar alguém com mais conhecimento (pode ser até outro aluno ou um professor) para poder avançar.
Eu vejo que tem muitos professores que ainda tentam fazer algo diferente nas aulas, nem mesmo de colocar tablet, mas as próprias atividades, jogos e formas de ensinar, mas é tão comum que professores façam motim se um professor começa a ser considerado "o legalzão" e a coordenação já fica com medo de dar processo que pedir pra copiar a lousa e passar lista de exercício é mais fácil e tem que cumprir prazo.
O difícil de poder discutir muitos assuntos é que, às vezes, não dá tempo de discutir. Muitas vezes você tem que jogar pro aluno que ele tem que saber daquilo e é isso.
Eu entendo que tem também muitas perguntas maldosas por partes de aluno que pesquisam a mais na internet e perguntam para o professor para que ele pareça ser "burro" ou saber de menos. Tem uma trend que é perguntar para um professor as 3 coisas que ele mais usa no dia. Caso ele não responda a matéria que ele ensina, geralmente respondem com "percebi que você falou 3 coisas em vez de falar a matéria que explica". Pois é, tem pergunta que às vezes é pra questionar o professor por questionar, não levar a discussão adianta (isso quando não tem gente que ri da pergunta chamando a pessoa de burra e lá se vai a coragem de perguntar, coisa que deveria ser normal).
Mas também tem gente que não tem paciência. Cara, eu só respondo cada comentário do vídeo porque eu tenho tempo e paciência (e o número de comentários não é tão grande). Tem muito aluno que pergunta coisa muito simples, ou você está cansado de ouvir a mesma pergunta. Só que adivinha: eu sou professor, é óbvio que vou repetir algo inúmeras vezes. Só que tem professor que já ficou de saco cheio, seja por desgosto, salário ruim, que pensou que poderia ser mais na vida, ou simplesmente perdeu o "brilho" de ser professor.
É triste para os dois lados, para quem ensina e quem quer aprender na escola.
O pior é que as escolas no Brasil pune os alunos que socializam em sala de aula, sendo esta a única vantagem da escola
@@luisgstmas eles deveriam se socializar no recreio
Esse professor parece ser muito gente boa
Que isso, são seus olhos generosos
Sempre gostei de muitos professores porque eu via em algum deles o esforço de aprender. Mas teve uma vez no ensino médio que teve um professor que não ensina-va nada e ficando passando uams 5 página pra gente copiar, e responder umas 20 questões sem ao menos explicar a matéria. Ele fazia desde jeito todo dia e era de português, ficava passando desse jeito todo dia.
Cara, pior que já ouvi dos meus antigos professores e coordenador: o mais difícil e doloroso da educação é que professor ruim mata devagar e é pior do que se fosse rápido. Isso que você falou é pra traumatizar qualquer um.
Video bem interessante, eu fui bem assim como ele mas apenas me focava no que eu gostava, mas eu acabo me confortando em algumas coisas e é algo que eu estou mudando, eu aprendi a desenhar desde pequeno pq achava algumas coisas bonitas e queria tipo 'eternizar' ou botar no pratico sla como expressar isso kkk hj em dia sei mts coisas até por conta de métodos de memorização que eu tenho (segundo minha auto avaliação) como Matemática e Lógica, Português, Geografia (em topografia), Ciências em geral (Bio/Quimico/Fisico), Programação e Lógica de Programação, Desenho, Animação 2D iniciante, Música e Remix, até rippar um jogo de PS1 eu fui atras kkkk hj em dia estou terminando um fangame mod, faculdade de dev software, estudando Marketing e negócios online. Só pq me interessou e eu vi vantagem pro meu futuro e não me deixa entediado.
Ai que fofo essa coisa do desenho hahahahaha
Quem diria que uma paixão se tornou tão útil em matérias tão diversas!
Eu acho que é inevitável se acomodar com o que gosta. Eu gosto de sempre estudar alguma coisa nova ou até rever algum clássico com novos olhos, mas tem vezes que dá preguiça mesmo.
Parabéns pelo sucesso!
Gosto muito dessa interação de professores com canais como o do toddyn, vídeo legal
Obrigado pelo elogio! Espero poder fazer outros vídeos reagindo a vídeos dele :)
Opa! Estudante de matemática aqui.
Falou algo que chamou minha atenção, e eu gostaria de comentar sobre. Primeiramente, durante TODO o período escolar, eu fui o maior odiador de "matemática" e já cheguei ao ponto de chorar de ansiedade e ódio por conta da "matemática", o que acontece é que descobri que grandíssima parte dos professores ensinam errado, naquele esquema de "decore para tirar boa nota na prova", o que faz com que a compreensão profunda do assunto não seja prioridade. Em menos de um ano, aprendi todo o conteúdo da escola, saindo de alguém que não sabia fazer equações de primeiro grau para alguém que estava estudando conteúdos de faculdade, e ainda estou, e afirmo que o tempo é sim algo muito importante, mas não é o principal, já que mais não significa melhor. Outra coisa que disse é que muitas vezes as pessoas procuram cursos já organizados, o que no meu caso particular também considero como um erro (no meu caso particular porque cada pessoa é uma pessoa), o que eu fazia era pegar um vídeo de um tópico que estava longe de ser do meu nível, cada parte que eu não entendia eu buscava uma demonstração, e se eu não entendia uma parte da demonstração eu também buscava uma demonstração pra essa parte e assim ia fazendo até chegar no ponto que eu entendia, evitando por completo fazer procedimentos predefinidos ou decorados, daí ia construindo do básico até o ponto em questão que selecionei, depois de dois dias demonstrava todas as etapas e fim! :D
Cara, decoreba é um tumor gigante na educação brasileira. Eu mesmo já gravei vídeo ensinando "esqueleto pronto de redação" porque sei que tem gente que pesquisa porque
1. Não tem nem ideia de onde começa e ali é um pontapé para criar o seu próprio
2. É mais fácil
Quando eu começo a mostrar pro aluno que não é "o que" ele escreve mas "como" ele escreve e percebe que não tem limites na redação, o aluno voa.
Muito legal essa tua jornada de aprender e ficar bom em matemática! Acho que eu mesmo já fiz muito esse "buraco de minhoca de Wikipedia" de ficar indo ver um conceito e ver outro, ver outro, ler um exemplo, ler o artigo mencionado e por aí vai.
Obrigado pelo comentário! Fiquei feliz de poder ler!
@@Redaçandro Eu que tô feliz de ler tua resposta, grande honra.
É como ouvi alguém aí dizer, saber o que fazer é diferente de saber o que está fazendo.
Sim!
Teria umas dicas de canais para estudar?
Vou aderir
Adorei o vídeo!!
Eu acho importantíssimo aprender a aprender
Exatamente! Aprender é sempre importante! Obrigado pelo comentário! :)
Minha vida inteira eu fui totalmente linear...
Eu seguia um trilho de que eu tinha que eu tinha que focar na escola, vestibular e por fim a faculdade, e como se isso fosse minha prioridade máxima e que eu só devesse fazer aquilo...
Hoje com meus 15 anos, eu vejo que a vida é mais do que escola, e também descobri coisas novas sobre mim, graças as essas pessoas como toddyn... eu descobri que sou mais inteligente do que parece, além de saber oq quero da vida...
Foi mt bom conhecer esses caras, antes eu n me achava tão inteligente e capacitada pra nada, e minha família adora me por pra baixo nisso.
Mas Agora ninguém me segura mais.
Uma das coisas mais curiosas da geração dos Boomer (ou "Me Generation") é que eles colocaram na cabeça que você precisa fazer uma faculdade para ser alguém na vida.
Pois bem, olha pra hoje: ninguém aceita mais ninguém sem diploma, pra poder fazer trabalho que não precisa de diploma. Um monte de gente que pede inglês fluente e a reunião nem é conversada, é só ouvir o chefe falando do que fez no fim de semana. A gente caiu nessa piada de que a faculdade ia resolver algo mas só atrapalhou todo mundo.
Só que a gente tá vendo os efeitos agora e tem muita gente que não caiu nessa. Tem gente que se deu muito bem com faculdade, tem gente que não (meu caso).
E é um costume terrível de familiar de sempre por pra baixo, sempre tem um primo melhor. Eu mesmo fui o primeiro a sair de casa, com um salário, pagar o aluguel, e me perguntavam "mas quando vai terminar a faculdade?" sendo que fui o primeiro a entrar. É aquela ideia idiota de "se elogiar, estraga", mesmo que a gente peça diretamente para não ficar criticando.
Falar sobre o vídeo do toddyn dá sucesso, vai nessa que dá bom
O Toddyn tem muitas boas ideias, é interessante ver a perspectiva dele, é comum que muitos assuntos sejam com os mesmos argumentos ou mesmas perspectivas, ele é um ar fresco para novas ideias (mesmo que eu não concorde completamente).
Mas a minha ideia é sempre trazer relacionado à educação e redação. :) Eu vou fazer mais reacts dele, sim! Quero fazer também do Ludoviajante, Leon e Nilce e do Ora Thiago
Acho que a maioria das coisas que conheci no youtube foi por sugestão, fui vendo uma coisa que procurei, me recomendou algo nada a ver mas gostei, ai me recomendou outra coisa, e assim foi, vi diversos assuntos e diversas áreas diferentes, sem pesquisar elas.
Sim! Acho que faltou o ponto de que o TH-cam vai aprendendo e recomendando com o que você ativamente digita para aí recomendar melhor. Obrigado pelo comentário! :)
A trata do toddyn ta me recomendando canais novos maravilhosos ❤
Que isso! Obrigado pelo feedback positivo! Fico contente de ler!
. Ou, como esse vídeo ainda não viralizou?????
Nossa, eu já tô feliz demais da conta a semana inteira que esse vídeo chegou em 500 views e o tanto de comentários legais hahahahahaha
Já tô bem feliz :)
Sobre o assunto do TH-cam, e as redes sociais no geral, nos prenderem numa bolha e só encontramos coisas quando as pesquisamos especificamente, bem...eu discordo.
O TH-cam, e outras redes sociais, têm a opção "novidades para si" que mostra coisas MUITO fora do meu conhecimento e que podem despertar novos interesses e inclusive despertaram.
Concordo no entanto que a escola é importante para aprender um pouquinho de tudo, já que, isso é o que nos faz descubrir o que realmente gostamos, e então, focarmos nisso.
Bom react.
Realmente eu deixei de apontar quando o algoritmo ajuda a recomendar quando tem algo que você assiste somado a outros usuários que seguem parecido.
A parte de sugestões vai trabalhando com o que você segue e procura especificamente para aí te recomendar.
Obrigado pelo comentário e elogio!
O TH-cam recomenda os assuntos que você pesquisa e também relacionados... Se você pesquisa sobre Pyhton pode ser que apareça um vídeo sobre Java. Se você vê um canal de programação focado em front pode ser que o algoritmo te recomende outro focado em back. É assim que vou chegando em canais mais focados e aprendendo conceitos mais específicos.
Sim! Eu pequei bastante em falar de como o algoritmo acha sugestões.
Até porque ele consegue filtrar o que outras pessoas com as mesmas inscrições vêem que nem você.
Obrigado pelo comentário!
@@Redaçandro Imagina, não pecou não... é difícil saber de tudo quando se fala de coisas complicadas assim... Não leve meu comentário como negativo. Você faz um trabalho incrível, professor. Parabéns! Ganhou mais uma inscrita por causa dessas recomendações.
Tem uma coisa que sempre me encucou, eu sempre sempre sei de coisas que eu não sabia que sabia e também sei de coisas que eu não sei onde aprendi nem como aprendi, e isso é desde de eu pequeno. Também tem umas coisas que eu simplesmente faço por intuição, tipo cálculos; eu faço isso sem precisar colocar no papel ou pensar muito, eu olho e só sei a resposta.
Que loucura hahahaha
Mas acho que o conhecimento é isso mesmo. É mais importante usar e ser prático do que saber de onde veio.
Lógico que num quesito acadêmico e científico é importante citar e dar fontes, mas, no geral, tem que ter utilidade.
eu tbm kkkkkkkkk direto algum professor colocava uma conta no quadro pra explicar e perguntava algo, eu respondia algo tipo "ah deve ser tal...." e era respondido de volta com um "então vc gosta de matematica?" e eu devolvia um "não, muito pelo contrario, odeio. eu gosto mesmo é de facilidade"(quando respondia ne kkkk pq n queria ser odiado por os outros alunos, sla poderiam pensar q eu to querendo me exibir ou chamar atenção pra mim se eu respondesse demais, sendo q eu odiava ter atenção pra cima de mim)
(Minuto do Video: 13:55 ) Gostaria de apresentar um ponto, O TH-cam tem diversos modos para descobrir oque você gosta e te recomenda sim conteúdos que ele pensa que você pode gostar sem você especificamente o pesquisar, por exemplo o TH-cam me recomendou seu vídeo porque eu vejo o canal do toddinho não porque eu procurei especificamente seu canal, fora isso, Ótimo video professor! continue sempre disseminando a Verdade.
Sim! Ficou faltando eu falar que o TH-cam também recomenda o que é relacionado com o que você gosta e que outras pessoas assistiram. Por isso até mesmo que você chegou no canal por ser um react do Toddyn. Acho que como eu tava muito com a cabeça de como achar coisas no TH-cam sem ter recomendados ou/e o algoritmo que vai te ajudando com o que é parecido, ficou parecendo que o TH-cam só mostra o que você digita especificamente. Obrigado pelo comentário :)
@@Redaçandro é nois fessor
@@Redaçandrocheguei no seu canal pelo mesmo motivo
Eu sonho em me tornar um piloto de avião da marinha do Brasil, e em nenhum momento da minha vida a escola me ensinou o básico de como funciona um avião e muito menos como pilota um
Mas tu aprende aerodinâmica, velocidade, perspectiva, ética e matemática. Pilotar um avião requer aulas específicas, tal qual pilotar uma betoneira, carro ou empilhadeira. Até porque pilotar um avião na marinha é totalmente diferente de um monomotor, boeing 747 e da aeronáutica.
poxa queria ter um professor que no final da aula teria um assunto interessante como os conteúdos que o toddynho produz e sobre reflexões, paradoxos, jogos e etc até dar a hora de sair
É bem legal de falar com os alunos sobre algo que foge da esfera “passar no vestibular”, até mesmo de bobeiras.
A vida é bem mais que redação e nota alta.
mlk, eu tinha um professor de filosofia no ensino médio q eu conversava por horas debatendo assuntos e assuntos. os mais diversos paradoxos e todo tipo de pensamento q um filosofo da era antiga podia ter.
era muito divertido, eu era alguem q até então n prestava atenção em nenhuma aula por muito tempo, basicamente desde o ensino fundamental ficava ou dormindo ou jogando alguma coisa durante as aulas(eu nunca fui cobrado por fazer isso por nunca ter tirado uma nota vermelha, então n tinha pq reclamar mesmo). mas voltando ao ponto, esse professor foi o unico q conseguiu me manter escutando, falando e pensando sobre o conteúdo da matéria dele.
detalhe relevante: eu não gosto de filosofia, não memorizo nome de pessoas(nem filosofos e nem pessoas que "conheço" a anos), e não gosto da ideia de ter q saber "nomes tecnicos pra coisas simples porque pode cair em provas".
É que ele te tratou com respeito.
Eu sempre tratei meus alunos com muito respeito, mesmo o que eu poderia rotular como "desrespeitosos". Eu já dei aula de inglês, espanhol, gramática, literatura e redação. Mesmo quando dava uma aula insuportável, tinha um ou outro que prestava atenção e entendia a matéria.
Eu mesmo era tratado com muito respeito pelos meus professores (mesmo sendo um péssimo aluno). Eu só tento cultivar isso que eles fizeram comigo. Fico muito feliz do professor ter mudado sua vida. Ele parece ter sido um cara bem legal. :)
No colégio provavelmente o pessoal estuda mais por obrigação ou por saber que é necessário, depois que sai dá escola básica e talvez até o ensino médio, aí vc estuda o que você quer, e aí o querer muda muito, e outra, o bom aluno e aquele que procura se adequar ao professor igual a um chefe por exemplo, se vc é bom não interessa se teu chefe é bom ou ruim, vc simplesmente se destaca e pronto, claro vem aí a maior dificuldade da vida, interação social, que a gente faz desde criança, mas as vezes parece que nunca aprendemos o bastante, mas essa é a vida!
@Redacandro por isso eu gosto de conversar com adultos responsáveis e que gostam do que fazem, por mais que eu não tenha interagido com o Sr., eu noto que tem o interesse em conversar com seu público, fazer questões, sanar dúvidas e o que eu mais acho interessante e a compreensão e a cordialidade que direciona a conversa.
Infelizmente hoje em dia isso falta muito nas escolas, assim como o senhor mencionou no vídeo, sempre há aquele professor que você gostava da aula dele porque ele ensina de uma forma diferente, e o que eu mais gostava de fazer quando ainda era um batutinha, era ter longos diálogos com os professores de português, inglês e matemática, posteriormente de filosofia, sociologia, física e química. Manter o respeito, a cordialidade e o profissionalismo em um diálogo que o principal intuito é a troca de informações, como uma conversa sobre uma matéria entre um aluno e um professor.
Não é de se surpreender comentários como o que você ou o Toddyn recebem aparecem em vídeos desse tipo de conteúdo. Vem ficando mais escasso o número de professores, mentores e mestres que vem perdendo a vontade de ensinar, o ânimo para acompanhar os alunos de perto. O problema infelizmente é muito maior que eles mesmos, está no alicerce de todo o sistema de trabalho, educação, da sociedade como um todo, se pararmos para analisar as falhas nos alunos estarem aprendendo de forma medíocre, muitos apontarão que é porque os professores são desinteressados em ensinar. Mas por que estão dessa forma? Bem, podemos apontar que são muitos alunos para acompanhar os ensinamentos, baixo incentivo da parte dos pais, o que acarreta em alunos que atrapalham o andamento da aula, o baixo salário, que desencoraja qualquer profissional em qualquer ramo de trabalho. Por que os professores ganham pouco, por causa da baixa importância que os políticos dão para os cargos públicos da área da educação. E se formos analisar o motivo disso, ele acaba voltando em uma espiral onde um sabota o outro, e faz um efeito dominó que pode acarretar em uma sociedade onde a maioria tem pouco ensino até mesmo básico, que atrapalha a uma convivência normal.
Eu, como pessoa que passou a vida toda dentro de escola pública e meu recurso para aprender as coisas foi ser um autodidata, como o próprio Toddyn, tenho um ponto de vista que até mesmo os professores não tem, e não me entenda mal, dentro do ambiente e fora dele todos tem um ponto de vista válido, professores, monitores/representantes da instituição, alunos e pais, todos tem seu ponto positivo e negativo olhando cada aspecto da escola. Eu recentemente vi em um meme bobo na internet algo como "Okay, mas como eu pago um boleto e faço um empréstimo?" E o professor da uma fórmula de Bhaskara e faz um joinha para ele. É bobo mas é verdade. Se vamos aprender o básico do básico, que aprendamos primeiro a como de fato viver! Realizar procedimentos simples, além de trabalho dos pais, também pode ser do sistema de ensino público, desde que novamente, com todo o framework consertado, parece que eu apenas estou reclamando do governo e do dinheiro, mas realmente, pare para pensar em um diagrama deste tipo:
Aluno com ensino lento->
->Professor que ensina pouco->
->Excesso de alunos e de matérias por professor, gerando trabalho excessivo para o mestre ->
->falta de contratação de mais professores por matéria->
->pouco investimento e oferta limitada
->pouco investimento por conta de cortes de verba e arquitetura das próprias escolas serem pequenas e limitadas e a oferta limitada por falta de alunos que se interessaram o bastante pela escola para se formar como professor
Nota como isso se torna uma espiral? Infelizmente o buraco é MUITO fundo e cada hora que o explora o rabbit hole fica mais complexo, temos muito a consertar e infelizmente ainda não consegui achar uma forma de consertar o Brasil todo. E é uma pena saber que poucos conhecem esse problema mais a fundo, mesmo que saibam que eles está lá.
Então, tem muitas coisas, é difícil até começar.
Eu já fui muito julgado e perdi até oportunidades de emprego por querer falar e me preocupar com os alunos. Eu já tive diretor pedindo pra não adicionar aluno em Facebook e que não era para ter relacionamento fora da escola (sendo que uma penca de professores tinham noivas e esposas que eram ex-alunas).
É uma aniquilação de sociabilidade. Só que eu também já fui inocente - fui muito amigável e acessível e aproveitaram disso.
Eu acho que a internet é o último bastião de interação e é triste - somos seres sociais na origem por fala, não por escrita. Estamos acostumados a ver rostos, expressões, tonalidade, linguagem corporal, não estamos acostumados com abreviações, stickers e pontuação (acostumado no sentido de podermos identificar tão fácil a ponto de ser natural, qualé, quando eu vejo alguém escrevendo tudo certinho, com acentuação e maiúsculas, EU acho estranho).
E acho que o trabalhador (não só professor) que faz o mínimo (comunicar, tirar dúvidas, executar as atividades) é cada vez mais raro. Eu não digo isso de ser mais velho, até os professores da minha idade e mais velhos não fazem o mínimo e é inacreditável quem faz até mais do que devia. É desmotivante, porque eles puxam a gente no breque pra não se esforçar e ganhar mais trabalho.
E eu também tive esse vídeo fora do comum, nenhum outro vídeo meu normalmente passa de 100 views, os meus mais vistos de 2k tem mais de 1 ano de idade. Acho que se eu tivesse esse tanto de comentário toda semana ia ficar maluco hahahahaha
Ah, eu garanto que ficaria, com meus vídeos de dublagem eu já reclamo com meus 2 comentários por semana, quem dirá um canal de aula que está crescendo tanto assim! De qualquer forma, desejo sucesso a sua carreira e seu canal!
obrigado pelo vídeo professor!
Eu que agradeço pelo comentário!
Envelheceu como vinho kkkkk
Alta classe
Quem quer tempo, precisa se organizar, claro que nem todo mundo tem 10 horas, mas se a pessoa se organizar dá pra se expor a determinado assunto e aprender sempre em tempos vagos, tipo sempre quando a pessoa está indo a algum lugar e pode colocar um áudiobook ou está parada aproveita pra ler um livro (tem milhares de livros em formato digital de graça)
Lógico, mas tem muitas pessoas que acham que ficar exposto ao material (como Toddyn cita) pode contar como estudo. Eu mesmo preciso entender a teoria, colocar em prática, ver exemplos, eu jamais poderia estudar algo só por ficar ouvindo ou vendo, eu preciso de algo que consiga colocar em prática e isso vale para qualquer um - quando se entende como se absorve conteúdo da melhor forma (o que é sempre individual), mais rápido alguém pode estudar e aprender
Ótimo vídeo professor. No meu caso não tenho aprendido quase nada com as matérias, aprendo mais ignorando a aula e conversando com os alunos. Ou o que é dito eu já sei ou é ensinado coisa inúteis.
Desde o segundo ano do fundamental até o segundo do médio tem sido ensinado evolução. Que não só é inútil na biologia, como todo ano é só um repeteco disso.
E isso quando não é ensinado coisas erradas e achismos. Tipo "yeah galerinha, cada parte da língua serve pra diferentes sabores".
irmão, começa a prestar atenção nas aulas, se tu acha que evolução é inútil você não aprendeu a matéria
Pode ser que você tenha que ver a teoria em prática. Muitos assuntos podem ser chatos em teoria, mas quando aplicados a situações que precisam de problemas para serem solucionados se tornam 100 vezes mais interessante.
Só pra dar um exemplo de como a evolução seria legal - no jogo do Zelda, Breath of the Wild, para o próximo, Tears of the Kingdom, muitos dos monstros continuam existindo mas se adaptaram e mudaram. Daria para fazer muitos papos de como que isso influencia na evolução, até mesmo coisas simples (o que ajuda na camuflagem, porque os biomas mudaram).
Pode ser que você aprenda mais conversando com seus amigos porque eles são significativos e importantes para você, fazendo com que seja menos chato. Vai ver, você precisa trazer uma utilidade mesmo para o que estuda. Pode ser desde aplicar isso em situações parecidas com jogos, fazer anotações, pesquisar uns filmes e documentários que falem do assunto ou uma vídeo-aula no TH-cam.
Que nem no vídeo, tem Otaku que ensina matemática, vai ter um cara fora da curva pra te trazer interesse.
Bem vindo ao ensino brasileiro kkkkkkkkkk ainda bem que fui para uma escola boa, no caso o IF, Instituto Federal, tinha um ou outro professor ruim, mas de resto, só professor top
@@felipem5736 É praticamente inútil no dia a dia, tem muita coisa mais importante para ensinar do que isso, ensina uma vez ali e dá espaço para outras coisas
@@flur9430 eu queria um dia poder ensinar ou vivenciar um IF
eu não aprendo rápido, mas hoje eu aprendo mais rápido que antigamente com minhas metodologias, e eu também entro uma espécie de hiperfoco mas não quer dizer que sou inteligente, na verdade sempre tive dificuldade em aprender na área que quero atuar: programação.
Eu também sinto que sei estudar hoje em dia melhor. Muito menos de que meus professores não me ensinaram a estudar, mas o meu interesse mudou.
Espero que fique melhor pra você estudar programação!
Meu caso é que eu demorei para perceber que eu tinha capacidades de aprender algo facilmente..
@@Blluuuu como funcionou isso? hoje em dia também estou aprendendo mt mais e em menos tempo, mas tem que ter método apropriado.
@@Blluuuu e como você tem feito pra poder aprender com mais facilidade? Ou ainda tem dificuldade?
@@moonandwine Eu sempre fui uma pessoa que raciocinou muito, gostava de planejar as coisas antes. Não havia um momento em que eu não estava pensando sobre qualquer coisa, a questão é que eu delegava este raciocínio para jogos e desenhos, cultura pop em geral.. De certa forma, eu acabava procrastinando em deveres que realmente deveriam ser feitos para o bem do meu desenvolvimento pessoal e social. Após perceber isso, eu mudei o foco mais para o estudo.. Enfim, o fator que me fez ter esta facilidade já era algo que eu tinha a muito tempo, porém que estava utilizando da forma errada!! Não há um método, é só uma espécie de raciocínio metódico e acelerado que eu desenvolvi ao longo da minha vida.
Pra mim o problema de estudar era (e ainda é) a ansiedade.
Eu faço bacharelado de Sistemas de Informação e estágio numa empresa de tecnologia e estou cercada de gente com muito mais conhecimento que eu. Eu me autosabotava e nem tinha vontade de estudar além do que era obrigada por sentir que não valia a pena, pois já tinha gente "melhor" que sabia daquilo.
Só comecei a mudar recentemente por causa de uma prova em que corri desesperada pra professora pra fazer a segunda chamada porque achei que fui mal e ia reprovar na matéria, e tirei 10 kkkkkk ela disse que eu era muito inteligente, mas tinha que controlar meu nervosismo. Então, tô tentando ir um passo de cada vez e me sinto muito melhor agora, tô aprendendo coisas que sempre quis mas fazendo de pouco em pouco por falta de tempo.
Aliás, ótimo vídeo!
Parabéns pelo desenvolvimento! Tem gente perto de você que você deve considerar abençoada ou iluminada e que deve se sabotar ou se cobrar tanto que você tem nem ideia.
Assumir que você tem dificuldade não torna você pior, muito pelo contrário, mostra que você tem autoconhecimento e consegue perceber a melhor estratégia de estudo para você mesma.
Eu, por exemplo, funciono bem com "metas", do tipo "quero aprender o básico de holandês em 6 meses". Só que tem gente que acha isso horrível, mas a pessoa que sabe disso e não se põe na mesma situação que é minha é talvez até mais inteligente do que eu.
E, realmente, na universidade, é difícil você olhar para alguém e pensar "sou mais esperto que essa pessoa", porque a gente nunca compara de forma justa. Minha noiva é pós-doc em uma universidade internacional, ela é a única pós-doc do laboratório e ela se acha insuficiente porque não é professora acadêmica. Eu fico me perguntando se o dia que ela se tornar professora acadêmica, se ela vai ficar falando que ela não é o suficiente porque não tem Nobel.
Só é justo se comparar com seu "eu" do passado, fora disso, a gente não sabe se a pessoa tem mais facilidade, teve curso preparatório, gente para incentivar, se teve que se preocupar em trabalhar antes de estudar ou passa necessidade.
Parabéns pelo desenvolvimento! Obrigado pelo comentário!
Provavelmente, só pela sua escrita você já é bem melhor que eu em nível intelectual, mas pra mim tipo aprendi com alguns canais do TH-cam a nunca me comparar com os outros eu sou ruim em tudo que faço mas tinha uma única meta de vida ser melhor a cada dia. Minha vida tava boa até aí tava estudando de boa e treinando mas meus pais começaram a me precionar pra saber qual faculdade eu iria ir ou qual emprego eu gostaria de fazer, aí disse que não sabia e já começaram falando que eu ia ser vagabundo e etc... Por isso vou estudar o máximo em quando tiver na casa dos meus pais pra conseguir um bom emprego e sair logo.
@@DrakkoTrap Você parece ser muito inteligente! E aparenta também ter bem mais determinação do que eu.
Realmente eu não posso reclamar da minha família pois sempre me apoiaram nesse sentido. Acho que me cobro tanto para não decepcioná-los já que tiveram que passar por muitos perrengues para eu ter as oportunidades que estou tendo agora.
E sobre a faculdade, você faz bem em focar em estudar e descobrir o que quer. É um pesadelo passar toda noite estudando algo que você odeia por pressão ou estar em um ambiente que você não quer. Cada um com seu tempo e tudo bem se não quiser fazer faculdade também.
Enfim, agradeço pelo comentário e desejo muito sucesso pra você!
@@mariafernanda4206 Brigadão, pelo seu comentário me deu mais motivação pra seguir adiante. Desejo que você consiga realizar seu sonho.
@@DrakkoTrap acho importante não pensar que você é o melhor, mas achar que tudo que faz é péssimo mais te atrapalha do que ajuda.
Você sempre pode aprender, e nunca vai ser esnobe por saber algo ou reconhecer que sabe fazer algo bem. O seu próprio texto reflete - você faz o uso de acentuação, maiúsculas, tem uma linha de raciocínio que faz sentido ler e você pensou em tudo isso.
Jamais se contente em achar que é o melhor de todos, mas achar que tudo que faz é ruim te atrapalha tanto quanto. Você com certeza faz algumas coisas de forma razoável: isso é mais do que o suficiente.
Kkkkk o mano é MUITO legal e bom quando um professor reagi um cara inteligente que programa jogo tenho mais direção do que vou fazer na vida sabe, ah cara tem um vídeo muito fo do toddyn que é aó na tela preta mais é MUITO BOM por favor reagi esse video 🙏🤣🤣
Eu acho que sei qual vídeo você tá falando, que ele fala que não importa o que ele faz as pessoas continuam assistindo, né? Aí entra numa espiral que o vídeo termina muito esquisito.
Mas o vídeo nem tá mais no canal, tá? Eu fui ver e não tem mais
@@Redaçandro sim, eu tbm kkkkkk o vídeo infelizmente tá privado e ninguém conseguiu reupar ele até agora
Gostei, vosmecê é gente fina
São seus olhos generosos!
Concordo com muito dos assuntos, mas só queria te parabenizar por responder a todos (Ou quase) os comentários
Obrigado hahaha tem muita coisa que o vídeo limita eu poder responder ou coisas que não pensei na hora de gravar ou editar.
E muitos dos comentários são respeitosos, a vontade de responder aumenta com tanto engajamento positivo :)
Gostei de você. Muito bom seu vídeo.
🐕
Obrigado pelo comentário! Gostei de você também :)
adorava meu prof de matematica q passava resposta das provas de outras materias
Top 10 professores de anime ao som de Three Days Grave
11:20 o nome disso é Devlog
O que ele tá montando da casa ou ele ensinar tudo de forma rápida?
@@Redaçandro devlog é um vídeo mostrando o desenvolvimento, independentemente do q e como...
'' neuroplasticidade ''' uma coisa que a escola nunca aproveita dos alunos
Como daria pra melhor aproveitar?
você é muito legal! :)
Que isso! Generosidade sua!
Ótimo video professor!
Muito obrigado! Fico feliz com o elogio!
na minha opnião, as pessoas que dizem "aprendo aqui o que a escola não conseguiu me ensinar", é porque na escola elas não tem interesse de aprender, independente do motivo, se acha tediante, chata ou etc, mas o fato é que ela não esta afim. mas quando a pessoa vai pesquisar o assunto é porque ela esta afim de aprender, por isso ela "aprende aqui o que a escola não conseguiu ensinar".
É uma mistura de ir em um lugar específico e ter suas expectativas realizadas. Eu mesmo disse: pode ser que você foi pra um vídeo meu e teve o que queria. Vai ver foi outro TH-camr. Vai ver nem precisou passar pro vídeo.
Mas é difícil mensurar o que você aprendeu na escola e não precisou ver no TH-cam.
as vezes é a sala também, estudar pela internet você normalmente vai estar em um local mais privado, não que estudar em sala de aula seja ruim mas sozinho você tem o beneficio de que não há tanto barulho é mais fácil se concentrar.
@@estudar2196 sim!
o cara literalmente respondeu todo mundo kkkkk se eh foda
Que isso hahahahaha você que é!
Infelizmente a lógica de estudar 10 horas para uma pessoa classe média no Brasil fica meio irreal, mas realmente, se fosse possível seria o ideal.
Sim! Eu acho que o Novo Ensino Médio é uma tentativa de trazer algo novo mas ainda sendo velho.
Se fosse REALMENTE possível só estudar e ser recompensado (coisa que ninguém é pois uma geração inteira falou “estuda pra ser alguém” e agora ficam acreditando em qualquer coisa em corrente de WhatsApp) seria o ideal mesmo.
Para as pessoas mais novas é possível
O Toddyn parece ser jovem, talvez por isso ele tenha essa opinião, falta experiência. A parte boa é que ele já sabe que a imersão é uma excelente forma de aprendizado, o problema é que não dá pra fazer isso com tudo, ou seja, ele não vai conseguir imergir em conteúdos de biológicas, química ou até mesmo matemática, porque não são do interesse dele e quero ver ele convencer um médico ou um engenheiro aeroespacial que as áreas deles são chatas ou desnecessárias.
No fim, para se aprender algo, precisa de 1) interesse, 2) dedicação e 3) entender quais passos você precisa executar para aprender aquilo que deseja (é tipo pegar um atalho para chegar mais rápido no objetivo). Saber como você obtém os melhores resultados também é importante, para maximizá-los.
Eu acho que pode ser o fato de que ele vive uma vida diferente, nem que seja jovem. Eu já tenho meus 29 anos e continuo ouvindo que "quando eu ficar mais velho, vou entender". Tipo, eu entendo, experiência é tudo, mas nem todo mundo vai ter a mesma visão de mundo, e o Toddyn tem uma visão de mundo e uma (aparente) experiência de vida bem diferente da minha, o que eu acho muito interessante.
Ser algo de interesse ou que seria um assunto "menos relevante" sempre vai depender de todo mundo. Tem gente que simplesmente não entende a importância de estudar área de humanas, de biológicas ou, pior, glorifica uma área em detrimento das outras.
Realmente, tudo que você falou para poder aprender algo, faz muita diferença. Pode até levar mais tempo para umas pessoas e menos para outras, mas é inegável que interesse, dedicação e autoconhecimento são uma porção enorme de aprendizagem.
@@Redaçandro De fato, fui muito taxativo na minha fala, não dá mesmo pra saber se é falta de experiência ou um mundo totalmente diferente do meu (nosso), tô parecendo os velhos da nossa época.
De certa forma, me incomoda esse discurso utilitarista do ensino e acabei projetando isso nele. Isso ocorre, porque eu descobri oportunidades que só existem dentro de uma universidade e que dificilmente estariam disponíveis para quem não entrou em uma e esse discurso do Toddyn é muito utilizado por pessoas que pregam justamente a falta de utilidade de uma faculdade.
Que isso, é difícil realmente transparecer tudo o que quer dizer em texto hahahaha
Eu também acho difícil essa visão utilitarista. Como que a gente vai saber o que de fato é útil? Matemática tem I.A. para fazer, um excel faz em 3 segundos, linguagem de programação é mais importante do que saber regras gramaticais de colocação pronominal.
Mas eu entendo o Toddyn porque MUITAS DAS VEZES a universidade não conversa com a sociedade, é uma bolha muito perigosa, eles acham que estão resolvendo os problemas do mundo quando na verdade só estão conversando entre si em uma sala de ar condicionado mostrando PowerPoint feio pra 5 gatos pingados.
Eu acho que a visão do Toddy mostra o quanto a universidade precisa estar mais relacionada com a sociedade, não porque ele está errado, ele está certo em alguns pontos, mas é mais falha da academia do que dele.
Estudar muito sem estudar com eficiência, é o mesmo que perder tempo.
Do que adianta estudar 10 horas e não conseguir absorver o conteúdo e ainda ficar sobrecarregado e frustrado, não se baseie em outras pessoas, como o professor disse, se conheça, estude de formas e tempos diferentes a cada semana, no final do mês, veja qual forma e em qual semana você se sentiu mais agradável, eu descobri que meu limite são no máximo de 3 a 4 horas, só pelo fato de que me sinto incomodado a fazer só isso, as vezes se exercitar ou meditar ajuda a desestressar e te deixa mais focado e bom, isso funciona pra mim, pode ser diferente pra você.
Sim! Tem gente que realmente aprende com 10 horas de estudo, como tem gente que aprende com 2 horas, ou aprende com teste, ou aprende fazendo música, ou com resumo, ou com exercício.
Pra mim a escola foi um inferno porque eu sofria bullyng e abaixavam minah auto estima, pra pelo ter coragem de levantar a mão e dizer que tenho dúvidas, se os professores percebecem isso e me ajduacrm um pouco naquela época. Talvez minha vontade de querer aprender e não achar estudo uma parada seria menor. Esses anos eu venho tentando reproduzir um bom estudo sozinho, e pesquisando pra dessa vez estudar melhor e com interesse. Agora não ligo mais pro que as pessoas digam da minha inteligência ou aparência. Naquela eu escutava tanto que acabei acreditando que sou burro mesmo e feio, que nem tinah coragem pra pedir uma ajuda. "Bom, mais e sua mãe" ela não tem condições de me ajudar nem financeiramente e nem com que aprendeu porque ela só estudou até o 4 ano. Infelizmente eu só tenho, não é culpa dela não gente é minha e dá falta de educação dos alunos na escola. Supriam o seu vazio descontando nos outros.
Sinto muito pela sua situação e fico feliz que agora está melhorando.
Tem muita gente que acha que é fácil pedir ajuda e só falta vontade, mas tem vezes que é que nem sua situação: pressão social; terrorismo psicológico; dificuldade financeira.
O problema da escola, é que tem 30 40 alunos na mesma sala, uma parte quer estudar, outra quer fazer bagunça, fica um caos total, o professor ainda vai ter que lidar com os alunos e assim não dá para prestar atenção e tenho que ver no TH-cam
Sim, mas o problema também nem é quantidade, tem outras tantas coisas como ter dormido mal, ambiente mal iluminado, fome e até cansaço dos alunos. O TH-cam vira realmente um lugar de “aprendi aqui o que não aprendi na escola” porque aqui o estudo é direcionado.
cara eu estava focado em aprender ingles e assim eu fui em uma playlist na internet com os mesmos assuntos da escola e aprendi muito mais conteudo do que nas minhas aulas
De qual canal que era os vídeos da playlist?
Isso me lembrou de algo kkkkkk Acho que o toddyn caiu em papo de vendedor de curso. Seu video foi muito bom fazendo react com esse ai
Quê? Como assim?
@@Redaçandro é que vendedor de curso tem esse papo de aprender sozinho, apesar que não é bem assim. Porque ele só estuda oque quer e acaba que alguns conceitos ficam pra trás. Nem sempre tutorial de TH-cam realmente ensina ☕👀
Aaaaaaaah agora entendi. Putz, mas sabendo do papo dele de bitcoin e anarcocapitalismo, não sei se dou risada ou tenho dó.
MT bom o vídeo
Muito obrigado!
um ponto chave que acredito que os jovens não são estimulados, é serem curiosos. Apenas ouvem e aceitam aquilo da forma como é por mero comodismo. O fator curiosidade é algo que acende uma lâmpada para vontade de estudar/investigar um assunto, que enquanto se mantiver acesa, a pessoa vai procurar aquilo por conta própria. Mas, não, infelizmente as pessoas apenas aceitam as coisas como elas são e ponto.
me citando como exemplo, tem vezes que eu to apenas tomando um café, olhando a paisagem, e me vem na cabeça:
"Por que bocejamos?" R: uma das respostas é ter relação com o baixo nível de oxigênio no corpo, as mitocôndrias não recebem tanto oxigênio para produzir energia, e assim ficamos sonolentos, o bocejo é uma forma de puxar uma carga extra de ar para o corpo aguentar o tranco.
"De onde vem a sensação do vento, ou melhor, o que é o vento?" R: diferenças de pressão atmosférica.
"Como as nuvens se formam?" R: gotículas cristalizadas.
ou seja, são perguntas completamente sem pé nem cabeça, mas que possuem uma lógica incrível por trás.
eu lido com programação, mais precisamente, desenvolvimento de games, ou seja, nenhum dos assuntos acima tem relação com meu dia a dia, mas surgem de repente.
Eu acho que tem muito da utilidade também. Pela escola criar essa constante “você precisa fazer X porque Y”, seja pra não dar suspensão, tirar nota, pegar o celular ou chamar os pais.
O tanto que já ouvi “vai cair na prova?” ou “hoje vai ter aula?” porque não ia fazer uma aula tradicional é bizarro. Os alunos são condicionados a saber de informações em troca de ter nota e/ou não serem punidos. Eu aprendi a ficar quieto na sala e perguntar pouco porque é muito mais recompensador ficar calado, ninguém pega no seu pé e os professores param de pegar birra com você.
Eu sou da área de Letras e tem vezes que entro numa espiral de saber origem de nome, vida de autor e isso jamais seria recompensado se no Brasil não tivesse lista de livro pra vestibular ou prova do livro. Meu canal existe mais como um “você precisa dessa nota” do que alunos que possuem curiosidade.
Curiosidade realmente é importante, mas instigar é mais difícil ainda, como que a gente vai ensinar alguém ter gosto por saber de algo?
@@Redaçandro então né, eu sempre fui esse tipo de aluno que pergunta as coisas até não poder mais. E sinceramente falando, hoje eu dou graças a Deus que existe o ChatGPT, porque eu consigo aprender muito mais coisa a hora que eu quero. Ele se molda exatamente ao estilo que mais me ajuda no aprendizado, e se eu quero algo mais resumido, um exemplo prático, os principais e mais importantes pontos a serem destacados, ele consegue preencher.
com todo respeito à área dos professores, mas o ChatGPT, hoje, do meu ponto de vista, consegue facilmente substituir um professor. Tudo depende de como tu pede para ele responder algo, mas assim, é brutal a qualidade de aprendizado que tenho com ele, em qualquer área que eu queira aprender.
"Ah mas o GPT as vezes erra."
bem, professores também erram, a diferença é que uma IA não tem necessidades fisiológicas, não dorme, e não reclama se tu começar a fazer muita pergunta sobre um assunto que as vezes um ser humano não gosta, ou seja, excluí o fator paciência, isso sem mencionar que o GPT me responde a hora que eu quiser.
todavia, tudo é apenas uma opinião, o correto é as pessoas usarem como uma ferramenta para complementar seus estudos, funções diárias, etc.
eu que acabei me entendendo super bem com o GPT e uso pra literalmente qualquer coisa, sério, não tem uma coisinha que essa IA não tenha me ajudado kkkk
gerei vários roadmaps de estudos, revi conteúdos de ensino fundamental, médio, e até mesmo conteúdos de nível superior através dela. Basta saber usar e como perguntar pra ela as coisas direitinho que tudo fluí extremamente bem.
no mais, ótimo vídeo :)
Por 1 friame de segundo, pensei cara o toddyn amostrou o rosto??? Mas depois eu me liguei que a voz tava diferente kkkkk bom video!
HAHAHAHAHAHAHA nunca saberemos o rosto do toddyn dos gameplays dos enigmas
Obrigado pelo comentário!
o problema do Toddyn é que ele vive na bolha dele, chega a ser incômodo.
Pois é, tem gente que aceita a bolha é uma parte da vida e não a regra. Mas o Toddyn às vezes extrapola e coloca como regra.
Bom Vídeo :)
Muito obrigado 😁
Pensei q era o Tiago Braga do Brasão de Armas e Impérios AD
Eu sou do multiverso da redação de armas
2:30 Fato
Tive que reassistir para entender o que era o fato hahahahha
eu acho que se eu tivesse parado de estudar e abandonado a escola pra focar no que eu realmente queria fazer, eu estaria recebendo no mínimo o dobro do que eu recebo atualmente, a escola foi a maior pedra no sapato na minha vida até agora.
O que você quer/queria realmente fazer?
3:00 Já gostei do Professor 😆😅
Hahahahahaha gostei de ti também
Vc comentou sobre como funciona os algoritmos brevemente e vou te falar as coisas realmente diferentes que vc pode achar sem ser por recomendação do algoritmo são coisas que vc precisa aprender e está estudando esse tipo de coisa o algoritmo realmente não mostra
Então, eu acho que o algoritmo é montado mais para ser conveniente para a gente do que útil.
Se a gente tem a tendência de procurar vídeo de bichinho, o algoritmo vai tentar te satisfazer cada vez mais com isso. Assim como quem cria - é difícil criar algo genuinamente novo que seja chamativo.
Mas quando você mostra que gosta de coisas diversas, o algoritmo ajuda BEM nisso. É meio tentar sair da ilha pra ver a ilha.
Faça uma reação do liveirão porfavor
Não conhecia o canal! Vou fazer um react sim :)
@@Redaçandro eba irei fica de olhos abertos pra quando chega o react
Meu problema com ensinos padrões n é nem o fato q é ensinado em si pq o professor explicando o assunto te implanta uma divida q te faz buscar outros metodos pra aprender
Pra mim o lrincipal problema desse metodo é a quantidade esseciva de materia, exemplo eu estou no ensino médio tenho 21 matérias diferentes e 6 matérias por dia.
No fim eles tiram 5 horas do dia falando pouco sobre cada materia, pois n tem tempo a se entender ou se cativar por um assunto, apenas se cria um senario desmotivador - com materia boas q n tem o tempo q precisam, à materia q tem um bom conceito e sao mao aplicadas e isso frusta muitto pq n tem como vc focar em algo independente se vc quer
Ja q com tal quantidade de materias vc n tem tempo de se aprofundr em algo, e n tem tempo nem pra estudar oq vc relamente tava muito curioso pra saber, oq eventualmente nos leva pra situação de ter apenas q decorar pra uma prova, ja q ao envés de estar gerando curiosidade e interesse, essa quantidade exorbitante de materias só te deixa cansado e frustado por ter q tentar estudar varias coisas ao mesmo tempo e n conseguir aderia quase nada, essa quantidade é tao prejudicial, q chega ao ponto das ferias serem os únicos momentos q vc realmente concegue estudar algo , ja q no tempo escolar vc fica preso num excesso de matérias q poderiam até ser boas, porem sal tantanttas q só geram frustração
Eu acho que esse é uma das piores coisas de ver o básico de tudo: não poder se aprofundar no que é interessante.
Como a escola realmente precisa "comprovar" e "provar" que você tem o mínimo para passar, pelo menos a gente consegue ser marcado mentalmente para poder se aprofundar e ver mais depois.
No começo do ensino médio eu era muito afastado de filosofia e sociologia e achava perda de tempo. Hoje eu leio o máximo que consigo porque me interessei. Eu era super interessado em geometria e química orgânica, hoje perdi o interesse total.
É bem complicado.
🧑🏻🏫🧑🏻🏫🧑🏻🏫🧑🏻🏫🧑🏻🏫🧑🏻🏫🧑🏻🏫
resumo do vídeo dele "bom gente eu sou sensacional e sou muito inteligente pois eu romantizo hiperfoco e obsessão, eu passo 10 horas por dia estudando pois sou desempregado mas pelo menos sou influencer e se você não faz isso é pq no mínimo você é preguiçoso né? kkkk quem é que não tem 10 horas disponíveis num dia? apenas preguiçosos, e professores são uma lenda urbana que a escola nos empurrou guela a baixo, é isso, xau"
Baita resumo HAHAHAHAHAHAHA É quase isso mesmo
Baita resumo HAHAHAHAHAHAHA É quase isso mesmo
@@Um_Real top 10 resumos na internet
Eu acho que se voce nao consegue aprender na escola, tente focar em estudar a materia em casa, eu so aprendi a ler porque meu pai me ensinou.
É que tem coisa e famílias que dá/ajudam a poder aprender em casa, mas tem muita coisa que não dá e o ambiente escolar ajuda.
Minha opinião é que a maneira de aprender do toddyn não é muito boa, vou explicar.
O que ele faz é uma técnica chamada imersão, que reduz seu tempo de fazer outras coisas na sua vida para focar apenas em um tópico, como ele falou, desenvolvimento de games. Cara, é melhor você aprender as técnicas certas e com 5 vezes menos tempo que o toddyn usa render até mais. Me assusta como ninguém sabe disso e ainda estuda decorando texto ou fazendo revisões horríveis. Simples, só utilize 3 técnicas principais para sua abordagem de estudos: 1 metodo cornell, 2 active recall(rememoração ativa), 3 spaced repetition(repetição espaçada). Dominou essas três técnicas? Você vai conseguir lembrar muito mais dos temas que estudou, mas se queres ter mais rendimento, o metodo cornell de anotações ajuda muito mas tu tens que estar consciênte dessas coisas aqui:
1 resuma de uma forma dedutível as anotações, tipo, ao invés de anotar a soma de um mais um é dois, anote 1+1=2. Outros exemplos: o epididimo é a parte do sistema reprodutório masculino que guarda espermatozoides, anote epidídimo: guarda espermatozoides.
2 Active recall apenas com perguntas, active recall é você tentar se lembrar de uma informação, antes de ler a anotação. Isso testa e força o seu cérebro a reter mais a informação, e isso é absurdamente exponencial nos seus estudos, estudem apenas com active recall com perguntas rpzd.
3 Foco e cronometre horas líquidas enquanto estuda. Ou seja, perdeu o foco por mais ou menos um minuto? estude 1 min mais, pois esse tempo que tu perdeste o foco foi um tempo perdido. Não cronometre nenhum segundo enquanto tu não estas estudando, isso não conta como estudo.
Espero que tenha esclarecido o ponto, imersão pura não é estudo, você evolui mas sem revisões do tema você esquece e sem a técnica certa 15 horas de imersão são 4 de estudo com uma boa técnica.
É que eu acho que a situação dele, a imersão ajuda muito (assim como aprender língua), mas é difícil ficar imerso em outros tipos de assunto que são mais teóricos ou de difícil praticidade (como física, química, história, geografia e biologia).
Como ele fala que estuda também aplicando exercícios, as 15 horas podem ser talvez divididas em apenas 2 horas de teoria e 13 de prática.
Imersão, comigo, é péssimo, eu consigo absorver e entender muito mais tento mais tempo, vendo vídeo, filme, documentário, texto e análise e absorvendo o máximo que consigo com um prazo (digamos que eu queira aprender um assunto até quarta que vem) do que me colocando dentro de um assunto sem saber quando vou acabar ele.
Mas muito interessante esses modelos de estudo! Eu não os conhecia, vou estudar sobre eles para quem saber poder fazer um vídeo explicando como funcionam. Mas vai demorar um tempo até eu entender bem hahaha :)
Pior que é sempre bom estudar e saber as coisas tipo , ele disse que vai fazer um jogo
Mas tipo, ele não fez uma concept art dos personagens e nem do cenário
O design das casas tão parecendo as do roblox . E ele nem fez as mecânicas tipo???
Eu acho que ele ainda deve estar aprendendo a colocar as mecânicas ou vai ver ele só tinha gravado as concept art porque é mais legal de se ver?
Eu sei lá se ele fosse digitando os códigos para ir mostrando como o jogo funciona é tão "visualmente agradável" como ver ele montando as estruturas.
Olha, por eu saber algumas coisas antes de ver os vídeos do Toddyn vejo que ele tem dificuldade em ver que está errado, tipo, na boa msm
Eu acho que o Toddyn tem razão em alguns pontos, mas é difícil qualquer um, inclusive eu ou ele, estar 100% certo.
Vai ver ele sabe que fala algumas generalizações, mas as exceções confirmam o lado dele.
Ou não. Vai saber.
Kk eu tenho 2 e tô procastinando.... 😅 😢.
Eu queria terminar meus jogos... fazer o canal render.....
Tudo vai se ajeitando, parece frase de velho (porque é) mas funciona :) eu mesmo tô tentando esse canal ser alguma coisa faz mais de anos
Escola é interessante, aprendemos o NEcessario para a vida, mas o resto é tipo... Realmente necessario? Tipo inglês, o basico é tão basico que vc esquece TO BE e pensa em TO BA, e olha que aprendi inglês apenas com jogos e videos em AmErIcAn EnGlIsH oH YeAh e copiando o sotaque, espanhol foi a mesma coisa, mas conversando por meio de texto com um amigo argentino que simplesmente n existe (nunca mais vi ele), y ahora yo se lo necessario listo para hablar con otras personas hijo de ---- boludo.
Só vamos aprender de verdade, se quisermos aprender, amo Informatica, amo mecanica do jailson e me formei com mecanico daquela peça que vc queria, Solda? Foi a melhor coisa que já aprendi, tudo é questão de interesse, sem interesse ninguem aprende e foi isso oque aconteceu comigo na faculdade, foi na faculdade que eu percebi, depois de escrever 30 paginas de lei, que estudar é facil se vc realmente tiver interesse.
Perdi as estribeiras no "american english oh yeah".
Mas, na escola, as línguas estrangeiras não são para te ensinar a falar, é ler e escrever. Todo o currículo e BNCC é para saber ter língua de forma instrumental, não de diálogo.
O interesse é FUNDAMENTAL. Mas eu acho que, só ele, não basta. É legal ter também uma galera pra poder ajudar a continuar motivado, o mínimo de equipamento e um local mínimo para poder estudar (não necessariamente em casa, mas na escola).
@@Redaçandro por isso que eu gosto de falar com professores, vc deixa também sua opinião com base na sua experiencia, se fosse com um "Jouben Z" provavelmente já estaria sendo cancelado.
existe um hiperfoco em coisas produtivas, e também improdutivas! não é apenas interesse, vc fica literalmente respirando aquilo as vezes esquece de comer, de beber água, pelo menos comigo é assim, eu tinha hiperfoco em coisas ridículas de bobas, hoje o meu hiperfoco é programação mas eu tenho que controlar, pois o cansaço é muito forte... eu não acho isso saudável. Mas também nunca procurei um médico, hoje eu tenho adotado métodos pra ter uma rotina saudável.
Sim! É que tem gente que dá nome diferente para hiperfoco diferente.
Tem gente que chama workaholic, em vez de ser um problema. Tem gente que fala que ama o jogo, em vez de estar viciado.
Não é saudável de nenhuma forma ter TANTO foco.
Que bom que conseguiu melhorar!
obrigada amigo, eu concordo, você sempre muito gentil nas palavras@@Redaçandro .
@@moonandwine que isso :)
Eu não consigo aprender na minha sala por causa dos alunos barulhentos, o professor não consegue dar aula 😢, ja to pensando em trocar de escola
Talvez seja uma boa ideia! Tenta conversar para ver as possibilidades :)
Eu aprendi divisão com dois numeros só agora olhando no tiktok, ate hj nao sei como me formei, pq por mais que eu prestasse atenção nas aulas, não entendia, e a maioria das coisas que estudei n lembro nada kk
Porque nem tudo na vida é o que se passa na escola e exatamente da escola.
Lógico que você não precisa saber fazer de cabeça conta de matemática: tem calculadora. Saber escrever todas as palavras não é uma obrigação: você pode procurar na internet como se escreve.
O problema não é nem o conteúdo, mas como que precisa saber do conteúdo. E tudo dá pra rever depois, a gente ficou com uma ideia impregnada que precisa lembrar de tudo e jamais vamos ter onde procurar ou ver para confirmar.
@@Redaçandro vdd professor, aliás o vídeo tá top ^^
Obrigado! :)
Acho que é mais fácil aprender em um vídeo do TH-cam de alguém jovem porque...
Muitas vezes as pessoas se identificam com o criador de conteúdo mais que um professor de 50 anos repleto de olheiras. E também tem os problemas de atenção, que é resolvido por muitos vídeos serem animados.
Talvez seja problema também da classe de 40 alunos, dos quais mais da metade está preocupada em falar de uma série fútil ou de namoradinhos.
Também o sistema educacional que não é lá tão bom (livros, atividades excessivas sem explicação do professor e fileiras de carteiras...)
Enfim, são muitas coisas que podem afetar isto. Às vezes é melhor procurar documentários e vídeos na Internet, às vezes é melhor falar com o professor no particular...
É que muita gente jovem sabe a dificuldade de estudar sem entender.
Os professores repetem tanto a mesma coisa que já se desconectaram que não tem como não entender depois de tanto ter repetido. Eu fico feliz comigo que mesmo depois de 11 anos sendo professor, ainda sei que tem gente que tá vendo uma matéria pela primeira, segunda, terceira vez, seja sozinho ou já viu ou quer rever.
Mas é isso mesmo, tem vezes que é melhor um documentário ou um TikTok.
- pra quem reclama do professor ta pausando o video, se quiser ver vai no original sua mula! não coloque comentários negativos no canal do Redaçandro
Olha o respeito!
Oxi, mas ninguém reclamou.
Os comentários discordando são bem respeitosos e trazem pontos pertinentes.
Mas obrigado pela defesa. :)
@@Redaçandro - é que existem umas pessoas ignorantes em Todos reacts do yt que postam essas coisas, deixei claro um motivo pra não comentarem isso, apenas
Ah tá! Entendi! Obrigado!
Uma coisa que eu acho bacana de pontuar e que você citou, mas acho que poderia ter citado mais...
Já que a Internet ela só joga coisas que você tem interesse muitas vezes você entra em uma bolha errada, com conhecimentos errados, mas você acha bacana estar nela por que deu certo pra você...
Um exemplo os terraplanista maluco da net, o tanto de forum de teoria da conspiração que tem na net
E um dos melhores exemplos é o fato do Toddyn defender anarcocapitalismo de uma maneira religiosa como se não tivesse coisas erradas kkkkkk
Então, como o vídeo eu tentei puxar mais para a parte de como estudar com eficiência e como é diferente para cada um, eu passei raspando nisso mesmo.
Porque tem gente que entra nesses buracos de teoria e vai e não volta mais. Só que o problema é: quando tem uma galera preciosa com um assunto, ficam tão chatos quanto pessoas com teorias infundadas.
Eu era MUITO insuportável com gramática no começo da faculdade, falava tudo certo, usava pronome na posição certa, bem esquisito mesmo. Só que a minha bolha da universidade influenciava isso. Até mesmo o que eu ouvia de música e o que achava que era literatura.
Lógico que na parte gramatical, existem estudos e regras. Mas generalizando, uma pessoa que fica pegando no pé de todo mundo com gramática é tão chato quanto um terraplanista. E é tudo porque entram nessas espirais, ficam intrigados e querem saber cada vez mais.
A parte do anarcocapitalismo eu acho muito paia.
Assim, eu não queria dizer nada não, mas isso é apenas uma visão extremamente rasa que você tem sobre isso. Eu posso tranquilamente pegar livros de física e geologia e demonstrar pra um terraplanista que suas crenças são falhas, é possível demonstrar empiricamente este fato, da mesma forma qualquer "teoria da conspiração" pode ser falseada. Agora, qual é a sua capacidade de responder ao anarco-capitalismo? Tu vem e mete essa, como se isso estivesse no mesmo balaio de terraplanismo quando existe toda uma escola de pensamentos e autores que dedicaram suas vidas inteiras pra defender isso. È baixo, extremamente baixo colocar as coisas assim .
Hum
Dois
😎...👍🏻
🤓👓🧑🏻🏫
@@Redaçandro ✊️😎
Eu ri quando ele disse sobre os mais velhos que não acompanha a tecnologia, sendo que a computação ta ai desde antes dele nascer. Não é pq a pessoa é velha q n sabe nada de TI.
Sim HAHAHA como se qualquer sala de T.I. só tivesse jovem de skate ainda na puberdade.
Mas é comum associar computador com ser coisa de jovem, até tem mesmo a piada do "e aí filhão, só nos computer?".
Só que tem muito aluno meu adolescente que faz nem ideia de como usar ctrl c e v. Gente leiga tem em todo o lugar e em todas as idades.
aquele etarismo básico, meu pai de 60 anos que aprende tudo mais rápido que eu de 23 mandou abraço lkkkkk
@@moonandwine pois é HAHAHAHAHA meu pai já sabe 7 línguas e continua estudando mesmo depois dos 70 anos. Eu tô penando pra aprender minha quarta e saber o básico da quinta.
@@moonandwineMas ele disse a verdade, a predominância dos mais velhos em não se interessar e acompanhar a tecnologia é maior, vocês podem ter pais ou avós que aprendem, parabéns, mas a predominância é essa.
@@valetinebg ele só falou o que ele vê na bolha que ele vive, o que não determina a realidade de todos, principalmente na hora em que ele falou "caso você queira aprender igual uma idosa de 70 anos", é cada coisa, na área em que eu estou (tecnologia) conheci muitos Seniores já com muita idade e dotados de competências técnicas fod@s.
o cara e mo boyzinho, não e como a maioria das pessoas não tivessem umas 3 horas livres por dia
Quem?
@@Redaçandro o toddy
@@siluda9255 KKKKKKKKKKKK que isso, mano
@@Redaçandro eu gosto do conteudo do toddyon pela variedade de assuntos que ele fala, mas vc tem que admitir que nesse video ele agiu bem feito boy de condomio
@@siluda9255 sim, ele agiu kkkkkkkk
nada haver com o video, mas te achei muito simpático, eu adoraria se tu fosse meu professor
HAHAHAHAHA obrigado pelo comentário! Se deixar, quero ser seu professor :)
Aprender sozinho é muito melhor, escola só serve formar mão de obra barata em lote. Ensino público brasileiro é um fracasso sem tamanho, sinceramente, hoje vejo apenas o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) essencial, a maior parte do Ensino Fundamental II e Ensino Médio poderiam acabar, é inútil. Já passou da hora das Escolas serem independentes do Estado e não serem mais obrigadas a seguirem o que a porcaria do MEC impõem. Afinal de contas, não existe ideia mais idiota que deixar os políticos escolherem o que seus futuros eleitores vão estudar, engenharia social não falta nas escolas, vc como professor sabe disso. Mas aqui é Brasil, não da pra esperar muito, então se quiser se desenvolver, ser AUTODIDATA é o caminho.
Cara, que país que a escola é independente do Estado? Até mesmo nos Estados Unidos que existe homeschooling a pessoa precisa passar por uma prova pra atestar que estudou o conteúdo previsto.
Eu sei que o ensino no Brasil não é o melhor, mas aprender sozinho tem suas vantagens e desvantagens, tem gente que simplesmente prefere em grupo.
Não dá para ser autodidata em tudo, muito menos não ter uma direção do que se aprende.
@@Redaçandro Nós EUA, o ensino fundamental e médio é de responsabilidade administrativa das regiões distritais e municípios, eles possuem total liberdade de ação e são responsáveis pelos financiamentos das escolas públicas. O ano letivo dos EUA dura 180 dias. Existe uma base curricular comum, mas cada estado decide se vai seguir as diretrizes ou não. Cada estado tem liberdade para definir a oferta de disciplina que melhor se encaixa com as necessidades de cada escola. Por isso os pais decidem em qual escola seu filho vai estudar com base na reputação da instituição, medindo a capacidade dos professores, qualidade das matérias e maior número de pessoas bem sucedidas que passaram pela instituição. Fora o investimento em todos os esportes, inclusive proporcionando bolsas de estudos e remuneração durante a faculdade. Sério que vc vai usar EUA como exemplo? Lá não é centralizado igual aqui no Brasil não meu amigo. MEC = CENTRALIZAÇÃO. Centralização é coisa de socialista.
@@juliol77 Não sei se você entendeu o que quis dizer, mas “responsabilidade administrativa das regiões distritais e município” é sinônimo de Estado. Você pode usar quantos sinônimos quiser, mas vir me falar “que eu vou usar os EUA como exemplo” e vir com “centralização = socialismo” é difícil.
Você desviou totalmente o que falei, eu não estou falando que o ensino lá é péssimo, mas o ensino aqui não é o melhor. Os dois ensinos tem prós e contras.
Mas um país que nem os EUA, desenvolvido, científico, que é palco de negacionismo, terraplana e antivacina, tem algo de MUITO estranho.
Mas sinto muito se me fiz entender errado.
Mano, não querendo criticar o Toddyn, mas se você verdadeiramente curte algo, não é difícil estudar, as vezes, dependendo da profissão você tem que aprender e fazer coisas que não gosta, eu sinto que isso é parecido com o efeito Dunning Kruger, você aprende algo superficialmente e acha que ta arrasando(formatar um pc), mas quando você entende toda a parte por trás, um doutorado por exemplo, você vê o quanto isso é raso e o quanto você não sabia nada antes, acho muito zoado essa parada de "aprendi mais do que na escola".
Eu entendo que você pode aprender mais do que na escola porque você pode focar excessivamente, mas a escola ensina muitos conceitos básicos para você poder sair dela e continuar se aprimorando.
Eu entendo também que você vai passar mais tempo da sua vida fora da escola do que dentro dela.
Não acho que seja uma crítica da sua parte, apenas um apontamento válido.
Parte 03:02.
*Pequeno desabafo. 23/08/23*
Isso que o professor disse me causou gatilho, se tornou uma constatação para mim. Enquanto analisava o histórico da minha conta pessoal no TH-cam, ficou evidente como meus vídeos assistidos seguem um padrão repetitivo. A aba exibe principalmente a playlist "vídeos marcados como gostei", pois raramente me aventuro a explorar novos conteúdos na plataforma. De vez em quando, acesso canais que já conheço e assisto novamente seus vídeos, principalmente porque me divirto com o conteúdo do meu TH-camr favorito. Entretanto, isso ocupa tempo que poderia ser usado para assistir algo novo e educativo, como uma aula.
"Eu já assisti todos os vídeos do meu TH-camr favorito. Por que assistir tudo de novo?"
"Meu TH-camr favorito não postou vídeo novo, vou assistir uma aula ou... assistir novamente os vídeos mais legais do meu TH-camr favorito, talvez verificar se outros TH-camrs que gosto lançaram algo novo?"
Minhas playlists são variadas. Tenho várias dedicadas a vídeoaulas, nas quais absorvo conteúdo de maneira mais gradual, enquanto as playlists de entretenimento funcionam em um ciclo de reprodução contínuo. No entanto, ao perceber que estou caindo novamente na armadilha de consumir apenas conteúdos familiares que me trazem entretenimento, paro e procuro vídeos novos e diferentes, que possam ser úteis e enriquecedores. Foi durante essa reflexão sobre meu comportamento online que me deparei com este vídeo. Embora eu não fosse inscrito no canal, nem conhecesse o professor, o fato de já ter assistido o vídeo do Toddyn no dia de lançamento fez com que o react do Redaçandro fosse recomendado para mim. Sinto-me grato por essa recomendação, pois parece que o universo está reforçando o que já havia percebido. Tento mudar, mas muitas vezes volto ao ciclo de entretenimento.
Isso acaba consumindo meu tempo, o qual poderia ser usado para algo mais produtivo, como aprender algo novo e interessante. Decidi me inscrever no canal e favoritar o vídeo do Redaçandro, pois me proporcionou uma nova forma de aprendizado, completamente diferente daquilo com que estou habituado no TH-cam. A internet é uma fonte vasta e rica de conhecimento, uma verdadeira universidade, porém, muitas vezes subaproveitada nesse aspecto. Isso ocorre porque, junto com as valiosas informações, também há uma abundância de conteúdo distrativo, como vídeos de entretenimento que frequentemente me prendem quando tento sair da minha zona de conforto. Ao lado do vídeo do Redaçandro, vejo uma série de recomendações do TH-cam que facilmente me desviam do foco, pois incluem conteúdos de entretenimento já vistos antes. Atraído pelas miniaturas e títulos dos vídeos, que muitas vezes vêm de canais que gosto, acabo me perdendo novamente e desperdiçando meu tempo.
Mas isso é mais comum do que parece. DIFICILMENTE você vai ver algo completamente diferente sem ter relação ou alguém que te apresentou e tem um gosto parecido ao seu.
O que eu posso sugerir é sempre dar uma olhada no que amigos e outras participações de quem você gosta participaram.
Mas eu mesmo fico em rodeios no mesmo conteúdo, até eu perceber, maratonei tudo de novo mais uma vez repetida.
então ele não aprende rapido kkkk estudar algo 10 horas por dia é coisa pra krl, ficar 10 horas por dia vendo tutorial as vezes é menos eficiente do q ter uma aula de 1 hora por dia com alguem formado naquela área e q tem experiencia em passar o conhecimento,e sem falar q o toddyn arranha a superfície de um assunto e acha q é um expert ksksksk
Sim! Mas eu acho muito aquela falsa sensação da curva de aprendizagem, que realmente colher vários conceitos básicos te dá uma falsa sensação de sentir inteligente em um assunto. Eu acho que ele tece muitos pontos básicos e que iniciam conversas interessantes, mas para quem nunca ouviu falar do assunto ou o primeiro contato é com o Toddyn, vão achar ele genial. A mesma coisa quando um aluno me comentava que eu sabia muito, uai, o que ele ouve de mim ele poderia ouvir de qualquer um e também acharia outra pessoa esperta. E vai saber também o que ele considera 10 horas estudando, só ouvir vídeo para mim não funciona nada.
11:42 esse argumento não cola pra mim. as únicas matérias que deveriam ser obrigatórias são matemática, língua portuguesa, inglês aprofundado (não essas aulas vagab*ndas de escola pública), raciocínio lógico e leitura (essas duas últimas matérias não existem). o aluno deveria escolher se quer ou não conhecer sobre química, física ou biologia. são matérias que para alguns é interessante, mas pra muitos é ridículo e desnecessário, pra não dizer perca de tempo.
eu não acho que eu deveria ser obrigado a "saber o básico" (como se de fato o aluno aprendesse...) de física, química, histórias de 5 mil anos a.C e etc...
Tô cansado de estudar coisa inútil, fingir que aprendi alguma coisa e passar pro próximo ano
@@ghoulsther7263 fez um belo resumo do que é o sistema educacional brasileiro
Eu concordo em discordar.
Eu acho que saber o básico de tudo é bem melhor do que ter contato nenhum, eu não acho que química, física ou biologia poderiam ser deixados para lado, pois elas influenciam até mesmo em questões de vocabulário, de geografia, até mesmo de conceitos da história (a química joga um papel importante pois sociedades desenvolvidas tecnologicamente sempre conquistaram outras por saberem usar ferro, aço, e isso é conceito de ciências).
Tem muita gente que acha inútil fazer interpretação de texto porque tudo é em áudio ou vídeo agora. Mas eu entendo que também deveria ser disponibilizado poder se aprofundar nas matérias que acha mais interessante. Eu adoraria ter um inglês aprofundado ou gramática 2 como aulas.
Você curte alguma matéria?
Esse toddyn soa tão arrogante que chega a ser insuportável ouvir ele falando, isso ignorando o fato do timbre da voz dele já ser muito irritante meu deus do céu
Eu acho que toda essa persona de ser "alguém que pensa fora da caixa" não ajuda nem um pouco a gostar dele. Ele tem vários pensamentos interessantes para poder conversar, mas ele chega a conclusões por uma comparação muito simples, sendo que soluções simples não resolvem problemas complexos.
Logicamente ele não fala isso no vídeo, mas o pensamento de "eu não aprendi na escola, eu aprendi no TH-cam, logo, a escola não presta" é uma linha de raciocínio muito longe de explicar o interesse de pessoas em ir a um local com interesse e que precisam saber (até porque muitos dos conteúdos que você aprende na escola são mais para você poder trabalhar com o conteúdo ou poder ir para um curso de graduação para poder trabalhar com esses conceitos), sem contar de tudo que a escola pode estar faltando e também aos alunos (desconforto, dificuldades financeiras, aquecimento e temperatura da sala adequados, alimentação, iluminação, até mesmo óculos).
Muitos pensamentos dele são excelentes para poder começar algumas ideias legais com respeito, mas chegar a conclusões precisa de muito mais do que um vídeo do TH-cam, seja dele, meu ou os dois combinados.
vc parece o brasão de armas
Não consigo mais desver a semelhança depois disso HAHAHA
caramba igualzinho mn
quando vc e muito jovem esse e o momento em que você aprende mais rápido, e nao acho que e o momento para se enfiar um monte de informação inútil na cabeça da criança, esse método de ensino gera mão de obra barata para o pais, i e isso que faz a brasil sempre ser um pais de terceiro mundo, o mercado não quer generalista mas sim especialistas, a escola já esta ultrapassada a muito tempo mesmo,
Mas como que a gente faz para uma criança aprender de forma especialista sem ela se quer saber o que gosta ou pode querer gostar?
@@Redaçandro olha uma boa alternativa seria dar uma lista enorme para as crianças de vários empregos diferentes, e organizar horários de visitas nas empresas. mas também não acho que esse seja um grande problema, sabe o próprio capitalismo ja organiza os cargos na sem ninguém precisar gerir isso, se tem falta de profissionais em uma área o salario dessa área sobe muito, direcionar pessoa para empregos e coisa de pais socialista por isso e tão ineficiente,
@@yurimanoel1150 mas e o salário cada vez mais baixo de enfermeiros sendo que precisam de mais? E essas visitas guiadas seriam financiadas por quem?
seriam financiadas pelo estado e claro, já e investido dinheiro o suficiente pra isso e muito mais na educação mas ninguém sabe pra onde esta indo todo esse dinheiro, o brasil e o único pais que investe 102,08 bilhões. na educação mas não muda nada em escola nem uma, na minha escola esse ano tinha uma faxineira que não recebia a seila quantos meses coitada, agente tem e que cobrar mais do estado mesmo pq ai tem menos desvio de dinheiro,
eu sei q vc é professor e tem q defender o seu mas é um fato q a escola é uma maquina de destruir mentes pensantes e a maioria das pessoas sai dela estragados na questão de aprender, na escola vc aprende q aprender é algo chato e torturante q vc precisa fazer pq se n a sua vida vai ser uma merda e vc vai ser um fracassado e é um grande alivio quando vc n precisa mais disso e isso se vc estudar em escola "boa", em uma escola ruim as pessoas sequer saem de la tendo aprendido muita coisa, se souber interpretar um texto ja ta mt melhor q maioria
Eu defendo mas não sou cego.
Escola é chato. Ter que aprender no estilo de ter aulas de 45 minutos com um padrão que todo mundo tem que aprender por prova é um delírio. A escola é o mesmo modelo desde a Era Vargas e o método de ensino polonês de criar soldados em que se baseia o “ensino tradicional”. Todo mundo que foge do sistema ou é taxado de “professor que não preparou a aula” ou é excluído por estar muito diferente.
A pressão social de todos os envolvidos é muito ruim, de pais, de professores, colegas e o bullying é um câncer que eu detesto com todas as minhas forças. Eu não suporto aluno excluído.
Mas que instituição que não tem defeitos? Eu já tive tantos alunos maravilhosos, aulas que lembro até hoje, desafios que superei com eles e até mesmo que eles nem sabem que me mudaram.
Tem muita gente que sai da escola e vê que é uma perda de tempo. Mas pra muita gente a escola foi o que abriu a mente e tornou eles em pessoas melhores.
Meus professores sempre acreditaram em mim mesmo sendo muito ruim. Eu só tenho a agradecer eles.
Sinto muito se parece que sou um templário da escola, tentando defender a Constantinopla que é a escola ser boa, mas eu sei que tem erros, mas ignorar as coisas boas (que passei como aluno e sei que existem sendo professor) seria desserviço da minha parte.
O que eu faço como professor pode até ser legal, mas vocês alunos e quem passaram/passam na escola que tornam o trabalho muito melhor.
O "historico" é chamado de devlog, ou, development log
aaaaaaaaaah entendi!
Obrigado pela explicação!