Como desenvolver projetos de alvenaria estrutural no Archicad - Ferramenta Parede Cortina
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 12 ธ.ค. 2024
- Template BIM arq:
www.bimarq.com...
Curso Alvenaria Estrutural:
go.hotmart.com...
Nos siga também em:
Instagram: / bacelar.lucas
Instagram: / petersonsilvestre
Facebook: / bimparaarquitetos
TH-cam: www.youtube.co...
Blog: lucasbacelar.co...
Template bimarq:
www.bimarq.com.br/template
Curso Alvenaria Estrutural:
go.hotmart.com/S68593168M
Excelente metodologia. ArchiCAD é tudo.
A ideia é criar pequenas metodologias para as diversas tarefas dentro do programa. A própria graphisoft tem seus manuais de fluxo de trabalho que nos ajudam muito. Mas a gente sempre pode desenvolver nossos próprios né. Esse vídeo foi o resultado de um esforço para colocar à prova alguns conceitos de modelagem e documentação que o programa oferece.
Excelente Peterson. Tem infinitas possibilidades!!
Parabéns Peterson!
Valeu Victor!
Muito bom ! ja cheguei a aplicar estratégias para desenvolver projetos executivos em alvenaria de tijolos ecológicos, porem perdi produção, essa proposta que abordou se encaixa muito bem para o que quero desenvolver no momento, só uma observação sobre tijolos ecológicos, muitas pessoas acham que só a primeira e segunada fiada resolve a execução, isto é um engano, precisamos mostrar a vista de todas as paredes e mostrar quais são os tijolos, pois tem mais do que tijolos inteiros, meio tijolo e canaleta, esses são só a base que se fabrica.
Oi !
No início do vídeo eu mostro uma prancha com as elevações que vc falou. No minicurso eu mostro detalhadamente como criar as fiadas, as elevações e os quantitativos, além da criação de cada bloco. O intuito desse vídeo foi apenas mostrar que é possível criar um fluxo de trabalho mais fluido pra esse tipo de projeto.
@@arqpeterls vou adquirir o curso
Gostaria de saber se no Archicad é possível desenvolver os projetos complementares, tais como: hidrossanitário, elétrico, drenagem e contra incêndio?
É possível sim!!
Muito boas instrução.
Faz um vídeo mostrando como faz com tijolo ecológico !!!!
Achou algo Matheus? Também estou procurando e me falta tempo para pesquisa e criação.
Interessante. E pra fazer a tabela que quantifica esses blocos, como faz?
11:56 Não teria como fazer da mesma forma que é no Revit em que há vários níveis de visualização de detalhamento do modelo? Tipo fazer um bloco de parede cortina com o modelo da alvenaria estrutural totalmente detalhada, outra com apenas com o formato do bloco e os vazios principais e outra mais simples em forma de cubo como essa que está sendo representada no modelo.
É possível sim. Inclusive no mini curso tem uma aula que eu mostro como transformar esses blocos simplificados para blocos detalhados.
A opção por apresentar esse modelo mais simples aqui no vídeo foi apenas para mostrar como é possível criar um projeto de Alvenaria estrutural completo utilizando apenas as ferramentas nativas do programa sem nenhum objeto personalizado. Mas podemos criar paineis de parede cortina personalizados para cada bloco que precisarmos.
Massa demais! Já procurei muito por essas informações e nunca encontrei... Qual o link para o mini curso? ele pode ser adquirido separadamente??
Oi Isadora, Aqui está o link: go.hotmart.com/S68593168M
Como é feita essa malha vermelha e azul, par e impar? foi feita no arquicad ou importada via dwg ?
Oi Antonio!
Foi feita no próprio Archicad usando uma folha de trabalho hehe segredinho revelado
faltou disponibilizar os favoritos, sem eles fica difícil de realizar a tarefa
Y HU
Sobre o vídeo e a possibilidade de se fazer isso no Archicad acho ótimo. Porém não acho viável a modelagem ser feita nesse nível alto assim pois se perde produtividade, entendi que dá pra fazer favoritos pra agilizar o processo porém mesmo assim é algo trabalhoso se comparado a alvenaria tradicional. O que se deve ter em mente é a modulação já se considerando o reboco entre eles, e fazer os comprimentos das paredes como sendo múltiplo de meio bloco. Acho melhor o engenheiro estrutural definir esse nível de detalhe assim como a ferragem utilizada e os pontos de grauteamento. De qualquer forma excelente vídeo, vcs são ótimos. Mas o que falei foi apenas a minha opinião, cada um sabe o que é melhor pra seus projetos.
Perfeito. Por esse motivo eu menciono uma solução que eu acho mais prática que é a da AltoQi Alvenaria. Eu também falei que o ideal é começar com a própria ferramenta parede, seguindo a modulação. Então esse tipo de modelagem é só para o último caso, ao finalizar o projeto. É só uma alternativa para quem não quer contratar outro programa, não quer passar para outro projetista, ou não quer fazer tudo isso no CAD hehe
Na verdade Rafael, não é uma questão de opinião ou de gosto. Aqui é uma questão projetual e econômica. Esta aula é muito útil sobretudo para quem desenvolve a disciplina de Projeto de Alvenarias, não somente com uso de blocos estruturais, mas também na alvenaria convencional como você relatou. Porque existem escritórios específicos que trabalham exclusivamente com esta disciplina de projeto, e eles são contratados para que haja racionalização em obra, de modo a evitar o desperdício de material e geração de resíduos na edificação. Isto é importantíssimo em projetos de Torres residenciais por exemplo, onde se tem uma repetição de dezenas ou centenas de unidades, e os blocos já são entregues contados nos locais onde serão montados. Há 12 atrás eu fiz estágio numa empresa pioneira aqui no Brasil neste tipo de disciplina Projeto de Alvenaria, e naquela época eles já estavam querendo desenvolver isso no Revit.
@@ramonqueiroz7071👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼