Irei entrar com recurso na questão 6. Marquei a E e entendi que ficou redundante por conta do “mais” que já indica passado. Porém a letra que consideraram correta (A) claramente também é redundante. Sendo assim, todas as opções continham frases redundantes. Muita gente também achou e peço que entrem com recurso pois quanto mais pessoas entrarem é mais fácil de conseguirmos.
Não concordo com a 6, o “como antigamente” tem sentido comparativo. Se eu tiro essa parte fica “Não se fazem mais produtos duradouros” como se NÃO HOUVESSE MAIS PRODUÇÃO, no sentido de produção zero. O que é diferente de ainda fazer produtos duradouros, porém não tão duradouros como antes.
Tbm marquei essa, mas parece que a redundância estaria no "nao se fazem...mais".Esse "mais" seria dispensável..mas mesmo assim eu tbm vi redundâcia na A
No que tange à questão de número 3, segundo o Guia de Uso do Português: Confrontando Regras e Usos, de Maria Helena de Moura Neves, 2ª edição, editora Unesp, a locução conjuncional "na medida em que" pode ser utilizada com o sentido proporcional também semelhante a "à medida que", "à proporção que". Ela parece desconhecer o significado de "causa" para essa conjunção.
Se for usar o argumento de ênfase, todas as alternativas tinham o objetivo de enfatizar, é pra isso que a redundância serve. Essa questão é pra ser anulada tranquilamente
@@aurelianojunior9278, você poderia me enviar um modelo de recurso (não tenho experiência com isso) e de qual questão está a tratar? Pois irei recorrer também. Se a resposta for positiva, deixarei meu e-mail aqui futuramente.
Na 6ª questão acabei marcando a letra B), pois, para mim, todas as outras(tirando alternativa "E" em que estava na duvida também) a meu ver constavam uns resquício de redundância. No entanto, eu tenho hábitos recorrentes mas não quer dizer que eu os faça todo dia ....
A parte de LP estava muito bizarra, kkk (rindo de nervoso). Tirando essa "pedra no sapato", fui muito bem nas outras disciplinas. Tendo em vista isso, temos que torcer para ocorrerem duas coisas: pelo menos umas 3 ou 2 questões de LP serem anuladas, pois algumas ali, acredito eu, são passíveis de recurso, e a anota de corte esse ano ser mais baixa (tipo 42/50), pois, ocorrendo isso, as esperanças de muita gente que foi mal em LP vão aumentar.
Não concordo com o gabarito da 6, pois há sim redundância - inclusive a FGV já cobrou exatamente isso. Falar que está proibido o uso dá máscara em todos os locais da empresa, eu posso inferir sim que irá abarcar tanto a área interna como a externa
Do meu ponto de vista estas questões são problemáticas: Recurso contra o gabarito da questão 15: As opções A e D não apresentam inadequações linguísticas, portanto a questão deve ser anulada por apresentar duas opções corretas. Recurso contra o gabarito da questão 17: A opção considerada correta não traduz um "pensamento", mas sim uma interlocução, portanto existe um ERRO prévio no próprio enunciado, que considera todas as alternativas como "pensamentos". Fora isso, a linguagem formal aceita repetições de palavras (no caso em questão, a do verbo "ir"), para enfatizar uma ideia. Sendo assim, com a frase fora de um contexto, não se pode afirmar que ela apresenta traço de linguagem informal. recurso contra o gabarito da questão 18: A expressão "graças a" tem sentido de causa, sendo sinônima de "devido a" ou "por motivo de". Portanto, tem sentido a informação de que as decisões equivocadas tomadas pelos dirigentes são a causa de as taxas de juros continuarem altas. A presença do acento grave na expressão também é considerada correta, pois o substantivo "medidas" está no plural. Diante disso, a questão deve ser anulada, por não haver IMPROPRIEDADE em nenhuma das opções apresentadas. Recurso contra o gabarito da questão 20: A questão deve ser anulada, pois apresenta um erro já no enunciado, por considerar TEXTO apenas uma pequena frase, isolada e fora de um contexto. Diante dessa premissa, é impossível ao candidato realizar inferências entre as opções apresentadas (também fora de contexto) e a curta frase do enunciado. Todas elas são corretas ou incorretas, dependendo de um referencial que não existe no enunciado.
Pô, mas se for pra enfatizar, antigamente tambem vale, todo e qualquer também, essa 6 aí não faz sentido. Se é em todos os locais da empresa, tá claro que se trata dos abertos e fechados, já que engloba tudo.
Entrem com recurso! Quanto mais pessoas entrarem, melhor. Eu entrarei. A que eu marquei pode estar errada, tudo bem. Mas que a letra A também é redundante, isso é! 😡
Não consigo ficar satisfeito com a 3, letra A. Qual o problema de a frase estabelecer uma relação de causa entre "desmontagem do hospital de campanha" e os leitos serem desocupados? Essa interpretação habilita o "na medida em que".
Também fiquei na dúvida. Vi que tem a possibilidade de escrita “na medida em que” indicando causa. A causa para a desmontagem do hospital foi a desocupação dos leitos :/
Apesar de eu ter acertado a 9, eu não concordo com o comando da questão que, ao meu ver, está mt malfeito. Não me liguei que se tratava de ambiguidade, achei que se tratava de, quando se troca a posição de algumas palavras, ocorrer mudança de sentido da frase. Ou seja, acertei mesmo interpretando errado.😅 Que surreal essa prova de português da PR4!!!
a questão 10 de PT do ultimo fds é para pedir anulação tbm . está com duas respostas corretas. Além do gabarito letra B, a letra D que fala de todos os verbos no indicativo está incorreta. na última linha do parágrafo tem um verbo ganhe relacionado a pesquisa, " ela ganhe" é subjuntivo". entrem com recurso.
enunciado da questão 4 não deixou claro oq a questão queria, no caso era pra marcar a alternativa que continha frase que estivesse de acordo com a gramática, usar "correção gramatical" deu a entender que é a frase em desacordo com a gramática.
Sobre a correção da questão 9, é dito na alternativa D que a crase é optativa após a preposição até, mas é dito que é a única forma em que se aceita crase facultativa, mas e antes de nomes próprios femininos e de pronomes possessivos?
Na questão (9) Ao meu ver, poderia ser interpretado como uma promoção da Capital do Rio Grande do Norte (Natal). Ou seja, uma promoção que estaria ocorrendo naquele estado.
Essa 5 me pega muito pq o comando da questão é uma oração subordinada e na oração subordinada não pode vim introduzido por conjunções e pronomes se não me engano e a única que não tem conjunção e pronome é letra E
Pois é, não condiz com um cargo de nível médio. Parece mais uma prova da FGV e não da PR4. Vou fazer pra nível superior semana que vem e fiquei desanimadíssima.
Você está certo. Mas na B o problema ao meu ver é a palavra "recorrente" em si, pq se é hábito, é recorrente. De td caso, vejo problema no gabarito tbm. Essa ênfase q a prof citou parece ser redundante tbm
Se o argumento da na 6 A ta certo pq qualquer não pode estar enfatizando todo? Pq dia não pode estar enfatizando recorrente? Falta objetividade nas questões, querem funcionários ou cartomantes?
Legislação do ultimo fds , a questão 21 inverteu as respostas da letra D com a C. O gabarito diz que a D é correto afirmar que "As Fundações Públicas são instituições que não têm personalidade jurídica...", porém, elas possuem, segundo ART. 5 do Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. E a letra C que fala das autarquias esta correta segundo o mesmo artigo citado. Peçam recurso para anulaçao
Professora, poderia fazer a correção da prova de português do cargo de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Software? Achei o gabarito de algumas questões esquisitas... O prazo do recurso é até amanhã. Se puder ficaria muito grata!!
Discordo da resposta da 6. A frase que não apresenta redundância é a B. Recorrente é uma questão de periodicidade mas que não necessariamente é todos os dias. Pode ser em dias intercalados, semanalmente ou até uma frequência irregular, aleatória, intermitente.
Na questão 1, como que a professora falou que a letra E não tem valor de adjetivo? O adjetivo pode ser na análise sintática somente adjunto adnominal ou predicativo, e na Letra E, a frase sublinhada exerce uma função sintática de Predicativo na oração principal?
Meu caro, a oração que exerce papel de predicativo é substantiva! O pretexto era manter o ritmo é a mesma coisa que dizer que O pretexto era a MANUTENÇÃO do ritmo. Observe que podemos substituir por um substantivo. Oração adjetiva exerce função de ADJUNTO ADNOMINAL!
pra mim a letra E é menos redundante que a letra A. Misericordia. Na prova eu sabia que nenhuma opção batia, todas tinham redundancia. Mas marquei a E achando menos pior kkkkkk
Eu concordo com a 6, com a 1, não. A frase destacada é uma oração adjetiva restritiva reduzida de gerúndio, por consequência, ela tem função de adjetivo. Veja que ela perguntou qual oração tem função de adj
isso q mais me dá raiva tbm. Uma coisa é vc errar uma questão por estar completamente por fora do conteúdo inserido nela. Outra é vc está entendendo oq está sendo cobrado e marcar outra alternativa por dúvida. Pqp, tô me remoendo até agora 😡
Tu chutou foi?😂 pq claramente é passível de recurso! Se a A está certa, a B também está, até pq "hábito recorrente" não significa, necessariamente, "todos os dias".
Continuei sem entender como a letra A da 9 pode ter duplo sentido. Questão muito mal elaborada, eu acho que valeria recurso, mas a professora não parece ser muito fã de recursos kkkk
@@bernardomeletti6772 obrigado olha vi divisão silábica e também não e uma proparoxítonas eventual. E marca e não tentar entender . Guri ótimo dia para você boa prova domingo.
Irei entrar com recurso na questão 6. Marquei a E e entendi que ficou redundante por conta do “mais” que já indica passado. Porém a letra que consideraram correta (A) claramente também é redundante. Sendo assim, todas as opções continham frases redundantes. Muita gente também achou e peço que entrem com recurso pois quanto mais pessoas entrarem é mais fácil de conseguirmos.
E outra: reuso com acento foi de cair o ** da bunda! 😂 não é possível
Vou recorrer também
@@aimeeweibelcabral4162 kkk mas pior q tem acento no U. Entra na regra do hiato.
@@GabrielDasv pois é! Mas acho que pegou muita gente. Visualmente reuso jamais parece ter acento 😂
Como faz pra recorrer?
Profª Roberta simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA. Uma didática calma e compreensível. Parabéns!!
Não concordo com a 6, o “como antigamente” tem sentido comparativo. Se eu tiro essa parte fica “Não se fazem mais produtos duradouros” como se NÃO HOUVESSE MAIS PRODUÇÃO, no sentido de produção zero. O que é diferente de ainda fazer produtos duradouros, porém não tão duradouros como antes.
Tbm marquei essa, mas parece que a redundância estaria
no "nao se fazem...mais".Esse "mais" seria dispensável..mas mesmo assim eu tbm vi redundâcia na A
Exato! Mas o problema dessa alternativa, pra mim, foi o "mais". Mesmo assim foi a que marquei
Acho que o verbo no pretérito já indica que era antigamente, por isso a redundância. Mas todas as questões estão redundantes.
Foi o que pensei.
No que tange à questão de número 3, segundo o Guia de Uso do Português: Confrontando Regras e Usos, de Maria Helena de Moura Neves, 2ª edição, editora Unesp, a locução conjuncional "na medida em que" pode ser utilizada com o sentido proporcional também semelhante a "à medida que", "à proporção que". Ela parece desconhecer o significado de "causa" para essa conjunção.
Tinha que prestar atenção em cada vírgula! kkkk literalmente!
Se for usar o argumento de ênfase, todas as alternativas tinham o objetivo de enfatizar, é pra isso que a redundância serve. Essa questão é pra ser anulada tranquilamente
Já fiz meu recurso! Só estou aguardando o horário.
Qual questão? Vou recorrer também
@@aurelianojunior9278, você poderia me enviar um modelo de recurso (não tenho experiência com isso) e de qual questão está a tratar? Pois irei recorrer também. Se a resposta for positiva, deixarei meu e-mail aqui futuramente.
@@marinacmelo
Questão 6
@@guilhermevasconcelos9584
Tem bons modelos em sites de concurso
Na 6ª questão acabei marcando a letra B), pois, para mim, todas as outras(tirando alternativa "E" em que estava na duvida também) a meu ver constavam uns resquício de redundância. No entanto, eu tenho hábitos recorrentes mas não quer dizer que eu os faça todo dia ....
A parte de LP estava muito bizarra, kkk (rindo de nervoso). Tirando essa "pedra no sapato", fui muito bem nas outras disciplinas. Tendo em vista isso, temos que torcer para ocorrerem duas coisas: pelo menos umas 3 ou 2 questões de LP serem anuladas, pois algumas ali, acredito eu, são passíveis de recurso, e a anota de corte esse ano ser mais baixa (tipo 42/50), pois, ocorrendo isso, as esperanças de muita gente que foi mal em LP vão aumentar.
Não concordo com o gabarito da 6, pois há sim redundância - inclusive a FGV já cobrou exatamente isso. Falar que está proibido o uso dá máscara em todos os locais da empresa, eu posso inferir sim que irá abarcar tanto a área interna como a externa
Exatamente
Pois é.
Elaborei meu recurso já! Vamos todos recorrer!
Eu tbm vi ambiguidade em tds
Essa prova de português foi MUITO mal elaborada, não esperava disso de uma banca de Federal.
A prova foi bem feita. Observem a análise dos professores acerca das questões!
Do meu ponto de vista estas questões são problemáticas:
Recurso contra o gabarito da questão 15: As opções A e D não apresentam inadequações linguísticas, portanto a questão deve ser anulada por apresentar duas opções corretas.
Recurso contra o gabarito da questão 17: A opção considerada correta não traduz um "pensamento", mas sim uma interlocução, portanto existe um ERRO prévio no próprio enunciado, que considera todas as alternativas como "pensamentos". Fora isso, a linguagem formal aceita repetições de palavras (no caso em questão, a do verbo "ir"), para enfatizar uma ideia. Sendo assim, com a frase fora de um contexto, não se pode afirmar que ela apresenta traço de linguagem informal.
recurso contra o gabarito da questão 18: A expressão "graças a" tem sentido de causa, sendo sinônima de "devido a" ou "por motivo de". Portanto, tem sentido a informação de que as decisões equivocadas tomadas pelos dirigentes são a causa de as taxas de juros continuarem altas. A presença do acento grave na expressão também é considerada correta, pois o substantivo "medidas" está no plural. Diante disso, a questão deve ser anulada, por não haver IMPROPRIEDADE em nenhuma das opções apresentadas.
Recurso contra o gabarito da questão 20: A questão deve ser anulada, pois apresenta um erro já no enunciado, por considerar TEXTO apenas uma pequena frase, isolada e fora de um contexto. Diante dessa premissa, é impossível ao candidato realizar inferências entre as opções apresentadas (também fora de contexto) e a curta frase do enunciado. Todas elas são corretas ou incorretas, dependendo de um referencial que não existe no enunciado.
Pô, mas se for pra enfatizar, antigamente tambem vale, todo e qualquer também, essa 6 aí não faz sentido. Se é em todos os locais da empresa, tá claro que se trata dos abertos e fechados, já que engloba tudo.
Exatamente! Entrarei com recurso.
Também tive esse raciocínio. Pareceu-me redundância tbm essa segunda prt
Entrem com recurso! Quanto mais pessoas entrarem, melhor. Eu entrarei. A que eu marquei pode estar errada, tudo bem. Mas que a letra A também é redundante, isso é! 😡
Exatamente eu pensei a mesma coisa
A letra A é mais redundante que a letra E. Fala sério! Entrarei com recurso também.
Não consigo ficar satisfeito com a 3, letra A. Qual o problema de a frase estabelecer uma relação de causa entre "desmontagem do hospital de campanha" e os leitos serem desocupados? Essa interpretação habilita o "na medida em que".
Também fiquei na dúvida. Vi que tem a possibilidade de escrita “na medida em que” indicando causa. A causa para a desmontagem do hospital foi a desocupação dos leitos :/
O problema é o verbo ocorria, se estivesse ocorreu daria pra encaixar causa
@@Jubcrm_ Onde vc encontrou isso? Só acho que como locução adverbial com valor proposicional "na medida em que" não se aplica, apenas à medida que
@@GustavoHenrique-ch5rn tem um vídeo do professor Noslen aqui no yt falando da diferença. E no site do trf3 também
Apesar de eu ter acertado a 9, eu não concordo com o comando da questão que, ao meu ver, está mt malfeito. Não me liguei que se tratava de ambiguidade, achei que se tratava de, quando se troca a posição de algumas palavras, ocorrer mudança de sentido da frase. Ou seja, acertei mesmo interpretando errado.😅 Que surreal essa prova de português da PR4!!!
Professora corrige a prova realizada domingo dia 10/03 da banca Funcep para o nível superior.
LP Cesgranrio - Acertei 15/15
LP IBFC - Acertei 19/20
LP PR4 - Acertei 12/20
Essa prova estava insana demais. Mas é isso, bora estudar para o próximo.
Esse todos na letra A que me deixou confusa devido abertos e fechados .
Pois é. Até agora não entendi
Eu também não entendi. Se foi pra enfatizar, então o qualquer também foi, o antigamente tambem.
@@diegorodrigo2289
Todas as alternativas são redundantes. Entrem com recurso!
a questão 10 de PT do ultimo fds é para pedir anulação tbm . está com duas respostas corretas.
Além do gabarito letra B, a letra D que fala de todos os verbos no indicativo está incorreta. na última linha do parágrafo tem um verbo ganhe relacionado a pesquisa, " ela ganhe" é subjuntivo". entrem com recurso.
21:00 não é elipse, é zeugma
Já comecei tomando na tarraqueta kkkk marquei a A na n° 1
Cadê o restante das questões?
enunciado da questão 4 não deixou claro oq a questão queria, no caso era pra marcar a alternativa que continha frase que estivesse de acordo com a gramática, usar "correção gramatical" deu a entender que é a frase em desacordo com a gramática.
Interpretei da mesma forma.
Sobre a correção da questão 9, é dito na alternativa D que a crase é optativa após a preposição até, mas é dito que é a única forma em que se aceita crase facultativa, mas e antes de nomes próprios femininos e de pronomes possessivos?
Na questão (9) Ao meu ver, poderia ser interpretado como uma promoção da Capital do Rio Grande do Norte (Natal). Ou seja, uma promoção que estaria ocorrendo naquele estado.
Essa questão da "máscara" achei que tava redundante por conta da palavra "indispensável". Se é indispensável, é em todo lugar. :/
Exatamente o que eu pensei
Meu recurso já está pronto! Vamos recorrer, pessoal!
Essa 5 me pega muito pq o comando da questão é uma oração subordinada e na oração subordinada não pode vim introduzido por conjunções e pronomes se não me engano e a única que não tem conjunção e pronome é letra E
Essa prova não condiz com as anteriores, o nível aumentou muito.
Quiseram reduzir a nota de corte, só pode.
Pois é, não condiz com um cargo de nível médio. Parece mais uma prova da FGV e não da PR4. Vou fazer pra nível superior semana que vem e fiquei desanimadíssima.
@@souzamikael
E vão conseguir! Rsrs
@@isabellaschmidt2679 Vai fazer pra qual cargo?
@@souzamikael Produtor cultural kkkk 01 vaguinha
Questão 6, Letra B não apresenta redundância uma vez que o ato recorrente não necessariamente precisa ser todos os dias.
Foi o que tambem pensei... E fato é que a questão dada como certa também é redundante.
Você está certo. Mas na B o problema ao meu ver é a palavra "recorrente" em si, pq se é hábito, é recorrente. De td caso, vejo problema no gabarito tbm. Essa ênfase q a prof citou parece ser redundante tbm
@@GabrielDasv
Você está certo
Bora de recurso
O problema não é "todos os dias", e sim que todo hábito é recorrente.
Se o argumento da na 6 A ta certo pq qualquer não pode estar enfatizando todo? Pq dia não pode estar enfatizando recorrente? Falta objetividade nas questões, querem funcionários ou cartomantes?
Vc está correto! Vamos entrar com recurso!
Legislação do ultimo fds , a questão 21 inverteu as respostas da letra D com a C.
O gabarito diz que a D é correto afirmar que "As Fundações Públicas são instituições que não têm personalidade jurídica...", porém, elas possuem, segundo ART. 5 do Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. E a letra C que fala das autarquias esta correta segundo o mesmo artigo citado. Peçam recurso para anulaçao
Quem mais errou a 10? Eu vi na letra E que devia ter um ponto de exclamação em " Vá gritar em outro lugar!" e não um ponto final.
Professora, poderia fazer a correção da prova de português do cargo de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Software? Achei o gabarito de algumas questões esquisitas... O prazo do recurso é até amanhã. Se puder ficaria muito grata!!
Gente eu to querendo saber do cartao resposta alguem sabe quando vai ser divulgado
Discordo da resposta da 6. A frase que não apresenta redundância é a B. Recorrente é uma questão de periodicidade mas que não necessariamente é todos os dias. Pode ser em dias intercalados, semanalmente ou até uma frequência irregular, aleatória, intermitente.
As provas foram diferentes?
Na questão 1, como que a professora falou que a letra E não tem valor de adjetivo? O adjetivo pode ser na análise sintática somente adjunto adnominal ou predicativo, e na Letra E, a frase sublinhada exerce uma função sintática de Predicativo na oração principal?
Meu caro, a oração que exerce papel de predicativo é substantiva! O pretexto era manter o ritmo é a mesma coisa que dizer que O pretexto era a MANUTENÇÃO do ritmo. Observe que podemos substituir por um substantivo. Oração adjetiva exerce função de ADJUNTO ADNOMINAL!
A oração sublinhada tinha função de sujeito. Inverta a frase: Manter o ritmo contínuo dos estudos era o pretexto
@@bernardomeletti6772 caraca, cara. Vc viu a correção? A oração é predicativa. Da onde vc tirou sujeito ali? O SUJEITO É "O PRETEXTO"
@@luizalbertosantos6131 não, não é. A frase sublinhada é um sujeito oracional, tanto que é uma oração SUBSTANTIVA
Como assim reuso tem acento 😞
Também não entra na minha cabeça 😂
Fiquei indignado com essa também, mas é por conta da regrinha de hiato :(
Pois é. Perdi um tempão nessa questão
E mesmo assim marquei com uma dúvida do caramba kk
Como assim já estão corrigindo a prova? 😱😱😱
Quando irá sair o gabarito, alguém sabe?
@@mariguh4566ja saiu faz tempo
Gabarito da prova de enfermagem estava errado
Só tem está prova?
Não tem correção das demais?
Ou é exclusão
pra mim a letra E é menos redundante que a letra A. Misericordia. Na prova eu sabia que nenhuma opção batia, todas tinham redundancia. Mas marquei a E achando menos pior kkkkkk
Tb
também segui essa mesma lógica
Poxa nao foi dessa vez😢
força amiga, tamo no mesmo barco. vamo pra cima do próximo certame mais fortes 💪🏻 n esmoreça
Tem que anular a 1 e a 6
Eu concordo com a 6, com a 1, não. A frase destacada é uma oração adjetiva restritiva reduzida de gerúndio, por consequência, ela tem função de adjetivo. Veja que ela perguntou qual oração tem função de adj
Já fiz meu recurso contra as duas!
Sim 08 , mas tem muitos erros ! É isso mesmo ?
Que odio! Eu ia marcar essa! Fiquei na duvida e marquei outra
A prova de português foi muito mal elaborada.
Em matemática qual SERÁ passível de recurso?😅😅😅
A 45 de matemática não tem a menor chance de ser letra C
@@keilasouza2322qual é a 45?
@@bernardomeletti6772 esquece kkkk falei besteira, era a de regra de 3, paginas linhas caracteres
@@keilasouza2322 essa é 24 mesmo, quanto menos linhas por página você usar, de mais páginas vai precisar pra terminar o texto
que odiom era pra eu ter errado apenas 2 eu acabei errando 3 de bobeiraaaaaaaa
isso q mais me dá raiva tbm. Uma coisa é vc errar uma questão por estar completamente por fora do conteúdo inserido nela. Outra é vc está entendendo oq está sendo cobrado e marcar outra alternativa por dúvida. Pqp, tô me remoendo até agora 😡
E eu que tinha marcado certo e no final mudei de ideia e marquei a errada. 😂 que ódio!!
Normal! Concurso não é para os que acertam mais, mas para os que erram menos... rsrs
@@aurelianojunior9278 Tens razão
@@nauanbueno
Errei umas cinco ou seis questões que eu sabia
Pessoal não quer aceitar que errou kkkk. A 6 está certa, superem. Foquem suas energias no que realmente é passível de recurso
Acertou na sorte, né? Rsrs
Tu chutou foi?😂 pq claramente é passível de recurso! Se a A está certa, a B também está, até pq "hábito recorrente" não significa, necessariamente, "todos os dias".
@@karol5916
Hábito recorrente é redundante, poxa! Rsrs
@@karol5916
Todas as alternativas são redundantes
@@aurelianojunior9278exatamente! Se a A está certa, a b também estaria. Anulação pra já
Continuei sem entender como a letra A da 9 pode ter duplo sentido. Questão muito mal elaborada, eu acho que valeria recurso, mas a professora não parece ser muito fã de recursos kkkk
D008
A 5 também merece ser anulada
A 6 é ridícula
A questão 8 letra b . Lavradio não seria ditongo por isto tem acento. Rapaz confunfdiu tudinho
Lavradio, navio, pavio, macio. Nenhuma dessas é acentuada
@@bernardomeletti6772 obrigado olha vi divisão silábica e também não e uma proparoxítonas eventual. E marca e não tentar entender . Guri ótimo dia para você boa prova domingo.