E qual a primeira coisa que o presidente fez no início do governo: revogou o inciso e artigo da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional/LOSAN, de 2006, de modo a levar a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/CONSEA na estrutura organizativa do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN.
É como o Ian Neves (canal História Pública) costuma dizer: esse cenário de insegurança alimentar que vivemos no Brasil é uma escolha das elites econômicas (burguesia). Prefere-se dar prioridade a obtenção de lucro ao invés de suprir as necessidades humanas. Os médios e pequenos produtores deveriam receber mais apoio do atual governo, no entanto prefere-se dar incentivo ao pessoal do agronegócio, cujo foco é o mercado externo.
@@bigvitao ele ta embriagado pela ideologia dominante progressista liberal. Ele e muitos divulgadores cientificos (como o sacani e o pirula) da hard science que tratam os problemas como frutos de escolhas individuais
O que tem me salvado é o Restaurante Universitário da USP, que custa 2 reais a refeição e ainda recebo auxilio para usá-lo gratuitamente. Politicas publicas precisam servir pra alimentar pessoas e não engordar bolso de latifundiário.
@@PessoaAleatoria01 se impostos dessem certo, a URSS teria dado certo, sem contar que os produtores tem menos impostos , mas ainda tira do bolso o dinheiro dos animais e plantações (que é o certo, obviamente)
Precisamos nos informar melhor, e não acreditar em qualquer coisa que falam por aí. Veja com seus próprios olhos. A REALIDADE pode ser bem diferente do que estão dizendo pra você.
Te liga meu, claro que eles não duvidam, são pagos para vir aqui espalhar desinformação. Existem empresas especializadas em lançar o lixo que o cliente pedir na rede, basta pagar. E as big techs, mesmo podendo facilmente detectar esses robôs (humanos ou não), não fazem *NADA* pois estão lucrando muito em cima.
Quem diria né?!Que escolher um presidente que falava "Eu não entendo de nada, minha especialidade é m@tar" Agravaria ainda mais, a situação delicada que é gerenciar e criar estratégias eficazes para progredirmos como País.
Então colocar um que diz abertamente que quer regulamentar a imprensa é algo que ele vai fazer é muito inteligente. Se ele entendesse de algo que ajuda a economia, nós teríamos saído do buraco , ou melhor ainda , ele nem teria colocado a gente nisso pra começo de conversa
Faltou falar da importância da administração dos estoques! Desde a época de José do Egito eram feitos estoques de alimentos na época de abundância para usar na época de escassez. A Conab (Cia Nacional de Abastecimento) sempre adquiriu alimentos (arroz, feijão, milho, soja, etc) na época da produção para colocar no mercado na época de escassez. Os estoques estão praticamente zerados, por uma ausência de política de estoques decente. Pense bem. A ração animal usa milho, soja, etc. Se esses alimentos foram exportados e não estocados, o que vai acontecer? Terão que ser importados em dólar para alimentar animais no inverno! O preço da carne e leite vão para a estratosfera. Se o arroz, feijão, milho, etc não for estocado na época da colheita, na entressafra o preço vai às alturas! Sim, política tem tudo a ver com o preço de alimentos.
é a existência de oligopolis, e incentivos governamentais. O governo JAMAIS ajuda o povo. Ele ajuda os grandes produtores. O problema é o governo. E quem pede mais mão do estado, tem de se f*** msm.
E viva a agrofloresta! Produz de tudo um pouco, garante a segurança alimentar, recupera florestas, preserva a água,cria solo fértil, não usa agrotóxicos,cria trabalho, repeita a natureza, une pessoas, preserva os saberes e ainda dá lucro. Átila, faça um vídeo sobre esse método, vamos divulgar.
@@danielpandolfo Prazer. Existe uma diferença absurda entre "amar" a qualidade de vida que o dinheiro proporciona e "amar" o lucro aos bilhões, independentemente dos resultados disso pras outras pessoas. Se você se encaixa nesse segundo grupo, você é parte do problema. E não, nem todo mundo é assim.
@@StrikeR_Hero Estava pensando isto estes dias... a inflação é a melhor maneira de roubar dinheiro da população, que vê suas reservas em espécie diminuir a cada dia. Resumindo o governo se financia aumentando a inflação.
@@danielpandolfo basta ver desta forma: se existem 100 dinheiros circulando entre a população, se, de repente, o governo imprime mais 100 tudo dobra de preço, com excessão para o governo que foi o primeiro a gasta-lo e quem sofre é o mais pobre que está na ponta. Aí vem essa pec kamikaze que distribui dinheiro e quando chega no mercado tudo já se ajustou, imagina vc dono de um supermercado sabe que daqui para amanhã vc vai ter o dobro de vendas, o q vc faz? dobra o preço, vc só tem estoque para a quantidade de compras de antes. No final das contas não vai mudar nada nos problemas, dinheiro não é riqueza, ele representa a riqueza, o patrimônio.
Já diria Milton Santos. Problemá não é a produção, mas sim a distribuição. Olhando esse vídeo do Atila, e toda essa nossa inércia eu digo que parece haver cada dia menos vontade de distribuir e maior vontade de acumular.
Um dos melhores vídeos que já assisti ! Enquanto eu assistia eu fiquei pensando: Cara, como é incrível a tecnologia e principalmente a boa vontade e dedicação do Átila. Me sinto assistindo um conteúdo de altíssimo nível, de graça, na internet. Muito obrigado por isso!
Bom video, tanta gente chorando por um viés politico que nem foi citado... Enfim, de fato quando é mais interessante mandar a comida produzida no pais para fora que alimentar o mercado interno as coisas desandam, uma politica publica que beneficie a produção familiar seria muito mais interessante, mas novamente nosso agro e políticos preferem desmatar e criar novos pastos a melhorar o que ja existe e por consequência auxiliar o povo e meio ambiente, esse ano tem eleição, resta saber quem vai preferir ser gado e quem quer sair deste pasto.
Muito interessante! É perfeito ver um conteúdo desse enquanto curso eng. agro.e estar em conformidade com o que já vi. Isso pode despertar mais pessoas a pensar em soluções ou no mínimo perceber como as políticas públicas são importantes
O brasileiro baixa renda hoje, está comendo como ( carne ), salsicha, empanado, carne de hambúrguer, aquela vendida no mercantil, e se der pra luxar um ovo as vezes, em outras palavras o brasileiro baixa renda na maioria das vezes está comendo os restos de animais, está comendo tudo, menos carne, a hironia é que o Brasil é um dos maiores produtores de proteína do mundo.
Tem uma palavra chave que o Átila fala: Política. Pesquise a proposta do seu candidato sobre esse tema e não se contente com uma abordagem superficial, que não detalha o processo ou não diz de onde virá o dinheiro.
Video extremamente informativo e necessário para quem vive em uma bolha social e econômico acima da média e não tem noção do que é se preocupar se vai ter comida na mesa ou não
Muito boa conclusão no final do video, Átila! É preciso deixar claro que esse desequilíbrio não vai se resolver com uma mudança na dieta da população, seja lá de qual população estivermos falando. O cerne da questão está em como funciona essa cadeia produtiva de commodities e de desigualdade. Enquanto isso não for exterminado, nenhuma mudança de hábito alimentar será suficiente pra estancar essa sangria que encurta o nosso futuro a cada dia.
Uma informação importante: Vocês lembram que todos os filmes de tragédias e extinção da humanidade começam com um cientista explicando e falando que precisamos mudar mas que em todos os filmes eles são ignorados, no filme ficamos muito put0s de porque as pessoas não escutam eles... pois é aqui estamos na vida real, a arte imita a vida, reduza o consumo de alimentos de origem animal, eu não consumo nada de origem animal já fazem quase 10 anos, estou super saudável, e ainda é muito mais barato. parabéns pelo vídeo Atila, mais uma contribuição importantíssima.
Senti falta de uma análise mais detalhada dos problemas centrais envolvidos na tese do vídeo. Isto é, o que exatamente está no cerne na desigualdade alimentícia, porque produtos de subsistência não são produzidos em larga escala e quais as soluções na mesa... Enquanto, por outro lado, foi dado bastante ênfase em pontos secundários ou apenas tangeciais ao problema central
Ué, acho que ficou claro que a prioridade está sendo financiar os grandes produtores de comodities. Com o dólar alto então a balança comercial é muito positiva com as exportações batendo recordes. A preocupação não é alimentar o povo e sim ganhar mais dinheiro.
@@Matheus-dj9sq tem razão, mas quanto mais pessoas entenderem q existem opções dignas ao que está colocado e que só n é possivel agora pq estamos submetidos à ditadura da dita democracia burguesa, mais pessoas vão se organizar em orgs revolucionárias e é isso q vai nos dar condições de fazer uma revolução e assim passar a resolver essas contradições.
É triste saber que diariamente hectares de terra na Amazônia e em outros biomas brasileiros são desmatados, sem necessidade, para manter uma agricultura e pecuária, sem necessidade, que ao final não ajuda a sustentar ninguém além de um grupo pequeno de oligárquicas.
Átila, faça um vídeo sobre a substituição da proteína de origem animal na nossa dieta humana. Existem mitos a serem quebrados, precisamos de consciência alimentar para um mundo sustentável.
O mercado, por razões que vão de ganância a sobrevivência econômica, tem foco no lucro, portanto, não deixará de concentrar a produção para o exterior se isto for mais saudável para os negócios. O Estado, por sua vez, é falho e não tem políticas públicas eficientes para combater a miséria e evitar o desperdício de alimentos.
...em cada uma das sociedades em que ele colocar seus tentáculos que se baseiam na expropriação e na exploração do homem pelo homem. É isso que nos combatemos!"
Qual o objetivo do capitalismo mesmo, para dizer que ele falhou? Existe um ente por trás do capitalismo, com métricas para chegar em algum sucesso? Quando olhamos a solução dessas pessoas, é sempre pior que esse tal "capitalismo".
@@willkimen na ótica do objetivo do capitalismo ele não falhou, que é garantir a propriedade privada da elite. Mas até na ótica de manter isso, se torna questionável no momento que cada dia que se passa fica mais comprovado que o planeta não sustenta esse sistema a longo prazo. Vão criar uma elite presa numa bolha em marte ou no nosso planeta destruído kk.
Pensar a sustentabilidade alinhado com o crescimento econômico infinito (ou acumulacão infinita de capital) cria um paradoxo que desafia ate mesmo as leis da natureza, em especial, as leis da termodinâmica, ate porque o conceito de gerações futuras fica cada vez mais incerto a medida em que os estoques fisicos de capital natural vão entrando em declinio com o crescimento.
Arranje vc então algumas dezenas de hectares, crie centenas de cabeças de gado, dê alimento, tratamento médico, comida, depois abata e doe de graça pra milhares de familias, e sem choro
Curtindo aqui e fortalecendo este canal maravilhoso que me socorre sempre que preciso de aprofundamento em determinados assuntos! Continue assim buscando e produzindo conhecimento. Desejo que tenha a cada dia mais sucesso, saúde e vida. Abraços
pra quem gosta da ideia de diminuir o consumo, mas não quer parar de comer carne, adotar a segunda-feira sem carne é um passo super fácil de começar, mas que tem um impacto muito grande porque já é 15% de redução. 1 dia da semana que não é fim de semana sem consumir carne, simples, não?
Ótimo vídeo Atila. Mas falta um passo: reconhecer que a economia de mercado é a responsável por esse cenário. Alimentos, moradia, saúde e educação não deveriam ser atividades voltadas para gerar lucro.
@@nicktitanick você não assistiu ao vídeo? O agronegócio bate recordes de produção e distribuição. Aliás o poder de compra já está nas mãos do governo, e o que ele tem feito?
@@andersonclemente2170 Eu espero muito que não seja com a mesma eficiência, porque de eficiente a produção de alimentos não tem nada. Ela é focada no lucro e, com isso, temos uma ocupação de terras muito maior do que deveríamos com a produção de soja. Lembrando que eficiência relaciona a produção com os recursos consumidos. E, no caso dos alimentos, os recursos ambientais que estão sendo consumidos na produção são absurdos. Classificar a produção de alimentos no Brasil como "eficiente" é de uma bizarrice sem tamanho.
É difícil explicar com poucas palavras , um problema causado por tantas ações erradas, principalmente comodes que toda produção mecanizada e usa o mínimo de mão de obra, com empresários que só pensam em crescer a conta bancária com exportação a qualquer custo, nem que tenha que destruir as matas , e principalmente aumentando acidez nos mares de onde sai a maior quantidade de oxigênio , e essa fina camada com apenas 4 km de espessura onde podemos respirar é todo nosso meio ambiente que também esta sendo afetada
É verdade que o ERRO maior do 🇧🇷 é o agronegócio, destruiu a indústria e deixou o país atrasado nas tecnologias informáticas, não gera empregos, não alimenta o povo, é só destruição das florestas 🌳 sorry 😣 Triste 🇧🇷 dos famintos e miseráveis…
Um número crescente de veganos não iria diminuir a produção de carne... Oq a gente precisa é uma mudança realmente significante na forma q produzimos e consumismos. Mas isso n precisa ser apenas um sonho.
Amei seu conteúdo!! Achei o vídeo extremamente didático, trás pautas importantes sem precisar atacar ou meter "política" no meio. Fala de um jeito simples, fica bem fácil de entender. Sou vegetariana mais pelos animais e não sabia de todas essas informações... Ótimo conteúdo!
Gabriel, luta de classes é o que faz hoje: Negros odeiam brancos, gays odeiam héteros, pobres odeiam ricos, e tudo fica NA MESMA. Luta de classe não é ciência. É um mito que prende você em um loop sem saída. Luta de classe é um ENGANO! É dividir para conquistar... no caso, eu e voce e todos nós.
hoje entrei numa mercearia humilde de pobre e a coxinha e qualquer salgadinho ta a 4 ou 5 reais, antes eu lanchava hoje o dinheiro do lanche uso pra comprar macarrao arroz, moro com meu pai aposentado mas e dureza fazer um salario dar pra pagar aluguel e comprar remedios caros e ainda a comida, se nao fossem os parentes estariamos vivendo insegurança alimentar tambem
Nosso problema foi ter vencido a corrida dos espermatozoides, e agora estamos aqui querendo sobreviver numa sociedade onde a injustiça e desigualdade grita pelas paredes das ruas, essa vida de pagador de impostos é escravidão, eu tô pra ir pro mato.
A implantação da Agricultura Sintropica e Agroecologia em larga escada será uma "solução" para que o país não perca a diversidade ecológica e os biomas não sejam suprimidos pela monocultura de commodities!!
Atila, você é um ser inteligente, nobre, útil!! Você faz valer a pena o oxigênio que respira!!! Muitos seres humanos nem tentam raciocinar, sentir, analisar o sentido da vida, da política, etc... Queria que houvesse muito mais Atilas! Feliz 2023 com sua família bj no jacarézinho.
Paises concentrado na producao de comodities tendem a ser mais excludentes socialmente pq gera menos emprego, se o governo nao atrapalhasse teriamos uma industria de producao de oleo de soja por exemplo, esta geraria mais emprego, ao invez de exportar pra refinarem fora e depois importarmos. A unica coisa sofisticada q o Brasil produz eh burocracia
Excelente vídeo, o Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. Porém como sempre, recursos são só pras grandes Commodites. A agricultura familiar pena muito.
Infelizmente sem escala o custo de produção e consequentemente o preço de venda fica muito alto. Agricultura familiar não é solução para alimentar cidades.
Sabe quantas calorias gastamos em repouso só pro nosso organismo funcionar?1800 calorias no mínimo!Sabe quantos calorias deveriam consumir por dia no mínimo!?2400 calorias!Sabe quanto que um pobre do Brasil ganhador de salário mínimo costuma consumir de calorias por dia?Menos de 1578 ou menos de 1800 calorias!Sabe oque acontece no Brasil?A subnutrição é muito grande entre os ganhadores de salário mínimo e o corpo das pessoas pobres do Brasil literalmente absorve musculatura e tudo que pode da estrutura corporal pra manter a pessoa viva porque ela não consome as calorias mínimas necessárias por dia!Além do povo consumir pouca calorias mesmo parado o povo ainda gasta a caloria que tem trabalhando!Ou seja já tem pouca calorias no corpo e ainda gasta mais trabalhando!Isso é um crime contra o povo!
Se formos levar em conta que o brasileiro médio, que ganha um salário mínimo, não tem acesso a alimentos mais nutritivos e acabam tendo que ficar com opções mais baratas, como a mortadela e a salsicha, esses produtos, consumidos de maneira recorrente, podem contribuir para a desnutrição e a obesidade ao mesmo tempo, que já são mais dois problemas de saúde
O modelo de produção agrícola não nos favorece, apenas serve ao capital. O povo, como sempre, fica a ver navios. Enquanto não houver uma política séria de redistribuição de terras somada a um fortalecimento técnico da agricultura familiar, esse problema da concentração de terras e seu consequente foco na produção de commodities para o mercado global, que aliás tem suas raízes fincadas no Brasil Colônia, persistirá.
Aqui bem perto de Brasília tem um assentamento do Incra. Em formosa, Goiás. Os terrenos que ainda não foram vendidos estão na maioria abandonados. A terra é boa mas você não vê um pé de nada. Parei uma vez em um buteco na beira de uma estrada lá perto e vi que tinha muitas máquinas agrícolas jogadas num canto. Perguntei porque tantos equipamentos acabando daquele jeito e o dono bar me disse eram trocados por bebida pelos assentados. Quando o cara recebe o lote de terra ele vem com tudo para começar a trabalhar. Se as pessoas da cidade que pagam impostos soubessem o quanto custa um assentamento sem-terra eles jamais apoiariam uma loucura desse natureza num país tão pobre como o nosso. Tudo perdido! Era uma fazenda de gado enorme e produtiva que virou uma favelona rural. E assim são a maioria dos assentamentos que conheço aqui na região. A reforma agraria não passa de uma utopia que engana jovens há muito tempo. De boa intenção o inferno tá cheio, acredite!!
Excelente! Não fazia ideia de omo funciona o processo de digestão do gado, nem em como isso implica seriamente na emissao de gases. Obrigada por acrescentar conhecimento👏🏼
Políticos manda nossa comida pro exterior e deixe o que sobra para o povo ,por isso o descontrole da inflamação ,o certo seria o Brasil determinar o preço de venda ,já que ele é um dos maiores produtores e alimenta boa parte do mundo .
Em janeiro, minha alimentação era restrita a macarrão com molho de tomate no jantar, era a única coisa que eu tinha dinheiro pra comer, só almoçava se pedisse em restaurantes e café da manhã era quase um sonho, consegui sair dessa situação, mas conheço diversas pessoas que ainda estão nela...
Pega e volta atrás anos luz quando não quiseram investir em tecnologia e produzir somente commodities. Hoje é o reflexo. Sem as exportações do agronegócio haverá déficit na balança comercial, que gera inflação, alta do dólar e piora tudo. O ideal era o governo parar de gastar com superflos e a União parar de sustentar os 3 poderes e começar a subsidiar produtos de commodities e combustíveis como os EUA faz. Mas aqui nada se subsidia. Somente subtrai com impostos.
Entendi a fuga da parte econômica e política do tema, ainda mais visto o assunto da série, mas me faltou um pouco de aprofundamento nesse aspecto. Me pareceu, também, um roteiro bem morno, como o dos outros vídeos da série, numa vibe de não dizer explicitamente as coisas, deixar só o cheiro no ar, mas talvez tenha sido uma escolha editorial sob o aspecto do público-alvo. Entendo, mas continuo com a sensação de "poderia ter sido mais desenvolvido esse discurso"
Entendo o qie vc ta falando, mas os temas sempre tem mais de uma forma de serem tratados. Ele escolheu essa, pra tratar principalmente da relacao com o meio ambiente. Ele é biólogo e nao cientista político. Acho justo ele focar mais no que domina, ne. O que tem de palpiteiro falanodo de polica já basta.
Sim, e você pode não saber da onde veio teu alimento, mas com toda certeza ele não veio do agro pop. A comida do agro pop tá dentro de algum conteiner no meio do oceano indo para outro continente
Por isso que tinha que ter um Agro forte e estatal para consumo interno e os recursos além deste básico serem disputados pelo mercado privado para exportação. Não dá pra fazer o básico com gente que prioriza lucro sobre vidas
Os estoques da CONAB funcionavam um pouco nessa direção, óbvio que o regime ultraliberal que retomou o Brasil destruiu essa política pública totalmente, o resultado já sabemos...
Não faz sentido nem um esse argumento primeiramente se houver a manipulação do preço com uma estatal que produz um alimento a baixo do custo de produção é um gigantesco rombo nos cofres públicos, isso levaria ou a cortes em outras partes do governo como saúde e educação ou ao endividamento e inflação. Outro efeito é a diminuição da produção de comida pelos atuais produtores, isso levar faltar comida em mercados ou um mercado paralelo de comida e um crescimento nessa empresa deficitária.
Apesar do conteúdo ser ótimo, 99,9% da população não está nem ai pra isso, infelizmente, só que ainda sim, por mais que seja também a nossa responsabilidade mudar certos hábitos pra não acabar com o planeta, o capital, as grandes indústrias....o poder público....esses sim são os únicos capazes de mudar alguma coisa...são eles quem mandam em tudo, mas....adivinha...eles tão pouco se lascando pra isso, querem dinheiro rápido e fácil...e nós, POVO, contribuímos com isso.
É consequência das novas tecnologias porem vem precisando de mais pessoas capacitadas no campo devido a isso. Ah é igual a indústria , agricultura é uma indústria mas a céu aberto.
Eu não sei como as pessoas têm tanta dificuldade pra chegar numa conclusão tão óbvia: o problema da automação acabar com empregos não é a automação, é a relação de produção que temos - típica do capitalismo. Se o trabalho automatizado produz tanta comida (ou mais) que o trabalho manual, e se o resultado disso é a geração de ainda mais lucro, então o problema não é a automação. O problema é a concentração desse lucro. Enquanto tem alguém perdendo o emprego, tem alguém - o dono ou os acionistas - ficando mais rico com isso. Se a produção fosse organizada de qualquer outra forma, sem concentrar os lucros nas mãos dos donos ou acionistas, esse aumento na produção seria benéfico pra todo mundo. A automação poderia permitir que todo mundo trabalhasse menos, inclusive. Afinal, grande parte do trabalho ela já faz e a produção é maior.
E não é verdade essa ideia de que empregos acabam e surgem ouros na mesma proporção. Essas pessoas vivem num mundo de fantasia em que tudo é perfeitamente balanceado e que todo problema é automaticamente resolvido pelo mercado. Isso não existe e não há nenhuma evidência disso. A inteligência artificial vai substituir muitos empregos e isso em algum momento vai dar merda, se a organização da produção não mudar.
O que é pior, no Brasil, grande parte das pessoas que sofrem com a segurança alimentar são do meio rural, muitos agricultores infelizmente sofrem com isso, principal por falta de acesso a uma alimentação equilibrada.
As vezes a pessoa mora no campo, até tem uma renda pra se alimentar bem, mas mora longe dos mercados e acaba não variando na quantidade de nutrientes, comendo quase só o que produz... Acho que essas pesquisas de insegurança alimentar levam isso em consideração.
@@gabrieldesousa8034 comida passou a ser mercadoria a só 250 anos atrás, a pelo menos 10k anos aperfeiçoamos nossas tecnicas agricolas, seleçāo de sementes e gado. Vc está confundido tecnologia com sociedade de mercado.
E qual a primeira coisa que o presidente fez no início do governo: revogou o inciso e artigo da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional/LOSAN, de 2006, de modo a levar a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/CONSEA na estrutura organizativa do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN.
Um Presidente pode simplesmente revogar um artigo?
@@adv.lucasmonteiro em estado de calamidade pode
@@TheElectricalls mas casos de calamidade são provisórios , não? Essa instituição não poderia ou deveria ser reintegrada?
@@walkiriaschultz3867 deveria, mas eu nem preciso explicar porque ela não vai voltar fácil, lembra? Tamo falando do Brasil
@@adv.lucasmonteiro Com o Aras na procuradoria engavetando tudo, infelizmente o presidente pode tudo.
É como o Ian Neves (canal História Pública) costuma dizer: esse cenário de insegurança alimentar que vivemos no Brasil é uma escolha das elites econômicas (burguesia). Prefere-se dar prioridade a obtenção de lucro ao invés de suprir as necessidades humanas. Os médios e pequenos produtores deveriam receber mais apoio do atual governo, no entanto prefere-se dar incentivo ao pessoal do agronegócio, cujo foco é o mercado externo.
Não é que o governo prefere incentivar o agronegio,oque acontece é um lobby dentro do congresso por esses latifundiários do agro
o ian é maravilhoso
Nao sei como o Atila consegue fazer um vídeo sobre comida no Brasil e não citar explicitamente esses pontos
@@bigvitao ele ta embriagado pela ideologia dominante progressista liberal. Ele e muitos divulgadores cientificos (como o sacani e o pirula) da hard science que tratam os problemas como frutos de escolhas individuais
são bons divulgadores, mas querem serem limpinhos ideologicos
O que tem me salvado é o Restaurante Universitário da USP, que custa 2 reais a refeição e ainda recebo auxilio para usá-lo gratuitamente. Politicas publicas precisam servir pra alimentar pessoas e não engordar bolso de latifundiário.
Sdds bandejão
@@estadomaximo4345 Mas a prioridade tinha que ser do próprio pais não? Aqui tbm são pessoas e em extrema pobreza.
Seria melhor se as pessoas tivessem tido educação e emprego, aí poderiam pagar pela comida (como em qualquer lugar do mundo)
@@PessoaAleatoria01 se impostos dessem certo, a URSS teria dado certo, sem contar que os produtores tem menos impostos , mas ainda tira do bolso o dinheiro dos animais e plantações (que é o certo, obviamente)
Precisamos nos informar melhor, e não acreditar em qualquer coisa que falam por aí. Veja com seus próprios olhos.
A REALIDADE pode ser bem diferente do que estão dizendo pra você.
Ver gente nos comentários duvidando das informações ditas no vídeo é um negócio muito bizarro. Olha a quantidade de fontes deixadas aí pessoal
Te liga meu, claro que eles não duvidam, são pagos para vir aqui espalhar desinformação. Existem empresas especializadas em lançar o lixo que o cliente pedir na rede, basta pagar. E as big techs, mesmo podendo facilmente detectar esses robôs (humanos ou não), não fazem *NADA* pois estão lucrando muito em cima.
É que o pessoal não quer parar de comer carne. Preferem negar que o veganismo é a solução.
O mundo está acabando e o Átila está narrando pra gente passo a passo
Isso não é uma crítica, mas não consigo deixar de ficar triste
Difícil não ficar. Eu gosto de pensar que estou contribuindo e que logo o mundo vai despertar antes que seja tarde
Quem diria né?!Que escolher um presidente que falava "Eu não entendo de nada, minha especialidade é m@tar" Agravaria ainda mais, a situação delicada que é gerenciar e criar estratégias eficazes para progredirmos como País.
Então colocar um que diz abertamente que quer regulamentar a imprensa é algo que ele vai fazer é muito inteligente. Se ele entendesse de algo que ajuda a economia, nós teríamos saído do buraco , ou melhor ainda , ele nem teria colocado a gente nisso pra começo de conversa
Pronto, agora é culpa do bolsonaros kkkkk esses maconheiros viajam demais
Prolixo
Aquele blá-blá-blá. Aquela poesia q n quer dizer nada
Faltou falar da importância da administração dos estoques! Desde a época de José do Egito eram feitos estoques de alimentos na época de abundância para usar na época de escassez. A Conab (Cia Nacional de Abastecimento) sempre adquiriu alimentos (arroz, feijão, milho, soja, etc) na época da produção para colocar no mercado na época de escassez. Os estoques estão praticamente zerados, por uma ausência de política de estoques decente. Pense bem. A ração animal usa milho, soja, etc. Se esses alimentos foram exportados e não estocados, o que vai acontecer? Terão que ser importados em dólar para alimentar animais no inverno! O preço da carne e leite vão para a estratosfera. Se o arroz, feijão, milho, etc não for estocado na época da colheita, na entressafra o preço vai às alturas! Sim, política tem tudo a ver com o preço de alimentos.
Maior produtor de alimentos e 33 milhões de famintos é impossível de justificar.
é a existência de oligopolis, e incentivos governamentais. O governo JAMAIS ajuda o povo. Ele ajuda os grandes produtores. O problema é o governo. E quem pede mais mão do estado, tem de se f*** msm.
Através desse vídeo a galera entende um pouco os veganos, esse movimento é contra muitas coisas desde maus tratos a animais a estrutura alimentar
Acho um absurdo as pessoas ridicularizem esse tipo de alimentação apesar das suas inumeras motivações
Triste realidade. Um dos maiores motivos porque não consumo mais carne ou lácteos há 6 anos...
E viva a agrofloresta!
Produz de tudo um pouco, garante a segurança alimentar, recupera florestas, preserva a água,cria solo fértil, não usa agrotóxicos,cria trabalho, repeita a natureza, une pessoas, preserva os saberes e ainda dá lucro.
Átila, faça um vídeo sobre esse método, vamos divulgar.
E produz alimentos baratos?
A AGRO AMA O DÓLAR E O DÓLAR NÃO É A MOEDA DO BRASIL SENDO ASSIM OPTARAM POR EXPORTAÇÃO DOS ALIMENTOS. O DÓLAR É O CÂNCER DOS PAÍSES POBRES.
Quem não ama dinheiro (ou o que ele traz)? Desconheço.
@@danielpandolfo Prazer. Existe uma diferença absurda entre "amar" a qualidade de vida que o dinheiro proporciona e "amar" o lucro aos bilhões, independentemente dos resultados disso pras outras pessoas. Se você se encaixa nesse segundo grupo, você é parte do problema. E não, nem todo mundo é assim.
@@StrikeR_Hero Estava pensando isto estes dias... a inflação é a melhor maneira de roubar dinheiro da população, que vê suas reservas em espécie diminuir a cada dia.
Resumindo o governo se financia aumentando a inflação.
@@danielpandolfo basta ver desta forma: se existem 100 dinheiros circulando entre a população, se, de repente, o governo imprime mais 100 tudo dobra de preço, com excessão para o governo que foi o primeiro a gasta-lo e quem sofre é o mais pobre que está na ponta. Aí vem essa pec kamikaze que distribui dinheiro e quando chega no mercado tudo já se ajustou, imagina vc dono de um supermercado sabe que daqui para amanhã vc vai ter o dobro de vendas, o q vc faz? dobra o preço, vc só tem estoque para a quantidade de compras de antes. No final das contas não vai mudar nada nos problemas, dinheiro não é riqueza, ele representa a riqueza, o patrimônio.
Cadê a mão invisível do mercado?
O desmanche da CONAB que na teoria abriria espaço pro mercado fazer a parte dele não tá funcionando.
Pq tem a mao visivel do governo e seus amigos
Liberal tem sempre uma desculpa na ponta da língua, fica vendo
Ss, brasil, o país mais liberal economicamente do mundo
O governo faz 1 ato de liberação de mercado num país que tá lá em baixo no economic freedom index e na visão do estadista o mercado já tá livre. kk
@@danielalmeida589 verdade!
Já diria Milton Santos. Problemá não é a produção, mas sim a distribuição.
Olhando esse vídeo do Atila, e toda essa nossa inércia eu digo que parece haver cada dia menos vontade de distribuir e maior vontade de acumular.
É muito fácil falar quando você não produz nada. Vem trabalhar na enxada aqui e metade do seu trabalho vamos "distribuir"
Um dos melhores vídeos que já assisti ! Enquanto eu assistia eu fiquei pensando: Cara, como é incrível a tecnologia e principalmente a boa vontade e dedicação do Átila. Me sinto assistindo um conteúdo de altíssimo nível, de graça, na internet. Muito obrigado por isso!
Bom video, tanta gente chorando por um viés politico que nem foi citado... Enfim, de fato quando é mais interessante mandar a comida produzida no pais para fora que alimentar o mercado interno as coisas desandam, uma politica publica que beneficie a produção familiar seria muito mais interessante, mas novamente nosso agro e políticos preferem desmatar e criar novos pastos a melhorar o que ja existe e por consequência auxiliar o povo e meio ambiente, esse ano tem eleição, resta saber quem vai preferir ser gado e quem quer sair deste pasto.
Sair de um pasto e ir pro outro tbm não ajuda em nada
Muito interessante! É perfeito ver um conteúdo desse enquanto curso eng. agro.e estar em conformidade com o que já vi. Isso pode despertar mais pessoas a pensar em soluções ou no mínimo perceber como as políticas públicas são importantes
O brasileiro baixa renda hoje, está comendo como ( carne ), salsicha, empanado, carne de hambúrguer, aquela vendida no mercantil, e se der pra luxar um ovo as vezes, em outras palavras o brasileiro baixa renda na maioria das vezes está comendo os restos de animais, está comendo tudo, menos carne, a hironia é que o Brasil é um dos maiores produtores de proteína do mundo.
"carne" aqui em casa é exatamente os alimentos que vc citou. Bem não faz, mas é o que tem pra hoje...
Exato
Tem uma palavra chave que o Átila fala: Política.
Pesquise a proposta do seu candidato sobre esse tema e não se contente com uma abordagem superficial, que não detalha o processo ou não diz de onde virá o dinheiro.
Todos os políticos tem abordagem superficial.
Legal,mas quem disse que o politico vai cumprir a proposta dele
@@senhordosmanes1618 Se ele nem coloca isso no plano de governo dele, como você vai cobrar ele?
Video extremamente informativo e necessário para quem vive em uma bolha social e econômico acima da média e não tem noção do que é se preocupar se vai ter comida na mesa ou não
Fale. Fale o nome do sistema econômico que causa todos estes problemas imediatamente.
capitalismo
o Átila tá na cara do gol mano, pqp...
Viva a agricultura familiar!
Muito boa conclusão no final do video, Átila! É preciso deixar claro que esse desequilíbrio não vai se resolver com uma mudança na dieta da população, seja lá de qual população estivermos falando. O cerne da questão está em como funciona essa cadeia produtiva de commodities e de desigualdade. Enquanto isso não for exterminado, nenhuma mudança de hábito alimentar será suficiente pra estancar essa sangria que encurta o nosso futuro a cada dia.
No brasil o que gera a riqueza de poucos tbm gera a miséria de todos
Uma informação importante: Vocês lembram que todos os filmes de tragédias e extinção da humanidade começam com um cientista explicando e falando que precisamos mudar mas que em todos os filmes eles são ignorados, no filme ficamos muito put0s de porque as pessoas não escutam eles... pois é aqui estamos na vida real, a arte imita a vida, reduza o consumo de alimentos de origem animal, eu não consumo nada de origem animal já fazem quase 10 anos, estou super saudável, e ainda é muito mais barato. parabéns pelo vídeo Atila, mais uma contribuição importantíssima.
Obrigada amigo, já sei qual vai ser meu argumento na redação kkkk
Falar de insegurança alimentar no Brasil e ignorar o desmonte da Conab é ridículo
Melhor trocar o título do vídeo para "Como o Brasil produzi tantos gases do efeito estufa",porque foi isso que você explicou.
Senti falta de uma análise mais detalhada dos problemas centrais envolvidos na tese do vídeo. Isto é, o que exatamente está no cerne na desigualdade alimentícia, porque produtos de subsistência não são produzidos em larga escala e quais as soluções na mesa...
Enquanto, por outro lado, foi dado bastante ênfase em pontos secundários ou apenas tangeciais ao problema central
Ué, acho que ficou claro que a prioridade está sendo financiar os grandes produtores de comodities. Com o dólar alto então a balança comercial é muito positiva com as exportações batendo recordes. A preocupação não é alimentar o povo e sim ganhar mais dinheiro.
Os pré candidatos do PCB e UP são os únicos que propõe o combate ao agronegócio.
Ou seja, por aí você já vê que não há solução possível dentro do capitalismo. Afinal, esses nunca vão ser eleitos com o sistema atual.
@@Matheus-dj9sq tem razão, mas quanto mais pessoas entenderem q existem opções dignas ao que está colocado e que só n é possivel agora pq estamos submetidos à ditadura da dita democracia burguesa, mais pessoas vão se organizar em orgs revolucionárias e é isso q vai nos dar condições de fazer uma revolução e assim passar a resolver essas contradições.
É triste saber que diariamente hectares de terra na Amazônia e em outros biomas brasileiros são desmatados, sem necessidade, para manter uma agricultura e pecuária, sem necessidade, que ao final não ajuda a sustentar ninguém além de um grupo pequeno de oligárquicas.
A resposta: Moeda desvalorizada artificialmente pra beneficiar fazendeiro. E quanto mais desvalorizada, mais vale a pena desmatar, infelizmente.
Queria saber o que aconteceu com o esposo de certa pessoa que foi pego desmatando
Átila, faça um vídeo sobre a substituição da proteína de origem animal na nossa dieta humana. Existem mitos a serem quebrados, precisamos de consciência alimentar para um mundo sustentável.
O mercado, por razões que vão de ganância a sobrevivência econômica, tem foco no lucro, portanto, não deixará de concentrar a produção para o exterior se isto for mais saudável para os negócios. O Estado, por sua vez, é falho e não tem políticas públicas eficientes para combater a miséria e evitar o desperdício de alimentos.
Nossa, que absurdo. Se o povo Brasileiro tivesse um mínimo de fibra, já tinha tido uma revolução aqui.
a última coisa que o mundo precisa é de """revoluções"""
@@luisamaria3068 ainda assim, elas têm o mal hábito de acontecer, de tempos em tempos.
A argentina proibiu a exportação deles. E agora a dívida do país explodiu e a agropecuária deles faliu.
Agora so estatizar e deixar os agricultores familiares tomarem de conta.
@@kakesss9126 Kkkkk Eles vão é para o exterior.
Deus ajude que a 🇧🇷 também venha á falir um dia e em breve.
SIMPLESMENTE PERFEITO!
OBRIGADA, ATILA, POR TODO CONHECIMENTO COMPARTILHADO!
Como diria o João Carvalho "o capitalismo falhou, falha e falhará".
...em cada uma das sociedades em que ele colocar seus tentáculos que se baseiam na expropriação e na exploração do homem pelo homem. É isso que nos combatemos!"
Sim? Bota 250 anos na conta do capitalismo e ele segue ganhando, vivo e se desenvolvendo cada vez mais.
Qual o objetivo do capitalismo mesmo, para dizer que ele falhou? Existe um ente por trás do capitalismo, com métricas para chegar em algum sucesso?
Quando olhamos a solução dessas pessoas, é sempre pior que esse tal "capitalismo".
@@willkimen na ótica do objetivo do capitalismo ele não falhou, que é garantir a propriedade privada da elite. Mas até na ótica de manter isso, se torna questionável no momento que cada dia que se passa fica mais comprovado que o planeta não sustenta esse sistema a longo prazo. Vão criar uma elite presa numa bolha em marte ou no nosso planeta destruído kk.
E qual é a alternativa que não falhará?
Pensar a sustentabilidade alinhado com o crescimento econômico infinito (ou acumulacão infinita de capital) cria um paradoxo que desafia ate mesmo as leis da natureza, em especial, as leis da termodinâmica, ate porque o conceito de gerações futuras fica cada vez mais incerto a medida em que os estoques fisicos de capital natural vão entrando em declinio com o crescimento.
Me encaixei em todas as perguntas, minha vida já foi muito dura, minha nossa. Grato por cada grão de comida, apesar de não ser religioso.
Tive que cortar leite e carne vermelha. Tolerância zero às vacas. (Na verdade foi por causa do preço mesmo)
Eu idem. No Brasil, nós reciclamos latinhas e deixamos de comer alguns alimentos prejudiciais ao meio ambiente pelos motivos errados.
Trabalho incrível, sempre tocando em pontos cruciais! Obrigado, Átila!
Meu Deus, eu respondi sim a todas as perguntas. Estou em situação de insegurança, simplesmente naturalizei isso.
o lucro acima das necessidades coletivas
@@Scott....... tira mais vidas que a miséria?
@@alexandremachado2360 tira
As necessidades coletivas são determinadas pelo lucro, se esta vendendo é pq esta respondendo uma demanda de mercado
Arranje vc então algumas dezenas de hectares, crie centenas de cabeças de gado, dê alimento, tratamento médico, comida, depois abata e doe de graça pra milhares de familias, e sem choro
Nem asiati ainda... mas só pelo titulo vc já imagina... depressão e raiva. A gente tem q mudar isso!
Me gerou ansiedade, mas admito q é extremamente necessário essas informações. Obgd pelo seu trabalho incrível!!
Curtindo aqui e fortalecendo este canal maravilhoso que me socorre sempre que preciso de aprofundamento em determinados assuntos! Continue assim buscando e produzindo conhecimento. Desejo que tenha a cada dia mais sucesso, saúde e vida. Abraços
pra quem gosta da ideia de diminuir o consumo, mas não quer parar de comer carne, adotar a segunda-feira sem carne é um passo super fácil de começar, mas que tem um impacto muito grande porque já é 15% de redução. 1 dia da semana que não é fim de semana sem consumir carne, simples, não?
Rebeca, galera já não tá comendo carne tem um tempo. Pobre substituiu carne de segunda por frango e porco. E pobre pobre mesmo nem frango nem porco.
@@PragaEnzo o que eu falei é pra quem come, gostaria de diminuir mas acha difícil e não sabe por onde começar.
Não costumo comentar em vídeos, mas o seu conteúdo é agregador e me ajudou muito na redação do enem! obrigada.
Chegueeeeei🔥 conteúdo sensacional Atila
Ótimo vídeo Atila. Mas falta um passo: reconhecer que a economia de mercado é a responsável por esse cenário. Alimentos, moradia, saúde e educação não deveriam ser atividades voltadas para gerar lucro.
Sim, o governo vai conseguir produzir e distribuir alimentos, moradia, saúde e educação com a mesma eficiência, vamos acreditar nisso.
@@andersonclemente2170 atualmente está bem eficiente né
@@nicktitanick você não assistiu ao vídeo? O agronegócio bate recordes de produção e distribuição. Aliás o poder de compra já está nas mãos do governo, e o que ele tem feito?
@@andersonclemente2170 Nada, ele tá agindo a favor do agro, não dá população
@@andersonclemente2170 Eu espero muito que não seja com a mesma eficiência, porque de eficiente a produção de alimentos não tem nada. Ela é focada no lucro e, com isso, temos uma ocupação de terras muito maior do que deveríamos com a produção de soja. Lembrando que eficiência relaciona a produção com os recursos consumidos. E, no caso dos alimentos, os recursos ambientais que estão sendo consumidos na produção são absurdos. Classificar a produção de alimentos no Brasil como "eficiente" é de uma bizarrice sem tamanho.
OBRIGADA por trazer esse assunto importantíssimo, fundamental pro momento que vivemos!
Como alguém consegue argumentar contra isso??? Citando Ibere Thenório "Não sei se você percebeu, mas vc ta jogando com o Atila"
É difícil explicar com poucas palavras , um problema causado por tantas ações erradas, principalmente comodes que toda produção mecanizada e usa o mínimo de mão de obra, com empresários que só pensam em crescer a conta bancária com exportação a qualquer custo, nem que tenha que destruir as matas , e principalmente aumentando acidez nos mares de onde sai a maior quantidade de oxigênio , e essa fina camada com apenas 4 km de espessura onde podemos respirar é todo nosso meio ambiente que também esta sendo afetada
É verdade que o ERRO maior do 🇧🇷 é o agronegócio, destruiu a indústria e deixou o país atrasado nas tecnologias informáticas, não gera empregos, não alimenta o povo, é só destruição das florestas 🌳 sorry 😣
Triste 🇧🇷 dos famintos e miseráveis…
Como sempre a vida versus poder econômico sem limites
*capitalismo, que só beneficia os capitalistas
Que sonho seria uma política pública de qualidade, incentivo à agricultura familiar e um número crescente de veganos 🌱
Um número crescente de veganos não iria diminuir a produção de carne...
Oq a gente precisa é uma mudança realmente significante na forma q produzimos e consumismos. Mas isso n precisa ser apenas um sonho.
A agricultura familiar polui mais do que latifúndios
@@senhordosmanes1618 Fonte: Arial
@@senhordosmanes1618 🤣
@@rogerl.deoliveira7869 oferta e demanda diminui sim
Resposta :agronegócio , exportar alimentos e comodites além de inflacionar o mercado interno, de adubos ,e só enriquecem uma meia dúzia de pessoas !!!
Amei seu conteúdo!! Achei o vídeo extremamente didático, trás pautas importantes sem precisar atacar ou meter "política" no meio. Fala de um jeito simples, fica bem fácil de entender. Sou vegetariana mais pelos animais e não sabia de todas essas informações... Ótimo conteúdo!
ÁTILA, LUTA DE CLASSES TAMBÉM É CIÊNCIA!
Gabriel, luta de classes é o que faz hoje: Negros odeiam brancos, gays odeiam héteros, pobres odeiam ricos, e tudo fica NA MESMA. Luta de classe não é ciência. É um mito que prende você em um loop sem saída. Luta de classe é um ENGANO! É dividir para conquistar... no caso, eu e voce e todos nós.
Muito muito bom! Que bom que podemos contar com vc e sua equipe para ajudar a disseminar mensagens tão importantes, Átila!
hoje entrei numa mercearia humilde de pobre e a coxinha e qualquer salgadinho ta a 4 ou 5 reais, antes eu lanchava hoje o dinheiro do lanche uso pra comprar macarrao arroz, moro com meu pai aposentado mas e dureza fazer um salario dar pra pagar aluguel e comprar remedios caros e ainda a comida, se nao fossem os parentes estariamos vivendo insegurança alimentar tambem
As coisas vão melhorar .Guenta firme aí !
@@dinorei7364 se aqui não virar uma Venezuela 🤔
Nosso problema foi ter vencido a corrida dos espermatozoides, e agora estamos aqui querendo sobreviver numa sociedade onde a injustiça e desigualdade grita pelas paredes das ruas, essa vida de pagador de impostos é escravidão, eu tô pra ir pro mato.
@@dinorei7364 Não vão, otimismo superficial não ajuda ninguém!
@@dinorei7364 cada vez pior
Eu vivo hoje em insegurança alimentar
Eu também.
A implantação da Agricultura Sintropica e Agroecologia em larga escada será uma "solução" para que o país não perca a diversidade ecológica e os biomas não sejam suprimidos pela monocultura de commodities!!
O pessoal do Joio e o Trigo é excelente. Ouço muito o podcast deles, o Prato Cheio. Faça mais parcerias com eles, Átila
Atual governo vai investe nas comodidade dele e do agro negócio e agricultura familiar está sufocada
Atila, você é um ser inteligente, nobre, útil!! Você faz valer a pena o oxigênio que respira!!! Muitos seres humanos nem tentam raciocinar, sentir, analisar o sentido da vida, da política, etc... Queria que houvesse muito mais Atilas! Feliz 2023 com sua família bj no jacarézinho.
Paises concentrado na producao de comodities tendem a ser mais excludentes socialmente pq gera menos emprego, se o governo nao atrapalhasse teriamos uma industria de producao de oleo de soja por exemplo, esta geraria mais emprego, ao invez de exportar pra refinarem fora e depois importarmos. A unica coisa sofisticada q o Brasil produz eh burocracia
tmb nunca entendi o pq de não exportamos o produto final.
@@ie-qt1gg priorização de direitos e projetos a aliados de certos partidos que possuem investimentos nesses setores
parabéns pelo canal, Atila!
tais informações deveriam fazer parte do conhecimento público
Excelente vídeo, o Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. Porém como sempre, recursos são só pras grandes Commodites. A agricultura familiar pena muito.
Infelizmente sem escala o custo de produção e consequentemente o preço de venda fica muito alto. Agricultura familiar não é solução para alimentar cidades.
@@augusto222 concordo, daí porque importam alimentos tbm.
Sabe quantas calorias gastamos em repouso só pro nosso organismo funcionar?1800 calorias no mínimo!Sabe quantos calorias deveriam consumir por dia no mínimo!?2400 calorias!Sabe quanto que um pobre do Brasil ganhador de salário mínimo costuma consumir de calorias por dia?Menos de 1578 ou menos de 1800 calorias!Sabe oque acontece no Brasil?A subnutrição é muito grande entre os ganhadores de salário mínimo e o corpo das pessoas pobres do Brasil literalmente absorve musculatura e tudo que pode da estrutura corporal pra manter a pessoa viva porque ela não consome as calorias mínimas necessárias por dia!Além do povo consumir pouca calorias mesmo parado o povo ainda gasta a caloria que tem trabalhando!Ou seja já tem pouca calorias no corpo e ainda gasta mais trabalhando!Isso é um crime contra o povo!
Se formos levar em conta que o brasileiro médio, que ganha um salário mínimo, não tem acesso a alimentos mais nutritivos e acabam tendo que ficar com opções mais baratas, como a mortadela e a salsicha, esses produtos, consumidos de maneira recorrente, podem contribuir para a desnutrição e a obesidade ao mesmo tempo, que já são mais dois problemas de saúde
É o que essa colonia faz com seus moradores só explora !
O modelo de produção agrícola não nos favorece, apenas serve ao capital. O povo, como sempre, fica a ver navios. Enquanto não houver uma política séria de redistribuição de terras somada a um fortalecimento técnico da agricultura familiar, esse problema da concentração de terras e seu consequente foco na produção de commodities para o mercado global, que aliás tem suas raízes fincadas no Brasil Colônia, persistirá.
Aqui bem perto de Brasília tem um assentamento do Incra. Em formosa, Goiás. Os terrenos que ainda não foram vendidos estão na maioria abandonados. A terra é boa mas você não vê um pé de nada. Parei uma vez em um buteco na beira de uma estrada lá perto e vi que tinha muitas máquinas agrícolas jogadas num canto. Perguntei porque tantos equipamentos acabando daquele jeito e o dono bar me disse eram trocados por bebida pelos assentados. Quando o cara recebe o lote de terra ele vem com tudo para começar a trabalhar. Se as pessoas da cidade que pagam impostos soubessem o quanto custa um assentamento sem-terra eles jamais apoiariam uma loucura desse natureza num país tão pobre como o nosso. Tudo perdido! Era uma fazenda de gado enorme e produtiva que virou uma favelona rural. E assim são a maioria dos assentamentos que conheço aqui na região. A reforma agraria não passa de uma utopia que engana jovens há muito tempo. De boa intenção o inferno tá cheio, acredite!!
@@elsoncouto7887 legal teu chapeu de alumínio.
Não esqueçamos o que o atual desgoverno fez com a Conab.
Faz o quê?
Basicamente acabou com ela.
eh lamentavel a ganancia humana ! temos alimentos pra todos como Deus nos deixou ! mas os maus administram e matam !
o agro não é pop
Incrível como os comentários revelam que muitos não entenderam bulhufas do que foi dito no vídeo...
Excelente! Não fazia ideia de omo funciona o processo de digestão do gado, nem em como isso implica seriamente na emissao de gases. Obrigada por acrescentar conhecimento👏🏼
Políticos manda nossa comida pro exterior e deixe o que sobra para o povo ,por isso o descontrole da inflamação ,o certo seria o Brasil determinar o preço de venda ,já que ele é um dos maiores produtores e alimenta boa parte do mundo .
Essa série é fundamental! Parabéns pela abordagem.
O consumo de carne é insustentável! Precisamos reduzir o consumo urgentemente
Já estamos fazendo, afinal o povão não tem condições de comer carne porque não têm dinheiro 💰💰💰
@@mzero20 bem isso
Obrigado por trazer esse assunto. É algo que eu necessitava saber. Obrigado por me trazer conhecimento.
Pronto, Atila vai ser cancelado pelos pecuaristas por falar a verdade.
Que vídeo esclarecedor! Informações à luz da Ciência! Muito obrigada Átila!💯👏👏👏👏
Em janeiro, minha alimentação era restrita a macarrão com molho de tomate no jantar, era a única coisa que eu tinha dinheiro pra comer, só almoçava se pedisse em restaurantes e café da manhã era quase um sonho, consegui sair dessa situação, mas conheço diversas pessoas que ainda estão nela...
na minha epoca de faculdade, bandejava , comia muito mesmo para ser a unica refeição que faria no dia. tempos dificeis
Não poderia ser melhor explicado. Infelizmente é nossa realidade.
Ótimo conteúdo!
Recursos o país tem, falta administração adequada.
Pega e volta atrás anos luz quando não quiseram investir em tecnologia e produzir somente commodities. Hoje é o reflexo. Sem as exportações do agronegócio haverá déficit na balança comercial, que gera inflação, alta do dólar e piora tudo. O ideal era o governo parar de gastar com superflos e a União parar de sustentar os 3 poderes e começar a subsidiar produtos de commodities e combustíveis como os EUA faz. Mas aqui nada se subsidia. Somente subtrai com impostos.
@@dudualves249 Um dos poucos dessa sessão de comentários que parece ter neurônios funcionando.
Brasil celeiro do mundo desde a colônia.
queria dar mil likes! Que conteúdo ótimo, Átila
A insegurança alimentar é uma triste realidade. Infelizmente, parece que ela é invisível para o poder político.
Indiferença que chama. Só são lembrados na hora de votar.
Entendi a fuga da parte econômica e política do tema, ainda mais visto o assunto da série, mas me faltou um pouco de aprofundamento nesse aspecto.
Me pareceu, também, um roteiro bem morno, como o dos outros vídeos da série, numa vibe de não dizer explicitamente as coisas, deixar só o cheiro no ar, mas talvez tenha sido uma escolha editorial sob o aspecto do público-alvo. Entendo, mas continuo com a sensação de "poderia ter sido mais desenvolvido esse discurso"
Entendo o qie vc ta falando, mas os temas sempre tem mais de uma forma de serem tratados. Ele escolheu essa, pra tratar principalmente da relacao com o meio ambiente. Ele é biólogo e nao cientista político. Acho justo ele focar mais no que domina, ne. O que tem de palpiteiro falanodo de polica já basta.
Almoçando assistindo esse vídeo. Até parei um minuto pra agradecer a Deus pela comida no meu prato.
Agradeça ao agricultor. Em especial os agricultores familiares. Estes sim, trabalham duro...
Sim, e você pode não saber da onde veio teu alimento, mas com toda certeza ele não veio do agro pop. A comida do agro pop tá dentro de algum conteiner no meio do oceano indo para outro continente
Tb parei e agradeci a Deus pela maravilhosa bisteca que estou comendo! GO CARNÍVOROS kkkkkk
Ou seja: uma distribuição equitativa, equivale à atitudes políticas inclusivas e democráticas!
Por isso que tinha que ter um Agro forte e estatal para consumo interno e os recursos além deste básico serem disputados pelo mercado privado para exportação. Não dá pra fazer o básico com gente que prioriza lucro sobre vidas
A liberação de drogas no Uruguai ficou na mão do estado, faltou maconha logo depois
Os estoques da CONAB funcionavam um pouco nessa direção, óbvio que o regime ultraliberal que retomou o Brasil destruiu essa política pública totalmente, o resultado já sabemos...
Não faz sentido nem um esse argumento primeiramente se houver a manipulação do preço com uma estatal que produz um alimento a baixo do custo de produção é um gigantesco rombo nos cofres públicos, isso levaria ou a cortes em outras partes do governo como saúde e educação ou ao endividamento e inflação. Outro efeito é a diminuição da produção de comida pelos atuais produtores, isso levar faltar comida em mercados ou um mercado paralelo de comida e um crescimento nessa empresa deficitária.
@@erikmaia9599 se não tivesse extração de lucro na produção de comida então o preço dela seria menor
Atila só você pra fazer um vídeo completo sobre Entomofagia!! Estarei no aguardo!
Apesar do conteúdo ser ótimo, 99,9% da população não está nem ai pra isso, infelizmente, só que ainda sim, por mais que seja também a nossa responsabilidade mudar certos hábitos pra não acabar com o planeta, o capital, as grandes indústrias....o poder público....esses sim são os únicos capazes de mudar alguma coisa...são eles quem mandam em tudo, mas....adivinha...eles tão pouco se lascando pra isso, querem dinheiro rápido e fácil...e nós, POVO, contribuímos com isso.
Obrigado por trazer esse tema tão importante!
Vídeo: temperatura de 30ºC para cima afetam a produção (…)
Minha cidade no interior de SP, hoje, no inverno: 29ºC.
Excelente, Atila. Esclarecendo o necessário.Gratidão!
A automação e industrialização nesses setores também acabam com empregos. Temos fazendas enormes todas automatizadas nem trator tem piloto mais.
Empregos acabam conforme a realidade muda. Nenhum é fixo.
Um emprego some e outros surgem.. Ou vc ainda vê nego acendendo lâmpadas na rua?
É consequência das novas tecnologias porem vem precisando de mais pessoas capacitadas no campo devido a isso.
Ah é igual a indústria , agricultura é uma indústria mas a céu aberto.
Eu não sei como as pessoas têm tanta dificuldade pra chegar numa conclusão tão óbvia: o problema da automação acabar com empregos não é a automação, é a relação de produção que temos - típica do capitalismo. Se o trabalho automatizado produz tanta comida (ou mais) que o trabalho manual, e se o resultado disso é a geração de ainda mais lucro, então o problema não é a automação. O problema é a concentração desse lucro. Enquanto tem alguém perdendo o emprego, tem alguém - o dono ou os acionistas - ficando mais rico com isso. Se a produção fosse organizada de qualquer outra forma, sem concentrar os lucros nas mãos dos donos ou acionistas, esse aumento na produção seria benéfico pra todo mundo. A automação poderia permitir que todo mundo trabalhasse menos, inclusive. Afinal, grande parte do trabalho ela já faz e a produção é maior.
E não é verdade essa ideia de que empregos acabam e surgem ouros na mesma proporção. Essas pessoas vivem num mundo de fantasia em que tudo é perfeitamente balanceado e que todo problema é automaticamente resolvido pelo mercado. Isso não existe e não há nenhuma evidência disso. A inteligência artificial vai substituir muitos empregos e isso em algum momento vai dar merda, se a organização da produção não mudar.
Átila você arrasa mas essa trilha da abertura me dá tristeza. 🥺
O que é pior, no Brasil, grande parte das pessoas que sofrem com a segurança alimentar são do meio rural, muitos agricultores infelizmente sofrem com isso, principal por falta de acesso a uma alimentação equilibrada.
As vezes a pessoa mora no campo, até tem uma renda pra se alimentar bem, mas mora longe dos mercados e acaba não variando na quantidade de nutrientes, comendo quase só o que produz... Acho que essas pesquisas de insegurança alimentar levam isso em consideração.
@@alissonvieira4271 exatamente, isso TB é considerado insegurança alimentar.
Comida tem que ser direito n mercadoria!
Kkkkkkkkk se fosse assim, nem comida tiramos. o dinheiro controla a produção, constrói e reinventa a pesquisa e modificação do alimento.
@@gabrieldesousa8034 comida passou a ser mercadoria a só 250 anos atrás, a pelo menos 10k anos aperfeiçoamos nossas tecnicas agricolas, seleçāo de sementes e gado.
Vc está confundido tecnologia com sociedade de mercado.
E quem vai garantir esse direito? O estado ? Assim como garante saúde, educação e segurança?
@@ntn4327 o estado oferece saude e educaçāo justamente pra quem n pode pagar antes desses serviços virarem direito tinha menos acesso ainda
@@ntn4327e quem iria garantir?