Eu cresci pensando em fazer Biologia Marinha , amava tudo que envolvia a profissão .. até que tudo mudou na minha vida, e acabei engravidando aos 17 anos e nasceu a minha jóia chamada Alice , ela foi acometida de um síndrome chamada síndrome de Edwards , e que trouxe várias complicações em sua saúde . Alice faleceu aos 4 meses de vida e enquanto eu estava esse tempo ao seu lado no hospital aprendi muito , pesquisei muito sobre a trissomia+18 e me envolvi demais . Depois do seu falecimento fiquei paralisada em alguns áreas da vida , uma delas os estudos faltava terminar o ensino médio , então tomei uma dose de ânimo e terminei , tomei a melhor decisão da minha vida ( trabalhar na área da saúde ) e me dedicar com muito amor .. cuidar de diversas pessoas e crianças como a minha filha . Entrei na faculdade de enfermagem , pois não tinha condições para cursar Medicina e muitos me desanimavam dizendo ser impossível . Cheguei a cursar o primeiro período e sempre sonhando com a Medicina , então após muita frustação pessoal por não estar lutando pelo meu sonho , larguei a faculdade de enfermagem e hoje decidi lutar pela faculdade Federal de Medicina do RJ . Meu primeiro enem depois da minha decisão será esse ano , e sigo com fé esperando chegar a minha vez . 💙
Essa é uma situação bem complicada. Medicina é um curso que dá perspectiva de trabalho até o fim da vida de maneira digna. É uma das poucas profissões que oferece isso, que é o sustento e boa estabilidade. Por mais que se fala em estar apaixonado pela área, nem toda área oferece condições de trabalho, ainda mais a longo prazo. Nem todo mundo nasce com a vocação. Pra muitos é necessário crescer, passar por diversas áreas até descobrir o que gosta. E muitos passam a gostar somente depois de estar praticando aquilo que aprendeu. A questão da depressão/ansiedade também é delicada. Distúrbios psicológicos/emocionaos podem acontecer por que as pessoas estão fazendo um curso que não gostam, mas também por que as pessoas não cuidam da própria saúde. Não ter higiene de sono, se alimentar mal, se encher de estimulantes (café/energéticos), não praticar atividades físicas e ficar consumindo álcool em demasia são fatores que facilitam, e muito, para desenvolver algum distúrbio. Outro problema é o mercado que descarta pessoas acima dos 40-50 anos, porque nossa sociedade é preconceituosa com a idade. Além disso, a sociedade valoriza apenas algumas profissões e menospreza outras. Não valorizamos o professor, policial, faxineiro e assim por diante. Nós criamos essa situação e a consequência é isso que estamos vendo. E outra: querer ganhar bem não torna ninguém injusto e mal; mas falha de caráter sim. Existem pessoas de mal caráter tanto entre os ricos quanto entre os pobres.
Concordo! Outra coisa, quantas pessoas não fazem um curso que gostam, entram cheios de ilusões... quando chegam no mercado de trabalho se decepcionam? Até partem p uma 2a graduação?
Tem mais um complicador, passar pra Medicina numa Federal exige uma pontuação altíssima. Se essa pontuação vier pra você e houver um interesse mínimo, pegue a vaga.
O problema que eu vejo no teu comentário são dois. O primeiro é crer que o fato de medicina hoje ser um curso que garante estabilidade financeira e um bom salário não significa que será sempre assim. Historicamente Direito e Engenharia Civil eram cursos tidos como garantia de altos salários e hoje estão na mesma condição dos demais. Não a toa o conselho de Medicina barrou a abertura de novos cursos de medicina (até quando?). O segundo foi tua interpretação sobre distúrbios emocionais que colocou consequências como causas. Dormir mal, uso de substâncias ilícitas estão relacionados de acordo com a literatura da ciência psicológica, com problemas psicológicos e não o inverso.
Um dia eu tava morrendo de dor na barriga (estava com apendicite) fui no pronto socorro o médico vai e fala: "Não é nada, tá tudo normal, toma luftal" Eu falei assim pra ele: "Meu filho se vc não tem amor ao seu trabalho, eu não tenho culpa, você que escolheu fazer isso então faça direito, mal amado" Depois fui passado em uma médica super atenciosa que me diagnosticou e eu logo fiz a cirurgia.
Já tive também o médico disse que tava normal dia um exame mostrou que eu tava com apendicite o cara ficou apavorado ele queria me mandar para casa mas no final com o resultado me mando direto para a faca.
Tomei minha decisão por algo parecido... Uma vez eu e minha esposa estávamos de madrugada em um pronto atendimento pois ela estava muito mal e demorou 4 horas para ela ser atendida e o médico apareceu com a cara toda inchada de dormir! Minha esposa é alérgica a Dipirona e adivinha o que ele receitou pra ela!? Isso uma intravenosa de Dipirona!!! Se não fosse o enfermeiro ter atenção na ficha dela e ver que estava lá! que ela era alérgica!!! ele teria executado a determinação do médico e matado minha esposa! Detalhe ela estava grávida de 7 meses... Naquele dia eu decidi fazer a diferença e me tornar médico para SALVAR VIDAS E DAR DIGNIDADE A TODOS QUE BUSCAM POR SOCORRO! Então sim me decidi, vou virar um médico! Vou realizar o vestibular da UFPR 2021/2022 e se DEUS me ajudar vou fazer a diferença e nunca deixar acontecer com outros o que aconteceu com a gente naquela madrugada.
A formação Medica nos últimos 30 anos despencou !!!! Não sabem nem o básico !!!! Certa vez perguntei algo, que estudante de ensino medio com biologia me responderia, médico novato ficou nervoso e começou a gaguejar, deixei pra lá ! Resumindo: tive que passar em 10 médicos para um mais idoso acertar a doença e fazer o tratamento correto !!!
Eu sou apaixonada pela medicina , tenho o sonho de poder fazer , porém eu penso muito se devo fazer. Pena que não são todos que são assim , acho triste pessoas quererem entrar nessa profissão por dinheiro, a mesma coisa são enfermeiros ( não ganham tanto quanto os médicos) , é uma profissão linda mas nem todos valorizam .
Minha família não é muito compreensiva não. Quando eu disse que faria física, os caras quase me expulsaram de casa, ademais, até nos dias atuais eles mandam eu fazer outra coisa: falaram/falam para eu fazer engenharia, uma vez que levo jeito para a matemática; na cabeça deles engenheira só é matemática; falam para eu fazer TI ou análise de sistemas, uma vez que levo jeito para isso e fiz um curso técnico. Todavia, a minha família não está preocupada com a minha felicidade, na verdade ninguém liga para a dor do outro; minha família só quer que eu ganhe dinheiro, mesmo que eu tenha que sofrer com algo que não gosto. Depois que eu tive depressão e os caras não deram a mínima, pude perceber que, por mais que as pessoas sejam de sua família, elas não sabem o que você sofre, tampouco ligam; portanto eu acabei me afastando de meus familiares, mas não me arrependo!
Biologia Total com Prof. Jubilut. Sim. Já falei incontáveis vezes, mas os mesmos não entendem ou não querem entender. Todavia, professor, eu nem ligo mais; eu não deixei de gostar deles por isso, só não tenho um bom relacionamento. Só seguir com a vida e pronto.
A física é maravilhosa. Meu pai já me disse: vc vai ficar doido, todo físico é doido. Felizmente meus pais apoiam. Eu de fato concordo com o q dizem q n irei ganhar muito, tenha isso em mente, físico n ganha muito. Vc pode se destacar e ficar mais fácil viver, mas n será uma pessoa com uma Ferrari na garagem da sua mansão. Entretanto, a felicidade em fazer o curso é mais significante do q o salário recebido. Bola pra frente mano.
Renata Sales. Permita-me discordar radicalmente de você. Ainda que ambas as ciências sejam irmãs, o objeto de estudo da engenharia é limitado; já o da física não, uma vez que a mesma tenta compreender a natureza que nos cerca. E outra coisa, a base da engenharia é a física, não o contrário; portanto elas não são semelhantes, mas seguem os mesmos princípios: a linguagem matemática como interpretação da natureza e as próprias leis da natureza.
Mesma coisa comigo em concursos militares, prova é relativamente fácil para um salário bom para a média brasileira, porém iria ficar infeliz na profissão
Estudo medicina, já sou formado em outro curso da área da saúde, concursado, fiz curso de memorizacão e ainda assim, não tem sido fácil! Dormir mais de 6h por dia tem sido um luxo; vida social quase que inexistente; até higiene básica como cortar pelos e unhas, bem como alimentacão já não são mais as mesmas pelo FALTA DE TEMPO! Por que contínuo? Pois AMO o que faco, porém caso não seja o seu caso, não entre! Seremos recompensados? É claro que sim, todavia, o que mais importa? Vivermos nossas vidas ou deixarmos que vivam por nós? Só se forma em medicina e estando BEM (realmente bem, não aparentemente bem) quem tem muito amor pelo que faz, associado a muita dedicacão e sim, inteligência. Os casos de drogados, depressivos e suicidas tem se tornado, lamentavelmente, realidade. Não ignorem o que o Professor disse e nem meu relato. Longe de mim te desestimular, mas é preciso que saiba da realidade. Alta empregabilidade? Por enquanto sim, o futuro é incerto. Altos salários logo no início? Pouco mais de 10 mil para muito mais horas de trabalho que a maioria das profissões. É só se formar e já era? Médico estuda todos os dias, mesmo depois de formado e mesmo assim, temos a sensacão de que sabemos muito pouco. Medicina é bom para quem ama, AMA, não para quem "quer". Médico é o profissional que estuda muito e sabe "pouco". Por fim, médico é o profissional que não pode errar, mesmo sendo falho.
Depois do pior semestre da minha vida, em 2019.2, inicio agora o segundo período de Medicina. Sempre tive muito mais amor à exatas, mas acreditava que ser Médico era o meu sonho. Bem, depois de todo meu esforço para entrar no curso no meu terceiro ano, hoje sei que minha paixão é física e matemática, e que eu seria muito feliz lecionando uma destas matérias, mas ainda tenho esperança em me identificar com o curso, conforme eu estude outros temas. Se não for o caso, "cairei fora" de fato, professor. Muito obrigado pelo toque!
Cara, dá uma pesquisada na área de medicina nuclear, tem uma baita intregração com a física. E até mesmo com áreas de pesquisa ou epidemiologia, onde se tem uma base na matemática estatística bem importante. Já eu, to na Med pra figir das exatas mesmo!
@@rogeriojunior9459 Opa! Eu fiquei bastante tempo sem ter aulas devido à pandemia. Pensei bastante nesse tempo e desde que voltei às aulas (modalidade online) estou conseguindo me interessar bastante pelos assuntos e me identificar a partir disso. Acredito que serei feliz nessa trajetória, se continuar assim. E minha paixão pelas matérias exatas está sendo suprida por umas aulinhas que venho dando ao meu irmão mais novo! haha
Ouvi uma história que em uma cirurgia cardíaca foi necessário um cardio-cirurgiao, junto com um físico e um engenheiro. Não lembro a agora como foi ao certo mas a aparelhagem durante a cirurgia ia medir alguma coisa que o físico reconhecia a fórmula e o engenheiro precisava calcular rapidamente. A vida do paciente corria serio risco. Falando de uma forma técnica a medicina cuja a função é Salvar Vidas é nada mais do que a biologia (estudo da vida) aplicada à saúde do ser humano, para diagnóstico e tratamento. Assim como a biologia que é uma ciência, a física também é e pode ser aplicada na medicina. Como o colega ali cima citou a Medicina Nuclear é uma área que vai usar não só física mas também biologia, porém é uma area voltada para diagnóstico (você vai mais ver exames em aparelhos ultra modernos, do que tratar). Se vc tem um desejo maior em tratar pacientes existe a área da Radioterapia onde você irá analisar a radiação para tratamentos de câncer. Desculpe se falei algo incoerente. NÃO sou médico.
Eu fiquei 3 anos tentando entrar em Medicina, falando sempre que queria trabalhar com pesquisa. Até que eu descobri o curso de Biotecnologia e hoje estudo na UFBA, e tenho cada vez mais certeza que me encontrei e essa é a minha profissão com certeza! Hoje eu agradeço sempre por não ter passado em Medicina kkk. Realmente é triste saber que existem pessoas na mesma situação que eu estava e não têm ninguém para ajudá-las a encontrar o caminho "certo".
cara, eu tô pensando em seguir exatamente esse caminho... Tô tentando medicina há 3 anos e tô em duvidas se é realmente isso que quero... Queria saber mais sobre o curso de biotecnologia e mercado de trabalho (não adiantaria cursar algo q gosto e no final não ter onde exercer a profissão)
AAAAA vem pra Biotec, é um curso maravilhoso. Assim, eu creio que vale a pena sim você fazer algo que goste, pq o resto a gente corre atrás. Biotec é um curso multidisciplinar, você pode focar em vários âmbitos, como indústria, saúde, ramo farmacêutico, vegetal/agricultura, cosméticos, enfim mil possibilidades. Mas assim como vários outros cursos, enfrentam alguns empecilhos, principalmente por ser um curso desconhecido por muitos, e até mesmo por algumas empresas, existem funções que poderiam ser de biotecnlogistas, mas são realizadas por engenheiros químicos, farmaceuticos, etc. O que nos prejudica mais é a falta de um órgão responsável propriamente para biotecnologia, que a depender de onde você se forme, vai assinar na área de Química ou Biologia, que não são bem o que caracterizam o curso. Mas já tem um projeto de lei na câmara dos deputados tramitando e buscando por aprovação (se CFBio deixar rss). Mas assim, procure saber mais sobre o curso mais perto de você e se é isso que você quer, eu fiquei sabendo do curso no 1º dia do SISU, e tive que desconstruir essa ideia de 3 anos de que queria Medicina em 3 dias, mas como eu via que realmente nunca foi o que eu buscava, ficou muito mais fácil fazer essa escolha. VEM PRA BIOTEC, qualquer coisa tenta me achar em outras redes sociais pra gente conversar melhor, meu insta é @caioleonarrdo
minha escola eh famosa por ter bastantes aprovações em medicina, e logo notei no meu primeiro ano do ensino medio que praticamente 3/5 da sala queria o mesmo, agr ja estou no terceiro e vejo muitas dessas pessoas que nem fizeram o vestibular e ja estao surtando por conta dessa escolha, a pressão eh muito alta e a dedicação eh imensa, e se dedicar em algo que vc nao gosta, pra mim eh igual a masoquismo. Eu tento avisa-los sempre disso, pois isso ja tinha acontecido com minha irmã que conseguiu passa na usp em medicina(oq seria uma baita de uma conquista),mas ela em seu primeiro ano de faculdade ja ficou com depressão, agr ela desistiu e começou arquitetura, e vejo o quanto ela eh mais feliz doq antes.
É triste ver uma profissão tão boa sendo alvo de ganhar “ faminha “ da sociedade e quando vamos à uma consulta o médico n olha nem na sua cara .... medicina é pra quem tem amor à pessoas e quer ajudar realmente , afinal se trata de salvar vidas né ....
Quem tem amor de vdd as pessoas vai fazer trabalho voluntário. Impressionante como na medicina vc encontra pessoas altamente desumanas e fúteis. Só pensam em grana, em ostentação. Quase todos são assim
Aqui em Sampa, o médico não olha na cara porque tema que cumprir meta de atender milhares por dia pra agradar e enriquecer político, isso no setor publico ! No setor privado, a consulta aqui que foi 300 pra mais há 20 anos atrás ( sim éramos ricos pois tinha filas gigantescas no passado) agora não passa de 20 e consultórios estão vazios pq depois de 1988 Brasil ficou na miséria total e absoluta enganado pela mídia que diz que agora somos todos ricos ! É complicado ... Só sei que tem muitos, pobres e que não dependem dos pais, que desistem a tempo pra fazer carreira em outra área que da dinheiro, ja os filhos dos ricos simplesmente engavetam o diploma e abrem alguma grande empresa ! Apesar de formar 300 mil dos 250 mil necessários, apenas 50 mil seguem a medicina, os demais só ocuparam as vagas de pessoas vocacionadas pra profissão que pede ser mais altruísta, ganhando pouco e trabalhando muito !
Ainda há um quarto fator importante nessa história aí: colégios e cursinhos que idolatram o curso de medicina (a mesma coisa que acontece com os cursos de engenharia do ITA). Isso tem que acabar! Muita gente entra e fica frustrada. Quando isso acontece e a pessoa não tem um bom suporte emocional, é um passo para a depressão... O curso de medicina é maravilhoso, mas não é porque muita gente é apaixonada que você também vai ser. Por fim, parabéns, professor, por trazer o que já era pra estar sendo enfatizado há muito tempo!
Infelizmente Colégios e cursinhos em geral idolatram Medicina, Direito e Engenharia, como se fosse o santo graau dos cursos e vc tivesse q obrigatoriamente fazer um desses pra ser feliz e bem sucedido. Isso já deveria ter parado faz tempo.
É o óbvio que os cursinhos vão priorizar esses cursos na hora de fazer a publicidade. São os cursos mais concorridos, se a pessoa ver que determinado cursinho consegue ter uma quantidade significativa de alunos aprovados nos cursos concorridos provavelmente ela vai ter uma boa impressão sobre o curso.
Os cursinhos estão perdendo a essência pouco aos poucos. Muitos idolatram medicina, engenharia e direito em uma federal de peso, e ficam colocando uma marketing absurda, que claro faz parte da sua propaganda. Porém o que observo em algumas cidades é uma concorrência quase de mercado, como se os estudantes aprovados fossem moedas. Poderia até ser tema de redação do ENEM rsrs. "A mercantilização da educação e do acesso". (Obs: sim eu sei, nunca seria tema do ENEM rsrs "seria um tiro no pé").
Dúvida sincera: Devemos escolher nossa profissão apenas por amor? Ou seria por vocação? Ou por sustentabilidade (renda, dinheiro)? Para mim me parece que nenhum desses critérios sozinho é certo. Apenas por amor e satisfação própria parece meio fraco: Eu posso não amar cozinhar, mas poderia ser um cozinheiro sem problemas, gostando de algumas coisas e não gostando de outras. Apenas por vocação também é estranho: Só porque eu cozinho bem não quer dizer que eu tenha que ser cozinheiro. Apenas por dinheiro é geralmente o mais questionado: dinheiro não é tudo. (Mas também não é nada. Vejo pessoas que repetem um discurso de ódio contra pessoas que querem fazer dinheiro) Acho que o importante é equilibrar esses critérios com cetiscismo e não se deixar influenciar pelos outros. Acredito que determinismo é equivocado também: "eu nasci para isso". O que vocês acham?
Acho que essas reflexões merecem um vídeo. Muitas coisas que vc gosta de fazer podem virar um hobbie. Mas de tudo o que vc gosta, qual tem mais chance de te trazer uma maior qualidade de vida?
Acho que você tem que escolher uma grande área, humanas exatas ou área da saúde e escolher um curso que seja também inteligente, principalmente se você não teve a oportunidade de nascer em uma família privilegiada. Por exemplo, o curso de biomedicina não é tão valorizado no nosso país, então será que vale a pena ficar 4 anos lá? Eu sei que tem que pôs graducao , mestrado, doutorado mas acho que tem que ser um pouco esperto
Vamos supor que você quer muito cursar história por amor, você sabe o quanto professor é tratado no Brasil né e o salário mais ainda, será que não vale mais a pena fazer um curso de direito? Nada te impede de estudar história no seu tempo livre, daí quando você se formar em direito e tiver um emprego sustentável você faz história como segunda graduação
faça listas do q vc nao faria jamais, independente do dinheiro, depois pense no q vc gostaria de fazer ou se imagina fazendo (nao necessariamente pro resto da vida, ate pq a gente nem sabe o dia de amanha). Depois disso, vc ve oq gera maior renda, se eh isso q vc tbm visa. Ai vc consegue ter uma noçao do q vc pode escolher. Boa sorte
Professor não pode protestar, e se protestar mandamos a polícia estalar o chicote! Professor não pode ser valorizado, eu não quero que eles façam Brasil um país melhor, a Educação que se foda, vamos priorizar os semi-deuses médicos. -POLÍTICOS DO BRASIL
Seguir uma profissão sem vocação, sem paixão, causa danos não só a pessoa que a exerce, mas também aos outros... Os pacientes que são atendidos por médicos assim, por exemplo. Sábias palavras professor Jubilut!
Por que vocês acham que medicina é o curso de longe mais concorrido do país? Porque a medicina tocou no coraçãozinho de cada um? CLARO QUE NÃO! Medicina virou um meio para ganhar muito dinheiro e faminha. Se continuar assim, teremos profissionais cada vez piores. E sabe qual é o maior problema disso tudo? Quem às vezes realmente ama a profissão desiste por ser extremamente concorrido e muito longe da sua realidade!!!
Top vídeos diversos Exatamente! Engraçado que profissões como polícia, bombeiro ninguém da tanto mérito. A área da saúde em geral, a pessoa tem que dar a vida dela em prol do outro porque é uma área extremamente delicada e o médico não faz nada sozinho, é um sistema e um dependo do outro, todas as profissões precisam urgentemente serem mais valorizadas.
Laura Giuliani olha meu pai é farmacêutico concursado e posso te dizer q a gente vive muito bem, ele ganha mais de 20k por mês. As pessoas pensam q farmácia é só pra trabalhar vendendo remédio, se vc ficar só trabalhando em farmácia vai ganhar mal mesmo mas se ampliar seus horizontes pode ganhar muito bem
Parabéns, Gustavo !!! E eu querendo entrar em enfermagem ou medicina, apesar que no estágio de auxiliar percebi que há uma diferença enorme entre essas duas profissões. ❤️
Falou tudo!!! Pensem bem antes de escolher medicina vestibulandos, pois o vestibular difícil não é a única barreira, a profissão em si é difícil, lidar com vidas não é profissão pra ostentar.
Fiz Arquitetura e me formei em 2002, na época queria fazer Medicina, mas passei para Arquitetura e resolvi fazer, amei... inclusive comecei o mestrado para dar aula. Me casei, tive filhos e abandonei tudo, inclusive a Arquitetura para me dedicar a carreira de ser mãe. Agora com mais vivência, resolvi tirar o sonho da gaveta, meu marido me apóia 100%. Estou no 3° ano do cursinho e esperançosa de ser o ano da vitória. Acho que tudo tem seu tempo, se tivesse feito a faculdade lá atrás não seria uma boa médica, a vida e as experiências moldam o bom profissional!
Sempre sonhei em fazer Medicina, acho um curso lindo sobre cuidar das dores dos seres humanos. Tentei medicina valendo por um ano e eu já me sentia pressionada , triste , depressiva, e pressionada não pela família mas também os locais de estudo que eu tinha. Não aguentava mais me sentir daquele jeito, até que vi que a minha vida, viver, amar, se divertir, é muito mais importante do que uma profissão que eu almejava muito. Parei e pensei em outras áreas que eu poderia amar da mesma forma e que eu não pudesse passar por tudo o que passei em um ano, e agora faço Bacharelado em Educação Física na UFPE e nunca me senti tão feliz como estou me sentindo fazendo o curso. Não sair da área de saúde pois sabia que a área de saúde era o que deveria estar, mas não necessariamente Medicina.
Não sou "vestibulando" de medicina, porém este foi o melhor vídeo que já vi em meses, este vídeo serve para concurseiros, serve para "vestibulandos", serve para várias áreas da vida, muito bom conteúdo, reflexivo é necessário".
acho que um bom exercício para saber o que se quer fazer é pensar: "que curso eu faria se dinheiro não fosse uma questão para mim e eu pudesse fazer o que eu realmente gosto?".
Eu fiz eng civil, e agora to cursando o q sempre curti: Sistemas de Informação. Se você quer fazer med so pra ser rico? OK amigo, sua escolha, seja feliz com ela. Quer fazer psicologia (mercado nao é tão bom quanto med)? Ok também, seja feliz na sua escolha. O que nao pode é meter o dedo na cara do outro e julgar sua escolha, lembrem-se sempre de duas coisas: 1- como o professor falou passamos maior parte da vida trabalhando, viver se lastimando (mesmo q em volto de notas de 100) é ruim, fica aquele vazio, a nao ser que seu sonho é ser rico. 2- morremos e nao levamos nada para o túmulo, viva sua vida com o dinheiro, nao dê sua vida pelo dinheiro. Nao to romantizando pobreza, mas as outras profissões se bem trabalhadas, também conseguimos realizaçoes pessoais e até trabalhando menos e curtindo a vida um pouco mais.
ganhou meu respeito, pois ser professor é acima de tudo ser educador, ensinando informações para além do conteúdo, informações sobre a vida. parabéns Jubilut.
O grande diferencial em medicina, deixando de lado a questão financeira, é o fator empregabilidade. Basicamente é possível escolher onde trabalhar e por incrível que pareça, quanto ganhar. Num país como o nosso, com mais de 13 milhões de desempregados, bem como as mudanças na dinâmica do mercado que informatiza e fecha cada vez mais postos de trabalho ( "a máquina em detrimento do homem" ), fica fácil entender a altíssima concorrência para ingresso em Medicina. Conheço formandos que nem ingressaram ainda na residência e optaram por trabalhar apenas como plantonistas de final de semana e tiram entre 2 e 3 mil. Ou seja, uns 10 mil por 4 finais de semana. Há inclusive grupos de zapzap onde plantonistas "repassam" plantões tamanho a demanda pelo serviço. É complicado. O vídeo é excelente e de certa forma concordo com o jubjubão. Mas no nosso contexto, na nossa realidade ( triste realidade brasileira ), é preciso unir diversos fatores na hora da escolha da carreira, e obviamente o peso da questão financeira e empregabilidade devem ser sim levados em conta.
Você mora onde? Porque eu moro no interior de Minas e tá lotado de médicos aqui, concurso da prefeitura pra ganhar 3 mil tem 259 médicos pra 7 vagas.... Sai do cursinho e vai ver a realidade.
eu curso enfermagem, não optei pela medicina não pela dificuldade ou algo relacionado, escolhi enfermagem por que amo o cuidado com o ser humano, não quero diagnosticar uma pessoa e vê-la depois de um mês só pra ver o resultado do trabalho do ENFERMEIRO... quero ser o responsável pelo tratamento. E a mensagem que quero passar a todos é, façam aquilo que faz o coração de vocês baterem mais forte só de pensar, e não o que vai agradar sua família ou seu bolso !!! Todo bom profissional consegue ser bem remunerado pelo trabalho de qualidade
Kkkkkk rachei agora. Mas convenhamos: depende muito do professor que está ali na frente, pra o aluno focar do início ao fim. Eu já odiei matérias q hoje eu até gosto.
Quando eu era criança, "meu" sonho era ser Médico com especialização em cirurgia plástica ou cardiologia e fui crescendo com esse objetivo. Aos 16 anos, deixei de me identificar com a profissão, tanto pela carga horária quanto pela profissão em si, percebi também que estava sendo MUITO influenciado pela minha mãe, ela dizia que eu seria respeitado pela família, teria status social e, consequentemente, uma ascensão social e financeira estratosféricos. Então estou correndo atrás do meu sonho: cursar Relações Internacionais, me identifiquei demais com isso e, agora, ela super me apoia.
Quero médicina sim, para entrar na área de necropsia, sou apaixonada, e em nome de Jesus irei tira mil, com foco e determinação... Mas obg pelo vídeo meu amado professor!
Dá para entrar nesse ramo até sendo Dentista... Sei disso, pq estou cursando Odonto 🤣🤣 É uma área legal, mesmo. Não tem como fazer nada errado, nem precisa se preocupar em aplicar pouco ou muito fármaco no paciente, pq o seu paciente morreu faz horas... É algo que me agrada, também. Não tenho problema com gente morta... Os vivos dão mais dor de cabeça 😅
Parabéns Prof. Jubilut! O vídeo que eu precisava! Queria Medicina mas tem alguns obstáculos que não consigo superar! Verdade, hoje as pessoas só fazem Medicina por status!
Não deve se generalizar o caso, pode ser simplesmente por amor, meu sonho é ser médica, não pelo status, muito menos por dinheiro, eu quero simplesmente ajudar as pessoas da melhor maneira possível, e tenho certeza, q da msm maneira q tem profissionais infelizes por não se adaptarem, à também aqueles que fazem por amor. Me sinto muito ofendida por ler comentários assim.... a sociedade está cercada de tabus
Renata Liguri Entendo! Só quis dizer que Medicina é um “curso modinha”! Como citei, não farei Medicina pois tenho alguns obstáculos como Aicmofobia (não é motivo de risos)! Acho que vou ser como o Jub, fazer Biologia!
Renata Liguri Que bom! Quem dera se a “SOCIEDADE” pensasse o mesmo em relação a isso! Hoje temos vários tabus, em momento algum rebaixei ou desmereci os estudantes de Medicina ou os futuros estudantes deste curso! Só que atualmente, na nossa sociedade, “NINGUÉM” faz determinado curso (exemplo: Direito e Medicina) porque gosta, fazem pelo lucro que têm, mas que acabam em depressão, vão para o mundo das drogas e outros horrores do mundo, pois não fizeram a ESCOLHA que queriam, e sim a de influência dos outros! Reflita... Abraços!
Concordo com você, é deprimente, tenho isso em meu cotidiano, amigos q escolhem determinado curso para “orgulhar “ seus pais, q futuros profissionais serão? é triste ver o rumo q nos jovens estamos tomando:( Muita luz pra nossas vidas, independe da profissão, e que sempre haja amor em nossa mente , e quem sabe assim seremos bons “adultos” 🙏🏼
uma vez eu li em um grupo do Facebook dizendo: se um médico ganhasse um salário mínimo vc ainda iria querer medicina? - E a resposta é simples: NÃO! Se eu amo a área da saúde e tenho a oportunidade de fazer o que gosto ganhando bem e sendo valorizado, eu vou escolher essa opção, enfermagem, fisioterapia e outros tbm são saúde mas não são valorizados! A questão é quem nem se quer queria saúde escolhendo pelo salário, aí a história é outra, mas se quem gostaria de trabalhar com isso tiver a opção de receber mais e ser valorizado isso vai influenciar muito na escolha! Obvio o salário faz jus a responsabilidade e quantidade de tempo e intensidade de estudos da faculdade pq tudo tem seu preço!
Responsabilidade todos os profissionais da saúde tem, n só o médico. O farmacêutico pode ser preso só em dispensar um controlado sem receita por tráfico de drogas, e n é valorizado!
Jubi, estou 6,5 anos buscando a aprovação em Medicina. Já busquei mil razões pra fazer outro curso, mas quando entro no hospital me sinto inteira. É ali que quero estar todos os dias da minha vida. Me sinto completa podendo ajudar o próximo.
Mas só lembrando que medicina não e a única profissão da saúde que ajuda as pessoas e te permite estar em um hospital. Mas se é o que vc quer, vai em frente
Se tu se sente inteira estando em um hospital, busque outra profissão lá, como a enfermagem e outros. Mas se realmente quer med, continue que tu esta no caminho!
Eu mesmo tô fazendo Terapia Ocupacional e posso trabalhar num ambiente hospitalar e ajudar as pessoas. Mas tem que pesquisar mais, pra mim também só existia Medicina antes
Cara, é medicina e Direito, cursinhos que a sociedade babam ovo. (Me perdoem a expressão) Fala para alguém que você quer fazer medicina,vão te tratar como um príncipe e tals,agora fala que você vai fazer Letras (por exemplo),vão fechar a cara na hora. Medicina sim é um curso importante,mas não é para todos!
@@MultiLucas30 Não Não, direito também cara! Qualquer um faz direito?Só se for em uma faculdade particular,e mesmo assim o curso é extremamente caro,mas isso não é a questão. Eu quis dizer que,a sociedade valoriza muito mais o curso de direito e Medicina,até engenharia,e menosprezam os demais cursos,principalmente as licenciaturas... Isso é triste!!
Concordo com vc, faço curso técnico de Eletrônica mas não consegui me ver levando isso pro resto da minha vida, e Biologia, em especial a área da saúde sempre foi uma paixão minha. Pretendo fazer medicina, não pelo status, mas pela minha felicidade, mas tenho muito receio ainda, apesar de ter essa imagem muito firme em minha mente
Quase aos 50 decidi me dedicar ao que sempre esteve no meu coração: MEDICINA ! Sei que vou conseguir ! E suas aulas são maravilhosas ! Sigo mesmo meu coração, não preciso de dinheiro ! Sou empresária, moro na Europa e vivo bem. Mas entristece-me não ter perseguido minha escolha de coração ! Depois da prova, que será em março deste ano 2024, faço um texto para te agradecer a sua importância na minha aprovação ! Obrigada pelas aulas SUPER COMPLETAS que vc nos proporciona !
Tenho 13 anos,estou no 8º ano e desde o 5º sonho em medicina,muitos da minha família falam “vc ñ vai conseguir” “sua mãe e seu pai ñ tem condições de pagar uma faculdade” “o enem é muito difícil”,já chorei muito,mas eu ñ vou desistir fácil,msm q o enem seja difícil vou fazer de tudo para passar,pq realmente é meu sonho,quero ser cirurgiã geral,EU Ñ VOU DESISTIR DO MEU SONHO,irei salvar vidas,msm tendo noites mal dormidas ou nem dormidas... ⚕️❤️
mo me lê com atençao: aproveita que vc ainda nao terminou os estudos e se dedica, estuda MUITO, até terminar o ensino médio, foca no seu sonho. queria que alguém tivesse me falado isso antes
Corre atrás dos seus sonhos, e SIM vc pode futuramente ganhar uma bolsa, basta "devorar os livros" e fazer Td com amor Estude muito, tire boas notas e vá atrás de oportunidades.. bjss
Sou enfermeira há 10 anos,vejo tantos médicos que não tem amor há profissão, ganham bem,mas trabalham de mal humor, cansados,reclamando,fica óbvio que estão ali pelo status e dinheiro, não pelo amor ao paciente. Quem quiser medicina ou mesmo enfermagem, tem que estar bem ciente que você terá noites mal dormidas,noites não dormidas,plantões em que você não tem tempo nem de tomar água,você acompanha a sua família a distância, pois raramente pode estar na presença deles. É uma vida de muita abdicação,nem todos estão prontos para isso!
FATO. Vai ter feriados, festas e sei lá o que que você vai precisar estar trabalhando e não encostar trabalho ao coleguinha mas muitos ainda não entendem isso.
@@user-sk8dr6zt2q Toda profissão de saúde e segurança é assim... Policiais, Bombeiros, pessoal da saúde... A diferença é que o médico tem uma remuneção mais equivalente...
N to querendo ser médico por causa de dinheiro status etc, mas pela minha família e ando pensando nisso e percebo que medicina n é o que eu quero, na verdade, eu nem sei o que eu quero.
Pegue uma universidade a qual gostaria de cursar, olhe os cursos que eles oferecem e vai riscando os que em hipótese alguma você faria. Depois tenta colocar num papel o que tu tens de qualidades e encaixa nos cursos que sobraram (por exemplo: gosto de matemática e faria engenharia...)
Em 2018 estava assistindo esse vídeo. Hj em 2024 acabei de sair do vestibular e iniciar medicina. Os casos de saúde mental debilitada na minha faculdade são inúmeros. Gostar do que faz é essencial nesse processo
A lista de materiais é bastante extensa, certo? Lembra de quanto gastou mais ou menos? Tenho interesse no curso, mas li que durante o mesmo é preciso comprar muitos objetos de trabalho que são caríssimos.
Eu fiz um período de medicina em 2003 e desisti, eu era muito novo e inexperiente, mas pesei algumas coisas na balança, principalmente a jornada de trabalho enorme que os médicos têm que enfrentar. Eu hoje sou bancário e tenho o mesmo padrão de vida de meu irmão que é médico
@@br-dino4210 oi eu sou concursado da Caixa e assumi função de Tesoureiro pouco tempo depois de entrar, eu sou formado em análise de sistemas mas para a Caixa não precisa ensino superior, mas uma faculdade realmente ajuda na vida profissional
Eu pensava fazer medicina, mas desistir não sou bem estudiosa, mas o pouco q me dedico é o meu potencial pra direito, e pra procuradora da MPF o concurso q vou fazer, eu acho q ganha mais q medicina mais é quase a mesma coisa.
Existem vários motivos para eu querer fazer MED, mas o principal é salvar vidas. Muitos podem ler achar clichê, mas eu realmente quero salvar vidas. Quero uma pessoa na minha mesa de cirurgia na fase final dum tumor e quero salvá-la. Sei do lado ruim, sei que qualquer descuido posso levar uma família à depressão por perder um familiar. Sei a medicina não é uma área aparentemente agradável, mas eu gosto do que vejo e não tenho nojo. Irei tratar todos no mesmo nível, sendo médico ou bandido, prostituta ou cantor, pois são todos humanos. Minha família está apoiando, acredito que isso me motiva, mas não é por eles que quero fazer. Minha dificuldade é o emocionalismo, pois acredito que nenhum médico pode ter parte com seus pacientes. Fora isso, a medicina me fascina. Estou dois anos tentando, esse é o 3° devido a falta de estrutura familiar e escolar, mas não é desculpa para eu me tornar um grande médico. Status? Fama? Dinheiro? Quando você é um bom médico isso vem automaticamente, mas se buscas isso irá fracassar diariamente. Existe uma frase muito linda: Não foi eu que escolhi a medicina, ela me escolheu. Acredito que ela sirva para muitos, pois a maioria escolhe por ser uma área "bela", mas a medicina não os escolhe. Vocês vestibulando que foram escolhidos, não desistam! Nós somos os salva-vidas de amanhã. #FOCONOJALECO
"Foram Escolhidos", a discussão aqui é justamente para não endeusar a Medicina em detrimento de outros cursos! Se a pessoa não se sente bem fazendo Medicina, que procure algo que a faça feliz! Que desista sim enquanto é tempo, pois não adianta nada ser um profissional frustrado no futuro!
Estou aqui como pai, obrigado professor. Espero que meu filho escolha aquilo que lhe apraz e não o que ele acha o que queremos, pois nós pais só queremos a felicidade de vcs.
Estou há tantos anos tentando passar pra Medicina na Federal, que começo a me questionar, inclusive fiz Biologia Total lá no comecinho, fui aluna do mês uma vez kkkk auge da vida... No início dessa jornada eu tinha certeza dos meus motivos, sempre fui fascinada com o dia a dia do médico, a biologia, a possibilidade de ajudar pessoas, inclusive fiz psicologia e me formei (mas ainda fico com esse negócio da Medicina no fundo da mente, me atormentando)... sei lá, quando você vai envelhecendo as prioridades mudam, não sei se ainda tenho os mesmos motivos de antes.
Ainda tá em tempo, garota. Conheço tanta gente q foi fazer Med depois dos 30,40...depois que entra, rapidinho termina. Impressionante como o curso passa rápido. Num piscar de olhos vc já tá na metade. Volta aos estudos, foca q tua hora chega
@@sebastiaofilho2403 Muitas dessas pessoas acabam desistindo, pq estariam melhor financeiramente se tivessem continuado e investido na área que já se formou. Medicina leva muitos anos, e seu dinheiro vai junto.
Maravilhoso!!! Vídeo incrível ❤️ é clichê mas é real: tem que ser por amor! É um curso puxado demais, cheio de responsabilidades e pressão, mas por outro lado traz uma recompensa e uma satisfação incrível por meio daa vivências com pacientes, da sua evolução ao longo dos anos e da realização daquilo que você sente que é realmente é pra você! A resiliência durante os anos de pré vestibular é só o começo desse caminho de lutas. Mas aos que realmente DESEJAM isso por si: vão em frente! Vale a pena! 🙏🏼❤️
Eu estou com 14 anos, e nos anos passados minha vida não tinha sentido, eu não sabia o q eu queria me tornar no futuro, que profissão eu iria seguir, isso né atormentava muito, pq eu sabia q eu não tenho condições financeiras, eu não me sentia capaz de exercer nenhuma profissão, e a pressão familiar e de amigos q sempre tiveram um sonho só, estava tudo sobre mim. Mas esse ano eu percebi q medicina é meu sonho, salvar vidas, operar. Eu consigo me imaginar, vestida de médica, eu consigo me imaginar estudando e estudando, pq eu fico feliz estudando qualquer coisa sobre medicina. Eu espero um dia conseguir realizar esse sonho. Essas frases me fazem ficar inspirada "Não desista até falar "Bisturi por favor!" "Você está salvando o amor da vida de alguém"
Mas acho que a medicina suga mais a alma kkkk pq é integral o curso e a carga horária total é mais de 8.000 horas, além do envolvimento emocional com os pacientes, além da grande carga de conteúdos para o pouco tempo livre. Mas enfim, as duas áreas tem o seu valor na sociedade e grande peso tmb!
A questão não é só salário. Área tecnologia, para quem gosta , vai ganhar muito dinheiro. Mas tem uma taxa de ocupação diferente e um mercado diferente. Taxa de ocupação de med: 97,07% . O Brasil tem uma necessidade muito grande de médicos, principalmenteeeeeee em áreas do interior de cada Estado , olhe tem muito medico só quer capital. No Estado onde vivo , tem medico recém formado, trabalhando em interior , ganhando 25k.
@@pauloj99 , área de tecnologia não ganha nem perto do que um médico ganha. Muitos viram doutores e o que resta é dar aula em universidade ganhando um quarto do que um médico ganha. Raras exceções vão para o empreendedorismo e tem sucesso, a maioria acaba virando empregado a custo de miséria.
@@r.g.f.9904 Entendo sua colocação. Brasil não paga bem! Claro que algumas áreas isso é um problema muito maior. Falta até emprego, quanto mais salario digno. Não temos uma moeda valorizada , não temos incentivos, um setor industrial muito tímido , falta de especializações , falta de crescimento. Brasil tem nem agenda de curto prazo , imagine longo prazo. Medicina sempre vai pagar melhor. Taxa de ocupação nas alturas , a media alta em relação outros cursos. A questão é a diferença muito alta. Entendi agora sua colocação , devo ter lido rápido ou simplesmente interpretei errado.
O problema é que dinheiro não é suficiente pra ninguém, e não estou querendo te dizer isso de uma forma romantizada. Uma pessoa que não tem a mínima aptidão pra medicina uma hora vai cansar do curso, e mesmo que consiga se formar, uma hora o peso de ter que lidar com situações e uma rotina que a pessoa não gosta vai se tornar insustentável, e aí ela vai cair numa depressão, num vício ou algo do tipo, e então não vai ter dinheiro no mundo que consiga tirá-la dessa situação. Aposto que tem muito médico que ganha muito bem mas que daria tudo para ser o jubilut, talvez porque queria ser biólogo mas se forçou a ir para a medicina por serem áreas "afins".
@@l.f.1812 , viver uma vida sem acesso a nada, com diversas limitações e infinitos boletos para ter o mínimo, gera a mesma situação, ou pior... Em resumo, não tem muita opção. Eu sou Engenheiro, amo a profissão, mas não irei vender meu serviço a preço de miséria para a indústria, logo, tomei outro rumo que não tem relação alguma com a profissão. Essa é a vida, fazemos o que tem de ser feito, não o q queremos.
Excelente vídeo! Meu pai deveria assistir isso, pois ele estava falando em eu fazer medicina aí tentei explicar isso aí pra ele, mas parece que não adiantou. Vou estudar arquitetura e urbanismo, pq gosto de desenhar e tenho talento pra isso, acredito que serei feliz com a profissão. Espero que dê certo...
Trabalhei como técnico em enfermagem em uma UTI, como já estava inserido nesse mundo, aproveitei a oportunidade para conhecer as profissões que estavam ao meu redor. Observei fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, médicos, trabalhei como cuidador e assiti a uma cirurgia veterinária (oportunidade que um amigo da minha namorada me deu). Ao fim de toda essa observação, percebi que a área médica me chamou a atenção. Larguei o emprego, sentei na cadeira, peguei material na internet e começei a estudar, pode ser o maior erro da minha vida (largar o emprego para estudar) ou não. Então se você tem a oportunidade de observar as demais profissões antes de tomar uma decisão...observe! Sei que muitos tem que trabalhar, e larga o emprego não é uma opção, porém reflita, o estudo é o único investimento com 100% de lucros.
Largar o emprego para estudar nunca será um erro, pois o conhecimento é algo que nunca poderão tirar de você, e como você mesmo disse, é algo que não dá retorno negativo.
Escolhi medicina quando tinha apenas 5 anos, foi por paixão,meu avô tinha câncer e toda vez tinha que ir para o hospital com muita dor, eu ficava em casa apreensiva mas pensava “ os médicos vão o curar “ e toda vez que ele voltava era uma alegria e foi assim que começou a minha paixão por medicina,Assim que meu avô faleceu, decidi que medicina é sim o meu sonho, sonho em poder curar ou até mesmo previnir as pessoas de doenças,sonho em ajudar famílias a sentirem a felicidade que eu sentia toda vez que meu avô voltava pra casa sem dor, eu pensava “meu Deus eu quero trazer essa felicidade para as pessoas” E SIM EU ESCOLHI A MEDICINA COM AMOR E POR AMOR A PROFISSÃO, toda vez em que eu me pego pensando em talvez outro curso eu não consigo pensar eu fazendo outra faculdade a não ser a que eu realmente amo, eu tenho muita fé que se DEUS QUISER VAI DAR TUDO CERTO. E se vc tem esse mesmo sonho q eu vai atrás a escolha é sua mas vá por amor e não por dinheiro ou status, se vc quer passar em outros cursos vai em frente você consegue sabe pq? PQ EU CONFIO EM VOCÊ VAI EM FRENTE SE JOGA SEU FUTURO SÓ DEPENDE DE DEUS E DE VOCÊ !!
Meu desabafo aqui! Eu sempre sonhei em ser médico, não pelo Status, não pelo dinheiro e nem por querer agradar a minha família. Prestei vestibular a primeira vez em 2016 e não consegui passar, vi na prática a dificuldade que é conseguir competir com notas altíssimas, então em 2017 eu fiz o Enem de novo e em 2018 ingressei na faculdade de Enfermagem, me formei esse ano, passei no concurso público para Enfermeiro e hoje trabalho na área da Enfermagem. Mesmo cursando Enfermagem eu continuei fazendo o Enem para tentar passar e em 2022 eu passei em Medicina. Faltava apenas meu estágio, até o TCC já estava pronto e decidir não ir, eu consegui me formar com a ajuda de outras pessoas que nem meus parentes eram, eu tive tanta vontade de largar tudo e ir embora cursar, mas eu percebi que ainda não era a hora, eu me formei, hoje eu tenho meu próprio dinheiro, e posso pagar um cursinho bom para me preparar, comprar livros para auxiliar meus estudos e em 2024 vou voltar a tentar. E vou conseguir, eu sei que vou porque eu provei para mim mesmo que apesar de difícil é possível e vou passar de novo e ser o médico que eu sempre sonhei em ser. Espero que todos que tentam também consigam.❤
Eu nem sei se futuramente eu vou estar com a idéia de fazer medicina, mas no momento eu estou super empolgada porque eu quero salvar vidas, permitir que as pessoas vivam bem, fazer pesquisas e permitir que consigam viver. Talvez seja uma homenagem ao meu pai, que infelizmente não conseguiu vencer essa luta. Não sei, é um sonho
Eu curso Enfermagem e digo uma coisa ,o ser humano é difícil de lhe dar, temos q ter muita paciência. Mais pra mim foi a escolha certa ,quando acabar quero fazer medicina.
Falou tudo professor, me emocionei com esse vídeo, medicina é muito mais que status e dinheiro, só quem realmente gosta e quer cursar medicina por amor vai entender as suas falas ♥️
Depende de cada pessoa Não é um curso fácil Tem que ter garra pra esse objetivo e querer muito E está preparado para os plantões e encarar a responsabilidade de cuida da saúde do paciente
Era tudo que eu precisava ouvir!! Eu sempre quero agradar minha família, e o que eles querem que eu faça é medicina ... mas eu gosto de matemática , gosto de máquinas!!! Então, professor agradeço muitooo chorei aqui com suas palavras... irei fazer engenharia da computação ou mecatronica !!!
Eu amo e acho linda essa profissão.Eu quero fazer por amor e não pelo dinheiro ou por status,eu me vejo como Médica todos os dias da minha vida,quero ajudar as pessoas e minha família.Amo demais😍Medicina é meu sonho.
@@heavenlysoul8314 Sim... Eu quando pensei em Medicina eu achava legal a área legista e psiquiatria. A Área legista eu acho é a que vc vai ver mais coisas perturbadoras... Ver uma pessoa morta ja é intenso e imagina uma pessoa morta de algum jeito macabro.. @_@
é uma área linda!!!! Tenho muito orgulho da minha mãe que é pedagoga, ela foi a primeira da familia a entrar na faculdade pra seguir o sonho de ser professora. Os caminhos são infinitos e lindos nessa profissão, acredite nos seus sonhos sempre!!!!! Sucesso pra você
Respeito quem quer medicina, mas área de saúde não é pra mim, detesto ter que ir ao médico, detesto ambiente de hospital, não gosto nem de acompanhar pessoas doentes até o hospital, por isso tomo muita conta da minha saúde pra não ter que ir lá.... Hj eu faço Engenharia Mecatrônica numa federal e amo o curso de paixão pois fiz curso técnico em mecatrônica quando tinha 14 anos, amo tecnologia e coisas voltadas a ela , poderiam me oferecer de bandeja uma vaga no curso de medicina, poderiam até me patrocinar pra fazer esse curso, mas eu não faria !! pode ser que eu não consiga emprego quando me formar , mas quero o titulo de engenheiro mecatrônico custe o que custar... Mecatrônica por amor
@@CaveraPlays na pior das hipóteses, dá para trabalhar em um banco, ganhando mais que a média dos Bradescravos... O Mercado voltou a se aquecer para o lado dos engenheiros recentemente com a Bolsa disparando (e desceu de novo há alguns dias). Engenharia é tão ampla quanto Medicina, a diferença é que a maioria das pessoas não percebem ou fingem não perceber 🤣🤣
Eu acho a maior besteira de todas quando a pessoa fala “medicina é meu sonho de infância!” Agora q eu sou universitária, eu sei que vc só sabe o que quer quando está dentro da universidade, e aprende de forma empírica o que realmente é o curso. Tenho certeza q se medicina, não fosse um curso com um salário e status tão grande, essas pessoas q dizer amar, não trocariam logo de escolha. Ninguém sabe o que quer, até estar dentro.
Exatamente! O pior é aquelas que não tem dó de ver gente sem perna, sem braço, e acha q tem que frio, que não pode ter dificuldade de lidar com cadáver ou com muito sangue! Primeiro requesito pra ser médico é ser alguém humano, e ter muita compaixão! Cadáver se acostuma, mas não é normal alguém ter tanta frieza antes de entrar pra medicina! Na faculdade, só se aprende a lidar melhor, estudando o corpo! Mas é comum que haja compaixão, ou pena do corpo! Mas muita gente não pensa isso, e aí por isso que tem um monte de médico psicopata por aí!
Caramba! Tava na mesma reflexão esses dias, dizem que conta muito ter um sonho de infância, uma criança é muito facilmente manipulada pela família, mídias e até pelos próprios brinquedos! Sonho de verdade é o que a gente desenvolve tendo contato com experiências reais e ciente dos prós e cons dele
Maior verdade que já li! Kkkkk até porque tem muitos cursos que são parecidos, a única coisa que eu sabia no último ano ensino médio era que queria ir para a área da saúde.
hoje 18/10 às exatas 00:44 eu me encontro pensando no mei futuro, sem saber o que quero pra minha vida (aliás, até sei o que quero, mas por pressão familiar eu não consigo ter a certeza de que pode dar certo o que eu quero que é me tornar um jogador de futebol que é uma coisa que eu amo independente da pressão dentro de campo, xingamentos e muitas outras coisas, eu realmente quero isso porque é o que eu amo), enfim, eu tenho pensado muito sobre meu futuro esses dias e o que vai ser de mim se não der certo meu sonho. eu chego a me ver sendo um médico e atendendo super bem as pessoas, pois eu também gosto de conversar e tentar ajudar alguém no que ela precisa, ao menos dar uma palavra de conforto, mas é tudo inserto e eu me encontro basicamente perdido nessa estrada da vida.
Excelente vídeo. Só descobri agora. A medicina está saturada. Cheio de "médicos" formados, mas não sabem tratar ninguém. Tive algumas experiências ruins e pude perceber que muitos foram pelo status, salário. Salvar vidas e ajudar pessoas ficou pra segundo ou terceiro plano.
Medicina é meu desejo atual, em 19 anos de vida, nunca nem quis me imaginar medica, eu sei que esse curso é muito dificil, e eu por ser uma pessoa terrivelmente simploria, nunca quis nada dificil dms, agr estou lutando p ter certeza se é isso mesmo que quero...
@@julius7206 A questão é como você "eliminou" as outras carreiras da saúde ? qual foi o seu critério? estou em dúvida entre farmácia, medicina e medicina veterinária...
acho que essa frase tem uma entonação de superioridade, como se quem aguentasse fosse mais doq quem “nao aguenta”, eu corrigiria para : se não é apaixonado, não se envolve, pq essa dai da mt o sentido de qm nao aguenta eh fraco por não aguentar e não é assim nem fudendo, quem nao aguentou e sai do curso de medicina eh na vdd corajoso pra caralho, por passar por tudo e todos pra preservar a saúde mental, a questão não é “nao aguentar” pq eh como se a pessoa fosse impotente ou incapaz, como se fosse menos doq aqueles que continuam cursando mas a questão é não ser apaixonado ao ponto de estar disposto a passar por tudo isso, a de fato sofrer pq medicina tem mt sofrimento, qm cursou ou esta cursando e ama, vai enfrentar tudo isso, mas quem não é apaixonado a esse ponto não vai, e tudo bem pq isso não faz de ninguém melhor doq ninguém, só são vocações diferentes!!!
Falou a verdade, disse o que muitos precisavam ouvir. Li a pouco tempo atrás uma frase que dizia "faça algo pelo qual os seus olhos brilhem, pois se fizer algo que não goste, lembre-se que vai exercer isso pela vida toda". Acho que devemos fazer o que amamos com disse o Prof° Paulo jubilut, assim que você decide medicina tem que ter em mente que vai lidar com a vida de pessoas e isso na minha opinião é algo que está além de muitas coisas. Faça algo que ame, do qual levantará pela manhã e ficará feliz pela profissão que exerce.
O mundo não gira em torno de medicina, direito ou engenharia, existe vários outros cursos belíssimos. Sou estudante de ciências biológicas e amo meu curso. 💚
Muito bom. Estou passando por isso Professor Jub, sempre pensei em Medicina, e sou simplesmente apaixonado pelo curso, é um curso que sempre desejei, maravilhoso, você conseguir aliviar a dor humana. Porém, este ano de vestibular, conheci a astronomia, e tudo mudou, minha paixão pela astrofísica cresceu muito, muito mesmo, conhecer o universo e saber como ele funciona, pensei em até alguns momentos, entrar na Nasa. Estou 50% apaixonado pela Medicina, e 50% apaixonado pela Astrofísica. Tenho muita vocação para ambos, e estou passando por essa indecisão, mas estou muito focado nos estudos, para conseguir um deles, o que eu passar, vou seguir em frente!
Gabriel Santos kkkkk que doido! eu foi ao contrário: até o segundo ano do E.M. tinha certeza de que queria astrofísica. 2 anos depois e só penso em medicina atualmente.
Joane Nataly kkkkk, são sim... tenho facilidade em física e com cálculos kkk, por isso amo o curso, ainda mais quando se trata de física moderna kkk, sou muito apaixonado pela astrofísica. Baixei até um app do universo pra passar tempo.
Meu maior sonho é ser neurocirurgiã. Não tem um único dia que eu não me imagine em uma sala de cirurgia. Eu juro por Deus que se eu pudesse amar outra profissão, eu escolheria amar outra. Só pra entrar na medicina eu já tenho que me ralar de tanto estudar, imagina depois que entrar. Meus amigos que cursam medicina me dizem sobre as dificuldades e eu tenho ciência de que passarei muito aperto lá dentro, espero ter emocional pra aguentar tudo. Lidar com vidas alheias é um desafio imenso, por isso gostaria de amar outra coisa, mas infelizmente não amo. Estou muito disposta a correr atrás desse amor, eu nunca me identifiquei tanto com nada, é surreal quando você se sente tão conectado com algo, eu me sinto parte da biologia, dos hospitais, das situações de ferimentos graves, é como se tudo me chamasse. E eu não conseguiria lutar tanto por dinheiro ou status, sei que muita gente é assim pq vejo muito isso, e isso realmente é péssimo tanto pro emocional da pessoa quanto pra saúde pública do nosso país. Médico que não ama medicina, não saberá ser um bom médico.
Estamos na mesma, o amor que tenho por Neurocirurgia é impressionante. Me identifiquei muitíssimo com seu texto ❤️ por mais que seja muito complicado, quando se tem amor vc ultrapassa qualquer dificuldade 💕
Marina Olá! Venha conhecer o meu canal. Nele estou registrando minha jornada rumo à Medicina aos 26 anos. Pois é, larguei tudo (emprego, carreira e até as redes sociais) pelo maior sonho da minha vida, e vou registrar tudinho durante esse próximo ano. E falarei também sobre muitas outras coisas: literatura, casamento, filmes, séries e muito mais! Vem conferir! ❤️
Tbm tenho esse sonho de ser médica e ajudar muitas pessoas,a única coisa que me faz pensar no dinheiro é que quero muito ajudar minha família,mas fora disso não me importo tanto assim pois o que me faz amar essa profissão não é o dinheiro é a felicidade que ela pode me proporcionar que é ajudar as pessoas.Sei que um dia Deus vai me ajudar ser médica,vai me ajudar a realidade esse grande sonho.💖
Sou apaixonado por medicina, amo as pessoas e sou atencioso tenho 15 anos , minha família está ao meu lado e eu tomei essa escolha e minha família me acolheu, eu quero fazer estou estudando para ir para escolas com técnicos ,e espero sinceramente que num futuro possa ser um médico que sonho ser, atencioso, cuidadoso e amoroso
Com todo respeito que lhe tenho, devido a muitos anos acompanhando seu trabalho, acredito que o brasileiro apenas se cansou de ser mau remunerado e desvalorizado. Sei que medicina é difícil, mas todos os cursos também são. Eu ralei muito para me formar, formei, e estou aqui triste pela falta de emprego, e quando existe os salários são ridículos a ponto de não pagar nem uma mensalidade da faculdade. As pessoas buscam medicina pois é a única profissão com garantia de emprego, valorização e bons salários, independente da área. As pessoas se cansaram da humilhação que é o mercado de trabalho, de colocar na balança o que gastou na faculdade e o salário oferecido no empreguinho. Nenhuma profissão dá certeza de sucesso após o diploma, a que mais se aproxima é a medicina. A luta deveria ser pela valorização das outras profissões, e não pelo desencorajamento da medicina. Quando houver o enaltecimento de outras carreiras equiparado à medicina, não existirá mais essa desigualdade acadêmico-social-profissional.
Exatamente,os filhos de papai que tem tudo nas mãos acha que entendem a gente que veio da classe baixa tentando encontrar uma profissão que dê um bom dinheiro pra sair dessa vida,e com certeza essa profissão é a Medicina
Infelizmente cometi esse erro em 2015 jubijuboso... e a única coisa em que passei, foi por uma depressão gravíssima da qual me recupero ATÉ HOJE... isso é mto sério e as pessoas não tem a mínima noção disso.
Amo assistir esse vídeo quando estou desmotivada, me faz ter certeza de que estou no caminho certo e que persistirei até passar, pois sei que é o que amo, independente de família ou status social.
Eu realmente amo a medicina , sabe me dá uma alegria muito grande ver uma pessoa que ela tá melhorando por sua causa sabe ! Salva vidas , ver que vc tá ajudando , eu sei que tem mortes que uma podem morrer na sua frente , mas tem um lado muito bom , que vc fez o possível pra aquela pessoa permanecer viva , que vc fez o seu melhor , amo a parte de adrenalina na medicina , de entubação , suturas , ataques cardíacos eu realmente sou apaixonada ! Mas mesmo sendo apaixonada , mas tenho Tenho que cuidado ! Fazem aquilo que vc ama !
O grande problema é isso, as outras profissões nao oferecem a segurança que um médico recém formado tem, logo após formado já ganha bem, analisando a situação crítica do país, muitas pessoas não querem passar 5 anos em uma faculdade e não ter emprego, mesmo que seja o que gosta. Infelizmente, mesmo fazendo o que se ama tá complicado hoje em dia.
Paulo Jorge pior que nem em Medicina está tendo segurança de já sair empregado e ganhando bem, a área está saturada nas cidades, a maioria dos que conseguem trabalho é porque vem de uma família de médicos, tem muito médico por aí ralando muito pra ganhar pouco, os empregos bons pra médicos estão nos interiores remotos do país, mas quase ninguém quer ir pra esses lugares. Porém muitas pessoas ainda tem essa ilusão de que se fizerem medicina já estão garantidos na vida, não é o caso, a maioria dos médicos demora anos antes de ganhar bem.
karem caetano Jurídico eu não sou médica, mas minha tia é, além dela conheço mais três médicos com carreira já estabelecida que me disseram isso, e tenho uma amiga que está formando agora em medicina que vai seguir a mesma área do pai dela justamente por causa disso que falei, eu acho que a pessoa tem que fazer o curso por que gosta, não por causa de dinheiro ou segurança, por que isso é ilusão e a pessoa pode acabar se arrependendo depois igual o Jubilut falou no vídeo
É isso que eu penso, a culpa na verdade é do país, a crise e falta de investimento na ciência e tecnologia, existe uma desvalorização das profissões. Hoje existem muitas profissões que pagam muito pouco, e o amor não paga aluguel.
Melhor vídeo de tapa na cara sobre a realidade " se vc trabalhar com a mesma intensidade que um médico trabalha, você ganhará muito mais que um médico" 👏👏👏👏
sou apaixonado pelo meio científico. não tenho a menor dúvida que quero seguir medicina, mas como vim de uma difícil trajetória em escolas públicas. levei um banho de água fria esse ano quando virei um jubialuno e vi que a realidade dos vestibulares é completamente diferente de tudo o que vi nas escolas. hoje estou no terceiro ano e não sei como irei reagir caso eu não passe esse ano pois se eu ficar ano que vem vestibulando novamente lavarei titulo de "vagabundo" pelas pessoas que estão em minha volta.
ano passado passei por isso. tbm quero medicina e pelo resultado do enem 2017 percebi que infelizmente a realidade é outra. Este ano estou só estudando para o vestibular, e alguns familiares continuam não entendendo. boa sorte pra vc tbm.
Sei bem como é isso. Estou estudando só em casa esse ano pra tentar passar em medicina e mesmo tendo o apoio dos meus pais, as vezes me sinto um peso. Espero do fundo do coração que vc consiga, mas se n rolar, conversa com os seus pais, pede o apoio deles e continua estudando, independente do que as pessoas falem de vc. Estudar nunca foi, nem nunca será uma vergonha. Boa sorte!
Sou Prof. Biólogo. Lecionei 5 anos em escolas públicas como interino. Com a pandemia os contratos foram encerrados. Meses depois consegui emprego em uma clínica de reabilitação de dependentes químicos e estabilização medicamentosa em pacientes com transtornos. Nesse novo emprego conheci pessoas que me incentivaram muito, de forma positiva a cursar medicina. Atualmente estou cursando medicina na Bolivia e estou me sentindo bem motivado. Minha primeira formação ajuda muito nos estudos obviamente, mesmo assim é um curso que realmente exige muito, tem que ter muita dedicação, autodisciplina, resiliência... principalmente uma boa estrutura emocional ou pelo menos um bom apoio nesse sentido.
" Siga o seu coração" e eu la sei o que eu meu coração quer, esse é o problema.
exatamente!!!!
Achei o comentário que me define
Kkkkkkkkkk melhor comentário 🤣🤣🤣🤣🤣🤣👍🏼
simples assim!
Kkkkk
Eu cresci pensando em fazer Biologia Marinha , amava tudo que envolvia a profissão .. até que tudo mudou na minha vida, e acabei engravidando aos 17 anos e nasceu a minha jóia chamada Alice , ela foi acometida de um síndrome chamada síndrome de Edwards , e que trouxe várias complicações em sua saúde . Alice faleceu aos 4 meses de vida e enquanto eu estava esse tempo ao seu lado no hospital aprendi muito , pesquisei muito sobre a trissomia+18 e me envolvi demais . Depois do seu falecimento fiquei paralisada em alguns áreas da vida , uma delas os estudos faltava terminar o ensino médio , então tomei uma dose de ânimo e terminei , tomei a melhor decisão da minha vida ( trabalhar na área da saúde ) e me dedicar com muito amor .. cuidar de diversas pessoas e crianças como a minha filha . Entrei na faculdade de enfermagem , pois não tinha condições para cursar Medicina e muitos me desanimavam dizendo ser impossível . Cheguei a cursar o primeiro período e sempre sonhando com a Medicina , então após muita frustação pessoal por não estar lutando pelo meu sonho , larguei a faculdade de enfermagem e hoje decidi lutar pela faculdade Federal de Medicina do RJ . Meu primeiro enem depois da minha decisão será esse ano , e sigo com fé esperando chegar a minha vez . 💙
Torcendo para que consiga!
VC vai conseguir querida tbm estou na torcida por você. . Volte para contar novidades si conseguiu
Torço por você
Muito Obrigada ! @@robertovincente9278
Obrigadaaaa, voltarei sim !!
Essa é uma situação bem complicada. Medicina é um curso que dá perspectiva de trabalho até o fim da vida de maneira digna. É uma das poucas profissões que oferece isso, que é o sustento e boa estabilidade. Por mais que se fala em estar apaixonado pela área, nem toda área oferece condições de trabalho, ainda mais a longo prazo. Nem todo mundo nasce com a vocação. Pra muitos é necessário crescer, passar por diversas áreas até descobrir o que gosta. E muitos passam a gostar somente depois de estar praticando aquilo que aprendeu.
A questão da depressão/ansiedade também é delicada. Distúrbios psicológicos/emocionaos podem acontecer por que as pessoas estão fazendo um curso que não gostam, mas também por que as pessoas não cuidam da própria saúde. Não ter higiene de sono, se alimentar mal, se encher de estimulantes (café/energéticos), não praticar atividades físicas e ficar consumindo álcool em demasia são fatores que facilitam, e muito, para desenvolver algum distúrbio.
Outro problema é o mercado que descarta pessoas acima dos 40-50 anos, porque nossa sociedade é preconceituosa com a idade. Além disso, a sociedade valoriza apenas algumas profissões e menospreza outras. Não valorizamos o professor, policial, faxineiro e assim por diante. Nós criamos essa situação e a consequência é isso que estamos vendo.
E outra: querer ganhar bem não torna ninguém injusto e mal; mas falha de caráter sim. Existem pessoas de mal caráter tanto entre os ricos quanto entre os pobres.
Simplesmente o melhor comentário!!!!!
Concordo! Outra coisa, quantas pessoas não fazem um curso que gostam, entram cheios de ilusões... quando chegam no mercado de trabalho se decepcionam? Até partem p uma 2a graduação?
Tem mais um complicador, passar pra Medicina numa Federal exige uma pontuação altíssima.
Se essa pontuação vier pra você e houver um interesse mínimo, pegue a vaga.
Até que enfim um comentário sensato!!
O problema que eu vejo no teu comentário são dois. O primeiro é crer que o fato de medicina hoje ser um curso que garante estabilidade financeira e um bom salário não significa que será sempre assim. Historicamente Direito e Engenharia Civil eram cursos tidos como garantia de altos salários e hoje estão na mesma condição dos demais. Não a toa o conselho de Medicina barrou a abertura de novos cursos de medicina (até quando?). O segundo foi tua interpretação sobre distúrbios emocionais que colocou consequências como causas. Dormir mal, uso de substâncias ilícitas estão relacionados de acordo com a literatura da ciência psicológica, com problemas psicológicos e não o inverso.
Um dia eu tava morrendo de dor na barriga (estava com apendicite) fui no pronto socorro o médico vai e fala: "Não é nada, tá tudo normal, toma luftal"
Eu falei assim pra ele: "Meu filho se vc não tem amor ao seu trabalho, eu não tenho culpa, você que escolheu fazer isso então faça direito, mal amado"
Depois fui passado em uma médica super atenciosa que me diagnosticou e eu logo fiz a cirurgia.
Já tive também o médico disse que tava normal dia um exame mostrou que eu tava com apendicite o cara ficou apavorado ele queria me mandar para casa mas no final com o resultado me mando direto para a faca.
Tomei minha decisão por algo parecido...
Uma vez eu e minha esposa estávamos de madrugada em um pronto atendimento pois ela estava muito mal e demorou 4 horas para ela ser atendida e o médico apareceu com a cara toda inchada de dormir! Minha esposa é alérgica a Dipirona e adivinha o que ele receitou pra ela!? Isso uma intravenosa de Dipirona!!! Se não fosse o enfermeiro ter atenção na ficha dela e ver que estava lá! que ela era alérgica!!! ele teria executado a determinação do médico e matado minha esposa! Detalhe ela estava grávida de 7 meses... Naquele dia eu decidi fazer a diferença e me tornar médico para SALVAR VIDAS E DAR DIGNIDADE A TODOS QUE BUSCAM POR SOCORRO!
Então sim me decidi, vou virar um médico! Vou realizar o vestibular da UFPR 2021/2022 e se DEUS me ajudar vou fazer a diferença e nunca deixar acontecer com outros o que aconteceu com a gente naquela madrugada.
A formação Medica nos últimos 30 anos despencou !!!! Não sabem nem o básico !!!! Certa vez perguntei algo, que estudante de ensino medio com biologia me responderia, médico novato ficou nervoso e começou a gaguejar, deixei pra lá ! Resumindo: tive que passar em 10 médicos para um mais idoso acertar a doença e fazer o tratamento correto !!!
Eu sou apaixonada pela medicina , tenho o sonho de poder fazer , porém eu penso muito se devo fazer.
Pena que não são todos que são assim , acho triste pessoas quererem entrar nessa profissão por dinheiro, a mesma coisa são enfermeiros ( não ganham tanto quanto os médicos) , é uma profissão linda mas nem todos valorizam .
@@gersonroj porque são apenas os filhos de ricos que conseguem. Poucos são os que conseguem vir de baixo..
Minha família não é muito compreensiva não. Quando eu disse que faria física, os caras quase me expulsaram de casa, ademais, até nos dias atuais eles mandam eu fazer outra coisa: falaram/falam para eu fazer engenharia, uma vez que levo jeito para a matemática; na cabeça deles engenheira só é matemática; falam para eu fazer TI ou análise de sistemas, uma vez que levo jeito para isso e fiz um curso técnico. Todavia, a minha família não está preocupada com a minha felicidade, na verdade ninguém liga para a dor do outro; minha família só quer que eu ganhe dinheiro, mesmo que eu tenha que sofrer com algo que não gosto.
Depois que eu tive depressão e os caras não deram a mínima, pude perceber que, por mais que as pessoas sejam de sua família, elas não sabem o que você sofre, tampouco ligam; portanto eu acabei me afastando de meus familiares, mas não me arrependo!
Já experimentou falar tudo isso com eles? Uma conversa franca, olho no olho?
Biologia Total com Prof. Jubilut.
Sim. Já falei incontáveis vezes, mas os mesmos não entendem ou não querem entender. Todavia, professor, eu nem ligo mais; eu não deixei de gostar deles por isso, só não tenho um bom relacionamento. Só seguir com a vida e pronto.
UE, mas engenharia é tão semelhante a física em muitos pontos, que intrigante.
A física é maravilhosa. Meu pai já me disse: vc vai ficar doido, todo físico é doido. Felizmente meus pais apoiam. Eu de fato concordo com o q dizem q n irei ganhar muito, tenha isso em mente, físico n ganha muito. Vc pode se destacar e ficar mais fácil viver, mas n será uma pessoa com uma Ferrari na garagem da sua mansão. Entretanto, a felicidade em fazer o curso é mais significante do q o salário recebido. Bola pra frente mano.
Renata Sales.
Permita-me discordar radicalmente de você. Ainda que ambas as ciências sejam irmãs, o objeto de estudo da engenharia é limitado; já o da física não, uma vez que a mesma tenta compreender a natureza que nos cerca. E outra coisa, a base da engenharia é a física, não o contrário; portanto elas não são semelhantes, mas seguem os mesmos princípios: a linguagem matemática como interpretação da natureza e as próprias leis da natureza.
Eu amo História desde os meus 14 anos. Pra muitos pode parecer uma área insignificante, mas pra mim é tudo.
É o que dizem "AiN vOcÊ é TãO iNtElIgEnTe, Pq VaI fAzEr Um CuRsO qUe NãO dA dINhEiRo?"
Eu gosto de história e matemática por isso vou fazer economia
Também amo história, mas até minha professora de artes/história me desanimou.
Eu tbm amo históriaaa
Mesma coisa comigo em concursos militares, prova é relativamente fácil para um salário bom para a média brasileira, porém iria ficar infeliz na profissão
Estudo medicina, já sou formado em outro curso da área da saúde, concursado, fiz curso de memorizacão e ainda assim, não tem sido fácil! Dormir mais de 6h por dia tem sido um luxo; vida social quase que inexistente; até higiene básica como cortar pelos e unhas, bem como alimentacão já não são mais as mesmas pelo FALTA DE TEMPO! Por que contínuo? Pois AMO o que faco, porém caso não seja o seu caso, não entre! Seremos recompensados? É claro que sim, todavia, o que mais importa? Vivermos nossas vidas ou deixarmos que vivam por nós? Só se forma em medicina e estando BEM (realmente bem, não aparentemente bem) quem tem muito amor pelo que faz, associado a muita dedicacão e sim, inteligência. Os casos de drogados, depressivos e suicidas tem se tornado, lamentavelmente, realidade. Não ignorem o que o Professor disse e nem meu relato. Longe de mim te desestimular, mas é preciso que saiba da realidade. Alta empregabilidade? Por enquanto sim, o futuro é incerto. Altos salários logo no início? Pouco mais de 10 mil para muito mais horas de trabalho que a maioria das profissões. É só se formar e já era? Médico estuda todos os dias, mesmo depois de formado e mesmo assim, temos a sensacão de que sabemos muito pouco. Medicina é bom para quem ama, AMA, não para quem "quer". Médico é o profissional que estuda muito e sabe "pouco". Por fim, médico é o profissional que não pode errar, mesmo sendo falho.
Bruno Amaro, parabéns! O mundo precisa de mais profissionais como você. 🙏🏻
Gente, adorei. Falou certo...
Vale pra odontologia também?
@@milenapereira3466 obrigado 😍
@@mihrp3531 obrigado 😍
Depois do pior semestre da minha vida, em 2019.2, inicio agora o segundo período de Medicina. Sempre tive muito mais amor à exatas, mas acreditava que ser Médico era o meu sonho. Bem, depois de todo meu esforço para entrar no curso no meu terceiro ano, hoje sei que minha paixão é física e matemática, e que eu seria muito feliz lecionando uma destas matérias, mas ainda tenho esperança em me identificar com o curso, conforme eu estude outros temas. Se não for o caso, "cairei fora" de fato, professor. Muito obrigado pelo toque!
Força p/ vc! Será que cê não se sente assim por estar no início ainda?
Cara, dá uma pesquisada na área de medicina nuclear, tem uma baita intregração com a física. E até mesmo com áreas de pesquisa ou epidemiologia, onde se tem uma base na matemática estatística bem importante.
Já eu, to na Med pra figir das exatas mesmo!
como ta a situação ae men? já chegou a se identificar ou algo assim do tipo?
@@rogeriojunior9459 Opa! Eu fiquei bastante tempo sem ter aulas devido à pandemia. Pensei bastante nesse tempo e desde que voltei às aulas (modalidade online) estou conseguindo me interessar bastante pelos assuntos e me identificar a partir disso. Acredito que serei feliz nessa trajetória, se continuar assim. E minha paixão pelas matérias exatas está sendo suprida por umas aulinhas que venho dando ao meu irmão mais novo! haha
Ouvi uma história que em uma cirurgia cardíaca foi necessário um cardio-cirurgiao, junto com um físico e um engenheiro. Não lembro a agora como foi ao certo mas a aparelhagem durante a cirurgia ia medir alguma coisa que o físico reconhecia a fórmula e o engenheiro precisava calcular rapidamente. A vida do paciente corria serio risco.
Falando de uma forma técnica a medicina cuja a função é Salvar Vidas é nada mais do que a biologia (estudo da vida) aplicada à saúde do ser humano, para diagnóstico e tratamento. Assim como a biologia que é uma ciência, a física também é e pode ser aplicada na medicina. Como o colega ali cima citou a Medicina Nuclear é uma área que vai usar não só física mas também biologia, porém é uma area voltada para diagnóstico (você vai mais ver exames em aparelhos ultra modernos, do que tratar). Se vc tem um desejo maior em tratar pacientes existe a área da Radioterapia onde você irá analisar a radiação para tratamentos de câncer.
Desculpe se falei algo incoerente. NÃO sou médico.
Quero sim Medicina, às vezes parece uma miragem distante aos meus olhos.Mas tudo tem o seu tempo e sua entrega. 📚❤💪
Eu fiquei 3 anos tentando entrar em Medicina, falando sempre que queria trabalhar com pesquisa. Até que eu descobri o curso de Biotecnologia e hoje estudo na UFBA, e tenho cada vez mais certeza que me encontrei e essa é a minha profissão com certeza! Hoje eu agradeço sempre por não ter passado em Medicina kkk. Realmente é triste saber que existem pessoas na mesma situação que eu estava e não têm ninguém para ajudá-las a encontrar o caminho "certo".
Isso aí Caio! Fico feliz que tenha encontrado o seu caminho. Sucesso!
Caio Leonardo Que sonho estudar na UFBA
cara, eu tô pensando em seguir exatamente esse caminho... Tô tentando medicina há 3 anos e tô em duvidas se é realmente isso que quero... Queria saber mais sobre o curso de biotecnologia e mercado de trabalho (não adiantaria cursar algo q gosto e no final não ter onde exercer a profissão)
AAAAA vem pra Biotec, é um curso maravilhoso. Assim, eu creio que vale a pena sim você fazer algo que goste, pq o resto a gente corre atrás. Biotec é um curso multidisciplinar, você pode focar em vários âmbitos, como indústria, saúde, ramo farmacêutico, vegetal/agricultura, cosméticos, enfim mil possibilidades. Mas assim como vários outros cursos, enfrentam alguns empecilhos, principalmente por ser um curso desconhecido por muitos, e até mesmo por algumas empresas, existem funções que poderiam ser de biotecnlogistas, mas são realizadas por engenheiros químicos, farmaceuticos, etc. O que nos prejudica mais é a falta de um órgão responsável propriamente para biotecnologia, que a depender de onde você se forme, vai assinar na área de Química ou Biologia, que não são bem o que caracterizam o curso. Mas já tem um projeto de lei na câmara dos deputados tramitando e buscando por aprovação (se CFBio deixar rss). Mas assim, procure saber mais sobre o curso mais perto de você e se é isso que você quer, eu fiquei sabendo do curso no 1º dia do SISU, e tive que desconstruir essa ideia de 3 anos de que queria Medicina em 3 dias, mas como eu via que realmente nunca foi o que eu buscava, ficou muito mais fácil fazer essa escolha. VEM PRA BIOTEC, qualquer coisa tenta me achar em outras redes sociais pra gente conversar melhor, meu insta é @caioleonarrdo
Caio Leonardo Sou técnica em biotecnologia, garanto que a área é maravilhosa assim como fala 💛🙏
minha escola eh famosa por ter bastantes aprovações em medicina, e logo notei no meu primeiro ano do ensino medio que praticamente 3/5 da sala queria o mesmo, agr ja estou no terceiro e vejo muitas dessas pessoas que nem fizeram o vestibular e ja estao surtando por conta dessa escolha, a pressão eh muito alta e a dedicação eh imensa, e se dedicar em algo que vc nao gosta, pra mim eh igual a masoquismo. Eu tento avisa-los sempre disso, pois isso ja tinha acontecido com minha irmã que conseguiu passa na usp em medicina(oq seria uma baita de uma conquista),mas ela em seu primeiro ano de faculdade ja ficou com depressão, agr ela desistiu e começou arquitetura, e vejo o quanto ela eh mais feliz
doq antes.
a minha também, a umas 2 semanas teve feira de profissão e a maioria era as engenharias e medicina, mais o que mais me identifiquei foi IAD rsrsrsrs
É triste ver uma profissão tão boa sendo alvo de ganhar “ faminha “ da sociedade e quando vamos à uma consulta o médico n olha nem na sua cara .... medicina é pra quem tem amor à pessoas e quer ajudar realmente , afinal se trata de salvar vidas né ....
Quem tem amor de vdd as pessoas vai fazer trabalho voluntário. Impressionante como na medicina vc encontra pessoas altamente desumanas e fúteis. Só pensam em grana, em ostentação. Quase todos são assim
Amor? Queria ver se medicina pagasse um salário mínimo as pessoas fariam por amor.Amor não paga as contas.
O enfermeiro salva vidas também, não vejo ninguém louco pra ser enfermeiro quanto são pra ser médicos "por amor". Desde quando a grana se chama amor?
nah,a maioria faz por dinheiro,e não estão tão errados assim.
(Na minha opinião,afinal dinheiro é dinheiro)
Aqui em Sampa, o médico não olha na cara porque tema que cumprir meta de atender milhares por dia pra agradar e enriquecer político, isso no setor publico ! No setor privado, a consulta aqui que foi 300 pra mais há 20 anos atrás ( sim éramos ricos pois tinha filas gigantescas no passado) agora não passa de 20 e consultórios estão vazios pq depois de 1988 Brasil ficou na miséria total e absoluta enganado pela mídia que diz que agora somos todos ricos ! É complicado ... Só sei que tem muitos, pobres e que não dependem dos pais, que desistem a tempo pra fazer carreira em outra área que da dinheiro, ja os filhos dos ricos simplesmente engavetam o diploma e abrem alguma grande empresa ! Apesar de formar 300 mil dos 250 mil necessários, apenas 50 mil seguem a medicina, os demais só ocuparam as vagas de pessoas vocacionadas pra profissão que pede ser mais altruísta, ganhando pouco e trabalhando muito !
Ainda há um quarto fator importante nessa história aí: colégios e cursinhos que idolatram o curso de medicina (a mesma coisa que acontece com os cursos de engenharia do ITA). Isso tem que acabar! Muita gente entra e fica frustrada. Quando isso acontece e a pessoa não tem um bom suporte emocional, é um passo para a depressão... O curso de medicina é maravilhoso, mas não é porque muita gente é apaixonada que você também vai ser. Por fim, parabéns, professor, por trazer o que já era pra estar sendo enfatizado há muito tempo!
Já vi mtos entrarem em medicina por $$$ e se levaram na cara. Fazer curso por dinheiro e status n dá certo, é perda de tempo.
Infelizmente Colégios e cursinhos em geral idolatram Medicina, Direito e Engenharia, como se fosse o santo graau dos cursos e vc tivesse q obrigatoriamente fazer um desses pra ser feliz e bem sucedido. Isso já deveria ter parado faz tempo.
@@StarSparkleofficial Fala outro curso superior q da dinheiro, tu aprende um negocio bacana e faz carreira
É o óbvio que os cursinhos vão priorizar esses cursos na hora de fazer a publicidade. São os cursos mais concorridos, se a pessoa ver que determinado cursinho consegue ter uma quantidade significativa de alunos aprovados nos cursos concorridos provavelmente ela vai ter uma boa impressão sobre o curso.
Os cursinhos estão perdendo a essência pouco aos poucos. Muitos idolatram medicina, engenharia e direito em uma federal de peso, e ficam colocando uma marketing absurda, que claro faz parte da sua propaganda. Porém o que observo em algumas cidades é uma concorrência quase de mercado, como se os estudantes aprovados fossem moedas.
Poderia até ser tema de redação do ENEM rsrs. "A mercantilização da educação e do acesso".
(Obs: sim eu sei, nunca seria tema do ENEM rsrs "seria um tiro no pé").
Dúvida sincera: Devemos escolher nossa profissão apenas por amor? Ou seria por vocação? Ou por sustentabilidade (renda, dinheiro)? Para mim me parece que nenhum desses critérios sozinho é certo.
Apenas por amor e satisfação própria parece meio fraco: Eu posso não amar cozinhar, mas poderia ser um cozinheiro sem problemas, gostando de algumas coisas e não gostando de outras.
Apenas por vocação também é estranho: Só porque eu cozinho bem não quer dizer que eu tenha que ser cozinheiro.
Apenas por dinheiro é geralmente o mais questionado: dinheiro não é tudo. (Mas também não é nada. Vejo pessoas que repetem um discurso de ódio contra pessoas que querem fazer dinheiro)
Acho que o importante é equilibrar esses critérios com cetiscismo e não se deixar influenciar pelos outros. Acredito que determinismo é equivocado também: "eu nasci para isso".
O que vocês acham?
Acho que essas reflexões merecem um vídeo. Muitas coisas que vc gosta de fazer podem virar um hobbie. Mas de tudo o que vc gosta, qual tem mais chance de te trazer uma maior qualidade de vida?
Rodrigo J excelentes questionamentos, também fico duvidoso
Acho que você tem que escolher uma grande área, humanas exatas ou área da saúde e escolher um curso que seja também inteligente, principalmente se você não teve a oportunidade de nascer em uma família privilegiada. Por exemplo, o curso de biomedicina não é tão valorizado no nosso país, então será que vale a pena ficar 4 anos lá? Eu sei que tem que pôs graducao , mestrado, doutorado mas acho que tem que ser um pouco esperto
Vamos supor que você quer muito cursar história por amor, você sabe o quanto professor é tratado no Brasil né e o salário mais ainda, será que não vale mais a pena fazer um curso de direito? Nada te impede de estudar história no seu tempo livre, daí quando você se formar em direito e tiver um emprego sustentável você faz história como segunda graduação
faça listas do q vc nao faria jamais, independente do dinheiro, depois pense no q vc gostaria de fazer ou se imagina fazendo (nao necessariamente pro resto da vida, ate pq a gente nem sabe o dia de amanha). Depois disso, vc ve oq gera maior renda, se eh isso q vc tbm visa. Ai vc consegue ter uma noçao do q vc pode escolher. Boa sorte
seria interessante a supervalorização da profissão de professor(es)...
Edemilson sales Iria aparecer vários "nasci pra educar" "educação por amor".
Professor não pode protestar, e se protestar mandamos a polícia estalar o chicote! Professor não pode ser valorizado, eu não quero que eles façam Brasil um país melhor, a Educação que se foda, vamos priorizar os semi-deuses médicos.
-POLÍTICOS DO BRASIL
Mohamed salah já existem os "educar por amor", pois está cada dia mais difícil trabalhar na área da educação no Brasil.
meu sonho...
Edemilson sales quero fazer física z😍😍😍😍😍😍
Seguir uma profissão sem vocação, sem paixão, causa danos não só a pessoa que a exerce, mas também aos outros... Os pacientes que são atendidos por médicos assim, por exemplo. Sábias palavras professor Jubilut!
Caralho velho
Medicina real é DIFERENTE de grey’s anatomy
NÃO SE ILUDAM
Com certeza.
@Dani De barbados KKKKKK os draminhas do hospital
@Dani De barbados KKKKKKKKK aí MDS é fogo
Medicina por dinheiro e status😁
Meu mundo caiu
Hahahaha
(Brinks)
Por que vocês acham que medicina é o curso de longe mais concorrido do país? Porque a medicina tocou no coraçãozinho de cada um? CLARO QUE NÃO! Medicina virou um meio para ganhar muito dinheiro e faminha. Se continuar assim, teremos profissionais cada vez piores. E sabe qual é o maior problema disso tudo? Quem às vezes realmente ama a profissão desiste por ser extremamente concorrido e muito longe da sua realidade!!!
Verdade!
Verdade!
Top vídeos diversos Exatamente! Engraçado que profissões como polícia, bombeiro ninguém da tanto mérito. A área da saúde em geral, a pessoa tem que dar a vida dela em prol do outro porque é uma área extremamente delicada e o médico não faz nada sozinho, é um sistema e um dependo do outro, todas as profissões precisam urgentemente serem mais valorizadas.
Qm ama não desiste
Laura Giuliani olha meu pai é farmacêutico concursado e posso te dizer q a gente vive muito bem, ele ganha mais de 20k por mês. As pessoas pensam q farmácia é só pra trabalhar vendendo remédio, se vc ficar só trabalhando em farmácia vai ganhar mal mesmo mas se ampliar seus horizontes pode ganhar muito bem
Acabei de mudar da Enfermagem pra Biologia. Serei um ótimo professor!
Parabéns, Gustavo !!! E eu querendo entrar em enfermagem ou medicina, apesar que no estágio de auxiliar percebi que há uma diferença enorme entre essas duas profissões. ❤️
Parabéns!! Torço por vc ☺
@@arthurm.8007 Enfermeiro não ganha tanto igual médico não
Kk vou fazer de historia pra lecionar kk
Isso ai sucesso.
Toda dificuldade = motivação
Mas não esqueça humildade
Falou tudo!!! Pensem bem antes de escolher medicina vestibulandos, pois o vestibular difícil não é a única barreira, a profissão em si é difícil, lidar com vidas não é profissão pra ostentar.
Nana O vestibular só é a primeira dificuldade de tantas outras que a profissão exigirá
Difícil é bater carga de caminhão e ganhar um salário mínimo por mês, isso tudo é frescura na verdade tudo e difícil, e normal os sonhos ser difíceis
Fiz Arquitetura e me formei em 2002, na época queria fazer Medicina, mas passei para Arquitetura e resolvi fazer, amei... inclusive comecei o mestrado para dar aula.
Me casei, tive filhos e abandonei tudo, inclusive a Arquitetura para me dedicar a carreira de ser mãe.
Agora com mais vivência, resolvi tirar o sonho da gaveta, meu marido me apóia 100%. Estou no 3° ano do cursinho e esperançosa de ser o ano da vitória.
Acho que tudo tem seu tempo, se tivesse feito a faculdade lá atrás não seria uma boa médica, a vida e as experiências moldam o bom profissional!
Andreia Batistoti Conseguiu?
Jesus te ama Muito princesa
Que massa.....tb queria saber se vc conseguiu
Conseguiu? Boa sorte nos estudos
Quantos anos você tem Andreia?
Sempre sonhei em fazer Medicina, acho um curso lindo sobre cuidar das dores dos seres humanos. Tentei medicina valendo por um ano e eu já me sentia pressionada , triste , depressiva, e pressionada não pela família mas também os locais de estudo que eu tinha. Não aguentava mais me sentir daquele jeito, até que vi que a minha vida, viver, amar, se divertir, é muito mais importante do que uma profissão que eu almejava muito. Parei e pensei em outras áreas que eu poderia amar da mesma forma e que eu não pudesse passar por tudo o que passei em um ano, e agora faço Bacharelado em Educação Física na UFPE e nunca me senti tão feliz como estou me sentindo fazendo o curso. Não sair da área de saúde pois sabia que a área de saúde era o que deveria estar, mas não necessariamente Medicina.
P
Não sou "vestibulando" de medicina, porém este foi o melhor vídeo que já vi em meses, este vídeo serve para concurseiros, serve para "vestibulandos", serve para várias áreas da vida, muito bom conteúdo, reflexivo é necessário".
acho que um bom exercício para saber o que se quer fazer é pensar: "que curso eu faria se dinheiro não fosse uma questão para mim e eu pudesse fazer o que eu realmente gosto?".
nenhum paoskdposa
morria na prehuiça
Ia virar hippie e vender arte na praia
A fome dói, precisamos de dinheiro para sobreviver.
Tu não pensa no dinheiro, mas a barriga te lembra
Eu fiz eng civil, e agora to cursando o q sempre curti: Sistemas de Informação. Se você quer fazer med so pra ser rico? OK amigo, sua escolha, seja feliz com ela. Quer fazer psicologia (mercado nao é tão bom quanto med)? Ok também, seja feliz na sua escolha. O que nao pode é meter o dedo na cara do outro e julgar sua escolha, lembrem-se sempre de duas coisas: 1- como o professor falou passamos maior parte da vida trabalhando, viver se lastimando (mesmo q em volto de notas de 100) é ruim, fica aquele vazio, a nao ser que seu sonho é ser rico.
2- morremos e nao levamos nada para o túmulo, viva sua vida com o dinheiro, nao dê sua vida pelo dinheiro. Nao to romantizando pobreza, mas as outras profissões se bem trabalhadas, também conseguimos realizaçoes pessoais e até trabalhando menos e curtindo a vida um pouco mais.
The taste of a demoness isn't bad
Eu na vida kkkkkkkkkk
Quero ser psicóloga, nada a ver kkkkk
Kkkkkkkkmk dois, mano!
Mas é um vídeo bom de se ver.
2 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Carlos Arthur Scapin mkkkkkkkkkkk
ganhou meu respeito, pois ser professor é acima de tudo ser educador, ensinando informações para além do conteúdo, informações sobre a vida. parabéns Jubilut.
O grande diferencial em medicina, deixando de lado a questão financeira, é o fator empregabilidade. Basicamente é possível escolher onde trabalhar e por incrível que pareça, quanto ganhar. Num país como o nosso, com mais de 13 milhões de desempregados, bem como as mudanças na dinâmica do mercado que informatiza e fecha cada vez mais postos de trabalho ( "a máquina em detrimento do homem" ), fica fácil entender a altíssima concorrência para ingresso em Medicina. Conheço formandos que nem ingressaram ainda na residência e optaram por trabalhar apenas como plantonistas de final de semana e tiram entre 2 e 3 mil. Ou seja, uns 10 mil por 4 finais de semana. Há inclusive grupos de zapzap onde plantonistas "repassam" plantões tamanho a demanda pelo serviço.
É complicado. O vídeo é excelente e de certa forma concordo com o jubjubão. Mas no nosso contexto, na nossa realidade ( triste realidade brasileira ), é preciso unir diversos fatores na hora da escolha da carreira, e obviamente o peso da questão financeira e empregabilidade devem ser sim levados em conta.
Você mora onde? Porque eu moro no interior de Minas e tá lotado de médicos aqui, concurso da prefeitura pra ganhar 3 mil tem 259 médicos pra 7 vagas.... Sai do cursinho e vai ver a realidade.
A realidade é diferente. Sem contar que tem muitos médicos de Cuba no Brasil.
Tu ta na disney , irmão
@@Diegofm1984 interior do ES, mais de 120k pessoas, só tem 1 anestesista.
@@ClaraGD qual cidade? Dúvido que seja verdade
eu curso enfermagem, não optei pela medicina não pela dificuldade ou algo relacionado, escolhi enfermagem por que amo o cuidado com o ser humano, não quero diagnosticar uma pessoa e vê-la depois de um mês só pra ver o resultado do trabalho do ENFERMEIRO... quero ser o responsável pelo tratamento. E a mensagem que quero passar a todos é, façam aquilo que faz o coração de vocês baterem mais forte só de pensar, e não o que vai agradar sua família ou seu bolso !!! Todo bom profissional consegue ser bem remunerado pelo trabalho de qualidade
Jobsvaldo: 14 anos, dorme durante as aulas, não faz as atividades, pede cola e na biografia do insta tá "futuro médico". Enfim a hipocrisia
Kkkkkkk
KKKKKK
Comum isso, kskskwkks
kkk
Kkkkkk rachei agora. Mas convenhamos: depende muito do professor que está ali na frente, pra o aluno focar do início ao fim. Eu já odiei matérias q hoje eu até gosto.
Quando eu era criança, "meu" sonho era ser Médico com especialização em cirurgia plástica ou cardiologia e fui crescendo com esse objetivo. Aos 16 anos, deixei de me identificar com a profissão, tanto pela carga horária quanto pela profissão em si, percebi também que estava sendo MUITO influenciado pela minha mãe, ela dizia que eu seria respeitado pela família, teria status social e, consequentemente, uma ascensão social e financeira estratosféricos. Então estou correndo atrás do meu sonho: cursar Relações Internacionais, me identifiquei demais com isso e, agora, ela super me apoia.
Desnecessário dizer que suas palavras são de suma importância para nós !!! Valeu Jubão 👍👍👍
Quero médicina sim, para entrar na área de necropsia, sou apaixonada, e em nome de Jesus irei tira mil, com foco e determinação... Mas obg pelo vídeo meu amado professor!
Dá para entrar nesse ramo até sendo Dentista... Sei disso, pq estou cursando Odonto 🤣🤣
É uma área legal, mesmo. Não tem como fazer nada errado, nem precisa se preocupar em aplicar pouco ou muito fármaco no paciente, pq o seu paciente morreu faz horas...
É algo que me agrada, também. Não tenho problema com gente morta... Os vivos dão mais dor de cabeça 😅
@@danilob.9396 kkkkkkkkkkkkk
Amen,sucesso é esforço humano e ajuda divina
Kkk imaginem vc estar sozinho na sala e 1 morto se meche KKKKKK
Caio H kkkkkk
Parabéns Prof. Jubilut! O vídeo que eu precisava! Queria Medicina mas tem alguns obstáculos que não consigo superar! Verdade, hoje as pessoas só fazem Medicina por status!
Luiz Antonio Costa Santos verdade
Não deve se generalizar o caso, pode ser simplesmente por amor, meu sonho é ser médica, não pelo status, muito menos por dinheiro, eu quero simplesmente ajudar as pessoas da melhor maneira possível, e tenho certeza, q da msm maneira q tem profissionais infelizes por não se adaptarem, à também aqueles que fazem por amor.
Me sinto muito ofendida por ler comentários assim.... a sociedade está cercada de tabus
Renata Liguri Entendo! Só quis dizer que Medicina é um “curso modinha”! Como citei, não farei Medicina pois tenho alguns obstáculos como Aicmofobia (não é motivo de risos)! Acho que vou ser como o Jub, fazer Biologia!
Renata Liguri Que bom! Quem dera se a “SOCIEDADE” pensasse o mesmo em relação a isso! Hoje temos vários tabus, em momento algum rebaixei ou desmereci os estudantes de Medicina ou os futuros estudantes deste curso! Só que atualmente, na nossa sociedade, “NINGUÉM” faz determinado curso (exemplo: Direito e Medicina) porque gosta, fazem pelo lucro que têm, mas que acabam em depressão, vão para o mundo das drogas e outros horrores do mundo, pois não fizeram a ESCOLHA que queriam, e sim a de influência dos outros!
Reflita...
Abraços!
Concordo com você, é deprimente, tenho isso em meu cotidiano, amigos q escolhem determinado curso para “orgulhar “ seus pais, q futuros profissionais serão? é triste ver o rumo q nos jovens estamos tomando:(
Muita luz pra nossas vidas, independe da profissão, e que sempre haja amor em nossa mente , e quem sabe assim seremos bons “adultos” 🙏🏼
uma vez eu li em um grupo do Facebook dizendo: se um médico ganhasse um salário mínimo vc ainda iria querer medicina? - E a resposta é simples: NÃO! Se eu amo a área da saúde e tenho a oportunidade de fazer o que gosto ganhando bem e sendo valorizado, eu vou escolher essa opção, enfermagem, fisioterapia e outros tbm são saúde mas não são valorizados! A questão é quem nem se quer queria saúde escolhendo pelo salário, aí a história é outra, mas se quem gostaria de trabalhar com isso tiver a opção de receber mais e ser valorizado isso vai influenciar muito na escolha! Obvio o salário faz jus a responsabilidade e quantidade de tempo e intensidade de estudos da faculdade pq tudo tem seu preço!
Responsabilidade todos os profissionais da saúde tem, n só o médico. O farmacêutico pode ser preso só em dispensar um controlado sem receita por tráfico de drogas, e n é valorizado!
Medicina só em Grey's Anatomy \0/
dr house
House god
Muita gente que eu conheço quer medicina só por causa de Grey’s Anatomy
Davi Rodrigues IsSo é muitO verdade
LuAn's Globalizado Melhor série.
Jubi, estou 6,5 anos buscando a aprovação em Medicina. Já busquei mil razões pra fazer outro curso, mas quando entro no hospital me sinto inteira. É ali que quero estar todos os dias da minha vida. Me sinto completa podendo ajudar o próximo.
Show, siga em frente! Tá quase lá.
Mas só lembrando que medicina não e a única profissão da saúde que ajuda as pessoas e te permite estar em um hospital. Mas se é o que vc quer, vai em frente
Pare de tirar foto fazendo bico e vá estudar mais.
Se tu se sente inteira estando em um hospital, busque outra profissão lá, como a enfermagem e outros. Mas se realmente quer med, continue que tu esta no caminho!
Eu mesmo tô fazendo Terapia Ocupacional e posso trabalhar num ambiente hospitalar e ajudar as pessoas. Mas tem que pesquisar mais, pra mim também só existia Medicina antes
Cara, é medicina e Direito, cursinhos que a sociedade babam ovo.
(Me perdoem a expressão)
Fala para alguém que você quer fazer medicina,vão te tratar como um príncipe e tals,agora fala que você vai fazer Letras (por exemplo),vão fechar a cara na hora.
Medicina sim é um curso importante,mas não é para todos!
Vdd
Direito? Cara, qualquer um faz direito. Único curso que te dá status hoje em dia é medicina.
@@MultiLucas30 Não Não, direito também cara!
Qualquer um faz direito?Só se for em uma faculdade particular,e mesmo assim o curso é extremamente caro,mas isso não é a questão.
Eu quis dizer que,a sociedade valoriza muito mais o curso de direito e Medicina,até engenharia,e menosprezam os demais cursos,principalmente as licenciaturas...
Isso é triste!!
Engenharia também é muito bem visto pela sociedade
Concordo com vc, faço curso técnico de Eletrônica mas não consegui me ver levando isso pro resto da minha vida, e Biologia, em especial a área da saúde sempre foi uma paixão minha. Pretendo fazer medicina, não pelo status, mas pela minha felicidade, mas tenho muito receio ainda, apesar de ter essa imagem muito firme em minha mente
Quase aos 50 decidi me dedicar ao que sempre esteve no meu coração: MEDICINA !
Sei que vou conseguir ! E suas aulas são maravilhosas !
Sigo mesmo meu coração, não preciso de dinheiro ! Sou empresária, moro na Europa e vivo bem.
Mas entristece-me não ter perseguido minha escolha de coração !
Depois da prova, que será em março deste ano 2024, faço um texto para te agradecer a sua importância na minha aprovação ! Obrigada pelas aulas SUPER COMPLETAS que vc nos proporciona !
Tenho 13 anos,estou no 8º ano e desde o 5º sonho em medicina,muitos da minha família falam “vc ñ vai conseguir” “sua mãe e seu pai ñ tem condições de pagar uma faculdade” “o enem é muito difícil”,já chorei muito,mas eu ñ vou desistir fácil,msm q o enem seja difícil vou fazer de tudo para passar,pq realmente é meu sonho,quero ser cirurgiã geral,EU Ñ VOU DESISTIR DO MEU SONHO,irei salvar vidas,msm tendo noites mal dormidas ou nem dormidas... ⚕️❤️
mo me lê com atençao: aproveita que vc ainda nao terminou os estudos e se dedica, estuda MUITO, até terminar o ensino médio, foca no seu sonho. queria que alguém tivesse me falado isso antes
Corre atrás dos seus sonhos, e SIM vc pode futuramente ganhar uma bolsa, basta "devorar os livros" e fazer Td com amor
Estude muito, tire boas notas e vá atrás de oportunidades.. bjss
Comece estudar o quanto antes possível! Vc é capaz e vai conseguir!
Sou enfermeira há 10 anos,vejo tantos médicos que não tem amor há profissão, ganham bem,mas trabalham de mal humor, cansados,reclamando,fica óbvio que estão ali pelo status e dinheiro, não pelo amor ao paciente.
Quem quiser medicina ou mesmo enfermagem, tem que estar bem ciente que você terá noites mal dormidas,noites não dormidas,plantões em que você não tem tempo nem de tomar água,você acompanha a sua família a distância, pois raramente pode estar na presença deles.
É uma vida de muita abdicação,nem todos estão prontos para isso!
FATO. Vai ter feriados, festas e sei lá o que que você vai precisar estar trabalhando e não encostar trabalho ao coleguinha mas muitos ainda não entendem isso.
@@user-sk8dr6zt2q Toda profissão de saúde e segurança é assim... Policiais, Bombeiros, pessoal da saúde... A diferença é que o médico tem uma remuneção mais equivalente...
N to querendo ser médico por causa de dinheiro status etc, mas pela minha família e ando pensando nisso e percebo que medicina n é o que eu quero, na verdade, eu nem sei o que eu quero.
Faz um teste vocacional.
. Vai descobrir!!!
Eu estou muito em dúvida entre Engenharia, TI ou Marketing
@@Chezgatt2000 você gosta de matemática? ?? Engenharia é pura matemática.
Pegue uma universidade a qual gostaria de cursar, olhe os cursos que eles oferecem e vai riscando os que em hipótese alguma você faria. Depois tenta colocar num papel o que tu tens de qualidades e encaixa nos cursos que sobraram (por exemplo: gosto de matemática e faria engenharia...)
Eu te entendo, eu estou passando pela mesma coisa também :""(
Em 2018 estava assistindo esse vídeo. Hj em 2024 acabei de sair do vestibular e iniciar medicina. Os casos de saúde mental debilitada na minha faculdade são inúmeros. Gostar do que faz é essencial nesse processo
"Você esta lidando com vidas" Estudantes de Enfermagem EAD: 😳
@JUNIORFAKE também me pergunto
Pois é
@JUNIORFAKE a vdd é q o EaD no Brasil é falho.
@JUNIORFAKE agora q estamos em um tipo de EaD vemos o quão falho e ruim é esse ensino...
Eu kkkk
Eu troquei enfermagem pela Biologia, foi a melhor escolha da minha vida.
SANDRA CARVALHO e o teu comentário é o melhor de todos 😍❤️
Não mesmo....
estou muito feliz fazendo geografia .
E eu que sou dentista recém formado, e não sei se quero isso pro resto da vida e quero fazer gastronomia KKKKKKKKK é loucura?
Vá em frente mano. Faça aquilo que te faz feliz.
A lista de materiais é bastante extensa, certo? Lembra de quanto gastou mais ou menos? Tenho interesse no curso, mas li que durante o mesmo é preciso comprar muitos objetos de trabalho que são caríssimos.
Ganha uma grana pra investir na gastronomia e se joga.. rs
Kdkdkdkd
Vai pro master chef minha torcida é sua
Eu amo Medicina
É estressante mas gosto de tratar as pessoas e prevenilas das doenças...tenho 31 anos e estou estudado para o Enem e vestibular...
E eu aqui querendo desistir com vinte e poucos anos. Obrigada Jesus te abençoe.
Eu querendo desistir de tentar com 19
Faco e determinação tu vai longe.
Eu tenho 26 e também comecei a estudar. Se eu entrar até os 35 anos tá valendo.
Persista que a sua hora vai chegar mano, minha irmã fez o ENEM 3 vezes para passar em medicina 👍
Eu fiz um período de medicina em 2003 e desisti, eu era muito novo e inexperiente, mas pesei algumas coisas na balança, principalmente a jornada de trabalho enorme que os médicos têm que enfrentar. Eu hoje sou bancário e tenho o mesmo padrão de vida de meu irmão que é médico
Pra ser bancário, que tipo de curso ou faculdade é bom ter
@@br-dino4210 oi eu sou concursado da Caixa e assumi função de Tesoureiro pouco tempo depois de entrar, eu sou formado em análise de sistemas mas para a Caixa não precisa ensino superior, mas uma faculdade realmente ajuda na vida profissional
Eu pensava fazer medicina, mas desistir não sou bem estudiosa, mas o pouco q me dedico é o meu potencial pra direito, e pra procuradora da MPF o concurso q vou fazer, eu acho q ganha mais q medicina mais é quase a mesma coisa.
Existem vários motivos para eu querer fazer MED, mas o principal é salvar vidas. Muitos podem ler achar clichê, mas eu realmente quero salvar vidas. Quero uma pessoa na minha mesa de cirurgia na fase final dum tumor e quero salvá-la. Sei do lado ruim, sei que qualquer descuido posso levar uma família à depressão por perder um familiar. Sei a medicina não é uma área aparentemente agradável, mas eu gosto do que vejo e não tenho nojo. Irei tratar todos no mesmo nível, sendo médico ou bandido, prostituta ou cantor, pois são todos humanos. Minha família está apoiando, acredito que isso me motiva, mas não é por eles que quero fazer.
Minha dificuldade é o emocionalismo, pois acredito que nenhum médico pode ter parte com seus pacientes. Fora isso, a medicina me fascina.
Estou dois anos tentando, esse é o 3° devido a falta de estrutura familiar e escolar, mas não é desculpa para eu me tornar um grande médico.
Status? Fama? Dinheiro? Quando você é um bom médico isso vem automaticamente, mas se buscas isso irá fracassar diariamente.
Existe uma frase muito linda: Não foi eu que escolhi a medicina, ela me escolheu.
Acredito que ela sirva para muitos, pois a maioria escolhe por ser uma área "bela", mas a medicina não os escolhe.
Vocês vestibulando que foram escolhidos, não desistam! Nós somos os salva-vidas de amanhã.
#FOCONOJALECO
"Foram Escolhidos", a discussão aqui é justamente para não endeusar a Medicina em detrimento de outros cursos! Se a pessoa não se sente bem fazendo Medicina, que procure algo que a faça feliz! Que desista sim enquanto é tempo, pois não adianta nada ser um profissional frustrado no futuro!
@@feliperibeiro8432 Seu comentário não fugiu da linha de raciocínio do meu comentário.
Puts quanta romantização da medicina, isso é coisa de quem não entrou no curso mesmo, pq quando entra só ladeira abaixo
Eu já acho que médico deve ter o lado emocional aflorado. Ter consulta com médico frio ninguém merece. Medicina humanizada é a nova onda.
Com Deus:)
" ...EU QUERO salvar vidas..."
Enquanto o ego for primeiro vai ser difícil conseguir. Necessidade de se afirmar disfarçada de "ajudar o outro".
Estou aqui como pai, obrigado professor. Espero que meu filho escolha aquilo que lhe apraz e não o que ele acha o que queremos, pois nós pais só queremos a felicidade de vcs.
Excelente, Jubilut. Você se preocupando não apenas em ensinar biologia, mais também com a vida pessoal dos teus seguidores. Parabéns! Obrigado!
Estou há tantos anos tentando passar pra Medicina na Federal, que começo a me questionar, inclusive fiz Biologia Total lá no comecinho, fui aluna do mês uma vez kkkk auge da vida... No início dessa jornada eu tinha certeza dos meus motivos, sempre fui fascinada com o dia a dia do médico, a biologia, a possibilidade de ajudar pessoas, inclusive fiz psicologia e me formei (mas ainda fico com esse negócio da Medicina no fundo da mente, me atormentando)... sei lá, quando você vai envelhecendo as prioridades mudam, não sei se ainda tenho os mesmos motivos de antes.
Ainda tá em tempo, garota. Conheço tanta gente q foi fazer Med depois dos 30,40...depois que entra, rapidinho termina. Impressionante como o curso passa rápido. Num piscar de olhos vc já tá na metade. Volta aos estudos, foca q tua hora chega
e você trabalha com psicologia hoje em dia ?
Invista na sua área, psicologia é um curso excelente, e cada vez mais está aumentando a demanda.
@@sebastiaofilho2403 Muitas dessas pessoas acabam desistindo, pq estariam melhor financeiramente se tivessem continuado e investido na área que já se formou. Medicina leva muitos anos, e seu dinheiro vai junto.
Está trabalhando com a psicologia hoje?
Maravilhoso!!! Vídeo incrível ❤️ é clichê mas é real: tem que ser por amor! É um curso puxado demais, cheio de responsabilidades e pressão, mas por outro lado traz uma recompensa e uma satisfação incrível por meio daa vivências com pacientes, da sua evolução ao longo dos anos e da realização daquilo que você sente que é realmente é pra você! A resiliência durante os anos de pré vestibular é só o começo desse caminho de lutas. Mas aos que realmente DESEJAM isso por si: vão em frente! Vale a pena! 🙏🏼❤️
Eu estou com 14 anos, e nos anos passados minha vida não tinha sentido, eu não sabia o q eu queria me tornar no futuro, que profissão eu iria seguir, isso né atormentava muito, pq eu sabia q eu não tenho condições financeiras, eu não me sentia capaz de exercer nenhuma profissão, e a pressão familiar e de amigos q sempre tiveram um sonho só, estava tudo sobre mim. Mas esse ano eu percebi q medicina é meu sonho, salvar vidas, operar. Eu consigo me imaginar, vestida de médica, eu consigo me imaginar estudando e estudando, pq eu fico feliz estudando qualquer coisa sobre medicina. Eu espero um dia conseguir realizar esse sonho.
Essas frases me fazem ficar inspirada
"Não desista até falar "Bisturi por favor!"
"Você está salvando o amor da vida de alguém"
Video que todos precisam ouvir : Quando você ama o que faz você se destaca.
Mais difícil que medicina é o curso de Física.
Física não tem como. É o mais difícil.
Eu faço Física. Realmente exige muito de vc, tem uma matemática muito pesada. Mas estudando muito e se esforçando bastante vc consegue se sair bem.
mano quem faz física e loco!!!
Mas acho que a medicina suga mais a alma kkkk pq é integral o curso e a carga horária total é mais de 8.000 horas, além do envolvimento emocional com os pacientes, além da grande carga de conteúdos para o pouco tempo livre. Mas enfim, as duas áreas tem o seu valor na sociedade e grande peso tmb!
Pague para entrar, reze para sair...kkkkk.... É fácil de entar, mas se formar é outros 500...rs
Medicina é pra quem tem amor à "VIDA"
pra quem tem vontade de fazer diferença no mundo e vontade de ajudar ao próximo.
Haha
haha
HAHA
O pessoal quer um curso que pague um salário decente, o que as outras profissões não oferecem em 99% dos casos.
A questão não é só salário. Área tecnologia, para quem gosta , vai ganhar muito dinheiro. Mas tem uma taxa de ocupação diferente e um mercado diferente.
Taxa de ocupação de med: 97,07%
. O Brasil tem uma necessidade muito grande de médicos, principalmenteeeeeee em áreas do interior de cada Estado , olhe tem muito medico só quer capital.
No Estado onde vivo , tem medico recém formado, trabalhando em interior , ganhando 25k.
@@pauloj99 , área de tecnologia não ganha nem perto do que um médico ganha. Muitos viram doutores e o que resta é dar aula em universidade ganhando um quarto do que um médico ganha. Raras exceções vão para o empreendedorismo e tem sucesso, a maioria acaba virando empregado a custo de miséria.
@@r.g.f.9904 Entendo sua colocação. Brasil não paga bem! Claro que algumas áreas isso é um problema muito maior. Falta até emprego, quanto mais salario digno. Não temos uma moeda valorizada , não temos incentivos, um setor industrial muito tímido , falta de especializações , falta de crescimento. Brasil tem nem agenda de curto prazo , imagine longo prazo.
Medicina sempre vai pagar melhor. Taxa de ocupação nas alturas , a media alta em relação outros cursos. A questão é a diferença muito alta. Entendi agora sua colocação , devo ter lido rápido ou simplesmente interpretei errado.
O problema é que dinheiro não é suficiente pra ninguém, e não estou querendo te dizer isso de uma forma romantizada. Uma pessoa que não tem a mínima aptidão pra medicina uma hora vai cansar do curso, e mesmo que consiga se formar, uma hora o peso de ter que lidar com situações e uma rotina que a pessoa não gosta vai se tornar insustentável, e aí ela vai cair numa depressão, num vício ou algo do tipo, e então não vai ter dinheiro no mundo que consiga tirá-la dessa situação. Aposto que tem muito médico que ganha muito bem mas que daria tudo para ser o jubilut, talvez porque queria ser biólogo mas se forçou a ir para a medicina por serem áreas "afins".
@@l.f.1812 , viver uma vida sem acesso a nada, com diversas limitações e infinitos boletos para ter o mínimo, gera a mesma situação, ou pior... Em resumo, não tem muita opção. Eu sou Engenheiro, amo a profissão, mas não irei vender meu serviço a preço de miséria para a indústria, logo, tomei outro rumo que não tem relação alguma com a profissão. Essa é a vida, fazemos o que tem de ser feito, não o q queremos.
Excelente vídeo! Meu pai deveria assistir isso, pois ele estava falando em eu fazer medicina aí tentei explicar isso aí pra ele, mas parece que não adiantou. Vou estudar arquitetura e urbanismo, pq gosto de desenhar e tenho talento pra isso, acredito que serei feliz com a profissão. Espero que dê certo...
E vai dar. Porque é algo que tu gosta
Ótima colocação, muitas pessoas precisavam assistir esse vídeo!
Trabalhei como técnico em enfermagem em uma UTI, como já estava inserido nesse mundo, aproveitei a oportunidade para conhecer as profissões que estavam ao meu redor. Observei fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, médicos, trabalhei como cuidador e assiti a uma cirurgia veterinária (oportunidade que um amigo da minha namorada me deu). Ao fim de toda essa observação, percebi que a área médica me chamou a atenção. Larguei o emprego, sentei na cadeira, peguei material na internet e começei a estudar, pode ser o maior erro da minha vida (largar o emprego para estudar) ou não.
Então se você tem a oportunidade de observar as demais profissões antes de tomar uma decisão...observe!
Sei que muitos tem que trabalhar, e larga o emprego não é uma opção, porém reflita, o estudo é o único investimento com 100% de lucros.
Largar o emprego para estudar nunca será um erro, pois o conhecimento é algo que nunca poderão tirar de você, e como você mesmo disse, é algo que não dá retorno negativo.
Tentei só estudar mas é impossível para quem é pobre, tenho que estudar e trabalhar.
Escolhi medicina quando tinha apenas 5 anos, foi por paixão,meu avô tinha câncer e toda vez tinha que ir para o hospital com muita dor, eu ficava em casa apreensiva mas pensava “ os médicos vão o curar “ e toda vez que ele voltava era uma alegria e foi assim que começou a minha paixão por medicina,Assim que meu avô faleceu, decidi que medicina é sim o meu sonho, sonho em poder curar ou até mesmo previnir as pessoas de doenças,sonho em ajudar famílias a sentirem a felicidade que eu sentia toda vez que meu avô voltava pra casa sem dor, eu pensava “meu Deus eu quero trazer essa felicidade para as pessoas” E SIM EU ESCOLHI A MEDICINA COM AMOR E POR AMOR A PROFISSÃO, toda vez em que eu me pego pensando em talvez outro curso eu não consigo pensar eu fazendo outra faculdade a não ser a que eu realmente amo, eu tenho muita fé que se DEUS QUISER VAI DAR TUDO CERTO. E se vc tem esse mesmo sonho q eu vai atrás a escolha é sua mas vá por amor e não por dinheiro ou status, se vc quer passar em outros cursos vai em frente você consegue sabe pq? PQ EU CONFIO EM VOCÊ VAI EM FRENTE SE JOGA SEU FUTURO SÓ DEPENDE DE DEUS E DE VOCÊ !!
Muito bom Jubi! Maravilhoso alguém finalmente falar isso de maneira aberta e clara.
Meu desabafo aqui!
Eu sempre sonhei em ser médico, não pelo Status, não pelo dinheiro e nem por querer agradar a minha família.
Prestei vestibular a primeira vez em 2016 e não consegui passar, vi na prática a dificuldade que é conseguir competir com notas altíssimas, então em 2017 eu fiz o Enem de novo e em 2018 ingressei na faculdade de Enfermagem, me formei esse ano, passei no concurso público para Enfermeiro e hoje trabalho na área da Enfermagem.
Mesmo cursando Enfermagem eu continuei fazendo o Enem para tentar passar e em 2022 eu passei em Medicina. Faltava apenas meu estágio, até o TCC já estava pronto e decidir não ir, eu consegui me formar com a ajuda de outras pessoas que nem meus parentes eram, eu tive tanta vontade de largar tudo e ir embora cursar, mas eu percebi que ainda não era a hora, eu me formei, hoje eu tenho meu próprio dinheiro, e posso pagar um cursinho bom para me preparar, comprar livros para auxiliar meus estudos e em 2024 vou voltar a tentar. E vou conseguir, eu sei que vou porque eu provei para mim mesmo que apesar de difícil é possível e vou passar de novo e ser o médico que eu sempre sonhei em ser. Espero que todos que tentam também consigam.❤
*Psicologia por amor ❤*
Ah 😍
😍😍
vai fica sem emprego kk
@@mr_lemon9349 ??
@@jutento8498 nao sabia?
Eu nem sei se futuramente eu vou estar com a idéia de fazer medicina, mas no momento eu estou super empolgada porque eu quero salvar vidas, permitir que as pessoas vivam bem, fazer pesquisas e permitir que consigam viver. Talvez seja uma homenagem ao meu pai, que infelizmente não conseguiu vencer essa luta. Não sei, é um sonho
Eu curso Enfermagem e digo uma coisa ,o ser humano é difícil de lhe dar, temos q ter muita paciência.
Mais pra mim foi a escolha certa ,quando acabar quero fazer medicina.
Falou tudo professor, me emocionei com esse vídeo, medicina é muito mais que status e dinheiro, só quem realmente gosta e quer cursar medicina por amor vai entender as suas falas ♥️
"você realmente quer fazer medicina?"
Não
c:
Desculpa eu só to aqui pra reforçar meu pensamento de que eu definitivamente não quero medicina kkk
Eu também
é nois
Nem eu kkkk
Eu tmb kkkk nem direito
KKKKKKKK
Depende de cada pessoa
Não é um curso fácil
Tem que ter garra pra esse objetivo e querer muito
E está preparado para os plantões e encarar a responsabilidade de cuida da saúde do paciente
Era tudo que eu precisava ouvir!! Eu sempre quero agradar minha família, e o que eles querem que eu faça é medicina ... mas eu gosto de matemática , gosto de máquinas!!! Então, professor agradeço muitooo chorei aqui com suas palavras... irei fazer engenharia da computação ou mecatronica !!!
Eu amo e acho linda essa profissão.Eu quero fazer por amor e não pelo dinheiro ou por status,eu me vejo como Médica todos os dias da minha vida,quero ajudar as pessoas e minha família.Amo demais😍Medicina é meu sonho.
ele: vc vai cuidar de vidas
eu: ue kkkk eu quero ser legista
Até vc se especializar em legista vc vai pegar mta residencia hein fwsgdhfdhg.
Chen Chen ai verdade, só de pensar em examinar pessoas violentadas já me dá um arrepio
@@heavenlysoul8314 Sim... Eu quando pensei em Medicina eu achava legal a área legista e psiquiatria. A Área legista eu acho é a que vc vai ver mais coisas perturbadoras... Ver uma pessoa morta ja é intenso e imagina uma pessoa morta de algum jeito macabro.. @_@
Não gosto dessa área.
heavenly soul existe outros cursos que possibilitam a formação como legista, incluindo biomedicina
Eu escolhi pedagogia❤ é uma área desvalorizada? Sim, é. Mas é minha paixão😍
Que bonita a sua atitude 👏
é uma área linda!!!! Tenho muito orgulho da minha mãe que é pedagoga, ela foi a primeira da familia a entrar na faculdade pra seguir o sonho de ser professora. Os caminhos são infinitos e lindos nessa profissão, acredite nos seus sonhos sempre!!!!! Sucesso pra você
@@daninani528 Muito obrigada❤❤❤
Você está em qual semestre?
@@Juliana-iw7ib Segundo
Respeito quem quer medicina, mas área de saúde não é pra mim, detesto ter que ir ao médico, detesto ambiente de hospital, não gosto nem de acompanhar pessoas doentes até o hospital, por isso tomo muita conta da minha saúde pra não ter que ir lá.... Hj eu faço Engenharia Mecatrônica numa federal e amo o curso de paixão pois fiz curso técnico em mecatrônica quando tinha 14 anos, amo tecnologia e coisas voltadas a ela , poderiam me oferecer de bandeja uma vaga no curso de medicina, poderiam até me patrocinar pra fazer esse curso, mas eu não faria !! pode ser que eu não consiga emprego quando me formar , mas quero o titulo de engenheiro mecatrônico custe o que custar... Mecatrônica por amor
E eu sou o contrário, estou fazendo curso técnico de Mecatrônica mas estudando para medicina..
Que tipo de emprego vc consegue fazendo engenharia mecatronica?
Legal! Faço engenharia elétrica em Federal, vi muitos comentários aqui a respeito disso ou daquilo, "faça aquilo por motivo x ou y".
@@CaveraPlays na pior das hipóteses, dá para trabalhar em um banco, ganhando mais que a média dos Bradescravos...
O Mercado voltou a se aquecer para o lado dos engenheiros recentemente com a Bolsa disparando (e desceu de novo há alguns dias).
Engenharia é tão ampla quanto Medicina, a diferença é que a maioria das pessoas não percebem ou fingem não perceber 🤣🤣
Relaxa amigo, sempre tem algum banco querendo um engenheiro mecatrônico.
Eu acho a maior besteira de todas quando a pessoa fala “medicina é meu sonho de infância!” Agora q eu sou universitária, eu sei que vc só sabe o que quer quando está dentro da universidade, e aprende de forma empírica o que realmente é o curso. Tenho certeza q se medicina, não fosse um curso com um salário e status tão grande, essas pessoas q dizer amar, não trocariam logo de escolha. Ninguém sabe o que quer, até estar dentro.
Exatamente! O pior é aquelas que não tem dó de ver gente sem perna, sem braço, e acha q tem que frio, que não pode ter dificuldade de lidar com cadáver ou com muito sangue!
Primeiro requesito pra ser médico é ser alguém humano, e ter muita compaixão! Cadáver se acostuma, mas não é normal alguém ter tanta frieza antes de entrar pra medicina! Na faculdade, só se aprende a lidar melhor, estudando o corpo! Mas é comum que haja compaixão, ou pena do corpo!
Mas muita gente não pensa isso, e aí por isso que tem um monte de médico psicopata por aí!
Concordo plenamente
Concordo plenamente!
Caramba! Tava na mesma reflexão esses dias, dizem que conta muito ter um sonho de infância, uma criança é muito facilmente manipulada pela família, mídias e até pelos próprios brinquedos! Sonho de verdade é o que a gente desenvolve tendo contato com experiências reais e ciente dos prós e cons dele
Maior verdade que já li! Kkkkk até porque tem muitos cursos que são parecidos, a única coisa que eu sabia no último ano ensino médio era que queria ir para a área da saúde.
Muito esse seu conselho 💪 , percebi que não é minha vocação medicina , mais sim Educação Física
hoje 18/10 às exatas 00:44 eu me encontro pensando no mei futuro, sem saber o que quero pra minha vida (aliás, até sei o que quero, mas por pressão familiar eu não consigo ter a certeza de que pode dar certo o que eu quero que é me tornar um jogador de futebol que é uma coisa que eu amo independente da pressão dentro de campo, xingamentos e muitas outras coisas, eu realmente quero isso porque é o que eu amo), enfim, eu tenho pensado muito sobre meu futuro esses dias e o que vai ser de mim se não der certo meu sonho. eu chego a me ver sendo um médico e atendendo super bem as pessoas, pois eu também gosto de conversar e tentar ajudar alguém no que ela precisa, ao menos dar uma palavra de conforto, mas é tudo inserto e eu me encontro basicamente perdido nessa estrada da vida.
Excelente vídeo. Só descobri agora. A medicina está saturada. Cheio de "médicos" formados, mas não sabem tratar ninguém. Tive algumas experiências ruins e pude perceber que muitos foram pelo status, salário. Salvar vidas e ajudar pessoas ficou pra segundo ou terceiro plano.
Medicina é meu desejo atual, em 19 anos de vida, nunca nem quis me imaginar medica, eu sei que esse curso é muito dificil, e eu por ser uma pessoa terrivelmente simploria, nunca quis nada dificil dms, agr estou lutando p ter certeza se é isso mesmo que quero...
Faço Medicina na UFSC, o curso te suga a alma, e extremamente cansativo, mas era meu sonho, se esse é teu sonho também, vale a pena.
@@julius7206 eu nao tenho duvida, espero que você continue ...
@@julius7206 A questão é como você "eliminou" as outras carreiras da saúde ? qual foi o seu critério? estou em dúvida entre farmácia, medicina e medicina veterinária...
COMO DIZ UM GRANDE FILÓSOFO DA MEDICINA:
SE NÃO AGUENTA, NÃO SE ENVOLVE !
Pires,BRUNO.
hahahahaha Obrigado por me citar amigo!
acho que essa frase tem uma entonação de superioridade, como se quem aguentasse fosse mais doq quem “nao aguenta”, eu corrigiria para : se não é apaixonado, não se envolve, pq essa dai da mt o sentido de qm nao aguenta eh fraco por não aguentar e não é assim nem fudendo, quem nao aguentou e sai do curso de medicina eh na vdd corajoso pra caralho, por passar por tudo e todos pra preservar a saúde mental, a questão não é “nao aguentar” pq eh como se a pessoa fosse impotente ou incapaz, como se fosse menos doq aqueles que continuam cursando mas a questão é não ser apaixonado ao ponto de estar disposto a passar por tudo isso, a de fato sofrer pq medicina tem mt sofrimento, qm cursou ou esta cursando e ama, vai enfrentar tudo isso, mas quem não é apaixonado a esse ponto não vai, e tudo bem pq isso não faz de ninguém melhor doq ninguém, só são vocações diferentes!!!
Pede pra sair
Falou a verdade, disse o que muitos precisavam ouvir. Li a pouco tempo atrás uma frase que dizia "faça algo pelo qual os seus olhos brilhem, pois se fizer algo que não goste, lembre-se que vai exercer isso pela vida toda". Acho que devemos fazer o que amamos com disse o Prof° Paulo jubilut, assim que você decide medicina tem que ter em mente que vai lidar com a vida de pessoas e isso na minha opinião é algo que está além de muitas coisas. Faça algo que ame, do qual levantará pela manhã e ficará feliz pela profissão que exerce.
O mundo não gira em torno de medicina, direito ou engenharia, existe vários outros cursos belíssimos. Sou estudante de ciências biológicas e amo meu curso. 💚
Muito bom. Estou passando por isso Professor Jub, sempre pensei em Medicina, e sou simplesmente apaixonado pelo curso, é um curso que sempre desejei, maravilhoso, você conseguir aliviar a dor humana. Porém, este ano de vestibular, conheci a astronomia, e tudo mudou, minha paixão pela astrofísica cresceu muito, muito mesmo, conhecer o universo e saber como ele funciona, pensei em até alguns momentos, entrar na Nasa. Estou 50% apaixonado pela Medicina, e 50% apaixonado pela Astrofísica. Tenho muita vocação para ambos, e estou passando por essa indecisão, mas estou muito focado nos estudos, para conseguir um deles, o que eu passar, vou seguir em frente!
Gabriel Santos kkkkk que doido! eu foi ao contrário: até o segundo ano do E.M. tinha certeza de que queria astrofísica. 2 anos depois e só penso em medicina atualmente.
Kkkkkk, tamo junto mano kkkkkk :D
Gabriel Santos astrofisica é um sonho, mas as universidades com o curso são bem longe :c e nao sou boa em matemática kkk
Joane Nataly kkkkk, são sim... tenho facilidade em física e com cálculos kkk, por isso amo o curso, ainda mais quando se trata de física moderna kkk, sou muito apaixonado pela astrofísica. Baixei até um app do universo pra passar tempo.
Joane Nataly na parte de cálculo, não é muito difícil, o mais chato são as teorias kkkkkk... que é uma viagem djow total
*Excelente video! As pessoas deveriam ser mais estimuladas a descobrir suas próprias vocações.* 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Trabalho na área de manutenção, eu escolhi essa área e gosto do que faço. Isso é muito importante.
Eu curso fisioterapia e amo muito! Levamos na cara, choramos, caímos. Mas não desisto! Pois sou apaixonada!!!! Muito necessário seu vídeo!
Jeniffer Capiotto Amém🙏🏽🙌🏽❤️
Deus te honrará!
Meu maior sonho é ser neurocirurgiã. Não tem um único dia que eu não me imagine em uma sala de cirurgia. Eu juro por Deus que se eu pudesse amar outra profissão, eu escolheria amar outra. Só pra entrar na medicina eu já tenho que me ralar de tanto estudar, imagina depois que entrar. Meus amigos que cursam medicina me dizem sobre as dificuldades e eu tenho ciência de que passarei muito aperto lá dentro, espero ter emocional pra aguentar tudo. Lidar com vidas alheias é um desafio imenso, por isso gostaria de amar outra coisa, mas infelizmente não amo. Estou muito disposta a correr atrás desse amor, eu nunca me identifiquei tanto com nada, é surreal quando você se sente tão conectado com algo, eu me sinto parte da biologia, dos hospitais, das situações de ferimentos graves, é como se tudo me chamasse.
E eu não conseguiria lutar tanto por dinheiro ou status, sei que muita gente é assim pq vejo muito isso, e isso realmente é péssimo tanto pro emocional da pessoa quanto pra saúde pública do nosso país. Médico que não ama medicina, não saberá ser um bom médico.
Já estudo e tenho muita esperança de que serei médico também, e compartilho disso, tb quero ser neurocirurgião ❤
Estamos na mesma, o amor que tenho por Neurocirurgia é impressionante. Me identifiquei muitíssimo com seu texto ❤️ por mais que seja muito complicado, quando se tem amor vc ultrapassa qualquer dificuldade 💕
Marina Olá!
Venha conhecer o meu canal. Nele estou registrando minha jornada rumo à Medicina aos 26 anos. Pois é, larguei tudo (emprego, carreira e até as redes sociais) pelo maior sonho da minha vida, e vou registrar tudinho durante esse próximo ano. E falarei também sobre muitas outras coisas: literatura, casamento, filmes, séries e muito mais! Vem conferir! ❤️
Eu tbm quero ser neura-cirurgião !!!😍😍 tenho certeza que chegaremos lá, 3Fs.(força, foco e fé)
Tbm tenho esse sonho de ser médica e ajudar muitas pessoas,a única coisa que me faz pensar no dinheiro é que quero muito ajudar minha família,mas fora disso não me importo tanto assim pois o que me faz amar essa profissão não é o dinheiro é a felicidade que ela pode me proporcionar que é ajudar as pessoas.Sei que um dia Deus vai me ajudar ser médica,vai me ajudar a realidade esse grande sonho.💖
Deveriam haver mais professores como você.
Sou apaixonado por medicina, amo as pessoas e sou atencioso tenho 15 anos , minha família está ao meu lado e eu tomei essa escolha e minha família me acolheu, eu quero fazer estou estudando para ir para escolas com técnicos ,e espero sinceramente que num futuro possa ser um médico que sonho ser, atencioso, cuidadoso e amoroso
Com todo respeito que lhe tenho, devido a muitos anos acompanhando seu trabalho, acredito que o brasileiro apenas se cansou de ser mau remunerado e desvalorizado. Sei que medicina é difícil, mas todos os cursos também são. Eu ralei muito para me formar, formei, e estou aqui triste pela falta de emprego, e quando existe os salários são ridículos a ponto de não pagar nem uma mensalidade da faculdade. As pessoas buscam medicina pois é a única profissão com garantia de emprego, valorização e bons salários, independente da área.
As pessoas se cansaram da humilhação que é o mercado de trabalho, de colocar na balança o que gastou na faculdade e o salário oferecido no empreguinho. Nenhuma profissão dá certeza de sucesso após o diploma, a que mais se aproxima é a medicina.
A luta deveria ser pela valorização das outras profissões, e não pelo desencorajamento da medicina. Quando houver o enaltecimento de outras carreiras equiparado à medicina, não existirá mais essa desigualdade acadêmico-social-profissional.
Exatamente,os filhos de papai que tem tudo nas mãos acha que entendem a gente que veio da classe baixa tentando encontrar uma profissão que dê um bom dinheiro pra sair dessa vida,e com certeza essa profissão é a Medicina
Concordo
FALOU TUDO! Vou copiar e colar tá ? É que as tuas palavras são as minhas, e vou tirar a parte que diz formada, porque eu não sou.
Medicina é a próxima a não dar dinheiro, estão saturando a área
Discordo plenamente
Infelizmente cometi esse erro em 2015 jubijuboso... e a única coisa em que passei, foi por uma depressão gravíssima da qual me recupero ATÉ HOJE... isso é mto sério e as pessoas não tem a mínima noção disso.
Amo assistir esse vídeo quando estou desmotivada, me faz ter certeza de que estou no caminho certo e que persistirei até passar, pois sei que é o que amo, independente de família ou status social.
Eu realmente amo a medicina , sabe me dá uma alegria muito grande ver uma pessoa que ela tá melhorando por sua causa sabe ! Salva vidas , ver que vc tá ajudando , eu sei que tem mortes que uma podem morrer na sua frente , mas tem um lado muito bom , que vc fez o possível pra aquela pessoa permanecer viva , que vc fez o seu melhor , amo a parte de adrenalina na medicina , de entubação , suturas , ataques cardíacos eu realmente sou apaixonada ! Mas mesmo sendo apaixonada , mas tenho Tenho que cuidado ! Fazem aquilo que vc ama !
O grande problema é isso, as outras profissões nao oferecem a segurança que um médico recém formado tem, logo após formado já ganha bem, analisando a situação crítica do país, muitas pessoas não querem passar 5 anos em uma faculdade e não ter emprego, mesmo que seja o que gosta. Infelizmente, mesmo fazendo o que se ama tá complicado hoje em dia.
Paulo Jorge pior que nem em Medicina está tendo segurança de já sair empregado e ganhando bem, a área está saturada nas cidades, a maioria dos que conseguem trabalho é porque vem de uma família de médicos, tem muito médico por aí ralando muito pra ganhar pouco, os empregos bons pra médicos estão nos interiores remotos do país, mas quase ninguém quer ir pra esses lugares. Porém muitas pessoas ainda tem essa ilusão de que se fizerem medicina já estão garantidos na vida, não é o caso, a maioria dos médicos demora anos antes de ganhar bem.
karem caetano Jurídico eu não sou médica, mas minha tia é, além dela conheço mais três médicos com carreira já estabelecida que me disseram isso, e tenho uma amiga que está formando agora em medicina que vai seguir a mesma área do pai dela justamente por causa disso que falei, eu acho que a pessoa tem que fazer o curso por que gosta, não por causa de dinheiro ou segurança, por que isso é ilusão e a pessoa pode acabar se arrependendo depois igual o Jubilut falou no vídeo
karem caetano Jurídico por nada! Tbm conheço muitas pessoas que acham isso
Kkkkkkkjkk manda esses médicos lisos virem pro Pará, aqui tem Médico mela cueca ganhando 45 mil por mês
É isso que eu penso, a culpa na verdade é do país, a crise e falta de investimento na ciência e tecnologia, existe uma desvalorização das profissões.
Hoje existem muitas profissões que pagam muito pouco, e o amor não paga aluguel.
Melhor vídeo de tapa na cara sobre a realidade " se vc trabalhar com a mesma intensidade que um médico trabalha, você ganhará muito mais que um médico" 👏👏👏👏
sou apaixonado pelo meio científico. não tenho a menor dúvida que quero seguir medicina, mas como vim de uma difícil trajetória em escolas públicas. levei um banho de água fria esse ano quando virei um jubialuno e vi que a realidade dos vestibulares é completamente diferente de tudo o que vi nas escolas. hoje estou no terceiro ano e não sei como irei reagir caso eu não passe esse ano pois se eu ficar ano que vem vestibulando novamente lavarei titulo de "vagabundo" pelas pessoas que estão em minha volta.
William batista sei como é estou passando pela mesma situação
ano passado passei por isso. tbm quero medicina e pelo resultado do enem 2017 percebi que infelizmente a realidade é outra. Este ano estou só estudando para o vestibular, e alguns familiares continuam não entendendo. boa sorte pra vc tbm.
Sei bem como é isso. Estou estudando só em casa esse ano pra tentar passar em medicina e mesmo tendo o apoio dos meus pais, as vezes me sinto um peso. Espero do fundo do coração que vc consiga, mas se n rolar, conversa com os seus pais, pede o apoio deles e continua estudando, independente do que as pessoas falem de vc. Estudar nunca foi, nem nunca será uma vergonha. Boa sorte!
Também tô nessa... Eu estou no terceiro e estudo, mas me chamam de preguiçoso...
Relaxa, a maioria dos alunos de med passam com mais de 20 anos. É só não desistir.
Sou Prof. Biólogo. Lecionei 5 anos em escolas públicas como interino. Com a pandemia os contratos foram encerrados. Meses depois consegui emprego em uma clínica de reabilitação de dependentes químicos e estabilização medicamentosa em pacientes com transtornos. Nesse novo emprego conheci pessoas que me incentivaram muito, de forma positiva a cursar medicina. Atualmente estou cursando medicina na Bolivia e estou me sentindo bem motivado. Minha primeira formação ajuda muito nos estudos obviamente, mesmo assim é um curso que realmente exige muito, tem que ter muita dedicação, autodisciplina, resiliência... principalmente uma boa estrutura emocional ou pelo menos um bom apoio nesse sentido.