O conceito de Teoria da Literatura data do século XVIII. Então, é importante considerar que antes disso existe uma vasta produção de textos produzidos por civilizações antigas que atualmente são consideradas literatura. No entanto, as reflexões feitas sobre esses textos não diziam respeito a literatura de uma forma geral como se entende hoje. Quando Platão define o seu conceito de poesia, ele faz uma abordagem geral. Desse modo, poderia ser referir tanto a tragédia(artes dramáticas) como à epopeia( o que se aproxima do que conhecemos como literatura). Nos anos 1920, emerge a Teoria da Literatura. Faz-se importante saber que era parte de uma disciplina acadêmica chamada Filologia(Gramática, Língua e Literatura) . Ao contrário da época de Platão, falava-se muito mais no estudo da retórica que dizia respeito ao bem falar, a qual o orador baseado em figuras de linguagem deveria conhecer os elementos da retórica para que ele pudesse se posicionar e elaborar o seu discurso. Logo, para os gregos a finalidade da língua escrita era preparar o discurso oral, o que funcionava como uma situação performática. Esses textos escritos desempenhavam uma situação de apoio para o discurso falado. Ex: era como um roteiro de um filme, em que ao ler depois se dava vida.
Vídeo maravilhoso.
O conceito de Teoria da Literatura data do século XVIII. Então, é importante considerar que antes disso existe uma vasta produção de textos produzidos por civilizações antigas que atualmente são consideradas literatura. No entanto, as reflexões feitas sobre esses textos não diziam respeito a literatura de uma forma geral como se entende hoje.
Quando Platão define o seu conceito de poesia, ele faz uma abordagem geral. Desse modo, poderia ser referir tanto a tragédia(artes dramáticas) como à epopeia( o que se aproxima do que conhecemos como literatura).
Nos anos 1920, emerge a Teoria da Literatura. Faz-se importante saber que era parte de uma disciplina acadêmica chamada Filologia(Gramática, Língua e Literatura) . Ao contrário da época de Platão, falava-se muito mais no estudo da retórica que dizia respeito ao bem falar, a qual o orador baseado em figuras de linguagem deveria conhecer os elementos da retórica para que ele pudesse se posicionar e elaborar o seu discurso.
Logo, para os gregos a finalidade da língua escrita era preparar o discurso oral, o que funcionava como uma situação performática. Esses textos escritos desempenhavam uma situação de apoio para o discurso falado.
Ex: era como um roteiro de um filme, em que ao ler depois se dava vida.