Escrevi um livro a pouco tempo quando estava doente e de cama depois de uma cirurgia de hérnia inguinal, escrevi mesmo para passar o tempo e descarregar um pouco minha mente. Enviei para uma editora sem esperar muito porque nunca escrevi nada, só lia mesmo. Por incrível que pareça aprovaram meu original pra publicação, e será lançado em julho do ano que vem. Acredito que o segredo para escrever algo é deixar rolar mesmo como Vladimir Nabokov fez em Lolita. Sempre li obras clássicas, mas escrevi algo que não tem nada a ver com o que leio.
Acho desnecessário esse negócio de jogar no lixo sem nem ter lido. A pessoa fica lá por horas escrevendo uma história, dando duro, colocando a alma no papel e passando por uma burocracia estressante pra quando chegar na editora jogar fora sem nem ler. Mas bem feito para as editoras que recusaram publicar Harry Potter, agora a J.K tá nadando no dinheiro e rindo da cara delas. É importante ler a história, independente de ter um erro ou não. O trabalho da editora é justamente preparar o texto inexperiente, elas não esperam uma obra perfeita. Todo mundo tem uma história que vale a pena ser contada, estando ela dentro ou fora do protocolo exigido.
E a editora vai fazer o que com tanto papel (e não sou poucos os originais que chegam diariamente)? Entrar em contato com cada autor e enviar o material de volta assumindo os custos? A única coisa a se fazer é inutilizar o material recusado. Isso inclusive é informado nos sites de algumas editoras.
A falta de percepção respeito ao autor a pessoa que enviou seu arquivo a editora é faz isso jogar no lixo, creio que está dizendo que não precisa de clientes , mas " essa é a receita de seus produtos.
Outra coisa: meu primeiro livro, "Espelho Côncavo", foi concluído em 2006, mas foi recusado por TODAS as editoras convencionais para as quais mandei cópias e acabei deixando o livro engavetado até eu descobrir o Clube de Autores. Imagine se eu fizesse questão de que minhas obras fossem publicadas apenas em editoras convencionais?
Dicas muito boas mesmo! Já bati um papo com algumas pessoas que trabalham em leitura de originais e geralmente essas são os tópicos que eles realmente falam. Adorei as dicas!
Gente vocês deveriam fazer um vídeo sobre como não desistir por insegurança. Eu escrevo meus livros a quase 10 anos... Nunca consigo terminar devido sempre ter uma opinião crítica própria de que estou indo pelo caminho errado. O mais complicado e ter pesadelo com alguns de meus personagens chateados pelo fato de que eu estou desistindo deles. Sinto realmente que eles fazem parte de mim :(
Isso é uma das verdades de ser um escritor. Por um tempo, você os controla, mas posteriormente o mundo criado cria vida própria e parecer de auto desenvolver.
Men, eu simplesmente cago pras pessoas que dizem que é uma bosta sem falar o porquê. Eu acho minha historia foda e cabô. Eu sempre fico aberto a criticas, eu quero que elas critiquem mas se não gostarem eu não me importo. Eu sei que o que eu escrevi é bom.
Na verdade não, se o site especifica que você tem que mandar o original, envie. Não guarde ou mande só uma sinopse, editoras grandes costumam receber mais de 100 originais por semana. Se eles receberem um incompleto, eles não vão se dar o trabalho de ir atrás de você para ver se você escreveu o resto do livro, se tá completo, se o livro presta. Até porque eles querem uma obra completa, não um pedaço. Vi isto num vídeo da editora Seguinte, que faz parte da Companhia das Letras.
Adorei o vídeo :3 muitas coisas eu já sabia, mas é sempre bom firmar a ideia, né? Minha única ressalva é quanto o primeiro. A Editora Rocco, por exemplo, pede que seja enviado apenas um pedaço do livro (10 páginas) e depois, se tiver interesse, eles pedem o livro inteiro. Então... é como você disse, ler direitinho o que a editora pede porque cada uma tem uma exigência ;)
eu achei legal suas dicas. mas muitas coisas parece atitudes de pessoas arrogantes, conheço muitos casos de pessoas que foram chatos persistentes que conseguiram lançar seus livros. Isso por conta de muitos editores ou a pessoa que avalia não dar a atenção para o material em seu primeiro envio. Acho que o autor tem que correr atrás sim.
Verdade, E a margem de repasse ao autor é mínima, geralmente 10% do valor de venda do exemplar. Sem contar que o autor não tem qualquer controle sobre a tiragem e os exemplares vendidos. Por isso, publico de forma independente.
Sensacionais os nomes que você deu para os tipos de originais e autores. E ficou ótima a lista. Depois de ver o vídeo, eu lembrei que tem o "briguento", que é o cara que já chega na editora com cara de poucos amigos e você vai dar uma olhada na participação dele nas redes sociais e descobre que o cara é um eterno revoltado e adora ser "polêmico"... geralmente querendo dar uma de "politicamente incorreto" e sendo apenas reacionário até a raíz do cabelo. E "penetra" foi o máximo! Já entrou no meu vocabulário. Aquele cara que, inclusive, fala do original dele para a pessoa que está lá no estande só para vender, nem editor é, hahaha... Valeu pela propagandinha sobre minha palestra! Abração!!
Tem uma galera aqui realmente sem noção, reclamando das editoras porque elas pedem um padrão. Larguem a mão de serem egocêntricos: ela não faz isso porque é bonito, mas para padronizar e facilitar o trabalho deles! Imagine receber todo tipo de originais; alguns misturando fonte, outros com fontes pequenas demais, outros gigantes porque a fonte tá toda em 14; outros com WordArt e comic sans. Cara, editora é empresa, tempo é dinheiro; a padronização é para facilitar o trabalho: se depois o autor quiser discutir a fonte do livro, etc, ele fará com seu editor: a entrega do original é um primeiro momento cujo foco é a leitura do manuscrito para dar o aceite ou recusa, só isso. Parece que alguns aqui acham que só o original deles existem.
É exatamente por causa de tantas restrições no mercado editorial que escolhi publicar meus livros no Clube de Autores. Lá posso publicar minhas obras de acordo com a ortografia que eu desejar (pois até hoje não consigo aceitar a Reforma Ortográfica de 1990), com a capa que eu desejar, com a formatação que eu desejar e sem a necessidade de ISBN (um registro caro, talvez um dos principais motivos que impedem a publicação de livros em nosso país). Resultado: graças a Deus, estou com nove obras publicadas lá até agora e já estou a menos de uma semana de publicar meu décimo livro, que terá inclusive um lançamento oficial no dia 30/05/2015.
***** Posso não ter visto dinheiro, mas vi vidas sendo impactadas por meio da leitura dele. Tenho certeza que muitas vidas foram edificadas e transformadas. E isso vale mais que todo o dinheiro do mundo.
Não, já tenho minha própria profissão. E os valores que estipulo para meus livros são apenas simbólicos, pois o objetivo principal de meus livros não é ficar rico ou famoso, mas promover o Evangelho de Jesus Cristo por meio de romances de ficção cristã.
Sim. Cada livro rende, em média, R$ 2,00 em direitos autorais. E como ainda tenho poucos leitores, ainda não cheguei aos primeiros R$ 100,00. Mas tenho esperança de que isso mudará em breve, se Deus quiser, pois meu canal no TH-cam está crescendo e, com isso, certamente meus inscritos terão acesso a meus livros e incentivarão outras pessoas a adquirirem-nos.
Eu tenho 11 anos e tô fazendo um livro de "ficção" digamos assim. Eles também aceitam livros de vários conteúdos mas que eles se interligam e formam uma frase de sentido ou um parágrafo que seja bem feito???
Atualmente as editoras estão até super mais exigentes para com os novos autores. Antes mesmo de enviar o original, já são feitas mil triagens. Sinopse, questionário sobre o autor, resumo, já cheguei a enviar originais depois de três ou quatro triagens. Sobre mandar original em "pedaço" , existem editoras (poucas) que pedem para que o autor mande só dez páginas (Rocco, por exemplo). Nunca vi editora que não exigisse formatação padrão, e realmente são BEM CHATOS com isso. As dias do Augusto são super pertinentes, gostei muito do vídeo :)
Bom, acho que o correto é a pessoa agir de boa fé, afinal é o trabalho do cara que ele quer mostrar. Agora é muita má fé nem lerem o material da pessoa, tá certo que tem que ter certa humildade, mas pow o mercado literário do Brasil tá cheio de youtubers, apresentadores, dançarinos e etc... que tem livros publicados por editoras famosas e só de ler o primeiro capítulo já me da tristeza de ver o gasto de papel desnecessário com tanta besteira. A grande questão é, será que todas essas exigências são aplicadas aos autores não famosos, assim como eu, ou até mesmo esses famosos passam por esse crivo. Será que algum original deles não foi nem lido ou simplesmente por ser famoso já foi aceito mesmo tendo um monte de besteira. Eu vejo que a indústria literária brasileira por vezes dificulta a vida de alguém que quer entregar um original, para publicar com facilidade livros horríveis só por que são famosos. Sempre acreditei que a regra pra um se aplica pra todos mas enfim. É só uma reflexão.
Tenho várias histórias prontas, ainda não tive coragem de enviar para uma editora, mas sei que são bons, pois tive muita visualização em plataformas de livros.
Eu não sabia que poderia chamar nosso livro de obra rs Sério... mas obrigada pelas dicas. Eu acho que a maioria que chama de obra não tem muita noção...
Nem tudo que você diz funciona assim, exemplo: eu fiz isso de abordar um editor em estande na Bienal e, meses após, ele me fez uma proposta de publicação. Não aceitei porque a essa altura eu já tinha fechado com outra editora. Mas isso é exceção a regra, o que você disse é certo. Só acho que muitas dicas dessas ficam em segundo plano, pois, na realidade, o que mais conta pro editor hoje em dia é a fama do candidato a escritor. Muitos só analisam as redes sociais, a repercussão do sujeito (daí até existirem espertalhões comprando seguidores, likes etc), o resto é tudo meio enganação. Digo por experiência própria... Gostei do vídeo, Abs!
O que eu acho o cúmulo nos dias de hoje são algumas editoras e prêmios literários exigirem receber os originais impressos! Na era digital eles ainda exigem isso. Pra mim, isso se tornou um filtro. Tenho originais escritos e jamais enviaria hoje para prêmios ou editoras pelos correios: consome tempo, grana e eles dizem até que destroem seus originais se não o quiserem. Resumindo: editora que exige isso não quer receber originais nenhum hoje em dia. Porque ninguém mesmo se dará ao trabalho de enviar mais impresso.
engracado esse video....um monte de gente publicando livro por conta propria e se dando bem. se dando melhor ate doq se mandasse pra editora. escreve, contrata um profissional da lingua pra revisar, publica e pronto...editoras ja eram... honestamente.
Convenhamos que alterar os originais que estão escritos em Times New Roman, corpo 12 para Arial 13, só porque a Editora acha mais bonitinho, é um verdadeiro absurdo. Deveria haver um padrão, uma espécie de ABNT. Concordo se fosse em Brusch Script MT, corpo 14, seria um ultraje, mas fontes padrões, que fossem lidas facilmente, não deveria ser coibido. São muito soberanas para o meu gosto em certos aspectos. Concordar com esta e outras aberrações, é proliferar que mais frescuras sejam exigidas. E assim caminham os Escritores, submissos, rabinho no meio das pernas, se submetendo ao poder editorial, as "madrastas" em relação aos novos Escritores.
ELTON DA FONTOURA e ai qual é a solução que vc sugere? Mandar o texto fora do padrão exigido pela editora, só de teimosia, e ser excluído? Ficar batendo o pé no chão na internet? Me diz ai amigo, que diferença faz vc escrever em times ou arial? Que diferença faz vc ter um pouco de trabalho e buscar fazer mais de uma copia de acordo com os padrões das editoras que vc quer atingir? Porque não ceder, já que vc que vai mandar algo pra ser analisado, é o maior interessado e não a editora? Já que a editora tá cagando pro fato de vc ter escrito um livro, mesmo que vc ache que é a maior obra prima do universo? Cara, quando a gente bate a porta de uma empresa, a procura de um trabalho (e o escritor não esta fazendo menos que isso, só que é mais difícil ainda), a gente tem que se adaptar as regras da empresa, ou então procurar outra. Não gostou do padrão, procura outra editora ou edita de forma independente. Mais humildade, please. Fala ai, vc é o tipo rebelde, né? kkkkkkkkkkkkkk
Prefiro ser rebelde do que submisso. Aliás é por isso que esse país e outros possuem um povo miserável, acoado e ignorante. Posso perceber que fazes parte deste sistema, ou no mínimo, curva-se diante dele. Se o cavalo soubesse a força que tem, não puxava carroça. Pequenas editoras, grandes negócios. Concorde com todos os absurdos que se proliferam por causa de pessoas iguais a ti, para que a minoria poderosa escravize a maioria submissa.
+ELTON DA FONTOURA Não fala besteira Elton. 1 - Não existe isso de escravidão dentro do mundo da literatura. Os tempos são outros. Não quer "curvar-se" diante do suposto sistema, procure editoras alternativas ou se vire pra lançar o seu livro ao invés de ficar de mimimi 2 - Achar que a obrigação de usar a fonte que a editora quer, ser um absurdo, É MUITA FRESCURA. Pare com esse mimimi 3 - Não ha nada de ser submisso ao aceitar regras de uma empresa pra qual vc vai trabalhar. Quer trabalhar com aquela empresa? Aceite as regras dela ou vá embora. Vc é livre pra ir embora a hora que quiser. Não gostou da forma que as grandes empresas trabalham ou quer criar as suas próprias regras? crie uma editora ou publique sozinho e pare de mimimi. 4 -Não existe esse papo de "minoria poderosa escravize a maioria submissa". Como eu disse antes, vc só se submete SE QUISER, portanto pare de mimimi. 5 - O que o rapaz do vídeo fez, foi mostrar formas de atingir o seu objetivo se este for GRANDES EDITORAS. Se vc não quer grandes editoras, procure pequenas e pare de mimimi. 6 - Vc ainda não deu sugestão nenhuma como solução pra sua reclamação como eu perguntei logo no começo do meu texto. 7 - Vc não sabe nada de mim pra achar que eu sou submisso ao sistema. Sou socialista, cara kkkkkkkkk Mas eu tenho noção que vivo em um sistema capitalista, e que tenho que me adaptar a ele se quiser sobreviver. É serio que vc resolveu fazer discurso de submissão ideológica, por causa da obrigação de usar fonte Times New Roman? Percebe o quanto isso é patético?
"Se você fazer isso, isso e isso, se eu fosse o editor, jogaria seu livro no lixo". Caralho, hein? Quanta audácia, ou melhor, arrogância desnecessária. Eu como escritora me senti até ofendida com tanto desmerecimento. Em outras palavras, acredito que seja mais justo fazer publicação independente ao invés de ganhar uma cuspida na cara de editoras incompetentes! Compreendo que alguns autores são completamente emocionados em postar seus originais, podendo até cometer erros inaceitáveis. Mas o que também pode ser considerado inaceitável é desmerecer um autor e sua obra, como você demonstrou nesse vídeo.
Você é editor ou filho de um deles? Já trabalhou como agente literário? Há algum livro de sua autoria na Livraria Cultura? Qual o seu background para orientar escritores? sds
Olá Cabine Literária eu quero escrever um livro e aproveitar para fazer algumas perguntas se pode na hora que estiver escrevendo o livro , se pode colocar prefácio estas coisas antes de iniciar a história ou e a editora que coloca ??
Cara, to vendo bastante gente criticando o que foi falado no vídeo e citando a JK como exemplo. Agora imagina que você trabalha em uma editora. Esse é seu trabalho, e fica vindo um monte de gente querer te pedir para dar um jeitinho ou para ler um original fora do seu trabalho. É inconveniente sim. Não é arrogância se recusar a trabalhar fora do seu trabalho. A obrigação e o direito do avaliador é receber as obrar pelo lugar certo e no momento certo e não sofrer o abuso de ficar tendo que dar jeitinho para gente que ele nem conhece. As vezes ele nem tem a autoridade de dar um jeitinho dentro da empresa. Vamos respeitar, da mesma forma que o trabalho do escritor é escrever o trabalho do editor é seguir as regras da empresa que ele trabalha e avaliar o que ele recebe naquele momento.
Interessantíssimo! Guardarei todas as dicas para o momento apropriado = ) Ps: O título do vídeo está errado? No vídeo são citados sete tipos de originais, no título, só cinco.
Cada escritor tem seu critério de sua história, as vezes a editora acerta em suas escolhas que contenta seu perfil, mas " tem muitos editores que NÃO conhece o público do autor, assim desaprova uma literatura, tanto que doutores lançaram seus produtos e serviços próprios com recordes de vendas.
Algumas dicas bem idiotas. Desde quando conversar com o editor é algo ruim? Você está lá no evento para ter uma ponte de contato mais facilitada entre você e a editora. Não é nada demais e eu adquiri bons contatos no meio conversando com editores, inclusive lancei meu primeiro livro assim.
Teve uma editora que falou que tinha 3 etapas para análise. E tinha que responder 1000 perguntas num formulário tb. Assim não dá. Descartei-a. Próxima!😊
Olá, meu amigo. Obrigado pelas orientações. são muito válidas e orientadoras. Quero aproveitar para te convidar você para o coquetel de lançamento do meu livro UMA VALSA PARA LUIZA, no Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241, Centro-RJ-Cinelândia, no dia 13 de novembro/18, a partir das 18:00h. Ficarei muito feliz em participarcom você desse momento tão especial para mim e para quem ama a leitura e amúsica. Em UMA VALSA PARA LUÍZA, você se emocionará com o amor de um jovem violinista pela música clássica e sua obstinada luta para salvar da morte sua amada de uma terrível tragédia que vitimou milhares de pessoas.
oiii Boa Noite!!!!! Me Ajuda com uma Dúvida!! Depois de Escrever, segundo Passo seria procurar uma Editora?? Posso enviar meu conteúdo no word??? A Editora que Corrije meus Erros de Escrita??? Obrigada grande beijos💋
Olá Juliana, Acabei um e-book que fala "Como escrevi e publiquei 3 livros em 100 dias. Contém ironia" onde passo muitas dicas para novos autores. Dá uma olhada na Amazon!
O que acontece se eu perguntei se a editora publicava, já que não tinhah nada no site, faz mais de um mês e nada nem de resposta, um link de critérios para submeter o original?
Olá Jose! A frase é "some infinities are bigger than other infinities" do livro a culpa é das estrelas! Tem pra comprar na Chico Rei nesse link: chicorei.com/camiseta/a-culpa-e-das-estrelas-1225.html
preciso de uma ajudinha! vou digitalizar o livro do meu vizinho (ele não tem computador) e eu não sei qual seria a fonte e tamanho de letra ideal pra passar pro papel e enviar pra editora que ele procurar. alguém sabe?!
Me diga quanto a escrita despojada. Se em determinado momento preciso demonstrar despojamento e rir com o leitor. Não posso usar o "kkkk"?! Como materializo esse momento que pedia isso pra clarificar esse sentimento?!
Hoje ninguem precisa de editoras, basta voce escrever seu livro e vender na internet em varias plataformas gratis, basta apenas registrar sua obra e começar a vender, fujam de editoras !!!
Não sejamos tão radicais amigo rsrs. Existem autores que possuem muita qualidade literária e pouquíssimo networking e meios de divulgação. Para esse, uma editora tradicional pode ser o caminho para sua obra "aparecer", senão pode ficar escondida numa prateleira virtual. Mas concordo que o futuro será as plataformas de auto-publicação. Acabei um e-book que fala "Como escrevi e publiquei 3 livros em 100 dias. Contém ironia" onde passo muitas dicas para novos autores. Dá uma olhada na Amazon!
Olá pessoal do Cabine Literária, ótimo vídeo, dicas muito importantes! Poderiam me dar uma dica? Estou escrevendo um original que conta uma história de ficção. A história está tomando um tamanho grande e atualmente na metade da primeira parte da história já tenho pouco mais de 400 páginas (formato A5) escritas. Vocês acham que seria algo bom eu encontrar uma forma de dividir esta primeira parte em dois livros e buscar publica-lo, ou seria mais coerente eu terminar a história toda e depois de escrita, procurar lança-la (em vários livros ou não)? Já me inscrevi no canal e acompanharei os vídeos!
Sou a pessoa perfeita para respondê-lo. Você não pode dividir um livro pelo fato dele ser grande. Livros grandes são muito comuns e tão famosos quantos os pequenos. Sob a redoma por exemplo, possui mais de 300.000 palavras, mas é um dos mais vendidos e por um escritor famosíssimo. Assim como os grandes, temos os pequenos, com uma escrita tão boa que nos faz pensar que é grande. Os livros de Pedro Bandeira, como exemplo, possuem cerca de 30.000 palavras e foram alvos de desejos de várias editoras. Para dividir um livro em partes, tem que ter certeza do que quer para o final. Tem que ter ciência de que o novo final será algo que te faça pensar que sejá mesmo um final, como se já tivesse planejado antes. Mas se você sente que o final foi o que foi planejado anteriormente, não mude pelo simples fato de ser grande. Para finalizar, sabias que os livros de Harry Potter possuem de 100.000 à quase 300.000 palavras? viu?
Eu estou escrevendo meu primeiro livro, mas tenho interesse em dividir a historia do meu livro em quatro edições. Então como vou enviar o primeiro livro sem mostra que a historia ainda não acabou?
Se você tem o plot das 4 edições pronto, certinho, sem entroncamentos ou buracos e terminou tudo ao menos do primeiro, acredito que se ficar bem elaborado e for um mega livro que prenda bem o leitor, talvez você consiga passar o primeiro....Mas creio que ouvirá muita reclamação, a não ser que faça um livro da quadrilogia meio que independente dos outros, seria sua melhor opção... :D
Olá pessoal, estive olhando o site, está muito carregado, não?!! Tem muita informação, eu me perdi tentando achar qual é o assunto principal da página. É só um comentário...
Na verdade publicar um livro hoje em dia é bem fácil, basta ter dinheiro. No entanto, distribuir e vender é que é difícil. Se você acredita que o seu original é uma boa história, envia para uma editora e espera. (Devo avisar que você terá que pagar uma parte do gasto, então vai juntando um dinheiro, tipo três mil reais no mínimo...). É um investimento, se você acredita no seu talento para escrita, investe!
Amanda Vieira É verdade, Amanda, e até tenho contos publicados lá. Só que a Amazon não faz divulgação nenhuma, o autor tem que correr atrás. Aí você manda links para amigos e conhecidos, e a maioria deles sequer acessam. Vale lembrar que no Brasil Ebooks não são tão vendidos quanto em outros países. Abraço.
Neilton Alves dos Santos A Amazon faz divulgação sim, eu até recebo emails divulgando trabalhos de autores independentes. Só que é óbvio que eles só vão gastar o $$ deles promovendo trabalhos que já tem tração. A venda de ebooks ainda é tímida aqui, mas acho tb que os autores indie daqui são muito devagar em relação a marketing digital., além de cobrar caro em relação a um ebook do exterior
Amanda, são cetenas de ebooks publicados. Quando acesso minha página lá, há um aviso de divulgar para pessoas - desde que eu pague. Talvez você esteja seguindo o Amazon ou alguma coisa do tipo. Eu me referi a divulgação direta. Não será todos que lançarem um ebook que terão algum destaque. Abraço.
+Neilton Alves dos Santos Realmente nao sei como se dá, mas sei que a Amazon, assim como Rbay entre outras gasta seu próprio $$ para promover produtos, desde que já tenham tração. É assim com livros e com qualquer outro produto TB. Qualquer marketplace de grande porte faz isso. Como tenho experiência em trade marketing, sei que isso é uma boa prática. O problema, como vc disse é que quem chegou do nada precisa pagar (ou investir muito tempo com marketing digital) para fazer a obra ganhar tração, aí o algoritmo acaba valorizando quem já vende bem... não sei se me expressão bem. Mas pode-se sim vender bem na Amazon sem gastar um real, conheço autores independentes que conseguem.
O PC Siqueira compra seguidores? Amei o vídeo, Guto.Continue fazendo vídeos assim porque eu tenho certeza de que ajuda muita gente que está com dificuldades em seu primeiro livro.
Gente, o PC não compra seguidores. hauahauah. Eu falei isso no sentido de que ele é popzinho, e a pessoa que tem a "síndrome" também quer ser popzinho só que da maneira errada. =P
oi gente, estava vendo o video e o que ele fala é que vc só deve falar se a editora perguntar. " a não ser que a editora fale: me fale sore seu livro. Não fale."
Ótimo vídeo. Mas AI QUE AGONIA DESSAS LOMBADAS DE CABEÇA PRA BAIXO!!!!!!!! notei agora pq pus em tela cheia pela 1° vez. Puta merda, meu metodismo está puchando os cabelos. P.s. eu sei que não é da minha conta. Mas qual a necessidade disso? É serio. Tô curiosa. Tem um motivo? Por favor deem para o meu metodismo um motivo!
O Danilo disse em um outro vídeo, ele coloca alguns livros de cabeça pra baixo pra que todos os títulos fiquem virados pra direita, para serem lidos num só sentido e sem ter que virar a cabeça sempre. Eu acho estranho, mas né...
Estou até com medo de passar na porta de uma editora, pelo que vi até agora, essas "editoras" parece o bicho papão dos escritores iniciantes. O que adianta uma formatação impecável se a história é uma bo***
gente, alguem de vcs pode me ajudar? é muito ruim ir no no -ultimo final de semana da bienal? eu só consigo ir no dia 30, e to com medo de já estar tudo esgotado.
Escrevi um livro a pouco tempo quando estava doente e de cama depois de uma cirurgia de hérnia inguinal, escrevi mesmo para passar o tempo e descarregar um pouco minha mente. Enviei para uma editora sem esperar muito porque nunca escrevi nada, só lia mesmo.
Por incrível que pareça aprovaram meu original pra publicação, e será lançado em julho do ano que vem.
Acredito que o segredo para escrever algo é deixar rolar mesmo como Vladimir Nabokov fez em Lolita. Sempre li obras clássicas, mas escrevi algo que não tem nada a ver com o que leio.
Show!! Sucesso pra você!
Qual é o título
(mentira)
Acho desnecessário esse negócio de jogar no lixo sem nem ter lido. A pessoa fica lá por horas escrevendo uma história, dando duro, colocando a alma no papel e passando por uma burocracia estressante pra quando chegar na editora jogar fora sem nem ler.
Mas bem feito para as editoras que recusaram publicar Harry Potter, agora a J.K tá nadando no dinheiro e rindo da cara delas.
É importante ler a história, independente de ter um erro ou não. O trabalho da editora é justamente preparar o texto inexperiente, elas não esperam uma obra perfeita.
Todo mundo tem uma história que vale a pena ser contada, estando ela dentro ou fora do protocolo exigido.
Ana thaís Harry Potter é overrated. JK deu foi sorte.
E a editora vai fazer o que com tanto papel (e não sou poucos os originais que chegam diariamente)? Entrar em contato com cada autor e enviar o material de volta assumindo os custos? A única coisa a se fazer é inutilizar o material recusado. Isso inclusive é informado nos sites de algumas editoras.
É Vdd isso do livro do harry?
Welder Uzumaki Harry Potter foi recusado por 11 editoras até ser aceito.
A falta de percepção respeito ao autor a pessoa que enviou seu arquivo a editora é faz isso jogar no lixo, creio que está dizendo que não precisa de clientes , mas " essa é a receita de seus produtos.
Outra coisa: meu primeiro livro, "Espelho Côncavo", foi concluído em 2006, mas foi recusado por TODAS as editoras convencionais para as quais mandei cópias e acabei deixando o livro engavetado até eu descobrir o Clube de Autores. Imagine se eu fizesse questão de que minhas obras fossem publicadas apenas em editoras convencionais?
Dicas muito boas mesmo! Já bati um papo com algumas pessoas que trabalham em leitura de originais e geralmente essas são os tópicos que eles realmente falam.
Adorei as dicas!
Gente vocês deveriam fazer um vídeo sobre como não desistir por insegurança. Eu escrevo meus livros a quase 10 anos... Nunca consigo terminar devido sempre ter uma opinião crítica própria de que estou indo pelo caminho errado. O mais complicado e ter pesadelo com alguns de meus personagens chateados pelo fato de que eu estou desistindo deles. Sinto realmente que eles fazem parte de mim :(
+Fernando Araujo Sei como é. ;-;
Isso é uma das verdades de ser um escritor. Por um tempo, você os controla, mas posteriormente o mundo criado cria vida própria e parecer de auto desenvolver.
resumo: mande apenas o texto anexado ao email bem escritinho em times new roman 12 para uma editora que publique o gênero do seu livro. d='1
Isso me fez lembrar que a uns dias eu não estava conseguindo ler livro algum porque meus personagens ficavam rodando em minha cabeça ;-;
Men, eu simplesmente cago pras pessoas que dizem que é uma bosta sem falar o porquê. Eu acho minha historia foda e cabô. Eu sempre fico aberto a criticas, eu quero que elas critiquem mas se não gostarem eu não me importo. Eu sei que o que eu escrevi é bom.
A dica é:
Se você for falar com um editor, não mostre seu livro sem antes despertar o interesse dele em conhecer o seu livro. Simples.
vamos mandar um email pra editora: Quero conhecer um dos seus editores.Vamos tomar um café em ***? Marcar um churrasco?
Na verdade não, se o site especifica que você tem que mandar o original, envie. Não guarde ou mande só uma sinopse, editoras grandes costumam receber mais de 100 originais por semana. Se eles receberem um incompleto, eles não vão se dar o trabalho de ir atrás de você para ver se você escreveu o resto do livro, se tá completo, se o livro presta. Até porque eles querem uma obra completa, não um pedaço. Vi isto num vídeo da editora Seguinte, que faz parte da Companhia das Letras.
Adorei o vídeo :3 muitas coisas eu já sabia, mas é sempre bom firmar a ideia, né?
Minha única ressalva é quanto o primeiro. A Editora Rocco, por exemplo, pede que seja enviado apenas um pedaço do livro (10 páginas) e depois, se tiver interesse, eles pedem o livro inteiro. Então... é como você disse, ler direitinho o que a editora pede porque cada uma tem uma exigência ;)
eu achei legal suas dicas. mas muitas coisas parece atitudes de pessoas arrogantes, conheço muitos casos de pessoas que foram chatos persistentes que conseguiram lançar seus livros. Isso por conta de muitos editores ou a pessoa que avalia não dar a atenção para o material em seu primeiro envio. Acho que o autor tem que correr atrás sim.
concordo, um exemplo disso é Jk rowling e deu no que deu 💲💲💲
Se tudo o que você falou é verdade então faz sentido que as livrarias estão falidas.
👏👏👏
Ele não disse nenhum absurdo no vídeo, as editoras precisam tomar cuidado em quem elas irão investir.
Por isso é melhor ser autor independente. As editoras se acham muito e muita burocracia desnecessária.
Keli Alexandre voce tem total razão!
Keli Alexandre Concordo plenamente.
Verdade, E a margem de repasse ao autor é mínima, geralmente 10% do valor de venda do exemplar. Sem contar que o autor não tem qualquer controle sobre a tiragem e os exemplares vendidos. Por isso, publico de forma independente.
K. Manjericão Verdade!
Pode ser a pior editora
Mas ainda à muito besteira
Como que vocês publicam de forma independente?
Gente o Guto é otimo pra da dicas pra pessoas, até eu sendo somente leitor achei tudo que ele falo bem interessante
Sensacionais os nomes que você deu para os tipos de originais e autores. E ficou ótima a lista. Depois de ver o vídeo, eu lembrei que tem o "briguento", que é o cara que já chega na editora com cara de poucos amigos e você vai dar uma olhada na participação dele nas redes sociais e descobre que o cara é um eterno revoltado e adora ser "polêmico"... geralmente querendo dar uma de "politicamente incorreto" e sendo apenas reacionário até a raíz do cabelo. E "penetra" foi o máximo! Já entrou no meu vocabulário. Aquele cara que, inclusive, fala do original dele para a pessoa que está lá no estande só para vender, nem editor é, hahaha... Valeu pela propagandinha sobre minha palestra! Abração!!
Tem uma galera aqui realmente sem noção, reclamando das editoras porque elas pedem um padrão. Larguem a mão de serem egocêntricos: ela não faz isso porque é bonito, mas para padronizar e facilitar o trabalho deles! Imagine receber todo tipo de originais; alguns misturando fonte, outros com fontes pequenas demais, outros gigantes porque a fonte tá toda em 14; outros com WordArt e comic sans.
Cara, editora é empresa, tempo é dinheiro; a padronização é para facilitar o trabalho: se depois o autor quiser discutir a fonte do livro, etc, ele fará com seu editor: a entrega do original é um primeiro momento cujo foco é a leitura do manuscrito para dar o aceite ou recusa, só isso.
Parece que alguns aqui acham que só o original deles existem.
É exatamente por causa de tantas restrições no mercado editorial que escolhi publicar meus livros no Clube de Autores. Lá posso publicar minhas obras de acordo com a ortografia que eu desejar (pois até hoje não consigo aceitar a Reforma Ortográfica de 1990), com a capa que eu desejar, com a formatação que eu desejar e sem a necessidade de ISBN (um registro caro, talvez um dos principais motivos que impedem a publicação de livros em nosso país). Resultado: graças a Deus, estou com nove obras publicadas lá até agora e já estou a menos de uma semana de publicar meu décimo livro, que terá inclusive um lançamento oficial no dia 30/05/2015.
***** Posso não ter visto dinheiro, mas vi vidas sendo impactadas por meio da leitura dele. Tenho certeza que muitas vidas foram edificadas e transformadas. E isso vale mais que todo o dinheiro do mundo.
+Música e Mitologia E vc acha que ele veria algum dinheiro mesmo por editoras? Não vende de jeito nenhum.
Não, já tenho minha própria profissão. E os valores que estipulo para meus livros são apenas simbólicos, pois o objetivo principal de meus livros não é ficar rico ou famoso, mas promover o Evangelho de Jesus Cristo por meio de romances de ficção cristã.
Apenas curiosidade, se não quiser, não precisa responder. Seus ganhos mensais no Clube dos Autores é menor que um salário mínimo?
Sim. Cada livro rende, em média, R$ 2,00 em direitos autorais. E como ainda tenho poucos leitores, ainda não cheguei aos primeiros R$ 100,00. Mas tenho esperança de que isso mudará em breve, se Deus quiser, pois meu canal no TH-cam está crescendo e, com isso, certamente meus inscritos terão acesso a meus livros e incentivarão outras pessoas a adquirirem-nos.
Eu tenho 11 anos e tô fazendo um livro de "ficção" digamos assim. Eles também aceitam livros de vários conteúdos mas que eles se interligam e formam uma frase de sentido ou um parágrafo que seja bem feito???
Atualmente as editoras estão até super mais exigentes para com os novos autores. Antes mesmo de enviar o original, já são feitas mil triagens. Sinopse, questionário sobre o autor, resumo, já cheguei a enviar originais depois de três ou quatro triagens. Sobre mandar original em "pedaço" , existem editoras (poucas) que pedem para que o autor mande só dez páginas (Rocco, por exemplo). Nunca vi editora que não exigisse formatação padrão, e realmente são BEM CHATOS com isso. As dias do Augusto são super pertinentes, gostei muito do vídeo :)
Super Esclarecedor é sincero. Gratidão.
Bom, acho que o correto é a pessoa agir de boa fé, afinal é o trabalho do cara que ele quer mostrar. Agora é muita má fé nem lerem o material da pessoa, tá certo que tem que ter certa humildade, mas pow o mercado literário do Brasil tá cheio de youtubers, apresentadores, dançarinos e etc... que tem livros publicados por editoras famosas e só de ler o primeiro capítulo já me da tristeza de ver o gasto de papel desnecessário com tanta besteira. A grande questão é, será que todas essas exigências são aplicadas aos autores não famosos, assim como eu, ou até mesmo esses famosos passam por esse crivo. Será que algum original deles não foi nem lido ou simplesmente por ser famoso já foi aceito mesmo tendo um monte de besteira. Eu vejo que a indústria literária brasileira por vezes dificulta a vida de alguém que quer entregar um original, para publicar com facilidade livros horríveis só por que são famosos. Sempre acreditei que a regra pra um se aplica pra todos mas enfim. É só uma reflexão.
Tenho várias histórias prontas, ainda não tive coragem de enviar para uma editora, mas sei que são bons, pois tive muita visualização em plataformas de livros.
Eu não sabia que poderia chamar nosso livro de obra rs
Sério... mas obrigada pelas dicas. Eu acho que a maioria que chama de obra não tem muita noção...
Muito boa sua live para quem nunca publicou um livro são avisos de grande utilidade Obrigado
Que lindo, você é muito pedagógico.
Nem tudo que você diz funciona assim, exemplo: eu fiz isso de abordar um editor em estande na Bienal e, meses após, ele me fez uma proposta de publicação. Não aceitei porque a essa altura eu já tinha fechado com outra editora. Mas isso é exceção a regra, o que você disse é certo. Só acho que muitas dicas dessas ficam em segundo plano, pois, na realidade, o que mais conta pro editor hoje em dia é a fama do candidato a escritor. Muitos só analisam as redes sociais, a repercussão do sujeito (daí até existirem espertalhões comprando seguidores, likes etc), o resto é tudo meio enganação. Digo por experiência própria...
Gostei do vídeo, Abs!
E por favor não esse gerúndio, como: "vamos estar recebendo"...🙄
Que editoras frescas.
Excelente depoimento! Meus parabéns!
O que eu acho o cúmulo nos dias de hoje são algumas editoras e prêmios literários exigirem receber os originais impressos! Na era digital eles ainda exigem isso. Pra mim, isso se tornou um filtro. Tenho originais escritos e jamais enviaria hoje para prêmios ou editoras pelos correios: consome tempo, grana e eles dizem até que destroem seus originais se não o quiserem. Resumindo: editora que exige isso não quer receber originais nenhum hoje em dia. Porque ninguém mesmo se dará ao trabalho de enviar mais impresso.
engracado esse video....um monte de gente publicando livro por conta propria e se dando bem. se dando melhor ate doq se mandasse pra editora.
escreve, contrata um profissional da lingua pra revisar, publica e pronto...editoras ja eram... honestamente.
Um monte de gente também tem um português como o seu. E acha que não tem nenhum problema. Enfim...
Convenhamos que alterar os originais que estão escritos em Times New Roman, corpo 12 para Arial 13, só porque a Editora acha mais bonitinho, é um verdadeiro absurdo. Deveria haver um padrão, uma espécie de ABNT. Concordo se fosse em Brusch Script MT, corpo 14, seria um ultraje, mas fontes padrões, que fossem lidas facilmente, não deveria ser coibido. São muito soberanas para o meu gosto em certos aspectos. Concordar com esta e outras aberrações, é proliferar que mais frescuras sejam exigidas. E assim caminham os Escritores, submissos, rabinho no meio das pernas, se submetendo ao poder editorial, as "madrastas" em relação aos novos Escritores.
ELTON DA FONTOURA Concordo contigo!
ELTON DA FONTOURA e ai qual é a solução que vc sugere? Mandar o texto fora do padrão exigido pela editora, só de teimosia, e ser excluído? Ficar batendo o pé no chão na internet? Me diz ai amigo, que diferença faz vc escrever em times ou arial? Que diferença faz vc ter um pouco de trabalho e buscar fazer mais de uma copia de acordo com os padrões das editoras que vc quer atingir? Porque não ceder, já que vc que vai mandar algo pra ser analisado, é o maior interessado e não a editora? Já que a editora tá cagando pro fato de vc ter escrito um livro, mesmo que vc ache que é a maior obra prima do universo? Cara, quando a gente bate a porta de uma empresa, a procura de um trabalho (e o escritor não esta fazendo menos que isso, só que é mais difícil ainda), a gente tem que se adaptar as regras da empresa, ou então procurar outra. Não gostou do padrão, procura outra editora ou edita de forma independente. Mais humildade, please. Fala ai, vc é o tipo rebelde, né? kkkkkkkkkkkkkk
Prefiro ser rebelde do que submisso. Aliás é por isso que esse país e outros possuem um povo miserável, acoado e ignorante. Posso perceber que fazes parte deste sistema, ou no mínimo, curva-se diante dele. Se o cavalo soubesse a força que tem, não puxava carroça. Pequenas editoras, grandes negócios. Concorde com todos os absurdos que se proliferam por causa de pessoas iguais a ti, para que a minoria poderosa escravize a maioria submissa.
+ELTON DA FONTOURA
Não fala besteira Elton.
1 - Não existe isso de escravidão dentro do mundo da literatura. Os tempos são outros. Não quer "curvar-se" diante do suposto sistema, procure editoras alternativas ou se vire pra lançar o seu livro ao invés de ficar de mimimi
2 - Achar que a obrigação de usar a fonte que a editora quer, ser um absurdo, É MUITA FRESCURA. Pare com esse mimimi
3 - Não ha nada de ser submisso ao aceitar regras de uma empresa pra qual vc vai trabalhar. Quer trabalhar com aquela empresa? Aceite as regras dela ou vá embora. Vc é livre pra ir embora a hora que quiser. Não gostou da forma que as grandes empresas trabalham ou quer criar as suas próprias regras? crie uma editora ou publique sozinho e pare de mimimi.
4 -Não existe esse papo de "minoria poderosa escravize a maioria submissa". Como eu disse antes, vc só se submete SE QUISER, portanto pare de mimimi.
5 - O que o rapaz do vídeo fez, foi mostrar formas de atingir o seu objetivo se este for GRANDES EDITORAS. Se vc não quer grandes editoras, procure pequenas e pare de mimimi.
6 - Vc ainda não deu sugestão nenhuma como solução pra sua reclamação como eu perguntei logo no começo do meu texto.
7 - Vc não sabe nada de mim pra achar que eu sou submisso ao sistema. Sou socialista, cara kkkkkkkkk Mas eu tenho noção que vivo em um sistema capitalista, e que tenho que me adaptar a ele se quiser sobreviver. É serio que vc resolveu fazer discurso de submissão ideológica, por causa da obrigação de usar fonte Times New Roman? Percebe o quanto isso é patético?
Ok Senhor Ronin. Conversar contigo é dar murro em ponta de faca. Fico com a minha opinião e tu ficas com atua. Nenhum de nós convenceu.
Muito bom... sintético... informativo... bastante informal... mas efetivo.. parabéns...
"Se você fazer isso, isso e isso, se eu fosse o editor, jogaria seu livro no lixo". Caralho, hein? Quanta audácia, ou melhor, arrogância desnecessária. Eu como escritora me senti até ofendida com tanto desmerecimento. Em outras palavras, acredito que seja mais justo fazer publicação independente ao invés de ganhar uma cuspida na cara de editoras incompetentes! Compreendo que alguns autores são completamente emocionados em postar seus originais, podendo até cometer erros inaceitáveis. Mas o que também pode ser considerado inaceitável é desmerecer um autor e sua obra, como você demonstrou nesse vídeo.
Bom, pelo menos fiquei tranquilo de não estar no padrão de ser recusado hahahahaha. Um ótimo vídeo 🖤
Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor.
sinto certa prepotência no ar...feio.
Muitooooo obrigada!!
Síndrome de PC Siqueira foi paia kkkkk
kkkkk
Você é editor ou filho de um deles? Já trabalhou como agente literário? Há algum livro de sua autoria na Livraria Cultura? Qual o seu background para orientar escritores?
sds
Olá Cabine Literária eu quero escrever um livro e aproveitar para fazer algumas perguntas se pode na hora que estiver escrevendo o livro , se pode colocar prefácio estas coisas antes de iniciar a história ou e a editora que coloca ??
Cara, to vendo bastante gente criticando o que foi falado no vídeo e citando a JK como exemplo. Agora imagina que você trabalha em uma editora. Esse é seu trabalho, e fica vindo um monte de gente querer te pedir para dar um jeitinho ou para ler um original fora do seu trabalho. É inconveniente sim. Não é arrogância se recusar a trabalhar fora do seu trabalho. A obrigação e o direito do avaliador é receber as obrar pelo lugar certo e no momento certo e não sofrer o abuso de ficar tendo que dar jeitinho para gente que ele nem conhece. As vezes ele nem tem a autoridade de dar um jeitinho dentro da empresa. Vamos respeitar, da mesma forma que o trabalho do escritor é escrever o trabalho do editor é seguir as regras da empresa que ele trabalha e avaliar o que ele recebe naquele momento.
Perfeito Daniela, esse tipo de abordagem, além de não ajudar, pode atrapalhar a pretensão do novo autor.
Muito bom o seu vídeo! Parabéns!
Você tem algum livro publicado ? Ou é editor ?
Interessantíssimo! Guardarei todas as dicas para o momento apropriado = )
Ps: O título do vídeo está errado? No vídeo são citados sete tipos de originais, no título, só cinco.
Que vídeo bom! Gostei de todos os conselhos, realmente seus conselhos vão ajudar!
Muito bom, 👏👏👏👏👏👍🏻
Cada escritor tem seu critério de sua história, as vezes a editora acerta em suas escolhas que contenta seu perfil, mas " tem muitos editores que NÃO conhece o público do autor, assim desaprova uma literatura, tanto que doutores lançaram seus produtos e serviços próprios com recordes de vendas.
Se eu tivesse visto seu vídeo antes, eu não teria cometido tantos pecados originais. Valeu a dica.
Muito obrigado.
Algumas dicas bem idiotas. Desde quando conversar com o editor é algo ruim? Você está lá no evento para ter uma ponte de contato mais facilitada entre você e a editora. Não é nada demais e eu adquiri bons contatos no meio conversando com editores, inclusive lancei meu primeiro livro assim.
Como faço pra dar like mil vezes? hahaha
Adorei o vídeo e as dicas são ótimas.
Muito bom, ótimas dicas. Obrigado
MUITO OBRIGADA PELAS DICAS!
Teve uma editora que falou que tinha 3 etapas para análise. E tinha que responder 1000 perguntas num formulário tb. Assim não dá. Descartei-a. Próxima!😊
UAU o melhor video que já vi na vida
Mano eu tenho uma dúvida, é obrigatório enviar o original na fonte "padrão" ou é só se a editora pedir?
Comprei "A origem das espécies" em volume único, numa banca de revista.
Olá, meu amigo. Obrigado pelas orientações. são muito válidas e orientadoras. Quero aproveitar para te convidar você para o coquetel de lançamento do meu livro UMA VALSA PARA LUIZA, no Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241, Centro-RJ-Cinelândia, no dia 13 de novembro/18, a partir das 18:00h. Ficarei muito feliz em participarcom você desse momento tão especial para mim e para quem ama a leitura e amúsica.
Em UMA VALSA PARA LUÍZA, você se emocionará com o amor de um jovem
violinista pela música clássica e sua obstinada luta para salvar da morte sua
amada de uma terrível tragédia que vitimou milhares de pessoas.
oiii Boa Noite!!!!! Me Ajuda com uma Dúvida!! Depois de Escrever, segundo Passo seria procurar uma Editora?? Posso enviar meu conteúdo no word??? A Editora que Corrije meus Erros de Escrita??? Obrigada grande beijos💋
Olá Juliana, Acabei um e-book que fala "Como escrevi e publiquei 3 livros em 100 dias. Contém ironia" onde passo muitas dicas para novos autores. Dá uma olhada na Amazon!
Parece que é gaucho tchê! kkkkkk, adorei o vídeo e as dicas
Adorei. Vídeo foi ótima as dicas...amei...
Tu sabe alguma editora que esteja recebendo hq autoral(estilo mangá leitura invertida)??
O que acontece se eu perguntei se a editora publicava, já que não tinhah nada no site, faz mais de um mês e nada nem de resposta, um link de critérios para submeter o original?
Guto, qual a frase está na sua camisa? Só consegui ver "Some Infinities". Onde você comprou?
Abraços!
Olá Jose! A frase é "some infinities are bigger than other infinities" do livro a culpa é das estrelas! Tem pra comprar na Chico Rei nesse link: chicorei.com/camiseta/a-culpa-e-das-estrelas-1225.html
Amanda Quaresma Oi Amanda, obrigado! Chico Rei fica na minha cidade mesmo, Juiz de Fora kkkk
Tira esse fundo musical, cara. Que péssimo gosto, não dá para ouvir o que você está falando.
concordo
Discordo, eu achei legal e tranquilo. Mas não estou aqui para criar uma discussão, cada um tem seu próprio pensamento e opinião.
Podia diminuir mais, ficar mais "camuflado".
Egon Werner concordo
Egon Werner da sim pra escutar cara
Curti isso ae. Super válido. Anotado.
preciso de uma ajudinha! vou digitalizar o livro do meu vizinho (ele não tem computador) e eu não sei qual seria a fonte e tamanho de letra ideal pra passar pro papel e enviar pra editora que ele procurar. alguém sabe?!
Olha, geralmente Times New Roman, tamanho 12. Ou Arial, mas a Times é muito mais pedida. Espero ter ajudado :)
obrigada, Claire! ajudou sim :D
quero video de etiqueta para vlogueiros aqui no canal
ai que fofo no final ele manda bjo....s2
Apesar de jovem, muito inteligente e coerente!
Me diga quanto a escrita despojada. Se em determinado momento preciso demonstrar despojamento e rir com o leitor. Não posso usar o "kkkk"?! Como materializo esse momento que pedia isso pra clarificar esse sentimento?!
Hoje ninguem precisa de editoras, basta voce escrever seu livro e vender na internet em varias plataformas gratis, basta apenas registrar sua obra e começar a vender, fujam de editoras !!!
Não sejamos tão radicais amigo rsrs. Existem autores que possuem muita qualidade literária e pouquíssimo networking e meios de divulgação. Para esse, uma editora tradicional pode ser o caminho para sua obra "aparecer", senão pode ficar escondida numa prateleira virtual. Mas concordo que o futuro será as plataformas de auto-publicação. Acabei um e-book que fala "Como escrevi e publiquei 3 livros em 100 dias. Contém ironia" onde passo muitas dicas para novos autores. Dá uma olhada na Amazon!
Ótimas dicas. Valeu.
Guto mandando no canal. Sdds Gabs*
6 e 7: Neil Gaiman ficou conhecido através do Alan Moore, que ele conheceu em um evento, foi depois disso que ele começou a escrever quadrinhos
Olá pessoal do Cabine Literária, ótimo vídeo, dicas muito importantes!
Poderiam me dar uma dica? Estou escrevendo um original que conta uma história de ficção. A história está tomando um tamanho grande e atualmente na metade da primeira parte da história já tenho pouco mais de 400 páginas (formato A5) escritas. Vocês acham que seria algo bom eu encontrar uma forma de dividir esta primeira parte em dois livros e buscar publica-lo, ou seria mais coerente eu terminar a história toda e depois de escrita, procurar lança-la (em vários livros ou não)?
Já me inscrevi no canal e acompanharei os vídeos!
Sou a pessoa perfeita para respondê-lo.
Você não pode dividir um livro pelo fato dele ser grande. Livros grandes são muito comuns e tão famosos quantos os pequenos. Sob a redoma por exemplo, possui mais de 300.000 palavras, mas é um dos mais vendidos e por um escritor famosíssimo.
Assim como os grandes, temos os pequenos, com uma escrita tão boa que nos faz pensar que é grande. Os livros de Pedro Bandeira, como exemplo, possuem cerca de 30.000 palavras e foram alvos de desejos de várias editoras.
Para dividir um livro em partes, tem que ter certeza do que quer para o final. Tem que ter ciência de que o novo final será algo que te faça pensar que sejá mesmo um final, como se já tivesse planejado antes. Mas se você sente que o final foi o que foi planejado anteriormente, não mude pelo simples fato de ser grande.
Para finalizar, sabias que os livros de Harry Potter possuem de 100.000 à quase 300.000 palavras? viu?
Muito obrigado +tulio pereira! =D
Gostei muito de você e do que disse. Bj
Eu estou escrevendo meu primeiro livro, mas tenho interesse em dividir a historia do meu livro em quatro edições. Então como vou enviar o primeiro livro sem mostra que a historia ainda não acabou?
Acaba a porra da historia, ninguém quer ler um livro sabendo que ainda vai ter que esperar mais três para ter uma boa historia.
Se você tem o plot das 4 edições pronto, certinho, sem entroncamentos ou buracos e terminou tudo ao menos do primeiro, acredito que se ficar bem elaborado e for um mega livro que prenda bem o leitor, talvez você consiga passar o primeiro....Mas creio que ouvirá muita reclamação, a não ser que faça um livro da quadrilogia meio que independente dos outros, seria sua melhor opção... :D
Boas dicas!
Olá pessoal, estive olhando o site, está muito carregado, não?!! Tem muita informação, eu me perdi tentando achar qual é o assunto principal da página. É só um comentário...
Na verdade publicar um livro hoje em dia é bem fácil, basta ter dinheiro. No entanto, distribuir e vender é que é difícil.
Se você acredita que o seu original é uma boa história, envia para uma editora e espera. (Devo avisar que você terá que pagar uma parte do gasto, então vai juntando um dinheiro, tipo três mil reais no mínimo...). É um investimento, se você acredita no seu talento para escrita, investe!
Na Amazon dá para publicar e vender ebook sem gastar um real...
Amanda Vieira
É verdade, Amanda, e até tenho contos publicados lá. Só que a Amazon não faz divulgação nenhuma, o autor tem que correr atrás. Aí você manda links para amigos e conhecidos, e a maioria deles sequer acessam. Vale lembrar que no Brasil Ebooks não são tão vendidos quanto em outros países.
Abraço.
Neilton Alves dos Santos
A Amazon faz divulgação sim, eu até recebo emails divulgando trabalhos de autores independentes. Só que é óbvio que eles só vão gastar o $$ deles promovendo trabalhos que já tem tração.
A venda de ebooks ainda é tímida aqui, mas acho tb que os autores indie daqui são muito devagar em relação a marketing digital., além de cobrar caro em relação a um ebook do exterior
Amanda, são cetenas de ebooks publicados. Quando acesso minha página lá, há um aviso de divulgar para pessoas - desde que eu pague.
Talvez você esteja seguindo o Amazon ou alguma coisa do tipo. Eu me referi a divulgação direta. Não será todos que lançarem um ebook que terão algum destaque.
Abraço.
+Neilton Alves dos Santos Realmente nao sei como se dá, mas sei que a Amazon, assim como Rbay entre outras gasta seu próprio $$ para promover produtos, desde que já tenham tração. É assim com livros e com qualquer outro produto TB. Qualquer marketplace de grande porte faz isso. Como tenho experiência em trade marketing, sei que isso é uma boa prática. O problema, como vc disse é que quem chegou do nada precisa pagar (ou investir muito tempo com marketing digital) para fazer a obra ganhar tração, aí o algoritmo acaba valorizando quem já vende bem... não sei se me expressão bem. Mas pode-se sim vender bem na Amazon sem gastar um real, conheço autores independentes que conseguem.
O PC Siqueira compra seguidores?
Amei o vídeo, Guto.Continue fazendo vídeos assim porque eu tenho certeza de que ajuda muita gente que está com dificuldades em seu primeiro livro.
Gente, o PC não compra seguidores. hauahauah. Eu falei isso no sentido de que ele é popzinho, e a pessoa que tem a "síndrome" também quer ser popzinho só que da maneira errada. =P
kkkkk Adorei você ♥️♥️♥️♥️
O Que Você quis Dizer Se a Editora Perguntar: Me Fale Sobre o Seu Livro ? Porque Eu Não Devo Falar ?
é...tbm fiquei curiosa...cm perder uma oportunidade dessas?
oi gente, estava vendo o video e o que ele fala é que vc só deve falar se a editora perguntar.
" a não ser que a editora fale: me fale sore seu livro. Não fale."
É bom ter cautela ao falar sobre o livro, como se fosse um mistério. Falar bastante sem falar o que não acha que pode.
Ótimas dicas!
Eu acho que faria um bom livro, mas não seria aceito por causa das regras rsrsrsrsrs
Pra mim o pior destes originais é o pavão...Sdds humildade :'(
Bem legal! Gostei!
Se você tirasse a música de fundo, seria bem melhor.
Muito bom o vídeo, só a parte de falar mal do PC, que desanimou um pouco, você tem muitos tipos de público e deve tomar cuidado ao citar famosos.
um show de obviedades imaturas.
Camisetas do Guto = DIVINAS
ótimas dics!!
Ótimo vídeo. Mas AI QUE AGONIA DESSAS LOMBADAS DE CABEÇA PRA BAIXO!!!!!!!!
notei agora pq pus em tela cheia pela 1° vez. Puta merda, meu metodismo está puchando os cabelos.
P.s. eu sei que não é da minha conta. Mas qual a necessidade disso? É serio. Tô curiosa. Tem um motivo? Por favor deem para o meu metodismo um motivo!
O Danilo disse em um outro vídeo, ele coloca alguns livros de cabeça pra baixo pra que todos os títulos fiquem virados pra direita, para serem lidos num só sentido e sem ter que virar a cabeça sempre.
Eu acho estranho, mas né...
Ju Lee em qual que ele disse isso??
Beatriz Ribas Eu vi no "Resumo do Mês de Julho" que eles publicaram depois de eu fazer a pergunta.
:)
Se eles falaram em outro, eu não lembro...
Valeu :D
Motivo: Converse com um psicólogo.
eu queria saber é como fazer uma fanfic fazer sucesso.
A única fanfic que fez realmente muito sucesso foi a porcaria do 50 tons...kkkk
Hermínio Neto é por que você nao le sites de fanfics, onde tem as mais lidas...
Se só são conhecidos em sites especializados, eu continuo certo :)
+Hermínio Neto After, um exemplo.
somos duas
Esse fundo mais alto que a sua voz ou misturado no volume da sua voz atrapalha bem... irrita e ñ dá para entender...
Kakakakakakakaka Vc é ótimo! É bem isso mesmo!
Você trabalha em editora?
Pra quem quer lançar um livro para pontuar em concurso, Mestrado, Doutorado o jeito é buscar o meio tradicional. O Clube de Autores não propícia isso.
Estou até com medo de passar na porta de uma editora, pelo que vi até agora, essas "editoras" parece o bicho papão dos escritores iniciantes. O que adianta uma formatação impecável se a história é uma bo***
gente, alguem de vcs pode me ajudar? é muito ruim ir no no -ultimo final de semana da bienal? eu só consigo ir no dia 30, e to com medo de já estar tudo esgotado.
Relaxa e aproveita, ainda vai ter bastante livro =D
brigada!!! espero que dê tudo certo, vai ser a primeira vez que vou e to com muita expectativa! vcs vão estar lá que dias?
Eu, todos. Na Gutenberg. =)
aaaah quero te conhecer!!! vc vai estar lá só às 14 como o Danilo ou o dia todo?
Fim de semana dia todo. Na semana após as 14 =D
Sim, mas e se o livro for uma saga e se deixa no final do original "uma deixa" para o segundo livro, já que se trata de uma saga.
O q vc me diz?
fecha um arco e deixa uma abertura pra continuação