O que ninguém está falando, é que o principal ponto que separa os dois, é a estrutura familiar. Enquanto um foi levado a trabalhar pelo pai aos 13 anos, o outro perdeu o pai no quarto ano do primário. Com apoio e união familiar, mesmo com uma origem pobre, as chances de se ascender economicamente são muito maiores do que a de uma pessoa sem estrutura familiar.
Sim, verdade mas o núcleo familiar para ascensão não é tão impactante quanto a educação. O nível de escolaridade é um dos principais fatores para a ascensão social. O problema é que no Brasil levam quase 9 gerações para ascender socialmente.
@@gustavobertoni1381mas pra ele ser herdeiro hoje um homem teve que ralar muito lá atrás... não assistiu o vídeo todo antes de comentar asneira ? Só existe uma maneira de ficar rico, que é trabalhando... Herança existe sim, mas foi as custas de gerações de trabalho árduo, vidas inteiras de trabalho pra chegar onde está, não há demérito nenhum em se herdar, muito pelo contrário!! O problema é que no Brasil o rico é vilão e todo mundo é coitadinho.
@@alecsander1able Porra graças a Deus eu não caio nesse papo de meritocracia. Amigão quem é rico de vdd é rico pq foi dono de escravo, e quem é bilionário só é bilionário por que explorou mão de obra até não poder mais. Ninguém que é rico de vdd trabalhou pra isso. Quem trabalha é quem ganha o salário de 1270.
@@dodragao6166 Grande bosta, não é mais que obrigação. Continuaram tendo uma vida de merda. Se tivessem roubado um rico, e não outro pobre, ao menos estariam promovendo a justiça social. Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão
A imortalidade esta aí! Só não vê quem não quer?! Buscar o melhor aqui nesta fração de tempo seria tolice, perto da eternidade! Isaías Cap. 9 | ARC 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
"Pegaram ela no mato. A minha avó. A india ficou como empregada dele". Essa história se repete por muitas famílias no Brasil. O estupro da mulher indígena foi uma das principais formas de colonização no Brasil. "India pega pelo laço" é uma expressão bastante comum que se ouve de mestiços mais velhos quando contam histórias dos passados de seus avós e bisavós.
@@fiamacristia4525 eu nem história tenho. Minha Vó tinha a mãe dela indígena, mas não sei mais detalhes. Recentemente fiz um exame de DNA pra tentar descobrir um pouco mais sobre minha ancestralidade.
O estupro e o nascimento de bastardos, infelizmente, fez parte do processo de dominação política de todos os povos da história. A longo prazo, esse triste acontecimento culmina na união territorial de um povo, segundo Oppenheimer.
Daí veio o coronavirus e viram que o dinheiro pode ser a diferença entre um bom hospital e continuar vivendo a vida ou morrer esperando leito disponível. Na vida real, seja qual for a situação, ela fica melhor com dinheiro. E é só ver a discrepância entre a expectativa de vida dos mais pobres e dos mais ricos que vão perceber que a morte aceita, na maioria das vezes, cartão de crédito pra deixar o cara aqui mais tempo sim...
@@allwhatilove914 Paulo Gustavo é um exemplo que contradiz a sua frase. Entendo o que você quer dizer, mas quando a morte realmente tá empenhada em fazer o seu papel, não há dinheiro que impeça isso.
@@_dxnnie_ Um caso muito específico esse do comediante. Um conhecido meu pegou covid e só está vivo hoje pq desembolsou mais de 40 mil reais em tratamento. Ele mesmo disse que se fosse esperar vaga tinha morrido.
Excelente reportagem, o abismo entre os dois é gritante e notorio, o Brasil é esse mar de desigualdades. Interessante notar a diferença da estrutura familiar, familia com estrutura e apoio financeiro, o individuo tem mais chances de prosperar
Apenas 40% dos bilionários do Brasil são herdeiros. Se for milionários provavelmente esse valor diminui para 10% ou 20%. É só pesquisar, tem fontes confiáveis no google
@riseunk0 é vdd. Pelo jusbrasil da 50%, para a forbes é menor (o número no caso). De qlq forma eu julgo ser uma taxa alta (levando em consideração os 50%) e eu sinceramente nn sei se para esses dados tem como vc oculta-los. Mesmo que nn seja uma herança de grande valor, muito desses bilionários vêm de boa família.
9 ปีที่แล้ว +273
Os dentes dos dois senhores denotam as diferenças entres eles. Isso é claro. Rubem Fonseca escreveria um baita conto a partir desse encontro.
@@progeneprogeneprogene4130 caramba, que horrorosa essa sua fala. Qual seria o problema se fosse nordestino? Nordestinos construíram esse país, desde Brasília, erguida pelo sangue, suor e sonhos de nordestinos esperançosos, até as cidades do Centro-Sul, que receberam fluxo de mão de obra barata principalmente na segunda metade do século passado. Esdrúxulo esse seu pensamento. Os dentes do senhor são fracos porque ao longo da vida ele muito provavelmente não teve acesso a tratamentos dentários apropriados, como os que espero que você tenha. Nem todos vivem em conforto.
É fácil dizer que não precisa de muito para ser feliz quando você tem onde morar, tem comida na mesa.... Agora experimenta deitar a cabeça no travesseiro de noite, escutar a barriga roncar e não saber se vai conseguir alimentar os filhos no outro dia
Sim , senão muitos ignorantes não entenderiam , se ele se mantivesse com a postura de uma pessoa bem sucedida... Sou pobre, bem pobre mas tem pessoas que me confundem com rico, e as vezes tenho de provar que sou pobre.. Chega a ser engraçado, contar meus problemas e manter uma postura baixa pra não parecer vulgar..😁
Sim, bem colocado @CristianeDamacena e o senhor rico ainda começa a copiar a linguagem corporal do senhor mais pobre a partir de 3:39. E ainda tenta achar pontos em comum, tipo ir pra casa de praia mas “tomar uma cervejinha que ngm é de ferro”. Pq será que ele teve essa conduta?
@@SerdepropositoVergonha. Rico evita pobre por saber que não existe nenhuma justiça nessa realidade. Mesmo as pouquíssimas pessoas que “conquistaram” riqueza sabem que a acumulação discrepante de riqueza não faz o menor sentido em meio à pobreza, desalento e fome. É injusto e desumano, nunca se justifica e causa vergonha.
Tenho uma escala própria de padrões de qualidade de vida,por questões sociais: Estado de guerra,traz a pior qualidade de vida para a pessoa. Depois vem os vícios em substancias e comportamento. Vida em estado de aprisionamento. Insegurança alimentar. Insegurança de moradia. Instabilidade de renda. Em todas essas questões,com excessão do estado de guerra,a famílía junto com o estado define a qualidade de vida do sujeito,parabéns à Folha e aos patrocinadores pela iniciativa.
@@egbertaldwin Concordo seria impossível todo mundo ser rico, mais isso não significa que vc pode mudar de classe social. E ter uma vida melhor. Como o comentário mesmo diz "Tende" não é uma regra.
Achei bonito o final. Enfim um tema os unifica: a morte. A única certeza da vida é a sua finitude, seja você classe A, E ou X. Parabéns pela reportagem!
Mas o túmulo de mármore do rico é mais bonito, a madeira do caixão brilhante, o cemitério é bem cuidado e bem localizado e a tanatospraxia mais estilosa. Nem na morte somos iguais.
É algo que parece reconfortante a ideia, e de fato, a morte acontece independente da classe social, porém não é que na morte somos iguais, pois todos ali deixaram de ser qualquer coisa. O que fica é o que fomos, e aí ocorreu a diferença. Essa diferença só deveria estar baseada em outros valores, que não o financeiro unicamente.
cara sempre noto que os idosos de classes diferentes tem diferença na saúde e vigor fisico: os que trabalham e são assalariados tem mais vigor e os que são empresários estão na maioria das vezes com sobrepeso e problemas no metabolismo. Enfim espero chegar aos 65 ainda fazendo exercícios independente de estar rico ou não. ótimo vídeo
Menos stress, melhores alimentos, menos preocupações financeiras, menos medo do futuro, bem estar emocional/mental/físico, assistência médica da melhor qualidade, planejamento familiar, pais/avos já bem de vida que passaram a condição adiante, etc..etc..etc.... Enfim, N razões
A morte, ao contrário do que muitos temem, é a única certeza que não se curva a caprichos ou influências. Ao longo da vida, nos aproximamos dela, não como inimiga, mas como uma irmã inevitável, que não faz promessas vazias nem barganha com o tempo. Sua bondade está na honestidade - ela não se vende, não se submete à corrupção e não toma parte nos jogos de poder. Chegar à morte é o fim de um caminho que, apesar das angústias e medos, revela a simplicidade daquilo que sempre foi: uma verdade imutável, justa e imparcial.
Influencia sim: diversas pessoas estavam próximas à morte e com tratamentos caros a evitaram. O contrário também: várias pessoas morreram porque não tiveram acesso à saúde de qualidade.
@@OArquiteto1 o cara pode viver 100, 200 anos por causa do dinheiro, pagando tratamentos, mas uma hora a morte vai chegar. A morte é algo inevitável e a única verdade que sabemos que vai acontecer para todos.
Pelo que eu entendi, ele não falou por um ponto de vista meritocrático. A "falta de vontade de fazer" é a dos que tem condição de ajudar mas não ajudam.
@@er7ckm47comn8 discordo. Você realmente acha que ambos tiveram as mesmas oportunidades? Eu tenho certeza que a educação que o rico teve foi muito melhor que do outro senhor
@@er7ckm47comn8 realmente, não o impede. Mas é injusto dizer que ambos tem as mesmas chances, fazem o mesmo esforço para conseguir "ganhar" na vida. Por exemplo, parece que o senhor da classe E se esforçou muito mais pra conseguir criar seus filhos e ter um trabalho, do que o senhor da Classe A, que já tinha tudo antes mesmo de nascer por causa da sua herança.
O interessante nessa parte foi ele não citar os motivos como fez o entrevistado 2 (talvez seja coisa da edição), mas tive a impressão que a felicidade dele estaria mais associada ao "conforto"
Eu tenho costume de cruzar braços e pernas, e sinceramente não associo isso à uma atitude defensiva. Sei que algumas pessoas que fazem leitura corporal consideram isso e sei que algumas pessoas agem assim na defensiva sem perceber ou ter essa noção, mas as vezes é só uma posição que a pessoa gosta. Eu acho elegante, tenho costume e sinceramente ficar numa única posição todo tempo é um saco, parece uma estatua, dói a coluna/perna. Já mudei pra essa postura só pra mudar mesmo, ajeitar coluna que doía, e tava super a vontade. Não dá pra dizer isso e aquilo de alguém e sua mente só com base no modo ue tava sentado, menos...
Isso se chama inteligência,não é desigualdade você não sabe o que eles fizeram com o dinheiro que eles arrecadaram durante a vida...um foi certo que manteve o império,o outro não sabemos poderia ter começado uma história linda para que seus netos e bisnetos fossem ricos tbm futuramente ...igual a família do Afif...
"É duro ver o povo sofrer, né?! Falta vontade de fazer...." - Afif "A morte é uma boa amiga, ela não se corrompe, não pega dinheiro pra deixar o cara mais tempo." - Sebastião
Meu patrão é um Libanês refugiado de guerra chegou ao Brasil com um paletó velho e uma mala com alguns trocados, hj é dono de um império ,não confunda inteligência com vitimismo... ha sobre o Afif os pais e avós teve que trabalhar duro para ele ter o que tem hoje ,isso se chama inteligência... Sem vitimismo por favor ...
@@TechTouchChannel eu só coloquei entre aspas o que cada um falou, a interpretação sobre vitimismo ficou por tua conta, assim como a questão de confundir alhos com bugalhos.
@@TechTouchChannel Rockfeller recolhia maçãs caídas nas feiras, fazia suco, engarrafada e revendia. Com o passar do tempo, melhorou a garrafa, melhorou o rótulo e foi aumentando sua margem de lucro. Após muito esforço e determinação, ele herdou a fortuna bilionária do seu avô e ficou bilionário.
Só quem é de classe baixa sabe que a maioria não consegue assenção financeira porque as oportunidades quase nunca chegam a classe menos favorecida, quando surge um emprego é para fachina, serviços gerais e etc, nunca dão uma oportunidade de trabalho mas leve para que a pessoa consiga estudar e trabalhar e futuramente atuar em uma profissão desejada, só quem é de classe baixa sabe que as oportunidades quase nunca aparecem...
Discordo acho que as pessoas não conseguem ver muito além de uma CLT falo isso pq muitos dos empresários famosos tanto do Brasil quanto do mundo já chegaram a trabalhar de graça pra alguém só pra aprender o ofício e hj tão muito bem de vida tipo aquele churrasqueiro do Instagram que tem o churrasco mais caro do mundo isso é pq ele não é o único tenho amigos e conhecidos que tbm tiveram acessão social não fse tornaram bilionários mas conseguiram fugir pra bem longe da realidade que tinham mas no início sempre eram visto como pessoas de desvantagem pelas avós e pelo pessoal mais velho pq não tinha CLT eles não reclamavam dele tá trabalhando mas sempre que surgia uma vaga CLT eles falavam pra esse conhecido fazer a entrevista msm ganhando 3x menos em algumas vagas enfim a oportunidade as vezes bate na sua porta mas as pessoas não enxergam pq tem a mesma visão que os avós e esse pessoal mais velho já que isso era coisa rara e bem vista a 50 70 anos atrás e hoje em dia já não vale a pena muita das vezes
@@JulioCesar-ig5gp Vei pra isso acontecer é um em um milhão que fracassaram. A maioria dos que ascenderam socialmente de forma gigantesca tiveram muita sorte. Mas quem só tem dinheiro pra comprar comida não consegue fundar porra nenhuma
@@jeffersonferreira5352 não meu amigo a culpa não é só da CLT mas temos que entender que os tempos mudaram a forma de ter dinheiro também antigamente era difícil alguém ter o ensino médio completo hj em dia qualquer um consegue tá tudo bem mais exigente não dá pra ser só mais um com o msm currículo de mais meio mundo sem se destacar em nada e esperar ter uma vida extremamente confortável pode viajar pra Paris 1 vez a cada 2 anos ou se aposentar com um salário integral sendo que temos cada vez menos pessoas pagando a previdência e mais pessoas recebendo a previdência acontece que se você só depender da CLT tu tw fudido pq a menos que sigamos o modelo de aposentadoria privada igual e o da Austrália nos estamos condenados a passar por isso
Parabéns por essa REFLEXÃO. Mais um motivo para uma RENDA MINIMA DESCENTE SUFICIENTE para todos possam passar por suas velhices, com os dentes e saúde sexual.
@@guilhermeotoni843 Que o dinheiro não é fundamental na construção da felicidade, sendo que o mesmo é mão de vaca pra caramba. Já fiz serviços para ricos e pobres e sei como é, geralmente o rico não se importa muito em pagar, já o pobre tem como o pagamento uma das suas prioridades.
Amo ouvir histórias, mas a humildade do mais rico é impressionante.. Pois a arrogância dos mais pobres sempre vai me impressionar, e galera tomem cuidado com as suas escolhas
Que arrogância do pobre? Só pq ele quis ter uma vida boa, com dinheiro, curtir a vida sem muito sofrimento..... Humildade do rico kkkkkkkkkkkkkkk queria ver ele viver com pouco dinheiro ou como o velho desse vídeo, não aguentaria 1 minuto.
pobre é arrogante porque acha que a sua existencia nao é digna porque acha que tem que ter dinheiro pra ser feliz e as vezes nao valoriza coisas simples. E rico tbm é arrogante mas por ser prepotente, dai fica a linha tênue e o que te faz ter um bem estar mental tbm e'sua percepção da realidade, mas ter bem estar mental sendo pobre nao conseguindo suprir as necessidades basicas de uma boa aliemtnaçaõ e horas de sono fica dificil por isso é mais facil ver um rico sendo """"""humilde"""""""" do que um pobre, basta o rico nao ser de má indole que tudo sopra a favor!
Interessante a reportagem. O senhor Luciano falou algo que me chamou a atenção: seu pai mesmo com uma condição financeira boa , desde jovem , o chamou para trabalhar. Com certeza , sem esse convite , ele poderia não estar nessa situação hoje . Já vi muitas histórias de pais , que com boa condição, deixam os filhos apenas usufruir e acaba não conhecendo o valor do dinheiro e perdem tudo .
Só por esse vídeo já percebi a diferença entre um e outro , enquanto pra um o foco é o trabalho o outro falou se tivesse dinheiro viveria cheio de mulher. Por aí a gente já ve o porque que tem gente q não consegue melhorar de vida
A ironia da falsa desvalorização do dinheiro de quem vive bem através dele, o cara rico falando que alguém pode ser feliz com 1 real, ou 1 milhão, sendo que viveu a vida inteira com 1 milhão
@@diegob9390 e como isso prova q quem tem 1 real não tb não tem depressão? como prova q quem vive na miséria é feliz? pobre também tem depressão, ansiedade, traumas, etc pobre também se mata. a diferença é q esse não tem condições de se tratar como os mais abastados, o pobre tem seu direito a saúde negado desde o berço.
@@duda.1441 Colega, se quiser você consegue ver felicidade no meio da miséria aqui no TH-cam mesmo. Não tem lógica uma pessoa rica falar sobre isso, realmente, mas é um assunto muito mais complexo do que esses papinhos bonitos do povo aqui.
@@ligadosamigosbotonistas-la4356 porque tudo aquilo que é dado, nao é devidamente cuidado e valorizado.. pobre quando ganha um cascalho, ja corre pra comprar Iphone, carro caro e festa regada a alcool e puta e logo volta a miseria, é um padrao facilmente encontrado, inclusive, tem materia de jornal descentralizado sobre a recusa por emprego formal por parte das pessoas que recebem subsidios estatais por conta do medo de perder o auxilio (de fato aconteceria), tem uma semana, da um google que acha..
..Infelizmente é preciso jogar com as regras do jogo, se a desigualdade toma atitudes extremas contra quem é pobre, o pobre deve tomar atitudes extremas contra a desigualdade: Estudar muito e trabalhar muito. Caso contrário a pessoa é engolida viva, dado que a vida não tem dó de ninguém, infelizmente..
Aleluia um comentário sensato em meio a tanta ignorância, geral comentando que ricos são previlegiados e que nasceram em berço de ouro, mas fica sempre aquela indagação... E os pais do rico? Eles também nasceram ricos? Vai chegar em um ponto da árvore genealógica onde um dos ancestrais do rico, não nasceu rico. Ou seja, ele trabalhou e enriqueceu com esforço e trabalho próprio. O pobre tende a se contentar com contas pagas e prazer momentâneo, deseja ser rico, mas se contenta com pouco. Eu *DUVIDO* que se uma família de 10 pobres não se reunissem e formassem um negócio juntos, eles não iriam pelo menos melhorar um pouquinho a condição de vida. Basta correr atrás, sempre tem uma chance, não estou dizendo que é fácil, mas sim que o caminho é igual à todos (isso se tu for honesto)
@@kazin2720 Um comentário fora da realidade, Até mesmo alguém com problemas mentais consegue entender que pessoas muito pobres e muito ricas vivem em mundos diferentes, e os ricos tem oportunidades que os pobres em toda sua vida jamais vão ter. São tratados mal, mal vistos e tem muito menos chance de subir na vida enquanto o rico tem tudo de bandeja, já tem todas as janelas de oportunidade do lado dele e consegue influênciar a vida de milhares.
Que legal! O trabalho honesto, seja ele qual for, dignifica o homem, ficar rico é outra história q envolve várias variantes, entre elas, muita, mais muita luta, persistência e inteligência.
"Meu pai me acordou nas férias com 13 anos e me mandou ir trabalhar" No livro do economista Piketty, ele fala que toda sociedade estruturalmente desigual precisa produzir as própria justificativas para a desigualdade, por mais brutal que seja, senão ela não se sustenta.
@Gabriel Andrade Foi no sentido de que o cara tem a necessidade de se justificar pra si próprio. O homem sabe que a equipe de filmagem pretende retratar a desigualdade social e também sabe que ele ocupa o topo dessa pirâmide. Provavelmente ele também sabe que há oportunidades desiguais e que grande parte do motivo dele ocupar esse topo se deve ao fato de já ter começado em uma parte bem elevada da pirâmide, mas na primeira oportunidade que ele tem ele conta essa história para justificar aos outros e também para si mesmo, de que ele está ali pelo próprio merecimento, de que ele mereceu estar ali.
Muita boa avaliação.... O que eu notei também e fator da erança cultural. Um já vem de uma família de sobrenome libanês/turco etc... E o outro vem de uma carga genética de índios com português.. Conclusão: A herança de saberes que foi transmitido tem uma importância real no desenvolvimento do ser humano.
Engraçado que o cara pobre tem 6 filhos e o rico 2 filhos, as vezes os mais pobres não tem consciência de classe e mesmo tendo filhos e sabendo das dificuldades em criar geram mais.
Consciência de classe, moça? Se a maior parte do país é feita de semianalfabetos, vc quer que o povão tenha consciência de alguma coisa?! Aí não dá né, a gente tem que sair da bolha...
Acho um absurdo isso, o camarada que não consegue nem se manter e fica enchendo a barriga da mulher de filho pra passar fome no mundo. Isso é pesado, mas é a realidade.
@@青い虎-v9v A superpopulação só interessa aos capitalistas que amam um exército de reserva. Já imaginou se tivessem promovido educação e planejamento familiar? E se tivesse proporcionado educação básica e superior para a população há 50 anos atrás?
"pegaram ela no mato" foi assim que ele começou contar a história dele. Já mostra muito da posição de vulnerabilidade e fragilidade que ele nasceu, cresceu e envelheceu. A vida é cruel com todos, mas com alguns, ela é muito mais...
@@tonywhiteB. Ele não disse que você vai viver com qualidade com 1 real, ele disse que você não precisa de muito, você precisa do suficiente pra viver com qualidade
Esse pobretão tem nem dinheiro pra remédio, e os filhos tudo ou é bandido ou é entregador de ifood pra nós que temos dinheiro pra pagar, chorem mais seus classe baixa 😂🎉
Todos falando que a morte vem pros dois. Mas näo se esqueçam, não é sobre isso. A morte certamente chega mais cedo praqueles que não tem acesso a um bom plano de saude desde jovem, e sem falar do bem estar. Nao tem como comparwr um idoso classe A de 70 e um de 70 da classe E. Definitivamente um tem conforto maior que o outro, ate no fim da vida.
Todos merecem ser feliz e ter uma vida digna. Me doi demais vê pessoas simples e bondosas em situações precárias só porque não tem a porra de um papel colorido que compra o que precisamos.
Sou do lado E e estou subindo. Uma coisa bem clara que tenho em mente é que o ser humano se limita pela sua própria natureza. Enquanto você estiver fazendo o seu trabalho, um rico jamais vai te criticar, porque quem tem um pensamento puro entende que tudo na vida é resultado do esforço. Se vejo alguém que herdou algo, percebo que está sendo honrado pelo trabalho dos seus antepassados. Quem veio de uma família pobre jamais conseguirá prosperar e deixar um neto herdeiro se continuar culpando os antepassados pelo fracasso atual. Minha dica é: honre seu pai e sua mãe, entenda que eles fizeram o melhor possível, e pense positivo. Deixe como herança na terra, pelo menos, uma casa para o seu neto. Que Deus te abençoe! Nunca abrace a fraqueza... Seja forte e corajoso!
Acredito que a desigualdade possui inúmeras consequências, no entanto a principal e a ausência ou precária educação. Em geral (não generalizando), quanto mais pobre menos educação (no sentido de informação), como conseguinte acarretando na falta de planejamento família. Logo, quanto menor a condição de vida maior o numero de filhos. Em suma, não devemos julgar o sucesso de uma pessoa em detrimento do sofrimento de outra, devemos olhar o sucesso de uns e nos inspirar para alcançarmos nossos objetivos.
Isso não me parece verdade. Há países como a Coreia do Sul em que a maioria dos habitantes possui uma boa formação educacional, chegando até mesmo faltar vagas devido a extensa concorrência... Entretanto, as desigualdades continuam latentes na sociedade coreana
minha vó teve 10 filhos, mas ela era do interior não tinha acesso a metodos preventivos e na época a ideia de todo mundo era ter muito filho e botar pra trabalhar na roça
A diferença entre ambos ficou bem clara no começo do vídeo: A avó do mais pobre foi vítima de estupr0. Cresceu praticamente sem pai que foi fruto dessa violência. O rico, o pai ensinou a trabalhar cedo. Um teve 2 filhos e pensou em trabalhar a vida toda. O outro fez 6 filhos pq só pensou em sexo e curtir a vida sem pensar no futuro. Está aí, todo o problema social do nosso país. Desculpe, se muitos pensam o contrário. Mas, cedo ou tarde a paternidade responsável tem que ser ensinada desde cedo, ou nunca se resolverá o problema da miséria, pobreza e desigualdade social no Brasil.
É incrível, mas o brasileiro comum não consegue avaliar, muito menos se indignar, com a GIGANTESCA distância, que há entre um rico e um pobre. Pobres no Brasil, define aquele que vive com um minimo do minimo.
prefiro ir pra mesma caixa como rei do que sofrer pra um caralho pra ter o minimo. o que comer todo mes... (o que acontece em boa parte das familias infelismente)
Assistindo esses depoimentos A diferença e a família Algumas largam seus filhos a própria sorte sem orientação Outras não Ensinam responsabilidade desde cedo Esses papos que criança não pode fazer isso ou aquilo e uma baita furada Criança tem que aprender as coisas da vida Óbvio que gradualmente Em relação a morte Óbvio todos vamos morrer um dia A diferença e o que se vive E isso que você leva consigo Para o pior ou o melhor Eu sempre aprendi que tudo vem com esforço de graça não vem nada E sou muito feliz Aprendi desde cedo e agradeço meus pais por tudo
Geralmente os ricos de classe A são privilegiados por ter pais e avós q eram ricos. Raro um de família muito pobre prosperar. Os dois trabalharam muito. Um teve sorte de ter nascido numa família rica e outro de família pobre.
Nem todas as pessoas tem um número na cabeça isso é desumano mais infelizmente um precisa do outro em quanto as pessoas não aprende o básico da sociedade elas vão continuar assim sem saber o qui fazer pra ajudar o próximo.
não acredito que eu vi uma matéria da folha de São Paulo e gostei. É incrível como eles aos poucos vão moldando uma linha de pensamento nas pessoas, são muito surtis
No mais, qualquer coisa que você consome molda sua linha de pensamento. É isso, ou você não consumiu de fato. Como ver um vídeo desses e não sair diferente?
A coisa é você ver conteúdos o suficiente pra conseguir discernir entre "certo" ou "errado". Temos de mostrar o socialismo/comunismo tanto quanto o capitalismo. Porque se eles forem ruins, todos tem que saber o quanto eles são.
A meritocracia de quem ja tinha avô rico. A melhor lembranca é do pai chutando ele rsrs. E mandando por terno . Do pobre era pra calcar o chinelo pra ir pra obra
Herdar riqueza é fácil ,quero ver subir do zero..... Sempre tem o bisavô/ vovô na herança. Só uma revolta do proletariado pra mudar essa desigualdade caso contrário, é um albergue que nos espera.
@@burguessafado7225 Rapaz,comunista,socialismo,capitalismo tudo é a mesma merda. O planeta está aí para ser desfrutado por todos e não por alguns que se acham dono dele. A riqueza material ou financeira só se consegue as custas da escravidão. A história do planeta não se vê sentado no sofá em frente a TV , se vê no que te rodeia.... A riqueza de alguns ,faz com que muitos morram de fome...
Depois de 9 anos o TH-cam me recomenda kk. Boa!
Dois.
3
4
5
6
O que ninguém está falando, é que o principal ponto que separa os dois, é a estrutura familiar. Enquanto um foi levado a trabalhar pelo pai aos 13 anos, o outro perdeu o pai no quarto ano do primário. Com apoio e união familiar, mesmo com uma origem pobre, as chances de se ascender economicamente são muito maiores do que a de uma pessoa sem estrutura familiar.
Sim, verdade mas o núcleo familiar para ascensão não é tão impactante quanto a educação. O nível de escolaridade é um dos principais fatores para a ascensão social. O problema é que no Brasil levam quase 9 gerações para ascender socialmente.
Pensei exatamente nisso.
O que separa os dois é que um é herdeiro ué.
@@gustavobertoni1381mas pra ele ser herdeiro hoje um homem teve que ralar muito lá atrás... não assistiu o vídeo todo antes de comentar asneira ? Só existe uma maneira de ficar rico, que é trabalhando... Herança existe sim, mas foi as custas de gerações de trabalho árduo, vidas inteiras de trabalho pra chegar onde está, não há demérito nenhum em se herdar, muito pelo contrário!! O problema é que no Brasil o rico é vilão e todo mundo é coitadinho.
@@alecsander1able Porra graças a Deus eu não caio nesse papo de meritocracia. Amigão quem é rico de vdd é rico pq foi dono de escravo, e quem é bilionário só é bilionário por que explorou mão de obra até não poder mais. Ninguém que é rico de vdd trabalhou pra isso. Quem trabalha é quem ganha o salário de 1270.
2:31 "nenhum dos meus filhos entrou no caminho errado"
Isso foi valorozo, mesmo na dificuldade não viu o crime como saída
E dá pra ver que ele falou isso com orgulhos dos filhos
Isso foi bonito
@@BrunoLopes-lv4kg E mesmo assim os filhos provavelmente continuaram pobres
@@gloomysunday8242 Pelo menos n fizeram um pobre mais pobre ainda
@@dodragao6166 Grande bosta, não é mais que obrigação. Continuaram tendo uma vida de merda. Se tivessem roubado um rico, e não outro pobre, ao menos estariam promovendo a justiça social. Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão
Toda vez que esse assunto entra em pauta alguém pobre solta essa de que "no final a morte chega para todos". O foda é que até lá, mano...
pois é cara, uns tem medo de morrer, outros tem medo de não viver...
O pior seria alguém encontrar a imortalidade....
Kkkkk
a única justiça que tem
A imortalidade esta aí! Só não vê quem não quer?! Buscar o melhor aqui nesta fração de tempo seria tolice, perto da eternidade!
Isaías Cap. 9 | ARC
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
*_Acho uma riqueza enorme sentar com alguém e ouvir sua história, seus erros e acertos, alegrias e arrependimentos, sonhos e etc_*
"Pegaram ela no mato. A minha avó. A india ficou como empregada dele". Essa história se repete por muitas famílias no Brasil. O estupro da mulher indígena foi uma das principais formas de colonização no Brasil. "India pega pelo laço" é uma expressão bastante comum que se ouve de mestiços mais velhos quando contam histórias dos passados de seus avós e bisavós.
os Áfricanos também aconteceram isso
Minha avó também foi pega no mato com 7 anos de idade foi criada pelo dono da fazenda que já encontrou
@@fiamacristia4525 coitada
@@fiamacristia4525 eu nem história tenho. Minha Vó tinha a mãe dela indígena, mas não sei mais detalhes. Recentemente fiz um exame de DNA pra tentar descobrir um pouco mais sobre minha ancestralidade.
O estupro e o nascimento de bastardos, infelizmente, fez parte do processo de dominação política de todos os povos da história. A longo prazo, esse triste acontecimento culmina na união territorial de um povo, segundo Oppenheimer.
A vida do pobre no Brasil é muito triste e feia. É uma vida marcada de muitos sofrimentos, privações e humilaçoes.....
A vida do pobre é triste e feia em qualquer lugar
Fodac!
Cada um merece oq tem! Ninguém pediu pra nascer rico
@@babyblue9396 Não, pobre em alguns países é classe média aqui no Brasil.
São os famosos excluídos que o Lula tanto fala e falou. Mas a geração mimimi não tem nem ideia do que foi e do que é ser excluído.
Quando o cara coloca o casaco apoiado assim nos ombros vc já sabe que é milionário kkk
😹😹😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣 vdd
😂😂😂😂
Kkkkkkk verdade
Já fiz várias vezes mesmo com o saldo negativo no banco pra fingir que era rico kkkkkk
Boa, parece que todos jogam golfe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk😂😂😂
o SR da "classe E" é o mesmo que escutar o meu avô falando, é impressionante
"a morte não pega dinheiro para deixar o cara mais tempo"
caralho que frase foda
Daí veio o coronavirus e viram que o dinheiro pode ser a diferença entre um bom hospital e continuar vivendo a vida ou morrer esperando leito disponível. Na vida real, seja qual for a situação, ela fica melhor com dinheiro. E é só ver a discrepância entre a expectativa de vida dos mais pobres e dos mais ricos que vão perceber que a morte aceita, na maioria das vezes, cartão de crédito pra deixar o cara aqui mais tempo sim...
@@allwhatilove914 Vimos esses dias o comediante que tinha o melhor tratamento que o dinheiro podia comprar e morreu, assim como vários no mundo.
@@allwhatilove914 Paulo Gustavo é um exemplo que contradiz a sua frase. Entendo o que você quer dizer, mas quando a morte realmente tá empenhada em fazer o seu papel, não há dinheiro que impeça isso.
@@_dxnnie_ Um caso muito específico esse do comediante.
Um conhecido meu pegou covid e só está vivo hoje pq desembolsou mais de 40 mil reais em tratamento. Ele mesmo disse que se fosse esperar vaga tinha morrido.
@@allwhatilove914 vimos que a maioria das pessoas estão em hospitais públicos. Se não fosse por eles, a tragédia seria ainda Maior.
Excelente reportagem, o abismo entre os dois é gritante e notorio, o Brasil é esse mar de desigualdades. Interessante notar a diferença da estrutura familiar, familia com estrutura e apoio financeiro, o individuo tem mais chances de prosperar
Mar não, é um oceano gigantesco!
Façam um video novo desse tipo só que com jovens por favor! Um jovem da classe A e outro da E.
UP
Concordo, com outras classes sociais e gêneros também. 😊
Up
Da classe A está em outro país fazendo intercambio da mais trabalho
😅😅
@@이한울-o8rclasse é são famílias com renda familiar acima de 20 mim reais... sou de classe A e nunca fiz intercâmbio
"Não sou feliz na parte financeira" Estamos juntos Sebastião 😂
kkkkk né
Kkkkkk
Como vc vê,a hierarquia da familia,riqueza é construída geração após geração.
Apenas 40% dos bilionários do Brasil são herdeiros. Se for milionários provavelmente esse valor diminui para 10% ou 20%. É só pesquisar, tem fontes confiáveis no google
@@riseunk0 quais as fontes q vc viu?
@@pkaua05 Tinha pego do Uol, mas tem da Forbes e Jusbrasil que diz que é 50%
@riseunk0 pdp, vou dar uma olhada. Obrigado pela info
@riseunk0 é vdd. Pelo jusbrasil da 50%, para a forbes é menor (o número no caso). De qlq forma eu julgo ser uma taxa alta (levando em consideração os 50%) e eu sinceramente nn sei se para esses dados tem como vc oculta-los. Mesmo que nn seja uma herança de grande valor, muito desses bilionários vêm de boa família.
Os dentes dos dois senhores denotam as diferenças entres eles. Isso é claro. Rubem Fonseca escreveria um baita conto a partir desse encontro.
Mais um Petista falando merda, quando é assim deve ser nordestino igual o senhor dos dentes fracos da reportagem
@@progeneprogeneprogene4130 o que você tem contra nordestino?
@@progeneprogeneprogene4130 caramba, que horrorosa essa sua fala. Qual seria o problema se fosse nordestino? Nordestinos construíram esse país, desde Brasília, erguida pelo sangue, suor e sonhos de nordestinos esperançosos, até as cidades do Centro-Sul, que receberam fluxo de mão de obra barata principalmente na segunda metade do século passado. Esdrúxulo esse seu pensamento. Os dentes do senhor são fracos porque ao longo da vida ele muito provavelmente não teve acesso a tratamentos dentários apropriados, como os que espero que você tenha. Nem todos vivem em conforto.
Sua colocação foi ótima. Quando a gente expõe nosso pensamento na internet sempre aparecem idiotas pra comentar. Abraço.
@@Aleatorio-pw3xf \0/
É fácil dizer que não precisa de muito para ser feliz quando você tem onde morar, tem comida na mesa....
Agora experimenta deitar a cabeça no travesseiro de noite, escutar a barriga roncar e não saber se vai conseguir alimentar os filhos no outro dia
A mudança na postura do rico diante do pobre é notável. O cara tirou a pose
Sim , senão muitos ignorantes não entenderiam , se ele se mantivesse com a postura de uma pessoa bem sucedida...
Sou pobre, bem pobre mas tem pessoas que me confundem com rico, e as vezes tenho de provar que sou pobre..
Chega a ser engraçado, contar meus problemas e manter uma postura baixa pra não parecer vulgar..😁
Sim, bem colocado @CristianeDamacena e o senhor rico ainda começa a copiar a linguagem corporal do senhor mais pobre a partir de 3:39. E ainda tenta achar pontos em comum, tipo ir pra casa de praia mas “tomar uma cervejinha que ngm é de ferro”. Pq será que ele teve essa conduta?
@@Serdeproposito Rapport
Vdd, onde que esse senhor rico vai tomar cervejinha? No mínimo um vinho 40 anos de luxo
@@SerdepropositoVergonha. Rico evita pobre por saber que não existe nenhuma justiça nessa realidade. Mesmo as pouquíssimas pessoas que “conquistaram” riqueza sabem que a acumulação discrepante de riqueza não faz o menor sentido em meio à pobreza, desalento e fome. É injusto e desumano, nunca se justifica e causa vergonha.
Tenho uma escala própria de padrões de qualidade de vida,por questões sociais:
Estado de guerra,traz a pior qualidade de vida para a pessoa.
Depois vem os vícios em substancias e comportamento.
Vida em estado de aprisionamento.
Insegurança alimentar.
Insegurança de moradia.
Instabilidade de renda.
Em todas essas questões,com excessão do estado de guerra,a famílía junto com o estado define a qualidade de vida do sujeito,parabéns à Folha e aos patrocinadores pela iniciativa.
A regra é essa quem nasce de berço pobre tende a continuar pobre
Quase sempre
Depende o rico pode ficar pobre e pobre pode ficar rico.
@@diegoteixeira2003 Isso quase nunca ocorre
@@egbertaldwin Concordo seria impossível todo mundo ser rico, mais isso não significa que vc pode mudar de classe social. E ter uma vida melhor.
Como o comentário mesmo diz "Tende" não é uma regra.
@@egbertaldwin ta ligado ue a quatidade de ricos que ficam pobre ridicula de grande ne
Achei bonito o final. Enfim um tema os unifica: a morte. A única certeza da vida é a sua finitude, seja você classe A, E ou X. Parabéns pela reportagem!
Mas o túmulo de mármore do rico é mais bonito, a madeira do caixão brilhante, o cemitério é bem cuidado e bem localizado e a tanatospraxia mais estilosa. Nem na morte somos iguais.
Os cientistas estão querendo prolongar nossa vida saudável, de preferência indefinidamente
É algo que parece reconfortante a ideia, e de fato, a morte acontece independente da classe social, porém não é que na morte somos iguais, pois todos ali deixaram de ser qualquer coisa. O que fica é o que fomos, e aí ocorreu a diferença. Essa diferença só deveria estar baseada em outros valores, que não o financeiro unicamente.
cara sempre noto que os idosos de classes diferentes tem diferença na saúde e vigor fisico: os que trabalham e são assalariados tem mais vigor e os que são empresários estão na maioria das vezes com sobrepeso e problemas no metabolismo. Enfim espero chegar aos 65 ainda fazendo exercícios independente de estar rico ou não. ótimo vídeo
Os idosos trabalhadores assalariados têm força, mas vivem menos.
Menos stress, melhores alimentos, menos preocupações financeiras, menos medo do futuro, bem estar emocional/mental/físico, assistência médica da melhor qualidade, planejamento familiar, pais/avos já bem de vida que passaram a condição adiante, etc..etc..etc.... Enfim, N razões
Fale isso pro meu pai então bico de papagaio, descate na coluna, fica romantisando pobresa tmnc
Tá vendo errado, então. A realidade é o contrário. Quando o pobre adoece ele vai num declínio muito rápido
@@estudantessExatamente
A morte, ao contrário do que muitos temem, é a única certeza que não se curva a caprichos ou influências. Ao longo da vida, nos aproximamos dela, não como inimiga, mas como uma irmã inevitável, que não faz promessas vazias nem barganha com o tempo. Sua bondade está na honestidade - ela não se vende, não se submete à corrupção e não toma parte nos jogos de poder. Chegar à morte é o fim de um caminho que, apesar das angústias e medos, revela a simplicidade daquilo que sempre foi: uma verdade imutável, justa e imparcial.
Influencia sim: diversas pessoas estavam próximas à morte e com tratamentos caros a evitaram. O contrário também: várias pessoas morreram porque não tiveram acesso à saúde de qualidade.
@@OArquiteto1 Sim, mas no fim, ninguém é imortal, foi isso que o colega quis dizer
@@komito1853 Apesar de ninguém ser imortal, a morte continua sendo influenciável.
@@OArquiteto1 É, mas no fim todos nós vamos morrer amigo, ninguém escapa dela
@@OArquiteto1 o cara pode viver 100, 200 anos por causa do dinheiro, pagando tratamentos, mas uma hora a morte vai chegar. A morte é algo inevitável e a única verdade que sabemos que vai acontecer para todos.
esse final foi forte: a morte não aceita dinheiro pro cara viver mais tempo!
O Brasil é cheio de desigualdades.
É triste demais ver que além de toda essa desigualdade, os mais ricos ainda acham que ter dinheiro é só questão de querer, puro mérito
Pelo que eu entendi, ele não falou por um ponto de vista meritocrático. A "falta de vontade de fazer" é a dos que tem condição de ajudar mas não ajudam.
Mas é, o cara "rico" tá certo.
@@er7ckm47comn8 discordo. Você realmente acha que ambos tiveram as mesmas oportunidades? Eu tenho certeza que a educação que o rico teve foi muito melhor que do outro senhor
@@rafaelasantanna9651 Idai? Não é pq o rico tem mais oportunidades do que o pobre, que isso impede do pobre se tornar rico.
@@er7ckm47comn8 realmente, não o impede. Mas é injusto dizer que ambos tem as mesmas chances, fazem o mesmo esforço para conseguir "ganhar" na vida. Por exemplo, parece que o senhor da classe E se esforçou muito mais pra conseguir criar seus filhos e ter um trabalho, do que o senhor da Classe A, que já tinha tudo antes mesmo de nascer por causa da sua herança.
Quando questionado se é feliz, com os braços cruzados ele cruza as pernas, defensiva ao extremo, já o outro relaxado e à vontade...
O interessante nessa parte foi ele não citar os motivos como fez o entrevistado 2 (talvez seja coisa da edição), mas tive a impressão que a felicidade dele estaria mais associada ao "conforto"
Eu tenho costume de cruzar braços e pernas, e sinceramente não associo isso à uma atitude defensiva. Sei que algumas pessoas que fazem leitura corporal consideram isso e sei que algumas pessoas agem assim na defensiva sem perceber ou ter essa noção, mas as vezes é só uma posição que a pessoa gosta. Eu acho elegante, tenho costume e sinceramente ficar numa única posição todo tempo é um saco, parece uma estatua, dói a coluna/perna. Já mudei pra essa postura só pra mudar mesmo, ajeitar coluna que doía, e tava super a vontade. Não dá pra dizer isso e aquilo de alguém e sua mente só com base no modo ue tava sentado, menos...
A desigualdade é gritante
Só trabalhar e empreender bando de vagabundo
Muito triste a realidade brasileira de desigualdade social em que somos um dos piores do mundo
é pq VC não viu na África
Isso se chama inteligência,não é desigualdade você não sabe o que eles fizeram com o dinheiro que eles arrecadaram durante a vida...um foi certo que manteve o império,o outro não sabemos poderia ter começado uma história linda para que seus netos e bisnetos fossem ricos tbm futuramente ...igual a família do Afif...
@@TechTouchChannel cala boca ,VC não sabe de nada
@@TechTouchChannel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só rindo.
Tem a Índia também
Então não foi só pra mim que o youtube recomendou esse vídeo antigo
Tá aparecendo pra todo mundo.
2:43 eu concordo, a pessoa que está morrendo de fome, frio e dor é tão feliz quanto a uma pessoa saciada, saudável e bem
Um neto de empresário, outro de escrava. E dizem que são todos iguais, é só querer que você consegue. Confia.
Minha avó foi mãe solteira de 7 filhos, minha mãe passou num concurso de caixa de banco (profissão boa para época)... Hoje sou médico !!!
"É duro ver o povo sofrer, né?! Falta vontade de fazer...."
- Afif
"A morte é uma boa amiga, ela não se corrompe, não pega dinheiro pra deixar o cara mais tempo."
- Sebastião
Meu patrão é um Libanês refugiado de guerra chegou ao Brasil com um paletó velho e uma mala com alguns trocados, hj é dono de um império ,não confunda inteligência com vitimismo... ha sobre o Afif os pais e avós teve que trabalhar duro para ele ter o que tem hoje ,isso se chama inteligência... Sem vitimismo por favor ...
@@TechTouchChannel eu só coloquei entre aspas o que cada um falou, a interpretação sobre vitimismo ficou por tua conta, assim como a questão de confundir alhos com bugalhos.
@@TechTouchChannel se vc trabalhar muito se dedicar todos os dias qm sabe um dia seu patrão compre mais uma Ferrari
@@TechTouchChannel Rockfeller recolhia maçãs caídas nas feiras, fazia suco, engarrafada e revendia. Com o passar do tempo, melhorou a garrafa, melhorou o rótulo e foi aumentando sua margem de lucro. Após muito esforço e determinação, ele herdou a fortuna bilionária do seu avô e ficou bilionário.
@@pacman-- KKKKKKKKKKk
Só quem é de classe baixa sabe que a maioria não consegue assenção financeira porque as oportunidades quase nunca chegam a classe menos favorecida, quando surge um emprego é para fachina, serviços gerais e etc, nunca dão uma oportunidade de trabalho mas leve para que a pessoa consiga estudar e trabalhar e futuramente atuar em uma profissão desejada, só quem é de classe baixa sabe que as oportunidades quase nunca aparecem...
Discordo acho que as pessoas não conseguem ver muito além de uma CLT falo isso pq muitos dos empresários famosos tanto do Brasil quanto do mundo já chegaram a trabalhar de graça pra alguém só pra aprender o ofício e hj tão muito bem de vida tipo aquele churrasqueiro do Instagram que tem o churrasco mais caro do mundo isso é pq ele não é o único tenho amigos e conhecidos que tbm tiveram acessão social não fse tornaram bilionários mas conseguiram fugir pra bem longe da realidade que tinham mas no início sempre eram visto como pessoas de desvantagem pelas avós e pelo pessoal mais velho pq não tinha CLT eles não reclamavam dele tá trabalhando mas sempre que surgia uma vaga CLT eles falavam pra esse conhecido fazer a entrevista msm ganhando 3x menos em algumas vagas enfim a oportunidade as vezes bate na sua porta mas as pessoas não enxergam pq tem a mesma visão que os avós e esse pessoal mais velho já que isso era coisa rara e bem vista a 50 70 anos atrás e hoje em dia já não vale a pena muita das vezes
@@JulioCesar-ig5gp Vei pra isso acontecer é um em um milhão que fracassaram. A maioria dos que ascenderam socialmente de forma gigantesca tiveram muita sorte. Mas quem só tem dinheiro pra comprar comida não consegue fundar porra nenhuma
@@JulioCesar-ig5gp Então a culpa é da clt?
@@JulioCesar-ig5gp pela lógica sua, então a culpa é da CLT... Aff, classe média metida a rica me dá nojo
@@jeffersonferreira5352 não meu amigo a culpa não é só da CLT mas temos que entender que os tempos mudaram a forma de ter dinheiro também antigamente era difícil alguém ter o ensino médio completo hj em dia qualquer um consegue tá tudo bem mais exigente não dá pra ser só mais um com o msm currículo de mais meio mundo sem se destacar em nada e esperar ter uma vida extremamente confortável pode viajar pra Paris 1 vez a cada 2 anos ou se aposentar com um salário integral sendo que temos cada vez menos pessoas pagando a previdência e mais pessoas recebendo a previdência acontece que se você só depender da CLT tu tw fudido pq a menos que sigamos o modelo de aposentadoria privada igual e o da Austrália nos estamos condenados a passar por isso
Parabéns por essa REFLEXÃO.
Mais um motivo para uma RENDA MINIMA DESCENTE SUFICIENTE para todos possam passar por suas velhices, com os dentes e saúde sexual.
Incrível como sempre pagamos pelo passado dos nossos antepassados... Independentemente de classe social...
Esse vídeo foi um soco no estômago meu deus do céu, que mundo infeliz e injusto.
kkkkkk, tu é aleijada?
@@erickdoulass não, ela só e hipócrita como muito aqui na rede social
Quando o cara é rico, monte de hipocrisia passa na cabeça dele. Quando outro cara é pobre, o sonho é ostentar. Não sei o que é pior.
Qual a hipocrisia dos ricos?
Falar coisas bonitas e viver como demônio.
@@guilhermeotoni843 Que o dinheiro não é fundamental na construção da felicidade, sendo que o mesmo é mão de vaca pra caramba. Já fiz serviços para ricos e pobres e sei como é, geralmente o rico não se importa muito em pagar, já o pobre tem como o pagamento uma das suas prioridades.
Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. - Paulo Freire.
@@gustavobertoni1381ele é (pobre de direita), que se acha se acha superior por causa do sobrenome Bolsonaro, do Vale do Ribeira.
Amo ouvir histórias, mas a humildade do mais rico é impressionante.. Pois a arrogância dos mais pobres sempre vai me impressionar, e galera tomem cuidado com as suas escolhas
Que arrogância do pobre? Só pq ele quis ter uma vida boa, com dinheiro, curtir a vida sem muito sofrimento..... Humildade do rico kkkkkkkkkkkkkkk queria ver ele viver com pouco dinheiro ou como o velho desse vídeo, não aguentaria 1 minuto.
@@evertom9925 Cara, a mulher não está falando do idoso pobre, está falando de como algumas pessoas pobres conseguem ser arrogantes mesmo sendo pobres.
@@evertom9925 QI 29 DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO....
Tá de olho na grana do veio né viralata
pobre é arrogante porque acha que a sua existencia nao é digna porque acha que tem que ter dinheiro pra ser feliz e as vezes nao valoriza coisas simples. E rico tbm é arrogante mas por ser prepotente, dai fica a linha tênue e o que te faz ter um bem estar mental tbm e'sua percepção da realidade, mas ter bem estar mental sendo pobre nao conseguindo suprir as necessidades basicas de uma boa aliemtnaçaõ e horas de sono fica dificil por isso é mais facil ver um rico sendo """"""humilde"""""""" do que um pobre, basta o rico nao ser de má indole que tudo sopra a favor!
É sempre esse papo do rico falando que pobre não tem vontade, fácil falar isso quando foi o papai ou avó que deixou herança.
Miguel Caceres E os que não tiveram herança? 😁
Os que não tiveram heranças continuam pobres, com raríssimas exceções.
@@nelsonramos5651 Exato
Pobre so reclama e n faz nada
pobre pode sair da pobreza mas a pobreza não sai dele.
Interessante a reportagem. O senhor Luciano falou algo que me chamou a atenção: seu pai mesmo com uma condição financeira boa , desde jovem , o chamou para trabalhar. Com certeza , sem esse convite , ele poderia não estar nessa situação hoje . Já vi muitas histórias de pais , que com boa condição, deixam os filhos apenas usufruir e acaba não conhecendo o valor do dinheiro e perdem tudo .
Só por esse vídeo já percebi a diferença entre um e outro , enquanto pra um o foco é o trabalho o outro falou se tivesse dinheiro viveria cheio de mulher. Por aí a gente já ve o porque que tem gente q não consegue melhorar de vida
É pq nunca teve dinheiro pra ostentar pra mulherada. Pode ter certeza que o Afif jovem era um playboy com um monte de mulher em volta dele.
o rico tem 2 filhos, já o pobre 6 filhos ai realmente é complicado
Boa matéria, desejo bons estudos e oportunidades na vida de cada um!!
A morte é a única coisa justa que nos "ainda" temos.
Ainda bem
O tempo também. Passa para todos sem exceção alguma.
Tendo dinheiro ou não, a morte nos aguarda...
Espera só os ricos criarem uma forma de burlar a morte kkkkk
@@JuannGabrieell se nem rei salomão escapou da morte imagina meros mortais Kkkk
Uma reportagem de 4m30s... e só 50s sao os dois realmente trocando ideias
estamos no País mais desigual do mundo
Não não estamos
O país mais desigual do mundo se chama Índia
Acho que o TH-cam tava esperando eu ficar um pouco crescidinho pra me recomendar isso
Resumo: Boa parte da sua vida vai ser decidida com base na sua estrutura familiar, mentores…
E vidao hein , herdou a empresa do avô, vida sorriu pra esse senhor
A ironia da falsa desvalorização do dinheiro de quem vive bem através dele, o cara rico falando que alguém pode ser feliz com 1 real, ou 1 milhão, sendo que viveu a vida inteira com 1 milhão
Isso se chama hipocrisia.
E os milhares de casos de depressão e até suicídio entre milionários?
@@diegob9390 e como isso prova q quem tem 1 real não tb não tem depressão? como prova q quem vive na miséria é feliz? pobre também tem depressão, ansiedade, traumas, etc pobre também se mata. a diferença é q esse não tem condições de se tratar como os mais abastados, o pobre tem seu direito a saúde negado desde o berço.
@@duda.1441 Colega, se quiser você consegue ver felicidade no meio da miséria aqui no TH-cam mesmo. Não tem lógica uma pessoa rica falar sobre isso, realmente, mas é um assunto muito mais complexo do que esses papinhos bonitos do povo aqui.
E o cara que tem 1 real tbm falou que é feliz. Tu é fiscal de felicidade agora? kk
Privilégios.
Choro é livre 😭😭🤮
“Não precisa de muito pra viver não” disse ele dentro de sua mansão.
Mas é a perspectiva dele. Nem tem como julgar.
Isso se chama desapego 🙄
exatamente
Pensei a msm coisa. Pq ele então vive com 10% da sua riqueza e ajuda 9 famílias com os outros 90%?
@@ligadosamigosbotonistas-la4356 porque tudo aquilo que é dado, nao é devidamente cuidado e valorizado.. pobre quando ganha um cascalho, ja corre pra comprar Iphone, carro caro e festa regada a alcool e puta e logo volta a miseria, é um padrao facilmente encontrado, inclusive, tem materia de jornal descentralizado sobre a recusa por emprego formal por parte das pessoas que recebem subsidios estatais por conta do medo de perder o auxilio (de fato aconteceria), tem uma semana, da um google que acha..
..Infelizmente é preciso jogar com as regras do jogo, se a desigualdade toma atitudes extremas contra quem é pobre, o pobre deve tomar atitudes extremas contra a desigualdade: Estudar muito e trabalhar muito. Caso contrário a pessoa é engolida viva, dado que a vida não tem dó de ninguém, infelizmente..
Sim, o pobre tem que se esforçar o dobro. Muitos não entendem que para um pobre chegar na classe média é muito difícil.
@@pickles487 se duvidar, tem que se esforçar mais que o dobro.
Aleluia um comentário sensato em meio a tanta ignorância, geral comentando que ricos são previlegiados e que nasceram em berço de ouro, mas fica sempre aquela indagação... E os pais do rico? Eles também nasceram ricos? Vai chegar em um ponto da árvore genealógica onde um dos ancestrais do rico, não nasceu rico. Ou seja, ele trabalhou e enriqueceu com esforço e trabalho próprio. O pobre tende a se contentar com contas pagas e prazer momentâneo, deseja ser rico, mas se contenta com pouco. Eu *DUVIDO* que se uma família de 10 pobres não se reunissem e formassem um negócio juntos, eles não iriam pelo menos melhorar um pouquinho a condição de vida. Basta correr atrás, sempre tem uma chance, não estou dizendo que é fácil, mas sim que o caminho é igual à todos (isso se tu for honesto)
@@kazin2720 Isto não vai acontecer porque a família de 10 pobres quer é um passar por cima do outro, e não se ajudar em nada
@@kazin2720 Um comentário fora da realidade, Até mesmo alguém com problemas mentais consegue entender que pessoas muito pobres e muito ricas vivem em mundos diferentes, e os ricos tem oportunidades que os pobres em toda sua vida jamais vão ter. São tratados mal, mal vistos e tem muito menos chance de subir na vida enquanto o rico tem tudo de bandeja, já tem todas as janelas de oportunidade do lado dele e consegue influênciar a vida de milhares.
Depois de 10 anos veio aparecer pra mim 😹
Que legal!
O trabalho honesto, seja ele qual for, dignifica o homem, ficar rico é outra história q envolve várias variantes, entre elas, muita, mais muita luta, persistência e inteligência.
Essa é uma mentira que foi contada tantas vezes.... O trabalho não dignifica ninguém se não houveram as condições adequadas e remuneração adequada.
"Meu pai me acordou nas férias com 13 anos e me mandou ir trabalhar" No livro do economista Piketty, ele fala que toda sociedade estruturalmente desigual precisa produzir as própria justificativas para a desigualdade, por mais brutal que seja, senão ela não se sustenta.
@Gabriel Andrade Foi no sentido de que o cara tem a necessidade de se justificar pra si próprio. O homem sabe que a equipe de filmagem pretende retratar a desigualdade social e também sabe que ele ocupa o topo dessa pirâmide. Provavelmente ele também sabe que há oportunidades desiguais e que grande parte do motivo dele ocupar esse topo se deve ao fato de já ter começado em uma parte bem elevada da pirâmide, mas na primeira oportunidade que ele tem ele conta essa história para justificar aos outros e também para si mesmo, de que ele está ali pelo próprio merecimento, de que ele mereceu estar ali.
Muita boa avaliação....
O que eu notei também e fator da erança cultural.
Um já vem de uma família de sobrenome libanês/turco etc...
E o outro vem de uma carga genética de índios com português..
Conclusão:
A herança de saberes que foi transmitido tem uma importância real no desenvolvimento do ser humano.
Olha isso é bem bacana, mostrar as grandes diferenças que temos no nossa país , o abismo é gigantesco!
Eu entendi perfeitamente o que ele falou, não precisava de legenda....
Que vídeo bom que o TH-cam me recomendou hoje, porque é uma reflexão muito boa e realista.
Engraçado que o cara pobre tem 6 filhos e o rico 2 filhos, as vezes os mais pobres não tem consciência de classe e mesmo tendo filhos e sabendo das dificuldades em criar geram mais.
Consciência de classe, moça? Se a maior parte do país é feita de semianalfabetos, vc quer que o povão tenha consciência de alguma coisa?! Aí não dá né, a gente tem que sair da bolha...
Acho um absurdo isso, o camarada que não consegue nem se manter e fica enchendo a barriga da mulher de filho pra passar fome no mundo. Isso é pesado, mas é a realidade.
@@青い虎-v9v só conscientização e sensibilização na base para evitar isso. A China passou anos com a política de filho único.
@@RoggerdaSilva Nosso planeta tem pessoas demais, e o número só está aumentando. O ser humano se tornou a própria praga.
@@青い虎-v9v A superpopulação só interessa aos capitalistas que amam um exército de reserva.
Já imaginou se tivessem promovido educação e planejamento familiar? E se tivesse proporcionado educação básica e superior para a população há 50 anos atrás?
Alguns nascem sob estrelas de sorte e outros sob estrelas de azar. Independente disso cada um terá que fazer o melhor dentro de suaa possibilidades!!
Será que "É melhor chorar em um Rolls-Royce do que ser feliz em uma bicicleta."?
Certamente
"pegaram ela no mato" foi assim que ele começou contar a história dele. Já mostra muito da posição de vulnerabilidade e fragilidade que ele nasceu, cresceu e envelheceu. A vida é cruel com todos, mas com alguns, ela é muito mais...
vida de herdeiro é sempre melhor
Sabedoria de vida é a naior riqueza deste mundo.. e não é precido esforço pra saber quem se rirnou mais sábio
Que frase sem sentido.
"Eu acho que voçe nao precisa de muito pra viver não, eu acho que voçe precisa viver com qualidade"
Por que essa frase não tem sentindo? Pra mim faz todo o sentindo
@@umusuariodogoogle7001 kkkkkkkkk vive com qualidade sem 1 real no bolso entao
Sem sentido msm
@@bot_bot- ne
@@tonywhiteB. Ele não disse que você vai viver com qualidade com 1 real, ele disse que você não precisa de muito, você precisa do suficiente pra viver com qualidade
Acho que o pobre tá melhor, deu mais filhos para Deus, tá mais em forma e certamente sabe se virar em qualquer situação
Esse pobretão tem nem dinheiro pra remédio, e os filhos tudo ou é bandido ou é entregador de ifood pra nós que temos dinheiro pra pagar, chorem mais seus classe baixa 😂🎉
Não vejo 65 anos como idoso, é uma pessoa nova ainda. Eu SEI que no IBGE e companhia já é terceira idade e tal, mas eu acho novo ainda.
Ta doido? Ja viu a expectativa de vida no brasil? Ser novo é ta bem longe da expectativa media q é 70 anos
@wandersonbarbosa3576 Não, não estou doid$$, apenas vejo 65 anos como pessoa nova ainda. É a minha opinião. 👍
Todos falando que a morte vem pros dois. Mas näo se esqueçam, não é sobre isso. A morte certamente chega mais cedo praqueles que não tem acesso a um bom plano de saude desde jovem, e sem falar do bem estar. Nao tem como comparwr um idoso classe A de 70 e um de 70 da classe E. Definitivamente um tem conforto maior que o outro, ate no fim da vida.
Todos merecem ser feliz e ter uma vida digna. Me doi demais vê pessoas simples e bondosas em situações precárias só porque não tem a porra de um papel colorido que compra o que precisamos.
Sou do lado E e estou subindo. Uma coisa bem clara que tenho em mente é que o ser humano se limita pela sua própria natureza. Enquanto você estiver fazendo o seu trabalho, um rico jamais vai te criticar, porque quem tem um pensamento puro entende que tudo na vida é resultado do esforço.
Se vejo alguém que herdou algo, percebo que está sendo honrado pelo trabalho dos seus antepassados. Quem veio de uma família pobre jamais conseguirá prosperar e deixar um neto herdeiro se continuar culpando os antepassados pelo fracasso atual.
Minha dica é: honre seu pai e sua mãe, entenda que eles fizeram o melhor possível, e pense positivo. Deixe como herança na terra, pelo menos, uma casa para o seu neto.
Que Deus te abençoe! Nunca abrace a fraqueza... Seja forte e corajoso!
Acredito que a desigualdade possui inúmeras consequências, no entanto a principal e a ausência ou precária educação. Em geral (não generalizando), quanto mais pobre menos educação (no sentido de informação), como conseguinte acarretando na falta de planejamento família. Logo, quanto menor a condição de vida maior o numero de filhos. Em suma, não devemos julgar o sucesso de uma pessoa em detrimento do sofrimento de outra, devemos olhar o sucesso de uns e nos inspirar para alcançarmos nossos objetivos.
Liberdade econômica é fundamental, entretanto só seremos capazes de alcança-la com a educação.
Houve um tempo que estudar valia a pena hoje mesmo tendo estudado o pobre e sempre pobre
Isso não me parece verdade. Há países como a Coreia do Sul em que a maioria dos habitantes possui uma boa formação educacional, chegando até mesmo faltar vagas devido a extensa concorrência... Entretanto, as desigualdades continuam latentes na sociedade coreana
Um cara que veio de baixo e é inspiração é Dr. Enéas Carneiro.
Eu crítico o pobre por ter tido tantos filhos sem condições
minha vó teve 10 filhos, mas ela era do interior não tinha acesso a metodos preventivos e na época a ideia de todo mundo era ter muito filho e botar pra trabalhar na roça
Meu pai sempre diz que pobre tem mania de fazer 5 filhos enquanto o rico só tem 1/2.
@@raissagaldino3494 Por isto que continuou pobre
@@raissagaldino3494 Ideiazinha de bosta que dominava na época, fazer filho pra ser mero empregado.
o pobre só quer gozar
A diferença entre ambos ficou bem clara no começo do vídeo:
A avó do mais pobre foi vítima de estupr0.
Cresceu praticamente sem pai que foi fruto dessa violência.
O rico, o pai ensinou a trabalhar cedo.
Um teve 2 filhos e pensou em trabalhar a vida toda. O outro fez 6 filhos pq só pensou em sexo e curtir a vida sem pensar no futuro.
Está aí, todo o problema social do nosso país.
Desculpe, se muitos pensam o contrário. Mas, cedo ou tarde a paternidade responsável tem que ser ensinada desde cedo, ou nunca se resolverá o problema da miséria, pobreza e desigualdade social no Brasil.
O governo ainda incentiva a não ter um planejamento familiar, o bolsa família paga adicional por cada filho.
O que Deus quiser tá bom !
Estou aqui 9 anos depois, em um sábado aleatório...
A desigualdade realmente existe, mas no Brasil, as pessoas julgam o indivíduo rico, simplesmente por ele ser rico kkkkkk
TH-cam ta me recomendando bons video a cada dia que eu fico mais velho. Obrigado TH-cam
Thanks TH-cam
2:43 a romantização da miséria...
Fácil falar quando não se tem só 1 real
É incrível, mas o brasileiro comum não consegue avaliar, muito menos se indignar, com a GIGANTESCA distância, que há entre um rico e um pobre. Pobres no Brasil, define aquele que vive com um minimo do minimo.
No fim do jogo de xadrez, o Rei e o Peão vão pra mesma caixa.
prefiro ir pra mesma caixa como rei do que sofrer pra um caralho pra ter o minimo. o que comer todo mes... (o que acontece em boa parte das familias infelismente)
@@gnomoleproso47 quando estiver na caixa, já não importa mais o que fez
@@wesleywalterpereira9405 sim po so disse que eu prefiro viver como rei do que sofrer como peao so isso
@@wesleywalterpereira9405 Importa sim,o valor do homem está em suas obras e a duração das mesmas.
@@Правдалюбовь Particularmente eu não penso assim. Mas, se essa é sua definição de valor... Respeito.
Aqui em ribeirao preto os ricos de verdade mesmo tudo veio de família que já era rica
VACINAS JÁ
#somos 70%
💕AMOR e LUZ💕
Se depender do nosso "governo" nós nunca nem seriamos vacinados.
Assistindo esses depoimentos
A diferença e a família
Algumas largam seus filhos a própria sorte sem orientação
Outras não
Ensinam responsabilidade desde cedo
Esses papos que criança não pode fazer isso ou aquilo e uma baita furada
Criança tem que aprender as coisas da vida
Óbvio que gradualmente
Em relação a morte
Óbvio todos vamos morrer um dia
A diferença e o que se vive
E isso que você leva consigo
Para o pior ou o melhor
Eu sempre aprendi que tudo vem com esforço de graça não vem nada
E sou muito feliz
Aprendi desde cedo e agradeço meus pais por tudo
Que tristeza! Cruzmaltino RJ. O País nunca irá resolve-se.
"Filho meu não tira férias" é sobre isso! 😊 decisões decidem destino! Deixa levantar para trabalhar 😂
tenho 17, se eu chegar aos 25 recebendo menos de 2k eu me mato, a vida na classe E é triste.
que isso KKKKK
estude, faça cursos e guarde dinheiro. dinheiro não é tudo. aproveite os detalhes da vida e agradeça o que tem. boa sorte.
@@giovaniteixeira67 dinheiro é o mais importante já fui humilhada de todo jeito pela aparencia pela pobreza...
@@mikellyferreira5018 saúde, família e tempo são mais importantes que dinheiro.
Dramático da porra 17 já tá nesse lenga lenga imagina quando tiver 25.
Geralmente os ricos de classe A são privilegiados por ter pais e avós q eram ricos. Raro um de família muito pobre prosperar. Os dois trabalharam muito. Um teve sorte de ter nascido numa família rica e outro de família pobre.
Nem todas as pessoas tem um número na cabeça isso é desumano mais infelizmente um precisa do outro em quanto as pessoas não aprende o básico da sociedade elas vão continuar assim sem saber o qui fazer pra ajudar o próximo.
Idoso de classe A e de classe E? Pensei que isso era classificação de hotel ou de carro. Que coisa miserável!
não acredito que eu vi uma matéria da folha de São Paulo e gostei. É incrível como eles aos poucos vão moldando uma linha de pensamento nas pessoas, são muito surtis
Não cara, você que é louco mesmo.
"eles moldando uma linha de pensamento", frase de lunático.
No mais, qualquer coisa que você consome molda sua linha de pensamento. É isso, ou você não consumiu de fato. Como ver um vídeo desses e não sair diferente?
A coisa é você ver conteúdos o suficiente pra conseguir discernir entre "certo" ou "errado". Temos de mostrar o socialismo/comunismo tanto quanto o capitalismo. Porque se eles forem ruins, todos tem que saber o quanto eles são.
@@donizetevida2149 Em um comentário vc diz que isso é um pensamento de um lunático e logo depois vc diz que tudo se consome molda um pensamento
Educação financeira não se aprende, se ganha na herança do pai empresário bem sucedido.
Conterrâneo sofrido o Sebastião :(
Muito bom ter responsabilidade financeira
Independentes de quando voc ganha
A pobre da avó indígena foi caçada, sequestrada e escravizada na cada da fazenda, a herança foi pobreza
😂😂😂😂😂
Tem que ter muito culhao pra sair do zero da classe E pra classe A!!!
A meritocracia de quem ja tinha avô rico. A melhor lembranca é do pai chutando ele rsrs. E mandando por terno . Do pobre era pra calcar o chinelo pra ir pra obra
Parabéns!!! Adorei!!
Herdar riqueza é fácil ,quero ver subir do zero..... Sempre tem o bisavô/ vovô na herança. Só uma revolta do proletariado pra mudar essa desigualdade caso contrário, é um albergue que nos espera.
Heraldo Reis sonhe
@@analuizamarques3623
É, você tem razão ,sonhar,quem sabe assim eu vejo uma luta de verdade por mudanças ,mas só no sonho.
Pessoas movidas a inveja é foda.Se você rico,não deixaria sua herança para seus filhos?Ou distribuiria tudo aos pobres?Hipócrita.
Heraldo Reis fala a boca comunista
@@burguessafado7225
Rapaz,comunista,socialismo,capitalismo tudo é a mesma merda. O planeta está aí para ser desfrutado por todos e não por alguns que se acham dono dele. A riqueza material ou financeira só se consegue as custas da escravidão. A história do planeta não se vê sentado no sofá em frente a TV , se vê no que te rodeia.... A riqueza de alguns ,faz com que muitos morram de fome...
O conhecimento é poder