Neste vídeo, vocês irão conferir uma breve movimentação de trens da linha 12-Safira realizando a transposição no novo AMV instalado nas proximidades da estação Brás. Espero que curtam!!! 😎👊 •trens: T028, T016 e N090; O novo aparelho de mudança de via (AMV) instalado nas proximidades da estação Brás, em operação pela linha 12-Safira da CPTM. Durante o período entre 26/12/2023 a 14/02/2024, o atendimento no trecho Tatuapé - Brás da linha 12 ficou interrompido para a implantação deste equipamento, com o intuito de melhorar a operação dos trens neste trecho. O prazo original para a conclusão dos trabalhos era no dia 26/02, porém a estatal conseguiu entregá-lo para testes no dia 08/02 e no dia 14/02 passou a operar de forma definitiva. Na última segunda-feira (19), estive pelo local por volta das 16h - 17h30 e acompanhei um pouco da passagem do trens pela região. Os resultados do tamanho investimento já estão fazendo efeito. Primeiramente o tempo de parada e de reversão de comando nas plataformas agora é muito menor, girando em torno de no máximo 2,5 min. O novo aparelho dinamizou a utilização das plataformas 6 e 7 simultaneamente, permitindo a redução do intervalo entre os trens neste trecho e diminuindo os efeitos daquela enorme superlotação que existia há poucos meses. O único entrave no momento é a questão da velocidade, que está limitada à 25 km/h por conta da curva. Há alguns anos, a CPTM chegou a alterar o traçado da linha 11-Coral nas proximidades da estação Brás para permitir o aumento da velocidade, trabalho este que não foi feito na linha 12-Safira. Além disso, outros pontos entre Tatuapé e Brás estão operando com restrições de velocidade que antes não existiam. Estes talvez sejam retificados após o término da obra. *Vale citar que este AMV é o único da malha ferroviária a possuir de fato um formato em X. Além deste, existe um similar no acesso ao pátio Tamanduateí da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. Com exceção disso, é notório o investimento pesado que a CPTM vem realizando mais uma vez na linha 12-Safira. Infelizmente, algo que a estatal não conseguiu e dificilmente conseguirá mudar, será a educação de alguns que utilizam esta linha, já que mesmo com as diferenças apontadas acima, o famoso "embarque civilizado" no trem para conseguir um assento permanece. Nem todos os problemas da malha metroferroviária são 100% culpa do serviço oferecido.
Futuramente pretendem reativá-la. Há um tempo saiu uma matéria sobre ela. A CPTM pretende fazer algumas alterações no plano de via da estação Brás para melhorar a operação dos trens, e nisso vão incluir a P5. Link sobre: www.metrocptm.com.br/cptm-devera-reativar-plataforma-5-da-estacao-bras/
@@luisiqueira_ acho que em Luz já é suficiente, lá embarca bastante gente... se for pra ter um monte de paradas similares a que outras linhas fazem, não é serviço expresso rsrs. Seria tipo se a CPTM tivesse mantido as antigas estações do trecho Tatuapé a Itaquera com o Expresso Leste, sendo que o Metrô hoje atende grande parte dos locais com a linha 3-Vermelha.
Neste vídeo, vocês irão conferir uma breve movimentação de trens da linha 12-Safira realizando a transposição no novo AMV instalado nas proximidades da estação Brás. Espero que curtam!!! 😎👊
•trens: T028, T016 e N090;
O novo aparelho de mudança de via (AMV) instalado nas proximidades da estação Brás, em operação pela linha 12-Safira da CPTM. Durante o período entre 26/12/2023 a 14/02/2024, o atendimento no trecho Tatuapé - Brás da linha 12 ficou interrompido para a implantação deste equipamento, com o intuito de melhorar a operação dos trens neste trecho.
O prazo original para a conclusão dos trabalhos era no dia 26/02, porém a estatal conseguiu entregá-lo para testes no dia 08/02 e no dia 14/02 passou a operar de forma definitiva. Na última segunda-feira (19), estive pelo local por volta das 16h - 17h30 e acompanhei um pouco da passagem do trens pela região. Os resultados do tamanho investimento já estão fazendo efeito.
Primeiramente o tempo de parada e de reversão de comando nas plataformas agora é muito menor, girando em torno de no máximo 2,5 min. O novo aparelho dinamizou a utilização das plataformas 6 e 7 simultaneamente, permitindo a redução do intervalo entre os trens neste trecho e diminuindo os efeitos daquela enorme superlotação que existia há poucos meses.
O único entrave no momento é a questão da velocidade, que está limitada à 25 km/h por conta da curva. Há alguns anos, a CPTM chegou a alterar o traçado da linha 11-Coral nas proximidades da estação Brás para permitir o aumento da velocidade, trabalho este que não foi feito na linha 12-Safira. Além disso, outros pontos entre Tatuapé e Brás estão operando com restrições de velocidade que antes não existiam. Estes talvez sejam retificados após o término da obra.
*Vale citar que este AMV é o único da malha ferroviária a possuir de fato um formato em X. Além deste, existe um similar no acesso ao pátio Tamanduateí da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.
Com exceção disso, é notório o investimento pesado que a CPTM vem realizando mais uma vez na linha 12-Safira. Infelizmente, algo que a estatal não conseguiu e dificilmente conseguirá mudar, será a educação de alguns que utilizam esta linha, já que mesmo com as diferenças apontadas acima, o famoso "embarque civilizado" no trem para conseguir um assento permanece. Nem todos os problemas da malha metroferroviária são 100% culpa do serviço oferecido.
Top!!!!
Descarga elétrica, enchente, linha sofrida 😅
A 12 melhorou perceptívelmente com o X!
Já a 11 ficou ruim com o Looping em Suzano. Kkkkk
A CPTM conseguiu criar superlotação onde não existia
E essa plataforma 5 vai não tem utilidade?
Futuramente pretendem reativá-la. Há um tempo saiu uma matéria sobre ela. A CPTM pretende fazer algumas alterações no plano de via da estação Brás para melhorar a operação dos trens, e nisso vão incluir a P5.
Link sobre: www.metrocptm.com.br/cptm-devera-reativar-plataforma-5-da-estacao-bras/
@@TrilhosQueMovemSP bacana, vou dar uma lida. Mas tem linha pra isso? Ainda acho que o expresso aeroporto deveria ter uma plataforma aí
@luisiqueira_ o expresso aeroporto divide a P3 com a L11. Somente no sentido BFU.
@@TrilhosQueMovemSP deveria ter um trem partindo do Brás também
@@luisiqueira_ acho que em Luz já é suficiente, lá embarca bastante gente... se for pra ter um monte de paradas similares a que outras linhas fazem, não é serviço expresso rsrs. Seria tipo se a CPTM tivesse mantido as antigas estações do trecho Tatuapé a Itaquera com o Expresso Leste, sendo que o Metrô hoje atende grande parte dos locais com a linha 3-Vermelha.