Paulo Deywson Eu interpreto que ela quis dizer: "Não acho que nem quem 'ganhar', nem quem 'perder', vai (realmente) ganhar ou perder... Vai todo mundo perder". Ainda assim parece ser redundante nq frase o "perder", mas acho que um pouco contexto explicaria melhor: enquanto todo mundo se preocupa com o "jogo das cadeiras", estamos perdendo num jogo muito maior
Vale citar também neste episodio um dos grandes e memoráveis paradoxos do universo, o "PARADOXO DE DILMA" "Nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta"
Thiago William Eu sei que você está fazendo piada, mas só pro caso de alguém não ter percebido, isso não é um paradoxo. É uma falha no raciocínio e linguagem dela.
Átila, na questão "Um ser onipotente pode criar uma pedra que ele próprio não poderia levantar?" dita no final, consigo (ou pelo menos tentar, rsrs) explicar da seguinte forma, usando raciocinio lógico: 1. O ser onipotente cria a pedra (já que ele pode tudo, criaria sem problemas); 2. Fisicamente, se auto-enfraqueceria a ponto de não ser possível levantar a pedra criada (ainda como onipotente, ele não teria dificuldades nisso); 3. Poderia, novamente, se auto-reforçar para ser possível levantar a pedra em seguida. O caso é que há um erro de construção nessa questão, a melhor forma de colocar a questão é a seguinte: "Pode uma força irresistível (que pode mover tudo) co-existir com um objeto inamovível (que nada pode mover)?" De qualquer forma, a explicação é a seguinte: Objetos existem em relações, e há relações que não são reais, por serem incompatíveis ou mutuamente excludentes. Esse é o caso da força irresistível e do objeto inamovível existindo ao mesmo tempo, pois a definição da existência de uma é a definição da exclusão da existência da outra. Seria como perguntar "Existe uma curva que é reta?" ou mesmo "Existe triangulo com oito ângulos?", a definição de curva exclui a possibilidade de ser reta, assim como a definição de um triângulo exclui automaticamente a possibilidade de ter oito angulos. Espero que eu tenha conseguido ser claro na (tentativa) de explicação. Abraços.
No agora, nós somos, mas, e no amanhã? Podemos ser, ou não ser. Estamos incertos, a nossa vida é um Paradoxo tão complexo que é um grande Paradoxo descrever...
Falando de maneira crua, seria como colocar um espelho na frente de outro espelho. Porém, não é tão difícil entender pois, os espelhos não estariam sozinhos vagando no nada, e não refletem apenas a área diretamente proporcional ao próprio tamanho. Espelhos refletem coisas maiores que eles e, sendo apena um reflexo, não se pode aplicar as mesmas leis de espaço ao espelho e ao objeto refletido ao mesmo tempo. Entende-se, então, que quando ambas as pessoas começassem a ler a mente uma da outra, não estariam lendo o pensamento imediato , mas sim, as coisas guardas na mente da outra pessoa, os pensamentos distintos da própria leitura.
Estamos perdendo a nossa capacidade de imaginação visual? | Nerdologia Imaginar uma situação visual nitidamente é um recurso que poucos têm privilégio. O avanço da tecnologia (mais especificamente dos gráficos) tem suprimido esse recurso do nosso cérebro (que para alguns parece irrelevante, coisa que não é). Graças à essa capacidade Albert Einstein pôde simular visualmente as propriedades da Teoria da Relatividade, uma delas - à medida que aceleramos no espaço desaceleramos nossa passagem no tempo - e isso não foi muito percebido. Por que geralmente o cérebro das pessoas é desenvolvido na parte da linguaguem? O que isso implica na parte da imaginação visual. Com a necessidade de decorar textos, números, nomes, recados verbalmente (que é mais prático) estamos omitindo essa capacidade, isso provoca alguma consequência genética? Com o passar do tempo a imaginação verbal será predominantemente em todos os humanos? Esse é o meu tema. Todos estes questionamentos e sugestões que dei seriam bem esclarecedores para este vídeo. Acredito que poucos de interessam por este tema, mas que quando se aprofunda torna-se bastante interessante.
Adriel Augusto ótima pauta mesmo, apoio, livros estimulam a imaginar cenários e outras coisas, vídeos e tv desestimulam, e atualmente passamos a maior parte do tempo consumindo esse tipo de conteúdo, o nerdologia é uma das exceções que valem a pena, haha
Adriel Augusto as vezes fico pensando como é a mente de uma pessoa que nasce surda ,ela deve desenvolver muito a imaginação. Pensem,nós temos uma locução interna narrando nossas idéias,que só podem parar (mais ou menos)com técnica da meditação. Então como essas pessoas raciocinam???
Paradoxo é um assunto muito interessante e eu pensei em uma teoria bem viajada sobre o tempo e o paradoxo. Imagine que o universo é a unica coisa perfeita e sem paradoxos diferente de invenções humanas E que se há um paradoxo há algo que não é 100% real ou verdadeiro. então pense em um paradoxo no qual uma pessoa volte no tempo e mate seu avô antes de ele dar a luz a seu pai, logo o individuo não teria nascido para matar seu avô, então considerando o tempo como algo perfeito o erro estava na volta no tempo o que seria impossível, pois o universo não é como um programa que pode simplesmente "bugar" e reiniciar. Isso seria uma prova de que não ha possibilidade de voltar no tempo, ou se voltássemos tudo voltaria inclusive o individuo. Pxempor elo: o individuo conseguiu uma maneira de voltar 20 anos no tempo então ele também perderia 20 anos e tudo o que aconteceu no universo nesse meio tempo voltaria exatamente pro mesmo local que estava à 20 anos atrás, tudo ocorreria exatamente com tinha acontecido antes com as mesmas variáveis, ele iria novamente encontrar a mesma maneira de voltar no tempo e isso iniciaria um ciclo infinito. RESUMINDO: NÃO VOLTEM NO TEMPO. Essa teoria também poderia ser usado para identificar verdades por exemplo no caso do barbeiro quando ele diz que ele só corta a barba de pessoas que não cortam a própria barba então se ele cortasse a própria barba logo o que ele disse deixaria de ser um fato. TEORIA DE ARGAAN: Não existem paradoxos existem erros.
O vídeo é excelente, mas comete alguns equívocos em relação ao teorema da incompletude e à lógica. Acabei de publicar um vídeo bem detalhado sobre a incompletude de Gödel e lá eu mostro, além de um esboço das provas, os erros cometidos (que, aliás, são bem comuns). Quem tiver interesse, dá uma olhada lá. =)
Este problema pode ser tratado pela lógica paraconsistente (que é bem recente). :) Inclusive, um dos fundadores desta nova lógica é um brasileiro chamado Newton da Costa. Embora complexa, vale a pena conferir seus fundamentos, que nos permitem trabalhar com paradoxos. Aliás, eu ia adorar ver um vídeo sobre isso aqui no canal, tentando explicar essa nova lógica de forma mais simples.
Faço bacharelado em física. Não tem uma semana que tive aula de física matemática explicando sobre lógica e conjuntos e foi abordado a recursividade de conjuntos. Mesmo sendo bastante rápido e dando uma pincelada nos assuntos, o Nerdologia me ajudou a abranger os tópicos que aprendi. Genial
@@pgnfz Basicamente o que o vídeo fala é que a lógica pode ser inconsistente, afinal, ela é apenas uma ferramenta para descrever um certo conjunto de coisas, sendo que utilizamos axiomas para que ela faça isso, logo ela é apenas mais uma representação da incapacidade humana em relação ao Universo. E isso significa que a matemática é inexata? Exatamente. Utilizando da matemática, é possível se chegar em certas conclusões matematicamente corretas mas que provavelmente não fazem parte da realidade, como o paradoxo de Banach Tarski.
Algumas correções: 0) Gödel era austríaco. 1) O Teorema da incompletude somente se aplica à sistemas matemáticos recursivamente enumeráveis capazes de expressar a aritmética básica e não qualquer sistema. O teorema afirma que em tais sistemas (se consistentes) sempre há ao menos uma verdade que não é demonstrável, ou seja, não tem prova. Ele faz isso criando no sistema uma proposição que é verdade se, e somente se, não for demonstrável. 2) Paradoxo e indicibilidade não são a mesma coisa. Paradoxo pode se referir a uma verdade contra-intuitiva ou uma contradição, como no caso do paradoxo de Russell. Indicibilidade é sobre a ausência de demonstração ou no contexto computacional a ausência de um programa. O que Turing fez foi mostrar que não existe algoritmo que decida se uma proposição qualquer é um teorema ( verdade sempre).
A prova da indicibilidade do problema da parada supõem a existência de uma Máquina de Turing capaz de decidir o problema da parada. A consequência é uma contradição lógica, logo a suposição é falsa. Portanto, não existe tal máquina decisora.
Tese de Church-Turing não diz que não existe tal máquina de Turing. Na verdade ela não tem nenhuma relação direta com o problema da parada. O que essa tese diz é, a grosso modo, que máquinas de Turing (e equivalentes, como o lambda cálculo) capturam completamente a noção do que é computável ou não.
Em outra rede social me disseram que "A Checoslováquia se originou da divisão do império Austro-húngaro no final da primeira guerra mundial em 1918. Assim, a cidadania de Gödel foi automaticamente transferida de austríaco para tcheco."
Genial! Ao citar o sistema de leis me lembrei de um paradoxo: Todo regra tem uma exceção, exceto a regra que diz que toda a regra tem uma exceção, que por não ter exceção, se torna uma exceção dela mesma. Excelente tema Atila.
5:45 Sobre o poder de criar uma pedra que não consegue levantar, é relativo. O que é criar uma pedra? Se criar uma pedra for a pedra sair da minha mão, realmente não é possível criar uma pedra mais pesado do que posso aguentar, então não posso criar tudo. Mas se criar uma pedra for eu imaginar uma pedra e ele aparecer onde eu querer, então é possível eu criar tudo, já que não preciso movê-la após criada!
Jo Revért se a de cima é mentira a de baixo é mentira, então a de cima é verdade, e a de baixo seria verdade agora... entendi como paradoxo, mas sei lá.
luiz gustavo é que eu tratei as frases como se fossem pessoas (para ter alguma lógica), tendo a possibilidade ou não de mentir; mas se tratarmos as frases em sentido absoluto (e a linguagem foi feita pra isso) então gera um paradoxo, o que pra mim é uma futilidade.
5:11 legal isso estava em portal 2, quem jogou vai saber, inclusive um dos paradorexes que tentou ser usado pra derrotar a AI foi o do Betrand Russel: "um conjunto de todos os conjuntos contém ele mesmo?"
Que eu já já uma versão diferente num desenho onde havia um gênio da lâmpada do mal e que foi derrotado quando fizeram o seguinte desejo: Eu desejo que você não realize esse desejo.
2:47 Depois cursar a matéria de Matemática Discreta na faculdade é até gratificante olhar para essas expressões e entender (boa parte mas nem tudo) o que elas querem dizer hehehe
Sobre as frases passadas no início do vídeo: estudei esse assunto quando comecei a iniciação científica na área de semântica. É incrivelmente louco, buga a cabeça e você percebe como nossa mente (e as línguas em si) é complexa
Ótimo vídeo. Por isso a parte metodológica dos trabalhos dos cientistas é tão relevante. É nela que podemos depositar ou não a possível veracidade dos resultados apresentados.
4:19 - "Gödel mostrou que qualquer sistema formal é incompleto e tem verdades que não podem ser provadas". Na verdade, isso está completamente errado! Tão errado que o próprio Gödel tem o menos conhecido teorema da completude, no qual ele demonstra a completude da lógica de primeira ordem. Segundo este teorema, em um sistema lógico de primeira ordem, se uma fórmula lógica é verdadeira, então há uma prova para ela. Isto é, todas as verdades podem ser provadas nesse sistema. O primeiro teorema da incompletude dele, que é mais conhecido, só se aplica a sistemas formais consistentes (isto é, sistemas que não demonstram fórmulas falsas), cujos axiomas são recursivamente enumeráveis (isto é, há um procedimento algorítmico através do qual se pode determinar se dada uma fórmula do sistema, ela é um axioma ou não) e que consigam expressar verdades sobre a aritmética básica. A prova de Gödel se aplica apenas a sistemas que cumprem estes requisitos - e não a "qualquer sistema formal", como dito no vídeo -, e ele demonstra que tais sistemas são incompletos, ou seja, que há fórmulas verdadeiras para as quais não há prova dentro do sistema. E isso não prova que "há verdades que não podem ser provadas", mas sim que em determinados sistemas, há fórmulas que são avaliadas como verdadeiras e que não podem ser provadas através dos axiomas e regras destes sistemas. 4:36 - "E o mesmo acontece com a lógica, ou qualquer sistema lógico, tem sempre paradoxos que não podem ser resolvidos, como o paradoxo do barbeiro". Isso também está errado! Aliás, o paradoxo do barbeiro nem ao menos é formulável na lógica proposicional, por exemplo. É necessário usar uma lógica de ordem superior, como de primeira ordem, ou adicionar operadores de teoria dos conjuntos ao sistema em questão, para poder formular o paradoxo. Neste caso, o paradoxo do barbeiro pode ser formulado e resulta em uma fórmula indecidível.
@@Pablo-b9y Ele não fala que é um paradoxo. A frase dele foi "E o mesmo acontece com a lógica, ou qualquer sistema lógico, tem sempre paradoxos que não podem ser resolvidos, como o paradoxo do barbeiro". Isso está incorreto. Nem todo sistema lógico tem paradoxos que não podem ser resolvidos.
Quem tiver mais interesse no assunto, este vídeo se trata do Programa de Hilbert, uma tentativa de demonstrar se a matematica é um sistema Completa, Consistente e Decidivel. Gödel mostrou que a matematica é não consistente e nem completa e Turing mostrou que ela não é nem decidivel.
Já conhecemos várias proposições que são independentes do ZFC, certo? Então já sabemos que ela não é completa. E decidível ela também não é. Talvez ela também seja inconsistente. :\
ué... Mas o que vc está dizendo é que completude --> inconsistência e isso não é equivalente à incompletude --> consistência Eu disse que já sabemos que é incompleta, mas não sabemos se é consistente. Talvez seja inconsistente.
o exemplo do Saitama foi bom, mas existe um detalhe no corpo humano que é: ninguém consegue se dar um soco que consiga se ferir gravemente, então logo o Saitama aguentaria seu próprio soco pois não seria um soco fatal para ele já que o corpo te limita, (Alerta de Spoiler:) tanto que no segundo episodio o Saitama se dá um tapa super forte para tentar matar um mosquito que estava enchendo o saco dele e tanto o Saitama quanto o mosquito saem ilesos.
Spoiler? Pòhaaaa puta merda vc deu spoiler da luta do saitama contra o mosquito PQP Agora nem sinto mais vontade de ver OPM mano agora a vida perdeu o sentido pra mim
Uma forma de quebrar ou resolver paradoxo, é usar exceções. Por exemplo, no paradoxo da frase a exceção pode ser feita por quem disser a frase. Mas ainda assim pode ser só outro desvio.
Outro livro interessante sobre recursividade é "Gödel, Escher e Bach" que analisa as semelhanças entre os teoremas do matemático, as gravuras do Escher e as fugas e canones de Bach.
acho que devido ao princípio de ação e reação o protagonista deve ser capaz de suportar o próprio soco, uma vez que quando ele bate em alguém ele recebe uma força de igual intensidade. não tenho certeza, mas acho que é importante citar
recomendo fortemente a quem estiver assistindo esse episódio a fazer isso enquanto "bafora" lança perfume. confesso que dá um nó na mente. muito bom, atila. parabéns!
5:33 se um ser é onipotente, ele pode criar algo que não possa levantar, mas se ele pode fazer tudo ele tbm pode levantalo. Não se trata de sim ou não, pois existe um "SE" na resposta
Isso não faz sentido. Inclusive, você sabia que a computação é baseada em respostas, verdadeiras ou positivas, de estruturas de seleção IF? ( if = se em inglês)
Seu comentário não faz sentido, o "SE" do paradoxo é apenas um indicativo de possibilidade, e não tem nada haver com o paradoxo, agora, as possibilidades desse ser onipotente levantar ou NÃO a pedra são o que faz o paradoxo.
o yoshi transforma tudo o que come em singularidade e consegue pular no ar balançando os pés usando o empuxo do ar contra o corpo diminuindo momentaneamente a densidade óssea
Se o Pinóquio disser "Hoje vai chover" e não chover, será uma mentira? Não! Apenas entenda que uma proposição não pode ser uma mentira ou uma verdade, apenas pode estar certa ou errada.
droll lucas a home q neste caso se resolveria bem mais simples que lógica, o fato de o nariz crescer somente quando é mentira, não necessariamente é definido qual a avaliação que determina isto, desta forma, seria mentira se, e somente se, o próprio Binoquio também acreditasse que fosse mentira. Neste contesto, se ele acha que o time A vai ganhar, é afirmar que o time B vai vencer, é uma mentira, porém se afirmasse que o time A venceria, seria uma verdade momentânea que o mesmo acredita, mesmo este time podendo perder posteriormente
É o paradoxo do Mentiroso, adaptado para o Pinóquio. É que nem se falar "Essa frase é uma mentira". Isso seria verdade e mentira simultaneamente. Ou, se você preferir, você pode falar que ele viraria uma furadeira.
Neste episódio pude ver a importância da escolha, a qual por si mesma é uma formalização. Agora em relação a onipotência a escolha sempre foi declarada como o que nos torna parte do divino, sendo assim, Deus poderia sim criar uma pedra a qual não poderia levantar, basta por sí escolher isso. Sou desenvolvedor e posso dizer com clareza que embora a possibilidade seja importante o limite é o que dá a forma as coisas. Pegando por exemplo o binário, ele só pode ser processado por um computador pelas definições dadas por nós, ou seja, damos um limite para que se torne o que queremos, desta forma um mesmo valor em binário pode ser coisas diferentes por causa do contexto onde ele é utilizado(limitação que ele possui), sendo uma instrução ou um valor.
Gostei mt do tema e da menção ao Gödel! Com respeito a ele houve um pequeno detalhe técnico q foi confundido: os teoremas de incompletude não provam que qq sistema formal é inconpleto, mas apenas um sistema axiomático c expressividade suficiente p a aritmética de Peano, ou seja, dos números naturais. Existem, sim, sistemas formais completos! A axiomatização dos números reais é completa, por exemplo. A grande novidade é q, c as demonstrações de Gödel, percebe-se q a aritmética dos números naturais é não apenas incompleta, mas incompletável, além de não poder produzir uma prova de consistência sem usar recursos matemáticos externos a ela. Forte abraço!
Não, pois na teologia clássica, a onipotência de Deus não envolve a noção da contradição. Deus não pode realizar coisas contraditórias, pois elas não correspondem a realidade, como criar um ser humano livre que não pudesse pecar ou um quadrado circular.
Como sempre um ótimo vídeo. Só acho que faltou abordar o paradoxo temporal. Como, por exemplo, é abordado em um episódio de Uma Família da Pesada, em que uma das personagens volta no tempo e é responsável por criar o universo. Outro exemplo é, se eu voltar no tempo pra evitar um acontecimento, e conseguir isso, esse evento não aconteceu, então eu não voltaria no tempo pra evitar algo que não aconteceu, mas se eu não evitar, o evento vai acontecer.
Qual nome da música de fundo??? Sempre aparece no Nerdcast de ciência (principalmente no início do podcast e sucedendo as transições) e eu nunca sei qual é!!!!
Alyson Lima Baterias não pensam, como algo vai ser mais inteligente que alguém se nem tem a capacidade de raciocinar? Simples, nesse caso, uma porta é mais inteligente que você. Hauahauhsuauhauu parei foi mal
Sansirow Guimarães Portas não pensam , como algo vai ser mais inteligente que alguém se nem tem a capacidade de raciocinar ? :v huehuehue parece que o jogo virou não é mesmo
DSANTOS em teoria, o que conta como atrás são às costas, logo seu pé estando ao contrário, a consequência é que ele vá para frente. Logo para o Curupira os eixos são invertidos.
Ele estará mentindo, logo ele não tem poder de fazer o nariz crescer Com a mentira o nariz cresce O nariz crescendo se torna uma verdade na qual ele citou Se tornando uma verdade, o nariz volta a forma original Vlw flw
pra mim de primeiro momento será uma mentira, então o nariz dele irá crescer, e ai já foi mesmo que o nariz tenha crescido já foi confirmado como mentira, é tarde
Carambaaaaaaa! Q vídeo! Quase buguei. Mas como adoro filosofia da ciência faz todo sentido lógico discutir esses aspectos, ou seja, os limites da ciência ao se impor uma linguagem lógico-dedutiva como é a matemática.
Lógicamente seria impossivel, mas se fosse ficaria com o mesmo tamanho, já que comeria a própria massa não há porque ele ganhar peso ou engordar. O problema lógico nisso é que se ele comesse o estômago onde iria armazenar massa? Logo não ia ser concluído
No desenho de one punch não acho que exista um paradoxo. Ele tem poder infinito... Tanto o ataque como a resistência a golpes, podem ser pensadas como linhas infinitas se expandido como o espaço; na prática, não importa o quão longe se possa fazer um ponto numa das retas, sempre poderemos fazer um mais distante ainda na paralela e vice versa, tudo só depende do treinamento dele, logo ele não conseguiria se derrotar, pois sempre vai conseguir se defender.
a força dele é infinita e a resistencia tbm, mas a força é uma poder controlavel, vc pode dar um soco forte ou fraco, mas nao um soco infinitamente forte. agora resistencia n tem como vc controlar então ela ta sempre ligada no talo, sendo assim ele se daria um soco mas a força nao seria suficiente pra derrotar ele
Julio Cesar muleque, tu é fodaaaa!!! Tava aqui há 3 mil anos caçando essa música. Ficava me contorcendo todo nerdcast de ciência pq não sabia kkk valeu mano, tu é foda
É claro que a solução disso é excluir-se das relações circulares, pois, se estamos falando de relações, então não faz sentido incluirmos o próprio agente com ele mesmo.
*"Não acho que nem quem ganhar, nem quem perder, vai ganhar ou perder... VAI TODO MUNDO PERDER"*
Não kkkk ela disse que ninguém vai ganhar ou perder, depois diz que vai todo mundo perder se ninguém ganhar ou perder kkkkkkkk
Paradoxo é alguém votar na Dilma e agora dizer fora Temer kkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Paulo Deywson Eu interpreto que ela quis dizer: "Não acho que nem quem 'ganhar', nem quem 'perder', vai (realmente) ganhar ou perder... Vai todo mundo perder".
Ainda assim parece ser redundante nq frase o "perder", mas acho que um pouco contexto explicaria melhor: enquanto todo mundo se preocupa com o "jogo das cadeiras", estamos perdendo num jogo muito maior
Paradoxo é alguém se manisfestar para tirar a Dilma mas não o temer. kkkk
Vale citar também neste episodio um dos grandes e memoráveis paradoxos do universo, o "PARADOXO DE DILMA" "Nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta"
Thiago William Eu sei que você está fazendo piada, mas só pro caso de alguém não ter percebido, isso não é um paradoxo. É uma falha no raciocínio e linguagem dela.
Saudação a mandioca!
mitou. Dilma era caso único
grandeeee sherlock
Eu tô saudando a mandioca
Átila, na questão "Um ser onipotente pode criar uma pedra que ele próprio não poderia levantar?" dita no final, consigo (ou pelo menos tentar, rsrs) explicar da seguinte forma, usando raciocinio lógico:
1. O ser onipotente cria a pedra (já que ele pode tudo, criaria sem problemas);
2. Fisicamente, se auto-enfraqueceria a ponto de não ser possível levantar a pedra criada (ainda como onipotente, ele não teria dificuldades nisso);
3. Poderia, novamente, se auto-reforçar para ser possível levantar a pedra em seguida.
O caso é que há um erro de construção nessa questão, a melhor forma de colocar a questão é a seguinte: "Pode uma força irresistível (que pode mover tudo) co-existir com um objeto inamovível (que nada pode mover)?"
De qualquer forma, a explicação é a seguinte: Objetos existem em relações, e há relações que não são reais, por serem incompatíveis ou mutuamente excludentes. Esse é o caso da força irresistível e do objeto inamovível existindo ao mesmo tempo, pois a definição da existência de uma é a definição da exclusão da existência da outra.
Seria como perguntar "Existe uma curva que é reta?" ou mesmo "Existe triangulo com oito ângulos?", a definição de curva exclui a possibilidade de ser reta, assim como a definição de um triângulo exclui automaticamente a possibilidade de ter oito angulos.
Espero que eu tenha conseguido ser claro na (tentativa) de explicação.
Abraços.
Esse foi o melhor Nerdologia até Hoje.
Oia o renan ai
Se iluminando muito?
A frase abaixo está mentindo
A frase acima é verdade
hmm
hmmm
merda, me pegou
Pq tu fez isso comigo, caralho?
Eu ia dormir. Agora to pensando nisso, valeu bro
"A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente"
PROFETA, Hernanes
No agora, nós somos, mas, e no amanhã? Podemos ser, ou não ser. Estamos incertos, a nossa vida é um Paradoxo tão complexo que é um grande Paradoxo descrever...
Isso aí é efeito do molho szechuan?? haha
é deve ser...
Giovanni Gardusi Pera, Rick conseguiu o molho antes das 10 temporadas acabarem? Acho que é um parasita, me deem uma arma.
Paradoxo é só o conflito de como você queria que o universo fosse e como ele realmente é.
isso não é paradoxo e sim uma
crise existencial
O que acontece se Pinóquio disser "meu nariz vai crescer agora" ?
Boa...
o nariz dele vai e nao vai crescer, mas vai depender do momento em que vc observa
Boa!!!!
É outro paradoxo que só dá pra "resolver" considerando e excluindo certos aspectos da natureza funcional de crescimento ou não do nariz do Pinóquio.
É óbvio que pinóquio será sugado pela não existência
Esse video deu um cérebro no meu nó!
Jorge ao Quadrado kkkkkkkk
Se duas pessoa com o poder de ler mentes lerem as mentes uma da outra, elas estariam lendo a própria mente ou a mente da outra pessoa? :3
Puuuta que pariu!!
JtotalV elas estariam lendo vazio pois as duas estariam se concentrando para saber o que esta na mente uma da outra logo n iam ler nada
Falando de maneira crua, seria como colocar um espelho na frente de outro espelho. Porém, não é tão difícil entender pois, os espelhos não estariam sozinhos vagando no nada, e não refletem apenas a área diretamente proporcional ao próprio tamanho. Espelhos refletem coisas maiores que eles e, sendo apena um reflexo, não se pode aplicar as mesmas leis de espaço ao espelho e ao objeto refletido ao mesmo tempo. Entende-se, então, que quando ambas as pessoas começassem a ler a mente uma da outra, não estariam lendo o pensamento imediato , mas sim, as coisas guardas na mente da outra pessoa, os pensamentos distintos da própria leitura.
Elas estariam em um loop infinito
Eles tariam lendo a mente do outro lendo a mente deles
Estamos perdendo a nossa capacidade de imaginação visual? | Nerdologia
Imaginar uma situação visual nitidamente é um recurso que poucos têm privilégio. O avanço da tecnologia (mais especificamente dos gráficos) tem suprimido esse recurso do nosso cérebro (que para alguns parece irrelevante, coisa que não é). Graças à essa capacidade Albert Einstein pôde simular visualmente as propriedades da Teoria da Relatividade, uma delas - à medida que aceleramos no espaço desaceleramos nossa passagem no tempo - e isso não foi muito percebido. Por que geralmente o cérebro das pessoas é desenvolvido na parte da linguaguem? O que isso implica na parte da imaginação visual. Com a necessidade de decorar textos, números, nomes, recados verbalmente (que é mais prático) estamos omitindo essa capacidade, isso provoca alguma consequência genética? Com o passar do tempo a imaginação verbal será predominantemente em todos os humanos?
Esse é o meu tema. Todos estes questionamentos e sugestões que dei seriam bem esclarecedores para este vídeo. Acredito que poucos de interessam por este tema, mas que quando se aprofunda torna-se bastante interessante.
G E N I A L
Adriel Augusto up
Adriel Augusto ótima pauta mesmo, apoio, livros estimulam a imaginar cenários e outras coisas, vídeos e tv desestimulam, e atualmente passamos a maior parte do tempo consumindo esse tipo de conteúdo, o nerdologia é uma das exceções que valem a pena, haha
Lembrando que a própria palavra imaginação vem de imagem.
Adriel Augusto as vezes fico pensando como é a mente de uma pessoa que nasce surda ,ela deve desenvolver muito a imaginação. Pensem,nós temos uma locução interna narrando nossas idéias,que só podem parar (mais ou menos)com técnica da meditação. Então como essas pessoas raciocinam???
Só sei que nada sei ,mas sei que quero saber.
e sei tbm que quero um nerdologia explicando com seria a ciência do OMNITRIX
Up
Up
@Nerdologia
up
Up
Paradoxo é um assunto muito interessante e eu pensei em uma teoria bem viajada sobre o tempo e o paradoxo.
Imagine que o universo é a unica coisa perfeita e sem paradoxos diferente de invenções humanas
E que se há um paradoxo há algo que não é 100% real ou verdadeiro.
então pense em um paradoxo no qual uma pessoa volte no tempo e mate seu avô antes de ele dar a luz a seu pai, logo o individuo não teria nascido para matar seu avô, então considerando o tempo como algo perfeito o erro estava na volta no tempo o que seria impossível, pois o universo não é como um programa que pode simplesmente "bugar" e reiniciar.
Isso seria uma prova de que não ha possibilidade de voltar no tempo, ou se voltássemos tudo voltaria inclusive o individuo.
Pxempor elo: o individuo conseguiu uma maneira de voltar 20 anos no tempo então ele também perderia 20 anos e tudo o que aconteceu no universo nesse meio tempo voltaria exatamente pro mesmo local que estava à 20 anos atrás, tudo ocorreria exatamente com tinha acontecido antes com as mesmas variáveis, ele iria novamente encontrar a mesma maneira de voltar no tempo e isso iniciaria um ciclo infinito.
RESUMINDO: NÃO VOLTEM NO TEMPO.
Essa teoria também poderia ser usado para identificar verdades por exemplo no caso do barbeiro quando ele diz que ele só corta a barba de pessoas que não cortam a própria barba então se ele cortasse a própria barba logo o que ele disse deixaria de ser um fato.
TEORIA DE ARGAAN: Não existem paradoxos existem erros.
5:38 ali você fala de algo que consegue criar tudo, não fazer tudo, logo ela pode conseguir criar tudo, mas não levantar tudo.
Nunca aceite conselhos de pessoas na Internet.
Kkkkkk
Ainda bem que estou no TH-cam
Não, pera
kkkkkkkkkkkkkkk
Fala sobre o efeito mandela!!!! Séria muito legal!!!!
Randson Rangel Seria bom msm, mesmo que picotado eles já desmentiram esse efeito, então não sei se fariam (ou fariam só para deixar claro)
Quando tu vai no Baile do Mandela?!
Com esse vídeo cheguei a conclusão de que só sei, que nada sei.
éee...e eu so digo uma coisa: nao digo nada!....e digo mais: so digo isso!.......
Gostaria muito de ter uma resposta para sua frase, mas não tenho.
Não sei, só sei q foi assim
... Chicoh...
Wolnner Sergio, acabei de ver o filme também.
O vídeo é excelente, mas comete alguns equívocos em relação ao teorema da incompletude e à lógica. Acabei de publicar um vídeo bem detalhado sobre a incompletude de Gödel e lá eu mostro, além de um esboço das provas, os erros cometidos (que, aliás, são bem comuns). Quem tiver interesse, dá uma olhada lá. =)
Como é triste ver que não deram muito valor pra seu comentário, zap :(
Boa zap
@@weltgeist. coitado dele, ta chorandinho
Este problema pode ser tratado pela lógica paraconsistente (que é bem recente). :)
Inclusive, um dos fundadores desta nova lógica é um brasileiro chamado Newton da Costa.
Embora complexa, vale a pena conferir seus fundamentos, que nos permitem trabalhar com paradoxos.
Aliás, eu ia adorar ver um vídeo sobre isso aqui no canal, tentando explicar essa nova lógica de forma mais simples.
Dialetismo
Faço bacharelado em física. Não tem uma semana que tive aula de física matemática explicando sobre lógica e conjuntos e foi abordado a recursividade de conjuntos. Mesmo sendo bastante rápido e dando uma pincelada nos assuntos, o Nerdologia me ajudou a abranger os tópicos que aprendi. Genial
O maior paradoxo de todos "Como entrar na lua? se ela não tem porta"
Israel Costa eu vi essa referência marota aí.
Israel Costa se ela é redonda
e pq o homem não foi no sol?
Pela janela ué
Dori me interimo, Adapare, Dori me ♫♪
Eu só entendi até a parte do Saitama...
Everton Melo o resto é a mesma coisa só muda os exemplos
que linda a foto de perfil.
Então vc entendeu o vídeo todo.
Uehueheueh
@@pgnfz Basicamente o que o vídeo fala é que a lógica pode ser inconsistente, afinal, ela é apenas uma ferramenta para descrever um certo conjunto de coisas, sendo que utilizamos axiomas para que ela faça isso, logo ela é apenas mais uma representação da incapacidade humana em relação ao Universo. E isso significa que a matemática é inexata? Exatamente. Utilizando da matemática, é possível se chegar em certas conclusões matematicamente corretas mas que provavelmente não fazem parte da realidade, como o paradoxo de Banach Tarski.
Algumas correções:
0) Gödel era austríaco.
1) O Teorema da incompletude somente se aplica à sistemas matemáticos recursivamente enumeráveis capazes de expressar a aritmética básica e não qualquer sistema. O teorema afirma que em tais sistemas (se consistentes) sempre há ao menos uma verdade que não é demonstrável, ou seja, não tem prova. Ele faz isso criando no sistema uma proposição que é verdade se, e somente se, não for demonstrável.
2) Paradoxo e indicibilidade não são a mesma coisa. Paradoxo pode se referir a uma verdade contra-intuitiva ou uma contradição, como no caso do paradoxo de Russell. Indicibilidade é sobre a ausência de demonstração ou no contexto computacional a ausência de um programa. O que Turing fez foi mostrar que não existe algoritmo que decida se uma proposição qualquer é um teorema ( verdade sempre).
A prova da indicibilidade do problema da parada supõem a existência de uma Máquina de Turing capaz de decidir o problema da parada. A consequência é uma contradição lógica, logo a suposição é falsa. Portanto, não existe tal máquina decisora.
Fiquei na dúvida mesmo, por que um tcheco estaria escrevendo em alemão? Valeu a informação.
Tese de Church-Turing não diz que não existe tal máquina de Turing. Na verdade ela não tem nenhuma relação direta com o problema da parada.
O que essa tese diz é, a grosso modo, que máquinas de Turing (e equivalentes, como o lambda cálculo) capturam completamente a noção do que é computável ou não.
Exatamente!
Em outra rede social me disseram que "A Checoslováquia se originou da divisão do império Austro-húngaro no final da primeira guerra mundial em 1918. Assim, a cidadania de Gödel foi automaticamente transferida de austríaco para tcheco."
Uma frase q também é um paradoxo muito bom é a frase: "Não me obedeça" é só achar o paradoxo nela q é bem fácil.
Genial! Ao citar o sistema de leis me lembrei de um paradoxo: Todo regra tem uma exceção, exceto a regra que diz que toda a regra tem uma exceção, que por não ter exceção, se torna uma exceção dela mesma.
Excelente tema Atila.
NÃO ACREDITE NAS MENTIRAS DELES!
Bruno da Anunciação A vai se fuder
Bruno da Anunciação LKKKKKKKKKKKKK BOA
Todo video o mesmo comentário
controle bugado Do mito kratos Vc n sabe oq ele quis dizer...
controle bugado Do mito kratos sabe q ele n ta falando do nerdologia né?
Nerdologia Necromancia
Cyberpunk
Steampunk
Dieselpunk
Mutualismo ou competição,qual é mais eficiente?
quem quiser também,curta o comentário
Que episódio fantástico!
Que interessante. Hoje mesmo estava conversando com um amigo sobre paradoxos e olha o que o Nerdologia traz!
5:45 Sobre o poder de criar uma pedra que não consegue levantar, é relativo.
O que é criar uma pedra?
Se criar uma pedra for a pedra sair da minha mão, realmente não é possível criar uma pedra mais pesado do que posso aguentar, então não posso criar tudo.
Mas se criar uma pedra for eu imaginar uma pedra e ele aparecer onde eu querer, então é possível eu criar tudo, já que não preciso movê-la após criada!
A frase abaixo é uma verdade
A frase acima é uma mentira
ALAN NOGUEIRA é confuso mas não existe paradoxo nessas frases. A de cima é mentirosa e a de baixo é verdadeira.
Jo Revért se a de cima é mentira a de baixo é mentira, então a de cima é verdade, e a de baixo seria verdade agora... entendi como paradoxo, mas sei lá.
Eu acho q as duas são mentiras
luiz gustavo é que eu tratei as frases como se fossem pessoas (para ter alguma lógica), tendo a possibilidade ou não de mentir; mas se tratarmos as frases em sentido absoluto (e a linguagem foi feita pra isso) então gera um paradoxo, o que pra mim é uma futilidade.
Lucas Silva logo o universo entra em colapso e explode
5:11 legal isso estava em portal 2, quem jogou vai saber, inclusive um dos paradorexes que tentou ser usado pra derrotar a AI foi o do Betrand Russel: "um conjunto de todos os conjuntos contém ele mesmo?"
Raphael A. Alves - eram 3 numa placa lá...esse que vc falou, o do título do vídeo e o 3 era Nova missão: não aceite essa missão!!
Que eu já já uma versão diferente num desenho onde havia um gênio da lâmpada do mal e que foi derrotado quando fizeram o seguinte desejo: Eu desejo que você não realize esse desejo.
O barbeiro é barbudo e não faz a barba! Pronto tá resolvido! kkk
É.
Ele vai em outra cidade pra fazer a barba
2:47 Depois cursar a matéria de Matemática Discreta na faculdade é até gratificante olhar para essas expressões e entender (boa parte mas nem tudo) o que elas querem dizer hehehe
típico do ser humano... ao invés da simplicidade complica sozinho a própria vida.
Atila, te adoro mano
A frase abaixo é uma mentira.
A frase acima é uma verdade.
ᖇOᗪᖇIGO haha gostei
Não vai dar não...
c a frase ''Essa frase é uma mentira ''so se referisse a frase anterior ou a próxima ainda seria um paradoxo se ela se repetisse trés vezes
Sobre as frases passadas no início do vídeo: estudei esse assunto quando comecei a iniciação científica na área de semântica. É incrivelmente louco, buga a cabeça e você percebe como nossa mente (e as línguas em si) é complexa
Ótimo vídeo. Por isso a parte metodológica dos trabalhos dos cientistas é tão relevante. É nela que podemos depositar ou não a possível veracidade dos resultados apresentados.
4:19 - "Gödel mostrou que qualquer sistema formal é incompleto e tem verdades que não podem ser provadas".
Na verdade, isso está completamente errado! Tão errado que o próprio Gödel tem o menos conhecido teorema da completude, no qual ele demonstra a completude da lógica de primeira ordem. Segundo este teorema, em um sistema lógico de primeira ordem, se uma fórmula lógica é verdadeira, então há uma prova para ela. Isto é, todas as verdades podem ser provadas nesse sistema.
O primeiro teorema da incompletude dele, que é mais conhecido, só se aplica a sistemas formais consistentes (isto é, sistemas que não demonstram fórmulas falsas), cujos axiomas são recursivamente enumeráveis (isto é, há um procedimento algorítmico através do qual se pode determinar se dada uma fórmula do sistema, ela é um axioma ou não) e que consigam expressar verdades sobre a aritmética básica. A prova de Gödel se aplica apenas a sistemas que cumprem estes requisitos - e não a "qualquer sistema formal", como dito no vídeo -, e ele demonstra que tais sistemas são incompletos, ou seja, que há fórmulas verdadeiras para as quais não há prova dentro do sistema. E isso não prova que "há verdades que não podem ser provadas", mas sim que em determinados sistemas, há fórmulas que são avaliadas como verdadeiras e que não podem ser provadas através dos axiomas e regras destes sistemas.
4:36 - "E o mesmo acontece com a lógica, ou qualquer sistema lógico, tem sempre paradoxos que não podem ser resolvidos, como o paradoxo do barbeiro".
Isso também está errado! Aliás, o paradoxo do barbeiro nem ao menos é formulável na lógica proposicional, por exemplo. É necessário usar uma lógica de ordem superior, como de primeira ordem, ou adicionar operadores de teoria dos conjuntos ao sistema em questão, para poder formular o paradoxo. Neste caso, o paradoxo do barbeiro pode ser formulado e resulta em uma fórmula indecidível.
@@kaz2707 Perdi.
Então é um paradoxo, vc mesmo se contradiz
Onde ele se contradiz?
@@marcusinveste1007 ao dizer que a frase no minuto 4:36 está errada e ele mesmo fala que é um paradoxo, confirmando que a frase está certa
@@Pablo-b9y Ele não fala que é um paradoxo. A frase dele foi "E o mesmo acontece com a lógica, ou qualquer sistema lógico, tem sempre paradoxos que não podem ser resolvidos, como o paradoxo do barbeiro". Isso está incorreto. Nem todo sistema lógico tem paradoxos que não podem ser resolvidos.
Quem tiver mais interesse no assunto, este vídeo se trata do Programa de Hilbert, uma tentativa de demonstrar se a matematica é um sistema Completa, Consistente e Decidivel. Gödel mostrou que a matematica é não consistente e nem completa e Turing mostrou que ela não é nem decidivel.
Já conhecemos várias proposições que são independentes do ZFC, certo?
Então já sabemos que ela não é completa.
E decidível ela também não é.
Talvez ela também seja inconsistente.
:\
ué... Mas o que vc está dizendo é que
completude --> inconsistência
e isso não é equivalente à
incompletude --> consistência
Eu disse que já sabemos que é incompleta, mas não sabemos se é consistente. Talvez seja inconsistente.
obrigado pela correção! (:
o exemplo do Saitama foi bom, mas existe um detalhe no corpo humano que é: ninguém consegue se dar um soco que consiga se ferir gravemente, então logo o Saitama aguentaria seu próprio soco pois não seria um soco fatal para ele já que o corpo te limita, (Alerta de Spoiler:) tanto que no segundo episodio o Saitama se dá um tapa super forte para tentar matar um mosquito que estava enchendo o saco dele e tanto o Saitama quanto o mosquito saem ilesos.
Spoiler? Pòhaaaa puta merda vc deu spoiler da luta do saitama contra o mosquito PQP Agora nem sinto mais vontade de ver OPM mano agora a vida perdeu o sentido pra mim
@@SrIgort mas o MOSQUITO é o ser mais poderoso do universo.
Uma forma de quebrar ou resolver paradoxo, é usar exceções. Por exemplo, no paradoxo da frase a exceção pode ser feita por quem disser a frase. Mas ainda assim pode ser só outro desvio.
Outro livro interessante sobre recursividade é "Gödel, Escher e Bach" que analisa as semelhanças entre os teoremas do matemático, as gravuras do Escher e as fugas e canones de Bach.
Hey, VSauce Michael here....
quem pegou a referência pegou kkkkk
What is time? [Pausa] (musiquinha começa)
+Lipo Games eu kk
Tuuummm, tudummmmmmmmm,tumrummmmm
Eu ia escrever isso agora
acho que devido ao princípio de ação e reação o protagonista deve ser capaz de suportar o próprio soco, uma vez que quando ele bate em alguém ele recebe uma força de igual intensidade. não tenho certeza, mas acho que é importante citar
show, bom comentário. realmente bem lógico
e humilde
desculpa, só queria que meu comentário fosse visto
Evidente, será q isso realmente acontece, um ótimo comentário Heitor
mas no caso ocorreria uma ação e reação ao mesmo tempo, duplicando a força
1:48 No Brasil não é mindinho, ele é chamado de Little Finger mesmo...
No livro é Mindinho, sempre será Mindinho
Sr.Nerd
.
Mindinho for ever. /o/
recomendo fortemente a quem estiver assistindo esse episódio a fazer isso enquanto "bafora" lança perfume. confesso que dá um nó na mente. muito bom, atila. parabéns!
5:33 se um ser é onipotente, ele pode criar algo que não possa levantar, mas se ele pode fazer tudo ele tbm pode levantalo. Não se trata de sim ou não, pois existe um "SE" na resposta
Isso não faz sentido. Inclusive, você sabia que a computação é baseada em respostas, verdadeiras ou positivas, de estruturas de seleção IF? ( if = se em inglês)
Seu comentário não faz sentido, o "SE" do paradoxo é apenas um indicativo de possibilidade, e não tem nada haver com o paradoxo, agora, as possibilidades desse ser onipotente levantar ou NÃO a pedra são o que faz o paradoxo.
Nerdologia a biologia do Yoshi
seria foda
Seria mesmo. Ia ser legal ele explicando a língua dele e como ele engoliria os outros seres, além dos ovos.
o yoshi transforma tudo o que come em singularidade e consegue pular no ar balançando os pés usando o empuxo do ar contra o corpo diminuindo momentaneamente a densidade óssea
valeu, ia ser legal ver estas explicações em vídeo
Se o Pinóquio disser que o nariz dele vai crescer, o que acontece?
droll lucas ele não estaria mentindo pois eventualmente o nariz irá crescer eu acho
Se crescer ele estará mentindo, pois quando ele mente o nariz cresce
Se o Pinóquio disser "Hoje vai chover" e não chover, será uma mentira? Não!
Apenas entenda que uma proposição não pode ser uma mentira ou uma verdade, apenas pode estar certa ou errada.
droll lucas a home q neste caso se resolveria bem mais simples que lógica, o fato de o nariz crescer somente quando é mentira, não necessariamente é definido qual a avaliação que determina isto, desta forma, seria mentira se, e somente se, o próprio Binoquio também acreditasse que fosse mentira.
Neste contesto, se ele acha que o time A vai ganhar, é afirmar que o time B vai vencer, é uma mentira, porém se afirmasse que o time A venceria, seria uma verdade momentânea que o mesmo acredita, mesmo este time podendo perder posteriormente
É o paradoxo do Mentiroso, adaptado para o Pinóquio. É que nem se falar "Essa frase é uma mentira". Isso seria verdade e mentira simultaneamente. Ou, se você preferir, você pode falar que ele viraria uma furadeira.
Não acho que quem falar a verdade ou a mentira, nem quem mentir ou não, vai mentir ou falar a verdade. Vai todo mundo mentir
Acho que poucas pessoas conseguem entender está OBRA PRIMA... Parabéns ao maravilhoso canal.
Esse foi o nerdologia que mais explodiu e ampliou minha mente. Paradoxos não há soluções. Portanto, sabemos de algo que não podemos saber.
A mensagem do video é: Apresentem o Nerdologia para o Neil DeGreece
Ok, mas a pergunta mais importante :
se o Pinóquio falar que vai mentir, o nariz cresce ou encolhe?
Estou igual aquele gif da Nazaré Tedesco.
Eu também kkkk
Neste episódio pude ver a importância da escolha, a qual por si mesma é uma formalização.
Agora em relação a onipotência a escolha sempre foi declarada como o que nos torna parte do divino, sendo assim, Deus poderia sim criar uma pedra a qual não poderia levantar, basta por sí escolher isso.
Sou desenvolvedor e posso dizer com clareza que embora a possibilidade seja importante o limite é o que dá a forma as coisas.
Pegando por exemplo o binário, ele só pode ser processado por um computador pelas definições dadas por nós, ou seja, damos um limite para que se torne o que queremos, desta forma um mesmo valor em binário pode ser coisas diferentes por causa do contexto onde ele é utilizado(limitação que ele possui), sendo uma instrução ou um valor.
Gostei mt do tema e da menção ao Gödel! Com respeito a ele houve um pequeno detalhe técnico q foi confundido: os teoremas de incompletude não provam que qq sistema formal é inconpleto, mas apenas um sistema axiomático c expressividade suficiente p a aritmética de Peano, ou seja, dos números naturais. Existem, sim, sistemas formais completos! A axiomatização dos números reais é completa, por exemplo. A grande novidade é q, c as demonstrações de Gödel, percebe-se q a aritmética dos números naturais é não apenas incompleta, mas incompletável, além de não poder produzir uma prova de consistência sem usar recursos matemáticos externos a ela. Forte abraço!
não acredite nas mentiras dele
Nunca confie em comentários editados!
Esse comentário é mentira
Todos os vídeos desse assunto sao difíceis!
0:35 Nimguem consegue usar seu poder contra si mesmo como se tivesse lutando contra uma outra pessoa. Resolvido.
Adoro esses temas que envolvam a matemática e lógica
Nerdologia explosão cambriana
Eu sempre tive a dúvida, Deus não pode morrer, mas é onipotente, portanto ele pode criar algo que pode mata lo?
Não, pois na teologia clássica, a onipotência de Deus não envolve a noção da contradição. Deus não pode realizar coisas contraditórias, pois elas não correspondem a realidade, como criar um ser humano livre que não pudesse pecar ou um quadrado circular.
Milhões de barbeiros!
Átila, faz um vídeo analisando os Fatalitys do Mortal Kombat. Quais são plausíveis? Quais fazem sentido biológico?
Como sempre um ótimo vídeo. Só acho que faltou abordar o paradoxo temporal. Como, por exemplo, é abordado em um episódio de Uma Família da Pesada, em que uma das personagens volta no tempo e é responsável por criar o universo. Outro exemplo é, se eu voltar no tempo pra evitar um acontecimento, e conseguir isso, esse evento não aconteceu, então eu não voltaria no tempo pra evitar algo que não aconteceu, mas se eu não evitar, o evento vai acontecer.
Eu não entendi nada!!!
#Confuso
DANIFICANDO REACT 😂😂😂😂😂😂👏👏👏 resposta genial
entender vai te ajudar
mas poderá entender sem eu te explicar
mas se eu so te explicar voce não ira receber ajuda
Vivemos na matrix
Qual nome da música de fundo???
Sempre aparece no Nerdcast de ciência (principalmente no início do podcast e sucedendo as transições) e eu nunca sei qual é!!!!
kaleidoscope of mathematics
Um dos melhores vídeo do canal
Que obra
De todos os nerdologias, este é meu video favorito. Você é genial!
Ta certo mas ainda não intendi ... A bateria (paga nois) dura mais poque é inteligente ou é inteligente porquê dura mais ?
Alyson Lima Baterias não pensam, como algo vai ser mais inteligente que alguém se nem tem a capacidade de raciocinar?
Simples, nesse caso, uma porta é mais inteligente que você. Hauahauhsuauhauu parei foi mal
Sansirow Guimarães Portas não pensam , como algo vai ser mais inteligente que alguém se nem tem a capacidade de raciocinar ?
:v huehuehue parece que o jogo virou não é mesmo
PARADOXO mesmo e saber se o CURUPIRA fizer o moonwalker , ele vai para frente ou para trás? RESPONDA ESSA ATEU !
DSANTOS em teoria, o que conta como atrás são às costas, logo seu pé estando ao contrário, a consequência é que ele vá para frente. Logo para o Curupira os eixos são invertidos.
O cara ainda pegou corda ksksksksksksk
Se o pinoquio falar meu nariz vai crescer agora, o que acontece?
Up kkkk
Ele estará mentindo, logo ele não tem poder de fazer o nariz crescer
Com a mentira o nariz cresce
O nariz crescendo se torna uma verdade na qual ele citou
Se tornando uma verdade, o nariz volta a forma original
Vlw flw
pra mim de primeiro momento será uma mentira, então o nariz dele irá crescer, e ai já foi mesmo que o nariz tenha crescido já foi confirmado como mentira, é tarde
e se ele falar: meu nariz vai crescer e ficara com 1 m para sempre
Nada. Uma proposição nunca é verdadeira ou falsa. Ela pode estar errada, mas não ser uma mentira.
Carambaaaaaaa! Q vídeo! Quase buguei. Mas como adoro filosofia da ciência faz todo sentido lógico discutir esses aspectos, ou seja, os limites da ciência ao se impor uma linguagem lógico-dedutiva como é a matemática.
1:02 Karl Popper: Na medida em que uma afirmação científica trata da realidade, ela deve ser falsificável
Fala do enigma do espelho !
Como é o enigma?
Qual é? Pesquisei e n achei
Buguei
Se um gordo se comer, ele fica com o dobro do peso ou ele desaparece? Dorme com essa
Ele desaparece, aprendi assistindo Apenas Um Show.
Já tem um episódio que fala mais ou menos sobre isso, o do dead pool.
Lógicamente seria impossivel, mas se fosse ficaria com o mesmo tamanho, já que comeria a própria massa não há porque ele ganhar peso ou engordar. O problema lógico nisso é que se ele comesse o estômago onde iria armazenar massa? Logo não ia ser concluído
Pedro Henrique Guimaras Migacz viraria antimatéria kkkkkk
Pedro Augusto continuará com o mesmo peso, pois se ele pesa 110, ao "ingerir-se " por completo, nada mudaria. Dorme com essa. 😴
Ótimo vídeo, só faltou explicar a origem (etimologia) da palavra Paradoxo.
Atila faz um video falando sobre a voyager 1 e voyager 2 e o futuro da exploração fora da nossa galaxia.
No desenho de one punch não acho que exista um paradoxo.
Ele tem poder infinito... Tanto o ataque como a resistência a golpes, podem ser pensadas como linhas infinitas se expandido como o espaço; na prática, não importa o quão longe se possa fazer um ponto numa das retas, sempre poderemos fazer um mais distante ainda na paralela e vice versa, tudo só depende do treinamento dele, logo ele não conseguiria se derrotar, pois sempre vai conseguir se defender.
Sávio Fontineles mas o nome do anime é "One Punch Man" ou seja,ele derrota todo mundo com um soco
Jhonny isso acaba quando ele luta com o inimigo final, onde a batalha demora um pouco. "one punch man" é um título, não uma definição.
a força dele é infinita e a resistencia tbm, mas a força é uma poder controlavel, vc pode dar um soco forte ou fraco, mas nao um soco infinitamente forte.
agora resistencia n tem como vc controlar então ela ta sempre ligada no talo, sendo assim ele se daria um soco mas a força nao seria suficiente pra derrotar ele
igor claudino exato!
Luis Felipe exatamente!
Sinto-me muito estúpido.
Quase nada desse vídeo foi absorvido por mim. lol
Guilherme Cabral Assiste de novo. lol
Guilherme Cabral Pior quando se vê os comentários, só gente inteligente
Acho que é no Minute of Physics que tem um vídeo sobre se uma força infinita move uma montanha inamovível
Vou lá procurar
José Inácio Coelho sempre pensei sobre isso, vou procurar esse vídeo, valeu
Ronaldo Pereira já te facilitei. Tá ali o link :)
A mão invisível do mercado. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Manda o link ae pls
tá no segundo comentário ;)
Adorei esse Nerdologia. Se superaram mais uma vez. Parabéns.
Tive que assistir duas vezes! Esse está na minha seleção de melhores episódios!
"Não existem verdades absolutas"
Essa frase é uma verdade absoluta?
Não
Qual a musica que toca no fundo?
KhoDhas Studio up!!!
UP
musica tema de "uma mente brilhante" (filme)
Julio Cesar muleque, tu é fodaaaa!!! Tava aqui há 3 mil anos caçando essa música. Ficava me contorcendo todo nerdcast de ciência pq não sabia kkk valeu mano, tu é foda
De nada cara. É uma belíssima musica mesmo, aproveite.
Eu não entende esse final espera eu não entende nada kkkkkkkkk
É claro que a solução disso é excluir-se das relações circulares, pois, se estamos falando de relações, então não faz sentido incluirmos o próprio agente com ele mesmo.
Recomendo também o livro "Paradoxo" de Jim Al-Khalili
Hello Vsauce atila here
"Hey"
RREI VISSAUSI ÁTILA BIO LOGO HEER
Fala dos bots do facebook que criaram sua própria linguagem.
Isso foi puro sensacionalismo. Na verdade eles só estavam com um bug e foram desligados pq não estavam funcionando direito.
Vários cientistas famosos não conseguem desvendar os paradoxos, mas aqui nos comentários, vários conseguem. kkkkk
Isso me leva a uma questão; "Esperar pelo inesperado torna o inesperado esperado?"