"Para Tolkien, a força motriz por trás dessas aspirações criativas era religiosa. E mais particularmente católica. Ele desejava mais do que qualquer coisa que a Inglaterra voltasse a ser católica novamente. E assim, fazendo reintroduzir beleza, pureza e amor ao seu país." Tolkien Family Papers, Letter to Edith Bratt, 12 February 1916.
O que eu acho mais irônico (e talvez seja uma mera coincidência) é que as personagens "masculinizadas" geralmente herdam o que há de pior no homem: a arrogância, a insensatez, a agressividade, a soberba, enfim, a lista continua. E esses elementos, dentro do contexto do filme ou série, são vistos como virtudes. Então nem para criarem um "Aragorn de saia", os roteiristas modernos são capazes; pois há muito eles não enxergam mais o cavalheirismo, o amor (não o amor romântico), a honra e o senso de dever como virtudes. É por isso que a Galadriel da série é um amálgama de "toxicidade masculina".
Sexo sem amor, sem compromisso, sem a possibilidade de família. As pautinhas que carregam em si a inversão demoníaca. - o mal nada cria, mas inverte, perverte o que o bem já criou -
Difícil enxergar a maldade disfarçada de poder, pois ao mal, ao demônio, muito mais poderoso que o homem, que só não destroem pq Deus não o permite, mas permite duas armas poderosas, a mentira e a sedução, para testar o amor e a humildade do homem que é sua criatura de menor poder, porém muito amada. Tudo na verdade é para nós afastar de Deus que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Independente de se acreditar ou não. Deus abençoe a todos 🙏🌞🌻💚
52:45 Livros de contos Medievais - O cantar de Mio Cid - A canção de Rolando - Sir Gawain e o Cavaleiro Verde (Traduzido por Tolkien) - Beowulf (Traduzido por Tolkien) - A Legenda Áurea (The Golden Legend) - Contos diversos de George McDonald Outros livros e autores citados: - História da Igreja de Cristo (Daniel Rops) - A consolação da Filosofia (Boécio) - A Mulher no tempo das Catedrais (Regine Pernoud) - A Mulher no tempo das Cruzadas (Regine Pernoud) - Joana d'Arc (Mark Twain) - Romances da Jane Austen - São Tomás de Aquino - Hugo de São Vitor
Depois que eles foram para a Inglaterra,com tudo pago pela Amazon,para uma rodada de entrevistas e premiere,tudo ficou claro. Continuo achando o conteudo dos caras excelente mas me desinscrevi do canal. Nada contra os caras quererem o patrocinio de uma gigante como a Amazon(quem nao gostaria?). O problema é ve-los,que defendem tanto o Legendario,fazendo um malabarismo para aprovar a serie,que claramente nao tem nada haver com a obra original. E o pior,todos os fãs antigos do canal percebem isso. Ficou feio para eles...
Talvez não necessariamente por terem se vendido. Sabem que vi, em outros canais, uma pessoa adimitindo que no início estavam com vergonha de criticar a série e outra que não criticava para não parecer ignorante. São posições que ainda estou tentando entender, mas pode ser por um tipo de hiperconfiança nas grandes empresas e produções, ou falta de coragem diante dos símbolos de poder hoje, como as grandes empresas, ou ainda falta de entendimento sobre leitura simbólica das obras e do movimento filosófico e social moderno que tem sido posto em prática no meio cinematográfico.
eu adoro que o Guilherme me fez ver beleza em quase tudo. É o jeito que ele fala, usando as palavras certas. Ele coloca muito mais profundidade nas coisas e expressa pensamentos que eu tive, mas nunca tinha coragem ou como colocá-los em palavras. Talvez seja porquê ele também usa muitas simbologias e me faz refletir mais. Ele tem uma personalidade que o faz ver complexidade no mundo, e dá para perceber isso pelo jeito que ele aborda os assuntos, e até mesmo aqui nesse vídeo, sobre a obra do Tolkien. É um cara muito estudado.
Disposição amazônica da Galadriel é uma alegoria ao histórico de atleta do Bonoro. Piadas a parte, a série é água de salsicha pra quem é fã de Tolkien e entendeu o mínimo de Tolkien. Mesmo que o Bezos tenha prejuízo de bilhões, de nada muda a vida dele e da Amazon, já que (((eles))) tem dinheiro infinito pra empurrar a agenda (((deles))).
Possui uma beleza e uma presença a Galadriel da Cate Blanchett. E também passa uma calma e ao mesmo tempo nota-se o grandioso poder que ela tem e isso intimida quem está próximo dela.
Percebi no trabalho uma vez uma mentalidade de desprezo ao que é velho: uma mulher por exemplo, curtia pagode, isso por volta de 2011. Ela só valorizava os pagodes do momento, que estavam "na mídia". Na época por exemplo devia ter mais de 10 anos que grupos como Raça Negra fizeram sucesso nacional. Para ela, Raça Negra era música velha, ou o mesmo que música ruim, ultrapassada, que já era. Isso que vemos nas séries, filmes, produções em geral me parece ser essa mentalidade de desprezo ao passado se espalhando, tomando conta de tudo.
Eu não verei a série ...sou muito contente com a obra literária e acho os filmes uma ilustração, uma concepção visual razoável para lembrarmos da obra literária, para mim é suficiente - larguei de ver Game of thrones na 2 temporada , quando me dei conta do que se tratava , isso não é para mim ....
Guilherme legal você demonstrar respeito pelo canal que mostrou divergências sobre este tema. Legal ; isso anda em falta hoje em dia. Assim como legal sua análise . Confesso que meu conhecimento de Tolkien foi pelos filmes do Peter Jackson mas depois da aula do padre Paulo Ricardo sobre a representatividade cristã e todo trabalho de criação do autor me deu a vontade de ler. E agora com esta sua aula mais ainda. Obrigada por sua explanação !!!
Eu também gosto dos filmes de O Senhor dos Anéis, consigo distiguir o filme do livro, e coloco cada um no seu lugar, pois os livros são infinitamente melhores, e nada vai destruir isso!
Guilherme estou resistindo esta live pela terceira vez, hoje depois do Intel LTDA. Se posicionou muito bem mais uma vez. Parabéns, tenho assistido seu canal e vendo seus vídeos mais antigos. Deus abençoe vc e sua família.
Engraçado quererem refazer injustiças na obra dos outros , por que não fazem as suas próprias obras "justas" ao invés de modificar trabalhos consagrados e incluir neles suas próprias crenças?
Estava pensando a mesma coisa. Acabei de sacar que eles só mudaram a ideia do Tolkien porque ela remetia a religiosidade. O que eles querem mesmo é fazer esse universo parecer uma orgia regada a feminismo, ideais woke e anti religiosidade.
Ué, mata dois coelhos com uma cajadada só: Espalha sua ideologia ao mesmo tempo que destrói os valores contra os quais vc se opõe em obras clàssicas ao desvirtuá-las.
58:44 The Witcher eh uma obra tipicamente pós-moderna. O autor eh filho daquele vazamento da cultura pós-moderna da Europa Ocidental que aos poucos penetrou nos países eslavos um pouco antes da queda da URSS. Os elementos medievais são um verniz pra tratar dos temas caros ao pós-modernismo. Porem, não deixa de ser uma leitura agradável, mas não vai engrandecer o leitor.
Nessa polemica toda é possível ver como positivo a possibilidade de que muitas pessoas que estão dentro da cosmovisão pós-moderna comprem os livros veja que é muito diferente e melhor e possam encontrar a verdade
Recomendo a todos verem o vídeo do Heróis e Mais sobre a Galadriel Guerreira, ele deixam bem claro como não é nada razoável vesti-la com esse arquétipo.
Galadriel tinha disposiçao de amazona na infancia/juventude! No momento da serie ela teria uns 3.000/5.000 anos. Ou seja,essa caracteristica nao caberia ha muito tempo. Fora que os"feitos atleticos" esta mais para correr,nadar,cavalgar,etc do que lutar e guerrear... Edt: 7:05 Professor,o senhor quis dizer Luthien(elfa). Beren(homem)era seu marido!
Quando o senhor fala do protagonismo feminino, e vemos a extirpação nesses filmes é dar náuseas. Meu Deus, tantas mulheres formidáveis e o feminismo destruiu todos. Acho de suma importância assistir seus vídeos, independente de credo, pois assim colhemos o autor e sua inspiração.
Uma protagonista feminina de destaque nos últimos tempos foi a Daenerys de game of thrones. Foi uma personagem extremamente forte e de destaque, só que bastante feminina. Sempre demonstrando uma feminilidade e nunca deixando de se postar como mulher. Basta ver nos diálogos, nas roupas, no cabelo, o jeito de se portar, como mulher forte de um jeito feminino, nunca negou a importância da família e seu lugar como protagonista.
Isto é pura verdade, mas George R. R. Martin é um homem do século passado e sua obra foi iniciada a muitos anos, então creio que recentemente não foram capaz de produzir uma heroína forte e feminina, não conseguem "empoderar" uma personagem sem masculinizá-la ou hipersexualizá-la.
@@nightbessa Eu não conheço bem o GOT.Mas hoje a figura do dragão, que sempre foi ligada ao mal,está sendo relativizada. Um exemplo disso é o filme da Malévola.
Meio tarde agora, mas eu amaria ver um depoimento sobre Folha de Cisco do Tolkien. É para mim um dos seus melhores trabalhos no sentido de resumir aquilo que o Tolkien quer comunicar com seu imaginário e, pessoalmente, o único trabalho que me emocionou mais foi Senhor dos Anéis, se bem que estou esperando para ler Beren e Lúthien.
Que preconceito é esse com diretores de filmes trash de terror!?? Peter Jackson e Sam Raimi são provas de que o trash é a melhor escola do cinema 😂😂😂. Excelente live 🔥🍻
O professor disse: "Eles vão fazer um Sauron que parece o Trump, ou ele é bonzinho". Isso já está meio que predito no primeiro minuto da série quando diz "nada é mal no começo".... A perspectiva atual tenta a todo custo relativizar o bom, o mal, o belo e o tosco.
Essa frase não me incomodou tanto. Eu interpretei como se estivessem falando do período antes da Queda - de Melkor no contexto da obra. Mas o restante é o puro suco do ocidente atual.
Então, vendo os memes que fizeram zoando o episódio que lançou hoje, os numenorianos (curiosamente todos os atores brancos) meterem um discurso anti-imigração porque os elfos estão "roubando" os empregos dos numenorianos.
@@LuizHenrique-gn4ce o que já mostra uma certa burrice desses Showrunners porque esse tipo de discurso é claramente ligado a revolução industrial e o período que as obras do Tolkien passam fazem alusão a idade média. Nem um roteiro decente esses 2 polacos souberam fazer, por isso que A Casa do Dragão ta destruindo em audiência.
É incrível como o Guilherme vai falando e começa a cair um monte de ficha. Parece q cada tópico é um estalar de dedo e as coisas vão fazendo sentido. É como ver uma monte de coisa sentir que tem algo errado e não saber descrever e depois d eunnvideo desse tudo passa a fazer sentido
Professor, quais as motivações (ou a principal motivação em torno da qual as satélites orbitam) da referida desconstrução do passado pelos militantes progressistas? Antes disso, quem são precisamente os ditos militantes lacradores, sua origem, objetivos e financiadores? Alguém pode me recomendar alguma obra ou mesmo vídeo para esclarecer essas dúvidas, obrigado.
Pra começar, veja o documentário 'A SÉTIMA ARTE' disponível no TH-cam (completo ou em capítulos), com participação do prof. Guilherme Freire. Caso queira entender um pouco mais sobre os AGENTES e os pensamentos desses grupos no nosso contemporâneo, assista a série 'AS GRANDES MINORIAS', tbm da mesma produtora. Daí você pode anotar nomes e pesquisar mais a fundo, caso tenha interesse.
Eu quero ver grandes personagens femininos e não versões masculinizadas de mulheres. Mas parece que hoje é uma ofensa a feminilidade. Uma pena, eu amo ser feminina e adoro quando vejo personagens fortes na ficção que não deixam de ser mulheres. O feminino não pode ser tratado como algo sem valor ou fraco. Não precisa matar o feminino para dar poder a uma mulher.
Excelente comentário! A maioria das mulheres que chegam ao poder normalmente são insensíveis, duras e sem doçura. Não precisamos disso. Que o verdadeiro poder feminino domine o mundo e traga paz, afeto, comunhão, amor e bondade.
Esse povo já tava errado em esperar alguma coisa do cinema de hj. Já faz tempos que não me animo com nada que é lançado. Inclusive, gostaria de dizer que The Batman é o filme mais progressista, pra não dizer comunista, que já vi
Igualmente, tem muito tempo que não me interesso em nada do cinema novo. As poucas vezes que tentei assistir, em 5 minutos já se sabe todo o filme... Muito chato.
Professor, qual sua opinião sobre Carl Hostteter? Ele é editor do livro "A Natureza da Terra-média", considerado um grande tolkienista. Em um dos vídeos do canal do TT, retirado o trecho de uma live com o próprio Hostteter, ele afirma que Galadriel é guerreira.
No caso dessa série, eles querem manipular a história como fazem com tantas outras histórias, numa falsa ideia de integrar as minorias, distorcendo as grandes obras, na tentativa de manipular as jovens consciências.
Essa série revelou a soberba e arrogância dos caras do TT. E lamento muito, pois quando comecei a estudar Tolkien foram minha principal fonte de pesquisa. Já levei ban no Instagram e se eu falar qualquer coisa no TH-cam é capaz de levar aqui também por dar minha opinião. O mais legal de tudo isso é que grandes canais têm ganhado destaque como o próprio Guilherme Freire, Linhagem Geek, Heróis e Mais e tantos outros.
De fato , guerreiros com espadas estão dentre os mais fracos na obra de tolkien, agora usuários de magia do calibre da galadriel são quase impossíveis de encontrar.
Pouco antes da estreia da série os direitos de O Hobbit e do SDA foram vendidos para uma empresa que já declarou que vai tentar fazer o máximo de dinheiro possível com as obras, inclusive filmes derivados de personagens, ou seja o pior ainda está por vir.
Monark é incrivelmente superficial. Ele não vai acompanhar o Guilherme e vai atrapalhar o desenvolvimento das exposições. O exemplo é o que aconteceu com o Bruno Garschagen.
uma vez um cara encheu o saco falando que D&D não era inspirado em tolkien, pq um dos criadores, talvez o principal, não gostava. podia até não gostar, mas este mundo de fantasia medieval do D&D é impossível de ter sido criado sem influência do mundo do tolkien. impossível esse nível de coincidência.
Guilherme, alguém comentou sobre The Witcher. Na verdade, a triologia de jogos que fez sucesso foi baseado numa série de livros de Andrzej Sapkowski. Ele também bebe da água de Token, pois o universo em que se passa a trama possui anões, elfos e monstros. Só que a pegada é modernista, bem modernista mesmo. Os dois primeiros livros são ótimos, mas depois a qualidade decai bastante, na minha opinião. Bom, estou comentado pro seu conhecimento.
Ainda bem que não criei expectativas pela série, já sabia no que ia dar sem nem mesmo precisar ver nem ao menos o trailer. O que eles fizeram em A Roda do Tempo chegou a ponto de me entristecer, estava bastante ansioso para conferir, depois veio a amarga realidade... Robert Jordan sentiria vergonha de ter qualquer ligação com aquilo, afinal ele foi e teve grande inspiração em Tolkien. Com uma obra de Tolkien então não seria diferente, personagens vazios, construção de jornada horrível, personalidades deturpadas, pautas forçadas de defesa a opção sexual e cereja do bolo, politicagem em adaptação de obra de literatura fantástica.
47:34 o termo RADICAL surgiu para alterações. fulano fez uma alteração radical. raiz na essência do.objeto de estudo. quanto se diz a um conservador de Radical apenas se comete garfe intelectual. conservadores são defensores da raiz. e utilizam o termo de forma incoerente.
E não importa se a obra é do jeito que gostaria ou não.A questão é que eles não precisavam focar em adaptar a história rumo a lacração.Poderia ser qualquer outra coisa pra adaptar ,ou manter as origens históricas do tolkien . Mas no fundo é tudo conversa pra tentar justificar a manipular o publico a aceitar a doutrinação ideologica dos diretores e empresários por trás e não o gosto do publico ou a visão ideológica do publico.
Cara, sobre os hobbits, acredito que vc não tenha entendido bem. Nessa época, segundo o Silmarillion, o Condado ainda não existia e os pequenos (que ainda não eram hobbits) eram nomades.
Aos que quiserem conhecer mais a história da Joana d'Arc, eu indico o livro "Joana d'Arc: A Donzela de Orleans" de autoria do Pe. José Bernard. O livro é curto (158 páginas) e é escrito de forma simples e cativante. No final do livro, inclusive, há documentação que nos permite ter contato com trechos do processo e depoimentos de testemunhas. Vale muito a pena ler!
Serio não gosto de chamar os outros de burro,mais ou eles fazem de bobo ou são burros mesmo,se ela tem disposição "amazonica",significa que ela tem certas características de amazona,e não que ela é de fato uma amazona,so olhar no dicionario,é nessa horas que vc ve a patria educadora em ação,aceitem cagaram com a obra do Tolkien!!
🙄🤌🏻 e eu sendo chamada de louca pelos amigos fãs de Harry Potter, sempre disse que era ctrl+c ctrl+v, eu nunca consegui assistir um filme até o fim 😅😂 prefiro 3h de senhor dos anéis 🥰🥹❤️
Leio por aí que certo canal se vendeu para não criticar a série. Porém, talvez não necessariamente tenham se vendido. Sabem que vi, em outros canais, uma pessoa adimitindo que no início estava com vergonha de criticar a série, e outra que não criticava para não parecer ignorante. São posições que ainda estou tentando entender, mas pode ser por um tipo de hiperconfiança nas grandes empresas e produções, ou falta de coragem diante dos símbolos de poder hoje, como as grandes empresas, ou ainda falta de entendimento sobre leitura simbólica das obras e do movimento filosófico e social moderno que tem sido posto em prática no meio cinematográfico.
Fui ver o primeiro episódio, e meu deus! Roteiro novelinha das 6… muito ruim, não é só a lacração e sim o roteiro horrível, aquele elfo preto tem uma cena de 5 minutos e já esta com intimidade com todo mundo. Horrível.
@@GigaBigMonsterChad Vamos lá, por partes, como diria o Jack Estripador: 1) No mundo de One Piece existe uma árvore chamada adão; 2 ) Existe também uma árvore chamada Eva; 3) Também há no mundo de One Piece a Arca de Noé; 4) No mundo de One Piece ocorreu um grande dilúvio (o que foi a provável destruição do mundo antigo); 5) O navio de Luffy tem em sua proa a cabeça de um cordeiro, e depois que esse navio naufraga, o novo navio tem na proa a cabeça de um leão (simbologia direta com a primeira e segunda vinda de Cristo [cordeiro para sacrificio e depois leão para reinar]) 6) Luffy é provavelmente a lenda conhecida como Joy Boy (o suposto reino antigo anterior ao governo mundial). Por sua vez, Joy Boy é inspirado na lenda do nosso mundo chamado Jayabaya (que era um rei, se não me engano, lá da Indonesia ou Filipinas) visto pelo seu povo como uma encarnação de Vishnu (um dos deuses do hinduismo, que aliás, faz parte de uma trindade, igual ocorre na religão cristã). Vishnu, vale dizer, tem muitas outras semelhanças com Jesus. Ele teria encarnado várias vezes durante a história da humanidade, e a sua ultima vinda marcaria o "fim do mundo". Uma das encarnações de Vishnu teria sido o próprio Buda e Krishna. Vishnu também apresenta simbolismos semelhantes ao de Jesus, por exemplo, andar sobre as águas. 7) Luffy seria o responsável por trazer o amanhacer (filho do alvorecer / estrela da manhã) do novo mundo e libertar os escravos de um mundo dominado por um governo globalista (uma referência à nova ordem mundial). Mas existem mais simbolismos espalhados pela obra que se comunicam com o simbolismo cristão e a própria ideia do conservadorismo. Uma vez que Luffy não se une aos Revolucionários, mesmo Dragon (seu pai) sendo um deles. Sem falar na triupulação de Luffy, que muitos acreditam que chegará ao número de 12 integrantes. E já está quase lá. (Não estou dizendo que a obra é uma obra cristã, mas sem dúvida carrega muito de seus princípios e simbolismos no DNA)
É uma pena, mas as coisas são feitas primariamente para arrecadar dinheiro. Infelizmente a mensagem original deixa de ter tanta importância comparado ao dinheiro
"Para Tolkien, a força motriz por trás dessas aspirações criativas era religiosa. E mais particularmente católica. Ele desejava mais do que qualquer coisa que a Inglaterra voltasse a ser católica novamente. E assim, fazendo reintroduzir beleza, pureza e amor ao seu país." Tolkien Family Papers, Letter to Edith Bratt, 12 February 1916.
O que eu acho mais irônico (e talvez seja uma mera coincidência) é que as personagens "masculinizadas" geralmente herdam o que há de pior no homem: a arrogância, a insensatez, a agressividade, a soberba, enfim, a lista continua. E esses elementos, dentro do contexto do filme ou série, são vistos como virtudes. Então nem para criarem um "Aragorn de saia", os roteiristas modernos são capazes; pois há muito eles não enxergam mais o cavalheirismo, o amor (não o amor romântico), a honra e o senso de dever como virtudes. É por isso que a Galadriel da série é um amálgama de "toxicidade masculina".
Pra essas pessoas só existe um tipo de amor. Que é o sexual. Duas pessoas n podem se preocupar uma com a outra sem ter uma "tensão sexual" entre elas.
Falou tudinho! 👏🏼👏🏼👏🏼
Perfeita colocação. É exatamente isso.
Sexo sem amor, sem compromisso, sem a possibilidade de família. As pautinhas que carregam em si a inversão demoníaca. - o mal nada cria, mas inverte, perverte o que o bem já criou -
Difícil enxergar a maldade disfarçada de poder, pois ao mal, ao demônio, muito mais poderoso que o homem, que só não destroem pq Deus não o permite, mas permite duas armas poderosas, a mentira e a sedução, para testar o amor e a humildade do homem que é sua criatura de menor poder, porém muito amada. Tudo na verdade é para nós afastar de Deus que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Independente de se acreditar ou não. Deus abençoe a todos 🙏🌞🌻💚
Impressionante como todos da Brasil Paralelo são incríveis. Muuuito obrigado.
52:45 Livros de contos Medievais
- O cantar de Mio Cid
- A canção de Rolando
- Sir Gawain e o Cavaleiro Verde (Traduzido por Tolkien)
- Beowulf (Traduzido por Tolkien)
- A Legenda Áurea (The Golden Legend)
- Contos diversos de George McDonald
Outros livros e autores citados:
- História da Igreja de Cristo (Daniel Rops)
- A consolação da Filosofia (Boécio)
- A Mulher no tempo das Catedrais (Regine Pernoud)
- A Mulher no tempo das Cruzadas (Regine Pernoud)
- Joana d'Arc (Mark Twain)
- Romances da Jane Austen
- São Tomás de Aquino
- Hugo de São Vitor
Pessoas como você salvam que somente ouve e não pode anotar na hora.
Muito obrigada!!
Sobre a série, o sr. está sendo muito melhor que o Tolkien Talk, professor. Eles (literalmente) se venderam
Também acho.
Depois que eles foram para a Inglaterra,com tudo pago pela Amazon,para uma rodada de entrevistas e premiere,tudo ficou claro.
Continuo achando o conteudo dos caras excelente mas me desinscrevi do canal. Nada contra os caras quererem o patrocinio de uma gigante como a Amazon(quem nao gostaria?).
O problema é ve-los,que defendem tanto o Legendario,fazendo um malabarismo para aprovar a serie,que claramente nao tem nada haver com a obra original.
E o pior,todos os fãs antigos do canal percebem isso. Ficou feio para eles...
@@VictorOliveira-gm3zj concordo.
@@VictorOliveira-gm3zj kkkkkkkk
Talvez não necessariamente por terem se vendido. Sabem que vi, em outros canais, uma pessoa adimitindo que no início estavam com vergonha de criticar a série e outra que não criticava para não parecer ignorante. São posições que ainda estou tentando entender, mas pode ser por um tipo de hiperconfiança nas grandes empresas e produções, ou falta de coragem diante dos símbolos de poder hoje, como as grandes empresas, ou ainda falta de entendimento sobre leitura simbólica das obras e do movimento filosófico e social moderno que tem sido posto em prática no meio cinematográfico.
O jeito que vc fala dos símbolos na obra de Tolkien da vontade de ler toda obra dele.
Vdd é sensacional quando ele começa a falar sobre
eu adoro que o Guilherme me fez ver beleza em quase tudo. É o jeito que ele fala, usando as palavras certas. Ele coloca muito mais profundidade nas coisas e expressa pensamentos que eu tive, mas nunca tinha coragem ou como colocá-los em palavras. Talvez seja porquê ele também usa muitas simbologias e me faz refletir mais. Ele tem uma personalidade que o faz ver complexidade no mundo, e dá para perceber isso pelo jeito que ele aborda os assuntos, e até mesmo aqui nesse vídeo, sobre a obra do Tolkien. É um cara muito estudado.
Seu áudio está bêm! Estou almoçando agora e assistindo.
Disposição amazônica da Galadriel é uma alegoria ao histórico de atleta do Bonoro.
Piadas a parte, a série é água de salsicha pra quem é fã de Tolkien e entendeu o mínimo de Tolkien. Mesmo que o Bezos tenha prejuízo de bilhões, de nada muda a vida dele e da Amazon, já que (((eles))) tem dinheiro infinito pra empurrar a agenda (((deles))).
por mais pessoas que falem a verdade abertamente assim, sempre levando em consideração as obras originais.
Guilherme parabéns por partilhar conosco seus conhecimentos. Grande abraço e Salve Maria!
Possui uma beleza e uma presença a Galadriel da Cate Blanchett. E também passa uma calma e ao mesmo tempo nota-se o grandioso poder que ela tem e isso intimida quem está próximo dela.
Percebi no trabalho uma vez uma mentalidade de desprezo ao que é velho: uma mulher por exemplo, curtia pagode, isso por volta de 2011. Ela só valorizava os pagodes do momento, que estavam "na mídia". Na época por exemplo devia ter mais de 10 anos que grupos como Raça Negra fizeram sucesso nacional. Para ela, Raça Negra era música velha, ou o mesmo que música ruim, ultrapassada, que já era. Isso que vemos nas séries, filmes, produções em geral me parece ser essa mentalidade de desprezo ao passado se espalhando, tomando conta de tudo.
Comentários e explicação simplesmente cirúrgicas a respeito, tanto da obra, quanto as ideias de Tolkien. Parabéns!
O único que me fez ter vontade de ler Tolkien. Sempre muito educado, sensato e inteligente. Parabéns!
Eu ainda n vi a série pq n quero minha mente contaminada até ler o Silmarillion, contos inacabados etc
Eu não verei a série ...sou muito contente com a obra literária e acho os filmes uma ilustração, uma concepção visual razoável para lembrarmos da obra literária, para mim é suficiente - larguei de ver Game of thrones na 2 temporada , quando me dei conta do que se tratava , isso não é para mim ....
Não vai contaminar, pq não tem nada haver com os livros, é literalmente uma fanfic.
Pensei o mesmo
@@renanaraujo881 eu só vou assistir coisa de 2 eps para ver se é bom se for algo que eu n gosto vou simplesmente dar um fds obviamente.
Análise brilhante. Ganhou um inscrito.
Guilherme legal você demonstrar respeito pelo canal que mostrou divergências sobre este tema. Legal ; isso anda em falta hoje em dia. Assim como legal sua análise . Confesso que meu conhecimento de Tolkien foi pelos filmes do Peter Jackson mas depois da aula do padre Paulo Ricardo sobre a representatividade cristã e todo trabalho de criação do autor me deu a vontade de ler. E agora com esta sua aula mais ainda. Obrigada por sua explanação !!!
Eu também gosto dos filmes de O Senhor dos Anéis, consigo distiguir o filme do livro, e coloco cada um no seu lugar, pois os livros são infinitamente melhores, e nada vai destruir isso!
Guilherme estou resistindo esta live pela terceira vez, hoje depois do Intel LTDA. Se posicionou muito bem mais uma vez. Parabéns, tenho assistido seu canal e vendo seus vídeos mais antigos. Deus abençoe vc e sua família.
Engraçado quererem refazer injustiças na obra dos outros , por que não fazem as suas próprias obras "justas" ao invés de modificar trabalhos consagrados e incluir neles suas próprias crenças?
A esquerda não tem graça, não é capaz de construir nada, agora destruir é com eles mesmos.
Estava pensando a mesma coisa. Acabei de sacar que eles só mudaram a ideia do Tolkien porque ela remetia a religiosidade. O que eles querem mesmo é fazer esse universo parecer uma orgia regada a feminismo, ideais woke e anti religiosidade.
Porque eles querem destruir símbolos , é o parasita pós moderno
Ué, mata dois coelhos com uma cajadada só: Espalha sua ideologia ao mesmo tempo que destrói os valores contra os quais vc se opõe em obras clàssicas ao desvirtuá-las.
Parabens professor, seu canal é edificante. Continue com o bom trabalho.👍
Amei tua forma de falar e pensar.
Parabéns pela análise!Concordo em número gênero e grau.
58:44 The Witcher eh uma obra tipicamente pós-moderna. O autor eh filho daquele vazamento da cultura pós-moderna da Europa Ocidental que aos poucos penetrou nos países eslavos um pouco antes da queda da URSS. Os elementos medievais são um verniz pra tratar dos temas caros ao pós-modernismo. Porem, não deixa de ser uma leitura agradável, mas não vai engrandecer o leitor.
Nessa polemica toda é possível ver como positivo a possibilidade de que muitas pessoas que estão dentro da cosmovisão pós-moderna comprem os livros veja que é muito diferente e melhor e possam encontrar a verdade
Todo dia um novo assunto sobre Tolkien, tô sentindo muita vontade de lê-lo. Por favor continue!
Leia irmão. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida.
Leia por favor
Recomendo a todos verem o vídeo do Heróis e Mais sobre a Galadriel Guerreira, ele deixam bem claro como não é nada razoável vesti-la com esse arquétipo.
Achei muito legal a fala respeitosa ao pessoal do TT, parabéns pelo debate sem ofensa as pessoas
Caramba, excelente video. Não o conhecia e achei seus comentários bem mais sólidos do que o canal tolkie talk.
Parabéns, Guilherme!👏👏👏
Galadriel tinha disposiçao de amazona na infancia/juventude!
No momento da serie ela teria uns 3.000/5.000 anos. Ou seja,essa caracteristica nao caberia ha muito tempo.
Fora que os"feitos atleticos" esta mais para correr,nadar,cavalgar,etc do que lutar e guerrear...
Edt: 7:05 Professor,o senhor quis dizer Luthien(elfa). Beren(homem)era seu marido!
Se o Tolkien quisesse caracterizar a personagem como guerreira não seriam feitos Atléticos e sim Marciais... Pessoas confundem esporte com guerra...
@@gustavoisidoro9393 Exatamente. Embora,como o prof Guilherme disse, a Galadriel "guerreira" é o menor dos problemas desta serie...
Exatamente ela já estava muito longe da Juventude nessa época .
Ih rapaz o pessoal do Tolkien Talks vai chorar de raiva com esse vídeo 😅😅😅
Tik tok 😂
Quando o senhor fala do protagonismo feminino, e vemos a extirpação nesses filmes é dar náuseas. Meu Deus, tantas mulheres formidáveis e o feminismo destruiu todos. Acho de suma importância assistir seus vídeos, independente de credo, pois assim colhemos o autor e sua inspiração.
Simplesmente não sinto vontade de assistir! Sou católica e imagino o qto se esforçam pra destruir o cristianismo da obra de Tolkien.
muito boa a resenha. tá difícil encontrar conteúdo interessante e bem explicado com alguma densidade intelectual hj em dia.
Assisti os filmes, estou louca para poder comprar os livros para ler e ler para meus filhos, detestei a série. Ótima live.
Uma protagonista feminina de destaque nos últimos tempos foi a Daenerys de game of thrones.
Foi uma personagem extremamente forte e de destaque, só que bastante feminina. Sempre demonstrando uma feminilidade e nunca deixando de se postar como mulher. Basta ver nos diálogos, nas roupas, no cabelo, o jeito de se portar, como mulher forte de um jeito feminino, nunca negou a importância da família e seu lugar como protagonista.
Isto é pura verdade, mas George R. R. Martin é um homem do século passado e sua obra foi iniciada a muitos anos, então creio que recentemente não foram capaz de produzir uma heroína forte e feminina, não conseguem "empoderar" uma personagem sem masculinizá-la ou hipersexualizá-la.
Adicionando que ela era a Mãe dos Dragões! Reforçando sua figura materna.
@@nightbessa Eu não conheço bem o GOT.Mas hoje a figura do dragão, que sempre foi ligada ao mal,está sendo relativizada. Um exemplo disso é o filme da Malévola.
@@juanrocha5746 Na obra os dragões não são bons e muitas vezes se tornam um problema pra ela, e por fim, são as ferramentas que a levam a ruína.
Muito bem lembrado. Não há necessidade de destruir o feminino/feminilidade pra dar poder a uma mulher.
Meio tarde agora, mas eu amaria ver um depoimento sobre Folha de Cisco do Tolkien. É para mim um dos seus melhores trabalhos no sentido de resumir aquilo que o Tolkien quer comunicar com seu imaginário e, pessoalmente, o único trabalho que me emocionou mais foi Senhor dos Anéis, se bem que estou esperando para ler Beren e Lúthien.
Que preconceito é esse com diretores de filmes trash de terror!?? Peter Jackson e Sam Raimi são provas de que o trash é a melhor escola do cinema 😂😂😂.
Excelente live 🔥🍻
Guilherme que aula, grande abraço!!!
O professor disse: "Eles vão fazer um Sauron que parece o Trump, ou ele é bonzinho". Isso já está meio que predito no primeiro minuto da série quando diz "nada é mal no começo".... A perspectiva atual tenta a todo custo relativizar o bom, o mal, o belo e o tosco.
Essa frase não me incomodou tanto. Eu interpretei como se estivessem falando do período antes da Queda - de Melkor no contexto da obra. Mas o restante é o puro suco do ocidente atual.
Então, vendo os memes que fizeram zoando o episódio que lançou hoje, os numenorianos (curiosamente todos os atores brancos) meterem um discurso anti-imigração porque os elfos estão "roubando" os empregos dos numenorianos.
@@LuizHenrique-gn4ce o que já mostra uma certa burrice desses Showrunners porque esse tipo de discurso é claramente ligado a revolução industrial e o período que as obras do Tolkien passam fazem alusão a idade média. Nem um roteiro decente esses 2 polacos souberam fazer, por isso que A Casa do Dragão ta destruindo em audiência.
É incrível como o Guilherme vai falando e começa a cair um monte de ficha. Parece q cada tópico é um estalar de dedo e as coisas vão fazendo sentido. É como ver uma monte de coisa sentir que tem algo errado e não saber descrever e depois d eunnvideo desse tudo passa a fazer sentido
Tb seria legal uma live do Guilherme Freire com a Ana Campagnolo e outra com o Alexandre Costa, seriam duas ótimas lives!!!
Um cientista político só prevê o amanhã porque conhece o passado.
bom trabalho
parabens pela analise
Muito bom!
Professor, quais as motivações (ou a principal motivação em torno da qual as satélites orbitam) da referida desconstrução do passado pelos militantes progressistas? Antes disso, quem são precisamente os ditos militantes lacradores, sua origem, objetivos e financiadores? Alguém pode me recomendar alguma obra ou mesmo vídeo para esclarecer essas dúvidas, obrigado.
Pra começar, veja o documentário 'A SÉTIMA ARTE' disponível no TH-cam (completo ou em capítulos), com participação do prof. Guilherme Freire.
Caso queira entender um pouco mais sobre os AGENTES e os pensamentos desses grupos no nosso contemporâneo, assista a série 'AS GRANDES MINORIAS', tbm da mesma produtora.
Daí você pode anotar nomes e pesquisar mais a fundo, caso tenha interesse.
Eu quero ver grandes personagens femininos e não versões masculinizadas de mulheres. Mas parece que hoje é uma ofensa a feminilidade. Uma pena, eu amo ser feminina e adoro quando vejo personagens fortes na ficção que não deixam de ser mulheres. O feminino não pode ser tratado como algo sem valor ou fraco. Não precisa matar o feminino para dar poder a uma mulher.
Excelente comentário! A maioria das mulheres que chegam ao poder normalmente são insensíveis, duras e sem doçura. Não precisamos disso. Que o verdadeiro poder feminino domine o mundo e traga paz, afeto, comunhão, amor e bondade.
Esse povo já tava errado em esperar alguma coisa do cinema de hj. Já faz tempos que não me animo com nada que é lançado. Inclusive, gostaria de dizer que The Batman é o filme mais progressista, pra não dizer comunista, que já vi
Foda-se
Igualmente, tem muito tempo que não me interesso em nada do cinema novo. As poucas vezes que tentei assistir, em 5 minutos já se sabe todo o filme... Muito chato.
Ninguém falsifica moedas de pouco valor.
Professor, qual sua opinião sobre Carl Hostteter? Ele é editor do livro "A Natureza da Terra-média", considerado um grande tolkienista. Em um dos vídeos do canal do TT, retirado o trecho de uma live com o próprio Hostteter, ele afirma que Galadriel é guerreira.
No caso dessa série, eles querem manipular a história como fazem com tantas outras histórias, numa falsa ideia de integrar as minorias, distorcendo as grandes obras, na tentativa de manipular as jovens consciências.
Essa série revelou a soberba e arrogância dos caras do TT. E lamento muito, pois quando comecei a estudar Tolkien foram minha principal fonte de pesquisa. Já levei ban no Instagram e se eu falar qualquer coisa no TH-cam é capaz de levar aqui também por dar minha opinião. O mais legal de tudo isso é que grandes canais têm ganhado destaque como o próprio Guilherme Freire, Linhagem Geek, Heróis e Mais e tantos outros.
Jogar Galadriel para uma esfera "guerreira" é reduzir muito Galadriel , meu Deus, não entenderam nada.
De fato , guerreiros com espadas estão dentre os mais fracos na obra de tolkien, agora usuários de magia do calibre da galadriel são quase impossíveis de encontrar.
Pouco antes da estreia da série os direitos de O Hobbit e do SDA foram vendidos para uma empresa que já declarou que vai tentar fazer o máximo de dinheiro possível com as obras, inclusive filmes derivados de personagens, ou seja o pior ainda está por vir.
Vamos agitar o Guilherme no Monark, galera! Seria um papo muito legal lá também.
Heróis e +
Monark é incrivelmente superficial. Ele não vai acompanhar o Guilherme e vai atrapalhar o desenvolvimento das exposições. O exemplo é o que aconteceu com o Bruno Garschagen.
Excelente ideia, colocar um cara inteligente para falar com um maconheiro.
Guilherme, a Galadriel de Tolkien tem caracteristicas do temperamento fleumatico.
Uns canais grandes estão passando vista grossa pra tudo que eles colocam.
uma vez um cara encheu o saco falando que D&D não era inspirado em tolkien, pq um dos criadores, talvez o principal, não gostava. podia até não gostar, mas este mundo de fantasia medieval do D&D é impossível de ter sido criado sem influência do mundo do tolkien. impossível esse nível de coincidência.
Guilherme, alguém comentou sobre The Witcher. Na verdade, a triologia de jogos que fez sucesso foi baseado numa série de livros de Andrzej Sapkowski. Ele também bebe da água de Token, pois o universo em que se passa a trama possui anões, elfos e monstros. Só que a pegada é modernista, bem modernista mesmo. Os dois primeiros livros são ótimos, mas depois a qualidade decai bastante, na minha opinião. Bom, estou comentado pro seu conhecimento.
Faz uma análise do filme Braveheart/coração valente
Hobbits do MST. Galadriel feminista. Gandalf mendigo. Elrond passivo. Cotas raciais elficas.
Parece a USP kkkkk
@@wanderbedits kkkkkk boa
Ainda bem que não criei expectativas pela série, já sabia no que ia dar sem nem mesmo precisar ver nem ao menos o trailer. O que eles fizeram em A Roda do Tempo chegou a ponto de me entristecer, estava bastante ansioso para conferir, depois veio a amarga realidade... Robert Jordan sentiria vergonha de ter qualquer ligação com aquilo, afinal ele foi e teve grande inspiração em Tolkien. Com uma obra de Tolkien então não seria diferente, personagens vazios, construção de jornada horrível, personalidades deturpadas, pautas forçadas de defesa a opção sexual e cereja do bolo, politicagem em adaptação de obra de literatura fantástica.
Meu Deus, vc conhece todas vtubers existentes
@@samuelweber9987 Não posso negar, mas como sabe?
@@Totsukachi suas inscrições estão visíveis no perfil
@@samuelweber9987 Ah sim kkkk basicamente é um de meus hobbys
@@Totsukachi sdksjd entendo. Já assisti uma época tb
Poxa, queria que falasse de Duna também
Ele tem um vídeo sobre Duna aqui mesmo no youtube, só procurar.
Up!
Os caras meteram sindicalismo e guerra de classes no quarto episódio. LOL.
esse microfone é tão bom q tá pegando o som do cooler, parece decolagem no TopGun
47:34 o termo RADICAL surgiu para alterações. fulano fez uma alteração radical. raiz na essência do.objeto de estudo. quanto se diz a um conservador de Radical apenas se comete garfe intelectual. conservadores são defensores da raiz. e utilizam o termo de forma incoerente.
Pro Tolkien, o Guilherme tá muito moderno ainda.
Que covardia não é medir o quê fala pra não ser chamado de reacionário pelas pessoas bonitas.
Beren é o homem, Luthien a mulher. Errou em 7:00
😈 Annatar Bezos: Querem?
👇
💍💍💍💍💍💍💍💍💍
Tolkien Talk: Sim! 😍😍😍
E não importa se a obra é do jeito que gostaria ou não.A questão é que eles não precisavam focar em adaptar a história rumo a lacração.Poderia ser qualquer outra coisa pra adaptar ,ou manter as origens históricas do tolkien .
Mas no fundo é tudo conversa pra tentar justificar a manipular o publico a aceitar a doutrinação ideologica dos diretores e empresários por trás e não o gosto do publico ou a visão ideológica do publico.
Cara, sobre os hobbits, acredito que vc não tenha entendido bem. Nessa época, segundo o Silmarillion, o Condado ainda não existia e os pequenos (que ainda não eram hobbits) eram nomades.
6:22 Onde eu baixo essa carta em que Tolkien fala isso de Galadriel e Nossa Senhora?
Aos que quiserem conhecer mais a história da Joana d'Arc, eu indico o livro "Joana d'Arc: A Donzela de Orleans" de autoria do Pe. José Bernard.
O livro é curto (158 páginas) e é escrito de forma simples e cativante. No final do livro, inclusive, há documentação que nos permite ter contato com trechos do processo e depoimentos de testemunhas.
Vale muito a pena ler!
Serio não gosto de chamar os outros de burro,mais ou eles fazem de bobo ou são burros mesmo,se ela tem disposição "amazonica",significa que ela tem certas características de amazona,e não que ela é de fato uma amazona,so olhar no dicionario,é nessa horas que vc ve a patria educadora em ação,aceitem cagaram com a obra do Tolkien!!
Destruiram a Obra de Tolkien
🙄🤌🏻 e eu sendo chamada de louca pelos amigos fãs de Harry Potter, sempre disse que era ctrl+c ctrl+v, eu nunca consegui assistir um filme até o fim 😅😂 prefiro 3h de senhor dos anéis 🥰🥹❤️
Leio por aí que certo canal se vendeu para não criticar a série. Porém, talvez não necessariamente tenham se vendido. Sabem que vi, em outros canais, uma pessoa adimitindo que no início estava com vergonha de criticar a série, e outra que não criticava para não parecer ignorante. São posições que ainda estou tentando entender, mas pode ser por um tipo de hiperconfiança nas grandes empresas e produções, ou falta de coragem diante dos símbolos de poder hoje, como as grandes empresas, ou ainda falta de entendimento sobre leitura simbólica das obras e do movimento filosófico e social moderno que tem sido posto em prática no meio cinematográfico.
Acho q ele se confundiu ao falar "a beren"
A língua antiga da Finlândia conquistou o Mestre Tolkien.
Professor, o senhor já assistiu o filme "O pianista" de Roman Polanski? Se já, faça uma análise dele por favor!
LUTHIEN pow, beren era o cara kkkk
A obra está sendo descontraída na série.
✌✌🖒👍👏👏
Fui ver o primeiro episódio, e meu deus! Roteiro novelinha das 6… muito ruim, não é só a lacração e sim o roteiro horrível, aquele elfo preto tem uma cena de 5 minutos e já esta com intimidade com todo mundo. Horrível.
Eu gosto de imaginar o Gandalf como mage-knight.
Nao podemos cair no canto da sereia, a fotografia é majestosa por conta do poder financeiro da Amazon.
👏👏👏👏
👏👏👏👏👏👏💗👍
Enxergo muita simbologia cristã em One Piece. Vale a pena analisar aqui.
Quais por exemplo?
@@GigaBigMonsterChad Vamos lá, por partes, como diria o Jack Estripador: 1) No mundo de One Piece existe uma árvore chamada adão; 2 ) Existe também uma árvore chamada Eva; 3) Também há no mundo de One Piece a Arca de Noé; 4) No mundo de One Piece ocorreu um grande dilúvio (o que foi a provável destruição do mundo antigo); 5) O navio de Luffy tem em sua proa a cabeça de um cordeiro, e depois que esse navio naufraga, o novo navio tem na proa a cabeça de um leão (simbologia direta com a primeira e segunda vinda de Cristo [cordeiro para sacrificio e depois leão para reinar]) 6) Luffy é provavelmente a lenda conhecida como Joy Boy (o suposto reino antigo anterior ao governo mundial). Por sua vez, Joy Boy é inspirado na lenda do nosso mundo chamado Jayabaya (que era um rei, se não me engano, lá da Indonesia ou Filipinas) visto pelo seu povo como uma encarnação de Vishnu (um dos deuses do hinduismo, que aliás, faz parte de uma trindade, igual ocorre na religão cristã). Vishnu, vale dizer, tem muitas outras semelhanças com Jesus. Ele teria encarnado várias vezes durante a história da humanidade, e a sua ultima vinda marcaria o "fim do mundo". Uma das encarnações de Vishnu teria sido o próprio Buda e Krishna. Vishnu também apresenta simbolismos semelhantes ao de Jesus, por exemplo, andar sobre as águas. 7) Luffy seria o responsável por trazer o amanhacer (filho do alvorecer / estrela da manhã) do novo mundo e libertar os escravos de um mundo dominado por um governo globalista (uma referência à nova ordem mundial). Mas existem mais simbolismos espalhados pela obra que se comunicam com o simbolismo cristão e a própria ideia do conservadorismo. Uma vez que Luffy não se une aos Revolucionários, mesmo Dragon (seu pai) sendo um deles. Sem falar na triupulação de Luffy, que muitos acreditam que chegará ao número de 12 integrantes. E já está quase lá. (Não estou dizendo que a obra é uma obra cristã, mas sem dúvida carrega muito de seus princípios e simbolismos no DNA)
@@DarthKiller100 Olá só vi seu comentário agora, não me lembro se o youtube notificou ou eu não vi mesmo .
@@GigaBigMonsterChad relaxa, campeão. Mas espero ter conseguido esclarecer os pontos.
@@DarthKiller100 de fato alguns desses detalhes que vc citou são interessantes
triste saber que, antes, eu achava isso tudo normal.
1984
A deturpação começou com as traduções da HarperCollins
É uma pena, mas as coisas são feitas primariamente para arrecadar dinheiro. Infelizmente a mensagem original deixa de ter tanta importância comparado ao dinheiro
Onde encontro esse documentário sobre Tolkie citado pelo Guilherme?
Tem que assinar a Brasil Paralelo, são 3 documentários maravilhosos sobre Chesterton, Lewis e Tolkien
São tão sem sentido que a única coisa que tem de fazer é desconstruir o antigo.
E se a serie se chamasse: aneis do poder na otica do seculo 21? Voce acharia boa?
Como se as coisas tivessem que estar na ótica do seu século. As pessoas tem desprezo ao passado por burrice, apenas.