O truque da sede dos franquistas A 19 de Maio de 1906, D. Carlos colocou ponto final ao rotativismo entre regeneradores e progressistas que vinha de 1893 - nomeando João Franco para primeiro-ministro. Ele prometeu governar, liberal, democrata, à inglesa - mas depressa passou a governar, autocrático, ditador, à turca. Semanas depois, a 26 de Julho, fundou-se o Sport de Benfica, José Duarte foi o seu primeiro presidente. Três meses volvidos sucedeu-lhe Luís Carlos Faria Leal, major do exército - e em Maio de 1907, o SB por 40 mil réis ao ano, tomou posse de terreno da Quinta da Feiteira onde montou campo de futebol de 120 por 79 metros. Passou tempo com o Benfica a brilhar em ciclismo e atletismo - e a 31 de Janeiro de 1908 Franco convenceu o rei a promulgar decreto que permitia a deportação dos presos políticos para as colónias de África ou para Timor. Ao assiná-lo, D. Carlos largou, premonitório, num murmúrio: - Assino a minha sentença de morte, mas os senhores assim o querem... No dia seguinte, o rei e o príncipe real caíram às balas de dois carbonários. E ali mesmo, no olho da tragédia, ao avistar João Franco, Maria Pia, a velha rainha-mãe, praguejou, apontando para os cadáveres de D. Carlos e D. Luís Filipe estendidos no chão do Arsenal: - A vossa obra, Senhor Presidente! Diziam que o senhor era o coveiro da monarquia. Foi pior. Foi o assassino de meu filho e de meu neto... D. Manuel assumiu a coroa - e atirou João Franco para o exílio. Alguns dos membros do Centro Regenerador Liberal da Cruz da Pedra, o braço político franquista, que tinha a sua sede na Travessa de Sanches de Baena, eram também sócios do Sport Benfica - e Faria Leal contou não muito tempo volvido: «Porque os franquistas haviam abandonado, na retirada, armas e bagagens -numa simulada assembleia geral, aprovámos acta testamentária a considerar por herdeiro o Sport Benfica, que assim se viu pomposamente instalado, com uma sala de bilhar e um decente e moderno mobiliário...» Tinha campo, tinha sede - só não tinha grandes jogadores de futebol. Cosme Damião, a alma do Sport Lisboa, também era um dos 129 sócios do Sport Clube de Benfica. E como o SL tinha jogadores, mas não tinha campo, lembrou-se de fundi-los. António Freire Sobral apresentou em AG a proposta de junção e sugeriu o nome: Sport Club de Lisboa. Achou-se que ficaria melhor Sport Clube de Lisboa e Benfica - e a 13 de Setembro de 1908, ao oficializar-se a união, a designação que se acertou, à última hora, foi Sport Lisboa e Benfica. Texto de António Simões. E vais ao Google e escreves " brasão dos EUA".
Julio Cosme Damião? Nada disso. Cosme Damião apenas. Isto é paleio do historiador Serrado, sportinguista ferrenho e que em má hora LFV chamou para fazer o Museu.
Bonito inicio para uma história formidável. SPORT LISBOA e BENFICA !!!
Grande Cosme Damião 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
NASCIDO NA FARMACIA FRANCO, CRIADO POR COSME DAMIAO
FabioRealinho 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu visto de vermelho e branco Benfica do meu coração 🔴⚪🦅
Se houvesse coragem para contar as verdadeiras origens do SLB, tínhamos pano para mangas!
Não me digas q foi o Salazar q fundou o Benfica
@@simaobenficasempre3778 Vai olhar ao brasão dos EUA e como os teus fundadores conseguiram o palácio do ministro João Franco como sede
@@fabiomiguel1991 sei lá do q é q estas a falar, palacios ou o krl. Como é q queres q eu vá ver isso.
@@fabiomiguel1991vai te tratar ahahahaha
O truque da sede dos franquistas
A 19 de Maio de 1906, D. Carlos colocou ponto final ao rotativismo entre regeneradores e progressistas que vinha de 1893 - nomeando João Franco para primeiro-ministro. Ele prometeu governar, liberal, democrata, à inglesa - mas depressa passou a governar, autocrático, ditador, à turca.
Semanas depois, a 26 de Julho, fundou-se o Sport de Benfica, José Duarte foi o seu primeiro presidente. Três meses volvidos sucedeu-lhe Luís Carlos Faria Leal, major do exército - e em Maio de 1907, o SB por 40 mil réis ao ano, tomou posse de terreno da Quinta da Feiteira onde montou campo de futebol de 120 por 79 metros.
Passou tempo com o Benfica a brilhar em ciclismo e atletismo - e a 31 de Janeiro de 1908 Franco convenceu o rei a promulgar decreto que permitia a deportação dos presos políticos para as colónias de África ou para Timor. Ao assiná-lo, D. Carlos largou, premonitório, num murmúrio:
- Assino a minha sentença de morte, mas os senhores assim o querem...
No dia seguinte, o rei e o príncipe real caíram às balas de dois carbonários. E ali mesmo, no olho da tragédia, ao avistar João Franco, Maria Pia, a velha rainha-mãe, praguejou, apontando para os cadáveres de D. Carlos e D. Luís Filipe estendidos no chão do Arsenal:
- A vossa obra, Senhor Presidente! Diziam que o senhor era o coveiro da monarquia. Foi pior. Foi o assassino de meu filho e de meu neto...
D. Manuel assumiu a coroa - e atirou João Franco para o exílio. Alguns dos membros do Centro Regenerador Liberal da Cruz da Pedra, o braço político franquista, que tinha a sua sede na Travessa de Sanches de Baena, eram também sócios do Sport Benfica - e Faria Leal contou não muito tempo volvido: «Porque os franquistas haviam abandonado, na retirada, armas e bagagens -numa simulada assembleia geral, aprovámos acta testamentária a considerar por herdeiro o Sport Benfica, que assim se viu pomposamente instalado, com uma sala de bilhar e um decente e moderno mobiliário...»
Tinha campo, tinha sede - só não tinha grandes jogadores de futebol. Cosme Damião, a alma do Sport Lisboa, também era um dos 129 sócios do Sport Clube de Benfica. E como o SL tinha jogadores, mas não tinha campo, lembrou-se de fundi-los.
António Freire Sobral apresentou em AG a proposta de junção e sugeriu o nome: Sport Club de Lisboa. Achou-se que ficaria melhor Sport Clube de Lisboa e Benfica - e a 13 de Setembro de 1908, ao oficializar-se a união, a designação que se acertou, à última hora, foi Sport Lisboa e Benfica.
Texto de António Simões.
E vais ao Google e escreves " brasão dos EUA".
Julio Cosme Damião? Nada disso. Cosme Damião apenas.
Isto é paleio do historiador Serrado, sportinguista ferrenho e que em má hora LFV chamou para fazer o Museu.
Viriato Viseu 👍🏽