Professor e estudantes, parabéns pelo incrível projeto de extensão! Sou graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e tomei conhecimento do canal na aula de Estágio I, a partir do seu artigo sobre o projeto. O conteúdo é objetivo, sua fala é clara e direta, as representações com palavras-chave e desenhos dos alunos são extremamente didáticas; de maneira que em poucos minutos é possível que qualquer pessoa se aproxime dos conceitos sociológicos. Seu trabalho, professor Henrique, é um exemplo a ser replicado - não só pelos IF's. Máxima admiração e respeito!
Joanne Jones olá Joanne! Obrigado pela crítica ao vídeo! Infelizmente, erramos no Momento da edição! Vamos tentar legendar este vídeo o quanto antes, daí talvez ficará mais fácil a concentração!
N qria ter lido o seu comentário, agr n consigo prestar atenção na aula a musiquinha fica no fundo desconcentração.. afinal q musica boa e suave de ouvir kkk 😴
Eu ia falar a mesma coisa, no final o solo da guitarra ficou mais evidente, tive que voltar o vídeo 3 vezes e usar meu poder máximo de concentração pra entender.. Fora isso, excelente vídeo, parabéns pelo conteúdo..
Meu primeiro curso superior foi sociologia, o segundo filosofia,me formei há muitos anos, nunca trabalhei como professor, mas recentemente estou voltando ao estudo formal e considerando a possibilidade de tentar uma carreira como professor no ensino médio, estou com 37 anos e nunca parei de ler filosofia e sociologia, acompanho canais sobre essas matérias aqui no TH-cam, e até fiz alguns cursos livres de professores famosos. Espero um dia ter uma didática tão boa quanto a sua. Forte abraço!
Obrigada por esse vídeo, é tão melhor aprender de uma forma mais divertida. Estou usando esse vídeo para fazer um trabalho, está ajudando muito. Você faz um abençoado trabalho, e ajuda muita gente, espero que seu canal cresça muito. Que Deus te abençoe.
3:48 certo dia estava pensando nesse ciclo em q vivemos.. Tipo, estudamos na maior parte da nossa vida (contra a vontade, eu pelo menos) para concluirmos a escola, para estudar mais para passar em uma faculdade ou concurso. E aí entramos em um emprego com salário médio para pagar as contas, e parece q a única felicidade é quando pegamos esse dinheiro para comprar coisas materiais q smp queríamos, para tentar preencher esse vazio de vida alienada em q estamos :(
O dinheiro é essencial, o problema é colocar ele em primeiro lugar. E vc pode fazer coisas na vide a preencher essa vazio, não só comprando coisas. Eu por exemplo gosto de prática esportes, fotografar, ler, ter uma boa conversa etc. E essas coisas não depende só do dinheiro. Basta a pessoa saber viver no simples. E o "simples", não é na miséria.
Capitalismo é vida por consumo. Então essa lógica é uma consequência do modelo econômico, pois sem lógica não iria sustentar o sistema capitalismo de consumo e lucro
Apesar de achar o pensamento de Marx meio utopico, tou começando a simpatizar com algumas coisas. Principalmente na parte da mais-valia do ultimo video me fez refletir demais
Kenyanismo, para mim, é o melhor sistema. É praticamente um meio termo entre capitalismo e socialismo. Muitas nações europeias adotam essa política, tendo mostrado um bom crescimento social e de IDH.
Dúvida: como isso se encaixaria, por exemplo, numa sociedade primitiva, onde grupo de caçadores deveriam caçar para manter a sua sobrevivência? Ou um pouco mais à frente, quando começaram as primeiras plantações e domesticação? Em ambos casos, geralmente em família.
Ali não se encaixa, segundo a ideia marxiana, pois não há propriedade privada. Só há alienação e ideologia quando surge a propriedade privada dos meios de produção. Nestas sociedades que você, há uma organização coletiva da produção.
Professor, o fetichismo de mercadoria é caracterizado pelo desconhecimento das etapas de produção, que valoriza somente a mercadoria em si, como objeto de desejo, e não as relações de trabalho para produzir o produto, isso seria uma ideologia inerente a cultura como enxergamos o mercado, sendo um mecanismo ilusão capitalista?
Quanto a questão de atribuímos valores abstratos a mercadoria, tais quais: tênis, roupa ou comida. Quando compramos o objeto, no momento construimos valores de desejo e satisfação, sem levar em consideração como o produto foi produzido, como tipo de trabalho ou leis trabalhistas foram garantidas de fato. Exemplo bem nítido é o poema O Açúcar, de Ferreira Gullar. O senhor pode lê a poesia engajada, depois me responda, pois ela retrata bem esse fetichismo de mercadoria.
Ótimo exemplo! Esse poema é demais! Tem um vídeo de produtores de cacau provando o chocolate pela primeira vez! É incrível! Ambos são exemplos deste processo!
Olá Luiz. Sim, seria bem bacana, contudo, como o objetivo do vídeo são autores da sociologia que costumam cair em vestibulares e afins, neste primeiro momento, não iremos muito além deste círculo. Mas, quem sabe, no ano que vem, teremos um pouco mais de fôlego de avançar para aqueles que não caem nos vestibulares. Seria bem legal a gente conseguir avançar para autores que não figuram apenas na Sociologia, e explorar autores da Economia, da Administração, do Direito, mas, infelizmente, nossas condições temporais e intelectuais ainda não chegam a tanto! De qualquer forma, uma ótima sugestão e está anotada! Dê uma olhada nos outros vídeos também, sei que os de Marx são os que tem mais views no canal, mas tem outros bem mais que conseguimos fazer! Valeu por passar por aqui e comentar!
Oi Thiago! Ótima pergunta, mano. Dentro da teoria de Marx, a alienação deixaria de ocorrer quando não houvesse mais uma fragmentação extremada do trabalho. No capitalismo, que é fundado no modo de produção industrial, quase todos os trabalhos estão nesta condição. Portanto, para ele, o passo para superação do trabalho alienado era o fim da propriedade privada dos meios de produção. O caminho histórico que alcançaríamos seria um trabalho organizado por coletivos, comitês, grupos profissionais, cooperativas, e assim por diante. Ele acredita que, deste modo, com um trabalho definido e decidido em grupo, nós poderíamos resgatar o verdadeiro sentido e dimensão do trabalho!
odiando o trabalho não, tem muita gente que trabalha com o que gosta, e quem não gosta do seu trabalho mas quer ficar rica, começa a fazer o que o patrão faz, comprar linha e fazer a própria camisa e seguindo o trabalho até evoluir.
Então, Luise, não tem algo para melhorar esse modo de produção - dentro da teoria marxiana. Este mesmo conjunto teórico responde pela superação do capitalismo, em vias do socialismo e comunismo. Entende? É nesse espaço teórico que se encontra essa discussão sobre sociedades para além do capitalismo!
Monique Nunes obrigado, Monique! Ficamos felizes que tenha curtido o conteúdo! Dê uma olhada nos outros vídeos! Críticas construtivas são sem bem vindas!
Parabéns por mostrar ao público os pontos fracos do sistema capitalista, agora, será possível mostrar também os pontos negativos do socialismo e do comunismo???
Vanessa Pacheco entender, plenamente, o lugar que ocupa no mundo, não só com relação ao espaço físico, mas também na organização da sociedade. Em Marx, seria, por exemplo, compreender se você é da classe dominante ou da classe dominada. O que determina uma e outra? A posse dos meios de produção! A consciência é você compreender esse processo!
Muito bom o video, porém quando citou o trabalho na China, mostrou um pré conceito e uma falta de informação atualizada, vale a pena dar uma pesquisada sobre o trabalho na China.
Olá Rafa! Pois é... revendo o vídeo e a par de novas informações, vimos esse deslize... estamos pensando se deixar alguma informação na descrição ajudaria... mas não sei. O que eu li foi uma tese que comentava sobre o trabalho na China... você tem algum artigo como sugestão?
Achei muito bom o vídeo e as ilustrações ajudao a entender mas seria legal deixar uns segundos no final do vídeo pra tirar print pra usar depois como mapa mental
Olá Nicoly! Que bom que o vídeo te ajudou a compreender! Então, nós temos o Instagram e lá postamos a foto do mapa mental completo! Dá uma olhadinha lá. É @sociologianimada
Achei ótima a música e ao contrário do(a) @joannejones, acho que além do bom gosto na escolha, ela não desconcentra em nada do tema exposto, inclusive o potencializa.
Drake in my feelings claro que não! Existem diversas outras vertentes teóricas que os sociólogos utilizam para explicar a realidade. A Marxiana é uma delas!
Drake in my feelings sim sim! Compreendo! Podemos dizer que existem 4 principais correntes teóricos explicativas da realidade: funcionalista, fenomenológica, marxiana e pós moderna! Daí, a gente lança mão disso para compreender o que acontece na sociedade! A Sociologia é bem ampla e tem muitos conceitos legais para entender o que acontece com nós! A gente aqui na canal tenta apresentar algumas!
Oi Marianna! Que boom! Então, tem esse artigo aqui que tem várias referências e me ajudou a fazer o vídeo: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702011000100011&script=sci_arttext&tlng=pt
mas vcs tem uma escoha.....e so nao trabalhar e ver no q vai dar........sejam socialistas individuais, plantem seus proprios alimentos e facam vcs mesmos suas roupas, so assim nao presizam explorar ninguem
@@geocian mas vc acha q as pessoas conseguem, sozinhas, se desenvolver nadando contra uma maré avassaladora q é o capitalismo? alias, quando fazem isso sao marginalizadas... olha aí os hippies, as pessoas que vivem nas estradas como andarilhos... O sistema é cruel, meu amigo, hahahahah pra voce "dar certo" e arrecadar milhoes no capitalismo é necessario explorar alguem, nao tem outra alternativa...
Quando ele citou que a chinesa trabalha arduamente e a boliviana tbm não pensamos nas dificuldades do trabalho delas e sim em obtermos as marcas. Ora bolas! Elas que trabalham assim de forma escravizadas são regidas por países socialistas então que hipocrisia é essa???
A china erradicou a miséria e saiu de 100 anos da humilhação colonialista pra em menos de 1 século ser pioneira no processo de produção, tecnologia com direito a estação espacial e os caraleo de asa. Isso tudo mantendo país relativamente protegido das drogas e mantendo um serviço de saúde praticamente gratuito. Mas quem tá certa é a marcela e a análise tirada do filme rocky balboa
Trabalhei em fábricas mas não me sentia bem depois comecei a fazer o curso de sociologia mudei minha vida✍
Que massa, mano! Estudar liberta!
Essa aula ensina a ter um senso crítico, parabéns. Obrigado, obrigado.
Professor e estudantes, parabéns pelo incrível projeto de extensão! Sou graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e tomei conhecimento do canal na aula de Estágio I, a partir do seu artigo sobre o projeto. O conteúdo é objetivo, sua fala é clara e direta, as representações com palavras-chave e desenhos dos alunos são extremamente didáticas; de maneira que em poucos minutos é possível que qualquer pessoa se aproxime dos conceitos sociológicos. Seu trabalho, professor Henrique, é um exemplo a ser replicado - não só pelos IF's. Máxima admiração e respeito!
sua forma pratica e resumida de explicar o tema é muito bacana e divertida, parabéns
Parabéns, você explica de uma forma muito clara e simples de se entender.
3:48 Eu tenho consciência da minha condição. O problema é que nunca consegui sair desse "primeiro passo"! 😞
Esse vídeo é um tapa na cara sem mão. Amei!
Bom vídeo, mas música de fundo desconcentra e atrapalha muito...
Joanne Jones olá Joanne! Obrigado pela crítica ao vídeo! Infelizmente, erramos no
Momento da edição! Vamos tentar legendar este vídeo o quanto antes, daí talvez ficará mais fácil a concentração!
N qria ter lido o seu comentário, agr n consigo prestar atenção na aula a musiquinha fica no fundo desconcentração.. afinal q musica boa e suave de ouvir kkk 😴
Desconcentra por ser um tremendo de um blues animal, e eu fico prestando atenção no som, que é bom demais! :D
@@nathlima3653 KKAJSKAJKSJAKSAJ eu também, culpa da Joanne ;(
Eu ia falar a mesma coisa, no final o solo da guitarra ficou mais evidente, tive que voltar o vídeo 3 vezes e usar meu poder máximo de concentração pra entender..
Fora isso, excelente vídeo, parabéns pelo conteúdo..
Parabéns pelo trabalho, continue assim!
Altamente didático, Simplesmente revelador.
Meu primeiro curso superior foi sociologia, o segundo filosofia,me formei há muitos anos, nunca trabalhei como professor, mas recentemente estou voltando ao estudo formal e considerando a possibilidade de tentar uma carreira como professor no ensino médio, estou com 37 anos e nunca parei de ler filosofia e sociologia, acompanho canais sobre essas matérias aqui no TH-cam, e até fiz alguns cursos livres de professores famosos. Espero um dia ter uma didática tão boa quanto a sua. Forte abraço!
Conseguiu voltar professor?
Obrigada por esse vídeo, é tão melhor aprender de uma forma mais divertida. Estou usando esse vídeo para fazer um trabalho, está ajudando muito. Você faz um abençoado trabalho, e ajuda muita gente, espero que seu canal cresça muito. Que Deus te abençoe.
Estou aqui a muito tempo depois mas está sendo muito útil agora! Valeu
Muito legal seu trabalho sobre alienação e ideologia ! Ficou demais! 👏👏
Está certíssimo!!!
Valeu, Carolina! Muito obrigado!
3:48 certo dia estava pensando nesse ciclo em q vivemos.. Tipo, estudamos na maior parte da nossa vida (contra a vontade, eu pelo menos) para concluirmos a escola, para estudar mais para passar em uma faculdade ou concurso. E aí entramos em um emprego com salário médio para pagar as contas, e parece q a única felicidade é quando pegamos esse dinheiro para comprar coisas materiais q smp queríamos, para tentar preencher esse vazio de vida alienada em q estamos :(
Pois é, Jessica! Infelizmente, sua leitura, a partir do vídeo, e da teoria, está correta!
O dinheiro é essencial, o problema é colocar ele em primeiro lugar. E vc pode fazer coisas na vide a preencher essa vazio, não só comprando coisas. Eu por exemplo gosto de prática esportes, fotografar, ler, ter uma boa conversa etc. E essas coisas não depende só do dinheiro. Basta a pessoa saber viver no simples. E o "simples", não é na miséria.
Capitalismo é vida por consumo. Então essa lógica é uma consequência do modelo econômico, pois sem lógica não iria sustentar o sistema capitalismo de consumo e lucro
Vídeo incrível, gratidão!
excelente vídeo! Resumiu oq vídeos de 13/15 minutos estavam falando em 4 minutos é de forma muito mais clara.
Obrigada pela aula. Bem explicado
Se eu compro existo, se existo logo compro.
Isso é alienação!
@@danielpereiradossantos798 isso é a vida
Assisti todos os vídeos sobre classes sociais no pensamento de Marx, adorei, me ajudou muito.
Ótimo trabalho!!!
Muuuito obrigado pela crítica positiva e por acompanhar o nosso trabalho, Sabrina! Estamos sempre dispostos a ouvir, melhorar e aprender!
O melhor vídeo ❤️,... Fãs um vídeo similar a esse ,em etapa dês da mas valia , a ideologia ,a luta de classes- trás mas conteúdo vcs são nota 10
drigo spaaaio obrigado, Drigo! De uma olhada nos outros vídeos de Marx do canal!
Muito boa ilustração e ótima explicação também!! 👏
Valeu, Carlos!
Karl marx esta absolutamente consolidado na sociedade atual e global.
Adorei o vídeo, direto e bem explicado ❤❤❤
Caramba que video bom! muito bem explicado gostei bastante.
Valeu, Wesley! Tamo junto!
ajudou muito, faço psicologia, e tenho uma prova desesperadora com 4 textos e 1 livro lido, tentando sintetizar o conteúdo hahahahahah
Apesar de achar o pensamento de Marx meio utopico, tou começando a simpatizar com algumas coisas. Principalmente na parte da mais-valia do ultimo video me fez refletir demais
Kenyanismo, para mim, é o melhor sistema. É praticamente um meio termo entre capitalismo e socialismo. Muitas nações europeias adotam essa política, tendo mostrado um bom crescimento social e de IDH.
Muito bacana o canal!
Bom trabalho!
Tem rompe com sistema financeiro , e começa se auto sustentável.
Vídeo muito bom, parabéns, me ajudou muito a fazer um relatório :)
Que booom! Fico feliz!
Explicação bem legal! Valeu!
Vídeo incrível! Muito bem explicado,adorei!
Po compartilhei com meus amigos, mt legal continua salvou minha noite
legal
Que vídeo incrível e didático! Continuem 👏🏻
Nossa gente amei a explicação e pra mim a musica não atrapalhou ao contario deu um clima legal a explicação, bem cada um com sua opinião não é !.
como é que só venho achar esse canal hoje ?
Massa, Jenni! Que bom que nos encontrou!
Sociologia Animada 🙌🏻❤️
Muito boa essa explicação, obrigada!! :)
Que aula! 👏👏♥️
Gostei!❤
Otimo video parabéns 👊🏾
Valeu, maaano! 👊🏼
Dúvida: como isso se encaixaria, por exemplo, numa sociedade primitiva, onde grupo de caçadores deveriam caçar para manter a sua sobrevivência? Ou um pouco mais à frente, quando começaram as primeiras plantações e domesticação? Em ambos casos, geralmente em família.
Ali não se encaixa, segundo a ideia marxiana, pois não há propriedade privada. Só há alienação e ideologia quando surge a propriedade privada dos meios de produção. Nestas sociedades que você, há uma organização coletiva da produção.
A música podia ser um pouco mais baixa, vídeo ótimo!!!
Realmente a música ficou desnecessária...
caramba, isso é muito interessante, realmente a gente vive alienado no capitalismo e apenas seguindo um ciclo sem fim... Triste mas fazer oq
Pois é, infelizmente, essa análise do marx é muito precisa!
Salvee do Black Tico Muito bm explicado parabéns
Professor, o fetichismo de mercadoria é caracterizado pelo desconhecimento das etapas de produção, que valoriza somente a mercadoria em si, como objeto de desejo, e não as relações de trabalho para produzir o produto, isso seria uma ideologia inerente a cultura como enxergamos o mercado, sendo um mecanismo ilusão capitalista?
Olha Juliana, não sei a profundidade da discussão que você vai traçar, mas, à princípio, está correta essa sua reflexão!
Quanto a questão de atribuímos valores abstratos a mercadoria, tais quais: tênis, roupa ou comida. Quando compramos o objeto, no momento construimos valores de desejo e satisfação, sem levar em consideração como o produto foi produzido, como tipo de trabalho ou leis trabalhistas foram garantidas de fato. Exemplo bem nítido é o poema O Açúcar, de Ferreira Gullar. O senhor pode lê a poesia engajada, depois me responda, pois ela retrata bem esse fetichismo de mercadoria.
Ótimo exemplo! Esse poema é demais! Tem um vídeo de produtores de cacau provando o chocolate pela primeira vez! É incrível! Ambos são exemplos deste processo!
Amei o vídeo, tenho uma prova de sociologia amanhã e vcs me salvaram, vou recomendar para meus colegas
Bibi panda uhuuul! Que massa! Que bom que estamos ajudando! Um abraço!
Nossa a música está tao alta ........mas o vídeo é esclarecedor
adorei o video..parabens
Valeu, Julius! Já já começa a 2º temporada de vídeos! Continue nos acompanhando!
obrigado
Muito obrigado, ótimo vídeo!!!!!!
Amei! Ganhou mais uma inscrita.
QUE AULA PERFEEEEEEEEEITA
Deus abençoe Jesus te ama❤
Assim seja!❤
Bom vídeo. Vai direto ao assunto. Sugiro também fazer um vídeo sobre Ludvig Von Mises e a escola austríaca para contrapor Marx.
Olá Luiz. Sim, seria bem bacana, contudo, como o objetivo do vídeo são autores da sociologia que costumam cair em vestibulares e afins, neste primeiro momento, não iremos muito além deste círculo. Mas, quem sabe, no ano que vem, teremos um pouco mais de fôlego de avançar para aqueles que não caem nos vestibulares. Seria bem legal a gente conseguir avançar para autores que não figuram apenas na Sociologia, e explorar autores da Economia, da Administração, do Direito, mas, infelizmente, nossas condições temporais e intelectuais ainda não chegam a tanto! De qualquer forma, uma ótima sugestão e está anotada! Dê uma olhada nos outros vídeos também, sei que os de Marx são os que tem mais views no canal, mas tem outros bem mais que conseguimos fazer! Valeu por passar por aqui e comentar!
Mises não é sociólogo. Na realidade não tem relevância alguma na sociologia.
Como se resolve essa alienação? Com o que deve se trabalhar então?
Oi Thiago! Ótima pergunta, mano. Dentro da teoria de Marx, a alienação deixaria de ocorrer quando não houvesse mais uma fragmentação extremada do trabalho. No capitalismo, que é fundado no modo de produção industrial, quase todos os trabalhos estão nesta condição. Portanto, para ele, o passo para superação do trabalho alienado era o fim da propriedade privada dos meios de produção. O caminho histórico que alcançaríamos seria um trabalho organizado por coletivos, comitês, grupos profissionais, cooperativas, e assim por diante. Ele acredita que, deste modo, com um trabalho definido e decidido em grupo, nós poderíamos resgatar o verdadeiro sentido e dimensão do trabalho!
@@SociologiaAnimada obrigado por responder a minha dúvida, agora consegui entender um pouco melhor, agradeço.
E vc faz um ótimo trabalho!
@@thiagolemos9680 Que bom, mano! Valeu pela força!
Muito bom esse vídeo.
O instinto seria uma alienação também?
Vídeo incrível, mim ajudou muito🙏♥
Que bom, Jak! Ficamos muito felizes com a ajuda!
@@SociologiaAnimada 😘🍃
AMEI O VIDEO REPASADO PELO MEU PROFESSOR FELIPE RESINA LTDA
Vc é fera.professor
Valeu, Edna!
odiando o trabalho não, tem muita gente que trabalha com o que gosta, e quem não gosta do seu trabalho mas quer ficar rica, começa a fazer o que o patrão faz, comprar linha e fazer a própria camisa e seguindo o trabalho até evoluir.
Sim, o trabalhador tem condições de abrir uma fábrica. "Sertíssimo" vc hein, "jênio", mas pq as pessoas não seguem esse caminho? Seriam burras?
Isso é mentira! A burguesia sempre teve apoio do estado, e srmpre recebeu dinheiro, terras e meios de produção de graça.
Incrível!!
Então se ele estivesse certo, oq fariamos pra melhorar esses sistema, não existe outra forma melhor.
Então, Luise, não tem algo para melhorar esse modo de produção - dentro da teoria marxiana. Este mesmo conjunto teórico responde pela superação do capitalismo, em vias do socialismo e comunismo. Entende? É nesse espaço teórico que se encontra essa discussão sobre sociedades para além do capitalismo!
@@SociologiaAnimada Ah não vejo o socialismo e comunismo como boas opções tbm kk, mas parabéns pelo vídeo.👏👏
Luise Silva ah sim, claro! Apenas estamos apresentando e debatendo as ideias marxianas!
Parabéns pelo vídeo não sou adepto ao socialismo e comunismo mas e bom aprender sobre essas ideologia, são partes da história mundial
Boa explicação
Muito boa a aula!
sofia s obrigado, Sofia!
Estão de parabéns 👏🏻
Monique Nunes obrigado, Monique! Ficamos felizes que tenha curtido o conteúdo! Dê uma olhada nos outros vídeos! Críticas construtivas são sem bem vindas!
Parabéns por mostrar ao público os pontos fracos do sistema capitalista, agora, será possível mostrar também os pontos negativos do socialismo e do comunismo???
Oque quer dizer quando diz " ter consciência da minha condição?"
Vanessa Pacheco entender, plenamente, o lugar que ocupa no mundo, não só com relação ao espaço físico, mas também na organização da sociedade. Em Marx, seria, por exemplo, compreender se você é da classe dominante ou da classe dominada. O que determina uma e outra? A posse dos meios de produção! A consciência é você compreender esse processo!
@@SociologiaAnimada obrigado por responder e sanar minha dúvida. Abraços, continuem com os vídeos esse canal tem um ótimo conteúdo!
Compreende e faz o quê, kkk
Uau👏🏻👏🏻👏🏻
Amei
Muito bom
Aula boa, mas a música atrapalhou, teria que abaixar a música
Esse assunto não é simples de ser compreendido, portanto, o vídeo precisava ser trazido com mais calma na sua voz; além de a música ter atrapalhado.
Pois é, nesse vídeo erramos na velocidade da edição e a música!
Muito bom !
Muito bom o video, porém quando citou o trabalho na China, mostrou um pré conceito e uma falta de informação atualizada, vale a pena dar uma pesquisada sobre o trabalho na China.
Olá Rafa! Pois é... revendo o vídeo e a par de novas informações, vimos esse deslize... estamos pensando se deixar alguma informação na descrição ajudaria... mas não sei. O que eu li foi uma tese que comentava sobre o trabalho na China... você tem algum artigo como sugestão?
Ótimo vídeo
Lillian Macedo Obrigaaado, Lillian!
PROLETÁRIOS UNI-VOS!!
amei o vídeo
Valeu, Emilly!
A música de fundo atrapalhou muito.
Nossa!!! Muito bem explicado! Muito obrigada pela aula 💗🤗
Cora S2 valeu, Cora!
O vídeo é bom,mas a music no fundo atrapalha muito não consegui vê o vídeo todo por causa disso.
Esquece de considerar uma coisa. Utilidade...
Achei muito bom o vídeo e as ilustrações ajudao a entender mas seria legal deixar uns segundos no final do vídeo pra tirar print pra usar depois como mapa mental
Olá Nicoly! Que bom que o vídeo te ajudou a compreender! Então, nós temos o Instagram e lá postamos a foto do mapa mental completo! Dá uma olhadinha lá. É @sociologianimada
muuuuuuuuuuuuuuuito bom, obrigada mesmo!!!! Nova inscrita
Valeu, Emilly. Ficamos felizes! Valeu por acompanhar nosso trabalho!
Achei ótima a música e ao contrário do(a) @joannejones, acho que além do bom gosto na escolha, ela não desconcentra em nada do tema exposto, inclusive o potencializa.
Salve ✌✌✌✌✌✌❤
Que pena que a guitarra ficou mais alta que a narração 😢. O conteúdo é bom, mas ficou desagradável ouvir até o final.
Poxa vida, peço perdão pelo vacilo!
Quem é professor de sociologia ou filosofia é necessáriamente um marxista/socialista?
Drake in my feelings claro que não! Existem diversas outras vertentes teóricas que os sociólogos utilizam para explicar a realidade. A Marxiana é uma delas!
@@SociologiaAnimada Ah, entendi, obrigado. Meu professor de filosofia é anarcosocialista e falou bastante coisa sobre comigo, agradeço.
Drake in my feelings sim sim! Compreendo! Podemos dizer que existem 4 principais correntes teóricos explicativas da realidade: funcionalista, fenomenológica, marxiana e pós moderna! Daí, a gente lança mão disso para compreender o que acontece na sociedade! A Sociologia é bem ampla e tem muitos conceitos legais para entender o que acontece com nós! A gente aqui na canal tenta apresentar algumas!
@@SociologiaAnimada Que interessante, acho que devo prestar um pouco mais de atenção nas aulas de sociologia, sucesso com o canal!
Drake in my feelings sim mano! Sociologia é da hora! Valeu! Sempre que quiser, passe por aqui! Abraços!
Oi, tudo bom?? Amei o video, parabéns. Tem alguma bibliografia? É pra eu por no meu trabalho.
Oi Marianna! Que boom! Então, tem esse artigo aqui que tem várias referências e me ajudou a fazer o vídeo: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702011000100011&script=sci_arttext&tlng=pt
Obrigadaaa!!!
Ahhh que video bom
Mas pode me explicar melhor sobre a dimensao alienadora do trabalho sob o capitalismo? por favor
Então Gabriel, essa condição alienadora, nestes termos que explicamos no vídeo, se trata especificamente do trabalho no capitalismo!
@@SociologiaAnimada sim sim mto obrigado Sociologia Animada sempre mto atenciosa 💖
Excelente aula!
Meu Deus! Que devaneios esse homem tinha...
Eu so ouvi matrix, matrix,matrix, matrix.
hahahahaahah boa, danie! hahaha a ideia é essa mesmo!
@@SociologiaAnimada comigo fincionou então kkkk
Verdade professor!!!
"Sejam empáticos nos comentários" ...
e
se
eu
não
quiser??
Foi só uma pergunta a respeito de liberdade de expressão.
Não aja, pense!
Vou virar sindicalista! Obrigado pela clareza, assim não preciso mais trabalhar 😃
espero que seja zoeira...
Vídeo excelente!! mas a música atrapalhou demais!! estava excessivamente alta!!!
Cristina Araújo pois é, Cristina! A gente errou na mão na hora de editar o som! Mas corrigimos isso nos outros vídeos!
PARA MIM OQUE IMPORTA É SE ELE É BOM E BARATO.
olha aqui eu estudando ralando pra poder entrar no mundo do trabalho capitalista como proletária e fazer parte dessa alienação (ou não) kk
Isabella Maria Ferreira estamos no mesmo barco, Isabella! Hahahah essa é a condição de todos os indivíduos no modo de produção capitalista!
mas vcs tem uma escoha.....e so nao trabalhar e ver no q vai dar........sejam socialistas individuais, plantem seus proprios alimentos e facam vcs mesmos suas roupas, so assim nao presizam explorar ninguem
@@Juliano.2025 isso sim é comentário de gente sensata
@@geocian de onde eles vão comprar a semente pra plantar algo?? A é,eles invadem casas pra roubar kkkkk
@@geocian mas vc acha q as pessoas conseguem, sozinhas, se desenvolver nadando contra uma maré avassaladora q é o capitalismo? alias, quando fazem isso sao marginalizadas... olha aí os hippies, as pessoas que vivem nas estradas como andarilhos... O sistema é cruel, meu amigo, hahahahah pra voce "dar certo" e arrecadar milhoes no capitalismo é necessario explorar alguem, nao tem outra alternativa...
Quando ele citou que a chinesa trabalha arduamente e a boliviana tbm não pensamos nas dificuldades do trabalho delas e sim em obtermos as marcas. Ora bolas! Elas que trabalham assim de forma escravizadas são regidas por países socialistas então que hipocrisia é essa???
A china erradicou a miséria e saiu de 100 anos da humilhação colonialista pra em menos de 1 século ser pioneira no processo de produção, tecnologia com direito a estação espacial e os caraleo de asa. Isso tudo mantendo país relativamente protegido das drogas e mantendo um serviço de saúde praticamente gratuito.
Mas quem tá certa é a marcela e a análise tirada do filme rocky balboa
Larga mão de ser burra mulher.
Coloquem na velocidade 0,75