Paróquia de Santa Rita - Centro, Rio de Janeiro, Brazil

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
  • Em 1720, foi colocada a pedra fundamental do templo, exatamente onde ele se encontra hoje em dia. Um ano depois, em 1721, já estavam prontos a Capela-mor, a sacristia e o consistório da Igreja. Nessa época, também foi criada a Irmandade de Santa Rita de Cássia, que assumiu a administração.
    A igreja, localizada no Centro do Rio de Janeiro, proporciona um belo contraste. O histórico prédio está cercado por construções de arquitetura moderna. Contudo, não é só isso que a Matriz de Santa Rita proporciona. Tem muita história boa que vem de lá.
    “O Brasil foi pioneiro na difusão da devoção a Santa Rita de Cássia. Sua igreja no Centro do Rio de Janeiro antecipa-se duzentos anos à sua canonização e trezentos anos à sua inclusão no Calendário Romano, só ocorrida em 2002. A devoção carioca começou em torno a um quadro a óleo da Santa, datado do século XVII, trazido pelo fidalgo português Manuel Nascentes Pinto e colocado em sua chácara do Sítio Valverde, atual Visconde de Inhaúma. A efígie da mística italiana se conserva na sacristia da matriz até hoje em dia“, diz João Carlos Nara Júnior, que é arqueólogo, arquiteto e urbanista e vem fazendo pesquisas sobre a Matriz de Santa Rita.
    “Tal fato abriu prolongada demanda, pois o Bispo D. Francisco de S.Jerônimo, o que colocou a Pedra Fundamental da Igreja, recusou-se a reconhecer tal intento, alegando que só o Rei de Portugal podia ser padroeiro das Igrejas no Brasil. Com a morte do benfeitor, seu filho Inácio, continuou a querela com o Bispo. Em 1741, por insistência do Bispo e ameaças até de excomunhão, o herdeiro Inácio Nascentes Pinto foi obrigado a ceder, entregando o Templo à Mitra, mas dando continuidade à questão. Certo dia, uma grave doença acometeu Inácio, deixando-o paralitico, sem voz e surdo. Considerando ser um castigo do céu por seu litígio com a Mitra, o herdeiro apelou para Santa Rita, prometendo encerrar a questão caso ficasse curado. Passados alguns dias, Inácio teve restabelecidos todos movimentos e sentidos, voltando a caminhar. Faleceu tempos depois, tendo passado a seus filhos a determinação de não mais entrar em conflito com a Mitra”, informa o site Matriz de Santa Rita,
    A matriz de Santa Rita de Cássia já foi chamada “igreja dos malfeitores” porque ali faziam suas últimas orações os condenados à forca
    A matriz de Santa Rita de Cássia já foi chamada “igreja dos malfeitores” porque ali faziam suas últimas orações os condenados à forca. Além disso, é o primeiro templo das Américas com decoração rococó em talha de madeira. É a única igreja colonial carioca que conserva intacta sua talha original, sem acréscimos ecléticos posteriores. A imagem original de Santa Rita de Cássia, trazida nos primórdios da construção, ainda se encontra o templo.
    “Dentre suas tantas particularidades, destaca-se a presença de um cemitério de pretos novos (escravos mortos antes de serem vendidos) no Largo de Santa Rita. O cemitério foi anterior ao do Valongo e perdurou de 1721 a 1769. No Largo também já houve um chafariz e uma fonte, ambos removidos“, frisa João Carlos Nara Júnior.
    No dia 22 de maio é comemorado mais um dia de Santa Rita de Cassia na igreja. Mais um ano de celebração às históricas memórias desse lugar, que se mantém firme ao longo dos séculos.
    #igreja #paróquiadesantarita #caristia #musicagospel #santarita #video #viral #funny #funnyvideo #videoviral
  • บันเทิง

ความคิดเห็น • 142