Descontextualizaram o que Ruy Barbosa quis dizer. Ruy Barbosa usou palavras erradas porém não estava errado em nada. Imagine uma reunião com diplomatas no Palácio do Planalto e colocam lambada como música de recepção para os convidados. Seria uma coisa tão sem contexto um monte de dançarinos se roçando num evento diplomático formal.
Seria ideial identificar Paulo Moura (merecidamente) no vídeo e não apenas na ficha escrita...uma maneira respeitosa ao nível da grandiosidade do trabalho de Paulo Moura, tão importante para o Brasil...
@@felipecavalcante3901 Sim, Felipe! Eu não gosto do funk, mas acho que é um tipo de música que retrata um período pelo qual o mundo atravessa. Eu evito ouvir funk porque fere meus ouvidos, mas não me importo com aqueles que gostam...desde que ouçam longe de mim. rsrsr
Outras épocas! Chiquinha foi nossa feminista no sentido múltiplo da palavra. Lutava pela mulher enquanto ser pensante e forte. Hoje nenhuma feminista conhece a história da Chiquinha!!!!!!
Nenhuma não. Eu sou feminista desde 1992 e conheço TODA a história da Chiquinha Gonzaga (e duvido muito, ser a única entre as feministas que a conheça) ... Cuidado com as generalizacoes !!
É um maxixe de Chiquinha Gonzaga de 1895, a letra foi acrescentado por Machado Careca acho que 1910. Chamar de Tango (termo usado por causa do preconceito) é manter a ignorância.
@@Juju-bg7qf Não, júlinha. Ignorância por chamar o maxixe de Chiquinha Gonzaga de tango. Pois, o maxixe é um estilo autêntico brasileiro.... Eh o tango... Eh estilo de música da aristocracia argentina ou européia, aparentado ao flamenco espanhol...
O próprio Vila Lobos, compositor erudito elogiou, enalteceu e vibrou com a música de Chiquinha Gonzaga......Rui Barbosa era jurista, entendia de leis. Não sacava nada de música, vamos combinar......
Rui Barbosa tem razão... aprecio muito o Corta Jaca.. tocamos aqui em casa: violão e bandolim....Porém, não se compara a simplicidade do tema com as obras dos mais destacados compositotrs. Não se iguala Chiquinha e Vila Lobos, Ernesto nazare, Pixinguninha, Zéquinha, Bizet, Chopin, Monti... etc.... é necessário ter respeito próprio e respeitar a dimensão que cada coisa possui intrinsecamente, seja ela música, seja um livro, seja uma obra científica.
Qm disse q simples é ruim? O próprio villa lobos ja citou a obra com elogios, esses outros compositores certamente são melhores mas n tem nada a ver com a fala preconceituosa de rui barbosa
Rui Barbosa NÃO perdeu somente uma eleição para Hermes da Fonseca NÃO perdeu MUITO mais o bom senso em criticar o maxixe o cateretê o samba ele NÃO corta jaca ele meteu o pé na jaca e claro NÃO tevê tempo pra ver e ouvir o quanto estava errado, imaginem ele se ouvisse Anita e Ludmila 😂😂😂😂
Dessa vez foi o Rui Barbosa exalando elitismo e preconceito idiota contra a musicalidade dita " de gentalha ", mas não era só ele, com certeza a maioria da elite brasileira pensava assim - e de forma velada, ainda pensa até hj - afffff !!!
Você acha que um funk cujo oa versos são "Indio come c* Indio come xota" repetidos inúmeras vezes com um sample genérico de fundo está de igual pra igual com as obras de arte do nosso Maxixe e Samba? E da onde você tirou que as elites acham essas asquerosidades modernas ruins? Rico só escuta agronejo e funk universitário.
@@italogiovanonni2017 óbvio que não , do que no caso do Rui Barbosa, foi um comentário político e com muito preconceito com a cultura brasileira, e sem contar que as músicas da Chiquinha já faziam muito sucesso na Europa, será que os europeus eram burros , ou simplesmente tinham bom gosto?
@@italogiovanonni2017 como assim, se não gostam porque enchem os teatros para assistir orquestras e para mim Sea Chiquinha Gonzaga tivesse nascido no ano 2000, aínda estariam 100 anos a frente do nosso tempo.
Primeiro, Ruy não "perdeu" as eleições de 1909 para o Marechal Hermes; a eleição foi roubada! Eleição típica da Primeira República, feita no bico de pena (como se dizia na época), apesar de Ruy ter liderado a famosa Campanha Civilista, o maior engajamento político da sociedade brasileira até às Diretas Já. Segundo, Ruy não expressou "preconceito" contra o Corta-Jaca por ser música brasileira, mas pq era inadequado para uma recepção presidencial, algo inusual para a época, ainda mais em um evento oficial com a presença de representantes diplomáticos. O Corta-Jaca exibido em palácio foi ridículo, motivo de deboche no estrangeiro, clara demonstração da vulgaridade do casal Hermes-Nair de Tefé. O Corta-Jaca naquele momento seria como, nos dias de hoje, Anitta numa recepção para diplomatas no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Pesquisem mais antes de dizer asneiras, e tenham mais respeito pela figura de Ruy Barbosa, o maior de todos os brasileiros.
Comparar chorinho de Chiquinha Gonzaga com funk é uma atrocidade musical digno de quem nunca pegou um instrumento pra estudar. E sim, Rui Barbosa não passava de um preconceituoso. Se é tão ruim assim, te desafio a tocá-la com excelência em qualquer instrumento de sua escolha. Abraço e boa sorte. ;)
Marcos, ele não tá comparando o funk com o chorinho da Chiquinha Gonzaga, e sim exemplificando, que se para AQUELA época, um CHORINHO, era motivo de reclamações vindo da "alta sociedade", imagina o que eles achariam do FUNK, que, querendo ou não, infelizmente é o tipo de gênero que vem dominando o mercado musical.. forte abç !
Com a música do Butantã, Mc fioti foi responsável pelo maior marketing de vacinação desde o zé gotinha. O funk ajudou no primeiro pontapé pra salvar centenas de milhares de vidas da covid, agr pergunta pra um judeu o que ele pensa das músicas de Wagner, citado pelo Ruy Barbosa. Haverá um dia que funk terá todas as pompas do samba, e eu e milhões de brasileiros estaremos rebolando até o chão de alegria, gostando vc ou não
Tava certo o Rui Barbosa. E não, nao é preconceito com a música brasileira, musica brasileira tem maravilhosas do seculo 18. O Corta-jaca é grosseiríssimo, basta ver como era dançado. O corta jaca foi abrindo espaco pra dancas cada vez piores ate chegar nas porcarias atuais.
Se o Ruy fosse vivo hoje em dia pra ouvir lepo lepo metralhadora Rala a b***ta no chão creu.inclusive a musica baiana que na minha opinião está sendo a pior das piores ele ia infartar ou pular do elevador lacerda de ponta cabeça.ok
@@Empatiaa kkkkkkkkk com certeza ele ia ter um mau subito e pulava de ponta cabeça .quando ele ouvisse lepo lepo metralhadora e outras porcarias que tem inclusive na musica baiana.
nada difere o seu preconceito com a música atual do preconceito de Rui Barbosa com o maxixe de chiquinha gonzaga. Ambos não gostam das músicas que o povo toca/tocava, porquê não gostam do que foi feito por gente pobre
@@vitorborges-geral5401 Não é porque "o povo toca" que devemos aceitar. Aqueles eram outros tempos, a República não preservava e nem incentivava a cultura Brasileira no começo, mas isso não significa que por isso devemos aceitar degradação cultural e degeneração como o Funk. Além do mais, quem produz funk atualmente nem em comunidade vivem e são milionários, não é uma "manifestação cultural popular", é simplesmente uma exaltação à decadência moral, além de ser pobre em melodia e ritmo. No sentido de preservar a modéstia e pudor da música brasileira, Ruy Barbosa estava certíssimo.
Toca-se o Guarani ou melhor a Rosa! São muito mais bonitos que o corta-jaca. Não é preconceito de Rui contra a música brasileira! Estou surpreso, existia mal gosto até nessa época.
Acho que Rui não gostaria de ouvir o Guarani, o maxixe e o samba eram nada mais que variações da musica dos bailes franceses, portanto era sim de muito bom gosto!
Para cada ocasião existe uma 🎶.música. O Ruy era metido a muito intelectual e não valorizava a música autenticamente brasileira. Preferia as Erudita da Europa. Coisas do Brasil. Por isso a Elza Soares e o Tom Jobim faziam tanto sucesso na América do Norte.
@@eglerronildosilva5836 Não, o responsável pelo Encilhamento foi a besta quadrada do Rui Barbosa, então Min. da Fazenda, que determinou a concessão de crédito indiscriminada no início do século XX, com a adoidada emissão de papel-moeda e consequente inflação e crise econômica.
Imagine Rui Barbosa ouvindo essas músicas brasileiras atuais.
Descontextualizaram o que Ruy Barbosa quis dizer. Ruy Barbosa usou palavras erradas porém não estava errado em nada. Imagine uma reunião com diplomatas no Palácio do Planalto e colocam lambada como música de recepção para os convidados. Seria uma coisa tão sem contexto um monte de dançarinos se roçando num evento diplomático formal.
Imagine se isso fosse falado referindo-se ao estilo musical da Anita... atentado contra a cultura, quiçá contra a democracia
Obrigada pela oportunidade de rever gdres personagens da nossa cultura como a Chiquinha Gonzaga, Paulo Moura e Mário Lago👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤❤❤❤❤❤
Vejam o Corta-Jaca cantado por Lysia Condé, muito bem representado. Tá no TH-cam
Belíssimo : que interpretação !
Linda, maravilhosa, ritmo contagiante, atual, como era talentosa Chiquinha Gonzaga!!!!!!
Ah que saudades do Mario Lago , grande compositor e ator
Seria ideial identificar Paulo Moura (merecidamente) no vídeo e não apenas na ficha escrita...uma maneira respeitosa ao nível da grandiosidade do trabalho de Paulo Moura, tão importante para o Brasil...
Verdade .
Adora as músicas de Chiquinha Gonzaga
ninguém aguentava mais dormir com as músicas lentas tocadas no piano após o jantar, nada mais digno do que a primeira dama animar o baile!!
Muito atual
Pois é! Essas pessoas que criticam, pejorativamente, a música brasileira contemporânea, podem "pagar mico" lá na frente, como o Rui Barbosa.
mas a música atual é uma merda. o funk por exemplo.
@@felipecavalcante3901 Sim, Felipe! Eu não gosto do funk, mas acho que é um tipo de música que retrata um período pelo qual o mundo atravessa. Eu evito ouvir funk porque fere meus ouvidos, mas não me importo com aqueles que gostam...desde que ouçam longe de mim. rsrsr
Ele morria encartado!!
Com toda certeza, esse meu conterrâneo seria bolsonarista na veia; contra vacina, conservador e etc.
Você acha que "p*u no c* p*u na bvcet*" vai se tornar música culta um dia?
Show 🎉 música 🎸🎷
Meu Coral canta esse clássico😮
Elitismo nível hard.
Se eu fosse Deus condenaria Rui Barbosa a passar a eternidade ouvindo mc Pipokinha. 😂
Elitismo nada, ele nem fazia parte da grande elite do Café da época, era um crítico da República
Por siempre,ritmos brasileros,adelante
Outras épocas! Chiquinha foi nossa feminista no sentido múltiplo da palavra. Lutava pela mulher enquanto ser pensante e forte. Hoje nenhuma feminista conhece a história da Chiquinha!!!!!!
Nenhuma não. Eu sou feminista desde 1992 e conheço TODA a história da Chiquinha Gonzaga (e duvido muito, ser a única entre as feministas que a conheça) ...
Cuidado com as generalizacoes !!
Chiquinha Gonzaga Feminazi ? Tadinha dela.
Mas Chiquinha gonzaga e bem uma das figuras que feministas brasileiras mais apreciam.
Que decepção Rui Barbosa!!! Vejam como a Política emporcalha uma mente considerada brilhante!!
Desculpe: mas as feministas de hoje me causam vergonha com raras excessões
E se Barbosa presenciasse os "pancadões" de hoje?
Parabéns Rui.
Kkkk imagina ressuscitar Rui Barbosa e levar ele no baile funk...kkk o veio morre de novo kkkk do coração 💔⚰️
Kkkk
É um maxixe de Chiquinha Gonzaga de 1895, a letra foi acrescentado por Machado Careca acho que 1910.
Chamar de Tango (termo usado por causa do preconceito) é manter a ignorância.
Ignorância pelo maxixe ter sido marginalizado?
@@Juju-bg7qf Não, júlinha. Ignorância por chamar o maxixe de Chiquinha Gonzaga de tango. Pois, o maxixe é um estilo autêntico brasileiro....
Eh o tango... Eh estilo de música da aristocracia argentina ou européia, aparentado ao flamenco espanhol...
@@leandrodefariasousa uau, não sabia
Obrigada por esclarecer 😊💜💜
massa!!!
O próprio Vila Lobos, compositor erudito elogiou, enalteceu e vibrou com a música de Chiquinha Gonzaga......Rui Barbosa era jurista, entendia de leis. Não sacava nada de música, vamos combinar......
❤
E o encilhamento? Rui Barbosa só entendia de falar babaquice. Tudo que ele fez foi em detrimento do Brasil.
se eles achavam o corta atrevido imagina esse povo escutando a porcaria de funk q tem hj kkkkkkkkk
🔛✔🤏💫🌟📃🖋✅📧L€U 📑👀🐖🐷🐽😄😃😀
Eu sempre penso assim, imagina esse povo ouvindo então o funk de uns tempos pra cá hahuhahuha
Pois é!
o pobre do ruy barbosa se ressuscitado e enviado pra qualquer favela capaz de infartar e morrer no mesmo instante no primeiro "tchu tchá tchá" KKKKKK
São estes que fizeram o Brasil
Como decimos en uruguay,un discurso de un besaculos,por causa politica,tenia rivalidad con el presidente saliente
Será que já evoluímos?
Como???
Imagine Ruy Barbosa ouvindo o sertanojo de quinta, kkkk
E vejam que Rui Barbosa cita Wagner ( ui.. )
like ok
Ai! Nós, brasileiros, e nosso complexo de vira-latas...
Hum... seu Rui..
Apreciador de Wagner hein...
Chiquinha Gonzaga é genial, o Sr Rui Barbosa foi um metido a boi do c.branco.
Saindo das valsas e surgindo o maxixe ou coisa boa é dançar.
Rui Barbosa tem razão... aprecio muito o Corta Jaca.. tocamos aqui em casa: violão e bandolim....Porém, não se compara a simplicidade do tema com as obras dos mais destacados compositotrs. Não se iguala Chiquinha e Vila Lobos, Ernesto nazare, Pixinguninha, Zéquinha, Bizet, Chopin, Monti... etc.... é necessário ter respeito próprio e respeitar a dimensão que cada coisa possui intrinsecamente, seja ela música, seja um livro, seja uma obra científica.
Qm disse q simples é ruim? O próprio villa lobos ja citou a obra com elogios, esses outros compositores certamente são melhores mas n tem nada a ver com a fala preconceituosa de rui barbosa
Rui Barbosa NÃO perdeu somente uma eleição para Hermes da Fonseca NÃO perdeu MUITO mais o bom senso em criticar o maxixe o cateretê o samba ele NÃO corta jaca ele meteu o pé na jaca e claro NÃO tevê tempo pra ver e ouvir o quanto estava errado, imaginem ele se ouvisse Anita e Ludmila 😂😂😂😂
Dessa vez foi o Rui Barbosa exalando elitismo e preconceito idiota contra a musicalidade dita " de gentalha ", mas não era só ele, com certeza a maioria da elite brasileira pensava assim - e de forma velada, ainda pensa até hj - afffff !!!
Você acha que um funk cujo oa versos são "Indio come c* Indio come xota" repetidos inúmeras vezes com um sample genérico de fundo está de igual pra igual com as obras de arte do nosso Maxixe e Samba? E da onde você tirou que as elites acham essas asquerosidades modernas ruins? Rico só escuta agronejo e funk universitário.
RUY BARBOSA ESTAVA CERTO.
O BRASIL NÃO É, NUNCA FOI E NEM SERÁ UM PAÍS SÉRIO.
RUI BORBOSA TINHA AFRO...???
Quem o conheceu, comenta o seu racismo.
Quem nao sabe história, costuma repeti-la
Putz, na escola sempre nos ensinou quê Rui Barbosa, era uma pessoa inteligente, mas esse discurso mostra exatamente contrário,
Não gostar de um ritmo musical, faz alguém ser considerado burro? Eu odeio funk... será que eu sou burro?
@@italogiovanonni2017 óbvio que não , do que no caso do Rui Barbosa, foi um comentário político e com muito preconceito com a cultura brasileira, e sem contar que as músicas da Chiquinha já faziam muito sucesso na Europa, será que os europeus eram burros , ou simplesmente tinham bom gosto?
@@alfredocavallaro9182 Europeus não gostam, apenas acham engraçado.
@@italogiovanonni2017 como assim, se não gostam porque enchem os teatros para assistir orquestras e para mim Sea Chiquinha Gonzaga tivesse nascido no ano 2000, aínda estariam 100 anos a frente do nosso tempo.
@@italogiovanonni2017 Síndrome de vira lata.
Primeiro, Ruy não "perdeu" as eleições de 1909 para o Marechal Hermes; a eleição foi roubada! Eleição típica da Primeira República, feita no bico de pena (como se dizia na época), apesar de Ruy ter liderado a famosa Campanha Civilista, o maior engajamento político da sociedade brasileira até às Diretas Já.
Segundo, Ruy não expressou "preconceito" contra o Corta-Jaca por ser música brasileira, mas pq era inadequado para uma recepção presidencial, algo inusual para a época, ainda mais em um evento oficial com a presença de representantes diplomáticos. O Corta-Jaca exibido em palácio foi ridículo, motivo de deboche no estrangeiro, clara demonstração da vulgaridade do casal Hermes-Nair de Tefé. O Corta-Jaca naquele momento seria como, nos dias de hoje, Anitta numa recepção para diplomatas no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Pesquisem mais antes de dizer asneiras, e tenham mais respeito pela figura de Ruy Barbosa, o maior de todos os brasileiros.
Preconceito?
imagima dançar funk numa cerimônia oficial.
Comparar chorinho de Chiquinha Gonzaga com funk é uma atrocidade musical digno de quem nunca pegou um instrumento pra estudar.
E sim, Rui Barbosa não passava de um preconceituoso.
Se é tão ruim assim, te desafio a tocá-la com excelência em qualquer instrumento de sua escolha.
Abraço e boa sorte. ;)
Marcos, ele não tá comparando o funk com o chorinho da Chiquinha Gonzaga, e sim exemplificando, que se para AQUELA época, um CHORINHO, era motivo de reclamações vindo da "alta sociedade", imagina o que eles achariam do FUNK, que, querendo ou não, infelizmente é o tipo de gênero que vem dominando o mercado musical.. forte abç !
Com a música do Butantã, Mc fioti foi responsável pelo maior marketing de vacinação desde o zé gotinha. O funk ajudou no primeiro pontapé pra salvar centenas de milhares de vidas da covid, agr pergunta pra um judeu o que ele pensa das músicas de Wagner, citado pelo Ruy Barbosa. Haverá um dia que funk terá todas as pompas do samba, e eu e milhões de brasileiros estaremos rebolando até o chão de alegria, gostando vc ou não
Tava certo o Rui Barbosa. E não, nao é preconceito com a música brasileira, musica brasileira tem maravilhosas do seculo 18. O Corta-jaca é grosseiríssimo, basta ver como era dançado. O corta jaca foi abrindo espaco pra dancas cada vez piores ate chegar nas porcarias atuais.
Se o Ruy fosse vivo hoje em dia pra ouvir lepo lepo metralhadora Rala a b***ta no chão creu.inclusive a musica baiana que na minha opinião está sendo a pior das piores ele ia infartar ou pular do elevador lacerda de ponta cabeça.ok
Eu fazia questão de levá-lo até o último andar.
@@Empatiaa kkkkkkkkk com certeza ele ia ter um mau subito e pulava de ponta cabeça .quando ele ouvisse lepo lepo metralhadora e outras porcarias que tem inclusive na musica baiana.
nada difere o seu preconceito com a música atual do preconceito de Rui Barbosa com o maxixe de chiquinha gonzaga. Ambos não gostam das músicas que o povo toca/tocava, porquê não gostam do que foi feito por gente pobre
@@vitorborges-geral5401 Não é porque "o povo toca" que devemos aceitar.
Aqueles eram outros tempos, a República não preservava e nem incentivava a cultura Brasileira no começo, mas isso não significa que por isso devemos aceitar degradação cultural e degeneração como o Funk.
Além do mais, quem produz funk atualmente nem em comunidade vivem e são milionários, não é uma "manifestação cultural popular", é simplesmente uma exaltação à decadência moral, além de ser pobre em melodia e ritmo.
No sentido de preservar a modéstia e pudor da música brasileira, Ruy Barbosa estava certíssimo.
@@vitorborges-geral5401 as músicas de Chiquinha gonzaga eram músicas. funk e outros lixos que tocam hoje são apenas poluição sonora, simples assim.
Pior na governadoria do RN, Natal, se toca e se dança xangô.
EU NÃO VEJO NO DISCURSO UM PERSEGUIÇÃO RACISTA, MAS VEJO SIM UM DISCURSO DE CUNHO POLÍTICO DE OPOSIÇÃO, E NADA MAIS, NÃO VAMOS MISTURAR AS ÉPOCAS,
Ruy Barbosa era um aristocrata.
Ele era um boçal, isso sim! Inclusive rebelou-se contra a vacina! Boçal, nada melhor do que isso!
O veio tinha razão ? A putaria começou ali.
Gente ignorante sempre existiu em todas as classes e níveis. Modos que,
esse doutor de época pisou na poia! Deu ruim!
nao foi Rui Barbosa que rasgou as historia dos negros no Brasil, esse devia ser bem sacana tbem
Ele mesmo , além disso, tem rua com o apelido dele, ruy Barbosa, que está como rui barbosa.
Também acho que ele foi sacana.
Fiquei decepcionada com os comentários com o discurso de R.Barbosa!!
rui barobsa republicano arrependido
Rui Barbosa mostrou sua face e que, de fato, não merecia conduzir os destinos do País.
Tradicao baiana....
Rui Barbosa? Quem???????
tradicao baiana...
tango coisa nenhuma... maxixe, gente analfa...
Kkkk
Toca-se o Guarani ou melhor a Rosa! São muito mais bonitos que o corta-jaca. Não é preconceito de Rui contra a música brasileira!
Estou surpreso, existia mal gosto até nessa época.
Acho que Rui não gostaria de ouvir o Guarani, o maxixe e o samba eram nada mais que variações da musica dos bailes franceses, portanto era sim de muito bom gosto!
Para cada ocasião existe uma 🎶.música. O Ruy era metido a muito intelectual e não valorizava a música autenticamente brasileira. Preferia as Erudita da Europa. Coisas do Brasil. Por isso a Elza Soares e o Tom Jobim faziam tanto sucesso na América do Norte.
Você queria que a primeira dama executasse O Guarani no violão?
Mau gosto sempre existiu.
Rui Brabosa era pequeno, intelectualmente e fisicamente, um lambe botas de europeus, aculturado. Exatamente o contrario do que he divulgado.
Até hoje :o diga Bolsonaro 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
por causa desse Oswaldo cruz que o Brasil entrou em crise.
Oswaldo Cruz era médico sanitarista.
Foi Oswaldo Cruz quem inventou o Encilhamento?
@@eglerronildosilva5836 Não, o responsável pelo Encilhamento foi a besta quadrada do Rui Barbosa, então Min. da Fazenda, que determinou a concessão de crédito indiscriminada no início do século XX, com a adoidada emissão de papel-moeda e consequente inflação e crise econômica.
@@lfsr2842 Eu sei a respeito do encilhamento. Fui irônico.