Phishing: por que as pessoas são a última barreira da cibersegurança?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- Sua empresa está mesmo segura? Independentemente dos investimentos em cibersegurança, sistemas, aplicativos, equipamentos, no final das contas o fator humano é o responsável por abrir e fechar as portas - e, por isso, é a sua última barreira de proteção.
Nesse primeiro episódio do PROTIVITICAST, nosso host e diretor executivo de Parcerias e Inovação, Rodrigo Castro, recebe Matheus Jacyntho, diretor de cibersegurança da Protiviti, e Tom Ferrari, Sales Director da KnowBe4, para discutir os dados de mercado e as melhores estratégias para preparar as organizações para se protegerem desse tipo de ataque.
Ouça também no Spotify: open.spotify.c...
----
Siga a Protiviti Brasil
Site: www.protiviti.com.br
LinkedIn: / protivitibr
Instagram: / protivitibr
Facebook: / protivitibr
Parabéns rapazes, excelente episódio/estreia! Um pouco assustada com o nível de técnico de alguns exemplos que deram. Algumas estratégias que adotei: a) nunca clico no link recebido, busco o canal oficial em paralelo e consulto se essa informação existe (prevenir navegar em sites falsos: exemplo, Protiviti > Protiv1ti); b) entro em contato com equipe de TI/cyber para perguntar sobre e até mesmo, se phishing, alertar para que seja monitorado; c) se não conheço o remetente ou tema (não pesquisei, tenho interesse etc), descarto automaticamente; d) periodicamente pesquiso meu nome em site de buscas e analiso os resultados para identificar se houve vazamento de dados sensíveis; e) não adesão às “modinhas” de redes sociais que usam check-lists/ questionários como forma de obter informações muito pessoais que servem como dicas para senha e/ou envio de e-mail de phishing próximo ao interesse da pessoa.