48° Bazar Beneficente Ikoi no Sono , dias 17 e 18/08/24.
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- Em 1912, uma menina de 11 anos, nascida e criada no Sul do Japão, imigrou sozinha para o Brasil , com a intenção de trabalhar para pagar as dividas do pai, que havia falido. Enquanto trabalhava e enviava suas economias à terra natal, aprendeu a socorrer os necessitados e a propagar a catolicismo entre os Nikkeis.
Em decorrência do inicio da guerra entre Japão e Estados Unidos, Margarida, casada e com 3 filhos, viu muitos imigrantes serem presos e milhares de japoneses receberem ordem de evacuação compulsória. Lançou-se então em socorro dos imigrantes que repentinamente se viram destituídos de seus bens. Dedicou-se durante toda a vida às atividades de ajuda aos mesmos e mais tarde aos idosos.
O amparo que Dona Margarida ofereceu através das entidades katorikku Nihonjin Kyusaikai ( Comissão Católica Japonesa ) , Shakai Fukushi Hojin Kyusaikai ( Assistência Social Dom José Gaspar ) e Nikkei Rojin Homu Ikoi-no-Sono ( Jardim de Repouso São Francisco ), baseou-se na amizade e recursos de seus semelhantes.
A estrutura dessas organizações foi por meio de entidades privadas, como voluntários e organizações não governamentais, uma assistência social colocada em prática por Dona Margarida Vatanabe.
Para conhecer mais sobre a Historia de D. Margarida Vatanabe esta a venda o Livro “Margarida Vatanabe - 53 anos de Assistência a Imigrantes e Idosos” autoria Takashi Maeyama. Mais Informações: (11)3209-0215
A Assistência Social Dom José Gaspar iniciou suas atividades em junho de 1942, sob a denominação de Comissão Católica Japonesa de São Paulo, sob o amparo da Igreja Católica.
Ao constituir-se legalmente em Instituição social no ano de 1953, adotou a denominação atual em homenagem a D. José Gaspar de Affonseca e Silva, Arcebispo de São Paulo, que assumiu o encargo de supervisionar todos os trabalhos da incipiente comissão.
A entidade assim constituída, conforme consta em seus estatutos é destinada a prestar toda assistência social, moral e material às pessoas necessitadas, sem distinção de credo, raça, ou nacionalidade.
Em 1958, no 50º aniversario da imigração japonesa no Brasil, a Assistência Social D. José Gaspar inaugurou o Jardim de Repouso São Francisco - “Ikoi-No-Sono”, no município de Guarulhos. Destinava-se à residência dos idosos japoneses, mas relativamente capazes, de 56 a 60 anos.