Gratidão por esse vídeo! Precisamos falar mais sobre o capacitusmo e combater lo!! Tenho PC ( paralisia cerebral) e se eu processase todas as pessoas que foram capacitustaa comigo, seria milionária 😆 É uma sensação maravilhosa quando somos tratados com respeito e não como "exemplos de superação" . #chegadecapacitismo
Tenho uma cardiopatia congênita grave, e com isso tenho algumas restrições, mas isso nunca me impediu de praticar nenhum esporte desde que seja moderado e respeite meus limites, está tudo bem. não somos como muitos dizem, nós podemos fazer tudo e muito mais!
Ajudar é diferente de ser capacetista, eu não sei se você entendeu o se fez de burro. Uma pessoa ajudar o outro significa que aquela pessoa é bom, não vejo problema em ajudar, o problema em sí ta a partir do momento que você trata a pessoa como se não fosse capaz de FAZER QUALQUER COISA SIMPLES, reveja o vídeo e veja alguns dos pontos que você não pode fazer.
Eu diria que você não vai para o céu porque você não fez mais que a sua obrigação enquanto o ser humano e o termo ceguinha não é correto aprenda a respeitar os outros.
difícil heim.. a pessoa procura ajudar outra pessoa, mas mesmo assim sofre a ingratidão, isso q é "incentivo" heim... pra desmotivar mesmo as pessoas a terem boas atitudes. 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Se a pessoa tem deficiência grave, com certeza ela precisou de muita ajuda para hoje estar capaz de fazer tarefas. Então eu acho isso meio que um ego de alguns deficientes acharem que chegou lá... mas não pensa na estrutura de apoio que ele teve pra chegar onde chegou
Se for uma pessoa que tem problemas de deficiência a resposta já é clara você não acha?! Exemplo: se eu tiver deficiência e você não, e por algum acaso a gente ta junto o certo seria você acompanhar pelo meu ritmo. As vezes nem precisa me acompanhar se a gente tiver andando na rua e tiver muito lotado de pessoas e você tiver atrás de uma pessoa com essa deficiência que você falou é só fazer o mesmo que eu disse, é só andar no ritmo da pessoam.
@@anapaulamorais5587 Tome como exemplo este seu aqui. Eu tendo as capacidades físicas plenas para andar, diminuir o passo, não seria capacitismo? Afinal diminuir o passo seria deduzir que a outra pessoa não é capaz de me acompanhar.
@@simianoloco9969 primeiro que não, você deu a entender que a pessoa tem deficiência para andar mais rapido então aqui entendemos que ela tem deficiência, se ela tem, então não tem como ela aumentar os passos, visto que ela tem DEFICIÊNCIA. Então o certo seria você acompanhala, ou você iria ser INCONVENIENTE a ponto de empurra a pessoa ou pedir para ela aumentar o passos? Você não tem senso de gente não.
Só me responda uma coisa, para quê você precisa chamar sempre uma pessoa de surdo-mudo? Não é mas fácil chamar pelo o nome? Se você não souber o nome não vai cai sua boca se você perguntar, para isso é só apreder libras para poder conversar com esse grupos de pessoas. Se você não quer ou não tem dinheiro para comprar o curso, aqui no TH-cam tem varios canais ensinando as pessoas de forma gratuita.
@@anapaulamorais5587 obgda pelas dicas e pela simpatia e paciência da abordagem. Numa situação de debate de ideias, falando de uma pessoa hipotética, continuo sem saber como me referir. Vou buscar uma resposta em textos científicos. Vai dar trabalho e ainda corro o risco de desatualização pelas constantes mudanças. Mas pelo jeito será melhor que buscar se informar perguntando. O papo de "não sabe pergunte para não falar besteira" é só papinho mesmo. E a maioria das pessoas não vai se dar o trabalho, como eu, de ir estudar o tema. Escreva (ou não) o que quiser abaixo, não vou ler e menos responder. Comunicação inclusiva, que aproxima é isso aí. Parabéns.
@@solangemess7386 Ai vai da consciência de cada pessoa procurar estudar sobre, não é errado SER PROATIVO, não é errado procurá estudar esses tipos de assunto, ao contrário é super humilde e inteligente da parte das pessoas de fazerem isso. Agora se você vai lê ou não, não me interessa, sabe por que, porque com isso só mostra que você é uma alienada que só vive do seu achismo e não aceita criticas CONSTRUTIVAS que nem essa que eu dei para você poder aprender e ser uma pessoa melhor, você que sabe o que quer fazer da sua vida. Agora procure mesmo assuntos para estudar sobre, esse exemplo que eu dei das pessoas estudarem libras é só uma oportunidade das pessoas se comuncarem com essas pessoas que tem essa deficiência. Uma coisa eu te digo, quanto mais estudamos, mais precisamos estudar, somos enternos aprediz. Não deixe de estudar sobre essa temática só porque os outros não querem estudar isso é ridículo.
@@solangemess7386 e todos nós tamos sujeito a errar, então não se preocupe tanto em acertar em tudo, porque vai por mim é impossivel sermo perfeitos. Só procure se tornar sua melhor versão, uma versão melhor e não pior. Eu errei e posso ate errar de novo em diversas coisas, mas procurar melhorar pode ter certeza é uma forma de humildade.
Boa tarde Solange! Importante dúvida, pois muitas pessoas ainda falam o termo "surdo-mudo(a)". Mas porquê é um termo equivocado e pejorativo? Pois uma pessoa com surdez (parcial ou total) não significará dizer que seu aparelho laríngeo (estrutura de órgãos que fomentam a Voz --> Fala) estará danificado ou ausente ! Ou seja, ela não será uma pessoa muda. Uma pessoa com surdez pode se comunicar pela voz, pois pode aprender a leitura labial e se tornar oralizada, assim como uma pessoa com surdez pode comunicar-se pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou por uma forma gestual (gestos e sinais são diferentes!), ou seja, as pessoas que comunicam-se por LIBRAS ou gestos também Falam! só que não de forma a produzir a Voz, mas sim produzir Comunicação (estabelecer pontes com outras pessoas) e Fala não vozeada. É isso, espero ter ajudado no esclarecimento!
Elogiar é diferente de tratar uma pessoa como uma criança que não sabe de nada, sendo que elas sabem. Você pode parabenizar sim, mas não de forma capacetista.
Não importa se você concorda não é sobre você é sobre a comunidade com deficiência se você por acaso fosse deficiente saberia do que está sendo dito no vídeo pois eu como cega não gosto de alguém me tratando dessa forma.
Não importa se você concorda não é sobre você é sobre a comunidade com deficiência se você por acaso fosse deficiente saberia do que está sendo dito no vídeo pois eu como cega não gosto de alguém me tratando dessa forma.
Acho melhor ignorar a existência delas e interagir somente o mínimo necessário e mesmo assim perguntando o desejo de vossa alteza, para evitar um escândalo ou um processo. Afinal adivinhar que tipo de PCD é e se vai surtar pq você não ofereceu ajuda ou porque você tentou ser gentil com uma pessoa "100% normal e sem limitações" igual a você e ela se ofendeu 🥴 Vivemos na era do: Se não pode mudar, ignore e force os outros a ignorar também (mas só quando é conveniente) Na dúvida, eu ignoro! Evita um processo, um escândalo e um stress desnecessário. Interagindo um mínimo possível, como segurar uma porta, oferecer um assento, mais do que isso eu ignoro e me afasto.
Pessoa com deficiência só se ofende se vc falar merda, se tu não sabe a merda q falou aí já é outra coisa. É só não falar besteira que ta tudo certo e resolvido E dependendo do caso, se afastar de algm com deficiência pode parecer meio grosso, como se vc n quisesse interagir com ela só pq é deficiente.
"Perguntando o desejo de vossa alteza"? Cara, qual teu problema? É só você não falar besteira q ngm se ofende, ngm vai meter processo se vc n fizer nada. Vc ainda cita q prefere ignorar e evitar pessoas com deficiência? O que vc anda falando pra PCD pra ter medo de processo? Com certeza muita porcaria
@@cyntiabl chato msm é a ignorância das pessoas em relação a deficiência, e que acha q ser preconceituoso é normal e que se reclamarem são frescurentos
@@Rapawseeassistiu o vídeo? Viu que é ofensivo olhar um cadeirante e deduzir que ele não é capaz de subir em um telhado com uma escada de madeira? Quem somos nós para deduzir que um cadeirante não pode subir em um telhado, temos que aguardar que ele perceba isso por conta própria, julgar as pessoas por suas condições físicas é capacitismo. Entenda, não são todos, mas tá cheio de deficientes que saí de casa com o propósito de arrumar confusão, se vc não abre a porta para ele vc é mal educado, preconceituoso, não abriu pq era deficiente. Se vc abre a porta vc é um fdp capacitista que fica julgando a capacidade das pessoas por sua deficiência, vc nem sabe se aquela pessoa queria que abrisse a porta, se ela não é capaz sozinha, como assim vc abre? É como deficientes visuais, ao invés de manter uma capa de banco numa malinha na peitoral do dog, querem que os motoristas levem eles e depois voltem para sua casa para aspirar o carro. Como se cão guia não soltasse pêlos e nem fizessem a troca da pelagem como qualquer outro cão. E sabe quem é o fdp? O motorista! Sim, o motorista tem a obrigação de aceitar ser atrasado, só pq o cara é cego e aparentemente incapaz de levar uma capa de carro, para não prejudicar o motorista e nem ficar tendo as corridas canceladas. É sobre isso, todo mundo pensando em somente em sí e achando que o mundo deve se phoder para agradar. Não são todos, mas do meu ponto de vista na dúvida é melhor evitar um problema desnecessário com alguém que nem faz parte da sua vida.
Gratidão por esse vídeo! Precisamos falar mais sobre o capacitusmo e combater lo!! Tenho PC ( paralisia cerebral) e se eu processase todas as pessoas que foram capacitustaa comigo, seria milionária 😆 É uma sensação maravilhosa quando somos tratados com respeito e não como "exemplos de superação" . #chegadecapacitismo
Tenho uma cardiopatia congênita grave, e com isso tenho algumas restrições, mas isso nunca me impediu de praticar nenhum esporte desde que seja moderado e respeite meus limites, está tudo bem. não somos como muitos dizem, nós podemos fazer tudo e muito mais!
Informação muito importante.
Uma vez ajudei uma senhora ceguinha a atravessar a rua. Ela ficou agradecida. Será que ainda vou pro céu?
Ajudar é diferente de ser capacetista, eu não sei se você entendeu o se fez de burro. Uma pessoa ajudar o outro significa que aquela pessoa é bom, não vejo problema em ajudar, o problema em sí ta a partir do momento que você trata a pessoa como se não fosse capaz de FAZER QUALQUER COISA SIMPLES, reveja o vídeo e veja alguns dos pontos que você não pode fazer.
Eu diria que você não vai para o céu porque você não fez mais que a sua obrigação enquanto o ser humano e o termo ceguinha não é correto aprenda a respeitar os outros.
difícil heim.. a pessoa procura ajudar outra pessoa, mas mesmo assim sofre a ingratidão, isso q é "incentivo" heim... pra desmotivar mesmo as pessoas a terem boas atitudes. 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Vc foi muito gentil!
@@lucianaramos5854vc é muito mal agradecida e cruel!
Perfeito a explicação, fácil entendimento, importante informação. Obrigada
Achei essa moça muito fresca e melindrosa.
Concordo com o que tá sendo explanado no vídeo.
Acho que devemos respeitar o próximo.
Nesse caso, não é o mundo que tá chato. É a realidade.
@@jailsonavelino6311 mas elogiar deficiente agora é preconceito??? Me desculpe mas esse pensamento é imbecil
@@cyntiabl Tb vai ser frescura se tu perder as duas mãos num acidente e o pessoal se impressionar qnd tu souber abrir uma porta msm sendo "cotó"?
Se a pessoa tem deficiência grave, com certeza ela precisou de muita ajuda para hoje estar capaz de fazer tarefas. Então eu acho isso meio que um ego de alguns deficientes acharem que chegou lá... mas não pensa na estrutura de apoio que ele teve pra chegar onde chegou
Muito bem colocado!
Obrigado
Isso se tiver a ajuda né, muitas vezes não tem não kk
Obrigada, vai me ajudar muito.
video muito importante hj em dia!
Eu compreendi o vídeo otima explicação
GOSTEI MUITO DO VÍDEO!
Espetacular!
Vídeo objetivo.Parabéns.
Informações super inportantes
Excelente vídeo!
TODO SER HUMANO TEM CAPACIDADE, É SÓ QUERER. ENTÃO VAMOS DEIXAR DE SER INFANTIL DEIXANDO O PRECONCEITO DE LADO.
Pessoas com deficiência intelectual no pior grau também?
Eu já vi muita gente que não aceita sua própria deficiência justamente por isso.
Palavras Palavras Palavras Palavras!!!!!!vivo na realidade que passo
Traduz pra nossa língua
Muito necessário
Ótimos exemplos de como não ser um otário!
Deem uma olhadinha em levitico 21:18-21. A bíblia, corrobora preconceitos...
❤❤❤
Espaçonave kkkkkkkkkkkkkkk foda
E quando a pessoa não consegue acompanhar a outra, por questões físicas? O que é?
Explique melhor o que você quis dizer.
Se for uma pessoa que tem problemas de deficiência a resposta já é clara você não acha?! Exemplo: se eu tiver deficiência e você não, e por algum acaso a gente ta junto o certo seria você acompanhar pelo meu ritmo. As vezes nem precisa me acompanhar se a gente tiver andando na rua e tiver muito lotado de pessoas e você tiver atrás de uma pessoa com essa deficiência que você falou é só fazer o mesmo que eu disse, é só andar no ritmo da pessoam.
@@anapaulamorais5587
Tome como exemplo este seu aqui. Eu tendo as capacidades físicas plenas para andar, diminuir o passo, não seria capacitismo? Afinal diminuir o passo seria deduzir que a outra pessoa não é capaz de me acompanhar.
@@anapaulamorais5587
Eu não acho.
@@simianoloco9969 primeiro que não, você deu a entender que a pessoa tem deficiência para andar mais rapido então aqui entendemos que ela tem deficiência, se ela tem, então não tem como ela aumentar os passos, visto que ela tem DEFICIÊNCIA. Então o certo seria você acompanhala, ou você iria ser INCONVENIENTE a ponto de empurra a pessoa ou pedir para ela aumentar o passos? Você não tem senso de gente não.
Então os benefícios e prioridades podem ser vetados?
Óbvio que não, esses são direitos a pessoas pcds
Uma pergunta de gente burra ou atrasada.
👏👏👏
Outro dia fui capacitista ao dar parabéns a um ladrão corrupto que disse que era mesmo o político ladrão corrupto mais honesto do Brasil.
Ngm nem citou política wtf
O que se fala então quando a pessoa não ouve nem fala, já que não posso chamar de surdo-mudo?
Só me responda uma coisa, para quê você precisa chamar sempre uma pessoa de surdo-mudo? Não é mas fácil chamar pelo o nome? Se você não souber o nome não vai cai sua boca se você perguntar, para isso é só apreder libras para poder conversar com esse grupos de pessoas. Se você não quer ou não tem dinheiro para comprar o curso, aqui no TH-cam tem varios canais ensinando as pessoas de forma gratuita.
@@anapaulamorais5587 obgda pelas dicas e pela simpatia e paciência da abordagem. Numa situação de debate de ideias, falando de uma pessoa hipotética, continuo sem saber como me referir. Vou buscar uma resposta em textos científicos. Vai dar trabalho e ainda corro o risco de desatualização pelas constantes mudanças. Mas pelo jeito será melhor que buscar se informar perguntando. O papo de "não sabe pergunte para não falar besteira" é só papinho mesmo. E a maioria das pessoas não vai se dar o trabalho, como eu, de ir estudar o tema. Escreva (ou não) o que quiser abaixo, não vou ler e menos responder. Comunicação inclusiva, que aproxima é isso aí. Parabéns.
@@solangemess7386 Ai vai da consciência de cada pessoa procurar estudar sobre, não é errado SER PROATIVO, não é errado procurá estudar esses tipos de assunto, ao contrário é super humilde e inteligente da parte das pessoas de fazerem isso. Agora se você vai lê ou não, não me interessa, sabe por que, porque com isso só mostra que você é uma alienada que só vive do seu achismo e não aceita criticas CONSTRUTIVAS que nem essa que eu dei para você poder aprender e ser uma pessoa melhor, você que sabe o que quer fazer da sua vida. Agora procure mesmo assuntos para estudar sobre, esse exemplo que eu dei das pessoas estudarem libras é só uma oportunidade das pessoas se comuncarem com essas pessoas que tem essa deficiência. Uma coisa eu te digo, quanto mais estudamos, mais precisamos estudar, somos enternos aprediz. Não deixe de estudar sobre essa temática só porque os outros não querem estudar isso é ridículo.
@@solangemess7386 e todos nós tamos sujeito a errar, então não se preocupe tanto em acertar em tudo, porque vai por mim é impossivel sermo perfeitos. Só procure se tornar sua melhor versão, uma versão melhor e não pior. Eu errei e posso ate errar de novo em diversas coisas, mas procurar melhorar pode ter certeza é uma forma de humildade.
Boa tarde Solange! Importante dúvida, pois muitas pessoas ainda falam o termo "surdo-mudo(a)". Mas porquê é um termo equivocado e pejorativo? Pois uma pessoa com surdez (parcial ou total) não significará dizer que seu aparelho laríngeo (estrutura de órgãos que fomentam a Voz --> Fala) estará danificado ou ausente ! Ou seja, ela não será uma pessoa muda. Uma pessoa com surdez pode se comunicar pela voz, pois pode aprender a leitura labial e se tornar oralizada, assim como uma pessoa com surdez pode comunicar-se pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou por uma forma gestual (gestos e sinais são diferentes!), ou seja, as pessoas que comunicam-se por LIBRAS ou gestos também Falam! só que não de forma a produzir a Voz, mas sim produzir Comunicação (estabelecer pontes com outras pessoas) e Fala não vozeada. É isso, espero ter ajudado no esclarecimento!
Credo quanta frescura! Não pode mais nem elogiar? Eu não concordo com algumas coisas que essa moça disse.
Elogiar é diferente de tratar uma pessoa como uma criança que não sabe de nada, sendo que elas sabem. Você pode parabenizar sim, mas não de forma capacetista.
Não importa se você concorda não é sobre você é sobre a comunidade com deficiência se você por acaso fosse deficiente saberia do que está sendo dito no vídeo pois eu como cega não gosto de alguém me tratando dessa forma.
Não importa se você concorda não é sobre você é sobre a comunidade com deficiência se você por acaso fosse deficiente saberia do que está sendo dito no vídeo pois eu como cega não gosto de alguém me tratando dessa forma.
@@anapaulamorais5587ninguém mais tem liberdade pra se expressar todo mundo se ofende a toa e manipula.
@@lucianaramos5854às vezes a pessoa não faz por mal e ninguém é perfeito tá?
Acho melhor ignorar a existência delas e interagir somente o mínimo necessário e mesmo assim perguntando o desejo de vossa alteza, para evitar um escândalo ou um processo. Afinal adivinhar que tipo de PCD é e se vai surtar pq você não ofereceu ajuda ou porque você tentou ser gentil com uma pessoa "100% normal e sem limitações" igual a você e ela se ofendeu 🥴
Vivemos na era do: Se não pode mudar, ignore e force os outros a ignorar também (mas só quando é conveniente)
Na dúvida, eu ignoro! Evita um processo, um escândalo e um stress desnecessário. Interagindo um mínimo possível, como segurar uma porta, oferecer um assento, mais do que isso eu ignoro e me afasto.
Eu entendo sua posição porque a maioria do povo hoje está chatissimo demais.
Pessoa com deficiência só se ofende se vc falar merda, se tu não sabe a merda q falou aí já é outra coisa. É só não falar besteira que ta tudo certo e resolvido
E dependendo do caso, se afastar de algm com deficiência pode parecer meio grosso, como se vc n quisesse interagir com ela só pq é deficiente.
"Perguntando o desejo de vossa alteza"? Cara, qual teu problema? É só você não falar besteira q ngm se ofende, ngm vai meter processo se vc n fizer nada. Vc ainda cita q prefere ignorar e evitar pessoas com deficiência? O que vc anda falando pra PCD pra ter medo de processo? Com certeza muita porcaria
@@cyntiabl chato msm é a ignorância das pessoas em relação a deficiência, e que acha q ser preconceituoso é normal e que se reclamarem são frescurentos
@@Rapawseeassistiu o vídeo?
Viu que é ofensivo olhar um cadeirante e deduzir que ele não é capaz de subir em um telhado com uma escada de madeira?
Quem somos nós para deduzir que um cadeirante não pode subir em um telhado, temos que aguardar que ele perceba isso por conta própria, julgar as pessoas por suas condições físicas é capacitismo.
Entenda, não são todos, mas tá cheio de deficientes que saí de casa com o propósito de arrumar confusão, se vc não abre a porta para ele vc é mal educado, preconceituoso, não abriu pq era deficiente. Se vc abre a porta vc é um fdp capacitista que fica julgando a capacidade das pessoas por sua deficiência, vc nem sabe se aquela pessoa queria que abrisse a porta, se ela não é capaz sozinha, como assim vc abre?
É como deficientes visuais, ao invés de manter uma capa de banco numa malinha na peitoral do dog, querem que os motoristas levem eles e depois voltem para sua casa para aspirar o carro. Como se cão guia não soltasse pêlos e nem fizessem a troca da pelagem como qualquer outro cão. E sabe quem é o fdp? O motorista! Sim, o motorista tem a obrigação de aceitar ser atrasado, só pq o cara é cego e aparentemente incapaz de levar uma capa de carro, para não prejudicar o motorista e nem ficar tendo as corridas canceladas.
É sobre isso, todo mundo pensando em somente em sí e achando que o mundo deve se phoder para agradar.
Não são todos, mas do meu ponto de vista na dúvida é melhor evitar um problema desnecessário com alguém que nem faz parte da sua vida.
Fala pessoal da madre Teresa
Woman 🍷🗿