Cara, a empresa que revolucionou o inÃcio do sÃĐculo xxi com smartphones, economia girada em torno de apps moveis foi a APPLE. Ela ÃĐ o que graças a um lider nÃĢo tÃĐcnico mas com criatividade e uma visÃĢo "100 anos à frente". Mas cada caso ÃĐ um caso. Por exemplo o paypal e outras empresas de pagamento online... tem a necessidade de um lider tecnico porque ÃĐ mais em relaçÃĢo a infraestrutura
Stevejobs poderia ate se aproveitar dos colegas pra fazer seus trabalhos, agora falar que ele nao tinha conhecimento tecnico ÃĐ ignorar toda sua trajetoria. Ele nao so tinha conhecimento de hardware e software quanto tinha estudado bastante design.
Achei muito importante vcs tocarem nesse assunto. Pq de fato ÃĐ necessÃĄrio sim, que o lÃder possua conhecimento tÃĐcnico. Empresas que nÃĢo possuam um lÃder sem esse perfil, acham que projetos saem igual miojo (3 minutos) ou que se tiver um travamento de raciocÃnio " ÃĐ sÃģ jogar no Google ou chatgpt", querem somente resultados nÃĢo importa como, ignorando pontos essenciais de um desenvolvimento de software de qualidade
LÃderes q passaram por setores tÃĐcnicos encurtam o caminho pra muita coisa. Eu jÃĄ ouvi, hÃĄ anos atrÃĄs qd comecei minha formaçÃĢo pra ser gerente de projetos q depois da certificaçÃĢo eu poderia gerenciar, virtualmente, qualquer tipo de projeto, da construçÃĢo civil, à usina nuclear. Todos sabemos que a teoria ÃĐ bonita, mas a prÃĄtica ÃĐ diferente. Ainda acho q um lÃder q tenha passado pela ÃĄrea tÃĐcnica serÃĄ muito mais efetivo do que um q jamais colocou a mÃĢo na massa.
Obrigado por tocar no meu nome. Realmente acredito que o conhecimento tÃĐcnico seja importante, apesar de eu achar que nÃĢo seja a maior parte do sucesso.
Uma honra ter seu comentÃĄrio por aqui. Depois de te conhecer lemos o seu livro e nos trouxe grandes insights tambÃĐm em nossos negÃģcios, vocÊ ÃĐ uma grande referÊncia para nÃģs. Grande abraço!
Eu concordo total com o que ele falou. A mÃĄ pratica da engenharia de software estÃĄ estragando o produtos de pequenas/medias empresas. Ter lideres que nÃĢo entendem de tecnologia, gestores que nÃĢo sÃĢo engenheiros, sendo que a gestÃĢo e o planning de software faz parte da engenharia de software e por ultimo contratar programadores. Digo o hibrido entre engenheiros e cientistas sem orientaçÃĢo nenhuma onde querem receber o salario e encher o sistema com codigo sem sentido sem resolver problemas nem orientar soluçÃĩes
Eu percebo que empresas de TI sem lideres tecnicos tendem a tomar decisÃĩes ruins, certamente nÃĢo sÃĢo empresas sustentÃĄveis no longo prazo, e isso vale inclusive para as gigantes como apple e microsoft que os gestores estÃĢo tomando decisÃĩes ruins e pouco tecnicas e desagradando os consumidores em troca de um lucro maior de curto prazo, mas isso abre margem para a concorrÊncia avançar e atÃĐ mesmo faz os clientes antigos pegarem birra da empresa, chamamos isso de estratÃĐgia da vaca leiteira, que tira tudo que pode de lucro atÃĐ a vaca morrer (a vaca no caso ÃĐ a empresa), isso ÃĐ bem nitido nos ultimos lançamentos da ÃĄrea tech e em muitos softwares que viraram assinatura para a empresa abusar dos consumidores o mÃĄximo que puder e causam enormes descontentamentos e uma massa de clientes migrando aos concorrentes aos poucos
Aqui na Bay Area praticamente todas as grandes empresas tem a imensa maioria gerentes e executivos com backgrounds tÃĐcnicos. Inclusive gerente programando nÃĢo ÃĐ incomum. Isso ÃĐ o extremo oposto do mercado brasileiro, por exemplo. Isso ÃĐ um traço cultural e tambÃĐm por conta do histÃģrico de formaçÃĢo das empresas que vieram na sua maioria de startups com fundadores tÃĐcnicos.
concordo 100%. Os melhores projetos e empresas onde trabalhei os lÃderes tinham experiencia tecnica com as linguagesn e ferramentas usadas pelo time, dessa forma eles tinham um contexto muito bom de qual caminho seguir, de como questionar os devs ou mesmo ajudar quando necessÃĄrio!
Eu jÃĄ abri um empresa de desenvolvimento de software que deu errado e me deixou endividado e com um processo trabalhista. Depois disso estudei ainda mais e fiz uma graduaçÃĢo em ciÊncia econÃīmicas para me ajudar a entender melhor os cenÃĄrios econÃīmicos e visualizar as oportunidades de mercado com um olhar mais tÃĐcnico. TambÃĐm trabalhei em empresas que os gestores nÃĢo eram tÃĐcnicos e realmente fica deficitÃĄrio o poder de analise e decisÃĢo dos gestores.
sim, quando ele diz lider, ele nao esta falando um gerente ou tech lead no departamento de TI, ele esta falando nivel CEO o proprio mark zuckerberg, CEO da meta ÃĐ programador de formaçÃĢo, bill gates ÃĐ programador de formaçÃĢo, elon musk (ame ou odeie) teve um passado como programador tambÃĐm, o CEO da oracle ÃĐ programador de formaçÃĢo, CEO da nvidia tem formaçÃĢo em engenharia, CEO da TOTVS tambÃĐm tem background tÃĐcnico,
Saber sobre computaçÃĢo te torna um lÃder abrangente, pois estamos lidando com tecnologia da informaçÃĢo e ninguÃĐm aqui estÃĄ vendendo carro ou geladeira. Desconfio muito dessas pÃģs-graduaçÃĩes milagrosas. â
Para vender uma ideia nova, uma pessoa fora do Tech pode alavancar uma empresa. PorÃĐm para manter uma empresa consolidada uma pessoa tÃĐcnica faz toda a diferença, pois conhecem todos os processos internos e consegue fazer uma ponte equilibrada entre investidores e funcionÃĄrios. Vemos o quanto o mercado de entretenimento (Filmes e Games) estÃĢo patinando para conciliar investidores, funcionÃĄrios e clientes. Os investidores querem que produtos sejam lançados o mais rÃĄpido possÃvel, sem passar pelo processo adequado, gerando reclamaçÃĩes dos clientes.
por favor continuem abordando o tema de empreendedorismo na tecnologia e eu acho tanto que um lider de uma empresa precisa de um vasto nivel tecnico que comecei minha jornada na programaçÃĢo com esse proposito
Eu acredito que ele esteja certo! Em arÃĐas tÃĐcnicas, lÃderes que nÃĢo tÊm o minimo de conhecimento tÃĐcnico acabam disperdiçando tempo da equipe.
āļŦāļĨāļēāļĒāđāļāļ·āļāļāļāđāļāļ +1
Um ponto a se observar ÃĐ que a IA ÃĐ um passo fundamental para o metaverso especialmente para AR, entÃĢo ainda dÃĄ pra ver um claro esforco coeso da META nesses pontos de forma continua e bem sucedida como o proprio recem lancado modelo SAM2 (Segment Anything Model) que ÃĐ uma clara ferramenta essencial para colocar layers de realidade em objetos posicionados em um espaco geometrico/fisico; Mas sim concordo ele sofreu uma pressÃĢo e deve que recalcular seu caminho.
desculpa gente, mas faltou mencionar o Eduardo Saverin, ele ajudou a desenvolver o facebook, sendo tecnico fazendo muito bem a sua parte , ....valia a pena cita-lo
Excelente conteÚdo como sempre. Nunca tive vocaçÃĢo para empreender, mas em contrapartida, fiz da minha carreira em tecnologia a minha empresa. Mesmo sempre trabalhando com infra estrutura, me qualifiquei em desenvolvimento, cloud, segurança, automaçÃĢo, IA o que vÊem garantido uma longevidade à minha presença no mercado. Sempre estudei muito, no começo fiz uma estadual em MatemÃĄtica, nÃĢo era bem o que eu queria, mas o que foi possÃvel na ÃĐpoca, depois na sequÊncia fiz estatistica, o que foi um diferencial na minha vida profissional, pois quando nem se falava em Machine Learning, eu jÃĄ fazia cÃĄlculos probabilisticos no Excel, por ter aprendido à programar na juventude, acabava criando em C ou Clipper, as fÃģrmulas para retirar do Excel e facilitar o uso no dia a dia.
A passos curtos jÃĄ estou fazendo um produto com a ideia de um amigo que jÃĄ tem a necessidade, espero que atÃĐ o fim do ano jÃĄ possamos implementar um mvp
Quando eu entrei na ÃĄrea de programaçÃĢo com 15 anos eu queria inventar um aplicativo ficasse famoso e me deixasse rico... Mas logo percebi que nÃĢo era tÃĢo fÃĄcil e eu tambÃĐm nÃĢo tinha maturidade pra isso. Hoje em dia, 10 anos depois, apÃģs idas e vindas na ÃĄrea, sou praticamente senior e naturalmente desenvolvi perfil de liderança apesar de ser tÃmido. Agora o plano ÃĐ aprender mais sobre gestÃĢo, fortalecer meu networking e tirar as ideias do papel atravÃĐs de trabalho em equipe, sozinho ninguÃĐm vai longe.
Eu fiz essa cagada kkkk a primeira fechou e a segunda estÃĄ no primeiro projeto. O duro ÃĐ ter que dividir o tempo entre a empresa nova e o trabalho antigo, jÃĄ que ainda nÃĢo largar. Minha meta ÃĐ conseguir fazer a migraçÃĢo total atÃĐ o meio de 2025, dependerÃĄ muito de conseguir vender. Como minha ÃĄrea tem relaçÃĢo com indÚstria, sonho em um dia conseguir chamar atençÃĢo da WEG. Seria muito legal receber uma oferta de compra deles.
Eu concordo tambÃĐm, uma pessoa 50% tÃĐcnica e 50% pessoas/negÃģcios, nÃĢo dar pra conversar com lÃder/gestor/gerente que nÃĢo entende nada, mas como ÃĐ complicado isso, tem que desenhar pra uma pessoa entender, ou escrever um livro, nÃĢo dar.
Bem melhor do que o lider perguntando "Iai como estamos?" ou recebendo o merito da equipe, sendo que nem um relatorio de produtividade do profissional consegue fazer para mostrar no feedback.
Na empresa que eu trabalho, eles querem ser tecnÃģlogos, mas a liderança nÃĢo conhecem nada de tecnologia, isso resulta em atraso de projetos, muita gente desnecessÃĄria em determinado projeto entre outros.
Esse tema ÃĐ muito importante para o mercado Tec. Eu concordo que o conhecimento tÃĐcnico somado a outras skills compÃĩem as caracterÃsticas que sÃĢo favorÃĄveis para que uma pessoa possa se tornar um bom lÃder ou uma boa lÃder.
Bom lembrar tambÃĐm de Aleksandar MandiÄ, formou-se no curso tÃĐcnico de eletrÃīnica no colÃĐgio Liceu Eduardo Prado e logo passou a atuar na ÃĄrea de automaçÃĢo industrial na Siemens, onde jÃĄ trabalhava e ficou atÃĐ 1990. Ele criou a Mandic BBS, que depois se tornou a Mandic Internet.
Eu falo como designer por formaçÃĢo e engenheiro por paixÃĢo (pelo menos começou assim, hoje ÃĐ pela grana mesmo), e falo por experiÊncia, desde a faculdade muitos dos meus amigos entendem MUITO de pessoa, mas quase nada de tecnologia, do que ÃĐ possÃvel, quanto custa, qual o tempo pra fazer direito, qual o impacto de fazer mais rÃĄpido na qualidade e principalmente segurança do resultado. Infelizmente a maioria dos lideres sÃĢo designers ou marketeiros apenas, inclusive eu falo sempre pra rapazeada dev, a gente precisa melhorar nas soft-skills, senÃĢo vai ser sempre assim... E enquanto a gente nÃĢo melhora nisso, nÃĢo ÃĐ pedindo pra todos os lideres virarem programadores ou entenderem de tudo a nivel tÃĐcnico, mas o bÃĄsico da parte tÃĐcnica deveria ser um requisito Ãģbvio pra vocÊs que vÃĢo liderar um time pra produto digital, porque sÃģ se juntar pra desenhar diagramas e mapas mentais num quadro branco, ignorando toda a parte tÃĐcnica, e focar sÃģ no aspecto "humano" do produto, ÃĐ muito fÃĄcil, mas nÃĢo rola MESMO. JÃĄ vi falir empresa rapidinho, e empresa com potencial, mas focaram tanto no UX/UI que esqueceram que nenhum usuÃĄrio gosta de esperar 2 segundos pra carregar uma pÃĄgina, ou ver uma barrinha de carregamento por 3 segundos sÃģ pra atualizar uma informaçÃĢo... Design ÃĐ importante, marketing ÃĐ importante, mas a parte tÃĐcnica ÃĐ o que faz sua tela bonitinha realmente aparecer pro usuÃĄrio antes dele desistir e ir pra outro lugar.
Tem gente que enche o peito pra falar de que chefe de time de programadores nÃĢo precisa saber programar. Isso pra mim ÃĐ de uma ignorÃĒncia sem tamanho. Receita perfeita pra dar merda.
Ano passado eu diminuà a carga horÃĄrio do meu trabalho para conseguir ter tempo de investir em mim mesmo e em uma empresa que eu estaria aos poucos criando. Minha pesquisa ÃĐ focada em Blockchain, e no começo eu achei que em poucos meses eu jÃĄ estaria rico, tranquilo, com a minha empresa. Agora depois de 1 ano eu continuo dando passos com essa empresa todos os dias, aprendi a ter a resiliÊncia e a calma necessÃĄria para aos poucos aprender ainda mais sobre empreender. Como o Zuck, confio no futuro, confio na visÃĢo do longo prazo, e sei para onde estamos indo como humanidade...
Concordo que sÃĢo necessÃĄrios lÃderes tÃĐcnicos, mas com certeza nÃĢo todos tÃĐcnicos. Co-fundei uma startup com um amigo, que tambÃĐm ÃĐ tÃĐcnico, mas no EUA. Estamos em fase de teste beta com usuÃĄrios reais e temos feito muito progresso com experiÊncia do usuÃĄrio e funcionalidade. Temos um background muito tÃĐcnico e parcialmente em design, mas estamos estudando muito ÃĄreas como marketing e gestÃĢo por exemplo. Por isso, ÃĐ interessante que o corpo de lÃderes da empresa seja composto pelas ÃĄreas principais da empresa, para que seja um reflexo de tudo que acontece e tomarem as melhores decisÃĩes em conjunto. No momento somos sÃģ nÃģs dois e alguns desenvolvedores que estÃĢo nos auxiliando nesse inÃcio. Mas com certeza no futuro e na hora certa vamos buscar por pessoas especializadas em outras ÃĄreas.
OlÃĄ OtÃĄvio, sou de negÃģcios/finanças. Estou justamente buscando uma sociedade com lÃderes tÃĐcnicos, se tiver interesse podemos falar sobre, trabalho com gestÃĢo/melhoria de processos. Sucesso!
JÃĄ quis empreender lÃĄ em meados de 2014 etc, eu jÃĄ me sentia lÃder, mas sem experiÊncias acabei me apegando à tecnologia, querendo eu ser a dev (e dona da ideia) e achar alguÃĐm de negÃģcio pra me ajudar. No final, nÃĢo consegui nem um, nem outro. JÃĄ fui Tech Lead tambÃĐm, mas senti que fiquei sozinha, sem apoio e sem saber o que fazer e qual liberdade que eu tinha de fato... Daqui alguns anos, quero tentar denovo, nÃĢo me vejo sendo dev/arquiteta por muito tempo. E considerando minha experiÊncia atÃĐ agora, faz total sentido o que o Mark disse, mas pra mim ÃĐ apenas o mundo ideal. O mundo como ele ÃĐ hoje demanda tÃĐcnicos que saibam lidar com pessoas, o que ÃĐ bem difÃcil ainda.
Penso que a engenharia de softwares jÃĄ resolveu ou jÃĄ atacou esse problema hÃĄ tempos, nÃĢo? Pelo que entendo, as equipes sÃĢo multidisciplinares e tem atÃĐ aquele lÃder de torcida lÃĄ que chama de SM e que compra pilhas para o mouse quando necessÃĄrio kkkkkk. Brincadeira, to tentando dizer que jÃĄ se sabe os problemas inerentes no processo de construçÃĢo de softwares e jÃĄ temos algumas abordagens para mitigar os problemas... Essas abordagens, TODAS elas, envolvem a presença obrigatÃģria do pessoal tÃĐcnico com o pessoal nÃĢo tÃĐcnico. O SRE ÃĐ uma coisa fantÃĄstica e que tambÃĐm ataca o problema nessa direçÃĢo onde o time tÃĐcnico tem mais poder que o normal.
OlÃĄ Leila, sou de negÃģcios/finanças. Estou justamente buscando uma sociedade com alguÃĐm tÃĐcnico para um SAAS, se tiver interesse podemos falar sobre. Sucesso!
Tecnologia e Empreendedorismo nÃĢo sÃĢo excludentes. VocÊ pode ser um Ãģtimo desenvolvedor e nÃĢo saber gerir uma empresa. E vocÊ pode ser um empresÃĄrio que tem uma empresa tech. Agora se a empresa vai crescer e fazer sucesso nesses dois cenÃĄrios, somente a sorte dirÃĄ. Para ter uma empresa de tecnologia de sucesso, vocÊ tem que ter a parte de TI junto com a parte de negÃģcio em um sÃģ time conciso. NÃĢo adianta ter um monte de engravatados mandando sem ouvir os devs como tambÃĐm nÃĢo adianta ter um monte de devs raÃzes e cascas grossas se nÃĢo saber mexer com finança e marketing. ðĪ·ââ
tÃĐcnico nÃĢo ÃĐ necessariamente dev. quando se fala de lÃder tÃĐcnico ÃĐ um cara com conhecimentos de engenharia de softwares e arquitetura. à o cara que vai permitir que a empresa gaste menos e faça as coisas acontecer com maior qualidade. Sem esse cara a empresa joga dinheiro no ralo e dificilmente vai pra frente...
Cuidado com o "survivor bias". Sim, tem muita empresa grande de tecnologia que saiu de alguÃĐm tÃĐcnico. Mas atÃĐ onde eu jÃĄ presenciei... a maioria das pessoas "tÃĐcnicas" tÃĢo mais interessadas na parte de cÃģdigo do que realmente resolver um problema. Tipo o monte de startup de blockchain, crypto, metaverso e agora, de AI. EstÃĢo usando as tecnologias, mas nÃĢo necessariamente resolvendo alguma coisa com elas. Concordo que tem que ter alguÃĐm mais tÃĐcnico pra influenciar, as vezes acalmar os ÃĒnimos e falar o que ÃĐ possÃvel ou nÃĢo. Mas alguÃĐm focado no negÃģcio consegue ver o que ÃĐ mais importante (em vez de qual linguagem/framework usar e um monte de coisa que pode ser importante pra gente... mas nÃĢo tanto pro negÃģcio).
Acho que vocÊ estÃĄ limitando um pouco a noçÃĢo de tÃĐcnico. Esse ÃĐ um erro comum e provavelmente um problema cultural. VocÊ acha mesmo que um arquiteto especialista e experiente vai ficar preso a linguagem/framework? NÃĢo diminua a qualidade do tÃĐcnico para justificar seu argumento. Quando se fala de LÃDER tÃĐcnico ÃĐ porque o cara ÃĐ devidamente experiente e competente em arquitetura e engenharia e serÃĄ imprecindÃvel. O SRE ÃĐ uma abordagem comprovada pelo Google e usada em muitas empresas de tecnologia que demostra a importÃĒncia de dar liberdade para a equipe tÃĐcnica em decisÃĩes de negÃģcios. JÃĄ faz muito tempo que o tÃĐcnico era apenas o 'garoto de TI' que eventualmente se envolvia com o pessoal de terno. Estamos em 2024, TI ÃĐ o coraçÃĢo de qualquer empresa.
â@@osdeving Eu entendo seu ponto, mas quando a gente ve startups... nÃĢo ÃĐ normalmente arquiteto que vocÊ vai ver. Eu sou formado em ADM e sempre acabo fazendo pergunta sobre o negÃģcio quando faço entrevista... muito "CEO" de empresa estÃĄ mais preocupado em mostrar um "produto" do que uma "soluçÃĢo". Por mais que nÃĢo haja discussÃĢo sobre linguagem e framework... acaba nÃĢo tendo a discussÃĢo se aquilo sequer precisa de cÃģdigo pra ser resolvido.
Mas talvez, se a liderança nÃĢo conhece o processo poderÃĄ permitir com que as coisas acontençam de forma mais cara e com menos qualidade. E o problema que ninguÃĐm vai saber que isso aconteceu! Veja que curiosop, nÃĢo ÃĐ incomum alguÃĐm tÃĐcnico perceber as falhas da empresa em que atua e se aproveitar dessa situaçÃĢo e inovar. A empresa perdeu sem nem saber de onde veio o golpe! rs
Tenho bastante vontade de empreender! NÃĢo tenho vontade de criar uma startup igual a Meta, por exemplo, mas algo que dÊ para trocar o trabalho CLT pela minha ideia. Do ponto de vista de investimento, nÃĢo tenho interesse de pegar investimento externo, atÃĐ para nÃĢo trocar o chefe da CLT pelo investidor. Basicamente crescer um negÃģcio de uma pessoa sÃģ
OlÃĄ Victor, sou de negÃģcios/finanças. Estou justamente buscando uma sociedade com alguÃĐm tÃĐcnico para um SAAS, se tiver interesse podemos falar sobre. Sucesso!
ððð.... sempre foi verdade isso. Uma empresa de qualquer segmento precisa ter liderança especializada no segmento da empresa.... Debato isso desde sempre. INCLUSIVE fundos de investimentos precisam de consultoria tÃĐcnica para investir em empresa de tecnologia.... Do contrÃĄrio sÃģ da ruim.
NÃĢo ser tÃĐcnico nÃĢo ÃĐ um problema . A diferença ÃĐ o lÃder que confia ou nÃĢo na sua equipe tÃĐcnica. Vejo lÃderes tÃĐcnicos muito ruins tbm, praticamente uns executivos juninhos cheio de decisÃĩes estranhas. NÃĢo dÃĄ para generalizar.
Concordo 100%. Uma pessoa de outra ÃĄrea como medicina, por exemplo, se aventurando em tecnologia ÃĐ o mesmo de alguÃĐm de tecnologia se aventurando em criar soluçÃĩes pra mÃĐdicos. Chance alta de dar errado, a nÃĢo ser q vc tenha um conselheiro ou sÃģcio da ÃĄrea.
à necessÃĄrio discutir outro tema importante: CONSULTORIA NÃO à EMPRESA DE TECNOLOGIA! Um tipo de empresa que atua meramente com terceirizaçÃĢo de mÃĢo de obra (como as antigas AgÊncias de Emprego) e nÃĢo em construir produto prÃģprio pode ser qualquer coisa exceto empresa de tecnologia.
isso tambÃĐm.. mas empresas que apenas reproduzem tecnologia e nÃĢo inovam nada tambÃĐm nÃĢo podem ser consideradas empresas DE tecnologia, mas sim empresas COM tecnologia. no frigir dos ovos, a inovaçÃĢo sempre surge de algum nerd de Ãģculos fundo de garrafa em alguma universidade ou algum quarto escuro, ou seja, ÃĐ sempre um tÃĐcnico (cientista), o empreededor ÃĐ normalmente sÃģ alguÃĐm que se aproveita disso... Ter essa equipe na prÃģpria empresa e investir nesse pessoal ÃĐ algo inteligente a ser feito e ÃĐ feito pelas grandes empresas de tecnologia e ÃĐ por isso que elas sÃĢo geralmente as empresas que inovam, os demais sÃģ seguem atrÃĄs depois, copiando as inovaçÃĩes... A gente que trabalha na parte tÃĐcnica sabe muito bem quem sÃĢo os verdadeiros inovadores, vocÊ raramente vai ver alguÃĐm tÃĐcnico endeusando pessoas com Steve Jobs e Bill Gates, porque nÃĢo ÃĐ o nome deles que estÃĢo nos artigos cientÃficos que lemos e nos maravilhamos do quÃĢo gÊnio o cara foi...
Na verdade as Empresas nÃĢo tem mais gente que desenrola. Os caras nÃĢo estÃĢo sendo formados mais no dia a dia, lidar com outras pessoas, entender produto, pensar como o Cliente, saber como interagir e extrair o melhor de cada membro da Equipe.
Acho que ele estÃĄ certo porque quem detem a tÃĐcnica tem muito mais condiçÃĩes de tornar o trabalho mais eficiente e trazer ideias estruturadas para aumentar a performance do negÃģcio. Meu conselho, aperfeiçoe suas habilidades e tÃĐcnicas para crescer. LÃģgico network ÃĐ fundamental.
Para responder a pergunta, se o zucker berg esta certo ou nÃĢo, basta voce se fazer a seguinte pergunta, (se v oce estiver numa mesa de cirurgia, operando seu coraçÃĢo, voce vai preferir liderando a equipe um cardiologista ou so um cara super simpatico, e descolado, mais que nao tem a menor ideia do que seja ou como operar um coraçÃĢo,sendo esse cara o que toma as decisoes, inclusive sobre aqueles que sabem o que estÃĢo fazendo, no caso operar seu coraçÃĢo)
Fala Gabriel, Vanessa!! Espero que estejam bem!! Quais os portais e canais que vocÊs utilizam para se inofrmarem sobre as tendÊncias e possiveis mudanças de mercado ?? Desde jÃĄ, muito obrigado!!!
... justificar liderança num papel Único ( CEO)... nem todos tem os skills/ backgrounds pra isso CEO ÃĐ a sigla em inglÊs para Chief Executive Officer, que em portuguÊs significa Diretor Executivo. Ele ÃĐ a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional da organizaçÃĢo e ÃĐ o responsÃĄvel pela estratÃĐgia e visÃĢo da empresa. Um Chief Technology Officer (CTO), Diretor de Tecnologia em traduçÃĢo livre, ÃĐ o responsÃĄvel por liderar a estratÃĐgia tecnolÃģgica de uma organizaçÃĢo, garantindo que os sistemas, ferramentas e processos estejam alinhados com os objetivos de negÃģcios. Esse cargo ÃĐ crucial para organizaçÃĩes que buscam inovaçÃĢo e eficiÊncia operacional
Quero ir a sÃĢo Jose para dar um abraço nesses 2 que me fazem se apaixonar pela tecnologia todos os dias a cada video. Concordo , lideres devem ter tÃĐcnicos ser da area , ter capacidade e especializaçÃĢo para exercer o cargo e tomar açoes corretas. Mas o tio zuck tambem precisou se especializar e precisa repensar , pelo menos acho que ele reconhece , outros CEO vivem na poça de dinheiro e sambando em cima, tem apenas dinheiro, mas nÃĢo tem senso algum que nem ellon mosca
SÃģ nessa fala inicial jÃĄ dÃĄ pra concordar, ser um empresa que usa tecnologia ÃĐ natural hoje em dia, mas ser um a empresa DE tecnologia ÃĐ outra coisa ð
"Se a sua empresa nÃĢo tem lÃderes tÃĐcnicos, ela nÃĢo ÃĐ uma empresa de tecnologia" Essa foi a frase de Mark Zuckerberg alguns dias atrÃĄs, e lembrando que quando ele diz "lÃder tÃĐcnico", ele nÃĢo estÃĄ se referindo ÃĄ cargos de Product Manager, Principal Engineer ou Tech Lead no departamento de TI, ele estÃĄ se referindo ÃĄ cargo nÃvel CEO O prÃģprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, ÃĐ programador de formaçÃĢo, Bill Gates ÃĐ programador de formaçÃĢo, Elon Musk (ame ou odeie) tem um background tÃĐcnico tambÃĐm, CEO da Oracle ÃĐ programador de formaçÃĢo, o CEO da Nvidia tem formaçÃĢo em engenharia, CEO da TOTVS tambÃĐm tem background tÃĐcnico Ãbvio que existem exceçÃĩes, mas qual a sua opiniÃĢo? A fala do Mark Zuckerberg faz sentido? Eu acho que nÃĢo necessariamente CEO, mas um C-Level tÃĐcnico (CTO por exemplo) com certeza ÃĐ fundamental para uma empresa que se diz de tecnologia
Vale mencionar o Tim Cook. Ele se formou em Engenharia de ProduçÃĢo Industrial, nos anos 80, e hoje comanda uma das empresas de tecnologia mais valiosas do mundo.
sozinho ou com ajuda de lideres tÃĐcnicos competentes? a empresa dele inovou alguma coisa ou apenas copiou o que jÃĄ existia? Se inovou, quem inovou? uma equipe tÃĐcnica e cientÃfica?
Gostei de me informar sobre este povo, mas a lista de CEOs aqui no Brasil nao ta completa... Faltou falar de um voces. Que e' isso? Modestia? Quem e' o CTO e quem e' o CEO ?ðĪ
As vezes que lidei com caras fracos tecnicamente em liderança sempre foi ruim, eles davam prioridade e reuniÃĢo do que task bem feita: "A reuniÃĢo de mÃĐtricas nÃĢo pode faltar ...." "Os agilistas vÃĢo falar sobre fuxo de num sei o que" "marketing vai falar x ou y"
Eu decidi parar de estudar tÃĐcnicas. Muitas vezes, aqueles que bajulam acabam se destacando mais do que os outros. Aqui no Brasil, quem nÃĢo pucha saco, pucha carroça !
Quem conhece a histÃģria do dono do Facebook e como ele criou a aplicaçÃĢo e como tratou quem realmente era tÃĐcnico, vai ouvir o papo dele como "blÃĄ blÃĄ". Se nÃĢo fosse as pessoas nÃĢo tÃĐcnicas, o vale do silÃcio tanto pelo capital de investimento quanto olhar empreendedor, nÃĢo existiria. Pra começar nÃĢo precisa ser tÃĐcnico, para crescer sim, isso ÃĐ inevitÃĄvel. Com um bom e longo(resto da vida) estudo se consegue as habilidades tÃĐcnicas.
Um erro fatal ÃĐ achar que pra criar um negÃģcio de tecnologia de sucesso vocÊ precisa de investimentos externos (venture capital).. Recomendo o livro "Start small, stay small" para quem ÃĐ dev e pensa em empreender
Pelo que vi atÃĐ hoje, os Únicos que nÃĢo sÃĢo tÃĐcnicos e que fazem muita diferença e mudam tudo na empresa sÃĢo o "INVESTIDORES", amigo ou vilÃĩes os investidores nÃĢo sÃĢo tÃĐcnicos normalmente.
Os tÃĐcnicos levam desvantagem nessas escolhas para liderança, o mundo corporativo adora falastrÃĩes, ladrÃĩes de idÃĐias, os mais boçais entÃĢo, sÃĢo festejados. à raro os perfis tÃĐcnicos demonstrarem essas "skills". Em 12 anos trabalhando em diretorias do BB vi muitos desses "lÃderes" levarem crÃĐdito por trabalhos e idÃĐias do tÃĐcnicos, Ãą tinham tem de aparecer, estavam trabalhando, tinham de se esforçar o dobro para mostrar competencia pra liderar.
OlÃĄ James, excelente. Caso precisem de uma pessoa de negÃģcios/finanças. Estou justamente buscando uma sociedade com alguÃĐm tÃĐcnico para um SAAS, se tiver interesse podemos falar sobre. Sucesso!
NÃĢo ÃĐ que precise de um lÃder tÃĐcnico, mas que as empresas precisam de alguÃĐm que conheça\entenda bem sobre o seu produto. Uma escola precisa de professores, uma empresa de markting precisa de marqueteiros, um restaurante precisa de um chefe, entÃĢo SIM precisa ser. Mas todo lÃder tem um Conselho, assim como um Presidente tem um MinistÃĐrio, porque ninguem ÃĐ prefeito e nÃĢo pensa em tudo.
O pessoal parece que tÃĄ falando de padarias.. nÃĢo entendo... atÃĐ onde eu sei os pesquisadores jÃĄ atacam o problema de construir software hÃĄ dÃĐcadas e jÃĄ temos vÃĄrias abordagens que direcionam para a construçÃĢo de uma equipe multidisciplinar... Existem Gerentes de Projetos, Scrum Masters, Time tÃĐcnico, LÃder TÃĐcnico.. Temos o SRE, e vÃĄrias e vÃĄrias abordagens onde TODAS direcionam para uma Única coisa: O TÃCNICO PRECISA PARTICIPAR DAS DECISÃES DE NEGÃCIOS. por que o pessoal fala como se nunca tivessem estudado esses assuntos? Pra mim isso parece o b-a-bÃĄ de qualquer curso de tecnologia hoje em dia...
Mas o que ÃĐ uma empresa tech? Uma fintech ÃĐ uma tech? Uma empresa que ÃĐ voltado para o mercado financeiro tendo como base a tecnologia, deve ter um CEO que entende de mercado financeiro ou seja tecnologia?
Nunca, programaçÃĢo ÃĐ uma ÃĄrea bastante fechada, acredito que os gestores, diretores, VP e o presidente, precisam ter entendimento tÃĐcnico mediano para que a empresa siga bem.
Algumas consideraçÃĩes sobre 2 pontos que foram levantados no vÃdeo... (1) O cara do Mercado Livre nÃĢo ÃĐ da ÃĄrea de TI, mas tambÃĐm nÃĢo criou nada inovador ou disruptivo, tecnologicamente falando. Ele apenas copiou uma boa ideia que viu no exterior: eBay.... EM TEMPO: O criador do eBay ÃĐ um ex-programador, da ÃĐpoca que ninguÃĐm usava o termo "desenvolvedor"... CONCLUSÃO: O cara do ML ÃĐ um Ãģtimo empreendedor, mas nÃĢo conseguiria levar seu projeto adiante sem um cara tÃĐcnico encabeçando as inovaçÃĩes. (2) Os fundos que querem transformar engenheiros em fundadores de startups nÃĢo vÃĢo conseguir criar 1 startup sequer sem um cara tÃĐcnico encabeçando as inovaçÃĩes. à o mesmo caso do ML. Enfim, o pessoal de negÃģcios que me perdoe, mas Mark estÃĄ certo. O "cara tÃĐcnico" carrega consigo muito mais que boas ideias e o domÃnio do conhecimento para tirÃĄ-las do papel. Ele carrega tambÃĐm a paixÃĢo.
ÃĐ que o pessoal entende errado as coisas. eles acham que tÃĐcnico ÃĐ o programadorzinho.. esquecem que tÃĐcnico pode ser tambÃĐm um experiente engenheiro de software e arquiteto (muitas vezes, cientistas da computaçÃĢo tambÃĐm) e domina a tecnologia de sua ÃĐpoca e ÃĐ capaz de inovar alÃĐm. pessoas que nÃĢo sÃĢo tÃĐcnicas nunca poderÃĄ inovar e raramente reconhecerÃĄ a inovaçÃĢo atÃĐ que alguÃĐm em outro lugar a faça, daà ele vai lÃĄ na equipe dele e exige para que façam igual, resultando geralmente numa cÃģpia anti-ÃĐtica da inovaçÃĢo alheia.. algumas das maiores empresas de tecnologia desse mundo fez nome dessa forma rsrs
Rapaz, estou no mundo da lua. Sempre achei que fosse assim kkkkkk. Com exceçÃĢo do Ãģbvio "filho do dono", quem chega nessa posiçÃĢo de liderança nÃĢo ÃĐ alguÃĐm que "passou pelos degraus anteriores da escada"? à o cara que sÃģ fala bem? Da para fazer carreira sÃģ como CEO e lÃder de equipe? Para liderar uma equipe, a pessoa nÃĢo precisa ter experiÊncia fazendo parte de uma equipe primeiro?
@@DarkMithy Medo quando ÃĐ assim. Ã claro que um lÃder nÃĢo tem mais tanto tempo para atuar no produto, entÃĢo ÃĐ natural que ele possa se "distanciar", mas ele precisa no mÃnimo conhecer nÃĐ.
Ele tem razÃĢoâĶeh q nem vcsâĶ vcs falam do de coisas q n vive no dia a diaâĶ fazer curso eh diferente fazer programasâĶhj vcs eh um canal de marketing apenasâĶ o conteÚdo pode ser qq coisaâĶ eh um desfavor p quem começaâĶ uma pena
cade 2 passa .. zue tudo microsofy ... saio contaminacao .. ðŪ tou batendo . gata tabalha biblioteca .. senac ... fiquei olhado fui la .. ai fiquei confuso fuo ver code fonte .. cdf mais legal mundo os dois
Ele estÃĄ certo sim. LÃderes tÃĐcnicos poupam tempo e dinheiro para empresas.
th-cam.com/video/2tpshOTtleM/w-d-xo.htmlfeature=shared&t=1237
ok, agora toma aqui o seu salÃĄrio mÃnimo do Brasil.
@@engenhariadaprogramacao7665 kkkkkkkkkkkkkkkkk
Cara, a empresa que revolucionou o inÃcio do sÃĐculo xxi com smartphones, economia girada em torno de apps moveis foi a APPLE. Ela ÃĐ o que graças a um lider nÃĢo tÃĐcnico mas com criatividade e uma visÃĢo "100 anos à frente". Mas cada caso ÃĐ um caso. Por exemplo o paypal e outras empresas de pagamento online... tem a necessidade de um lider tecnico porque ÃĐ mais em relaçÃĢo a infraestrutura
Stevejobs poderia ate se aproveitar dos colegas pra fazer seus trabalhos, agora falar que ele nao tinha conhecimento tecnico ÃĐ ignorar toda sua trajetoria. Ele nao so tinha conhecimento de hardware e software quanto tinha estudado bastante design.
Achei muito importante vcs tocarem nesse assunto. Pq de fato ÃĐ necessÃĄrio sim, que o lÃder possua conhecimento tÃĐcnico. Empresas que nÃĢo possuam um lÃder sem esse perfil, acham que projetos saem igual miojo (3 minutos) ou que se tiver um travamento de raciocÃnio " ÃĐ sÃģ jogar no Google ou chatgpt", querem somente resultados nÃĢo importa como, ignorando pontos essenciais de um desenvolvimento de software de qualidade
LÃderes q passaram por setores tÃĐcnicos encurtam o caminho pra muita coisa. Eu jÃĄ ouvi, hÃĄ anos atrÃĄs qd comecei minha formaçÃĢo pra ser gerente de projetos q depois da certificaçÃĢo eu poderia gerenciar, virtualmente, qualquer tipo de projeto, da construçÃĢo civil, à usina nuclear. Todos sabemos que a teoria ÃĐ bonita, mas a prÃĄtica ÃĐ diferente. Ainda acho q um lÃder q tenha passado pela ÃĄrea tÃĐcnica serÃĄ muito mais efetivo do que um q jamais colocou a mÃĢo na massa.
Obrigado por tocar no meu nome. Realmente acredito que o conhecimento tÃĐcnico seja importante, apesar de eu achar que nÃĢo seja a maior parte do sucesso.
Uma honra ter seu comentÃĄrio por aqui. Depois de te conhecer lemos o seu livro e nos trouxe grandes insights tambÃĐm em nossos negÃģcios, vocÊ ÃĐ uma grande referÊncia para nÃģs. Grande abraço!
Eu concordo total com o que ele falou. A mÃĄ pratica da engenharia de software estÃĄ estragando o produtos de pequenas/medias empresas. Ter lideres que nÃĢo entendem de tecnologia, gestores que nÃĢo sÃĢo engenheiros, sendo que a gestÃĢo e o planning de software faz parte da engenharia de software e por ultimo contratar programadores. Digo o hibrido entre engenheiros e cientistas sem orientaçÃĢo nenhuma onde querem receber o salario e encher o sistema com codigo sem sentido sem resolver problemas nem orientar soluçÃĩes
Eu percebo que empresas de TI sem lideres tecnicos tendem a tomar decisÃĩes ruins, certamente nÃĢo sÃĢo empresas sustentÃĄveis no longo prazo, e isso vale inclusive para as gigantes como apple e microsoft que os gestores estÃĢo tomando decisÃĩes ruins e pouco tecnicas e desagradando os consumidores em troca de um lucro maior de curto prazo, mas isso abre margem para a concorrÊncia avançar e atÃĐ mesmo faz os clientes antigos pegarem birra da empresa, chamamos isso de estratÃĐgia da vaca leiteira, que tira tudo que pode de lucro atÃĐ a vaca morrer (a vaca no caso ÃĐ a empresa), isso ÃĐ bem nitido nos ultimos lançamentos da ÃĄrea tech e em muitos softwares que viraram assinatura para a empresa abusar dos consumidores o mÃĄximo que puder e causam enormes descontentamentos e uma massa de clientes migrando aos concorrentes aos poucos
Aqui na Bay Area praticamente todas as grandes empresas tem a imensa maioria gerentes e executivos com backgrounds tÃĐcnicos. Inclusive gerente programando nÃĢo ÃĐ incomum. Isso ÃĐ o extremo oposto do mercado brasileiro, por exemplo. Isso ÃĐ um traço cultural e tambÃĐm por conta do histÃģrico de formaçÃĢo das empresas que vieram na sua maioria de startups com fundadores tÃĐcnicos.
concordo 100%. Os melhores projetos e empresas onde trabalhei os lÃderes tinham experiencia tecnica com as linguagesn e ferramentas usadas pelo time, dessa forma eles tinham um contexto muito bom de qual caminho seguir, de como questionar os devs ou mesmo ajudar quando necessÃĄrio!
Eu jÃĄ abri um empresa de desenvolvimento de software que deu errado e me deixou endividado e com um processo trabalhista. Depois disso estudei ainda mais e fiz uma graduaçÃĢo em ciÊncia econÃīmicas para me ajudar a entender melhor os cenÃĄrios econÃīmicos e visualizar as oportunidades de mercado com um olhar mais tÃĐcnico. TambÃĐm trabalhei em empresas que os gestores nÃĢo eram tÃĐcnicos e realmente fica deficitÃĄrio o poder de analise e decisÃĢo dos gestores.
sim, quando ele diz lider, ele nao esta falando um gerente ou tech lead no departamento de TI, ele esta falando nivel CEO
o proprio mark zuckerberg, CEO da meta ÃĐ programador de formaçÃĢo, bill gates ÃĐ programador de formaçÃĢo, elon musk (ame ou odeie) teve um passado como programador tambÃĐm, o CEO da oracle ÃĐ programador de formaçÃĢo, CEO da nvidia tem formaçÃĢo em engenharia, CEO da TOTVS tambÃĐm tem background tÃĐcnico,
Saber sobre computaçÃĢo te torna um lÃder abrangente, pois estamos lidando com tecnologia da informaçÃĢo e ninguÃĐm aqui estÃĄ vendendo carro ou geladeira. Desconfio muito dessas pÃģs-graduaçÃĩes milagrosas.
â
Concordo com ele, sim o ambiente tÃĐcnico necessita de alguÃĐm com vivÊncia tÃĐcnica...
Para vender uma ideia nova, uma pessoa fora do Tech pode alavancar uma empresa.
PorÃĐm para manter uma empresa consolidada uma pessoa tÃĐcnica faz toda a diferença, pois conhecem todos os processos internos e consegue fazer uma ponte equilibrada entre investidores e funcionÃĄrios.
Vemos o quanto o mercado de entretenimento (Filmes e Games) estÃĢo patinando para conciliar investidores, funcionÃĄrios e clientes. Os investidores querem que produtos sejam lançados o mais rÃĄpido possÃvel, sem passar pelo processo adequado, gerando reclamaçÃĩes dos clientes.
por favor continuem abordando o tema de empreendedorismo na tecnologia e eu acho tanto que um lider de uma empresa precisa de um vasto nivel tecnico que comecei minha jornada na programaçÃĢo com esse proposito
Olha a entrevista do galego com um dev empreendedor Br top
Ele tem razÃĢo, e eu tÃī criando meus prÃģprios projetos de mini sistemas funcionais, para area de saÚde, finanças e gestÃĢo digital.
Com certeza esse comentÃĄrio dele vai mudar muita coisa nas empresas de tecnologia no mundo, cabeças vÃĢo rolar na gestÃĢo.
AtÃĐ que fim, o Zuckerberg acertou uma! ð
Eu acredito que ele esteja certo! Em arÃĐas tÃĐcnicas, lÃderes que nÃĢo tÊm o minimo de conhecimento tÃĐcnico acabam disperdiçando tempo da equipe.
Um ponto a se observar ÃĐ que a IA ÃĐ um passo fundamental para o metaverso especialmente para AR, entÃĢo ainda dÃĄ pra ver um claro esforco coeso da META nesses pontos de forma continua e bem sucedida como o proprio recem lancado modelo SAM2 (Segment Anything Model) que ÃĐ uma clara ferramenta essencial para colocar layers de realidade em objetos posicionados em um espaco geometrico/fisico; Mas sim concordo ele sofreu uma pressÃĢo e deve que recalcular seu caminho.
CEO tÃĐcnico nÃĢo sei, mas um CTO tÃĐcnico com certezaa
desculpa gente, mas faltou mencionar o Eduardo Saverin, ele ajudou a desenvolver o facebook, sendo tecnico fazendo muito bem a sua parte , ....valia a pena cita-lo
Eu tento um carinho pela Alterdata porque implementei no antigo escritÃģrio em que eu trabalhei esse sistema. No comecinho da minha carreira
Excelente conteÚdo como sempre. Nunca tive vocaçÃĢo para empreender, mas em contrapartida, fiz da minha carreira em tecnologia a minha empresa. Mesmo sempre trabalhando com infra estrutura, me qualifiquei em desenvolvimento, cloud, segurança, automaçÃĢo, IA o que vÊem garantido uma longevidade à minha presença no mercado. Sempre estudei muito, no começo fiz uma estadual em MatemÃĄtica, nÃĢo era bem o que eu queria, mas o que foi possÃvel na ÃĐpoca, depois na sequÊncia fiz estatistica, o que foi um diferencial na minha vida profissional, pois quando nem se falava em Machine Learning, eu jÃĄ fazia cÃĄlculos probabilisticos no Excel, por ter aprendido à programar na juventude, acabava criando em C ou Clipper, as fÃģrmulas para retirar do Excel e facilitar o uso no dia a dia.
A passos curtos jÃĄ estou fazendo um produto com a ideia de um amigo que jÃĄ tem a necessidade, espero que atÃĐ o fim do ano jÃĄ possamos implementar um mvp
Quando eu entrei na ÃĄrea de programaçÃĢo com 15 anos eu queria inventar um aplicativo ficasse famoso e me deixasse rico... Mas logo percebi que nÃĢo era tÃĢo fÃĄcil e eu tambÃĐm nÃĢo tinha maturidade pra isso. Hoje em dia, 10 anos depois, apÃģs idas e vindas na ÃĄrea, sou praticamente senior e naturalmente desenvolvi perfil de liderança apesar de ser tÃmido. Agora o plano ÃĐ aprender mais sobre gestÃĢo, fortalecer meu networking e tirar as ideias do papel atravÃĐs de trabalho em equipe, sozinho ninguÃĐm vai longe.
hardware de circuitos integrados, como no caso da nvidia, ÃĐ feito usando programaçÃĢo tbm, usando VHDL ð
Eu fiz essa cagada kkkk a primeira fechou e a segunda estÃĄ no primeiro projeto. O duro ÃĐ ter que dividir o tempo entre a empresa nova e o trabalho antigo, jÃĄ que ainda nÃĢo largar. Minha meta ÃĐ conseguir fazer a migraçÃĢo total atÃĐ o meio de 2025, dependerÃĄ muito de conseguir vender. Como minha ÃĄrea tem relaçÃĢo com indÚstria, sonho em um dia conseguir chamar atençÃĢo da WEG. Seria muito legal receber uma oferta de compra deles.
Eu concordo tambÃĐm, uma pessoa 50% tÃĐcnica e 50% pessoas/negÃģcios, nÃĢo dar pra conversar com lÃder/gestor/gerente que nÃĢo entende nada, mas como ÃĐ complicado isso, tem que desenhar pra uma pessoa entender, ou escrever um livro, nÃĢo dar.
Bem melhor do que o lider perguntando "Iai como estamos?" ou recebendo o merito da equipe, sendo que nem um relatorio de produtividade do profissional consegue fazer para mostrar no feedback.
Na empresa que eu trabalho, eles querem ser tecnÃģlogos, mas a liderança nÃĢo conhecem nada de tecnologia, isso resulta em atraso de projetos, muita gente desnecessÃĄria em determinado projeto entre outros.
Esse tema ÃĐ muito importante para o mercado Tec. Eu concordo que o conhecimento tÃĐcnico somado a outras skills compÃĩem as caracterÃsticas que sÃĢo favorÃĄveis para que uma pessoa possa se tornar um bom lÃder ou uma boa lÃder.
Bom lembrar tambÃĐm de Aleksandar MandiÄ, formou-se no curso tÃĐcnico de eletrÃīnica no colÃĐgio Liceu Eduardo Prado e logo passou a atuar na ÃĄrea de automaçÃĢo industrial na Siemens, onde jÃĄ trabalhava e ficou atÃĐ 1990.
Ele criou a Mandic BBS, que depois se tornou a Mandic Internet.
Eu falo como designer por formaçÃĢo e engenheiro por paixÃĢo (pelo menos começou assim, hoje ÃĐ pela grana mesmo), e falo por experiÊncia, desde a faculdade muitos dos meus amigos entendem MUITO de pessoa, mas quase nada de tecnologia, do que ÃĐ possÃvel, quanto custa, qual o tempo pra fazer direito, qual o impacto de fazer mais rÃĄpido na qualidade e principalmente segurança do resultado.
Infelizmente a maioria dos lideres sÃĢo designers ou marketeiros apenas, inclusive eu falo sempre pra rapazeada dev, a gente precisa melhorar nas soft-skills, senÃĢo vai ser sempre assim... E enquanto a gente nÃĢo melhora nisso, nÃĢo ÃĐ pedindo pra todos os lideres virarem programadores ou entenderem de tudo a nivel tÃĐcnico, mas o bÃĄsico da parte tÃĐcnica deveria ser um requisito Ãģbvio pra vocÊs que vÃĢo liderar um time pra produto digital, porque sÃģ se juntar pra desenhar diagramas e mapas mentais num quadro branco, ignorando toda a parte tÃĐcnica, e focar sÃģ no aspecto "humano" do produto, ÃĐ muito fÃĄcil, mas nÃĢo rola MESMO.
JÃĄ vi falir empresa rapidinho, e empresa com potencial, mas focaram tanto no UX/UI que esqueceram que nenhum usuÃĄrio gosta de esperar 2 segundos pra carregar uma pÃĄgina, ou ver uma barrinha de carregamento por 3 segundos sÃģ pra atualizar uma informaçÃĢo...
Design ÃĐ importante, marketing ÃĐ importante, mas a parte tÃĐcnica ÃĐ o que faz sua tela bonitinha realmente aparecer pro usuÃĄrio antes dele desistir e ir pra outro lugar.
Tem gente que enche o peito pra falar de que chefe de time de programadores nÃĢo precisa saber programar. Isso pra mim ÃĐ de uma ignorÃĒncia sem tamanho. Receita perfeita pra dar merda.
Ano passado eu diminuà a carga horÃĄrio do meu trabalho para conseguir ter tempo de investir em mim mesmo e em uma empresa que eu estaria aos poucos criando. Minha pesquisa ÃĐ focada em Blockchain, e no começo eu achei que em poucos meses eu jÃĄ estaria rico, tranquilo, com a minha empresa. Agora depois de 1 ano eu continuo dando passos com essa empresa todos os dias, aprendi a ter a resiliÊncia e a calma necessÃĄria para aos poucos aprender ainda mais sobre empreender. Como o Zuck, confio no futuro, confio na visÃĢo do longo prazo, e sei para onde estamos indo como humanidade...
saber para onde estamos indo como humanidade ÃĐ uma afirmaçÃĢo bastante pretenciosa...
@@osdeving eu imagino fortemente usando a minha intuiçÃĢo e visÃĢo da alma, se o que estou pensando vai dar certo, o tempo vai dizer :)
Concordo que sÃĢo necessÃĄrios lÃderes tÃĐcnicos, mas com certeza nÃĢo todos tÃĐcnicos.
Co-fundei uma startup com um amigo, que tambÃĐm ÃĐ tÃĐcnico, mas no EUA.
Estamos em fase de teste beta com usuÃĄrios reais e temos feito muito progresso com experiÊncia do usuÃĄrio e funcionalidade.
Temos um background muito tÃĐcnico e parcialmente em design, mas estamos estudando muito ÃĄreas como marketing e gestÃĢo por exemplo. Por isso, ÃĐ interessante que o corpo de lÃderes da empresa seja composto pelas ÃĄreas principais da empresa, para que seja um reflexo de tudo que acontece e tomarem as melhores decisÃĩes em conjunto.
No momento somos sÃģ nÃģs dois e alguns desenvolvedores que estÃĢo nos auxiliando nesse inÃcio. Mas com certeza no futuro e na hora certa vamos buscar por pessoas especializadas em outras ÃĄreas.
OlÃĄ OtÃĄvio, sou de negÃģcios/finanças. Estou justamente buscando uma sociedade com lÃderes tÃĐcnicos, se tiver interesse podemos falar sobre, trabalho com gestÃĢo/melhoria de processos. Sucesso!
JÃĄ quis empreender lÃĄ em meados de 2014 etc, eu jÃĄ me sentia lÃder, mas sem experiÊncias acabei me apegando à tecnologia, querendo eu ser a dev (e dona da ideia) e achar alguÃĐm de negÃģcio pra me ajudar. No final, nÃĢo consegui nem um, nem outro. JÃĄ fui Tech Lead tambÃĐm, mas senti que fiquei sozinha, sem apoio e sem saber o que fazer e qual liberdade que eu tinha de fato... Daqui alguns anos, quero tentar denovo, nÃĢo me vejo sendo dev/arquiteta por muito tempo. E considerando minha experiÊncia atÃĐ agora, faz total sentido o que o Mark disse, mas pra mim ÃĐ apenas o mundo ideal. O mundo como ele ÃĐ hoje demanda tÃĐcnicos que saibam lidar com pessoas, o que ÃĐ bem difÃcil ainda.
Penso que a engenharia de softwares jÃĄ resolveu ou jÃĄ atacou esse problema hÃĄ tempos, nÃĢo? Pelo que entendo, as equipes sÃĢo multidisciplinares e tem atÃĐ aquele lÃder de torcida lÃĄ que chama de SM e que compra pilhas para o mouse quando necessÃĄrio kkkkkk. Brincadeira, to tentando dizer que jÃĄ se sabe os problemas inerentes no processo de construçÃĢo de softwares e jÃĄ temos algumas abordagens para mitigar os problemas... Essas abordagens, TODAS elas, envolvem a presença obrigatÃģria do pessoal tÃĐcnico com o pessoal nÃĢo tÃĐcnico. O SRE ÃĐ uma coisa fantÃĄstica e que tambÃĐm ataca o problema nessa direçÃĢo onde o time tÃĐcnico tem mais poder que o normal.
OlÃĄ Leila, sou de negÃģcios/finanças. Estou justamente buscando uma sociedade com alguÃĐm tÃĐcnico para um SAAS, se tiver interesse podemos falar sobre. Sucesso!
Tecnologia e Empreendedorismo nÃĢo sÃĢo excludentes. VocÊ pode ser um Ãģtimo desenvolvedor e nÃĢo saber gerir uma empresa. E vocÊ pode ser um empresÃĄrio que tem uma empresa tech. Agora se a empresa vai crescer e fazer sucesso nesses dois cenÃĄrios, somente a sorte dirÃĄ. Para ter uma empresa de tecnologia de sucesso, vocÊ tem que ter a parte de TI junto com a parte de negÃģcio em um sÃģ time conciso. NÃĢo adianta ter um monte de engravatados mandando sem ouvir os devs como tambÃĐm nÃĢo adianta ter um monte de devs raÃzes e cascas grossas se nÃĢo saber mexer com finança e marketing. ðĪ·ââ
tÃĐcnico nÃĢo ÃĐ necessariamente dev. quando se fala de lÃder tÃĐcnico ÃĐ um cara com conhecimentos de engenharia de softwares e arquitetura. à o cara que vai permitir que a empresa gaste menos e faça as coisas acontecer com maior qualidade. Sem esse cara a empresa joga dinheiro no ralo e dificilmente vai pra frente...
Cuidado com o "survivor bias".
Sim, tem muita empresa grande de tecnologia que saiu de alguÃĐm tÃĐcnico. Mas atÃĐ onde eu jÃĄ presenciei... a maioria das pessoas "tÃĐcnicas" tÃĢo mais interessadas na parte de cÃģdigo do que realmente resolver um problema. Tipo o monte de startup de blockchain, crypto, metaverso e agora, de AI. EstÃĢo usando as tecnologias, mas nÃĢo necessariamente resolvendo alguma coisa com elas.
Concordo que tem que ter alguÃĐm mais tÃĐcnico pra influenciar, as vezes acalmar os ÃĒnimos e falar o que ÃĐ possÃvel ou nÃĢo. Mas alguÃĐm focado no negÃģcio consegue ver o que ÃĐ mais importante (em vez de qual linguagem/framework usar e um monte de coisa que pode ser importante pra gente... mas nÃĢo tanto pro negÃģcio).
Acho que vocÊ estÃĄ limitando um pouco a noçÃĢo de tÃĐcnico. Esse ÃĐ um erro comum e provavelmente um problema cultural. VocÊ acha mesmo que um arquiteto especialista e experiente vai ficar preso a linguagem/framework? NÃĢo diminua a qualidade do tÃĐcnico para justificar seu argumento. Quando se fala de LÃDER tÃĐcnico ÃĐ porque o cara ÃĐ devidamente experiente e competente em arquitetura e engenharia e serÃĄ imprecindÃvel.
O SRE ÃĐ uma abordagem comprovada pelo Google e usada em muitas empresas de tecnologia que demostra a importÃĒncia de dar liberdade para a equipe tÃĐcnica em decisÃĩes de negÃģcios.
JÃĄ faz muito tempo que o tÃĐcnico era apenas o 'garoto de TI' que eventualmente se envolvia com o pessoal de terno. Estamos em 2024, TI ÃĐ o coraçÃĢo de qualquer empresa.
â@@osdeving Eu entendo seu ponto, mas quando a gente ve startups... nÃĢo ÃĐ normalmente arquiteto que vocÊ vai ver.
Eu sou formado em ADM e sempre acabo fazendo pergunta sobre o negÃģcio quando faço entrevista... muito "CEO" de empresa estÃĄ mais preocupado em mostrar um "produto" do que uma "soluçÃĢo".
Por mais que nÃĢo haja discussÃĢo sobre linguagem e framework... acaba nÃĢo tendo a discussÃĢo se aquilo sequer precisa de cÃģdigo pra ser resolvido.
O que importa na liderança ÃĐ a capacidade de dirigir o processo para que as coisas aconteçam.
Mas talvez, se a liderança nÃĢo conhece o processo poderÃĄ permitir com que as coisas acontençam de forma mais cara e com menos qualidade. E o problema que ninguÃĐm vai saber que isso aconteceu!
Veja que curiosop, nÃĢo ÃĐ incomum alguÃĐm tÃĐcnico perceber as falhas da empresa em que atua e se aproveitar dessa situaçÃĢo e inovar. A empresa perdeu sem nem saber de onde veio o golpe! rs
Tenho bastante vontade de empreender! NÃĢo tenho vontade de criar uma startup igual a Meta, por exemplo, mas algo que dÊ para trocar o trabalho CLT pela minha ideia. Do ponto de vista de investimento, nÃĢo tenho interesse de pegar investimento externo, atÃĐ para nÃĢo trocar o chefe da CLT pelo investidor. Basicamente crescer um negÃģcio de uma pessoa sÃģ
OlÃĄ Victor, sou de negÃģcios/finanças. Estou justamente buscando uma sociedade com alguÃĐm tÃĐcnico para um SAAS, se tiver interesse podemos falar sobre. Sucesso!
Achei super interessante esse negÃģcio de deep techs, alguÃĐm tem mais informaçÃĩes sobre isso?
ððð.... sempre foi verdade isso. Uma empresa de qualquer segmento precisa ter liderança especializada no segmento da empresa.... Debato isso desde sempre. INCLUSIVE fundos de investimentos precisam de consultoria tÃĐcnica para investir em empresa de tecnologia.... Do contrÃĄrio sÃģ da ruim.
NÃĢo ser tÃĐcnico nÃĢo ÃĐ um problema . A diferença ÃĐ o lÃder que confia ou nÃĢo na sua equipe tÃĐcnica. Vejo lÃderes tÃĐcnicos muito ruins tbm, praticamente uns executivos juninhos cheio de decisÃĩes estranhas. NÃĢo dÃĄ para generalizar.
Sim!....concordo com ponto de vista.
Lembrando que Steve Jobs foi afastado da Apple por um CEO que nÃĢo era tÃĐcnico.
nem sÃģ de codigo vive um programador, as vezes uma treta ali e uma fofoca aqui ajudam no dia a dia kkkkk
Concordo 100%. Uma pessoa de outra ÃĄrea como medicina, por exemplo, se aventurando em tecnologia ÃĐ o mesmo de alguÃĐm de tecnologia se aventurando em criar soluçÃĩes pra mÃĐdicos. Chance alta de dar errado, a nÃĢo ser q vc tenha um conselheiro ou sÃģcio da ÃĄrea.
à necessÃĄrio discutir outro tema importante: CONSULTORIA NÃO à EMPRESA DE TECNOLOGIA! Um tipo de empresa que atua meramente com terceirizaçÃĢo de mÃĢo de obra (como as antigas AgÊncias de Emprego) e nÃĢo em construir produto prÃģprio pode ser qualquer coisa exceto empresa de tecnologia.
isso tambÃĐm.. mas empresas que apenas reproduzem tecnologia e nÃĢo inovam nada tambÃĐm nÃĢo podem ser consideradas empresas DE tecnologia, mas sim empresas COM tecnologia. no frigir dos ovos, a inovaçÃĢo sempre surge de algum nerd de Ãģculos fundo de garrafa em alguma universidade ou algum quarto escuro, ou seja, ÃĐ sempre um tÃĐcnico (cientista), o empreededor ÃĐ normalmente sÃģ alguÃĐm que se aproveita disso... Ter essa equipe na prÃģpria empresa e investir nesse pessoal ÃĐ algo inteligente a ser feito e ÃĐ feito pelas grandes empresas de tecnologia e ÃĐ por isso que elas sÃĢo geralmente as empresas que inovam, os demais sÃģ seguem atrÃĄs depois, copiando as inovaçÃĩes...
A gente que trabalha na parte tÃĐcnica sabe muito bem quem sÃĢo os verdadeiros inovadores, vocÊ raramente vai ver alguÃĐm tÃĐcnico endeusando pessoas com Steve Jobs e Bill Gates, porque nÃĢo ÃĐ o nome deles que estÃĢo nos artigos cientÃficos que lemos e nos maravilhamos do quÃĢo gÊnio o cara foi...
Na verdade as Empresas nÃĢo tem mais gente que desenrola.
Os caras nÃĢo estÃĢo sendo formados mais no dia a dia, lidar com outras pessoas, entender produto, pensar como o Cliente, saber como interagir e extrair o melhor de cada membro da Equipe.
Acho que ele estÃĄ certo porque quem detem a tÃĐcnica tem muito mais condiçÃĩes de tornar o trabalho mais eficiente e trazer ideias estruturadas para aumentar a performance do negÃģcio. Meu conselho, aperfeiçoe suas habilidades e tÃĐcnicas para crescer. LÃģgico network ÃĐ fundamental.
Para responder a pergunta, se o zucker berg esta certo ou nÃĢo, basta voce se fazer a seguinte pergunta, (se v oce estiver numa mesa de cirurgia, operando seu coraçÃĢo, voce vai preferir liderando a equipe um cardiologista ou so um cara super simpatico, e descolado, mais que nao tem a menor ideia do que seja ou como operar um coraçÃĢo,sendo esse cara o que toma as decisoes, inclusive sobre aqueles que sabem o que estÃĢo fazendo, no caso operar seu coraçÃĢo)
Fala Gabriel, Vanessa!!
Espero que estejam bem!!
Quais os portais e canais que vocÊs utilizam para se inofrmarem sobre as tendÊncias e possiveis mudanças de mercado ??
Desde jÃĄ, muito obrigado!!!
Pode gravar, e mandar mais vÃdeos tÃĐcnicos! Afinal, (CÃģdigo Fonte) JÃĄ diz tudo! : )
Mark Zuckerberg ÃĐ um visionÃĄrio assim como todos os das big techs.
... justificar liderança num papel Único ( CEO)... nem todos tem os skills/ backgrounds pra isso
CEO ÃĐ a sigla em inglÊs para Chief Executive Officer, que em portuguÊs significa Diretor Executivo. Ele ÃĐ a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional da organizaçÃĢo e ÃĐ o responsÃĄvel pela estratÃĐgia e visÃĢo da empresa.
Um Chief Technology Officer (CTO), Diretor de Tecnologia em traduçÃĢo livre, ÃĐ o responsÃĄvel por liderar a estratÃĐgia tecnolÃģgica de uma organizaçÃĢo, garantindo que os sistemas, ferramentas e processos estejam alinhados com os objetivos de negÃģcios. Esse cargo ÃĐ crucial para organizaçÃĩes que buscam inovaçÃĢo e eficiÊncia operacional
Quero ir a sÃĢo Jose para dar um abraço nesses 2 que me fazem se apaixonar pela tecnologia todos os dias a cada video. Concordo , lideres devem ter tÃĐcnicos ser da area , ter capacidade e especializaçÃĢo para exercer o cargo e tomar açoes corretas.
Mas o tio zuck tambem precisou se especializar e precisa repensar , pelo menos acho que ele reconhece , outros CEO vivem na poça de dinheiro e sambando em cima, tem apenas dinheiro, mas nÃĢo tem senso algum que nem ellon mosca
EstÃĄ certo!
SÃģ nessa fala inicial jÃĄ dÃĄ pra concordar, ser um empresa que usa tecnologia ÃĐ natural hoje em dia, mas ser um a empresa DE tecnologia ÃĐ outra coisa ð
"Se a sua empresa nÃĢo tem lÃderes tÃĐcnicos, ela nÃĢo ÃĐ uma empresa de tecnologia"
Essa foi a frase de Mark Zuckerberg alguns dias atrÃĄs, e lembrando que quando ele diz "lÃder tÃĐcnico", ele nÃĢo estÃĄ se referindo ÃĄ cargos de Product Manager, Principal Engineer ou Tech Lead no departamento de TI, ele estÃĄ se referindo ÃĄ cargo nÃvel CEO
O prÃģprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, ÃĐ programador de formaçÃĢo, Bill Gates ÃĐ programador de formaçÃĢo, Elon Musk (ame ou odeie) tem um background tÃĐcnico tambÃĐm, CEO da Oracle ÃĐ programador de formaçÃĢo, o CEO da Nvidia tem formaçÃĢo em engenharia, CEO da TOTVS tambÃĐm tem background tÃĐcnico
Ãbvio que existem exceçÃĩes, mas qual a sua opiniÃĢo? A fala do Mark Zuckerberg faz sentido? Eu acho que nÃĢo necessariamente CEO, mas um C-Level tÃĐcnico (CTO por exemplo) com certeza ÃĐ fundamental para uma empresa que se diz de tecnologia
Vale mencionar o Tim Cook. Ele se formou em Engenharia de ProduçÃĢo Industrial, nos anos 80, e hoje comanda uma das empresas de tecnologia mais valiosas do mundo.
sozinho ou com ajuda de lideres tÃĐcnicos competentes? a empresa dele inovou alguma coisa ou apenas copiou o que jÃĄ existia? Se inovou, quem inovou? uma equipe tÃĐcnica e cientÃfica?
Gostei de me informar sobre este povo, mas a lista de CEOs aqui no Brasil nao ta completa... Faltou falar de um voces. Que e' isso? Modestia? Quem e' o CTO e quem e' o CEO ?ðĪ
As vezes que lidei com caras fracos tecnicamente em liderança sempre foi ruim, eles davam prioridade e reuniÃĢo do que task bem feita: "A reuniÃĢo de mÃĐtricas nÃĢo pode faltar ...." "Os agilistas vÃĢo falar sobre fuxo de num sei o que" "marketing vai falar x ou y"
Tenho empresa, tenho produto de startup, mas nÃĢo perco meu tempo procurando investimento. Tem coisa que ÃĐ sÃģ para alguns.
Concordo 100%... jÃĄ trebelhei em empresa que nÃĢo tinha tÃĐcnicos na equipe de liderança, os cara ÃĐ um saco principalmente para tempo de entrega.
Eu decidi parar de estudar tÃĐcnicas. Muitas vezes, aqueles que bajulam acabam se destacando mais do que os outros. Aqui no Brasil, quem nÃĢo pucha saco, pucha carroça !
Poderia revisar um pouco de portuguÊs tambÃĐm, talvez aà vocÊ cresça nas empresas ððð
Quem conhece a histÃģria do dono do Facebook e como ele criou a aplicaçÃĢo e como tratou quem realmente era tÃĐcnico, vai ouvir o papo dele como "blÃĄ blÃĄ". Se nÃĢo fosse as pessoas nÃĢo tÃĐcnicas, o vale do silÃcio tanto pelo capital de investimento quanto olhar empreendedor, nÃĢo existiria. Pra começar nÃĢo precisa ser tÃĐcnico, para crescer sim, isso ÃĐ inevitÃĄvel. Com um bom e longo(resto da vida) estudo se consegue as habilidades tÃĐcnicas.
Pelo menos ter um gerente tÃĐcnico sendo tÃĐcnico mesmo e nÃĢo ter ego inflado.
Colocaram na Intel alguÃĐm de finanças na liderança e olha no que deu
Um erro fatal ÃĐ achar que pra criar um negÃģcio de tecnologia de sucesso vocÊ precisa de investimentos externos (venture capital).. Recomendo o livro "Start small, stay small" para quem ÃĐ dev e pensa em empreender
Uhhhnnn oracle foi criado para cia?? Explica muita coisa
Pelo que vi atÃĐ hoje, os Únicos que nÃĢo sÃĢo tÃĐcnicos e que fazem muita diferença e mudam tudo na empresa sÃĢo o "INVESTIDORES", amigo ou vilÃĩes os investidores nÃĢo sÃĢo tÃĐcnicos normalmente.
Certo......claro....
Quando o gerente tÃĐcnico faz a entrevista de seleçÃĢo e vÊ que o entrevistado sabe mais que ele...
Vamos discutir tretas juntas.
A primeira: nÃĢo pode parar o cafe por causa da temperatura! Onde esta o comprometimento do time? kkkk
Eu bebo cafÃĐ mesmo estando pelado de calor. Realmente ÃĐ uma droga, lÃcita, mas ÃĐ.
Senti falta do nome do Silvio Meira, o cara ÃĐ gigante.
Os tÃĐcnicos levam desvantagem nessas escolhas para liderança, o mundo corporativo adora falastrÃĩes, ladrÃĩes de idÃĐias, os mais boçais entÃĢo, sÃĢo festejados. à raro os perfis tÃĐcnicos demonstrarem essas "skills". Em 12 anos trabalhando em diretorias do BB vi muitos desses "lÃderes" levarem crÃĐdito por trabalhos e idÃĐias do tÃĐcnicos, Ãą tinham tem de aparecer, estavam trabalhando, tinham de se esforçar o dobro para mostrar competencia pra liderar.
Estou abrindo uma Startup com mais duas pessoas e o projeto acabou de ser selecionado por uma incubadora.
OlÃĄ James, excelente. Caso precisem de uma pessoa de negÃģcios/finanças. Estou justamente buscando uma sociedade com alguÃĐm tÃĐcnico para um SAAS, se tiver interesse podemos falar sobre. Sucesso!
NÃĢo ÃĐ que precise de um lÃder tÃĐcnico, mas que as empresas precisam de alguÃĐm que conheça\entenda bem sobre o seu produto. Uma escola precisa de professores, uma empresa de markting precisa de marqueteiros, um restaurante precisa de um chefe, entÃĢo SIM precisa ser. Mas todo lÃder tem um Conselho, assim como um Presidente tem um MinistÃĐrio, porque ninguem ÃĐ prefeito e nÃĢo pensa em tudo.
O pessoal parece que tÃĄ falando de padarias.. nÃĢo entendo... atÃĐ onde eu sei os pesquisadores jÃĄ atacam o problema de construir software hÃĄ dÃĐcadas e jÃĄ temos vÃĄrias abordagens que direcionam para a construçÃĢo de uma equipe multidisciplinar... Existem Gerentes de Projetos, Scrum Masters, Time tÃĐcnico, LÃder TÃĐcnico.. Temos o SRE, e vÃĄrias e vÃĄrias abordagens onde TODAS direcionam para uma Única coisa: O TÃCNICO PRECISA PARTICIPAR DAS DECISÃES DE NEGÃCIOS.
por que o pessoal fala como se nunca tivessem estudado esses assuntos? Pra mim isso parece o b-a-bÃĄ de qualquer curso de tecnologia hoje em dia...
Mas o que ÃĐ uma empresa tech? Uma fintech ÃĐ uma tech? Uma empresa que ÃĐ voltado para o mercado financeiro tendo como base a tecnologia, deve ter um CEO que entende de mercado financeiro ou seja tecnologia?
hehhhehe eu queria que nao fosse exagero, mas o quest 3 foi uma das melhores aquisiçÃĩes financeiras que fiz, queria que fizesse mais sucesso....
Eu acredito que esteja certo. NÃĢo tenho cultura de ser empreendedor. Acho o tema interessante e estudo ciÊncia de dados.
Gestor pelo menos 30% tÃĐcnico e Diretor pelo menos 10% tÃĐcnico - boa formula.
Nunca, programaçÃĢo ÃĐ uma ÃĄrea bastante fechada, acredito que os gestores, diretores, VP e o presidente, precisam ter entendimento tÃĐcnico mediano para que a empresa siga bem.
Mas ÃĐ bom que eles tenham pouco entendimento tÃĐcnico, dessa forma a empresa fica na mÃĢo dos devs.
@@oimeuchapa6476 o problema ÃĐ nÃĢo ter o suficiente e decidir apenas baseado em finanças. Existem dÃĐbitos tÃĐcnicos contornaveis e detonaveis.
Disse o Ãģbvio!
90% dos problemas que temos ÃĐ por conta de leigos que sofrem de Dunning Kruger em ÃĄreas de liderança.
Sim 90%
Apple, Steve Wozniak
Algumas consideraçÃĩes sobre 2 pontos que foram levantados no vÃdeo...
(1) O cara do Mercado Livre nÃĢo ÃĐ da ÃĄrea de TI, mas tambÃĐm nÃĢo criou nada inovador ou disruptivo, tecnologicamente falando. Ele apenas copiou uma boa ideia que viu no exterior: eBay.... EM TEMPO: O criador do eBay ÃĐ um ex-programador, da ÃĐpoca que ninguÃĐm usava o termo "desenvolvedor"... CONCLUSÃO: O cara do ML ÃĐ um Ãģtimo empreendedor, mas nÃĢo conseguiria levar seu projeto adiante sem um cara tÃĐcnico encabeçando as inovaçÃĩes.
(2) Os fundos que querem transformar engenheiros em fundadores de startups nÃĢo vÃĢo conseguir criar 1 startup sequer sem um cara tÃĐcnico encabeçando as inovaçÃĩes. à o mesmo caso do ML.
Enfim, o pessoal de negÃģcios que me perdoe, mas Mark estÃĄ certo. O "cara tÃĐcnico" carrega consigo muito mais que boas ideias e o domÃnio do conhecimento para tirÃĄ-las do papel. Ele carrega tambÃĐm a paixÃĢo.
ÃĐ que o pessoal entende errado as coisas. eles acham que tÃĐcnico ÃĐ o programadorzinho.. esquecem que tÃĐcnico pode ser tambÃĐm um experiente engenheiro de software e arquiteto (muitas vezes, cientistas da computaçÃĢo tambÃĐm) e domina a tecnologia de sua ÃĐpoca e ÃĐ capaz de inovar alÃĐm.
pessoas que nÃĢo sÃĢo tÃĐcnicas nunca poderÃĄ inovar e raramente reconhecerÃĄ a inovaçÃĢo atÃĐ que alguÃĐm em outro lugar a faça, daà ele vai lÃĄ na equipe dele e exige para que façam igual, resultando geralmente numa cÃģpia anti-ÃĐtica da inovaçÃĢo alheia.. algumas das maiores empresas de tecnologia desse mundo fez nome dessa forma rsrs
Rapaz, estou no mundo da lua. Sempre achei que fosse assim kkkkkk.
Com exceçÃĢo do Ãģbvio "filho do dono", quem chega nessa posiçÃĢo de liderança nÃĢo ÃĐ alguÃĐm que "passou pelos degraus anteriores da escada"? à o cara que sÃģ fala bem? Da para fazer carreira sÃģ como CEO e lÃder de equipe? Para liderar uma equipe, a pessoa nÃĢo precisa ter experiÊncia fazendo parte de uma equipe primeiro?
Exatamente, o Ãģbvio muitas vezes nÃĢo ÃĐ tÃĢo Ãģbvio. ð
O que mais tem sÃĢo empresas que sÃĢo lideradas por pessoas que sÃģ tem interesse no lucro e nÃĢo conhece absolutamente nada do negÃģcio
NÃĢo necessariamente. Existe a figura do manager profissional, que tem o foco mais na gestÃĢo de pessoas e o seu background pode ser tech ou nÃĢo
@@codigofontetv Rapaz, mas que coisa ð ðð
@@DarkMithy Medo quando ÃĐ assim. Ã claro que um lÃder nÃĢo tem mais tanto tempo para atuar no produto, entÃĢo ÃĐ natural que ele possa se "distanciar", mas ele precisa no mÃnimo conhecer nÃĐ.
Ele tem razÃĢoâĶeh q nem vcsâĶ vcs falam do de coisas q n vive no dia a diaâĶ fazer curso eh diferente fazer programasâĶhj vcs eh um canal de marketing apenasâĶ o conteÚdo pode ser qq coisaâĶ eh um desfavor p quem começaâĶ uma pena
Com certeza.
Leigo nÃĢo sabe nada.
Eu quero empreender, me falta investimento Brasil nÃĢo ÃĐ para amadores kkk.
Concordo
Benner
Observe sempre as histÃģria de quem estÃĄ falando, claro pessoas relativamente relevantes.
NÃĢo ajuda muito?? NÃĢo ajuda nada!
Coloquei um comentÃĄrio
Precisamos ÃĐ de menos lÃderes e uma hierarquia mais enxuta - Tem muito cacique pra pouco Ãndio
Essa pill ÃĐ fake? Eis a questÃĢo...
cade 2 passa .. zue tudo microsofy ... saio contaminacao .. ðŪ tou batendo
. gata tabalha biblioteca .. senac ... fiquei olhado fui la .. ai fiquei confuso fuo ver code fonte .. cdf mais legal mundo os dois
Bom
SRE